Page 1

www.outdoorregional.com.br | 1


2 | www.outdoorregional.com.br


EXPEDIENTE

CARTA AO LEITOR

A Outdoor deste mês está cheia de estilo, graças a Ed Motta, que nos contou um pouco a respeito de sua música e detalhes do novo disco, intitulado “AOR”. Você vai ficar por dentro do que significa esse termo e o que ele representa. E se o assunto é estilo, nada melhor do que estrear uma nova editoria com o tema “Beleza”. Vários assuntos ligados à maquiagem, cuidados com a pele e corpo e dicas de bem estar reunidos em um só lugar, especialmente para nossas leitoras! Coordenador Geral Rafael J Pereira Coordenador de Criação André Maffeis Jornalista Responsável Juliana Moreno MTB: 0056878/SP Repórteres Bruno Rodrigues / AC Rezende Juliana Moreno / Rafael Barbosa Colaboradores Bruno Fernandes / Fábio Sanqueta Thássia Moro / Gabriela Barreto Dr. Marcelo L. Galvão / Livia Barros Paula Folim Revisão Juliana Moreno / Thássia Moro Projeto Gráfico / Diagramação Bruno Vieira Veiga de Oliveira

E por falar em mulheres, lá em “Moda” vocês ficarão por dentro de uma tendência super bacana: estilo Barroco. Saiba como surgiu e também confira dicas de como agregá-lo ao seu visual. Para eles, trazemos uma dica de moda que é perfeita para este tempo de frio: moletom! É uma peça que pode ser usada em diversas ocasiões e nunca sai de moda. O tempo frio também pede cômodos receptivos e aconchegantes. É exatamente isso que você irá aprender lá em “Decoração”, com dicas simples para adequar os ambientes. E para desfrutar ainda mais, aproveite e faça um saboroso bolo de cenoura com nozes! A receita você confere lá em “Gourmet”! Fora isso, há ainda muitos outros assuntos interessantes e preparados especialmente para que você tenha uma leitura completa! Aproveite e até a próxima edição!

Comercial Rodrigo Bezerra – (15) 9131-0203 Agradecimento Vinícius Cunha - LAB 344 Tiragem / Impressão 8.000 exemplares / Graf. Santa Edwiges Distribuição Boituva/Iperó/Cerquilho Tatuí/Sorocaba Assinaturas assinaturas@outdoorregional.com.br Edições anteriores edicoes@outdoorregional.com.br Empresa Pereira e Maffeis Editora LTDA CNPJ: 13.970.830/0001-93 A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

j-moreno@outdoorregional.com.br

www.outdoorregional.com.br | 3


4 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 5


ÍNDICE

56

08 10 12 16 18 20 22 30 32 34 36 52 56 58

ESPORTE

Um grande teste para seleção brasileira de Luis Felipe Scollari diante da sua própria torcida

Cinema Séries Literatura Música Moda Masculina Moda Feminina Ensaio Beleza Decoração Educação Social Capa Esporte Saúde

6 | www.outdoorregional.com.br

60 62 64 66 68 70 72 74 76 78 80 82

Tecnologia Games Turismo Autos Finanças Direito Política Arquitetura e Construção Gourmet Prata da Casa Galeria Crônica

58

SAÚDE

82

CRÔNICA

Como prevenir complicações fatais durante a gestação

As desventuras de um “bom pai”

FALE CONOSCO

Site www.outdoorregional.com.br Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 2º andar - sala 07 Telefone: (15) 3263-5028 (15) 9114-2136 / ID 113*16815 contato@outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 7


CINEMA

A trilogia do diretor Richard Linklater teve início em 1995, com “Antes do Amanhecer”. O segundo filme foi lançado apenas nove anos depois, em 2004, e recebeu o título “Antes do

8 | www.outdoorregional.com.br

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Pôr do Sol”. E agora, mais nove anos depois, no dia 7 de junho, chega aos cinemas o desfecho dessa trilogia, com “Antes da Meia Noite”.


A história

No primeiro filme, acompanhamos a história de Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), que vivem um romance de apenas uma noite em Viena, após terem se conhecido num trem. No filme seguinte, eles se reencontram em Paris, onde Jesse está promovendo seu livro, que conta justamente a primeira noite dos dois. Neste terceiro filme nos encontraremos novamente com o casal, que agora vive junto em Paris, juntamente com suas filhas gêmeas. Nesse contexto, veremos também Hank (Seamus Davey-Fitzpatrick), o filho adolescente que Jesse teve com sua ex-esposa e que vive com ela em Chicago. Quando o casal decide ir para a Grécia juntamente com as filhas, Jesse resolve chamar Hank para se juntar a eles. Também veremos Jesse e sua incansável luta para se tornar um romancista de sucesso, enquanto que Celine está considerando a possibilidade de aceitar um emprego no governo francês. Como será a conclusão da história desse doce casal?

Curiosidades

As filmagens desse terceiro longa aconteceram sob sigilo na Grécia, sendo que o diretor, os protagonistas e a equipe de produção foram para o local sem que fosse divulgado oficialmente que rodariam um novo filme. A confirmação oficial veio somente depois do término nas filmagens na Grécia. Outro fato muito curioso é que, depois de tanto tempo desde o primeiro filme, o diretor Richard Linklater revelou que viveu uma história semelhante, a qual o inspirou para criar a trilogia. Em entrevista ao “The Times” de Londres, ele disse que em 1989 conheceu uma mulher chamada Amy Lehrhaupt, com a qual passou uma noite caminhando pela Filadélfia. Entretanto, foi apenas recentemente que ele soube da morte de Amy, em um acidente de moto, antes mesmo de começarem as gravações do primeiro filme.

www.outdoorregional.com.br | 9


SÉRIES

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Under the Dome Nova série da CBS é uma adaptação do livro homônimo de Stephen King

A série contará a história dos moradores de uma pequena cidade chamada Chester’s Mill, que acabam presos sob uma redoma enorme e transparente que, inexplicavelmente, surgiu no céu. Enquanto a maior parte das pessoas entra em pânico com o ocorrido, um pequeno grupo, liderado por um veterano da Guerra do Iraque, se une para tentar entender como esse fato ocorreu e lutar contra a barreira que os isolou do restante do mundo.

A história

“Under the Dome” tem estreia nos EUA prevista para o dia 24 de junho, já com uma encomenda de 13 episódios garantida na primeira temporada. O livro de Stephen King, do qual a série foi inspirada, foi lançando em 2009, com mais de mil páginas, depois do escritor passar 20 anos trabalhando na história. Segundo os produtores, o final previsto para a série será diferente do que é apresentado no livro. Afirmaram que a obra de King servirá apenas como introdução à história e como referência para a construção dos personagens. Aqui no Brasil o livro de Stephen King foi lançado ano passado, pela editora Suma de Letras, com o título de “Sob a Redoma”.

O livro de Stephen King, do qual a série foi inspirada, foi lançando em 2009, com mais de mil páginas, depois do escritor passar 20 anos trabalhando na história Produção e elenco

O roteiro do piloto ficou por conta de Brian K. Vaughan e a direção será de Neils Arden Oplev, o responsável por “Os homens que não amavam as mulheres” original. O próprio King será um dos produtores-executivos e a série será produzida pela Amblin Entertainment, empresa do célebre Steven Spielberg.

10 | www.outdoorregional.com.br

“Under the Dome” tem estreia nos EUA prevista para o dia 24 de junho

O elenco contará com nomes conhecidos, como Rachelle Lefevre (Crepúsculo), Dean Norris (Breaking Bad), Aisha Hinds (True Blood), Jolene Purdy (Gigantic), Colin Ford (Supernatural), Mike Vogel (Cloverfield), Britt Robertson (Secret Circle) e Natalie Martinez (CSI: NY).

Expectativas

Um dos produtores-executivos, Neal Baer, disse em entrevista ao site Zap2iT que os telespectadores podem ver a adaptação como uma parábola dos dias modernos. “O que significa para sua cidade quando começam a ficar escassos os alimentos, combustível, medicamentos? Não é muito difícil pensar sobre o que isso significa para nós. É por isso que chamamos de uma parábola para os tempos atuais, sem ser enfadonho ou pedante”, disse.


www.outdoorregional.com.br | 11


LITERATURA

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Marketing da Mulher O universo feminino retratado de uma forma diferente

Vanda Neves é a criadora desta obra que virou best-seller em Portugal, se difundiu pela Europa e que acaba de ser lançada no Brasil. Neste, que é seu primeiro livro lançado, a autora aborda todo o universo feminino através de estratégias de marketing, visto que é formada na área. Dessa forma, ela traz em seu livro um histórico do posicionamento da mulher no mundo, reflete sobre as mudanças ocorridas no decorrer dos tempos e aponta os caminhos para a realização da mulher no século X XI. O livro é dividido em sete capítulos, que trazem subtítulos diversos, como “As sete capacidades mágicas que podem salvar sua vida”, “O marketing operacional para encontrar o homem certo”, “Dicas para fazer amigos especiais nas redes sociais”, “Invista em si mesma”, entre outros. No capítulo “O Marketing da Mulher: O Caminho para o Sucesso”, Vanda aborda vários assuntos e ainda dá dicas de como conquistar o homem perfeito. Além disso, a autora também aborda na obra os quatro “pês” do marketing feminino que, de acordo com ela, são: procura, personalização, ponderação e proveito. Ela afirma que quando uma mulher sabe usar estas quatro palavras, estará totalmente apta para o mercado da vida e do amor. Enfim, no decorrer do livro Vanda provará que é possível, sim, ser uma mulher completa, ou seja, profissional, esposa, amante e mãe numa pessoa só.

