Page 1

1

Canoas, 15 a 21 de março de 2019

JORNALTIMONEIRO.COM.BR

ANO 52

Desde 1966 R$ 1,50

Edição nº 2852 Tiragem de 10.098 exemplares

Cinderela Pop nos cinemas do Canoas Shopping

PÁGINA 10

Canoas, 15 a 21 de março de 2019

Prefeitura cancela aeromóvel e verba vai para mobilidade urbana Mudança em financiamento junto à Caixa, que foi aprovada pela Câmara na quarta-feira, 13, permitiu que valores tivessem nova destinação. Apenas os vereadores Dario e Dj Cabeção, ambos do PDT, votaram contra a alteração.

divulgação

Pág. 5

Prêmio Picucha Milanez entregue na Câmara

Pág. 4

SAÚDE

NOVA SANTA RITA

NEGÓCIOS

Sidi Medicina por Imagem inaugura unidade em Canoas

Município adianta 13º O pagamento da primeira parcela dos funcionários será pago dia 15.

Parque Canoas de Inovação recebe sua terceira empresa

Pág. 9

Pág. 11

Pág. 8

Peças e acessórios para o seu fogão e panela, conexões e mangueiras para instalação de gás.

BOUTIQUE DO

FOGÃO Comercial J.U.

51 3059.5960 51 997173305 Av. Getúlio Vargas, 7410 (Em frente ao Canoas Parque Hotel)


2

Canoas, 15 a 21 de março de 2019

Página 2

Canabarro Tróis filho,

EDITORIAL

Odil Gomes,

jornalista e escritor

Émerson Vasconcelos, editor

Mobilidade Canoas ouviu por anos a promessa da instalação de um aeromóvel. Um sistema que em parte alguma do mundo é usado como transporte público de massa. Embora o projeto apresentado no governo Jairo Jorge mostrasse imagens futuristas e prometesse resolver os problemas de mobilidade da cidade, a eficácia prática contestável e o altíssimo custo da implantação A destinação do apontavam para mais problemas dinheiro agora será do que soluções. a revitalização de vias O atual governo em toda a cidade, uma sempre expressou a vontade de não necessidade urgente e seguir com a ideia solicitada pela população e teve respaldo da Metroplan, que descartou o aeromóvel como solução para a mobilidade na cidade. Agora, com a aprovação na Câmara de Vereadores, de um projeto que permite que o empréstimo pedido à Caixa Econômica Federal possa ser destinado a um projeto mais amplo de mobilidade, e não mais para o aeromóvel, a novela finalmente chega ao fim. A destinação do dinheiro agora será a revitalização de vias em toda a cidade, uma necessidade urgente e solicitada pela população.

comunitarista

A serpente no paraíso Começaria desprezando a sedução da serpente, e perguntando por que não a banana em lugar da maça no Gênesis. Enfim, a banana é mais povão, mais democrática. Porém, acabei respeitando a nobreza da maça que entre símbolos é garantia da imortalidade, como afirma Nadia Julien em seu Dicionário dos Símbolos – Ed. Aideel Ltda. Acrescenta que Jung a considerava símbolo da vida. Na Irlanda, a maça assegurava a imortalidade. “Cortada em dois, ela revela uma estrela de cinco pontas, o pentagraça, símbolo das cinco estações do nascimento à morte e até o novo nascimento”. “Pare, olhe, escute”, seja curioso (a) sobre o que pode haver no outro lado, no mundo invisível. Mas só entre nele depois de traduzir as palavras principais.

Bagagem

O senador gaúcho José Paulo Bisol “disse que juízes indicados para tribunais superiores (STF e STJ) se aposentam num dia no respectivo Estado e no dia seguinte assumem como ministros, para se beneficiarem, poucos anos depois, com duas aposentadorias nababescas”. (Jornal do Brasil, 8 de janeiro de 1994, pág. 2). Quando membros de um poder que julga e aplica justiça agem como acusa o senador, quê esperar desta geração? Quem vai instalar uma CPI nacional, simultânea, abrangendo todos os órgãos públicos? Tenho um amigo que dá um prazo de 200 anos para que o Brasil, já governado por novos brasileiros, entre nos eixos. Quem duvidar diga por que”.

Determinações longe de seu cumprimento Em 26/01/2001, foi editada a Portaria nº 95, onde o Ministro da Saúde na época, estabelecendo ações e serviços públicos, integrando uma rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecido com base na Norma Operacional 01/96, levando em conta um sistema equânime, integral, universal, resolutivo e de qualidade. Ou seja, um conjunto de ações para o atendimento dos problemas de saúde da população não desassociados dos demais níveis de complexidade da atenção à saúde e indutora da reorganização do Sistema. Foi aprovada essa norma operacional da assistência à saúde, ampliando as responsabilidades dos municípios na atenção básica, definindo a regionalização da assistência e criando mecanismos para fortalecimento da gestão do SUS. As demais disposições foram mantidas conforme Portaria GM/ MS, nº 1882, de 18/12/1997, que estabelece o piso de atenção básica (PAB) bem como demais atos normativos. A presente Portaria leva como consideração o que se apresenta no Artigo 198 da Constituição Federal de 1988 e também as contribuições do Conselho de Secretários Estaduais de Saúde CONASS e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde CONASEMS, seguidas da aprovação da Comissão Inter gestores Tripartite CIT e Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Ministério da Mulher

tim neiro ANO 52

Desde 1966

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda-ME. CNPJ 02.347.932/0001-30 Diretor: Feres Jorge Uequed Editor: Émerson Vasconcelos (MTB/RS 15.402) Colaboradores: Esteban Duarte e Simone Dutra Diagramação: Sinara Dutra Circulação: Celço Andreotti Comercial: Marta Moraes Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andar Sala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-901 Circulação Semanal Fechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horas Impressão: Gráfica Grupo CG. Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Fone: (51) 3032.3022 - 3472.3022

Email: otimoneiro@otimoneiro.com.br, redacao.ot@gmail.com

Site: www.otimoneiro.com.br

Representante Comercial Porto Alegre Luqued Publicidade - Av. Carlos Gomes, 126/207 Higienópolis - Fone: 3029.1088

Opinião

Por: Marina Lima Leal Nós, mulheres brasileiras, deveríamos estar a comemorar, no próximo 08 de março, a criação do Ministério da Mulher, separado do Ministério de Direitos Humanos, não fosse a falta de, no mínimo, bom senso, nas manifestações da Ministra da pasta, Damares Alves, em relação a questões que dizem respeito, em especial, à mulher. Ao afirmar que “uma nova era começou no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa”, a ministra parece estar mais preocupada com as cores das roupas das crianças e adolescentes do que com o combate à pedofilia e com as famílias que não tem roupas de cor alguma para vestir seus filhos, nem alimentar suas crianças ou evitar a concepção, por ignorância ou falta de recursos. Será que a ministra desconhece o fato de que no Brasil, cerca de 30 milhões de famílias são chefiadas por mulheres, quando declara que o ideal seria que elas ficassem em casa, sustentadas pelos maridos? Apesar do avanço que a Lei Maria da Penha trouxe para a luta das mulheres, o número de feminicídios vem crescendo. Na primeira quinzena deste ano houve um grande aumento, conforme informam os noticiários. Mulheres são mortas, pelos motivos mais torpes. A preocupação só aumenta, com a recente liberação da posse de arma de fogo. “Será que não se está armando o homem

Professora

para ele fazer o que sempre vivenciou numa sociedade machista e patriarcal? E o Ministério da Mulher, o que disse até agora?” É muito preocupante que uma mulher esteja investida de um cargo de tamanha importância e não mostre preocupação com os grandes problemas que afligem as mulheres brasileiras. O fato serve para refletirmos, que o feminismo ainda tem um longo caminho a percorrer. É importante lembrar que o feminismo é para todos, inclusive pastoras, ministras conservadoras, libertárias, donas de casa e inclusive para os homens, que devem adotar a luta das mulheres. A proibição de abordar as questões de gênero no âmbito escolar, com o argumento de que incentivaria a homossexualidade é um equívoco, pois este é um espaço privilegiado para a formação da cidadania e deve abordar estas questões, que na maioria das vezes, não são abordadas na família, por preconceito ou falta de preparo. A escola precisa também ensinar à mulher que ela não nasceu apenas para ser mãe, ela é livre para ser o que quiser. Tem o direito de sair de um relacionamento sem correr risco de ser morta, como ocorre em muitos casos. Em pleno século XXI, está mais que na hora de garantir às mulheres, o direito fundamental de viver.


ças malditas do governo Jairo Jorge, onde reinou a propaganda e faltou a gestão e a capacidade de saber distribuir os serviços públicos. VARRIÇÃO CAPINA Nesses momentos E dramáticos é preciso coragem Estou lendo o edital varrição e capina,é inpara fazer as mudanças. A de troca de comando do Departamento Municipal de Limpeza dispensável, não se trata de culpar ninguém, mas de Urbana de Porto Alegre - DMLU. oxigenar a gestão e os dirigentes. E o poder público Estou lendo também o edital de varrição tem grande responsabilidade com a Saúde, e a história e capina da Prefeitura Municipal de Canoas. do Gracinha merece respeito. Fim doEstou aeromóvel espantado com a clareza de Porto Até em time de afutebol, quando a coisa vai mal, Alegre e com dubiedade do edital local. A Câmara de Vereadores aprovou os o projeto de lei muda-se o técnico, o presidente, dirigentes, Antes de qualquer outra providência, es- os que é uma alteração do empréstimo da Prefeitura conselheiros para tentar cópia uma solução, dá de para tou encaminhando do editalsódenão Porto Canoas para com a Caixa Econômica Federal. mudar a torcida. Talvez o Gracinha tenha urgência Alegre para as secretarias competentes ea Com o financiamento, o episódio da Procuradoria Geral encerra-se do Município. nestas medidas.

Política

“aventura” que têm o governo de Jairo tinha Todos que participar paralançado aperfei-em Canoas, ou seja, a construção de um aeromóvel, que çoar os serviços. Quero fazer a minha parte. sempre pareceu piada. Parado o empreendimento, cujo custo iria inviabilizar finanças de Canoas por Um governo que vise as o aprimoramento da qualimuitos anos, registra um prejuízo de R$ 60 milhões ao dade de vida da sua comunidade deve dedicar parcela RECIFE município. Estadebela no Estado Pernam-Deve importante seuscapital recursos para a de educação. buco ou estáreformar enviando para CaO empréstimo de R$ 260 milhões, implementar cujo saldo deveas construir asempresários escolas, noas para discutir serviços públicos. ser, conforme o projeto para obras da cidade. bibliotecas, acrescentar meio de práticas esportivas Tomara que isto seja deem bom proveito, Câmara eéExecutivo entraram acordo pararemuevitar e, também, importante que zele pela digna de custo razoável, e dentro dos princípios que Canoas fosse lançada nesta perigosa aventura, que neração de professores e professoras. dacomo moralidade pública. só teve objetivo de promoção publicitária. A aplicação do piso nacional para o magistério interessante queum o ex-secretário da oFazenda nãoFato é um fim em si, émas caminho para respeito Bósio, do governo Jairo Jorge, é alto funcionário da aos profissionais e a possibilidade do aprimoramento empresa construtora do aeromóvel. de seus serviços.

MAGISTÉRIO

Dele se diz que teria defendido a tortura. Um hospital está sempre de portas aberta e esnão Dou de ex-membro barato que Moro não fez campanha: militar eque prefeito; e o empresário e deputado destacado do Ministério Público, esse prorejeita. tem mais o que fazer. Ou terá sido Sarney aum fazer a tadual Ledevino Piccinini. Registro os três para fessor de Direito Constitucional, autor de livro Registra-se também que a Associação Benefiroda girar“Direitos em favorHumanos de Fonseca? Nunca se deve deschamado Fundamentais”, adepto marcar a dedicação de dezenas de canoenses que, cente de Canoas - ABC, mantenedora do hospital, da atortura? O colunista foi maranhense. pesquisar. Não Canoas, 15 21ode março 2019 prezar político ede escritor Do era altonada dos ou membros das diretorias, deram parepresidentes seus dirigentes não recebem nenhuma remunedisso. Moraes, em sala de aula, apenas abordou seus 86 anos Sarney sabe tudo, embora nem tudo o cela doou seuseja, esforço e de suas vidas aprimorar e ração, presidente, vices,para tesoureiros conhecido dilema da autoridade policial que, diante que ele saiba seja exatamente bom. os trabalhostrabalham da Apae. gratuitamente, e, ao longo secretários de um cogitaforam da tortura Masatentado o que oterrorista colunistaiminente, mais gostou dos Registro uma frase de Osmar Raimundo da de décadas, prestaram e prestam inestimáveis de um suspeito como forma de poupar centenas de juízes que não votaram. A lista não tem nenhum vaPaz: TODA difícil A DEDICAÇÃO NA CONSTRUserviços. vidas humanas. Resposta lor. Foi uma manobra marqueteira da AJUFE, para Na DA criseAPAE atual,ÉoUMA presidente Osório Biazus, ÇÃO DEMONSTRAÇÃO Também se espalha que ele tenha, em um dos mostrar serviço, agradarum os autor associados, passando a Recebi email com a que por longos e dedicados anos vem procurando DO NOSSO RESPEITO E AMOR POR NOSSOS seus livros, plagiado espanhol, Rubio impressão que de alguma forma influencia na escolha. controlar a caminhada difícil do hospital, viu a seguinte pergunta, que Llorente. A obra “plagiada” não é de autor, mas SEMELHANTES. Mas avisaram de Temer. O indicado Alexandre de necessidade de promover a renovação de quadros transcrevo: uma não compilação sentenças judiciais. Llorente Moraes teve nenhum voto na diretivos. escreveunão apenas a introdução. Noenquete. seu livro de 432 “O que é Ingressou mais lento:na linha de raciocínio que a MausMoraes passos cita dois breves textos de sentenças, crise determina. alteração dos dirigentes para páginas, CARNAVAL uma tartaruga ouA um A coluna nãocom tem ícone. ideia, eNa ninguém tem, de assinalando-os bibliografia docomo livro oxigenar e chamar novas lideranças. Aliado à sua Esta éser a festa do povo. Traz animação, alegria processo aprovado de Moraes consta a obra espanhola. se sairá o novo relator na Lava Jato no STF, Edson saúde debilitada, “seu Osório” pediu demissão do e reequilibra forças. Mas quando o governo pela Vigilânciaas Sanitária Inculpam-no atésubstituir da crise penitenciária, os eventos cargo, e, juntamente com ele, olamentavelmente vice-presidente Fachin. Será difícil Teori Zavascki, jurista recebe uma prefeitura quebrada, de Canoas?” tenebrosos de Manaus, Boae Vista e Natal. É de como Roque Minela, o tesoureiro Hugo Dalfarra e o emérito, experiente, firme discreto. Antes ser se tem que cortar os recursos públicos para as festas jorgeuequed@terra.com.br o sistema carcerário brasileiro fosse um modelo de secretário Francisco Biazus. ministro da Corte Suprema, Fachin andou carde momo. eficiência até então, porém entrou em colapso depois Assumiu a presidência o ex-vereador, Luís Anregando cartazes da campanha de Dilma Rousseff à É Possebon, como nas que nossas vidas,o cargo quandoe afalta dique Moraes assumiu o Ministério da Justiça. É como tônio recebeu vontade presidência. Não é bom sinal. Mas todos estão sujeitos nheiro, vamos aqui e ali. a faltaLuiz de se a carnificina tivesse ocorrido em prisões federais, e de dirigir com cortando apoio expresso doMas prefeito anão erros deste tipo. O colunista, por exemplo, já dormiu estaduais. É como se o controle daquelas prisões dinheiro público vai cada tirar a grande alegria do de apoio dias Carlos Busato, quenão definiu a necessidade “Detrás de de touca e votou em Ciro Gomes. Considero-me regetivesse sido retomado sem o auxílio imprescindível festivos, tenho certeza de que nossas entidades de todos para salvar o Gracinha, e que ele estava nerado. Por que isso não pode acontecer com Fachin? de recursos e tropas federais. fortuna há um delito“ vão buscar na iniciativa privada para apoiando umrecursos dos apoiadores da chapa adversária Custo-benefício O indefectível Vladimir Safatle, em artigo da na eleição, para superintendente em um realizar os indicando festejos. No começo da LavaoJato, quando só Folha, responsabiliza ex-ministro datinham Justiçaumas pela Honoré de Balzac (1799-1850) dos Quero seus quadros do governo. fazer parte destes colaboradores para baderna geralpremiadas, no Espíritoo colunista Santo, causada dez delações previuunicamente que naqueNo dia de março, a ABC fará Assembleia manter esta2 alegria do povo. pela greve Polícia Militar Estadual, sobre a réus qual le ritmo, aoda final e ao cabo, todos os indiciados, Geral Extraordinária para eleger o restante dos ooutras Governo Federal não exerce nenhuma ingerência. e espécies da mesma categoria, iriam aderir ao quadros da diretoria. Moraes é culpado também por ter sido filiado ao programa, para merecer o prêmio de penas reduzidas. Mulheres A hora é difícil. Canoas precisa do Gracinha, PROCESSOS PSDB – filiação partidária passou a ser um estigma. A delação premiada é uma confissão que rende seus funcionários eque médicos sabem muito bem Quem errou tem pagar, tem que ser responE também porquemonetária. foi indicado para promover o desNa Argentina, metade do parlamento será obrigatojuros e correção Conforme o conteúdo disso. A Prefeitura vai apoiar e todos estão promanche da Lava Jato, como se um ministro sozinho sabilizado. A Lava por Jatomulheres. esta aí paraNosso mostrar o novo riamente composto movimento da deduragem e apoder. qualificação dosporque dedurados, a curando um caminho apoio dapodem sociedade do STF tivesse tal E também fez uma caminho do Brasil. Ospara delinquentes ser no Brasil pretende estabelecer que já em 2020 inicie-se pena fica tão branda que torna duvidoso afirmar que neste momento, para que este hospital que tanto reunião com um grupo de senadores no barco atrae mulheres pública, funcionários, ohomens procedimento para da quevida no mínimo um terço das vaocado crime não do compensa. não Morais tenho nada a contar apoiou os canoenses agora seja apoiada por eles. à casa senador Eu Wilder (PP-GO) no empresários, lobistas ou gas das casas legislativas sejaprofissionais composto porliberais. mulheres. dos outros e nem de mim senão iria cogitar Lago Paranoá. Moraes só mesmo, soube que a reunião seria Ninguém devechegarmos ficar imune à responsabilização. O ideal será a 50%, e aí tenho certeza de inscrever programa, uma O relação, digamos, nome barco na horanoem que chegou. que ele deveria INCOMPREENSÃO Não se trata perseguição política, ideológica que teremos umaderepresentação política melhor e mais interessante de custo-benefício. fazer? Dar uma de prima-dona, recusar a reunião no direção do Pronto Socorro ouApartidária, aliás, pouco importadeo Canoas partido não do eficiente. barco ir embora, deixando o anfitrião e os outros Se ebem que o melhor da onda já passou. Só na está atendendo as justiça determinações da portaria infrator. A mão da deve cair sobre todos osn° senadores falando sozinhos? Odebrecht - dos escalõesSecretário mais altos aosSchen mais moMS 389, e não está possibilitando os exames É faccioso desonesto o espalhafato atingir responsáveis. É verdade que alguns, irresponsadestos - são 77eexecutivos e 77 delações para premiadas. laboratoriais indispensáveis para a proteção Moraes. Ele tirouno o primeiro lugar no concurso para o velmente, pensam que vão escapar. Mas o Brasilda Os que entraram jogo antes beberam água limpa. Circulaem nos meios funcionais saúde dos renais Ministério 1990. Procurador, teveque papel de hoje nãopacientes é o de vinte anoscrônicos. atrás, e um país que Agora não Público, tenho certeza se vale muito a pena. o eficiente Municipal de Nunca na história de Canoas os organismos de relevância em açõessecretário moralizadoras e estruturanNão exagerem tem instituições, leis e o serviço público sabe das Obras, Adalberto Schen, que está de saúde deixaram de cumprir esta obrigação tes no MP. Foi professor e autor de livros de Direito Estão dizendo que livros Michel Temer nomeou Moreira responsabilidades, tantorenais. na administração, quanto Constitucional. Seus estão engozando férias,sobre apósa matéria este período, que protege os doentes A atual direção do Franco ministro para dar-lhe foro privilegiado, já que poder policial, na ação do Ministério Público ou tre os mais por estudantes, Pronto Socorro pode levar estas pessoas a grandes vaiprocurados pedir demissão do cargo.advogados O que é e Canoense que está aberto a receber este é citado Lava Jato. Seria igual episódio naO Clube ação Cultural da todosinforma devem sujeitos ao professores denaDireito - mais 700 miléao exemplares prejuízos naJustiça, saúde, inclusive comestar ameaça da vida. uma lástima. Seu de trabalho um dos propostas para Economato da copa no ginásio do Clube até o em que Lula foi indicado ministro da Casa Civil (de vendidos. Foi Secretário da Segurança Pública cumprimento da lei e a responsabilização do erro. Os pacientes procuraram ajuda e o Pronto Somais eficientes, e num curto espaço de de dia 5 de abril. Interessados deverão entregar na secretaria Dilma), manobra abortada por decisão monocrática São Paulo e Ministro da Justiça. Seu nome recebeu Eminexplicável Canoas não ée nem será diferente. negou corro, irresponsavelmente, tempo, resolveu um grave problema da Clube ou mandar e-mail: clubeculturalcanoense@ o apoio de associações de juízes e procuradores. A do ministro Gilmar Mendes, do STF. o do cumprimento das por determinações legais. cidade: após chuvasdo as partes maioria dos atuais ministros apoia sua gmail.com. Desculpem, mas não é assim.fortes, OSTF prestígio deaLula Para proteger os canoenses portadores de mais baixas inundavam, causando indicação. Não, Moraes não é perfeito. Mas quantos FALECIMENTO Para informações no telefone (51) 3472-1920 no horário anda meio caidaço, mas não a ponto de que se possa doenças renais ligue crônicas, a Prefeitura tem que prejuízos à população podem apresentar esse currículo? Silva, amigo, faleceu na compará-lo, em importância, a Moreiracarente. Franco. É dasHilton 14h para às Luiz 19himpedir deda segunda sexta feira. este intervir queàmeu continue processo um profissional ilibado, de amor e quinta, no Nossa Canoas,9, deHospital março 2019. Senhora das Graças. nefasto à06saúde dasdepessoas. respeito ao serviço público e grande alegação de Zenilda que não Becker possui os para EraA casado com da agentes Silva. Será paixão por Canoas. *titoguarniere@terra.com.br *titoguarniere@terra.com.br avelado realização dos exames é uma agressão à saúde Pedro Ramires de Oliveira no cemitério São Vicente e cremado. pública e um motivo Presidente para excluir tais dirigentes.

