Issuu on Google+

47 anos Edição n° 2559 Fundado em 29.07.66

Canoas, 2 a 8 de agosto de 2013

Obra de praça em atraso Moradores do bairro Moinhos de Vento reclamam da demora na conclusão de obras na praça que leva o nome do bairro. Ela deveria estar pronta em maio.

R$ 1,50

IDH e segurança Canoas cresce abaixo da média no Índice de Desenvolvimento Humano, divulgado esta semana. Em outro ranking, o de crimes praticados, a cidade é uma das líderes.

Pág. 10

Pág. 7

NÃO FUNCIONA!

SÓ PERDE PARA A CAPITAL

MPF abre fogo contra o teleagendamento

Canoas tem

406

ocupando Cargos em Comissão Em audiência pública no Ministério Público Federal, o promotor Pedro Antônio Roso (C) ligou para o teleagendamento, que não funcionou

Pág. 11

JOAPI

8Promotor testa sistema na presença do Secretário da Saúde

Pág. 5


CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013 I POLÍTICA I O TIMONEIRO I 3

jorgeuequed@terra.com.br

TELEAGENDAMENTO

Na audiência pública realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), ficou desmascarada a farsa do marketing publicitário da prefeitura sobre a utilidade do teleagendamento, e sua boa aplicabilidade para tranquilidade e saúde dos canoenses. Na presença do Secretário de Saúde, um dos membros da família Bósio no Governo, o ministério Público Federal fez ligações para o número do teleagendamento e não conseguiu atendimento. Isto não é novidade. Nas ruas as pessoas já comentam e sabem disso, que o teleagendamento é só máquina publicitária. O que muitos não sabem é que ele custa milhões e milhões de reais para o erário. Não custa apenas para pagar a empresa, que é de Fortaleza (CE), mas custa alguns milhares de reais para fazer propaganda e marketing e assim conseguir simpatia em alguns meios de comunicação. A audiência pública comprovou: falta gestão na municipalidade e lealdade com a comunidade. A massa publicitária que o governo utiliza não é verdadeira, está mais para farsa do que para verdade. Diante desse fato fica uma pergunta: o que faz a Câmara de Vereadores? Dentro das suas obrigações constitucionais está a de fiscalizar o poder público municipal e a maioria dos vereadores, quase totalidade, não fiscaliza porque diz que é da base do Governo e, se fiscalizar, o Prefeito retira os cargos que eles têm na administração municipal. A situação dolorosa é que o povo fica sem defensores. Se é verdade que os vereadores representam o povo e que o povo está sofrendo com este péssimo serviço, quem vai reclamar pelo povo? Restam alguns órgãos de imprensa e, agora, graças a Deus, o MPF intervém. O espetáculo foi dantesco, ridículo e provou a incompetência e irresponsabilidade do governo municipal no trato da saúde pública.

PRACINHA CARA

No bairro Moinhos de Vento, a construção de uma pracinha, solicitada pela associação de moradores que tem entre seus dirigentes alto cargo da Prefeitura, estava orçada – e já deve ter sido pago há mais de um ano – em quase R$ 700 mil. A inauguração seria em maio, mas está inacabada e tudo faz crer, pela lógica do atual governo, que terá um contratinho aditivo, que a administração não informa. No livro dos recordes esta deve ser uma das praças mais caras do mundo, se examinarem a sua extensão, os serviços que prestará e o custo de mais de 325 mil dólares. Estamos remetendo o material para o Tribunal de Contas, embora tenhamos pouca confiança de que ele tomará alguma providência.

ASSOCI

A Associação dos Corretores de Imóveis e Imobiliárias de Canoas está convocando seus associados para eleição da diretoria no dia 13 de agosto. A entidade quer ampliar a sua participação no debate dos problemas e soluções do município. Belo exemplo a ser seguido.

REDE

A canoense Gisele Uequed, porta-voz da Rede Sustentabilidade, fará entrega nesta sextafeira, juntamente com equipe dirigente, do pedido de instalação do diretório estadual da Rede junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Assim, a Rede conclui a terceira etapa de legalização, que é a formação de nove diretórios estaduais com um mínimo de 0,1% dos eleitores que votaram no último pleito. A previsão da equipe comandada por Marina Silva é de que até o final de agosto o TSE terá examinado os documentos que garantam a aprovação da Rede como partido político.

PMDB

Dois grupos digladiam na busca do comando municipal do PMDB. No fundo de pano está a disputa por duas candidaturas a deputado estadual. De um lado, o vereador Pateta vai pela primeira vez à disputa. Já confirmou a pretensão. De outro lado, o vereador Mossini pretende tentar novamente chegar à Assembleia Legislativa. O partido com dois candidatos a deputado estadual e com candidatura própria ao Governo do Estado deverá afastar-se da participação do governo municipal. A baixa popularidade da presidente Dilma, do governador Tarso e do prefeito Jairo Jorge estão estimulando a saída de vários setores da base do governo. Terminou a lua de mel.

CARGOS EM COMISSÃO

O que O Timoneiro tem denunciado há muito tempo agora o IBGE confirmou. Canoas é a cidade com maior número em Cargos em Comissão (CCs) depois da Capital. E, proporcionalmente pela renda e população, é a cidade gaúcha que tem o maior número de CCs. Estes cargos são utilizados para barganha política, para o toma lá, dá cá, para a compra de apoio. Isto não tem nada a ver com a administração pública. É mau uso do dinheiro público. É promoção pessoal e abandono dos interesses da população. O pior está por vir. O governo Jairo Jorge (PT) prepara projeto para a criação de mais cargos em comissão. O que é lamentável é que tudo isso é aprovado, sem debate e sem consulta à população, pela Câmara de Vereadores. A administração Jairo Jorge não faz isso sozinha, faz com apoio do PT, PMDB, PP, PSD, PRB, PTB, PSB e PDT.

DIA DO MOTOCICLISTA

Vereador Airton Souza protocolou o projeto de lei que institui o dia 27 de julho como Dia Municipal do Motociclista no calendário oficial de eventos de Canoas. Este projeto apresenta como justificativa os índices de morte no trânsito envolvendo motociclistas que aumentam, a cada ano, de forma assustadora. Segundo o Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, em 2012 foram mais de 10.000 (dez mil) mortes de motociclistas e caronistas em acidentes, um aumento de 1.000% (um mil por cento) nos últimos dez anos e 15% (treze por cento) em relação a 2011. Dentre os caminhos a serem seguidos para diminuir essa trágica estatística estão, sem dúvida, os da informação e educação. Por isso, o vereador Airton Souza foi autor deste projeto, visando à criação do dia Municipal do Motociclista, com o objetivo de conscientizar a sociedade canoense acerca desse grave problema e incentivar as instituições Municipais a debater o assunto, o que, certamente, contribuirá para diminuir essa modalidade de violência urbana. Entre os inúmeros temas que poderão ser objeto de discussão durante esse dia, destacamse o incentivo à observância das regras constantes do Código de Trânsito, alternativas legislativas para melhoria da segurança dos motociclistas, conscientização dos motoristas e motociclistas sobre a convivência no trânsito, entre outros.

Cidade do Faz de Conta CRISE

LÍDER DA OPOSIÇÃO: Chamei vocês aqui pra gente discutir o nosso futuro. A nossa situação é crítica. Pelo jeito, vamos ser extintos aqui na CIDADE DO FAZ DE CONTA. O prefeito está comprando todo mundo. Compra políticos, empresários, jornalistas, dizem que ele tem até na gaveta caras dos serviços de informações. Nós temos que tomar uma decisão. OPOSICIONISTA: Nós não temos que tomar decisão nenhuma, temos que continuar nosso processo de fiscalização. Não se iluda, se você está com medo ou louco pra se vender também é bom que seja mais claro, e pare de querer nos enrolar. LÍDER DA OPOSIÇÃO: Não é isso não, eu só quero examinar o que fazer, até porque somos poucos e alguns dos nossos acham que é melhor aderir ao governo da CIDADE DO FAZ DE CONTA, porque assim fica toda a cidade no governo e é mais fácil para combatê-lo por dentro. VELHO OPOSICIONISTA: Essa sua conversa de “cantiflas” só tem um objetivo: participar da corrupção, levar uma beirinha e impedir qualquer fiscalização. Isto não vai acontecer, porque se os políticos profissionais se venderem, e parece que isso vai acontecer, o povo vai organizar a oposição aqui na CIDADE DO FAZ DE CONTA. Não tenho dúvidas que a juventude e as pessoas de bem não estão de acordo com essa corrupção. Aliás, tenho certeza que estão irritadíssimos e querem alternativas para fiscalizar o governo. ASSESSOR DO LÍDER DA OPOSIÇÃO: Só para informar, ontem estive conversando com assessores dos vereadores da base e eles me propuseram uma secretaria e 10 cargos nas autarquias e fundações. São cargos que permitem nossos indicados terem boa remuneração e ajudarem no caixa do partido. Se a gente não pode fazer nada, ao menos vamos proteger alguns companheiros para que a gente possa sobreviver. É importante saber que a gente não é herói para salvar o mundo e

ficar sozinho contra essa máquina rica do governo da CIDADE DO FAZ DE CONTA. MOÇA OPOSICIONISTA: Esse seu comportamento é canalha. Vocês iludiram o povo dizendo que iam fiscalizar essas mutretas do governo da CIDADE DO FAZ DE CONTA e agora estão se vendendo por 30 moedas. Se vocês fizerem isso vamos denunciá-los e vamos tomar iniciativas de rua para que a sociedade da CIDADE DO FAZ DE CONTA saiba dos escândalos e que vocês não querem investigar nada, ao contrário, querem participar do saque. LÍDER DA OPOSIÇÃO: Calma. Nós só estamos ouvindo opiniões. Não podemos desconhecer que eles são fortes... MOÇA DA OPOSIÇÃO: São fortes, mas não são eternos. Outros vigaristas também eram fortes até serem descobertos. E não se iludam, não tem crime perfeito, mais cedo ou mais tarde eles vão ser pegos num erro, numa fraqueza, ou numa divisão da corrupção. JORNALISTA: Eu estou assistindo tudo. Fico com muita vergonha dos políticos, eles têm medo de tudo, têm preguiça, não querem se atritar com ninguém e ficam sempre esperando uma beirinha. Acredito mais na juventude que tem princípios, que busca soluções para o povo e que não tem medo de enfrentar os poderosos de plantão. Sempre haverá um fascista querendo comprar todo mundo, mas sempre terá patriotas, que recusam ingressar na corrupção. Vou escrever sobre isso, só aguarda a decisão dos políticos da oposição, para denunciar. Não tenho dúvida nenhuma que estamos vivendo o momento de maior corrupção da história, aliás, estamos vivendo a ditadura da corrupção que compra alguns, capta outros e tenta intimidar os que não se vendem. Enquanto isso, passava o carro de som cantando: “Apesar de você, amanhã há de ser um novo dia...”