12 | www.outdoorregional.com.br

Ficha Técnica Título: “Marketing da Mulher” Autora: Vanda Neves Editora: Oficina do Livro Páginas: 224

Trecho “Apesar de a sociedade atual dar ainda mais supremacia ao homem, esta propensão é, na ótica do marketing da mulher, antinatural. (...) Durante séculos perdemos a nossa liberdade, agora está na hora de mantê-la ou de lutar mais por ela, mas não devemos lutar pelo direito à igualdade, e sim, pelo direito à diferença”.


www.outdoorregional.com.br | 13


INFORME PUBLICITÁRIO

Kiara Terra Convidada especial do Colégio Anglo de Boituva Sobre a Kiara: No dia 10/05, o Colégio Anglo de Boituva comemorou, em grande estilo, o Dia das Mães das crianças do Fundamental I. O evento recebeu a ilustríssima contadora de histórias, Kiara Terra, que encantou as mães, alunos e convidados, contando uma história aberta com poética interativa. Kiara liderou uma narrativa onde a participação do público foi indispensável. As pessoas dividiram suas experiências e juntas, em um momento descontraído e divertido, construíram uma história única. Além disso, as crianças do Colégio Anglo cantaram homenageando suas mamães. Ao final do evento, Kiara autografou os livros presenteados às mães pelas crianças e ficou à disposição dos convidados.

Colégio Anglo Boituva Unidade I Travessa Nussli, 20, Boituva/SP (15) 3263-2136 Unidade II Estr. Mun. Roque Antunes Fragoso, 75, Boituva/SP (15) 3264-1457 www.anglodeboituva.com.br

14 | www.outdoorregional.com.br

Ela nasceu em São Paulo, estudou Teatro na conceituada escola Célia Helena, fez um curso de Improvisação/Clown com Marcio Balas e Ésio Magalhães e se formou em Comunicação e Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Desde 1998 conta histórias infantis e participou de vários programas para crianças, tais como Cocoricó, Hora do Conto na Biblioteca de São Paulo, Contação de Histórias na Livraria da Vila. É autora de três livros publicados: "A menina dos pais crianças" (Ed. Ática, 2009), “O tatu bola e a girafa” (Estação das Letras e Cores, 2012) e “Hocus Pocus”`(Companhia das Letrinhas, 2012). Para mais informações sobre a Kiara visite seu blog: kiaraterra.blogspot.com.br


www.outdoorregional.com.br | 15


MĂšSICA

16 | www.outdoorregional.com.br

Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br


Naldo, o abençoado

Nascido em Bonsucesso, Rio de Janeiro, Ronaldo Jorge Silva, mais conhecido como Naldo, aos 32 anos tornou-se atualmente um fenômeno de audiência nas rádios populares de todo país. Filho de soldador e de mãe dona de casa, o carioca começou a cantar aos sete anos de idade numa igreja evangélica ao lado de sua casa. Ainda menino, trabalhava como engraxate, mas durante dez anos fez dupla musical com um dos seus sete irmãos integrando os MCs “Naldo e Lula”. Durante esse período, fez aula de canto e aprendeu vários instrumentos musicais. Perdeu o irmão em 2008, que foi encontrado com o corpo carbonizado em uma favela do Rio de Janeiro, após um mês desaparecido. Embora tenha sentido a perda do irmão, ele continuou com carreira solo. O cantor era conhecido por MC Naldo, mas no fim de 2012 resolveu mudar seu nome artístico para Naldo Benny. Ele explicou a uma rádio que Benny vem do hebraico e significa “abençoado”. Naldo namora com Ellen Cardoso, conhecida como “mulher moranguinho” e tem um filho de 15 anos chamado Pablo.

Ótima fase

O álbum “Na Veia” deu origem ao DVD “Na Veia Tour” lançado em 2011. O trabalho deu resultado emplacando um hit atrás do outro nas rádios de todo o país. Os singles – “Na Veia”, “Chantilly”, “Exagerado” e “Amor de Chocolate” – literalmente estão na boca do povo. ”Meu Corpo Quer Você”, um dueto com Preta Gil, atualmente, faz parte da trilha sonora da novela das nove na rede Globo, Salve Jorge. Além disso, recentemente, o cantor lançou o videoclipe da música “Se Joga” (Naldo/Fat Joe), gravado nos Estados Unidos e com participação internacional do rapper Fat Joe. O astro americano que já gravou com quase todas as estrelas no gênero como Ja Rule, Chris Brown, Kenye West e Little Annie conheceu Naldo em Miami e logo ficaram amigos. Aproveitando o sucesso, o artista passou a visar a carreira internacional, gravando ultimamente até música em espanhol. Seu grande sucesso, o hit “Amor de Chocolate” esteve entre as dez músicas mais baixadas no Itunes desde o início do ano, mostrando que o som e o molejo desse cantor de funk melody caíram de vez no gosto da moçada.

www.outdoorregional.com.br | 17


MODA MASCULINA

Por: Gabriela Barreto g-barreto@ outdoorregional.com.br

Estampas fotográficas Moletom

As camisetas com estampas são despretensiosas, divertidas Peça é a cara da estação e alegres, marcam o verão masculino e invadem o outono

Com o Outono, as temperaturas tendem a baixar. E para entrar no clima do outono-inverno nada como um bom moletom, peça indispensável no guarda-roupa tanto dos Paisagens, desenhos, meios de locomoção e feições despohomens como das mulheres. jadas estão entre as principais estampas nas camisetas masculinas em 2013. Diversas marcas nacionais e internacionais apostaram suas coleções nas estampas fotográficas, como Mas se engana quem pensa que a peça serve apenas para Dolce & Gabbana, Kleinhá e amuito descolada Eleven Paris.de Dosser ficar em casa. O Calvin moletom tempo deixou coqueiros aosbásica personagens célebres, as t-shirts masculinas traaquela peça do cotidiano para fazer parte do figurino zem consigo ares de passeio em locais turísticos e veraneio. constante e moderno do público masculino. Ele é como o velho e bom jeans, nunca sai de moda e serve de peça tradicional no armário de qualquer homem. Por Como aderir marcas a nova tendência? Versáteis e muitoQuick democráisso, diversas como Mormail, Billabong, Silver, ticas, as t-shirts são peças-chave em qualquer guarda-roupa Abercrombie, Hollister e GAP passaram a produzir moletons masculino, por muito apresentar vários modelos diversas cadiversificando os modelos e estilos,com abrangendo não racterísticas as estampas fotográficas podem ser aliadas às só o público ejovem, mas também a maioridade. produções casuais, quando combinadas ao tradicional jeans Assim como a praticidade e o conforto, o preço também ou calças e bermudas de sarja. Também podem ser combinaé outro atrativo em questão aos moletons. Desde os mais das aos mocassins, tênis, sapatênis, calçados abotinados modernos aos mais simples e confortáveis, a peçae os fica modernos chinelos. Sobreposições peças, cintos e outros muito bem com jeans, tênis ou de sapatênis. O diferencial adereços ser adotados a composição. fica por podem conta dos modelospara comcompletar capuz, que sempre dão As camisetas invadiram o espaço masculino e ganhaum toque a mais no visual. ram o fanatismo dos homens, por sua característica despojada e moderna. Há quem se oponha e diga que moletom é para os “moleques”, mas nada como a transição entre os jovens e os adultos para reparar que a peça é universal, agrada a maioria, principalmente pela praticidade e conforto. Os tão antigos/atuais moletons remetem ao conforto, pois além de práticos e úteis para ocasiões informais, eles Democráticas a qualquer idade eSeja estilona abrangem a turma -dos esportistas de plantão. - Para uma composição mais social, aposte na corrida, no futebol, na malhação, no ciclismo oucamiseta no tênis, combinada a um tradicional jeansna e um moderno sapatênis o moletom é peça fundamental hora do exercício aliaPara as ocasiões casuais, use as estampas fotográficas do ao frio do inverno. combinadas a bermudas sarja, mocassins ou chinelos O que pode parecer o maisde simples e básico pode se tornar um aliado da moda neste inverno. Destacam-se os modelos de cores fortes, como o azul marinho e o vermelho queimado, passando pelo preto tradicional ao cinza-

Peça coringa

Como usar

Para todos

28 18 | www.outdoorregional.com.br

-mescla com capuz que, combinados a um belo jeans e um sapatênis informal, apresentam um ótimo visual aos dias mais frios.

-Aposte nos modelos com capuz -Combine o moletom a um belo tênis Osklen, por exemplo -Invista nos tons de azul marinho e vermelho


www.outdoorregional.com.br | 19


MODA FEMININA

20 | www.outdoorregional.com.br

Por: Gabriela Barreto g-barreto@ outdoorregional.com.br


Há algum tempo as estampas que remetem o estilo barroco, movimento que surgiu na Itália, estão fazendo a cabeça das mais antenadas no mundo da moda, blogueiras e famosas. O movimento virou moda quando grifes da alta costura, como Alexander McQueen, Prada e Dolce Gabanna inspiraram suas coleções nesse estilo, criando estampas e texturas barrocas.

O estilo

No Brasil, diversas marcas já apostaram nesta tendência para o outono-inverno 2013, como as populares fast-fashion Riachuelo e Renner. Foi em 2011 que a Prada trouxe referências que remetessem ao barroco, apresentando um grande contraste ao bem e o mal, a pureza e o pecado, o céu e a terra, a vida e a morte, a alegria e a tristeza, Diabo e Deus. Compunha assim looks mais sofisticados, dando ênfase ao dourado dos detalhes. O Barroco teve início como movimento artístico no contexto de abertura econômica, entre luta de classes so-

ciais e crises religiosas, iniciando o fechamento político e dando gosto às realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições que se traduz na moda nas estampas, com sobreposições e mistura de materiais. Já para o termo “Barroco” se emprega o significado de pérola irregular, que mostrava como as pessoas do Ocidente se sentiam naquele momento, oprimidas, pois mesmo que fosse possível enriquecer através do suor do trabalho, isto não lhes traria prestígio social, que já era delimitado apenas à nobreza de sangue.

