Page 1

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

JORNALTIMONEIRO.COM.BR

ANO 53

1

Desde 1966 R$ 1,50

Pablo Reis

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

Edição nº 2895 Tiragem de 10.000 exemplares

Conselheiros tutelares assumem cargo nesta sexta-feira, 10 Pág. 8

PASSE LIVRE

PENTAVALENTE

POLÍTICA

Estudantes já podem se recadastrar

Em falta nos postos Ministério da Saúde anuncia envio de doses da vacina ao RS.

Vereador Juares Hoy presta contas de mandato

Pág. 5

Pág. 7

Pág. 4

Oitenta anos Quando nossa cidade festeja a data de sua Instalação Política, queremos expressar nossa confiança no seu futuro e queremos participar da construção de uma Canoas que continue a pensar na melhoria da qualidade de vida de seu povo.

ESPORTE

Time da Apav estreia na SuperLiga B dia 25 Graziele Albuquerque

Pág. 11


2

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

EDITORIAL

Página 2

Canabarro Tróis filho,

Odil Gomes,

jornalista e escritor

comunitarista

Novo ano, novo trabalho As motivações do ano novo estão servindo para que vários setores da comunidade comecem a conversar para a instalação de maneiras de colaborar para o reerguimento do Hospital Nossa Senhora das Graças. É bom sempre lembrar que o Gracinha foi levantado pelo trabalho da comunidade, que é uma instituição privada e que necessita do apoio dos canoenses para manter-se. Todos sabem que os recursos oriundos do SUS são poucos e que seus pagamentos, sempre atrasados, e de baixo valor, não conseguem manter o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde. Ao longo da história, a participação da sociedade sempre ajudou a manter a boa qualidade do Gracinha, e agora, na crise, com o desemprego, quando as pessoa usam mais o sistema público do que os convênios, a demanda aumentou. É bom lembrar mais uma vez que, mesmo nas crises, o Gracinha nunca fechou suas portas e esteve sempre aberto para a comunidade. Agora, esta deve estender as suas mãos para mantê-lo.

“Canoas é órfã”

O descaso

Tendo tempo (acho que não terei), escreverei o quinto volume da série “Gente é mais importante”, onde presto minha homenagem a pessoas que, além de suas obrigações, provaram valor moral, por exemplo, indo muito adiante de suas obrigações. Carlos Santos Rocha, médico militar, foi promovido e promovido e promovido, até chegar ao mais alto posto da Aeronáutica. Já na reserva, com direito a um descanso, assumiu a liderança no campo da saúde pública, que bem conhecia desde quando a Aeronáutica atendia o público em geral. Santos Rocha assistia às reuniões da Câmara de Vereadores, quando a saúde era o assunto, especialmente para defender a justa repartição das verbas. Municipalista intransigentemente, costumava dizer que Canoas era órfã, quase ninguém a defendia com a energia necessária, enquanto muita coisa era feita e desfeita à revelia de seu povo.

Na semana passada, fiz referência ao grande susto que levei quando com meu filho mais moço, o Rogério, chegou com o rosto e parte superior do pescoço e mãos banhadas em sangue. E, após as limpezas devidas para vermos a extensão dos ferimentos, sugeri a ele ir até a nossa entidade de Niterói, ex-Savin/Sabetran, hoje Concoban. Hoje somente os mais velhos ainda presentes sabem o que foi esse começo de Niterói, o quanto os moradores mais antigos se envolveram em deixar o Bairro melhor para as atuais gerações. Volto a salientar, lá ele teve um atendimento de enfermagem de ótima qualidade e atenção, o que me deixa bastante orgulhoso. Mas, o que me fez retornar ao assunto é o fato do acidente ter ocorrido na Rua Riachuelo, esquina com a Carlos Laet, em Niterói, nos conhecidos “olho de gato”. Acontece que ali, como em outros pontos de Niterói, essas peças se deslocam, deixando apenas o pino de fixação (que foi o caso), numa passagem ao acaso, esses pinos obstruem o passo causando o tombo. O acontecido foi com ele, pessoa mais nova, e mesmo assim causou todo esse estrago pessoal, inclusive com fratura. Imagine se esse caso acontece com uma pessoa idosa, um deficiente físico ou uma criança pequena, onde poderia ser muito mais grave. Isso mostra o quanto é deficiente a fiscalização de obras públicas em nossa cidade. Vão lá, colocam e desaparecem. O descontrole de fiscalização também acontece com as calçadas, a qual a minha procuro deixar de uma forma transitável, inclusive sendo motivo de piada quando me chamaram de “funcionário público da Prefeitura”, por executar a limpeza da mesma. É lamentável atualmente também a falta de atitudes da comunidade em fiscalizar e denunciar aos órgãos públicos os problemas que os bairros enfrentam, inclusive com o péssimo visual que temos em nossos postes com uma quantidade imensa de fios pendurados e inutilizados. Que falta nos faz novas entidades comunitárias, sem fins lucrativos, como tínhamos em outros tempos...

Renovadora de Pneus Getúlio Vargas

3463.8005 / 3427.2849 / 3466.2466 / 9982.5686

tim neiro ANO 53

Desde 1966

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda-ME. CNPJ 02.347.932/0001-30 Diretor e Editor: Feres Jorge Uequed (MTB/RS 14.202) Colaboradores: Graziele Albuquerque e Simone Dutra (MTB/RS 19.446) Diagramação: Sinara Dutra Circulação: Celço Andreotti Comercial: Marta Moraes Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andar Sala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-901 Circulação Semanal Fechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horas Impressão: Gráfica Grupo CG. Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Fone: (51) 3472.3022 Email: redacao.ot@gmail.com

Site: www.jornaltimoneiro.com.br Representante Comercial Porto Alegre Luqued Publicidade - Av. Carlos Gomes, 126/207 Higienópolis - Fone: 3029.1088

Opinião

Av. Getúlio Vargas, 7420 - Canoas/RS

Negociação entre governo e Cpers/Sindicato não avança Por: Marina Lima Leal - Professora Na data de ontem, dia 07 de janeiro, o governo do estado se reuniu com o CPERS, por solicitação da Entidade, pois a audiência tinha sido marcada apenas para o dia 10. O governo parece não ter pressa de resolver tão importante problema. Para decepção do Comando Geral de Greve, não apresentou proposta e parecia desconhecer a demanda do Sindicato, que é de amplo conhecimento público, desde a Assembleia Geral do dia 19 de dezembro. Sem negociação dos dias parados, a greve continua. “Nossa pauta é a garantia do pagamento do salário, a garantia de não punição dos grevistas e a observação da gestão democrática, sem abrir mão de cumprir os 200 dias letivos. A responsabilidade que sempre tivemos é de garantir o direito do aluno. Podemos brigar com o governo, mas nunca com os alunos”, ponderou Helenir, a presidente do CPERS. Nova reunião foi marcada para hoje, 08 de janeiro, onde o governo apresentou a proposta de rodar a folha dos grevistas em 5 dias úteis, para depois descontar mensalmente este valor. Até parece piada: paga e depois desconta.

Por ocasião das duas audiências, o governo demonstrou total desconhecimento, de como historicamente aconteceram os acordos de greve: o magistério, diferentemente de outras categorias, sempre recuperou os dias parados, porque tem compromisso com os alunos e a comunidade escolar, portanto ele não vai receber por dias não trabalhados, porque serão recuperados, após o acordo de greve. Diante do impasse, o Comando de Greve se reunirá hoje à tarde, para marcar uma Assembleia Geral, que deverá analisar a proposta do governo e definir se a greve continua ou termina. Enquanto isto, os alunos continuam sem aulas, com todos os prejuízos que acarreta, os professores e demais profissionais da educação, sofrendo um verdadeiro massacre, tendo que lutar para não perder seus direitos, não podendo encerrar o ano letivo e usufruir de suas merecidas férias. O governo de Eduardo Leite, não parece preocupado com o grave problema que atinge a Educação em nosso Estado. Lamentável!


O que hospital vai algumas mal e quem sofre é a população lhe dará opções. de Canoas. Numa época de tecnologia moderna, é A inadmissível crise na Saúde município uma das heranqueno um serviço deé saúde tenha essa deficiência drástica. ças malditas do governo Jairo Jorge, onde reinou a propaganda e faltou a gestão e a capacidade de saber distribuir os serviços públicos. VARRIÇÃO CAPINA Nesses momentos E dramáticos é preciso coragem Estou lendo o edital varrição e capina,é inpara fazer as mudanças. A de troca de comando do Departamento Municipal de Limpeza dispensável, não se trata de culpar ninguém, mas de Urbana de Porto Alegre - DMLU. oxigenar a gestão e os dirigentes. E o poder público Estou lendo também o edital de varrição tem grande responsabilidade com a Saúde, e a história e capina da Prefeitura Municipal de Canoas. do Gracinha respeito. Rede Estoumerece espantado com a clareza de Porto Até em time de afutebol, quando a coisa vai mal, Alegre e com dubiedade do edital local. Na segunda-feira, 13, Rede esSus- os muda-se opróxima técnico, o presidente, os adirigentes, Antes de qualquer outra providência, tentabilidade de Canoas vai realizar a sua reuconselheiros para tentar cópia uma solução, dá para tou encaminhando do editalsó denão Porto mudar a anual torcida. Talvez o Gracinha tenha urgência Alegre para as ea nião para asecretarias escolha decompetentes seus porta-vozes. Procuradoria Geral o dopartido Município. nestas medidas. Como todos sabem, é dirigido por para aperfeium Todos dueto,têm ou que seja,participar um representante dos çoar os serviços. Quero fazer a minha parte. homens e outra das mulheres. MAGISTÉRIO a próxima de vereadores, a UmPara governo que viseeleição o aprimoramento da qualidadeRede de vida daquase sua comunidade deve dedicar parcela está com a nominata completa, RECIFE Estade bela capital no Estado Pernamimportante seus recursos para homens a de educação. Deve ou seja, com dez candidatos e vinte buco ou estáreformar enviando para Ca-da as construir asempresários escolas, mulheres, pois, seguindo uma implementar proposta noas para discutir serviços bibliotecas, acrescentar meio depúblicos. práticas esportivas vice-prefeita Gisele 2/3 dos candiTomara que isto Uequed, seja de bom e, também, é importante que zele pelaproveito, digna remudatos deverão ser de mulheres para que elas de custo razoável, ee professoras. dentro dos princípios neração de professores da moralidade pública. possam participar da Câmara de Vereadores, A aplicação do piso nacional para o magistério que 52% doum eleitorado feminino e não eis é um fimmais em si, mas caminhoépara o respeito atualmente apenas uma mulher está na Casa aos profissionais e a possibilidade do aprimoramento Legislativa. de seus serviços.