Republicado a pedido de grupo de canoenses. Quaisquer semelhanças com fatos, dados, nomes ou pessoas conhecidas, relacionados com esta estória, é simplesmente mera coincidência, ou produto da inteligência fantasiosa ou excepcional do leitor.


4 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013

Editorial

Teleagendamento Enfim, uma entidade de fiscalização do bom andamento das coisas públicas entrou em ação para defender a população canoense do nefasto sistema de teleagendamento. O Ministério Público Federal, dentro de suas atribuições constitucionais e na pessoa do promotor Pedro Antônio Roso, realizou audiência pública para tratar de diversos problemas relacionados à saúde da Região Metropolitana, mas, em especial, o sistema do teleagendamento chamou mais atenção porque o perspicaz promotor testou pessoalmente o sistema. Durante dias, funcionários do MPF ligaram O cidadão não incessantemente para o é obrigado a ter número de telefone do Todos um telefone para teleagendamento. os resultados das ligações foram registrados e fazem ser atendido no do material que o Sistema Único de parte promotor poderá usar em suas futuras ações. Além Saúde disso, no dia da audiência pública, o promotor colocou o Secretário de Saúde na parede ao pedir que um cidadão que precisa de atendimento de saúde tentasse agendar pelo telefone. Após algumas tentativas, o sistema retornou a ligação para o cidadão, mas não havia agenda e ele foi aconselhado pela atendente que deveria ligar novamente no outro dia. Assim é para todos os canoenses, excetuando aqueles que têm sorte ou são ‘amigos do rei’. O promotor usou, ainda, um argumento já expressado nas páginas de O Timoneiro e que resume a não legitimidade do sistema: o cidadão não é obrigado a ter um telefone para ser atendido no Sistema Único de Saúde. Da audiência pública, ficou a esperança dos canoenses de que o MPF faça que os interesses dos cidadãos realmente fiquem em primeiro plano, deixando propaganda, marketing e negociatas para trás.

O papo do papa e... Canabarro Tróis filho*

Odil Gonçalves Gomes*

“A sociedade fundada no lucro egoísta fora das regras da justiça social. Nenhum esforço de ‘pacificação’ será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma. Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo. Este liberalismo também vai cair por suas contradições internas. Nosso povo exige a pobreza de nossos sacerdotes. Não posso viver só, não posso viver fechado. É preciso recuperar crianças e jovens, e não cair numa globalização da indiferença. Um jovem que não protesta não me agrada. Porque o jovem tem a ilusão da utopia, e a utopia não é sempre ruim. A utopia é respirar e olhar adiante. Quem manda, hoje, é o dinheiro, e isso significa uma política mundial economicista, sem qualquer controle ético.” (Palavras dele). Este papa Francisco, depois de João XXIII, é o que mais me agrada. O que melhor se encaixa num contexto de informalidade contida, que não cai na mediocridade alienada. E que rende culto a um Deus que, de fato, confirma Sua semelhança com as criaturas. Bagagem “E a primeira coisa que merece nossa adesão é a liberdade, de amar, de buscar a felicidade, de viver nossos sonhos, de crer ou não em Deus. A liberdade de realizar justiça, para que o mundo tenha paz...” (O Timoneiro, 3.10.1986). A republicação do já escrito serve a dupla finalidade: repensar e dar testemunho do que se disse e, possivelmente, de como se viveu.

A sra. Deia, que lutou durante longos 14 anos, ficou com seu menino tetraplégico a partir dos três anos, vítima de um erro numa cirurgia de fimose, na qual o anestesista foi condenado, após o martírio de uma decisão judicial, 14 anos depois. No caso de Kelen, sua mãe informou na referida audiência pública de 08/12/2008, ter registrado o BO, sua filha foi aceita no Hospital São José numa terceira tentativa, e questionou o parto ser realizado num horário tão tarde. Juntamos documentos de: 1 – Eugenio Kerne (já falecido) na sindicância do CREMERS nº 199/2009 – apreciado na sessão ordinária de 26/06/209 – Aprovado Parecer - Arquivado: 2 – Denúncia de Lenira Göethe – sindicância do CRMERS nº 200/2009 – apreciada em sessão plenária de 08/09/2009 – Aprovado Parecer - Arquivado: 3 - Denúncia de Carmem Patrícia Martins Labres na sindicância CREMERS nº 201/2009 – apreciada em sessão plenária de 08/09/2009 – Aprovado Parecer - Arquivado; 4 - Denúncia do paciente Israel Medeiros Ramos na sindicância nº 209/2009 – apreciada em sessão de 28/07/2009 – Aprovado Parecer - Arquivado; 5 – Denúncia referente a paciente Kelen de Souza Ramos na sindicância do CREMERS nº 203/2009 – apreciada em sessão plenária de 30/06/2009 – Aprovado Parecer – Arquivado. Assinado pelo Dr. Joaquim José Xavier – Sub-Corregedor – Material encaminhado pela médica Maria Vaccari Coimbra – Coord. da Auditoria Médica Estadual – Secretaria Estadual da Saúde/RS. (Segue).

*Escritor, jornalista, editor dos Cadernos Canoenses, mantenedor da Fundação Cultural de Canoas, membro da Associação Canoense de Escritores, da Associação Canoense de Comunicação Social e da Casa do Poeta

Diretor: Feres Jorge Uequed Redator: Émerson Vasconcelos Diagramação: Sinara Dutra Colaboradores: Daltiva Uequed Circulação: Celço Andreotti Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andar Sala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-000 Circulação Semanal Fechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horas IMPRESSO: Gazeta do Sul S/A - Rua Ramiro Barcelos, 1.206 Santa Cruz do Sul-RS. Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Fone/fax: 3032.3022 - 3472.3022 e-mail: otimoneiro@otimoneiro.com.br site: www.otimoneiro.com.br Escritório comErcial Porto alEgrE

AV. CARLOS GOMES, 126/207 - HIGIENÓPOLIS - F.:8415.3142

Marina Lima Leal*

A cada dois anos, repetem-se as mesmas cenas, as mesmas falas. A conversa se direciona às eleições. De novo, a mesma cantilena repetida, sobre o voto. Sobre o direito do voto; mas que direito é esse? Direito representado por um ato obrigatório, coagido? É claro que isto não é direito! Tanto não é, que, se o cidadão não comparecer para votar deve, justificar ou sofre represálias. Então onde está o tão falado direito democrático, se na realidade é uma coação oficial? Esta obrigatoriedade serve apenas, para dar falsa idéia de democracia nacional. Que tem o objetivo de obrigar as pessoas a votarem, mesmo não concordando com isto. Mais além, é enfatizado ainda, para não votarem em branco ou anular, sob a alegação surrada, de que não escolhendo um candidato, não haveria a que reclamar. Como se fosse verdade, que temos a quem direcionar nossos descontentamentos ou solicitações. As candidaturas, são na verdade, uma repetição a cada pleito; senão pelos mesmos, mas com as mesmas práticas e atuações dos eleitos. Que querem aproveitar-se das facilidades e vantagens dos cargos e mandatos. Será que o povo não enxerga, que segue sendo manipulado e enganado? Pois são estas coisas absurdas e conhecidas, que devem ser modificadas: mudando leis, práticas e pessoas. Só quando a política deixar de ser favorável a uns poucos e ser a favor de todos os brasileiros é que o país irá evoluir. É preciso que sejam derrubadas barreiras legais que só interessam a alguns. É necessário conscientização da realidade e dos direitos; e não reeleger as mesmas raposas. É urgente ver com clareza, que a pátria continua sendo sugada e espoliada pelos politiqueiros e corruptos de plantão. É preciso mudar a legislação com coragem e consciência, para promover a limpeza que o Brasil tanto espera e precisa! Ficam algumas perguntas: Por que não tornar o voto facultativo? Por que não permitir candidatos sem partido? Por que não acabar com a reeleição? Por que não extinguir as aposentadorias dos parlamentares?

