Page 1

Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

JORNALTIMONEIRO.COM.BR

ANO 53

1

Desde 1966 R$ 1,50

Edição nº 2882 Tiragem de 10.000 exemplares

Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

EDUCAÇÃO

Governo municipal anuncia verba de mais R$ 20 milhões

Pág. 4

Graziele Albuquerque

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

CONSELHO TUTELAR

Lista dos eleitos é divulgada

Inaugurado espaço de UTI Adulta

Pág. 8

Pág. 4

NOVA SANTA RITA

OUTUBRO ROSA Voluntários promovem 14ª edição do Baile de Debutantes Comunitário PÁG. 5

Pág . 6

CONVITE

No dia 14 de outubro, a OAB Subseção Canoas completa 39 anos! Convidamos a todos Advogados e Advogadas que fazem

parte desta história de lutas e conquistas para um encontro

Venha conhecer um pouco mais de nossa história! Será no dia 14 de outubro, na sede da Subseção (Rua Ipiranga, 95 - sala 303), a partir das 19 horas!

Pág. 9

DIA DAS CRIANÇAS

Conheça a Dona Rosa, que há 16 anos realiza festa para crianças da comunidade

Pág. 12

com a Diretoria e Conselho da Subseção!

APOIO:

Maior evento esportivo começa dia 13

POLÍTICA

Confira a entrevista com vereador Linck Pág. 8

divulgação

Veja história de quem venceu o câncer


2

Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

EDITORIAL

Página 2

Canabarro Tróis filho,

Odil Gomes,

jornalista e escritor

comunitarista

Responsabilidade A crise da saúde é nacional. Os recursos pagos pelo SUS não conseguem cobrir as despesas médias para o atendimento e internação dos pacientes. A União tem a responsabilidade sobre esses compromissos, mas não tem cumprido com o seu dever, o que ocasiona uma imensa demanda dos Os recursos cidadãos contra os poderes pagos pelo SUS públicos municipais. O custo elevado dessas não conseguem despesas, especialmen- cobrir as despete num município como sas médias para Canoas, que por acordos inexplicáveis atende mais o atendimento e de 154 municípios em al- internação dos guns setores, determina pacientes que os recursos municipais não sejam suficientes para o atendimento, o que se faz necessário o comprimento de obrigações por parte do Estado e da União. É preciso salientar que o não comprimento das obrigações pela União reduz a qualidade dos serviços e afeta os recursos dos municípios. É preciso uma urgente alteração nesse comportamento.

O poder seduz e envenena

Donos do poder

Leiam comigo: “Há quatro anos, em 2015, a organização internacional Freemuse registrou na ONU quase 500 casos de ataques contra artistas e de violação às artes ao redor do mundo. Ao cotejar a estatística com a do ano anterior, apurou-se um aumento de mais 90% nos casos atendidos pela organização que trabalha na defesa da liberdade de criação e expressão artística. Ameaças de morte, atentados, litígios judiciais, vetos governamentais, destriuções patrimoniais e assassinatos tipificaram os casos em 2015”. (Jornal Zero Hora). Às vezes, parece que todos os demônios sobrevoam a terra, envenenando as relações dos fracos, que não resistem às suas seduções. Na política, onde a vida de todos é objeto de decisões, isso repete-se além do impatriotismo a incompetência. É hora de buscar na história os melhores exemplos, para copiá-los na prática devolvendo a confiança, a certeza, aos que amam este país.

PUBLICAÇÕES LEGAIS Atas, Balanços e Convocações de Empresas. redacao.ot@gmail.com

(51) 3472.3022

tim neiro

Sínodo da Amazônia

Desde 1966

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda-ME. CNPJ 02.347.932/0001-30 Diretor e Editor: Feres Jorge Uequed (MTB/RS 14.202) Colaboradores: Graziele Albuquerque e Simone Dutra (MTB/RS 19.446) Diagramação: Sinara Dutra Circulação: Celço Andreotti Comercial: Marta Moraes Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andar Sala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-901 Circulação Semanal Fechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horas Impressão: Gráfica Grupo CG. Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Fone: (51) 3472.3022 Email: redacao.ot@gmail.com

Site: www.jornaltimoneiro.com.br Representante Comercial Porto Alegre Luqued Publicidade - Av. Carlos Gomes, 126/207 Higienópolis - Fone: 3029.1088

Por: Marina Lima Leal Professora

Opinião

ANO 53

Constantemente, tenho relembrado vivências das minhas participações em assuntos relevantes nas representações de Conselhos. Porém, nunca deixei de registrar nesta coluna minha participação na entidade de Bairro FRACAB – Federação dos Bairros/RS. O trabalho fantástico do Sr. Ulysses Guimarães, presidindo o Congresso Nacional do nosso Brasil, na sua proposta defendida por ele, criou o nosso SUS e foi além, criando os CMS, CES e CNS. Porém, o mais importante, prevendo o exercício da cidadania e Controle-Social ao povo brasileiro. Saúde, direito do povo, dever de estado, claro que nos três níveis de governo. Nunca me conformei que um cidadão abrindo tais caminhos não tenha provocado os “donos políticos” do poder. Assim, seria ele, seu corpo no “acidente” nunca foi encontrado. Por que somente ele não apareceu? Relembro um programa de mistério na TV que falava “entre o céu e a terra, tem muita coisa que nossa vã filosofia não entende”. Assim como ele, o fantástico trabalho no Rio de Janeiro da vereadora Marielle Franco, no exercício das funções constitucionais, para as quais foi eleita e não se acomodou em assistir as mesmas coisas acontecendo e em respeito aos votos recebidos, não teve dúvidas em continuar defendendo seus eleitores, apoiada pelos seus familiares. Não importa que sua vida teve um fim trágico com os que a acompanhavam, ela e eles comprovaram seu valor na luta comprometida e honrada nos votos recebidos e parece que finalmente esse crime foi elucidado. Para seus não admiradores, com suas mentiras: deputados e procuradoria, nas suas mediocridades e sem noção, não conseguem entender o que são as nossas lutas, tentando mostrar o quanto falsos gestores da causa pública são prejudicados por suas incompetências altamente onerosas. Familiares, amigos e eleitores da vereadora Marielle Franco, sejam recompensados pelo nosso trabalho exercido.

Sínodo é uma reunião de bispos e outros convidados, convocado e presidido pelo Papa. É um mecanismo de consulta do Pontífice. O Sínodo da Amazônia foi anunciado pelo Papa Francisco, em 2017, para tratar de assuntos comuns aos nove países do Bioma, organizados em dois eixos: pastoral católica e ambiental, ou seja, debater a situação do ambiente e dos moradores locais, incluindo os povos indígenas. O Sínodo teve início no dia 6 e se estenderá até o dia 27 de outubro e se realiza no Vaticano. Está sendo organizado após amplo debate, com a população local, que forneceu o diagnóstico da situação na Amazônia. Foram ouvidas oficialmente, cerca de 90 mil pessoas. O Papa Francisco, na abertura do encontro, fez uma fala que teve um tom de crítica social e política: criticou o fogo que vem devastando a Amazônia. Este fogo, disse: não é o fogo do Evangelho, mas um fogo devorador que quer queimar as diferenças,

para homogeneizar tudo e todos. Atribuiu a destruição aos “novos colonialismos”, que “querem apenas avançar suas próprias ideias e queimar o diferente, para padronizar tudo e todos”. Um grupo de índios brasileiros, ligados ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), participou da cerimônia, levando ao papa o material do ofertório e, no final, abriu faixas, dentro da Basílica, com dizeres em português e italiano: “contra o roubo e a devastação e invasão de territórios indígenas”. O Sínodo, por suas posições, tem provocado críticas da ala conservadora da Igreja e do governo Jair Bolsonaro, incomodado com a questão ambiental e pressionado pela situação na Amazônia. Isto só faz crescer a expectativa pelo encontro e seus resultados. Uma comissão especial prepara o texto síntese, que será votado pela assembleia e, uma vez aprovado, será entregue ao Papa, que poderá usá-lo como diretrizes para o clero.


do Departamento de Limpeza dispensável, não se trataMunicipal de culpar ninguém, mas de Urbana de Porto Alegre - DMLU. oxigenar a gestão e os dirigentes. E o poder público Estou lendo também o edital de varrição tem grande responsabilidade com a Saúde, e a história e capina da Prefeitura Municipal de Canoas. do Gracinha merece respeito. Estou espantado com a clareza de Porto Até em time de afutebol, quando a coisa vai mal, Alegre e com dubiedade do edital local. muda-seAntes o técnico, o presidente, os dirigentes, de qualquer outra providência, es- os conselheiros para tentar cópia uma solução, dá para tou encaminhando do editalsódenão Porto mudar a torcida. Talvez o Gracinha tenha urgência Alegre para as secretarias competentes ea nestasProcuradoria medidas. Geral do Município.

Política

Todos têm que participar para aperfeiçoar os serviços. Quero fazer a minha parte.

MAGISTÉRIO

Um governo que vise o aprimoramento da qualidade RECIFE deOAB vida da sua comunidade deve dedicar parcela Esta capital no Estado Pernamimportante seus recursos paraa entidade a de educação. Nodebela dia 14 de outubro. co- Deve buco está enviando empresários para Excepcionalmente construir ou reformar as Lembro-me escolas, implementar memora 39 anos. bem Cada as noas para discutir serviços públicos. bibliotecas, acrescentar meio de práticas esportivas dedicação de meu amigo falecido Sergio nesta semana não Tomara que isto seja zele de bom proveito, e, também, é importante pelaluta digna Moraes, na décadaque de 80, e sua pelaremupublicaremos a de custo razoável, e dentro dos princípios neraçãoinstalação de professores e professoras. da entidade. moralidade pública. Momento A da aplicação do piso nacional para na o magistério Hoje coluna tem marca profunda luta não é um fim em si, mas um caminho para o respeito social e econômica da cidade. Político. aos profissionais e a possibilidade do aprimoramento de seus serviços.

