Page 1

Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

JORNALTIMONEIRO.COM.BR

ANO 53

1

Desde 1966 R$ 1,50

Edição nº 2889 Tiragem de 10.000 exemplares

Pablo Reis

Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

Campanha pelo fim da violência contra as mulheres é iniciada Pág. 5

Vereadores aprovam moções de repúdio contra pacote de Leite e de apoio ao magistério EMILIO NETO

Vereador faz balanço de ações

divulgação

Pág. 4

Renovadora de Pneus Getúlio Vargas

Político destaca apoio à categoria dos professores e critica privatizações. Pág. 7

Competição traz três títulos para Canoas PÁGINA 11

3463.8005 / 3427.2849 / 3466.2466 / 9982.5686 Av. Getúlio Vargas, 7420 - Canoas/RS


2

Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

EDITORIAL

Página 2

Canabarro Tróis filho,

Odil Gomes,

jornalista e escritor

comunitarista

Não esquecer

A igualdade na diferença

A conscientização - II

O amigo Edson de Medeiros, que se mudou para o RJ, nos enriquece com inteligentes e oportunas. A última joia é este pensamento do grande ator norte-americano Morgan Freeman (negro): “O dia em que pararmos de nos preocupar com consciência negra, amarela ou branca e nos preocuparmos com a consciência humana, o racismo desaparece”.

Qual a razão de continuar com as estúpidas ações de fingirmos ter uma saúde pública de qualidade e ao mesmo tempo ir nos adequando aos interesses dos grupos, com suas invencionices dos tais teleagendamentos? Pasmem, querem nos fazer crer em alta tecnologia em saúde – GSH, já desmascarada e substituída em Porto Alegre/RS. Nossa sequência natural foi acompanhar o nosso Procurador da República, Pedro Antônio Roso, o qual sempre buscou a defesa do nosso SUS, com debates em plenárias. Conseguimos ver quem realmente defendia o exercício da cidadania e o Controle Social. Para isso tivemos provas das suas ações, inclusive com o apoio do Estado, em ações compartilhadas na defesa da Constituição Cidadã de 1988, na qual o foco principal cidadania e o Controle Social, isto é, o povo, pagante de tudo e de todos, exercer o seu direito social. Não entende isso somente quem não abandona a velha e surrada mania do “toma lá, dá cá”, de interesses fora do Sistema Único de Saúde, o nosso SUS. O sistema eleitoral não pode ficar somente com os vencedores políticos, os quais, vitoriosos, fazem suas próprias ações de vitoriosos. Nossa Constituição 88 assegura os direitos com o Controle Social de todos os brasileiros e brasileiras. Garantir uma saúde pública da melhor qualidade a partir das prevenções e ações atualizadas, de qualificações participativas da população dentro dos seus direitos constitucionais. Para se ter uma ideia dos equívocos de todos governadores do nosso Estado, não teve um único que colocasse os 12% correspondentes ao SUS. Havia promessas, mas nunca cumpridas... Segue.

Bagagem

“Nenhuma razão poderia sustentar o fechamento dos centros cívicos nas escolas. Nem a de que eles seriam possíveis focos de autoritarismo, ou de ufanismo. O Estado, fechando-os, demonstra que prescinde dele para ser autoritário”. (O Timoneiro, 24 de julho de 1992).

Memória

A crise que afeta o Hospital Nossa Senhora das Graças atinge todo o sistema de saúde de Canoas. O bom andamento do atendimento e dos trabalhos do Hospital Universitário, os avanços do Hospital de Pronto de Socorro e a ampliação nas Unidades É sempre Básicas de Saúde não con- bom lembrar seguem suportar a queda que o sistema de do Hospital Nossa Senhora saúde de Canoas das Graças. É sempre bom lembrar está superlotado que o sistema de saúde de com as pessoas Canoas está superlotado oriundas de 156 com as pessoas oriundas municípios que de 156 municípios que vêm vêm buscar atendimento em nossa terra. Mas, é importante também lembrar que a crise do Gracinha precisa de um suporte de atendimento da comunidade. Já é hora de Canoas despertar e suas lideranças saírem às ruas para buscar aprimorar qualidades, serviços e recursos para o seu mais antigo hospital.

ESPAÇO ABERTO Memória da cidade

Ano 1965 Time do Expressinho Azul, em 14 de fevereiro.

tim neiro Desde 1966

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda-ME. CNPJ 02.347.932/0001-30 Diretor e Editor: Feres Jorge Uequed (MTB/RS 14.202) Colaboradores: Graziele Albuquerque e Simone Dutra (MTB/RS 19.446) Diagramação: Sinara Dutra Circulação: Celço Andreotti Comercial: Marta Moraes Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andar Sala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-901 Circulação Semanal Fechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horas Impressão: Gráfica Grupo CG. Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Fone: (51) 3472.3022 Email: redacao.ot@gmail.com

Site: www.jornaltimoneiro.com.br Representante Comercial Porto Alegre Luqued Publicidade - Av. Carlos Gomes, 126/207 Higienópolis - Fone: 3029.1088

Opinião

ANO 53

Este espaço está aberto a todos os leitores que queriam publicar seus textos e opiniões. Para participar, envie seu texto para o e-mail: redacao.ot@gmail.com, ou entregue diretamente na redação do jornal, na Rua Victor Barreto, 3056, sala 314, no Centro. Os textos devem ter até 2000 caracteres.

Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres Por: Maria Eunice - Vereadora Os 16 dias de ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL) nos Estados Unidos, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Esta mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e pelo poder público já conquistou a adesão de cerca de 160 países, com engajamento de governos, sociedade civil, escolas, universidades, empresas, associações esportivas e indivíduos. A campanha tem início em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra às Mulheres, e vai até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil, a Campanha acontece desde

2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Mas por que é importante uma ação como essa? A violência contra a mulher é considerada um problema de saúde pública global. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo já sofreram algum tipo de violência física ou sexual, seja em casa, em suas comunidades ou mesmo no ambiente de trabalho. Por isso é necessário lutar e propor ações para o fim da violência contra as mulheres. Divulgar, envolver as famílias, a comunidade e sensibilizar a sociedade são determinantes para mudar a realidade da violência.


do Departamento de Limpeza dispensável, não se trataMunicipal de culpar ninguém, mas de Urbana de Porto Alegre - DMLU. oxigenar a gestão e os dirigentes. E o poder público Estou lendo também o edital de varrição tem grande responsabilidade com a Saúde, e a história e capina da Prefeitura Municipal de Canoas. do Gracinha merece respeito. Estou espantado com a clareza de Porto Até em time de afutebol, quando a coisa vai mal, Alegre e com dubiedade do edital local. muda-seAntes o técnico, o presidente, os dirigentes, de qualquer outra providência, es- os conselheiros para tentar cópia uma solução, dá para tou encaminhando do editalsódenão Porto mudar a torcida. Talvez o Gracinha tenha urgência Alegre para as secretarias competentes ea nestasProcuradoria medidas. Geral do Município.

Política

Todos têm que participar para aperfeiçoar os serviços. Quero fazer a minha parte.

MAGISTÉRIO

Um governo que vise o aprimoramento da qualidade RECIFE deGracinha vida da sua comunidade deve dedicar parcela Estadebela no Estado Pernam-Deve importante seuscapital recursos para a de educação. Agora no final do ano uma promoção buco está enviando empresários para Ca- as Excepcionalmente construir ou reformar as escolas, implementar para buscar recursos a crianças pobres noas para discutir serviços públicos. bibliotecas, acrescentar meio de práticas nesta semana não esportivas será emisto nome peloremuTomara que seja deGracinha bom e, também, éfeita importante quedozele pelaproveito, digna publicaremos a de custo razoável, e dentro dos princípios colunista social Bebeto Azevedo. neração de professores e professoras. moralidade pública. Há um número de membros coluna Momento A da aplicação dogrande piso nacional para o magistério e conselheiros da ABC, entre eles o não é um fim em si, mas um caminho para o respeito Político. presidente Getulio Pavlak. aos profissionais e a possibilidade do aprimoramento de seus serviços.

COMUNICADO

disso.86Moraes, em sala aula,embora apenasnem abordou seus anos Sarney sabedetudo, tudo o cela doou seuseja, esforço e de suas vidas aprimorar e ração, presidente, vices,para tesoureiros conhecido dilema da autoridade policial que, diante que ele saiba seja exatamente bom. os trabalhostrabalham da Apae. gratuitamente, e, ao longo secretários de um atentado terrorista iminente, cogitaforam da tortura Mas o que o colunista mais gostou dos Registro uma frase de Osmar Raimundo da de décadas, prestaram e prestam inestimáveis de umque suspeito como forma denão poupar centenasvade juízes não votaram. A lista tem nenhum Paz: TODA A DEDICAÇÃOCanoas, NA CONSTRUserviços. 29 de novembro alor. 5 deFoi dezembro de 2019 vidas humanas. uma manobra marqueteira da AJUFE, para 3 Na DA criseAPAE atual,ÉoUMA presidente Osório Biazus, ÇÃO DEMONSTRAÇÃO Também se espalha que ele tenha, em um dos mostrar serviço, agradarum os autor associados, passando a que longos e dedicados anos vem DOpor NOSSO RESPEITO E AMOR PORprocurando NOSSOS seus livros, plagiado espanhol, Rubio impressão que de alguma forma influencia na escolha. controlar a caminhada difícil do hospital, viu a Llorente. A obra “plagiada” não é de autor, mas SEMELHANTES. Mas avisaram de Temer. O indicado Alexandre de necessidade de promover a renovação de quadros uma não compilação sentenças judiciais. Llorente Moraes não teve nenhum voto na enquete. diretivos. Ingressou na linha de raciocínio que a escreveu apenas a introdução. No seu livro de 432 MausMoraes passos cita dois breves textos de sentenças, crise determina. A alteração dos dirigentes para páginas, CARNAVAL A coluna nãocom tem ícone. ideia, eNa ninguém tem, de assinalando-os bibliografia docomo livro oxigenar e chamar novas lideranças. Aliado à sua Esta é a festa do povo. Traz animação, alegria de Moraes consta a obra espanhola. se sairá o novo relator na Lava Jato no STF, Edson saúde debilitada, “seu Osório” pediu demissão do e reequilibra as forças. Mas quando o governo Inculpam-no atésubstituir da crise penitenciária, os eventos cargo, juntamente com ele, olamentavelmente vice-presidente Fachin. Será difícil Teori Zavascki, jurista recebe e, uma prefeitura quebrada, “Para cada tenebrosos de Manaus, Boae Vista e Natal. É de como Roque Minela, o tesoureiro Hugo Dalfarra e o emérito, experiente, firme discreto. Antes ser se tem que cortarpolítica os recursos públicos para as festas situação o sistema carcerário brasileiro fosse um modelo de secretário Francisco Biazus. ministro da Corte Suprema, Fachin andou carde momo. eficiência até então, porém entrou em colapso depois há um discurso Assumiu a presidência o ex-vereador, Luís Anregando cartazes da campanha de Dilma Rousseff à É Possebon, como nossas vidas,o cargo quandoe afalta dique Moraes assumiu o Ministério da Justiça. É como pronto,nas de que tônio recebeu vontade presidência. Não é bom sinal. Mas todos estão sujeitos nheiro, vamos aqui e ali. a faltaLuiz de se a carnificina tivesse ocorrido em prisões federais, e de dirigir com cortando apoio doMas prefeito se trocam as expresso anão erros deste tipo. O colunista, por exemplo, já dormiu estaduais. É como se o controle daquelas prisões dinheiro público vai tirar a alegria do de apoio dias Carlos Busato, quenão definiu a necessidade vírgulas”. de touca e votou em Ciro Gomes. Considero-me regetivesse sido retomado sem o auxílio imprescindível festivos, tenho certeza de que nossas de todos para salvar o Gracinha, e que entidades ele estava nerado. Por que isso não pode acontecer com Fachin? de recursos e tropas federais. jorgeuequed@terra.com.br (Carlos vão buscar recursos na iniciativa privada para apoiando umDrummond dos apoiadores da chapa adversária Custo-benefício O indefectível Vladimir Safatle, em artigo da de Andrade) na eleição, realizar os indicando festejos. para superintendente em um No começo da LavaoJato, quando só Folha, responsabiliza ex-ministro datinham Justiçaumas pela dos Quero seus quadros do governo. fazer parte destes colaboradores para baderna geralpremiadas, no Espíritoo colunista Santo, causada dez delações previuunicamente que naqueNo dia de março, a ABC fará Assembleia Tonito manter esta2 alegria do povo. pela greve Polícia Militar Estadual, sobre a réus qual le ritmo, aoda final e ao cabo, todos os indiciados, Geral Extraordinária para eleger o restante dos o Governo Federal não exerce nenhuma ingerência. Errata e outrasMeu espécies daemesma iriam aderir93aoanos amigo colegacategoria, Tonito completou quadros da diretoria. Moraespara é culpado também por ter sidoreduzidas. filiado ao programa, merecer o prêmio de penas no último dia 27. É um prazer quem pode Na edição de 22 aCanoas 28 de novembro, 2888, errei PSDB – filiação partidária passou a serpara A hora é difícil. precisa donºGracinha, PROCESSOS um estigma. A delação premiada é uma confissão que conviver com ele e ler sua coluna toda aorende semana. ao divulgar quetem Getulio Pavlak seria coordenador seus funcionários eque médicos sabem muito bem Quem errou pagar, tem queoser responE também porquemonetária. foi indicadoConforme para promover desjuros e correção o conteúdo Vida mais longa ainda ao ilustre canoense. disso. A Prefeitura vai apoiar everdade, todos estão prodo “Evento Noel”. Na ele próprio manche da Lava Jato, como se um ministro sozinho sabilizado. ANuit LavadeJato esta aí para mostrar o novo da deduragem e apoder. qualificação dosporque dedurados, a curando um caminho apoio da sociedade me corrigiu ser apenas um colaborador do STF tivesse tal E também fez uma caminho doinformando Brasil. Ospara delinquentes podem ser pena fica tão branda que torna duvidoso afirmar que neste momento, para que este hospital que tanto reunião com um grupo de senadores no barco atrada causa.e mulheres da vida pública, funcionários, homens ocado crime não do compensa. não Morais tenho nada a contar apoiou os canoenses seja apoiada liberais. por eles. à casa senador Eu Wilder (PP-GO) no Bamberg empresários, lobistasagora ou profissionais dos outros e nem de mim mesmo, senão iria cogitar Lago Paranoá. Moraes só soube que a reunião seria Ninguém deve ficar imune à responsabilização. Está certa candidatura à digamos, reeleição de inscrever programa, uma O relação, nome barco naquase horanoem queachegou. que ele deveria de Nova INCOMPREENSÃO Não Santa se trata deRita perseguição política, ideológica Aloísio Bamberg. Ao que recusar tudo leva a crer, interessante de custo-benefício. fazer? Dar uma de prima-dona, a reunião nopelo direção do Pronto Socorro de Canoas não ouAApartidária, aliás, pouco importa o partido do Partido Progressista. Bamberg tem papel atuante barco e ir embora, deixando o anfitrião e os outros Se bem que o melhor da onda já passou. Só na Rede Sustentabilidade recebeu a confirmação está atendendo as justiça determinações da portaria infrator. A mãodeda deveaceitou cair sobre todos osàn°Câ- Odebrecht senadores falando sozinhos? na Secretaria da Saúde de altos Canoas. - dos escalões mais aos mais monesta semana que Baiano concorrer MS 389, e não está possibilitando os exames É faccioso e desonesto o espalhafato para atingir responsáveis. É verdade que alguns, irresponsadestos são 77 executivos e 77 delações premiadas. mara Municipal, mesmo sendo pouco conhecido na laboratoriais indispensáveis para aMas proteção da Moraes. Ele tirouno o primeiro lugar no concurso para o velmente, pensam que vão escapar. o Brasil Os que entraram jogo antes beberam água limpa. cidade, ele pacientes encanta com suacrônicos. simpatia e competência saúde dos renais Ministério Público, em 1990. Procurador, teve de trabalho. hoje não é o deuma vinteótima anos atrás, e um país que Agora não tenho certeza se vale muito a pena. papel Candidato no aposta. Nunca naSerá história de Canoas os organismos de relevância em ações moralizadoras e estruturanNão exagerem tem instituições, leis e o serviço público sabe das de saúde deixaram de cumprir esta obrigação tes no MP. professor e autorIgreja de livros de Direito de LuisFoi Paulo Assembleia Estão dizendo queJosé, Michelda Temer nomeou Moreira responsabilidades, tanto na administração, quanto Constitucional. Seus livros sobre matéria estão enque protege os doentes renais. A atual direção do Deus, aceitou a concorrer aavereador, agora Franco ministro para dar-lhe foro privilegiado, já queepela poder policial, na ação do Ministério Público ou tre os mais procurados por estudantes, advogados Pronto Socorro pode levar estas pessoas a grandes legenda do MDB. este é citadodenaDireito Lava Jato. igual episódio na ação da todos devem sujeitos ao professores - maisSeria de 700 mil ao exemplares prejuízos naJustiça, saúde, inclusive comestar ameaça da vida. É um bom nome. em que Lula foi indicado ministro da Casa Civil vendidos. Foi Secretário da Segurança Pública(de de cumprimento daprocuraram lei e a responsabilização do erro. Os pacientes ajuda e o Pronto SoDilma), manobra abortada por decisão monocrática São Paulo e Ministro da Justiça. Seu nome recebeu Eminexplicável Canoas não ée nem será diferente. negou corro, irresponsavelmente, o apoio de associações de juízes e procuradores. A do ministro Gilmar Mendes, do STF. o cumprimento das determinações legais. maioria dos atuais ministros doOSTF apoiadeaLula sua Desculpem, mas não é assim. prestígio Para proteger os canoenses portadores de VENDA DE LIVROS indicação. Não, Moraes não perfeito. quantos FALECIMENTO anda meio caidaço, mas não aé ponto de Mas que se possa doenças renais crônicas, a Prefeitura tem que podem apresentar esse currículo? Hilton Luiz da Silva, amigo, faleceu na compará-lo, em importância, a Moreira Franco. intervir para impedir quemeu continue este processo Comissão de 50% sobre o quinta, 9, no Hospital Nossa Senhora das Graças. nefasto à saúde das pessoas. preço de capa. alegação de Zenilda que não Becker possui os para EraA casado com da agentes Silva. Será *titoguarniere@terra.com.br Ortizagressão *titoguarniere@terra.com.br avelado realização dos Vinicius exames é uma à saúde no cemitério São Vicente e cremado. Tratar: (51) 99191.6722 pública e um motivo para excluir tais dirigentes. 9841.79777