O dia 11 de julho de 2013 significou um marco histórico, para gaúchos e brasileiros. Depois dos protestos de junho e, como consequência deles, as centrais sindicais, que desde 1998 lutavam separadamente, se uniram e convocaram o Dia Nacional de Lutas, que se transformou num renascimento para o movimento sindical, que andava bastante acanhado e de outro lado, no despertar dos jovens, que desde o mês de junho vêm realizando protestos por todo o país e no dia 11 de julho, se juntaram aos trabalhadores. Para a geração que era jovem na década de 1960, antes do golpe militar, os protestos e o Dia Nacional de Lutas trouxeram a lembrança de suas lutas, comuns naquela época e que foram encolhendo após o golpe militar de 1964, em decorrência da forte repressão. Para os jovens que saíram às ruas e que na sua maioria, formam a primeira geração pós-ditadura, foi uma novidade e o despertar da consciência da importância da luta, para a obtenção de conquistas necessárias à sociedade. À medida que, os protestos foram acontecendo e, como consequência do Dia Nacional de Lutas, os sindicalistas chegaram a uma pauta comum, com a defesa de velhas bandeiras, concentradas principalmente, no fim do fator previdenciário, na jornada de 40 horas sem redução de salário e no aprofundamento da reforma agrária. De outro lado, os protestos de junho também foram apontando sua pauta em torno de melhores serviços públicos para os brasileiros, especialmente mais verbas para a saúde e para uma educação de qualidade, além do fim da corrupção e o repúdio aos atuais partidos políticos, pela constatação da falência do atual sistema político-partidário. Entre as reivindicações estão também a democratização dos meios de comunicação e a taxação das grande fortunas. Para os governantes, a hora é de negociar, sentar à mesa, ouvir a reivindicações e resolver, o mais rápido possível, as demandas da população. Para o historiador americano, Marshall Eakin, estudioso das questões do Brasil, o grande desafio para os próximos meses é a mobilização nacional se sobrepor à lentidão estatal. Parece-nos que o maior entrave às exigências da população está no Legislativo, que já sepultou o Plebiscito proposto pela presidente Dilma, para a reforma política, que não encontra apoio entre a maioria conservadora do Congresso Nacional. Uma coisa é certa, os governantes levaram um grande susto com as mobilizações e, a partir de agora, sabem que a população estará atenta a seus atos e, se for preciso, voltará às ruas.

*Colaborador

*Professora

Julio C. de Vargas Neto*

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda. CGC/MF 02.347.932/0001-30

*Comunitarista

11 de julho, um marco histórico Democracia brasileira

Desde 1966 relatando a história de Canoas

O ato médico e os direitos humanos - III


CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

Audiência pública expõe falhas do

teleagendamento

Promotor tentou marcar uma consulta em frente aos presentes, além de ter ligado diversas vezes anteriormente Na tarde de terça-feira, 30, foi realizada, no Ministério Público Federal em Canoas, uma audiência pública relativa a diversos problemas no sistema de saúde pública na Região Metropolitana. Entre os assuntos abordados estiveram a carência de profissionais da saúde nos Programas de Saúde da Família (PSF), porcentagem de investimento do orçamento na saúde e o teleagendamento para consultas em Canoas.

Teleagendamento

O ponto da discussão sobre o teleagendamento foi o que mais interessou aos canoenses presentes. Um documento mostrado pelo promotor Pedro Antonio Rosso apresentou diversas tentativas feitas pela equipe do MPF para marcar consultas, sendo a maioria das vezes sem sucesso, ou com marcação depois de dezenas de tentativas frustradas de completar a ligação. Durante a audiência, o promotor testou o sistema em frente a todos os presentes (incluindo o secretário de Saúde, Marcelo Bósio), tentando marcar uma consulta para um canoense presente. Embora tenha sido atendido e recebido a ligação de retorno, Rosso não conseguiu marcar a consulta para o paciente. Ele foi informado que as fichas do dia já haviam acabado e que ele deveria tentar novamente na quarta-feira. Durante a audiência, o promotor defendeu que o teleagendamento não pode ser a única forma de marcar consultas, e sugeriu uma porcentagem de 5 a 10% com marcação presencial. "A sigla SUS significa Sistema Único de

Promotor (D) devolve telefone e cartão ao paciente, após não conseguir marcar consulta pelo telefone do teleagendamento

Saúde, não é Sistema Único de Saúde por Telefone. O sistema deve atender até mesmo a pessoa que não tem como ficar horas ligando", justificou. O secretário Marcelo Bósio, embora não tenha se oposto analisar a ideia de disponibilizar fichas para retirada presencial, não se comprometeu a firmar um percentual como proposto pelo promotor.

Saúde da Família

Para os Programas de Saúde da Família, o promotor contestou a pouca quantidade ativa hoje na cidade. São pouco mais de 30 equipes trabalhando, quando a população de Canoas necessitaria de mais de 80 para ter uma cober-

tura total. Bósio justificou que até 2014 a Prefeitura pretende chegar às 83 equipes indicadas, mas que pelos cálculos da administração municipal este número não deve cobrir todos os moradores da cidade. Seguundo o Secretário, existe uma parcela de cerca de 15% da população que tem plano de saúde ou utiliza consultas particulares, não sendo usuários do SUS. Desta forma, para ele, esta parcela não precisa ser abrangida pelo Programa. Outro ponto abordado, e que causou discussão na audiência, foi o modelo de gestão de hospitais e de algumas UPAs de Canoas que atualmente estão sendo sob administração do Grupo Mãe de Deus. O promotor ressaltou que,

embora não seja ilegal, ele não concorda com a prática e entende que a saúde pública deveria ser gerida pelo município e não por terceiros. Canoenses presentes na assembleia solicitaram cópias dos contratos com o Grupo e o Secretário informou que elas estavam publicadas no site da Prefeitura. No entanto, um funcionário da MPF tentou localizar os contratos e não conseguiu, necessitando da ajuda de outra pessoa, que já conhecia o portal, para encontrar. Como a procura foi transmitida a todos os presentes através de um telão, ficou claro que o chamado portal da transparência não favorece para que documentos sejam encontrados de forma rápida por quem está acessando pela primeira vez.

Visita em UPA

O promotor relatou ainda que foi realizada uma visita do MPF à UPA do bairro Guajuviras, onde encontrou muitas reclamações sobre a dificuldade dos pais para encontrarem pediatras e sobre a demora para atendimento quando existe um representante desta especialidade na unidade. Bósio argumentou que o tempo de espera de uma hora está dentro dos padrões obedecidos internacionalmente para pronto atendimento. No entanto, o promotor ressaltou que em muitos destes países a saúde é vista como mercadoria e não como um serviço público, o que justifica, fora daqui, uma demora tão grande, ou até maior, para atendimento público.

Até o momento a cidade contabilizou seis óbitos; o Estado já registra 24 falecimentos

Canoas é o município com mais mortes por Gripe A Na noite da última quintafeira, 25, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou que o Rio Grande do Sul já registrou 24 mortes por gripe A em 2013. Os dados apontam também que Canoas é o município onde mais ocorreram obtidos. Até agora foram seis falecimentos em decorrência do vírus H1N1. Até o momento, 223 pessoas foram oficialmente declaradas infectadas pelo vírus no Estado. Em 2012, o Rio Grande do Sul contabilizou 67 óbitos por gripe A. O Estado contabiliza ainda três mortes derivadas do vírus H3N2.

Prevenção

O que é a Gripe A

Lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir são atitudes que ajudam a prevenir a gripe A, que atinge principalmente a região Sul do país neste inverno. A recomendação faz parte das medidas de prevenção ao vírus H1N1, divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde. Também é recomendado evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e reduzir contatos em ambientes com aglomeração.

O que popularmente ficou conhecida como "gripe A" é, na verdade, a gripe causada pelo vírus influenza A H1N1. Em 2009, o mundo enfrentou uma pandemia desta gripe, com grande repercussão na saúde das pessoas e sobrecarga da rede de serviços de saúde. O Estado do Rio Grande do Sul foi duramente atingido no inverno daquele ano, com registro de 3.585 casos confirmados da doença e 298 óbitos. Em 10 de agosto de 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da

pandemia e início da fase póspandêmica, indicando que o vírus H1N1 se manteria em circulação, apresentando comportamento de vírus sazonal. A ocorrência de casos confirmados da doença é, portanto, esperada e o monitoramento destes casos no RS confirma a indicação da OMS: a circulação do vírus da Influenza A H1N1 não se caracteriza como uma situação atípica no cenário do inverno gaúcho, sendo mais um agente, entre vários, que causam doenças respiratórias agudas. Outro vírus influenza A que também está circulando pelo mundo é o H3N2. A vacina con-

tra a gripe protege tanto contra o H1N1 como contra o H3N2, além de também oferecer proteção contra influenza B. MORTOS POR CIDADE: Canoas - 6 Porto Alegre - 5 Santa Cruz do Sul - 4 Bagé - 1 Farroupilha - 1 Lavras do Sul - 1 Passo do Sobrado - 1 Rio Grande - 1 Taquari - 1 Uruguaiana - 1 Venâncio Aires - 1 Viamão - 1


6 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013

LIVROS

Ricos e prósperos

Celso Uequed Pitol uequedpitol@bol.com.br

Antônio Mesquita Galvão*

Há confusão entre as palavras riqueza e prosperidade. Elas não são sinônimos. Isto não é entendido por algumas Igrejas evangélicas, que incentivam a “teologia da prosperidade” no sentido de amealhar riquezas. Rico é aquele que auferiu bens de forma estranha, honesta ou não, loterias, herança, etc. São Jerônimo foi mais além: “O rico é um injusto ou herdeiro de um injusto”. Na balança da economia social sabe-se que há pobres por causa do excesso de acumulação dos ricos, um escândalo onde há pobres cada vez mais pobres por causa de ricos cada vez mais ricos. Jesus disse “Ai de vocês, ricos”, mas nunca criticou os prósperos. O apóstolo Tiago denunciou: E agora vocês, ricos: comecem a chorar... suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; o ouro e a prata de vocês estão enferrujados (Tg 5, 1-6). No grego, a expressão rico aparece como ploutos, alguém que tem um plus, ou seja, quem tem demais. Já o verbete próspero surge como eutixes, feliz, que o torna diferente de rico. A pobreza é um mistério. A cristologia nos revela que Jesus Cristo subvertia as coisas: os pobres é que são felizes, o Reino é dos pequenos, em superveniência ao dinheiro dos ricos, à força dos poderosos, ao saber dos intelectuais e à santidade dos “escolhidos”. Há uma frase interessante de Gustavo Gutiérrez: Se a pobreza é contrária à vontade do Deus da vida, Lutar contra a pobreza é uma forma de dizer sim à instauração do Reino de Deus (in: El Diós de la vida). São Jerônimo chega a dizer que “o dinheiro é o

esterco do diabo”. De outro lado, orar a Deus pedindo prosperidade é um ato salutar, natural e, sobretudo legal. A prosperidade é vista como um desenvolvimento, da pessoa ou da sociedade, no sentido mais amplo. Não se trata apenas de amealhar riquezas ou bens. O indivíduo próspero adquire conceito, cresce em suas relações, finanças, vida familiar e comunhão em geral. Enquanto o rico só busca juntar dinheiro e assim superar e suplantar os outros, o próspero anseia por um crescimento integral. Prosperar implica em não se contaminar. A riqueza por suas características de coisa efêmera e tendente à injustiça, nos reserva pouca credibilidade para a hora decisiva: Não confie nas riquezas injustas; elas não o ajudarão no dia da desgraça (Eclo 5,8) Se as Escrituras denunciam o rico como explorador, insaciável e egoísta, vemos que o indivíduo próspero é aquele que vive satisfeito com o que tem, reparte com os necessitados e não cansa de louvar a Deus por aquilo que possui. O avarento tem no seu insano desejo de acumular uma demonstração de falta de fé. Como não sabe se Deus vai suprir suas necessidades, ele poupa. Já o próspero não. Ele crê na providência de Deus: Yahweh jireh (Deus proverá)!). Na minha oração diária peço, para minha família e amigos, saúde, proteção, prosperidade, fé, paz e senso de justiça. Amém! *Filósofo, Biblista e doutor em Teologia Moral