Como usar

Para entrar na moda barroca, invista em cores sóbrias, um belo salto alto e acessórios ricos em dourado. Isso deixará a produção mais elegante, exigindo assim ocasiões mais formais. A tendência mostra a riqueza nos detalhes, com um ar Europeu, dando ênfase ao preto e ao dourado, sofisticando as roupas e acessórios. As unhas também entram na tendência, destacando-se unhas metálicas em dourado e prata.

-Aposte em produções combinadas ao preto, dourado e vinho -Abuse do salto alto nas composições de look estilo barroco -Invista em unhas metálicas douradas e prateadas

www.outdoorregional.com.br | 21


ENSAIO

Modelo: Vanessa Lopes Fotos: Luciana Guimarães Edição de Imagens: Bruno Vieira Veiga de Oliveira Styling: Livia Barros e Rodrigo Bezerra Cabelo e Maquiagem: Alexander Carriel Local: Estação Ferroviária Santo Antônio - Iperó Agradecimento: Sapatos - Stillo Donna (15) 3263 - 2149 22 | www.outdoorregional.com.br


Camisa militar, calça skinny camuflada e colar crucifixo com cristal

www.outdoorregional.com.br | Rosa Chic - Av. Ver. José Ângelo Biagioni, 660, Loja 06, Boituva Park Shopping, Centro, Boituva/SP - (15) 7836 - 4400

23


Jaqueta de couro com aplicação de tachas, regata básica e shorts boyfriend camuflado

24 | www.outdoorregional.com.br

Madame Filó - R. Cel. Eugênio Motta, 398 - A, Centro, Boituva/SP - (15) 3363 - 2795


Camisola animal print com babado em tule e hobby de poliamida

Madame Fil贸 - R. Cel. Eug锚nio Motta, 398 - A, Centro, Boituva/SP - (15) 3363 - 2795

www.outdoorregional.com.br | 25


Top Cropped de paetê e saia de couro com detalhe em ziper

26 | www.outdoorregional.com.br

Livia Barros - R. Cel Eugênio Motta, 521, loja43, Shopping Villa D’ouro, Centro, Boituva/SP - (15) 3263 - 4347


Top cropped manga longa, colete de pele, calça sarja resinada, colar várias voltas com crucifixo e pulseiras de cristal

www.outdoorregional.com.br | Livia Barros - R. Cel Eugênio Motta, 521, loja43, Shopping Villa D’ouro, Centro, Boituva/SP - (15) 3263 - 4347

27


Blazer alfaiataria com detalhe em couro, regata seda e saia couro

28 | www.outdoorregional.com.br

Empório Joaquina - Av. Ver. José Ângelo Biagioni, 660, Loja 16, Boituva Park Shopping, Centro, Boituva/SP


Bota couro com corte a laser Carmen Steffens e relógio dourado premium Carmen Steffens

www.outdoorregional.com.br | Stillo Donna - R. Cel Eugênio Motta, 521, loja40, Shopping Villa D’ouro, Centro, Boituva/SP - (15) 3263 - 2149

29


BELEZA

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Se joga!

No começo do mês a marca [quem disse, berenice?], que pertence ao grupo Boticário, lançou a tão esperada loja virtual! Nas primeiras semanas, somente pessoas que se cadastraram previamente puderam acessar e fazer suas comprinhas. Entretanto, agora o site já está acessível para todos e, o melhor de tudo: com frete grátis! Dica: a coleção “Gabriela Mel e Pimenta” está demais! Vamos ficar de olho: www.quemdisseberenice.com.br

Superação e beleza

“Quimioterapia e Beleza”: é esse o nome da fanpage no Facebook criada pela ex-modelo Flávia Flores, diagnosticada com câncer no final de 2012. O projeto surgiu da vontade de desenvolver algo totalmente dedicado à autoestima de mulheres que estão passando por tratamento contra o câncer. Na página ela dá dicas de maquiagem, nutrição e lifestyle para mulheres que, assim como ela, estão passando pelo período de tratamento. A página também deu origem ao blog http://quimioterapiaebeleza.wordpress.com

Alice Salazar

Se você é fã de maquiagem e afins, com certeza já ouviu falar de Alice Salazar! A blogueira é famosa por fazer resenhas de uma infinidade de produtos e vídeos explicativos cheios de dicas ótimas, que já somam mais de 37 milhões de visualizações no Youtube. Agora, ela transformou as principais e mais valiosas técnicas em um livro de fácil entendimento, feito para mulheres da adolescência à maturidade. “Depois de ler esse livro, as mulheres deixarão de ser meio bonitas para serem superbonitas”, diz ela. “De bem com o espelho” possui 230 páginas e custa R$ 39,90.

30 | www.outdoorregional.com.br

Não se descuide!

Com o tempinho frio de outono, a atenção com a beleza precisa ser redobrada, pois o clima seco tende a maltratar muito a pele. Hidrate-a bastante e mesmo em dias nublados, não abra mão de um bom filtro solar. Recomenda-se também resistir aos longos banhos quentes e dar preferência aos mornos. Cuide-se!


www.outdoorregional.com.br | 31


DECORAÇÃO

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

No aconchego do outono Saiba como deixar sua casa mais convidativa aos dias frios Se existe uma coisa prazerosa de se fazer nestes dias frio de outono, é ficar no aconchego da nossa casa. E melhor ainda é quando ela está plenamente receptiva e harmoniosa, com a cara da estação. Para conseguir proporcionar isso, existem algumas coisas que você pode fazer, a fim de conseguir dar um toque especial e transformar os ambientes, deixando-os mais “quentes” para encarar o friozinho.

Cores

Segundo especialistas da área, as cores-tendência para a estação são o azul marinho e o marrom. Entretanto, para que essas cores não deixem o ambiente muito escuro, o importante é destacar os detalhes com tonalidades de cru, bege ou branco. Outra cor que também pode ser usada e que é a cara da estação é o ouro velho, que consegue dar um charme especial aos ambientes. Mas se seus cômodos já são na totalidade em tons claros, com o branco, e você não quiser ter o trabalho de pintar grandes extensões, pode inverter e colocar as cores escuras da estação nos detalhes. O efeito também será garantido!

Estofados e tapetes

Algo que pode deixar os sofás mais aconchegantes é o simples fato de dispor mantas sobre eles. Você também pode usar tecidos de tricô ou lã com estampas xadrez

As velas também aparecem como uma excelente opção, pois além de remeterem à estação, proporcionam aconchego e listradas, que não deixarão o ambiente pesado e surtirão o mesmo efeito de aconchego. Outra opção é fazer

32 | www.outdoorregional.com.br

Você pode guardar seus livros em cestas ou caixotes e integrá-los à decoração do ambiente

capas em tricô para as almofadas que ficam sobre o sofá, para remeter um pouco à estação. Os tapetes são muito importantes, para que nesse tempo você não precise pisar diretamente no piso gelado, além de deixarem o ambiente mais convidativo.

Detalhes

Vasos de vidros cheios de folhas secas são itens que podem ser usados na decoração de outono e prometem trazer muita beleza aos ambientes. As velas também aparecem como uma excelente opção, pois além de remeterem à estação, proporcionam aconchego. Se não quiser usar velas, invista em luminárias que, além de serem acessíveis, agregam muito ao cômodo, deixando-o rico em beleza.


www.outdoorregional.com.br | 33


EDUCAÇÃO

Por: Thássia Moro t-moro@ outdoorregional.com.br

Estudar

Matemática, sim! A importância da disciplina na vida escolar

A sequência de reportagens sobre “Por que estudamos as matérias obrigatórias durante nossa vida escolar?”, traz hoje uma das disciplinas mais odiadas e amadas pelos estudantes durante o período escolar: a Matemática. Mas mesmo sendo a vilã de muitos boletins, a matemática é junto com a língua portuguesa, uma das mais importantes matérias do currículo escolar, pois faz parte de quase todas as atividades do nosso cotidiano. Esse mês aprenderemos alguns dos inúmeros motivos para você se dedicar ao ensino da matemática!

Aprender a descobrir

Estudar matemática vai além de decorar fórmulas ou a tabuada, já que a criança bem incentivada aprende a raciocinar sem precisar ficar preso à “decoreba”, que muitos apontam como um dos motivos da disciplina não ser tão prazerosa. O poder do raciocínio proporciona que o aprendizado seja mais divertido.

A matemática pode não ser uma das disciplinas mais divertidas, mas é fundamental para que o sucesso na escola aconteça Ajuda a criar autonomia

Saber lidar com os números e compreender como alcançar os resultados certos em um exercício, por meio do raciocínio, faz o estudante ter sua própria autonomia. Saber lidar bem com os números na infância e adolescência faz com que na vida adulta a tarefa de lidar com as contas seja mais fácil.

Aumenta a concentração

Resolver atividades matemáticas exige um grau de concentração muito elevado, dessa forma, aprender a se concentrar para realizar um exercício da disciplina auxilia na concentração durante as tarefas das outras matérias. Por isso, matemática é uma das disciplinas essenciais durante toda a vida escolar.