MOMENTO POLÍTICO Jorge Uequed

OPINIÃO Tito Guarniere,

LUTA DE CLASSES É comovedora a fé dos marxistas no marxismo. Tudo o que o filósofo alemão escreveu é objeto de controvérsias – construções teóricas artificiais, de duvidosa aplicação da vida prática e que, onde foram levadas à experiência concreta, resultaram em rotundo fracasso. É um curioso fracasso que deu certo, uma vez que tanto mais o marxismo tenha dado errado, mais parece atrair adeptos e simpatizantes. E não foi entre operários, os proletários do mundo, que deveriam se unir para afastar a opressão, os destinatários do Manifesto Comunista, que o marxismo prosperou. Foi nas camadas médias, tão execradas pelos mar-

xistas, como vacilantes e oportunistas; foi nas universidades. Quem estuda o marxismo, quem (supostamente) o pratica, não são operários, mas funcionários públicos e de estatais – ao menos aqui no Brasil.

“O trabalhador se submete ao regime de trabalho proposto, aceita a disciplina própria e combinada, e cobra um valor.“ A luta de classes, na teoria de Marx, é o motor da história, o fundamento principal das relações sociais, o abismo intransponível entre os donos dos

meios de produção e os trabalhadores – uma teoria abstrata, não demonstrada nos incidentes da experiência viva. Que existe um conflito potencial, e às vezes, conflito real, não há dúvidas: os trabalhadores querem ganhar mais e os patrões querem pagar menos. O impasse se resolve através de outras formas, além do conflito, da “luta”. A mais comum é a cooperação, o pacto voluntário, o salário ajustado entre as duas partes, definido por dissídios sindicais, planos de carreira ou pelo mercado. O trabalhador se submete ao regime de trabalho proposto, aceita a disciplina própria e combinada, e cobra um valor. E porque,

se é tão mais vantajosa a posição de empresário, o trabalhador não se faz ele mesmo o patrão? Porque não é uma escolha ao seu alcance, quando lhe faltam iniciativa, capital, recursos tecnológicos e habilidades necessárias para estabelecer-se por conta própria. Na quase totalidade dos casos, a conveniência é comum e recíproca entre as duas partes. Se existir um emprego que ofereça melhores condições de trabalho e onde se ganha mais, o trabalhador atravessará a rua e mudará de lugar. Não há luta nem conflito. É verdade que o empregador pode dispensar o empregado, a seu talante e vontade. Na iniciativa privada o empregado não tem estabilidade, como no

titoguarniere@terra.com.br serviço público. É uma regra vital do jogo. Se assim não fosse, as nações se tornariam mastodônticas repartições públicas, como aconteceu com as repúblicas socialistas da vida real.

“Se existir um emprego que ofereça melhores condições de trabalho e onde se ganha mais, o trabalhador atravessará a rua emudará de lugar” O dono da empresa é a parte mais forte da relação de trabalho? Em termos. É verdade que ele ganha mais do que o empregado. Porém é ele

quem investe o capital, arca com os riscos e custos do negócio, enfrenta as conjunturas de crise, quando ele amiúde vai à lona e perde tudo. Não há nada mais comum no meio dos empregados, do que ex-patrões, que se deram mal ou desistiram das agruras da classe proprietária. A verdadeira luta do empresário não é a de classe, mas a da sobrevivência da empresa. A invenção da imprensa por Gutenberg, o advento do motor à combustão e da penicilina, entre tantos outros momentos cruciais, causaram impacto muito maior na história da humanidade do que a luta de classes.


4

Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

Geral

Antônio Canabarro Tróis filho, o Tonito, completa 93 anos Jornalista e escritor é um dos mais importantes da cultura canoense Na última terça-feira, 27, Antônio Canabarro Tróis filho, o Tonito, completou 93 anos. Tonito nasceu em São Francisco de Assis, no dia 27 de novembro de 1926. Reside em Canoas desde 1941. Como jornalista, colaborou nos jornais locais Correio de Canoas, Expressão, Gazeta de Notícias, O Gaúcho, Radar, Folha de Canoas e Diário de Canoas. Foi co-fundador, em 1965, de O Momento, que dirigiu até 1958. É co-fundador do jornal O Timoneiro, que dirigiu de 1966 a 1922. Em 1967/68, foi redator e cronista da Folha da Tarde, de Porto Alegre. Atualmente segue trabalhando como um dos colunistas mais ativos do jornal Timoneiro, sempre abordando assuntos ligados à cultura e às pessoas de Canoas. Pessoas, aliás, sempre foram o foco da obra de Tonito que, não por

acaso, é autor de Gente é Mais Importante. Em 1976, conquistou o 3º lugar em concurso nacional de crônicas promovido pelo Instituto Estadual do Livro e a Associação Rio-Grandense de Imprensa. Foi Patrono da Feira do Livro de Canoas, em 1999. É co-fundador da Associação Canoense de Comunicação Social, da

Fundação Cultural de Canoas, da Associação Canoense de Escritores, e membro da Casa do Poeta de Canoas. No plano político, exerceu a vereança no município de Canoas pelo PDC (Partido Democrata Cristão), entre 1964 e 1967. Foi autor, entre outros, do Projeto de Lei que criou o Conselho Municipal de Cultura. arquivo/Timoneiro

Com biografia extensa, Tonito ainda continua escrevendo semanalmente para este jornal, do qual é um dos fundadores, e, com seus textos, contribuindo para uma cidade mais justa e fraternal. Parabéns, mestre! Dentre seus livros publicados estão: - O Sal e o Blá (crônicas); - Hino das Vilas (poemeto histórico); - Postais (poemas); - Boi Gordo é o Governo (versos satíricos); - Doce Exílio (crônicas); - Da Cabeça de Deus Todos os Pensamentos (versos sobre pensamentos clássicos); - Urgência de Eternidade (poemas); - Flagelo faz 40 anos (coletânea de notícias / poesia), com Moacir Ayres da Siqueira; - Gente é mais importante (histórias sobre canoenses).

Vereadores aprovam moções de repúdio contra pacote de Leite e apoio ao magistério O pacote da reforma estrutural do Estado voltou a ser tema de debate na Câmara Municipal de Canoas na sessão desta terça-feira, 26. Ao final da discussão, os vereadores aprovaram duas moções: uma de repúdio ao governador Eduardo Leite pelo conjunto de projetos enviados à Assembleia Legislativa, com mudanças nas carreiras e na previdência do funcionalismo público, e uma de apoio ao magistério estadual. Na sessão, acompanhada por professores e funcionários de escolas da rede estadual de Canoas, um espaço foi aberto para o pronunciamento de representante da categoria.

Pablo Henrique Silva dos Santos, diretor geral do 20º Núcleo do CPERS-Sindicato, lamentou a postura do governador e a falta de diálogo com os trabalhadores, em greve desde a semana passada. A reforma estrutural, em tramitação na Assem-

bleia, é composta por uma proposta de emenda constitucional (PEC), um projeto de lei e seis projetos de lei complementares. As proposições promovem mudanças na Constituição Estadual, no Estatuto dos Servidores Civis, no Estatuto dos Servidores divulgação

Militares, no plano de carreira dos professores estaduais e em legislações que regem as aposentadorias do funcionalismo. A moção de apoio aos servidores do magistério público estadual é de autoria do vereador Sargento Santana (PTB). As duas moções aprovadas pelos vereadores canoenses destacam as dificuldades financeiras dos servidores públicos estaduais em função do parcelamento dos salários. Alertam também que a reforma estrutural, caso aprovada, levará a uma queda na qualidade dos serviços prestados, com ênfase nas consequências para as áreas da educação e da segurança pública.

NOTÍCIAS RÁPIDAS

War e Encontro Zen Neste sábado, 30, no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, ocorrerá, a partir das 9 horas, uma disputa intercontinental vai movimentar os fãs dos jogos de estratégia durante a 2ª Maratona de War. Já para quem prefere uma programação mais tranquila, às 9h30, o 2º Encontro Zen vai convidar o público para atividades que incluem yoga e meditação. Os dois eventos são realizados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). As inscrições para a 2ª Maratona de War seguem até o dia 29, faça a sua: www.canoas.rs.gov.br/eventos/2a-maratona-de-war/. Programação do 2º Encontro Zen: www.canoas.rs.gov. br/eventos/2o-encontro-zen/.

Luta contra Aids O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado em 1º de dezembro. Em alusão à data, estações da Trensurb irão receber ações de conscientização quanto à prevenção da doença numa iniciativa da Equipe Voluntária Brasil, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo. Nesta quarta-feira, 27, das 14h às 17h, uma equipe esteve na Estação Novo Hamburgo distribuindo material gráfico educativo e preservativos aos usuários do metrô. A atividade volta a acontecer na sexta-feira, 29, dessa vez na Estação São Leopoldo, também das 14h às 17h.