A revolução de Orwell Hélio Duque*

A contemporaneidade do escritor britânico George Orwell é assustadora. Cidadão libertário foi combatente voluntário na Guerra Civil Espanhola, ao lado das forças republicanas antifranquista. Voltando à Inglaterra, escreveu a fábula satírica “A Revolução dos Bichos”, retratando uma fazenda onde os animais promovem uma revolução destinada a estabelecer uma nova sociedade mais igualitária. Na liderança, os porcos Napoleão e Bola de Neve assumem o poder. Tempos depois, seduzidos pelo poder e riqueza, implantam terrível ditadura, onde as traições se multiplicam. A genialidade de Orwell nessa notável ficção é demonstrar que os porcos passam a aplicar os mesmos valores de quando a fazenda era dirigida pelos humanos. No poder, amplia o dirigismo acrescentando novos princípios, levando a realidade revolucionária ser mais draconiana do que se vivia antes da revolução. As vantagens do poder levou à disseminação dos “malfeitos”. Resultado: os líderes se tornaram tão ou mais corruptos do que os humanos. O livro foi reverenciado pela revista “Time”, entre as 100 melhores publicações da língua inglesa. A revolução contra os humanos, comandada por Napoleão e Bola de Neve, objetivando a edificação de uma sociedade utópica, levaria a divergência, conflitos e rompimento entre os dois líderes. Culminando com o golpe dado por Napoleão, exilando Bola de Neve, assumindo o poder totalitário com a implantação da ditadura. O enredo é notável. Major, um velho porco, sabendo da morte que se aproximava, reúne os animais da fazenda convocando-os para viver uma nova realidade: seriam governados por eles próprios, sem submissão à exploração dos humanos. Na sua pregação exaltava a igualdade entre eles. Enfatizando que tempos bons estavam por chegar, motivando os animais a apoiarem com enorme

euforia a chegada do novo tempo. Com a morte de Major, os espertos e alfabetizados Napoleão e Bola de Neve, assumem a liderança do movimento. E passam a desenvolver a estratégia revolucionária da tomada do poder. Certo dia, o dono da fazenda, Mr. Jones, descuidou-se da alimentação dos animais. Foi o estopim para eclosão do movimento. Expulsaram Mr. Jones e fixaram 7 princípios que norteariam o exercício do poder revolucionário. A constituição da nova sociedade definia: 1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo. 2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo. 3. Nenhum animal usará roupas. 4. Nenhum animal dormirá em cama. 5. Nenhum animal beberá álcool. 6. Nenhum animal matará outro animal. 7. Todos os animais são iguais. Para os animais carentes de inteligência e formação, a grande maioria, resumia-se: “Quatro pernas bom, duas pernas ruim.” Decorrido alguns anos, só restava um mandamento: “Todos os animais são iguais, mais alguns animais são mais iguais que outros.” Na fábula retratada no livro “Animal Farm”, Orwell, um homem de esquerda, criticava o stalinismo, mostrando os descaminhos e equívocos da Revolução Russa, sendo na contemporaneidade, arrasadora condenação do totalitarismo. Os três principais personagens do enredo orwelliano, transplantados para a realidade daqueles tempos, tem nome e sobrenome. Major seria Wladimir Lenin; Bola de Neve, Leon Trotsky e, Napoleão, Josef Stalin. O livro é uma notável lição para as gerações atuais e futuras que não devem ter fascínio pelas ações autoritárias. Leitura imperdível. *Doutor em Ciências, ex-deputado federal e autor de vários livros sobre a economia brasileira

Kant e Hegel Os nomes dos alemães Immanuel Kant e Georg F. Hegel estão ligados a grande parte do que aconteceu no mundo nos últimos dois séculos. Quando um estudante de Direito aprende que a ciência jurídica reduz-se à análise e interpretação da norma, quando um historiador afirma que a história humana é a história da luta de classes ou quando um líder político fala em ideologia, estáse fazendo referência ao nome destes dois grandes pensadores. Escapar à influência deles é muito difícil: juízos de valor à parte, é indiscutível que estão ao lado de uns poucos na posição de formadores da nossa visão de mundo moderna. É preciso mirar nossa época do alto e, assim, também mirar as épocas anteriores, de onde a nossa vem e para as quais deve prestar tributo. Olavo de Carvalho faz este rigoroso e indispensável exercício intelectual na aula 28 da sua coleção História Essencial da Filosofia (É Realizações, 72 páginas). Segundo ele, as pessoas de hoje enxergam o mundo de uma maneira kantiana, hegeliana ou da mistura das duas: “De cada um vão derivar correntes que prosseguem até hoje e que de algum modo modelam não só as idéias dominantes na sociedade, mas se impregnam tão profundamente na cultura que chegam a determinar e dar forma à percepção individual das coisas”. Olavo alerta, porém, para as deformações cognitivas que ocorrem no pensamento Ocidental desde o Renascimento e que, através de Hegel e Kant, desembocam em algumas das piores tragédias do século XX. Onde encontrar: www.erealizacoes.com.br (11) 5572.5363

Em busca de sentido O psicólogo e psiquiatra austríaco Viktor Frankl foi um dos nomes mais importantes das ciências humanas do século XX. Criador da Logoterapia, técnica que busca restaurar no paciente a noção de sentido para sua vida, Frankl ficou famoso pelo livro “Em Busca de Sentido”, onde analisa a vida de um prisioneiro de um campo de concentração nazista a partir de suas experiências durante três anos em vários desses campos, inclusive Auschwitz. Ali ele encontrou, entre homens para os quais aparentemente não havia qualquer esperança, uma surpreendente vontade de viver, mostrando que mesmo nas condições mais extremas o homem é capaz de encontrar uma razão para sua existência. Algo do que Frankl passou nos campos de concentração, e não só neles, está em O que não está escrito nos meus livros (Editora É Realizações, 184 páginas), memórias redigidas pouco antes do seu falecimento, em 1997, quando o autor contava 92 anos. Sua vida se confunde com a história do século XX, que ele viveu como poucos: nasceu e formou-se em Viena, um dos maiores centros culturais do Ocidente; foi testemunha ocular das piores atrocidades do nazismo, espectador privilegiado de todas as transformações sociais e comportamentais verificadas nos últimos tempos e, também, intérprete influente destas mesmas transformações, que deram ao homem a satisfação de várias necessidades mas não cuidaram do que ele chama de “necessidade de significado”. Nas suas palavras, o homem atual está “até mesmo criando necessidades, mas a necessidade de significado ou, como eu costumo dizer, o desejo de encontrar um significado, permanece inatingido”. Como se vê, o mais que centenário Viktor Frankl está mais atual do que nunca. Onde encontrar: www.erealizacoes.com.br (11) 5572.5363


CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 7

Canoas cresce abaixo da média no Índice de Desenvolvimento Humano IDH se baseia em renda, longevidade e educação para formar ranking Canoas teve um incremento no seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 34,89% nas últimas duas décadas, abaixo da média de crescimento nacional (47,46%) e abaixo da média de crescimento estadual (37,64%). Os números divulgados nesta semana são relatrivos a 2010. O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 43,69% entre 1991 e 2010. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Canoas é 0,750, em 2010. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799). Entre 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,136), seguida por Renda e por Longevidade. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com

crescimento de 0,151), seguida por Longevidade e por Renda. Canoas ocupa a 551ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 550 (9,88%) municípios estão em situação melhor e 5.015 (90,12%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 496 outros municípios de Rio Grande do Sul, Canoas ocupa a 102ª posição, sendo que 101 (20,36%) municípios estão em situação melhor e 395 (79,64%) municípios estão em situação pior ou igual.

Cidades vizinhas

Canoas fica posicionada no ranking atrás da vizinha Esteio, que ocupa a 467ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 466 (8,37%) municípios estão em situação melhor e 5.099 (91,63%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação

aos 496 outros municípios de Rio Grande do Sul, Esteio ocupa a 89ª posição, sendo que 88 (17,74%) municípios estão em situação melhor e 408 (82,26%) municípios estão em situação pior ou igual. Já o 1º lugar no ranking estadual fica com Porto Alegre. Porto Alegre ocupa a 28ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 27 (0,49%) municípios estão em situação melhor e 5.538 (99,51%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 496 outros municípios de Rio Grande do Sul, Porto Alegre ocupa a 1ª posição, 496 (100,00%) municípios estão em situação pior ou igual.