COMUNICADO

disso.86Moraes, em sala aula,embora apenasnem abordou seus anos Sarney sabedetudo, tudo o cela doou seuseja, esforço e de suas vidas aprimorar e ração, presidente, vices,para tesoureiros conhecido dilema da autoridade policial que, diante que ele saiba seja exatamente bom. os trabalhostrabalham da Apae. gratuitamente, e, ao longo secretários de um atentado terrorista iminente, cogitaforam da tortura Mas o que o colunista mais gostou dos Registro uma frase de Osmar Raimundo da de décadas, prestaram e prestam inestimáveis de umque suspeito como forma denão poupar centenasvade juízes não votaram. A lista tem nenhum Paz: TODA A DEDICAÇÃO NA CONSTRUserviços. Canoas, 11 alor. 17Foi dehumanas. outubro de 2019 vidas uma manobra marqueteira da AJUFE, para 3 Na DA criseAPAE atual,ÉoUMA presidente Osório Biazus, ÇÃO DEMONSTRAÇÃO Também se espalha que ele tenha, em um dos mostrar serviço, agradarum os autor associados, passando a que longos e dedicados anos vem DOpor NOSSO RESPEITO E AMOR PORprocurando NOSSOS seus livros, plagiado espanhol, Rubio impressão que de alguma forma influencia na escolha. controlar a caminhada difícil do hospital, viu a Llorente. A obra “plagiada” não é de autor, mas SEMELHANTES. Mas avisaram de Temer. O indicado Alexandre de necessidade de promover a renovação de quadros uma não compilação sentenças judiciais. Llorente Moraes não teve nenhum voto na enquete. diretivos. Ingressou na linha de raciocínio que a escreveu apenas a introdução. No seu livro de 432 MausMoraes passos cita dois breves textos de sentenças, crise determina. A alteração dos dirigentes para páginas, CARNAVAL A coluna nãocom tem ícone. ideia, eNa ninguém tem, de assinalando-os bibliografia docomo livro oxigenar e chamar novas lideranças. Aliado à sua Esta é a festa do povo. Traz animação, alegria de Moraes consta a obra espanhola. se sairá o novo relator na Lava Jato no STF, Edson saúde debilitada, “seu Osório” pediu demissão do e reequilibra as forças. Mas quando o governo Inculpam-no atésubstituir da crise penitenciária, os eventos cargo, juntamente com ele, olamentavelmente vice-presidente Fachin. Será difícil Teori Zavascki, jurista recebe e, uma prefeitura quebrada, tenebrosos de Manaus, Boae Vista e Natal. É de como Roque Minela, o tesoureiro Hugo Dalfarra e o emérito, experiente, firme discreto. Antes ser se tem que cortar os recursos públicos para as festas o sistema carcerário brasileiro fosse um modelo de secretário Francisco Biazus. ministro da Corte Suprema, Fachin andou carde momo. eficiência até então, porém entrou em colapso depois Assumiu a presidência o ex-vereador, Luís Anregando cartazes da campanha de Dilma Rousseff à “Para cada É Possebon, como nas que nossas vidas,o cargo quandoe afalta dique Moraes assumiu o Ministério da Justiça. É como tônio recebeu vontade presidência. Não é bom sinal. Mas todos estão sujeitos nheiro, vamos aqui e ali. a faltaLuiz de se a carnificina tivesse ocorrido em prisões federais, e situação política de dirigir com cortando apoio expresso doMas prefeito anão erros deste tipo. O colunista, por exemplo, já dormiu estaduais. É como se o controle daquelas prisões dinheiro público não vai tirar a alegria do de apoio dias Carlos Busato, que definiu a necessidade de touca e votou em Ciro Gomes. Considero-me regehá um discurso tivesse sido retomado sem o auxílio imprescindível festivos, tenho certeza de que nossas de todos para salvar o Gracinha, e que entidades ele estava nerado. Por que isso não pode acontecer com Fachin? de recursos e tropas federais. pronto, que vão buscar na iniciativa privada para apoiando umrecursos dos de apoiadores da chapa adversária jorgeuequed@terra.com.br Custo-benefício O indefectível Vladimir Safatle, em artigo da na eleição, realizar os indicando festejos. se trocam para as superintendente em um No começo da LavaoJato, quando só Folha, responsabiliza ex-ministro datinham Justiçaumas pela dos Quero seus quadros do governo. fazer parte destes colaboradores para baderna geralpremiadas, no Espíritoo colunista Santo, causada dez delações previuunicamente que naquevírgulas”. No dia de março, a ABC fará Assembleia manter esta2 alegria do povo. pela greve Polícia Militar Estadual, sobre a réus qual le ritmo, aoda final e ao cabo, todos os indiciados, Geral Extraordinária para eleger o restante dos o Governo Federal não exerce nenhuma ingerência. e outras espécies da mesma categoria, iriam aderir ao Drummond quadros(Carlos da diretoria. Moraespara é culpado por sidoreduzidas. filiado ao programa, merecertambém o prêmio deter penas Andrade) A hora édedifícil. Canoas precisa do Gracinha, PROCESSOS PSDB – filiação partidária passou a ser um estigma. A delação premiada é uma confissão que rende Vereador seusQuem funcionários médicos sabem muito bem errou temeque pagar, tem que ser responE também porque foi indicado para promover o desjuros e correção monetária. Conforme o conteúdo disso. A Prefeitura vai esta apoiar e todos estão promanche da Lavado Jato, como se umCereser ministropretendem sozinho sabilizado. A Lava Jato aí para mostrar o novo Amigos médico Dr. da deduragem e apoder. qualificação dosporque dedurados, a curando caminho apoio dapodem sociedade do STF tivesse tal E também fez uma caminho um do Brasil. Ospara delinquentes ser que ele concorra a torna vereador no próximo pleito, pena fica tão branda que duvidoso afirmar que neste momento, para que este hospital que tanto reunião com um grupo senadoresdo no município barco atra- na homens e mulheres da vida pública, funcionários, representando os de interesses ocado crime não do compensa. não Morais tenho nada a contar apoiou os seja apoiada liberais. por eles. à casa senador Eu Wilder (PP-GO) no Feira docanoenses Livro empresários, lobistasagora ou profissionais área dae saúde. dos outros nem de mim mesmo, senão iria cogitar Lago Paranoá. Moraes só soube que a reunião seria Ninguém deve ficar responsabilização. Está marcado paraimune dia 12à de novembro, na Feira de inscrever programa, uma O relação, digamos, nome barco na horanoem que chegou. que ele deveria INCOMPREENSÃO Não se de Alegre, perseguição do Livro detrata Porto às 17política, horas, ideológica o lançamento interessante de custo-benefício. fazer? Dar uma de prima-dona, recusar a reunião no direção do Pronto Socorro Canoas não ouA partidária, aliás, pouco importade partido do de barco da minha biografia “Sem ordem e osem medo”, ebem ir embora, deixando o anfitrião e os outros Se que o melhor da onda já passou. Só na Dinheiro está atendendo as determinações da portaria infrator.deA Douglas mão da justiça deve cair sobre todos osn° autoria Angeli. senadores falando sozinhos? Odebrecht - dos escalões mais altos aos mais moMS 389, e não está possibilitando os exames É faccioso eexecutivos desonesto o espalhafato atingir responsáveis. É verdade que alguns, irresponsaEssa semana o prefeito Busatopara e vereadores destos - são 77 e 77 delações premiadas. laboratoriais indispensáveis para a proteção Moraes. Eleatirou o primeiro lugar no para o a velmente, pensam que vão escapar. Mas o Brasilda foram Brasília emantes busca deconcurso recursos para Os que entraram no jogo beberam água limpa. saúde dos pacientes renais crônicos. Ministério Público, em 1990. Procurador, teve papel área datenho saúde. de hoje não é o de vinte anos atrás, e um país que Agora não certeza se vale muito a pena. Nunca na história de Canoas os organismos de relevância em açõesno moralizadoras e estruturanCanoas atende setor pessoas oriundas de Não exagerem tem instituições, leis e o serviço público sabe das de saúde deixaram de cumprir esta obrigação tes no MP. Foi professor e autor de livros de Direito 156 municípios. É preciso que União e Governo Estão dizendo que Michel Temer nomeou Moreira responsabilidades, tanto na administração, quanto Irmã os Dulce Constitucional. Seus livros sobre a matéria estão enque protege doentes renais. A atual direção do busquem soluções. Franco ministro para dar-lhe foro privilegiado, já quee poder policial, na ação do Ministério Público ou tre os mais procurados por estudantes, advogados Pronto Socorro pode levar estas pessoas a grandes marcado para este domingo a ao este é citadodenaDireito Lava Jato. igual episódio na ação Está da todos devem sujeitos professores - maisSeria de 700 mil ao exemplares prejuízos naJustiça, saúde, inclusive comestar ameaça da vida. canonização da primeira santa da igreja em que Lula foi indicado ministro da Casa Civil vendidos. Foi Secretário da Segurança Pública(de de cumprimento daprocuraram lei e a responsabilização do erro. Os pacientes ajuda e o Pronto Socatólica baiana, Irmã Dulce. Dilma), manobra abortada por decisão monocrática São Paulo e Ministro da Justiça. Seu nome recebeu Eminexplicável Canoas não ée nem será diferente. negou corro, irresponsavelmente, Sua vidadas é uma demonstração imbatío apoio de associações de juízes e procuradores. A do ministro Gilmar Mendes, do STF. o cumprimento determinações legais. VENDA DE do LIVROS vel proteger de solidariedade e amor aoportadores próximo, de maioria dos atuais ministros apoiadeaLula sua Desculpem, mas não é assim. OSTF prestígio Para os canoenses indicação. Não, Moraes não aé ponto perfeito. quantos e uma marca profunda dos seguidores FALECIMENTO anda meio caidaço, mas não de Mas que se possa doenças renais crônicas, a Prefeitura tem que podem apresentar esse currículo? da para igreja católica. Hilton Luiz da Silva, amigo, faleceu na compará-lo, em importância, a Moreira Franco. intervir impedir quemeu continue este processo Comissão de 50% sobre o adas comemoração de todos pequinta, 9, no Hospital Nossa Senhora das Graças. nefasto àMerece saúde pessoas. preço de capa. los exemplos significantes àpara alegação de Zenilda que não Becker possuique os agentes EraA casado com da passou Silva. Será *titoguarniere@terra.com.br sociedade *titoguarniere@terra.com.br avelado realização dosbrasileira. exames é uma agressão à saúde no cemitério São Vicente e cremado. Tratar: (51) 99191.6722 pública e um motivo para excluir tais dirigentes.

MOMENTO POLÍTICO Jorge Uequed

OPINIÃO Tito Guarniere,

MENTIRA E POLÍTICA Política e mentira: uma não existe sem a outra. O sujeito entra na política e logo aprende a mentir, se já não era antes um mentiroso. A favor dos políticos diga-se que não há nada de mais humano do que a mentira. Sou humano, logo minto. Há exceções? Deve haver. Talvez a irmã Dulce, que está para ser canonizada. O problema dos governantes e dos políticos é que eles exageram na dose. Em qualquer dia da semana, se você folhear os jornais, “en passant” identificará 10 ou 12 mentiras digamos, oficiais, daquelas de corar até aqueles caras de pau que, na internet, nos prometem milagres para curar a calvície, a disfunção erétil e até para aprender inglês

dormindo. O deputado comunista (PCdoB-BA) é a favor da formação de uma comitiva oficial para ir à Roma na canonização da já citada Irmã Dulce. “É a primeira vez de uma santa brasileira”, justifica. Ao que se saiba, comunistas não acreditam em Deus e menos ainda em santa. Contradição e mentira são irmãs siamesas.

“Wilson Witzel, afirmou semana passada, que o Rio de Janeiro era o segundo lugar mais seguro do Brasil.“

O governador de São Paulo, João Doria – que não terá o meu voto para cargo algum – afirmou, sem vestígio de rubor na face, que nunca foi bolsonarista. E o BolsoDoria na eleição em São Paulo? Ele não só não repeliu como aderiu alegremente. Foi bom enquanto durou. Agora, com o olhar voltado para 2022, deita e rola em cada mancada presidencial. Outro governador, Wilson Witzel, afirmou semana passada, que o Rio de Janeiro era o segundo lugar mais seguro do Brasil. Fiquei curioso para saber qual era o primeiro, mas o governador não declinou. Witz, em alemão, é piada. Witzel poderia ser traduzido como piadista.

“o ministro Sérgio Moro, que é novo no pedaço (da política), logo aprendeu um feio hábito: creditar-se de méritos que não lhe pertencem.” Olavo de Carvalho, ele mesmo, o intelectual do regime, fez um apelo de trégua no fogo amigo entre os bolsonaristas: “um pouco de calma, discrição e senso de proporção não faz mal a ninguém”. Então o sujeito que mais cria baderna no campo de Bolsonaro,

titoguarniere@terra.com.br que já desancou e xingou quase todo o governo, logo ele, pede calma? Ou ele mentiu antes quando atiçou fogo em tudo o que lhe deu vontade, ou mente agora ao pedir paz. Olavo diplomata, conciliador? É “fake” puro. Michel Temer entrou com tudo na área fértil da enganação: “Eu jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe” (do impeachment de Dilma). Doutor Temer, quando li, corei pelo senhor! Já o ministro Sérgio Moro, que é novo no pedaço (da política), logo aprendeu um feio hábito: creditar-se de méritos que não lhe pertencem. Isso cola nos fãs de carteirinha e na multidão dos desatentos e distraídos, que não confere e não presta atenção nos detalhes.

Moro se gaba do aumento de apreensão de cocaína e da redução do número de mortes e de roubos de veículos e de cargas, como se fosse o resultado do seu trabalho e do governo Bolsonaro. A apreensão de cocaína vem aumentando ano a ano desde 1996! E os homicídios e roubos de veículos e de cargas vêm diminuindo desde 2018. Moro e o governo Bolsonaro só combateram a criminalidade no papel, como no caso do pacote antiviolência, que nem foi aprovado ainda. Segundo Moro, “os tempos do Brasil sem lei e sem justiça chegaram ao fim”. Há controvérsias, doutor. É cedo para cantar vitória. Por enquanto é mentira das boas.


4

Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

Geral

Prefeitura anuncia verba de R$ 20 milhões à educação Ao todo, 14 escolas serão reformadas ou totalmente reconstruídas Na manhã da última terça-feira, 8, em ato que contou com a participação dos representantes do Banco do Brasil, parceiros na iniciativa, comunidade escolar, lideranças municipais e a comunidade canoense, foi anunciado pela Prefeitura de Canoas o empréstimo, junto ao Banco do Brasil, de mais R$ 20 milhões, que serão destinados à Educação do município. O valor se soma aos R$ 20 milhões já investidos em 2017 e 2018, totalizando R$ 40 milhões. Os investimentos serão realizados em duas fases distintas, cada uma com aporte financeiro de R$ 20 milhões. Uma delas irá beneficiar 10 escolas ao todo. Sete delas são de Educação Infantil: Beija Flor, Carinha de Anjo, Tia Lourdes, Pé de Moleque, Bem Me Quer, Cara Melada e Vó Babali. As

instituições vão receber melhorias como construção de muros, pórticos de entrada, troca de telhado e pisos, reformas em banheiros, pintura e instalação de aparelhos de climatização nos ambientes necessários. Também estão contempladas três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs): Walter Perachi Barcellos,

Rui Cirne Lima e Ministro Rubem Carlos Ludwig. Essas instituições serão totalmente reconstruídas e ampliadas. Eles serão desmanchadas aos poucos e receberão prédios totalmente novos, mais modernos, confortáveis e bonitos. A próxima fase prevê a reconstrução total de mais quatro EMEFs: Assis Brasil, Sete de SeVinicius Thormann

tembro, Ildo Meneghetti e General Neto. Um protocolo de intenções, entre a Prefeitura e o Banco do Brasil, para o financiamento dessa etapa foi assinado no ato desta terça-feira, que ocorreu na EMEI Vó Babali. A verba já está liberada pela instituição financeira. Parceiro na iniciativa, o gerente geral da Agência Setor Público do Rio Grande do Sul, do Banco do Brasil, Everaldo Antônio Schneider, comenta que os projetos desenvolvidos em Canoas devem servir de exemplo para o Brasil. “Na contramão da maioria dos municípios do país, Canoas tem investido na educação e é por este motivo que sempre seremos parceiros da prefeitura, porque aqui há um comprometimento real com o futuro das nossas crianças”, pontua Everaldo.

NOTÍCIAS RÁPIDAS

Pets nos hospitais Na última terça-feira, 1º de outubro, foi aprovado, na Assembleia Legislativa do RS, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Dirceu Franciscon (PTB), que autoriza a permanência dos pets em hospitais. O PL 10/2019 permite a presença dos animais em hospitais privados, públicos, contratados, conveniados ou cadastrados no SUS. É necessário carteira de vacinação atualizada e posse de um laudo técnico de um veterinário responsável. O pet deve estar limpo, vacinado, além de utilizar guias e coleiras. O governador Eduardo Leite tem 15 dias para sancionar ou vetar a lei.

Torneio de Xadrez No próximo sábado, 12, ocorrerá o Torneio Aberto de Xadrez Cidade de Canoas, no Conj. Comercial Canoas (Rua 15 janeiro, 481 – Centro). Informações sobre as inscrições através do (51) 99979.0088 (whatsapp) ou email: siortf@hotmail.com. A abertura será às 9h30, e o encerramento entre 17/18h. Organização e Arbitragem: AI/MI - Francisco Trois e Equipe. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, em comemoração aos 80 anos do município, e conta com os patrocínios da Unimed, Solução Imóveis, Faviero e Lottici - Incorporação e Construção.