Jovem Aprendiz No último sábado, 23, o Senac-RS realizou a formatura de 300 alunos do Programa Jovem Aprendiz na Capital. O evento aconteceu no Pepsi on Stage (Avenida Severo Dullius, 1995 – Anchieta). Evento reuniu estudantes das escolas Senac Canoas, Senac Comunidade (Porto Alegre) e Senac Viamão, empresários, autoridades, representantes do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/Senac, diretores e docentes das escolas, além de convidados, amigos e familiares dos formandos. A cerimônia de conclusão de curso em conjunto dos cursos de Aprendizagem do Senac-RS acontece desde 2009 e já contou com mais de 15 mil jovens das escolas da capital e da Região Metropolitana. divulgação

Comissão de Saúde A Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CSEC) promoveu reuniões, nesta terça-feira, 26, com a participação do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, e de representantes do Conselho Municipal de Saúde. Foram discutidas as reivindicações dos agentes comunitários de saúde e a situação dos repasses do Executivo ao Hospital Nossa Senhora das Graças, que deverá receber nesta semana um montante de R$ 2,8 milhões. No caso dos agentes comunitários de saúde, que pedem a garantia do incentivo financeiro adicional, o governo municipal pretende enviar ao Legislativo um projeto de lei que contemple a categoria.


HERANÇA MALDITA FESTAS CLANDESTINAS

TCU afirmanoque terceirizações Problema Igara se agrava e Geral FESTAS CLANDESTINAS na Saúdedurante afrontam a lei perturba a semana Problema no Igara se agrava e Campanha pelo fim da violência perturba durante a semana

CANOAS, A 16 DEA FEVEREIRO CANOAS, 26 DE10JUNHO 2 DE JULHO DE 2017 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 59 CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

5

Ministros Contratos firmados durante governo de Jairo Jorge Secretárioquestionam do Meio Ambiente fala edaConvênios possibilidade de multar estabelecimentos comerciais