Composição do IDHM de Canoas: Renda: 0, 768 Longevidade: 0, 864 Educação: 0,636

Em três meses, Canoas teve 30 assassinatos, 1.376 furtos e 755 roubos Um dado alarmante foi divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública na última semana. Embora tenha havido uma redução no número de homicídios na cidade, o número de assassinatos continua alto. Entre abril e junho foram 29 homicídios dolosos e um latrocínio. O número de mortes iguala o de

Alvorada, que tradicionalmente, é considerada a cidade mais violenta da região depois da Capital. Os números relativos a roubos e furtos de veículos também preocupam. No mesmo período de três meses, foram 135 furtos e 160 roubos. Quando se olha o número geral de roubos e furtos na cidade, o problema

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva Cremers 18980

Atende Convênios IPE, Caixa Federal, Unimed, Fassem e Particulares CONSULTÓRIO: Rua 7 Povos, 200/401 - Canoas - F: 3466-9124

com a segurança pública fica ainda mais evidente. Foram 1376 furtos e 755 roubos registrados em cerca de 90 dias. A cidade registrou ainda 161 casos de extorsão, sendo um deles mediante sequestro. Além disso, foram registrados 88 casos de tráfico de entorpecentes.

SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE CANOAS CNPJ 97.130.835/0001-06

A VOZ DO PROFESSOR

DEPENDÊNCIA QUÍMICA A dependência química é um conjunto de fenômenos que envolvem o comportamento, a cognição e a fisiologia corporal consequente ao consumo repetido de uma substância psicoativa, associado ao forte desejo de usar esta substância, juntamente com dificuldade em controlar sua utilização persistente apesar das suas conseqüências danosas. Na dependência geralmente há prioridade ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações sócio-ocupacionais. É uma doença e, muitas vezes, por desconhecimento, tratamos o dependente como um marginal ou alguém que não quer encarar as responsabilidades da vida. Muitas vezes nos pegamos agindo com preconceito ao ver determinadas pessoas pelas ruas, em momentos de aparente ócio, ou julgamos de forma parcial e com ângulo de visão muito estreito conflitos familiares com pessoas que têm dependência química. Para que isso não ocorra, precisamos conhecer as causas e os motivos que levam uma pessoa a fazer uso de qualquer tipo de substância. Para isso, nada melhor que participar dos grupos de auto-ajuda para dependentes e familiares, que existem em diversos lugares. São encontros onde as pessoas podem trocar experiências e esclarecerem suas dúvidas sobre o assunto, com os relatos de outros iguais que têm os mesmos problemas. Nesses encontros, todos são iguais. Os problemas são sempre os mesmos. Quero falar de um grupo que conheço e participo, e que ocorre todas as quintas-feiras, das 20 às 22 horas, no Centro Social Urbano do bairro Mathias Velho, na avenida Rio Grande do Sul. As pessoas participam e contam suas experiências. Os próprios dependentes que estão em recuperação e os familiares também. Por isso, se você tem algum parente ou amigo que você queira ajudar, a única maneira que existe é participando desses grupos para entender um pouco o que acontece e como lidar com pessoas com essa doença sem cura. Jari Rosa de Olivera Presidente SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE CANOAS SINPROCAN Rua XV de Janeiro, 121, conj. 203. Centro. Canoas-RS. Cep. 92010-300 Telefone: 3476-4033 E-mail – sinproc@terra.com.br


34642800


10 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013

Obra de praça atrasa e moradores reclamam Praça Moinhos de Vento deveria estar concluída, mas ainda está em construção Moradores do bairro Moinhos de Vento procuraram nossa equipe de reportagem na última quinta-feira, 1°, para relatar o atraso de mais uma obra desenvolvida pela Prefeitura. A praça Moinhos de Vento teve sua construção iniciada em setembro de 2012, e tinha previsão de conclusão em oito meses, a um custo de R$ 687.208, 64. A preocupação do grupo de moradores que procurou OT se deve ao fato de que a obra não

apenas está três meses atrasada, como eles também receberam a informação de que houve um aditivo no contrato, tornando a obra mais cara. Nossa equipe de reportagem foi ao local e verificou que a obra de fato está atrasada, embora continue em andamento. Um morador, que preferiu não se identificar, informou que nos últimos dias os trabalhos tem se intensificados mas que em alguns momentos a obra quase parou. “Passavam

dias sem vir e quando vinham não faziam quase nada”, relatou.

Contraponto

Questionada por nossa equipe, a Prefeitura respondeu: “O início dos serviços para construção da praça Moinhos de Vento ocorreu em setembro de 2012, com previsão de oito meses de serviço. A praça segue em obras, pois no período inicial dos oito meses ocorreram chuvas cons-

tantes resultando no atraso dos serviços, conforme planilha pluvial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). O termo aditivo foi requerido para a construção da quadra poliesportiva, pois este item não constava na planilha de custos inicial. Dessa forma, o atraso da obra não está vinculado ao aditivo, pois o mesmo ocorreu em virtude das intempéries. A obra será inaugurada neste mês de agosto”.

Futebol Feminino

No próximo domingo, 4, Canoas será sede da 3ª rodada da Copa Porto Alegre de Futebol Feminino. A equipe Canoas/Duda que está participando da competição irá sediar a rodada que acontece no Clube Recreativo Brasil (Av. A.J Renner, 950). A bola rola a partir das 13h30min, na partida entre ECFF Grêmio A x ECFF Grêmio B. Logo após às 15 horas, a equipe canoense Canoas/Duda enfrenta o Use Carris.

Combate às drogas

Canoas vai receber investimentos do programa Crack é possível vencer, do Ministério da Justiça. O município deve receber R$ 3,5 milhões que serão investidos na construção de novos prédios e aparelhagem de três Centros de Atendimento Psicossocial CAPS, sendo dois AD ( álcool e drogas) e um CAPS II (adulto). Essas três unidades que hoje funcionam das 8 às 17 horas passarão a ter atendimento 24 horas.

Campanha do Agasalho

O curso de Direito da Ulbra Canoas está promovendo a sua primeira campanha do agasalho com o tema “Quem acordou com frio hoje?”. A iniciativa partiu de alunos do curso e funcionários que atuam no Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (Sajulbra). Quem quiser contribuir pode deixar suas doações de roupas quentes ou cobertores nos postos de coleta que estão localizados na coordenação do curso de Direito no Prédio 1, sala 117, e no Sajulbra, que fica no 3º andar do prédio 22 no campus da Ulbra Canoas. Mais informações pelo telefone 3477.9142.

Alunos estrangeiros no Unilasalle

Obra não foi concluída no prazo determinado

ONG Mulheres em Construção apresenta trabalho na Câmara O trabalho da ONG Mulheres em Construção foi destaque do Grande Expediente realizado, na terça-feira, 30, na Câmara de Vereradores. Autor do requerimento, o vereador Paulo Ritter (PT) destacou que a experiência desenvolvida em Canoas se tornou referência no país e já promoveu a qualificação de mais de três mil mulheres no Rio Grande do Sul. A coordenadora da Mulheres em Construção, Maria Beatriz Kern, apresentou a história da entidade, criada em 2008, e as ações desenvolvidas em parceria com o poder público e empresas.

O objetivo é oportunizar a capacitação de mulheres para práticas na construção civil e ampliar suas possibilidades de trabalho remunerado. Para isso, são oferecidos cursos de formação de pedreiras, ceramistas, azulejistas, pintoras, eletricistas, instaladoras hidráulicas, mestres de obras, além de oficinas de reparos domésticos. A primeira experiência aconteceu em 2006, com a oferta de 25 vagas. “Mais de 300 mulheres manifestaram interesse no curso”, lembrou Maria Beatriz. Com as aulas práticas, as alunas promoveram melhorias no Asilo

Lar da Fraternidade. O sucesso da iniciativa levou à busca de parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Comunitário da Ulbra, o que resultou no projeto Mulheres em Construção. As ações contam com a parceria da Prefeitura de Canoas, através de órgãos como a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. As palestras e oficinas ultrapassaram os limites de Canoas e acontecem em diversos municípios do Estado e do país. Recentemente, um evento foi realizado em Rivera, no Uruguai. Na última

década, a participação das mulheres na área da construção civil aumentou 65%, índice que se amplia numa média de 20% ao ano. A próxima empreitada do grupo é conseguir erguer o primeiro centro de formação exclusivamente voltado para mulheres no setor da construção. O terreno, entregue pelo município, está localizado na esquina da rua Mathias Velho com a avenida Guilherme Schell, em frente ao shopping. A construção será toda feita por mulheres que participam dos cursos de formação já realizados na região metropolitana.

A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais do Unilasalle Canoas promoveu na tarde de terçafeira, 30, uma reunião com os acadêmicos estrangeiros que estudarão na Instituição neste semestre. O professor José Antunes Miranda, responsável pela Mobilidade Acadêmica do Unilasalle, apresentou a Instituição e os serviços que os alunos poderão usar ao longo do semestre. Ao todo são cinco acadêmicos do México e Espanha que começam as aulas nos cursos de graduação do Unilasalle. “Uma das razões que escolhi o Unilasalle é porque o Brasil está muito avançado na área em que estudo, além de ter interesse na cultura e na língua portuguesa”, declarou a acadêmica de Engenharia da Computação do México, DarinkaItzel Aguilar.


CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 11

Canoas é o segundo município com maior número de CCs no RS Os dados refletem o número de pessoas que ocupavam cargos em comissão em 2012 Segundo dados do IBGE, Canoas é a segunda cidade no ranking das que mais contratam CCs na administração direta no Estado. Enquanto Porto Alegre tem 527 ocupantes de cargos em comissão, Canoas vem logo atrás com 406. Ainda segundo o IBGE, cerca de 3,2 mil pessoas foram incorporadas ao quadro de comissionados em municípios do Estado em um período de sete anos. De 2005 a 2012, o número de CCs em municípios gaúchos passou de 19,6 mil para 22,8 mil, representando um aumento de 16,4%. A criação de novos cargos em comissão na Prefeitura vem sendo frequente na atual administração municipal. A situação foi manchete do jornal O Timoneiro em diversas ocasiões, nas quais o Prefeito

autorizou a criação de novos cargos para ampliar o seu “trenzinho da alegria”. Os dados podem ser conferidos através do link http:// www.ibge.gov.br/munic2012/ .

