Page 1

www.outdoorregional.com.br | 1


2 | www.outdoorregional.com.br


EXPEDIENTE

CARTA AO LEITOR

Em setembro acontecerá mais uma edição do tradicional Festival de Rodeio de Boituva! Por conta disso, você verá primeiro aqui alguns dos principais artistas que irão subir ao palco, a começar por Fiduma e Jeca! Conheça um pouco mais sobre essa irreverente dupla que tem levado muita alegria ao som do sertanejo universitário.

Coordenador Geral Rafael J Pereira Coordenador de Criação André Maffeis Criação DGM Consultoria & Comunicação Comercial (15) 3263 - 5028 Jornalista Responsável Juliana Moreno MTB: 0056878/SP Repórteres Bruno Rodrigues / AC Rezende Juliana Moreno / Rafael Barbosa Colaboradores Fábio Sanqueta / Aline Cunha Gabriela Barreto / Dr. Marcelo L. Galvão Laura Baggio / Luana Dourado

Em Especial você também confere uma entrevista com Luciano Amaral, que nos anos 90 ficou bastante conhecido por seus personagens Lucas Silva e Silva, do Mundo da Lua, e também o inesquecível Pedro, do Castelo Rá-Tim-Bum. E como o tempinho frio é pano de fundo propício para espirros, em Saúde você verá as principais diferenças entre gripes e resfriados, bem como dicas para lidasr com ambas. Ainda falando em frio, Moda Feminina destaca a gola alta, criada nos anos 60, mas que em sua releitura, neste inverno, aparece mais ampla e solta, deixando o look com muito mais estilo e elegância. Já em Arquitetura & Construção, um assunto bem interessante: moradias feitas com containers, uma opção daqueles que buscam sustentabilidade e bons preços. Estes e outros assuntos você confere a seguir! Até a próxima!

Revisão Juliana Moreno Diagramação / Projeto Gráfico Bruno Vieira Veiga de Oliveira Agradecimento Evelyn Jardim - Textos + Ideias Comunicação Tiragem / Impressão 8.000 exemplares / Graf. Santa Edwiges Distribuição Boituva/Iperó/Cerquilho Tatuí/Sorocaba Assinaturas assinaturas@outdoorregional.com.br Edições anteriores edicoes@outdoorregional.com.br Empresa Pereira e Maffeis Editora LTDA CNPJ: 13.970.830/0001-93

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

www.outdoorregional.com.br | 3


4 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 5


ÍNDICE

62 70

08 12 14 16 20 22 26 28 30 32 34 36 54 60 62 64 66 68 70 74 76 78 80 82

Cinema Séries Música Web Moda Masculina Moda Feminina Beleza Transformação Kids Arquitetura e Decoração Bem Estar Social Capa Esportes Especial Saúde Games Turismo Autos Finanças Direito Política Gourmet Crônica

80 Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 2º andar - sala 07 Telefone: (15) 3263-5028 (15) 99114-2136 contato@outdoorregional.com.br

64 6 | www.outdoorregional.com.br

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 7


CINEMA

Cidades de papel Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Às vezes é preciso perder para encontrar No ano passado, “A Culpa é das Estrelas” arrebatou a crítica e público quando foi adaptado para as telonas. Os números dizem por si só, já que a filme faturou mais de US$ 300 milhões no mundo todo! Agora, é a vez dos fãs de John Green se encantarem com “Cidades de Papel”, também baseado no best-seller do autor.

A história coloca bastante foco no amadurecimento de Quentin

O filme Em entrevista ao USA Today, Green logo destacou que existem diferenças entre as duas obras. “”Cidades de Papel’ é muito diferente de ‘A Culpa é das Estrelas’, de todas formas possíveis. Hollywood está tão acostumada a franquias, mas aqui não se trata de uma série de filmes. É uma história que não tem relação e é bonita e engraçada”, disse o autor. Então, enquanto o primeiro filme adaptado era essencialmente um drama romântico (e bota drama nisso), “Cidades do Papel” está mais para uma “dramédia romântica”, digamos.

Enredo O filme conta com grande parte da equipe do filme anterior, como os roteiristas Scott Neustadter e Michael H. Weber. A história é sobre dois amigos que se conheceram ainda crianças, passaram um tempo afastados e voltam a se encontrar na adolescência. Quentin (Nat Wolff), na verdade, sempre nutriu uma paixão platônica por Margo (Cara Delevingne), então, quando numa noite ela simplesmente surge na janela do seu quarto, o chamando para a acompanhar numa lista de tarefas que ela precisa cumprir, ele topa sem pestanejar. Os dois têm uma noite cheia de aventura pela cidade, entretanto, no dia seguinte vem a notícia que pega Quentin totalmente de surpresa: Margo desapareceu. É então que ele começa a encontrar pistas que a garota deixou e embarca numa jornada em busca da menina.

Detalhes Para isso, ele conta com a ajuda dos amigos Ben e Radar, formando um trio bem engraçado e que funciona muito bem

8 | www.outdoorregional.com.br

Margo gosta tanto de mistérios, que acaba se tornando um no filme. Vale destacar que o filme não é 100% fiel ao livro, apesar de manter a essência e até algumas falas. Uma ótima história que mescla amizade e amor de forma leve e muito agradável.


www.outdoorregional.com.br | 9


INFORME

Espaço Trujillo O seu novo espaço no centro de Boituva Uma sofisticada galeria para mulheres antenadas, com uma inovação arquitetônica charmosa e um toque especial de estilo praiano. É assim que alguns lojistas definem o Espaço Trujillo. Localizado na esquina da rua Ângelo Ribeiro com a Nove de Julho, o Espaço Trujillo é o novo ponto de encontro para as suas compras e para o seu bem estar. No Espaço Trujillo você encontra as melhores lojas em diversos segmentos: - Órbita da Moda, especializada em bolsas e calçados femininos de diversas marcas; - Zurique, especializada em moda evangélica, executiva e plus size de diversas marcas; - Centro estético L’atelier Femme que, além dos tratamentos, trabalha com moda fitness; - Atelier Rosamorena Artes Florais, especializada na decoração de flores artificiais e flores secas desidratadas em festas e eventos; - Maria Bonita salão de beleza e cosméticos, para atendimento masculino, feminino e infantil. Venha conferir este espaço especial para as mulheres, com estrutura refinada e ótima localização.

Espaço Trujillo

Esquina da Ângelo Ribeiro com a Nove de Julho, Centro – Boituva/SP

10 www.outdoorregional.com.br 10| | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 11


SÉRIES

Fear the Walking Dead Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Nova série estreia dia 23 de agosto e será exibida pela AMC

Quando começaram os primeiros rumores sobre a série, que ficou a cargo do mesmo time de produção responsável por “The Walking Dead”, a dúvida que mais ecoava na mente dos maníacos por zumbis era se ela teria, de fato, alguma relação com TWD.

O delay de exibição entre Brasil e EUA será de apenas 24 horas, o mesmo de TWD

As duas séries Não demorou muito para o criador, Robert Kirkman, ser indagado a respeito disso e logo adiantou que de forma alguma “Fear the Walking Dead” iria revelar ou focar na origem do vírus que iniciou o apocalipse zumbi. “Se você quer saber como o vírus zumbi começou, você não vai ver isso na série. Isso não é uma prioridade no mundo de ‘The Walking Dead’”, disse ele. Aliás, sobre a relação entre as duas séries, os produtores desde o início deixaram bem claro que a intenção é ter o mínimo de ligação possível entre elas. Alguns, inclusive, insistem que “Fear the Walking Dead” não será um spin-off, como chamamos uma série que é derivada de outra, mas sim uma série companheira.

Enredo e elenco Dessa forma, acompanharemos uma história que se passa no mesmo universo de TWD e as semelhanças param por aí. A ideia é mostrar o apocalipse zumbi sob o ponto de vista de outros sobreviventes, sendo que estes não possuem qualquer ligação com o grupo de Rick Grimes. A história acompanhará Travis (Cliff Curtis), um professor latino e Miranda (Kim Dickens), uma orientadora educacional e mãe de dois adolescentes, sendo Nick (Frank Dillane), um jovem viciado em drogas e Ashley (Alycia Debman Carey), que sonha em ir para Berkeley, onde o apocalipse zumbi teve início. Antes mesmo de estrear, a série já possui duas temporadas encomendadas. Será que vem mais um sucesso por aí?