Política

mais graves – do possui. É o caso de Alexansidades da área. No HNSGlembro-me não foi diferente. Ao longo da existência, de três O colunista nãoque temjámaior notícia de Fonseca. Didre de Moraes, ex-ministro da Justiça, indicado pelo Apesar esforço dos seus funcionários, médicos figuras do marcantes na gestão da Apae: o empresázem que é ligado a Sarney. Ou o pouco falado ministro presidente Michel Temer para a vaga de ministro erio dirigentes, a criseGiacomazzi, financeira eque detambém gestão está Carlos Loureno foi tem mesmo este espantoso e inesperado prestígio, ou do Supremo Tribunal Federal. demolindo o atendimento. O Gracinha é o único deputado e prefeito; o coronel Geraldo Ludwig, ele andou fazendo campanha entre seus pares. Um Dele se diz que teria defendido a tortura. hospital está sempre de portas aberta e Canoas, não 10destacado a 16 dede janeiro 2020 Dou baratode que Moro não fez campanha: esse militar eque prefeito; e o empresário e deputado esex-membro do Ministério Público, prorejeita. tem mais oDireito que fazer. Ou terá sidoautor Sarney aum fazer a tadual Ledevino Piccinini. Registro os três para fessor de Constitucional, de livro Registra-se também que a Associação Benefiroda girar“Direitos em favorHumanos de Fonseca? Nunca se deve deschamado Fundamentais”, adepto marcar a dedicação de dezenas de canoenses que, cente de Canoas - ABC, mantenedora do hospital, da tortura? O colunista foi maranhense. pesquisar. Não prezar o político e escritor Do era altonada dos ou membros das diretorias, deram parepresidentes seus dirigentes não recebem nenhuma remunedisso.86Moraes, em sala detudo, aula,embora apenasnem abordou o seus anos Sarney sabe tudo cela do seu esforço e de suas vidas para aprimorar ração, ou seja, presidente, vices, tesoureiros e conhecido dilema da autoridade policial que, diante que ele saiba seja exatamente bom. os trabalhostrabalham da Apae. gratuitamente, e, ao longo secretários de um iminente, cogitaforam da tortura Masatentado o que oterrorista colunista mais gostou dos Registro uma frase de Osmar Raimundo da de décadas, prestaram e prestam inestimáveis de umque suspeito como forma denão poupar centenasvade juízes não votaram. A lista tem nenhum Paz: TODA A DEDICAÇÃO NA CONSTRUserviços. vidas humanas. lor. Foi uma manobra marqueteira da AJUFE, para Na DA criseAPAE atual,ÉoUMA presidente Osório Biazus, ÇÃO DEMONSTRAÇÃO Também se espalha que ele tenha, em um dos mostrar serviço, agradarum os autor associados, passando a que longos e dedicados anos vem DOpor NOSSO RESPEITO E AMOR PORprocurando NOSSOS seus livros, plagiado espanhol, Rubio Saúde impressão de alguma forma não influencia na escolha. controlar a caminhada difícil do hospital, viu a Llorente. que A obra “plagiada” é de autor, mas SEMELHANTES. Mas avisaram de Temer. O indicado Alexandre de necessidade de promover a renovação de quadros uma não compilação sentenças judiciais. Llorente UmIngressou problema de de raciocínio que a Moraes teve nenhum voto na diretivos. na linha escreveunão apenas a introdução. Noenquete. seu livro de 432 saúde impede que o dos dirigentes para MausMoraes passos cita dois breves textos de sentenças, crise determina. A alteração páginas, CARNAVAL A coluna nãocom tem ícone. ideia, eNa ninguém tem, de assinalando-os bibliografia docomo livro oxigenar Aliado à sua médico César Cereser Esta éeachamar festa donovas povo.lideranças. Traz animação, alegria de Moraes consta a obra espanhola. se sairá o novo relator na Lava Jato no STF, Edson saúde debilitada, “seu Osório” pediu demissão do e reequilibra as eleição forças. de Mas quando o governo participe da Inculpam-no atésubstituir da crise penitenciária, os eventos cargo, e, juntamente com ele, olamentavelmente vice-presidente Fachin. Será difícil Teori Zavascki, jurista recebe uma prefeitura quebrada, outubro. tenebrosos de Manaus, Boae Vista e Natal. É de como Roque Minela, o tesoureiro Hugo Dalfarra e o emérito, experiente, firme discreto. Antes ser se tem que cortar os recursos públicos para as festas Lamentavelmente a o sistema carcerário brasileiro fosse um andou modelocarde secretário Francisco Biazus. ministro da Corte Suprema, Fachin jorgeuequed@terra.com.br de momo. eficiência até então, porém entrou em colapso depois Câmara ade Vereadores Assumiu presidência o ex-vereador, Luís Anregando cartazes da campanha de Dilma Rousseff à É Possebon, como nas que nossas vidas, quando falta dique Moraes assumiu o Ministério da Justiça. É como tônio recebeu deixa de contar com o cargo e a vontade presidência. Não é bom sinal. Mas todos estão sujeitos nheiro, vamos aqui e ali. a faltaLuiz de se a carnificina tivesse ocorrido em prisões federais, e de dirigir com cortando apoio expresso doMas prefeito anão erros deste tipo. O colunista, por exemplo, já dormiu um ótimo cidadão estaduais. É como se o controle daquelas prisões dinheiro público vai etirar a alegria do de apoio dias Carlos Busato, quenão definiu a necessidade de touca e votou em Ciro Gomes. Considero-me regeardoroso defensor da tivesse sido retomado sem o auxílio imprescindível Cuidado festivos, tenho certeza de que nossas entidades de todos para salvar o Gracinha, e que ele estava nerado. Por que isso não pode acontecer com Fachin? de recursos e tropas federais. pública. vão saúde buscar recursos na iniciativa privada para apoiando um dos apoiadores da chapa adversária Custo-benefício o anoVladimir eleitoral,Safatle, e com em ele artigo o perigo OComeça indefectível da das na eleição, realizar os indicando festejos. para superintendente em um No começo daÉLava quando só Folha, responsabiliza oJato, ex-ministro datinham Justiçaumas pela informações. preciso ter muito cuidado com o dos Quero seus quadros do governo. fazer parte destes colaboradores para baderna geralpremiadas, no Espírito Santo, causada unicamente dez delações o colunista previu que naqueque se lê e com o que se divulga, pois nesta época No dia de março, a ABC fará Assembleia manter esta2 alegria do povo. pela greve Polícia Militar Estadual, sobre a réus qual le ritmo, aoda final e ao cabo, todos os indiciados, Geral Extraordinária para eleger o restante dos eleitoral aparecem muitas fake news, que, depois ooutras Governo Federal não exerce nenhuma ingerência. e espécies da mesma categoria, iriam aderir ao quadros da diretoria. Moraes é culpado também ter sidoreduzidas. filiado ao de lançadas ao público, se por torna quase impossível programa, para merecer o prêmio de penas A hora é difícil. Canoas precisa do Gracinha, PROCESSOS PSDB – filiação partidária passou a ser um estigma. anulá-las. A delação premiada é uma confissão que rende seusQuem funcionários médicos sabem muito bem errou temeque pagar, tem que ser responE também porquemonetária. foi indicado para promover o desjuros correção Conforme o conteúdo Ae eleição um como dos fatos mais importantes disso. A Prefeitura vai esta apoiar e todos estão promanche da LavaéJato, se um ministro sozinho da sabilizado. A Lava Jato aí para mostrar o novo da deduragem e apoder. qualificação dosporque dedurados, democrática, e a decisão de cada umaestá curando caminho apoio dapodem sociedade dosociedade STF tivesse tal E também fez uma caminho um do Brasil. Ospara delinquentes ser pena ficacom tão branda quede torna duvidoso afirmar que neste momento, para que este hospital que tanto reunião um grupo senadores no barco atrasempre fundamentada no seu conhecimento sobre homens e mulheres da vida pública, funcionários, ocado crime não do compensa. Eu não Morais tenho nada a contar apoiou os canoenses agora seja apoiada por eles. à casa senador Wilder (PP-GO) no as pessoas e sobre as informações que obtêm. empresários, lobistas ou profissionais liberais. dos outros e nem de mim senão iria cogitar Lago Paranoá. Moraes só mesmo, soube que a reunião seria Ninguém deve ficar imune à responsabilização. Ao ouvir alguma crítica ou elogio, tome o devido de inscrever noem programa, uma relação, digamos, nome barco na hora que chegou. O que ele deveria INCOMPREENSÃO Não se trata de perseguição política, ideológica cuidado de custo-benefício. verificar se os recusar fatos são verdadeiros interessante fazer? Dar uma de prima-dona, a reunião no direção do Pronto Socorro ouApartidária, aliás, pouco importadeo Canoas partido não do barco ebem irestão embora, deixando o anfitrião e os outros Se se que sendo o melhor da onda já passou. Só na ou criados com algum interesse está atendendo as justiça determinações da portaria n° infrator. A mão da deve cair sobre todos os senadores falando sozinhos? Odebrecht - dos escalões mais altos aos mais mosecundário. MS 389, e não está possibilitando os exames É faccioso eexecutivos desonesto o espalhafato para atingir responsáveis. É verdade que alguns, irresponsadestos são 77 e 77 delações premiadas. Alguns criticam para tentar laboratoriais indispensáveis para aMas proteção da Moraes. Ele tirouno o primeiro lugar nodesmoralizar concurso paraoo advelmente, pensam que vão escapar. o Brasil Os que entraram jogo antes beberam água limpa. saúde dos pacientes renais crônicos. Ministério Público, em 1990. Procurador, teve versário, outros fazem elogios para valorizar aqueles de hoje não é o de vinte anos atrás, e um país que Agora não tenho certeza se vale muito a pena. papel Nunca na história de Canoas os organismos deem relevância em ações moralizadoras e estruturanquem acreditam. Não exagerem tem instituições, leis e o serviço público sabe das de saúde deixaram de cumprir esta obrigação tes no MP. Foi professor e autor de livros de Direito Na liberdade democrática éa matéria preciso sempre Estão dizendoSeus que Michelsobre Temer nomeouestão Moreira responsabilidades, tantorenais. na administração, quanto Constitucional. livros en-cuique protege os doentes A atual direção do Franco ministro para dar-lhe foro privilegiado, já que poder policial, na ação do Ministério Público ou dar, para evitar de ser iludido. tre os mais procurados por estudantes, advogados e Pronto Socorro pode levar estas pessoas a grandes este é citadodenaDireito Lava Jato. igual episódio na ação da todos devem sujeitos ao professores - maisSeria de 700 mil ao exemplares prejuízos naJustiça, saúde, inclusive comestar ameaça da vida. em que LulaFoi foiSecretário indicado ministro da Casa Civil (de vendidos. da Segurança Pública de cumprimento da procuraram lei e a responsabilização do erro. Os pacientes ajuda e o Pronto SoDilma), manobra abortada por decisão monocrática São Paulo e Ministro da Justiça. Seu nome recebeu Eminexplicável Canoas não ée nem será diferente. negou corro, irresponsavelmente, o apoio de associações de juízes e procuradores. A do ministro Gilmar Mendes, do STF. o cumprimento das determinações legais. maioria dos atuais ministros doOSTF apoia sua Desculpem, mas não é assim. prestígio deaLula Para proteger os canoenses portadores de indicação. Não, Moraes perfeito. quantos FALECIMENTO anda meio caidaço, mas não aé ponto de Mas que se possa doenças renais crônicas, a Prefeitura tem que podem apresentar esse currículo? Hilton Luiz da Silva, amigo, faleceu na compará-lo, em importância, a Moreira Franco. intervir para impedir quemeu continue este processo Comissão de 50% sobre o quinta, 9, no Hospital Nossa Senhora das Graças. nefasto à saúde das pessoas. preço de capa. alegação de Zenilda que não Becker possui os para EraA casado com da agentes Silva. Será *titoguarniere@terra.com.br *titoguarniere@terra.com.br avelado realização dos exames é uma agressão à saúde no cemitério São Vicente e cremado. Tratar: (51) 99191.6722 pública e um motivo para excluir tais dirigentes.

3

MOMENTO POLÍTICO Jorge Uequed

VENDA DE LIVROS

OPINIÃO

SINDICATOS E PARTIDOS DE ARAQUE Nós, os brasileiros, somos talentosos e criativos. Mas o que poderiam ser virtudes essenciais, com enorme frequência degeneram em oportunismo, em ganho fácil e parasitário. Dou-lhes dois exemplos: os sindicatos e os partidos políticos. Ninguém se oporá – se não for um cabeça dura e um idiota fundamental – à livre criação do sindicato, o organismo legítimo, qualificado, de defesa dos interesses dos trabalhadores e dos agentes econômicos. Ou dos partidos políticos, agremiações centrais da vida democrática, que expressam correntes de opinião e pensamento, que articulam uma cer-

ta visão de mundo, um certo conjunto de interesses, de modo a atuar nas esferas próprias do poder republicano e influenciar os destinos do país. Mas o que foi feito deles, os sindicatos e os partidos políticos, no Brasil? A maioria deles se transformou em um meio de vida, um balcão de negócios, um simulacro das nobres razões de suas respectivas existências, pequenos (e grandes) feudos de domínio de espertalhões. Cria-se um sindicato, funda-se um partido político, como se abre uma padaria no bairro, sem que isso – por favor – queira ofender o valioso ofício dos padeiros.

E porque é assim ou assim tem sido no Brasil? Follow the money. Siga o dinheiro. Os sindicatos eram, até há pouco tempo, financiados pelo dinheiro d o imp ost o sind ic al, um dia de salário de cada trabalhador (no caso dos sindicatos de trabalhadores) por ano, que, multiplicado pelo número de empregados com carteira assinada no Brasil, somava uma fortuna de bilhões de reais. No auge desse modelo torto, de origem fascista, o Brasil tinha mais sindicatos do que o resto do mundo: mais de 15 mil, entre os trabalhistas e patronais. Sim, os patrões, também eles,

tinham o seu próprio sindicato, sustentado pelo imposto sindical. E quem pagava o imposto? Era o respeitável público, o consumidor, uma vez que a despesa já vinha embutida no custo dos bens e serviços.

“E o governo de Bolsonaro tivesse só um pouco de discernimento e de vontade real de ser o “novo” em política, estaria empenhado em acabar com a farra dos partidos políticos “fake”” Essa máquina formidável era administrada

e bancada, alegremente, pela nata dos sindicalistas de empregados e patrões. Ali, os líderes sindicais das duas categorias, faziam a vida, empregavam amigos, aliados e a parentagem, e se eternizavam no poder. Já não há mais imposto sindical, extinto durante o breve governo do ex-presidente Michel Temer. A sinecura ainda vai gerar efeitos daninhos durante algum tempo. No ínterim, e na calada da noite, notórios pelegos articulam fórmulas malandras de ressuscitar a geringonça. Rigorosamente o mesmo se pode dizer dos partidos políticos. Picaretas de todos os

Tito Guarniere, titoguarniere@terra.com.br naipes colhem as assinaturas necessárias para criar um partideco qualquer, ajambram um programa partidário retirado da internet, e emplacam uma nova sigla. Tudo cartorial, de fachada, menos o dinheiro do fundo partidário. É um acinte. Se o governo de Bolsonaro tivesse só um pouco de discernimento e de vontade real de ser o “novo” em política, estaria empenhado em acabar com a farra dos partidos políticos “fake”. Mas é o inverso: depois dos rolos internos do PSL, ele mesmo está querendo um partido para si, um partido que ele possa chamar de seu, só seu.


4

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

Geral

Passe Livre estudantil abre período de recadastramento Benefício vale também para cursos técnicos ou de aperfeiçoamento Está aberto, desde a última terça-feira, 7, o recadastramento do Passe Livre Estudantil, que garante passagem gratuita a todo estudante que estuda numa cidade e mora em outra, e que comprova renda familiar de até 1,5 salário mínimo regional. Trata-se de um programa do governo do Estado que garante que o aluno não pague pela passagem intermunicipal, incluindo a Trensurb, da sua residência até a sua instituição de ensino. O Programa existe desde 2013, através da lei 14.307. Pensando nisso, o Centro acadêmico de Direito da ULBRA e o DCE do La Salle estão com pontos de atendimento para simplificar a vida dos estudantes da região de Canoas e cidades próximas. Sendo

assim, não é necessário ir até Porto Alegre para requerer o passe livre. Basta comparecer em um dos locais de atendimento com a documentação necessária para o cadastro do benéfico. Na Ulbra são mais de 2.500 estudantes beneficiados, e no La Salle gira em torno de

1.500. E, ao todo, cerca de 1o mil alunos já contam com o passe. Para mais informações, contatar pelos telefones (51) 98927.7171 ou através do site passelivrers. com.br.

Sobre o Programa

O Programa Passe Livre Estudantil tem duas

divulgação

Modalidades: Regiões de Aglomerados Urbanos e Interior do Estado. Nas regiões de Aglomerados Urbanos o deslocamento do estudante e 100% pago pelo programa, já nas demais cidades do interior do Estado que não estão nos Aglomerados Urbanos e repassado um valor a cada estudante de forma de subsidio em torno de 30% do valor gasto no Transporte. Outra diferença entre as duas modalidades e que nas Regiões de Aglomerados Urbanos e VETADO ao estudante utilizar o transporte de FRETAMENTO no seu deslocamento, benefício válido somente para linhas intermunicipais comum fiscalizadas pela Metroplan ( ônibus comum, trensurb e catamarã entre São José do Norte e Rio grande).

Iniciadas atividades da Colônia de Férias de Verão para 180 pequenos canoenses Pensando em alternativas para a família para o período das férias escolares do município, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) deu início a mais uma edição da Colônia de Férias de Verão nesta semana. A tarde quente desta segunda-feira, 6, não atrapalhou a concentração dos cerca de 50 pequenos que compõem a primeira turma recepcionada no Centro de Esportes e Lazer (CEL) do bairro Mathias Velho. Eles receberam as boas-vindas e as orientações sobre o período em que vão participar das atividades. Na sequência, uma dinâmica de apresentação buscou integrá-los e aproximá-los da equipe de moni-

tores que trabalham no projeto.