A pesquisa

A pesquisa realizada pelo IBGE efetua, periodicamente, um levantamento detalhado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial da Prefeitura, compreendendo, também, diferentes políticas e setores que envolvem o governo municipal e a municipalidade. Como fruto do esforço permanente de atualização da pesquisa, inclusive com relação ao amplo escopo dos temas por ela tratados,

desde sua primeira edição em 1999, os dados estatísticos e cadastrais que ora compõem sua base de informações constituem um conjunto relevante de indicadores de avaliação e monitoramento do quadro institucional e administra-

tivo das cidades brasileiras. Tais indicadores expressam, de forma clara e objetiva, não só a oferta e a qualidade dos serviços públicos locais como também a capacidade dos gestores municipais em atender às populações.

18 ANOS

Vagas de estágios A partir das 12 horas do dia 5 de agosto, serão abertas inscrições no Portal do Estágio da Prefeitura. Os interessados poderão se candidatar até as 23h59min de 16 de agosto. Serão oferecidas 150 vagas em áreas compatíveis com a formação acadêmica, técnica ou de nível médio. Até 10% do total de vagas poderão ser ocupadas por estudantes que não moram, nem estudam em Canoas e 10% são reservadas para pessoas com deficiência. O processo estará concluído quando o estudante receber mensagem eletrônica oficial, através do e-mail estagio@canoas.rs.gov.br. Quem não for chamado para entrevista permanecerá no cadastro de reserva até o fim deste ano. O anterior foi extinto.

Relatório sobre AES Sul

ADVOGADOS Linda Lúcia Uequed Pitol OAB 24.996

Yassmine Uequed Pitol OAB 85.730

Celso Augusto Uequed Pitol OAB 87.612 up.advogados@gmail.com - (51) 3059.0471

Um relatório parcial de atividades da Comissão Especial da Câmara de Vereadores para acompanhar os serviços prestados pela AES Sul em Canoas foi apresentado na sessão ordinária do dia 30. Criada em março deste ano, a comissão tem como objetivo cobrar e apresentar propostas à AES Sul com a finalidade de ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados no município. No período de 1º de janeiro a 20 de junho de 2013, foram enviadas 98 indicações de vereadores relacionadas à situação de 141 postes com problemas. De acordo com o relatório, 59% das situações foram resolvidas.

Rua Monte Castelo, 1000, Bairro Nossa Senhora das Graças, Canoas/RS. (PRÓXIMO AO HOSPITAL N. SRA. GRAÇAS) Telefones: (51) 3059.0831 e 9238.0831


12 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013

“Uma literatura dá a medida de uma sociedade”* SAIAM DE SUAS PRISÕES DE MENTIRAS "A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos Marco leite sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos. Geralmente quando a gente começa a viver muito em torno do que o outro gostaria que a gente fosse, é que a gente tá muito mais preocupado com o que o outro acha sobre nós, do que necessariamente nós sabemos sobre nós mesmos. O que me seduz em Jesus é quando eu descubro que nEle havia uma capacidade imensa de olhar dentro dos olhos e fazer que aquele que era olhado reconhecer-se plenamente e olhar-se com sinceridade. Durante muito tempo eu fiquei preocupado com o que os outros achavam ao meu respeito. Mas hoje, o que os outros acham de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito." (Padre Fábio de Melo) Este pensamento do padre Fábio de Melo tem muito a ver com uma vida de recuperação e de evolução espiritual. Durante anos vivi uma vida de mentiras e de muitas facetas. Pagava uma de bonzinho e por trás disso existia uma outra pessoa. Vivia de aparências, afinal isso a sociedade aceita, se você representa ou aparenta o que lhes agrade está ótimo. Parei de fazer isso há muito tempo e com isso perdi amigos, se é que algum dia foram amigos. Mas ganhei novos “velhos” amigos, ou seja, os que realmente ficaram ao meu lado e apoiaram minhas escolhas. Os julgadores de plantão ficaram pelo caminho. Hoje, ando com gente verdadeira e não dou vazão às falácias, pois sei que estou no caminho certo. E os amigos que ficaram e os novos não me poupam de críticas, muito pelo contrário, são os que mais me exigem. Mas neles existe uma coisa boa, eles não representam, são autênticos e verdadeiros. Quando escolhi uma nova vida sabia o que iria acontecer. Passei a pensar de forma diferente e isso fere as pessoas, que na mesmice não se arriscam, ficam estacionadas em sua insanidade, não fazendo nada e esperando resultados positivos. Ir à luta é a palavra de ordem na recuperação do comportamento. Errar e acertar faz parte da vida, mas não ter a coragem de mudar porque isso vai desagradar a alguns é uma atitude covarde e não faz mais parte de minha caminhada. Viver uma vida correta deveria ser corriqueiro e normal. Infelizmente, nos dias de hoje, isto está cada vez mais difícil. Mas eu sonho com um mundo onde a compreensão impere e com isso haja uma sociedade mais justa e em torno do amor maior.

INFORMATIVO ASMC Nº. 418 - Ano III Associação dos Servidores Municipais de Canoas Fundada em 12/06/62 e-mail: asmc_canoas@terra.com.br site: www.asmc.com.br Fone: (51) 3472-1866

“Leituras e reflexões sobre literatura”

Dia 13 deste agosto, às 18h30, o escritor –professor Cícero Galeno Lopes estará conduzindo mais um encontro para “Leituras e Reflexões sobre Literatura”, que foram iniciados em abril, e continuarão em sala da Galeria Dal Molin, 2º andar, avenida Victor Barreto, 2642. Já foram lidos, compreendidos e interpretados textos de Camões, Castro Alves, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Manoel de Barros, Bento Teixeira Pinto, Gonçalves Dias, Chico Buarque, Perrault Donaldo Sculer, José de Alencar, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Assis Brasil e de outros. Todos são convidados. É uma realização do Espaço Cultural “Nemézio Mirando de Meirelles”.

Feira Municipal do Livro, de 2014

Esta Associação, a par da avaliação da Feira deste ano, vai propor novidades para a Feira de 2014 como, por exemplo: escolha imediata do patrono, ou patrona, entre indicados pela ACE e pela Casa do Poeta; réplicas gigantes de livros expostas em locais da cidade; levara literatura canoense às escolas dois meses antes, no mínimo, da abertura da Feira; destinar parte dos bônus à compra de obras de autores canoenses; destinar uma banca, no calçadão da Tiradentes, onde a ACE e a Casa do Poeta poderão comercializar livros de seus associados.

Função social da literatura

“...a leitura sempre teve de competir com outras formas de entretenimento. Se antes era o teatro, os piqueniques ao ar livre e a busca por um destaque social, hoje temos o cinema, o novo episódio do seriado favorito, o bate-papo no Facebook e o celular que apita. Contudo, as vendas de livros no Brasil somam muitos milhões por ano”. “Esperançosamente, acredito que esse critério deve permanecer: a literatura tem uma função social que não é apenas estimular o consumo e o entretenimento, mas, sobretudo, o respeito pela igualdade e dignidade humanas, em todos os sentidos, diz a professora Tânia Pellegrini”. (Revista da Cultura, Porto Alegre – RS). * Frase do poeta português Guerra Junqueiro.

JMJ

Encerrou a Jornada Mundial da Juventude e muitas lições de vida e humildade deixadas pelo Papa Francisco, tanto para os jovens como para os adultos. Encerrou também a 78ª. Convenção Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho no Parque Harmonia em Porto Alegre, onde novas propostas, na maioria de aperfeiçoamento, foram aprovadas e passarão a fazer parte da coletânea tradicionalista (livro de leis do MTG). Na condição de presidente da Junta Fiscal, sugeri algumas alterações no modo de prestar contas pelos Coordenadores Regionais, que se somaram às outras proposições no mesmo sentido. Como a proposta foi agregada, algumas proposições acabaram sendo derrotadas por maioria de votos e as novas proposições encontram-se no site do MTG. Como sempre ocorre, a Convenção no mês de julho ou agosto de cada ano, é o momento dos candidatos a presidente do MTG, para o ano seguinte, mostrarem a cara e até o momento surgiu duas chapas, a do Paulo Souza (atual vice-presidente Administrativo do MTG), que vai tentar ser presidente ou melhor vamos tentar, pois fui convidado para ser o vice-presidente de Finanças do MTG, na chapa do Paulo Souza em 2014. A outra chapa é encabeçada pelo atual presidente da CBTG – Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Sr. Manoelito Savariz, que também me convidou para ser em 2014 o seu vice-presidente Administrativo. Pela minha ética tradicionalista, tenho que apoiar o Paulo Souza, pois estamos juntos na direção do MTG há três anos, pelo visto o meu passe está valorizado. Na última eleição havia três chapas e as três me convidaram para ser o presidente da Junta Fiscal, uma abriu mão e duas concorreram, vencendo a atual, com o Erival Bertolini de presidente.

CURIOSIDADE

Há alguns dias atrás, necessitamos mexer na documentação dos terrenos da Igreja Sagrado Coração de Jesus do bairro Harmonia e, em uma das escrituras (datada de 1958), consta a atual rua Marechal Mallet antiga rua Fioravante Milanez. Como o Escritório da ASMC se localiza na rua Fioravante Milanez no Centro de Canoas, isso me chamou a atenção.

SORTEIO

Depois do Seguro Bradesco foi a vez da farmácia São João promover o sorteio de brindes para os associados, seus clientes, e os sorteados foram: Odone Machado Ramos, Neiva Santos de Oliveira, Vera Regina Tavares Proença e Gabriel Bratkowski. Os brindes foram entregues na referida farmácia.