Dia dos Professores A escola Geração Vida - Unidade Mathias Velho - homenageia os seus profissionais que, segundo a instituição, fazem de tudo para realizar todos os sonhos das suas crianças. “Feliz dia dos Professores!”. divulgação

Inaugurado espaço de UTI Adulta no Hospital Universitário O Hospital Universitário ganhou, na última segunda-feira, 7, um novo espaço com 10 leitos em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Depois de uma reforma, o espaço da UTI Sul, que tem cerca 500 metros quadrados, está pronto para receber os pacientes. Para o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, a entrega dos leitos é um importante reforço para as ações de reconstrução da saúde de Canoas. “O Hospital Universitário, que tinha dois andares completamente fechados, volta a operar com boa parte de sua capacidade. Estamos fazendo grandes esforços para reconstruir a saúde pública de Canoas, investido na melhora

das estruturas físicas, contratando médicos e enfermeiros e arrumando equipamentos que estavam canibalizados”, afirma. Atualmente, o Hospital Universitário conta

com 20 leitos em UTI. Após a inauguração, esse número cresce 50%, chegando aos 30 leitos. Nas próximas três semanas, a UTI Pós-Operatório também passará por melhorias. Os pacientes Derli Colomo Jr

internados nessa ala serão realocados para a UTI Sul até os trabalhos sejam concluídos. Depois que as melhorias estiveram prontas, o Hospital Universitário contará com 30 leitos permanentes de UTI. O secretário Municipal da Saúde, Fernando Ritter, lembrou que, com os novos leitos, o Hospital de Pronto Socorro também será beneficiado. “Com os novos leitos que entrarão em funcionamento após a reforma da UTI Pós-operatório, vamos poder desafogar o HPSC, trazendo pacientes internados na Sala Vermelha para cá. Melhorando a qualidade da assistência de pessoas que estão em iminente risco”, disse.

Errata Em matéria veiculada na edição 2880 deste jornal, que narrava os 40 anos do Desafio Jovem de Canos, e o aniversário de sua cofundadora, Dona Ivone Santos, erramos o número para contato da entidade. O telefone correto é (51) 98177.4109.

DEM no governo O DEM, partido do Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, passa a integrar oficialmente o Governo do prefeito Luiz Carlos Busato. Conforme o presidente municipal da sigla, Rodrigo Mota, essa parceria já existia, mas agora ainda mais fortalecida. “Uma das nossas principais missões é ajudar a Prefeitura na interlocução com o Governo Federal e dar tranquilidade para o prefeito exercer o seu mandato”, destaca Mota.


HERANÇA MALDITA FESTAS CLANDESTINAS

TCU afirma que terceirizações Problema no Igara se agrava e Geral FESTAS CLANDESTINAS na Saúdedurante afrontam a lei perturba a semana Problema node Igara se agrava e 14ª edição do Baile Debutantes perturba durante a semana Comunitário é realizada em Canoas

CANOAS, A 16 DEA FEVEREIRO CANOAS, 26 DE10JUNHO 2 DE JULHO DE 2017 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 59 CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

5

Ministros Contratos firmados durante governo de Jairo Jorge Secretárioquestionam do Meio Ambiente fala edaConvênios possibilidade de multar estabelecimentos comerciais