12 | www.outdoorregional.com.br

A primeira temporada terá seis episódios, com uma hora de duração cada


www.outdoorregional.com.br | 13 www.outdoorregional.com.br | 13


MĂšSICA

14 | www.outdoorregional.com.br


Perfil Nascida em Dallas, Texas no dia de 22 de julho de 1992, Selena Marie Gomez é mais uma dessas polivalentes artistas norte americanas. Cantora, atriz, compositora, dançarina, estilista, empreendedora e filantropa. Ufa! Essa é a “Sel”. No comecinho dos anos 2000 ela era uma talentosa criança de oito anos que despontava na série infantil “Barney e seus Amigos”. Ficou muito conhecida mundialmente ao estrelar a série vencedora do  Prêmio Emmy,  “Os Feiticeiros de Waverly Place”, exibida pelo Disney Channel, vivendo a personagem Alex Russo. Embarcou no mundo musical formando sua banda Selena Gomez & The Scene. Na indústria cinematográfica, esteve em  Ramona & Beezus  (2010),  Monte Carlo  (2011),  Getaway  (2013) e emprestou sua voz para a animação “Hotel Transylvania” (2012). Além do entretenimento, Gomez se aventurou no mundo da filantropia e empreendimentos. Já trabalhou para causas de caridade, e mais notavelmente trabalhou com a UNICEF por vários anos. Em 2010, Gomez lançou sua linha de roupas Dream Out Loud, através da K-Mart. Em 2011, ela lançou um perfume com seu nome. A cantora de origem mexicana tem a vida bastante vigiada por fotógrafos e sites de fofocas. E tem motivos para isso, pois já se relacionou com Nick Jonas da banda Jonas Brothers, Justin Bieber e Jaden Smith (filho de Will Smith).

Estilo musical Inspirada em Britney Spears, Selena aplicou seu estilo latino na música jovem. Em seu primeiro single em 2009,  “Falling Down”,  prometia marcar sua estreia com uma forte influência do  pop rock. Ficou nesse gênero apenas no seu primeiro single, pois no segundo  single  de 2010,  “Naturally”,  já trazia influências de electropop e dance-pop. Curiosamente seu nome foi dado graças à cantora Selena Quintanilla-Pérez, de quem

A mais recente música da cantora chama-se “Good For You”

ALÉM DE CANTORA, SELENA É FILANTROPA E EMPREENDEDORA sua mãe era uma super fã e decidiu dar o nome dela para sua filha, que também tem descendências latinas. Selena cresceu ouvindo as músicas em espanhol da cantora. Outra influência é a cantora  Katy Perry,  que foi lançada no cenário musical no mesmo ano de Selena, e a mesma já compôs músicas para Selena, como “Rock God” para o álbum “A Year Without Rain” e “That’s More Like It” para o álbum “When The Sun Goes Down”. Seu som mais recente é “Good for You”, disponível na home de seu site. Aliás, a gata faz sucesso também nas redes sociais. Seu Facebook, por exemplo, possui mais de 57 milhões de seguidores.

www.outdoorregional.com.br | 15


WEB

AdoroCinema Por:Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br

Ideal para os apaixonados por tudo que envolve a telona, nele você encontra bastidores, análises, críticas, listas e diversas novidades

Sobre o site

O site é amplamente conectado a tudo que é relacionado aos filmes

Como o próprio site se define e recomenda, “imagine um lugar onde o cinema está no ar que se respira e a paixão pela sétima arte não para de crescer”. O AdoroCinema é conectado com o que acontece nos bastidores dos filmes, trazendo informações diárias sobre diversas produções nacionais e internacionais, reunindo em suas fichas de filmes e personalidades, coberturas dos principais eventos cinematográficos, entrevistas com profissionais do setor e matérias especiais. No ar desde o ano 2000, começou como um hobby entre amigos. A qualidade das informações existentes nas primeiras centenas de fichas de filmes e personalidades rapidamente começou a formatar aquilo que tem como marca registrada do site: credibilidade. Com o passar do tempo as notícias, os textos sobre filmes e as promoções também ganharam força junto aos leitores, que em 2001 já receberiam a primeira reformulação visual do site. O sucesso com os leitores foi tanto que o site bateu a marca de um milhão de visitantes únicos. Em 2013, o AdoroCinema se juntou com a Webedia Brasil para constituir um dos maiores grupos de portais de entretenimento online do país, com total de mais de 10 milhões de visitantes por mês em seus sites.

Perfil Prestador de serviço nato para quem realmente adora cinema, o site procura atrair atenção listando melhores e piores filmes, personagens e cenas. Com objetivo de buscar interação de seu público, no Facebook está sempre contando novidades, comemorando aniversário de atores e trazendo bom humor com tirinhas de ótimas sacadas. Conteúdo preciso aliado a jogo de cintura é um dos resultados dessa equação construída pelo site que faz a alegria dos “cinemaníacos”. Site: www.adorocinema.com.br /AdoroCinema

16 | www.outdoorregional.com.br

É possível encontrar informações diárias sobre diversas produções


www.outdoorregional.com.br | 17


INFORME

O SEGURO RESIDENCIAL Por: Douglas Mori Corretor de seguros formado pela Funenseg

O que é?

É um produto com coberturas multirriscos, isto é, oferece um conjunto de seguros conjugados ou agrupados numa única apólice. Este tipo seguro é destinado a residências individuais, como casas e/ou apartamentos utilizados como moradia habitual ou de veraneio.

c

Coberturas

Todo seguro residencial possui uma garantia básica (cobertura), que cobre os prejuízos provocados por incêndio, queda de raio e explosão. A partir da garantia básica, existem outras adicionais que também podem ser contratadas, visando a complementar o seguro e proteger o imóvel contra outros riscos. Dentre estas, temos: roubo, desmoronamento, impacto de veículos, queda de aeronaves, vendaval, furacão, ciclone, chuva de granizo, danos elétricos, etc. Além dessas garantias adicionais, também há uma enorme variedade de serviços que podem ser concedidos ou contratados, dependendo da seguradora.

Outras opções

Você pode contratar, também, ressarcimento de prejuízos causados a outras pessoas involuntariamente, por você e por quem morar ou trabalhar na sua casa. Esta cobertura, por exemplo, faz parte do seguro de responsabilidade civil e pode ser contratada na apólice multirriscos. A propriedade segurada está sujeita a diversos riscos e para cada um existe uma cobertura (garantia) específica, como pagamento do aluguel, para o proprietário ou para o inquilino, no caso de incêndio. As opções oferecidas pelas seguradoras são muitas. Entre elas, a associação do seguro residencial ao de vida e ao de acidentes pessoais. Este último se destina à pre-

18 | www.outdoorregional.com.br

A partir da cobertura básica, é possível contratar outras adicionais, de acordo com a necessidade

venção de acidentes domésticos sofridos por quem estiver na sua casa.

Imóveis em condomínios

Saiba também que o seguro do seu condomínio não cobre especificamente o seu apartamento ou casa, nem os bens que estão dentro. Cada condômino que quiser proteger o seu patrimônio individual precisa fazer um seguro próprio. O que está coberto pelo seguro? Prejuízos causados pela maioria das catástrofes têm cobertura do seguro residencial, mas existem exceções. Nesse caso, os danos mais significativos que precisam ter coberturas adicionais contratadas referem-se a inundações, terremotos e maremotos. Também não existe garantia de indenização para prejuízos decorrentes de má conservação do imóvel.


www.outdoorregional.com.br | 19


MODA MASCULINA

MARSALA Por: Gabriela Barreto g-barreto@ outdoorregional.com.br

A elegante cor do ano A Pantone, ditadora de cores, anunciou a cor do ano para 2015. A cor tem a tonalidade de vinho, mais terroso, meio marrom-avermelhado, muito sofisticado.

O Marsala possui uma tonalidade de vinho bastante sofisticada

A cor Chamada de Marsala, a cor do ano remete muito o burgundy, eleito a cor do inverno em 2013. Esse nome é inspirado no vinho produzido na cidade de Marsala, no extremo oeste da Sicília, na Itália. O Marsala é uma cor fácil de combinar, pois vai bem com jeans, azul, cores terrosas em alguns tons de marrom e bege, bem como com cores mais escuras, como o preto, e também as mais claras, como o branco!

Diversidade A cor já atingiu até o setor de casamentos, que investe na cor para a vestimenta dos padrinhos e madrinhas, dando um ar diferente e original. Presente em diversos modelos, como blusas, calças, ternos, camisetas, camisas, blazer e suéteres, pode ser utilizada tanto para produções casuais e até mesmo mais formais, como na camisa ou na gravata, por exemplo.