34 | www.outdoorregional.com.br

Estudar matemática vai além de decorar fórmulas ou a tabuada

Esforço recompensador

Aprender matemática é tão difícil quanto aprender a ler e a escrever, por isso, a dedicação e o esforço são necessários para que o aprendizado seja bem aproveitado. A matemática pode não ser uma das disciplinas mais divertidas, mas é fundamental para que o sucesso na escola aconteça. Se esforçar para aprender a raciocinar e a lidar da melhor maneira possível com os números ajudará para que o período escolar seja positivo em todos os segmentos e que seu esforço durante as tarefas seja recompensador no futuro. Por isso, pais, professores e alunos, estudar matemática é fundamental, então, mãos à obra! Fonte: Educarparacrescer.com.br


www.outdoorregional.com.br | 35


SOCIAL

02

01 – Vitor e Amanda 02 – Fabricio e Débora 03 – Renata e Bruna 04 –Tassi e Henrique 05 – Adriana e Carol Thame 06 – Gil e Priscila 07 – Bruna 08 – Lais Gianotti e Felipe Mota 09 – Jhony, Letícia, Juliana e Fábio 10 – Bruno, Fernanda, Lucas e Bianca 11 –Carla, Gabriela e Eveline 12 –Wand, Letícia, Fábio e Amanda 13 -Amanda e Mari 14 – Aline e Samara 15 – Letícia e Gustavo 16 – Gisele e Guilherme Fotos: Patricia Pereira Manoel Miranda

36 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 37


SOCIAL

Fight! The Birthday 10 anos

01 – Tiago e Ciro 02 – Rafael e Rafael 03 – Jéssica e Alex 04 – Samuel, Anderson, Rodrigo e Cristiano 05 – Gustavo e Tatiane 06 – Bruna e Natália 07 – Bruno e Joice 08 – Amanda e Fred 09 – Fábio, Janaína, Francine e Bruno 10 – Julio e Tatiana 11 – Renata e Gabriel 12 – Sara e Gustavo 13 – Isabele e Eliane 14 – Elias e Tamiris 15 – Sabrina, Vanessa, Rodrigo e Gabriela 16 – Amanda, Darlison e Natália

Fotos: Patricia Pereira

38 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 39


SOCIAL

01

Coquetel de Aniversário Madame Filó 01 - Elizabeth, Val, Valdete, Suzi e Hellen 02 - Val e amigas 03 - Ana e Cristiane 04 - Luciana, Val e Silvana

1ª Noite da Pizza do Portal dos Pássaros 05 – Ivone, Fábio e Célia 06 – Gisele, Wagner, Ricardo e Vanessa 07 – Zaneratti e Elisa

Dias das mães do Colégio Anglo de Boituva 08 - Kiara Terra, Angela Baggio e Simone Leite 09 - Laura, Anna Clara e Jordana

Fotos: André Maffeis Rafael Pereira Colégio Anglo Boituva

40 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 41


SOCIAL

em parceria com:

B-Day Grupo à Vera 01 – Mariane e Felippe 02 – Bruna e Bruno 03 – Adriano e Amanda 04 – Gilmara e André 05 – Aline e Robson 06 – Caiala e Natacha 07 – Caroline Luchetta 08 – Mayara e Bruna

42 | www.outdoorregional.com.br


02

09 – Ana Beatriz 10 – Mayara e Henrique 11 – Fábio e Natália 12 – Morgana e Eduardo 13 – Nenê e Mariana 14 – Pâmela e Junior 15 – Taina Alves 16 – Ana Caroline

Fotos: Raphael Chespkassoff Manoel Miranda

www.outdoorregional.com.br | 43


INFORME PUBLICITÁRIO

Prêmio Destaque Solidário Rotary Club de Boituva Entidade certificou empresas que contribuíram com campanha humanitária global O Rotary é uma associação de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços em suas comunidades e promovem a paz e boa vontade. Cerca de 32.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e regiões geográficas incentivam altos padrões de ética e implementam projetos humanitários de combate ao analfabetismo, à pobreza e à fome, bem como, de melhoria das condições de saúde e de proteção ao meio ambiente. Uma destas ações é o prêmio Destaque Solidário. Promovido pelo Rotary Club de Boituva, o evento é parte do escopo de erradicação global da Pólio Mieliete, chamado Polioplus. No início de maio, empresários de diversos segmentos receberam certificados em reconhecimento e agradecimento pela contribuição nas campanhas locais, regionais e mundiais do Rotary, promovendo assim, a evolução da qualidade nos serviços humanitários prestados.

Rotary Club de Boituva

Endereço: Rua Mário Grosso, 366, JD. Oreana, Boituva/SP Reuniões às quartas-feiras Contato: (15) 3263-5017

44 | www.outdoorregional.com.br


Agepar do Brasil

José Marcelo

Bradesco SA

Nova Corrente Indústria e Comércio

Pilão Automóveis

Glauri Ind. e Comércio de Produtos Agrícolas

www.outdoorregional.com.br | 45


Gmail Ind. e Com. de Produtos Metรกlicos

Aiontec Informรกtica

Madame Filรณ

Serralheria do Bezerra

Suely Bolos

Adega Toloi

46 | www.outdoorregional.com.br


Angela Maria Galli Construções

RK Ferragens

Foizer

Opus

Madeireira Mato Grosso

Aleixo Mineração

www.outdoorregional.com.br | 47


SOCIAL

Deck Bar e Restaurante 01 – Lígia, Edna e Simone 02 – Elaine, Mariana, Nina e Talita 03 – Natália e Douglas 04 – Kelly Andrade 05 – Maíra e Daniel 06 – Cidinha e Marisa 07 – Carlos e Marilza 08 – Francieli, Letícia e Daiana 09 – Edmar e Stefany

Fotos: Patricia Pereira

48 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 49


SOCIAL

em parceria com:

Rota 11 01 – Robson e Andressa 02 – Rodrigo Sanches e Juliana Mota 03 – Camilla e Samara 04 – Cintia Rodrigues e Eduardo Barreto

Sans Café 05 – Paulo Stek e Juliana Mortagua 06 – Alen e Maisi 07 – Luizinho e Carol

50 | www.outdoorregional.com.br


Conserto Beatles In My Life 08 – Dr. Toledo e Jussara 09 – Sabrina Aires 10 – Priscila 11 – Tatiane Zaneta e Daniel Lourenço 12 – Felipe 13 – Leticia e Marcos 14 – Taiami e Dafene

Fotos : Felipe Celino José Renato

www.outdoorregional.com.br | 51


CAPA

52 | www.outdoorregional.com.br

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br


“Talvez por ser um ávido colecionador de discos desde adolescente, gravar é o ápice da minha carreira, o momento mais inesperado, o grande motivo de fazer música”. Essa declaração do cantor já demonstra um pouco quão grande é seu amor por aquilo que o move: a música.

Primeiros passos e discos

Ed Motta despontou no cenário musical no final dos anos 80, como o vigoroso cantor do Conexão Japeri, se tornando uma sensação instantânea no circuito carioca de shows. No disco de estreia do grupo, “Conexão Japeri”, em 1988, Ed já levava ao sucesso músicas como “Manuel”, “Vamos dançar” e “Baixo Rio”, deixando claro que a carreira de sucesso estava apenas começando. Logo depois disso ele saiu do grupo e deu início à carreira solo, a qual já estava destinado desde o início. Em 1990 Ed morou em Nova York por um ano e descobriu o universo da música erudita e da MPB, fato que se refletiu em sua concepção musical desde então. De volta ao Brasil, em 1997, lançou o CD “Manual Prático para Festas, Bailes e Afins”, com repertório dançante e, e em 2000, apresentou o show “Músicas Antigas e Algumas Inéditas”.

www.outdoorregional.com.br | 53


Dois anos depois ele lançou “Dwitza”, o trabalho mais introspectivo de sua carreira. Já em 2005 ele surgiu com “Aystelum”, repleto de muita experimentação de estilos e sofisticação harmônica, marcas de sua personalidade musical. No ano de 2008 Ed inovou e lançou o seu primeiro disco inteiramente em inglês, chamado “Chapter 9”, onde também gravou todos os instrumentos. Ainda no mesmo ano lançou o álbum “Piquenique”.

Disco novo

Hoje, depois de quatro anos sem lançar nenhum álbum, Ed Motta desponta com “AOR”. As músicas do novo álbum foram letradas por Chico Amaral, que também participa tocando sax, Adriana Calcanhoto, Rita Lee (definida por ele como “diva do AOR brasileiro”), Edna Lopes e o argentino Dante Spinetta. Quando pergunto se é possível definir o disco em apenas uma frase, ele responde: “eu queria que ele tivesse a cara de que foi feito entre 1977 e 1982, o período de ouro do AOR. Se existisse máquina do tempo, eu seria um viciado”, se diverte o cantor. Sobre esse período sem nenhum lançamento, Ed diz que passou bastante tempo elaborando os temas e os arranjos de “AOR. “Depois, na gravação, a escolha do microfone certo para microfonar a bateria, por exemplo. Tudo foi muito meticuloso”, explica.