3

MOMENTO POLÍTICO Jorge Uequed

COMUNICADO

OPINIÃO Tito Guarniere,

CONVICÇÕES INABALÁVEIS Nós somos, muito mais do que pensamos, presas de nossas convicções. Mesmo o que chamamos de livre-arbítrio obedece a um padrão imutável de pensamento. E se é imutável, livre não é. Com frequência alarmante ignoramos a voz tranquila da razão quando, mesmo diante de evidência solar, bate de frente com nossos pontos de vista e interesses. Vejam a Justiça do Trabalho. Não somos bons em números – e essa é uma das razões do nosso atraso. Se soubéssemos fazer contas, não aceitaríamos todo o aparato de juizados e tri-

bunais trabalhistas, que só em 2017 teve um custo da ordem dos 22 bilhões de reais, e que rendeu em favor dos trabalhadores, em acordos e sentenças, apenas R$ 8 milhões. Sempre desconfiei desses valores. A primeira vez que me deparei com números parecidos, dependendo o ano, dei-lhes divulgação - não fui o único e nem dos mais lidos que também publicaram. Achei que haveria uma torrente de desmentidos. Porém juízes, Ministério Público do Trabalho, advogados trabalhistas e líderes sindicais só encontram boas razões para

manter a Justiça do Trabalho. A tudo se responde citando as estatísticas de casos e processos, destacando o papel “insubstituível” da Justiça do Trabalho, de proteger os trabalhadores e reduzir os conflitos sociais. Do custo tenebroso que é a razão principal de torná-la apenas um ramo da justiça comum – os seus abnegados defensores passam ao largo e desconversam. Respondem às críticas com argumentos periféricos, desviam o debate para apontamentos secundários. Não tiram o pé da posição inarredável, e acusam as “elites” de

conspirar para o fim da distorção. Eles, que são membros proeminentes da elite. Em cenário próximo, nas redes sociais, as milícias bolsonaristas esbravejam toda vez que alguém ousa criticar o chefe. E ficam ainda mais irritados quando alguém, ontem aliado, muda de opinião. O site O Antagonista, que apoiou Bolsonaro, mudou levemente de rumo e discordou em uma ou outra questão pontual, diante de erros crassos do governo. Foi o quanto bastou para despertar a ira das redes sociais do capitão.

titoguarniere@terra.com.br O site não deixou passar em branco – e nem poderia – a má ideia do presidente de expor a imagem de um doidão na folia, em cena deprimente, deixando um coleguinha urinar sobre a sua cabeça, um fetiche sexual que atende pelo apelido de “golden shower”. Não é cena para ser exibida. Mas do alto da prerrogativa presidencial, Bolsonaro achou que devia mostrar. Como era de se esperar, recebeu críticas de todo o lado. No caso, provoca menos espanto a ideia rombuda do presidente de divulgar o vídeo, do que as reações desvai-

radas da tribo, como se ele houvesse praticado o ato mais inocente e necessário. O apoio agressivo, feroz, dos bolsotários – certos fãs do capitão – em toda a situação, mesmo quando ele erra a mão e cede sabe-se lá a que instintos, beira o fanatismo. São prisioneiros de sua convicção inabalável. Aplaudem Bolsonaro e criticam a imprensa. Por enquanto ninguém está dizendo que o rei está nu. Mas alguém precisa dizer – e a imprensa diz - que ele está de chinelo e com uma camisa pirata do Palmeiras.


4

Canoas, 15 a 21 de março de 2019

Geral

Vereadores entregam Prêmio Picucha Milanez 2019 da de Atendimento à Mulher, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Airton Souza. Gisele enfatizou que as homenageadas fazem a diferença na sociedade e estimulam outras mu-

‘‘

As seguintes mulheres foram as homenageadas: Agnês de Lourdes Lazaron (bancada do PTB), Ana Rigo (bancada do MDB), Dione Moura da Silva (bancada do Progressistas), Maria Joeci Sperk (bancada do PDT), Marlise de Gregori Pozzatti (bancada do PSD), Narenir

lheres. “Vocês fazem um movimento de se colocar no lugar do outro, de fazer o bem”, ponderou a prefeita. Além de Mossini, que entregou o prêmio à homenageada do MDB, falaram em nome de divulgação

suas bancadas: Canhoto (SD), Cris Moraes (PV), DJ Cabeção (PDT), Juares Hoy (PTB), César Augusto (PRB), Gilson Oliveira (Progressistas), José Carlos Patricio (PSD), Aloisio Bamberg (PCdoB), Emilio Neto (PT) e Alexandre Gonçalves (PPS). Representando as homenageadas, Rosalina de Lourdes Machazescky, indicada pela bancada do PPS, agradeceu o reconhecimento do Legislativo canoense. “Nos sentimos muito honradas com o prêmio, que representa o nosso comprometimento com as causas sociais de Canoas”, declarou.

Coreti Marcelino Ilha (bancada do PT), Renata Alves (bancada do PV), Rosalina de Lourdes Machazescky (bancada do PPS), Rosane Rodrigues (bancada do PRB), Sarita Silva Costa (bancada do Solidariedade), Zaira de Fátima Ribas da Silva (bancada do PCdoB).

divulgação

Aprovada 1050 moção de repúdio contra o reajuste da Trensurb Os vereadores aprovaram, no dia 7 de março, moção de repúdio contra o reajuste da tarifa do bilhete unitário da Trensurb, que passará de R$ 3,30 para R$ 4,20 a partir da próxima semana. O requerimento, apresentado pelo vereador Dario da Silveira (PDT), foi assinado pelo conjunto de parlamentares. O documento se apresenta “em defesa da empregabilidade, da inclusão social e mobilidade urbana que devem ser oportunizadas pelo transporte coletivo de massa”. Durante a votação, Dario enfatizou que o novo aumento, somado ao anterior, aplicado há um ano, quando a tarifa passou de R$ 1,70 para

Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas CNPJ 97.130.835/0001-06

SUZANO

A cerimônia homenageou 11 personalidades femininas Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta terça-feira, 12, a entrega do Prêmio Picucha Milanez. A cerimônia homenageou 11 personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação na cidade. O presidente da Câmara, vereador Cezar Mossini (MDB), conduziu a solenidade, acompanhada pela prefeita em exercício, Gisele Uequed, que integrou a mesa principal juntamente com a delegada Clarissa Demartini, da Delegacia Especializa-

A VOZ DO PROFESSOR

Luiz Fernando Giacomeli Conte,

Secretário de Comunicações do Sinprocan Não se faz política de segurança somente com discursos. A tragédia de Suzano foi a prova cabal de que os Gestores dos Municípios não têm política de segurança, mas são estrelas de TV quando a fragilidade de seus governos se transforma em dor. Oferecer todo o aparelhamento público não traz os filhos de volta pra casa. É uma prática nacional de que para tomar providências precisamos de fato consumado, apesar de que Brumadinho foi pior do que Mariana e as coisas começam a amornar por lá. Não há mais espaço na mídia para uma tragédia já tão desatualizada. Eles precisam de outras para construir suas audiências. Sendo assim, encerrado Brumadinho, vem Suzano. Mais do que uma tragédia anunciada, em se tratando de escola, os fatos demonstram toda a fragilidade a que estão expostas as instituições públicas de ensino no país. Não pense você, caro leitor, que profissionais em educação e alunos estão seguros dentro das escolas. Ledo engano. No momento mais desesperador dos relatos, a frase mais ouvida foi justamente a de que os alunos são deixados nas escolas e que lá, pensam eles, estão seguros e protegidos. Não estão! Se havia alguma dúvida, ou apenas um pensamento conformista de segurança, tudo que aconteceu na E. E. Raul Brasil, de Suzano, mostrou o que não pode se chamar de segurança. Em Canoas, se traveste segurança com projetos que nunca vão atender à demanda das 84 escolas públicas que temos atualmente. Numa cidade que cresce desproporcionalmente, com efetivo de segurança reduzido, e com o aumento crescente da criminalidade nos entornos das instituições, nenhuma escola é segura. Uma das medidas preferidas pelo Governo são as Câmeras de Segurança nas escolas. Estas terão uma única serventia: cair na internet, como as de Suzano, mostrando tudo o que lá acorreu. Isoladamente não serve para nada. É triste e deprimente, ter de chegar à conclusão de que em Canoas, em um tempo não muito distante, talvez tenhamos os mesmo fatos de Suzano em uma das nossas instituições, se nada realmente de concreto for feito pela real e efetiva segurança das nossas escolas. Fica o alerta de que ninguém está seguro em lugar algum, apesar de que, nos delírios de quem Governa tudo está bem.

SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CANOAS SINPROCAN EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

R$ 3,30, compõe um acréscimo de 147%. Segundo ele, a intenção é ingressar na Justiça, juntamente com outras câmaras legislativas, contra o aumento.

A Diretoria do Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas, no uso de suas atribuições, CONVOCA todos os associados em dia com suas obrigações para Assembleia Geral Extraordinária, no dia, local e horário bem como o motivo especificado abaixo: Data: 18/03/2019 Horário: 1ª chamada – 18h 30 min 2ª chamada – 19h min Local: Auditório do Sinprocan Rua XV de Janeiro, 121, sala 202, Centro, Canoas.

刀䔀匀촀䐀唀伀匀 䤀一䐀唀匀吀刀䤀䄀䤀匀 䔀 䔀一吀唀䰀䠀伀匀 䐀䔀 伀䈀刀䄀匀⸀

PAUTA: Adesão à Mobilização Nacional contra a Reforma Previdência Assuntos Gerais Júlio César Rodrigues dos Santos Presidente do Sinprocan

䔀䴀倀刀䔀匀䄀 ㄀  ─ 䰀䤀䌀䔀一䌀䤀䄀䐀䄀⸀ 吀䄀䴀䄀一䠀伀匀㨀

㔀洀대 簀 ㄀ 洀대 簀 ㄀㔀洀대 簀 ㈀ 洀대 簀 ㌀㘀洀대 

㌀㐀㜀㔀ⴀ㈀㈀㈀㈀ 眀眀眀⸀琀椀爀攀渀琀甀氀栀漀⸀挀漀洀⸀戀爀

AV. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2000, Sala 5, Marechal Rondon - Canoas/RS - Telefones 51 3059.4003 / 3059.5003

marco@escritoriomb.com.br

Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas - SINPROCAN / Rua XV de Janeiro, 121, conj. 203. Centro. Canoas-RS. Cep. 92010-300 telefone: 3476-4033 / sinproc@terra.com.br


5

Canoas, 15 a 21 de março de 2019

Geral

CANOAS, AA 16 CANOAS, 26 DE10 A FEVEREIRO 2FEVEREIRO DE JULHO DE 2015 CANOAS, 17JUNHO 23 DE DE DE 2017 2017 II GERAL GERAL II O O TIMONEIRO TIMONEIRO II 595 CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

HERANÇA MALDITA aeromóvel e CLANDESTINAS PrefeituraFESTAS cancela TCUplano afirmano que terceirizações Problema Igara se agrava e Geral investe em de mobilidade FESTAS CLANDESTINAS

CANOAS, A 16 DEA FEVEREIRO CANOAS, 26 DE10JUNHO 2 DE JULHO DE 2017 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 59

DE fevereiro JUNHO A 2 DEde JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 Canoas, CANOAS, 15 a 2126de 2019

na Saúdedurante afrontam a lei perturba a semana Mudança em financiamento junto à Caixa foi aprovada pela Câmara na quarta-feira, 13 no Igara se agrava e Vicasa e Problema Metroplan alteram perturba durante a semana

5

VENDA DE LIVROS

Comissão de 50% sobre o preço de capa. CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

Ministros Contratos firmados durante governo de Jairo Jorge Secretárioquestionam do Meio Ambiente fala edaConvênios possibilidade de multar estabelecimentos comerciais divulgação

quem tabela de horários dos ônibus "Só"Só quem não chegou não chegou ao poder ÍNDICE FIRJAN ao poder ÍNDICE FIRJAN nãoquem viveu a "Só não viveu a "Só quem corrupção" não chegou corrupção" não chegou Gestão fiscal de Canoas ao poder Gestão fiscal de Canoas ÍNDICE FIRJAN ao poder ÍNDICE FIRJAN não viveu a não viveu a entre as piores do Estado corrupção"