Como combinar O preto ressalta a elegância do Marsala e o branco pode dar um toque de frescor à seriedade desta cor. Para aqueles que acham o Marsala uma cor difícil de ser usada numa peça de roupa, vale incorporá-lo à produção num sapato ou acessório, como gravatas, tênis ou sapatênis, pois nos acessórios a cor estará muito em alta para a estação. Já para o homem mais moderno, que prefere sair da mesmice, aposte no social Marsala, terno + calça social + camisa branca, sendo uma boa opção para inovar.

É uma cor fácil de combinar e fica ótima com jeans

Para ocasiões formais invista na cor em camisas e gravatas

Combine a camiseta, camisa ou calça na cor Marsala com jeans ou sarja bege ou preta

O blazer Marsala promete ser o preferido, combinado a um belo jeans, gerando um look casual moderno e sofisticado

20 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 21


MODA FEMININA

22 | www.outdoorregional.com.br


Como usar Nas últimas semanas de moda internacional os estilistas foram buscar inspiração nos anos 90 e retomaram a gola alta, que também pode ser chamada de rolê, e foi criada pelo estilista Jean Cacharel, nos anos 60.

O estilo Estávamos acostumadas a vê-las nas ruas somente em temperaturas baixas, mas as mesmas já estão circulando pelas ruas com as mais antenadas no mundo da moda. Isso porque elas estão em looks mais frescos, tanto para uma meia estação, como para os de verão! A moda sempre está de volta, porém, com características diferentes, já que há anos não se usava a gola alta como moda e este ano a mesma promete bombar na estação. Nos padrões tradicionais, a gola rolê é bem justa ao pescoço, porém a releitura, que aparece como tendência neste inverno, é uma gola mais ampla e solta, deixando o look com mais estilo e elegância.

As composições podem ser as mais diversas possíveis: gola alta com saia rodada, saia lápis, jeans, top cropped com gola alta, conjuntos com sobreposição da gola rolê, casacos ou jaquetas jogadas por cima da queridinha do momento. Os vestidos de gola alta prometem aparecer bastante nesta estação, perfeitos para serem usados com um belo casaco que acompanhe a altura do vestido. Já para os calçados, invista em scarpins, botas e até mesmo as sandálias para os dias de frio mais ameno.

Valem todos os tecidos, tricô, malha, dentre outros

Modelos A gola alta pode aparecer em diversos modelos e tecidos, sendo justinha ou mais larga. Uma ótima pedida é investir em tecidos que lembram tricô, afinal, você fica aquecida e junta duas tendências, o tricô e a gola alta. Uma outra forma de entrar na tendência é usando o cachecol, podendo dar muitas voltas com ele ou até mesmo comprar aquelas golas soltas de lã que criam um efeito super bonito e você pode usar em vários looks de diversas maneiras, se adequando a muitos estilos! Blusas de gola alta funcionam super com peças mais curtas, tipo uma minissaia jeans, couro, etc, sempre completando o look com uma meia-calça mais grossa.

Aposte na sobreposição da gola alta por baixo de casacos e jaquetas

Invista nas cores mais alegres e pouco sombrias, deixando a produção mais moderna

www.outdoorregional.com.br | 23


INFORME

PILATES E ESTÉTICA Ótimas opções para a estação mais fria do ano

Quando os ventos começam a soprar mais forte e a temperatura cai, nosso primeiro impulso é colocar cada vez mais roupas e nos encolhermos para nos proteger do frio. É a partir daí que começam a surgir os temíveis desconfortos posturais, ou seja, aquelas dores que acometem principalmente a região lombar, a cervical e os ombros. Sem contar que o frio traz consigo aquela preguicinha típica da estação e, muitas vezes, deixamos a estética de lado. Então, que tal aproveitar o inverno, cuidar do corpo e evitar desconfortos e descuidos?

Pilates O Pilates, por exemplo, é um método que proporciona ao praticante uma boa mobilidade articular, alongamento das fibras musculares e ainda um ganho bastante significativo de fortalecimento da musculatura. Isso sem contar que o Pilates colabora muito para ter um corpo mais bonito.

É possível, por exemplo, fazer uma lipoaspiração, sem internação, cortes ou anestesias

Estética Pensando nisso, o inverno também é um bom momento para cuidar mais da aparência, com o auxílio de procedimentos estéticos. É possível, por exemplo, fazer uma lipoaspiração, sem internação, cortes ou anestesias. Unindo Pilates e procedimentos estéticos, você se cuida no inverno para poder arrasar no verão, com beleza e muita saúde! Essas e outras opções você pode encontrar na Baptistella Estética & Cia, Espaço Korpus e Atividade – Studio do Bem Estar, Saúde e Estética. O Pilates colabora muito para ter um corpo mais bonito

Espaço Korpus Pilates, Baptistella Estética e Cia e Atividade – Studio do Bem Estar, Saúde e Estética Unindo Pilates e procedimentos estéticos, você se cuida no inverno para poder arrasar no verão

24 | www.outdoorregional.com.br

R. João Domingos Barreto, 143, Centro – Boituva/SP (15) 3363-1559 Rua do Cruzeiro, 716 A, Centro – Tatuí/Sp (15) 3251-4334


www.outdoorregional.com.br | 25


Por: Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

BELEZA

CABELO MÉDIO Sabe o Long Bob, o tal corte de cabelo do momento? Essa variação do Chanel, de formato assimétrico e comprimento entre o queixo e os ombros, realmente fez a cabeça de muitas mulheres! No entanto, atrizes e modelos mais antenadas, que adotaram o visual, não voltaram correndo ao cabeleireiro ao menor sinal de crescimento. Ao contrário, elas resolveram assumir o comprimento médio, na altura dos ombros. Acertaram em cheio, já que dessa forma o visual ainda continua charmoso e prático, e pode ficar ainda mais incrível se incrementado com uma franja ou ondas desalinhadas.

CUIDE DA BELEZA NO BANHO Que tal otimizar a hora do banho e usar esse momento para tratar da pele? Melhor ainda se for antes de dormir, já que é durante a noite que a pele intensifica o processo de regeneração celular. Depois que ensaboar o corpo, aplique um óleo corporal à base de amêndoas, que formará uma película de proteção na pele e a hidratará profundamente. Quando terminar, é só retirar o excesso com água. Você também tem a opção do esfoliante, que é um ótimo aliado para eliminar as células mortas, seja líquido ou em barra. Já para os pés, aposte em óleos florais para deixá-los mais macios, como de gerânio ou rosa.

OLHOS DE INVERNO A sensualidade é a marca deste inverno, no que diz respeito à maquiagem dos olhos! Aproveite a estação e se permita pesar um pouco mais a mão na hora de escolher as cores e fazer sua produção. O bom e velho “olho preto” ainda está com tudo, mas nesta temporada ele ganha uma atualização para ficar ainda mais dramático e sensual. Os tons de roxo, vermelho e marrom conseguem dar esse efeito com maestria! Os delineados e esfumados também completam o visual e conferem a dramaticidade necessária.

26 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 27


TRANSFORMAÇÂO

Proativo X Reativo Por: Laura Baggio l-baggio@outdoorregional.com.br

Há um espaço para escolher

Geralmente pensamos que quando algo acontece a nossa reação é automática ou consequência de outras ações. Ou seja, estamos sempre reagindo aos estímulos externos: “porque você foi grosseiro comigo eu fui grosseira com você”, “porque bati o carro eu estou estressado”, “porque ela é chata eu falo mal dela” e assim por diante. Estamos sempre prontos a ser reativos e colocar a culpa das nossas atitudes nos outros ou em algum fator que está fora do nosso controle, como o clima, por exemplo, “porque está nublado eu estou triste”. Mas a grande verdade é que entre qualquer estímulo e qual-

quer resposta há um espaço. Um espaço no qual se manifesta o nosso livre arbítrio. Podemos escolher como responder a tudo que nos acontece. Está em nosso controle significar cada estímulo de maneira positiva ou negativa. Ou ressignificá-los se necessário. Basta treinarmos nosso pensamento e reavaliarmos nosso senso de propósito na vida (e isso talvez não seja tão simples). Mas quando percebemos que possuímos escolha, para tudo o que nos é apresentado, nosso poder de influenciar o mun-

