Page 1

RECEITAS


BOLINHAS DE ALHEIRA   

Doses: 6 pessoas

Refeição Entradas e Petiscos Grau de Dificuldade Fácil Custo da Refeição Económica Tempo Confeção: 20 minutos

Ingredientes  3 alheiras  1 maçã reineta  1 ovo  2 colheres (sopa) de salsa picada  Pão ralado para passar  Óleo para fritar

Modo de Preparação 1. Retire a pele às alheiras, coloque-as numa tigela e desfaça-as. Descasque e lave a maçã, corte-a em cubos muito pequenos e adicione-os à alheira. 2. Junte depois um ovo e a salsa picada e envolva muito bem. Faça bolinhas a gosto e passe-as por pão ralado. Leve-as depois ao congelador para ficarem congeladas. 3. Numa frigideira aqueça óleo em abundância, retire as bolinhas do congelador e frite-as no óleo bem quente. Depois retire e sirva a gosto.


ARROZ DE BORREGO   

Refeição Carnes Grau de Dificuldade Fácil Custo da Refeição Médio

Doses 5 Pessoas

Tempo Confeção 1 Hora e 15 Minutos

Ingredientes  1,200 kg de carne de borrego com osso para guisar  150 g de presunto  500 g de arroz vaporizado  1 cenoura  4 cebolas  3 dentes de alho  6 colheres (sopa) de azeite  2 colheres (chá) de açafrão em pó  2 raminhos de hortelã  1 folha de louro  Sumo de 1 limão  Sal e pimenta q.b. Modo de Preparação 1. Deite o borrego numa panela de pressão, junte 1 dente de alho, 1 cebola e a cenoura, tudo descascado e cortado em pedaços, tempere com sal e pimenta e adicione um raminho de hortelã. Cubra com água, feche, leve ao lume e deixe ferver durante cerca de 30 minutos. Retire, liberte a pressão, deixe arrefecer e corte a carne em pedaços pequenos rejeitando os ossos. Coe o caldo da cozedura, deite num tacho, acrescente água se necessário para obter 1,2 L e leve ao lume para aquecer. 2. Descasque o resto dos alhos e das cebolas, pique finamente os alhos, corte as cebolas em meias luas finas, deite para um tacho, junte 3 colheres (sopa) do azeite e a folha de louro, tempere com um pouco de sal, leve ao lume brando e deixe refogar cerca de 15 minutos, mexendo regularmente. 3. Leve um tacho largo ao lume brando com o resto do azeite, junte o presunto cortado em cubos pequenos e deixe cozinhar 10 minutos, mexendo regularmente. Adicione o açafrão e o arroz, deixe cozinhar 5 minutos mexendo de vez em quando, junte então o caldo quente, aumente o lume, mexa e deixe levantar fervura. Depois tape, reduza o lume e deixe cozinhar durante 10 minutos. Desligue o lume, deixe repousar tapado 10 minutos e passe depois um garfo para soltar o arroz. 4. Misture o borrego com a cebolada que preparou, o outro raminho de hortelã picado e o sumo de limão e retifique os temperos. Num tabuleiro de louça ou de barro, disponha metade do arroz, espalhe por cima a mistura do borrego e cubra com o resto do arroz. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante cerca de 10 minutos, retire e sirva decorado a gosto.


BACALHAU FRITO REGIONAL   

Refeição Peixes Grau de Dificuldade Fácil Custo da Refeição Médio

Doses: 4 Pessoas

Tempo Confeção: 40 Minutos + Tempo para demolhar

Ingredientes  4 postas de bacalhau  800 g de batatas  2 cebolas  3 dentes de alho  1 dl de polpa de tomate  2 dl de azeite  2 colheres (sopa) de vinagre  1 folha de louro  Azeitonas q.b.  Coentros q.b.  Sal e pimenta q.b.  Farinha para passar  Óleo para fritar Modo de Preparação 1. Demolhe atempadamente as postas de bacalhau em água. No dia, seque-as com um pano de cozinha e reserve-as. 2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Descasque e lave as batatas, corte-as em gomos, leve-os a fritar em óleo e depois escorra-os. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, passe as postas de bacalhau por farinha, junte-as à frigideira e deixe-as fritar de ambos os lados. Retire e reserve o bacalhau. 3. Rejeite metade do azeite da frigideira, adicione a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar até que tudo fique douradinho. Junte depois a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta, deixe refogar mais um pouco até que fique macio, regue com o vinagre, envolva e deixe ferver. Adicione novamente o bacalhau, envolva, retire do lume, coloque numa travessa, junte as batatas fritas, decore com azeitonas e coentros picados e sirva.