AOR

E o que significa? “Esse termo norte-americano inventado nas rádios nos anos 70, o “Album Oriented Rock” e também “Adult Oriented Rock”, tem diversas leituras e desdobramentos estéticos. Discos de funk, soul, música brasileira, argentina, francesa, italiana, reggae, etc, podem receber o tratamento AOR. O 54 | www.outdoorregional.com.br


“Earth Wind & Fire” é um dos grandes exemplos disso, uma lendária banda de soul/funk que passa pelas prateleiras do AOR por conta da alta precisão na produção”, explica o cantor. Ele ainda diz que o AOR é o que toca nas rádios adultas do Brasil inteiro e todo mundo adora, só não sabe que se chama assim. Segundo ele, existem algumas músicas que tocam na rádio até hoje e são símbolos do AOR, como: “Sailing” (Christopher Cross), “Sarah” (Starship), “It Hurts To be In Love” (Gino Vanneli), “Piano In The Dark” (Brenda Russel) e “Broken Wings” (Mr. Mister). “Eu adoro esse tipo de música desde sempre e o que faço tem muita relação com isso. Tanto que, no Japão, classificam meus discos como AOR”, completa. Ainda sobre o estilo, ele diz que o polimento sonoro é perseguido na cultura AOR, tanto quanto um baixo extremamente grave numa gravação de reggae, por exemplo. “A polidez no mundo da música pop é erroneamente associada à frieza, ao maneirismo. No AOR, o tecnicamente perfeito é virtude, assim como no jazz e na música clássica”, explica.

Fotos: Marcos Hermes

Planos

Ed Motta diz que o plano é trabalhar bastante nesse novo disco, tanto por agora, quanto num futuro próximo. E ele ainda dá uma dica de como ouvir ao estilo: “O modus vivendi e o imaginário AOR pedem uma camisa havaiana tipo Magnum PI, um mocassim sem meia à La Miami Vice antes de escutar esse disco, dentro de um carro conversível, passando por muitos coqueiros, pôr-do-sol, em passeios pelo Rio de Janeiro, Los Angeles, Miami, Havaí”. Mas no final das contas, mesmo sem nada disso, o novo disco vale a pena por si só!

www.outdoorregional.com.br | 55


ESPORTES

Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br

Pela primeira vez realizada no Brasil, a Copa das Confederações será um grande teste para seleção brasileira de Luis Felipe Scollari diante da sua própria torcida 56 | www.outdoorregional.com.br


O torneio

A Copa das confederações é uma espécie de laboratório - realizado um ano antes da Copa do Mundo – que serve para analisar as principais seleções do planeta no torneio em que reúne os campeões de cada continente. Este ano a competição será realizada no Brasil, atual campeão do torneio e país sede. As demais seleções são: Espanha (campeã europeia), Itália (vice-campeã europeia), México (campeão norte americano), Japão (campeão asiático), Taiti (campeão oceânico), Nigéria (campeã africana) e Uruguai (campeão sul-americano). Realizada desde 1997, a primeira edição da Copa das Confederações foi na Arábia Saudita, com o Brasil sendo campeão em cima da Austrália com uma sonora goleada de 6x0 na final. Em 1999, o México, jogando em casa, venceu a competição em cima da seleção brasileira num jogo muito movimentado, com o placar final de 4x3. A partir de 2001, o torneio passou a anteceder a Copa do Mundo, com o mesmo anfitrião na Copa das Confederações. Japão e Coreia do Sul sediaram e a campeã foi a França, repetindo o feito em 2003 jogando em casa, última edição de um país que não sediaria o mundial. Em 2005 na Alemanha e 2009 na África do Sul, deu Brasil de novo.

Confiança verde e amarela

Pela segunda vez Luis Felipe Scollari tem o desafio de trazer mais uma Copa do Mundo para o Brasil. Por isso,

a Copa das Confederações possui um papel fundamental para a comissão técnica avaliar e montar um grupo bastante competitivo para o mundial. Felipão mesclou juventude e experiência na seleção. A média da equipe é de 26 anos, que conta com um ataque rápido e jovem e uma defesa consistente e com mais idade. David Luiz, Thiago Silva, Daniel Alves e Marcelo compõem o setor que está encarregado de evitar os gols, sem falar do veterano goleiro Julio Cesar, titular da seleção de Dunga na última Copa do Mundo. O meio campo traz a versatilidade do Hernanes e a garra do cão de guarda gremista Fernando. O ataque composto por Neymar e Fred ainda conta com Lucas e Leandro Damião como opções. A grande ausência desta seleção é o Ronaldinho Gaúcho, que fez um primeiro semestre brilhante com a camisa do Atlético Mineiro, mas não superou a tradição do Felipão de sempre barrar um jogador aclamado pela nação brasileira e imprensa. O grupo está formado e tem uma responsabilidade enorme, que é trazer o caneco em pleno Brasil. Pressão? Sempre existiu e não é jogando em casa que vai deixar de existir, então, cabe aos jogadores suar a camisa e honrar as cinco estrelas bordadas no peito. Quanto a nós torcedores, só nos resta a esperança do retorno da magia da cor verde e amarela reinando no mundo do futebol. Boa sorte, Brasil!

www.outdoorregional.com.br | 57


SAÚDE

58 | www.outdoorregional.com.br

Por: Dr. Marcelo L. Galvão m-galvao@ outdoorregional.com.br


A notícia de uma gravidez, na maioria das vezes, é um momento de muita alegria tanto para o casal como para todos os entes queridos. Mas a futura mamãe deve tomar alguns cuidados durante todos os nove meses desta gestação. Desde 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas – fez um balanço e criou algumas metas para até 2015 a população se organizar e mudar algumas atitudes. Foi chamada aqui no Brasil de “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. Nessa matéria, iremos levantar a bandeira para o “jeito número 8 – Melhorar a Saúde da Gestante”, devido dia 28 de maio ser celebrado o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna.

Mudança no corpo

Durante a gestação, não é só a barriga da mãe que muda. Várias alterações no organismo ocorrem e levam à mudança de humor, enjoo, cólica, alterações de paladar e olfato, sono, indisposição, inchaço, dificuldade respiratória, manchas na pele (melasma) incontinência urinária, prisão de ventre, refluxo, azia... Ufa! Mas é lógico que não irão apresentar todos esses sintomas e a maioria pode ser minimizada com alguns cuidados.

Aonde mora o perigo

Além das mudanças descritas, outras alterações que o corpo sofre no período gestacional comprometem a vida. Sem acompanhamento médico, fica impossível ter uma gestação tranquila, tanto para a saúde da mamãe como para o bebê. Um pré-natal bem feito garante saúde para ambos e nos casos de algum diagnóstico, possibilidade de realizar um tratamento. As quatro maiores preocupações são: • Pressão alta: durante os dois primeiros trimestres da gravidez a pressão normalmente tem uma pequena queda e volta ao normal no último trimestre. Porém, quando alguma proteína do bebê cai na corrente sanguínea da mãe, o sistema imunológico dela entra em alerta. Metade da carga genética do filho é do pai e “essa” parte é estranha para o corpo da mãe. Então, os vasos sanguíneos se contraem e aumenta a pressão. Pressão 14x9 é grande chance de ser hipertensão. Quando essa hipertensão ocorre só na gestação,

chama-se de pré-eclampsia. O grande problema é quando leva a uma convulsão ou coma (eclampsia). É a maior causa de mortalidade materna no Brasil. • Infecções: na fase gestacional ou puerperal (após o parto) são relevantes as infecções no trato geniturinário, infecção ovular, tromboflebite pélvica séptica, pneumonia, endometrite puerperal e pielonefrite aguda. A cesariana também é uma grande porta de entrada para infecções que podem levar à morte. • Aborto: como essa prática é proibida no Brasil (exceto em casos de abuso sexual, risco de morte à mãe ou feto anencéfalo), muitas mulheres acabam procurando esse recurso em clínicas clandestinas, na maioria vezes, sem condições higiênicas para qualquer tipo de procedimento. Pode resultar em perfurações abdominais, infertilidade ou óbito. • Hemorragia: no primeiro mês podem aparecer traços de sangue na calcinha devido à fixação do embrião no útero. Depois dessa fase, sangramentos ocorrem caso haja gravidez ectópica (fora do útero), placenta prévia (placenta se fixou na parte errada do útero), descolamento da placenta entre outras. Em todos os casos, o médico deverá ser procurado imediatamente. Também pode ocorrer grande hemorragia durante o parto, porém já haverá assistência de equipe médica. Outras causas também podem ser relevantes como cardiopatias, obesidade e acidente vascular encefálico e morte sem assistência médica. O pré-natal é de grande importância e é garantido pelo SUS (pelo menos seis consultas), desde a primeira consulta até antes do parto. E nunca tome qualquer medicação sem o comunicar seu médico obstetra.

www.outdoorregional.com.br | 59


TECNOLOGIA

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Há uma luz no fim do MSN Se você ainda não conseguiu se adaptar ao Skype, existem outras opções

E enfim, no final do último mês, o MSN disse adeus. Os usuários tiveram que migrar definitivamente para o Skype a fim de continuar utilizando a rede da Microsoft para conversar com seus contatos. Entretanto, apesar do Skype dar total suporte aos antigos contatos do MSN, tanto com mensagens instantâneas, quanto conversas com vídeo e voz, muitos são aqueles que optaram por não serem adeptos dele. Mas e aí? Há solução? Sim, existem já alguns programas que se mostram alternativas para os órfãos do MSN. Conheçam alguns:

aMSN

É praticamente um clone do MSN, portanto, talvez seja a melhor opção para quem não consegue abrir mão da interface do Messenger. Inicialmente ele foi criado para o Linux, mas hoje já apresenta versões para Mac e PC rodando Windows.

existem já alguns programas que se mostram alternativas para os órfãos do MSN eBuddy

Esta alternativa já é popular, pois muitos já a usavam pelo fato de que o aplicativo não precisa ser instalado no computador, ou seja, sempre foi uma boa alternativa para usar no computador do trabalho, por exemplo. O diferencial é que, além do MSN, o eBuddy oferece suporte para outros comunicadores online, como Gtalk e o chat do Facebook.

