a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

Canoas, 20 a 26 de março de 2020

JORNALTIMONEIRO.COM.BR

ANO 53

1

Desde 1966 R$ 1,50

Edição nº 2905 Tiragem de 10.000 exemplares

Canoas, 20 a 26 de março de 2020

MAIS MÉDICOS

HU irá contratar 12 médicos e profissionais de saúde por Covid-19 Nesta quarta-feira, 18, outros hospitais de Canoas apresentaram os planos de ação para assistência de saúde e orientação aos pacientes. Pág. 4

ALTERAÇÃO NO TRANSPORTE

Pandemia causa alterações em diversas linhas de ônibus

Situação de emergência fecha shoppings e comércio por 21 dias Na tarde desta quinta-feira, 19, foi assinado pelo prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, o Decreto Nº 70, que declara situação de emergência no município, com intuito de conter o avanço do novo coronavírus (Codiv-19) no município, que até o momento não registra nenhum caso confirmado. Documento também estabelece normas no transporte público e demais espaços.

Renovadora de Pneus Getúlio Vargas

Produzimos seu Filme Institucional - Político - Conteúdos para YouTube e Redes Sociais - Cinema Vídeo para eventos

A Prefeitura recomenda também a utilização do aplicativo Canoas Go Bus, que fornece ao usuário o itinerário de cada linha, os horários, o tempo de chegada do ônibus e a localização. Pág. 6

Pág. 5

Fazemos o planejamento e assessoria do conteúdo audiovisual, roteiro e produção.

3463.8005 / 3427.2849 / 3466.2466 / 9982.5686 Av. Getúlio Vargas, 7420 - Canoas/RS

www.prosafilmes.com email: alex@prosafilmes.com (51) 99125-4525

FELIZ ANIVERSÁRIO Quem, como eu, teve o prazer e a honra de acompanhar a luta da população de Nova Santa Rita para conseguir a sua emancipação política e preparar o novo município, fica entusiasmado pelo desenvolvimento que alcançou nesses 28 anos. O povo de Santa Rita soube encontrar e aproveitar o caminho da independência, e quero me associar a todos que amam e respeitam as decisões populares, para dizer:

“Quero estar sempre junto nesse caminho de paz e prosperidade”.


2

Canoas, 20 a 26 de março de 2020

EDITORIAL

Página 2

Canabarro Tróis filho,

Odil Gomes,

jornalista e escritor

comunitarista

Coronavírus O planeta está vivendo uma nova grande crise, muitos semelhante ao início dos anos 1915, quando fomos agredidos pela febre espanhola, embora o primeiro caso tenha acontecido em Kansas e propagou-se pelo mundo. Mais de cinquenta milhões de pessoas morreram da febre. Agora, o coronavírus, que na China começou, espalhou-se em todos os continentes. No Brasil, a vinda de pessoas que vieram do exterior traz o medo na sociedade brasileira. Várias medidas estão sendo tomadas para evitar a propagação e protegendo as pessoas. É preciso que cada um leia e ouça com atenção. Não tem outra alternativa: ou proteger-se, ou cair nas garras do vírus. As autoridades estão tomando as medidas possíveis para proteger a sociedade, mas é preciso a participação e colaboração de cada um. Vamos participar e agir, pois não tem outra solução e nem remédios.

“é preciso a

participação e colaboração de cada um”

Estou em paz

SUS - Sistema Único - V

Ah, eu não sabia que a vida seria a maravilha que é... E como saberia?... Eu ainda não existia o deus Amor escolhe o casal que me ganharia O speculo voou mais rápido que sangue na veia voou nas asas de todos os pássaros e pousou como beijo morno Somos bolhas d’água mais ou menos iluminadas que se interpenetram mas se desconhecem. Nascidos no coração gelado Se interpenetram Mas de desconhecem Quando uma bolha explode o universo infla multiplicando-se nas outras. Pra que te quero, vida? Pra viver, conviver... Viver-te... (De repente, mal-educado, “eu anjo da guarda dormiu...) Sem dor, leva-me agora. Meus pecados paguei buscando a Luz. Estou em Paz.

...O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado sempre teve posições muito claras e lógicas. Jamais permitiria as manobras políticas como aconteceu com os devedores do Estado/RS, que acabaram por falta de punições adequadas a esses devedores. Como já mencionei em artigos anteriores, são vários bilhões de reais essas dívidas e, pior ainda, as ditas autoridades competentes não encontraram meios de como enquadrá-los por razões interpretativas, e aproveitando-se disso, os espertos da área política e a falta de ação do governador do RS praticamente aceitando as imposições políticas. Aliás, suas origens de vencedor eleitoral do seu antecessor Sartori, o qual passou quatro anos de mandato, que deveria ser de um gestor público com a função de “governar”, nada deixou de concreto a não ser uma equivocada postura no caminho de seu sucessor Eduardo Leite. Salientando que esse, por sua vez, ainda sem posição de gestor, bastando observar suas ações políticas nada positivas, na busca de dividendos, realmente em favor de acréscimo para o bem público: Saúde, Segurança, resgate dos princípios fundamentais da Constituição de 88, na qual está inserida o Controle Social, exercer o Controle Social. Isso é Constitucional, chega de improvisações. Saúde pública de qualidade; Segurança Pública, já há muito deixando a desejar. Eu gostaria de ver, já a partir do ano de 2020, algo realmente mudar, nada indigesto para nós brasileiros e brasileiras com fantásticos valores de bilhões de reais, patrocinados para campanhas políticas, e não sabermos as formas de compromissos constitucionais. 50% usuários, 25% trabalhadoras e trabalhadores em saúde e 25% governo e prestadores de serviços públicos... (segue).

ESPAÇO ABERTO Este espaço está aberto a todos os leitores.

A separação e autonomia dos poderes

tim neiro Desde 1966

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda-ME. CNPJ 02.347.932/0001-30 Diretor e Editor: Feres Jorge Uequed (MTB/RS 14.202) Jornalista Responsável: Simone Dutra (MTB/RS 19.446) Colaboradora: Graziele Albuquerque Diagramação: Sinara Dutra Circulação: Celço Andreotti Comercial: Marta Moraes Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andar Sala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-901 Circulação Semanal Fechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horas Impressão: Gráfica Grupo CG. Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Fone: (51) 3472.3022 Email: redacao.ot@gmail.com

Site: www.jornaltimoneiro.com.br

Opinião

ANO 53

Por: Marina Lima Leal - Professor A essência desta teoria se firma no princípio de que os três poderes que formam o Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário) devem atuar de forma separada, independente e harmônica. O objetivo dessa separação é evitar que o poder se concentre nas mãos de uma única pessoa, para que não haja abuso, como o que ocorre, por exemplo, nos Estados Absolutistas ou nas ditaduras, em que todo o poder concentra-se na mão do rei ou do ditador, capaz de transformar as suas vontades, em lei. Entre os séculos XVII e XVIII, o teórico John Locke (1632 – 1704) apontava para a necessidade de divisão do poder político. Algumas décadas mais tarde, Charles de Montesquieu (1689 – 1755) se debruçou no legado de seu predecessor britânico e do filósofo grego Aristóteles para criar a obra “O Espírito das Leis”. Neste livro, o referido pensador francês aborda um meio de reformulação das instituições políticas através da chamada “teoria dos três poderes”. Segundo tal hipótese, a divisão tripartite poderia se colocar como uma solução frente aos desmandos, comumente observados nos regimes ditatoriais. Iniciamos com o resgate histórico da origem da divisão do poder, para demonstrar o quão inoportuna, inconsequente e ofensiva

foi a convocação do ato do dia 15 de março, que reivindicava o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Sabemos que a população brasileira tem muitas restrições às decisões que o Congresso e o STF tem tomado e aos privilégios que possuem, no entanto, não é terminando com eles, que funcionam em todos os estados democráticos, que vamos resolver nossos problemas. Ruim com eles, pior sem eles. Os participantes mais velhos devem ter esquecido dos tristes anos de ditadura e os jovens, por certo, não foram esclarecidos a respeito do que significaram. O mais grave, porém, foi a presença do Presidente num ato contra os outros poderes, aos quais deve respeito e mais grave ainda foi ter ido à manifestação em meio à pandemia do Corona vírus. Um ato de total irresponsabilidade, por estar fazendo uma coisa de alto risco e estimulando outras pessoas a fazerem o mesmo. Desmoraliza as preocupações de seu próprio Ministro da Saúde. Fez isto a menos de uma semana de voltar dos Estados Unidos, de onde pessoas que com ele convive, voltaram infectadas. Lamentável atitude de um Presidente da República, que coloca seus interesses políticos acima do bem comum.


distribuir os serviços públicos. VARRIÇÃO CAPINA Nesses momentos E dramáticos é preciso coragem Estou lendo o edital varrição e capina,é inpara fazer as mudanças. A de troca de comando do Departamento Municipal de Limpeza dispensável, não se trata de culpar ninguém, mas de Urbana de Porto Alegre - DMLU. oxigenar a gestão e os dirigentes. E o poder público Estou lendo também o edital de varrição tem grande responsabilidade com a Saúde, e a história e capina da Prefeitura Municipal de Canoas. do Gracinha merece respeito. Estou espantado com a clareza de Porto Até em time de afutebol, quando a coisa vai mal, Alegre e com dubiedade do edital local. muda-seAntes o técnico, o presidente, os dirigentes, de qualquer outra providência, es- os conselheiros para tentar cópia uma solução, dá para tou encaminhando do editalsódenão Porto mudarAlegre a torcida. Talvez o Gracinha tenha urgência para as secretarias competentes ea Eleição nestasProcuradoria medidas. Geral do Município.

Política

Todos têm mandou que participar para aperfeiGoverno ao Congresso o çoar os serviços. Quero fazer a minha parte. projeto para declarar calamidade pú-

MAGISTÉRIO blica até 31 de dezembro.

Um governo que já vise o aprimoramento da qualiA Câmara aprovou, e, até a pródade RECIFE dexima vida segunda-feira, da sua comunidade deve dedicar provavelmente, parcela o Esta bela capital no Pernam-Deve importante de seus recursos para a de educação. Congresso também o Estado fará. bucoNo estáSenado, enviandodois para Ca- as construir ou reformar asempresários escolas, implementar representantes noas para discutir serviços públicos. apresentaram emenda para que a esportivas verbibliotecas, acrescentar meio de práticas isto seja de bom baTomara para aque eleição, no valor de proveito, R$ 2,5remue, também, é importante que zele pela digna debilhões, custo razoável, dentro dos fosse destinada ao princípios governo neração de professores ee professoras. moralidade pública. para a campanha contra o Coronavírus. A da aplicação do piso nacional para o magistério Se fim aprovada emenda, provavelmente não é um em si, amas um caminho para o respeito não teremos nessedo ano. aos profissionais e a eleições possibilidade aprimoramento de seus serviços.

rejeita. tem mais que fazer. Ou terá sidoautor Sarney fazer a tadual Ledevino Piccinini. Registro os três para fessor de oDireito Constitucional, de aum livro Registra-se também que a Associação Benefiroda girar“Direitos em favorHumanos de Fonseca? Nunca se deve deschamado Fundamentais”, adepto marcar a dedicação de dezenas de canoenses que, cente de Canoas - ABC, mantenedora do hospital, da tortura? O colunista foi maranhense. pesquisar. Não prezar o político e escritor Do era altonada dos ou membros das diretorias, deram parepresidentes seus dirigentes não recebem nenhuma remunedisso. Moraes, em sala detudo, aula,embora apenasnem abordou o 3 seus 86 anos Sarney sabe tudo Canoas, 20 a 26 de março de 2020 cela do seu esforço e de suas vidas para aprimorar ração, ou seja, presidente, vices, tesoureiros e conhecido dilema da autoridade policial que, diante que ele saiba seja exatamente bom. os trabalhostrabalham da Apae. gratuitamente, e, ao longo secretários de um cogitaforam da tortura Masatentado o que oterrorista colunistaiminente, mais gostou dos Registro uma frase de Osmar Raimundo da de décadas, prestaram e prestam inestimáveis de um suspeito como forma de poupar centenas de juízes que não votaram. A lista não tem nenhum vaPaz: TODA A DEDICAÇÃO NA CONSTRUserviços. vidas humanas. lor. Foi uma manobra marqueteira da AJUFE, para Na DA criseAPAE atual,ÉoUMA presidente Osório Biazus, ÇÃO DEMONSTRAÇÃO Também se espalha que ele tenha, em um dos mostrar serviço, agradarum os autor associados, passando a que longos e dedicados anos vem DOpor NOSSO RESPEITO E AMOR PORprocurando NOSSOS seus livros, plagiado espanhol, Rubio impressão que de alguma forma influencia na escolha. controlar a caminhada difícil do hospital, viu a Llorente. A obra “plagiada” não é de autor, mas SEMELHANTES. Mas avisaram de Temer. O indicado Alexandre de “Para necessidade de cada promover a renovação de quadros uma não compilação sentenças judiciais. Llorente Moraes não teve nenhum voto na enquete. diretivos. Ingressou na linha de raciocínio que a escreveu apenas a introdução. No seu livro de 432 situação política MausMoraes passos cita dois breves textos de sentenças, crise determina. A alteração dos dirigentes para páginas, CARNAVAL há um discurso A coluna nãocom tem ícone. ideia, eNa ninguém tem, de assinalando-os bibliografia docomo livro oxigenar Aliado à sua Esta éeachamar festa donovas povo.lideranças. Traz animação, alegria pronto, de que de Moraes consta a obra espanhola. se sairá o novo relator na Lava Jato no STF, Edson saúde debilitada, “seu Osório” pediu demissão do e reequilibra as forças. Mas quando o governo Inculpam-no atésubstituir da crise penitenciária, os eventos cargo, juntamente com ele, olamentavelmente vice-presidente Fachin. Será difícil Teori Zavascki, jurista se trocam asquebrada, recebe e, uma prefeitura tenebrosos de Manaus, Boa Vista e Natal. É de como Roque Minela, o tesoureiro Hugo Dalfarra e o emérito, experiente, firme e discreto. Antes ser se vírgulas”. tem que cortar os recursos públicos para as festas o sistema carcerário brasileiro fosse um modelo de jorgeuequed@terra.com.br secretário Francisco Biazus. ministro da Corte Suprema, Fachin andou carde momo. eficiência até então, porém entrou em colapso depois Assumiu a presidência o ex-vereador, Luís Anregando cartazes da campanha de Dilma Rousseff à (Carlos Drummond É Possebon, como nas nossas vidas,o cargo quandoe afalta dique Moraes assumiu o Ministério da Justiça. É como tônio que recebeu vontade presidência. Não é bom sinal. Mas todos estão sujeitos de Andrade) nheiro, vamos aqui e ali. a faltaLuiz de se a carnificina tivesse ocorrido em prisões federais, e de dirigir com cortando apoio expresso doMas prefeito anão erros deste tipo. O colunista, por exemplo, já dormiu estaduais. É como se o controle daquelas prisões dinheiro público vai tirar a alegria do de apoio dias Carlos Busato, quenão definiu a necessidade de touca e votou em Ciro Gomes. Considero-me regetivesse sido retomado sem o auxílio imprescindível festivos, tenho certeza de que nossas de todos para salvar o Gracinha, e que entidades ele estava nerado. Por que isso não pode acontecer com Fachin? Mudanças de recursos e tropas federais. vão buscar na iniciativa privada para apoiando umrecursos dos apoiadores da chapa adversária Custo-benefício O indefectível Vladimir Safatle, artigo da O suplente de vereador Dr.em Pompeu se na eleição, realizar os indicando festejos. para superintendente em um No começo da LavaoJato, quando só tinham umas Folha, responsabiliza ex-ministro da Justiça pela desligou do PTB e ingressou na legenda dos Quero seus quadros do governo. fazer parte destes colaboradores para baderna geralpremiadas, no Espíritoo colunista Santo, causada dez delações previuunicamente que naqueMari do PP. E o vereador Bamberg (ex-PCdoB) No Mantelli dia de março, a ABC fará Assembleia manter esta2 alegria do povo. pela greve Polícia Militar Estadual, sobre a réus qual le ritmo, aoda final e ao cabo, todos os indiciados, deverá confirmar até nenhuma o final do mês seu Geral Extraordinária para eleger o restante dos ooutras Governo Federal não exerce ingerência. Deve concorrer à vereae espécies da mesma categoria, iriam aderir ao quadros da diretoria. ingresso no partido. Moraes é culpado também pordeter sidoreduzidas. filiado ao dora. Tem uma longa ficha programa, para merecer o prêmio penas A hora é difícil. Canoas precisa do Gracinha, PROCESSOS O vereador Gilson Oliveira saiu do PP PSDB – filiação partidária passou a ser um estigma. de prestação de serviços. A delação premiada é uma confissão que rende seusQuem funcionários eque médicos sabem muito bem e foiporque para o Avante. errou tem pagar, tem que ser responE também foi indicado para promover o desAgora, filiada PSD. juros e correção monetária. Conforme o conteúdo disso. A Prefeitura vai esta apoiar e todos estão propré-candidata à vaga do Executivo, manche daALava Jato, como se um ministro sozinho sabilizado. A Lava Jato aí para mostrar o novo da deduragem eSabin, apoder. qualificação dosporque dedurados, a curando um caminho para apoio da sociedade do STF tivesse tal E também fezpara uma Simone saiu do Patriotas e foi caminho do Brasil. Os delinquentes podem ser pena fica tão branda que torna duvidoso afirmar que neste momento, para hospital que tanto reuniãoocom um grupo de senadores no barco atraPRTB. homens e mulheres daque vidaeste pública, funcionários, ocado crime não do compensa. não Morais tenho nada a contar apoiou os canoenses agora seja apoiada por eles. à casa senador Eu Wilder (PP-GO) no empresários, lobistas ou profissionais liberais. dos outros e nem de mim mesmo, senão iria cogitar Lago Paranoá. Moraes só soube que a reunião seria Ninguém deve ficar imune à responsabilização. de inscrever programa, uma O relação, digamos, nome barco na horanoem que chegou. que ele deveria INCOMPREENSÃO Não se trata de perseguição política, ideológica interessante de custo-benefício. fazer? Dar uma de prima-dona, recusar a reunião no direção do Pronto Socorro ouApartidária, aliás, pouco importadeo Canoas partido não do barco ir embora, deixando o anfitrião e os outros Se ebem que o melhor da onda já passou. Só na está atendendo as determinações da portaria infrator. A mão da justiça deve cair sobre todos osn° senadores falando sozinhos? Odebrecht - dos escalões mais altos aos mais moMS 389, e não está possibilitando os exames É faccioso desonesto o espalhafato atingir responsáveis. É verdade que alguns, irresponsadestos - são 77eexecutivos e 77 delações para premiadas. laboratoriais indispensáveis para a proteção Moraes. Ele tirouno o primeiro lugar no concurso para o velmente, pensam que vão escapar. Mas o Brasilda Os que entraram jogo antes beberam água limpa. saúde dos pacientes renais crônicos. Ministério Público, em 1990. Procurador, teve de hoje não é o de vinte anos atrás, e um país que Agora não tenho certeza se vale muito a pena. papel Nunca na história de Canoas os organismos de relevância em ações moralizadoras e estruturanNão exagerem tem instituições, leis e o serviço público sabe das de saúde deixaram de cumprir esta obrigação tes no MP. Foi professor e autor de livros de Direito Estão dizendoSeus que livros Michelsobre Temer nomeouestão Moreira responsabilidades, tanto na administração, quanto Constitucional. a matéria enque protege os doentes renais. A atual direção do Franco ministro para dar-lhe foro privilegiado, já quee poder policial, na ação do estas Ministério Público ou tre os mais procurados por estudantes, advogados Pronto Socorro pode levar pessoas a grandes este é citadodenaDireito LavaCOMUNICADO Jato. igual episódio na ação da todos devem sujeitos ao professores - maisSeria de 700 mil ao exemplares prejuízos naJustiça, saúde, inclusive comestar ameaça da vida. em que Lula foi indicado ministro da Casa Civil faço saber o edital de convocação dode Clube vendidos. Pelo Foipresente, Secretário da que Segurança Pública(de cumprimento daprocuraram lei e a responsabilização do erro. Os pacientes ajuda e o Pronto SoCultural Canoense, de 12/03/2020, cujo determinava reunião em Dilma), manobra abortada por decisão monocrática São Paulo e Ministro da Justiça. Seu nome recebeu Eminexplicável Canoas não ée nem será diferente. negou corro, irresponsavelmente, realização de Eleição da Diretoria Executiva o apoio de 30/03/2020 associações de juízes e procuradores. A do ministro Gilmar para Mendes, do STF. o cumprimento das determinações legais. para o mandato 2020/2021, fica cancelada em função das maioria dos atuais ministros do STF apoiadeeaMunicipais, sua Desculpem, mas não é assim. O prestígio Lula atuais recomendações das autoridades Nacionais, Estaduais Para proteger os canoenses portadores de indicação. Não, Moraes é perfeito. Mas quantos referentes a restrição de convívio social em função da pandemia COVID-19 FALECIMENTO anda meio caidaço, mas não a ponto de que se possa doenças renais crônicas, a Prefeitura tem que (Coronavirus). Desta forma, em consequência, a atual Diretoria Executiva fica podem apresentar esse currículo? Hilton Luiz da Silva, amigo, faleceu na compará-lo, em importância, a Moreira Franco. intervir para impedir quemeu continue este processo extraordinariamente autorizada a manter sua gestão, até a normalidade dos quinta, 9, no Hospital Nossa Senhora das Graças. nefasto à saúde das pessoas. fatos e nova convocação da eleição ordinária.. alegação de Zenilda que não Becker possui os para EraA casado com da agentes Silva. Será Canoas, 20 de Março de 2020 *titoguarniere@terra.com.br *titoguarniere@terra.com.br avelado realização dos exames é uma agressão à saúde no cemitério São Vicente e cremado. Adriano Reanto Mouteira Marinho pública e um motivo para excluir tais dirigentes. Presidente do Conselho Deliberativo

MOMENTO POLÍTICO Jorge Uequed

OPINIÃO Tito Guarniere,

O CONTEÚDO FAZ O HOMEM O general Santos Cruz, que foi defenestrado de forma desonrosa por Bolsonaro, acha que muitos problemas do governo têm origem no “estilo” do presidente. Errado. Não é uma questão de estilo, mas de conteúdo. O capitão é assim, sempre foi assim e nada indica, depois de ano e três meses de presidência, que ele mudará. Uma de suas facetas é a de valentão de rua. Ele compra todas as brigas e se não houver motivo ele mesmo provoca e vai para cima. Que ninguém o olhe atravessado. E nem pensem que dele virá

uma palavra amistosa, um gesto amigável. Ele é incapaz de compreender razões e de entender o outro. Com ele não tem bandeira branca. Nunca lhe faltarão maus modos. Um lado sombrio do capitão é o da falta de empatia, que conduz à ingratidão. No seu turno, a lealdade deve ser incondicional, mas só dos outros para ele, e não o inverso. Depois de eleito Bolsonaro já dispensou e mandou embora um bom número de companheiros de primeira e de segunda hora, ao menor pretexto ou mesmo sem pretexto algum.