contra as mulheres é iniciada

A edição anteriorvai de O TimoQue a Saúde mal em CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 neiro Canoasapresentou todos têm uma plenoreportaconhegem sobreSão as festas clandestinas cimento. crises contínuas que estão o sono dos na rede de tirando atendimento do mumoradores dasameaças ruas Liberdade nicípio, com de grevee Rio Negro. O som alto eMeio a realisempre presentes. Em meioAmbiente fala da possibilidade de multar estabelecimentos comerciais Secretário do zação de chegam rachas nasinformações madrugadas a isso, têm impedido que os moradores vindas do Tribunal de Contas edição deafirmando OdaTimodurmam emanterior vários dias semadaAUnião (TCU), CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 neiro apresentou uma reportana. veículos dosfirmadas condutores queOs terceirizações no gem sobre as festas clandestinas que causam o problema ficam governo Jairo Jorge afrontam que estão leis tirando onosono dos aglomerados tanto posto de diversas e entendimentos moradores dasfica ruasna Liberdade e Pablo Reis gasolina que esquina da daquele tribunal. Rio Negro. O som alto e a realiA Secretaria Muni- Liga Feminina de Avenida Boqueirão O TC U , Comn o com A c óar dRua ão zação de rachas nas madrugadas Liberdade, quanto no pátio de N°3033/2016, deu ciência ao cipal dos Direitos Hu- bate ao Câncer de Catêm impedido que aos moradores uma loja desobre pneus localizada ao Município identificação em vários dias da semaDurante o programa “Timemanos e Participação noas. durmam lado. Nesta semana, secretário de impropriedades nao terceirizana. dos line” da orádio Gaúcha, na terçamunicipal do MuniMeio Ambiente, çãoOs deveículos serviços de condutores saúde, para Durante programa “TimeSocial (SMDHPS), atraLocal: Parque que oadotadas problemaafirmou ficam 23, oGaúcha, prefeito na falava sobre Cristiano quecausam sejam Pacheco, medidas line”feira, da rádio terçavés da Diretoria de Po- cipal Getúlio declarações ex-presidente aglomerados tanto nonão posto de (av. que, se Vargas ocom problema cessar, internas o objetivo de que feira,as23, o prefeitodo falava sobre e companheiro partidário Luiz gasolina fica na esquina da aestas Prefeitura multar os estanãoque sepode repitam. as declarações do ex-presidente líticas para Mulheres, Farroupilha, em frente Inácio Lula da Silva, queLuiz criticou Avenida Boqueirão com a que Ruaa belecimentos e levar a situação Os ministros apontam e companheiro partidário iniciou, na última se- ao Park Shopping). o próprio “o criticou PT perdeu Liberdade, quanto pátio de dos reincidentes aténo o Ministério Prefeitura não exigiu comproInácio Lula dapartido. Silva, que um pouco da utopia... a gente uma lojado dedestino pneus ao Mesmo com operação Balada Segura realizada na sexta-feita, festas continuaram gunda-feira, 25, uma Público. 3/12, às 14h – localizada Cavação efetivamente o próprio partido. “o PTHoje perdeu programa “Time-a só Durante pensa emo cargos”. Durante lado. Nesta semana, ofinanceiros secretário dado aos recursos um pouco da utopia... Hoje a gente line” da orádio Gaúcha, na terçap r o g r a m a ç ã o p a r a o pacitação internaAssociação sobre entrevista, Jairo concordou municipal Ambiente, programa “Timesó Durante pensa em ocargos”. Durante acom repassadosdoà Meio Edufeira, 23, prefeito falava sobre asdaposições defendidas por Lula e Cristiano Pacheco, afirmou rádio Gaúcha, na terçaSituação se agrava Dia Internacional para “feminista antirracista”. entrevista, Jairo concordou com cacional São Carlos (AESC), Na noite de quarta-feira, 8, Punição elevado, pode ser enquadradoline” as declarações do ex-presidente Rachas Olívio (PT). Em oporque, se última o problema não cessar, 23, o Dutra prefeito falava sobre Na sexta-feira, 3, Mãe nos- nossa equipe foi informada peas posições defendidas poroutra LulaLuiz e mantenedora Hospital conivente. Nesse caso, afeira, a Eliminação da Vioetunidade, companheiro partidário L o casa a lequipe :O levantamento C e esteve npode t rdoomultar eFederação Em outubro decom 2016, o Co- como A respeito dos rachas, a adOlívio também criticou Prefeitura os estaas declarações do ex-presidente noddalocal, após los própria, gasto com pessoal, inas cidades ficam 34%. a 0,4833, por pouco classificada Olívio Dutra (PT). Em outra oporde Deus, através dos Convênios moradores que o problema natran (Conselho Nacional de ação é do Meio Ambiente e da Inácio Lula da Silva, que criticou a organização. “O PT caiu na vala ministração municipal explicou: belecimentos eda levar a de situação etunidade, companheiro partidário Luiz anº publicação eprópria, lência Contra as, que Referência da eMulher das Indústrias do Rio Janeiro vestimentos, liquidez e custo O índice é classificado por Brigada como por C. Nos atinOlívio também criticou 68/2010 nº 6/2014. Segundo havia se agravado e que agora Militar. Caso os veícuO levantamento dareportagem, gasto com pessoal, in- deas Trânsito), cidades ficam com 34%. poucorequisitos, classificada o“Nas próprio partido. “o criticou PT perdeu porde meio daSegundo Reso- a 0,4833, comum dos partidos”, disse. Jairo dos reincidentes oFederação práticas de rachas, artigo Inácio Lula da Silva, testemunhou aatérealização publicado em afron18 de devestimentos, 95 liquidez prefeituras do Estado quatro letras A a D. giuestejam 0,5339 emrua, Receita Própria, a organização. “O PTque caiu na ovala o(Firjan), Acórdão, tal Ésber ação éMinistério uma asvida, festas estariame ocorrendo los na a atribuição conta com uma série de (CRM) dasPúblico. Indústrias do Rio de Janeiro custo de O índice é classificado por como C. Nos requisitos, atinPatrícia um pouco da utopia... Hoje a gente lução 624, festas modificou o éartigo afirmou quedescreve o“oaplaudiu. “Eu o ocomum próprio partido. PT perdeu 173 do CBT a Jairo conduta uma integrada entre avida, Mesmo com operação Balada Segura realizada sexta-feita, junho deste ano, aponta em sua ficaram entre asum 500 melhores, 13quatro aAssociação classificação, acontinuaram letra A, quan-giude0,7877 em Gastos com Pessoal, dos partidos”, disse. ta àsoperação disposições do 18 art. 116 também no era meio da semana multar fica a cargo da SecreCAPS Nordeste dos administrados pelana SãoAcarlos (Firjan), publicado em de 95 prefeituras do Estado letras de a D. Segundo 0,5339 em Receita Própria, só pensa em cargos”. Durante a 288 Código Brasileiro atividades sobre o tema. (rua junho aplaudi, não o critiquei”, comenSiqueira Campos, pouco da Hoje a gente Prefeitura e a aponta Brigada infracional como “disputar terceira do índice de delasentre 100 melhorelas do13país. do adocidade 0,8 a de 1,00,7877 0,4931 em investimentos, 0,0000 afirmou queutopia... oJairo aplaudiu. “Eu ocorda Lei 8.666/1993 e Militar, art. 70,ficaram (até a entre última semana se a classificação, taria de Transporte, dosum destenºedição ano, em suagesasas500 melhores, a soma letradeterminando A,deé quanem Gastos comatravés Pessoal, entrevista, concordou com Trânsito (CBT), tou sobre Olívio. Questionado só pensa em cargos”. Durante a que realizou fiscalização nos rida”. A multa, sendo considetão fiscal (IFGF) os municípios Gramado é a primeira na lista no IFGF. Classifica-se como B, em Liquidez e 0,7497 em Custo não o defendidas critiquei”, comenparágrafo da agrava Constituição A primeira delas foi 321, Centro). concentravam quinta-feira agentes de trânsito. 0,0000 aplaudi, terceira ediçãoúnico dose índice de ges- delas entre as 100 entre melhor do país. do que a cidade soma de perturbando 0,8 a 1,0 0,4931 em investimentos, assobre posições por Lulasée Situação quemalcança for pego qual seria o partido mais entrevista, Jairo concordou com que estavam no local. Na noite de quarta-feira, 8, noPunição elevado, ser gaúchos como gestões maisGramado regional terceira na quando a média deB,0,6 aem de Vida.pode rada como infração gravíssima tou sobre Olívio. tação irregular para prestar dos serviços espe-IFGF. Plenário. de Canoas/RS. Já oenquadrado convênio Federal. eterceirização domingo). tãoveículos fiscal (IFGF) osasmunicípios é ea aprimeira nanacional. lista Classifica-se como Liquidez e 0,7497 em Custo nº Rachas Olívio Dutra (PT).Questionado Em outra oporNa última sexta-feira, 3, nosmarcada pela abertura 4/12 – Blitz inforo sossego público por som alto rio do país, titubeou. “Aqui não as posições defendidas por Lula e No entanto, constatamos tamnossa equipe foi informada pecomo conivente. Nesse caso, a bem-avaliadas do país. O le- cializados. OeBrasil aproxima0,8. Aoutubro letra Ca média classifica ao cidade Mesmo queconsta o estado (sete pontos), passou acriticou ser deé qual seria partido mais séserviço do oSAMU (processo Oarrecada contrato afronta asquando 68/2010 não noapresenportalsobre Olevantamento TCU também questiona gaúchos como as gestões mais a gasto terceira na nacional. alcança de 0,6 a de aVida. Em decom 2016, CoA respeito dos rachas, aTemos adtunidade, Olívio sabém equipe no após regional O Federação própria, com asque cidades ficam 34%. 0,4833, por pouco classificada pode ser multado, mesmo sem concurso de miss honesta. Olívio Dutra (PT). Emtambém outra oporque, esteve menos dedalocal, 30 minutos los moradores que opessoal, problema ação é do Meio Ambiente e da vantamento apurou informações damente R$ 400 bilhões por inano0,8. atinge de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média R$ 1.915,40, sendo aplicada em da campanha “16 dias mativa. Promessa de Parceria com rio do país, titubeou. “Aqui não é nº 50052380820164047112); orientações da Corte contidas da transparência da Prefeitura a ausência de estudo detalhado bem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada aproximaA letra C classifica a cidade Mesmo que o estado apresen(Conselho Nacional de adificuldade organização. PT caiu na vala ministração municipal explicou: Os Convênios aO publicação da eprópria, das Indústrias do Rio de Janeiro vestimentos, liquidez e custo deas natran índice é classificado como C. Nos requisitos, atinmedição do volume eme decibéis. na“O política brasileira tunidade, Olívio também criticou após a saída das equipes, os havia seR$agravado e municípios, que agora Brigada Militar. Caso veícude 5.243 cidades onde habitam em Acórdãos impostos. Os eatinge DOquando de 0,0 a Reso0,4.porate0,4833, nacional emsuperior todos os quesitos, Problema levantamento dareportagem, Federação gasto com pessoal, incidades ficam com 34%. por pouco classificada dobro (R$ 3.830,80), no caso de concurso de miss honesta. Temos e ainda constituem objeto de nos 3.239/2013 - TCU de Canoas. contendo a bfundamentação da vantamento informações damente 400 bilhões porEstado ano que depor 0,4for ameio 0,6 na desempenho àosmédia Trânsito), damédia comum dos partidos”, disse. Jairo “Nas de rachas, artigo de ativismo pelo fim a O A as erealização de Btestemunhou /96,5% R S da Sapurou udo çde ãJaneiro oem (Firjan), publicado 18 de vida, 95 liquidez prefeituras do quatro letras de A a considerada D. Segundo giu 0,5339 emrua, Receita Própria, A infração continua e sópráticas quem não chegou ao adificuldade organização. “O PT caiubrasileira na ovala providências mesmos veículos voltaram ao as festas estariam ocorrendo los estejam na a atribuição população do Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e das Indústrias Rio vestimentos, e custo de O índice é classificado por como C. Nos requisitos, atinreincidência no período de doze na política investigação pelo MPF apoder terPlenário e 2.057/2016 TCU Contratos conclusão de que a transferência deuma 5.243 cidades onde habitam emitinerante impostos. Os municípios, e lução Dgrave, quando formodificou de a0,0 a 0,4. nacional em todos os quesitos, 624, o éartigo afirmou que o aplaudiu. “Eu o 173 do CBT descreve a conduta operação integrada entre a junho deste ano, aponta em sua ficaram entre as 500 melhores, 13 a classificação, letra A, quan0,7877 em Gastos com Pessoal, com cinco pontos na carDurante o programa “Timenão viveu a corrupção”, enfatizou dos partidos”, disse. Jairo O secretário do Própria, Meio Am-comum local osnas rachas continuaram, também no são meio daEstado semana de0,5339 multar ficaReceita aem cargo da Secrebaseadas informações repascerca de 25% contrafluxo grandes cidades gasto com pessoal, onde supera da violência contra as Canoas, Penitenciária (Firjan), em de vida, 95 administrar prefeituras do quatro letras de Adas a D. Segundo giu em e infracional só quem nãocomo ao UPA poder meses. Já o ochegou artigo 174 trata da ceirização de outra (IC -por Plenário; Convênio nº 6/2014 do gerenciamento das18 unidades 96,5% daepublicado população do Brasil, por sua vez, responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico liquidez e afirmou 288 docidade Código Brasileiro de aplaudi, não critiquei”, comenPrefeitura e a aponta Brigada Militar, “disputar corterceira edição do índice de gesdelas entre as500 100 melhor do13país. do aO soma de 0,8 atrata 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 teira, com multa decom R$ 195,23 e0,7877 AO Prefeitura afirma que tem criticando dirigentes da sigla na line” da rádio Gaúcha, na terçaque o aplaudiu. “Eu o biente explicou em nota enviada assim como o som alto, que (até a última semana elas se taria de Transporte, através dos sadas por cada cidade à secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, junho deste ano, em sua ficaram entre as melhores, a classificação, a letra A, é quanem Gastos com Pessoal, Representação não viveu a corrupção”, enfatizou nº 129.017.000002/2014-50 Contrato nº 64/2013 tamde cooperação técnica da Assode saúde mostra-se a melhor oppromoção de competição não baseadas nasCanoas informações repasporrealizado administrar cerca de na 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde em supera Trânsito (CBT), determinando mulheres”, realizada no Estadual tou sobre Olívio. Questionado de 1, que realizou fiscalização nosdelas rida”. A23, multa, sendo considetão fiscal (IFGF) os municípios Gramado é aentre primeira lista no IFGF. Classifica-se B,0,4931 em Liquidez ede0,7497 Custo do veículo. ações integradas para ex-tesoureiro preso aplaudi, não o129017000265/2013critiquei”, feira, ooprefeito falava sobre ao Timoneiro quais são ficou ainda mais intenso. Conquinta-feira agentes deO trânsito. dopor Tesouro Nacional emges2013. trata total de investimento no de 360º no o jornal município Canoas sua terceira edição do índice de entre asno 100 melhor do país. do aretenção cidade soma de 0,8 acomo 1,0 que em investimentos, 0,0000 O processo partiu dezera reprecriticando da comensigla na Esteve presente evento oQuando Secretário dos Direitos Vice-prefeita Gisele Uequed eaplaudiram ICcomo nºdirigentes bém está na lista denacional. improciação São ção. Também não há, segundo osdoconcentravam autorizada (ou participação como sadas cada cidade àgestões secretaria que é do arrecadado. se Municipal gaúchas e Educacional ficou com aestadual posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, que quem forranking pego perturbando sobre qual seria oQuestionado partido mais séveículos que estavam nocinco local. gaúchos como asmunicípios mais regional ea aprimeira terceira na quando alcança aHumanos média deCarlos 0,6 no aem de Vida. rada infração gravíssima coibir esses atos, mas admite na operação Lava-Jato João Vactou sobre Olívio. as próximas etapas para coibir a auditório Sady Schivitz. COMDIM as declarações do ex-presidente tatamos a Brigada Militar, que e Promotoras e domingo). Levando em conta insetor público, o governo federal abrange 497 cidades e 2.309 liquidez chega aos 0,7877 em tão fiscal (IFGF) os Gramado é na lista no IFGF. Classifica-se como B, Liquidez e 0,7497 em Custo sentação formulada pelo então aplaudiram 7 8do ) ,pontos), e oa ex-tesoureiro ttem e rpassou cas e imesmas r i“Aqui z aaçpreso ã onão v iéa priedades. Os ministros (AESC) para operação de serviministros, avaliação precisa condutor), eaos penadoNo Tesouro Nacional 2013. trata do dedo investimento no dodeo0,8. 360º ranking estadual que deque Canoas zera sua sossego público por som alto o município rio país, titubeou. e dos Participação Social, Roberto Tietz entanto, constatamos tambem-avaliadas doempaís. O le-regional Ooetotal Brasil arrecada aproximaAno letra Ca média classifica a cidade Mesmo o estado apresen(sete ser de que fato problema circucari Neto, 35 anos do partido. sobre qual seria o partido mais séperturbação aos moradores: "Preinformou na mesma madrugada e companheiro partidário Luiz dicadores, separados em receita é responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual Gasto com Pessoal. gaúchos como as gestões mais a terceira na nacional. quando alcança de 0,6 a de Vida. Procurador República na concurso operação Lava-Jato João Vacconvênio do Hospital UniTCU afirmam que talfederal contrato, ços atinge assistenciais Quem écidades custos domenos serviço dos ganhos Até 10 de dezembro, Legais bém Levando em conta cinco in- setor público, o400 governo abrange 497multado, emesmo 2.309 no e chegada aos 0,7877à média em no lidades. Ede omiss mesmo caso trata o Populares. Evenpode ser sem liquidez honesta. Temos que, deeinformações 30 minutos vantamento apurou damente R$ bilhões poruma ano0,8. que de 0,4 aambulatoriais 0,6 na média te desempenho superior R$ 1.915,40, sendo aplicada em lar pela cidade dificulta Promessa de rio do país, titubeou. “Aqui não é tendemos realizar novas ações de que não iria coibir a festa clanInácio Lula da Silva, que criticou bem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada aproximaA letra C classifica a cidade Mesmo que o estado apresenmunicípio de Canoas, Pedrocaridificuldade Neto,175 aos -35 anos do partido. versitário, ex-ULBRA (IC firmado com a14%, Associação Be-nacional. de 5.243 eficiência esperados. Neste dicadores, separados em receita é responsável por enquanto Atingiu um IFGF igual deGasto com Pessoal. artigo utilizar-se de veículo medição do ao volume em decibéis. na política brasileira após a saída das equipes, osdamente de cidades onde habitam em impostos. Os municípios, ede D saúde quando forSistema de 0,0 aÚnico 0,4. nacional em todos os quesitos, Problema Dia Internacional dos to fechado. responsável? solução. “A situação é compledobro (R$ 3.830,80), no caso de concurso de miss honesta. Temos fiscalização nesses locais e, caso destina naquele momento, por o próprio partido. “o PT perdeu vantamento apurou informações R$ 400 bilhões por ano que atinge de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média Antônio Roso. Ele questionou epara 129017000204/2014/00). neficente desão Canoas (ABC), ASaúde (SUS), em quatrovaiCencaso, odaveículos Convênio nºdo68/2010, infração continua considerada só quem não chegou ao poder demonstrar oubrasileira exibir voltaram aoem xa, 96,5% população Brasil, por sua vez, responsáveis Canoas, nocom entanto, no providências em específico emquesitos, liquidez e reincidência De acordo aSemiPrefeitura, pois quando se consegue noutopia... período de manodoze dificuldade na política nāo cesse o Janeiro, problema, vamos não possuir viaturas disponíveis. de mesmos 5.243 cidades onde habitam impostos. Osdomunicípios, eD quando for de 0,0 aPsicossocial. 0,4. emde todos umperigosa, pouco da Hoje acom gente aO legalidade doos 6/12, às 9h – Quinze 11, Mulheres. Parceria Direitos Humanos, as mantenedora Hospital Nossa tros de Atenção Contrato nº 64/2013 e orepasConLocal: PECAN 1 (est. Rede Brasil, Luz da Begrave, com cinco pontos na car- nacional itinerante Durante omediante programa “Timenão viveu aocorrupção”, enfatizou bra arrancada secretário doConvênio Meio Am-nº local e os rachas continuaram, baseadas nas informações por administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera nas ações integradas, particieliminar a concentração em e só quem não chegou ao poder meses. Já artigo 174 trata da a multar também os proprietários Fomos informados também que 96,5% da população doafrontam Brasil, as por Senhora sua vez, das são Graças responsáveis Canoas, no entanto, vai no e embiente específico em liquidez e só pensa em cargos”. Durante 6/2014. Na ocasião, o procu(HNSG), O Contrato nº 64/2013, firmado vênio nº 6/2014, teira, com multa de R$ 195,23 A Prefeitura afirma que tem criticando dirigentes da sigla na line” adacorrupção”, rádio Gaúcha, na terçaexplicou em nota enviada brusca, derrapagem ou frenagem assim como o som alto, que nário “A experiência no Centro). Drogaraia e Aninaniak’s ações buscam mobilizar Passo sadas por cada cidade à secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, do Nazário, 3505, leza, Embelleze, Spa das pam representantes da Guarda um ponto, ela se transfere para não viveu enfatizou dos estabelecimentos e encapromoção de competição não a polícia pouco poderia fazer baseadas nas informações repasporrealizado administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera rador observou que essa é a TCU entrevista, Jairo concordou com afronta as disposições do art. com a Associação Beneficente orientações da Corte contidas retenção do veículo. ações integradas para aplaudiram o ex-tesoureiro preso feira, 23, o prefeito falava sobre ao jornal O Timoneiro quais são com deslizamento ou arrastamenficou ainda mais intenso. Condo Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua Municipal, Brigada Militar, outro local. De acordo com o criticando dirigentes da sigla na minhar os casos reincidentes ao em relação ao 3.239/2013 som alto e que sódo que (ouLava-Jato participação como sadas por cada cidade à secretaria é arrecadado. Quando se atendimento gaúchas e ficou (ABC), com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, à adoles10/12, às –a autorizada Festas. e conscientizar a comu- Guajuviras). quarta ação de13h30 improbidade A redação entrou em contato Vaidosa posições por Lula e 25 da Lei nº atos, 8.666/1993; afronta de Canoas nos Acórdãos - Sobrancelhas, TCU coibir esses mas admite na operação João VacasMinistério próximas etapas para0,7877 coibir declarações ex-presidente a Brigada Militar, que toasas de pneus. Odefendidas GGI tem se reunido Levando em conta cinco in-trata setor público, o governo federal abrange 497 cidades eestabelece 2.309 noo município liquidez e chega aos em Polícia Civil, fiscais de Trânsecretário de aplaudiram oDutra ex-tesoureiro preso Público". a- Secretaria Municipal do- Meio condutor), eaos tem asdo mesmas penado tatamos Tesouro Nacional em 2013. doodisposições total dedomunicipal investimento noSede 360º no ranking estadual que Canoas zera sua contracom a de administração de Cacom a Assessoria dedo Imprensa as do Decreto nº a contratação de pessoa jurídiOlívio (PT). Em outra oporPlenário emesma 2.057/2016 TCU que fato problema circucari Neto, 35 anos partido. centes a partir dos 14 Encerramento dos “16 Local: Praça Cônego nidade canoense. perturbação aos moradores: "Preinformou na madrugada 5/12, às 14h – Lane companheiro partidário Luiz dicadores, separados em receita é responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual Gasto Pessoal. com os proprietários de postos Biju e Drogaraia. sito e da secretaria Municipal gurança e Cidadania, Ranolfo operação João VacO esecretário destaca que ona lidades. Quem Ambiente tomar inprovi-setor3.100/1999, Levando empoderia conta cinco público, o governo abrange 497 é cidades ecom 2.309 no liquidez chega aos 0,7877 em ELava-Jato opara mesmo caso trata o noas. São elas: terceirização dotunidade, TCU saber mais detaart.dificulta 23, federal na redação caaspara prestação de 34%. serviços - Plenário. Olívio também criticou lar pela cidade uma O levantamento da Federação própria, gasto com pessoal, incidades ficam a 0,4833, por pouco classificada tendemos realizar novas ações de que não iria coibir a festa clanInácio Lula da Silva, que criticou para buscar uma solução que terdo Meio Ambiente (SMMA). AGasto Vieira Junior, as Artes intervenções Neto, aos -35 anos do partido. posto referido, Igara,pelo e maiscariartigo anos CRM Patrícia dias de ativismo Lotário (Rua dências autuação, Confira a progra- ç a mdicadores, e ndestina tdas oO Indústrias dpseparados oem jaem eRio tSàoreceita é- responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu IFGF igual com Pessoal. 175 utilizar-se de veículo Casa de docomo Sistema dedorequisitos, Tele agendalhes sobre oSteffens processo. Segundo dada pelo Decreto nº 7.568, de deno saúde aoum Sistema Único r o gprelação rrao mdo A LVA RLocal: a organização. “O PT caiu na vala responsável? solução. “A situação é complefiscalização nesses locais e, caso de Janeiro vestimentos, liquidez e custo de O índice é classificado por C. Nos atinnaquele momento, por o próprio partido. “o PT perdeu mine com a prática.O retorno da municipal explicao cinco serão contínuas para inibir Lei esses postos já se reuniram com a José multa ou interdição tanto do demonstrar ou exibir manomento (processo nº 5014216ocomum órgão, "não houveram novos 2011, nº 9.637/1998, nº dministração dequatro (SUS), SAMU, porviaturas meio dodisponíveis. Contrato Esber”. fim da violência condedos Alencar esquina partidos”, disse. Jairo mação completa: DeSaúde com Prefeitura, poisLei quando se(Gabinete consegue “Elas Mais Belas” edaroda Villa Mimosa (Avenida nāo cesse o problema, vamos não possuir (Firjan), publicado empneus 18 nºdexa, vida, 95 prefeituras do Estado letras de Aa incluindo a estiverem D. Segundo giu 0,5339 em Receita Própria,para umperigosa, pouco da utopia... Hoje gente operação Balada Segura também que seacordo os veículos encontros. O GGI de SMMA para receber orientações posto quanto loja de bra mediante arrancada 42.2014.404.7112); terceiridesdobramentos após oa acór13.019/2014, além do entengerenciamento assistencial, 229/2011, é outro ponto citado nas ações integradas, particiafirmou que o aplaudiu. “Eu ao eliminar a concentração em multar também os proprietários Fomos informados também que junho deste ano, aponta em sua ficaram entre as 500 melhores, 13 a classificação, a letra A, é quan0,7877 em Gastos com Pessoal, dentro da área do posto, o estasó pensa em cargos”. Durante Gestão Integrada) está atento e L o c a l : A u d i t ó r i o tra as mulheres” e 2º Rua Ana Nery, no bairro será uma forma de desestimular 1º/12, às 14h – Tra- de conversa nesse sentido, mas não houve sobre autoao lado, onde os veículos ficam Guilherme Schell, 6270, zação de 4 UPAs (processo n° brusca, dão, que apenas deu ciência ao derrapagem ou frenagem dimento da consolidado administrativo, financeiro e/ou dos pelos ministros. Segundo representantes dade Guarda ponto, elaassunto, se100 transfere para aplaudi, não o critiquei”, comenestabelecimentos e no encaaestacionados polícia pouco poderia fazer terceira edição do índice deeles, ges-um delas entre asCorte melhor do país.pam a cidademesmo soma 0,8 0,4931 em investimentos, 0,0000 belecimento, não sendo cuidando do que não foi entrevista, Jairo concordou com este tipo de comportamento (ranenhuma resposta efetiva sen- com e seus condutores 5002212-36.2015.404.7112); município de algumas improdeslizamento ou arrastamenS ydo SIFGF. c h i Classifica-se vBrigada iem tsom z equipamentos (em R uvolume a a 1,0 Cabide Solidário para Branco). nos Acórdãos -naTCU operacional também háao ausência dicional caminhada da estimaem feminina. Apoio: Municipal, Militar, local. éDea352/2016 acordo com o ad tou sobre Olívio. Questionado minhar os casosa epoluição reincidentes ao Rio relação som alto e estudos queCentro). só outro tão fiscal (IFGF) osdemunicípios Gramado primeira lista no como B, em Liquidez 0,7497 em Custo quem origina o abandonado”. as posições defendidas por Lula e chas e som alto)”. tido de conter sonora. causam o barulho. ausência Público". de licitação e lici- topriedades." - Plenário municipal e 2.057/2016 - SeTCU Polícia de atenção à saúde no de Município de pneus. GGIotem se reunido demonstrem a vantagem da secretário Civil, fiscais Trânsobre qualOseria partido mais séaque Secretaria Municipal do Meio gaúchos como as gestões mais regional e a terceira nadenacional. quando alcança a média de 0,6 aMinistério de Vida. Olívio Dutra (PT). Em outra oporcom os proprietários de postos sito e da secretaria Municipal gurança e Cidadania, Ranolfo secretário destaca que o Ambiente poderia do tomar provirio do país, titubeou. “Aqui não é bem-avaliadas país. O le- própria, O Brasil aproximaA letraficam C classifica a cidade a O Mesmo o estado apresentunidade, também criticou O levantamento Federação gastoarrecada pessoal, in- doas0,8. cidades com 34%. 0,4833, porque pouco classificada para buscarOlívio uma solução que terMeio Ambiente (SMMA). A posto Vieira Junior, ascom intervenções referido, do Igara, e àmais dências em relação àdainformações autuação, concurso de miss honesta. Temos vantamento apurou damente R$ liquidez 400 bilhões por ano que atinge deé 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior média a organização. “O PT caiu na vala das Indústrias do Rio de Janeiro vestimentos, e custo de O índice classificado por como C. Nos requisitos, atinmine com a prática.O retorno da municipal explica para esses dministração cinco postos já se reuniram com a multa ou interdição tanto do serão dificuldade na política brasileira de 5.243 cidades onde habitam emcontínuas impostos. Osinibir municípios, e D quando for 0,4. nacional em os quesitos, comum dos partidos”, disse. Jairo (Firjan), publicado empneus 18 de encontros. vida, 95 O prefeituras do Estado quatro letras de Adea0,0 D. aSegundo giu 0,5339 emtodos Receita Própria, operação Balada Segura também se os veículos estiverem GGI (Gabinete de que SMMA para receber orientações posto quanto da loja de e só quem não chegou ao poder 96,5%deste da população Brasil, por sua vez,as são responsáveis Canoas, noaposto, entanto, vai no 0,7877 em específico em liquidez afirmou que o de aplaudiu. “Eu o ano,veículos apontadoem sua Gestão ficaram entre 500 melhores, a classificação, letra A,o éestaquanem Gastos Pessoal,eserá da área do Integrada) está atento e13 dentro forma desestimular nesse sentido, mas com não houve aojunho lado, onde ficam nãouma viveu corrupção”, baseadas nasosinformações por administrar cerca de foi 25%belecimento, contrafluxo das cidades gasto com pessoal, onde superaeste aplaudi, nãoacomportamento o critiquei”,enfatizou comenterceira edição do índice derepasges- cuidando delas entre as 100 melhor do país. do a cidademesmo somagrandes de a 1,0 nenhuma 0,4931 em investimentos, 0,0000 não0,8 sendo do assunto, que não tipo de (ra-na resposta efetiva no senestacionados e seus condutores criticando dirigentes da sigla sadas por (IFGF) cada cidade à secretariaabandonado”. do que é arrecadado. gaúchas eClassifica-se ficou acomo posição 36,2% e 30,1%,0,7497 respectivamente, tou Olívio. Questionado tão fiscal os municípios Gramado é a primeiraQuando na listasequem no IFGF. B, tido em em Custo chas origina o somcom em volume esobre som alto)”. deLiquidez conter a epoluição sonora. causam o barulho. aplaudiram o ex-tesoureiro do Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua sobre qual seria o partido maispreso ségaúchos como as gestões mais regional e a terceira na nacional. quando alcança a média de 0,6 a de Vida. nado operação Lava-Jato Joãonão VacLevando emdo conta in- setor público, o governo federal 0,8. abrange 497 cidades e a2.309 no liquidez chega aos 0,7877 em rio país, titubeou. “Aqui é bem-avaliadas país.cinco O leO Brasil arrecada aproximaA letra C classifica cidade Mesmoe que o estado apresencari Neto, aos 35 anos do partido. dicadores, separados em receita damente é responsável porbilhões 14%, enquanto nacional. igual teGasto com Pessoal. vantamento apurou informações R$ 400 por ano que atinge Atingiu de 0,4 aum 0,6IFGF na média desempenho superior à média concurso de miss honesta. Temos de 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em todos os quesitos, dificuldade na política brasileira 96,5% da população do Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e e só quem não chegou ao poder não viveu no a corrupção”, enfatizou nas informações cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera day.com.br. evento. pesquisa realizada O Black Friday já baseadas se evento esterepasano por sig-administrar criticando dirigentes da sigla na sadas por cada cidade à secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, O faturamento do Rio Os produtos que pos- site: www.blackfriday. consolidou como o dia nifica um aumento de do Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua aplaudiram o ex-tesoureiro preso Grande do federal Sul durante com.br: mais importante paraLevando 21%emem contacomparação cinco in- setor público, o governo abrange 497suem cidadesmaior e 2.309 intenção no liquidezde e chega aos 0,7877 em na operação Lava-Jato João Vaccari Neto, aos 35 anos do partido. dicadores, separados em receita é responsável por 14%, enquanto nacional. um IFGF igual 2019 Gasto secom Pessoal. o período do Black Fri- Atingiu compra para - Smartphones (37%) o comércio eletrônico com o ano passado,