Outlook.com

É um serviço de e-mail oferecido pela própria Microsoft, que já traz embutido uma ferramenta de mensagens instantâneas com os contatos do MSN. 60 | www.outdoorregional.com.br

o eBuddy oferece suporte para outros comunicadores online, como Gtalk e o chat do Facebook

Trillian

Este programa possui um visual bem moderno e aceita diversos outros serviços de bate-papo. Outro atrativo é o fato de permitir a integração também das redes sociais, com acesso ao Facebook, Twitter, LinkdIn e Foursquare. Ele possui a versão gratuita e outras duas versões pagas, livre de propagandas e com a opção de guardar históricos.

Nimbuzz

Possui um visual bem simples, mas está disponível para Pcs, Mac, tablets e smartphones. Seu papel vai além das mensagens instantâneas e possui a opção de acesso online, sem necessidade de instalação. Também é possível fazer chamadas em voz e vídeo, sendo que, adquirindo crédito, pode-se fazer ligações internacionais a baixo custo.


www.outdoorregional.com.br | 61


GAMES

Desenvolvedora: Dontnod Entertainment Editora: Capcom Plataformas: Xbox 360/PS3/PC Lançamento: 04/06/2013

62 | www.outdoorregional.com.br

Por: Rafael Barbosa r-barbosa@ outdoorregional.com.br

“Dê-me uma memória para manipular e eu mudarei o mundo”


O sexo feminino continua sendo um tabu no mundo dos games. Mesmo que personagens como Lara Croft, Samus Aran e Jill Valentine tenham conquistado grande notoriedade entre os gamers, introduzir personagens femininos como protagonistas em jogos ainda parece ser algo que a indústria acha difícil aceitar. A Dontnod Entertainment sentiu isso na pele ao apresentar seu jogo para possíveis editoras, que rejeitaram o projeto unicamente por trazer uma mulher no papel principal. Isto é, até que o game foi apresentado à Capcom, que acreditou na ideia de um game que promete trazer conceitos nunca antes visto no mundo dos games.

História

“Remember Me” se passa em Neo Paris, no ano de 2089. O mundo é uma distopia, regida por um estado de vigília que tenta monitorar seus habitantes 24 horas por dia. Não existe mais intimidade ou privacidade e nem mesmo a mente das pessoas está livre de vigilância, pois suas memórias podem ser digitalizadas e vistas por outros indivíduos. Como as memórias de uma pessoa importante podem valer uma fortuna, surgiram os “Memory Hunters”, figuras especializadas em roubar lembranças e vendê-las para quem pagar mais. É aí que conhecemos Nilin, uma caçadora de memórias que tem um grande diferencial em relação a seus “colegas de profissão”, sendo capaz não apenas de roubar memórias, mas também de alterá-las.

O poder de uma lembrança

Agora imagine as consequências que uma memória alterada poderia trazer à vida de uma pessoa. Durante uma demonstração do game, vimos Nilin entrar na memória de um homem que precisava ser eliminado. O indivíduo havia acabado de se separar e ao visitar sua mente, pudemos ver

a lembrança do exato momento em que sua esposa o havia deixado. Usando as habilidades da heroína, o jogador alterou alguns detalhes que mudaram completamente o desfecho da memória, fazendo com que o homem, ao invés de ser abandonado, matasse a própria mulher. Claro que o indivíduo não havia realmente assassinado ninguém, mas como agora se lembrava de ter feito isso, foi consumido pela culpa e acabou se matando.

O jogo

Segundo a desenvolvedora, utilizaremos esta habilidade de manipular lembranças durante diversos momentos do game, alterando as memórias do modo que acharmos mais convenientes pra obtermos os resultados que desejamos. Mas este incrível poder também está ligado a outros aspectos do game. Durante os combates, Nilin pode usar suas habilidades para atordoar ou nocautear inimigos, porém, isto não quer dizer que estas sejam todas as armas que a garota tem a seu dispor, afinal ela também é uma exímia artista marcial. Segundo a desenvolvedora, o jogo oferece quatro “árvores de combos” que podem ser personalizadas com diversos tipos de ataques que são desbloqueados conforme o avanço no jogo, o que pode gerar uma variação de mais de 50 mil tipos de ataques combinados. “Remember Me” promete trazer conceitos nunca antes vistos, além de diversas características que já se tornaram padrão nos jogos de ação, como a possibilidade de escalar estruturas como um especialista em parkour e os combates ágeis, repletos de ataques mirabolantes. A mistura promete agradar, em um jogo que se propõe a ir muito além de uma história com uma protagonista feminina.

www.outdoorregional.com.br | 63


TURISMO

64 | www.outdoorregional.com.br

Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br


A cidade

Serra Negra tem 184 anos e está localizada ao norte do estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. É considerado oficialmente um dos 11 municípios paulistas como estância hidromineral por cumprir determinados pré-requisitos estabelecidos por lei estadual. É conhecida como “Cidade da Saúde” pela qualidade terapêutica de suas águas minerais e as inúmeras fontes de acesso público espalhadas pela cidade, além da pureza do ar na região serrana. Sua população alcança aproximadamente 27 mil pessoas e sua economia gira em torno do turismo, com grande destaque para vasta rede de hotéis, seguido da agricultura e da extração de águas minerais. Embora seu destino seja mais procurado pelos turistas durante o inverno, quando o comércio de malhas e artigos de couro está em alta, as demais atrações da cidade podem ser aproveitadas o ano todo.

Para relaxar

O que vem à mente quando se pensa em relaxar? Serra Negra responde essa pergunta oferecendo várias opções. A cidade, que já foi muito procurada para ser destino de Lua de Mel entre os casais dos anos 60, 70 e 80, hoje é um point de relaxamento. O lugar mais apropriado para relaxar é o Balneário Municipal de Serra Negra. O complexo oferece banhos de imersão, banho de pérola e banho de turbilhão, que prometem deixar o turista novo em folha.

As duchas, saunas, fisioterapia e massagens completam a programação do Balneário. Outra opção bastante bem-vinda é o Parque das Fontes. Com três fontes de água mineral radioativa, trilhas para caminhada, mirante, lago e concha acústica, o visitante sai pronto para voltar à dura rotina de semana de trabalho.

Diversão e aventura

Para quem não está nem um pouco a fim de descansar, Serra Negra também apresenta atrações interessantes. Para ver o Cristo Redentor não é necessário ir até o Rio de Janeiro. Serra Negra também tem o seu, com 18 metros de altura e localizado a uma altitude de mil metros. A estátua atrai os olhares de turistas de todo país. O transporte para chegar até o monumento é feito através de teleférico, uma atração a mais para quem adora uma vista panorâmica. O trajeto dura 15 minutos. Se a ideia for gastar energia, o Rancho Radical é o destino mais apropriado, já que é repleto de modalidades de aventura tanto para a criançada como para os adultos, como circuitos de arvorismo, tirolesa aérea e aquática, paredão de escalada e diversas trilhas. A cidade também apresenta opções para quem curte a night, com bares, casas noturnas e boates instaladas no centro da cidade, que garantem a balada dos apreciadores. Opção para vários gostos é o que não falta! E você? Vai ficar aí parado?

www.outdoorregional.com.br | 65


AUTOS

Por: Bruno Monteiro b-monteiro@outdoorregional.com.br

New Fiesta

Com novo motor e câmbio automatizado de dupla embreagem, o New Fiesta invade o segmento de hatches compactos no Brasil

Produzido no Brasil

O lançamento do New Fiesta, antes fabricado no México, agora firma compromisso com a indústria brasileira e a modernização da fábrica em São Bernardo do Campo, que recebeu amplo investimento em equipamentos e aprimoramentos para a produção do veículo. Operada pela Ford desde 1967, a planta de São Bernardo do Campo teve sua área de carroceria ampliada para 310 máquinas e a montagem final ganhou um novo sistema de transportadores aéreos. O controle de qualidade também foi reforçado com sistema à prova de erros, que avisa se alguma etapa for realizada fora do padrão. No New Fiesta, a tecnologia está presente em vários detalhes do veículo. A montadora traz cinco opções para quem optar pelo modelo. São eles: New Fiesta S 1.5 16V, SE 1.5 16V, SE 1.6 16V, SE 1.6 16V Powershift e New Fiesta Titanium 1.6 16V. O motor Sigma 1.6 TiVCT, por exemplo, é um dos grandes destaques, oferecendo alto rendimento, tanto com etanol quanto com gasolina, graças à tecnologia Flex. Outra opção é o motor Sigma 1.5 Flex, com partes feitas em alumínio e maior relação de potência por cilindrada.

Unindo desempenho, dirigibilidade, conforto e economia, o New Fiesta deixa bem claro aos consumidores que não economiza em tecnologia Características

Os dois motores do New Fiesta trazem o sistema de partida a frio, o Ford Easy-Start, que evita o uso do reservatório de combustível e garante boa eficiência na ignição. 66| www.outdoorregional.com.br

O carro foi um dos únicos do segmento a receber quatro estrelas pelo Latin Ncap

O carro foi um dos únicos do segmento a receber quatro estrelas pelo Latin Ncap. Além de ser um dos poucos modelos compactos a oferecer transmissão automática, o New Fiesta apresenta outro diferencial: é o único equipado com PowerShift, transmissão automática sequencial de seis velocidades e dupla embreagem, oferecendo uma experiência superior ao condutor que, junto à direção elétrica, torna a condução bem mais suave. Unindo desempenho, dirigibilidade, conforto e economia, o New Fiesta deixa bem claro aos consumidores que não economiza em tecnologia. Outro trunfo é a carroceria, composta por carbono e aços ultra reforçados, garante maior proteção para motoristas e passageiros. Seja para curtir o interior do carro ou provocar o motor numa longa estrada, o “fiestinha” não se mostra nada preguiçoso.


www.outdoorregional.com.br | 67


FINANÇAS

Por: Fábio Sanqueta f-sanqueta@ outdoorregional.com.br

COPOM e Relatório Focus: O papel e diferenças desses dois importantes indicadores econômicos Diariamente nos deparamos com notícias no mercado econômico em função principalmente desses dois “relatórios” divulgados na imprensa através do Banco Central e Governo. Muitas pessoas não sabem o que significam e quais suas funções para com a economia brasileira.