A Prefeitura de Canoas faltou tempo dea discussão A edição anteriorvai de O TimoQue Saúde mal em apresentou uma Canoas todos plenoreportaconhevai aplicar o valor rema- sobre a neiro matéria dotêm projegem sobre as festas clandestinas cimento. São crises contínuas nescente do financiamento to. O prefeito Luiz Carlos que estão o sono dos na rede de tirando atendimento do muTratar: (51) 99191.6722 contraído pela gestão ante- Busato moradores (PTB)com discorda: dasameaças ruas Liberdade nicípio, de grevee Rio Negro. O som por alto eMeio a realisempre presentes. Em meioAmbiente fala da possibilidade de multar estabelecimentos comerciais rior para a implantação do “Dois votaram contra Secretário do zação rachas nasinformações madrugadas a isso,de chegam aeromóvel em um projeto motivostêm políticos. Éque históimpedido os moradores vindas do Tribunal de Contas edição deafirmando OdaTimode mobilidade para toda a ria pra boi durmam emanterior vários dias semadaAdormir. União (TCU), O Jairo CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2015 I GERAL I O TIMONEIRO I 5 neiro apresentou uma reportana. Os veículos dos condutores que terceirizações firmadas no cidade. O valor atualizado, Jorge entrou em contato gem sobre as festas clandestinas que causam o problema ficam governo Jairo Jorge afrontam que estãovereadores tirando onosono que é de R$ 223 milhões, com diversos aglomerados tanto postodos de diversas leis e entendimentos Vinicius Thormann moradores dasfica ruas e gasolina que naLiberdade esquina da daquele tribunal. Aserá última semana foi aos horários, de hora em investido, segundo tentando convencer a votar Rio Negro. O som alto e a realiAvenida Boqueirão O TC U , n o com A c óar dRua ão repleta reuniões en- hora, atualde gestão, na recuperadaszação linhas intercontra por que fica ruim de rachas nas madrugadas Liberdade, quanto no pátio de N°3033/2016, deu ciência ao têm impedido que os moradores ção de 90Metroplan km de vias,ecommunicipais tre Vicasa, pra ele. Tem gente queapreGuajuviras uma loja desobre pneus localizada ao Município identificação durmam em vários dias da semaDurante o programa “Timelado. Nesta semana, secretário de impropriedades naoaterceirizapriorização transporte fere a politicagem doRio que Prefeitura parado dar uma e Mathias Velho via na. dos line” da orádio Gaúcha, na terçamunicipal do Meio Ambiente, çãoOsdeveículos serviços de condutores saúde, para Durante programa “Timeque oadotadas problema ficam 23, oGaúcha, prefeito na falava sobre coletivo, boa política. Votaram con-afirmou resposta aos revitalização canonenses doBranco. Todas as Pacheco, tabeCristiano quecausam sejam medidas line”feira, da rádio terçaas23, declarações do ex-presidente aglomerados tanto nonão posto de que, se o problema cessar, internas com o objetivo de que feira, o prefeito falava sobre terminal com Mathias Velho elas tra a cidade”. A proposta insatisfeitos mudanhorárias atualizadas, e companheiro partidário Luiz gasolina fica na esquina da aestas Prefeitura multar os estanãoque sepode repitam. as declarações do ex-presidente a construção delinhas 40 km deincluindo aprovada oapontam enInácio Lula dapartidário Silva, queLuiz criticou Avenida Boqueirão com a que Ruaa ças em horários de osdetermina itinerários, belecimentos e levar a situação Os ministros e companheiro o próprio partido. “o criticou PT perdeu Liberdade, quanto no pátio de ciclovias. cerramento da operação dos reincidentes até o Ministério Prefeitura não exigiu comproInácio Lula da Silva, que ônibus. Após encontros estão disponíveis site um pouco da utopia... a gente uma lojadodeno pneus localizada ao Mesmo com operação Balada Segura realizada na sexta-feita, festas continuaram Público. vação destino efetivamente o próprio partido. “o PTHoje perdeu A alteração ocorreuda Vicasa. financeira contratada para programa “Time-a só Durante pensa emo cargos”. lado. Nesta semana, secretário na sexta-feira, 8, e segundado aos recursosofinanceiros umline” pouco darádio utopia... Hoje aDurante gente da Gaúcha, na terçaapós 11, uma entrevista, Jairo concordou municipal doà Meio Ambiente, mos certos em não querer prefeito Luiz Carlos Busa- na Ordem do Dia da sessão só Durante projeto do Aeromóvel em programa “Timepensa emoocargos”. Durante acom repassados Eduda-feira, asnegociação entidades da Ao Vicasa tem até oAssociação dia feira, 23, prefeito falava sobre as posições defendidas por Lula e Cristiano Pacheco, afirmou line” da rádio Gaúcha, na terçaSituação se agrava Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking atual administração da entrevista, Jairo concordou com cacional SãoR$ Carlos (AESC), o Aeromóvel.”, afirma o to determinou a nulidade ordinária de terça-feira, 2014, no valor de 287 Na noite de quarta-feira, 8, elevado, pode ser enquadrado as declarações do ex-presidente Rachas chegaram a um novo 21 de fevereiro apreOlívio (PT). Em oporque, separa o problema não cessar, 23, o Dutra prefeito falava sobre Na última sexta-feira, 3, Mãe nos- nossa equipe foi informada pe- Punição as posições defendidas poroutra LulaLuiz e mantenedora do Hospital conivente. Nesse caso, afeira, Dos 497 municípios do Rio Grande do Canoas assume a posição 360 noDEpouco ranking etunidade, companheiro partidário Prefeitura de Canoas com milhões, prefeito Busato (PTB). ASul,dos contratos, após con12.como O0,4833, secretário municipal eequipe aOreutilização do Em outubro decom 2016, o Co-CANOAS, A respeito dos rachas, a adOlívio também criticou asa Prefeitura pode multar os estaasOlívio declarações do ex-presidente esteve noda local, após levantamento Federação própria, gasto com pessoal, inas cidades ficam 34%. a por classificada 10 A 16 FEVEREIRO DE 2017 I GERAL I O TIMONEIRO Dutra (PT). Em outra oporacordo, com uma nova sentar de Deus, através dos Convênios à Metroplan um CANOAS, 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO 2015 II 599 los moradores que o problema ação é do Meio Ambiente e da Inácio Lula da Silva, que criticou 6 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 31 DE MARÇO A 6 DE ABRIL DE 2017 CANOAS, 10 A 16 DE FEVEREIRO DE 2017 I GERAL I O TIMONEIRO natran (Conselho Nacional de 26 DE C. JUNHO Arequisitos, 2 DE JULHOatin2015 5 a organização. “O PT caiu na vala ministração municipal explicou: belecimentos eda levar a de situação etunidade, companheiro partidário Luiz anº publicação reportagem, eprópria, a Caixa. O financiamento saldo nos primeira etapa do projeto clusão do processo admi-CANOAS, Projetos Estratégicos, das Indústrias do Rio Janeiro vestimentos, liquidez e custo deas cidades O índice é classificado porde como Nos eixos estruturais Olívio também criticou 68/2010 e nº 6/2014. Segundo havia se agravado e que agora Brigada Militar. Caso os veícuO levantamento da Federação gasto com pessoal, inficam com 34%. a 0,4833, por pouco classificada o próprio partido. “o PT perdeu tabela de horários. relatório dos completo das Trânsito), pordemeio da Reso- 26 CANOAS, DE JUNHO AAem 22 DE JULHO DE IIdos O TIMONEIRO IIartigo 55Jairo comum partidos”, disse. reincidentes oéMinistério “Nas práticas de rachas, Inácio Lula da Silva, criticou testemunhou aatérealização de publicado em afron18 devestimentos, 95 liquidez prefeituras doo Estado quatro letras A a D. Segundo giuestejam 0,5339 Receita Própria, a Iorganização. “O PTque caiu na ovala o(Firjan), Acórdão, tal ação uma CANOAS, 26los DE JUNHO DE JULHO DE 2015 2015 I GERAL GERAL O TIMONEIRO asvida, festas estariam na rua, a atribuição original, de R$ 272 mi- de mobilidade previa a ligação entre que discutiu o Odir Luiz Baccarin, chedasPúblico. Indústrias do Rio de Janeiro e ocorrendo custo de nistrativo O índice é classificado por como C. Nos requisitos, atinurbana. um pouco da utopia... Hoje a gente lução 624, festas modificou o éartigo afirmou quedescreve o“oaplaudiu. “Eu o próprio partido. PT perdeu 173 do CBT a Jairo conduta uma integrada entre avida, Mesmo operação Balada Segura realizada sexta-feita, junho deste ano, aponta em sua ficaram entre asum 500 melhores, 13quatro aAssociação classificação, letra A, quan-giude0,7877 em Gastos com Ficou acordado que mudanças naàsoperação operação, dos partidos”, disse. ta disposições do 18 art. 116 também no era meio da semana multar fica auma cargo da Pessoal, Secre-ocomum CAPS Nordeste dos administrados pelana SãoAcarlos (Firjan), publicado em de 95com prefeituras do Estado letras de aacontinuaram D. Segundo 0,5339 em Receita Própria, só pensa em cargos”. a lhões, contratado durante 288 Código Brasileiro bairro Guajuviras e amelhor estavínculo do Município adefazer breve aplaudi, não o critiquei”, comenum pouco da utopia... Hoje aDurante gente Prefeitura e a aponta Brigada Militar, infracional como “disputar terceira edição do índice de gesdelas entre as500 100 do13país. do ado cidade soma deécom 0,8 a de 1,0gou 0,4931 em investimentos, 0,0000 afirmou que o aplaudiu. “Eu ocorda Lei nº 8.666/1993 e art. 70, (até a última semana elas se taria Transporte, através dos junho deste ano, em sua ficaram entre as melhores, a classificação, a letra A, quan0,7877 em Gastos com Pessoal, entrevista, Jairo concordou com a partir dos dias 16 e 17 a fim de analisar a efetiTrânsito (CBT), determinando tou sobre Olívio. Questionado só pensa em cargos”. Durante a que realizou fiscalização nos rida”. A multa, sendocomenconsidetão fiscal (IFGF) municípios Gramado é aentre primeira na lista IFGF. soma Classifica-se B,apresentação em em Liquidez eda 0,7497 em Custoaplaudi, a administração de Jairo çãodelas Mathias Velho da Trena do empresa Aeromóvel. proposta Projeto não o defendidas critiquei”, parágrafo único daos Constituição concentravam quinta-feira agentes de trânsito. terceira edição dose índice de gesentre asGrande 100 melhor do país. anocidade de perturbando 0,8 acomo 0,4931 investimentos, 0,0000 as posições por Lulasée Situação agrava Dos 497 municípios do Rio do Sul, Canoas a1,0 posição 360 no que quemalcança forassume pego sobre qual seria oQuestionado partido mais entrevista, Jairo concordou com veículos que estavam no local. Na noite de quarta-feira, 8, noPunição elevado, pode ser enquadrado gaúchos como gestões maisGramado regional aprimeira terceira na nacional. quando a média de 0,6 aem de Vida. rada como infração gravíssima de fevereiro, uma nova do plano adotado. tou sobre Olívio. tação irregular para prestar de Canoas/RS. Já oranking convênio terceirização dos serviços espe-IFGF. Plenário. Federal. eem domingo). tão fiscal (IFGF) osasmunicípios é ea extensão nade lista Classifica-se como B,alto Liquidez e 0,7497 em Custo nº Rachas Olívio Dutra (PT). Em outra oporJorge (PDT) seria utiliza-vidadeDe surb, uma Ainda, de acordo com Buem Plenário, mas a discusNa última sexta-feira, 3, nosacordo com a Prefeio sossego público por som rioqual dopontos), país, titubeou. assobre posições defendidas por“Aqui Lula enãodeé No entanto, constatamos tamnossa equipe foi informada pecomo conivente. Nesse caso, a bem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada aproxima0,8. A letra C classifica a cidade Mesmo que o estado apresen(sete passou a ser Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking seria o partido mais séserviço do SAMU (processo 68/2010 não consta no portal cializados. O contrato afronta as O TCU também questiona gaúchos como as um gestões mais a gasto terceira na nacional. quando alcança a média de 0,6 a de aVida. Em outubro de 2016, o CoA respeito dos rachas, aTemos adtunidade, Olívio criticou tabela ser valer, daCaso não apresente equipe esteve no após O que, levantamento Federação própria, com asque cidades ficam 34%. poradiada pouco classificada pode ser multado, sem concurso de miss honesta. Dutra (PT). Emtambém outra opordo passa para aaconstrução bém menos dedalocal, 30 los moradores que opessoal, problema 4,6 regional km. Oeaeromóvel não sato, as mudanças liberam são acabou devido ação é doque Meio Ambiente daOlívio tura, o saprojeto de mobiliinformações damente R$ 400 bilhões por inano atinge de 0,4com amesmo 0,6 na média te0,4833, desempenho superior à emédia 1.915,40, sendo aplicada Promessa de rioministração do país, titubeou. “Aqui não é em nº 50052380820164047112); da transparência daapresenPrefeitura orientações da Corte contidas avantamento ausência deapurou estudo detalhado bem-avaliadas do país. Ominutos leO Brasil arrecada aproximaAOletra C classifica ae cidade Mesmo o estado natran (Conselho Nacional de aR$ organização. “Opolítica PT caiu na vala municipal explicou: Os Convênios aO publicação da reportagem, eprópria, das Indústrias do Rio de Janeiro vestimentos, liquidez e custo deas0,8. índice é classificado pora 0,4833, como C. Nos requisitos, atin-tunidade, medição do volume em decibéis. dificuldade na brasileira Olívio também criticou após a saída das equipes, os adicionando 28 horários havia se agravado e que agora Brigada Militar. Caso os veícude 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em todos os quesitos, resultado satisfatório, Problema levantamento da Federação gasto com pessoal, incidades ficam com 34%. por pouco classificada dobro (R$ 3.830,80), no caso de de miss honesta.disse. Temos e ainda constituem objeto de de Canoas. nos Acórdãos 3.239/2013 - TCU contendo a fundamentação dadamente linha 1 do aeromóvel. A dade vantamento terá continuidade após a que Prefeitura para começar dúvidas apresentadas é testemunhou muito mais apurou informações R$ prefeituras 400 bilhões porEstado ano atinge depor 0,4deameio na te desempenho superior à média Trânsito), damédia Reso- a comum dos partidos”, Jairo “Nas de artigo aamplo realização de (Firjan), publicado em de 95 do quatro letras A0,6 a considerada D. Segundo giu em Receita Própria,aconcurso A infração e sópráticas quem não chegou ao “O PTrachas, caiubrasileira na ovala providências mesmos veículos voltaram aovestimentos, asvida, festas estariam ocorrendo los estejam na rua, a quesitos, atribuição 96,5%cidades da população do 18 Brasil, sua vez, são Canoas, no0,0 entanto, vai no em específico em liquidez eorganização. das Indústrias do Rio Janeiro liquidez e responsáveis custo índice écontinua classificado por como C.0,5339 Nos requisitos, atinreincidência no período de“Eu doze dificuldade na política investigação MPF apoder terContratos -por Plenário e Os 2.057/2016 -dejornal TCU conclusão de que adeaetransferência deuma 5.243 onde habitam em impostos. municípios, enova DO quando for de a pre0,4. nacional em todos os aos mudança sábados,foi com linhaspelanovas lução 624, modificou o éartigo poderão afirmou que oopelo aplaudiu. o 173 do CBT descreve a conduta operação integrada entre a junho deste ano, aponta em sua ficaram entre as 500 melhores, 13 a classificação, a letra A, quan0,7877 em Gastos com Pessoal, aprovada Timoneiro que longo processo de anália licitação do Transpor parte dos vereadodo alterações que o previsto no grave, com cinco pontos na caritinerante Durante programa “Timenão viveu a corrupção”, enfatizou com a filha, que trabalha comum dos partidos”, disse. Jairo O secretário do Meio AmPolêmica local e os rachas continuaram, também no meio da semana de multar fica a cargo da Secrebaseadas nas informações repascerca de 25% contrafluxo grandes cidades gasto com pessoal, onde supera (Firjan), em de vida, 95 administrar prefeituras do Estado quatro letras de Adas a D. Segundo giu 0,5339 em Receita Própria, e infracional sóaplaudi, quem Já nãocomo ao UPA poder meses. o ochegou artigo 174 trata da ceirização de outra (IC O Convênio nº 6/2014 trata -por Plenário; do gerenciamento das18 unidades 96,5% dapublicado população do Brasil, pordelas sua vez, assão responsáveis Canoas, no entanto, vai no embiente específico em liquidez e afirmou 288 do Código Brasileiro de não critiquei”, comenPrefeitura e a Brigada Militar, “disputar corterceira edição do índice de gesentre 100 melhor do país. do a cidade soma de 0,8 a 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 teira, com multa de R$ 195,23 e A Prefeitura afirma que tem criticando dirigentes da sigla na line” da rádio Gaúcha, na terçacomo a Mathias Velho que o aplaudiu. “Eu o explicou em nota enviada Dúvidas podem assim como ocidade som que (até aque última elas seporte taria de Transporte, através dos nãopromoção sadas por cada àalto, secretaria do se gaúchas e aficou com adasó posição 36,2% eGastos 30,1%, respectivamente, junho deste ano, aponta em suaAs entre asarrecadado. 500semana melhores, 13cisa acontrafluxo classificação, letra A, éaos quan0,7877 em com Pessoal, Câmara Municipal de Ve-ocorrer. se técnica e éjurídica edeQuando de Público. “Agora res. Na quarta-feira, 13, romóvel, pois envolve Representação da integração viveu corrupção”, enfatizou nº 129.017.000002/2014-50 de cooperação técnica AssoO Contrato nº po64/2013 tamde saúde mostra-se a14 melhor op-ficaram de competição não em outra cidade e em terá reclamações da baseadas nas informações repaspor administrar cerca 25% das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera Trânsito (CBT), determinando tou sobre Olívio. Questionado Comissão de 50% que realizou fiscalização nos rida”. Aa23, multa, sendo considetão fiscal (IFGF) os municípios Gramado é aentre primeira na lista no IFGF. Classifica-se B, em Liquidez ede0,7497 Custo do veículo. realizado ações integradas para ex-tesoureiro preso aplaudi, não o129017000265/2013critiquei”, feira, ooprefeito falava sobre ao Timoneiro quais são ficou ainda mais intenso. Conconcentravam quinta-feira agentes deOtrânsito. dopor Tesouro Nacional emges2013. trata do de investimento no de 360º no ranking estadual que o jornal município Canoas sua terceira edição do índice de entre astotal 100 melhor do país. do aretenção cidade soma de perturbando 0,8 acomo 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 O processo partiu dezera reprecriticando da comensigla na eaplaudiram ICcomo nºdirigentes ciação Educacional São Carlos bém está na lista denacional. improção. Também não há, segundo osdelas autorizada (ou participação como e Harmonia operando esclarecidas através sadas cada cidade àgestões secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, que quem for pego readores, na quarta-feira,ser dos sobre qual seria o partido mais séapontamento da Fundação dependemos do plano técnicos da Prefeitura es18 bairros de Canoas veículos que estavam no local. finais de semana para ir gaúchos como as mais regional e a terceira na quando alcança a média de 0,6 a de Vida. rada infração gravíssima que caminhar à noite para atos, mas admite pulação geraram cobrança na Lava-Jato João Vacsobre as próximas etapasaos para coibir atou sobre oQuestionado preço de asoperação declarações domesmas ex-presidente tatamos a avaliação Brigada Militar, que ecoibir domingo). Levando em conta cinco insetor público, federal abrange 497 operação cidades e de 2.309 liquidez chega 0,7877 em tão fiscal (IFGF) os municípios Gramado éesses a de primeira na lista no Classifica-se como B, em Liquidez eformulada 0,7497 em Custo sentação pelo então aplaudiram oa ex-tesoureiro preso 78), eOlívio. terceirização via (AESC) para servipriedades. Oso governo ministros ministros, precisa dos condutor), eaos tem as penadoNo Tesouro Nacional 2013. trata do total investimento no do deoIFGF. 360º ranking estadual que o município deque Canoas zera sua sossego público por som altono rio do país, titubeou. “Aqui não é entanto, constatamos tambem-avaliadas doempaís. O le-regional Oode Brasil arrecada aproxima0,8. Ano letra Ca média classifica a cidade Mesmo o estado apresen(sete pontos), passou a ser de até a13.faixa das 23h, e as(PL)do e, que fato do problema circucari Neto, 35 anos do partido. telefone da Vicasa O projeto de Lei sobre qual seria o partido mais séperturbação aos moradores: "PreEstadual Planejamento de mobilidade e no ano tiveram na Câmara para portanto, contempla informou na mesma madrugada e companheiro partidário Luiz dicadores, separados em receita é responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual Gasto com Pessoal. gaúchos como as gestões mais e a terceira na nacional. quando alcança de 0,6 a de Vida. à Porto Alegre. “Eu não Procurador República na concurso operação Lava-Jato João Vacchegar em casa convênio do Hospital Uniços atinge assistenciais ambulatoriais TCU afirmam que talfederal contrato, do municipal, Quem écidades custos domenos serviço einformações dosminutos ganhos capa. Levando em conta cinco in-legislativo setor público, o400 governo abrange 497multado, emesmo 2.309 no liquidez e chegada aos 0,7877 em no lidades. Ede omiss mesmo caso trata o pode ser sempoder honesta. Temos bém que, de 30 vantamento apurou damente R$ bilhões por ano que de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média R$ 1.915,40, sendo aplicada em lar pela cidade dificulta uma Promessa de rio do país, titubeou. “Aqui não é tendemos realizar novas ações de que não iria coibir a festa clanInácio Lula da Silva, que criticou bem-avaliadas doesperados. país. leOfirmado Brasil arrecada aproxima0,8. Avem letra C classifica a cidade Mesmo que ode estado apresenmunicípio Canoas, Pedrocaridificuldade Neto,175 aos -35 anos do partido. demais operando até a – (51) apresentado foi aprovado versitário, ex-ULBRA (IC de saúde ao Sistema Único com aRegional Associação Bede 5.243 eficiência Neste Metropolitano esituação que sairá. Estamos responder aos questiona3462.3200, ou moradores de todos osO dicadores, separados em receita é responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual de Gasto com Pessoal. artigo utilizar-se de veículo medição do volume em decibéis. na política brasileira sei como farei. E agora após a saída das equipes, os todos os dias e cobra um de cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em todos os quesitos, que também se reuniu Problema responsável? solução. “A é compledobro (R$ 3.830,80), no caso de concurso de miss honesta. Temos fiscalização nesses locais e, caso destina naquele momento, por osópróprio partido. “o ao PTmanoperdeu vantamento apurou informações damente R$ 400debilhões por (ABC), ano queASaúde atinge de 0,4 a 0,6 na médiaCen-te desempenho superior média Antônio Roso. Ele àquestionou 129017000204/2014/00). (SUS), em quatro neficente Canoas caso, oda Convênio nºdo68/2010, infração continua considerada epara quem não chegou demonstrar oubrasileira exibir providências veículos aoem xa, votos a 2, tendopelo 96,5% população Brasil, por sua vez, são responsáveis Canoas, nocom entanto, vai no em específico emConvênio liquidez e reincidência (Metroplan). libertos desse entrave”, mentos dos quadrantes. “Vamos pefaixapor das1919h. Nos últicanal de atendiacordo a0,4. Prefeitura, pois quando se consegue noutopia... período de poder doze na (51) política nāo cesse oparlamentares problema, vamos não possuir viaturas disponíveis. estamos no período de Tratar: 99191.6722 de mesmos 5.243 cidades ondevoltaram habitam impostos. e Dgrave, quando for de 0,0 aPsicossocial. nacional em todos quesitos, um pouco da Hoje a gente mais claro com a nºdificuldade aO legalidade doos executivos daOsVicasa. trosDede Atenção mantenedora domunicípios, Hospital Nossa Contrato nº 64/2013 e com orepasConcom cinco pontos na car-diálogo itinerante Durante o programa “Timenão viveu a corrupção”, enfatizou bra perigosa, mediante arrancada secretário do Meio Amlocal e os rachas continuaram, baseadas nas informações por administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera nas ações integradas, particieliminar a concentração em quem nãooem chegou ao poder Já artigo 174 trata da a multar também osliquidez proprietários Fomos informados também apenas osmento 96,5% da população Brasil, que sua vez, das são Graças responsáveis Canoas, no entanto, vai no e em específico em e e sómeses. completa. e,biente no final da tarde, houve gar esses milhões eo vamos mosvotado finaiscontra de semana, só pensa cargos”. Durante 6/2014. Na ocasião, oenviada procuda Metroplan, nodoafrontam Odas Contrato nº 64/2013, firmado Senhora (HNSG), vênio nº 6/2014, aspor do teira, com multa de R$ 195,23 férias escolas, mas e A Prefeitura afirma que tem criticando dirigentes da sigla na line” da rádio Gaúcha, na explicou em nota brusca, derrapagem ou frenagem população: “Se pelo meassim como som alto, que A aposentada Vanildes sadas por cada cidade à secretaria que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, pam representantes da Guardagasto ponto, se transfere para viveu a corrupção”, enfatizouterçados estabelecimentos e encadeJairo competição não aorientações polícia pouco poderia fazerpor um Divulgação/PMC Secretário do Meio Ambiente fala da possibilidade de multar comerciais baseadas nas informações repasadministrar cerca de 25% contrafluxo das grandesestabelecimentos cidades com pessoal, onde supera TCU rador observou quesessão essa é não a promoção entrevista, concordou com com a Associação Beneficente afronta asela disposições do art. da Corte contidas vereadores Dario (PDT)0800.510.4774 retenção do veículo. Canoenses que aguardavam realizado ações integradas para Nulidade dos cona convocação de aplicar na cidade toda. Isso aplaudiram o ex-tesoureiro preso feira, 23, o prefeito falava sobre ao jornal O Timoneiro quais são com deslizamento ou arrastamenficou ainda mais intenso. Conos ônibus circulavam e pelo do Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua Municipal, Brigada Militar, outro local. De acordo com o criticando dirigentes da sigla na minhar os casos reincidentes ao quando voltar, como vai em relação ao som alto e que só autorizada (ou participação como nos tivessem avisos aqui sadas por cada cidade à secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, Teixeira, moradora do Aposições redação entrou em contato quarta ação de improbidade defendidas por Lula e de Canoas 25 daRio Lei nºGrande 8.666/1993; afronta nosLevando Acórdãos 3.239/2013 - TCU coibir esses atos, mas admite na operação João Vachá muito tempo por proceDos 497 municípios do do Sul, Canoas assume a noposição 360 no ranking asMinistério próximas etapas para coibir aaplaudiram declarações ex-presidente tatamos a Brigada Militar, que toasas de pneus. OLava-Jato GGI tem se reunido em conta cinco in-trata setor público, o governo federal abrange 497 (ABC), cidades eestabelece 2.309 liquidez e chega aos 0,7877 em Polícia Civil, fiscais de Trâne DJ Cabeção (PDT). secretário municipal de Setratos com Aeromóvel para votar é uma clara demonstração oDutra ex-tesoureiro preso Público". a- Secretaria Municipal do- Meio condutor), eaos tem asdo mesmas penado Tesouro Nacional em 2013. do total investimento noser?”, deSessão 360º no ranking estadual que oextraordinária município Canoas zera sua somente até às 15h. No Ose-mail com a Assessoria dedo Imprensa contra a de administração de Caaquestiona. contratação de pessoa jurídias do Decreto nº Olívio (PT). Em outra oporPlenário emesma 2.057/2016 TCU Ela ainAatendimento@ edição anterior deda O Timoque odisposições fatoededo problema circucari Neto, 35 anos partido. nas paradas, ficaríamos bairro Estância Velha, dimentos da área saúde perturbação aos moradores: "Preinformou na madrugada e companheiro partidário Luiz dicadores, separados em receita é responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um IFGF igual Gasto com Pessoal. com os proprietários de postos sito e da secretaria Municipal gurança Cidadania, Ranolfo na operação Lava-Jato João VacO secretário destaca que o Quem é Ambiente poderia tomar proviLevando em uma conta cinco in- setor público, o governo abrange 497 cidades eincluído 2.309 noCANOAS, liquidez eDEchega aospouco em DE 2015 lidades. E opara mesmo caso trata oI 5 dotunidade, saber mais detanoas. São elas: terceirização vereadores alegam quemetroplan.rs.gov.br. Em fevereiro de 2019, oredação Odo PL havia sido a tendemos proposição. deneiro o quanto nos estávaneiro apresentou uma reportaca para prestação de 34%. serviços 3.100/1999, art.dificulta 23, federal na - Plenário. 260,4833, JUNHO Anovas 20,7877 DE classificada JULHO ITCU GERAL I OSilva, TIMONEIRO Olívio também criticou lar pela cidade uma apresentou reportadomingo, serão mantidos O levantamento da Federação própria, gasto com pessoal, inas cidades ficam com a por realizar ações de começam a ter suas situações que não iria coibir a festa clanInácio Lula da que criticou para buscar uma solução que terMeio Ambiente (SMMA). A Vieira Junior, as intervenções da disse estar preocupada cari Neto, aos 35 anos do partido. posto referido, do Igara, e mais menos perdidos”. dências em autuação, contou àdada reportagem do 14%, enquanto nacional. Atingiu IFGF igual Gasto Pessoal. 175 - utilizar-se veículo lhes sobre o processo. Segundo docom Sistema de Tele agenda- artigo de saúde aoum Sistema Único pelo Decreto nº 7.568, de Oas festas pseparados r o grelação rclandestinas a m aemSàreceita A LVA Ré- responsável gemdicadores, sobre a organização. “O PTdecaiu na vala responsável? solução. “Apor situação é comple-