28 | www.outdoorregional.com.br

É uma decisão nossa escolher como responder a tudo que nos acontece

do à nossa volta aumenta. Nossa consciência se expande e vamos fortalecendo o nosso caráter e a nossa integridade. Podemos escolher não falar mal de alguém pelas costas, como também não ficar nervoso e desesperado por causa de uma batida, podemos olhar o lado bom das coisas “pelo menos estou vivo e isso importa”, podemos romper correntes negativas de comportamentos e pensamentos e oferecer a outra face. Ver o copo meio cheio. Isso é ser proativo. O oposto de ser reativo. É entender tudo o que você pode, de certa forma, influenciar e perceber que aquilo que está fora do seu alcance não merece seu sofrimento e dedicação. Tornar-se proativo é ver-se dono do seu próprio destino. É compreender que cada escolha está atrelada a consequências das quais não temos controle algum. Mas mesmo assim escolher. É conduzir a própria vida e não deixar-se levar por ela. É conhecer-se e ser leal a quem você é. Se não somos proativos vamos sendo moldados pelas pessoas que nos rodeiam, pelo ambiente em que vivemos. Vamos cada vez mais tornando-nos irresponsáveis e culpando os outros pelos nossos fracassos. Proatividade é o equilíbrio entre liberdade e responsabilidade. É a percepção de que nossa vida depende das nossas atitudes, e que não vivemos sozinhos, por isso precisamos escolher com responsabilidade e integridade, e saber se desapegar de tudo o que não depende de nós. Que tal olhar o mundo com lentes mais proativas hoje?


www.outdoorregional.com.br | 29


Por: Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

KIDS

CAFÉ DA MANHÃ Assim como para os pais, a refeição mais importante do dia para as crianças também é o café da manhã. Um estudo de universidades britânicas mostrou que o rendimento escolar depende também de uma boa alimentação pela manhã, já que os testes mostraram que as crianças que se alimentaram no início do dia se saíram melhor em testes de atenção e memória. Como passam a noite toda em jejum, os pequenos precisam logo cedo de proteínas e carboidratos, que são nutrientes facilmente absorvidos pelo corpo. Opte por queijos, leite ou iogurte, bem como cereais e pães com grãos.

UM BOM SONO Os pais sabem que conseguir fazer uma criança dormir cedo não é tarefa nada fácil. Entretanto, o esforço vale a pena, já que uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença no dia a dia da criança. Isso é o que mostrou um estudo realizado no Canadá, que comprovou que dormir uma hora a menos por noite é o suficiente para piorar o comportamento das crianças. Devido a isso elas ficam mais impulsivas e distraídas, o que pode facilmente prejudicar o desempenho na escola. Para evitar isso, os especialistas continuam a bater no ponto crucial: ritual do sono. Segundo eles, é isso que vai estimular a criança a se adequar a horários, já que o cérebro dela aprende facilmente por repetição.

DIVERSÃO AO AR LIVRE Nos momentos de diversão, que tal levar as crianças para brincarem em parquinhos ao ar livre, com árvores, troncos e flores? Pesquisam indicam que esse cenário faz toda a diferença no momento de estimular brincadeiras e habilidades motoras. Isso sem contar que as crianças costumam brincar o dobro de tempo em parquinhos com elementos naturais, do que naqueles em locais fechados, com equipamentos de metal. Grama, areia, árvores e gravetos tornamse brinquedos nessa hora e tornam o momento de diversão completo, sem precisar de muitos artifícios.

30 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 31


ARQUITETURA E DECORAÇÃO

32 | www.outdoorregional.com.br


O container passou a ser usado como moradia por aqueles que buscam sustentabilidade e bons preços. Apesar de moradias feitas a partir de containers serem muito mais baratas do que as convencionais, esse tipo de construção não é apenas popular. No exterior, até mesmo algumas mansões já foram feitas deste material.

Aspectos Os containers são modernos e como são reutilizados, acabam produzindo menos entulho nas obras. O aspecto de decoração industrial está na moda, e isso faz com que ele seja cada vez mais procurado para ser transformado em moradia, geralmente de pessoas mais jovens e descoladas. Moradias feitas de container são mais rústicas e têm um público certo. É preciso simpatizar com essa cara alternativa, pois as tubulações ficam aparentes e muita gente não gosta disso. Os containers têm sido utilizados também por aqueles que buscam apenas um cômodo como área de churrasqueira ou cozinha na área externa da casa, uma sala de jogos ou escritório, quarto de visitas e até mesmo uma pequena academia.

Tamanhos Não são apenas as casas pequenas que podem ser feitas de containers. Na verdade, a maioria das construções nesse estilo, são em média entre 100 e 200 metros quadrados. Containers têm uma medida que não varia muito. Os tamanhos mais comuns são os de 29 metros quadrados e os de 15 metros quadrados. A altura geralmente é entre 2,60m e 2,90m. Para casas maiores que estes espaços, os containers são agrupados lado a lado ou um em cima do outro. Existe ainda como integrá-los com uma área descoberta, como um jardim.

Valores e prazos A média de valor para uma casa feita a partir de containers está entre R$1.500,00 e R$2.000,00 por metro quadrado, sendo este valor o container, os recortes, acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas. O container é feito de um material muito resistente e suporta até 30 mil quilos, por isso podem ser colocados um em cima do outro, fazendo uma casa de dois ou três andares, por exemplo. Os pisos para o acabamento podem ser os mesmos usados nas construções de alvenaria, mas já os revestimentos nas paredes e teto devem ter isolamento acústico e térmico. Outra vantagem muito grande além do preço é o prazo do término de uma obra. Uma casa de 200 metros quadrados feita de container fica pronta em três meses. Para ter uma residência de container, é preciso contratar mão de obra especializada e arquitetos que projetem esse tipo de construção. Se o projeto não for bem feito, o morador pode sofrer com tempos quentes e frios, barulhos e até mesmo infiltrações.

A MÉDIA DE VALOR PARA UMA CASA FEITA A PARTIR DE CONTAINERS ESTÁ ENTRE R$1.500,00 E R$2.000,00 POR METRO QUADRADO

www.outdoorregional.com.br | 33


BEM ESTAR

Por: Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

ALIMENTOS DE INVERNO É muito comum em épocas de frio abusarmos um pouco mais na alimentação, já que o clima é propício e colabora para o aumento da fome. Entretanto, para não deixar a dieta ir por água abaixo, existem alimentos que podem ser consumidos de consciência limpa. As sopas, já tradicionais no inverno, são uma ótima opção, mas opte pelas mais magras, de legumes e verduras, principalmente as de folhas, como repolho, espinafre e agrião. Os chás também entram nessa lista, bem como o vinho. Há também as frutas da estação, que são abacaxi pérola, melão, morango e caju. Por último, temos a canela, o gengibre e o pinhão, todos a cara do inverno!

MÚSICAS PARA CORRER Se você é daqueles que gostam de praticar corrida, saiba que ouvir músicas durante o exercício pode colaborar diretamente com o seu resultado, de forma a estimular o cérebro e melhorar o desempenho físico. É isso que estudos de um especialista em psicologia da música no exercício mostraram! Em um de seus artigos, Costas Karageorghis escreveu que a música poderia ser considerada “um tipo de droga legal para melhora do desempenho”. Ainda segundo uma pesquisa, pessoas que escutam música para correr ou fazer outros exercícios, têm menos consciência do esforço que estão fazendo, o que pode aumentar em até 15% a performance! Já escolheu a sua playlist?

IDOSOS EM ATIVIDADE Os idosos, quando praticam atividades físicas, podem aumentar a expectativa de vida em até cinco anos, segundo uma pesquisa da Universidade de Oslo, na Noruega. Mas afinal, quais são as atividades mais recomendadas para a terceira idade? O ideal é começar com exercícios leves, que podem ter a intensidade aumentada de acordo com o tempo. Uma ótima opção é a hidroginástica, pois possui pouco impacto e melhora o sistema cardiorrespiratório, bem como trabalha a coordenação motora e a força muscular. Outras opções são a natação, o pilates, a dança e até mesmo a musculação, sendo em todas necessário o acompanhamento profissional.