Bolsonaro é uma personalidade de casca grossa, sem graça e espírito. O que o faz rir é o chulo, o escatológico, uma certa obsessão pela própria virilidade. O senso de humor, quando ele se arrisca no campo que não domina, degenera nos seus maneirismos rudes, suas obsessões. Não é pessoa de se convidar para um bom vinho, um encontro cordial, onde se debatem temas relevantes e se alternam assuntos leves, triviais. Como Trump, ele não aprecia livros, nem jamais se aprofundou em algum tema ou assunto.

Não cita autores nem frases espirituosas ou inteligentes. Dorme com um revólver na cabeceira, não com um livro. Tomem nota: Regina Duarte, naquele deslumbramento, e na sua santa ingenuidade, não vai durar. Em breve será chamada para uma conversinha, nos termos, claro, do chefe. Descobrirá que “porteira fechada” e “carta branca” não é nada do que ela pensava. O cinema, a arte, a cultura, economia, história, ciência e filosofia: em todas essas áreas a abordagem é limitada, superficial e preconcei-

titoguarniere@terra.com.br tuosa. Seu mundo é feito de radares eletrônicos, de cadeirinhas de bebê, dos pontos na carteira de motorista, do horário de verão, e last but not least, das paranoias alimentadas da Virgínia. Não é demais supor que as tropelias verbais que ele comete sejam uma forma de dissimulação: elas ocupam as manchetes da mídia e o noticiário, provocam reações, mantêm alertas e operosas as redes bolsonaristas. É o seu jeito de ser - as diatribes escondem a falta de um projeto para o Brasil. Bolsonaro, na caserna, chegou a ser punido com

cadeia e respondeu inquérito por uma acusação pesada. Foi absolvido por 9x4 no Superior Tribunal Militar. No olhar sutil de uma amiga arquiteta, em meio às atribulações do mandato, o capitão encontra tempo para desfrutar de uma doce vingança contra os superiores que o puniram. Agora, os seus três auxiliares mais próximos são de alta patente. O capitão tem entre os seus subordinados, que pode chamar a qualquer tempo e dar ordens de comando, três generais. Ele deve estar feliz e plenamente realizado.


4

Canoas, 20 a 26 de março de 2020

Geral

HU irá contratar mais 12 médicos por Coronavírus Enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas serão chamados O Comitê Municipal de Enfrentamento da Prefeitura de Canoas tem trabalhado para monitorar a situação e tomar medidas para evitar a circulação do vírus na cidade, realizando reuniões diárias para discutir as ações a serem implementadas. Nesta quarta-feira, 18, os hospitais de Canoas apresentaram os planos de ação para assistência de saúde e orientação aos pacientes. Referência regional para atendimento de casos confirmados, o Hospital Universitário irá contratar mais profissionais para atuação nas alas onde ficarão internados pacientes confirmados. A recomendação para as pessoas que têm suspeita de infecção é que procurem as UPAs e não hospitais, já que

estes locais têm forte circulação de pessoas. O comitê tem a participação da Secretaria Saúde, hospitais, gabinete do prefeito e da vice-prefeita, Câmara de Vereadores, Secretaria da Educação, Secretaria do Desenvolvimento Social, Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, Fundação Municipal de Saúde

e Procuradoria-Geral do Município. Dentre as decisões já tomadas pelo comitê está a suspensão das aulas em escolas municipais e as orientações para que escolas particulares, academias, igrejas e outras instituições suspendam as atividades. Na reunião desta quarta-feira, os hospitais apresentaram os planos de ação para divulgação

assistência médica dos casos confirmados, que podem surgir na cidade. O HU, referência regional para tratamento de casos graves confirmados, tem destacado 10 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 20 em internação. Estes locais irão receber pacientes que tenham complicações por conta da infecção com o vírus. O hospital também irá contratar mais profissionais de saúde para atuar nas unidades que irão receber os pacientes. Serão 12 médicos, 4 enfermeiros, 26 técnicos de enfermagem e 5 fisioterapeutas. HPSC e HNSG, que não são referências para atendimento de pacientes com a doença, também têm preparado planos de ação para orientar suspeitos.

Aulas são canceladas a partir desta quinta-feira, 19, por Covid-19 Nesta segunda-feira, 16, a Prefeitura de Canoas anunciou a suspensão das aulas a partir desta quinta-feira, 19, em virtude da circulação do novo Coronavírus, há mais de um mês. Canoas não tem nenhum caso confirmado do Coronavírus. Já foram descartados 15 casos no município e um está em investigação. Mesmo sem ter nenhum caso confirmado, a Prefeitura de Canoas segue monitorando todos os dias o cenário no Brasil e no mundo para escolher qual caminho seguir.

Nota sobre a Educação

“Neste momento, iniciamos a suspensão gradativa das aulas, com presenças faculta-

tivas e faltas abonadas nas Escolas Municipais de Canoas. Não serão realizados trabalhos presenciais e nem avaliações que causem prejuízos ao desempenho escolar. As aulas serão suspensas, em definitivo, a partir de quinta-feira, dia 19 de março, por 14 dias. A recomendação é que famílias que pos-

suem estrutura para atendimento de suas crianças, não levem os alunos para a escola. Crianças sintomáticas não deverão frequentar as aulas. Entende-se como sintomáticas as crianças que estiverem com: coriza, espirro, tosse, febre ou outras restrições médicas como asma, diabetes, câncer, e etc. divulgação

Todas as atividades coletivas nas escolas estão suspensas, tais como reuniões de pais, reuniões de professores, eventos, festividades. A Secretaria Municipal de Educação suspende por tempo indeterminado formações, cursos e capacitações, e demais eventos. As escolas não ficarão completamente fechadas, cada diretor vai definir um rodízio de trabalho com uma equipe reduzida de professores. A Prefeitura de Canoas recomenda que as escolas da rede particular que adotem o mesmo protocolo de suspensão parcial e, posteriormente, suspensão total das aulas a partir do dia 19 de março”.

NOTÍCIAS RÁPIDAS Simone Dutra

Governo trapalhão Em recente coletiva de imprensa, na noite desta quarta-feira, 18, o governo federal deu um verdadeiro show de horror ao se apresentar usando máscaras de forma desastrosa. A mídia tem batido bastante na tecla de que quem não tem a doença não precisa utilizar as máscaras, fato, inclusive, que gerou certo alvoroço nas farmácias. Recentemente vi conhecidos usando elas em casa, em fotos postadas no Facebook, orgulhosos. Há muita informação para que atitudes de puro exibicionismo como estes continuem acontecendo. Voltando à coletiva, Bolsonaro, distante da postura de representantes do mundo todo, além de ter desrespeitado normas da Secretaria de Saúde ao sair por aí apertando mãos, aproveitou a oportunidade para fazer piadas e ainda pediu elogios a si mesmo durante o encontro que tratava de uma pandemia que já matou mais de 9 mil pessoas. Eu gostaria muito de conversar com quem defende este indivíduo. Estou à disposição. divulgação

Panelaço Entrando na onda do “panelaço”, criado em movimentos de partidos de direita no ano passado, opositores do governo atual praticaram um “janelaço” (nome dado ao ato em virtude dos isolamentos ocorridos durante o período de epidemia do Coronavírus), em repúdio à maneira como o presidente tem conduzido as ações de enfrentamento à crise. A atividade, marcada pelas redes sociais, ocorreu durante seu pronunciamento de ontem em rede nacional. Bolsonaro, por sua vez, sempre brincalhão, pediu para que seus apoiadores fizessem o mesmo, só que meia hora depois do evento já marcado para às 20:30. De acordo com alguns telejornais que registraram as ações, a contraproposta foi um pouco frustrante. Deve ser triste ter de convocar algo assim, não é?! Seria como pedir a conhecidos parabéns pelo seu próprio aniversário.

Quarentena Neste momento, estou em isolamento domiciliar, trabalhando nas informações que podem ajudar a população, verdadeiro papel da imprensa, mas obediente às recomendações da OMS e demais órgão de saúde do país para que não saiamos de nossas casas. A medida é muito importante para que não cometamos os mesmos erros de países como a Itália, por exemplo, que já totaliza 3,4 mil mortes em decorrência do vírus em circulação. Portanto, cabe ressaltar: quem pode, não saia de casa, pois assim o risco de transmissão será diminuído. As medidas tomadas pelos gestores não são exageradas e sim preventivas. Lave as mãos com dedicação e evite aglomerações. O álcool gel, que já está em falta, não é mais importante quanto o isolamento e a água e sabão. Foquem nisso! #FiqueEmCasa

u


CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

HERANÇA MALDITA FESTAS CLANDESTINAS

Geral

Canoas, 20 a 26 de março de 2020

TCU afirmanoque terceirizações Problema Igara se agrava e FESTAS CLANDESTINAS nadecreta Saúdedurante afrontam ade lei perturba a semana PrefeituraProblema situação no Igara se agrava e emergência para durante conter Covid-19 perturba a semana

5

CANOAS, A 16 DEA FEVEREIRO CANOAS, 26 DE10JUNHO 2 DE JULHO DE 2017 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 59 CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

Ministros Contratos firmados durante governo de Jairo Jorge Secretárioquestionam do Meio Ambiente fala edaConvênios possibilidade de multar estabelecimentos comerciais