Relatório Focus

Também conhecido por pesquisa Focus, é a forma com que os agentes financeiros – bancos, corretoras e outras instituições cadastradas no sistema do BC – ‘conversam’ com o Banco Central. Essa pesquisa é feita semanalmente pelo BC para saber o que os agentes esperam dos principais indicadores da economia, principalmente os de inflação. Divulgada sempre às segundas-feiras, a pesquisa Focus é importante para o BC poder acompanhar de perto as expectativas do mercado, que são uma das bases do sistema de metas para a inflação, adotado pelo país desde 1999. Nesse sistema, o BC se compromete com uma meta de inflação definida pelo governo para o ano, respeitando uma margem de tolerância para cima ou para baixo. No Brasil, quem define essa meta é o Conselho Monetário Nacional (CMN), ligado ao Ministério da Fazenda e composto pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, além do presidente do Banco Central.

O objetivo das mudanças nos juros é manter a inflação sob controle, ou seja, cumprir a meta de inflação para o ano Comitê de Política Monetária

Foi criado em 1996, com a intenção de preparar o mercado para um aumento/queda na taxa de juros, se tornando mais transparente e não uma “bomba”, dependendo do cenário. É formado pelo presidente e os diretores do Banco Central, que se reúnem a cada 45 dias para fixar a taxa básica de juros, a Selic. 68 | www.outdoorregional.com.br

Também conhecido por pesquisa Focus, é a forma com que os agentes financeiros – bancos, corretoras e outras instituições cadastradas no sistema do BC conversam com o Banco Central

O objetivo das mudanças nos juros é manter a inflação sob controle, ou seja, cumprir a meta de inflação para o ano. A decisão do BC sobre os juros é soberana e não precisa de aprovação do presidente da República nem do ministro da Fazenda. Já a meta de inflação é fixada pelo governo. As reuniões do Copom dividem-se em dois dias, sendo a primeira sessão numa terça-feira e a segunda no dia seguinte. Faz parte do COPOM a Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil (o presidente do BC mais oito diretores). Também participam, apenas no primeiro dia da reunião, os chefes de alguns departamentos do Banco Central e alguns assessores, mas que não têm direito a voto.


www.outdoorregional.com.br | 69


DIREITO

Por: Bruno Fernandes b-fernandes@ outdoorregional.com.br

Pobre criança! Até que ponto diminuir a idade penal seria a solução?

Nosso ordenamento pátrio é uníssono ao delimitar a idade mínima para imputação de responsabilidade penal, 18 anos, seja pelo texto trazido em nossa Constituição Federal, lei máxima de nosso sistema jurídico, seja pelo Código Civil ou por legislação especial, como o caso do Estatuto da Criança e do Adolescente. Contudo, muito temos ouvido falar sobre a necessidade de redução da maioridade penal. Mas seria esse o procedimento adequado para diminuir um problema que nos aflige há tanto tempo?

O fato

A maioridade penal estipulada no Brasil acompanha a maioria dos demais países. No entanto, alguns outros, como a Inglaterra (12 anos) e Estados Unidos (variável), tal idade está bem aquém da nossa. Seria isso garantia de redução da violência? Tal questão, se considerada com intuito de diminuição da criminalidade, estará fadada ao fracasso, pois estaríamos traçando um caminho totalmente inverso, onde apenas vislumbrada seria uma tremenda inversão de valores. Tem-se sim, o interesse da redução da maioridade penal, um fundado fim social, se analisado ao foco da responsabilização de “menores infratores”, que por óbvio, não podem continuar saindo

Violência se diminui com educação, a médio e longo prazo. De nada adiantará aumentar a abrangência de nossa lei penal, se para reeducar, temos um sistema prisional falido de forma praticamente ilesa às atrocidades que vêm cometendo, respaldados pelas vestes da minoridade. 70 | www.outdoorregional.com.br

Tal questão, se considerada com intuito de diminuição da criminalidade, estará fadada ao fracasso

A solução

Violência se diminui com educação, a médio e longo prazo. De nada adiantará aumentar a abrangência de nossa lei penal, se para reeducar, temos um sistema prisional falido, que forma na grande maioria das vezes criminosos ainda mais violentos, ao invés de dar a eles um novo rumo. É necessário, antes de partimos para a punição, mostrar como fazer; dar chances e oportunidades a todos, principalmente aos menores. Para isso, mais uma vez, a solução está nas mãos do povo, ou seja, em nossas mãos. Cabe a nós a solução dos problemas de nosso país, que se dará quando aprendermos a votar e escolher políticos honestos e competentes para nos representarem. Se assim não agirmos, não adiantará de nada prender um garoto de 12 anos ou reclamar que o Brasil não tem mais jeito!


www.outdoorregional.com.br | 71


POLĂ?TICA

72 | www.outdoorregional.com.br

Por: AC Rezende ac-rezende@ outdoorregional.com.br


Uma batalha pela votação da MP dos Portos, considerada essencial para haver uma modernização no setor portuário brasileiro, um dos mais lentos, morosos e onerosos do mundo, colocou as entranhas do atual sistema de governo para fora. Desde o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1995, o país é, via de regra, governando à base de Medidas Provisórias.

Solução?

Aplicar uma Medida Provisória, colocando o tema à frente de outros importantes temas a serem apreciados pelos congressistas e travando as votações no Congresso. A MP, que tem prioridade sobre outras matérias em sua tramitação, acabava sendo um porto seguro para o andamento das ações do Executivo Federal. O PT e seus aliados reclamavam. Diziam FHC um ditador que impunha sua vontade goela abaixo das “ultrademocráticas votações do Congresso Nacional”, que, se esperadas, manteriam o Brasil na Idade Média. Veio Lula em 2003. O quadro simplesmente se manteve inalterado. Congresso engessado por discussões intermináveis, mantendo temas importantíssimos no rol daqueles que jamais seriam discutidos o bastante para ter uma solução definitiva e permitir ao governo dar andamento em ações essenciais. Solução? Medida Provisória! Em seu governo, Lula publicou mais medidas provisórias do que FHC, as mesmas medidas que ele e seu partido tanto repudiavam.

E com Dilma?

Mesmo sendo um tema que é urgente, enviado ao Congresso como MP, o Governo Federal correu o risco de não conseguir modernizar o setor portuário, dado o funcionamento “toma-lá-dá-cá” do sistema político brasileiro, que se esconde atrás de uma pretensa “ordem constitucional democrática”.

Ou seja, enquanto a oposição argumenta que a matéria é importante demais para ser enviada como MP e aprovada no “afogadilho”, cobrando mais “democracia” por parte do Executivo Federal, a base aliada do Governo cobra “favores” para aprovar o texto (mais obras para uma região do Brasil, garantindo a reeleição de um deputado; aprovação de um projeto que favorecerá a imagem de outro; ou Deus sabe que outro tipo de “pedido” pode ser feito). Obviamente, não quer dizer que hoje haja qualquer nível de negociação ilegal envolvendo votações, mas sim que o sistema político atual favorece negociações que podem não ser tão interessantes ao mais elevado conceito de “democracia”.

Avaliações

Em entrevista no Palácio do Planalto, minutos após o encerramento da votação no Senado, as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino, comemoraram a aprovação do texto e disseram que os acordos feitos durante a tramitação serão mantidos. Quais acordos? Não se sabe ainda. Logo após o fim da votação no Senado, a presidente Dilma Rousseff telefonou para os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para agradecer o apoio das duas casas para a aprovação da medida. Na avaliação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, a aprovação da Medida Provisória (MP) 595, conhecida como MP dos Portos, pelo Congresso Nacional é fundamental para a competitividade do país. “O Brasil está pedindo um choque de competição”, diz Skaf, em nota. “A medida atende às reivindicações mais importantes dos setores produtivos: permite aumentar a oferta de operadores, promovendo maior concorrência e a consequente redução de custos portuários”.

www.outdoorregional.com.br | 73


ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO

Por: Paula Folim arq-const@outdoorregional.com.br

Oscar Niemeyer Arquiteto carioca é homenageado pelo artista Eduardo Kobra em um dos maiores símbolos da capital paulista O 104 anos de história de Oscar Niemeyer e suas obras espalhadas pelo mundo não são novidades para ninguém. Sua trajetória já foi apresentada através de livros, filmes e documentários. O arquiteto já foi homenageado de diversas formas, mas Eduardo Kobra resolveu surpreender!