34 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 35


SOCIAL

Fotos: Vincenzo Daldoss

36 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 37


SOCIAL

Cultura Alternativa

38 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 39


SOCIAL

Baile do Fefeu

Fotos: Eduardo Soares

40 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 41


SOCIAL

Baile do Fefeu

Fotos: Eduardo Soares

42 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br 43 www.outdoorregional.com.br || 43


SOCIAL

Temacon Temakeria e Cia

Fotos: Vincenzo Daldoss

44 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 45


SOCIAL

Flex Combat Fotos: Vincenzo Daldoss

46 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 47


SOCIAL

Absoluto Chopp & Food 3ÂŞ Festa do Doce

48 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 49


SOCIAL

Festa 4th of July Independece day Fotos: First Boituva

50 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 51


SOCIAL

10ยบ Festival de Inverno Fotos: Eduardo Soares

52 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 53


CAPA

54 | www.outdoorregional.com.br

Por: Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 55


A dupla Uma dupla irreverente em todos os aspectos: as músicas são alegres e contagiantes, os clipes engraçados e até o site tem a “cara” deles. Já na biografia, temos a seguinte descrição: “desde 2010 estragando tudo, constrangendo, contrariando pensamentos, deixando as pessoas confusas e se perguntando: por que cargas d’água alguém em sã consciência formaria uma dupla chamada Fiduma & Jeca?”. Pois bem, a história deles é mais uma daquelas que você conhece e pensa “é, já estavam destinados ao sucesso mesmo”. Eles se conheceram em 2010, quando os dois cursavam Agronomia na UNESP em Ilha Solteira/SP. Inclusive os apelidos foram colocados por veteranos da república onde moravam na época.

Primeiro show O primeiro show da dupla foi algo totalmente no improviso; sem ensaio, apenas com um violão (emprestado, diga-se de passagem) e um microfone amarrado com fita isolante num

NÓS PROCURAMOS LEVAR FELICIDADE PARA AS PESSOAS COM O NOSSO SHOW E NOSSO JEITÃO. NÃO TEM PRECONCEITO, PELO CONTRÁRIO, AS PESSOAS GOSTAM DA IRREVERÊNCIA DE FIDUMA E JECA

cabo de vassoura! Ah, e isso aconteceu na festa de uma república, a qual eles foram convidados a se apresentarem em troca da entrada da festa e comes e bebes. Apesar da simplicidade, eles conseguiram agradar e muito o público da festa, que os incentivou a seguir adiante com a música.

“Anjo Chapadex” Durante dos três anos seguintes, eles conciliaram a música com os estudos e foi somente no final de 2013 que resolveram gravar, enfim, um CD. Enquanto o trabalho não era finalizado, resolveram “jogar” uma das músicas na internet, somente para terem uma noção de como seria a aceitação e repercussão. O resultado

56 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 57


TAMBÉM EM SETEMBRO, NO DIA 4, FIDUMA E JECA TRARÃO TODA A ALEGRIA DE SEU SHOW PARA A BOITUVANA não poderia ter sido melhor: mesmo antes do lançamento oficial, “Anjo Chapadex” já tinha virado um sucesso, principalmente em festas de repúblicas embaladas ao som do sertanejo universitário.

O sucesso Jeca conversou conosco a respeito do início da carreira e também dos planos da dupla. Sobre o sucesso que alcançaram em tão pouco tempo, ele diz que ainda não “caiu a ficha” do que está acontecendo. “Sabemos que merecemos, porque sonhamos tanto com isso e sempre traçamos caminhos do bem. Procuramos trabalhar cada dia mais e sempre com honestidade para levar a alegria ao nosso público”, disse ele. Aliás, alegria com certeza é algo que não falta à dupla! “A alegria é a palavra que me melhor se encaixa. Nós procuramos levar felicidade para as pessoas com o nosso show e nosso jeitão. Não tem preconceito, pelo contrário, as pessoas gostam da irreverência de Fiduma e Jeca”, conta ele.

Primeiro CD O primeiro CD da dupla, “Fiduma e Jeca - Ao vivo pra quem veio”, contou com participações super especiais, como Cesar Menotti & Fabiano, na canção “Defeitos Perfeitos”, João Carreiro & Capataz, em “Zoodstock” e Pedro Henrique & Fernando, na “Como que ocê pode abandoná eu”. Lançado no ano passado, conta com 14 faixas, sendo 10 delas inéditas. Fora “Anjo Chapadex”, destacaram-se também canções como “Que susto” e “É hoje que eu chego amanhã”.

DVD Já neste ano, em maio, gravaram o DVD “Fiduma e Jeca – Ao vivo Depois da Chuva”, que contou com a participação das duplas Bruninho e Davi, César Menotti e Fabiano e Munhoz e Mariano. “Foram 18 músicas no repertório, metade delas era de regravações do primeiro CD e a outra metade de inéditas”. Todas as participações foram de amigos, ou seja, nossa admiração vai além do profissionalismo dessas pessoas incríveis. Foi um prazer enorme poder contar com eles em nosso trabalho, uma emoção indescritível ter todos”, conta Jeca. Apesar de lado irreverente, que já é característica da dupla, eles também investem em um perfil mais romântico em algumas músicas. “Nosso novo trabalho está bem equilibrado, conta com músicas românticas, mas ainda traz nossas músicas alegres e extrovertidas, mas foi assim no primeiro CD também. Nossas músicas de trabalho sempre são as mais animadas, mas nos shows e CDs, existe um equilíbrio para agradar todo mundo”, explica o cantor. Segundo Jeca, o DVD está previsto para ser lançado em setembro.

Boituvana Também em setembro, no dia 4, Fiduma e Jeca trarão toda a alegria de seu show para a Boituvana! “Será um show bem especial. A galera pode esperar animação e romantismo. Nos encontramos em setembro e será um show inesquecível. Quem for não vai se arrepender”, promete Jeca. Creditos : Rafael Marques - Hit Music

58 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 59


ESPORTES

60 | www.outdoorregional.com.br


A competição O Pan-Americano de 2015 foi realizado entre os dias 10 e 26 de julho e teve como sede principal a cidade de Toronto, na província de Ontário, no Canadá. Outras dezessete cidades da região metropolitana do Golden Horseshoe também fizeram parte do cenário do Pan 2015. Aproximadamente seis mil atletas dos 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas fizeram parte dos jogos para competir em 36 esportes. Foi a terceira vez que o Canadá sediou o evento, sendo que as duas edições anteriores foram em Winnipeg em 1967 e 1999. Os Jogos de 2015 se apresentaram como a primeira edição ecologicamente correta, pois foram neutras de emissão de carbono. É também o maior evento esportivo da história do Canadá com o dobro de atletas participantes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver. Pairou uma dúvida sobre a repercussão do Pan aqui no país. No Brasil, a Rede Record pagou um valor recorde de US$20 milhões para transmitir os jogos em todas as mídias. E fica muito claro que o Pan está longe de ser o queridinho da audiência brasileira. Talvez seja pela falta de incentivo nos esportes Olímpicos e os insucessos nos rankings se tratando de EUA, Canadá e Cuba. De qualquer forma segue valendo a intenção.

O Brasil no Pan A delegação brasileira chegou ao Canadá como terceira força, cônscio de que dificilmente ficaria à frente de americanos e canadenses, mas possuiu pulso suficiente para brigar com países como Cuba e Colômbia. O Brasil se apresentou forte em modalidades coletivas como futebol,

vôlei e basquete. E trouxe grandes valores individuais a serem destacados na ginástica olímpica e natação. Fortes nomes pintaram com medalhas de ouro como o ginasta Arthur Zanetti e os nadadores Thiago Pereira e Leonardo de Deus. Outros ouros apareceram para o Brasil com Erika Almeida no judô e as irmãs Lohaynny e Luana Vicente pelo badminton, essas que como muitos carregam histórias de dificuldades que ganham contornos de superação através do esporte. Outros nomes interessantes que corriam por fora não decepcionaram como os do levantador de pesos Fernando Reis, a lutadora olímpica Joice Souza e o atirador Felipe Almeida Wu. A nós torcedores só resta agradecer a esses atletas que representaram nossa nação verde e amarela.

A Rede RecoRd pAgou uS$20 milhõeS pARA tRAnSmitiR o pAn

61 www.outdoorregional.com.br | | 61 www.outdoorregional.com.br


ESPECIAL

62 | www.outdoorregional.com.br


Outdoor Regional - Como foi a transição do trabalho de ator para apresentador especializado em games? Luciano Amaral - A transição aconteceu de forma muito natural. Por ser um universo que eu sempre gostei, naturalmente já havia um interesse por games, e ter a chance de unir TV e videogame foi algo inesperado, mas sempre muito prazeroso. OR - Como é a sua rotina de trabalho na PlayTV (e fora também)? Luciano - Atualmente produzo programas de videogame e tecnologia para a PlayTv através de minha produtora, então minha rotina acaba sendo bem focada em ficar antenado com as notícias e lançamentos desses universos. Passo a maior parte do tempo pesquisando esses universos e também prospectando novos projetos para o futuro. OR - Qual a grande diferença do público infanto-juvenil da época do “Mundo da lua” e “Castelo Rá-Tim-Bum” para os nerds os quais você dirige o conteúdo atualmente? Luciano - Acho que uma parte daquele público cresceu junto de mim e ainda me assiste, mas agora nos programas atuais. A diferença básica é a abrangência daqueles programas, que eram programas produzidos para a família toda e praticamente alcançava todas as faixas etárias. Já os atuais são para um nicho muito menor, mas que ao mesmo tempo é muito carente desse tipo de conteúdo na TV. Algo que o público atual possui também, e que fica evidente em seus comentários e e-mails, é a paixão por esse universo geek e sua cobrança incansável por novidades e excelência na informação passada, resposta que conseguimos receber graças aos avanços tecnológicos e proximidade com a audiência, coisa que não tínhamos tanto naquela época.