A edição anteriorvai de O TimoQue a Saúde mal em CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 neiro Canoasapresentou todos têm uma plenoreportaconhegem sobreSão as festas clandestinas cimento. crises contínuas que estão o sono dos na rede de tirando atendimento do mumoradores dasameaças ruas Liberdade nicípio, com de grevee Rio Negro. O som alto eMeio a realisempre presentes. Em meioAmbiente fala da possibilidade de multar estabelecimentos comerciais Secretário do zação rachas nasinformações madrugadas a isso,de chegam têm impedido que os moradores vindas do Tribunal de Contas edição deafirmando OdaTimodivulgação durmam emanterior vários dias semadaAUnião (TCU), CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 neiro apresentou uma reportaNa tarde desta quin- lazer de na. Os veículos dos condutores quecondomínios, terceirizações firmadas no gem sobre as festas clandestinas que causam o de problema ficam governo Jairo Jorge afrontam ta-feira, 19, foi assinado que tenham 20 que estãomais tirando ono sono aglomerados tanto postodos de diversas leis e entendimentos pelo prefeito de Canoas, pessoas, ficam moradores dasproibiruasnaLiberdade e gasolina que fica esquina da daquele tribunal. Rio Negro. O som alto e a realiLuiz Carlos Busato, o dos. Shoppings Avenida Boqueirão centers O TC U , n o com Aec óar dRua ão zação de rachas nas Liberdade, quanto no pátio de N°3033/2016, deumadrugadas ciência ao Decreto Nº 70, que de- centros comerciais têm impedido queserão moradores uma loja desobre pneus ao Município aoslocalizada identificação durmam em21 vários dias da semaDurante o programa “Timeclara situação de emer- fechados por dias. lado. Nesta semana, secretário de impropriedades naoA terceirizana. dos line” da orádio Gaúcha, na terçamunicipal do Meio Ambiente, çãoOs deveículos serviços de condutores saúde, para Durante programa “Timegência no Município de restrição também atinge que causam oadotadas problemaafirmou ficam feira, 23, oGaúcha, prefeito na falava sobre Cristiano Pacheco, que sejam medidas line” da rádio terçaCanoas, com intuito de academias, Comissão de 50% declarações ex-presidente aglomerados tanto node posto de que, se centros ocom problema não cessar, internas o objetivo de que feira,as23, o prefeitodo falava sobre e companheiro partidário gasolina fica na esquina da conter o avanço do novo treinamento, ginásticas, sobre preço Luiz aestas Prefeitura multar os estanãoque sepode repitam. as declarações do o ex-presidente Inácio Lula dapartidário Silva, queLuiz criticou Avenida Boqueirão com a que Ruaa belecimentos e levar a situação Os ministros apontam e companheiro coronavírus (COVID-19) cinemas e clubes sociais. de capa. o próprio “o criticou PT perdeu Liberdade, quanto pátio de dos reincidentes aténo o Ministério Prefeitura não exigiu comproInácio Lula dapartido. Silva, que um pouco da utopia... a gente pneus ao Mesmo com operação Balada Segura realizada na sexta-feita, festas continuaram no município, que até o E s tuma aPúblico. b eloja l edode c idestino m e nlocalizada tefetivamente os vação o próprio partido. “o PTHoje perdeu programa “Time-a só Durante pensa emo cargos”. semana, ofinanceiros secretário dadoNesta aos recursos umline” pouco darádio utopia... Hoje aDurante gente momento não registra como lado. farmácias, clíniTratar: (51) 99191.6722 da Gaúcha, na terçaentrevista, Jairo concordou municipal doà Meio Ambiente, programa “Timesó Durante pensa emoocargos”. Durante acom repassados Associação Edufeira, 23, prefeito falava sobre nenhum caso confir- cas deCristiano atendimento de as posições defendidas por Lula e Pacheco, afirmou line” da rádio Gaúcha, na terçaSituação se agrava Jairo concordou com cacional São Carlos (AESC), Na noite de quarta-feira, 8, Punição elevado, pode ser enquadradoentrevista, as declarações do ex-presidente Rachas Olívio (PT). Em oporse última o problema não cessar, 23, o Dutra prefeito falava sobre Na sexta-feira, 3, Mãe nos- nossa equipe foi informada pemado. saúde,que, supermercados as posições defendidas poroutra LulaLuiz e mantenedora do Hospital conivente. Nesse caso, afeira, etunidade, companheiro partidário Em outubro decom 2016, o Co- como A respeito dos rachas, a adOlívio também criticou asa Prefeitura pode multar os estaas declarações do ex-presidente equipe esteve nodalocal, após los O levantamento Federação própria, gasto com pessoal, inas cidades ficam 34%. a 0,4833, por pouco classificada Olívio Dutra (PT). Em outra oporde Deus, através dos Convênios moradores que o problema natran (Conselho Nacional de ação é do Meio Ambiente e da Inácio Lula da Silva, que criticou O documento, que e agências bancárias a organização. “O PT caiu na vala ministração municipal explicou: belecimentos eda levar a de situação etunidade, companheiro partidário Luiz anº publicação reportagem, eprópria, das Indústrias do Rio Janeiro vestimentos, liquidez e custo deas cidades O índice é classificado pora 0,4833, como por C. Nos requisitos, atinOlívio também criticou 68/2010 e nº 6/2014. Segundo havia se agravado e que agora Brigada Militar. Caso os veícuO levantamento da Federação gasto com pessoal, inficam com 34%. pouco classificada o próprio partido. “o PT perdeu Trânsito), pordemeio daSegundo Resopassou a valer a partir permanecem comum dos partidos”, disse. Jairo abertas, dos reincidentes oéMinistério “Nas práticas de rachas, artigo Inácio Lula da Silva, criticou testemunhou aatérealização publicado em afron18 de devestimentos, 95 liquidez prefeituras do Estado quatro letras A a D. giuestejam emrua, Receita Própria, a organização. “O PTque caiu na ovala o(Firjan), Acórdão, tal ação uma asvida, festas estariame ocorrendo los a atribuição dasPúblico. Indústrias do Rio de Janeiro custo de O índice classificado por como C.0,5339 Nos na requisitos, atinum pouco da Hoje a gente lução 624,é festas modificou o éartigo afirmou queutopia... o“oaplaudiu. “Eu o ocomum próprio partido. PT perdeu 173 do CBT descreve a Jairo conduta integrada entre avida, Mesmo operação Balada Segura realizada sexta-feita, junho deste ano, aponta em sua ficaram entre asum 500 melhores, 13quatro aAssociação classificação, acontinuaram letra A, quan-giude0,7877 em Gastos com Pessoal, da sua assinatura, de- mas (Firjan), dos partidos”, disse. ta àsoperação disposições do 18 art. sóuma podem operar também no era meio semana multar fica a cargo da SecreCAPS Nordeste dos administrados pelana SãoAcarlos publicado em de116 95com prefeituras doda Estado letras de a D. Segundo 0,5339 em Receita Própria, só pensa em cargos”. a 288 Código Brasileiro aplaudi, não o critiquei”, pouco da Hoje aDurante gente Prefeitura e a aponta Brigada infracional como “disputar terceira do índice de delasentre 100 melhorelas do13país. do adocidade 0,8 a de 1,00,7877 0,4931 em investimentos, 0,0000 afirmou queutopia... oJairo aplaudiu. “Eucomenocorda Lei nºedição 8.666/1993 e Militar, art. 70,ficaram (até a entre última semana se a classificação, taria de Transporte, dosum destemáximo ano, em suagesasas500 melhores, a soma letradeterminando A,deé quanem Gastos comatravés Pessoal, entrevista, concordou terminou suspensões no com junho limite de Trânsito (CBT), tou sobre Olívio. Questionado sóaplaudi, pensa em cargos”. Durante acom que realizou fiscalização nos rida”. A multa, sendo considetão fiscal (IFGF) os municípios Gramado é a primeira na lista no IFGF. Classifica-se como B, em Liquidez e 0,7497 em Custo não o critiquei”, comenparágrafo único da Constituição concentravam entre quinta-feira agentes de trânsito. edição dose índice de ges-tosdelas entre as 100 melhor do país. o do a cidade soma de perturbando 0,8 a 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 entrevista, as posições defendidas por Lulaséea Situação agrava em que não é possíderegional ensino, creches início da pandemia discutir aso partido medidas que quem for pego sobre qual seria mais Jairo concordou com veículos que estavam Na noite de quarta-feira, 8, no elevado, pode ser funcionamento de esta- 50%terceira gaúchos como gestões maisGramado terceira na quando alcança a média deeB,0,6 aem de Vida.isso de ocupação. Osno3, local. rada como infração gravíssima tou sobre Olívio. tação irregular para prestar de Canoas/RS. Já oenquadrado convênio dos serviços espe-IFGF. Plenário. Federal. eterceirização domingo). tão fiscal (IFGF) osasmunicípios é ea aprimeira nanacional. lista Classifica-se como Liquidez e 0,7497 em Custo nº Punição Rachas Olívio Dutra (PT).Questionado Em outra oporNaentanto, última sexta-feira, noso sossego público por som alto rio do país, titubeou. “Aqui não é as posições defendidas por Lula e No constatamos tamnossa equipe foi informada pecomo conivente. Nesse caso, a vel, as empresas devem privadas e comunitárias fez com que as linhas serem implementadas bem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada aproxima0,8. A letra C classifica a cidade Mesmo que o estado apresen(sete pontos), passou a ser de qual seria partido mais séserviço do oSAMU (processo 68/2010 não constaclassificada no portalsobre cializados. O contrato afrontainasquando Olevantamento TCU bares também questiona belecimentos na cidade. restaurantes, gaúchos como as gestões mais e a gasto terceira na nacional. alcança a média de 0,6 a de aVida. e minutos Em outubro de 2016, o CoA respeito dos rachas, aTemos adtunidade, Olívio criticou sabém equipe no após regional O Federação própria, com asque cidades ficam 34%. por pouco pode ser multado, sem concurso de miss honesta. Dutra (PT). Emtambém outra oporque, esteve menos dedalocal, 30 los moradores que opessoal, problema ação é doque Meio Ambiente daOlívio vantamento apurou informações damente R$ 400 bilhões por ano atinge de 0,4com amesmo 0,6 na média te0,4833, desempenho superior à ede média R$ 1.915,40, sendo aplicada em Promessa de rio do país, titubeou. “Aqui não é nº 50052380820164047112); da transparência da Prefeitura orientações da Corte contidas a ausência de estudo detalhado manter o sistema deverão suspender os tivessem pequenas alpara combater o vírus. bem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada aproxima0,8. A letra C classifica a cidade Mesmo o estado apresennatran (Conselho Nacional de a organização. “O PT caiu na vala ministração municipal explicou: Os Convênios e aO publicação da e havia das Indústrias do Rio de Janeiro vestimentos, liquidez e custo deas cidades índice é classificado como C. Nos requisitos, atin-tunidade, Confira abaixo: medição do volume em decibéis. lanchonetes não nahonesta. política brasileira Olívio também criticou após a saída das equipes, os seR$agravado e municípios, que agora Brigada Militar. Caso veícude 5.243 cidades onde habitam em Acórdãos impostos. Os eatinge DOquando de34%. 0,0 a Reso0,4.porate0,4833, nacional emsuperior todos os quesitos, Problema levantamento dareportagem, Federação gasto com pessoal, inficam com por pouco classificada dobro (R$ 3.830,80), no caso de de miss Temos edificuldade ainda constituem objeto de de Canoas. nos 3.239/2013 - TCU contendo aque fundamentação daprópria, vantamento apurou informações damente 400 bilhões porEstado ano que de 0,4for ameio na desempenho àos média Trânsito), por damédia comum dos partidos”, disse. Jairo “Nas de rachas, artigo testemunhou a realização de (Firjan), publicado em de 95 liquidez prefeituras do quatro letras de A0,6 a considerada D. Segundo giu 0,5339 emrua, Receita Própria,aconcurso ar-condicionado higieatendimentos. Assim terações nos horários. Durante apolítica manhã, empreA infração continua e sópráticas quem não chegou ao organização. “O PT caiubrasileira na ovala providências mesmos voltaram aovestimentos, asvida, festas estariam ocorrendo los estejam na a atribuição 96,5% daveículos população do 18 Brasil, por sua vez, são Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e das Indústrias do Rio detransferência Janeiro e responsáveis custo deTCU O índice é classificado por como C. Nos requisitos, atinficam em shoppings e reincidência no período de“Eu doze dificuldade na investigação pelo MPF apoder terContratos Plenário e 2.057/2016 conclusão de que a deuma 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em todos os quesitos, lução 624, modificou o éartigo afirmou que o aplaudiu. o 173 do CBT descreve a conduta operação integrada entre a junho deste ano, aponta em sua ficaram entre as 500 melhores, 13 a classificação, a letra A, quan0,7877 em Gastos com Pessoal, grave, com cinco pontos na caritinerante Durante o programa “Timenão viveu a corrupção”, enfatizou comum dos partidos”, disse. Jairo O secretário do Própria, Meio Am-e sómeses. local osnas rachas continuaram, também no são meio daEstado semana de0,5339 multar fica aem cargo da Secrebaseadas informações repascerca de 25% contrafluxo grandes cidades gasto com pessoal, onde supera (Firjan), em 18 de vida, 95 administrar prefeituras do quatro letras de Adas a D. Segundo giu em Receita nizado. A Secretaria Mucomo teatros, museus, As empresas estão obrisários foram recebidos na quem Já não ao UPA poder o ochegou artigo 174 trata da ceirização de outra (IC Convênio nº 6/2014 -por Plenário; do gerenciamento das unidades 96,5% daepublicado população do Brasil, por sua vez, responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico liquidez e afirmou 288 docidade Código Brasileiro de aplaudi, não critiquei”, comenEventos e centros comerciais só Prefeitura e a aponta Brigada Militar, infracional como “disputar corterceira edição do índice de gesdelas entre as500 100 melhor do13país. do aO soma de 0,8 atrata 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 teira, com multa decom R$ 195,23 e0,7877 AO Prefeitura afirma que tem criticando dirigentes da sigla na line” da rádio Gaúcha, na terçaque o aplaudiu. “Eu o biente explicou em nota enviada assim como o som alto, que (até a última semana elas se taria de Transporte, através dos sadas por cada cidade à secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, junho deste ano, em sua ficaram entre as melhores, a classificação, a letra A, é quanem Gastos com Pessoal, Representação não viveu a corrupção”, enfatizou nº 129.017.000002/2014-50 de cooperação técnica da AssoContrato nº 64/2013 tamde saúde mostra-se a melhor oppromoção deecompetição não baseadas nas (IFGF) informações repasporrealizado administrar cerca de na 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde em supera Trânsito (CBT), determinando tou sobre Olívio. Questionado nicipal Transportes centros culturais, bibliogadas a fornecer álcool prefeitura debateram as que realizou fiscalização nos rida”. A23, multa, sendo considetão fiscal os municípios Gramado é aentre primeira lista no IFGF. Classifica-se B,0,4931 em Liquidez ede0,7497 Custo do veículo. ações integradas para ex-tesoureiro preso aplaudi, não o129017000265/2013critiquei”, feira, ooprefeito falava sobre ao Otrânsito. Timoneiro quais são comércio ficou ainda mais intenso. Conpoderão permanecer quinta-feira agentes dede dopor Tesouro Nacional emges2013. trata de investimento de 360º no ranking o jornal município Canoas sua terceira edição do índice de entre astotal 100 melhor do país. do aretenção cidade soma de perturbando 0,8 acomo 1,0 que em investimentos, 0,0000 O processo partiu dezera reprecriticando da comensigla na eaplaudiram ICcomo nºdirigentes ciação São bém está na lista denacional. improção. Também não há, segundo osdelas autorizada (ou participação como sadas cada cidade àgestões secretaria doconcentravam que é do arrecadado. Quando se no gaúchas e Educacional ficou com aestadual posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, que quem forpassageiros pego sobre qual seria oQuestionado partido mais séveículos que estavam nocinco local. gaúchos como asmunicípios mais regional ea aprimeira terceira na quando alcança a média deCarlos 0,6 no aem de Vida. rada infração gravíssima coibir esses atos, mas admite na operação Lava-Jato João Vactou sobre Olívio. as próximas etapas para coibir a e Mobilidade (SMTM) tecas e cinemas. gel 70% aos saídas para evitar grandes as declarações do ex-presidente tatamos a Brigada Militar, que e domingo). Levando em conta insetor público, o governo federal abrange 497 cidades e 2.309 liquidez chega aos 0,7877 em tão fiscal (IFGF) os Gramado é na lista no IFGF. Classifica-se como B, Liquidez e 0,7497 em Custo sentação formulada pelo sua entãoaplaudiram preso 78), e oa ex-tesoureiro terceirização via (AESC) para operação de servipriedades. Os ministros ministros, avaliação precisa dos Entre as medidas ado- abertos até asNacional 20 horas, condutor), eaos tem35 asanos mesmas penadoNo Tesouro 2013. do dedo investimento no dodeo0,8. 360º ranking estadual que deque Canoas zera sossego público por som alto o município rio do país, titubeou. “Aqui não é entanto, constatamos tambem-avaliadas doempaís. O le-trata Ooetotal Brasil arrecada aproximaAno letra Ca média classifica a cidade Mesmo omoradores: estado apresenpontos), a Vacser de que problema circucari Neto, do partido. seria odo partido mais séperturbação aos "Pre-sobre informou na mesma madrugada equal companheiro partidário Luiz dicadores, separados em receita é responsável por enquanto nacional. Atingiu um Gasto Pessoal. gaúchos como as gestões mais afato terceira na14%, nacional. quando alcança deIFGF 0,6 aigual de Vida. Procurador da República na(sete operação Lava-Jato João convênio Hospital Uniços assistenciais ambulatoriais TCU afirmam que talfederal contrato, Quem écidades custos domenos serviço einformações dos ganhos será responsável e, ao fim de cada viaprejuízos àpassou economia eoà Levando em conta cinco in- regional setor público, o400 governo abrange 497multado, emesmo 2.309 no liquidez e com chega aos 0,7877pela em no lidades. Ede omiss mesmo caso trata pode ser sem concurso honesta. Temos bém que, de 30 minutos vantamento apurou damente R$ bilhões por ano que atinge de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média tadas pela Prefeitura de também obedecendo o R$ 1.915,40, sendo aplicada em lar pela cidade dificulta uma Promessa de rio do país, titubeou. “Aqui não é tendemos realizar novas ações de que não iria coibir a festa clanInácio Lula da Silva, que criticou bem-avaliadas doesperados. país. O leOfirmado Brasil arrecada aproxima0,8. A letra C classifica a cidade Mesmo ode estado apresenmunicípio Canoas, Pedrocaridificuldade Neto, aos anos do partido. versitário, ex-ULBRA (IC saúde ao Sistema com público a14%, Associação Bede 5.243 eficiência Neste dicadores, separados em receita é responsável enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual deGasto comque Pessoal. artigo 175 -35 utilizar-se de veículo medição do volume em decibéis. na política brasileira após saída das equipes, osdamente de cidades onde habitam em impostos. Os municípios, ede Dos quando 0,0 aÚnico 0,4. nacional todos os quesitos, dessas meTransporte veículos devem manutenção de empregos Problema solução. “Apor situação é compledobro (R$ 3.830,80), no caso de de miss honesta. Temos fiscalização nesses e, casoconcurso destina naquele momento, por osópróprio partido. “o PT perdeu vantamento informações R$ 400 bilhões por ano gem, queAresponsável? atinge de 0,4fora de 0,6 na média tefiscalização desempenho superior àquestionou média Canoas está a suspen- limite de a50% de ocuAntônio em Roso. Elelocais 129017000204/2014/00). Saúde (SUS), em quatro Cenneficente de Canoas (ABC), caso, odaapurou Convênio nºdo68/2010, infração continua considerada e quem não chegou ao poder para demonstrar ou exibir manoprovidências mesmos veículos voltaram ao 96,5% população Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e De acordo com a Prefeitura, xa, pois quando se consegue reincidência noutopia... período de doze dificuldade na política brasileira nāo cesse o problema, vamos não possuir viaturas disponíveis. de 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em todos os quesitos, didas. Os ônibus que fazem ser higienizados, sendo na cidade, já que parte do um pouco da Hoje a gente a legalidade do Convênio nº tros de Atenção Psicossocial. mantenedora do Hospital Nossa Contrato nº 64/2013 e o Concom cinco pontos na car- multar itinerante Durante omediante programa “Timenão viveu corrupção”, enfatizou são de todos os eventos pação local bra perigosa, arrancada ebaseadas aumentando os O secretário do proprietários Meio Am-e sómeses. os rachas continuaram, nas informações repaspor administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com onde supera nas ações integradas, particiasãoconcentração em grave, quem nãoaoem chegou ao poder Já artigo 174 trata da a também os Fomos informados também que 96,5% dae população doafrontam Brasil, sua vez,coletivo responsáveis Canoas, no entanto, vai no e embiente específico em liquidez e só pensa cargos”. Durante 6/2014. Napessoal, ocasião, oenviada procuO Contrato nº 64/2013, firmado Senhora das Graças (HNSG), vênio nº 6/2014, aspor eliminar teira, com multa de R$ 195,23 A Prefeitura afirma que tem criticando dirigentes da sigla na transporte púlimpas superfícies como comércio está sofrendo line” da rádio Gaúcha, na terçaexplicou em nota brusca, derrapagem ou frenagem assim como o som alto, que sadas por cada cidade à secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, pam representantes da Guardagasto ponto,asela se transfere para viveu a corrupção”, enfatizounão públicos e privados de espaços dos estabelecimentos e encaentre Lo-repasdeJairo competição aorientações polícia pouco poderia fazerpor um baseadas nas mesas. informações administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes Beneficente cidades com pessoal, onde supera TCU rador observou quequais essa é não a promoção entrevista, concordou com com a Associação afronta disposições do art. da Corte retenção do ações para aplaudiram oprefeito ex-tesoureiro preso feira, 23, oredução falava sobre ao jornal O Timoneiro com deslizamento ou arrastamenficou ainda mais intenso. Condo Tesouro Nacional emcontidas trata total deintegradas investimento de 360º no veículo. ranking que36,2% oDebate município de Canoas zerasão sua Municipal, Brigada Militar, outro local. De acordo ogaúchas dirigentes da sigla na blico estão proibidos decom bancos, porcom com a (ou de pú-e minhar os casos reincidentes aocriticando em relação ao 3.239/2013 som alto e2013. que sódo realizado autorizada participação como sadas por cada cidade à secretaria que é do arrecadado. Quando se no emaçanetas, ficou com aestadual posição e 30,1%, respectivamente, A redação entrou em contato quarta ação de improbidade as posições defendidas por Lula qualquer natureza, até jas de de Canoas (ABC), estabelece 25 da Lei nº 8.666/1993; afronta nos Acórdãos TCU rua permanecem coibir esses atos, mas admite na operação Lava-Jato João VacasMinistério próximas etapasaos para0,7877 coibirem aaplaudiram as declarações do ex-presidente tatamos a Brigada Militar, que to de pneus. O GGI tem se reunido Levando em conta cinco insetor público, o governo federal abrange 497 cidades e 2.309 no liquidez e chega Polícia Civil, fiscais de Trânsecretário municipal de Seo ex-tesoureiro preso Público". a Secretaria Municipal do Meio eaos tem35 asanos mesmas penado Tesouro Nacional em 2013.- TCU trata doodisposições total no tas, de 360º no rankingde estadual que Canoas zera sua com a Assessoria de Imprensa contra a de administração de Ca- condutor), circular com catracas, a Osociedade blico. Líderes religiosos acorrimão, contratação pessoa jurídi-o município do Decreto nº Dutra (PT). Em outra opor- Plenário emesma 2.057/2016 que fatoedepassageiros doinvestimento problema circucari Neto, do partido. perturbação aos moradores: "Preinformou na madrugada eOlívio companheiro partidário Luiz o fim da situação de abertas, dicadores, separados em receita éasresponsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF Gasto com Pessoal. com os proprietários de postos mas em devem ter sito e497 daé secretaria Municipal gurança Ranolfo operação João Vacdestaca que ona lidades. Quem Ambiente poderia tomar provi-setor Levando conta cinco inpúblico, oCidadania, governo federal abrange cidades ecom 2.309 noigualliquidez esecretário chega aospouco 0,7877 em ELava-Jato opara mesmo caso trata o do TCU saber mais detanoas. São elas: terceirização caaspara prestação de serviços 3.100/1999, art.dificulta 23, na redação - Plenário. tunidade, Olívio também criticou lar pela cidade uma O levantamento da Federação própria, gasto com pessoal, incidades ficam 34%. a 0,4833, por classificada tendemos realizar novas ações de que não iria coibir a festa clanem pé. A medida serve barras de apoio, direção, Ao longo da quintambém foram ouvidos Inácio Lula da Silva, que criticou para buscar uma solução que terdo Meio Ambiente (SMMA). A Vieira Junior, as intervenções Neto, aos -35utilizar-se do partido. posto referido, Igara,agendae maiscariartigo dências em emergência. Durante o suasdicadores, por 14%, enquanto nacional. Atingiu IFGF igual Gasto com Pessoal. equipes reduzidas eautuação, 175 decaiu veículo lhes sobre o anos processo. Segundo docomo Sistema dedorequisitos, Tele de saúde aoum Sistema Único dada pelo Decreto nº 7.568, de O Indústrias pseparados r o grelação r a mdo aem Sàreceita A LVA Ré- responsável a organização. “O PT na vala responsável? solução. “A situação é complefiscalização nesses locais e, caso das Rio de Janeiro vestimentos, liquidez e custo de O índice é classificado por C. Nos atindestina naquele momento, por o próprio partido. “o PT perdeu mine com a prática.O retorno da municipal explica contínuas para inibir Lei esses cinco postos já se o reuniram com a oe órgão, multa ou interdição tantopara do serão evitar a 9.637/1998, aglomepainel eacordo outros locais de ota-feira, 19, Comitê receberam demonstrar ou orientações exibir mano"não houveram novos mento (processo nº 5014216dequatro (SUS), 2011, nº nº dministração SAMU, porviaturas meio dodisponíveis. Contrato período eventos parti- também comum partidos”, disse. Jairo DeSaúde com Prefeitura, têm capacidade poisLei quando se(Gabinete consegue nāo o problema, vamos não possuir (Firjan), publicado empneus 18 nºdexa, vida, 95 prefeituras do Estado letras de Aa incluindo a estiverem D. Segundo giucesse 0,5339 em Receita Própria,para um poucodos damediante utopia... Hoje a acórgente operação Balada Segura também se os veículos encontros. O GGI de que SMMA para receber orientações posto quanto da loja de bra perigosa, arrancada desdobramentos após o 42.2014.404.7112); terceirigerenciamento assistencial, 13.019/2014, além do enten229/2011, é outro ponto citado ração de pessoas em uso comum. Os ônibus de Enfrentamento ao sobre o cancelamento nas ações integradas, particiafirmou que o aplaudiu. “Eude o eliminar a concentração em multar também os proprietários Fomos informados também que junho deste ano, aponta em sua Gestão ficaramIntegrada) entre as 500 melhores, 13 dentro a classificação, aposto, letra A,o éestaquan- nesse 0,7877 em Gastos com Pessoal, da área do culares, incluindo sa- máxima só pensa em cargos”. Durante está atento e será uma forma de desestimular de lotação de sentido, mas não houve ao lado, onde os veículos ficam dão, que apenas deu ciência aoa zação de 4 UPAs (processo n° brusca, derrapagem ou frenagem administrativo, financeiro e/ou dimento da Corte consolidado pelos ministros. Segundo eles, pam representantes dade Guarda um ponto, elaassunto, se100 transfere para aplaudi, não o critiquei”, comendos estabelecimentos e no encaaestacionados polícia pouco poderia fazer terceira edição do índice de gesdelas entre as melhor do país. do a cidade soma 0,8 a 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 belecimento, mesmo não sendo espaços confinados. O devem circular, obrigaCoronavírus se reuniu celebrações, durante o cuidando do que não foi entrevista, Jairo concordou com este tipo de comportamento (ranenhuma resposta efetiva sene seus condutores município de algumas impro5002212-36.2015.404.7112); lões de festas e áreas de clientes. Estabelecimendeslizamento ou arrastamenoperacional em equipamentos nos Acórdãos - TCU também háao ausência Brigada Militar, local. éDea352/2016 acordo com o Municipal, tou Olívio. Questionado minhar os casosa epoluição reincidentes ao com em relação som alto e estudos que só outro tão fiscal (IFGF) osdemunicípios Gramado primeira lista no IFGF. Classifica-se como B, emdediversos Liquidez 0,7497 em Custo quem origina o somnoas em volume abandonado”. as posições defendidas Lula e esobre somOalto)”. tido conter sonora. causam o barulho. priedades." ausência de licitação e liciuso de transporte cole--naSetoriamente, com jacom setores período deotem circulação de atenção à saúde Município - Plenário e 2.057/2016 TCU tochas de pneus. GGI sepor reunido demonstrem a vantagem da secretário Polícia Civil, fiscais de Trânsobre qual seria partido mais séaque Secretaria Municipal do Meio gaúchos como as gestões mais regional emunicipal a terceira nadenacional. quando alcança a média de 0,6 aMinistério de Vida.Público". Olívio Dutra (PT). Em outra oporde postos sito0,8. eabertas, da secretaria Municipal e Cidadania, Ranolfo O secretário destaca que o com tivo reduziu 20% desde nelas naqueles da sociedade para do vírus. Ambiente poderia do tomar provirioos do proprietários país, titubeou. “Aqui não é bem-avaliadas país. O le-gurança O Brasil arrecada aproximaA letra C classifica a cidade Mesmo que ocivil estado apresentunidade, Olívio também criticou O levantamento da Federação própria, gasto com pessoal, inas cidades ficam com 34%. a 0,4833, por pouco classificada para buscar uma solução que terMeio Ambiente (SMMA). A posto Junior, as intervenções referido, do superior Igara, e àmais dências em relação à autuação, Vieira de miss honesta. vantamento apurou damente R$ liquidez 400 bilhões por anodo que a 0,6 na média te desempenho médiamine aconcurso organização. “O PT caiu naTemos vala COOPERATIVA TRINUS - LOGISTICA E TRANSPORTES LTDA. das Indústrias do Rioinformações de Janeiro vestimentos, e custo O atinge índicede é 0,4 classificado por cinco como C. Nos requisitos, com a prática.O retorno da municipal explica contínuas para inibir essesde dministração postos já setodos reuniram comatina multa ou interdição tanto do serão dificuldade na política brasileira de 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em os quesitos, comum dos partidos”, disse. Jairo (Firjan), publicado em 18 de vida, 95 prefeituras do Estado quatro letras de A a D. Segundo giu 0,5339 em Receita Própria, EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIAposto GERAL ORDINÁRIA operação Balada Segura também que se os veículos estiverem encontros. O GGI (Gabinete de SMMA para receberem orientações quanto da loja dedopneus e só quem não chegou ao poder 96,5% da população Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico liquidez e afirmou que o de aplaudiu. “Eu o deste ano,veículos aponta em sua Gestão ficaramIntegrada) entre as 500 melhores, a classificação, letra A,o éestaquan- nesse 0,7877 em Gastos Pessoal, será da área doaposto, está atento e13 dentro forma desestimular sentido, mas com não houve aojunho lado, onde ficam O Presidente da COOPERATIVA TRINUS - LOGISTICA Ebaseadas TRANSPORTES LTDA., nãouma viveu corrupção”, enfatizou nasosinformações repas- delas por administrar cerca de foi 25%belecimento, contrafluxo das cidades gasto com pessoal, onde supera MUNICIPÁRIOS aplaudi, nãoacomportamento o DE critiquei”, SINDICATO CANOAScomenterceira edição do índice entre as 100 melhor do país. do a cidademesmo somagrandes de a 1,0 nenhuma 0,4931 em investimentos, não0,8 sendo do assunto, que não COMUNICADO tipo de (raresposta efetiva no0,0000 sen-DOSeste e seus condutores no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo estacionados Estatuto Social, convoca os de ges- cuidando criticando dirigentes da sigla sadas porORDINÁRIA cada cidade à secretariaabandonado”. do que é arrecadado. Quando sequem gaúchas eClassifica-se ficou com acomo posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, tou Olívio. Questionadona tão fiscal (IFGF) os amunicípios Gramado é a primeira na lista no IFGF. B, tido em 0,7497 em Custo chas origina o som SIMCA Senhores associado para comparecerem à ASSEMBLEIA GERAL esobre som alto)”. deLiquidez conter a epoluição sonora. causam o barulho. O Presidente da Associação Beneficente de Canoas, no uso de suasem volume aplaudiram o ex-tesoureiro preso do Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua sobre qual seria o partido mais ségaúchos como gestões mais regional e a terceiraosnaAssociados, nacional. anteriormente quando alcança a média de 0,6 a de Vida. realizar-se no dia 31 de março de 2020 nas dependências da mesma, sitoasà Rua atribuições, DESCONVOCA convocados EDITAL COMUNICAÇÃO DE FORMAÇÃO DA COMISSÃO nado operação Lava-Jato Joãonão VacLevando emsedo conta in- setor público, o governo federal 0,8. abrange 497 cidadespara e a2.309 no liquidez e que chega aos DE 0,7877 em rio país, titubeou. “Aqui é Pinheiro Machado, 376, em SAPUCAIA DO SUL, RS. A primeira convocação dará bem-avaliadas país.cinco O leO Brasil arrecada aproximaA letra C classifica cidade Mesmo o estado apresenAssembleia Geral, Ordinária e Extraordinária, que seria reaDE NEGOCIAÇÃO E MOBILIZASÃO cari Neto, 35honesta. anos do partido. dicadores, separados em receita damente é responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu igual teGasto com Pessoal. às 17 horas com a presença de 2/3 de seus associados,vantamento às 18 horas em segunda concurso deaos miss Temos apurou informações R$no 400 por ano que atinge de da 0,4eventualaum 0,6IFGF na média desempenho superiorTeresinha à médiaAntqueviezc lizada diabilhões 26 de março de 2020, assim como A presidente Pruciano, no uso das atribuições convocação com a presença de metade mais 01 (um) de associados, às habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. dificuldade na política brasileira deseus 5.243 cidadesou,onde nacional em todos quesitos, mente aprazada para o dia 30 de março de 2020, no Auditório que lhe são conferidas peloos Estatuto que rege a Entidade comunica e da ciência pelo 19 horas em terceira e última convocação com a presença de no mínimo 10 (DEZ) e sódequem não chegou ao poder 96,5% da população do Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e edital, aos associados, o Executivo e Legislativo Canoas que conforme deliberado do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas/RS, em associados para deliberarem sobre a seguinte acerca da seguinte ordem do dia: viveu a corrupção”, enfatizou nas de informações repas- por administrar cerca de comunicado 25% contrafluxo das grandes cidades emgasto comdopessoal, onderealizou-se supera não Plenária dia 27/02/2020, a Assembleia no dia 12/03/2020, sendo virtude de recentíssimo do Ilmo. Sr. Secretário 1) Prestação de contas do Conselho de administraçãobaseadas acompanhado parecer sigla na para formação dacriticando Comissão dedirigentes Negociaçãoda e Mobilização sadas previsto por cada dodoque é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou a posição aprovado 36,2% aeseguinte 30,1%,nominata respectivamente, da saúde Município de Canoas/RS, restringindo as reuniões na com referida do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2019, conforme nocidade Estatutoà secretaria aplaudiram ex-tesoureiro Juliana dazera Conceição Agente de oapoio; Carin Frias, preso Prof. ; do Tesouro Nacional em 2013. do total investimento no de 360º no ranking estadual que dos o Servidores: municípioAurea de Canoas sua Maia, da entidade, compreendendo: unidadetrata de saúde aos de funcionários ali atuantes. Daniela Marinae Beling, Adm.; em Gilbertona Fernando Kondach, Enfermeiro; operação Lava-Jato JoãoHadoika Vacb) Balanço Patrimonial; Levando em conta cincoOportunamente in- setor público, o governo federalCanoas abrange cidades liquidez chegaGestor aos Téc. 0,7877 a Associação Beneficente – ABC497 realizará novae 2.309 no Aiko Ando com Lacerda, Aux. Enf.; ; Nilce Bregalda Schneider, Contador; Aux. cari Neto, aos 35Ornei anosHartmann, do partido. c) Demonstrativo das sobras/perdas apuradas no exercício; dicadores, separados em receita é responsável por 14%, Atingiu um IFGF igual Gasto Pessoal. Convocação para deliberação dosenquanto assuntos quenacional. seriam tratados nas Assem-