"Só quem "Só nãoquem chegou não chegou Durante 16 dias, objetivo é mobilizar e conscientizar a comunidade ao poder aonão poder viveu a "Só quem não viveu a "Só quem corrupção" não chegou corrupção" não ao chegou poder aonão poder viveu a não viveu a corrupção" corrupção" Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking "Só quem Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking não chegou ao poder Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking "Só nãoquem viveu a Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking não chegou corrupção" ao poder não viveu a corrupção"

ÍNDICEFIRJAN FIRJAN ÍNDICE Gestão fiscal de Canoas Gestão fiscal de Canoas ÍNDICEFIRJAN FIRJAN ÍNDICE entre as piores do Estado

entre as piores do Estado Gestão fiscal de Canoas Gestão fiscal de Canoas entreas aspiores pioresdo doEstado Estado entre ÍNDICE FIRJAN

Gestão fiscal de Canoas ÍNDICE FIRJAN

entre as piores do Estado Gestão fiscal de Canoas entre as piores do Estado Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking

Campanha da Black Friday deve movimentar R$ 8 milhões em Canoas

nacional e tem a expectativa de superar os R$ 3,15 bilhões no Brasil, com uma movimentação recorde em 2019. O c re s c i m e n to d o

segundo estimativa de dados gerados a partir do histórico das edições anteriores e com base no tráfego do site oficial do evento: www.blackfri-

day deve ultrapassar os R$161 milhões, mais de 5% do total de vendas nacionais. Canoas deve movimentar mais de R$8 milhões durante o

gue o perfil já consolidado pelo evento: aqueles de maior valor agregado e de desejo. O destaque fica por conta dos produtos abaixo, segundo

- Eletrodomésticos (36%) - Televisores (29%) - Informática (24%) - Móveis e Decoração (22%)


6

Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019


7

Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

O que fala o vereador sobre:

Emilio Neto TODO APOIO AOS NOSSOS PROFESSORES

A privatização da Trensurb:

É lamentável que aqueles que pouco tem cada dia passem a ter menos ainda. A retirada do subsídio para a passagem, ao entregar a Trensurb para uma empresa privada, é aumentar a passagem do trem para um valor em torno de 8 reais. divulgação

MUITO OBRIGADO POR NOS ENSINAREM A LER, ESCREVER, PENSAR E QUESTIONAR. NOS PERDOEM POR NÃO TERMOS CONSEGUIDO IMPEDIR DE SER GOVERNADOR ESSE QUE TANTO VOS PERSEGUE. ESTAMOS JUNTOS NESSA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, TOTALMENTE GRATUITA E DE QUALIDADE. divulgação

A venda da REFAP:

A privatização da REFAP deve estar sob a atenção de todos os canoenses. A refinaria tem vital importância para economia do município e para o orçamento municipal. As projeções da própria Secretaria da Fazenda indicam uma perda de arrecadação de R$100 a R$150 milhões ano. Sendo assim, pode significar uma redução drástica na capacidade de o município investir em saúde, educação, segurança. Somos absolutamente contrários à privatização.

divulgação

A PPP da Corsan:

A PPP da Corsan produziu um intenso debate na população canoense e na Câmara de Vereadores. Primeiramente, acredito que a empresa pública Corsan tem capacidade técnica de executar as melhorias necessárias, em segundo plano, sobre o projeto, ficaram dúvidas sobre as elevações de tarifa que, obviamente, poderiam prejudicar a maioria da população que hoje atravessa dificuldades econômicas. Água é um bem público indispensável a vida, logo, ela não pode ter um dono. A privatização dessa empresa, através da PPP, será um retrocesso que causará danos irreparáveis aos cidadãos de Canoas. divulgação

“Este ato de luta pela cidadania é a maior aula que vocês estão dando não somente aos alunos, mas a todos nós” Para o vereador Emilio Neto, é um absurdo professores ficarem tanto tempo sem receber em dia, com salários parcelados e abaixo do piso nacional. “Nós queríamos muito que os professores estivessem nas salas de aula, dando aula, ensinando, e aprendendo com os alunos. Mas não existe outro lugar que vocês devam estar do que o lugar onde estão agora, lutando pela escola pública e pelos direitos dos educadores. Este ato de luta pela cidadania é a maior aula que vocês estão dando não somente aos alunos, mas a todos nós”.

Estamos em defesa de todas as empresas estatais para impedir a entrega do patrimônio dos brasileiros e brasileiras.


8

Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

Geral

O QUE O SEU VEREADOR ANDA FAZENDO...

Florescer Terapias realiza retiro holístico divulgação

Márcio Freitas (PDT)

Timoneiro: O que já realizou durante seu mandato? Vereador Márcio Freitas: Nossas principais realizações são os serviços prestados a comunidade. Essa é uma característica de nosso mandato: popular, participativo e inovador. Diariamente estamos a partir das 5h da manhã em diferentes pontos da cidade atendendo a comunidade. Até recebemos carinhosamente da imprensa o apelido de “vereador da madrugada”. Ao final da tarde atendemos também nas estações de trem e temos o projeto vereador na sua casa, em que visitamos pessoas acamadas e com dificuldade de locomoção. Estar próximo das pessoas que mais necessitam tem sido nossa prioridade. Somos também o vereador com o maior número de Projetos de Lei nessa legislatura, são ao todo 36 proposições, o que nos dá uma média de 1 projeto de lei a cada mês. Lembrando que dentre todos, nenhum refere-se a nomes de rua. São projetos de ações afirmativas que buscam melhorar a vida das pessoas. Temos também um trabalho social muito forte. A equipe de nosso gabinete está diariamente na rua atendendo os mais diferentes pedidos, desde recolhimento de entulho, limpeza de terrenos baldios, desentupimento de esgotos e poda de árvores. E eu, estou sempre presente supervisionando e realizando conjuntamente com a equipe os serviços.

Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete? Márcio Freitas: Os cidadãos que nos procuram tanto no gabinete, quanto em outros espaços de atendimento à população, são muito propositivos, na maioria das vezes trazendo ideias e sugestões para melhoria da cidade. Grande parte de nossos Projetos de Lei tiveram origem a partir de demandas que surgem nesses espaços de escuta e acolhimento as pessoas. Projetos como a tele entrega de medicamentos; o uso de ambulância nos sábados, domingos e feriados; a notificação do vencimento da carteira do idoso; sobre a obrigatoriedade de cobradores de ônibus em Canoas, entre outros. Todos foram iniciativas que partiram de sugestões da comunidade.Temos também um trabalho bastante significativo na revitalização de praças e espaços públicos degradados e abandonados. Com nossa equipe e recursos próprios, temos buscado transformar esses espaços em áreas de lazer para a comunidade, como fizemos na Praça da Recreação, entre outros. São também demandas que chegam da comunidade.

Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado? Marcio Freitas: Nosso compromisso de campanha foi de fiscalizar e legislar. Esse tem sido o objetivo de nosso mandato, em que temos apontado, com respeito e humildade, os problemas da gestão e cobrado resultados, principalmente na área da saúde e assistência social. Temos também elaborado um significativo número de Projetos de Lei, com a pretensão de dar materialidade as demandas da comunidade e melhorar a qualidade de vida em Canoas. Temos ainda muito por fazer, pois as necessidades da comunidade são grandes. Queremos estar cada vez mais próximos dos cidadãos, os acolhendo e ouvindo com atenção suas críticas e sugestões. Penso que o papel do vereador é também ser um porta-voz para sua comunidade, buscando a melhoria dos serviços públicos e projetos inovadores. Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020? Márcio Freitas: Se Deus quiser e o povo de Canoas permitir, gostaria sim de dar continuidade ao nosso trabalho na Câmara de Vereadores e ser candidato à reeleição em 2020. Estamos em nosso primeiro mandato, já fizemos muito, mas ainda temos muito por fazer. Estamos cheio de energia e disposição para continuar ajudando os mais necessitados e contribuindo com as políticas públicas de nossa cidade. Estarei firme defendo as bandeiras de meu partido e meu pré-candidato a prefeito.

No dia 7 de dezembro, das 9 às 21 horas, o espaço holístico canoense Florescer Terapias Integradas realiza seu primeiro evento de imersão, o União do Feminino & Masculino. O evento vai ocorrer em Gravataí, no distrito de Morungava (Sítio do Florescer - Estrada Passo do Portãozinho, 2375). Na ocasião, serão realizadas as seguintes atividades: limpeza energética, meditação, jornada de tambor, danças circulares, arte com mandalas, ritual de prosperidade e roda de rezos. De acordo com a terapeuta holística Melina Garibaldi, que conduz o evento, esta imersão será bastante diferente das atividades que ocorrem normalmente no Florescer Terapias Integradas. “Serão 12horas de vivências xamânicas, oficinas de arte, danças circulares e muito mais, em conexão total com a natureza. Olhar nossos processos de vida com entendimento e clareza”, diz Melina. Para participar do evento não é preciso nenhum pré-requisito, podem participar pessoas de todas crenças religiosas ou filosofias de vida. Os ingressos individuais custam R$ 152 e, em caso de duplas, o valor fica em R$ 272. Interessados podem se inscrever até o dia 5 de dezembro, através do telefone/whatsapp (51) 992811439.

divulgação

Segunda turma do Programa Gerações se forma

Local

R$12,00 R$19,50

alunas, não conseguiu conter o entusiasmo. “Minha mãe superou muita coisa para chegar até aqui, inclusive um infarto. Depois do Gerações, ela ficou mais comunicativa, independente”, relata Jane. A mãe de Jane chama-se Janete da Silva Martins, 76 anos. Depois da cerimônia e rodeada dos amigos e familiares, a aposentada afirma que este é apenas o começo da sua vida profissional. “O Programa Gerações é um sonho realizado. Eu sempre quis voltar à sala de aula, mas nunca tive uma oportunidade. Agora, pretendo começar o curso de Pedagogia”, finaliza.

imagem meramente ilustrativa

Na sexta-feira, 22, os 60 alunos que fazem parte da segunda turma do Programa Gerações se formaram em cerimônia realizada no Salão de Atos da Universidade La Salle. Coordenadores, familiares, professores e representantes dos poderes Executivo e Legislativo prestigiaram a cerimônia, que também contou com a participação do prefeito Luiz Carlos Busato. “O troféu que vocês estão vendo foi conquistado no começo deste mês”, afirma o chefe do Executivo, Luiz Carlos Busato, mostrando o Prêmio Gestor Público 2019. “O Programa Gerações foi um dos vencedores do Prêmio que reconhece projetos inovadores, desenvolvidos por 145 municípios do Rio Grande do Sul. Eu dedico esse reconhecimento a todos vocês”, comentou o prefeito. Enquanto os formandos levantavam da cadeira para buscar o diploma, os aplausos tomaram conta do auditório. Jane Paim, consultora de vendas e filha de uma das

monte o seu

Tele - entrega


“Quem viu em 1972, primeira página durante umanafesta na cidade. EladaterFolha O casal Filomene Nienow Meide onde o general proferiu seu discurso, após sido da Tarde, uma foto de um trem ligando Canoas à Porto viveu de 1913 a 2012, após dedicar relles - Nemézio Miranda de saudado pelo professor Thiago Matheus Würth, diretor Alegre, declarava erae àum sonho e hoje a realidade do Instituto Pestalozzi pela menina Ivone Endres, a vidaquetoda assistência social. Meirelles dançando (um bolero?), aí está.do A própria alteração centro urbano nestes dez aluna "Grupo Escolar" que sua oração Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019 Ele viveu de do 1913 afinalizou 2011, dedidurante uma festa na cidade. Ela 9 anos com Calçadão, é impossível de ser freada”. O implorando ao "Deus de bondade e misericórdia" pela viveu de 1913 a 2012, após dedicar cando-sedigníssimo à política,interventor". ao esporte, ao0 general felicidade "de nosso secretário dos Transportes também previa a criação de a vida toda à assistência social. jornalismo edeà literatura. agradeceu a homenagem suas “patrícias e patrícios" centros comerciais secundários, ao redor das estações Ele viveu de 1913 a 2011, dedisalientando bem pouco teria feito "por este belo do Trensurb,que trazendo vantagens às populações dos cando-se à política, ao esporte, ao recanto do Rio Grande", mas prometeu ter sua atenção bairros, que mais se deslocar centro Nº 747III jornalismo e àAno literatura. "voltada paranão este já precisarão hoje subúrbio de PortoaoAlegre, para consultas etc. Contribui onde vive uma médicas, populaçãocompras, laboriosa,lazer, orientada por senINFORMATIVO para isto,que o transporte, cada dia mais oneroso em relatimentos elevam e alevantam". ção(Este ao salário. “Outro pontoinclusive de interrogação, salienta fato está contido, com fotos, no lº volume da obra "Canpo Anatomia de uma Cidade", Associação dos Servidores Municipais Gerchman, para o futuro será, sem dúvida, a pressa de Canoas - Fundada em 12/06/62 de Antônio JesusdoPfeil). para a ocupação 2º Distrito, devido sua proximidade firmo@asmc.com.br www.asmc.com.br / (51) 3472.1866 com o Pólo Petroquímico, facilidade de acesso a ter proporcionalmente suas terras baratas”. Como pontos memóriaPedal da cidade Projetos são de autoria do vereador Rodrigo (PT) Firmo Farias dos Santos, presidente positivos, numera o crescimento de uma consciência ques e dirigentes do Boa Vista Futebol Clube, Maçonaria ecológica e um interesse pelo Plano Diretor, que não SAÚDE m pé, dadeve esquerda para ada direita: técnico Na sessão terçacientífica ambiente ANO 1961em nível 8º e 9º ano do Ensino ocorrer somente através de Pitel, técnicosno e sim defen- e, a segunda, -feira, 19, o Legislativo escolar. municipal. Fundamental. Maria, Manoel, Vanderlei Dorneles (destaque Na semana passada, fiquei fora da ASMC por uma No gramado do Fiateci, em Porto Alegre, craques e dirigentes do Boa Vista Futebol Clube, dido pela população. semana, férias forçadas depois de Municipal aprovou por Segundo o texto do A FEMIC será orgaOs trabalhos serão rdem: Júlio, Oscar, Roberão, Luiz, Norberto, fundado para defender a vila Rio Branco. Em pé, da esquerda para a direita: técnico Pitel,dois meses de sofrimento, com dores insuportáveis, pés inchados unanimidade o projeto projeto, a “Feira Mulnizada em cinco cateavaliados por uma coJuca, João Luiz, Beto, Jaci, madrinha Edi, Maria, Manoel, Vanderlei Dorneles ivo do fotógrafo Toninho Silva). e passando por quase uma(destaque dezena de médicos, até de Lei nº 059/2019, que tidisciplinar e a Mostra gorias: Pré-Escola, 1º missão julgadora que chegar no Roberão, médico vascular e no cardiologista e diEm seu livro “Grau do Aprendiz e seus mistérios”, de equipe) e Roni. Agachados, na mesma ordem: Júlio, Oscar, Luiz, Norberto, institui a “Feira Multi- de Iniciação Científica ao 3º ano do Ensino irá classificar os trabaradicionalista Maçonaria zer, meu cansaço em qualquer caminhada de menos Jorge Adoum afirma que ser maçom é ser iluminado, massagista Frederico, Beto ede Lori. (Do arquivo do fotógrafo ToninhoCom Silva). disciplinar e Mostra de (FEMIC)” ocorrerá em Fundamental; 4 e 5º lhos acordo com os de uma quadra. apenas uma tomografia e idenseguidor do caminho da Verdade e da Virtude, “fazendo tificar o que você não queria saber, o que você adiou Iniciação Científica de duas etapas: a primeiano do Ensino Fundacritérios estabelecidos Agenda tradicionalista delas carne de sua carne, sangue de seu sangue, vida de por mais de um ano, até que chegou o momento que Nova Santa Rita (FEra, em âmbito escolar mental; 6º e 7º ano e no Regulamento. sua vida”. Iluminado é quem recebeu luz ou iluminação; você não conseguia dormir e nem se alimentar e nesse MIC)”. O primeiro lugar de meio tempo, o rim já estava quase em fase de diálise, que atingiu a perfeição espiritual, o verdadeiro conheEm certo degrau da escada que devemos vencer, divulgação De autoria do vereacada categoria da Educhegando à escala de 3,5, problema renal grave, mas cimento. Quem alcança esse patamar está habilitado a pedimos que a Pedal Grande Luz mostre o caminho dor Rodrigo (PT), cação Infantil (pré-eszero de diabete, onde o nefrologista falou, não vou faradicionalista conhecer a Verdade, que nos nos tornará livres conformereto, São zer nada procura o teu urologista urgente, só que nesque é trilhado pelos que são reservados, constantes e o projeto tem o objetivo cola) e Ensino FundaJoão, cap. 8, vers. 32. Porém, a liberdade está condisa altura eu já estava sendo medicado para o coração, de estimular o desenmental deverão repreAgenda tradicionalista divulgação trabalhadores. pelo dever de praticar a Verdade. Praticando-a, colegas de trabalho. Foram 18 anos de aprendiopes* cionada pois algumas artérias estavam obstruídas. Voltando volvimento de trabasentar o município em A reserva, discrição, nos prepara para a manutenção estaremos transformando o mundo. ao médico vascular, o mesmo me encaminhou para o zado e exemplos que serão muito úteis para o lhos multidisciplinares outras feiras intermude trabalho. Foram 18 anos de aprendi-um Olegar Lopes* colegas cardiologista, que olhou os exames e determinou Mas, o que é a Verdade, a mesma que Jesus Cristo do segredo, que é uma garantia da pureza, da integridade de vida realizados que me resta. evis- tempo e científicos nicipais. cateterismo imediatamente, o muito que foi úteis feito epara 05 dias zado e exemplos que serão o veio testemunhar? Ele mesmo, Cristo, disse que “A depelos nossos sinais, costumes e palavras quenão só somos a nós inteTemos que ter consciência de que ente Verdade depois, onde identificou as obstruções e passei a toalunos de educaPara as atividades retempo de vida que me resta. O escritor Rubem Alves declarou em entrevisvem do céu”, daí ser obvia a impossibilidade ressam; como certos códigos interessam a outros. mar uma dezena de medicamentos, para não infartar a eternos e quedas nãosegura, vamos levar nada apara a eter-“Em ncia de ção escolas feridas na politicamente presente Lei, umabásica definição assim como duplicação de Temos momento, que ter consciência de que não ta a um jornal que essa moda do qualquer mas o rim necessitava de somos conserto muitas lojas alemãs, chave de marfim faziaruins parte da públicas do município e sempre o município poderá es- eternos nidade, vamos simuma deixar muitas coisas, ados nosso dever de persegui-la, submetendo nossas e que não vamos levar nada para a cirurgia etercorreto não lhe agrada. No caso, com referência urgente e para consertar, era necessária outra pesquisas. opes* indumentária maçônica de cada irmão, para lembrar-lhe o projeto tabelecer parcerias com nidade, ouassegurar boas, depende do fizemos durante nossa os a conclusões de próstata, massim como fazer se não podia pararruins com os àque Moral e àque Razão. vamos deixar muitas coisas, à idade das pessoas, cujos termos considerados Já oPor tema para a Semana Farroupilha pesquisas. Lopes* que vem sendo realiórgãos privados para aa ou medicamentos? Sedo parasse, corria odurante risco de nossa infartar, encerrar etambém, ocultar em coração os 2017 vida. esse motivo procurei no trabalho -é lhor que Adevia Virtude pode, ser seu definida como asegredos “dispoboas, depende que fizemos politicamente corretos quando nos Olegar referimos se fizesse a cirurgia também poderia infartar e o uronoente de sição zado há seis anos pela realização do evento. “Farroupilhas, idealistas, revolucionários e fazeJá o tema para a Semana Farroupilha 2017 da Maçonaria”. (Nicola Aslan, no- seu Grande Dicionário constante de quem praticar o bem eser evitar o mal”. Temos onde mostramos somos ético, honesto Pormeesse motivo no solicitando trabalho -uma é pessoas de uma certa idade são idoso, melhor vida. logista devolveu paraprocurei o vascular Secretaria Municipal Após a aprovação do Os dois temas para serem trabalhados no ano de onde ados virtudes “Farroupilhas, revolucionários e fazedecardeais história”, vai nortearepalestras e oPrudência desfile Fortaleza, Enciclopédico de(Temperança, Maçonaria Simbologia, vol. IV).e edores de bom coração. ntenmostramos quem somos - ser ético, honesto idade ou terceira idade. A moda do politicamente avaliação, esseidealistas, me encaminhou para o cardiologista, da Educação e Cultura Legislativo Municipal, A Coragem e a Sabedoria ocupavam os lugares 2017 pelas entidades tradicionalistas aprovados m, por de Justiça); de ohistória”, vai nortear palestras o desfile que fez primeiro cateterismo. Ninguém equeria correr temático. Os vão mormente encontrar no vasto Observe-se queinteressados manter segredo, campo edores de bom coração. correto condena chamar alguém de velho, entenpermaneça, indepeno projeto segue para o risco de eu infartar e me disse, vamos fazer a colocada Fortaleza e da Prudência. E temos as Virtudes Teodurante 65º Congresso Tradicionalista, além de Os interessados vão encontrar vasto , são do dendo que essa palavra seja ofensiva. Pois eu, por temático. conhecimento, éaaté benéfico para os curiosos; aquilo 29ª FECARS lves, material literário respeito dente de mudanças de do assunto. avaliação do Executivo ção do stent, mas o senhor tem um problema em cima (Fé, Esperança e Caridade). ricos em conteúdos para serem trabalhados, são 29ª FECARS pensar da mesma forma que pensa Rubem Alves, material literário respeito assunto. que nada custa não tem valor... A Festa Campeira do Rio Grande do Sul e sou logais São dois tendo temas que recomendo nãomoral) só aos como tra- a do coração e que apara mexerdo é de alto risco e eu lhe governos, visMunicipal, que decidiPodemos elegerem a Fortaleza (força A Festa Campeira do Rio Grande do Sul prefiro que me chamem de velho. Penso que sou de fácil interpretação. disse, faz o que for necessário, eu confio no aos senhor. São dois temas que recomendo não só tra(Fecars) ainda é nova, 29 anos sua primeira no mesmo degrau da escada, precisamos 47 – virtude taAinda o potencial motivador rá sobre sua sanção ou dicionalistas, mas a todos gaúchos que de uma que mais nos capacita a perseguir a Verdade, Foi o procedimento foi marcado para o dia 09 de (Fecars) ainda é nova, 29 anos sua primeira velho e porque não, antigo. O tema anual “Resgatando mas a todos gaúchos que degripe umaeno-o edição foiuma realizada nodeano de 1988. Idealizada que constantemente. aprimorar audição moral, paraquem escutar a do ensino e espécie da prática veto. o legado de 47 – dicionalistas, Oito” (Sócrates). forma ou outra tenham interesse em saber vembro, mas 24 horas antes apareceu uma edição foi realizada no ano de 1988. Idealizada Por me considerar ‘quase’ velho e sentir que 70 anos da Chama Crioula e o Grupo dos Oito” forma ou outra tenham interesse em13saber quem pelo catarinense com coração gaúcho, Frontelmo ara da consciência”, arrependermos cateterismo foi remarcado para o dia de novembro, avido chamada somos e “voz de onde viemos: “nãopara sabenos para onde vai pelo catarinense com coração gaúcho, Frontelmo venho perdendo as vitalidades essenciais para o remete à chegada dos restos mortais de David dia do meu aniversário. A gripe ficou mais forte e foi Machado, se tornou o maior do campeisomos e de onde viemos: “não sabe para onde vai alguma falta cometida. (Sócrates). s 15, de logo quemdenão sabe de onde veio”.evento Machado, se tornou o maior evento do campeitrabalho diário, na última quarta-feira, dia 15, remarcado para o dia 19 de novembro. No dia 18 foi Canabarro a Porto Alegre no início do mês de quem não sabe de onde veio”. ee deconfirmado, a gripe ainda dava sinal, mas eu disse que jo- rismo gaúcho. rismo gaúcho. encerrei minhas atividades profissionais que desetembro de 1947, com o recrutamento de joPromovido pelo MTG, evento será realio dos ABANDONO DEo EMPREGO bem e às 7h da manhã, já estava na porta Promovido pelo MTG, o evento será reali-do sempenhei por quase 18 anos na Associação dos estava para zado ”Tradicionalista é aquele que usa anatradição EDITAL DE LEILÃO Hospital São Francisco da Santa Casa em Porto Aledias 16, 17, 18 e 19 de março, cidade ximo vens cavaleiros pelo jovem Paixão Côrtes para ”Tradicionalista é aquele que usa a tradição COMÉRCIO DE ARMARINHOS MENDES PADILHA LTDA, dias 16, 17, 18 ede19 de março,o na cidade Servidores Municipais de Canoas - no próximo zado oades do de EDITAL DE e 2a. PRAÇA INTIMAÇÃO 2ª. VARA CÍVELMateus – COMARCA gre. Ao acordar na sala recuperação, cardiologista como seu rumo, seu Enorte.” Rolante, node: Parque Municipal Vitor inscrita no1a.CNPJ: 16.619.960/0001-74, estabelecida na Rua acompanhar oscompletaria restos mortais de Canabarro do de como seu rumo, seu norte.” Rolante, no Parque Municipal Vitor Mateus dia 6 de abril 18 anos de atividades DE CANOAS Prazo 20 dias. Natureza: Despejo – Falta de Pagamento: estava ao meu lado, conversou comigo e perguntou, ação Teixeira, 54B, S/N 008/1.07.0012181-0 LOTE Guajuviras, RS,dsolicita o compasede5,campeira doCanoas, Piquete e Laçadores aeroporto até odacemitério Processo: (CNJ: 0121811-97.2007.8.21.0008). Exeestás sentindo alguma dor? disse não, ele dissede campeira doEuPiquete de então Laçadores na sede social ASMC. da Santa Casa, ação Teixeira, recimento da funcionária RUTHISIMEIA MARIA DE SENNA, de bem Três quente: SUCESSÃO DE ALFREDO FERNANDO LEMOS, SUCESSÃO DE se, olha fizemos tudo até o procedimento de alto risco, onsEstâncias – RS RS – 239, KM 63. de Vou Paixão que fez surgir odescanso Grupo dos Oito, bem Três para um merecido com a consEstâncias – RS RS – 239, KM 63. 8029034SCHIAVON, série: 030/RS. A mesma comparece ao ADAIR JACQUES ANA MARIA ROMEROnão SCHIAVON Executado: um balão, tal e tal e tudo correu dentro da . Os CTPS: grato como atranquila Primeirado Ronda a Chamae Crioula. Os colocamos ciência deverecumprido muito grato Sandro Pugliesi trabalho desdee Outros. 07/01/2017. O Não comparecimento no prazo normalidade. - olegar.tradicionalista@yahoo.com irmo para de Datas: 1a. Praçacaracterizará 23/03/2017 - 2ª. Praça 06/04/2017 14:00conforme h. LOCAL: Tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com com a diretoria, em especial presidente interessados encontrarão umaovasto campoFirmo para Depois de três dias eu chegava em casa, a primeira 48Tradicionalista horas abandono de Horário: emprego FOROTradicionalista DA COMARCA DE CANOAS/RS – RUA LENINE NEQUETE, 60 2º. ão e artigo parte foi corrigida, agora vamos tratar da próstata, com olegar.tradicionalista@yahoo.com Farias dos Santos, conselheiros da associação e Tradicionalista olegar.tradicionalista@yahoo.com 482, letra I da CLT. ANDAR. mais uma cirurgia e o rim, com tratamento cura. Sabem Porto Alegre, 17Sra. de Dra. Fevereiro 2017.da 2ª. Vara Cível da Comarca OBJETO:. A Exma Juiza dede Direito,