Luciano apresenta os programas "Mok" e "Go!Game"

OR - A exposição do Castelo Rá-Tim-Bum fez muito sucesso e você apareceu bastante na promoção do evento. Quais consequências a exposição trouxe para

ACHO QUE UMA PARTE DAQUELE PÚBLICO CRESCEU JUNTO DE MIM E AINDA ME ASSISTE, MAS AGORA NOS PROGRAMAS ATUAIS

Nos anos 90, o ator fez sucesso com seus personagens Lucas Silva e Silva, do “Mundo da Lua”, e Pedro do “Castelo Rá-Tim-Bum”

sua carreira recentemente? Luciano – Realmente a exposição foi um sucesso e apareci bastante em sua promoção. Basicamente o que me rendeu foi a divulgação de meus trabalhos atuais, os quais nem todo mundo tinha conhecimento. Mas por outro lado, rendeu também muitas mensagens e comentários carinhosos, como sempre foram de pessoas que cresceram assistindo o programa e assistem até hoje.

www.outdoorregional.com.br | 63


SAĂšDE

64 | www.outdoorregional.com.br


Você mal dá um espirro e alguém já lhe pergunta se está com gripe? É sempre assim, coisa de brasileiro. Mas existem diferenças significativas entre uma e outra. Para sanar essa dúvida, vamos explicar direitinho a diferença entre cada uma delas.

Resfriado Esse sim é o mais comum. É causado por vírus, na maioria das vezes pelo Rotavírus. Ninguém deixa de realizar as atividades do dia a dia por causa de resfriado. Apresenta coriza (nariz escorrendo), congestão nasal (nariz entupido), faringite (dor de garganta) e algumas vezes, febre sutil por volta de 37ºC. Após 3-4 dias, normalmente os sintomas desaparecem pela própria resposta do organismo. Repouso, hidratação oral e boa alimentação auxiliam no restabelecimento da saúde.

Gripe Também causada por vírus, só que o Influenza, nesse caso, os sintomas são mais acentuados. Apresenta coriza, faringite, febre entre 38,5º a 40ºC, tosse seca, cefaleia (dor de cabeça), mialgias (dores musculares), artralgias (dores nas articulações) e calafrios. Os sintomas podem durar por volta de 7 dias. O vírus sofre mutações constantes e por isso a vacina é uma grande aliada e é atualizada anualmente. Ainda existe receio por parte da população sobre a vacina, que leva em torno de 2-3 semanas para o organismo criar anticorpos, e por isso, nesse intervalo você ainda pode pegar gripe. O grupo de risco é formado principalmente por crianças, gestantes, idosos ou pessoas com baixa imunidade. O grande perigo é o quadro evoluir com complicações como a pneumonia. Medicamentos que podem ser utilizados são antitérmicos/analgésicos (paracetamol ou dipirona), antitussígenos, descongestionantes nasais e anti-inflamatórios

não-esteroidais, por exemplo. Existem casos mais graves, como H1N1, em que são utilizados os antivirais, após diagnóstico e prescrição médica.

Dicas - Evite esfregar os olhos após o contato com locais passíveis de contaminação, como ônibus; - Use lenços descartáveis; - Tome bastante água para reidratar; - Utilize o álcool gel; - Apesar do frio, tente arejar os ambientes; - Lave sempre que possível as mãos; - Antibióticos são para combater bactérias e não vírus, como é o caso da gripe; - Se você já está contaminado, cubra a boca e o nariz no momento que tossir ou espirrar para evitar contaminar outras pessoas; - Antes de utilizar qualquer medicamento, verifique se você não é alérgico a alguns deles; - Caso os sintomas não regridam, procure orientação de um farmacêutico ou de um médico; - Nunca se automedique!

www.outdoorregional.com.br | 65


GAMES

66| www.outdoorregional.com.br


Desenvolvedor: Rocksteady Studios Estúdio: Warner Bros. Interactive Entertainment Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Linux, Mac OS A série Arkham merece todos os elogios possíveis. Além ser um dos melhores jogos de super-herói – o Batman não tem superpoderes, mas você entendeu o que quis dizer – o game revolucionou o gênero de ação no mundo dos games. “Batman Arkhn Knight” vem como a última passagem da Rocksteady pela franquia e, vou te dizer, é um encerramento com chave de ouro.

O game Tudo começa quando Espantalho ameaça atacar Gothan com uma arma química, obrigando a cidade a ser evacuada e o vigilante a enfrentar seu maior desafio. O game se aprofunda na psique do herói de uma maneira muito interessante e, se nos jogos anteriores, víamos um Batman que ia se desgastando fisicamente, neste vemos o herói passar por grandes provações psicológicas. E quanto mais via da cidade, mais maravilhado ficava, afinal, ela é graficamente e artisticamente muito bonita. “Knight” é um dos jogos mais bonitos desta geração, impressionando a cada momento, não apenas pelos pontos mais óbvios, como o acabamento das texturas e os efeitos de iluminação, mas principalmente pelos detalhes, como o efeito da água de chuva ao atingir a capa do herói do game.

Jogabilidade O game não oferece um tutorial muito acessível, mas quando você pega o jeito vai notar que amassar a cara de vagabundos na rua é tão divertido quando antes, com a diferença que as coisas ficam mais interessantes, já que agora o herói tem uma habilidade nova e que derruba diversos inimigos ao mesmo tempo, além de uma série de brinquedinhos novos e que dão um gosto todo

’Knight’ é um dos jogos mais bonitos desta geração novo à jogabilidade. E por falar em “brinquedinho”, o melhor deles pesa cinco toneladas e corta a cidade a mais de 200km. O batmovel é a principal novidade do game e não poderia ser diferente. Fácil de controlar, o automóvel muda muito a dinâmica do game, sendo necessário constantemente e não apenas para se deslocar pela cidade, mas para outras atividades, como combate e liberar passagens pela cidade. Na verdade, o uso do carro fica um pouco forçado em alguns momentos, mas dirigir o veículo é tão divertido que isso passa batido.

Conclusão Infelizmente o game ainda comete alguns pecados, mas nenhum destes pormenores estraga a experiência incrível que este game oferece. A maneira como até mesmo as missões mais secundárias têm seu gosto especial, como o game passa a sua história ao jogador, surpreendendo a todo o momento com reviravoltas, surpresas e novas mecânicas aqui e ali, mostram um capricho que deveria estar mais presente no mundo dos games.

www.outdoorregional.com.br | 67


TURISMO

68 | www.outdoorregional.com.br


Destino espetacular No oeste da Argentina, na região norte da Patagônia se encontra Bariloche, às margens do lago Nahuel Huapi, esse paraíso gelado já provou que está preparado para receber visitantes durante todo o ano, sobretudo os brasileiros que, na temporada de inverno, são mais de 50 mil. Não à toa o destino é carinhosamente conhecido como ‘Brasiloche’. San Carlos de Bariloche, nome oficial dessa cidade que fica a mais de 1600 km de Buenos Aires, recebeu seus primeiros residentes no final do século 19. Povoada por imigrantes alemães e austríacos, os europeus se mostraram dispostos a habitar naquele território na época tão distante e com trechos intransitáveis. O decreto de sua fundação só viria em 1902, assinado pelo presidente Julio A. Roca. No período invernal, a paisagem se transborda em branco, os cerros locais se enchem de neve e as baixas temperaturas, que chegam a atingir alguns pontos abaixo de zero, são uma agradável desculpa para a prática de esportes radicais. Boas opções não faltam para os visitantes que desembarcam no local durante os meses mais quentes da primavera e do verão. Trekkings por bosques de “arrayanes”, árvores incomuns que chegam a ter mais de 15 metros de altura e troncos grossos revestidos com uma casca fria de cor acanelada e manchas brancas; tranquilos raftings pelas águas esverdeadas do rio Manso ou até kitesurfing no lago Nahuel Huapi, no qual as águas são utilizadas também para corajosos banhos congelantes em praias improvisadas sobre terreno formado por pedras.