"Só quem "Só nãoquem chegou não chegou ao poder aonão poder viveu a "Só quem não viveu a "Só quem corrupção" não chegou VENDA DE corrupção" não LIVROS ao chegou poder aonão poder viveu a não viveu a corrupção" corrupção" Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking "Só quem Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking não chegou ao poder Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking "Só nãoquem viveu a Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking não chegou corrupção" ao poder não viveu a corrupção"

Shoppings centers e centros comerciais serão fechados por 21 dias

ÍNDICEFIRJAN FIRJAN ÍNDICE Gestãofiscal fiscal deCanoas Canoas Gestão de ÍNDICE FIRJAN ÍNDICE FIRJAN entre as piores do Estado

entre as piores do Estado Gestão fiscal de Canoas Gestão fiscal de Canoas entreas aspiores pioresdo doEstado Estado entre ÍNDICE FIRJAN

Gestão fiscal de Canoas ÍNDICE FIRJAN

entre as piores do Estado Gestão fiscal de Canoas entre as piores do Estado Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking

d) Parecer do Conselho Fiscal. 2) Assuntos gerais.

SAPUCAIA DO SUL, RS, 20 de março de 2020. RAFAEL PAVONI PRESIDENTE

bleias canceladas por este Comunicado.

Canoas, 18 de março de 2020. Osório Victor Biazus Presidente

Mecânico ;Paulo Ricardo Gonzaga dos Santos, Guarda Munic. Vinicius Sarmento de Souza. Secret. Esc. por não ter sofrido qualquer impugnação em Assembleia do dia 12/03/2020, e, ter cumprido todos os requisitos legais, estatutários é homologada. Canoas-RS, 13 de março de 2020. Presidente: Teresinha Antqueviezc Pruciano


6

Geral

Canoas, 20 a 26 de março de 2020

Pandemia causa alterações em linhas de ônibus Mudanças entraram em vigor a partir da última quinta-feira,19 A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), informa que, a partir desta quinta-feira ,19, entrarão em vigor alterações nos horários do transporte coletivo convencional por tempo indeterminado. As únicas linhas com mudanças nos horários de pico são as Interior, Mathias Velho, Linha 1, Linha 2, Linha 3, A. J. Renner e Rio Branco, que darão início ao itinerário três minutos mais tarde do que o normal. De acordo com o secretário de Transportes, Ademir Zanetti, a procura dos moradores de Canoas pelos ônibus caiu cerca de 20% desde que a Organização Mun-

dial da Saúde (OMS) considerou o novo coronavírus como uma pandemia. “A queda vem se acentuando a cada dia que passa, nos obrigando a monitorar as frotas diariamente e redimensioná-las de acordo com o número de usuários”, explicou. Para saber os novos horários das linhas do transporte coletivo convencional, consulte a nova tabela no site abaixo. A Prefeitura de Canoas recomenda também a utilização do aplicativo Canoas Go Bus, que fornece ao usuário o itinerário de cada linha, os horários, o tempo de chegada do ônibus, a localização exata e em tempo real do veículo. http://sogal.com.br/

linhas/horarios/

Ônibus intermunicipais sofrem mudança

Os veículos de transporte intermunicipal passam a transitar com 50% de sua capacidade a partir desta quinta-feira (19/3). “Só podem ser vendidas metade das passagens, inclusive nos ônibus mistos que oferecem no mesmo veículo as modalidades comum, leito ou executivo”, explica o diretor de Transportes Rodoviários do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Lauro Hagemann. “Se tiverem disponíveis, por exemplo, 12 poltronas, seis poderão ser ocupadas. A

intenção é evitar a aglomeração de pessoas.” Confira outras medidas adotadas pelo governo do Estado em relação ao transporte intermunicipal: • Na sexta-feira ,13, o Daer emitiu uma ordem de serviço permitindo que as empresas ajustem as frotas e os horários das viagens de acordo com a demanda. • Os veículos estão equipados com álcool gel, luvas e máscaras cirúrgicas. Foram ampliadas as medidas de higiene no início e no final das viagens, com a realização de limpezas durante trajetos longos. • As medidas de higiene foram reforçadas nas estações rodoviárias.

Ações de limpeza combatem NOVO defende circulação de Covid liberação dos Fundos divulgação

Nesta quarta-feira, 18, lugares que concentram grande circulação de pessoas começaram a receber limpeza para desinfecção. Neste primeiro momento, unidades de saúde e os três hospitais do município serão contemplados com a ação. A medida é mais uma das precauções tomadas pela Prefeitura com intuito de combater a circulação do Covid-19 na cidade. Durante a limpeza, que é realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), os locais recebem jatos de água com um produto especial para desinfecção da área, o que faz com que, caso o vírus esteja em uma destas superfícies, seja neutralizado. Por isso, a importância de se iniciar pelas áreas de saúde, onde pessoas com suspeita de doença circulam.

Eleitoral e Partidário

Deputados federais do Partido NOVO, junto a colegas de outros partidos, protocolaram um projeto de lei (PL 646/2020) que autoriza a destinação dos recursos dos Fundos Partidário e Especial de Financiamento de Campanha para a saúde pública. A proposição prevê que a verba seja utilizada em políticas de enfrentamento de emergências em saúde – como a COVID-19 (coronavírus) – de calamidade pública ou de desastres naturais. Ou seja, os partidos podem abrir mão desses dois fundos para investir nas ações de combate à pandemia. Entre os partidos que mais recebem verba do Fundo Partidário estão o PSL, com R$ 98,3 mi-

“JORNALISMO É PUBLICAR AQUILO QUE ALGUÉM NÃO QUER QUE SE PUBLIQUE. TODO O RESTO É PUBLICIDADE.”

lhões/ano, seguido pelo PT, com R$87,1 milhões/ ano, o PSD, com R$ 50,2 milhões/ano e o PTB, com R$ 18,8 milhões/ano. O total do fundo para os partidos com representação federal é de R$ 841,6 milhões por ano. Conforme Camilo Bornia, aprovado em processo seletivo do NOVO para concorrer à prefeitura de Canoas, o objetivo é que esse dinheiro vá para ações do Ministério da Saúde de combate à crise do coronavírus. . Parlamentares estão manifestando apoio à proposta, que deve receber mais assinaturas. O projeto deverá ser apreciado no Plenário da Câmara dos Deputados nos próximos dias.

A VOZ DO PROFESSOR

Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas CNPJ 97.130.835/0001-06

Luiz Fernando Giacomeli Conte,

Secretário de Comunicações do Sinprocan

COVID-19 Embora o susto seja preocupante, existem boas razões para sermos otimistas em relação ao COVID-19 (coronavírus), não estamos tão mal preparados assim. Como o novo coronavírus virou uma pandemia, não dá pra diminuir a importância que ele tem e se faz necessário todos os cuidados possíveis, mas não podemos deixar de pensar que será passageiro e que nos cabe auxiliar nesse processo simplesmente quebrando a corrente que o vírus exigente, ou seja, impedindo que o vírus se alastre, ficando em casa. É o melhor remédio. É importante, no meio de tanta informação e muitas FAKE NEWS, alguns esclarecimentos: - Uma pandemia não é sinônimo de morte, é apenas a transmissão eficaz de uma doença em mais de três regiões geográficas diferentes e não se refere à letalidade do agente infeccioso. O nome é assustador, apenas o nome. O que temos presente é a pandemia do medo, essa sem sombra de dúvidas, incomoda mais que a doença. - Soubemos qual o vírus que estava agindo em dez dias. O vírus da Aids, por exemplo, levou dois anos para ser descoberto. - Sabemos como detectá-lo. Desde o dia 13/01, o teste para detectar o vírus estava disponível, o que auxilia muito no processo de tratamento. - A situação da China já está melhorando, sinal de que os controles lá efetuados surtiram efeito. - Muito dos casos de COVID-19 são leves. Os índices de mortalidade são baixos. Há 13 vezes mais pacientes curados do que óbitos. - Nossas crianças podem ser portadores do vírus, mas quase não são afetadas pela doença, o que é muito positivo. - O vírus pode ser inativado das superfícies com uma solução de álcool 62-71%, água oxigenada a 0,5% ou hipoclorito de sódio a 0,1%, em apenas um minuto. - Lavar sempre as mãos com água e sabão é a maneira mais eficaz de evitar o contágio. Maneira simples que não despende grandes gastos. - Já existem protótipos de vacinas. Vai demorar um pouco, mas logo teremos uma vacina eficaz. - Existem mais de 80 ensaios clínicos com antivirais em andamento. Em todos os grandes centros de pesquisa já há estudos que possibilitarão o tratamento eficaz do coronavírus. Temos que ter a consciência de precisamos de todo o cuidado possível, pois a situação requer que tenhamos essa responsabilidade, mas temos que ter serenidade para que esse processo não se transforme numa histeria coletiva. O que se vê pelos mercados afora é absurdo: estocar alimentos, somente trará prejuízos, pois muita coisa vai estragar. Sejamos solidários e menos egoístas. Creio que o COVID-19 está entre nós para que repensemos essa loucura diária que a nossa vida se transformou. Talvez muitos de nós teremos momentos com nossos familiares, que há tempos não ocorrem. É nessa hora que a família será o ponto de partida para solucionar essa crise que estabeleceu no mundo todo. Fiquem em casa e aproveitem esse tempo para restabelecer uma nova vida, onde possamos nos permitir viver mais e mais perto dos nossos entes queridos. Redobrem seus cuidados, com tranquilidade, pois assim retornaremos à nossa rotina mais forte e com nossa família mais unida do nunca. FORÇA E FÉ A TODOS!

Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas - SINPROCAN / Rua XV de Janeiro, 121, conj. 203. Centro. Canoas-RS. Cep. 92010-300 telefone: 3476-4033 / sinproc@terra.com.br


Canoas, 20 a 26 de marรงo de 2020

7


8

Canoas, 20 a 26 de março de 2020

AÇÃO SOCIAL SANTA ISABEL CNPJ: 88.332.432/0001-40 BALANÇO ENCERRADO EM: 31/12/2019 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO

Notas explicativas às demonstrações financeiras para o exercício findo em 31 de dezembro de 2019. 1. CONTEXTO OPERACIONAL A empresa Ação Social Santa Isabel, com sede na Rua Dom Pedro II nº 10, bairro Nossa Senhora das Graças, em Canoas/RS é uma entidade beneficente de assistência social, sem fins lucrativos e tem por objeto: mantença de estabelecimentos destinados a atender e proteger ao idoso, através de instituição de longa permanência, observando sua capacidade instalada, para pessoas de ambos os sexos, às quais proporcionará atendimento adequado na forma da legislação aplicável e do presente estatuto; o desenvolvimento de ações de ensino que visem à promoção de integração ao mercado de trabalho e o incentivo ao empreendedorismo, especialmente voltado a jovens e pessoas carentes, através de oficinas voltadas para as atividades de economia doméstica, informática e outras profissionalizantes, para que favoreçam a melhoria das condições de vida dos assistidos; prestação de serviços de proteção especial de média complexidade no que diz respeito á proteção social especial para pessoas com deficiência e suas famílias; ainda a Instituição prestará serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. 2. PRINCIPAIS DIRETRIZES CONTÁBEIS (a) Apresentação das Demonstrações Contábeis As demonstrações contábeis foram elaboradas e estão apresentadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil (Lei 6.404/76) e as alterações da Lei 9.457/97, as quais abrangem a legislação societária e os Pronunciamentos, as Orientações e as Interpretações emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis. A administração concluiu que as demonstrações contábeis apresentam, de forma apropriada, a posição financeira e patrimonial, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade; (b) Imobilizado Está demonstrado ao custo de aquisição, deduzido da depreciação acumulada. A depreciação é calculada pelo método linear de acordo com a vida útil estimada dos bens. Os Itens do imobilizado são revistos anualmente para se identificar evidências de perdas não recuperáveis, ou ainda, sempre que eventos ou alterações nas circunstâncias indicarem que o valor contábil pode não ser recuperável. Não foi reconhecido em 2019 provisão para perda, visto que não há evidência de eventos de perda de valor recuperável. (c) Direitos e Obrigações Os direitos são apresentados ao valor de custo ou de realização, incluindo, quando aplicável, os rendimentos e as variações monetárias e cambiais auferidos. As obrigações são demonstradas por valores reconhecidos ou calculáveis, acrescidos, quando aplicável, dos correspondentes encargos e das variações monetárias e cambiais auferidos.