A homenagem

O muralista e artista plástico diz que apesar de Niemeyer ser carioca e existir uma “rivalidade” entre São Paulo e Rio de Janeiro, ele o vê como um cidadão do mundo e, acima de tudo, um brasileiro presente na história da capital paulista, através de suas obras. No final de janeiro, mês de seu aniversário, a “terra da garoa”, conhecida como Selva de Pedra por seus inúmeros edifícios, foi presenteada com cores, dando vida ao coração financeiro da cidade.

os amantes de Arquitetura e Arte agora podem desfrutar de uma nova paisagem, diferente e original como era o Oscar Niemeyer

A obra é impactante e chama atenção pelas cores vivas e pela escala monumental

A obra

Um retrato de Oscar foi estampado na fachada lateral do edifício Ragi, na Praça Oswaldo Cruz, início da Avenida Paulista. A super pintura, finalizada com a ajuda de outros quatro artistas do “Studio Cobra”, já divide opiniões entre os admiradores do arquiteto e os que acham a homenagem um exagero. A obra é impactante e chama atenção pelas cores vivas e pela escala monumental. Com várias referências aos projetos de Niemeyer, o mural tem 52 metros de altura

74 | www.outdoorregional.com.br

por 16 metros de largura. Estão retratadas em meio à expressão do arquiteto as curvas de Pampulha, o Copam, o Museu Oscar Niemeyer e o Palácio do Planalto. A homenagem promete virar cartão postal e pode ser vista de diversos ângulos da cidade. Exagero ou não, em meio à correria diária, os amantes de Arquitetura e Arte agora podem desfrutar de uma nova paisagem, diferente e original como era o Oscar Niemeyer.


www.outdoorregional.com.br | 75


GOURMET

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Bolo de cenoura e nozes Que tal um bolo de cenoura diferente? Esta receita pode até lembrar um pouco aquela tradicional que todos nós conhecemos, mas a junção das cenouras com as nozes dará um toque todo diferente e proporcionará uma explosão de sabor! Aliás, é um ótimo acompanhamento para estas tardes frias de finzinho de outono.

Ingredientes 2 ovos 100 gramas de manteiga amolecida 100 gramas de açúcar amarelo 175 gramas de farinha com fermento 100 gramas de cenoura finamente ralada 100 gramas de nozes picadas Pitada de canela Raspas de um limão Açúcar em pó para polvilhar

Antes de qualquer outra coisa, ligue o forno a 180ºC

Junte a farinha e a cenoura, envolvendo bem com a ajuda de uma colher de pau. Por fim, adicione as nozes picadas

Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme liso e homogêneo

Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal e coloque a mistura dentro, tendo o cuidado de alisar com a ajuda de uma espátula

Adicione os ovos um por vez, batendo entre cada adição até estarem bem incorporados. Depois disso, coloque as raspas do limão e a pitada de canela, misturando bem 76 | www.outdoorregional.com.br

Abaixe a temperatura do forno para 170ºC e deixe o bolo no forno por cerca de 40 minutos. Depois disso, retire do forno e espere uns 5 minutos para retirar o papel vegetal. Para finalizar, polvilhe açúcar em pó quando o bolo estiver frio


www.outdoorregional.com.br | 77


PRATA DA CASA

Por: Thássia Moro t-moro@ outdoorregional.com.br

Thiago Silva e Alexandre A Prata da Casa reserva mais um espaço para o sertanejo da nossa região Que o sertanejo universitário está em alta na nossa região isso ninguém duvida, mas a constante presença de novas duplas talentosas é uma novidade positiva que nunca antes se encontrou por aqui. A Prata da Casa desse mês apresenta uma dupla nova e com muito talento para mostrar: Thiago Silva e Alexandre!

Quem são eles

A proposta dessa nova dupla é inovar o segmento sertanejo apostando na mistura de ritmos e na linguagem coloquial. O firme e marcante timbre de Thiago Silva comanda as canções, amparado pelo seu parceiro Alexandre. Com muita alegria, determinação e simpatia, juntos, eles vêm conquistando o público jovem trazendo um novo conceito no Sertanejo Universitário. Compositor, Thiago Silva, 26 anos, natural de Sorocaba, começou sua carreira artística em 2005, onde passou a se apresentar em várias casas noturnas no Estado, passando por vários estilos musicais e hoje encantando com seu carisma no Sertanejo Universitário. Alexandre, 22 anos, natural de Votorantim, começou com 13 anos na igreja a aprender as primeiras notas no violão. Logo após passou a se interessar por guitarra e assim foi despertando interesse pelo rock´n’roll. Com

As influências da dupla são diversas, passando pelo rock, sertanejo de raiz, até as duplas de mais sucesso atualmente o fim de sua última banda, resolveu mudar seu estilo, e então descobriu seu talento não só na guitarra, mas também na voz e embarcou no mundo do sertanejo universitário.

Diferenciais e planos

As influências da dupla são diversas, passando pelo rock, sertanejo de raiz, até as duplas de mais sucesso atualmente,

78 | www.outdoorregional.com.br

A proposta dessa nova dupla é inovar o segmento sertanejo apostando na mistura de ritmos e na linguagem coloquial como Fernando e Sorocaba e Jorge e Mateus. “Nossas músicas são diferenciadas, pois temos músicas agitadas e mais românticas, do arrocha ao romantismo”, comenta Alexandre. Além de cantar sucessos de artistas consagrados, a dupla possui várias composições próprias, sendo que a mais conhecida é “Estilo Panicat”, que faz sucesso nas apresentações. “Tanto eu, como o Thiago somos compositores, esse é um diferencial nosso. Outra versatilidade nossa é que nós dois fazemos primeira e segunda voz, isso inova um pouco do comum das duplas sertanejas”, afirma Alexandre. Em 2013 a dupla pretende gravar seu primeiro CD, pois mesmo com dois meses de estrada juntos, as oportunidades e a agenda lotada mostram que o talento é promissor. “Nossa equipe está crescendo e melhorando cada vez mais. Somos como uma família e é essa união que nos ajuda a crescer a cada dia”, finaliza. Então, fiquem atentos, pois Thiago Silva e Alexandre prometem grandes apresentações e integram essa nova safra talentosa de sertanejos da nossa região. http://www.facebook.com/ThiagoSilvaEAlexandre


www.outdoorregional.com.br | 79


GALERIA

Vitória By Kids Calçados Bibi R. Cel. Eugênio Motta, Loja 42, Centro, Boituva/SP Shopping Villa D Ouro (15) 3363-2648

Rock Store Máscaras

A partir de R$ 32,90 Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP (Próx. a Escola Vercellino) (15) 9700-8558 / 9743-7220

Rock Store

Blusa Inglaterra paetê R$ 89,90

Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP (Próx. a Escola Vercellino) (15) 9700-8558 / 9743-7220

Rock Store Camiseta manga longa R$ 54,90 Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP (Próx. a Escola Vercellino) (15) 9700-8558 / 9743-7220

Atrevida Lingerie Espartilho Recco R. Cel. Eugênio Motta, 266, Centro, Boituva/SP (15) 3363-2258

80 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 81


CRÔNICA

Por: Rafael Barbosa r-barbosa@ outdoorregional.com.br

As desventuras de um bom pai Olá, amor! Desculpe o atraso, mas a reunião de pais e mestres foi mais demorada do que eu pensei. A diretora queria falar comigo sobre o Juninho. Acredita que ela queria reclamar dele? Começou dizendo que o nosso garoto anda desrespeitando os professores, que anda atrapalhando o andamento das aulas com brincadeiras ou falatórios e quando é repreendido pelos professores, não os obedece e às vezes chega a ofendê-los. Sim, eu sei o que você vai dizer e foi justamente o que tentei explicar para a diretora, afinal, ele está quase completando 18 anos e esta é uma fase difícil para um adolescente que procura seu lugar no mundo. Ainda tentei animar as coisas e brinquei que ela deveria ficar feliz já que não vai ter que aguentá-lo por muito tempo, mas ela não achou muita graça. Ele também brigou na escola. Pois é, parece que ele implicou com um garoto, chamando ele de viadinho e acabou saindo no tapa com o moleque. A diretora parece ter ficado muito preocupada com isso, porque o tal do menino disse que o Juninho anda ameaçando e ofendendo ele há um bom tempo. E não me faça essa cara. Também acho que é um exagero. Garotos estão sempre se estranhando e você sabe que desde cedo fiz questão de ensinar ao nosso filho a não fugir de ninguém, a ser um homem. Tudo bem que o Juninho tem um ar meio intimi-

E não me faça essa cara. Também acho que é um exagero dador, por ser alto, fazer artes marciais e o temperamento dele pode passar a impressão errada, mas ele é um menino bom e eu não vou chamar a atenção do meu filho só porque um garoto, meio afeminado, não sabe se defender. Prometi que iria conversar com o nosso garoto, afinal, sempre existem dois lados da história e nunca se sabe se não foi o boiolinha quem provocou a coisa toda. E você sabe que quando preciso, eu chamo a atenção. Lembra quando ele e os amigos foram pegos com aquele bagulho? Na época eu peguei pesado, falamos que íamos cuidar do assunto, mas demos aquele sermão e tiramos o vídeo game, além de cancelar aquela viagem que ele ia fazer com os amigos. Não gosto de fazer essas coisas, mas foi preciso porque 82 | www.outdoorregional.com.br

você sabe que não podemos deixar o menino fazer o que lhe der na telha. Resolvemos o problema sem maiores transtornos e, independente de umas mentiras que ouvimos por aí, nunca mais soubemos que ele se meteu em nada disso, não foi? Pois é, o garoto foi repreendido e ainda por cima passou a confiar em nós, porque sabe que sempre vamos estar do lado dele para resolver qualquer problema. A diretora quis se fazer de preocupada, mas fiz questão de dizer a ela que não iria engolir aquelas reclamações. Meninos são meninos e a escola tem que estar apta a lidar com situações tão comuns quanto estas, afinal, nós pagamos caro para que nosso filho tenha uma boa educação. Bem, vamos comer? Sim, eu sei que não devia me estressar com isso, mas não me importo. É como dizem: “ser um bom pai é um trabalho pra vida toda”.


www.outdoorregional.com.br | 83


84 | www.outdoorregional.com.br

Outdoor Regional  

Edição 41 - Ed Motta

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you