Nova Santa Rita

Feira e Mostra Científica são aprovadas na Câmara

ASMC

A Verdade e a Virtude

Silêncio e segredo e velho, eu: 29ª Fecars

ara a Semana upilha 2017

O quase velho, eu: ou a 29ª Fecars

Tema para a Semana Farroupilha 2017

de Canoas/RS, autoriza o Sr. José Luis Santayana, Leiloeiro Oficial Mat. 201/2004, a vender em Praça Pública na forma do Art. 686 e seguintes CPC no dia 23 de março de 2017 às 14:00 h., no Átrio do Foro Central da Cidade de Canoas/RS o bem abaixo descrito, penhorado de Simone Pugliesi, no processo de execução movido pela SUCESSÃO DE ALFREDO FERNANDO LEMOS E SUCESSÃO DE ADAIR JACQUES SCHIAVON e ANA MARIA ROMERO SCHIAVON. DESCRIÇÃO DO BEM – APARTAMENTO RESIDENCIAL, 203, do Edifício Condomínio Edifício Karine, sito na rua Emboabas, 339 na cidade de Canoas/RS, localizado no segundo pavimento ou terceiro andar , de frente, possuindo área real privativa de (82,91m2), conforme matrícula de nr. 34.172 18980R$ 250.000,00 (duzentos e RI da cidade de Canoas/RS.Cremers Valor de avaliação cinquenta mil reais) dez/2015. Comissão do leiloeiro 10% sobre o valor de arrematação, remissão adjudicação. havendo licitantes, dito bem AtendeouConvênios IPE,Não Caixa Federal, será levado a segunda praça, pela melhor oferta, desde que não seja preço Unimed, Fassem e Particulares vil, no dia 06 de abril de 2017, na mesma hora e local, ficando intimados pelo presente edital os executados, Sandro Pugliesi e Outros, caso se encontrem em lugar incerto e não sabido, ou não venham a serem localizados pelo oficial deCONSULTÓRIO: justiça. Canoas/RS, janeiro200/401 de 2017. - Canoas - F: 3466-9124 Rua127dePovos,

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

por que tudo isso? por você evitar de ir ao médico para não saber a resposta que não queria ouvir. Hoje o médico me deu 30 anos de garantia, mas só do coração, a carcaça só Deus sabe.

Dr. EdnilsonGERAL S. O. ASSEMBLÉIA Lautenschläger

Ocorreu na segunda feira, dia 25, a Assembléia Geral Ordinária de Nº 107, para aprovar o Regimento Eleitoral. Compareceram em primeira e segunda chamadas, tão somente 06 associados, ou seja, três membros da Cremers 18980 diretoria e três associados, assim me tornarei vitalício como presidente, pois nessa última gestão, lá se vão Atende Convênios IPE, desses, Caixa Federal, dezenove anos consecutivos, quinze anos de Unimed, Fassem Particulares transição e quatro eleito por evoto secreto, só administrativo são 25 integrantes, dizer mais o que?

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

VIRADA DO MÊS DE DEZEMBRO

CONSULTÓRIO: Rua 7 Povos, 200/401 - Canoas - F: 3466-9124

Início dia 11 de dezembro e a virada oficial ocorrerá no dia 13, sexta-feira.

SORTEIO

“JORNALISMO É PUBLICAR AQUILO QUE ALGUÉM NÃO QUER QUE SE PUBLIQUE. TODO O RESTO É PUBLICIDADE.”

A rede de Farmácias Maxxi Econômica, colocou para os associados da ASMC, que gastarem R$ 100,00 em compras, ganham um cupom para concorrer ao sorteio de uma bicicleta, que ocorrerá no dia 23 de dezembro. Participe! Canoas, 29.11.19.


10

Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

Variedades

AGENDA TRADICIONALISTA

PUBLICAÇÕES LEGAIS Editais, Atas, Balanços e Convocações de Empresas.

Olegar Lopes, tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com.br

Consulte

Eleição para coordenador da 12ª RT Cumprindo com o que determina o estatuto do MTG, a coordenadoria da 12ª Região Tradicionalista realiza eleição para eleger o Coordenador para a gestão 2020. A Assembleia Eletiva será realizada domingo, dia 1º de dezembro de 2019, no CTG Mata Nativa, rua Ararás, 952, Canoas. No mesmo local e data será realizado o 3º Congresso Gaúcho Regional, a programação dos dois eventos segue abaixo. 3º Congresso Gaúcho Regional: - 9 horas - credenciamento - 10 horas - início

dos trabalhos - 12 horas - almoço Assembleia Geral Eletiva: Início às 14

horas - Encerramento às 17 horas Às 18 horas, pri-

meira reunião do Conselho Regional de Vaqueanos (ex-coordenadores).

65ª Feira do Livro

Dia 13 de novembro 2019, a associada da Associação Canoense de Escritores, Marina Lima Leal, autografou a Coletânea Internacional “Diálogos” da qual participou e, no dia posterior, 14 de novembro, foi empossada como Acadêmica, Cadeira 176, na Academia Internacional de Artes, Letras e Ciência – A Palavra do Século XXI (APLAS 21).

AV. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2000, Sala 5, Marechal Rondon - Canoas/RS - Telefones 51 3059.4003 / 3059.5003

marco@escritoriomb.com.br

刀䔀匀촀䐀唀伀匀 䤀一䐀唀匀吀刀䤀䄀䤀匀 䔀 䔀一吀唀䰀䠀伀匀 䐀䔀 伀䈀刀䄀匀⸀ 䔀䴀倀刀䔀匀䄀 ㄀  ─ 䰀䤀䌀䔀一䌀䤀䄀䐀䄀⸀ 吀䄀䴀䄀一䠀伀匀㨀

㔀洀대 簀 ㄀ 洀대 簀 ㄀㔀洀대 簀 ㈀ 洀대 簀 ㌀㘀洀대 

㌀㐀㜀㔀ⴀ㈀㈀㈀㈀ 眀眀眀⸀琀椀爀攀渀琀甀氀栀漀⸀挀漀洀⸀戀爀

LITERATURA Coluna aberta

Divulgue seu trabalho literário aqui Ligue 99191-6722 ou 3472-3022

BIOGRAFIA “SEM ÓDIO E SEM MEDO” Nosso diretor e editor está estreando na literatura, lembrando o que fez como político, da Câmara de Vereadores e Câmara Federal. Sua trajetória, como político eleito pelo voto direto, seu meio preferido, confirmou as expectativas dos seus conterrâneos no colégio lassalista, do qual saiu para o ensino superior. O biógrafo é Douglas Souza Angeli, professor de História. A AGE editora é responsável pela edição.