PASSIVO

(d) Tributação A entidade por ser uma instituição sem fins lucrativos é considerada isenta perante o fisco, em relação ao Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (Lei 9.532/1997), COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – Lei 10833/03). Contudo, a entidade está sujeita ao recolhimento do PIS (Programa de Integração Social), à alíquota de 1% sobre a folha de pagamento mensal (art. 15 da Lei n° 9.532/97). (e) Resultado Período O resultado da instituição está demonstrado pelos Ingressos e Dispêndios durante o exercício. (f) Ativos e passivos contingentes Conforme as práticas contábeis para registro e divulgação de ativos e passivos contingentes, a empresa não possui expectativas de ganhos ou perdas, desta forma não constitui provisão para contingências. 3. DISPONIBILIDADES Compõem as disponibilidades, o Caixa com valor expresso em moeda corrente nacional, valores mantidos em conta corrente junto a instituições financeiras com as quais possui relacionamento e pelos valores mantidos em aplicações financeiras, cujo resgate das operações pode ser feito imediatamente. Em 31 de dezembro de 2019 o saldo apresentado em caixa foi de R$ 1.500,16, nas contas bancárias o saldo total foi de R$ 251.012,90 e o saldo das aplicações financeiras foi de R$ 240,65. 4. IMOBILIZADO O saldo deste grupo é composto pelas aquisições que a Instituição faz de bens para utilização nas ações sociais e também utilização própria, subtraindo-se o valor da depreciação do ano, que em 31 de dezembro de 2019 apresenta-se conforme abaixo: BENS

2019

(-) DEPRECIAÇÃO

2019

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

TOTAL IMOBILIZADO

958.969,88

5. ADIANTAMENTOS O saldo deste grupo é composto por valores adiantados pela empresa aos seus funcionários, no que tange a folha de pagamento (férias, vales, salários), também por adiantamentos aos seus fornecedores para posterior fornecimento de notas fiscais e ainda empréstimo ao presidente, com posterior devolução do valor pelo mesmo, totalizando em 31 de dezembro de 2019 o valor de R$ 135.575,92. 6. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS O saldo deste grupo é composto pelas retenções nas notas fiscais de terceiros, como ISS, CSRF e IR, totalizando em 31 de dezembro de 2019 um valor a recolher de R$ 343,16. 7. PROVISÕES TRABALHISTAS O saldo deste grupo é composto pelas provisões trabalhistas com base nos direitos adquiridos pelos funcionários até a data deste balanço, baixados conforme o pagamento, totalizando em 31 de dezembro de 2019 R$ 147.127,69. 8. PATRIMÔNIO SOCIAL O patrimônio da entidade é apresentado em valores atualizados e compreende o Patrimônio Social acrescido do resultado do exercício período, os ajustes de avaliação patrimonial considerados, enquanto não computados no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as reservas de patrimônio e o superávit / déficit acumulados. Em 31 de dezembro de 2019, o saldo desse grupo apresentou valor de R$ 1.072.225,16.

DEMONSTRAÇÃO DAS MULTAS DO PATRIMÔNIO SOCIAL

9. INGRESSOS / SUBSÍDIOS / DOAÇÕES E CONVÊNIOS PÚBLICOS São recursos financeiros provenientes de subsídios, doações recebidas e convênios firmados com órgãos governamentais, tendo como objetivo principal operacionalizar projetos e atividades pré-determinadas. A documentação da Instituição fica a disposição para qualquer fiscalização e observação pelos órgãos competentes. Os convênios firmados estão de acordo com o estatuto social da Ação Social Santa Isabel e suas despesas de acordo com suas finalidades. Para a contabilização de suas subvenções governamentais a entidade atendeu a Resolução Nº. 1.305/10 do Conselho Federal de Contabilidade/CFC que aprovou a NBC TG 07-Subvenção e Assistência Governamental e a Resolução do CFC Nº 1409/12 que aprovou a ITG 2002.

10. SUPERÁVIT / DEFICIT EXERCÍCIO A empresa apresentou um superávit de R$ 197.378,50 em 31 de dezembro de 2019. Os ingressos e dispêndios da instituição são registrados pelo regime de competência, para registro das mutações patrimoniais, reconhecidas independente de seu efetivo recebimento ou pagamento.

Canoas/RS, 31 de Dezembro de 2019. EVERTON DUARTE ALFONSIN PRESIDENTE CPF: 537.263.080-91

RODRIGO BARBOZA PATRICIO CRC/RS 71562/0-0 CONTADOR

EVERTON DUARTE ALFONSIN PRESIDENTE CPF: 537.263.080-91

RODRIGO BARBOZA PATRICIO CRC/RS 71562/0-0 CONTADOR


Canoas, 20 a 26 de março de 2020

9

RELATÓRIO DA DIRETORIA Senhores Acionistas: Em cumprimento às disposições legais e estatutárias, temos a satisfação de submeter à apreciação de V.Sªs. as Demonstrações Contábeis, relativas ao exercício social encerrado em 31/12/2019, ficando desde já, a inteira disposição para quaisquer esclarecimentos julgados necessários. CNPJ nº 93.445.484/0001-63 – NIRE 43 3 0003102 1 Canoas-RS, 20 de março de 2020. BALANÇO PATRIMONIAL EM 31.12.2019 – EM R$ DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO – EM R$ ATIVO 31.12.2019 31.12.2018 PASSIVO 31.12.2019 31.12.2018 31.12.2019 31.12.2018 CIRCULANTE ...................................................... 3.962.524,88 3.916.605,61 CIRCULANTE ........................................................ 13.720.170,35 13.013.727,95 2.406.813,45 1.669.465,16 RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA ................................... CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA ................ 1.085.925,33 889.255,35 RECEITA BRUTA COM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO ......... 15.595.871,60 14.936.722,18 Fornecedores ....................................................... 1.503.046,88 867.413,27 Deduções: ........................................................................... Caixa .................................................................. 1.380,04 2.009,55 (1.875.701,25) (1.922.994,23) Financiamentos de Imobilizados ......................... 17.535,74 Serviços Cancelados ......................................................... Bancos ............................................................... 515.903,30 360.609,54 129.027,25 Aplicações Liquidez Imediata ............................ 568.641,99 526.636,26 Impostos............................................................................. 1.875.701,25 1.793.966,98 Financiamentos FINEP - (nota 4) ........................ 2.382,08 CRÉDITOS ........................................................... 1.894.602,94 2.003.722,62 CUSTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS.............................. (11.785.983,36) (10.042.567,85) Credores Diversos ............................................... 92.306,13 6.370,65 LUCRO BRUTO ................................................................... Clientes .............................................................. 1.804.128,00 1.740.115,23 1.934.186,99 2.971.160,10 Adiantamentos/Empréstimo a Empregados....... 34.941,74 (2.672.813,61) (2.425.172,93) Salários e Gratificações/PLR a Pagar................. 30.510,10 DESPESAS OPERACIONAIS ............................................. Créditos Fiscais a Recuperar ............................. 29.173,84 23.913,78 Despesas c/Vendas............................................................. 1.213.964,14 1.295.171,74 Impostos a Recolher ............................................ 114.663,52 78.949,10 Adiantamentos a Fornecedores ......................... 1.460,62 Despesas Administrativas ................................................... 1.458.849,47 1.130.001,19 Contribuições a Recolher ..................................... 190.841,60 206.102,36 OUTRAS RECEITAS (DESPESAS) OPERACIONAIS........ Dividendos a Receber ........................................ 3.200,00 18.423,18 137.301,42 Devedores Diversos ........................................... 2.631,19 139.372,36 Provisão p/Férias e Encargos .............................. 439.026,56 441.343,46 (PREJUÍZO) LUCRO ANTES DAS RECEITAS E Outros Créditos .................................................. 54.009,29 65.379,51 (720.203,44) 683.288,59 Juros s/Capital Próprio - (nota 8)......................... 12.546,67 20.973,32 DESPESAS FINANCEIRAS ............................................... ESTOQUES - (nota 3.2) ...................................... 952.130,28 993.007,57 RESULTADO FINANCEIRO ................................................ (168.029,77) (158.101,56) Lucros a Distribuir ................................................ 52.000,01 0,01 Despesas Financeiras .......................................................... Almoxarifado - Material de Consumo ................. 952.130,28 993.007,57 (255.440,26) (303.742,74) DESPESAS EXERCÍCIO SEGUINTE .................. 29.866,33 30.620,07 87.410,49 145.641,18 Adiantamentos de Clientes .................................. 267,15 Receitas Financeiras ............................................................ Despesas Diferidas ............................................ 29.866,33 30.620,07 (PREJUÍZO) LUCRO ANTES AVAL. INVESTIMENTO E NÃO CIRCULANTE ............................................. 2.305.099,33 2.368.342,67 NÃO CIRCULANTE ............................................... 1.375.518,83 395.195,36 PARTICIPAÇÃO S/LUCROS .............................................. (888.233,21) 525.187,03 REALIZÁVEL A LONGO PRAZO ....................... 831.454,57 560.279,31 RESULTADO AVALIAÇÃO INVESTIMENTOS.................... 494,13 8.602,18 1.375.518,83 395.195,36 PARTICIPAÇÃO LUCROS/RESULTADOS ......................... Depósitos Judiciais e Cauções ......................... 300.481,22 298.900,49 EXIGÍVEL A LONGO PRAZO ............................... (29.020,62) Créditos da Controladora - (nota 5) ..................... 15.798,70 14.861,95 (PREJUÍZO) LUCRO ANTES CONTR. SOCIAL E I.R.P.J. Impostos Diferidos - (nota 3.7) .......................... 527.218,10 252.474,85 (887.739,08) 504.768,59 Outros Créditos realizáveis a longo prazo ......... 3.755,25 8.903,97 Provisão Contingências Judiciais - (nota 6) ........ 371.938,13 380.333,41 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA INVESTIMENTOS (nota 3.3) .............................. 14.917,62 24.623,49 Diferido/corrente .............................................................. 202.017,09 (98.228,53) Financiamentos FINEP - (nota 4) ........................ 987.782,00 Coligada ............................................................. 14.917,62 24.623,49 CONTRIBUIÇÃO SOCIAL S/LUCRO IMOBILIZADO - (nota 3.4) ................................. 1.350.731,61 1.639.069,05 PATRIMÔNIO LÍQUIDO ......................................... 72.726,16 (44.796,78) 2.485.291,93 4.220.287,76 Diferido Corrente.............................................................. Máquinas e Equipamentos................................. 2.204.847,42 2.567.908,40 RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO............................. (612.995,83) 361.743,28 Equipamentos Eletrônicos ................................. 1.312.052,45 1.358.368,35 CAPITAL SOCIAL - (nota 7.1)............................... 785.000,00 785.000,00 RESULTADO P/AÇÃO (Lote 1.000) ................................... (1,032) 0,609 Móveis e Utensílios ............................................ 58.265,40 63.375,97 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE – EM R$ Instalações ......................................................... 55.923,53 55.923,53 RESERVAS DE CAPITAL ...................................... 339,47 339,47 Veículos.............................................................. 135.048,28 135.048,28 31.12.2019 31.12.2018 Reserva Correção Monet. s/Capital Social .......... 339,47 339,47 Instal. em Prédios de Terceiros .......................... 198.442,17 198.442,17 RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO............................ (612.995,83) 361.743,28 Depreciação Acumulada .................................... (2.613.847,64) (2.739.997,65) RESERVAS DE LUCROS ...................................... 1.699.952,46 3.434.948,29 Outros Resultados Abrangentes ..................................... INTANGÍVEL ....................................................... 107.995,53 144.370,82 Reserva Legal - (nota 7.2) .................................... 157.000,00 157.000,00 RESULTADO ABRANGENTE TOTAL DO EXERCÍCIO..... (612.995,83) 361.743,28 Marcas e Patentes ............................................. 5.290,76 5.290,89 Retenção de Lucros (nota 7.3) ........................... 1.542.952,46 3.277.948,29 Direitos de Uso................................................... 273.219,26 273.983,26 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA - MÉTODO INDIRETO – EM R$ Amortização Acumulada...................................... (170.514,49) (134.903,33) 31.12.2019 31.12.2018 6.267.624,21 6.284.948,28 ATIVO TOTAL ...................................................... 6.267.624,21 6.284.948,28 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO TOTAL ........ Atividades Operacionais................................................... (271.841,68) 759.096,31 Lucro (Prejuízo) do Exercício ........................................... (612.995,83) 361.743,28 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EM 31.12.2019 – EM R$ Despesas que não Afetam o Caixa: ELEMENTOS CAPITAL SOCIAL RESERVAS DE CAPITAL RESERVAS DE LUCROS PREJUÍZOS ACUMULADOS TOTAIS Depreciação e Amortização................................................. 322.163,63 375.957,29 27.879,93 2.272,17 SALDO EM 31/12/2017....................... 785.000,00 339,47 3.441.205,01 4.226.544,48 Baixas do Imobilizado.......................................................... Resultado Equivalência Patrimonial .................................... (494,13) (8.602,18) MUTAÇÕES DO EXERCÍCIO ............. (6.256,72) (6.256,72) Provisão Contingências Judiciais ........................................ (8.395,28) 27.725,75 Lucro Líquido do Exercício .................. 361.743,28 361.743,28 Variações no ativo circulante ........................................... 153.950,71 (207.214,01) (60.812,77) 56.647,15 Distribuição de Lucros ......................... (368.000,00) (368.000,00) (Aumento) Redução Contas a Receber de Clientes ........... 173.132,45 (141.663,02) SALDO EM 31/12/2018....................... 785.000,00 339,47 3.434.948,29 4.220.287,76 (Aumento) Redução Outros Créditos .................................. (Aumento) Redução Estoque .............................................. 40.877,29 (126.194,32) MUTAÇÕES DO EXERCÍCIO ............. (1.734.995,83) (1.734.995,83) (Aumento) Redução Despesas Diferidas ............................ 753,74 3.996,18 708.928,60 (27.744,86) Prejuízo do Exercício........................... (612.995,83) (612.995,83) Variações no passivo circulante ...................................... Aumento (Redução) Fornecedores ..................................... 635.633,61 116.725,02 Distribuição de Lucros ......................... (1.122.000,00) (1.122.000,00) Aumento (Redução) Salários - Provisões Trabalhistas ....... (32.827,00) (122.554,01) SALDO EM 31/12/2019....................... 785.000,00 339,47 1.699.952,46 2.485.291,93 Aumento (Redução) Tributos e Contribuições Sociais ........ 20.453,66 (18.914,10) Aumento (Redução) Outras Contas a Pagar....................... 85.668,33 (3.001,77) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2019 – EM R$ (Aplicações) Reduções no Realizável a Longo Prazo ... (271.175,26) 6.058,45 1. Contexto Operacional: CTD - Companhia De Tecnologia Digital é uma sociedade anônima de capital fechado. Constitui seu principal objeto social é a impressão de Lucros Recebidos de Coligadas ...................................... 7.000,00 dados variáveis, em formato físico ou digital. Total dos Recursos das Atividades Operacionais ......... 326.862,37 530.195,89 2. Apresentação das Demonstrações Contábeis: As demonstrações contábeis estão sendo apresentadas em reais que é a moeda funcional adotada pela Direção da Atividades de Investimento .............................................. (25.330,83) (286.158,76) sociedade. Estas demonstrações foram elaboradas de acordo com os preceitos contidos na Resolução CFC nº 1.255/2009 – NBC TG 1.000. As demonstrações contábeis Aplicações no Imobilizado e Intangível ............................... (25.330,83) (286.158,76) referentes às do ano-calendário de 2019 estão sendo apresentadas com as anteriores para efeitos de comparabilidade. Atividades de Financiamento ........................................... (104.861,56) (451.165,30) 3. Principais Práticas Contábeis: 3.1. Provisão para créditos de liquidação duvidosa: Foram reconhecidos valores considerados pela Diretoria como incobráveis para Sobre Ativo Imobilizado (Leasing/Finame) e Projetos ......... 972.628,34 (114.923,27) cobrir as perdas na realização das contas a receber no valor de R$ 1.673,05 (hum mil, seiscentos e setenta e três reais e cinco centavos), ao final do ano-calendário de 2019, Lucros Distribuídos .............................................................. (1.070.000,00) (368.682,00) cujo saldo está reduzindo a conta de Clientes no Ativo Circulante. 3.2. Estoques: São de materiais de consumo, avaliados pelo preço médio de aquisição, os quais não Juros sobre o Capital Próprio .............................................. (8.426,65) 17.578,02 superam os valores de mercado. Créditos da Controladora .................................................... 936,75 14.861,95 Total dos Efeitos no Caixa 3.3. Investimentos: Os investimentos relevantes foram avaliados pelo método de equivalência patrimonial, como segue: 889.255,35 1.096.383,52 Patrimônio Líquido Investimento Registrado Investimento Equivalência Saldo Inicial de Caixa e Equivalentes ................................ 1.085.925,33 889.255,35 EMPRESA COLIGADA da Coligada em antes da Equivalência % de Lucros Atualizado em Patrimonial do Saldo Final de Caixa e Equivalentes.................................. 196.669,98 (207.128,17) 31.12.19 - R$ Patrimonial - R$ Participação Creditados 31.12.19 - R$ Exercício - R$ Aumento (Redução) no Caixa .......................................... SISPRO Ser. Informática LTDA. 149.176,28 24.623,49 10,00 10.200,00 14.917,62 494,13 3.4. Imobilizado: Registrado ao custo de aquisição, deduzido de depreciação calculada pelo método linear com as taxas determinadas em função do prazo da vida útil econô- 7. Patrimônio Líquido: 7.1. Capital Social: O capital social é inteiramente nacional dividido em 593.918.865 ações ordinárias, nominativas, sem valor nominal. 7.2. Reserva Legal: É constimica dos bens, tomando-se por base os saldos contábeis a composição do saldo é a seguinte: Imobilizado Valor Original - R$ Depreciações Acumuladas - R$ Saldos Residuais Contábeis - R$ 31.12.2019 Taxas de Depreciações Anuais - % tuída aplicando-se 5% sobre o lucro líquido do exercício de cada ano, conforme legislação societária, sendo que foi atingido o limite legal societário de 20% sobre o Capital Social nominal. Máquinas e Equipamentos .............. 2.204.847,42 (1.898.254,27) 306.593,15 10 7.3. Reserva de Retenção de Lucros: A constituição da Reserva Especial de Retenção de LuEquipamentos Eletrônicos ............... 1.312.052,45 (524.918,27) 787.134,18 20 cros tem o objetivo de atender ao fluxo orçamentário de capital de giro e investimentos previstos Móveis e Utensílios ......................... 58.265,40 (39.582,97) 18.682,43 10 em orçamento de capital, respeitada a distribuição do dividendo obrigatório. Instalações ...................................... 55.923,53 (49.955,80) 5.967,73 10 8. Dividendos e Juros sobre o Capital Próprio: Aos Acionistas é garantido estatutariamente Veículos ........................................... 135.048,28 (56.018,51) 79.029,77 20 um dividendo mínimo sobre o lucro líquido do exercício ajustado em conformidade com a LeInstalações em Prédios de Terceiros 198.442,17 (45.117,82) 153.324,35 4 e 20 gislação Societária vigente. Sobre o exercício encerrado em 31 de dezembro de 2019 foi destiTOTAIS ........................................... 3.964.579,25 (2.613.847,64) 1.350.731,61 nado aos acionistas juros sobre capital próprio, por conta de dividendos, no valor bruto de R$ 3.5. Redução ao Valor Recuperável de Ativos: Na elaboração das Demonstrações Contábeis, a Empresa aplica os procedimentos do Pronunciamento Contábil CPC 01 – Redução 236.471,01 (duzentos e trinta e seis mil, quatrocentos e setenta e um reais e um centavo). Para ao Valor Recuperável dos Ativos – Seção 27 da Resolução nº 1.255/2009, para apurar o valor recuperável dos ativos. O valor recuperável de um ativo é o maior valor entre seu valor efeito de apresentação das Demonstrações Contábeis, estes juros estão registrados ao grupo justo menos custos para vendê-lo e seu valor de uso. O valor de uso é equivalente ao resultado dos fluxos de caixa futuros descontados, antes dos impostos, derivados do uso contínuo de despesas financeiras, como determina a legislação fiscal de regência, em contrapartida ao do ativo. Quando o valor residual contábil do bem exceder seu valor recuperável, a empresa reconhece uma redução do saldo contábil deste ativo no resultado do período. 3.6. Valor Passivo Circulante, ao seu valor líquido de imposto de renda. Os dividendos creditados por Recuperável dos Ativos: Os ativos tangíveis são examinados para verificar se existem indicações de que estejam registrados, contabilmente, por um valor superior aquele passível de conta do dividendo mínimo obrigatório estão demonstrados na seguinte forma: 2019 ser recuperado por uso ou por alienação. O valor contábil líquido dos bens tangíveis é ajustado ao seu valor recuperável, determinado com base no modelo de fluxos de caixa futuros, Prejuízo do Exercício....................................................................................... (612.995,83) sempre que este valor for inferior ao valor contábil residual. Aplicamos as disposições do Pronunciamento Técnico CPC 01 e também contidos na seção 27 da Resolução 1.255/2009, (+) juros sobre capital próprio apropriado ao resultado................................... 236.471,01 referente o Ajuste ao Valor Recuperável de Ativos e não encontramos indicativos que indiquem perdas a serem reconhecidas. 3.7. Impostos Diferidos sobre Renda e Contribuição (=) resultado ajustado para fins de base do dividendo mínimo ....................... (376.524,82) Social sobre o Lucro: No grupo de Ativo Não Circulante Realizável a Longo Prazo, estão demonstrados em Impostos Diferidos sobre prejuízos fiscais, bases negativas de CSLL e (a) Dividendo obrigatório cfe. Estatuto (1%).................................................... 0,00 sobre demais provisões, imputadas as devidas apropriações de IRPJ/CSLL consoante a seção 29 – Tributos sobre Lucros – Ativos Fiscais Diferidos, da Resolução nº 1.255/2009. A sua (b) Juros s/capital Próprio por conta de dividendo (Líquido de IRRF) ............ 201.000,35 composição básica tem origem para os saldos contidos no Passivo Não Circulante, Exigível de Longo Prazo, descritos na nota explicativa de nº 6 e sobre prejuízos fiscais e bases nega- Excedente de dividendo/juros Capital Próprio (b – a) ..................................... 201.000,35 tivas de anos anteriores e sobre o ano-calendário de 2019. 3.8. Apuração do resultado: As receitas e despesas são reconhecidas pelo regime de competência. 3.9. Outros direitos e 9. Instrumentos financeiros: Atualmente o principal negócio da Companhia é a impressão de daobrigações: Demais ativos e passivos circulantes e não circulantes estão atualizados até a data do balanço, quando legal ou contratualmente exigidos. 3.10. Uso de Estimativas: Na dos variáveis, em formato físico ou digital, portanto os instrumentos financeiros significativos estão elaboração das demonstrações contábeis, é necessário que a Companhia faça uso de estimativas e adote premissas para contabilização de certos ativos, passivos e outras transações, relacionados a seguinte transação: • Aplicações Financeiras em fundos, os valores contabilizados entre elas a constituição de provisão para contingências e perdas. Os resultados podem apresentar variações em relação às estimativas. 3.11. Impostos sobre Renda e Contribuição se aproximam do valor de mercado ao final do ano-calendário apresentado. Os principais fatores Social sobre o Lucro: São calculados pelas alíquotas efetivas do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro tributável da sociedade, e foram reconhecidos à medida de risco de mercado que afetam o negócio no entendimento da diretoria da Companhia podem ser os seguintes: • Risco de Crédito: Há um risco inerente de a Empresa vir a incorrer em perdas que suas correspondentes bases foram incorridas. Ao resultado do exercício foram apropriados impostos de IRPJ e CSLL diferidos sobre prejuízo fiscal e base de cálculo negativa. 4. Financiamento FINEP: Trata-se de valor principal exigível de longo prazo, de financiamento incentivado de linha de crédito do INOVACRED, de projeto FINEP, junto ao BRDE – Banco resultantes da dificuldade de recebimento de valores de seu contas a receber, que é bastante Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o qual está devidamente atualizado, segundo as taxas e encargos financeiros incorridos até a data de fechamento das demonstrações finan- reduzido na avaliação da diretoria. • Risco de Preço: Decorre da possibilidade de oscilação de preços de mercado e essas oscilações podem provocar alterações substanciais nas receitas e ceiras, como constam demonstrados ao Passivo Circulante. A amortização do principal será a contar de 15/03/2021 e terminará em 15/09/2027. Este saldo demonstrado no Passivo Não nos custos. A sociedade para minimizar estes riscos acompanha permanentemente os mercados Circulante corresponde a primeiro aporte do total financiado de R$ 2.065.432,00 (dois milhões, sessenta e cinco mil e quatrocentos e trinta e dois reais). O segundo e último aporte do BRDE locais, buscando antecipar-se ao movimento de preços. • Risco de Taxa de Câmbio: Procede da no montante de R$ 1.077.650,00 (um milhão, setenta e sete mil e seiscentos e cinqüenta reais), que ocorrerá no ano-calendário seguinte ao fechamento das demonstrações financeiras. possibilidade de a empresa vir a incorrer em perdas por conta das flutuações cambiais. Atualmente 5. Partes Relacionadas: O saldo do Passivo Não Circulante é correspondente a contratos de mútuos conta-corrente com empresa controladora Sispro S/A.- Serviços e Tecnologia este risco não existe, face à não utilização de operações desta natureza. • A Empresa não mantém da Informação. Está incluso no saldo de Fornecedores, demonstrado no Passivo Circulante, o saldo à pagar equivalente a R$ 444.004,87 (quatrocentos e quarenta e quatro mil, operações referentes a contratos futuros swap e ou derivativos financeiros. quatro reais e oitenta e sete centavos), referente a prestação de serviço de customização realizado pela entidade controladora Sispro S/A.- Serviços e Tecnologia da Informação. 10. Informações por Segmento: A companhia, fundamentada na sua estrutura de gerenciamento, O total do serviço de customização prestado pela entidade controladora durante o ano-calendário de 2019 foi no valor de R$ 925.010,16 (novecentos e vinte e cinco mil dez reais e cuja operação se constitui em um único segmento operacional, preparou a Demonstração do Resultadezesseis centavos), o qual foi alocado ao grupo de Custo de Serviços Prestados à Demonstração do Resultado do Exercício. Este valor corresponde aos serviços contratados com do do Exercício adequada aos fins do Pronunciamento Técnico CPC 22 – Informações por Segmento. a Controlada SISPRO S/A, para atendimento ao projeto financiado pelo BRDE. Como destacado na nota explicativa de nº 4, foi obtido um financiamento incentivado, junto a FINEP 11. Ajuste a Valor Presente: Por se tratarem de valores irrelevantes nas contas de clientes, para desenvolvimento projetos tecnológico inovador, sendo oferecido como garantia deste empréstimo um imóvel da controladora Sispro S/A. - Serviços e Tecnologia da Informação. outros créditos e fornecedores não houve ajustes a valor presente no resultado da empresa. 6. Contingências Judiciais Passivas: Face ao Pronunciamento Técnico CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, bem como na Resolução CFC nº 12. Formatação básica das notas explicativas: As Notas Explicativas da Diretoria, parte inte1.180/2009 – NBC TG 25 e, baseados na opinião de consultores se verificou que a companhia está envolvida em demandas com pólo passivo e de natureza trabalhista, que na opinião grante destas Demonstrações Contábeis, foram redigidas obedecendo à Legislação pertinente destes assessores, julgaram serem prováveis saídas de recursos de caixa da Companhia. Destarte, preencheu os requisitos para registro e apresentação às Demonstrações Con- e estão apresentadas em Reais (R$) e obedeceram as Práticas Contábeis aplicadas no Brasil. tábeis encerradas ao final do ano social apresentado, sendo constituída provisão para contingências desta natureza na ordem de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais). Há valores DIRETORIA EXECUTIVA depositados na justiça do trabalho na ordem de R$ 35.930,83 (trinta e cinco mil, novecentos e trinta reais e oitenta e três centavos), demonstrados no Ativo Não Circulante - depósitos Judiciais. A sociedade está questionando judicialmente a elevação do RAT/FAP atinente a contribuições previdenciárias ao INSS restando ao final de 2019 provisionados R$ 251.938,13 RICARDO MULLER LUIZ CARLOS SCHNEIDER Diretor - CPF 114.491.600-34 Diretor - CPF 183.938.960-53 (duzentos e cinqüenta e um mil, novecentos e trinta e oito reais e treze centavos). Há valores depositados na justiça para esta questão, os quais estão apresentados às Demonstrações Financeiras ao grupo de Ativo Não Circulantes – depósitos Judiciais, na ordem de R$ 249.640,39 (duzentos e quarenta e nove mil, seiscentos e quarenta reais e trinta e nove centavos). ANGELITA NATALINA MARCELINO - Contadora CRCRS 058.738-0 - CPF 531.170.930-87