Insatisfação de usuários foi relatada pelo jornal Timoneiro nas últimas edições

entre as piores do Estado corrupção" Gestão fiscal de Canoas Gestão fiscal de Canoas "Só quem entreas aspiores pioresdo doEstado Estado não chegou entre ao poder ÍNDICE FIRJAN

FESTAS CLANDESTINAS MUTIRÕES

Secretaria de Saúde espera zerare Gestão fiscal de Canoas Problema no Igara se agrava ÍNDICE FIRJAN demanda reprimida na cidade perturba durante a semana entre as piores do Estado

"Só quem não viveu VENDA DEa não chegou corrupção" LIVROS ao poder não viveu a corrupção"

Gestão fiscal de Canoas entre as piores do Estado "Só quem

Iniciativa reuniu 400 profissionais para acabar com fila de 153 mil pessoas

gem sobre festas clandestinas locais e, com caso dasasIndústrias Rio tanto de Janeiro vestimentos, liquidez e custo de O índicemunicipal é classificado porfiscalização como C. nesses Nos requisitos, atindestina naquele momento, por regularizadas com osdo mutirões próprio “o retorno PTmanoperdeu com"não apartido. prática.O da explica contínuas para inibir esses cinco postos já se reuniram a mine multa ou interdição do serão demonstrar ou exibir oocomum órgão, houveram novos mento (processo nº 5014216dequatro (SUS), o nāo 2011, nº 9.637/1998, nº dministração SAMU, porviaturas meio dodisponíveis. Contrato que estão tirando sono dos dos partidos”, disse. Jairo DeSaúde acordo com Prefeitura, poisLei quando se(Gabinete consegue o problema, vamos não possuir que estão tirando oodasono dos (Firjan), publicado empneus 18 nºdexa, vida, 95 prefeituras do Lei Estado letras de Aa incluindo a estiverem D. Segundo giucesse 0,5339 em Receita Própria,para realizados pela Prefeitura. Um um pouco da utopia... Hoje a gente operação Balada Segura também que se os veículos encontros. O GGI de SMMA para receber orientações posto quanto loja de bra perigosa, mediante arrancada desdobramentos após o acór42.2014.404.7112); terceirigerenciamento assistencial, 13.019/2014, do enten229/2011, é outro pontoeecitado moradores das ruas Liberdade ações integradas, quecargos”. o de aplaudiu. “Eu ao aentre concentração eme13nas também os proprietários informados também quesuaeliminar deste ano, aponta em ficaramIntegrada) asalém 500 melhores, a classificação, aposto, letraparticiA,o éestaquan-multar 0,7877 em Gastos com Pessoal, moradores ruas Liberdade delesFomos éjunho odas torneiro dentro da área dofinanceiro sóafirmou pensa em Durante Gestão está atento será uma forma desestimular nesse sentido, mas não houve ao lado, ondealto osmecânico ficam dão, que apenas deu ciência ao zação de 4 UPAs (processo n° brusca, derrapagem ou frenagem administrativo, e/ou dimento da consolidado pelos Segundo Rio Negro. Oministros. som eveículos aque realidade Guarda ponto, elaassunto, se100 transfere para aplaudi, não o critiquei”, comenestabelecimentos e no encaaestacionados polícia pouco poderia fazer terceira edição do índice deeles, ges-um delas entre asCorte melhor do país.pam dorepresentantes a cidademesmo soma 0,8 a 1,0dos 0,4931 em investimentos, 0,0000 Rio Negro. O som alto e a realiVolmir Ubeti, 50 anos, sobelecimento, não sendo cuidando do que não foi entrevista, Jairo concordou com este tipo de comportamento (ranenhuma resposta efetiva sene seus condutores município de algumas impro5002212-36.2015.404.7112); deslizamento ou arrastamenoperacional em equipamentos nos Acórdãos -naTCU também há ausência demunicípios Brigada Militar, local. éDea352/2016 acordo com o Municipal, zação de rachas nas madrugadas tou sobre Olívio. Questionado minhar os casosa epoluição reincidentes ao com em relação ao som alto e estudos que só outro tão fiscal (IFGF) os Gramado primeira lista no IFGF. Classifica-se como B, em Liquidez 0,7497 em Custo quem origina o som em volume abandonado”. fria há três anos com problemas zação de rachas nas madrugadas as posições defendidas por Lula e chas e som alto)”. tido de conter sonora. causam o barulho. Dos 497 municípios do Rio Grande do- SeSul,Polícia Canoas assume a posição 360 ranking ausência de no licitação e lici- topriedades." de atenção à saúde no de Município - Plenário e 2.057/2016 TCU de pneus. GGIotem se reunido demonstrem a vantagem da secretário Civil, fiscais Trântêm impedido que os moradores moradores sobre qualOseria partido mais séaque Secretaria Municipal do Meio gaúchos como as gestões mais regional emunicipal a terceira nadenacional. quando alcança a média de 0,6 aMinistério de Vida.Público". vasculares que foram agravados Olívio Dutra (PT). Em outra oportêm impedido que os com os proprietários de postos sito e da secretaria Municipal e Cidadania, Ranolfo secretário destaca que o durmam em vários vários dias da semaAmbiente poderia tomar provirio do país, titubeou. “Aqui não é bem-avaliadas do país. O le-gurança O Brasil aproximaA letra C classifica a cidade a O0,4833, Mesmo o estado apresenpor um acidente dedias trabalho. No tunidade, também criticou durmam em da semaO levantamento Federação própria, gastoarrecada pessoal, in- doas0,8. cidades ficam com 34%. porque pouco classificada para buscarOlívio uma solução que terMeio Ambiente (SMMA). A posto Vieira Junior, ascom intervenções referido, do Igara, e àmais relação àdainformações autuação, na. Osdências veículos dos condutores concurso de miss honesta. Temos vantamento apurou damente R$ liquidez 400 bilhões por ano que atinge deé 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior média sábado, 25Indústrias deem março, oRio paciena organização. “O PT caiu na vala na. Os veículos dos condutores das do de Janeiro vestimentos, e custo de O índice classificado por como C. Nos requisitos, atincom a prática.O retorno da municipal explica para esses dministração cinco postos já setodos reuniram com a mine multa ou interdição tanto do serão que causam o problema problema ficam dificuldade na política brasileira de 5.243 cidades onde habitam emcontínuas impostos. Osinibir municípios, e D quando for dea0,0 aSegundo 0,4. nacional em os quesitos, te passou pelo procedimento comum dos partidos”, disse. Jairo que causam o ficam Eixo 1 – Amortiza60.432.272,60; valor de R$ 76.627.947,00. Eixo IV – Implantação 108.081.402,60. (Firjan), publicado em 18 de vida, 95 prefeituras do Estado quatro letras de A D. giu 0,5339 em Receita Própria, operação Balada Segura também que se os veículos estiverem encontros. O GGI (Gabinete de SMMA para receber orientações posto quanto da loja de pneus aglomerados tanto noprecisava. posto do de Brasil, por sua vez, são responsáveis e só quem não chegou ao poder 96,5% da população Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e cirúrgico que tanto afirmou que o de aplaudiu. “Eu o aglomerados tanto no posto aponta em sua Gestão ficaramIntegrada) entre as 500 melhores, a classificação, letra A,o Estrutural éestaquan- nesse 0,7877 em Gastos com Pessoal, da áreada doaposto, está e13 dentro será forma desestimular sentido, masEixo não houve aojunho lado, onde osinformações veículos ficam ção de Dívida do ConEixo II – de Implantação Eixo IIIatento –deImplantação Rede MulVsupera – Implantação gasolina que deste fica naano, esquina da nãouma viveu corrupção”, baseadas nas por administrar cerca 25%belecimento, contrafluxo das cidades gasto com pessoal, onde ONeatendimento foi realizado no aplaudi, nãoacomportamento o critiquei”,enfatizou comengasolina que fica na esquina da terceira edição do índice derepasges- cuidando delas entre as 100 melhor do país. do a cidade somagrandes de a 1,0 anenhuma 0,4931 em investimentos, 0,0000 mesmo não0,8 sendo do assunto, que não foi este tipo de (ramedo de ir para cadeia. visita à família, frequência condenados aproveitam Otrato Deputado Federal resposta efetiva no senestacionados e seus condutores Sobre Nereu Avenida Boqueirão com a Rua criticando dirigentes da sigla de Financiamento da(IFGF) Rede Cicloviária conecde Mobilidade da Rede de Acessibilisadas por cada cidade à secretariaabandonado”. do que é da arrecadado. Quando gaúchas eClassifica-se ficou acomo posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, Hospital Universitário (HU) touesobre Olívio. Questionadona tão fiscal osaComplementar municípios Gramado é aRede primeira na listasequem no IFGF. B, tido em 0,7497 em Custo Avenida Boqueirão com Rua origina otimodal somcom em volume chas som alto)”. deLiquidez conter a epoluição sonora. causam o barulho. Liberdade, quanto no pátio de aplaudiram o ex-tesoureiro essas saídas para comeHoje, infelizmente, muitos reu nº Crispim (PSL/RS) proa curso profissionalizante, do Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua Crispim durante o Mutirão de Saúde. sobre qual seria o partido mais sé415.700-51/2014 –de quanto Multimodal de Mobilidade às estações Linhaalcança Urbana por dade da Área Central do Lava-Jato Joãopreso gaúchos como gestões mais regional e tada a terceira na nacional.daquando a média composta de 0,6 a de Vida. Liberdade, no aspátio de uma loja pneus localizada ao nado operação VacLevando emalta conta cinco in- setor público, onovos governo federal o0,8. abrange 497 cidades e a2.309 no soltos liquidez e que chega aosdeputado 0,7877 em rio Com previsão de para país, titubeou. “Aqui não é e participação em atividaterem delitos, que infratores andam tocolou na quarta-feira, 13, bem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada aproximaA letra C classifica cidade Mesmo o estado apresenuma loja de pneus localizada ao Durante o programa “TimeO federal Etapa I – Implantação Urbana e revitalização Trensurb, valor de R$ sistema Troncalizado Município, no valor de de R$ lado. Nesta semana, o secretário cari Neto, aos 35honesta. anos do“Timepartido. dicadores, separados em receita damente é do responsável porbilhões 14%,no enquanto nacional. igual teGasto com Pessoal. Durante omiss programa concurso Temos o final dasemana, próxima semana, vantamento apurou informações R$ 400 por ano aque atinge Atingiu de 0,4 aum 0,6IFGF naas média desempenho superior à média line” da rádio Gaúcha, na terçalado. Nesta o secretário o Projeto de Lei 731/2019, des que concorram para o acaba aumentando crienquanto pessoas de municipal do Meio Ambiente, Durante o programa “Timedo PSL/RS está em seu Aeromóvel, no valor de R$ terminal Mathias Velho, 12.600.000,00. dedeBRS, no valornacional de R$em todos 26.695.500,00. dificuldade naGaúcha, política brasileira Volmir no prazo de um line” da na terçadeespera 5.243 cidades onde habitam emno impostos. Os municípios, e D quando for 0,0 a 0,4. os quesitos, Durante feira, 23,orádio oprograma prefeito falava sobre municipal do Meio Ambiente, “TimeCristiano Pacheco, afirmou line” dasórádio Gaúcha, na terçaque altera a Lei de Execuretorno ao convívio social. minalidade. caráter estão presas atrás eda quem nãodo chegou ao sobre poder mês retomar suas atividades deBrasil, feira, 23, oGaúcha, prefeito falava primeiro mandato e nun96,5% da população do por sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e as declarações ex-presidente Cristiano Pacheco, afirmou line” rádio na terçaque, se o problema não cessar, feira, 23, o prefeito falava sobre não viveu a corrupção”, enfatizou forma normal. “Estava tomando as declarações do ex-presidente baseadas nas informações repaspor administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera e companheiro partidário Luiz das grades de suas casas ções Penais para excluir a No entanto, de acordo Para o Deputado Neque, se o problema não os cessar, feira, 23, ocargo prefeito falavadasobre ca havia ocupado aanticoagulantes Prefeitura pode multar estaas declarações do ex-presidente criticando dirigentes sigla na e sentia eInácio companheiro partidário Luiz sadaspode por cada cidade à secretaria do que é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, Lula do dapartidário Silva, queLuiz criticou abelecimentos Prefeitura multar os muita estaas declarações ex-presidente e levar a situação e companheiro reu Crispim, “os cidadãos com medo de saírem às possibilidade de concescom o parlamentar, esse público. É sua umInácio empreenaplaudiram o Silva, ex-tesoureiro preso dor. Como preciso trabalhar de2013. Lulapartido. dapartidário que criticou do Tesouro Nacional em trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera o próprio “o PT perdeu belecimentos e levar a situação e companheiro Luiz dos até bem o Ministério Inácio Lula dapartido. Silva, que criticou na operação Lava-Jato Vacpé,reincidentes a situação era compliruas. Precisamos acabare chega benefício temcinco sidoin-contrabalhadores estão satusão de saída temporária. oum próprio “ocriticou PTJoão perdeu Levando conta setor público, o governo federal abrange 497 cidades e 2.309 no liquidez aos 0,7877 em dedor doJorge ramo da conspouco utopia... a gente dos reincidentes até oemMinistério Inácio Lula dada Silva, Público. o próprio partido. “oque PTHoje perdeu Mesmo com operação Balada Seguraenquanto realizada na sexta-feita, festas continuaram Uequed OAB/RS 6.611 cari Neto, aos 35 anos do partido. cada. Agora é aguardar”, disse dicadores, separados em receita é responsável por 14%, nacional. Atingiu um IFGF igual Gasto com Pessoal. um pouco da utopia... Hoje a gente só pensa em cargos”. Durante Volmir Ubeti, 50 anos, sofria há três anos com problemas vasculares A saída temporáriaPúblico. con- cedido sem qualquer tipo rados com tanta violência com as regalias dos de- trução civil. oumpróprio partido. “oHoje PT perdeu Morador decargos”. pouco da utopia... a6.611 gente a Jorge Uequed OAB/RS ele, que estava acompanhado da Mesmo com operação Balada Segura realizada na sexta-feita, festas continuaram Jorge Uequed OAB/RS 6.611 só pensa em Durante a entrevista, Jairo concordou Divulgação/PMC um pouco da utopia... Hoje a gente só pensa em cargos”. Durante acom OAB/RS 52.474 Jorge Feres Uequed de se critério mais e impunidade. Porquatro isso, anos. os Étentos e garantir o direito Canoas, é casado, siste na autorização Situação dada esposa, Salete de Fátima Ubeti, apurado tem 55 algo muito triste. entrevista, Jairo concordou com as posições defendidas por Lula agrava Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking Autoridades OAB/RS 52.474 Feres Uequed só pensa emJairo cargos”. Durante a e entrevista, concordou com Na noite de quarta-feira, 8, Punição elevado, pode serJorge enquadrado OAB/RS 52.474 Jorge Feres Uequed aliviada com ase possibilidade dea fuga Esse mutirão Rachas pelo juiz da execução aoúltima e tem permitido de presos devem cumprir as está desendo ir e realizado vir de quem quer as posições defendidas por Lula Olívio Dutra (PT). Em outra oporSituação agrava Na sexta-feira, 3, nosanos e é bacharel em DiOAB/RS 29.147B Cézar Ubiratã Gomes as posições defendidas por Lula e e entrevista, Jairo concordou com nossa equipe foi informada pecomo conivente. Nesse caso, a Na noite de quarta-feira, 8, elevado, pode ser enquadrado Dos 497 municípios Rio Grande do Sul,com Canoas assume a posição 360 por nopouco ranking verequipe marido bem presentes graças ao trabalho profissionais Em outubro dedos 2016, o estudar, CoPunição Rachas A respeito dos rachas, aoporadtunidade, Olívio também criticou Olívio Dutra (PT). Em outra esteve nonovamente. Na última sexta-feira, 3, após nos-donúmero OAB/RS 29.147B Cézar Ubiratã Gomes Oolevantamento dalocal, Federação própria, gasto com pessoal, inas cidades ficam com 34%. a 0,4833, classificada trabalhar, consuapenado que cumpresapena um expressivo suas penas rigidez Olívio Dutra (PT). Em outra oporas posições defendidas por Lula e los moradores que o problema ação é do Meio Ambiente e da foideinformada pe- natran conivente.Cézar Nessecom caso, a ministração reito especialização OAB/RS 29.147B Ubiratã Gomes “Trêsesteve anos esperando é nossa O equipe prefeito Canoas, Luiz daEm rede municipal, sem onerar os como (Conselho Nacional de outubro de 2016, o Coa organização. “O PT caiu na vala municipal explicou: A respeito dos rachas, a adtunidade, Olívio também criticou aO publicação da reportagem, e OAB/RS 87.388 Rogério Ceratti Filho sa equipe no local, após das Indústrias do Rio de Janeiro vestimentos, liquidez e custo de O índice é classificado por como C. Nos requisitos, atinO levantamento da Federação própria, gasto com pessoal, inas cidades ficam com 34%. a 0,4833, por pouco classificada tunidade, Olívio criticou Olívio Dutra (PT).também Em outra oporhavia seBusato, agravado eo que agora Brigada Militar. Caso os veículos moradores que problema ação é do Meio e da levantamento da Federação própria, gasto com in-para as Trânsito), cidades ficam com 34%. 