Programação diversificada se estende até 12 de fevereiro

Ao longo de todo o período de férias, os mais de 180 participantes serão convidados a realizarem atividades espor-

tivas e recreativas, todas supervisionadas por profissionais da SMEL. A programação ainda prevê visitas em uma série de locais, como o estádio Beira-Rio e o complexo esportivo Estação Cidadania. Depois do encerramento no dia 12 de fevereiro, há ainda a previsão de um acam-

pamento de dois dias com todas as crianças inscritas. Neste ano, a organização da Colônia foi feita em quatro turmas distribuídas por turnos (manhã e tarde) e entre os Centros de Esporte e Lazer (CEL) dos bairros São José e Mathias Velho. Pablo Reis

NOTÍCIAS RÁPIDAS

Vereador Gilson O vereador Gilson de Oliveira se manifestou na internet, na semana passada, afirmando estar sendo alvo de fake news através de declarações divulgadas em um jornal de Canoas, que confirmava sua troca de partido. Em declaração a uma rádio local, Gilson disse: “Para esclarecer, a reportagem do Diário de Canoas é fake... formatada por interesses de quem quer me desmoralizar politicamente. Nunca cogitei, muito menos comentei a ida para o PSD. Por essas coisas entre outras, que a imprensa está cada vez mais desacreditada”.

Cursos Populares Já estão abertas as inscrições para Workshops e Cursos de Verão nos meses de janeiro e fevereiro do Laboratório-Escola de Arte Popular. Os valores são negociáveis e há diversas promoções caso a pessoa faça mais de um curso ou venha em grupo. Serão dados descontos de até 50%. Informações pelo Whats: (51) 99625.9773, (51) 99838.7361 / (51) 99351.8898 ou através de www.laboratorioescola.com.

Programa Gerações A lista dos sorteados classificados para a edição de 2020 do Programa gerações foi divulgada nesta quinta-feira, 9. Os sorteados, que constam na listagem elaborada pela Central da Pessoa Idosa e publicada no Diário Oficial de Canoas, serão contatados para apresentação da documentação e agendamento da avaliação psicológica. Conforme lista encaminhada pela Central da Pessoa Idosa, foram selecionados, seguindo a classificação do sorteio, dois idosos com deficiência, um idoso com mais idade, 29 com renda e 28 sem renda. Confira os nomes através do link: https://sistemas.canoas. rs.gov.br/domc/api/publication-file/65851.

Ensino Fundamental As 44 EMEFs de Canoas receberam 2.961 inscrições durante o período de 36 dias. A homologação das inscrições será publicada no Diário Oficial de Canoas na próxima terça-feira, 14, e os candidatos serão classificados pela Secretaria Municipal da Educação (SME). A SME divulga a lista com as designações por escola no dia 10 de fevereiro e a matrícula deverá ser realizada diretamente na escola, no período de 12 a 18 de fevereiro. Conforme Danielle Bertollo, as famílias que perderam o prazo inicial terão nova chance de inscrição para as vagas remanescentes a partir de 10 de fevereiro.


HERANÇA MALDITA FESTAS CLANDESTINAS

TCU afirmanoque terceirizações Problema Igara se agrava e Geral FESTAS CLANDESTINAS na Saúdedurante afrontam a lei perturba a semana Igara se envio agrava e MinistérioProblema da Saúdenoconfirma perturba durante a semana de 41 mil doses de pentavalente ao RS

CANOAS, A 16 DEA FEVEREIRO CANOAS, 26 DE10JUNHO 2 DE JULHO DE 2017 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 59 CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

5

Ministros Contratos firmados durante governo de Jairo Jorge Secretárioquestionam do Meio Ambiente fala edaConvênios possibilidade de multar estabelecimentos comerciais