JANTAR SÓ PARA ELAS

Direito Previdenciário Aposentadoria especial/garçom Airton Joel Cardoso*

O governo quer frear no Congresso a aprovação de projetos que tratem de concessão de aposentadoria especial a trabalhadores. O ministro Garibaldi Alves (Previdência) afirmou nesta quinta-feira (11) que esse tipo de aposentadoria poderá trazer uma explosão nas contas da Previdência. Alves conversou hoje com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e demonstrou preocupação com a aprovação dessas medidas. A Câmara pode votar nos próximos dias um projeto que prevê a concessão de aposentadoria especial a garçom, maître, cozinheiro de bar ou restaurante e

confeiteiro. Segundo o ministro, a proposta pode abrir brecha para outras categorias reivindicarem o benefício. Eu não tenho preocupação com uma categoria. O problema é a possibilidade do que for dado a uma categoria se generalizar. A aposentadoria especial tenta proteger as pessoas com relação à saúde. Se isso for facilitado, generalizado, poderá trazer uma explosão nas contas da Previdência, disse. Pela proposta, a aposentadoria especial para os garçons ocorrerá após 25 anos de contribuição. Fonte: Site UOL *Advogado OAB/RS 43.486 Telefone: 3059.1111 / 8419.5050

Ocorre hoje à noite, a partir das 20h30min, o Jantar Só para Mulheres, a Noite das Mascaradas na ASMC. Alguns convites estarão à disposição na portaria ou pelo fone (51)3472-1866 até às 17h30min ou (51) 3476-4689, após às 17h30min. Buffet Primo Piato Bello e show surpresa às 22h.

SALÃO ASMC 2014

Lembramos aos associados, que a partir do dia 1º a 09 de agosto, a ASMC abrirá a reserva para locação dos salões para o ano de 2014. Nesse período será exclusiva a reserva para associados e seus dependentes legais, onde é incluída as adoções e tutelas documentadas. A partir do dia 12 de agosto as reservas serão para os primeiros que chegarem, associados, parentes e particulares. A nova tabela de preços das locações, encontra-se no site da ASMC: www.asmc.com.br.

CLUBE DE FÉRIAS

A ASMC firmou convênio com a Hospedasul-Esportes, Lazer e Recreação, onde disponibiliza estadias em hotéis, em todas as praias e outros Estados. O associado pode ganhar um título, pagando somente uma taxa anual, sem taxas de jóia. Maiores informações no site www.hospedasul.com.br.

Canoas, 02.08.13.

ASMC 51 ANOS COM VOCÊ! Firmo Farias dos Santos Presidente


CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 13

negócios & serviços Júlio Fontes

Samsung em Canoas julio.fontes@otimoneiro.com.br

Games reforçam ensino no Colégio Espírito Santo Não é de hoje que os games têm espaço na educação. Jogos de computador com propostas pedagógicas já fazem parte do aprendizado das crianças há muito tempo no Laboratório de Informática do Colégio Espírito Santo (CES). Porém, no que retornarem das férias de inverno, os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental vão avançar de fase. É que a escola adotou a plataforma game MangaHigh, que oferece 54 mil problemas matemáticos em 17 jogos que geram 67 atividades lúdicas. Além de aprender brincando, os estudantes vão poder competir entre si, em busca de melhores resultados, medalhas virtuais e dos primeiros lugares no ranking do programa. Algumas turmas da professora Márcia Cardoso experimentaram o game em junho. Ela conta que usou dois jogos para exercitar a multiplicação e o raciocínio lógico. “O jogo é bem a realidade deles. E é importante para eles o estímulo através do brincar com o jogo, que trabalha o que eles estão estudando. É assim que eles conseguem abstrair o que estão aprendendo”, avaliou. Ela conta que alguns alunos ficaram “fissurados” nos games matemáticos e que eles estavam jogando até em casa, motivados pela competição. “É muito mais legal. A gente aprende se divertindo. Por mim, as aulas seriam só no computador”, comentou Augusto Troian, 9 anos, do 4º ano.

Competição motiva o aluno a melhorar resultados

O vice-presidente para Escolas no Brasil da MangaHigh, George Balbino, diz que o sucesso da plataforma está na possibilidade de aprendizado que se dá pela parte lúdica e pela parte gameficada, que estimula a alcançar resultados melhores que os colegas em competições intraturma e interescolar. “Toda atividade é uma competição. E o jogo mostra o resultado dos cinco primeiros colocados”, afirma. Conforme o número de questões respondidas corretamente em sequência e o respectivo grau de dificuldade, o aluno ganha medalhas virtuais de bronze, prata e ouro. “A plataforma molda a dificuldade conforme o aprendizado do aluno e é diferenciada para aquele que aprende rápido e para o que aprende devagar. E o jogo gera maior motivação para que, com esforço, o aluno melhore seus resultados”, avalia.

No último dia 31, foi inaugurada a 1° Loja da Samsung Brasil no RS, em Canoas. Na oportunidade, várias personalidades estiveram presentes, como Serginho Moah, vocalista da Banda Papas da Língua e a atriz global Juliana Knutz, que marcou presença na divulgação da marca que trouxe para a cidade o melhor do mercado de eletrônicos. A loja fica no segundo andar do Canoas Shopping, Guilherme Schell, 6750.

Coluna do Juninho Liga Canoense de Futsal

Homenagem ao dia dos pais e Libertadores 30 anos No último domingo, 28 de julho, a família Futuro Craque reuniu-se no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas para mais um grande evento: a festa do Dia dos Pais, que comemorou também os 30 anos da primeira conquista da Copa Libertadores pelo Grêmio FBPA. A partir da 9 horas, iniciou o clássico e já consagrado Jogo dos Pais, que a cada ano que passa fica mais concorrido. Nesta edição foram formadas seis equipes divididas por categorias de idade, peso e experiência. As partidas apresentaram lances geniais e “vídeo cacetadas” que divertiram os expectadores mais importantes, os filhos dos atletas. Cada um dos participantes recebeu uma singela lembrança, uma medalha que foi entregue pelos filhos. Ao final do jogo esteve presente o Cônsul Gremista de Canoas, Maichel Mattielo, que trouxe uma bandeira do clube autografada e foi sorteada entre os jogadores. O grande ganhador foi o sr. Cláudio, avô do Gabriel, categoria sub-7, aluno da nossa sede do sindicato. Na sequência, iniciou-se os jogos das categorias sub-13 e sub-11. Ao meio-dia paramos para o delicioso almoço servido pelo economato do sindicato de, responsabilidade do sr. Scherer, o “Faustão”. Às 13h30min, voltamos à quadra com a categoria sub- 9 e logo em seguida a categoria sub-7. Assim que terminaram os torneios veio o tão esperado sorteio da Camisa Autografada. Antes desta foi sorteado uma bola de futsal Parma, uma Bola Adidas, uma chuteira de Futebol Society e ainda uma camiseta e uma bola de vôlei oferecidas pelo sr. Faustão. A relação de Ganhadores está no site WWW.futurocraque.com.br.

P ublicações le g a i s 3032.3022

EDITAIS, LEILÕES, BALANÇOS SOCIAIS, CONVOCAÇÕES, PARTICIPAÇÕES DE FALECIMENTO E CONVITES PARA MISSA, PERDA DE DOCUMENTOS.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Professora particular Aulas de Química, Biologia, Matemática e Ciências. nsinos Fundamental, Médio e Pré-Vestibular

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Atendimento a domicílio.

UNIMAN – Cooperativa de Trabalho da Construção, Montagem e Manutenção Industrial LTDA., edital de convocação dos associados para a Assembléia Geral Extraordinária para deliberar sobre os assuntos de eleição da nova diretoria, reforma do estatuto, alteração da sede, associar novos associados no dia 18/08/2013, na Avenida do Forte, 77, Bairro Cristo Redentor, Porto Alegre – RS. É de competência da Assembléia deliberar sobre qualquer assunto de interesse da sociedade, desde que mencionado no edital de convocação, sendo de sua competência exclusiva (art. 46 da lei nº 5764/71): Ordem do dia: A) Reforma do estatuto social; B) Fusão, incorporação ou desmembramento. C) Mudança do objeto da cooperativo; D) Dissolução voluntária da cooperativo e nomeação do liquidante; E) Contas do liquidante.

Contatos com a professora Fernanda Moraes Chaves pelo telefone 8541.3148 ou profer_chaves@yahoo.com.br.

Canoas, 02 de agosto de 2013

No último final de semana, aconteceu a rodada de abertura do certame: foram disputados 15 jogos em cinco categorias, sub-9, 11, 13, 15 e 17. Dois ginásios sediaram as rodadas: Bolão Gaúcho e Canoense. As arquibancadas ficaram lotadas com a presença maciça das torcidas. Nenhum jogo ficou com placar zerado e as maiores goleadas foram do Tiger contra o Arsenal, 12 a 0 na categoria infantil e a Escolinha do Juninho aplicou 13 a 0 contra a AABB na sub-11. Neste fim de semana, será a rodada de estreia da categoria sub-7, que ficou alguns anos de fora da competição devido à pequena procura por partes dos clubes e escolinhas. A entidade informa que o congresso técnico para as categorias Sênior e Master acontecerá no dia 05/08, no Bolão Gaúcho, e ainda restam algumas vagas para clubes interessados. No feminino sub-15, modalidade em que a Liga está promovendo e divulgando nesta Gestão, também restam vagas para a disputa do próximo campeonato. Mais informações pelos telefones 3429.1371 ou 9629.1371.

Curso de Treinadores

No último final de semana foi realizado o ato de conclusão do Curso Profissionalizante de Treinadores de Futebol, o Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado do RS na pessoa do sr. Adão Alipio, vice-presidente da entidade, que ressalta o sucesso do curso que teve entre os participantes, treinadores de quatro países, como França, Argentina, Peru e Colômbia. Muitos estados também foram representados no curso, nosso município também não ficou de fora, Canoas teve um participante nesta edição. Adão, que é morador da nossa cidade, agradece o apoio de toda a equipe que tornou a XXII edição do Curso um sucesso e o reconhecimento internacional pela qualidade de ensino.