0,4833, por poucoAmbiente classificada muito tempo. Estive duas da Justiça garantir mir, eadesfrutar da em regime semiaberto. dedado que não Carlos a pessoal, vice Gisele Uecofres públicos", lembra Busato. em Gestão ede poréde meio dalazer Resodos“O partidos”, disse. Jairo OAB/RS 87.388 Rogério Ceratti Filho (Conselho de “Nas práticas ovala artigo acomum organização. “Orachas, PT caiu na vala testemunhou acondenados, realização de ministração municipal explicou: publicação reportagem, eprópria, (Firjan), publicado em 18vede vida, prefeituras do Estado quatro letras A Nacional ater D. Segundo giuestejam emrua, Receita Própria, das Indústrias Rio de Janeiro vestimentos, liquidez e custo deas natran O índice classificado poracomo como C. Nos requisitos, atina Ambiental organização. PT caiu na as festas estariam los na a atribuição tunidade, Olívio também criticou OAB/RS 87.388 Rogério Ceratti Filho havia se95 agravado que agora Brigada Militar. Caso osatinveícudasaO Indústrias do Rio de hospital. Janeiro vestimentos, liquidez e ocorrendo custo deRosa O índice épor classificado pordesC.0,5339 Nos requisitos, levantamento da Federação gasto com pessoal, incidades ficam com 34%. 0,4833, por pouco classificada zes na ouvidoria do A qued e a secretária de Saúde, A vice-prefeita também lução 624, modificou o artigo OAB/RS 107.424 Gabriela Flores Uequed afirmou que o aplaudiu. “Eu o Trânsito), meio da Reso173 do CBT descreve a conduta uma operação integrada entre a comum dos partidos”, disse. Jairo sua cidadania.” Afirma o retornam para a prisão. a segurança pública. Os Ocorre sem vigilância di“Nas práticas de rachas, o artigo junho publicado deste ano, aponta em sua ficaram entre as 500 melhores, 13 a classificação, a letra A, é quan0,7877 em Gastos com Pessoal, testemunhou a realização de Desenvolvimento Sus(Firjan), publicado em 18 de vida, 95 prefeituras do Estado quatro letras de A a D. Segundo giu 0,5339 em Receita Própria, comum dos partidos”, disse. Jairo também no meio da semana de multar fica a cargo da Secrea organização. “O PT caiu na vala (Firjan), em 18 de vida, 95 prefeituras do Estado quatro letras de A a D. Segundo giu 0,5339 em Receita Própria, asMaria festas estariame visitaram ocorrendo los estejam na rua, a atribuição dasPrefeitura Indústrias doapromessa Rio de Janeiro liquidez custododepaís. Otacou índice é modificou classificado pora de como C. Nos requisitos, atingente tinha de que avestimentos, Groenwald, as lução o Código mutirão eBrasileiro o de trabalho dos OAB/RS 107.424 Gabriela Flores Uequed 288 do624, aplaudi, não o critiquei”, comeno artigo e Brigada Militar, infracional como “disputar corafirmou que o aplaudiu. “Eu o terceira edição do índice de gesdelas entre as 100 melhor do a cidade soma 0,8 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 173 do CBT descreve a conduta uma operação integrada entre a junho deste ano, aponta em sua ficaram entre as 500 melhores, 13 a classificação, a letra A, é quan0,7877 Gastos com Pessoal, afirmou que o aplaudiu. “Eu o OAB/RS 107.424 Gabriela Flores Uequed (até a última semana elas se taria de Transporte, através doscomum dos partidos”, disse. Jairo parlamentar gaúcho. Além muitos desses criminosos ter(CBT), reta, e se dá nos casos de junho deste ano, aponta em sua ficaram as 500 melhores, 13precisam a classificação, aAde letra A,Segundo é quan0,7877 em Gastos com Pessoal, também no meio de multar ficaReceita a cargo da Secretentável. cirurgia sairia nodisso, meio anovida, (Firjan), publicado em 18 do denos 95entre prefeituras dodaEstado letras de a D. 0,5339 em Própria, sete Unidades Básicas desemana Saúde equatro profissionais saúde. "Canoas Trânsito determinando tou sobre Olívio. Questionado que realizou fiscalização 288 docidade Código Brasileiro rida”. A não multa, sendo consideaplaudi, o critiquei”, comentão fiscal (IFGF) municípios Gramado éasa100 primeira na lista nocidade Classifica-se B,giu em Liquidez e 0,7497 em0,0000 Custo Prefeitura eado aexpectativa Brigada infracional “disputar aplaudi, não oocomo critiquei”, comenterceira edição do os índice de gesdelas melhor do13 país. do aIFGF. demutirão 0,8 a de 1,0 0,4931 em investimentos, concentravam entre quinta-feira agentes de trânsito. que aplaudiu. “Eu ocorterceira edição índice deMilitar, gesdelas entre asas 100 melhor doelas país. asegue soma de 0,8 acomo 1,0 0,4931 em investimentos, 0,0000 (até a entre última semana se adoclassificação, taria de Transporte, dosafirmou passado ecomo não seficaram junho deste ano, aponta em sua entre 500 melhores, a soma letra A, é quan0,7877 em Gastos comatravés Pessoal, os hospitais Universitário e Nossa em estado de até que quem for pego perturbando sobre qual seria oQuestionado partido mais séveículos que estavam no local. Trânsito (CBT), determinando gaúchos as gestões mais regional e a terceira na nacional. quando alcança a média de 0,6 a de Vida. tou sobre Olívio. Questionado rada como infração gravíssima que realizou fiscalização nos tou sobre Olívio. rida”. A multa, sendo considetão fiscal (IFGF) os municípios Gramado é a primeira na lista no IFGF. Classifica-se como B, em Liquidez e 0,7497 em Custo e domingo). Rua Cândido Machado, 256 / 112 tão fiscal (IFGF) os municípios Gramado é a primeira na lista no IFGF. Classifica-se como B, em Liquidez e 0,7497 em Custo aplaudi, não o critiquei”, comenconcentravam entre quinta-feira agentes de trânsito. confirmou. Quando nos ligaram terceira edição do índice de gesdelas entre asdas 100Graças melhor doaproximapaís.tododo que cidade de153 0,8 aaprocedi1,0 em investimentos, 0,0000 Senhora durante zerarmos asoma fila de mil oaquando sossego público por som altoa0,4931 rioqual do país, titubeou. “Aqui não No entanto, constatamos tambem-avaliadas do país. O leO Brasil arrecada 0,8. A letra C classifica cidade Mesmo que o estado apresenquem for pego perturbando sobre qual seria o partido mais sé(sete pontos), passou a ser deé veículos que estavam no local. sobre seria o partido mais séRua Cândido Machado, 256 / 112 gaúchos como as gestões mais regional e a terceira na nacional. alcança a média de 0,6 de Vida. rada como infração gravíssima gaúchos como asosgestões mais noGramado regional terceira nainício nacional. quando alcança média de 0,6B, a em de Vida. tou concurso sobre Olívio. Questionado eodamente domingo). paraque, comparecer aoinformações hospital dia edeéa sábado. O ocorreu mentos que sea arrasta desde 2012. tão fiscal (IFGF) municípios aR$primeira na lista no IFGF. Classifica-se como Liquidez e 0,7497 em Custo pode ser multado, mesmo sem de miss honesta. Temos bém menos de 30 minutos Rua Cândido Machado, 256 / 112 vantamento apurou 400 bilhões por ano que atinge de 0,4 a 0,6 na média te desempenho superior à média o sossego público por som alto rio do país, titubeou. “Aqui não R$ 1.915,40, sendo aplicada em Promessa de rio do país, titubeou. “Aqui não é No entanto, constatamos tambem-avaliadas do O foi le- O OeBrasil arrecada aproxima0,8. A letra Ca média classifica aque cidade Mesmo o estado apresen-sobre (sete passou abrasileira ser bem-avaliadas país. Omais leBrasil arrecada 0,8.medição A letra C classifica adecidade Mesmo queque o estado apresenqualpontos), seria onapartido mais sé- deé último 18 apaís. triagem na onde aconte-quando Mas éser importante salientar gaúchos como asdopara gestões a Guajuviras, terceira naaproximanacional. 0,6 a issode Vida. do volume em decibéis. dificuldade política após a dia saída das equipes, osregional de 5.243 cidades onde habitam emUBS impostos. Os municípios, eatinge D alcança quando for de 0,0 ana 0,4. nacional emsuperior todos os quesitos, Problema pode multado, mesmo sem concurso de3.830,80), miss honesta. Temos dobro (R$ no caso de concurso de miss honesta. Temos 51 bém que, menos de 30 minutos vantamento apurou informações damente R$ 400 bilhões por ano que atinge de 0,4 a 0,6 média te desempenho superior à média vantamento apurou informações damente R$ 400 bilhões por ano que de 0,4 a 0,6 na média te desempenho à média R$ 1.915,40, sendo aplicada Promessa de rio do país, titubeou. “Aqui não é em um alívio”, afirmou Salete. asua abertura do mutirão.0,8.medição será possível oconsiderada bem-avaliadas do país. O leOceu Brasil arrecada aproximaAinfração letra C continua classifica atrabalho cidade Mesmo que o estado apresenAsó eUequed só quem não chegou ao poder providências mesmos voltaram aoemProblema 96,5% daveículos população do Brasil, por vez,Osoficial são responsáveis Canoas, nocom entanto, vaidos nonacional em específico emquesitos, liquidez e51 Jorge OAB/RS 6.611 do volume em decibéis. dificuldade na política brasileira reincidência no período de doze dificuldade na política brasileira após a saída das equipes, os de 5.243 cidades onde habitam em impostos. Os municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. nacional em todos os quesitos, de 5.243 cidades onde habitam impostos. municípios, e D quando for de 0,0 a 0,4. em todos os dobro (R$miss no caso de concurso de honesta. Temos O os diretor-técnico do repasHos-damente Além do prefeito, vice e secretária, servidores que mesmo sábados vantamento apurou informações R$ 400 bilhões por ano25%queA atinge de continua 0,4 a 0,6 naaos média superior à média grave, com cinco pontos na car-te desempenho itinerante Durante oOAB/RS programa “Timea3.830,80), corrupção”, enfatizou 51 O secretário do Meio Amlocal rachas continuaram, baseadas nas informações por administrar cerca de contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera Jorge Uequed 6.611 infração considerada enão só viveu quem não chegou ao poder quem não chegou ao poder meses. Já opolítica artigo 174 trata da mesmos voltaram aoem 96,5% daveículos população do Brasil, sua vez, são Canoas, no entanto, vai em específico em liquidez ee só 96,5% daecidades população do Brasil, porpor sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no no emprovidências específico em liquidez e dificuldade reincidência no período de doze pital Universitário, Fernando narádio brasileira odo ato contou aresponsáveis presença de estão trabalhando com sorriso no teira, com multa de 195,23 enacional Aque Prefeitura afirma que tem de 5.243 onde habitam impostos. Oscom municípios, e Dgrave, quando for de 0,0 aR$ 0,4. em todos os quesitos, criticando dirigentes da sigla na line” da Gaúcha, na terçabiente explicou em nota enviada assim como o som alto, que Jorge Uequed OAB/RS 6.611 OAB/RS 52.474 Jorge Feres Uequed sadas por cada cidade à secretaria é arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, com cinco pontos na carnão viveu a corrupção”, enfatizou itinerante Durante o programa “Timenão viveu a corrupção”, enfatizou promoção de competição não O secretário do Meio Amlocal e os rachas continuaram, baseadas nas informações repaspor administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera baseadas nas informações repaspor administrar cerca de 25% contrafluxo das grandes cidades gasto com pessoal, onde supera Farias, salienta a importância e só quem não chegou ao poder meses. Já o artigo 174 trata da vereadores, secretários municipais rosto", afirma Gisele. retenção do veículo. ações integradas para aplaudiram o ex-tesoureiro preso 96,5% daainda população do em Brasil, porrealizado sua vez, são responsáveis Canoas, no entanto, vai no em específico em liquidez e feira, 23, o prefeito falava sobre ao jornal O Timoneiro quais são ficou mais intenso. Condo Tesouro Nacional 2013. trata do total de investimento no de 360º no ranking estadual que o município de Canoas zera sua OAB/RS 52.474 Jorge Feres Uequed criticando dirigentes daenfatizou sigla na teira, com decom R$ 195,23 e 36,2% Aque afirma que temde criticando dirigentes da na sigla na line” rádio Gaúcha, terçaautorizada (ou participação como biente explicou em nota enviadanão assim como ocidade som sadas cada cidade à secretaria do coibir que éPrefeitura arrecadado. Quando se e ficou com a cidades posição e 30,1%, respectivamente, sadas por àalto, secretaria do é arrecadado. Quando segaúchas gaúchas emulta ficou a posição epessoal, 30,1%, respectivamente, dopor mutirão que emque dia viveu ada corrupção”, esetor servidores daatos, saúde. "A partir promoção deOAB/RS competição não esses mas admite na Lava-Jato João Vacbaseadas nas informações repasadministrar cerca de 25% das grandes com onde supera as36,2% próximas etapas para0,7877 coibir aaplaudiram asoperação declarações ex-presidente OAB/RS 29.147B Cézar Ubiratã Gomes tatamos acada Brigada Militar, que 52.474 Jorge Feres Uequed Levando em colocará conta cinco in-por público, ointegradas governo federal abrange 497veículo. cidades e 2.309 nogasto liquidez chega aos em o ex-tesoureiro preso do realizado ações paranocontrafluxo aplaudiram oprefeito ex-tesoureiro preso condutor), eaos asdo mesmas penafeira, 23, otem falava sobre ao jornal OedeTimoneiro quais são do ficou Tesouro Nacional em 2013. trata doéoestamos total dedoem investimento no deretenção 360º no ranking estadual queque o município Canoas zera sua ainda mais intenso. Condo Tesouro Nacional em 2013. trata do total de investimento de 360º no ranking estadual o município de Canoas zera sua os procedimentos de saúde em hoje estado de mutirão criticando dirigentes da sigla na que fato problema circucari Neto, 35 anos do partido. autorizada (ou participação como sadas por cada cidade à secretaria do que arrecadado. Quando se gaúchas e ficou com a posição 36,2% e 30,1%, respectivamente, perturbação aos moradores: "Preinformou naseparados mesma madrugada e operação companheiro partidário Luiz dicadores, em receita é responsável por 14%, enquanto nacional. Atingiu um Gasto Pessoal. OAB/RS 29.147B Cézar Ubiratã Gomes na lidades. operação Lava-Jato João VacQuem écidades coibir esses mas admite na Lava-Jato João VacLevando conta cinco in-que setor público, o atos, governo federal abrange 497497 e 2.309 noigualliquidez e com chega aos 0,7877 em em mesmo caso trata as próximas etapas para0,7877 coibir aaplaudiram as declarações ex-presidente a em Brigada Militar, Levando em conta cinco in-trata setor público, o governo federal abrange cidades eIFGF 2.309 liquidez erealizar aos Canoas. “Na semana passada, nado saúde de Toda essa for-de oE ex-tesoureiro preso lar pela cidade dificulta uma OAB/RS 87.388 Rogério Filho condutor), eotem asdomesmas pena-o tendemos novas ações de do tatamos Tesouro Nacional em 2013. total deCanoas. investimento no 360º no ranking estadual que noo município dechega Canoas zera suaCeratti