Viagem de carro Uma experiência incrível é viajar para Bariloche de carro. Cada vez mais brasileiros escolhem esta opção para suas férias. Se aventurar de carro até lá consiste em descobrir a área de La Pampa e estepe patagôni-

CIDADE É CARINHOSAMENTE CONHECIDA COMO ‘BRASILOCHE’

ca. A rota passa por muitas paisagens de tirar o fôlego como planícies pampeanas, montanhas e desertos. A rota está bem estruturada com diferentes serviços como combustíveis, lanchonete, hotéis e borracharias. Muitas viajantes preferem fazer a viagem Buenos Aires - Bariloche em dois dias, passando a noite em uma cidade do caminho. O roteiro é recompensador! Além de todo visual, o visitante tem à disposição a gastronomia local que, entre pratos argentinos e outros trazidos da Europa, recebe os comensais com carnes de diferentes cortes e procedências, como as de cervo e coelho; pratos preparados com ingredientes trazidos de águas patagônicas, como trutas e salmões; foundes e uma infinidade de tortas e chocolates. Tudo isso regado a vinhos respeitáveis com preços acessíveis. É só chegar e se apaixonar.

www.outdoorregional.com.br | 69


AUTOS

TUCSON Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br

Com nova versão, o Hyundai Tucson traz algumas alterações e ganha destaque na acessibilidade com preço abaixo de 70 mil Características O modelo utilitário Tucson ganhou nova versão de entrada que agora chega com preço de R$ 69.990,00. Além do design arrojado, o veículo obteve algumas melhorias. O SUV abriga um motor 2.0 de 142/146 cv a 6.000 rpm, e 19/19,7 kgfm a 4.500 giros, que vai acoplado a um câmbio automático de quatro velocidades. A direção tem assistência hidráulica e a suspensão do tipo independente conta com sistema McPherson na frente e dual link atrás. Os discos de freios dianteiros são ventilados e os traseiros sólidos. Em relação ao oferecido pelo Tucson GLS, alguns itens foram limados da lista de itens de série divulgada pelo fabricante, exemplo da central eletrônica com GPS e bancos revestidos de couro. Ainda assim, o Tucson Flex vem com ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico (incluindo retrovisores externos rebatíveis), entre outros. Com os bancos posicionados de maneira normal a capacidade do porta-malas é de 644 litros, mas, segundo nossas aferições, o bagageiro do modelo comporta 336 litros, em sua capacidade normal (sem os bancos rebatidos). A garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem.

A capacidade normal do porta-malas é de 336 litros

70 | www.outdoorregional.com.br

O veículo está com o preço estrategicamente abaixo do limite de R$ 70 mil

Acessibilidade Produzido na fábrica da Hyundai de Anápolis (GO), o veículo está com o preço estrategicamente abaixo do limite de R$ 70 mil imposto pelas regras da isenção de impostos para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). É um bom desconto ante os R$ 77.990 pedido pela versão GLS, até então a única disponível. Com a versão renovada, os Portadores de Necessidades Especiais poderão ser beneficiados com as isenções de impostos concedidas pelo governo como, desobrigação de pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além de isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), para financiamentos, e do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no emplacamento e licenciamentos.


www.outdoorregional.com.br | 71


BOITUVA

CONFIRA AS NOVIDADES DO MUNICÍPIO Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Boituva

Implantação de nova estrutura do Detran e Festival de Inverno

Implantação da nova unidade do Detran em Boituva Em audiência ocorrida no dia 7 de julho, o prefeito Edson Marcusso reafirmou compromisso com a superintendente regional do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), Roberta Bernardi, para a formalização da parceria e modernização dos serviços do órgão no município. Entre as ações solicitadas pelo prefeito ao secretário Benedito Aparecido Lisboa Juvenil (Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública), que acompanhou a audiência, estão a realização de um estudo para implantação das novas instalações para a unidade do Detran em Boituva, de forma a atender o novo layout de atendimento, os documentos e critérios necessários para a formalização desta parceria e o ajustamento de ações preventivas e educativas, mediante a realização de campanhas de trânsito.

Crescimento Além de ampliar o leque de serviços oferecidos pela unidade local, que atende na delegacia, com a nova estrutura a expectativa é de ampliar em até 40 % os serviços que já são prestados no município. “Boituva está inserida em um contexto de crescente desenvolvimento econômico e o poder público deve acompanhar esta dinâmica de crescimento. Neste caso, nossa preocupação está em garantir ao cidadão serviços de qualidade, com a agilização na emissão de documentos. Não mediremos esforços para isso”, comentou o prefeito.

72 | www.outdoorregional.com.br

Festival de Inverno comemora 10 anos com sucesso de público Durante os cinco dias de Festival a população pôde prestigiar as 24 horas de músicas realizadas pelas 18 atrações musicais: concertos e shows apresentados por mais de 350 músicos que emocionaram as mais de 15.000 pessoas que foram à Praça da Matriz. Ao todo 12 entidades beneficentes formaram uma Praça de Alimentação com rica gastronomia típica de inverno e 14 artesãos realizaram exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos artistas municipais. A parte pedagógica reuniu 120 pessoas entre profissionais e estudantes de música nas 10 Oficinas O resultado desses cinco dias de estudo foram diversas apresentações pela cidade, tendo como foco o Coro do 10° Festival realizado na noite de sábado e a Orquestra do Festival que realizou o encerramento no domingo, dia 12. Entre as atrações de palco destacam-se os grandes agrupamentos como: Orquestra Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, a Banda de Música do Projeto Guri de Itaberá e as pratas da casa que apresentaram vasto repertório musical que foi do popular ao erudito.


www.outdoorregional.com.br | 73


FINANÇAS

ÍNDICE DE CONFIANÇA É O PIOR EM 10 ANOS. O QUE ISSO SIGNIFICA? A crise vem afetando todos os setores, inclusive o consumo

Por: Fabio Sanqueta f-sanqueta@outdoorregional.com.br

Desde 2004, a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) vem realizando uma pesquisa na intenção de mensurar o consumo do brasileiro. Trata-se do Índice Nacional de Confiança (INC), um indicador que mostra a intenção e estado da economia em um modo amplo para a população.

A pesquisa

Nesse indicador, valores acima de 100 pontos representam uma situação satisfatória, de otimismo. Já os valores abaixo refletem o pessimismo e contenção de gastos. A pontuação varia entre 0 e 200 e no Brasil é medido a cada dois meses, abrangendo vários segmentos, como a aquisição de bens duráveis (veículos e imóveis), variação dos preços e a capacidade de economizar mesmo com os gastos. O conhecimento deste indicador importante é essencial para os empreendedores, principalmente comerciantes, percebendo o quanto os consumidores estão otimistas e pessimistas com suas rendas.

Resultados

Desde seu início, em abril de 2004, o índice nunca havia registrado um nível tão baixo como o de junho deste ano, que totalizou 100 pontos, exatamente o mínimo em uma situação razoável. Em maio de 2004, o INC havia registrado 106 pontos. Segundo o Sr. Alencar Burti, presidente da ACSP, o consumidor nunca esteve tão perto do pessimismo quanto no

74 | www.outdoorregional.com.br

Desde abril de 2004 não via-se um nível tão baixo como o registrado em junho deste ano

o consumidor nunca esteve tão perto do pessimismo quanto no atual momento atual momento, reflexo direto de todas as medidas tomadas, inflação, juros, desemprego, entre outros. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ipsos e foram entrevistadas 1.200 pessoas em meados de junho em 72 cidades.

Outros dados

Além disso, a FGV também fez uma pesquisa equivalente e mensura o nível de confiança: Índice de Confiança do Consumidor (ICC). Na comparação com maio, o indicador registrou uma queda de 1,4%, sendo o segundo pior nível da história que iniciou em setembro de 2005, perdendo somente para março de 2015. Na comparação com junho de 2014, a confiança caiu 19,7%, um recuo grave, retratando um consumidor com medo e preocupado com a situação da economia do país.


www.outdoorregional.com.br | 75


DIREITO

INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL A perda de uma pessoa querida é um momento doloroso e difícil, mas além das consequências emocionais, esse infortúnio traz consequências materiais e jurídicas

Por: Aline Cunha direito@ outdoorr egional.com.br

O inventário nada mais é que a lista dos bens, dos direitos e das dívidas do falecido, designado “de cujus”.

