Page 1

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL GUAร‡U EMBALAGENS 2012

uaรงu embalagens


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVO ÍNDICE MANUAL DE IDENTIDADE 03 APRESENTAÇÃO 04 MARCA 05 VERSÕES DA MARCA 06 GRADE DE CONSTRUÇÃO DA MARCA 07 GRADE DE CONSTRUÇÃO DO SÍMBOLO 08 APLICAÇÕES DA MARCA 09 PALETA DE CORES 10 VERSÕES POSITIVA E NEGATIVA 11 VERSÕES PB E ESCALA DE CINZA 12 APLICAÇÃO EM FUNDOS COLORIDOS 13 LIMITE DE REDUÇÃO DA MARCA 14 ÁREA DE PROTEÇÃO 15 PADRÃO TIPOGRÁFICO 16 ELEMENTOS DE GRAFISMO 17 PROPORÇÃO ÀUREA 18 PAPELARIA | CARTÃO DE VISITA 19 PAPELARIA | PAPEL DE CARTA 20 PAPELARIA | ENVELOPE OFICIO 1 21 PAPELARIA | ENVELOPE OFICIO 2 22 PAPELARIA | NOTA FISCAL 23 UNIFORME | CAMISA POLO 24 UNIFORME | CAMISA E CAMISETA 25 UNIFORME | CAMISA FÁBRICA 26 UNIFORME | JAQUETA ESCRITÓRIO 27 UNIFORME | CAMISA SOCIAL 28 FROTA DE CARROS 29

DESENVOLVIDO POR ODBO COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA AUTOR DO PROJETO: OTÁVIO BUENO - DESIGNER GRÁFICO A REPRODUÇÃO INTEGRAL OU PARCIAL DESTE MANUAL SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR É PROIBIDA. 2012 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


O QUE É IDENTIDADE VISUAL Identidade Visual é o conjunto dos elementos gráficos que representam determinada instituição, produto ou serviço. Compreende todo e qualquer material gráfico tangível ou não que possua a imagem institucional. O uso correto da Identidade Visual garante a unidade da instituição e elimina ruídos na comunicação. O QUE É UM MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL A normalização e a aplicação da Identidade Visual são feitas através de uma manual que organiza os elementos institucionais, especificando formatos, cores e regras que orientam todas as manifestações visuais da instituição. O manual é uma referência imediata para utilização da marca e seu correto uso garante uma comunicação eficiente com o publico e a criação de uma marca forte. A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL A Identidade Visual é o maior patrimônio da instituição. Ela é responsável pela identificação da instituição em qualquer meio de aplicação. Sua fixação na mente dos clientes se faz através da uniformidade das aplicações. A uniformidade sugere força, organização, competência, profissionalismo, dentre outros valores que nos tempos atuais e com o mercado cada vez mais competitivo são essenciais. COMO USAR Para o uso de qualquer material que contenha a marca ou forneça suporte para a instituição deve-se seguir atentamente as regras contidas neste manual de Identidade Visual. Embora algumas aplicações não estejam previstas, as mesmas encontram-se previamente orientadas. Em caso de dúvida entre em contato com a ODBO e obtenha as orientações necessárias.

OBJETIVOS DA IDENTIDADE VISUAL Estabelecer um panorama completo sobre a imagem institucional. Normalização do uso e disposição dos elementos institucionais. Estabelecer padrões gráficos para uso nas mais diversas mídias. Fornecer medidas precisas para a construção dos elementos institucionais. Orientar parceiros sobre a importância da Identidade e sua uniformidade. BENEFÍCIOS DO USO CORRETO DA IDENTIDADE VISUAL Imagem institucional preservada. Reconhecimento da instituição. Clareza e objetividade na comunicação da instituição. O VALOR DA MARCA “Marca é a soma intangível dos atributos de um produto ou empresa: seu nome, embalagem, preço, história, reputação e a maneira como eles são promovidos. A marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam, assim como sua própria experiência pessoal”. STRUNCK, Gilberto Luiz O ser humano não consome coisas, mas símbolos, somos educados para procurar o que está na moda, imitamos o comportamento dos que são chamados de “formadores de opinião”, assim, para firmar-se no mercado, uma marca deve fazer parte da personalidade de quem a consome, proporcionando ao seu possuidor as três principais conquistas: Vendas, lealdade do consumidor e lucro.

COM ESTE MANUAL É FORNECIDO UM CD. NELE VOCÊ ENCONTRARÁ TODAS AS VERSÕES DA MARCA, PARA AS APLICAÇÕES NOS MAIS DIVERSOS FORMATOS. 03


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

APRESENTAÇÃO

Agora a Guaçu Embalagens adota uma nova identidade visual para a sua marca.

uaçu embalagens

Para uma marca sobreviver ao passar dos anos é fundamental que a empresa procure modernizarse não só em aspectos tecnológicos, mas também na sua comunicação visual. A melhor forma de mostrar isso ao público consumidor é através do design. Considerada um dos maiores patrimônios de uma empresa, a marca deve ter um posicionamento consolidado, sendo fator chave para que se mantenha num mercado cada vez mais cheio de informação. Neste contexto, comunicar-se de forma clara e interativa com o consumidor faz toda a diferença.