ÍNDICEFIRJAN FIRJAN ÍNDICE

Deputado Nereu Crispimestá apresenta projeto para A nova operação formatada em cinco eixos: acabar com liberações temporárias de presidiários

Gestãofiscal fiscalde deCanoas Canoas Gestão entreas aspiores pioresdo doEstado Estado entre Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, Canoas assume a posição 360 no ranking

ÍNDICE FIRJAN FIRJAN ÍNDICE

SUA CAUSA CAUSA ÉÉ O O NOSSO NOSSO COMPROMISSO COMPROMISSO SUA SUA CAUSA É O NOSSO COMPROMISSO

Gestão fiscal fiscal de de Canoas Canoas Gestão

"Só nãoquem chegou não chegou ao poder ao poder aonão poder não viveu aa viveu não viveu a não viveu a corrupção" corrupção" corrupção" corrupção"

"Só quem quem "Só não chegou chegou não ao poder poder ao não viveu viveu aa não corrupção" 3472.2159 3472.2159 corrupção" 3472.2159


6

Canoas, 15 a 21 de março de 2019

Prêmio Picucha Milanez 2019 Parebenizamos as 11 mulheres canoenses homenageadas na Câmara de Vereadores com o Prêmio Picucha Milanez. A distinção é referente ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

Av. Guilherme Schell, 6340 Av. Santos Ferreira, 2125 Av. Boqueirão, 1401

ecoclínica

tomoclínica

Canoas

EXECUTIVA MUNICIPAL DE CANOAS

Rua Tiradentes, 330 (Calçadão) Centro | Canoas/RS

(51) 3031.0485


Canoas, 15 a 21 de março de 2019

SARGENTO SANTANA É MAIS SEGURANÇA

PRINCIPAIS PROJETOS DE SANTANA NA CÂMARA

Exigência de contratação de bombeiros civis em grandes eventos. Criação do Dia do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Plano de moradia para integrantes da Brigada Militar em Canoas. Projeto de Lei que estabelece ônibus com combustível alternativo.

Como vereador, Santana está ao lado do prefeito Busato na melhoria contínua da Segurança Pública em Canoas Sargento Santana leva para a Câmara Municipal de Canoas toda a sua experiência de mais de 25 anos de Brigada Militar. Nas ruas, sempre foi o policial que fazia a diferença no combate à criminalidade. Hoje, como vereador, Santana é peça fundamental para a elaboração de políticas de segu-

rança para Canoas. Os projetos vão desde a valorização e planos de carreira para agentes até a busca de melhorias e mais investimentos para os sistemas de segurança. Santana também está ao lado do prefeito Busato na compra de 45 novas viaturas para Canoas, e oferece apoio às Ope-

rações Integradas de Segurança. Em dois anos, já foram realizadas mais de 100 ações. E o resultado já está aparecendo. Os índices de mortes violentas registraram queda de 6%, enquanto roubos e furtos de veículos reduziram 39,1% e 24,5%, respectivamente. Os números são do Observatório de

Segurança Pública de Canoas. O trabalho vai além. A prevenção do uso de drogas e a aproximação entre as comunidades e às autoridades de segurança também fazem parte da atuação de Santana, sempre com o objetivo de buscar soluções para os problemas que

COMBATE À VIOLÊNCIA EM PARCERIA COM A PREFEITURA Santana está ao lado do prefeito Busato na compra de 45 novas viaturas para Canoas.

Apoio efetivo às 127 Operações Integradas de Segurança nos dois primeiros anos.

AÇÕES EM DESTAQUE COMO VEREADOR Segurança Pública

Vereador no Bairro

Santana é fundamental para a elaboração de políticas de segurança de Canoas, que vão desde a valorização e planos de carreira para agentes até a busca de melhorias e mais investimentos para os sistemas de segurança.

Gabinete itinerante percorre todos os bairros de Canoas desde o início do mandato, aos sábados, para ouvir as principais necessidades das pessoas. Nas segundas, o atendimento é feito no Calçadão, durante o dia inteiro.

Transparência

Economia de gabinete

Todas as segundas-feiras, às 20h, Santana está ao vivo no Facebook para atender e prestar contas do seu trabalho à comunidade.

GABINETE EM NÚMEROS

MAIS DE

Despesas como impressões, telefonia, correios, informática e demais gastos fecham todos os meses sempre bem abaixo da média.

2.000

Pedidos de Providências

Prestação de contas - 2 anos de mandato Gabinete Vereador Sargento Santana Rua Ipiranga, 123 - sala 15 - Centro - Canoas/RS (51) 3462.4830 | vereadorsargentosantana@gmail.com

|

114 Requerimentos 123 Indicações

/sargentosantanacanoas @sargentosantanacanoas /santanapm (51) 9963-3789

6 Projetos de Lei 1 Emenda

7


Canoas, 15 a 21 de março de 2019

Geral

Sidi Medicina por Imagem instala unidade em Canoas

OPINIÃO

Instituto Pestalozzi Moacyr Vargas Junior, Jornalista

Grupo, com mais de 30 anos de tradição, atua em toda a Região Sul O grupo Sidi Medicina por imagem, maior centro de diagnóstico por imagem da Região Sul do país, agora tem uma unidade instalada em Canoas, no Conjunto Comercial. De acordo com a gerente comercial do grupo, Rejane Rodrigues, o Sidi é o maior do sul tanto em número de unidades quanto de profissionais qualificados envolvidos nos processos. A respeito do motivo pelo qual Canoas foi escolhida como sede da mais nova unidade, Rejane explica: “Uma das coisas que percebemos é que o número de pessoas de Canoas atendidas em outras unidades como Porto Alegre, Esteio e São Leopoldo é muito grande. Na nossa área de trabalho, a indicação do médico é muito prevalente. Como somos tão conhecidos, o médico já conhece o nosso trabalho e ter uma unidade na cidade facilita para que o paciente tenha acesso aos nossos serviços”. Ainda de acordo com a gerente comercial do grupo, a escolha do local

se deu pelo tamanho do espaço para implantação da unidade (mais de 900m²) e também pela comodidade, uma vez que o Conjunto Comercial é de fácil acesso à população. “Além disso, estar dentro de um espaço que é seguro e confortável para quem acompanha o paciente e precisa esperar é também um ponto muito positivo. O estacionamento é amplo e a acessibilidade é implementada de forma plena”,

explica Rejane. Atualmente, na primeira fase de implantação da unidade, já estão disponíveis os seguintes exames: ecografia, raio-x, holter, eletrocardiografia, mamografia. Na segunda-feira, 18, passa a funcionar a tomografia computadorizada, que é o exame de maior complexidade desta fase. Na segunda fase serão implantadas a ressonância magnética e a cintilografia. “O Sidi é pioneiro, com

mais de 30 anos de atuação, e esse pioneirismo consolidou o nosso nome. A opinião do médico tem muito peso sobre onde o exame vai ser realizado, em casos onde a complexidade é enorme. Temos uma credibilidade alcançada ao longo de mais de três décadas junto à comunidade médica. Ficamos credenciados para ir crescendo onde o público necessitava”, conclui Rejane. divulgação

Acadef entrega cadeiras motorizadas Vinicius Thormann

A Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) realizou a primeira entrega de cadeiras motorizadas, na tarde de quinta-feira, 14. Os equipamentos foram viabilizados através de um convênio entre a Prefeitura de Canoas e a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No evento, 17 cadeiras foram doadas e, durante o mês de março, ainda serão entregues 153 equipamentos, entre cadeiras manuais, motorizadas e de banho, o que beneficiará 141 pessoas com deficiência.

Na tarde de 1º de março, estive prestigiando o carnaval das crianças excepcionais, na Associação Pestalozzi de Canoas. Associação Pestalozzi é a primeira escola para excepcionais do Brasil, Rua Guilherme Shell, centro. Prédio construído em 1919, em madeira conhecido como Vila Candoca. Em 1928, o professor e pedagogo, Thiago Matheus Würth fundou o Instituto Pestalozzi. Nascido na Baviera (Alemanha), falecido em 1979, aos 86 anos. Transferência da escola para um novo prédio em 1930 com algumas reformas e adaptações, sem perder a originalidade e seu referencial histórico. Em 1951, o prédio foi ampliado, pelo engenheiro Moacir Rosalindo Foppa. Nas décadas de 90 e 2 000 a Associação cedeu espaço para Renata Flores, professora de música, do grupo Legato, que desenvolve um trabalho de inclusão social e a presidente da Casa do Poeta de Canoas Maria Santos Rigo que realizaram inúmeros saraus poéticos, inclusive com a participação do falecido Nelson Faccinelli fundador da Casa do Poeta Riograndense de Porto Alegre. Associação Pestalozzi presta um serviço especializado para crianças e adolescentes, com professores e profissionais, que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas com deficiência, auxiliando muitas famílias. Exemplo de Juliana Silva que tem síndrome de Down, filha de Irozi e Inês Barboza. Estudou na escola dos 07 aos 20 anos, participando do “Projeto Isca”, trabalha na empresa Aco do Brasil há 13 anos.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nos termos do estatuto do PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA,ficam convocados,por este Edital,todos os eleitores filiados ao PSDB neste município de Canoas para a Convenção Municipal que será realizada no dia 30 de março, com inicio às 13:00 horas e encerramento Às 19:00 horas, na sede do Partido sito a Rua Vitor Barreto,3056/307,nesta cidade,com a seguinte,ORDEM DO DIA: a) Eleição, por voto direto e secreto, do Diretório Municipal, que será constituído de 45(quarenta e cinco) Membros Titulares e de 15(quinze) Membros Suplentes; b) Eleição por voto direto e secreto de 5 (cinco) Delegado (a)(s) e igual numero de Suplente(s) à Convenção Estadual. c) Eleição, por voto direto e secreto, do Conselho de Ética e Disciplina Partidária, constituído de 05(cinco) Membros Efetivos e igual número de suplentes. Na mesma data serão eleitos a Comissão Executiva Municipal e seus Suplentes, e os Membros Efetivos e Suplentes do Conselho Fiscal, em reunião do Diretório Municipal eleito, convocado por este Edital para as 19:00 horas, no mesmo local. O requerimento de Registro de Chapas completas de candidatos a Membros Efetivos e Suplentes do Diretório e de Delegados(s)(as) e Suplente (s)à Convenção Estadual será recebido até às 18:00 horas , do dia 19 de março de 2019, na sede do Partido sito à Rua Vitor Barreto,3056 sala 307. Canoas, 13 de março de 2019. Luiz Felipe Mahfuz Martini Presidente Municipal do PSDB de Canoas.

monte o seu

Tele - entrega Local

R$12,00 R$19,50

imagem meramente ilustrativa

8


Nova Santa Rita

Município comemora 27 anos no dia 20 de março Festas ocorrem nos dias 22, 23 e 24 no Parque Olmiro Brandão Confira a programação completa dos eventos:

Sexta-feira, 22

Às 9hs: Abertura dos portões para visitação, brinquedos infláveis gratuitos, praça de alimentação, mateada gratuita, Confraria NSR, Moto Grupo Jaspeiro, Ong Amiga dos Peludos e Grupo Jipeiros Bloqueados do Sul. Às 12hs: Almoço no Restaurante Centro de Eventos, agricultura familiar, artesanatos, show de Pequenos Talentos. Às 19hs: Abertura Oficial, show Fábrica de Gaiteirinhos e orquestra jovem do rio grande do sul

mentação, brinquedos infláveis gratuitos, mateada gratuita, Confraria NSR, Moto Grupo Jaspeiro, Ong Amiga dos Peludos, Grupo Jipeiros Bloqueados do Sul e teatro infantil.