A edição anteriorvai de O TimoQue a Saúde mal em CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 neiro Canoasapresentou todos têm uma plenoreportaconhegem sobreSão as festas clandestinas cimento. crises contínuas que estão o sono dos na rede de tirando atendimento do mumoradores dasameaças ruas Liberdade nicípio, com de grevee Rio Negro. O som alto eMeio a realisempre presentes. Em meioAmbiente fala da possibilidade de multar estabelecimentos comerciais Secretário do zação rachas nasinformações madrugadas a isso,de chegam têm impedido que os moradores vindas do Tribunal de Contas edição deafirmando OdaTimodurmam emanterior vários dias semadaAUnião (TCU), CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 neiro apresentou uma reportana. veículos dosfirmadas condutores queOs terceirizações no gem sobre as festas clandestinas que causam o problema ficam governo Jairo Jorge afrontam que estão leis tirando onosono aglomerados tanto postodos de diversas e entendimentos divulgação moradores dasfica ruasnaLiberdade e gasolina que esquina da daquele tribunal. Rio Negro. O som alto e a realios eventos, inclusive Avenida Boqueirão O TC U , n o com A c óar dRua ão de rachas nas Liberdade, quanto no pátio de N°3033/2016, deumadrugadas ciência ao para ozação baile. As debutêm impedido que os moradores uma loja desobre pneusa localizada ao Município identificação tantes durmam tiveram um dia de em vários dias da semaDurante o programa “Timelado. Nesta semana,nao terceirizasecretário de impropriedades na. dos line” da orádio Gaúcha, na terçaprincesas, receberam municipal do Meio Ambiente, çãoOsdeeveículos serviços de condutores saúde, para Durante programa “Timeque oadotadas problemaafirmou ficam 23, oGaúcha, prefeito na falava sobre Cristiano quecausam sejam Pacheco, medidas line”feira, da rádio terçavestido, sapato, anel, declarações ex-presidente aglomerados tanto nonão posto de que, se ocom problema cessar, internas o objetivo de que feira,as23, o prefeitodo falava sobre e companheiro partidário Luiz gasolina que fica na esquina da maquiagem, cabeleireiro aestas Prefeitura multar os estanão sepode repitam. as declarações do ex-presidente Inácio Lula dapartidário Silva, queLuiz criticou Avenida Boqueirão com a que Ruaa belecimentos a situação Os ministros apontam e companheiro e manicure parae levar estao próprio partido. “o criticou PT perdeu Liberdade, quanto no pátio de dos reincidentes até o Ministério Prefeitura não exigiu comproInácio Lula da Silva, que rem radiantes durante um pouco da utopia... a gente uma lojadodedestino pneus localizada ao Mesmo com operação Balada Segura realizada na sexta-feita, festas continuaram Público. vação efetivamente o próprio partido. “o PTHoje perdeu programa “Time-a só Durante pensa emo cargos”. Durante semana, ofinanceiros secretário a festa.lado. dadoNesta aos recursos umline” pouco da utopia... Hoje a gente da orádio Gaúcha, na terçaentrevista, Jairo concordou municipal doà Meio Ambiente, programa “Timesó Durante pensa em ocargos”. Durante acom repassados Associação EduDiversas empresas, feira, 23, prefeito falava sobre as posições defendidas por Lula e Cristiano Pacheco, afirmou line” da rádio Gaúcha, na terçaSituação se agrava Jairo concordou com cacional São Carlos (AESC), Na noite de quarta-feira, 8, Punição elevado, pode ser enquadradoentrevista, as declarações do ex-presidente Rachas profissionais voluntáOlívio (PT). Em oporque, se última oe problema não cessar, 23, o Dutra prefeito falava sobre Na sexta-feira, 3, Mãe nos- nossa equipe foi informada peas posições defendidas poroutra LulaLuiz e mantenedora do Hospital conivente. Nesse caso, afeira, etunidade, companheiro partidário outubro 2016, o Co- como A respeito rachas, a adOlívio também criticou asa Prefeitura pode multar os estaasOlívio declarações do dos ex-presidente equipe esteve nodalocal, após los O levantamento Federação própria, gasto que comopessoal, in- as Em cidades ficamdecom 34%. a 0,4833, por pouco classificada rios colaboraram para Dutra (PT). Em outra oporde Deus, através dos Convênios moradores problema ação é do Meio Ambiente e da Inácio Lula da Silva, que criticou natran (Conselho Nacional de a organização. “O PT caiu na ministração municipal explicou: belecimentos e levar a situação etunidade, companheiro partidário Luiz vala anº publicação eprópria, das Indústrias do Rio de Janeiro vestimentos, liquidez e custo O índice é classificado por Brigada como por C. Nos atinOlívio também criticou 68/2010 e projeto. nºda 6/2014. Segundo havia se agravado e que agora Militar. Caso os veícuO levantamento dareportagem, gasto com pessoal, in- deas Trânsito), cidades ficam com 34%. poucorequisitos, classificada o“Nas próprio partido. “o criticou PT perdeu a realização dopublicado porde meio daSegundo Reso- a 0,4833, comum dos partidos”, disse. Jairo dos reincidentes até oFederação Ministério práticas de rachas, ovala artigo Inácio Lula da Silva, que testemunhou a realização de (Firjan), em 18 de vida, 95 prefeituras do Estado quatro letras A a D. giu 0,5339 em Receita Própria, a organização. “O PT caiu na o Acórdão, tal ação é uma afronas festas liquidez estariame ocorrendo los estejam rua, a atribuição Indústrias do Rio de Janeiro vestimentos, custo de O índice é modificou classificado por como C. Nos na requisitos, atin- o próprio um pouco da utopia... Hoje a gente lução 624, o artigo afirmou que o aplaudiu. “Eu o Público. partido. “o PT perdeu 173 do CBT descreve a conduta uma operação integrada entre a Mesmo com operação Balada Segura realizada na sexta-feita, festas continuaram Uns das dos voluntários, o junho deste ano, aponta em sua ficaram entre as 500 melhores, 13 a classificação, a letra A, é quan0,7877 em Gastos com Pessoal, comum dos partidos”, disse. Jairo ta às disposições do 18 art.de116vida, também no era meio semana quatro de multar fica a cargo da SecreCAPS um dos pela Associação SãoAcarlos (Firjan), publicado em 95Nordeste prefeituras dodaadministrados Estado letras de a D. Segundo giu 0,5339 em Receita Própria, só pensa em cargos”. Durante a 288 Código Brasileiro aplaudi, não o critiquei”, pouco da Hoje a gente Prefeitura e Oliveira a aponta Brigada infracional como “disputar terceira do índice de delasentre 100 melhorelas do13país. do adocidade 0,8 a de 1,00,7877 0,4931 em investimentos, 0,0000 afirmou queutopia... oJairo aplaudiu. “Eucomenocorda Lei 8.666/1993 e Militar, art. 70,ficaram (até a entre última semana se a classificação, taria de Transporte, dosum vereador Gilson junho destenºedição ano, em suagesasas500 melhores, a soma letradeterminando A,deé quanem Gastos comatravés Pessoal, entrevista, concordou com Trânsito (CBT), tou sobre Olívio. Questionado só pensa em cargos”. Durante a que realizou fiscalização nos rida”. A multa, sendo considetão fiscal (IFGF) os municípios Gramado é a primeira na lista no IFGF. Classifica-se como B, em Liquidez e 0,7497 em Custo não o defendidas critiquei”, comenparágrafo único da Constituição concentravam quinta-feira agentes de trânsito. 0,0000 aplaudi, edição do índice de ges- delas entre as 100 entre melhor do país. do que a cidade soma de perturbando 0,8 a 1,0 0,4931 em investimentos, assobre posições por Lulasée Situação se agrava (PP) terceira falou que há mais quemalcança for pego qual seria oQuestionado partido mais entrevista, Jairo concordou com que estavam no local. Na noite de quarta-feira, 8, noPunição elevado, ser gaúchos como gestões maisGramado regional terceira na quando a média deB,0,6 aem de Vida.pode rada como infração gravíssima tou sobre Olívio. tação irregular para prestar de Canoas/RS. Já oenquadrado convênio dos serviços espe-IFGF. Plenário. Federal. eterceirização domingo). tãoveículos fiscal (IFGF) osasmunicípios é ea aprimeira nanacional. lista Classifica-se como Liquidez e 0,7497 em Custo nº Rachas Olívio Dutra (PT). Em outra oporNa última sexta-feira, 3, noso sossego público por som alto rio do país, titubeou. “Aqui não as posições defendidas por Lula e No constatamos taminformada pe-asquando conivente. a sobre bem-avaliadas do país. O le- nossa Oequipe arrecada aproxima0,8. Aoutubro letra Ca média classifica ao cidade Mesmo queconsta oNesse estado apresen(sete pontos), passou acriticou ser deé de seis anos participa qual seria partido mais séserviço do oSAMU (processo 68/2010 não nocaso, portal cializados. Ofoi contrato afronta Oentanto, TCU também questiona gaúchos como as gestões mais eBrasil a gasto terceira na nacional. alcança de 0,6 a decomo Em decom 2016, CoA respeito dos rachas, aTemos adtunidade, Olívio sabém equipe esteve no após regional O levantamento dalocal, Federação própria, com pessoal, inasque cidades ficam 34%. aVida. 0,4833, por pouco classificada pode ser multado, mesmo sem concurso de miss honesta. Olívio Dutra (PT). Emtambém outra oporque, menos de 30 minutos los moradores que o problema ação é do Meio Ambiente e da vantamento apurou informações damente R$ 400 bilhões por ano atinge de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média R$ 1.915,40, sendo aplicada em Promessa de rio do país, titubeou. “Aqui não é nº 50052380820164047112); da transparência da Prefeitura orientações da Corte contidas a ausência de estudo detalhado bem-avaliadas do país. le- e vestimentos, O Brasil arrecada aproximaAOletra C classifica ae cidade MesmoC.que o estado apresennatran (Conselho Nacional de adificuldade organização. PT caiu na vala ministração municipal explicou: do projeto com palestras Os Convênios aO publicação da das Indústrias do Rio deOJaneiro liquidez e custo deas0,8. índice é classificado como Nos requisitos, atin-tunidade, medição do volume em decibéis. na“O política brasileira Olívio também criticou após a saída das equipes, os havia seR$agravado e municípios, que agora Brigada Militar. Caso veícude 5.243 cidades onde habitam em Acórdãos impostos. Os eatinge D quando de34%. 0,0 a Reso0,4.porate0,4833, nacional emsuperior todos os quesitos, Problema levantamento dareportagem, Federação gasto com pessoal, incidades ficam com por pouco classificada dobro (R$ 3.830,80), no caso de de miss honesta. Temos e ainda constituem objeto de de Canoas. nos 3.239/2013 - TCU contendo a fundamentação daprópria, vantamento apurou informações damente 400 bilhões porEstado ano que depor 0,4for ameio na desempenho àosmédia Trânsito), damédia comum dos partidos”, disse. Jairo “Nas práticas de rachas, ovala artigo testemunhou a realização de (Firjan), publicado em 18 de vida, 95 liquidez prefeituras do quatro letras de A0,6 a considerada D. Segundo giu 0,5339 emrua, Receita Própria,aconcurso A infração continua e só quem não chegou ao poder organização. “O PT caiu na providências sobre conscientização mesmos veículos voltaram ao as festas estariam ocorrendo los estejam na a atribuição 96,5% da população do Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e das Indústrias do Rio de Janeiro vestimentos, e custo de O índice é classificado por como C. Nos requisitos, atinreincidência no período de doze dificuldade na política brasileira investigação pelo MPF a terPlenário e 2.057/2016 TCU Contratos conclusão de que a transferência deuma 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em todos os quesitos, lução 624, modificou o artigo afirmou que o aplaudiu. “Eu o 173 do CBT descreve a conduta operação integrada entre a junho deste ano, aponta em sua ficaram entre as 500 melhores, 13 a classificação, a letra A, é quan0,7877 em Gastos com Pessoal, grave, com cinco pontos na caritinerante Durante o programa “Timenão viveu a corrupção”, enfatizou comum dos partidos”, disse. Jairo O secretário do Meio Amlocal e os rachas continuaram, também no meio da semana de multar fica a cargo da Secrebaseadas nas informações repaspor administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera (Firjan), em de vida, 95 prefeituras do Estado quatro letras de Aentanto, a D. Segundo giu 0,5339 em Receita Própria,e e sóaplaudi, quem Já nãocomo ao UPA poder meses. o ochegou artigo 174 trata da ceirização de outra (IC O Convênio nº de 6/2014 trata - sua Plenário; do drogas. gerenciamento das18 unidades contra as “É uma 96,5% dapublicado população do Brasil, pordelas vez, assão responsáveis Canoas, no vai no embiente específico em liquidez 288 docidade Código Brasileiro de não critiquei”, comenPrefeitura e a Brigada Militar, infracional “disputar corterceira edição do índice de gesentre 100 melhor do país. do a soma 0,8 a 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 teira, com multa de R$ 195,23 e A Prefeitura afirma que tem criticando dirigentes da sigla na line” da rádio Gaúcha, na terçaafirmou que o aplaudiu. “Eu o explicou em nota enviada assim como o som alto, que (até a última semana elas se taria de Transporte, através dos sadas porano, cada cidade àrepassecretaria do queContrato éasarrecadado. se gaúchas e aficou com adaposição 36,2% 30,1%,com respectivamente, junho deste aponta em sua op-ficaram entre 500cerca melhores, 13tamacontrafluxo classificação, letra A, écidades quan0,7877 em eGastos Pessoal, Representação não viveu corrupção”, enfatizou nº 129.017.000002/2014-50 de cooperação técnica AssoO nº 64/2013 de saúde mostra-se a municípios melhor promoção de competição não baseadas nas informações porrealizado administrar deQuando 25% das grandes gasto com pessoal, onde supera Trânsito (CBT), determinando tou sobre Olívio. Questionado que realizou fiscalização nosdelas rida”. Aa23, multa, sendo considetão fiscal (IFGF) os Gramado é aentre primeira na listado no IFGF. Classifica-se B,0,4931 em Liquidez ede0,7497 em Custo questão social que tenho do veículo. ações integradas para ex-tesoureiro preso aplaudi, não o129017000265/2013critiquei”, feira, ooprefeito falava sobre ao Timoneiro quais são ficou ainda mais intenso. Conquinta-feira agentes deOtrânsito. do Tesouro Nacional emges2013. trata de investimento de 360º no que o jornal município Canoas sua terceira edição do índice de entre astotal 100 melhor do país. aretenção cidade soma de perturbando 0,8 acomo 1,0 em investimentos, 0,0000 O processo partiu dezera reprecriticando da comensigla na eaplaudiram ICcomo nºdirigentes ciação São Carlos bém está na lista denacional. improção. Também não há, segundo osdoconcentravam autorizada (ou participação como sadas por cada cidade àgestões secretaria que é do arrecadado. Quando se no gaúchas e Educacional ficou com aestadual posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, que quem forranking pego sobre qual seria o partido mais séveículos que estavam no local. gaúchos como as mais regional e a terceira na quando alcança a média de 0,6 a de Vida. rada infração gravíssima coibir esses atos, mas admite na operação Lava-Jato João Vacsobre Questionado as próximas etapasaos para coibir atou as declarações ex-presidente tatamos a avaliação Brigada e priedades. domingo). Levando em conta cincoque insetor público, federal abrange 497 operação cidades e de 2.309 liquidez chega 0,7877 em tão fiscal (IFGF) os municípios Gramado é a de primeira na lista no Classifica-se como B, em Liquidez eformulada 0,7497 em Custo honra de participar. ÉMilitar, o sentação pelo então aplaudiram oa ex-tesoureiro preso 78), eOlívio. terceirização via (AESC) para serviOso governo ministros ministros, precisa dos condutor), eaos tem35 asdo mesmas penadoNo Tesouro Nacional 2013. trata do investimento no do deoIFGF. 360º ranking estadual que o município deque Canoas zera sua sossego público por som altono rio do país, titubeou. “Aqui não é entanto, constatamos tambem-avaliadas doempaís. O le-regional Ooetotal Brasil arrecada aproxima0,8. Ano letra Ca média classifica a cidade Mesmo omoradores: estado apresen(sete pontos), passou a Vacser de que fato do problema circucari Neto, anos do partido. sobre qual seria o partido mais séperturbação aos "Preinformou na mesma madrugada e companheiro partidário Luiz dicadores, separados em receita é responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual Gasto com Pessoal. gaúchos como as gestões mais a terceira na nacional. quando alcança de 0,6 a de Vida. Procurador da República no na operação Lava-Jato João convênio do Hospital Uniços assistenciais ambulatoriais TCU afirmam que talfederal contrato, Quem é custos domenos serviço einformações dosminutos ganhos Levando em conta cinco in-e dentro setor público, o governo abrange 497 cidades e 2.309 no liquidez e chega aos 0,7877 em lidades. E o mesmo caso trata ovi pode ser multado, mesmo sem sonho bém de toda a menina concurso de miss honesta. Temos de uma forma ram entregues presentes durante a festa. e quando desci do palco que, de 30 vantamento apurou damente R$ 400 bilhões por ano que atinge de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média R$ 1.915,40, sendo aplicada em lar pela cidade dificulta uma Promessa de rio do país, titubeou. “Aqui não é tendemos realizar novas ações de que não iria coibir a festa clanInácio Lula da Silva, que criticou bem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada aproxima0,8. A letra C classifica a cidade Mesmo que o estado apresenmunicípio de Canoas, Pedrocaridificuldade Neto,175 aos -35 anos do partido. versitário, ex-ULBRA (IC firmado com a14%, Associação Be-nacional. de 5.243 eficiência esperados. Neste dicadores, separados em receita é responsável por enquanto Atingiu um IFGF igual deGasto com Pessoal. artigo utilizar-se de veículo medição do ao volume em decibéis. na política brasileira após aasaída das equipes, osdamente de cidades onde habitam em impostos. Os municípios, ede D saúde quando forSistema de 0,0 aÚnico 0,4. nacional em todos os quesitos, Problema responsável? solução. “A situação é compledobro (R$ 3.830,80), no caso de debutar e Parceiros, concurso de miss honesta. Temos fiscalização nesses locais e, caso mínima contribuir para diversos antes e também As adolescentes foram a minha família e não me destina naquele momento, por o próprio partido. “o PT perdeu vantamento apurou informações R$ 400 bilhões por ano que atinge de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média Antônio Roso. Ele questionou epara 129017000204/2014/00). (SUS), em quatrovaiCenneficente desão Canoas (ABC), ASaúde caso, odaveículos Convênio nºdo68/2010, infração continua considerada só quem não chegou ao poder demonstrar oubrasileira exibir manovoltaram aoem xa, 96,5% população Brasil, por sua vez, responsáveis Canoas, nocom entanto, no providências em específico emConvênio liquidez e reincidência acordo a0,4. Prefeitura, pois se consegue noutopia... período deque doze dificuldade na política nāo cesse o problema, vamos não possuir viaturas disponíveis. de mesmos 5.243 cidades onde habitam impostos. Os e Dgrave, quando for de 0,0 aPsicossocial. em todos os quesitos, umperigosa, pouco da Hoje a gente aO legalidade do nº juntamente com os apoiatrosDe de Atenção mantenedora domunicípios, Hospital Nossa Contrato nº 64/2013 e orepasCona alegria dosquando nossos seno dia da festa, agrandes exemplo apresentadas ao público, segurei. Fazia anos eu com cinco pontos na car- nacional itinerante Durante o programa “Timenão viveu a corrupção”, enfatizou bra mediante arrancada secretário do Meio Amlocal e os rachas continuaram, baseadas nas informações por administrar cerca de 25% contrafluxo das cidades gasto com pessoal, onde supera nas ações integradas, particieliminar a concentração em e só quem não chegou ao poder meses. Já o artigo 174 trata da a multar também os proprietários Fomos informados também 96,5% da população doafrontam Brasil, que por Senhora sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e só pensa em cargos”. Durante 6/2014. Na ocasião, o procuO Contrato nº 64/2013, firmado das Graças (HNSG), vênio nº 6/2014, as teira, com multa decom R$da 195,23 e em A Prefeitura afirma que tem criticando dirigentes da sigla na line” da rádio Gaúcha, na terçabiente explicou em nota enviada brusca, derrapagem ou frenagem assim como o som alto, que dores, realiza essa noite sadas por cada cidade à secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, melhantes”, concluiu o do grupo “Somos a Dium momento mágico não via minha irmã, não pam representantes Guarda um ponto, ela se transfere para viveu a corrupção”, enfatizounão dos estabelecimentos e encadeJairo competição aorientações polícia pouco poderia fazerpor afronta baseadas nas informações repasadministrar cerca de 25% contrafluxo dasveículo. grandes Beneficente cidades gasto com pessoal, onde supera TCU rador observou quequais essa é não a promoção entrevista, concordou com com a Associação as disposições do art. da Corte retenção do ações para aplaudiram ex-tesoureiro preso feira, 23, ooprefeito falava sobre ao O Timoneiro com deslizamento ou arrastamenficou ainda mais intenso. Condo Tesouro Nacional emcontidas trataé do total deintegradas investimento de 360º no ranking o jornal município de presentes zerasão sua Municipal, Brigada Militar, outro local. De acordo com ogaúchas dirigentes da sigla na minhar os casos reincidentes aocriticando em relação ao 3.239/2013 som alto e2013. que sódo realizado autorizada (ou participação como linda. Acredito que, sadas por cada cidade àpara secretaria que Quando se no e ficou com aestadual posição 36,2% elevou 30,1%, respectivamente, parlamentar. Além dos diferença”, que através de que que os eem esperava que eles viesAposições redação entrou em contato quarta ação deCanoas improbidade as defendidas por Lula e de Canoas (ABC), estabelece 25 daarrecadado. Lei nº 8.666/1993; afronta nos Acórdãos - TCU coibir esses atos, mas admite na operação Lava-Jato João Vacas próximas etapas para coibir a as declarações do ex-presidente tatamos a Brigada Militar, que to de pneus. O GGI tem se reunido Levando em conta cinco insetor público, o governo federal abrange 497 cidades e 2.309 no liquidez e chega aos 0,7877 Polícia Civil, de fiscais deque Trân-o município secretário municipal denoSeaplaudiram oDutra ex-tesoureiro preso Ministério Público". a- Secretaria Municipal do- Meio condutor), eaos tem35 asanos mesmas penaTesouro Nacional em 2013. trata do total investimento de 360º noVidal ranking Canoas zera sua com aà Assessoria deconcluiu Imprensa contra a de administração de Caa contratação pessoa jurídido Decreto nº (PT). Em outra oporPlenário emesma 2.057/2016 TCU nós,docompartilhar desque odisposições fatoededo problema circu-Semara cari Neto, do partido. versos apoiadores e lojas eestadual mais 30 elas mesmas àsdestaca lágrimas. sem festa”, perturbação aos moradores: "Preinformou naseparados madrugada eOlívio companheiro partidário Luiz dicadores, em receita éasresponsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF Gasto com Pessoal. com os proprietários de postos sito e497 daé secretaria Municipal gurança Ranolfo operação Lava-Jato João VacO que ona lidades. Quem Ambiente poderia tomar proviLevando em conta cinco insetor público, oCidadania, governo federal abrange cidades ecom 2.309 noigualliquidez esecretário chega aospouco 0,7877 em E o mesmo caso trata o do TCU para saber mais detanoas. São elas: terceirização ca para prestação de serviços 3.100/1999, art. 23, na redação Plenário. tunidade, Olívio também criticou lar pela cidade dificulta uma O levantamento da Federação própria, gasto com pessoal, inas cidades ficam 34%. a 0,4833, por classificada tendemos realizar novas ações de que não iria coibir a festa clanInácio Lula da Silva, que criticou para buscar uma solução que tertes momentos como ser do Meio Ambiente (SMMA). A Vieira Junior, as intervenções cari Neto, aos 35 anos do partido. que ajudaram a vestir e a voluntários, doaram pre“Não teve como eu não umas das 12 meninas. posto referido, do Igara, e mais dências em relação à autuação, dicadores, separados emSreceita é- responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual Gasto com Pessoal. artigo 175 utilizar-se de veículo lhes sobre o processo. Segundo do Sistema de Tele agendade saúde ao Sistema Único dada pelo Decreto nº 7.568, de O p r o g r a m a A LVA R a organização. “O PT caiu na vala responsável? solução. “A situação é complelocais e, com caso das Indústrias do Rio tanto de Janeiro vestimentos, liquidez e custo de O índicemunicipal é classificado porfiscalização como C. nesses Nos requisitos, atindestina naquele momento, por próprio “o retorno PTmanoperdeu com"não apartido. prática.O da explica serão contínuas para inibir esses cinco postos já se reuniram a mine multa ou interdição do demonstrar ou exibir oocomum órgão, houveram novos mento (processo nº 5014216humano é gratificante, produzir das meninas, fosentes para as debutantes eu nervosa, dequatro (SUS), ochorar, 2011, Lei nº 9.637/1998, nº dministração SAMU, porviaturas meio dodisponíveis. Contrato nºdexa, partidos”, disse. Jairo DeSaúde com Prefeitura, pois quando se(Gabinete consegue nāo ofiquei problema, vamos não possuir (Firjan), publicado empneus 18 vida, 95 prefeituras do Lei Estado letras de Aa incluindo a estiverem D. Segundo giucesse 0,5339 em Receita Própria,para umperigosa, poucodos damediante utopia... Hoje a acórgente operação Balada Segura também seacordo os veículos encontros. O GGI de que SMMA para receber orientações posto quanto da loja de bra arrancada desdobramentos após o 42.2014.404.7112); terceirigerenciamento assistencial, 13.019/2014, além do enten229/2011, é outro ponto citado ações integradas, quecargos”. o de aplaudiu. “Eu ao aentre concentração eme13nas também os proprietários Fomos informados também quesuaeliminar junho deste aponta em ficaramIntegrada) as 500 melhores, a classificação, aposto, letraparticiA,o éestaquan-multar 0,7877 em Gastos com Pessoal, dentro da área dofinanceiro sóafirmou pensa em Durante Gestão está atento será uma forma desestimular nesse sentido, mas não houve ao lado, onde ano, os veículos ficam dão, que apenas deu ciência ao zação de 4 UPAs (processo n° brusca, derrapagem ou frenagem administrativo, e/ou dimento da consolidado pelos ministros. Segundo dade Guarda ponto, elaassunto, se100 transfere para aplaudi, não o critiquei”, comenestabelecimentos e no encaaestacionados polícia pouco poderia fazer terceira edição do índice deeles, ges-um delas entre asCorte melhor do país.pam dorepresentantes a cidademesmo soma 0,8 a 1,0dos 0,4931 em investimentos, 0,0000 belecimento, não sendo cuidando do que não foi entrevista, Jairo concordou com este tipo de comportamento (ranenhuma resposta efetiva sene seus condutores município de algumas impro5002212-36.2015.404.7112); com deslizamento ou arrastamenoperacional em equipamentos nos Acórdãos 352/2016 TCU também há ausência de estudos Municipal, Brigada Militar, outro local. De acordo com o tou sobre Olívio. Questionado minhar os casos reincidentes ao em relação ao som alto e que só tão fiscal (IFGF) os municípios abandonado”. Gramado eé 2.057/2016 a primeira -naTCU lista quem no IFGF. Classifica-se como B, tido emdeLiquidez epoluição 0,7497 em Custo chas origina o somnoem volume as posições defendidas Lula e e somOalto)”. conter sonora. causam o barulho. ausência de alicitação e licide atenção à saúde Município - Plenário municipal topriedades." de pneus. GGIotem sepor reunido demonstrem a vantagem da secretário Civil, fiscais de TrânSe- Polícia sobre qual seria partido mais séaque Secretaria Municipal do Meio gaúchos como as gestões mais regional e a terceira nadenacional. quando alcança a média de 0,6 aMinistério de Vida.Público". Olívio Dutra (PT). Em outra oporcom os proprietários de postos sito e da secretaria Municipal gurança e Cidadania, Ranolfo secretário destaca que o Ambiente poderia do tomar provirio do país, titubeou. “Aqui não é bem-avaliadas país. O le- própria, O Brasil arrecada aproxima0,8. A letraficam C classifica a cidade a O0,4833, Mesmo que o estado apresentunidade, Olívio também criticou O levantamento da Federação gasto com pessoal, inas cidades com 34%. por pouco classificada para buscar uma solução que terMeio Ambiente (SMMA). A posto Junior, as intervenções referido, do superior Igara, e àmais dências em relação à autuação, Vieira de miss honesta. vantamento apurou damente R$ liquidez 400 bilhões por anodo que a 0,6 na média te desempenho médiamine aconcurso organização. “O PT caiu naTemos vala das Indústrias do Rioinformações de Janeiro vestimentos, e custo O atinge índicede é 0,4 classificado por cinco como C. Nos requisitos, com a prática.O retorno da municipal explica contínuas para inibir essesde dministração postos já setodos reuniram comatina multa ou interdição tanto do serão dificuldade na política brasileira de 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em os quesitos, comum dos partidos”, disse. Jairo (Firjan), publicado empneus 18 de encontros. vida, 95 O prefeituras do Estado quatro letras de A a estiverem D. Segundo SMMA giu 0,5339 em Receita Própria, operação Balada Segura também se os veículos GGI (Gabinete de que para receber orientações posto quanto da loja de e só quem não chegou ao“Eu poder 96,5% da população do Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e afirmou que o aplaudiu. o ano,veículos aponta em sua Gestão ficaramIntegrada) entre as 500 melhores, a classificação, letra A,o éestaquan- nesse 0,7877 em Gastos Pessoal, seránãouma da área doaposto, está atento e13 dentro forma de desestimular sentido, mas com não houve aojunho lado,deste onde ficam viveu a corrupção”, enfatizou baseadas nasosinformações repaspor administrar cerca de foi 25%belecimento, contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde superaeste aplaudi, não o critiquei”, comenterceira edição do índice de gesdelas entre as 100 melhor do país. do a cidade soma de 0,8 a 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 mesmo não sendo cuidando do assunto, que não tipo de comportamento (ranenhuma resposta efetiva no senestacionados e seus condutores criticando dirigentes da sigla na sadas por (IFGF) cada cidade à secretariaabandonado”. do que é arrecadado. gaúchas eClassifica-se ficou acomo posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, tou Olívio. Questionado tão fiscal os municípios Gramado é a primeiraQuando na listasequem no IFGF. B, tido em 0,7497 em Custo chas origina o somcom em volume esobre som alto)”. deLiquidez conter a epoluição sonora. causam o barulho. aplaudiram o ex-tesoureiro do Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua sobre qual seria o partido maispreso ségaúchos como as gestões mais regional e a terceira na nacional. quando alcança a média de 0,6 a de Vida. nado operação Lava-Jato Joãonão VacLevando em conta cinco insetor público, o governo federal abrange 497 cidades e 2.309 no liquidez e chega aos 0,7877 em rio país, titubeou. “Aqui é bem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada aproxima- 0,8. A letra C classifica a cidade Mesmo que o estado apresen- cari Neto, aos 35 anos do partido. dicadores, separados em receita damente é responsável porbilhões 14%, enquanto nacional. igual teGasto com Pessoal. vantamento apurou informações R$ 400 por ano que atinge Atingiu de 0,4 aum 0,6IFGF na média desempenho superior à média concurso de miss honesta. Temos de 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em todos os quesitos, dificuldade na política brasileira 96,5% da população do Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e e só quem não chegou ao poder baseadas nas informações repas- por administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera não viveu a corrupção”, enfatizou sadas por cada cidade à secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, criticando dirigentes da sigla na do Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua aplaudiram o ex-tesoureiro preso Levando em conta cinco in- setor público, o governo federal abrange 497 cidades e 2.309 no liquidez e chega aos 0,7877 em na operação Lava-Jato João Vaccari Neto, aos 35 anos do partido. dicadores, separados em receita é responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual Gasto com Pessoal.