Seu novo logotipo traz em sua forma um dinamismo que alinhado a tipografia moderna, manifesta os conceitos de precisão, solidez e leveza. A nova identidade visual atinge desde materiais gráficos, uniformes utilizados por funcionários, veículos, até as fachadas das unidades. Essa mudança será de forma gradual, de forma que a marca Guaçu Embalagens consolide-se cada vez mais no competitivo mercado de embalagens de papelão.

Com essa idéia, a Guaçu Embalagens a partir de agora adota uma nova identidade visual. 04


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Buscando o sucesso da marca Guacu Embalagens no mercado, bem como a expressão visual do seu profissionalismo e a qualidade de seus produtos, apresento-lhes sua Identidade Visual. Simplicidade, precisão e clareza são os princípios que elegi para reger toda a identidade, portanto o comprometimento para com as normas padrão de uso de cada elemento institucional é fundamental para garantir o sucesso da marca e tudo que ela representa.

MARCA

Este manual é uma publicação direcionada à todos os profissionais ligados, direta ou indiretamente, à qualquer produção visual da marca Guaçu Embalagens.

OTÁVIO BUENO DESIGNER GRÁFICO ODBO COMUNICAÇÃO E MARKETING 05


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

VERSÕES DA MARCA

Versão 01

Versão 02

06


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

GRADE DE CONSTRUÇÃO

79°

uaçu embalagens

Para garantir o posicionamento consistente de cada um dos elementos que constituem a marca Guaçu Embalagens, desenvolvemos uma grade que assegura a perfeita reprodução e aplicação da marca em qualquer tipo de suporte.

A utilização da grade é essencial para o alinhamento da tipografia e dos elementos gráficos que compõem a marca, e também para a manutenção das proporções, espaços e medidas de sua composição.

No diagrama, o módulo principal x constitui a base da grade, juntamente com a sua subdivisão, formada pelo módulo ½ x. 07


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

GRADE DE CONSTRUÇÃO DO SÍMBOLO

50,000mm

50º

29 mm

130º

25mm 01mm 130º

50º

01mm

Escala 1:1

50mm

50º

29mm

130º

25mm

130º

50º

01mm

Escala 2:1

08


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

APLICAÇÕES DA MARCA

Versão 01

uaçu embalagens

Versão 02

uaçu embalagens Versão 03

uaçu embalagens

Foram desenvolvidas três versões para a aplicação do logotipo Guaçu Embalagens. A primeira foi desenvolvida com um suave gradiente no símbolo, o que confere à marca mais movimento e deve ser a usada em situações onde o sistema de impressão é controlado e confiável.

A segunda foi desenvolvida com o mesmo efeito gradiente, porém sem as sombras e deve ser usada em situações que não permitem o uso de retículas. A terceira versão foi elaborada com cores chapadas, e deve ser usada em sistemas de impressão onde as retículas ficam proibidas ou não sejam justificáveis. 09


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

PALETA DE CORES

PANTONE

PANTONE 446 C

PALETA CMYK

0 0 0 90

PALETA RGB

65 65 65

A cor, como um componente fundamental na identidade visual de uma marca, deve ser sempre utilizada de maneira correta e consistente. Porém, são admitidas algumas variações de acordo com as técnicas de reprodução. A marca Guaçu Embalagens possui 4 cores padrões.

A versão quadricromia (CMYK) acima serve para orientar a correta aplicação dessas cores em impressões, tornando-as um meio rápido e eficaz de reconhecimento visual.

10


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

CMYK

uaçu embalagens

Pantone

uaçu embalagens

Para melhor visualização e impressão do logotipo em peças com limitações de cores, foram desenvolvidas versões positiva e

VERSÕES POSITIVA E NEGATIVA

CMYK

uaçu embalagens

Pantone

uaçu embalagens

negativa coloridas, onde deve se aplicar a melhor versão de acordo com as limitações de impressão. 11


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

PB

uaçu embalagens

Escala de Cinza

uaçu embalagens

A versão preta e branca e escala de cinza deve ser utilizada sempre na cor preta, sendo aplicada naquelas situações em que as limitações de reprodução impeçam outra alternativa.

VERSÕES PB E ESCALA DE CINZA

PB

uaçu embalagens

Escala de Cinza

uaçu embalagens

Admite-se, excepcionalmente, a utilização de outra cor se esta for a única cor no processo de impressão.