CTD - COMPANHIA DE TECNOLOGIA DIGITAL

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Ilmos. Srs. Diretores e Acionistas de CTD – COMPANHIA DE TECNOLOGIA DIGITAL CANOAS-RS distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualOpinião: Examinamos as demonstrações contábeis da CTD – COMPANHIA DE TECNOLOGIA DIGITAL, as quais compreendem o balan- mente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base ço patrimonial em 31 de dezembro de 2019 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patri- nas referidas demonstrações contábeis. Como parte da auditoria realizada, de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, mônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso: • Identificamos e avaliamos os riscos das principais políticas contábeis. Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro; planejamos e executamos proceos aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da CTD – COMPANHIA DE TECNOLOGIA DIGITAL em 31 de dezembro de dimentos de auditoria em resposta a tais riscos; e obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O 2019, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato adotadas no Brasil. Base para opinião: Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais. • Obtemos entendimento dos controles Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir, intitulada “Responsabilidades do auditor internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de pela auditoria das demonstrações contábeis”. Somos independentes em relação à companhia, de acordo com os princípios éticos relevan- expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da companhia. • Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a tes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração. • Concluímos sobre a adequação do uso, pela e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é administração, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião. Responsabilidades da administração pelas demonstrações contábeis: A relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da companhia. administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis de acordo com as práticas con- Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas tábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações demonstrações contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundacontábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. Na elaboração das demonstrações contábeis, a mentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a companhia administração é responsável pela avaliação da capacidade de a companhia continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos a não mais se manter em continuidade operacional. • Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações contábeis, a não ser inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível que a administração pretenda liquidar a companhia ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o com o objetivo de apresentação adequada. Comunicamo-nos com os responsáveis pela administração a respeito, entre outros aspectos, do encerramento das operações. Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis: Nossos objetivos são obter Porto Alegre, 10 de março de 2020. segurança razoável de que as demonstrações contábeis, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria. AUCON AUDITORES & CONSULTORES ASSOCIADOS S/S JOSÉ ANTÔNIO GOMES MARQUES causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais CRC/RS 4.414 - CNPJ 07.794.284/0001-84 Contador - CRC/RS 51.223/0-8 - CPF 449.121.370-49


CANOAS, 17 10 A A 23 16 DE DE FEVEREIRO FEVEREIRO DE DE 2017 2017 II VARIEDADES VARIEDADES II O O TIMONEIRO TIMONEIRO II 11 11 CANOAS,

10

Canoas, 20 a 26 de março de 2020

Nova Santa Rita

A história história de de Canoas, Canoas, mês mês a a mês mês A

Decreto restringe atendimentos para prevenção de vírus

Nº 763- Ano III JUNHO, 1984 MAIO O arquiteto Luiz Gerchman, já falecido, serviu por INFORMATIVO No dia 12 de maio de 1934, o cidade general José Antônio memória da muitos anos à Prefeitura de Canoas, a partir de 1964. Flores da Cunha, que governou o RS, eleito pela AsDestacou-se por sua até disposição ao trabalho pesado, sembleia Legislativa 1937, esteve em Canoas por junto atempo, subordinados. EmLeopoldo nosso caderno especial, da breve indo a São para inaugurar "a Associação dos Servidores Municipais de Canoas - Fundada em 12/06/62 O casal Filomene Nienow Meiediçãodecom que comemoramos nossos anos de funfaixa cimento” da ligação com Porto18 Alegre, depois memória da cidade firmo@asmc.com.br completada pela avenida Vitor Barreto, construída pela dação, Gerchman nosso passado de e projetou rellesinterpretou - Nemézio Miranda www.asmc.com.br / (51) 3472.1866 comunidade Foi armado umbolero?), coreto na praça nosso futuro:canoense. Meirelles dançando (um Afetados são serviços do Cidadania e Assistência Social São Luiz (nome depois trocado para Praça daTrabalho, Bandeira), “Quem viu em 1972, primeira página durante umana festa na cidade. EladaterFolha O casal Filomene Nienow presidente Meide onde o general proferiu seu discurso, após sido Firmo Farias dos Santos, da Tarde,pelo umaviveu foto de de1913 um trem ligando Porto a 2012, após Canoas dedicar relles - Nemézio Miranda de saudado professor Thiago Matheus Würth, àdiretor sexta-feira por tempo necessidade e compro- de capacitação, treinaO Secretário detoda TraAlegre, declarava era sonho e hoje a realidade do Instituto Pestalozzi e àum pela menina Ivone Endres, a vidaque assistência social. Meirelles dançando (um bolero?), mento ou de eventos codeterminado de 30 Cidadania e As-doque aí balho, está.do A própria alteração centro urbano nestes dez vação. aluna "Grupo Escolar" finalizou sua oração “Portaria ASMC 001/2020, 17 Ele viveu de 1913 a 2011, dedi- dias. durante umanº festa na cidade.deEla 2.eFicam suspensas: 2.2 - Os atendimentos letivos realizados pelos sistência Social do de Muanos com Calçadão, é impossível de ser freada”. O implorando ao "Deus bondade misericórdia" pela de março de 2020. viveu de 1913 a 2012, após dedicar cando-se à política,interventor". ao esporte, ao0 general 2.1previa - As confecções de para os seguros desem- órgãos ou entidades da nicípio dos de Nova Santatambém felicidade "de nosso digníssimo secretário Transportes a criação de a vida toda à assistência social. jornalismo e à literatura. agradeceu homenagem de suas “patrícias eIdentidade patrícios" Carteiras Rita, comerciais noa uso das atriA Comissão Deliberativa, juntamente com a Diretoria Execentros secundários, ao redordedas estações pregos e para vagas, em administração pública Ele viveu de 1913 aMunicipais 2011, dedisalientando que bemcargo, pouco teria "por este belo cutiva da Associação dos Servidores de Canoas e – emfeito de emergêndo seu dobuições Trensurb, trazendo vantagens àscaso populações dos atendimento à orienta- municipal direta e incando-se à política, ao esporte, ao como a preocupação mundial, hoje em evidência o coronavírus recanto do Rio Grande", mas prometeu ter sua atenção direta que impliquem a cia,se o interessado deverá considerando o Parábairros, que não mais precisarão deslocar aoAlegre, centro ção do FGTAS; e o caso é sério, a Associação dos Servidores Municipais de jornalismo e à literatura. "voltada para este já hoje subúrbio de Porto se dirigir ao IGP situado 2.3 - O alistamen- aglomeração de pessoas, grafo único do art. 2º Canoas, está tomando as suas providências, deliberando altepara consultas lazer, etc. Contribui onde vive uma médicas, populaçãocompras, laboriosa, orientada por senrações no expediente de seus diversos departamentos, a partir à Av. Azenha, do isto, Decreto Municipal para o transporte, cada dia maisda oneroso em255 rela-– to militar (que poderá ainda que realizado em timentos que elevam e alevantam". do dia 19 de março de 2020 até o dia 30.04.20. Porto Alegre – telefone: ocorrer em caso de ex- meio aberto, em atendin° 18salário. de 16 está de“Outro março de inclusive ção ao ponto de interrogação, salienta (Este fato contido, com fotos, no lº 51-3226.61.22 será trema necessidade, de- mento ao Decreto Muni2020,dae obra considerando A - Expediente, turno único das 9 às 15h, em todos os sevolume uma ,Cidade", Gerchman, para "Canpo o futuro- Anatomia será, sem de dúvida, aque pressa tores. de Antônio Jesus mediante vidamente comprovado) cipal n° 16/2020. que recentes de- confeccionado para a estudos ocupação doPfeil). 2º Distrito, devido sua proximidade B - Ficam suspensas, temporariamente, as reuniões do Gru5. Os atendimentos – poderá ser feito online monstram a eficácia das facilidade de acesso a ter com o Pólo Petroquímico, po Reviver da Terceira Idade. www.alistamen- serão realizados pemedidas de afastamento C - Ficam suspensas as reuniões dos diversos departamenproporcionalmente suas terras baratas”. Como pontos no site:memória da cidade tos. los seguintes meios do social precoce conpositivos, numerapara o crescimento de uma consciência to.eb.mil.br. D - Fica suspensa a locação de cabanas em Cidreira. ques e dirigentes do Boainteresse Vista Futebol Clube,Diretor, que não 3. Os equipamentos CRAS, CREAS, SINE, tenção da disseminação Maçonaria ecológica e um pelo Plano E - Fica suspensa a visitação na Sede Campestre em Nova m pé, dadeve esquerda para a direita: técnico Bolsa Família/Cad. da ocorrer COVID-19, determiCREAS Santa Rita. ANO 1961e Cadassomente através de Pitel, técnicos e sim defen- CRAS, F - O fornecimento da água do poço artesiano, será das 13 Maria, Manoel, Vanderlei Dorneles (destaque tro Único também na pela que: No gramado doterão Fiateci,Único. em Porto Alegre, craques e dirigentes do Boa Vista Futebol Clube, dido população. às 18h, de segunda a sexta-feira. 6 - Atendimentos presuas fundado atividades externas Fica Roberão, estabelecido dem: Júlio,1.Oscar, Luiz, Norberto, para defender a vila Rio Branco. Em pé, da esquerda paraaavirada direita: técnico Pitel, G - Antecipa do mês em até 06 dias. senciais serão efetuados suspensas, salvo casoBeto, de Jaci, o atendimento H - Fica suspensa a locação(destaque ou cedência dos salões da Juca, João Luiz, madrinha Edi, Maria, Manoel, Vanderlei Dorneles vo do fotógrafo Toninho interno Silva). ASMC. apenas em ex- Júlio, urgência a ser eavaliado no âmbito da Secretaria Em seu livro “Grau do Aprendiz e seus mistérios”, de equipe) Roni. Agachados, na situações mesma ordem: Oscar, Roberão, Luiz, Norberto, I - As datas já locadas, serão mantidas de acordo com o Maçonaria radicionalista Jorge Adoum afirma que ser maçom é ser iluminado, tremamente necessárias por cada Coordenadora. Municipal de Trabalho, massagista Frederico, Beto e Lori. (Do arquivo do fotógrafo locatário. Toninho Silva). seguidor do caminho da Verdade e da Virtude, “fazendo 4. Fica suspensa a visando sempre métoCidadania e AssistênJ - Segue normal, a agenda para locações futuras ou para Agenda tradicionalista delas carne de sua carne, de seu sangue, vida de após os próximos 30 dias (maio). realização de atividades dos de higiene e cautela. cia Social de segundasangue a k - Fica autorizada a permanência de no máximo 03 minusua vida”. Iluminado é quem recebeu luz ou iluminação; tos, para cada associado nos corredores. queEm atingiu a perfeição espiritual, o verdadeiro conhecerto degrau da escada que devemos vencer, L - Fica suspenso o estacionamento nos bens da ASMC. cimento. Quem alcança esse patamar está habilitado a M - Reuniões de associados e particulares com a diretoria pedimos a Grande mostre o caminho radicionalista conhecer que a Verdade, queLuz nos nos tornará livres conformereto, São da ASMC, será de no máximo 10 minutos. que é trilhado pelos que são reservados, constantes e João, cap. 8, vers. 32. Porém, a liberdade está condiN - Todas as salas deverão trabalhar com as janelas abertas. Agenda tradicionalista trabalhadores. dever de praticar a Verdade. O - A cota extra só será autorizada, com solicitação de 72h colegaspelo de trabalho. Foram 18 anos dePraticando-a, aprendipes* cionada antes (antecipadas). A reserva, discrição, prepara a manutenção estaremos transformando o mundo. zado e exemplos que nos serão muitopara úteis para o P - Solicitamos que osForam associados levaraprendicrianças no de trabalho. 18 evitem anos de Olegar Lopes* colegas Mas,de o que auma Verdade, a mesma quedaJesus Cristo segredo, queééque garantia da pureza, integridade tempo vida me resta. vis- do Escritório Central, devido aoserão alto risco de contaminação zado e exemplos que muito úteis paranooelede 16 de Março de 2020, de Administração e PlaO Comitê, conforme Com o objetivo de esveio testemunhar? Ele mesmo, Cristo, disse que “A de nossos sinais, costumes e palavras que só somos a nós intevador, onde transitam doentes com todas as enfermidades. Temos que ter consciência de que não ente Verdade O escritor Rubem Alves declarou vem do céu”, daí serinteressam a impossibilidade eobvia é composto por reprenejamento; o artigo 2ºem doentrevisdecreto tempo de vida que me resta. tabelecer e divulgar ações ressam; como códigos a outros. eternos e quecertos não vamos levar nada apara a seguintes eter-“Em ncia de uma definição segura, assim como duplicação de Temos que as terdisposições consciência de que não somos ta a um jornal que essa moda do politicamente Revogam-se em contrário” sentantes dos Secretaria Municipal de criação do grupo, se de prevenção à transmismuitas lojas alemãs, chave de marfim faziaruins parte da nidade, vamos simuma deixar muitas coisas, dos nosso dever de persegui-la, sempre submetendo nossas eternos e que não vamos levar nada para a etercorreto não lhe agrada. No caso, com referência órgãos: de Trabalho, Cidadania e reunirá diariamente para são do Novo Coronavírus, pesquisas. pes*a indumentária maçônica de cada irmão, para lembrar-lhe ou boas, depende do fizemos durante nossa os conclusões à Moral e àque Razão. nidade, vamos sim deixar muitas coisas, ruins à idade das pessoas, cujos termos considerados Gabinete da Prefeita; Assistência Social; avaliar as ações em cona Prefeitura Municipal Já oPor tema para a Semana Farroupilha pesquisas. Olegar Lopes*a ou encerrar etambém, ocultar em coração os 2017 RETORNO Adevia Virtude pode, ser seu definida como asegredos “dispovida. esse motivo procurei no trabalho é hor que boas, depende do que fizemos durante nossa politicamente corretos quando nos referimos - evitar Secretaria Municipal - Secretaria Municipal junto com a Secretaria da criou o Comitê(Nicola depraticar Preven-orevolucionários o de sição de 40para dias afastado da ASMC, por motivo 2017 de doen“Farroupilhas, idealistas, eDicionário fazeJáDepois oPor tema a Semana Farroupilha da Maçonaria”. no- seu Grande constante de bem eser o mal”. Temos onde mostramos quemAslan, somos ético, honesto ente vida. esse motivo procurei no trabalho -é pessoas de uma certa idade são idoso, melhor ça, estou retor-nando, provisoriamente, devido às pré-cirurgias Saúde; e oPrudência do Esporte, Lazer epara Tu-serem Saúde, a fim deno articular ção edeEnfrentamento ao da Os dois temas trabalhados ano de dos “Farroupilhas, idealistas, revolucionários e fazevirtudes cardeais (Temperança, Fortaleza, e dores história”, vai nortear palestras desfile Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia, vol. IV). ten- e de bom coração. mostramos quem somos - ser ético, honesto idade ou terceira idade. A moda do politicamente onde com pontos externos e uma cirurgia com pontos internos. Secretaria no Municipal rismo; as ações de EnfrentamenCoronavírus COVID-19. A Coragem e a Sabedoria ocupavam os lugares 2017 pelas entidades tradicionalistas aprovados de história”, vaiconsecutivos, nortear palestras e o 10 desfile mpor de Justiça); Observe-se que–interessados manter segredo, campo temático. Os vão-mormente encontrar vasto de bom coração. correto condena chamar alguém de velho, enten- edores Você trabalha 35 anos a-presenta dias de de Educação e Cultura; Defesa Civil Munito eofensiva. Contingência para a temático. O comitê foi criado a da Fortaleza e da Prudência. E temos as Virtudes Teodurante 65º Congresso Tradicionalista, além de atestado médico, nos 35 anos devido a um acidente dentro Os interessados vão encontrar vasto dendo que essa palavra seja Pois eu, por do conhecimento, é até benéfico para os curiosos; aquilo são 29ª (Fé, FECARS ves, logais material literário a respeito do assunto. Esperança e Caridade). das oficinas da Prefeitura, você ganha 15 dias de atestado, - Secretaria Municipal cipal. doença. Divulgaremos. partir do decreto 018/20, ricos em conteúdos para serem trabalhados, são 29ª FECARS pensar da mesma forma que pensa Rubem Alves, material literário a respeito do assunto. que nada custa não tem valor... A Festa Campeira do Rio(força Grande do como Sul sou São dois temas recomendo nãomoral) só aos tra- a mas volta a trabalhar quando completou 10 dias, época que Podemos elegerque a Fortaleza A Campeira do Rio 5.450 Grande do Sul prefiro me chamem de velho. Penso que sou de fácilque interpretação. SãoFesta dois temas que somávamos recomendo nãofuncionários só aos tra-que Ainda nomais mesmo degrau da escada, precisamos (Fecars) ainda énos nova, 29 gaúchos anos - sua trabalhávamos por amor, 47 – virtude dicionalistas, mas a todos queprimeira de uma que capacita a perseguir a Verdade, (Fecars) ainda é nova, 29 anos sua primeira velho e porque não, antigo. existiam. Aí você recebe aposen-tadoria, mas você na época, O tema anual “Resgatando o legado de 47 – dicionalistas, mas a todos gaúchos que de uma aprimorar espécie deano audição moral, paraquem escutar a edição foiuma realizada no de 1988. Idealizada que constantemente. (Sócrates). ito” forma ou outra tenham interesse em saber 13 de abril de 1998, vocêno eraano o vice-presidente de Finanças da edição foi realizada de 1988. Idealizada Por me considerar ‘quase’ velho e sentir que 70 anos da Chama Crioula e o Grupo dos Oito” forma ou outra tenham interesse em saber quem pelo catarinense com coração gaúcho, Frontelmo ra o da consciência”, arrependermos avid chamada ASMC, 98 e 99, paracom não deixar a ASMC, mal você permanece somos e “voz de onde viemos: “nãopara sabenos para onde vai catarinense coração gaúcho, Frontelmo venho as dos vitalidades essenciais o pelo remeteperdendo à chegada restos mortais de para David somos e de onde viemos: “não sabe para onde vai Machado, se tornou o maior evento do campei15, logo de alguma falta cometida. (Sócrates). mais um ano, termina o mandato todos em sua volta lhe cons de quem não sabe de onde veio”. semais tornou o maior do de campeitrabalho na Alegre última no quarta-feira, dia 15, vencem ficar ano, termino o mandato vice-presiCanabarrodiário, a Porto início do mês de Machado, quem não sabe deumonde veio”.evento rismo gaúcho. dejoencerrei atividades dente, gaúcho. vem as eleições de 2001, você convencido a permanesetembrominhas de 1947, com o profissionais recrutamentoque de dejo- rismo Promovido pelo MTG, evento será realidos ABANDONO DEo EMPREGO cer, vem o 2º mandato, você concorre e é eleito Promovido pelo eleição MTG,2013, o evento será realisempenhei por quase 18 anos na Associação dos para ”Tradicionalista é aquele que usa a tradição EDITALdias DE LEILÃO vens cavaleiros pelo jovem Paixão- no Côrtes para zado 16, 18 e 19 de março,PADILHA na cidade imo zado ”Tradicionalista é contra aquele que usa anaaítradição COMÉRCIO DE 17, ARMARINHOS MENDES LTDA, por maioria de votos, 368 46 damarço, oposição, já se foram dias 16, 17, 18 e 19 de cidade Servidores Municipais de Canoas próximo EDITAL seu DE e 2a. PRAÇA INTIMAÇÃO 2ª. VARA CÍVEL – COMARCA oades do de como rumo, seu Enorte.” 08 anos do previsto, aí você por motivos do novo inscrita no1a.CNPJ: estabelecida na Rua acompanhar os restos mortais de Canabarro do de node:16.619.960/0001-74, Parque Municipal Mateus como seuexcedentes rumo, seu norte.” Rolante, no Parque Municipal Vitor Mateus dia 6 de abril completaria 18 anos de atividades DE Rolante, CANOAS Prazo 20 dias. Natureza: DespejoVitor – Falta de Pagamento: Código Civil permanece vitalício por mais 14 anos, ou seja, ção Teixeira, 54B, S/N 008/1.07.0012181-0 LOTE Guajuviras, RS,dsolicita o compasede5,campeira doCanoas, Piquete e Laçadores aeroporto até odacemitério Processo: (CNJ: 0121811-97.2007.8.21.0008). Exesede campeira do Piquete de Laçadores na sede social ASMC. da Santa Casa, ação Teixeira, mais 22 anos além da aposentadoria, tira férias anual, goza de recimento da funcionária RUTHISIMEIA MARIA DE SENNA, de quente: SUCESSÃO–DE ALFREDO FERNANDO LEMOS, SUCESSÃO DE bem Três onsde Vou Paixão que fez surgir odescanso Grupo dos Oito, bem Três Estâncias RS RS – 239, KM 63. 06 aEstâncias no máximo–10RS dias por–ano, o peso da idade aumentando, para um merecido com a consRS 239, KM 63. 8029034SCHIAVON, série: 030/RS. A mesma comparece ao ADAIR JACQUES ANA MARIA ROMEROnão SCHIAVON Executado: me aposentei com 49 anos e seis meses , não tinha 50 anos Os CTPS: rato como atranquila Primeirado Ronda a Chamae Crioula. Os ciência deverecumprido muito grato Sandro Pugliesi trabalho desdee Outros. 07/01/2017. O Não comparecimento no prazo ainda. Hoje, estou com 72 anos, folgar nos fins de semana, a Tradicionalista olegar.tradicionalista@yahoo.com Datas: 1a. Praça 23/03/2017 2ª. Praça 06/04/2017 Horário: 14:00 h. LOCAL: rmo de para Tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com com a diretoria, em especial ao presidente Firmo interessados encontrarão um vasto campo para 48 horas caracterizará abandono de emprego conforme se fosse assim, aí você tem que visitar o camping de Cidreira, FORO DA COMARCA DE CANOAS/RS – RUA LENINE NEQUETE, 60 2º. ão e artigo Farias dos Santos, conselheiros da associação e Tradicionalista olegar.tradicionalista@yahoo.com Tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com 482, letra I da CLT. enfrentar o trânsito de ida e volta no mesmo dia, só sobrou o ANDAR. Porto Alegre, 17 de Fevereiro de 2017. domingo, mas tem a Sede Campestre, tem as diversas obras OBJETO:. A Exma Sra. Dra. Juiza de Direito, da 2ª. Vara Cível da Comarca