"Só quem "Só nãoquem chegou não chegou Rede Nós Voluntários proporcionou “noite dos sonhos” a doze adolescentes ao poder aonão poder viveu a "Só quem GRAZIELE ALBUQUERQUE não viveu a "Só quem corrupção" não chegou Uma noite que tocou corrupção" não ao chegou poder o coração e emocionou aonão poder as mais de 350 pessoas viveu a que estiveram presentes não viveu a na sede da Liga Canocorrupção" ense de Futebol, onde corrupção" aconteceu a 14° edição da Noite dos Sonhos, Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking "Só quem promovida pela Rede Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking Nós Voluntários. Desde não chegou 2005, o Baile de Debutantes Comunitário tem ao poder como principal objetivo proporcionar uma “noite Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking "Só nãoquem viveu a dos sonhos” às adolesDos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking centes de organizações não chegou corrupção" sociais que compõem a Rede. Neste ano foram ao poder 12 meninas, de seis entidades diferentes, que não viveu a puderam viver este dia mágico. corrupção"

ÍNDICEFIRJAN FIRJAN ÍNDICE Gestão fiscal de Canoas Gestão fiscal de Canoas ÍNDICEFIRJAN FIRJAN ÍNDICE entre as piores do Estado

entre as piores do Estado Gestão fiscal de Canoas Gestão fiscal de Canoas entreas aspiores pioresdo doEstado Estado entre ÍNDICE FIRJAN

Gestão fiscal de Canoas ÍNDICE FIRJAN

O projeto começou em março, e os parceiros e voluntários ofereceram palestras educativas, oficinas, passeios e transportes para todos

entre as piores do Estado Gestão fiscal de Canoas entre as piores do Estado Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking

Voluntários que fizeram parte do projeto deste ano reunidos com as debutantes

Grupo Somos a Diferença presentou as adolescentes durante a festa

Debutante dançando


6

Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

Outubro Rosa 6

Canoas, 13 a 18 de

Especial

Conheça a história de Raquel 20 ANOS D Silva: “Eu venci o câncer”

Duas décad

Atualmente, doença atinge 51% a cada 100 mil mulheres no Brasil Raquel Silva, de 54 anos, nos contou a sua batalha contra o Câncer de Mama e como venceu a doença que atinge 51% a cada 100 mil mulheres no Brasil. “Minha doença começou através do que eu achava que era uma alergia embaixo do braço, na axila. Quase um mês depois de muita coceira, durante o banho, senti que tinha uma bolinha do tamanho de uma bola de gude no local, fui no médico e ele me receitou anti-inflamatório, pois acreditava que era uma alergia.

Não obtive retorno e voltei ao especialista que me sugeriu fazer exames de imagem. Na primeira mamografia apareceu que eu estava com um nódulo de 2,6 cm na axila, e em questão de 10 dias fiz outra que detectou um nódulo na mama direita. Foi aí que eu descobri que estava com Câncer, e os médicos me avisaram que a doença estava bem agressiva. E isso se confirmou: a mama foi condutora e levou o câncer para o fígado e coluna. Num primeiro momento fiquei em

GRAZIELE divulgaçãoALBUQUERQUE

vem trazendo às das pessoas doença na coluna, fiquei que pa Responsabilidade, so- pela sem caminhar e muito ONG. No dia lidariedade efrágil. respeito setembro, a Orga depende com o próximo,Essa são doença al- ção completa 20 an muitoque da tua vontaguns dos valores a boa cidade canoense, de, do teu pensamento Parceiros Voluntários foi lançada com o positivo, da tua vontade de vencer. Eu sempre fui uma pessoa positiva e com muita fé, e graças a Deus, que é muito generoso, tive pessoas maravilhosas do meu l aVoluntário d o , q u e há m e20 d eanos ram forças e me ajudaram. Continuo fazendo minhas quimioterapias, primeiras quimiotera- mas, como eu disse no pias foram horríveis, dia que descobri que eu tive sintomas, perdi estava com essa doença, o cabelo, e, por conta da EU VENCI!”

Como

Demetrio Leite

choque, chorei muito, mas fui para casa e falei que buscaria forças para vencer essa doen-

ça, e foi isso que aconteceu. Passei um mês no hospital recebendo medicamentos. Minhas

“O Voluntário doa o que tem de melho valioso: SEU TEMPO! O tempo que teria pra si e para a s família. E doa a quem mais precisa e necessitado. Ser Parceiro Voluntário uma sobrevida da aposentadoria labo ou profissional. É VIVER! Continuar ú e produzindo alegrias, talvez realizaçõ pessoais e para pessoas carentes.”

SOMOS PARCEIROS NESSA AÇÃO Rua Domingos Martins, 371

(51) 3031.1270

Gercino F. dos Santos gercinofsantos@bol.com.br

3472.5052 37476.2508

99987.0183

Rua Santos Ferreira, 3320 51 3466.3332

nças de tempos melhores

e seus projetos em prática, parte e viva com intensidade to.

ara todos nós. ejo.

3476.3942

www.simecan.com.br

www.simecan.com.br


Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

7


8

Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

Geral

O QUE O SEU VEREADOR ANDA FAZENDO...

Médicos reclamam falta de pagamento divulgação

Eracildo Guilherme Linck (MDB)

Jornal Timoneiro: O que realizou durante o seu mandato? Vereador Eracildo Guilherme Linck: Bom, estou vereador de nossa cidade em primeiro mandato, e a cada dia busco realizar algo, Canoas é uma cidade muito grande que consequentemente necessita de atenção especial. Neste primeiro mandato tenho um orgulho muito grande em ter contribuído para diversas áreas e ao longo desse tempo fizemos mais de R$ 5000 (cinco mil reais) pedidos de providências, onde, muitas vezes, através destes pedidos conseguimos fiscalizar e cobrar o executivo. São, também, mais de 30 projetos de leis que de alguma forma beneficiaram a população; são projetos em diversas áreas. Também conquistamos verbas para algumas áreas através do Deputado Federal Jones Martins, que

proporcionou a instalação da primeira Academia de Saúde de Canoas, no bairro Igara. Também, junto com Deputado, indicamos R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para o custeio da Saúde e consultórios odontológicos. Além destas conquistas também posso citar a Praça das Acácias no bairro Igara, onde está sendo construída uma linda pista de caminhada que trará qualidade de vida e lazer para o bairro. Busco a cada dia realizar algo por essa cidade que tanto amo. Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram o seu gabinete? Linck: As demandas que vêm até nosso gabinete

são muito variadas, porém, a que tem destaque maior é saúde. A população ficou muito carente nessa área por questões passadas que hoje estão sendo concertadas por nosso Prefeito. Cito aqui as Clinicas de Saúde da Família, que foram inauguradas, no HU a UTI adulta e Clinica da Saúde da Mulher, que irão melhorar nossa saúde. Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado? Linck: Com relação a essa pergunta me sinto confortável, pois, nós como legisladores não podemos prometer, não cabe a nós executar as obras e etc. Temos o dever de fiscalizar e também legislar. Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020? Linck: Sim, vou concorrer novamente por entender que estou contribuindo e posso contribuir ainda mais por nossa tão amada Canoas.

Recebemos na redação do jornal Timoneiro, na tarde desta quarta-feira, 9, Margarete Lemos, Sócia-gerente e advogada da empresa Emmed Serviços em Saúde S/S Ltda., que prestava serviços para ao Hospital Nossa Senhora das Graças, desligada após término do Contrato 64. A Emmed, que conta com o apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), alega que os médicos ligados à empresa não receberam os salários de junho e julho de 2019 e que vêm tentando conversar com a Prefeitura sobre estes pagamentos, mas que os acordos não estão sendo cumpridos. Ainda, que os atuais profissionais do Instituto IDEAS, que assumiu a UPA Guajuviras, já recebeu o mês de agosto. Ou seja, antes da quitação de junho e julho dos profissionais desligados. De acordo com o grupo, e o próprio Graças, a situação da inadimplência ocorre pela falta de repasse financeiro da gestão municipal ao hospital. “O processo de junho já está liberado na Sefaz há tempos, até onde sabemos, e há alguma pendência de análise no processo de julho”, relatou a empresa em nota. “A Prefeitura substitui as empresas sem honrar os contratos. É importante lembrar que não são máquinas que realizam estes serviços, e sim pessoas, que têm suas vidas e suas contas para pagar”, destaca Margarete.