A edição anteriorvai de O TimoQue a Saúde mal em CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 neiro Canoasapresentou todos têm uma plenoreportaconhegem sobreSão as festas clandestinas cimento. crises contínuas que estão o sono dos na rede de tirando atendimento do mumoradores dasameaças ruas Liberdade nicípio, com de grevee Rio Negro. O som alto eMeio a realisempre presentes. Em meioAmbiente fala da possibilidade de multar estabelecimentos comerciais Secretário do zação rachas nasinformações madrugadas a isso,de chegam têm impedido que os moradores vindas do Tribunal de Contas edição deafirmando OdaTimodurmam emanterior vários dias semadaAUnião (TCU), CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 neiro apresentou uma reportana. veículos dosfirmadas condutores queOs terceirizações no gem sobre as festas clandestinas que causam o problema ficam governo Jairo Jorge afrontam que estão leis tirando onosono aglomerados tanto postodos de diversas e entendimentos moradores dasfica ruasnaLiberdade e Após inúmeras recla- Controle de Qualidade em gasolina que esquina da daquele tribunal. contra o tétano, difteria Negro. OU som Avenida Boqueirão ar dRua O TC ,Após n alto o com Aaecaórealião mações e preocupação Saúde Rio (INCQS). e coqueluche. A vacina zação de rachas nas Liberdade, quanto no pátio de N°3033/2016, deumadrugadas ciência ao por parte da população, liberação pelo controle de têm impedido que os moradores Pentavalente faz parte uma loja desobre pneusa localizada ao Município identificação durmam em vários dias da semaDurante o programa “Timenesta quarta-feira, 8, o qualidade, lado. semana, secretário aNesta vacina comede impropriedades nao terceirizado Nacional na. Osdeveículos dos condutores line”Calendário da orádio Gaúcha, na terçamunicipal do Meio Ambiente, ção serviços de saúde, para Durante programa “TimeMinistério da Saúde con- ça a serque distribuída para a de Vacinação aos 2, 4sobre e6 oadotadas problemaafirmou ficam 23, oGaúcha, prefeito na falava Cristiano quecausam sejam Pacheco, medidas line”feira, da rádio terçaas declarações do ex-presidente tanto no posto de firmou para a Secretaria rede doaglomerados Sistema Único de meses de idade, já a DTP que, se ocom problema não cessar, internas o objetivo de que feira, 23, o prefeito falava sobre e companheiro partidário Luiz fica na esquina da aestas Prefeitura multar os estanãoque sepode repitam. as é declarações do aos ex-presidente da Saúde (SES) o envio Saúde gasolina (SUS). aplicada meses Inácio Lula dapartidário Silva,15 queLuiz criticou Avenida Boqueirão com a Rua belecimentos e levar a situação Os ministros apontam que a e companheiro de 41 mil doses da vacina A pentavalente protege o próprio partido. “o PT perdeu Liberdade, quanto no pátio de e aos 4 anos. De acordo dos reincidentes até o Ministério Prefeitura não exigiu comproInácio Lula da Silva, que criticou um pouco da utopia... Hoje a gente uma lojacontra pneusdiftelocalizada ao Mesmo com operação Balada Segura realizada na sexta-feita, festas continuaram pentavalente para o Esta- as crianças Público. vação dodedestino efetivamente o próprio partido. “o PT perdeu com informações repasprogramaDurante “Time-a só Durante pensa emo cargos”. lado. Nesta semana, ofinanceiros secretário dado aos recursos um pouco da utopia... Hoje a gente do, em caráter emergen- ria, tétano, line” da orádio Gaúcha, na terçacoqueluche sadas pelo Ministério entrevista, Jairo concordou municipal Ambiente, programa “Timesó Durante pensa em ocargos”. Durante acom repassadosdoà Meio Associação Edufeira, 23, prefeito falava sobre as posições defendidas por Lula e Cristiano Pacheco, afirmou cial. Assim que chegarem, (pertussis), line” da rádio Gaúcha, na terçahepatite B Situação se agrava da Saúde para Canoas, Jairo concordou com cacional São Carlos (AESC), Na noite de quarta-feira, 8, Punição elevado, pode ser enquadradoentrevista, as declarações do ex-presidente Rachas Olívio (PT). Em oporque, se última o problema não cessar, 23, o Dutra prefeito falava sobre Na 3, Mãe nos- nossa equipe foi informada peas posições defendidas poroutra LulaPene mantenedora do Hospital as doses serão enviadas (recombinante) conivente. Nesse caso, afeira, e sexta-feira, meninlotes dedos vacina eos companheiro partidário outubro 2016, o Co- como A respeito rachas, aLuiz adtunidade, Olívio também criticou asa Prefeitura pode multar os estaasOlívio declarações do ex-presidente equipe esteve nodalocal, após los O levantamento Federação própria, gasto que comopessoal, in- as Em cidades ficamdecom 34%. a 0,4833, por pouco classificada Dutra (PT). Em outra oporde Deus, através dos Convênios moradores problema ação é do Meio Ambiente e da Inácio Lula da Silva, que criticou pela SES para as coorde- gite por Haemophilus innatran (Conselho Nacional de a organização. “O PT caiu na ministração municipal explicou: belecimentos e levar a situação tavalente, adquiridos etunidade, companheiro partidário Luiz vala anº publicação da reportagem, e das Indústrias do Rio de Janeiro vestimentos, liquidez e custo de O índice é classificado por como C. Nos requisitos, atinOlívio também criticou 68/2010 e nº 6/2014. Segundo havia se agravado e que agora Brigada Militar. Caso os veícuO levantamento da oFederação própria, gasto com pessoal, in- as Trânsito), cidades ficam com 34%. por pouco classificada Inácio o“Nas próprio partido. “o criticou PT perdeu porde meio daSegundo Reso- a 0,4833, comum dos partidos”, disse. Jairo dos práticas de rachas, artigo Lula da Silva, testemunhou aatérealização em afron18 de devestimentos, 95 liquidez prefeituras do Estado quatro letras A a D. giuestejam emrua, Receita Própria,a organização. nadorias regionais que fluenzae Breincidentes e estápublicado indicada “O PTque caiu na ovala o(Firjan), Acórdão, tal ação éMinistério uma de um laboratório da asvida, festas estariame ocorrendo los a atribuição dasPúblico. Indústrias do Rio de Janeiro custo de O índice é modificou classificado por como C.0,5339 Nos na requisitos, atinum pouco da utopia... Hoje a gente lução 624, o artigo afirmou que o aplaudiu. “Eu o o próprio partido. “o PT perdeu 173 do CBT descreve a conduta uma operação integrada entre a Mesmo com operação Balada Segura realizada na sexta-feita, festas continuaram junho deste ano, aponta em sua ficaram entre as 500 melhores, 13 a classificação, a letra A, é quan0,7877 em Gastos com Pessoal, comum dos partidos”, disse. Jairo ta às disposições do 18 art.de116vida, também no era meio semana quatro de multar fica a cargo da SecreCAPS um dos pela Associação SãoAcarlos (Firjan), publicado em 95Nordeste prefeituras dodaadministrados Estado letras de a D. Segundo giu 0,5339 em Receita Própria, disponibilizarão para os no esquema de três doses só pensa em cargos”. Durante a Índia, foram rejeitados 288 Código Brasileiro aplaudi, não o critiquei”, pouco da Hoje a gente Prefeitura e a aponta Brigada infracional como “disputar terceira do índice de delasentre 100 melhorelas do13país. do adocidade 0,8 a de 1,00,7877 0,4931 em investimentos, 0,0000 afirmou queutopia... oJairo aplaudiu. “Eucomenocorda Lei 8.666/1993 e Militar, art. 70,ficaram (até a entre última semana se a classificação, taria de Transporte, dosum destenºedição ano, em suagesasas500 melhores, a soma letradeterminando A,deé quanem Gastos comatravés Pessoal, entrevista, concordou com Trânsito (CBT), municípios. tou sobre Olívio. Questionado para junho menores de um ano só pensa em cargos”. Durante a que realizou fiscalização nos rida”. A multa, sendo considetão fiscal (IFGF) os municípios Gramado é a primeira na lista no IFGF. Classifica-se como B, em Liquidez e 0,7497 em Custo pela ANVISA (Agência não o defendidas critiquei”, comenparágrafo da agrava Constituição concentravam quinta-feira agentes de trânsito. 0,0000 aplaudi, terceira ediçãoúnico dose índice de ges- delas entre as 100 entre melhor do país. do que a cidade soma de perturbando 0,8 a 1,0 0,4931 em investimentos, assobre posições por Lulasée Situação quemalcança for pego qual seria oQuestionado partido mais entrevista, Jairo concordou com que estavam no local. Na noite de quarta-feira, 8, noPunição elevado, ser gaúchos como gestões maisGramado regional terceira na quando a média deB,0,6 aem de Vida.pode rada como infração gravíssima A vacina passou por um de idade, tou sobre Olívio. tação irregular para prestar de Canoas/RS. Já oenquadrado convênio dos serviços espe-IFGF. Plenário. sendo adminisFederal. eterceirização domingo). tãoveículos fiscal (IFGF) osasmunicípios é ea aprimeira nanacional. lista Classifica-se como Liquidez e 0,7497 em Custo nº Nacional de Vigilância Rachas Olívio Dutra (PT). Em outra oporNa última sexta-feira, 3, noso sossego público por som alto rio do país, titubeou. “Aqui não as posições defendidas por Lula e No entanto, constatamos taminformada pe-asquando conivente. a sobre bem-avaliadas do país. O le- nossa Oequipe arrecada aproxima0,8. Aoutubro letra Ca média classifica ao cidade Mesmo queconsta oNesse estado apresen(sete pontos), passou acriticou ser deé qual seria partido mais séserviço do oSAMU (processo 68/2010 não nocaso, portal cializados. Ofoi contrato afronta O2, TCU questiona como as gestões mais eBrasil a gasto terceira na nacional. alcança de 0,6 a decomo Em decom 2016, CoA respeito dos rachas, aTemos adtunidade, Olívio também sabém equipe no após regional período de indisponibili- tradagaúchos aos 4 esteve e também 6 meses O levantamento dalocal, Federação própria, com pessoal, inasque cidades ficam 34%. aVida. 0,4833, por pouco classificada pode ser multado, mesmo sem Sanitária) por apresenconcurso de miss honesta. Olívio Dutra (PT). Em outra oporque, menos de 30 minutos los moradores que o problema ação é do Meio Ambiente e da vantamento apurou informações damente R$ 400 bilhões por ano atinge de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média R$ 1.915,40, sendo aplicada em Promessa de rio do país, titubeou. “Aqui não é nº 50052380820164047112); da transparência da Prefeitura orientações da Corte contidas a ausência de estudo detalhado bem-avaliadas do país. le- e vestimentos, O Brasil arrecada aproximaAOletra C classifica ae cidade MesmoC.que o estado apresennatran (Conselho Nacional de adificuldade organização. PT caiu na vala ministração municipal explicou: Os Convênios aO publicação da das Indústrias do Rio deOJaneiro liquidez e custo deas0,8. índice é classificado como Nos requisitos, atin-tunidade, medição do volume em decibéis. na“O política brasileira Olívio também após a saída das equipes, os havia seR$agravado e municípios, que agora Brigada Militar. Caso veícudade na rede devido a um de idade. de 5.243 cidades onde habitam em Acórdãos impostos. Os eatinge D quando de34%. 0,0 a Reso0,4.porate0,4833, nacional emsuperior todos os quesitos, Problema levantamento dareportagem, Federação gasto com pessoal, incidades ficam com por pouco classificada dobro (R$ 3.830,80), no caso de tarem grumos ecriticou não tede miss honesta. Temos e ainda constituem objeto de de Canoas. nos 3.239/2013 - TCU contendo a fundamentação daprópria, vantamento apurou informações damente 400 bilhões porEstado ano que depor 0,4for ameio na desempenho àosmédia Trânsito), damédia comum dos partidos”, disse. Jairo “Nas práticas de rachas, ovala artigo testemunhou a realização de (Firjan), publicado em 18 de vida, 95 liquidez prefeituras do quatro letras de A0,6 a considerada D. Segundo giu 0,5339 emrua, Receita Própria,aconcurso A infração continua e só quem não chegou ao poder organização. “O PT caiu na providências mesmos veículos voltaram ao as festas estariam ocorrendo los estejam na a atribuição 96,5% da população do Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e das Indústrias do Rio de Janeiro vestimentos, e custo de O índice é classificado por como C. Nos requisitos, atinreincidência no período de doze dificuldade na política brasileira investigação pelo MPF a terPlenário e 2.057/2016 TCU Contratos conclusão de que a transferência desvio de qualidade idendeuma 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em todos os quesitos, lução 624, modificou o artigo afirmou que o aplaudiu. “Eu o rem garantia de eficácia. 173 do CBT descreve a conduta operação integrada entre a junho deste ano, aponta em sua ficaram entre as 500 melhores, 13 a classificação, a letra A, é quan0,7877 em Gastos com Pessoal, grave, com cinco pontos na caritinerante Durante o programa “Timenão viveu a corrupção”, enfatizou comum dos partidos”, disse. Jairo O secretário do Meio Amlocal e os rachas continuaram, também no meio da semana de multar fica a cargo da Secrebaseadas nas informações repaspor administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera (Firjan), em de vida, 95 prefeituras do Estado quatro letras de Aentanto, a D. Segundo giu 0,5339 em Receita Própria,e e sóaplaudi, quem Já nãocomo ao UPA poder meses. o ochegou artigo 174 trata da ceirização de outra (IC O Convênio nº de 6/2014 trata - sua Plenário; do gerenciamento das18 unidades 96,5% dapublicado população do Brasil, pordelas vez, assão responsáveis Canoas, no vai no embiente específico em liquidez 288 docidade Código Brasileiro de não critiquei”, comenPrefeitura e a Brigada Militar, infracional “disputar corterceira edição do índice de gesentre 100 melhor do país. do a soma 0,8 a 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 tificado na sua produção teira, com multa de R$ 195,23 e A Prefeitura afirma que tem Desespero criticando dirigentes da sigla na line” da rádio Gaúcha, na terçaafirmou que o aplaudiu. “Eu o explicou em nota enviada assim como o som alto, que Já a vacina DTP não vem (até a última semana elas se taria de Transporte, através dos sadas porano, cada cidade àrepassecretaria do queContrato éasarrecadado. se gaúchas e aficou com adaposição 36,2% 30,1%,com respectivamente, junho deste aponta em sua op-ficaram entre 500cerca melhores, 13tamacontrafluxo classificação, letra A, écidades quan0,7877 em eGastos Pessoal, Representação não viveu corrupção”, enfatizou nº 129.017.000002/2014-50 de cooperação técnica AssoO nº 64/2013 de saúde mostra-se a municípios melhor promoção de competição não baseadas nas informações porrealizado administrar deQuando 25% das grandes gasto com pessoal, onde supera Trânsito (CBT), determinando tou sobre Olívio. Questionado que realizou fiscalização nosdelas rida”. Aa23, multa, sendo considetão fiscal (IFGF) os Gramado é aentre primeira na lista no IFGF. Classifica-se B,0,4931 em Liquidez ede0,7497 em Custo do veículo. ações integradas para ex-tesoureiro preso aplaudi, não o129017000265/2013critiquei”, feira, ooprefeito falava sobre ao Timoneiro quais são ficou ainda mais intenso. Conquinta-feira agentes deOtrânsito. dopor Tesouro Nacional emges2013. trata de investimento no de 360º no que o jornal município Canoas sua terceira edição do índice de entre astotal 100 melhor do país. do aretenção cidade soma de perturbando 0,8 acomo 1,0 em investimentos, 0,0000 por parte do laboratório O processo partiu dezera repreda população criticando da comensigla na eaplaudiram ICcomo nºdirigentes ciação São Carlos bém está na lista de improção. Também não há, segundo osdoconcentravam mado que esta vacina, que contavam com vacibro de 2019, que diz: autorizada (ou participação como sendo disponibilizada sadas cada cidade àgestões secretaria que é do arrecadado. Quando se que gaúchas e Educacional ficou com aaestadual posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, que quem forranking pego sobre qual seria o partido mais séveículos que estavam no local. gaúchos como as mais regional e a terceira na nacional. quando alcança a média de 0,6 a de Vida. rada infração gravíssima coibir esses atos, mas admite na operação Lava-Jato João Vacsobre Questionado as próximas etapasaos para coibir atou as declarações ex-presidente tatamos a avaliação Brigada Militar, e priedades. domingo). Levando em conta cincoque insetor público, federal abrange 497 operação cidades e de 2.309 liquidez chega 0,7877 em tão fiscal (IFGF) os municípios Gramado é a de primeira na lista no IFGF. Classifica-se como B, em Liquidez eformulada 0,7497 em Custo sentação pelo então aplaudiram oa ex-tesoureiro preso 78), eOlívio. terceirização via (AESC) para serviOso governo ministros ministros, precisa condutor), eaos tem35 asdo mesmas penadomês Tesouro Nacional em 2013. trata do investimento no do deode 360º ranking estadual que o município deque Canoas zera sua sossego público por som altono rio do país, titubeou. “Aqui não é Biological E. RecenteNo passado receNo entanto, constatamos tamédos obrigatória edo protege de na forma gratuita. “O município, assim bem-avaliadas do país. O leOoetotal Brasil arrecada aproxima0,8. Ano letra C classifica a cidade Mesmo omoradores: estado apresen(sete pontos), passou a Vacser de pelo Governo Federal por que fato problema circucari Neto, anos do partido. sobre qual seria o partido mais séperturbação aos "Preinformou na mesma madrugada e companheiro partidário Luiz dicadores, separados em receita é responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual Gasto com Pessoal. gaúchos como as gestões mais regional a terceira na nacional. quando alcança a média de 0,6 a de Vida. Procurador da República no na operação Lava-Jato João convênio do Hospital Uniços atinge assistenciais ambulatoriais TCU afirmam que talfederal contrato, Quem é custos domenos serviço einformações dosminutos ganhos Levando em conta cinco in- setor público, o governo abrange 497 cidades e 2.309 no liquidez e chega aos 0,7877 em lidades. E o mesmo caso trata o pode ser multado, mesmo sem concurso de miss honesta. Temos bém que, de 30 vantamento apurou damente R$ 400 bilhões por ano que de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média R$ 1.915,40, sendo aplicada em lar pela cidade dificulta uma Promessa de rio do país, titubeou. “Aqui não é tendemos realizar novas ações de mente, foram recebidas bemos que não iria coibir a festa clana reclamação de Inácio Lula da Silva, que criticou 10 doenças, está em falta Na época, nossa equipe com diversas outros mubem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada aproxima0,8. A letra C classifica a cidade Mesmo que o estado apresenfalta de matéria-prima. município de Canoas, Pedrocaridificuldade Neto,175 aos -35 anos do partido. versitário, ex-ULBRA (IC firmado com a14%, Associação Be-nacional. de 5.243 eficiência esperados. Neste dicadores, separados em receita é responsável por enquanto Atingiu um IFGF igual deGasto com Pessoal. artigo utilizar-se de veículo medição do ao volume em decibéis. na política brasileira após a saída das equipes, osdamente de cidades onde habitam em impostos. Os municípios, ede D saúde quando forSistema de 0,0 aÚnico 0,4. nacional em todos os quesitos, Problema responsável? solução. “A situação é compledobro (R$ 3.830,80), no caso de concurso de miss honesta. Temos fiscalização nesses locais e, caso destina naquele momento, por o próprio partido. “o PT perdeu vantamento apurou informações R$ 400 bilhões por ano que atinge de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média Antônio do Roso. Ele questionou 129017000204/2014/00). Saúde (SUS), em quatro neficente deesão Canoas (ABC), caso, odaveículos Convênio nºdo68/2010, doses da vacina penta uma moradora de Canoas, infração continua considerada na pública sem prede Areportagem entrou em Brasil, sofre epara só quem não chegou ao poder demonstrar ou exibir A Secretaria dabrasileira Saúde de providências ao rede 96,5% população Brasil, por sua vez, responsáveis Canoas, nocom entanto, vaiCenno nicípios em específico emConvênio liquidez e reincidência acordo a0,4. Prefeitura, xa, pois quando se consegue noutopia... período de manodoze dificuldade na política nāo cesse o problema, vamos não possuir viaturas disponíveis. de mesmos 5.243 cidades ondevoltaram habitam impostos. Osdomunicípios, e Dgrave, quando for de 0,0 aPsicossocial. em todos quesitos, umperigosa, pouco da Hoje a gente aO legalidade doos nº trosDede Atenção mantenedora Hospital Nossa Contrato nº 64/2013 e orepasCon-emitinerante com cinco pontos na car- nacional Durante o programa “Timenão viveu a corrupção”, enfatizou bra mediante arrancada secretário do Meio Ame os rachas continuaram, baseadas nas informações por administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera que se encontravam em que 96,5% foilocal realizar a vacina nas ações integradas, particieliminar a concentração em visão de chegada, e que, contato com a assessoria com o desabastecimento e só quem não chegou ao poder meses. Já o artigo 174 trata da multar também os proprietários Canoas está trabalhanFomos informados também da população doafrontam Brasil, que por Senhora sua vez, das são Graças responsáveis Canoas, no entanto, vai no e embiente específico liquidez e só pensa em cargos”. Durante 6/2014. Na em ocasião, procuO Contrato nº 64/2013, firmado (HNSG), vênio nº 6/2014, teira, com decom R$da 195,23 Aque Prefeitura afirma que tem criticando dirigentes dafrenagem sigla na a line” rádio Gaúcha, na terçaexplicou nota oenviada brusca, derrapagem ou assim como ocidade som queaspor um sadas por cada àalto, secretaria do é arrecadado. secontrafluxo gaúchas emulta ficou a Guarda posição 36,2% eobservou 30,1%,em respectivamente, pam representantes ponto, se transfere para viveu adacorrupção”, enfatizou dos estabelecimentos e encadecom competição não aorientações polícia pouco poderia fazer baseadas nas informações repasadministrar cerca deQuando 25% das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera processo de liberação pela Pentavalente no seu bebê TCU rador quequais essa é não a promoção entrevista, Jairo concordou com portanto, não adiantaria da retenção Secretaria de Saúde do das vacinas Pentavalencom a Associação Beneficente afronta asela disposições do art. da Corte contidas do junto as demais do veículo. realizado ações integradas para aplaudiram o ex-tesoureiro preso feira, 23, o prefeito falava sobre ao jornal O Timoneiro são com deslizamento ou arrastamenficou ainda mais intenso. Condo Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua Municipal, Brigada Militar,36,2% outro local. De acordo com dirigentes da sigla na minhar os casos aocriticando relação ao 3.239/2013 som alto e que sódo que autorizada (ouLava-Jato participação como sadasem por cada cidade à secretaria é arrecadado. Quando se ogaúchas e ficou (ABC), com a posição e 30,1%, respectivamente, Aposições redação entrou em contato quarta ação dereincidentes improbidade defendidas por Lula e de Canoas 25 da Lei nº atos, 8.666/1993; afronta nos Acórdãos - TCU coibir esses mas admite na operação João VacAgência Nacional de Vi- de dois no asMinistério próximas etapas para coibirem aaplaudiram asas declarações ex-presidente a Brigada Militar, que procurar outra município de cidades Caoas, que que previne doenças to de pneus. O GGI tem se reunido Levando em posto conta cinco in-trata setor público, ounidade governo federal abrange 497 eestabelece 2.309 noote, liquidez edechega aos 0,7877 cidades vitimadas pelo Polícia Civil, fiscais de Trânsecretário de oDutra ex-tesoureiro preso Público". a- meses, Secretaria Municipal do- Meio condutor), eaos tem asdo mesmas penado tatamos Tesouro Nacional em 2013. doodisposições total dedomunicipal investimento noSede 360º no ranking estadual que município Canoas zera sua com a Assessoria de Imprensa contra a administração de Caa contratação de pessoa jurídias do Decreto nº Olívio (PT). Em outra oporPlenário e 2.057/2016 TCU que fato problema circucari Neto, 35 anos do partido. perturbação aos moradores: "Preinformou na mesma madrugada e companheiro partidário Luiz dicadores, separados em receita é responsável por 14%,federal enquanto nacional. Atingiu um IFGF igualliquidez Gasto com Pessoal. com osELava-Jato proprietários deVacpostos sito e da secretaria Municipal gurança e Cidadania, Ranolfo na operação João gilância Sanitária (Anvi- de saúde O secretário destaca que o situado na MaQuem é Ambiente poderia tomar provida cidade para fazer, soconfirmou a informação. como tétano, difteria, Levando em conta cinco insetor público, o governo abrange 497 cidades e 2.309 no e chega aos 0,7877 em lidades. o mesmo caso trata o desabastecimento para dotunidade, TCU para saber maiscriticou detanoas. São elas: terceirização caaspara prestação de 34%. serviços tendemos 3.100/1999, art.dificulta 23, na redação - Plenário. Olívio também lar pelaJunior, cidade umain- do O levantamento da Federação própria, gasto com pessoal, cidades ficam com a 0,4833, por pouco classificada realizar novas ações de que não iria coibir a festa clanInácio Lula da Silva, que criticou para buscar uma solução que terMeio Ambiente (SMMA). A Vieira as intervenções cari Neto, aos 35 anos do partido. posto referido, do Igara, e mais dências em relação à autuação, dicadores, separados emSreceita é- responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual Gasto com Pessoal. artigo 175 utilizar-se de veículo lhes sobre o processo. Segundo do Sistema de Tele agendasa), para então passarem rechal de saúde ao Sistema Único dada pelo Decreto nº 7.568, de O p r o g r a m a A LVA R Rondon, bairro a organização. “O PT caiu na vala coqueluche, Haemophilus mente particular. Este era Em nota, a Secretaria reresponsável? solução. “A situação é completencionar o Ministério locais e, com caso das Indústrias do Rio tanto de Janeiro vestimentos, liquidez e custo de O índicemunicipal é classificado porfiscalização como C. nesses Nos requisitos, atindestina naquele momento, por próprio “o retorno PTmanoperdeu mine com"não apartido. prática.O da explica contínuas para inibir esses cinco postos já se reuniram a para multa ou interdição do serão demonstrar ou exibir oocomum órgão, houveram novos mento (processo nº 5014216dequatro (SUS), o nāo 2011, nº 9.637/1998, nº dministração SAMU, por meio dodisponíveis. Contrato dos partidos”, disse. Jairo De acordo com a incluindo Prefeitura, poisLei quando se(Gabinete consegue problema, vamos não possuir viaturas (Firjan), publicado empneus 18 dexa, vida, 95 prefeituras do Lei Estado letras de A ahavia D. Segundo giucesse 0,5339 em Receita Própria, por testes de qualidade Niterói, onde, de acordo umperigosa, poucoregularização damediante utopia... Hoje a acórgente influenza eo Hepatite B, e a bra o nº caso de diversos pais, petiu oSaúde texto que já operação Balada Segura também que se os veículos estiverem encontros. O GGI de para o SMMA para receber orientações posto quanto da loja de arrancada desdobramentos após o 42.2014.404.7112); terceirigerenciamento assistencial, 13.019/2014, além do enten229/2011, é outro ponto citado ações integradas, afirmou quecargos”. o de aplaudiu. “Eu ao aentre concentração eme13nas multar também os proprietários informados também quesuaeliminar junho deste ano, aponta em ficaram asCanoas 500 melhores, a classificação, aposto, letraparticiA,o éestaquan0,7877 em Gastos com Pessoal, dentro da área do só pensa em Durante Gestão Integrada) está atento será uma forma desestimular nesse sentido, mas não houve ao lado, onde os veículos ficam pelo Instituto Nacional de com a Fomos mãe, lhe foi inforvacina DTP, que protege mães e tutores de sido publicado em novemdão, que apenas deu ciência ao zação de 4 UPAs (processo n° brusca, derrapagem ou frenagem mais rápido possível“. administrativo, financeiro e/ou dimento da consolidado pelos ministros. Segundo dade Guarda ponto, elaassunto, se100 transfere para aplaudi, não o critiquei”, comenestabelecimentos e no encaaestacionados polícia pouco poderia fazer terceira edição do índice deeles, ges-um delas entre asCorte melhor do país.pam dorepresentantes a cidademesmo soma 0,8 a 1,0dos 0,4931 em investimentos, 0,0000 belecimento, não sendo cuidando do que não foi entrevista, Jairo concordou com este tipo de comportamento (ranenhuma resposta efetiva sen- com e seus condutores município de algumas impro5002212-36.2015.404.7112); deslizamento ou arrastamenoperacional em equipamentos nos Acórdãos -naTCU também háao ausência Brigada Militar, local. éDea352/2016 acordo com o Municipal, tou sobre Olívio. Questionado minhar os casosa epoluição reincidentes ao chas em relação som alto e estudos que só outro tão fiscal (IFGF) osdemunicípios Gramado primeira lista no IFGF. Classifica-se como B, em Liquidez 0,7497 em Custo quem origina o som em volume abandonado”. as posições defendidas por Lula e e som alto)”. tido de conter sonora. causam o barulho. priedades." ausência de licitação e licide atenção à saúde no Município Plenário e 2.057/2016 TCU to de pneus. O GGI tem se reunido que demonstrem a vantagem da Polícia Civil, fiscais de Trânsecretário municipal de Sesobre Dutra qual seria partido mais séa Secretaria Municipal do Meio gaúchos como as gestões mais regional e a terceira na nacional. quando alcança a média de 0,6 aMinistério de Vida.Público". Olívio (PT).o Em outra oporde postos sito0,8. e da secretaria Municipal e Cidadania, Ranolfo secretário destaca que o com Ambiente poderia do tomar provirioos do proprietários país, titubeou. “Aqui não é bem-avaliadas país. O le-gurança O Brasil arrecada aproximaA letra C classifica a cidade a O0,4833, Mesmo que o estado apresentunidade, Olívio também criticou O levantamento da Federação própria, gasto com pessoal, inas cidades ficam com 34%. por pouco classificada para buscar uma solução que terMeio Ambiente (SMMA). A posto Junior, as intervenções referido, do superior Igara, e àmais dências em relação à autuação, Vieira de miss honesta. vantamento apurou damente R$ liquidez 400 bilhões por anodo que a 0,6 na média te desempenho médiaGabriel Ditelles aconcurso organização. “O PT caiu naTemos vala das Indústrias do Rioinformações de Janeiro vestimentos, e custo O atinge índicede é 0,4 classificado por cinco como C. Nos requisitos, com a prática.O retorno da municipal explica contínuas para inibir essesde dministração postos já setodos reuniram comatina mine multa ou interdição tanto do serão dificuldade na política brasileira de 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em os quesitos, comum dos partidos”, disse. Jairo (Firjan), publicado empneus 18 de encontros. vida, 95 O prefeituras do Estado quatro letras de A a estiverem D. Segundo SMMA giu 0,5339 em Receita Própria, operação Balada Segura também se os veículos GGI (Gabinete de que para receber orientações posto quanto da loja de e só quem não chegou ao“Eu poder 96,5% da população do Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e afirmou que o aplaudiu. o ano,veículos aponta em sua Gestão ficaramIntegrada) entre as 500 melhores, a classificação, letra A,o éestaquan- nesse 0,7877 em Gastos Pessoal, seránãouma da área doaposto, está atento e13 dentro forma de desestimular sentido, mas com não houve aojunho lado,deste onde ficam viveu a corrupção”, enfatizou baseadas nasosinformações repaspor administrar cerca de foi 25%belecimento, contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde superaeste aplaudi, não o critiquei”, comenterceira edição do índice de gesdelas entre as 100 melhor do país. do a cidade soma de 0,8 a 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 mesmo não sendo cuidando do assunto, que não tipo de comportamento (ranenhuma resposta efetiva no senestacionados e seus condutores criticando dirigentes da sigla na sadas por (IFGF) cada cidade à secretariaabandonado”. do que é arrecadado. gaúchas eClassifica-se ficou acomo posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, tou Olívio. Questionado tão fiscal os municípios Gramado é a primeiraQuando na listasequem no IFGF. B, tido em 0,7497 em Custo chas origina o somcom em volume esobre som alto)”. deLiquidez conter a epoluição sonora. causam o barulho. aplaudiram o ex-tesoureiro do Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua sobre qual seria o partido maispreso ségaúchos como as gestões mais regional e a terceira na nacional. quando alcança a média de 0,6 a de Vida. nado operação Lava-Jato Joãonão VacLevando em conta cinco insetor público, o governo federal abrange 497 cidades e 2.309 no liquidez e chega aos 0,7877 em rio país, titubeou. “Aqui é bem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada aproxima- 0,8. A letra C classifica a cidade Mesmo que o estado apresen- cari Neto, aos 35 anos do partido. dicadores, separados em receita é responsável por 14%, nacional. igual Alegre. com Quem estiver em Cafeira de troca de livros e R$Já400 para osenquanto adultos, a proO Pessoal. vantamento apurou informações damente bilhões por ano que atinge Atingiu deval 0,4 Porto aum 0,6IFGF na Verão média teGasto desempenho superior à média concurso de miss honesta. Temos de 5.243toda cidades onde habitam pode em impostos. Os municípios, D quando for de 0,0 a 0,4.Sesc nacional noas neste primeiro mês comunidade gramação traz o eshow Cineclube Canoas,em todos os quesitos, dificuldade na política brasileira 96,5% da população do Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e e só quem não chegou ao poder de 2020 poderá contar trocando O Fabuloso de das já grandes em seu segundo baseadasparticipar nas informações repas- obras por administrar cerca de Concerto 25% contrafluxo cidades gasto ano, com pessoal, onde supera não viveu a corrupção”, enfatizou com uma programação em bom estado Amélie Poulain, composto apresentará em 2020 sadas porusadas cada cidade à secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2%uma e 30,1%, respectivamente, criticando dirigentes da sigla na do Tesouro em 2013. trata do total de investimento no dedo 360º estadual queespecial o município variada de cultura. A agendeNacional conservação por outras com a trilha sonora fil-no ranking programação de de Canoas zera sua aplaudiram o ex-tesoureiro preso Levando em conta cinco in- setor público, o governo federal abrange 497 cidades e 2.309 no liquidez e chega aos 0,7877 em na operação Lava-Jato João Vacda do Sesc Canoas tem que ainda não tenha élido. mepor O 14%, Fabuloso Destino de Atingiu títulos nacionais, no mês cari Neto, aos 35 anos do partido. dicadores, separados em receita responsável enquanto nacional. um IFGF igual eGasto com Pessoal.