Às 12hs: Almoço no Restaurante Centro de Eventos, agricultura familiar, artesanatos, Campeonato de Bocha Campeira Masculino e Feminino, Final dos Pequenos Talentos e abertura da Gidivulgação

Sábado, 23

Às 9hs: Praça de ali-

neteada. Às 23hs: Baile - Banda Biss

Domingo, 24

Às 9hs: Abertura dos portões para visitação, mateada gratuita e brinquedos infláveis gratuitos. Às 12hs: Almoço no Restaurante Centro de Eventos, agricultura familiar, artesanatos, Confraria NSR, Moto Grupo Jaspeiro, Ong Amiga dos Peludos, Grupo Jipeiros Bloqueados do Sul, Final Campeonato de Bocha, shows de bandas locais e convidados: Arde Rock e The Travellers, Final Gineteada e Show de Encerramento com João Luiz Corrêa.

Primeira parcela do 13º salário de servidores será pago nesta sexta-feira, 15 A Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita informou que o pagamento da 1ª parcela do 13º salário, referente ao ano de 2019, será depositado na folha de pagamento dos servidores nesta sexta-feira, 15

de março. “Trabalhamos com responsabilidade, com uma gestão focada em resultados, que são visíveis nas obras pela cidade e no respeito ao trabalho dos servidores, conseguindo

COMUNICADO

9

Canoas, 15 a 21 de março de 2019

assim, manter o compromisso de manter nossas obrigações em dia. Ao invés de parcelar, antecipamos benefícios garantidos ao trabalhador”, disse a prefeita Margarete Simon Ferretti.

Com a finalidade de continuar mantendo a qualidade dos seus produtos e o respeito aos seus consumidores, RW COMERCIAL DE COMBUSTÍVEIS LTDA, situado na Rua Fernando Ferrari, n.º 1790, Município de Canoas/RS, em acordo realizado com o Ministério Público (Processo n.º 008/1.18.0015341-0), compromete-se a ressarcir eventuais danos sofridos por consumidores que adquiriram óleo diesel combustível S10 aditivado fora das especificações legais, no período de 01/09/2018 a 15/09/2018, mediante comprovação da aquisição deste produto e dos respectivos danos.

O pagamento será antecipado meses em relação aos anos anteriores. A administração municipal explicou que está com as finanças em dia e, com isso, preferiu priorizar os servidores.

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Atas, Balanços e Convocações de Empresas. redacao.ot@gmail.com

(51) 3472.3022 (51) 3032.3022

Nº 709- Ano III

INFORMATIVO

ASMC

Associação dos Servidores Municipais de Canoas - Fundada em 12/06/62 firmo@asmc.com.br www.asmc.com.br / (51) 3472.1866

Firmo Farias dos Santos, presidente

PPP CORSAN Não vou falar como Presidente da ASMC, mas sim como cidadão canoense que paga seus impostos em dia, e caro por sinal. Como é o caso do IPTU de uma residência no bairro Harmonia, mas o que vem ao caso é o PPP da Corsan, que estão mascarando, enquanto que é tão fácil dizer, se tem esgoto cloacal em frente a sua (casa ou residência) vai pagar taxa de esgoto, quem já está pagando vai continuar pagando e quem ainda não tem, quando for implantado, vai pagar tão fácil, o esgoto cloacal é essencial na preservação da saúde. Hoje nossos esgotos são descartados na rede pluvial, chegando aos nossos rios sem nenhum tratamento. Tenho uma pergunta aos técnicos, cito um exemplo, o prédio Damaso Rocha, construído a 50 anos, a fossa ou sumidouro, está abaixo do leito da rua em torno de 300 m, como ocorrerá essa ligação com o cloacal do prédio, se o único espaço existente para uma nova fossa é a calçada da rua. Há 23 anos atrás, eu como chefe do serviço de pavimentação do município, recebi incumbência do prefeito Lagranha. “Firmo encontra uma solução e acaba com o alagamento da Venâncio Aires com a Padre Anchieta”. Uma solução seria uma canalização passando por baixo da BR116 ligando no valo ao lado do Parque Eduardo Gomes, ou canalizar a Venâncio Aires até a Rua Iraí, tudo para o futuro. O problema deveria ser resolvido com baixo custo e de imediato, eu disse para o prefeito, “Tenho uma solução, mas vai ter consequências”. O prefeito disse fala logo, e eu disse, “Ali está passando o cloacal da Corsan, recém implantado, com tubo. Se não me engano de 1.00 metros e passa abaixo do pluvial. É só furar e a enchente desaparece, o arquiteto Luiz Gerchmann e o eng. Claudio Schneider foram contra, e o Lagranha disse “Eu assumo. Faz o serviço eu comunico a Corsan, e digo que é provisório”, o serviço foi feito. Terminou com a enchente, logo me aposentei e não sei se foi isolado ou permanece até hoje. Lembrando que ainda não existia a casa de bombas para o tratamento do esgoto cloacal.

SALÃO SOCIAL

Depois de 70 dias, parado para a execução de algumas reformas, com a troca do piso, onde o mesmo foi substituído, sendo removido o assoalho de madeira e substituído por porcelanato, o mesmo ficou mais claro eliminado a cor escura do piso e das paredes. O Salão Social está pronto esperando os associados.

CAMPING

Permanece em atividade o Camping de Cidreira, acolhendo os associados e seus dependentes, para desfrutar da praia ou de um bom descanso.

SEDE CAMPESTRE

A Sede Campestre com suas piscinas, continua aberta à espera dos associados, a mesma funciona o ano todo.

FUTEBOL DE SALÃO

A ASMC possui a cancha de futebol de salão, construída na Sede Campestre de Nova Santa Rita, estamos a procura de um profissional que faça a pintura e a demarcação do piso, contato: (51)996521861 ou e-mail: firmo@asmc.com.br Canoas, 08.03.19


10

Canoas, 15 a 21 de março de 2019

Variedades

AGENDA TRADICIONALISTA Olegar Lopes, tradicionalista - olegar.tradicionalista@yahoo.com.br

Danças gaúchas de volta a Farroupilha Após 22 anos a cidade de Farroupilha volta a sediar um grande festival de danças tradicionais gaúchas, o VI Fegadan e V Fegachula, a serem realizados dias 12 e 13 de outubro do corrente ano. Foi definido pelo MTG que sua realização será na cidade de Farroupilha que já foi palco do maior festival de danças gaúcha, o FEGART. O VI Fegadan, festival que levará de volta as danças gaúchas para Farroupilha, será realizado no Ginásio Esportivo Cinquentenário, local que

foi palco de memoráveis conquistas de grupos de danças como os CTG Sentinela da Querência e Piá do Sul, Santa Maria, CTG Aldeia dos Anjos, Gravataí, CTG Porteira Velha, Novo Hamburgo, CTG Brazão do Rio Grande, Canoas e tantos outros grupos de danças cujas torcidas vibravam nas arquibancadas do Ginásio Cinquentenário. Para algumas entidades tradicionalistas, como o CTG Brazão do Rio Grande, será o retorno ao palco de memoráveis

conquistas - o grupo de danças do Brazão será talvez o único grupo que retornará ao velho palco. Dos grupos que participavam do Fegart só o Brazão optou por participar do Fegadan – indumentária e coreografia de danças diferente dos festivais Enart e Fegart - tanto que a partir de 1994 o Brazão se afastou dos palcos de danças estilo Enart. Redigindo esse texto veio a minha memória recordações dos bons tempos das noitadas no acampamento no Estádio

das Castanheiras junto ao ginásio. Mais tarde, quando o Brasil de Farroupilha passou a disputar a segunda divisão do campeonato gaúcho, o acampamento foi transferido para um local em declive onde era muito difícil para montar as barracas, porém os churrascos, a cerveja, a roda de chimarrão, gaita e violão tornava tudo mais fácil. Por cerca de dez anos o mês de novembro era aguardado com grande expectativa e o grupo de danças do Brazão estava sempre lá.

Restaurante e Café Amadeu agora com Buffet de Sorvetes! Av. Victor Barreto 2648 | Centro | Canoas / RS Telefone: (51) 3031. 3220

LITERATURA Coluna aberta

Divulgue seu trabalho literário aqui Ligue 99191-6722 ou 3472-3022

“DESCORTINANDO NOMES” Este é um livro que foi produzido para – conforme sua autora – resgatar os nomes das instituições escolares de nosso município, “em geral, bem como as outras escolas municipais de educação de Canoas não contempladas nesta minha iniciativa, busquem elaborar e manter seus próprios registros de modo que não percam o conhecimento de suas origens e trajetória”. A obra, focada no ensino fundamental, é uma pedra, se não fundamental, é insubstituível na construção de uma memória. Em seu intento de valorizar a Educação, a autora nos remete a São Francisco de Assis, que disse “Tudo que aprendemos é uma gota daquilo que imaginamos seja o oceano”. Um excelente trabalho de Iria M. Urnau.

Meu Porongo Romeu Pires Vaz Porongo que me acompanhas / em todas as lides da vida... / Oh! Minha cuida querida, / das histórias de galpão! / Porongo, meu velho amigo, / Viverás sempre comigo; / porque conservas

em teu bojo / todo o precioso apojo / das lendas da tradição... / Porongo, foste tratado / com toda a dedicação! / Por isso, teu chimarrão, / esse teu amargo trago, / tem o sabor e a essência / das vitórias da querência / na formação deste pago... (Jornal O Momento, 20 outubro 1956).

DICA DE CINEMA Cinderela Pop Cintia Dorella (Maisa Silva) é uma adolescente que descobre uma traição no casamento dos pais. Descrente no amor, ela vai morar na casa da tia e passa a trabalhar como DJ, se tornando a Cinderela Pop. Mas ela não esperava que um príncipe encantado pudesse fazê-la se apaixonar.

Cinemark Canoas Shopping (14 a 20 de março de 2019)

HORÁRIOS Cinderela Pop 13h10 - 15h30 - 17h50* *Ses Ter Qua Sex Sáb Dom A Maldição da Freira 20h25* DUB **Seg Ter Qua Sex Sáb Dom A Caminho de Casa 13h45 - 16h15 - 18h50 - 21h15* DUB **Seg Ter Qua Sex Sáb Dom O Parque dos Sonhos 14h00* DUB *Sáb Dom Sai de Baixo - O Filme 14h00* DUB - 12h00** *Seg Ter Qua Sex **Sáb Dom A Morte Te Dá Parabéns 2 22h30* DUB *Seg Ter Qua Sex Sáb Dom Alita: Anjo de Combate 22h20* DUB *Seg Ter Qua Sex Sáb Dom Como Treinar o Seu Dragão 3 11h50 - 14h40 - 17h10* DUB 14h40 - 17h10** DUB *Sáb Dom **Seg Ter Qua Sex

Capitã Marvel Sala 02: 13h00 - 15h50 - 18h40* DUB 3D Sala 02: 21h30** LEG 3D Sala 02: 13h00 - 15h50 - 18h40 - 21h30*** DUB 3D Sala 02: 15h50 - 18h40 - 21h30**** DUB 3D Sala 02: 13h00 - 15h50***** DUB Sala 02: 18h40****** DUB 3D Sala 04: 19h45******* DUB Sala 06: 14h30 - 17h20 - 20h10******** DUB Sala 06: 11h45 - 14h30 - 17h20 - 20h10 22h50********* DUB Sala 06: 11h45 - 14h30 - 17h20 20h10********** DUB Sala 07: 15h10 - 18h00 - 20h50*********** DUB 3D Sala 07: 12h20************ DUB * Sex ** Ter Sex *** Sáb Dom **** Seg Qua ***** Ter ****** Ter ******* Seg Ter Qua Sex Sáb Dom ******** Seg Ter Qua Sex ********* Sáb ********** Dom *********** Seg Ter Qua Sex Sáb Dom ************ Sáb Dom


A 23 16 DE DE FEVEREIRO FEVEREIRO DE DE 2017 2017 II VARIEDADES VARIEDADES II O O TIMONEIRO TIMONEIRO II 11 11 A

Geral

Canoas, 15 a 21 de março de 2019

Terceira empresa é instalada no Parque Canoas de Inovação A história história de de Canoas, Canoas, mês mês a a mês mês A

11

CANOAS, 17 10 A A 23 16 DE DE FEVEREIRO FEVEREIRO DE DE 2017 2017 II VARIEDADES VARIEDADES II O O TIMONEIRO TIMONEIRO II 11 11 CANOAS,