ASMC

A Verdade e a Virtude

Silêncio e segredo e velho, eu: 29ª Fecars

O quase velho, eu: ou a 29ª Fecars

Criado Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

ra a Semana pilha 2017

de Canoas/RS, autoriza o Sr. José Luis Santayana, Leiloeiro Oficial Mat. 201/2004, a vender em Praça Pública na forma do Art. 686 e seguintes CPC no dia 23 de março de 2017 às 14:00 h., no Átrio do Foro Central da Cidade de Canoas/RS o bem abaixo descrito, penhorado de Simone Pugliesi, no processo de execução movido pela SUCESSÃO DE ALFREDO FERNANDO LEMOS E SUCESSÃO DE ADAIR JACQUES SCHIAVON e ANA MARIA ROMERO SCHIAVON. DESCRIÇÃO DO BEM – APARTAMENTO RESIDENCIAL, 203, do Edifício Condomínio Edifício Karine, sito na rua Emboabas, 339 na cidade de Canoas/RS, localizado no segundo pavimento ou terceiro andar , de frente, possuindo área real privativa de (82,91m2), conforme matrícula de nr. 34.172 18980R$ 250.000,00 (duzentos e RI da cidade de Canoas/RS.Cremers Valor de avaliação cinquenta mil reais) dez/2015. Comissão do leiloeiro 10% sobre o valor de arrematação, remissão adjudicação. havendo licitantes, dito bem AtendeouConvênios IPE,Não Caixa Federal, será levado a segunda praça, pela melhor oferta, desde que não seja preço Unimed, Fassem e Particulares vil, no dia 06 de abril de 2017, na mesma hora e local, ficando intimados pelo presente edital os executados, Sandro Pugliesi e Outros, caso se encontrem em lugar incerto e não sabido, ou não venham a serem localizados pelo oficial deCONSULTÓRIO: justiça. Canoas/RS, janeiro200/401 de 2017. - Canoas - F: 3466-9124 Rua127de Povos,

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

Tema para a Semana Farroupilha 2017

em andamento, aí você vai ver já chegou a segunda-feira, mas vai virar o mês, aí você calcula entre 600 e 800 cotas extras, com três assinaturas em cada uma, gasta uma esferográfica em 04 dias, mas vem a virada do mês no dia 10, três dias assinando faturas em torno de 600 com 4 assinaturas em cada uma. Tudo isso seria fácil se você estivesse curtindo a sua aposentadoria há 22 anos, ai você sente uma dor nas costas, mas devido aos compromissos você vai deixando para depois, até que chega o dia do limite, um rim explodido, uma próstata que deveria crescer noCremers máximo 18980 24 gramas e a sua vai a 96 gramas, a dor nas costas, um simples enfisema que necessitou de duas cirurgias, uma de rim umaFederal, de próstata, 22 dias Atende Convênios IPE, eCaixa de UTI, 18 dias em comaFassem tudo porque você sempre colocou Unimed, e Particulares em primeiro lugar os seus compro-missos, esquecendo da sua saúde.

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

CONSULTÓRIO: Rua 7 Povos, 200/401 - Canoas - F: 3466-9124

Canoas, 20 de março de 2020.


Canoas, 20 a 26 de março de 2020

SISPRO S/A Serviços e Tecnologia da Informação CNPJ nº 87.252.045/0001-31 - NIRE 43 3 0003122 5

RELATÓRIO DA DIRETORIA Senhores Acionistas: Em cumprimento às disposições legais e estatutárias, temos a satisfação de submeter à apreciação de V.Sªs. as Demonstrações Contábeis, relativas ao exercício social encerrado em 31/12/2019, ficando desde já, a inteira disposição para quaisquer esclareciCanoas-RS, 20 de março de 2020. mentos julgados necessários.

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31.12.2019 – EM R$ ATIVO CIRCULANTE ..................................................... CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA ............... Caixa ................................................................... Bancos ................................................................ Aplicações Liquidez Imedianta ............................ CRÉDITOS .......................................................... Clientes ............................................................... Adiantamentos/Emprestimo a Empregados ........ Adiantamentos a Fornecedores .......................... Créditos Fiscais a Recuperar .............................. Juros sobre Capital e/ou Dividendos a Receber . Devedores Diversos ............................................ Outros Créditos ................................................... DESPESAS EXERCÍCIO SEGUINTE ................. Despesas Diferidas ............................................. NÃO CIRCULANTE ............................................ REALIZÁVEL A LONGO PRAZO ....................... Partes Relac.:Controladas/acionistas - (nota 4) . Depósitos Judiciais e Cauções ........................... Impostos Diferidos - (nota 3.6) ........................... Outros Créditos Realízaveis Longo Prazo .......... INVESTIMENTOS ............................................... Controladas - (nota 3.2) ...................................... Outras Participações ........................................... Incentivos Fiscais ................................................ IMOBILIZADO - (nota 3.3) .................................. Terrenos .............................................................. Prédios ................................................................ Máquinas e Equipamentos .................................. Equipamentos Eletrônicos................................... Móveis e Utensílios ............................................. Veículos ............................................................... Instalações .......................................................... Instalações em Prédios de Terceiros .................. Depreciação Acumulada ..................................... INTANGÍVEL ....................................................... Sistemas e Arquivos Magnéticos ........................ Marcas e Patentes .............................................. Direitos de Uso .................................................... Amortização Acumulada...................................... ATIVO TOTAL ..................................................... ELEMENTOS SALDO EM 31/12/2017 ...................... MUTAÇÕES DO EXERCÍCIO ............ Prejuízo do Exercício .......................... SALDO EM 31/12/2018 ...................... MUTAÇÕES DO EXERCÍCIO ............ Prejuízo do Exercício .......................... SALDO EM 31/12/2019 ......................

31.12.2019 2.574.127,59 126.495,01 3.741,84 119.255,45 3.497,72 2.418.688,28 1.797.071,12 4.137,07 6.083,33 384.288,28 82.036,49 30.261,45 114.810,54 28.944,30 28.944,30 8.150.653,03 2.953.079,42 524.662,76 980.192,67 1.448.223,99 2.981.581,70 2.615.315,64 314.245,15 52.020,91 2.196.472,41 275.487,36 2.437.021,26 357.031,91 1.194.292,18 524.366,76 78.236,73 555.693,67 (3.225.657,46) 19.519,50 32.175,33 8.136,67 502.130,35 (522.922,85) 10.724.780,62

31.12.2018 2.274.305,24 249.688,33 5.565,14 38.318,32 205.804,87 1.991.430,65 1.275.691,60 123.738,19 10.942,16 404.163,75 21.186,59 25.026,43 130.681,93 33.186,26 33.186,26 9.829.060,45 2.613.293,07 535.242,11 778.219,17 1.294.693,09 5.138,70 4.800.973,89 4.434.707,83 314.245,15 52.020,91 2.382.255,85 275.487,36 2.413.695,83 566.921,37 1.879.937,24 614.728,63 183.790,41 558.320,77 29.432,32 (4.140.058,08) 32.537,64 34.563,34 5.899,59 1.207.179,30 (1.215.104,59) 12.103.365,69

11

PASSIVO CIRCULANTE ....................................................... Fornecedores ........................................................ Empréstimos Bancários - (nota 5) ........................ Credores Diversos................................................. Impostos a Recolher ............................................. Contribuições a Recolher ...................................... Provisão p/Férias e Encargos ............................... Juros s/Capital Próprio ..........................................

31.12.2019 2.204.490,83 379.108,02 77.836,47 171.010,35 319.133,93 1.239.425,89 17.976,17

31.12.2018 2.745.815,66 327.336,88 405.198,39 38.547,12 211.357,90 321.052,19 1.424.454,09 17.869,09

NÃO CIRCULANTE ..............................................

1.007.483,57

825.941,00

EXIGÍVEL A LONGO PRAZO ............................... Contingências Judiciais - (nota 6).........................

1.007.483,57 1.007.483,57

825.941,00 825.941,00

PATRIMÔNIO LÍQUIDO ........................................

7.512.806,22

8.531.609,03

CAPITAL SOCIAL - (nota 7.1) ..............................

1.890.000,00

1.890.000,00

RESERVAS DE CAPITAL ..................................... Ágio sobre ações...................................................

563.671,45 563.671,45

563.671,45 563.671,45

RESERVAS DE LUCROS ..................................... Reserva Legal - (nota 7.2) .................................... Retenção de Lucros - (nota 7.3) ........................... Subvenção de Incentivo Fiscal - (nota 7.4) ..........

5.635.608,29 378.000,00 4.843.777,43 413.830,86

6.654.411,10 378.000,00 5.862.580,24 413.830,86

(-) AÇÕES EM TESOURARIA ..............................

PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO TOTAL .......