"Só quem "Só nãoquem chegou chegou Vacina passou por um período de indisponibilidade devido a um desvio de qualidade não ao poder aonão poder viveu a "Só quem não viveu a "Só quem corrupção" não chegou corrupção" não ao chegou poder aonão poder viveu a não viveu a corrupção" corrupção" Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking "Só quem Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking não chegou ao poder Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking "Só nãoquem viveu a Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking não chegou corrupção" ao poder não viveu a corrupção"

ÍNDICEFIRJAN FIRJAN ÍNDICE Gestão fiscal de Canoas Gestão fiscal de Canoas ÍNDICEFIRJAN FIRJAN ÍNDICE entre as piores do Estado

entre as piores do Estado Gestão fiscal de Canoas Gestão fiscal de Canoas entreas aspiores pioresdo doEstado Estado entre ÍNDICE FIRJAN

Gestão fiscal de Canoas ÍNDICE FIRJAN

entre as piores do Estado Gestão fiscal de Canoas entre as piores do Estado Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking

Filmes e literatura, teatro e música marcam a programação de janeiro do Sesc Canoas

agenda de atrações tanto para crianças quanto para adultos aproveitarem o período de férias. Segue até 31 de janeiro na biblioteca da unidade uma

As crianças terão como atrações três sessões do CineKids e duas mediações de histórias, com leitura, bate-papo e produção de desenhos.

Amélie Poulain, e os espetáculos Frida Kahlo, à Revolução e Tedy – O amor não é para amadores, que integram a programação da 21ª edição do Festi-

de janeiro tem abertura com a exibição do filme Era o Hotel Cambridge. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (51)

3464-6909, no site www. sesc-rs.com.br/canoas e na página www.facebook. com/sesccanoas.


6

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

80 ANOS Parabenizamos Canoas pelos seus 80 anos de Instalação Política!

Sindicato dos Empregados Sindicato dos Empregados do Comércio de Canoas

Carla Amaral

do Comércio de Canoas

Sindicato Sindicato dos Empregados dos Empregados do Comércio do Comércio de Canoas de Canoas

Rua Gonçalves Dias, 67, sala 401 Fones 3032.0903 Fone/ Fax 3472.3789 imprensa@sindilojascanoas.com.br

SOMOS PARCEIROS NESSA AÇÃO

Rua Domingos Martins, 371

3031.1270


Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

A PEDIDO

PRÉDIO DA 2ª COMPANHIA DA BM – PROMESSA DE CAMPANHA O Prefeito Busato, a pedido do Vereador Juares Hoy e dos comerciantes, incluiu em seu plano de governo a construção do novo Prédio da 2ª CIA do 15º Batalhão de Policia Militar na Rua Júlio de Castilhos.

VIADUTO RIO BRANCO/NITERÓI Uma grande luta do Vereador junto ao DNIT que primeiramente não demonstrou interesse em recuperar o asfalto do viaduto que faz transposição dos bairros Niterói e Rio Branco, porém, com o envolvimento do Vereador e com as ações propostas por ele, o DNIT se viu obrigado a atender o pedido e finalmente reformou o viaduto. Uma grande conquista para a nossa CIDADE.

PASSARELA BR-116 O vereador Juares Hoy há anos lutava pela reforma da Passarela de Madeira que ficava em frente ao Conjunto Comercial de Canoas ou pela Construção de uma nova passarela. O Vereador chegou a ir até a Câmara Federal, em Brasília, para reivindicar a demanda e finalmente conseguiu. Há pouco tempo foi inaugurada a nova passarela onde pedimos a instalação de CÂMERAS DE MONITORAMENTO com intuito de dar segurança ao usuário e que serão instaladas em breve.

DEVOLUÇÃO DE 4,5 MILHÕES AO EXECUTIVO O presidente da Câmara, vereador Juares Hoy, entregou ao prefeito Luiz Carlos Busato o resumo financeiro da execução orçamentária de 2017. O parlamentar efetuou a devolução de R$4,5 milhões aos cofres da Prefeitura, fruto da política de economia realizada ao longo do ano pelo Legislativo.

AUDIÊNCIA PÚBLICA O Vereador Juares Hoy promoveu Audiência Pública para tratar sobre a Atuação do Registro De Imóveis no Município de Canoas. Temas como a desburocratização dos processos e taxas abusivas foram debatidos.

COHAFA No dia 13/01/2017 a assessoria do Vereador Juares Hoy participou de reunião entre o Secretário Adalberto Schen, a Presidente da COHAFA, Sra. Marlene Tamagno, e a comissão de moradores, onde trataram da canalização da vala existente dentro do conjunto habitacional. Em 28/05/2017, reunião com a CORSAN para Instalação da Rede de água no Loteamento. Colocação de britas e melhorias na Rua Augusto Pestana - COHAFA.