O que diz a Prefeitura

Escolhidos novos Conselheiros Tutelares de Canoas No último domingo, 6, foram escolhidos, através de eleições, os novos representantes dos Conselhos Tutelares de Canoas. Ao todo, foram 17.271 votos válidos (99.36%), 27 votos em branco (0.16%) e 84 votos nulos (0.48%). A lista final do processo de escolha foi composta por 46 candidatos. Foram escolhidos 20 membros titulares e 20 suplentes, que atuarão nas quatro microrregiões do Conselho Tutelar de Canoas. São elas: Sudoeste (Rio Branco), Sudeste (Niterói), Nordeste (Guajuviras) e Noroeste (Mathias Velho).

Resultado da eleição 1º Rogerio Tigre (162) 7.23% (1248 votos) 2º Sônia Souza (166) 5.01% (865 votos) 3º Daiane Machado (121) 4.16% (719 votos) 4º Rogerio Bahi Behn (161) 3.84% (664 votos) 5º Fernando Thober (113) 3.79% (654 votos) 6º Apparicio Lafayette (110) 3.74% (646 votos) 7º Luciana Medina (145) 3.11% (537 votos) 8º Daniel Cardozo (122) 3.06% (529 votos) 9º Profe Simone Kober (165) 3.06% (529 votos) 10º Dilvio (124) 3% (518 votos) 11º Larissa Vieira (143) 2.85% (493 votos) 12º Faby Scherer (130) 2.82% (487 votos) 13º Carla Amaral (112) 2.78% (480 votos) 14º Karla Custódio da Cunha (142) 2.68% (463 votos) 15º Alcindo Pereira (102) 2.65% (457 votos) 16º Elis Oliveira (128) 2.53% (437 votos) 17º Flávia Gonçalves (132) 2.51% (433 votos) 18º Mariana Bonatto (149) 2.5% (431 votos) 19º Carmem Regina da Silva Nunes (115) 2.45% (424 votos) 20º Jaque Andrigo (138) 2.34% (404 votos) 21º Fernanda dos Remédios (152) 2.04% (353 votos)

22º Pastor Rodrigo (111) 1.99% (343 votos) 23º Dica-Carmem Bois (114) 1.94% (335 votos) 24º Ora Quintana (154) 1.93% (334 votos) 25º Grasiela Mauer (134) 1.91% (330 votos) 26º Moisés de Oliveira (125) 1.86% (322 votos) 27º Luís Paulo (146) 1.85% (320 votos) 28º Dinda Cris (135) 1.84% (318 votos) 29º Sabrina Bender (163) 1.75% (302 votos) 30º Branca (151) 1.68% (290 votos) 31º Tati Maciel (167) 1.66% (286 votos) 32º Elen Lucia De Freitas (127) 1.58% (273 votos) 33º Profª¬ Bel (136) 1.3% (225 VOTOS) 34º Verônica Trindade (170) 1.22% (210 votos) 35º Lettiere Fontana (144) 1.16% (200 votos) 36º Xandão (105) 1.09% (189 votos) 37º Maria Fucilini (148) 1.09% (189 votos) 38º Fabiane Saft (129) 1.07% (184 votos) 39º Rogerio Silva de Oliveira (160) 1.03% (178 votos) 40º Verlaine Almeida (168) 0.79% (137 votos) 41º Carmen Verônica (116) 0.67% (115 votos) 42º Jana (137) 0.58% (100 votos) 43º Aldair Giordani Júnior (103) 0.5% (87 votos) 44º Ana Coelho (107) 0.46% (79 votos) 45º Verlaine Martins (169) 0.46% (79 votos) 46º Patricia Vargas (155) 0.43% (75 votos)

Contatada pela nossa equipe, a Prefeitura se manifestou através da seguinte nota: “A Secretaria da Saúde de Canoas mantém contato com o Hospital Nossa Senhora das Graças, responsável pela contratação da empresa. A Secretaria informa que está analisando o caso, e que há preocupação em não deixar pagamentos pendentes ou a população desassistida”.

EDITAL CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA O Banco de Alimentos de Canoas convoca seus associados que estiverem em pleno gozo de seus direitos, conforme Estatuto aprovado em 27/11/07, para Assembléia Geral Ordinária na forma do Art. 20 a realizar-se em sua sede, situada na Rua Expedicionário, 182, nesta cidade, no dia 31/10/19 às 18:00h em 1ª convocação, e às 18:30h em 2ª convocação, para deliberarem sobre os seguintes assuntos: 1º Eleição dos Membros do Conselho de Administração – Gestão 2020/2021; 2º Eleição dos Membros do Conselho Fiscal – Gestão 2020/2021. Após a eleição, ato contínuo, o Conselho de Administração ora eleito elegerá a Diretoria Executiva para o biênio 2020/2021, na forma do Regimento Interno. Canoas, 07 de Outubro de 2019 Ronaldo Kern Presidente do Conselho de Administração