O inventário

O processo de inventário é obrigatório e sua abertura deve ocorrer em até 60 dias, contados a partir da abertura da sucessão (morte). A lei 11.441/07 alterou o Código de Processo Civil possibilitando a realização do inventário pela via administrativa, através de escritura pública lavrada pelo tabelião de notas, sem a intervenção de um Juiz. Este tipo de inventário é conhecido como inventário extrajudicial e somente poderá ser realizado se cumprido alguns quesitos, que são: I) - Todas as partes envolvidas sejam maiores e capazes; inclusive o emancipado; II) - Não exista testamento; III) - Haja a concordância das partes, ou seja, o consentimento na divisão dos bens; IV) - Todas as partes estejam assistidas por um advogado, podendo ser apenas um para todos os herdeiros

Vantagem

Importante frisar que a realização do inventário extrajudicial é uma faculdade, podendo, a critério do inventariante, realizar o inventário de forma judicial. A principal vantagem do inventário extrajudicial é a velocidade: lavrar uma escritura é muito mais rápido do que a realização de um procedimento judicial. Mas, se existir divergência entre os herdeiros ou se houver algum incapaz, não restará alternativa senão promover tudo judicialmente.

Detalhes

No inventário extrajudicial também é necessário o pagamento do ITCMD (imposto sobre transmissão causa

76 | www.outdoorregional.com.br

Esse tipo de inventário tornou o processo menos penoso

mortis e doação), cuja alíquota (porcentual sobre o valor dos bens que serão partilhados) varia de Estado para Estado. Após a conclusão do inventário extrajudicial, a escritura

A principal vantagem do inventário extrajudicial é a velocidade pública deve ser apresentada para registro no Registro Geral de Imóveis, no DETRAN, na Junta Comercial e bancos, para que se procedam as devidas transferências e tenham efeitos perante terceiros.


www.outdoorregional.com.br | 77


POLĂ?TICA

Gary Stahl, representante do Unicef no Brasil

78 | www.outdoorregional.com.br


A cada ano, 2,1 mil jovens entre 10 e 19 anos são assassinados em oito capitais brasileiras: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. O dado faz parte de estudo divulgado este mês pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo o levantamento, a taxa de homicídios de jovens nos bairros mais pobres das metrópoles brasileiras chega a 136 mortes por 100 mil habitantes. Nas áreas mais ricas, a taxa tende a zero.

Os indicadores “O Brasil é o segundo país que mais mata seus adolescentes, perdendo apenas para a Nigéria. Isso tem que mudar. Reduzir as desigualdades é reduzir os assassinatos dos jovens e adolescentes brasileiros”, enfatizou a coordenadora da plataforma Centros Urbanos do Unicef, Luciana Phebo. O representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, destacou que a maioria dos assassinados é homem, de cor negra, tem de 16 a 18 anos e vive nas periferias das grandes cidades. Outros indicadores mostram, segundo ele, que esses jovens passam por uma trajetória de violações que termina com as mortes trágicas. “Eu acho que não é coincidência que o perfil típico da criança fora da escola no Brasil é homem, negro, de 13 anos, na zona rural, com pais analfabetos e família pobre”.

O representante dO Unicef nO Brasil, Gary stahl, destacOU qUe a maiOria dOs assassinadOs é hOmem, de cOr neGra, tem de 16 a 18 anOs e vive nas periferias das Grandes cidades

MEC Financia A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai lançar dois editais para incentivar a pesquisa histórica: um sobre biografias de personagens e outro sobre conflitos históricos. Os editais serão para pesquisadores de pós-graduações recomendadas pela Capes e os projetos começarão a ser financiados no ano que vem. O edital sobre conflitos históricos vai incentivar a produ-

ção de livros que enfoquem revoltas, rebeliões populares, lutas armadas, manifestações populares, entre outros conflitos, também a partir de 1889. O edital será para grupos de pesquisa das áreas de ciências humanas e sociais, como antropologia, artes, ciências políticas, ciências sociais aplicadas, educação, história, literatura e linguística e sociologia. Os grupos deverão envolver mais de uma instituição de diferentes regiões brasileiras. fonte - empresa Brasil de comunicação – eBc

79 www.outdoorregional.com.br || 79 www.outdoorregional.com.br


GOURMET

Café Cremoso Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorr egional.com.br

Sabe aquele café extremamente cremoso, típico de cafeteria? Acredite, você pode fazer um na comodidade da sua casa! Uma receita bem fácil e que rende para o mês inteiro

INGREDIENTES

50g de café solúvel 2 xícaras (chá) de açúcar 200ml de água morna

01

Antes de tudo, é bom deixar claro que o café precisa ser o instantâneo e não o pó comum, usado para ser coado

02

Junte todos os ingredientes de uma vez na batedeira

03

Bata tudo por aproximadamente 15 minutos, até que vire um creme bem volumoso com consistência de chantilly

04

Também é importante realizar o processo apenas na batedeira, já que no liquidificador você não conseguirá a mesma consistência

05

Agora, adicione uma colher bem cheia do creme em uma caneca de leite quente, mexendo bem até dissolver

80 | www.outdoorregional.com.br

06

Depois de pronto, é só colocar em um pote com tampa e armazenar em freezer ou congelador. Não se preocupe, pois a textura continuará a mesma e não congelará

07

Esse creme dura até seis meses, mas com o passar do tempo, um líquido irá se formar no fundo do pote. Para resolver, é só levar à batedeira por cinco minutinhos e voltar ao congelador

08

Você também pode servir com pedacinhos de chocolate, chantilly ou canela


www.outdoorregional.com.br | 81


CRÔNICA

Quanto vale minha imagem? Por: Rafael Barbosa r-barbosa@outdoorregional.com.br

Vai aí um fato curioso. Sabia que o governo Russo desenvolveu uma cartilha destinada a ensinar a população a tirar selfies de forma segura? A campanha chamada “Selfie Segura” é uma tentativa do país em diminuir os inúmeros acidentes e até mesmo mortes de pessoas que perderam suas vidas ao tentar registrar seus momentos para alguma rede social. Dei uma olhadinha na cartilha e realmente ela traz dicas importantíssimas, como não se fotografar perto de animais selvagens, afinal, o bichinho pode não estar se sentindo muito bonito na hora e você pode conferir da pior maneira as consequências de fotogravar o ângulo errado de um animal “Selfie Segura” é uma tentativa do país em diminuir os inúmeros acidentes

com dentes e garras afiadas. Outra boa dica é não se fotografar enquanto segura qualquer tipo de arma e explosivos, e se acha estúpido, vá falar isso aos dois jovens russos que descobriram na prática que uma granada demora três segundos e não cinco para explodir. O celular foi o único que sobreviveu para registrar este último

82 | www.outdoorregional.com.br

momento. A lista se estende por um bom tempo, sempre com dicas importantes, como não se fotografar em lugares muito altos ou perto de fios elétricos. Eu sei o que você está pensando “como pode uma coisa dessas?”. Também pensei isso quando vi a notícia, mas se você também acha que é um absurdo o desenvolvimento de uma cartilha que explique que uma pessoa não precisa se arriscar para tirar um retrato, basta olhar na internet por cinco minutos. Dependendo do site que acessar, além de mudar de ideia, pode até sentir vontade de começar uma campanha para que a campanha também venha para o Brasil. Estamos perdendo a noção da realidade. A vontade de aparecer e a popularidade rápida e passageira que a internet proporciona, geraram uma mistura difícil de resistir e o resultado são cada vez menos fotos de comida e asas de avião no Instagram, e mais fotos de pessoas que fazem de tudo para chamar a atenção. O engraçado é que até os valores se inverteram, pois ainda existem milhares de pessoas que tapam o rosto ao tirarem fotos nuas ou seminuas para jogálas na rede, mas fazem questão de dar o seu melhor sorriso na hora de registrar um momento que, dependendo da situação (e da estupidez) pode muito bem ser o último. As pessoas podem curtir e achar incrível a foto, além da coragem necessária para tirá-la, mas o problema é que o custo pode ser muito maior do que sua dignidade.


www.outdoorregional.com.br | 83


84 www.outdoorregional.com.br 84|| www.outdoorregional.com.br

Outdoor Regional  

Edição 65 - Fiduma e Jeca

Outdoor Regional  

Edição 65 - Fiduma e Jeca

Advertisement