UNIFORMES DAS ESCOLAS SÃO MATHEUS E SANTA CRUZ Vereador Juares Hoy - PTB, participou da entrega dos uniformes das Escolas Conveniadas São Matheus e Santa Cruz no Bairro Mathias Velho. Na ocasião o Prefeito Busato fez questão de dizer a comunidade presente que a entrega dos uniformes as escolas foram para atender um pedido do Vereador Juares Hoy, que a mais de 2 anos lutava para que os alunos destas escolas fossem contemplados com o uniforme, para trazer mais segurança, igualdade social e econômica as famílias.

7


8

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

Geral

Novos conselheiros tutelares assumem na sexta-feira, 10 Posse aconteceu na última terça-feira, 7, no Auxiliadora Os 20 novos conselheiros tutelares canoenses assumem o cargo a partir de hoje no município, e na última terça-feira tomaram posse em cerimônia realizada no colégio Maria Auxiliadora. Os conselheiros passaram por três fases eliminatórias antes da votação: as inscrições, a avaliação psicológica e uma prova de conhecimentos. No pleito, realizado em outubro, foi escolhido 20 membros titulares e 20 suplentes. Os empossados irão trabalhar nas quatro microrregiões do Conselho Tutelar de Canoas. São elas: Sudoeste (Rio Branco), Sudeste (Niterói), Nordeste (Guajuviras) e Noroeste (Mathias Velho). A função dos conselheiros e conselheiras é garantir a proteção de crianças e

adolescentes que tenham seus direitos violados, garantindo a efetivação de direitos e proteção, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A conselheira Carla

Conselheiros empossados: a) Rogério da Silva Ambieda b) Sônia Mara Souza Bittencourt do Canto c) Daiane Almeida Machado d) Rogério Bahi Behn e) Carlos Fernando de Almeida Thober f) Apparicio Lafayete Izidro de Lima g) Luciana Medina dos Santos h) Daniel Silveira Cardoso i) Simone do Prado Kober de Vargas

Prefeitura unifica cartões Canoas Saúde e SUS Os usuários dos serviços de saúde em Canoas devem ficar atentos. A partir deste mês, os cartões Canoas Saúde e SUS (Sistema Único de Saúde) serão unificados. Deste modo, seguirá vigente apenas o Cartão Nacional de Saúde (CNS), o mesmo Cartão SUS já utilizado em todo território nacional. Com a mudança, o Cartão Canoas Saúde deixa de ser emitido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Assim, o acesso aos serviços municipais de saúde deverá ser realizado somente com o número do Cartão SUS.

Mais facilidade para emissão do documento

A unificação dos dois cartões tornará mais acessível o processo de emissão do documento, até então confeccionado apenas pela Unidade Praça do Avião. O Cartão SUS e a atualização cadastral poderão ser feitas também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Clínicas de Saúde da Família de referência para os usuários.

Amaral falou da responsabilidade do cargo. “Que nós possamos juntos, todos os conselheiros, com competência e sabedoria, realmente fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes de Canoas, eu

OPINIÃO

Novos tratamentos contra o câncer da pele Ramon Andrade de Mello,

Médico oncologista e professor da disciplina de oncologia clínica

tenho a certeza que vamos fazer um grande mandato. Eu, Carla, particularmente, estou muito feliz e orgulhosa de fazer parte desse colegiado, quero dar o meu melhor na função que irei assumir”. Pablo Reis

j) Dilvio de Oliveira Ramos k) Larissa dos Santos l) Fabiane Scherer m) Carla Iracema Amaral n) Karla Custódio Silva da Cunha o) Alcindo Rodrigues Pereira p) Elisângela Siqueira de Oliveira q) Flavia da Silva Gonçalves r) Mariana Bonatto s) Carmen Regina Silva Nunes t) Jaqueline Andrigo da Silva

Veja as unidades que já estão emitindo o Cartão SUS: Quadrante Nordeste – Clínica de Saúde Guajuviras – Clínica de Saúde Estância Velha – UBS Igara – UBS Santa Isabel Quadrante Noroeste – UBS Harmonia Quadrante Sudeste – UBS Concoban – UBS Fernandes – UBS Niterói – UBS Nova Niterói Quadrante Sudoeste – UBS Central Park – UBS Prata – UBS Mato Grande – UBS Rio Branco Os usuários de unidades não listadas devem procurar o Posto do Avião para emitir novo Cartão SUS e realizar atualização cadastral.

Os novos tratamentos para combater o câncer da pele começam a chegar ao Brasil, aumentando as expectativas de melhoria da qualidade de vida de milhares de pacientes. Os dados apontam que a doença tem maior frequência entre os homens – mais de 85 mil casos no biênio 2016/2017 – do que mulheres – mais de 80 mil pacientes no mesmo período. A estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) para o biênio 2018/2019 foi de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. O crescimento da doença entre o público masculino ainda é um sinal de resistência à tomada de algumas precauções, como o uso constante do protetor solar e outras barreiras físicas. Influencia ainda o aumento do número de novos casos entre os homens uma preocupação menor com a própria saúde, resultando na demora para consultar um especialista para o tratamento do tumor. Por isso, temos uma doença que facilmente poderia ser diagnosticada ainda no início, mas encontra hoje cerca de 15% dos pacientes com melanoma em fase de metástase, um etapa com maiores dificuldades de respostas aos tratamentos, desde os convencionais até as novas medicações que já encontramos no mercado. O diagnóstico precoce continua trazendo maiores chances de cura do tumor e, eventualmente, até mesmo reduzindo as possibilidades de uma intervenção cirúrgica. Os novos tratamentos também conseguem melhores respostas em fases iniciais da doença. A imunoterapia e as terapias-alvo vêm alcançando resultados positivos na cura dos pacientes com o tumor. Com elas, o paciente passa a ser tratado com medicamentos que inibem a multiplicação das células cancerígenas atuando especificamente nos seus receptores. Os novos remédios contribuem também para ativar o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater o tumor. As novas terapias têm, inclusive, possibilitado a substituição dos tratamentos tradicionais de quimioterapia, que não conseguem atuar de forma tão específica nas células, impactando tanto nas cancerígenas como nas saudáveis. Portanto, a imunoterapia e as terapias-alvo trazem reações menores e são muito melhores toleradas pelos pacientes. Mesmo nas fases mais avançadas, o profissional pode indicar a cirurgia seguida de terapias-alvo ou imunoterapia, dependendo do diagnóstico da pessoa. Esses novos tratamentos já são aplicados ao redor do mundo com indicadores cada vez mais positivos de melhora da qualidade de vida dos pacientes. Inclusive, alguns testes genéticos no tumor do paciente ajudam ao médico decidir qual o tratamento mais específico em cada caso. Apesar dos grandes avanços da ciência na busca de novas alternativas no tratamento do câncer de pele, a prevenção ainda é o melhor caminho para reduzir a incidência da doença. A população vem aos poucos adotando hábitos mais saudáveis. Os registros do câncer da pele não melanoma tiveram redução de 10 mil casos nos últimos biênios. Mas precisamos continuar vigilantes principalmente em um país onde a população passa um longo período de exposição ao sol. A campanha Dezembro Laranja vem reforçar nossos cuidados para evitar o câncer da pele. Atitudes simples do dia a dia podem fazer uma grande diferença ao longo dos anos. O uso constante de protetor solar e barreiras físicas – chapéus, camisas de manga comprida, óculos de sol, entre outros – tem papel essencial na proteção da pele dos efeitos da radiação UV, prevenindo os tumores cutâneos. A nossa pele merece todo esse cuidado.