(576.473,52)

10.724.780,62

(576.473,52)

12.103.365,69

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EM 31.12.2019 – EM R$ CAPITAL SOCIAL RESERVAS DE CAPITAL RESERVAS DE LUCROS AÇÕES EM TESOURARIA TOTAIS 1.890.000,00 563.671,45 7.391.583,92 (576.473,52) 9.268.781,85 (737.172,82) (737.172,82) (737.172,82) (737.172,82) 1.890.000,00 563.671,45 6.654.411,10 (576.473,52) 8.531.609,03 (1.018.802,81) (1.018.802,81) (1.018.802,81) (1.018.802,81) 1.890.000,00 563.671,45 5.635.608,29 (576.473,52) 7.512.806,22

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2019 – EM R$ 1. Contexto Operacional: Sispro S/A – Serviços e Tecnologia da Informação é uma sociedade anônima de capital fechado. Constitui seu principal objeto social a atividade de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador. 2. Apresentação das Demonstrações Contábeis: As demonstrações contábeis estão sendo apresentadas em reais que é a moeda funcional adotada pela Direção da sociedade. Estas demonstrações foram elaboradas de acordo com os preceitos contidos na Resolução CFC nº. 1.255/2009 – NBC TG 1.000. As demonstrações contábeis referentes às do ano-calendário de 2019 estão sendo apresentadas com as 2018 para efeitos de comparabilidade. 3. Principais Práticas Contábeis: 3.1. Provisão para créditos de liquidação duvidosa: Foram reconhecidos valores considerados pela Diretoria como incobráveis pelo saldo de R$ 192.279,30 (cento e noventa e dois mil duzentos e setenta e nove reais e trinta centavos) no ano social de 2019, para fins de perdas na realização das contas a receber, já deduzindo o saldo de recebíveis de clientes apresentado ao Ativo Circulante 3.2. Investimentos: Os investimentos não relevantes estão registrados pelo custo de aquisição. Os investimentos relevantes foram avaliados pelo método de equivalência patrimonial, como segue: Patrimônio Líquido Investimento Registrado Investimento Equivalência EMPRESA CONTROLADA da Controlada em antes da Equivalência % de Atualizado em Patrimonial do 31.12.19 - R$ Patrimonial - R$ Participação 31.12.19 - R$ Exercício - R$ CTD- Companhia De Tecnologia Digital ...................... 2.485.291,93 3.093.008,27 99,8118 2.481.056,99 (611.951,28) SISPRO Ser. Informática LTDA. .................................. 149.176,28 129.811,44 90,00 134.258,65 4.447,21 3.3. Imobilizado: Registrado ao custo de aquisição, deduzido de depreciação calculada pelo método linear, com as taxas determinadas em função do prazo da vida útil econômica dos bens, tomando-se por base os saldos contábeis, a composição do saldo é a seguinte: Imobilizado Valor original - R$ Depreciações Acumuladas - R$ Saldos Residuais Contábeis - R$ 31.12.2019 Taxas de depreciações anuais - % Terrenos........................................ 275.487,36 275.487,36 Prédios ......................................... 2.437.021,26 (933.984,69) 1.503.036,57 4 Máquinas e Equipamentos ........... 357.031,91 (329.897,85) 27.134,06 10 Equipamentos Eletrônicos ............ 1.194.292,18 (1.031.234,46) 163.057,72 20 Móveis e Utensílios ...................... 524.366,76 (398.837,78) 125.528,98 10 Veículos ........................................ 78.236,73 (78.236,73) 20 Instalações ................................... 555.693,67 (453.465,95) 102.227,72 10 TOTAIS ........................................ 5.422.129,87 (3.225.657,46) 2.196.472,41 3.4. Redução ao Valor Recuperável de Ativos: Na elaboração das Demonstrações Contábeis, a Empresa aplica os procedimentos do Pronunciamento Contábil CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável dos Ativos – Seção 27 da Resolução nº 1.255/2009, para apurar o valor recuperável dos ativos. O valor recuperável de um ativo é o maior valor entre seu valor justo menos custos para vendê-lo e seu valor de uso. O valor de uso é equivalente ao resultado dos fluxos de caixa futuros descontados, antes dos impostos derivados do uso contínuo do ativo. Quando o valor residual contábil do bem exceder seu valor recuperável, a empresa reconhece uma redução do saldo contábil deste ativo no resultado do período. 3.5. Valor Recuperável dos Ativos: Os ativos tangíveis são examinados para se verificar se existem indicações de que estejam registrados contabilmente por um valor superior aquele passível de ser recuperado por uso ou por alienação. O valor contábil líquido dos bens tangíveis é ajustado ao seu valor recuperável, determinado com base no modelo de fluxos de caixa futuros, sempre que este valor for inferior ao valor contábil residual. Aplicamos as disposições do Pronunciamento Técnico CPC 01 e também contidos na seção 27 da Resolução 1.255/2009, referente o Ajuste ao Valor Recuperável de Ativos e não encontramos indicativos que indiquem perdas a serem reconhecidas. 3.6. Impostos Diferidos sobre Renda e Contribuição Social sobre o Lucro: No grupo de Ativo Não Circulante - Realizável a Longo Prazo - estão demonstrados Impostos Diferidos de IRPJ/CSLL consoante a seção 29 – Tributos sobre Lucros – Ativos Fiscais Diferidos, da Resolução nº 1.255/2009. A sua composição básica tem origem nos saldos contidos no Passivo Não Circulante - Exigível de Longo Prazo - descritos na nota explicativa de nº. 6 e sobre prejuízos fiscais e bases negativas. 3.7. Apuração do resultado: As receitas e despesas são reconhecidas pelo regime de competência. 3.8. Outros direitos e obrigações: Demais ativos e passivos circulantes e não circulantes estão atualizados até a data do balanço, quando legal ou contratualmente exigidos. 3.9. Uso de Estimativas: Na elaboração das demonstrações contábeis é necessário que a Companhia faça uso de estimativas e adote premissas para contabilização de certos ativos, passivos e outras transações, entre elas a constituição de provisão para contingências e perdas. Os resultados podem apresentar variações em relação às estimativas. 3.10. Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro: São calculados pelas alíquotas efetivas do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro tributável da sociedade e foram reconhecidos à medida que suas correspondentes bases foram incorridas. Ao resultado do exercício foram apropriados impostos de IRPJ e CSLL diferidos sobre prejuízo fiscal e base de cálculo negativa. 4. Partes Relacionadas: No Ativo Não Circulante, Realizável a Longo prazo, o saldo com controladas é decorrente de contratos de mútuos com acionistas no montante de R$ 308.568,14(trezentos e oito mil quinhentos e sessenta e oito reais e quatorze centavos) e saldo de conta-corrente com as empresas controladas CTD – Companhia de Tecnologia Digital, no valor de R$ 15.798,70(quinze mil setecentos e noventa e oito reais e setenta centavos) e Sispro Serviços de Informática Ltda., no valor de R$ 2.643,97(dois mil seiscentos e quarenta e três reais e noventa e sete centavos). Está incluso no saldo de clientes, demonstrado no Ativo Circulante, o saldo a receber de R$ 444.004,87(quatrocentos e quarenta e quatro mil quatro reais e oitenta e sete centavos), referente a prestação de serviço de customização realizado para a entidade controlada CTD – Companhia de Tecnologia Digital. O total do serviço de customização prestado para a entidade controlada durante o ano-calendário de 2019 foi no valor de R$ 925.010,16 (novecentos e vinte e cinco mil dez reais e dezesseis centavos) o qual foi alocado ao grupo de Receitas Brutas de Prestação de Serviço à Demonstração do Resultado do Exercício. A controlada CTD – Companhia de Tecnologia Digital obteve um financiamento de projeto FINEP sendo que foi oferecido como garantia deste empréstimo um imóvel da controladora Sispro S/A.- Serviços e Tecnologia da Informação. 5. Passivo Circulante - Empréstimos Bancários: O saldo de contrato de empréstimo bancário de capital de giro foi totalmente liquidado durante o ano calendário de 2019. 6. Contingências Judiciais Passivas: Face ao Pronunciamento Técnico CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, bem como da Resolução CFC nº 1.180/2009 – NBC TG 25 e, baseados na opinião de consultores se verificou que a companhia está envolvida em demandas judiciais. Destarte preencheu os requisitos para registro e apresentação às Demonstrações Contábeis encerradas ao final do ano social apresentado para as seguintes situações: (i) A sociedade está questionando judicialmente a elevação do RAT/FAP atinentes às contribuições previdenciárias ao INSS, com demanda em andamento. O saldo deste Passivo é de R$ 959.626,07 (novecentos e cinqüenta e nove mil, seiscentos e vinte e seis reais e sete centavos) havendo valores depositados judicialmente em conta vinculada a correspondente ação, os quais estão apresentados às Demonstrações Financeiras no grupo de Ativo Não Circulantes – depósitos Judiciais no montante de R$ 942.619,36 (novecentos e quarenta e dois mil seiscentos e dezenove

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO – EM R$ 31.12.2019 31.12.2018 RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA .................................. 17.602.216,42 17.288.414,27 RECEITA BRUTA COM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO ........ 19.131.377,94 18.975.746,03 Deduções: ............................................................................ (1.529.161,52) (1.687.331,76) Serviços Cancelados........................................................... 355.846,77 427.500,33 Impostos .............................................................................. 1.173.314,75 1.256.822,51 Descontos Concedidos ....................................................... 3.008,92 CUSTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS ............................. (14.461.332,78) (15.334.362,23) LUCRO BRUTO .................................................................. 3.140.883,64 1.954.052,04 DESPESAS OPERACIONAIS ............................................ (4.057.086,83) (4.100.214,02) Despesas c/Vendas............................................................. 1.368.316,90 1.601.554,02 Despesas Administrativas ................................................... 2.688.769,93 2.498.660,00 OUTRAS RECEITAS (DESPESAS) OPERACIONAIS ....... 124.621,72 9.201,64 PREJUÍZO ANTES DAS REC. E DESP. FINANCEIRAS ... (791.581,47) (2.136.960,34) RESULTADO FINANCEIRO ............................................... 226.751,83 321.849,11 Despesas Financeiras .......................................................... (77.856,68) (45.401,04) Receitas Financeiras ............................................................ 304.608,51 367.250,15 PREJUÍZO ANTES AVAL. INVESTIMENTOS ................... (564.829,64) (1.815.111,23) RESULTADO AVALIAÇÃO INVESTIMENTOS ................... (607.504,07) 439.233,19 RESULTADO ANTES IR E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL ...... (1.172.333,71) (1.375.878,04) IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA Dif./corrente 112.890,37 469.636,19 CONTRIBUIÇÃO SOCIAL S/LUCRO Diferido/corrente .. 40.640,53 169.069,03 PREJUÍZO DO EXERCÍCIO ............................................... (1.018.802,81) (737.172,82) PREJUÍZO P/AÇÃO ............................................................ (0,10) (0,07) DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE – EM R$ 31.12.2019 PREJUÍZO DO EXERCÍCIO .............................................. (1.018.802,81) Outros Resultados Abrangentes ..................................... RESULTADO ABRANGENTE TOTAL DO EXERCÍCIO .... (1.018.802,81)

31.12.2018 (737.172,82) (737.172,82)

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA - MÉTODO INDIRETO – EM R$ 31.12.2019 31.12.2018 Atividades Operacionais .................................................. 32.754,49 (791.807,09) Lucro (Prejuízo) do Exercício .......................................... (1.018.802,81) (737.172,82) Valores que não Afetam o Caixa: Depreciação e Amortização................................................. 259.602,16 319.943,85 Provisões Contingências Passivas...................................... 181.542,57 64.655,07 Baixas do Investimento e Imobilizado ................................. 2.908,50 Resultado Equivalência Patrimonial .................................... 607.504,07 (439.233,19) Variações no Ativo Circulante ......................................... (362.165,77) 1.369.292,67 (Aumento) Redução Contas a Receber de Clientes ........... (521.379,52) (1.572,57) (Aumento) Redução Outros créditos ................................... 154.971,79 1.366.370,91 (Aumento) Redução Despesas Diferidas ............................ 4.241,96 4.494,33 Variações no Passivo Circulante .................................... (136.233,52) 70.821,80 Aumento (Redução) Fornecedores ..................................... 51.771,14 (20,78) Aumento (Redução) Provisões Trabalhistas ....................... (185.028,20) 70.852,91 Aumento (Redução) Tributos e Contribuições Sociais ........ (42.265,81) 2.093,91 Aumento (Redução) Outras Contas a Pagar....................... 39.289,35 (2.104,24) Aplicações no Realizável a Longo Prazo ....................... (339.786,35) (923.106,66) Total dos Recursos das Atividades Operacionais ........ (805.431,15) (274.799,28) Atividades de investimento ............................................. 1.087.329,14 308.833,58 Aplicações no Imobilizado e no Intangível .......................... (63.709,08) (62.203,90) Lucros/JSCP Recebidos de Controladas ............................ 1.151.038,22 371.037,48 Atividades de Financiamento .......................................... (405.091,31) 112.508,40 Juros sobre o Capital Próprio .............................................. 107,08 (292.689,99) Empréstimos Bancários....................................................... (405.198,39) 405.198,39 Total dos Efeitos no Caixa Saldo Inicial de Caixa e Equivalentes ................................ 249.688,33 103.145,63 Saldo Final de Caixa e Equivalentes.................................. 126.495,01 249.688,33 Aumento (Redução) no Caixa ......................................... (123.193,32) 146.542,70 reais e trinta e seis centavos). (ii) Foi reconhecido o valor de R$ 47.857,50(quarenta e sete mil, oitocentos e cinqüenta e sete reais e cinqüenta centavos) relativo a uma multa administrativa de FGTS a qual foi parcelada em janeiro de 2020. A Sociedade não recolheu o encargo previdenciário de 20% sobre os 13°. Salários período janeiro a novembro de 2011, no montante de R$ 97.847,98 (noventa e sete mil, oitocentos e quarenta e sete reais e noventa e oito centavos), fundamentada em Liminar Judicial, por julgar não ser devida em face da Lei 12.546/2011, artigo 7º, cujo valor estava provisionado até o final de 2018. Este montante em 2019 foi revertido para o resultado do exercício em razão da obtenção do êxito da ação que a entidade foi vencedora. 7. Patrimônio Líquido: 7.1. Capital Social: O capital social é inteiramente nacional dividido em 9.950.000 ações ordinárias, nominativas, sem valor nominal. 7.2. Reserva Legal: É constituída aplicando-se 5% sobre o lucro líquido do exercício de cada ano, conforme legislação societária, sendo que foi atingido o limite legal societário de 20% sobre o Capital Social nominal. 7.3. Reserva de Retenção de Lucros: A constituição da Reserva Especial de Retenção de Lucros tem o objetivo de atender ao fluxo orçamentário de capital de giro e investimentos, previstos em orçamento de capital, respeitada a distribuição do dividendo obrigatório. 7.4. Reserva de Subvenção de Incentivo Fiscal: O saldo é atinente a Reservas Subvenção de Incentivo Fiscal constituídas em exercícios sociais anteriores em consonância com as Leis 11.638/2007 e 11.941/2009, face às alterações da legislação societária e contábil brasileira. 8. Instrumentos financeiros: Atualmente o principal negócio da Companhia é o desenvolvimento e licenciamento de programas de computador, portanto os instrumentos financeiros significativos estão relacionados a seguinte transação: • Aplicações Financeiras em fundos, os valores contabilizados se aproximam do valor de mercado ao final do ano-calendário. Os principais fatores de risco de mercado que afetam o negócio no entendimento da diretoria da Companhia podem ser os seguintes: • Risco de Crédito: Há um risco inerente de a Empresa vir a incorrer em perdas resultantes da dificuldade de recebimento de valores de seu contas a receber, que é bastante reduzido na avaliação da diretoria. • Risco de Preço: Decorre da possibilidade de oscilação de preços de mercado e essas oscilações podem provocar alterações substanciais nas receitas e nos custos. A sociedade para minimizar estes riscos acompanha permanentemente os mercados locais, buscando antecipar-se ao movimento de preços. • Risco de Taxa de Câmbio: Procede da possibilidade de a empresa vir a incorrer em perdas por conta das flutuações cambiais. Atualmente este risco não existe face a não utilização de operações desta natureza. • A Empresa não mantém operações referentes a contratos futuros swap e ou derivativos financeiros. 9. Informações por Segmento: A companhia, fundamentada na sua estrutura de gerenciamento, cuja operação se constitui em um único segmento operacional preparou a Demonstração do Resultado do Exercício adequada aos fins do Pronunciamento Técnico CPC 22 – Informações por Segmento. 10. Ajuste a Valor Presente: Por se tratarem de valores irrelevantes nas contas de clientes, outros créditos e fornecedores não houve ajustes a valor presente no resultado da empresa. 11. Formatação básica das notas explicativas: As Notas Explicativas da Diretoria, parte integrante destas Demonstrações Contábeis, foram redigidas obedecendo à Legislação pertinente e estão apresentadas em Reais (R$) e obedeceram as Práticas Contábeis aplicadas no Brasil. 12. Demonstrações Contábeis Consolidadas: Conforme nota explicativa 3.2 a sociedade é Controladora e a Diretoria elaborou e preparou as correspondentes Demonstrações Financeiras Consolidadas. Entretanto, a legislação das sociedades por ações não requer das companhias de capital fechado a divulgação das Demonstrações Financeiras Consolidadas. DIRETORIA EXECUTIVA RICARDO MULLER REGIS LUIS BRIÃO DE SOUZA Diretor - CPF 114.491.600-34 Diretor - CPF 367.248.070-34 ANGELITA NATALINA MARCELINO - Contadora CRCRS 058.738-0 - CPF 531.170.930-87

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INDIVIDUAIS Ilmos. Srs. Diretores e Acionistas de SISPRO S/A- SERVIÇOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CANOAS-RS Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis: Nossos objetivos são obter segurança razoável de que Opinião: Examinamos as demonstrações contábeis da SISPRO S/A- Serviços e Tecnologia da Informação, as quais compreendem o as demonstrações contábeis, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2019 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes o resumo das principais políticas contábeis. Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da SISPRO S/A- Serviços e Tecnologia da Informação em 31 de possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstradezembro de 2019, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas ções contábeis. Como parte da auditoria realizada, de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento contábeis adotadas no Brasil. Base para opinião: Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso: • Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir, intitulada “Responsabilidades do nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro; planejamos e executamos procedimentos de auditoria em auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”. Somos independentes em relação à companhia, de acordo com os princípios éticos re- resposta a tais riscos; e obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de levantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles ine cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é sufi- ternos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais. • Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para ciente e apropriada para fundamentar nossa opinião. Outros Assuntos: A SISPRO S/A – SERVIÇOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de expressarmos opinião elaborou um conjunto completo de demonstrações contábeis consolidadas para o exercício findo em 31 de dezembro de 2019 de acordo sobre a eficácia dos controles internos da companhia. • Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das esticom as práticas contábeis adotadas no Brasil e apresentadas separadamente, sem, entretanto, divulgá-las como descrito na nota explicativa mativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração. • Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base de nº. 12. Examinamos as demonstrações contábeis consolidadas da SISPRO S/A – SERVIÇOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou controladas, que compreendem o balanço patrimonial consolidado em 31 de dezembro de 2019 e as respectivas demonstrações consolida- condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da companhia. Se concluirmos das do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa consolidados para o exercício findo na- que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstraquela data , assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas, sobre as quais emitimos relatório separado ções contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nesta mesma data, não contendo qualquer modificação de opinião, cujo relatório de auditor independente está apenso as correspondentes nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a companhia a não demonstrações contábeis consolidadas. Responsabilidades da administração pelas demonstrações contábeis: A administração é res- mais se manter em continuidade operacional. • Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, ponsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção com o objetivo de apresentação adequada. Comunicamo-nos com os responsáveis pela administração a respeito, entre outros aspectos, do relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. Na elaboração das demonstrações contábeis, a administração é responsável alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria. Porto Alegre, 11 de março de 2020. pela avaliação da capacidade de a companhia continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua AUCON AUDITORES & CONSULTORES ASSOCIADOS S/S JOSÉ ANTÔNIO GOMES MARQUES continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações contábeis, a não ser que a administração pretenda CRC/RS 4.414 - CNPJ 07.794.284/0001-84 Contador - CRC/RS 51.223/0-8 - CPF 449.121.370-49 liquidar a companhia ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.


tim neiro 12

Canoas, 20 a 26 de março de 2020

Canoas, 20 a 26 de março de 2020

Farmácias são notificadas por preços abusivos de álcool gel

ONDE ENCONTRAR F Livraria Talismã FVia Porcello / Canoas/RS Fone: 3465.5306

F Livraria Cultural (5 livros, c/ Mari) Rua Muck, 331 - Canoas/RS Fone: 3051.5356

F Central Cópias (Av. Victor Barreto, 3056 – Loja 104 – Canoas)

F Livraria Canoas (Av. Victor Barreto, 2934 – Canoas).

Procon realiza operação em estabelecimentos desde a última sexta-feira, 13 Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou o surto do novo coronavírus como uma pandemia, a procura por máscaras e álcool gel é intensa e gera a falta dos produtos de higienização em inúmeros estabelecimentos. Diversas farmácias e comércios de Canoas aproveitaram a escassez no mercado como uma oportunidade de aumentar os preços, afetando diretamente o bolso de quem busca prevenção à covid-19. O Programa

de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão vinculado à Prefeitura de Canoas, realizou uma operação para combater a discrepância de valores nos principais pontos da cidade. Desde a última sexta-feira, 13, três agentes notificaram 52 estabelecimentos dos bairros Centro, Niterói, Mathias Velho, Rio Branco e Estância Velha. Todas as redes de farmácia foram contempladas pela ação e terão até 10 dias para enviar ao órgão

as últimas notas fiscais de compra e venda de máscaras e álcool gel. Segundo ele, o fornecedor pode variar o preço de acordo com a oferta e procura de determinada mercadoria, mas o aumento deve ser proporcional e justificável. Caso contrário, o Procon entende como uma afronta ao artigo 51, Inciso X, do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe expressamente a variação de preço de maneira unilateral; e ao artigo

26, Inciso IX, do Decreto n.° 2.181/97, que veta aproveitar-se de grave crise econômica por ocasião de calamidade. A população de Canoas também pode contribuir com o trabalho dos agentes do Procon, denunciando supostas cobranças indevidas no preço do álcool gel e máscaras. Basta mandar uma mensagem para o WhatsApp (51) 991490991 com fotos do produto vendido, valores e endereço do estabelecimento.

Buffet de comida com gostinho de casa

Restaurante e Café Amadeu 11hs às 15hs agora com Buffet de Sorvetes! Av. Victor Barreto 2648 | Centro | Canoas / RS Telefone: (51) 3031. 3220

Restaurante e Café Ama agora com Buffet de Sorv

Av. Victor Barreto 2648 | Centro | Can Telefone: (51) 3031. 3220

Profile for Jornal Timoneiro

Edicao 2905  

Edicao 2905  

Advertisement