FRANGO MOLHO DE LIMÃO   

Refeição Carnes Grau de Dificuldade Fácil Custo da Refeição Económico

Doses: 5 Pessoas

Tempo Confeção: 1 Hora

Ingredientes  1 kg de coxas de frango 

2 dentes de alho

200 g de maionese

100 g de queijo mozzarela ralado

2 dl de sumo de limão

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Papel de alumínio

Modo de Preparação 1. Para preparar esta receita de frango, comece por ligar o forno a 180 graus. Tempere as coxas de frango com sal, pimenta e os alhos picados e deite para um tabuleiro de louça ou pirex. 2. Numa tigela, misture o sumo de limão com a maionese, deite sobre o frango, cubra com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno durante 40 minutos. 3. Retire depois o papel de alumínio, espalhe em cima o queijo mozzarella ralado e leve de novo ao forno até ficar douradinho. Retire do forno e sirva quente, polvilhado com salsa picada e acompanhado com arroz branco e salada.


CHEESECAKE DE COCO E CHOCOLATE   

Refeição Doces e Sobremesas Grau de Dificuldade Médio Custo da Refeição Médio

Doses: 12 pessoas

Tempo Confeção: 1h

Ingredientes  400 g bolachas de coco  200 g chocolate tablete  200 g queijo creme  150 g açúcar  100 g coco ralado  100 g Manteiga  100 g de queijo ricota  7 folhas gelatina  3 dl de natas  1 dl de leite  1 pacote de leite de coco Modo de Preparação 1. Triture as bolachas, coloque-as numa tigela e adicione a manteiga previamente derretida e amasse tudo. 2. Forre uma forma de fundo amovível com a mistura da bolacha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Depois, retire e deixe arrefecer. 3. Numa tigela, bata bem as natas, incorpore o açúcar e bata mais um pouco. Junte os queijos e mexa bem. Derreta as folhas de gelatina previamente demolhadas e envolva no preparado com o leite de coco, misture tudo. 4. Coloque metade da mistura na forma e leve ao frio por 30 minutos. Retire, espalhe por cima o chocolate derretido em banho-maria, junte-lhe o leite e leve ao frio mais 15 minutos. 5. Retire novamente e adicione o resto do preparado, alise e leve ao frio por 30 minutos. Por fim, desenforme e cubra com coco ralado.


DOCE MARAVILHA   

Doses: 6 Pessoas

Refeição Doces e Sobremesas Grau de Dificuldade Fácil Custo da Refeição Económico

Tempo Confeção: 35 Minutos

Ingredientes:           

200 g de bolachas Maria 150 g de açúcar 40 g de farinha maisena 1 lata de leite condensado 7 dl de leite 4 dl de natas frescas 6 gemas 2 casquinhas de limão 1 pau de canela Granulado de chocolate para polvilhar

Modo de Preparação 1. Deite o leite num tacho, junte o leite condensado, as cascas de limão e o pau de canela e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. 2. Numa tigela, misture as gemas com a farinha maisena e junte depois o preparado do leite, em fio e mexendo sempre. Verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, rejeite as cascas de limão e o pau de canela, deite numa tigela e mexa. 3. Numa taça funda, disponha camadas alternadas do creme e das bolachas, sendo que a última camada deve ser de creme e deixe arrefecer. Bata as natas em chantilly firme, adicionando o açúcar aos poucos e batendo sempre muito bem. Disponha por cima, polvilhe com granulado de chocolate e sirva decorado a gosto.

Livro receitas  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you