Escolinha do Juninho

Nossa escolinha agradece ao apoio da Família Unidos, que esteve presente nos jogos do último fim de semana. Dias 3 e 4 de agosto estaremos jogando a Copa União e Liga Canoense de Futsal e mais uma vez o apoio de todos será fundamental. Estaremos representando nossa cidade no jogo em Esteio contra o Ajax. Informações da Escolinha do Juninho você encontra no site www.escolinhadojuninho.com.br ou ainda no telefone 9145.7810.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A.B.C. Unidos do Guajuviras convoca Assembléia Geral Extraordinária para o dia 20/08/2013, com a 1ª chamada às 19:30hs e a 2ª chamada às 20:00hs no quadro da escola. Pauta: - Prestação Contas Carnaval 2012/2013; - Revisão do Estatuto. Canoas, 02 de Agosto de 2013.


14 I O TIMONEIRO I CULTURA I CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013

A história de Canoas, mês a mês JANEIRO, 1969 Em 1969, Canoas tinha setenta e oito Centros de Umbanda, segundo informava o Guia da Cidade. Eram os seguintes: Arranca-Toco, à rua S. Salvador, 405 – Mathias Velho; Arruda e Guiné, r. Nelson Paim Terra, 1375 – Niterói; Beira-Mar, r. São Salvador, 208 – Mathias Velho; Beira-Mar, r. Dom João Becker, 162 – Niteró; Beira-Mar, r. Quaraí, 271 - Niterói; Beneficente Africana, r. Itália, 1164 – Niterói; Cacique Indu, r. Monte Castelo, 354 – Chácara Barreto; Cacique Maratá, r. Paes Lemes 216 – Niterói; Cabocla Jurema, r. Castelo Branco, 355 – Rio Branco; Caridade, Fé e Esperança, r. Padre Anchieta, 249; Caboclo Arruda, r. Itália – Niterói; Caboclo Ventana, r. Belo Horizonte, 314 – Mathias Velho; Estrela D’alva, rua Mato Grosso, 335 – Niterói; Filhos de Jurema, r. Santa Maria – Chácara Barreto; Filhos de S. Jorge, r. Santo Ferreira, 721 – Chácara Barreto; Guerreiros da Guiné, r. Londres. 96 – Niterói/ Iemanjá – Oxalá, r. Rio Grande do Norte, 155 – Mathias Velho; Irmão Benedito, r. José de Alencar, 123 – Niterói; João da Mata, r. Dr. Machado, 856 – Niterói; Jorge Demanda, r. Santos Ferreira, 2217 – Estância Velha; Mãe Oxum, r. Ibicuí, 535 – Niterói; Mãe Maria, r. FAB 155 – Vila Fernandes; Mãe Maria, r. Santos Ferreira, 516; Maria Conga, r. Francisco Alves, 652 – Harmonia; Missionárias Umbandistas, r. Rodrigues Alves, 545 – Niterói; Nosso Senhor do Bomfim, r. Araçá, 152 – Centro; Nossa Senhora dos Navegantes, r. Recife 920 – Mathias Velho; Nossa Senhora da Conceição, r. Pandiá Calógeras, 1189 (Fraternidade Caboclo da Lua); Nossa Senhora da Glória, r. Niterói, 1128 – Niterói; Ogum Fraternidade Xangô, r. José de Alencar, 95; Ogum Guerreiro, r. Pais Leme, 215; Nossa Senhora da Conceição (Fraternidade da Lua), r. André Lobares, 1189; Ogum do Fogo, r. São Joaquim, 321; Ogum Iara, r. Pelotas 885 – Mathias Velho; Oxalá Rei Orixá, r.Olavo Fernandes, 286; Oxalá Fraternidade Cacique T. Ondas, r. Peperi, 577 – Niteróis; Ogum da Mata Virgem, Chácara Barreto; Ogum Megê, r. Gen. João Telles,65 – Niterói; Oxalá, r. Ana Nery, 151; Ogum Fraternidade Xangô, r. José de Alencar, 95; Ogum do Fogo, r. São Jerônimo, 321 – Estância Velha; Ogum Guerreiro, 215; Ogum das Campinas Verdes, r. José Veríssimo, 382 – Harmonia. (Continua). CT.

Maçonaria

Humildade “Mais que uma medalha dourada no peito, o Irmão deve aspirar ter no mesmo peito um coração ardente de Amor. Porque só com Amor se pode erguer o Templo da Verdade, da Ciência e da Razão”. Estas palavras, que foram parte de texto já publicado, provocam nova abordagem da humildade, esta virtude magnífica. A humildade é virtude caracterizada pela percepção das próprias limitações. Não ter a arrogância de imaginar-se maior do que se é, aventurando-se em empresas maiores do que nós. A modéstia, a simplicidade, que nos mantêm dentro de nossos limites, é medida de respeito para com os semelhantes e, inclusive, para com tudo que a vida nos oferece. O luxo abusivo e o brilho fascinante devem ser evitador por sua falsidade, sua efemeridade. O respeito, o acatamento a regras geradas em decisões democráticas, deve ser cultivado em prática contínua, a fim de que a coletividade se fortaleça. Tal atitude, de obediência à vontade de uma maioria de semelhantes, ao invés de significar submissão, significa reconhecimento ao que deve ser sábio e justo. Por fim, a única submissão incondicional é devida ao Grande Arquiteto do Universo (Deus), que segundo a filosofia órfica é “o Pai Eterno, o Tempo e ou a Eternidade personificada, um espírito geral e penetrante sem formas especiais que preenche o infinito e a eternidade”. (Sócrates).

Memória da Cidade Ano 1979 O Clube Império, posando antes de defender a Vila Cerne. Em pé, da esquerda para a direita: Sari, Presidente, P. Roberto, Paulinho, Getúlio, Carlinhos, Geto, Velho, Macaco, Marcos. Agachados, na mesma ordem: técnico Ivo, Torrada, Jorginho I, Pelé, Miro Teio e Jorginho II. Do fotografo Toninho Silva. (Republicado por haver saído incompleta).

Agenda tradicionalista

Folclore, sinônimo de cultura popular Olegar Lopes* A Carta do Folclore Brasileiro, em sintonia com as definições da Unesco, declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas e individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação. Deva-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através de meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da Unesco é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre. O interesse pelo folclore nasceu entre o fim do século XVIII e o início do século XiX, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha e “descobriu-se” a cultura popular como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais. Logo esse interesse se espalhou por outros países e se ampliou para o estudo de outras formas literárias, músicas, práticas religiosas e outros fatos chamados na

época de “antiguidades populares”. Neste início de sistematização os pesquisadores procuravam abordar a cultura através de métodos aplicados ao estudo da cultura erudita. Como sabemos, o termo folklore foi criado pelo arqueólogo Ambrose Merton – pseudônimo de William John Thomas – e usado numa carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. Com a conscientização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao novo modo de vida urbano, seu estudo se generalizou ao mesmo tempo em que ela passou a ser usada como elemento principal em obras artísticas, despertando o sentimento nacional dos povos. Enart 2013 A 2ª Inter-regional, etapa classificatória para a final de Santa Cruz do Sul, será realizada dias 10 e 11 de agosto de 2013, em Esteio, no Parque Galvany Guedes, Bairro Santo Inácio, junto ao CTG Chama Nativa. As Regiões Tradicionalistas participantes desta etapa são: 1ª RT, 12ª RT, 15ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 27ª RT e 30ª RT.

Tradicionalista olegar.tradicionalista@yahoo.com.


CANOAS, 2 A 8 DE AGOSTO DE 2013 I SOCIAL I O TIMONEIRO I 15

Níver Parabéns à Marinha, que recebeu amigos e familiares para comemorar mais uma virada de página em sua vida. Que esta nova fase que se inicia seja cheia de felicidade.

soni.beauty1@gmail.com (51) 9906.1060 / 9110.0931

Lekinho, Mara e Henrique

Clara, Mara, Kristian e Renato

Zirlei, Mara e Wanderlei

Alex, Soni, Mara e Negrinha Tassia, Lekinho, Mara, Juliana e Roger


INSS Canoas, 2 a 8 de agosto de 2013

Airton Joel Cardoso OAB-RS 43.486

Segurado do INSS, requeira já sua aposentadoria, não espere mais tempo, procure-nos, pois encaminhamos revisão de pensão, aposentadoria, auxilio-doença e aposentadoria por invalidez. O INSS indeferiu sua aposentadoria ou pensão, venha nos consultar. Rua Frei Orlando, 33/404 - ao lado da Praça do Avião Centro - Fone: (51) 3059.1111 – 8419.5050

Samsung inaugura nova loja no Canoas Shopping Na última quarta-feira, 31, foi inaugurada no Canoas Shopping uma nova loja da Samsung. O evento contou com a participação de centenas de convidados, que puderam conferir em primeira mão o agradável ambiente do estabelecimento, além de conferir os produtos da marca que estão disponíveis para venda. Um dos destaques da festa foi a pre-

sença da garota propaganda da Samsung, a atriz global Juliana Knust. Muito bem disposta, Juliana atendeu a todos que pediram para tirar fotos com ela. Quando era abordada por crianças, dedicava muito mais tempo, pois não abria mão de brincar com cada uma delas. Há mais de 70 anos, a Samsung vem atuando em diversas áreas: tecnologia

Wilson Lopes e Fernanda Veronesi, da Samsung, cortam a fita de inauguração

Interior da nova loja da Samsung

Wilson Lopes e Juliana Knust

Equipe da Samsung com Wilson José Lopes

de ponta, semicondutores, construções e arranha-céus, petroquímica, moda, medicina, finanças, hotelaria, e muito mais. A empresa de maior destaque do grupo, a Samsung Electronics, lidera o mercado global de alta tecnologia e mídias digitais. Em Canoas, a loja oficial da Samsung está localizada no segundo piso do Canoas Shopping, acima da praça de eventos.


Edicao 2559