MAIO O arquiteto Luiz Gerchman, já falecido, serviu por No dia 12 de maio de 1934, o cidade general José Antônio muitos da anos à memória Prefeitura de da Canoas, Flores Cunha, que governou o RS,a partir eleito de pela1964. AsDestacou-se por sua disposição ao trabalho pesado, sembleia Legislativa até 1937, esteve em Canoas por Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019 9 junto atempo, subordinados. EmLeopoldo nosso caderno especial, da breve indo a São para inaugurar "a O casal Filomene Nienow Meiediçãodecom que comemoramos nossos anos de funfaixa cimento” da ligação com Porto18 Alegre, depois memória da cidade completada pela avenida Vitornosso Barreto, construída pela dação, Gerchman interpretou passado e projetou relles - Nemézio Miranda de comunidade Foi armado umbolero?), coreto na praça nosso futuro:canoense. Meirelles dançando (um São“Quem Luiz (nome depois trocado para Praça da Bandeira), viu em 1972, primeira página durante umanafesta na cidade. EladaterFolha O casal Filomene Nienow MeiNº 740Ano III de onde o general proferiu seu discurso, após sido da Tarde, uma foto de um trem ligando Canoas à Porto viveu de 1913 a 2012, após dedicar relles - Nemézio Miranda de saudado pelo professor Thiago Matheus Würth, diretor INFORMATIVO Alegre, declarava erae àum sonho e hoje a realidade do Instituto Pestalozzi pela menina Ivone Endres, a vidaquetoda assistência social. Meirelles dançando (um bolero?), aí está.do A própria alteração centro urbano nestes dez aluna "Grupo Escolar" que sua oração Ele viveu de do 1913 afinalizou 2011, dedidurante uma festa na cidade. Ela anos com Calçadão, é impossível de ser freada”. O implorando ao "Deus de bondade e misericórdia" pela Associaçãoviveu dos Servidores de 1913Municipais a 2012, após dedicar cando-sedigníssimo à política,interventor". ao esporte, ao0 general felicidade "de nosso de Canoas - Fundada em 12/06/62 secretário dos Transportes também previa a criação de a vida toda à assistência social. jornalismo edeà literatura. firmo@asmc.com.br agradeceu a homenagem suas “patrícias e patrícios" centros comerciais secundários, ao redor das estações www.asmc.com.br / (51) 3472.1866 Ele viveu de 1913 a 2011, dedisalientando bem pouco teria feito "por este belo do Trensurb,que trazendo vantagens às populações dos cando-se à política, ao esporte, ao recanto do RioéGrande", mas prometeu ter sua atenção Evento uma dos maiores competições esportivas da cidade bairros, que não mais precisarão se deslocar ao centro Firmo Farias edos Santos, presidente jornalismo à literatura. "voltada para este já hoje subúrbio de Porto Alegre, para consultas etc. Contribui onde vive uma médicas, populaçãocompras, laboriosa,lazer, orientada por sendivulgação MEDALHA I paraOrganizado isto,que o transporte, cada dia mais oneroso relapela PrefeiCoopan, Guarani em e Campo timentos elevam e alevantam". A ASMC, foi uma das homenageadas com a medalha Pintura Novaestá Santa Rita, do ção aode salário. “Outro pontoinclusive de Caju. interrogação, salienta (Este fato contido, com fotos, no lº to Bandeira oferecida pela Prefeitura Municipal de Canoas, na através da Secretaria MuConforme o secretário volume da obra "Canpo Anatomia de uma Cidade", Gerchman, para o futuro será, sem dúvida, a pressa comemoração dos 80 anos da Cidade. Agradecemos ao Senicipal de Jesus Esporte, Esportes, Júlio da Ráde Antônio nhor Prefeito Luiz Carlos Busato, pela honrosa homenagem. para a ocupação doPfeil). 2ºLazer Distrito,dedevido sua proximidade e Turismo, o Campeonato dio, a SMELT já realizou com o Pólo Petroquímico, facilidade de acesso a ter Municipal de Futebol de em 2019 os campeonatos MEDALHA II proporcionalmente suas terras baratas”. Como pontos Campo inicia suas com- de Futebol sete e Futsal, memória da cidade A ASMC, está organizando um espaço em sua sede social, positivos, numera o crescimento de uma consciência onde funcionará a biblioteca, sala de troféus e museu da mespetições do noBoa próximo do- além de torneios do Dia ques e dirigentes Vista Futebol Clube, Maçonaria ma, onde será colocada junto a medalha Pinto Bandeira, a meecológica e um interesse Diretor,do que mingo, 13, e terá quatropelodoPlano Trabalhador, Dianão da dalha do Centenário do Povoamento de Canoas, de 14 de abril m pé, dadeve esquerda para a direita: técnico Pitel, ANO 1961 ocorrerInfantil somente através de técnicos sim defencategorias: Sub 14, Mulher e noesábado, dia de 1974, medalha essa doada pela Câmara de Vereadores Maria, Manoel, Vanderlei Dorneles (destaque No gramado do Fiateci, em Porto Alegre, craques e dirigentes do os Boa Vistados Futebol Clube, onde consta nomes Vereadores de 1974, presidente Força Livre, Veterano 40 e 12, o torneio do Dia das dido pela população. Alcides Nascimento, vereadores BrasilPitel, Cabral, Dinarte Araújo. rdem: Júlio, Oscar, fundado para defender a vila Rio Branco. Em pé, da esquerda para a direita: técnico Crianças. “O esporte é saúMaster 45. Roberão, Luiz, Norberto, Ely Aguiar, Galvão Chaves, Jorge Uequed, Jurandir Bonacina, São cerca de 900 atle- de, é integração, é família, esportiva Juca,para Joãoque Luiz, Beto, que Jaci,tem madrinha Edi, Maria, Vanderlei Dorneles (destaque ivo do fotógrafo Toninho Silva). nossos se mostrado dis- Manoel, Luiz Possebom, Mussoline La Roque, Sérgio Moraes, Breno Cunha, Dinarte Silveira, Ernani Bastos, Hugo Lagranha, Jacy é alegria. Incentivamos tas asAprendiz Emque seuirão livrodisputar “Grau do e seus mistérios”,e atletas putados, mas com respeito de possam equipe) edestacar Roni. Agachados, na mesma ordem: Júlio, Oscar, Roberão, Luiz, Norberto, Pereira, João Pereira, Lina Alves, Luiz Barbosa, Nilton Leal e radicionalista Maçonaria proporcionamos a prática partidas nos campos da Jorge Adoum afirma que ser maçom é ser iluminado, seu potencial, jogos Beto e categoria”, Júlio. do fotógrafo massagistaem Frederico, e Lori. disse (Do arquivo Toninho Silva). Zulmar Machado. Creio que poucos possuem essa relíquia. seguidor do caminho da Verdade e da Virtude, “fazendo Agenda tradicionalista delas carne de sua carne, sangue de seu sangue, vida de APOSENTADOS sua vida”. Iluminado é quem recebeu luz ou iluminação; Devido ao grande número de funcionários municipais que Campo do Guarani Confira os jogos de abertura queEm atingiu perfeição o verdadeiro conheforam aposentados entre outubro de 2018 e outubro de 2019, certoaMunicipal degrau daespiritual, escada que devemos vencer, 9 horas - Santarritense x Fênix - Sub 14 a ASMC dividiu em dois eventos. O primeiro ocorrerá no dia 30 cimento.do Quem alcança de esseFutebol patamarCampo está habilitado a pedimos que a Grande mostre o caminho 10 horas - Santarritense x Kaizer - Vet. 40 de outubro e o segundo grupo, o Almoço ocorrerá no dia 27 de radicionalista conhecer a Verdade, queLuz nos nos tornará livres conformereto, São novembro. Até o mês de setembro existia 150 associados que 14 horas - Guarani x Kaizer - Livre Campo do Caju que é trilhado pelos que são reservados, constantes e João, cap. 8, vers. 32. Porém, a liberdade está condiforam aposentados. Como a ASMC, oferece o Almoço corteCampo Coopan 9 horas Caju x Morretes Sub 14 Agenda tradicionalista trabalhadores. sia para o casal, mais os convidados e os amigos particulares, dever de praticar a Verdade. Praticando-a, colegaspelo de trabalho. Foram 18 anos de aprendiopes* cionada 9 horas A. do Carlinhos x Caju Vet. 45 10 horas - Caju x Estrela - Vet. 40 chegaríamos a 400 pessoas ou mais, assim, faremos o evento A reserva, discrição, nos prepara para a manutenção estaremos transformando o mundo. 11 horas - Inter x Amizade - Vet. 45 zado e 14 exemplos quexserão muito úteis para o com no máximo 250 pessoas. O aposentado que não recebeu horas - Caju Morretes - Livre Foram leva, 18 anos de aprendiOlegar Lopes* colegas Mas,deo que auma Verdade, a mesma quedaJesus Cristo segredo, queééque garantia da pureza, integridade o contatode datrabalho. ASMC na primeira será convidado para o tempo vida me resta. evis- do zado e exemplos que serão muito úteis para o segundo Almoço, no dia 27 de novembro de 2019. veio testemunhar? Ele mesmo, Cristo, disse que “A de nossos sinais, costumes e palavras que só a nós inteTemosvem quedotercéu”, consciência de que não somos ente Verdade O escritor Rubem Alves declarou em entrevis- tempo de vida que me resta. daí serinteressam obvia a impossibilidade ressam; como certos códigos a outros. eternos e que não vamos levar nada para a eter-“Em ncia de uma definição segura, assim como a duplicação de Temos que ter consciência de que não somos ta a um jornal que essa moda do politicamente PAPAI NOEL muitas lojas alemãs, chave de marfim faziaruins parte da nidade, vamos simuma deixar muitas coisas, ados nosso A ASMC, abriu no vamos dia 09 de outubro, a inscrição para a dever de persegui-la, sempre submetendo nossas eternos e que não levar nada para a etercorreto não lhe agrada. No caso, com referência pesquisas. opes* indumentária maçônica de cada irmão, para lembrar-lhe Festa de Natal dos filhos dos associados até 12 anos. ou boas, depende do fizemos durante nossa os a conclusões à Moral e àque Razão. nidade, vamos sim deixar muitas coisas, ruins à idade das pessoas, cujos termos considerados Caso a ASMC não faça o referido evento no dia, faremos Já oPor tema para a Semana Farroupilha pesquisas. Lopes*a ou encerrar etambém, ocultar em coração os 2017 vida. esse motivo procurei no trabalho -é lhor que Adevia Virtude pode, ser seu definida como asegredos “dispodepende do que fizemos durante nossa politicamente corretos quando nos Olegar referimos as boas, sacolas, com os doces e os brinquedos, e as entregarenoente de sição “Farroupilhas, idealistas, revolucionários e fazeJá nas oPor tema a Semana Farroupilha 2017 da Maçonaria”. (Nicola Aslan, no- seu Grande Dicionário mos residências, entre os dias 16 e 20trabalho de dezembro constante de quem praticar o bem eser evitar o mal”. Temos onde mostramos somos ético, honesto essepara motivo procurei no - édo pessoas de uma certa idade são idoso, melhor vida. corrente ano. Os dois temas para serem trabalhados no ano de ados “Farroupilhas, idealistas, revolucionários e fazedores de história”, vai nortear palestras e o desfile virtudes cardeais (Temperança, Fortaleza, Prudência e Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia, vol. IV). nten- e de bom coração. idade ou terceira idade. A moda do politicamente onde mostramos quem somos - ser ético, honesto A Coragem e a Sabedoria ocupavam os lugares 2017 pelas entidades tradicionalistas aprovados m, por de Justiça); de história”, temático. Os vão mormente encontrar no vasto Observe-se queinteressados manter segredo, campo de bom coração. vai nortear palestras e o desfile correto condena chamar alguém de velho, enten- edores da Fortaleza e da Prudência. E temos as Virtudes TeoSECRETARIAS durante 65º Congresso Tradicionalista, além de Os interessados MUNICIPAIS vão encontrar vasto , são do dendo que essa palavra seja ofensiva. Pois eu, por temático. conhecimento, benéficodopara os curiosos; aquilo 29ª FECARS lves, material literárioéaaté respeito assunto. Solicitamos às Secretarias Municipais de Canoas, que logais (Fé, Esperança e Caridade). ricos em conteúdos para serem trabalhados, são 29ª FECARS pensar da mesma forma que pensa Rubem Alves, material literário a respeito assunto. nada custa não tem valor... Festa Campeira do Rio Grande do Sul e sou queA quando nos solicitarem o uso de do nossos salões e desistirem São dois temas recomendo nãomoral) só aos como tra- a Podemos elegerque a Fortaleza (força do evento, que informe à ASMC da desistência. uma A Festa Campeira do Rio Grande do Sul prefiro que me chamem de velho. Penso que sou de fácil interpretação. São dois temas que recomendo não sóTivemos aos tra(Fecars) ainda é nova, 29 anos sua primeira Ainda no mesmo degrau da escada, precisamos 47 – virtude dicionalistas, mas a todos gaúchos que de uma que mais nos capacita a perseguir a Verdade, reserva para o dia 30/09, colocamos pessoal a trabalhar no (Fecars) ainda é nova, 29 anos sua primeira velho e porque não, antigo. O tema anual “Resgatando o legado de 47 – dicionalistas, mas a otodos gaúchos que dee auma edição foiuma realizada nodeano de 1988. Idealizada que constantemente. aprimorar espécie audição moral, paraquem escutar a domingo, para entregar salão limpo na segunda soliciOito” (Sócrates). forma ou outra tenham interesse em saber edição foi realizada de 1988. Idealizada Por me considerar ‘quase’ velho e sentir que tante não compareceu eno nãoano avisou. 70 anos da Chama Crioula e o Grupo dos Oito” forma ou outra tenham interesse em saber quem pelo catarinense com coração gaúcho, Frontelmo ara o da consciência”, arrependermos avid chamada somos e “voz de onde viemos: “nãopara sabenos para onde vai catarinense coração Frontelmo venho vitalidades essenciais remeteperdendo à chegadaas dos restos mortais de para Davido pelo Machado, se tornou o maior evento do campei15, somos e de onde com viemos: “nãogaúcho, sabe para onde vai logo de alguma falta cometida. (Sócrates). s de quem não sabe de onde veio”. Machado, se tornou o maior evento do campeitrabalho diário, na última quarta-feira, dia 15, ATENDIMENTO Canabarro a Porto Alegre no início do mês de quem não sabe de onde veio”. rismo gaúcho. ee dejoQuando a coisa é boa, temos a obrigação de divulgar. rismo gaúcho. encerrei minhas atividades profissionais que desetembro de 1947, com o recrutamento de joPromovido pelo MTG, evento será realio dos ABANDONO DEo EMPREGO vai o meu elogio ao Laboratório CEC da rua Fioravante Promovido pelo MTG, o evento serádosrealisempenhei por quase 18 anos na Associação dos Aqui para ”Tradicionalista é aquele que usa a tradição Milanez em Canoas, pelo excelenteque atendimento funcioEDITAL DE LEILÃO dias 16, 18 e 19 deMENDES março,PADILHA na cidade ximo zado vens cavaleiros pelo jovem Paixão Côrtes para ”Tradicionalista é tratam aquele usa pelo anatradição COMÉRCIO DE 17, ARMARINHOS LTDA, zado dias 16, 17, 18 e 19 de março, cidadeem Servidores Municipais de Canoas no próximo nários, pelo carinho que as pessoas, sorriso oades do de EDITAL DE 1a. e 2a. PRAÇA E INTIMAÇÃO 2ª. VARA CÍVEL – COMARCA como seu rumo, seu norte.” Rolante, no 16.619.960/0001-74, Parque Municipalestabelecida Vitor Mateus inscrita no CNPJ: na Rua acompanhar restos mortais de Canabarro do de como seu rumo, seu seus rostos, mesmo quenorte.” você não esteja Vitor bem, ao permaneRolante, no Parque Municipal Mateus dia 6 de abriloscompletaria 18 anos de atividades DE CANOAS Prazo de: 20 dias. Natureza: Despejo – Falta de Pagamento: ação Teixeira, 54B, S/N LOTE 5, Guajuviras, Canoas, RS, solicita o compacer no local por alguns minutos, é o mesmo que uma terapia sede campeira do Piquete d e Laçadores aeroporto até o cemitério da Santa Casa, ação Processo: 008/1.07.0012181-0 (CNJ: 0121811-97.2007.8.21.0008). ExeTeixeira, sede campeira do Piquete d e Laçadores na sede social da ASMC. as palavras amáveis dos funcionários com todas as pessoas recimento da funcionária SENNA,DE de bem Três quente: SUCESSÃO FERNANDO LEMOS,DE SUCESSÃO onsEstâncias –DE RSALFREDO RSRUTHISIMEIA – 239, KM MARIA 63. de Vou Paixão surgir odescanso Grupo dos Oito, bem Três que Estâncias são atendidas, te deixam aliviado. à direção do paraque umfez merecido com a cons– RS RS – 239, KMParabéns 63. CTPS: 8029034 série: 030/RS. A mesma não comparece ao ADAIR JACQUES SCHIAVON, ANA MARIA ROMERO SCHIAVON Executado: . Os Sandro Pugliesi e Outros. Laboratório CEC. grato como a Primeira Ronda e a Chama Crioula. Os ciência tranquila do dever cumprido e muito grato trabalho desde 07/01/2017. O Não comparecimento jds.adv@hotmail.com no prazo - olegar.tradicionalista@yahoo.com irmo para de Datas: 1a. Praçacaracterizará 23/03/2017 - 2ª. Praça 06/04/2017 Horário: 14:00conforme h. LOCAL: Tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com com a diretoria, em especial presidente interessados encontrarão umaovasto campoFirmo para 48Tradicionalista horas abandono emprego Cel.:de (51) 99113.4943 FOROTradicionalista DA COMARCA DE CANOAS/RS – RUA LENINE NEQUETE, 60 2º. CLÍNICA ão e artigo olegar.tradicionalista@yahoo.com Farias dos Santos, conselheiros da associação e Rua Anita Garibaldi, nº 235 - Centro Tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com 482, letra I da CLT. ANDAR. Quando você passa um tempo sem precisar de atendimenCanoas/RS CEP: 92.010-100 Porto Alegre, 17Sra. de Dra. Fevereiro 2017.da 2ª. Vara Cível da Comarca OBJETO:. A Exma Juiza dede Direito, to médico, você não sabe o que tem bem perto de você, como

Nova Santa Rita

Campeonato de Futebol começa neste domingo, 13

ASMC

A Verdade e a Virtude

Silêncio e segredo e velho, eu: 29ª Fecars

ara a Semana upilha 2017

de Canoas/RS, autoriza o Sr. José Luis Santayana, Leiloeiro Oficial Mat. 201/2004, a vender em Praça Pública na forma do Art. 686 e seguintes CPC no dia 23 de março de 2017 às 14:00 h., no Átrio do Foro Central da Cidade de Canoas/RS o bem abaixo descrito, penhorado de Simone Pugliesi, no processo de execução movido pela SUCESSÃO DE ALFREDO FERNANDO LEMOS E SUCESSÃO DE ADAIR JACQUES SCHIAVON e ANA MARIA ROMERO SCHIAVON. DESCRIÇÃO DO BEM – APARTAMENTO RESIDENCIAL, 203, do Edifício Condomínio Edifício Karine, sito na rua Emboabas, 339 na cidade de Canoas/RS, localizado no segundo pavimento ou terceiro andar , de frente, possuindo área real privativa de (82,91m2), conforme matrícula de nr. 34.172 18980R$ 250.000,00 (duzentos e RI da cidade de Canoas/RS.Cremers Valor de avaliação cinquenta mil reais) dez/2015. Comissão do leiloeiro 10% sobre o valor de arrematação, remissão adjudicação. havendo licitantes, dito bem AtendeouConvênios IPE,Não Caixa Federal, será levado a segunda praça, pela melhor oferta, desde que não seja preço Unimed, Fassem e Particulares vil, no dia 06 de abril de 2017, na mesma hora e local, ficando intimados pelo presente edital os executados, Sandro Pugliesi e Outros, caso se encontrem em lugar incerto e não sabido, ou não venham a serem localizados pelo oficial deCONSULTÓRIO: justiça. Canoas/RS, janeiro200/401 de 2017. - Canoas - F: 3466-9124 Rua127dePovos,

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

O quase velho, eu: ou a 29ª Fecars

Tema para a Semana Farroupilha 2017

é o caso da Clínica Pró-Saúde em Canoas, localizada na Rua Santa Maria nº 770, com atendimento especializado em cardio vascular, diagnóstico por imagem, tomografias, etc, etc e todos os tipos de exames, com um diferencial das demais clínicas, os resultados dos exames, são entregues na hora. A limpeza do local é excelente, o atendimento é rápido e excelente. Possui convênio com o Fassem.

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva SAÚDE

Cremersno18980 Passei por um cateterismo, Hospital São Francisco, no dia 07 de outubro, onde foi identificado um probleminha no coração, que não seráConvênios mexido, devido ao Federal, alto risco e uma artéAtende IPE, Caixa ria obstruída, onde um estender Como estou com o Unimed, Fassemresolverá. e Particulares rim alterado, devo primeiro tratar o rim (o rim porque tenho só um) de nascença. Devido a esse problema de saúde, estarei diminuindo as tarefas na ASMC e o que foi prometido faremos eCONSULTÓRIO: os demais eventos, posteriormente. Rua 7resolveremos Povos, 200/401 - Canoas - F: 3466-9124 Canoas, 11.10.19.


10

Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

Variedades

AGENDA TRADICIONALISTA

PUBLICAÇÕES LEGAIS Atas, Balanços e Convocações de Empresas.