NOTÍCIAS RÁPIDAS

JUNHO, 1984 MAIO O arquiteto Luiz Gerchman, já falecido, serviu por No dia 12 de maio de 1934, o general José Antônio muitos anos à Prefeitura de Canoas, 1964. Flores da Cunha, que governou o RS,a partir eleito de pela Asmemória da cidade Destacou-se por sua disposição ao trabalho pesado, sembleia Legislativa até 1937, esteve em Canoas por Canoas é a única cidade do Estado que possui junto atempo, subordinados. EmLeopoldo nosso caderno especial, da breve indo a São para inaugurar "a um currículo específico para a Língua Brasileira ediçãodecom que comemoramos nossos anos de funfaixa cimento” da ligação com Porto18 Alegre, depois memória da cidade O iníciopela das obras de mais duas empresas está previsto para abril de Sinais (Libras). Elaboradas em 2018, as compecompletada avenida Vitornosso Barreto, construída pela O casal Filomene Nienow Meidação, Gerchman interpretou passado e projetou comunidade Foi armadoMiranda um coreto tências e habilidades estão descritas no Referencial nosso futuro:canoense. relles - Nemézio dena praça São“Quem Luiz (nome depois trocado para Praça da Bandeira), Curricular de Canoas, aprovado pelo Conselho Muviu em 1972, na primeira página da Folha 70 colaboradores, mas a da capacidade de inovaMeirelles dançando (um bolero?), eficaz o nosso processo Voltada ao mercado O casal Filomene Nienow Meide onde o general proferiu seu discurso, após ter sido nicipal de Educação. O documento, inclusive, serve da Tarde, uma foto de um trem ligando Canoas à Porto durante uma festa na cidade. Ela de produção. Agora, em expectativa é de que noção e a criação de uma automotivo e com um inrelles - Nemézio Miranda de saudado pelo professor Thiago Matheus Würth, diretor de referência para os professores da rede pública. Alegre, declarava que era e hoje a realidade 2sonho milapós metros quadravestimento de aproximaviveu de 1913 a 2012, dedicar do Instituto Pestalozzi e um pela menina Ivone Endres, vas vagas sejam geradas marca regional reconheMeirelles dançando (um bolero?), A implementação nova base ocorre a aídamente está.do A própria alteração centro urbano nestes dez com o crescimento da cida internacionalmente aluna "Grupo Escolar" que finalizou sua oração dos, vamos estabelecer R$a6vida milhões, todaaàdo assistência social. duranteda uma festa nacurricular cidade. Ela partir de 2020. anos com TCS, Calçadão, é impossível de ser freada”. O implorando ao "Deus de bondade e misericórdia" pela processos e linhas de empresa. por sua competência na empresa fabricante Ele viveu de 1913 a 2011, dediviveu de 1913 a 2012, após dedicar felicidade "decando-se nosso interventor". 0teremos general secretário dos Transportes também a criação de produção, pois Planejado para apoiar geração de bens e servidos produtos FKS digníssimo Alarà política, ao previa esporte, ao a vida toda à assistência social. agradeceu a homenagem de suas “patrícias e patrícios" centros comerciais secundários, ao espaço redor das estações mais para proo desenvolvimento susços intensivos em conhemes e Acessórios, entrou jornalismo e à literatura. Ele viveu de 1913 a 2011, dedisalientando que bem pouco teria feito "por este belo do trazendo vantagens às populações dos tentável e socialmente cimento. O diferencial do nosso traemTrensurb, operação segundacando-se à política, ao esporte, ao recanto do Riona Grande", mas fissionalizar prometeu terosua atenção bairros, que não mais se deslocar centro responsável, o PCI con- PCI é a conexão, integrabalho”, comenta. Atual-feira, 11, no Parque Ca- subúrbio jornalismo e à literatura. "voltada para este já precisarão hoje de PortoaoAlegre, para lazer, etc.conta Contribui onde vive uma médicas, população laboriosa, orientada por com sen- tribuirá para a ampliação ção e disseminação do mente, a TCS noasconsultas de Inovação (PCI).compras, A comissão especial que trata do transporte paraInstalada isto,que o transporte, cada dia mais oneroso em relatimentos elevam e alevantam". conhecimento científico, no bairro público de Canoas convidou o secretário de Transção ao salário. “Outro de interrogação, salienta (Este fato está contido, com fotos, no lº Vinicius Thormann do desenvolvimento de Fátima há mais de ponto 20 inclusive portes e Mobilidade, Ademir Zanetti a prestar volume da obra - Anatomia uma Cidade", Gerchman, para "Canpo o futuro será, sem de dúvida, a pressa tecnologias, da prática da anos, a empresa canoesclarecimentos sobre a situação, tendo em vista de Antônio Jesusdo Pfeil). para a ocupação 2º aDistrito, devido sua proximidade inovação e de captação de ense é a terceira se as constantes reclamações dos usuários A comissão com o Pólo oportunidades. instalar no Petroquímico, PCI. O pre- facilidade de acesso a ter deverá, também, promover reunião com represenproporcionalmente suas terras baratas”. Como pontos Ainda em abril de sidente da TCS, Sérgio memória da cidade tantes da Vicasa/Sogal. positivos, numera o crescimento de uma consciência 2019, está previsto o Mallmann, enxerga na Maçonaria ecológica e um interesse pelo Plano ques e dirigentes do Boa Futebol Clube,Diretor, que não começo de obras para nova sede umaVista possiANO 1961 deve ocorrer somente através de técnicos e sim defenm pé, da bilidade esquerda para a direita: técnico Pitel, de maiscraques duas e dirigentes do Boa Vista Futebol Clube, de crescimenNo gramado do Fiateci,instalação em Porto Alegre, dido pelaVanderlei população. Maria, Manoel, Dorneles (destaque empresas: Digistar e Victo e profissionalização. fundado para defender a vila Rio Branco. Em pé, da esquerda para a direita: técnico Pitel, rdem: Júlio, Oscar,limitados Roberão,pelo Luiz, Norberto, tum. As cinco indústrias “Éramos Juca, João Luiz, Beto, Jaci, madrinha Edi, Maria, Manoel, Vanderlei Dorneles (destaque As ruas do Centro da cidade passarão a ter vias ivo do fotógrafo Toninho Silva). da primeira fase devem espaço antiga Em seufísico livroda “Grau do Aprendiz e seus mistérios”, de equipe) e Roni. Agachados, na mesma ordem: Júlio, Oscar, Roberão, Luiz, Norberto, com sentido único. A mudança será comunicada Maçonaria gerare ao todo em- do fotógrafo Toninho Silva). empresa. Não conseguíJorge Adoum afirma que ser maçom é ser iluminado, radicionalista massagista Frederico, Beto Lori. (Do530 arquivo antes de efetivada. Comerciantes e empreendeseguidor do caminho da Verdade e da Virtude, “fazendo pregos. amos organizar de modo Agenda tradicionalista dores da região Central da cidade conheceram delas carne de sua carne, sangue de seu sangue, vida de sua vida”. Iluminado é quem recebeu luz ou iluminação; na segunda-feira, 11, a proposta de alteração do queEm atingiu o verdadeiro conhesentido de fluxo de ruas da região. O encontro foi certoa perfeição degrau daespiritual, escada que devemos vencer, cimento. Quem alcança esse patamar está habilitado a promovido pelo secretário de Indústria, Comércio pedimosOque a Grande Luz nos mostre o caminho reto, de Desenvolvimento Econômico negócios. A expectativa é de que mais empresas conhecer a secretário Verdade, que nos tornará livres conforme São radicionalista e Desenvolvimento, Rodrigo Battistella, com a preque é(SMDE), trilhado pelos32.que são disse: reservados, constantes e João, cap. 8, vers. Porém, a liberdade está condiAirton Souza, “Com nossos incenvenham se instalar no município, isso porque conAgenda tradicionalista sença da administração municipal e da Secretaria trabalhadores. cionada pelo dever de praticar a Verdade. Praticando-a,e tamos com dois parques industriais. Além do PCI, tivos fiscais, investimentos em infraestrutura colegas detransformando trabalho. Foram 18 anos de aprendiopes* estaremos de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A reserva, discrição, nos prepara para a manutenção o mundo. apoio aos empresários e muito indústrias, estamos zado e exemplos que serão úteis paraCristo o nos o Jorge Lanner também está recebendo melhorias Olegar Lopes* colegas de trabalho. Foram 18 anos de aprendiMas, o que éé auma Verdade, a mesma que Jesus do segredo, que garantia da pureza, da integridade destacando como cidade atrativa para novos e o edital para os lotes será lançado em breve”. tempo desinais, vida que meuma resta. evis- veio zado e exemplos que serão muito úteis para o testemunhar? Ele mesmo, Cristo, que “A de nossos costumes e palavras quedisse só a nós inteTemos que ter consciência de que não somos ente Verdade O escritor Rubem Alves declarou em entrevis- tempo de vida que me resta. vem do céu”, daí ser obvia a impossibilidade ressam; como certos códigos interessam a outros. “Em eternos e que nãosegura, vamos levar nada a eter- da ncia de uma definição assim apara duplicação de Temos que ter consciência de que não somos ta a um jornal que essa moda do politicamente muitas lojas alemãs, uma chave decomo marfim fazia parte divulgação dever de persegui-la, nossas eternos e que não vamos levar nada para a etercorreto não lhe agrada. No caso, com referência nidade, vamos sim deixarsempre muitassubmetendo coisas, ruins ados nosso indumentária maçônica de cada irmão, para lembrar-lhe pesquisas. opes* à Moral e àque Razão. vamos sim deixardamuitas coisas, ruins da à idade das pessoas, cujos termos considerados nidade, ou boas, depende do fizemos durante nossa os a conclusões Os reajustes no preço passagem unitária pesquisas. Lopes* que devia encerrar e ocultar em seu coração os 2017 Já o tema para a Semana Farroupilha A Virtude pode, também, ser definida como asegredos “dispoboas, depende do que fizemos durante nossa politicamente corretos quando nos Olegar referimos a ou Por esse motivo procurei no trabalho -é lhor vida. Trensurb, quepara alterou de R$ 3,30 para R$ 4,20, Já oPor tema a Semana Farroupilha da Maçonaria”. (Nicola Aslan, no- seu Grande no de sição constante de praticar orevolucionários bem eser evitar o mal”. Temos “Farroupilhas, idealistas, eDicionário fazeesse motivo procurei no trabalho2017 - pasé pessoas de uma certa idade são idoso, melhor vida. onde mostramos quem somos ético, honesto ente saram a valer na última quarta-feira, 13. Com isso, Os dois temas para serem trabalhados no ano de “Farroupilhas, idealistas, revolucionários e fazeFortaleza, Enciclopédico de(Temperança, Maçonaria Simbologia, vol. IV).e ados virtudes decardeais história”, vai nortearepalestras e oPrudência desfile mostramos quem somos - ser ético, honesto idade ou terceira idade. A moda do politicamente onde edores de bom coração. ntenA Coragem e a Sabedoria ocupavam os lugares 2017 pelas entidades tradicionalistas aprovados odevalor da passagem do metrô-ônibus de história”, vai nortear palestras e(integração) o desfile Observe-se queinteressados manter segredo, campo bom coração. correto condena chamar alguém de velho, enten- edores m de Justiça); temático. Os vão mormente encontrar no vasto , por da Fortaleza e da Prudência. E temos as Virtudes Teodurante 65º Congresso Tradicionalista, além de subiu de R$ 7,37 para R$ 8,18. desconto tarifário vasto dendo que essa palavra seja ofensiva. Pois eu, por temático. Os interessados vão Oencontrar do conhecimento, éaaté benéfico para os curiosos; aquilo , são logais 29ª (Fé, FECARS lves, material literário respeito do assunto. Esperança e Caridade). ricos em conteúdos para serem trabalhados, são é de 6% na integração (a tarifa total sem o benefício 29ª FECARS pensar da mesma forma que pensa Rubem Alves, material literário a respeito do assunto. nada custa não tem valor... Festa Campeira do Rio Grande do Sul sou queA São dois temas recomendo nãomoral) só aos como tra- a Podemos elegerque a Fortaleza (força Campeira do Rio Grande do Sul prefiro me chamem de velho. Penso que sou de fácilque interpretação. éA deFesta R$ 8,70). São dois temas que recomendo não só aos traAinda nomais mesmo degrau da escada, precisamos (Fecars) ainda énos nova, 29 gaúchos anos - sua primeira 47 – virtude que capacita a perseguir a Verdade, dicionalistas, mas a todos que de uma Na manhã da quarta-feira, 13, recebemos em nossa (Fecars) ainda é nova, 29 anos sua primeira velho e porque não, antigo. O tema anual “Resgatando o legado de 47 – dicionalistas, mas a todos gaúchos que de uma aprimorar espécie deano audição moral, paraquem escutar a edição foiuma realizada no de 1988. Idealizada que constantemente. (Sócrates). Oito” forma ou outra tenham interesse em saber foioutra realizada no ano de 1988. Idealizada ‘quase’ e sentir que edição redação Mário Dhein, presidente do Conselho Munici70Por anosme daconsiderar Chama Crioula e ovelho Grupo dos Oito” forma ou tenham interesse em saber quem “voz da consciência”, para nos arrependermos pelo catarinense com coração gaúcho, Frontelmo ara o chamada avid somos e de onde viemos: “não sabe para ondeGeral vai da pelo catarinense com coração gaúcho, Frontelmo venho perdendo as vitalidades essenciais para o pal de Saúde; Eloir Antonio Vial, Coordenador remete à chegada dos restos mortais de David somos e de onde viemos: “não sabe para onde vai Machado, se tornou o maior evento do campei15, denão alguma cometida. (Sócrates). s de logo quem sabefalta de onde veio”. se tornou o maior trabalho diário, na Alegre última no quarta-feira, dia 15, VII Conferência Municipal de Saúde; e Janete Flores, Canabarro a Porto início do mês de Machado, quem não sabe de onde veio”.evento do campeirismo gaúcho. ee dejoencerrei atividades Adjunta do evento. Os será organizadores setembrominhas de 1947, com o profissionais recrutamentoque de dejo- rismo gaúcho. Promovido pelo MTG, o EMPREGO evento realidos Coordenadora ABANDONO DE Promovido pelo MTG, oParadis, evento no será realisempenhei por quase 18 anos na Associação dos para ”Tradicionalista é aquele que usa a tradição Moradores do loteamento EDITAL DE LEILÃO da Conferência, que mote PADILHA ”Democracia vens cavaleiros pelo jovem Paixão- no Côrtes para zado dias 16, 18tem e 19como de março, na cidade ximo zado ”Tradicionalista é aquele que usa anaGuajuviras, tradição COMÉRCIO DE 17, ARMARINHOS MENDES LTDA,e dias 16, 17, 18 e 19 de março, cidade Servidores Municipais de Canoas próximo oades do de EDITAL DE 1a. e 2a. PRAÇA INTIMAÇÃO 2ª. VARA CÍVELMateus – COMARCA como seu rumo, seu EDireito norte.” contarão com a seu expansão do itinerário da Linha 3 inscrita no CNPJ: 16.619.960/0001-74, estabelecida na Rua Saúde: Saúde como e Consolidação e FinanRolante, no Parque Municipal Vitor acompanhar os restos mortais de Canabarro do como seu rumo, norte.” de Rolante, no Parque Municipal Vitor Mateus dia 6 de abril completaria 18 anos de atividades DE CANOAS Prazo de: 20 dias. Natureza: Despejo – Falta de Pagamento: ação Teixeira, 54B, S/N 008/1.07.0012181-0 LOTE 5,campeira Guajuviras, RS,dsolicita otambém compaHércules,sede em campeira dois quilômetros acrescidos por viae Laçadores sede doCanoas, Piquete ciamento do SUS”, trouxeram informações aeroporto até odacemitério Processo: (CNJ: 0121811-97.2007.8.21.0008). Exedo Piquete de Laçadores na sede social ASMC. da Santa Casa, ação Teixeira, recimento da funcionária RUTHISIMEIA MARIA DE SENNA, de bem Três quente: SUCESSÃO DE ALFREDO FERNANDO LEMOS, SUCESSÃO DE onsgem, contemplando novos pontos de parada, partinEstâncias – RSdas RSpré-Conferências, – 239, KM 63. que ocorrerão de Vou Paixão surgir odescanso Grupo dos Oito, bem Três Estâncias – RS RS – 239, KM 63. sobre a realização paraque umfez merecido com a cons8029034SCHIAVON, série: 030/RS. A mesma comparece ao ADAIR JACQUES ANA MARIA ROMEROnão SCHIAVON Executado: . Os CTPS: grato sidade La Salle Canoas (Av. Vitor Barreto, 2288). O do da rótula da Avenida Imigrantes, no bairro São como atranquila Primeirado Ronda a Chamae Crioula. Os nos dias 16,e23 e 30 de março. ciência deverecumprido muito grato Sandro Pugliesi Outros. trabalho desde 07/01/2017. O Não comparecimento no prazo Tradicionalista olegar.tradicionalista@yahoo.com irmo para de Datas: 1a. Praça 23/03/2017 2ª. Praça 06/04/2017 Horário: 14:00 h. LOCAL: evento é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde Tradicionalista olegar.tradicionalista@yahoo.com José, seguindo pela Avenida Hispânica, até o Macro com a diretoria, em especial presidente interessados encontrarão umaovasto campoFirmo para A sétima edição da Conferência Municipal Saúde 48 horas caracterizará abandono de emprego de conforme FORO DA COMARCA DE- olegar.tradicionalista@yahoo.com CANOAS/RS – RUA LENINE NEQUETE, 60 2º. ão e artigo Tradicionalista Farias dos Santos, conselheiros da associação e Tradicionalista olegar.tradicionalista@yahoo.com e pelo Ministério da Saúde. 482, letradia I da6 CLT. Quarteirão 4, na -Estrada do Nazário. ocorrerá no de abril, das 8hs às 18hs, na UniverANDAR. Porto Alegre, 17 de Fevereiro de 2017. OBJETO:. A Exma Sra. Dra. Juiza de Direito, da 2ª. Vara Cível da Comarca

Libras nas escolas

Transporte Público

A Verdade e a Virtude

Silêncio e segredo e velho, eu: 29ª Fecars

‘‘

ara a Semana upilha 2017

Nova Santa Rita

O quase velho, eu: ou a 29ª Fecars

Tema para a Semana FarroupilhaReajuste 2017 no metrô

VII Conferência Municipal de Saúde de Canoas

Guajuviras

de Canoas/RS, autoriza o Sr. José Luis Santayana, Leiloeiro Oficial Mat. 201/2004, a vender em Praça Pública na forma do Art. 686 e seguintes CPC no dia 23 de março de 2017 às 14:00 h., no Átrio do Foro Central da Cidade de Canoas/RS o bem abaixo descrito, penhorado de Simone Pugliesi, no processo de execução movido pela SUCESSÃO DE ALFREDO FERNANDO LEMOS E SUCESSÃO DE ADAIR JACQUES SCHIAVON e ANA MARIA ROMERO SCHIAVON. DESCRIÇÃO DO BEM – APARTAMENTO RESIDENCIAL, 203, do Edifício Condomínio Edifício Karine, sito na rua Emboabas, 339 na cidade de Canoas/RS, localizado no segundo ou terceiroDigestiva andar , de frente, Gastroenterologia e pavimento Endoscopia possuindo área real privativa Cremers de (82,91m2), conforme matrícula de nr. 34.172 18980 RI da cidade de Canoas/RS. Valor de avaliação R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) dez/2015. Comissão do leiloeiro 10% sobre o valor de AtendeouConvênios IPE,Não Caixa Federal, arrematação, remissão adjudicação. havendo licitantes, dito bem será levado a segunda praça, pela melhor oferta, desde que não seja preço Unimed, Fassem e Particulares vil, no dia 06 de abril de 2017, na mesma hora e local, ficando intimados pelo presente edital os executados, Sandro Pugliesi e Outros, caso se encontrem em lugar incerto e não sabido, ou não venham a serem localizados pelo oficial Rua deCONSULTÓRIO: justiça. Canoas/RS, 127dePovos, janeiro200/401 de 2017. - Canoas - F: 3466-9124

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva Cremers 18980

Atende Convênios IPE, Caixa Federal, Unimed, Fassem e Particulares

jds.adv@hotmail.com Cel.: (51) 99113.4943 Rua Anita Garibaldi, nº 3466-9124 235 - Centro CONSULTÓRIO: Rua 7 Povos, 200/401 - Canoas - F: Canoas/RS - CEP: 92.010-100


12

Canoas, 15 a 21 de março de 2019

            Eventos Diversos: Brinquedos infláveis, mateadas gratuitas, restaurante, praça de alimentação, confraria NSR, Grupo Jaspeiros, ONG Amigo dos Peludos, Grupo Jipeiros Bloqueados do Sul. Programação acesse: www.novasantarita.rs.gov.br

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Prêmio Picucha Milanez 2019 O Legislativo canoense realizou no dia 12 de março a entrega do Prêmio Picucha Milanez, concedido a mulheres que se destacam em suas åreas de atuação. Foram 11 homenageadas na cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

AgnĂŞs de Lourdes Lazaron (indicada pela bancada do PTB)

Renata Alves

Ana Rigo (indicada pela bancada do MDB)

(indicada pela bancada do PV)

Dione Moura da Silva (indicada pela bancada do Progressistas)

Rosalina de Lourdes Machazescky

(indicada pela bancada do PPS)

Maria Joeci Sperk (indicada pela bancada do PDT)

Rosane Rodrigues

(indicada pela bancada do PRB)

Marlise de Gregori Pozzatti (indicada pela bancada do PSD)

Sarita Silva Costa

(indicada pela bancada do Solidariedade)

Narenir Coreti Marcelino Ilha (indicada pela bancada do PT)

Zaira de FĂĄtima Ribas da Silva

(indicada pela bancada do PCdoB)

Profile for O Timoneiro

Edicao 2852  

Edicao 2852  

Advertisement