Page 1

Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha

1. OBJETIVOS: - Promover a leitura e a criação de laços de afetividade com os livros; - Desenvolver o gosto pela leitura em voz alta; - Estimular a prática da leitura em casa. 2. MODAL IDADE: - Leitura expressiva. 3. CONCORRENTES: - O concurso é dirigido aos alunos dos 3.º e 4.º anos, dos 2.º e do 3.º ciclos e do secundário. No 1.º ciclo, todos os alunos dos 3.º e 4.º anos deverão preparar a leitura dos textos. Nos 2.º e 3.º ciclos e no secundário, só concorrerão os alunos que se inscreverem previamente. 4. TEXTOS PARA LEITURA - Cada turma do 1.º ciclo selecionará, de entre diversas propostas apresentadas pela equipa das Bibliotecas Escolares ou pelo professor titular, um texto comum a todos os alunos dessaturma. - Os textos dos alunos dos restantes níveis de ensino serão selecionados pelos próprios. - Sugere-se, preferencialmente, a seleção de textos cuja temática seja a cooperação/solidariedade, para conjugação desta atividade com a temática da Semana da Leitura, proposta pelo Plano Nacional de Leitura. 5. ETAPAS DO CONCURSO: 1.º CICLO - 1.ª Fase(até 5 de março) Os alunos, depois de previamente prepararem a leitura dos textos, deverão lê-los na sala de aula, sendo a leitura avaliada pelo professor da turma. A cada professor será entregue uma ficha de avaliação da leitura. Em cada turma, serão apurados os três melhores leitores, que passarão à segunda fase. Cada professor deverá comunicar aos alunos com a antecedência de, pelo menos, três dias, o dia em que será avaliada a leitura. - 2.ª Fase

Os três vencedores de cada turma lerão perante um júri, para apuramento do melhor leitor da turma. Esta fase decorrerá na semana de 5 a 9 de março. - 3.ª Fase Nesta fase, os vencedores da fase anterior serão ouvidos por um júri, que selecionará o melhor leitor de cada ano. Esta fase decorrerá na Semana Cultural, de 19 a 23 de março. 2.º E 3.º CICLOS E SECUNDÁRIO - Faseúnica Os alunos lerão perante um júri que avaliará a leitura. NOTA:Caso haja muitas inscrições na mesma turma, o professor de Língua Portuguesa deverá proceder a uma pré-seleção.

6. CRITÉR IOS LEITURA

DE

AVALIAÇÃO

DA

- A leitura será avaliada com base nos seguintes parâmetros: • Correção/clareza; • Fluência (1.º ciclo); • Projeção da voz; • Ritmo; • Expressividade. 7. COMPOSIÇÃO DOS JÚRIS: Júri da 2.ª fase - 1.º ciclo - o professor titular de turma; - o professor responsável pela atividade de promoção de leitura a dinamizar na Semana da Leitura; - um professor da equipa das Bibliotecas Escolares. Júri da fase única/final - um professor do 1.º ciclo; - um professor da equipa dasBibliotecasEscolares; - um professor do grupo disciplinar de Língua Portuguesa. 8. PRÉMIOS Todos os participantes receberão um certificado de participação.


O aluno vencedor de cada ano receberĂĄ um prĂŠmio surpresa.

Regulamento do Concurso de Leitura Expressiva 2012  

Este documento comporta as regras do Concurso de Leitura Expressiva 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you