Olegar Lopes, tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com.br

Tradicionalismo e gauchismo É importante sabermos a diferença entre tradicionalismo e gauchismo. Na definição de Glaucus Saraiva “Tradicionalismo é um sistema organizado e planificado de culto, prática e divulgação desse todo que chamamos Tradição. Obedece a uma hierarquia própria, possui um alto programa contido a sua Carta de Princípios, que deve na medida do possível, realizar e cumprir”. Já Edilberto Teixeira diz após certas considerações “que Tradicionalismo é como um partido ideológico militante por uma política de espírito, que luta pela conservação dos bons costumes partindo do pressuposto de que um povo que corta seus laços com o passado é um povo que morre a cada geração que passa”. Edilberto Teixeira diz também que

“Gauchismo é a qualidade do gaúcho, é a expressão típica do seu linguajar. O que lhe é próprio, seus ditos, comparações, suas largadas”. Como podemos ver o tradicionalismo vem de um sistema organizado e planificado que é o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), movimento que tem na sua Carta de Princípios – documento que é considerado Clausula Pétrea – descrito o dever de, na medida do possível, realizar e cumprir seus 29 artigos, o que é muito bem observado pelo MTG. Como é um movimento organizado, sua estrutura administrativa é regida por regulamentos e regimentos que devem ser observados pelas entidades filiadas e seus associados. No entanto nenhum sulriograndense

ou de outras plagas, admirador do gauchismo e do tradicionalismo gaúcho está obrigado ser associado duma entidade tradicionalista, assim como uma entidade tradicionalista não é obrigada a ser filiada ao MTG. Se associada, a pessoa física ou filiada a entidade, deve cumprir as normas e regulamentos do MTG. Já o gauchismo é diferente, não é um movimento organizado, é sentimento pelo qual expressamos nosso orgulho de ser sulriograndense com nossa expressão típica do linguajar, ditos e comparações, hábitos e costumes próprios do gaúcho. Costumo dizer: Nós gaúchos não somos melhor que nossos irmãos dos outros estados, nós somos diferentes. O gauchismo é como o nativismo, o

LITERATURA Coluna aberta

Divulgue seu trabalho literário aqui Ligue 99191-6722 ou 3472-3022

“A CÉSAR, O QUE É DE CÉSAR” José Fontes Muitas vezes, um que outro vereador se mostra insatisfeito com a Imprensa e com o que ela diz a respeito de suas atuações. Se um colunista expressa um pensamento, lá vem um vereador a ocupar espaço em duas sessões, para falar do assunto, para dizer que aquilo não o atinge. Que nem toma conhecimento do caso. Como se legislador fosse inatacável. Inatingível. Estivesse acima das fraquezas humanas, para não incorrer em nenhum erro. Ora, é líquido e certo que temos procurado, e nem podia ser de outra forma, atingir tão somente o trabalho do vereador. A atividade do político. Jamais, em tempo algum, passou pela cabeça de algum jornalista local a ideia de atingir, pelo menos deliberadamente, a pessoa humana dos edis. O político é criticável. O ser humano, não. Cada um é como é. Motiva, porém, essa crônica a desconformidade de certos vereadores para com notícias que se publica, para com certos comentários que se faz. Não somos de fazer as coias para alegar depois. Mas, cremos que nenhum vereador, de sã consciência, poderá negar uma coisa: fomos os pioneiros na divulgação, pelo menos metódica e sistemática dos trabalhos da Câmara. Se às vezes também erramos, que fazer? Somos humanos. E muitas vezes, nos louvamos em informações que podem não corresponder à verdade. O inegável é que os vereadores estão sendo lembrados. Hoje, os jornais da capital já se interessam pelo que ocorra em Canoas, no setor legislativo, quando há pouco tempo atrás, nem mesmo a imprensa local se interessava por isso. Digam o que disserem. Queixem-se, de barriga cheia. Mas, este mérito ninguém nos rouba; nós descobrimos a Câmara de Vereadores para a opinião pública, quando cobrimos o trabalho que ele realiza. “A César, o que é de César”. Ao jornal, o que é do jornal. (O Timoneiro – Canoas, 27 de março de 1968).

crioulismo, o regionalismo, o telurismo e a tradição: todos são sentimentos, correntes artísticas e fenômenos sociais; enquanto que tradicionalismo podemos dizer que é a tradição em marcha. Fonte: Caderno Piá 21, publicação do ano de 2003. Associação Canoense de Escritores Dia 12 de setembro a diretoria e associados da ACE, em reunião eletiva, elegeu a nova diretoria para o biênio 2019/2021, empossada oficialmente na mesma data. Presidente: Loreno Zambonin, Vice-presidente: Ancila Dani Martins. 1ª Secretaria: Ivonete Chiden Pereira, 2ª Secretaria: Marta do Nascimento. 1º Tesoureiro: Walter Kuhn Junior, 2º Tesoureiro: José Fernando Almeida.

AV. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2000, Sala 5, Marechal Rondon - Canoas/RS - Telefones 51 3059.4003 / 3059.5003

marco@escritoriomb.com.br

刀䔀匀촀䐀唀伀匀 䤀一䐀唀匀吀刀䤀䄀䤀匀 䔀 䔀一吀唀䰀䠀伀匀 䐀䔀 伀䈀刀䄀匀⸀ 䔀䴀倀刀䔀匀䄀 ㄀  ─ 䰀䤀䌀䔀一䌀䤀䄀䐀䄀⸀ 吀䄀䴀䄀一䠀伀匀㨀

㔀洀대 簀 ㄀ 洀대 簀 ㄀㔀洀대 簀 ㈀ 洀대 簀 ㌀㘀洀대 

㌀㐀㜀㔀ⴀ㈀㈀㈀㈀ 眀眀眀⸀琀椀爀攀渀琀甀氀栀漀⸀挀漀洀⸀戀爀


Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

Esporte

A VOZ DO PROFESSOR

COLUNA DE ESPORTE Marcelo Mendes, Coordenador Geral da Escola de Futebol do Grêmio FBPA -

Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas CNPJ 97.130.835/0001-06

Canoas-RS / Futuro Craque

Tomada de decisão Em 15 anos de atividades na escola de futebol e há 11 trabalhando diretamente com o Grêmio FBPA, muitas vezes fui questionado por pais, mães, avôs, avós, tios, padrinhos, familiares e responsáveis em geral, sobre as possibilidades de um aluno/atleta se tornar jogador profissional. “Será que ele tem futuro?”, “O que tu achas, devo investir?”. Detalhe, às vezes a criança nem aprendeu a escrever ainda. Na maioria das vezes, são comparados com Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar. Nos últimos temos, tenho recebido muitos contatos, vídeos pelo whatsapp dos novos “Cebolinhas”. Todos são avaliados e encaminhados ao clube quando mostram potencial competitivo e desportivo. Porém, o que se analisa hoje no futuro jogador de futebol? Só habilidade, força, velocida-

de? Números de gols feitos e quantas embaixadinhas o atleta faz? Hoje as avaliações levam muito em consideração contra quem e o que o candidato faz sem a bola. Sabemos que um jogo de futebol profissional adulto tem 90 minutos, destes 50 minutos de jogo efetivo, 25 minutos para cada equipe em média, dependendo do adversário muito menos. O tempo de posse de bola um jogador é de 30 segundos (zagueiro)

Luiz Fernando Giacomeli Conte,

Secretário de Comunicações do Sinprocan a 3 minutos (meio campista). Um atacante por vezes não chega a 10 segundos e pode resolver uma partida. Então o que um jogador, que fica efetivamente com a bola no máximo 3 minutos, faz durante os outros 87 minutos de uma partida? A Resposta é: Tomada de decisão. Mas o que vem a ser a tomada de decisão? São atitudes do atleta que devem ser definidas durante a partida com e sem a bola, como por exem-

plo, subir para um apoio ofensivo, ou compor uma cobertura em uma linha defensiva, acompanhar o adversário ou simplesmente criar uma linha de passe, para facilitar a tomada de decisão do seu colega de equipe. Estas atitudes hoje são muito importantes nas avaliações e acabam determinando o quanto o aluno ou atleta tem de conhecimento tático e capacidade cognitiva para realizar ações solicitadas pelos professores/ treinadores. Sabemos que se leva aproximadamente 5.000 horas de treinamento para se formar um jogador, 10 anos entre a iniciação e a especialização esportiva. E este tempo de trabalho precisa ser rico em estímulos corretos e qualidade de treino. O atleta precisa saber o que fazer, por que fazer, como fazer e quando fazer. Abraço a todos.

Por onde andam os craques de Canoas... Por Alex São Borja e Vitor Agnes Rodrigo Bittencourt “o Diguinho” Com passagens por Botafogo, Vasco da Gama e Fluminense o volante canoense também carrega no currículo impressionantes dois títulos brasileiros, oito títulos cariocas e um vice- campeonato da copa Sul- Americana. Diguinho iniciou seus primeiro passos nos campinhos de canoas e na escola de futebol Scotá com o treinador Djair. Também teve breves passagens pelas categorias de base do Cruzeiro, Grêmio e Sapucaiense. Diguinho lembra com muito carinho que seu pai “in memoriam” chegava do trabalho e precisava ir buscá-lo, pois passava o dia jogando bola no campo perto de sua casa no bairro Jardim Atlântico. Ao lado de seu amigo,

conselheiro e treinador Rogério Freitas foi campeão invicto do municipal de Canoas na categoria juniores e adulto. Experiências fundamentais em sua formação como atleta, pois logo recebeu sua primeira oportunidade concreta para jogar na Ulbra (clube hoje já extinto). Devido ao bom desempenho, Diguinho recebeu o convite para ir ao Mogi Mirim. Após realizar grandes atuações deu um grande salto na carreira com a transferência para o Botafogo, clube o qual consolidou-o no futebol carioca. Mas foi no Fluminense que Diguinho teve seu auge na carreira com a participação na Copa Libertadores, o bicampeonato brasileiro e o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, onde na final marcou dois gols, sendo o segundo anulado pelo bandeirinha, e

11

divulgação

assim não consolidando a vitória perante a Laú. Em sua despedida do tricolor, o atleta, emocionado, não conteve as lágrimas. Após se transferiu para o Vasco da Gama onde teve grande passagem. Diguinho sempre demonstrou seu carinho por Canoas. Além de sempre

que possível voltar para casa e ganhar o aconchego familiar nas folgas, o atleta já realizou vários jogos beneficentes para ajudar as instituições de caridade da cidade. Atualmente, com 36 anos, é um do destaques da equipe do E. C. São José de Porto Alegre.

ENSINAR É VIVER Comecei em 1986. Muito tempo e histórias para contar. Educação muda como a história. Quem é profissional em educação ou muda como o tempo ou abandona a profissão. Não há lugar para estagnação. Que profissional consegue trabalhar em uma sala de aula do século XXI trazendo uma bagagem de 30 anos atrás? Os conflitos serão inevitáveis. É preciso ter asas para alcançar o mais longe possível. Independe do tempo e espaço, depende exclusivamente da vontade de ser melhor. Nestes 33 anos de profissão a batida perfeita foi a pouca valorização. Não consigo entender o que é valorização para quem dirige a educação. São metas diferentes, cujo peso menor é o nosso. Sempre há algo mais importante a ser feito. Já percebeu? Mas, quem educa vive de tropeços, e tropeços que fazem crescer. Amelia Hanze define bem o papel do profissional em educação: “Devemos ter em mente que os professores exercem um papel insubstituível no processo da transformação social. A formação identitária do professor abrange o profissional, pois a docência vai mais além do que somente dar aulas, constituiu fundamentalmente a sua atuação profissional na prática social. A formação dos educadores não se baseia apenas na racionalidade técnica, como apenas executores de decisões alheias, mas, cidadãos com competência e habilidade na capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos para a teoria e prática de ensinar.” Não há como não perceber que temos uma profissão cheia de altos e baixos, isso não mudará nunca, faz parte da essência do educador. Saber reconhecer esses momentos é que o fazem digno de exercer a função. Falando em exercer, ficam aqui alguns bons motivos para ser professor: - Possibilidade de marcar a vida dos alunos - Nenhum outro profissional tem papel tão imprescindível para mudar o mundo - Profissional tem recompensa ao ensinar e aprender constantemente - Não existe uma rotina fixa - Possibilidade constante de fazer amizades novas O restante a ser executado pelo profissional em educação é dentro do campo político. É preciso consciência política de que as reformas só existirão com ação plena do profissional em conjunto. Se assim for, estaremos no caminho da realização profissional. PARABÉNS PELO NOSSO DIA. Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas - SINPROCAN / Rua XV de Janeiro, 121, conj. 203. Centro. Canoas-RS. Cep. 92010-300 telefone: 3476-4033 / sinproc@terra.com.br


tim neiro 12

Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

Canoas, 11 a 17 de outubro de 2019

A promessa que virou uma festa para a criançada Há 16 anos Rosa se recuperou e todos os anos cumpre a obrigação divulgação

RESTAURANTE E CAFÉ AMADEU

Agora com Buffet de comida com casa. gostinho de 11hs às 15hs

PROMOÇÃO Na compra de um buffet livre, a Coca Cola é por nossa conta!

Apenas R$ 19,90

Av. Victor Barreto, 2648 – Centro – Canoas/RS Telefone: 51 3031-3220 A via fica fechada durante a festa, que acontecerá no sábado dia 12 de outubro, a partir das 14 horas. Terá distribuição de cachorro-quente, pipoca, bolo, refrigerante e brinquedos.

monte o seu

Tele - entrega Local

R$12,00 em troca, a mãe ofereceria pelo resto de sua vida comida para as crianças todo o dia 12 de outubro, dia em que se comemora o Dia das Crianças. Hoje, com a saúde restabelecida, Dona Rosa visitou a redação do jornal para contar essa história, que virou festa de caridade para crianças canoenses. No primeiro ano da

sua promessa, em 2002, ela recebeu, na casa da vizinha, 106 crianças para almoçar. “Foi emocionante, tinha gente me agradecendo porque fazia dias que não se alimentavam”, conta Dona Rosa. Nos anos sucessivos, distribuía nas casas dos moradores mini cestas básicas com alimentos que arrecadava, comprava e ganhava de amigos e

parceiros. O número entregue era referente à sua idade. Em 2016, a vizinha Maria Goethe, juntamente com José Carlos Alves, uniu forças com Dona Rosa visando aumentar o número de crianças atendidas, e propuseram que a festa fosse realizada na rua, e assim está indo para a sua 3ª edição. Ela acontece na Rua Epitácio Pessoa, n° 97.

Os 3 aninhos da Isabella Uequed Garcia No último sábado, 5, a pequena Isabella Uequed Garcia completou seus 3 aninhos em uma linda festa animada pelo Mickey e a Minie, na Casa Babinho, no Moinhos de Vento, em Canoas. Os convidados foram uma mistura de cariocas e gaúchos, já que a família reside no Rio de Janeiro e veio especialmente para comemorar a data com a turma dos pampas.

R$19,50

imagem meramente ilustrativa

Em setembro de 2001, a canoense Rosa Oline Silva Oliveira passou por um momento difícil em sua vida ao diagnosticada com Isquemia Cerebral por conta da diabetes. O médico lhe deu três dias de vida. Sua filha Iara Cecli, já falecida, fez uma promessa para Nossa Senhora Aparecida, pedindo que fosse revertido o estado de saúde da mãe e,

Renovadora de Pneus Getúlio Vargas

3463.8005 / 3427.2849 / 3466.2466 / 9982.5686 Isabella Uequed Garcia e os papais Daniela Uequed e Luis Antônio Garcia

O irmão Cadu, o dindo carioca Chico Otavio e o dindo gaúcho Afonso Henrique

Isabella Uequed Garcia

Av. Getúlio Vargas, 7420 - Canoas/RS

Profile for O Timoneiro

Ed 2882  

Ed 2882  

Advertisement