MAIO O arquiteto Luiz Gerchman, já falecido, serviu por No dia 12 de maio de 1934, o cidade general José Antônio muitos anos à memória Prefeitura de da Canoas, Flores da Cunha, que governou o RS,a partir eleito de pela1964. AsDestacou-se por sua disposição ao trabalho pesado, sembleia Legislativa até 1937, esteve em Canoas por Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020 9 junto atempo, subordinados. EmLeopoldo nosso caderno especial, da breve indo a São para inaugurar "a O casal Filomene Nienow Meiediçãodecom que comemoramos nossos anos de funfaixa cimento” da ligação com Porto18 Alegre, depois memória da cidade completada pela avenida Vitor Barreto, construída pela dação, Gerchman nosso passado de e projetou rellesinterpretou - Nemézio Miranda comunidade Foi armado umbolero?), coreto na praça nosso futuro:canoense. Meirelles dançando (um São“Quem Luiz (nome depois trocado para Praça da Bandeira), viu em 1972, primeira página durante umanafesta na cidade. EladaterFolha Nº 753Ano III O casal Filomene Nienow Meide onde o general proferiu seu discurso, após sido da Tarde,pelo umaviveu foto de de1913 um trem ligando Porto a 2012, após Canoas dedicar relles Nemézio saudado professor Thiago Matheus Würth, àdiretor INFORMATIVOMiranda de Alegre, declarava erae àum sonho e hoje a realidade do Instituto Pestalozzi pela menina Ivone Endres, a vidaquetoda assistência social. Meirelles dançando (um bolero?), aí está.do A própria alteração do centro urbano nestes dez aluna "Grupo Escolar" que finalizou sua oração Ele viveu de 1913 a 2011, dedidurante uma festa na cidade. Ela anos com Calçadão, éà política, impossível de ser freada”. O implorando ao "Deus de bondadeaoe esporte, misericórdia" pela Associaçãoviveu dos Servidores de 1913Municipais a 2012, após dedicar cando-se ao de Canoas - Fundada em 12/06/62 felicidade "de nosso digníssimo interventor". 0 general secretário dos Transportes também previa a criação de a vidafirmo@asmc.com.br toda à assistência social. jornalismo edeà literatura. agradeceu a homenagem suas “patrícias e patrícios" centros comerciais secundários, ao redor das estações www.asmc.com.br / (51) Ele viveu de3472.1866 1913 a 2011, dedisalientando bem pouco teria feito "por este belo do Trensurb,que trazendo vantagens às populações dos cando-se à política, ao esporte, ao recanto do Riode Grande", masanos prometeu ter suamorrido atenção após ser afetado pela doença Criança cinco teria bairros, que não mais precisarão se deslocar ao centro Firmo Farias dos Santos, jornalismo e à literatura. presidente "voltada para este já hoje subúrbio de Porto Alegre, para consultas médicas, compras, lazer, etc. Contribui onde vive uma população laboriosa, orientada por sende eapePois o ocorrido é do emergência, após realizar paraUm isto,menino o transporte, cada dia mais oneroso não em relaMTG timentos que elevam alevantam". Em respeito à família, nas cinco anos, aluno da jeito que eles esclarecem. ção(Este ao salário. “Outro pontoinclusive de interrogação, salienta fato está contido, com fotos, no lº exames, foi diagnosticado não divulgaremos detaFugindo do assunto, Informativo, passo para um asEMEI Vó apreNasem segunda ele foi medi- Meningite Viral”. No texto, lhes sobre a identificação volume daEdith, obra "Canpo - Anatomia de uma Cidade", sunto importantíssimo no meio cultural do Rio Grande Gerchman, para após o futuro será, dúvida, a pressa sentar dores de cabeça e a escola afirma estar secado e apenas mandado do Sul, do Brasil e hoje, do mundo, o Movimento Tradide Antônio Jesus Pfeil). da mesma, mas sim, a para a ocupação do 2º Distrito, devido sua proximidade cionalista Gaúcho, já radicado no Japão, na China, nos febre, foi encaminhado para casa do jeito que che- guindo todos os protocolos esclarecer os fatos. com o Pólo Petroquímico, facilidade de acesso a ter Estados Unidos e por aí a fora. Esse mesmo Movimenpara o hospital de Pronto gou muito mal, com febre de orientação da SecretaA criança foi levada to, promove o maior festival amador do mundo que é proporcionalmente suas terras baratas”. Como pontos Atendimento nesta se- vomitando com diarreia. ria de Saúde – Setor memória dadecidade ao Pronto Atendimento o ENART - Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, que positivos, numera o crescimento de umapara consciência gunda-feira, 6, e, segundo Vigilância Epidemiológica. Mandaram casa de na manhã de terça-feiocorre em novembro na cidade de Santa Cruz, mas o ques e dirigentes do Boainteresse Vista Futebol Plano Clube,Diretor, que não ecológica e um informações da Maçonaria Prefeiturapelovolta!!! Com a repercussão dos ra, onde chegou ao local Na terça levaram assunto principal, é que pela primeira vez em 72 anos do m pé, dadeve esquerda para direita: técnico 1961 divulgou sem sinais vitais. Todos os Movimento Tradicionalista, uma mulher vai ser a presiMunicipal, jáachegou lá a Prefeitura para o posto de voltadefene veio fatos,ANO ocorrer somente através de Pitel, técnicos e sim dente, ocorre amanhã, 68º Congresso Maria, Manoel, Vanderlei Dorneles (destaque No gramado do Fiateci, em Porto Alegre, craques e dirigentes do Boa Vista oFutebol Clube, Tradicionalista sem vida. A versão de faum comunicado na sua a óbito!!! Ficamos sem ele protocolos de atendimento dido pela população. Gaúcho na cidade de Lajeado, onde ocorrerá a eleição, miliares é de que ele Luiz, deu Norberto, na internet nesta aforam mais a justiça vai mostrar página rdem: Júlio, Oscar, Roberão, fundado para defender vila Rio Branco.constaEm pé, da esquerda para aGilda direita: técnico Pitel,Wink, disputarão realizados, e as candidatas Galeazzi e Elenir entrada no posto na sea verdade!!!” (SIC). quarta-feira, 8 de janeiro. tandomadrinha o óbito. Edi, Maria, Manoel, no votoVanderlei secreto, oDorneles posto de (destaque presidente executivo. GilJuca, João Luiz, Beto, Jaci, ivo do fotógrafo Toninho Silva). gunda, foilivro liberado e teria A escola onde a criança “A de Secretaria da Galeazzi foi Coordenadora Regional por 08 anos na As causas do falecimenEm seu “Grau do Aprendiz e seus mistérios”, equipe) eMuniciRoni. Agachados, na mesma ordem: Júlio, Oscar, Tradicionalista, Roberão, Luiz,Passo Norberto, 7ª. Região Fundo e Elenir Wink, radicionalista Maçonaria retornado na terça-feira, estudava postou uma nota, pal da Saúde esclarece: to estão sendo Jorge Adoum afirma que ser maçom é ser iluminado, massagista Frederico, Beto e Lori. (Doinvestigaarquivo do fotógrafo Toninho Silva). oriunda de Panambi, foi vice-presidente Administrativo vindo a óbito. na qual fez um alerta para Circulam em redes sociais, das, e, para isso, foi feita seguidor do caminho da Verdade e da Virtude, “fazendo do MTG no ano de 2018. Tive o prazer de trabalhar com caso de tem gerado que e responsáveis Agenda tradicionalista ocorrência policial, delasOcarne sua carne,insangue depais seu sangue, vida de suposições equivocadas uma a Elenir Wink, ela como vice-presidente Administrativo e dignação entre os moraficassem para os sobre possíveis fatores que a fim de que a perícia seja Finanças e eu como presidente da Junta Fiscal. Neste sua vida”. Iluminado é quem recebeu luzatentos ou iluminação; dores. Uma deles entrou sintomas, pois, deconheacor- ocasionaram o óbito de realizada, o que está em ano, a minha previsão era de pendurar as chuteiras no que atingiu perfeição espiritual, o verdadeiro Emcontato certo degrau da escada que devemos vencer, uma criança nesta sema- andamento. tradicionalismo e descansar, mas, recebi o convite da em com a nossa do com o relato divulgacimento. Quem alcança esse patamar está habilitado a pedimos que a Grande Luz nos mostre o caminho reto, Gilda Galeazzi para formar a chapa dela e concorrer pela redação denunciando dedo numa rede social, “na na, no município. radicionalista Em redes sociais circula conhecer a Verdade, que nos tornará livres conforme São 9ª. vez à presidência da Junta Fiscal. Estou como memque é cap. trilhado pelos são reservados, sencontro informaa informação INCORJoão, 8, de vers. 32.que Porém, a liberdadeconstantes está condi-e bro do Conselho Diretor desde 2010, folgando somenAgenda tradicionalista trabalhadores. divulgação ções e pelo um possível RETA, de que a causa da dever desurto praticar a Verdade. te no ano de 2014. Nunca perdi uma eleição no MTG, colegas de trabalho. Foram 18 anos dePraticando-a, aprendiopes* cionada daAdoença no município, vamos ver como fica dessa vez, são duas candidatas morte esteja relacionada reserva, discrição, prepara a manutenção estaremos transformando o mundo. zado e exemplos que nos serão muitopara úteis para o muito fortes e a que vencer, vai18 seranos por poucos votos de colegas de trabalho. Foram de aprendiOlegar Lopes* alegando que a Prefeitura a meningite. Não foram Mas,deo que auma Verdade, a mesma quedaJesus Cristo segredo, queééque garantia da pureza, integridade tempo vida me resta. evis- do diferença, e o resultado será sómuito na próxima sexta-feira, constatados sintomas de estaria “abafando o caso”. zado e exemplos que serão úteis para o testemunhar? Ele mesmo, Cristo, disse queinte“A de nossos sinais, costumes e palavras quenão só somos a nós pois a eleição ocorrerá nesse sábado dia 10. Temos que ter consciência de que ente veio que o paciente estivesse Nas redes sociais diversas tempo de vida que me resta. O escritor Rubem Alves declarou em entrevisVerdade vem do céu”,códigos daí serinteressam obvia a impossibilidade Nesse meu tempo como Conselheiro, passaram por ressam; como certos a outros. eternos e sequemanifestaram nãosegura, vamosassim levarcomo nada apara a eter-“Em ncia de com meningite. Apenas o pessoas uma definição duplicação de Temos que ter consciência de que nãoErival somos ta a um jornal que essa moda do politicamente mim os presidentes Oscar Fernande Gress, Bermuitas lojas alemãs, chave de marfim faziaruins parte da nidade, vamos simuma deixar muitas coisas, ados nosso laudo da com perícia poderá eternos mostrando preocupação tolini, Manoelito Carlos Savaris e Nairioli Antunes Calledever de persegui-la, sempre submetendo nossas e que não vamos levar nada para a etercorreto não lhe agrada. No caso, referência pesquisas. opes* indumentária maçônica de cada irmão, para lembrar-lhe garo, se vamos a Gilda vencer, passarei pelo quinto presidente. ou boas, depende do fizemos durante nossa os a conclusões identificar causas do nidade, e indignação pelo descaso à Moral e àque Razão. sim deixar muitas coisas, ruins à idade das pessoas, cujos termos as considerados Já o tema para a Semana Farroupilha A Junta Fiscal concorre em chapa separada, mas em pesquisas. Olegar Lopes* etambém, ocultar em coração os 2017 falecimento. vida. Porencerrar esse motivo procurei no trabalho -é lhor que noAdevia atendimento no posto Virtude pode, ser seu definida como asegredos “dispoou boas, depende do que fizemos durante nossa politicamente corretos quando nos referimos a conjunto com o Conselho Diretor, se um vence todos noente de sição “Farroupilhas, idealistas, eDicionário fazeJá oPor tema para a Semana Farroupilha 2017 As Unidades Saúde vida. da Maçonaria”. Aslan, no- seu Grande de saúde local(Nicola ao qual aorevolucionários constante de praticar bem eser evitar o mal”. Temos onde mostramos quem somos ético, honesto esse procurei no Os trabalho - éna pessoas de uma certa idade são idoso,demelhor vencem, se um motivo perder, todos perdem. eleitores, Os dois temas para serem trabalhados no ano de ados do Município estão em “Farroupilhas, idealistas, revolucionários e fazecriança foi levada. dores de história”, vai nortear palestras e o desfile virtudes cardeais (Temperança, Fortaleza, Prudência e de Maçonaria e Simbologia, vol. IV). maioria, são os patrões CTG’s ou ético, seus representane de bom coração. nten- Enciclopédico mostramos quem dos somos - ser honesto idade ou terceira idade. A moda do politicamente onde alerta, paraentenaten- edores Em um dos tes legais, tendo que em palestras dia com sua A Coragem e auma Sabedoria ocupavam os lugares 2017 pelas entidades tradicionalistas aprovados m, por de Justiça); de história”, vaiestar nortear e o anuidade, desfile temático. Os interessados vão mormente encontrar no vasto Observe-se querelatos, manter segredo, campo de bom coração. correto condena chamar alguémprontas de velho, sendo que existe dois tipos de votos, entidades plenas der e direcionar de forma da Fortaleza e da Prudência. E temos as Virtudes Teomulher se diz parente do durante 65º Congresso Tradicionalista, além de temático. Os interessados vão encontrar vasto , são do dendo que essa palavra seja ofensiva. Pois eu, por conhecimento, é até benéfico para os curiosos; aquilo 29ª FECARS lves, material literário a respeito do assunto. CTG’s constituídos, dois votos e entidades especiais, picorreta, quaisquer suspeilogais (Fé,“Esse Esperança Caridade). menino: meninoeque ricos em paraque serem trabalhados, são material 29ª FECARS pensar daconteúdos mesma forma pensa Rubem Alves, literário a respeito do com assunto. nada custa não tem valor... A Festa Campeira do Rio(força Grande do como Sul e sou que quetes, DTG’s escolares e outros, direito a um voto. São dois temas recomendo nãomoral) só aos tra- a tas que envolvam doença Podemos eleger asobriFortaleza eles falam... É meuque Hoje, existe em torno de 2600 Entidades filiadas A Festa Campeira do Rio Grande do no Sul prefiro que me chamem de velho. Penso que sou de fácil interpretação. São dois temas que recomendo não só aos tra-Rio (Fecars) ainda é nova, 29 anos sua primeira Ainda no mesmo degrau da escada, precisamos 47 – virtude dicionalistas, mas todos gaúchos que de uma infecciosa.” mais nosaluto!!! capacita a perseguir a Verdade, nho, hjque estamos de Grande do Sul, hoje, vemos nas redes sociais, jornais ainda é nova, 29 anos - sua primeira velho e porque antigo. o legado de 47 – (Fecars) O tema anualnão, “Resgatando dicionalistas, a todos que de ou uma edição foiuma realizada nodeano de 1988. Idealizada que constantemente. aprimorar espécie audição moral, paraquem escutar a Oito” (Sócrates). e revistas, , domas leigos, muitasgaúchos críticas do MTG para forma ou outra tenham interesse em saber edição foi realizada no ano de 1988. Idealizada Por me considerar ‘quase’ velho e sentir que 70 anos da Chama Crioula e o Grupo dos Oito” forma ou outra tenham interesse em saber quem pelo catarinense com coração gaúcho, Frontelmo ara o com o MTG e, na realidade o MTG é o único que não chamada “voz da consciência”, para nos arrependermos avid somos e de onde viemos: “não sabe para onde vai catarinense com coração gaúcho, venho perdendo as dos vitalidades essenciais para o pelo possui nenhuma culpa, pois“não quem dita para as Frontelmo leis, normas e remete à chegada restos mortais de David Machado, se tornou o maior evento do campei15, somos e de onde viemos: sabe onde vai logo de alguma falta cometida. (Sócrates). s de quem não sabe de onde veio”. regimentosse é otornou próprioopatrão, que vota nas Convenções Machado, maior evento do campeitrabalho diário, na última quarta-feira, dia 15, Canabarro a Porto Alegre no início do mês de quem ee denão sabesendo de onde veio”. e Congressos, o MTG, apenas o redator, e isso jo- rismo gaúcho. rismo gaúcho. encerrei minhas atividades profissionais que desetembro de 1947, com o recrutamento de jo- acontece até com os mais entendidos. Promovido pelo MTG, o EMPREGO evento será realio dos ABANDONO DE Promovido pelo MTG, por o evento será erealisempenhei por quase 18 anos na Associação dos para zado ”Tradicionalista que usa anatradição A Junta Fiscal é formada três usa titulares três suEDITAL DE LEILÃO dias 16, 18é aquele e 19 deMENDES março, cidade ximo vens cavaleiros pelo jovem Paixão- no Côrtes para zado ”Tradicionalista é aquele que anatradição COMÉRCIO DE 17, ARMARINHOS PADILHA LTDA, dias 16, 17, 18 e 19 de março, cidadedos Servidores Municipais de Canoas próximo plentes, e respondem unicamente na fiscalização oades do de EDITAL DE 1a. e 2a. PRAÇA E INTIMAÇÃO 2ª. VARA CÍVEL – COMARCA como seu rumo, seu norte.” Rolante, no 16.619.960/0001-74, Parque Municipalestabelecida Vitor Mateus inscrita no CNPJ: na Rua acompanhar restos mortais de Canabarro do de como seu rumo, seu norte.” movimentos financeiros, das 30 Regiões TradicionalisRolante, no Parque Municipal Vitor Mateus dia 6 de abriloscompletaria 18 anos de atividades DE CANOAS Prazo de: 20 dias. Natureza: Despejo – Falta de Pagamento: ação Teixeira, 54B, S/N LOTE 5, Guajuviras, Canoas, RS, solicita o compasede campeira do Piquete d e Laçadores aeroporto até o cemitério da Santa Casa, ação tas e pela conta do MTG. Uma coisa é certa, o MTG será Processo: 008/1.07.0012181-0 (CNJ: 0121811-97.2007.8.21.0008). ExeTeixeira, sede campeira do Piquete de Laçadores na sede social da ASMC. recimento da funcionária SENNA,DE de bem Três dirigido pela primeira vez, por uma mulher, Gilda Galeaquente: SUCESSÃO FERNANDO LEMOS,DE SUCESSÃO onsEstâncias –DE RSALFREDO RSRUTHISIMEIA – 239, KM MARIA 63. de Vou Paixão que fez surgir o Grupo dos Oito, bem para um merecido descanso com a cons- Três Estâncias – RS RS – 239, KM 63. 8029034SCHIAVON, série: 030/RS. A mesma comparece ao ADAIR JACQUES ANA MARIA ROMEROnão SCHIAVON Executado: zzi ou Elenir Wink. . Os CTPS: grato como a Primeira Ronda e a Chama Crioula. Os ciência tranquila do dever cumprido e muito grato Sandro Pugliesi e Outros. trabalho desde 07/01/2017. O Não comparecimento no prazo jds.adv@hotmail.com - olegar.tradicionalista@yahoo.com irmo para de Datas: 1a. Praçacaracterizará 23/03/2017 - 2ª. Praça 06/04/2017 Horário: 14:00conforme h. LOCAL: Tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com com a diretoria, em especial presidente interessados encontrarão umaovasto campoFirmo para 48Tradicionalista horas abandono de emprego Cel.: (51) 99113.4943 FOROTradicionalista DA COMARCA DECLT. CANOAS/RS – RUA LENINE NEQUETE, 60 2º. INFLAÇÃO ão e artigo olegar.tradicionalista@yahoo.com Farias dos Santos, conselheiros da associação e Tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com 482, letra I da Rua Anita Garibaldi, nº 235 - Centro ANDAR. Neste mês de janeiro, vence os três quadrimestres, Porto Alegre, 17 de Fevereiro de 2017. Canoas/RS CEP: 92.010-100 OBJETO:. A Exma Sra. Dra. Juiza de Direito, da 2ª. Vara Cível da Comarca

Nova Santa Rita

Possível caso de Meningite Viral gera preocupação

ASMC

A Verdade e a Virtude

Silêncio e segredo e velho, eu: 29ª Fecars

ara a Semana upilha 2017

de Canoas/RS, autoriza o Sr. José Luis Santayana, Leiloeiro Oficial Mat. 201/2004, a vender em Praça Pública na forma do Art. 686 e seguintes CPC no dia 23 de março de 2017 às 14:00 h., no Átrio do Foro Central da Cidade de Canoas/RS o bem abaixo descrito, penhorado de Simone Pugliesi, no processo de execução movido pela SUCESSÃO DE ALFREDO FERNANDO LEMOS E SUCESSÃO DE ADAIR JACQUES SCHIAVON e ANA MARIA ROMERO SCHIAVON. DESCRIÇÃO DO BEM – APARTAMENTO RESIDENCIAL, 203, do Edifício Condomínio Edifício Karine, sito na rua Emboabas, 339 na cidade de Canoas/RS, localizado no segundo pavimento ou terceiro andar , de frente, possuindo área real privativa de (82,91m2), conforme matrícula de nr. 34.172 18980R$ 250.000,00 (duzentos e RI da cidade de Canoas/RS.Cremers Valor de avaliação cinquenta mil reais) dez/2015. Comissão do leiloeiro 10% sobre o valor de arrematação, remissão adjudicação. havendo licitantes, dito bem AtendeouConvênios IPE,Não Caixa Federal, será levado a segunda praça, pela melhor oferta, desde que não seja preço Unimed, Fassem e Particulares vil, no dia 06 de abril de 2017, na mesma hora e local, ficando intimados pelo presente edital os executados, Sandro Pugliesi e Outros, caso se encontrem em lugar incerto e não sabido, ou não venham a serem localizados pelo oficial deCONSULTÓRIO: justiça. Canoas/RS, janeiro200/401 de 2017. - Canoas - F: 3466-9124 Rua127dePovos,

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

O quase velho, eu: ou a 29ª Fecars

Tema para a Semana Farroupilha 2017

com a inflação do ano de 2019, que deverá ficar na casa dos 4%, reposição que deverá ocorrer no mês de janeiro de 2020.