Em órbita

Valdir Zwetsch astronauta corpo alado, perdido, minguado (ai, sede! ai, fome!) espaço torto, morto, (astronauta: pouco espaço (porco espaço?), para um dedo sujo, dedo rijo faz (plic) desenhos (plic) na máquina (plic) no papel (plic) no espaço (plic) redação (ploc): um nome (ai, dela! ai, dela!) ah... dela astronauta, corvo pombo cosmos tenro: teus olhos, teu piscar ai, triste

cosmos vivo: o ventre morno ai, amiga astronauta morto-vivo mão com dedo, dedo sujo na ponta aponta, a ponta, a porta, aporta: coração de astronauta bate em vácuo bate em vácuo astronauta sem espaço sem lugar pra renascer (pra que nascer?) morto (vivo?), cem por cento, sem consciência, sem decência, sete palmos de azul como estrutura (O Timoneiro, 4 de setembro de 1968).


11

Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

Esporte

Fazendo história, Feras do Oriente decidem título do Interior no Gauchão GRAZIELE ALBUQUERQUE

Mesmo começando o Campeonato Gaúcho sem patrocínio, com muitas dificuldades, e barreiras, as Feras do Sport Club Oriente, irão decidir no próximo domingo, 1º, o título de Campeão do Interior e uma vaga no Brasileirão A2 de 2020 contra o Serc Brasil de Farroupilha. O jogo acontece no Estádio Cristo Rei, a partir das 11 horas, em caso de empate a decisão será levada para a prorrogação e seguindo a igualdade, haverá cobrança de pênaltis. O Clube Canoense de 87 anos de glórias, conquistas de muitos troféus

e uma longa história no Futebol Amador, está disputando pelo terceiro ano consecutivo o Gauchão Feminino com o seu Departamento de Futebol. As Feras poderão fazer história no clube e no futebol canoense, se ganharem a decisão do próximo domingo. O vencedor da partida estará automaticamente no Campeonato Brasileiro A2 de 2020, a série B da modalidade feminina no Brasil, a competição é promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Times nacionalmente conhecidos como, Fluminense, Cruzeiro e Portuguesa disputam o campeonato feminino.

Ao longo do Gauchão, as Feras do Oriente e o Brasil de Farroupilha se enfrentaram duas vezes durante a 1ª fase. Os resultados das partidas foram uma vitória para o time farroupilhense pelo placar de 1 a 0 em Canoas, e o segundo jogo, o de volta, acabou empatado em 2 a 2 em Farroupilha. O estádio da Região Metropolitana, Crtisto Rei, sediará a partida que terá entrada gratuita. O treinador e dirigente das Feras, Marco Maia convocou a torcida para o jogo. “ Lugar de orientista, canoense é com o clube neste momento histórico deste clube de 87 anos de glórias. A entrada é livre, basta o

divulgação

seu grito de Vamo, Vamo Oriente!” A final do Gauchão acontecerá entre Grêmio

e Inter inicia às 16h, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. No ano passado, o Tricolor foi campeão ao

derrotar o Colorado nas penalidades máximas, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal.

COLUNA DE ESPORTE Marcelo Mendes, Coordenador Geral da Escola de Futebol do Grêmio FBPA Canoas-RS / Futuro Craque

Três Títulos para Canoas no Gaúchão de Conveniadas Grêmio Na coluna desta semana tomo a liberdade de “puxar a brasa para o nosso assado” e parabenizar o grupo de atletas e professores da escola de Futebol do Grêmio – Canoas / Futuro Craque, que após uma temporada longa trouxeram para Canoas 3 títulos de muita relevância dentro do clube, nas categorias sub 11, sub 13 e sub 15. A competição envolveu 6 cidades, que contam com escolas conveniadas ao Grêmio FBPA, que se enfrentaram em turno e returno, são elas: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Campo Bom, Gravataí e Taquara. Após a fase de classificação as escolas disputam quartas de finais e Finais dentro do Centro de Treinamento do Grêmio em Porto Alegre, para que os atletas sejam avaliados pelo setor captação e avaliação do clube. Foram 13 jogos, contando

com fase de classificação e finais, até chegarmos ao ponto alto. Terminamos com o sentimento de dever cumprido, pois todo o planejamento da temporada nos levou a três importantíssimas conquistas. Desde a primeira edição, esta é a primeira vez que nossas três categorias deixam o CT Cristal com os títulos de campeões. Nossos atletas chegaram para as decisões do último final de semana focados, determinados, sabendo “o que”, “o porquê”, “quando” e “como Fazer”. Equipes Formadas, prontas para grandes desafios. Que não se abalaram, nem se desestabilizaram com gritos da torcida, a favor e contra. Atletas que responderam em alto nível e nos deram de presente 3 novas Taças para o armário da Futuro Craque. Foram 6 títulos em disputa no último domingo, 3 da série Ouro

e 3 da Serie Prata e nossos atletas, trouxeram metade para Canoas. Tivemos 100% de aproveitamento, 6 vitórias em 6 jogos. 12 gols feitos e nenhum gol sofrido. Nossos goleiros todos invictos nas Finais. Cada treinos, cada gota de suor, cada sorriso, cada abdominal e flexão, cada Vitória e principalmente cada derrota, contribuíram para a formação de um grupo de atletas campeões. Somos a única escola conveniada a conquistar 3 Títulos de Campeões. Sempre utilizando somente alunos matriculados, sem enxertos, nem agregados. Foram 39 jogos e 98 jogadores inscritos, muitos ainda do primeiro ano da sua categoria, que serão a base das nossas equipes para a temporada 2020. Hoje não temos 1 destaque, temos 98 destaques que contribuíram desde a

primeira rodada, uns um pouco mais outros um pouco menos. Além dos títulos, nossa maior conquista, tivemos 13 alunos convocados para a seleção da competição, seis atletas da sub 11, cinco da sub 13 e dois da sub 15. Nossa temporada ainda não terminou, temos muito ainda para buscar, se merecermos. Fica aqui um sincero agradecimento a todos os pais e responsáveis que nos acompanharam ao longo da competição. E parabéns especiais ao nosso grupo de professores que faz parte da Comissão técnica que trabalhou nesta competição. Professores: Rodrigo Brambilla, Ricardo Valente, H. Machado, Dinarte Henrique. E a nossa Fotógrafa responsável pelas belíssimas imagens da temporada, Vitória Jenisch. Muito obrigado a todos.

Restaurante e Café Amadeu Buffet de comida com gostinho de casa

11hs às 15hs Restaurante e Café Amadeu

agora com Buffet de Sorvetes! Av. Victor Barreto 2648 | Centro | Canoas / RS Telefone: (51) 3031. 3220

Restaurante e Café Amad agora com Buffet de Sorve


Leite

Mariel Paiva

Nara O DiaFontana dos Pais é uma data marcada no calen-

CRECHE Voluntária há 15 anos VÓ MARIA

0 anos

12

dário do mundo Voluntária há 1 todo, ano embora varie de acordo

com o país. Trata-se de uma homenagem reaCanoas, 31 de maio lizada anualmente à figura paterna. No Brasil é Canoas, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019 celebrado no segundo domingo de agosto, em 13 aUni18 de setembro de 2019 6 Portugal é no dia 19 de março, Canoas, nos Estados dos e Inglaterra é celebrado no terceiro domingo de junho, nosCanoas países ocidentais geralmente coincide com o dia cristão em que se comemora dia de São José, Pai de Jesus Cristo. Independente destas distinções, o momento, que movimenta o comércio com a prática de presentear, também reforça laços familiares. Mas, mais do que isto, datas como estas levantam F.dedos Santos “Sou muito grata pelaGercino oportunidade “Trabalhei na Rede Estadual como professora debates e reflexões sobre o simbolismo familiar e gercinofsantos@bol.com.br por 23 anos. Quando me aposentei senti que estar vivendo esta experiência, desde 2012 o papel dos cidadãos para com os seus filhos e o podia e devia fazer algo em prol das pessoas, com o Projeto Noite dos Sonhos. Enconpróprio conceito de família. Seja pai biológico ou Gonçalves Dias, 67 I 503 Benjamin Constant, 1489, Benjamin Constant, 1489, ajudá-las de alguma forma. Procurei o Partros direcionados à conquista de esclareadotivo, distante ou presente, cisgênero ou não, Canoas Bairro São Geraldo | POA Bairro São Geraldo / POA a ceiros Voluntários e, desde então, comecei cimentos, informações, bem estar e leveza o que importa são os gestos que unem as pesGRAZIELE ALBUQUERQUE vem trazendo às vidas da Câmara de Indústria, ativos Fone/Fax: (51) dar aulas de reforço para crianças e adolesFone/Fax: (51)3388.1742 3388.1742 para conduzirem suas vidas, permitindo soas que educam outras por amor e cidadania. das (51) 3332.0051 centes e alfabetização para idosos. Ver umpessoas que passam Comércio e Serviços de lunta (51) 3332.0051 Comemore o Dia dos Pais do seu jeito! que a esperança, os valores do bem, a Fone/Fax Responsabilidade, so- realizar pela ONG. No dia 15 deEXECUTIVA Canoas (CICS) e de diver- ções, sorriso no rosto quando conseguem Canoas (51) 3466.9500 Canoas (51) 3466.9500 alegria, a coragem e o amor prevaleçam a atividade... Essa troca experiênciasetembro, tem lidariedade ederespeito e-mail: clinicasantana@via-rs.net clinicasantana10@gmail.com a Organizasos empresários MUNICIPAL DElocais. da Pa sempre na condução de suas vidas.” sido gratificante.“ com o próximo, são al- ção completa 20 anos na Já passaram mais de Entre guns dos valores que a cidade canoense, onde CANOAS mil voluntários na ONG “Trib www.clinicasantanars.com.br Parceiros Voluntários foi lançada com o apoio canoense, e hoje são 500 Cidad

8

Especial

DIA DA IM 20 ANOS DA PARCEIRO

tem de melhor e

si e para a sua mais precisa e é eiro Voluntário é entadoria laboral R! Continuar útil alvez realizações s carentes.”

23 - Sala 03 ereadores 864

EJO

0

Nossa homenagem pela posição indispe na vida democrática Um país que cultiva, de imprensa sabe qu Desejamos um feliz Dia dos Pa para todos, uma gar Como você fazoadesenvolvime diferença nos para TIO MAURO econômico e para a PRESIDENTE Sindicato dos Empregados SOMOS PARCEIROS Demetrio Leite Mariel Paiv CRECHE Sindicato dos de Empregados do Comércio Canoas VÓ MARIA É nossa alegria NESSA AÇÃO Voluntário há 20 anos Voluntáriapode há 15 a do Comércio de Canoas Sindicato Sindicato dos Empregados dos Empregados país que garante a li do Comércio do Comércio de Canoas de Canoas responsabilidade da Rua Domingos Martins, 371

Duas décadas de tran

BAMBERG BAMBERG VEREADOR VEREADOR

GIACOMINI & VALDEZ ADVOGADOS ASSOCIADOS, atenta à necessidade da sociedade Canoense, COMUNICA que está atuando na área de DIREITO DE FAMÍLIA, com abrangência em todos seus segmentos, correlatos e afins, acrescendo essa especializada área ao seu portfólio já consolidado em Direito Civil, Direito Ambiental, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Comercial, Direito Previdenciário e Direito do Mercosul.

aloisio.bamberg@camara.rs.gov.br aloisio.bamberg@camara.rs.gov.br vereadorbamberg.blogspot.com vereadorbamberg.blogspot.com

BAMBERG BAMBERG

Desde 1973

BAMBERG VEREADOR RUA IPIRANGA,123 SALA 26 VEREADOR VEREADOR (51) 3462.4816 I 98443.8003

aloisio.bamberg@camara.rs.gov.br aloisio.bamberg@camara.rs.gov.br aloisio.bamberg@camara.rs.gov.br vereadorbamberg.blogspot.com vereadorbamberg.blogspot.com vereadorbamberg.blogspot.com

RUA IPIRANGA,123 SALA 26

O assessoramento na especializada área de DIREITO DE FAMÍLIA conta com a prestigiada advogada ALINE KOPPLIN.

(51) 3462.4816 I 98443.8003

3031.1270

RUA IPIRANGA,123 SALA 26

RUA IPIRANGA,123 SALA 26

www.oticasvenus.com.br

(51) 3462.4816 I 98443.8003 SALA 26 RUA IPIRANGA,123 (51) 3462.4816 I 98443.8003

(51) 3462.4816 I 98443.8003

Rua Dr. Barcelos, nº 1282, Centro, Canoas/RS Anúncio Timoneiro - Aniversário Jornal.pdf 1 08/08/2019 17:18:52 (51) 3472.7500 ou www.gvaa.adv.br

C

Deputado Estadual

“O Voluntário doa o que tem de melhor e valioso: SEU TEMPO! O tempo que teria pra si e para a sua família. E doa a quem mais precisa e é necessitado. Ser Parceiro Voluntário é uma sobrevida da aposentadoria laboral ou profissional. É VIVER! Continuar útil e produzindo alegrias, talvez realizações Ana Neri, 938, Rio Branco pessoais e Bairro para pessoas carentes.” M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

dirceufrancisconptb

(51) 3472.9129

FELIZ DIA DOS PAIS!

“Sou muito grata pela op estar vivendo esta experiênc com o Projeto Noite dos S tros direcionados à conqui cimentos, informações, bem Deputado Estadual para conduzirem suas vid que a esperança, os valo alegria, a coragem e o am sempre na condução de su

Canoas

dirceufrancisconptb

Desde 1973

Rua Santos Ferreira, 3320 51 3466.3332

Benjamin BenjaminConstant, Constant, 1489, 1489, Bairro São Bairro SãoGeraldo Geraldo |/ POA POA Fone/Fax: (51) Fone/Fax: (51)3388.1742 3388.1742 (51) 3332.0051 (51) 3332.0051 Canoas 3466.9500 Canoas (51) (51) 3466.9500 e-mail: clinicasantana@via-rs.net clinicasantana10@gmail.com

R

www.clinicasantanars.com.br

SOMOS PARCEIROS NESSA AÇÃO

Rua Domingos Martins, (51)

99122.1588

3031.1270

Profile for O Timoneiro

Edicao 2889  

Edicao 2889  

Advertisement