Dr. Ednilson S. O. VOLTA À ESCOLA Lautenschläger

A ASMC, no final do ano abriu uma linha de crédito especial de Natal, no valor de até R$ 1.000,00, para o associado fazer pequenas reformas. A adesão foi pequena, devido aos comprometimentos. Com o início Cremers 18980 das aulas, a ASMC vai autorizar um crédito de até R$ 1,000,00 para compra de livros, a partir do dia 13 de jaIPE, Caixa Federal, neiro. Quem Atende possuiConvênios crédito em aberto não poderá fazer Unimed, Fassem e Particulares outro.

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

CONSULTÓRIO: Rua 7 Povos, 200/401 - Canoas - F: 3466-9124 Canoas, 10.01.20.


10

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

Variedades

AGENDA TRADICIONALISTA

PUBLICAÇÕES LEGAIS Atas, Balanços e Convocações de Empresas.

Olegar Lopes, tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com.br

MTG, a eleição do presidente No próximo sábado, dia 11 de janeiro, será realizada a eleição que vai indicar o novo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, gestão 2020. Eleição essa que está revestida de um fato inédito: pela primeira vez na história do movimento tradicionalista duas senhoras concorrem ao cargo de presidente. Não há chapa de situação nem de oposição, pois não houve manifestação pública do atual presidente Nairo Callegaro de apoio às concorrentes. Até porque a preocupação maior do atual presidente é

com sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), eleição que será realizada no próximo mês de fevereiro. As duas concorrentes ao cargo de presidente do MTG são as senhoras Elenir Winck, natural de Cruz Alta que já ocupou o cargo de vice-presidente administrativo do MTG. A outra candidata é Gilda Galeazzi, natural de Passo Fundo, Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista por várias gestões. O que se quer é que, após a eleição, vencedora e vencida deem as mãos

para trabalhar unidas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, esquecendo a máxima usada pelos derrotados do quanto pior melhor. Em se tratando de duas senhoras espera-se, após o pleito, que vencedora e derrotada deem as mãos para o engrandecimento do movimento tradicionalista, bem como os eleitores. Cito como exemplo duas eleições de presidentes do MTG. A primeira foi realizada em Pelotas, no ano de 1993: de um lado João Francisco de Andrade, do outro lado Gerciliano Alves de Oliveira.

LITERATURA Coluna aberta

Divulgue seu trabalho literário aqui Ligue 99191-6722 ou 3472-3022

QUEREMOS VERDE Uma vez, a Prefeitura anunciou que plantaria belas árvores na cidade. Porque precisávamos de verde na nossa paisagem áride. Porque uma cidade sem árvores fica desumana, como um deserto lunar. As árvores foram plantadas, seu crescimento foi protegido por inúmeros moradores. Quando um caminhão ou um garoto mal-educado mexia nelas, um arrepio esfriava o coração e esquentava o verbo. E as árvores cresceram pronto, a Prefeitura havia alcançado seu objetivo: Mas, a Prefeitura mudou de ideia (mais uma vez) e mandou suas máquinas arrancar as árvores . O arrepio de antes foi aumentado e todos perguntaram: Mas, por que?! A Prefeitura deve ter a sua palavra de resposta, como sempre tem. Os passeios do centro precisam de mosaicos, os quais não resistem às raízes das árvores não eram da família certa, e serão trocadas por outras? Não vamos entrar em família de árvore, que “dá galho”. Preferimos adivinhar o que fará a Prefeitura, quando julgar que os mosaicos (que hoje vê maravilhosos) já não prestam mais, ou não têm a cor desejada. Vai arrancar tudo e trocar tudo, ou vai engolir seu engano? Decifrem a charada, enquanto continuamos vivendo numa cidade em permanente construção, sem quase nada de concluído... (O Timoneiro – Canoas, 15 de maio de 1970- Cadernos Canoenses – Cronistas de ontem e de hoje, 1970)

“JORNALISMO É PUBLICAR AQUILO QUE ALGUÉM NÃO QUER QUE SE PUBLIQUE. TODO O RESTO É PUBLICIDADE.”

No momento da apresentação dos candidatos o João Francisco disse ao Geciliano: se eu for eleito presidente do MTG, tu serás o presidente da Fundação Cultural Gaúcha – MTG. João Francisco venceu e Gerciliano foi presidente da fundação com sucesso por muitos anos. A outra eleição foi em São Lourenço do Sul, no ano de 1996: Dirceu de Jesus Prestes Brizolla de um lado e Yeno Severo do outro lado. Brizolla venceu e o Yeno e seus eleitores continuaram ao lado do vencedor, sem mágoas.

AV. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2000, Sala 5, Marechal Rondon - Canoas/RS - Telefones 51 3059.4003 / 3059.5003

marco@escritoriomb.com.br

刀䔀匀촀䐀唀伀匀 䤀一䐀唀匀吀刀䤀䄀䤀匀 䔀 䔀一吀唀䰀䠀伀匀 䐀䔀 伀䈀刀䄀匀⸀ 䔀䴀倀刀䔀匀䄀 ㄀  ─ 䰀䤀䌀䔀一䌀䤀䄀䐀䄀⸀ 吀䄀䴀䄀一䠀伀匀㨀

㔀洀대 簀 ㄀ 洀대 簀 ㄀㔀洀대 簀 ㈀ 洀대 簀 ㌀㘀洀대 

㌀㐀㜀㔀ⴀ㈀㈀㈀㈀ 眀眀眀⸀琀椀爀攀渀琀甀氀栀漀⸀挀漀洀⸀戀爀


11

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

Esporte

Apav Canoas representa o estado em torneio nacional

Canoas presente na corrida TTT Graziele Albuquerque

Time canoense estreia dia 25 de janeiro na SuperLiga B GRAZIELE ALBUQUERQUE

No próximo dia 23 de janeiro começa a SuperLiga B, segunda divisão do voleibol brasileiro, com 8 times que disputarão duas vagas na elite do vôlei nacional. A Apav Canoas, após completar 10 anos de fundação em novembro, segue como único representante do estado no cenário nacional e estreia na competição dia 25 de janeiro, em Brasília. Diferente do ano passado, onde o time passou dificuldades financeiras por falta de verbas, em 2020 a Apav terá mais aporte financeiro e com isso pode se reforçar com jogadores mais experientes para a disputa da competição e garantir uma vaga na SuperLiga A, que é o objetivo. Como nos anos anteriores, a Apav utiliza para treinos e recebe os seus jogos no complexo Poliesportivo da Universidade La Salle. A equipe canoense co-

meçou a preparação para a competição em dezembro e com o elenco jovem mesclado com atletas mais experientes, como o levantador Victor Gelli, que fazia parte do time campeão da última SuperLiga B (Botafogo), e que veio para o time juntamente com o oposto Renan. “É um prazer poder representar o Rio Grande do Sul numa competição nacional. Nós como grupo não podemos pensar em outras coisas a não ser botar a Apav no lugar de onde nunca deveria ter saído. Queremos

vitórias e conquistas”, concluiu o atleta. O treinador Marcelinho Ramos, que comandará a equipe pelo segundo ano consecutivo, se disse impressionado positivamente com os treinamentos. “Comparando o grupo com o do ano passado, ganhamos mais experiência e qualidade. Começamos os treinos posteriormente às outras equipes que vamos enfrentar, mas estamos trabalhando e desenvolvendo um aperfeiçoamento da técnica e também do entendimento do jogo”. divulgação

Na fase classificatória todos jogam entre si em turno único. Todos os oito participantes em cada naipe avançam para as quartas de final, que serão disputados em séries melhor de três e estão previstas para acontecer em 14, 20 e 21 de março. As semifinais terão a mesma fórmula e estão agendadas para os dias 28 de março, 2 de abril e, caso necessário, em 4 de abril. A final masculina será no dia 10 de abril.

Jogos da APAV Canoas

25/01 - Brasília Vôlei/UPIS x APAV Vôlei (F) 01/02 – APAV Vôlei x JF Vôlei (C) 08/02 – Vedacit Vôlei Guarulhos x APAV Vôlei (F) 15/02 – APAV Vôlei x Lavras Vôlei (C) 20/02 – São José Vôlei x APAV Vôlei (F) 29/02 – APAV Vôlei x Uberlândia (C) 07/03 – Anápolis Volei x APAV Vôlei (F)

Recebemos na nossa redação o proprietário e professor da Assessoria de Corrida Du Corpo, Guilherme Batista, e o atleta Denis Konrad, que irão participar de umas das maiores corridas do estado, a Travessia Torres Tramandaí (TTT), que será disputada no dia 25 de janeiro e percorre 82 km desde sua saída em Torres até a chegada na Barra de Imbé. A assessoria contará com 32 participantes canoenses, quatro quartetos e dois octetos. Segundo Guilherme, menos de 2% dos canoenses praticam o esporte e o movimento #CorreCanoas veio para fomentar a corrida entre os moradores do município e já conta com mais quinze assessorias. “Hoje a Du Corpo tem mais de 50 participantes que nos procuraram ou para emagrecer, melhorar a qualidade de vida, ou para melhorar a sua performance em competições, e além de praticar o esporte, praticamos a socialização e amizade dentro do grupo”. Os treinos acontecem duas vezes por semana, terças e quintas, no bairro Harmonia. Interessados a participar da assessoria devem entrar em contato pelo telefone: 992312231.

COLUNA DE ESPORTE Marcelo Mendes, Coordenador Geral da Escola de Futebol do Grêmio FBPA Canoas-RS / Futuro Craque

9841.79777

Talento x tática No texto desta semana, a primeira contribuição para a da nossa coluna construção é do meu amigo Flávio Nunes, o “Flavinho”, craque do meio campo, com quem tive o prazer de vestir as cores do União Harmonia na década de 90. Na coluna passada abordei a necessidade de informações de qualidade para a formação de jovens craques. Recebi o feedback abaixo: “Melhor coisa para formar craques meu amigo, é deixar quem tem o dom natural exercer ele com liberdade,sem cometer os erros de muitas categorias

de base que estão formando robôs.Sei que o futebol mudou muito de uns anos pra cá e que marcação e disciplina tática são muito importantes,mas na minha humilde opinião, nada supera a inteligência de jogar futebol, isso é dom, o resto se constrói. Forte abraço e sucesso em 2020 meu amigão, parabéns pelo seu belo trabalho. Show Flavinho, Quem Conhece conhece, não adianta. Concordo em relação ao Dom, apesar dos Cinetistas da bola acharem que isso não exista, mas sim o talento, que pode ser construído. Eu continuo achando que o cara lá de cima olha diferente para

Vinicius Ortiz

alguns e diz, “vai lá e mostra o que tu sabe fazer”. Isto para gênios como Ronaldinho Gaúcho, com quem tive o prazer de jogar. Porém, o que acontece hoje, é que o futebol está mais cientifico, mais estudado. Hoje sabemos que atletas como Neymar por exemplo, pegam na bola talvez 20 vezes em uma partida de futebol. E que ele tenta driblar para dentro , em diagonal em direção ao gol, em 17 destas 20 vezes (apenas um exemplo). Estes dados estão mapeados, e as defesas tem acesso a isso, no futebol profissional. Tornando um jogador de muito Talento, Dom, “previsível”. Facilitando

as ações das defesas. Isto é o que os sistemas táticos defensivos fizeream com nosso futebol. A necessidade de resultados, faz a maioria pensar primeiro em não perder. E para isso jogadores aplicados taticamente acabam levando vantagem sobre os nossos talentosos “peladeiros”. Acrescento ainda que, infelizmente hoje em Dia, só o talento não é insuficiente. O conhecimento tático e a tomada de decisão correta, aliados a uma personalidade forte, são determinantes para a caminhada rumo ao futebol profissional. Obrigado Flavinho. Grande abraço a todos!!!


tim neiro 12

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

ONDE ENCONTRAR F Livraria Talismã FVia Porcello / Canoas/RS Fone: 3465.5306

F Livraria Cultural (5 livros, c/ Mari)

Canoas, 10 a 16 de janeiro de 2020

Rua Muck, 331 - Canoas/RS -

Os 85 anos de Mohamad Hamed Hamead

Fone: 3051.5356

F Central Cópias (Av. Victor Barreto, 3056 – Loja 104 – Canoas)

F Livraria Canoas (Av. Victor Barreto, 2934 – Canoas).

Líder palestino escolheu Canoas como sua terra de adoção Amigos e familiares compareceram, na última terça-feira, dia 7 de janeiro, à festa de 85 anos do empresário Mohamad Hamed Hamead, seu Antônio. Ele veio da Palestina na década de 60 e começou suas atividades como mascate, instalou sua família em Canoas, durante muitos anos em sociedade o Abed Zarug. Na solenidade, os amigos destacaram as qualidades do líder palestino e empresarial que escolheu Canoas como

Gabriel Ditelles

Na foto, a presença da família do ex-deputado federal Jorge Uequed e de sua filha Gisele Uequed, vice-prefeita do município, nas comemorações.

Buffet de comida com gostinho de casa

Restaurante e Café Amadeu 11hs às 15hs agora com Buffet de Sorvetes! sua terra de adoção e tornou-se um dos principais empresários da cidade.

Av. Victor Barreto 2648 | Centro | Canoas / RS Telefone: (51) 3031. 3220

Restaurante e Café Ama agora com Buffet de Sor

Av. Victor Barreto 2648 | Centro | Can Telefone: (51) 3031. 3220

Parabéns Canoas! 80 anos de Instalação Política

Convidamos a todos os canoenses a participarem das sessões, no recesso nos dias 14/01 e 12/02 às 14h

Profile for O Timoneiro

Ed 2895  

Ed 2895  

Advertisement