12


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

APLICAÇÃO EM FUNDOS COLORIDOS

uaçu embalagens

uaçu embalagens

uaçu embalagens

uaçu embalagens

Com o objetivo de proporcionar maior impacto visual na comunicação, o logotipo pode ser aplicado sobre fundos coloridos.

Contudo, algumas precauções especiais devem ser tomadas a fim de garantir destaque da marca sobre o fundo. 13


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

LIMITE DE REDUÇÃO

2,5 cm

uaçu embalagens

uaçu embalagens ATENÇÃO Redução ou ampliação da marca devem ser feitos proporcionalmente no eixo diagonal. Não é permitido esticar ou encolher a marca na horizontal ou vertical.

O limite de redução da marca determina o tamanho mínimo ao qual o logotipo poderá ser reduzido, a fim de assegurar sua visualização e perfeita legibilidade.

No caso do logotipo da Guaçu Embalagens este limite será de 2,5 cm.

14


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

ÁREA DE PROTEÇÃO

X

uaçu embalagens

X

X

X

X

uaçu embalagens X

X

X

Para assegurar a legibilidade do logotipo, foi definida uma área mínima de proteção para evitar a proximidade de qualquer elemento estranho ao logotipo, como textos ou ilustrações.

X

Essa área é definida através da largura ‘X’ estabelecida de acordo com o tamanho da aplicação da marca. Isso permite uma aplicação legível do logotipo sem nenhum ruído visual. 15


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Felbridge STD Bold Italic | 10pt

PADRÃO TIPOGRÁFICO

Felbridge STD | 10pt

CAIXA ALTA

CAIXA ALTA

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

CAIXA BAIXA

CAIXA BAIXA

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

NÚMEROS

NÚMEROS

1234567890

1234567890

CARACTERES ESPECIAIS

CARACTERES ESPECIAIS

»‘’!@#$%¨&*()_-+=¬´`[]{}ªº^~:;?/,.

»‘’!@#$%¨&*()_-+=¬´`[]{}ªº^~:;?/,.

Felbridge STD Ligth | 10pt

Felbridge STD Bold | 10pt

CAIXA ALTA

CAIXA ALTA

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

CAIXA BAIXA

CAIXA BAIXA

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

NÚMEROS

NÚMEROS

1234567890

1234567890

CARACTERES ESPECIAIS

CARACTERES ESPECIAIS

»‘’!@#$%¨&*()_-+=¬´`[]{}ªº^~:;?/,.

»‘’!@#$%¨&*()_-+=¬´`[]{}ªº^~:;?/,.

Felbridge STD Italic | 10pt

Felbridge Ex Bold | 10pt

CAIXA ALTA

CAIXA ALTA

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

CAIXA BAIXA

CAIXA BAIXA

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

NÚMEROS

NÚMEROS

1234567890

1234567890

CARACTERES ESPECIAIS

CARACTERES ESPECIAIS

»‘’!@#$%¨&*()_-+=¬´`[]{}ªº^~:;?/,.

»‘’!@#$%¨&*()_-+=¬´`[]{}ªº^~:;?/,.

A tipografia é outro componente imprescindível em uma identidade visual. Seu uso correto garante eficiência na comunicação e fortalece a unidade visual. Objetivando criar uma aparência consistente e facilmente identificável, foi

selecionada como padrão gráfico a família de tipos “Felbridge”. A “Feldridge” é uma fonte moderna e de boa legibilidade, conferindo qualidade em todas as comunicações. 16


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

PAPELARIA CARTÃO DE VISITA

Frente 5 mm

Nome Sobrenome

Nome Sobrenome

Cargo C. 19 0123 4567 nome@guacu.com.br

Cargo C. 19 0123 4567 nome@guacu.com.br T. 19 3868 3000 F. 19 3868 3070 www.guacu.com.br SIG 0800 119 361

T. 19 3868 3000 F. 19 3868 3070 www.guacu.com.br SIG 0800 119 361

Rua Pedro Beni, 486 Centro | Estiva Gerbi | SP CEP 13857-000

Rua Pedro Beni, 486 Centro | Estiva Gerbi | SP CEP 13857-000

Verso

Verso

Marcação para aplicação de verniz UV Nome Sobrenome Cargo C. 19 0123 4567 nome@guacu.com.br T. 19 3868 3000 F. 19 3868 3070 www.guacu.com.br SIG 0800 119 361 Rua Pedro Beni, 486 Centro | Estiva Gerbi | SP CEP 13857-000

Os cartões devem ser impressos em papel couchê 250g/m² com o tamanho 50 x 80 mm, no sistema de 4 cores (CMYK). Para um visual melhor finalizado, os cartões devem também fazer o uso de laminação fosca e verniz de

reserva nos 2 lados dos cartões. Arquivos de arte-final dos cartões de visita, podem ser encontrados no CD ou solicitados à equipe da ODBO. 17


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

PROPORÇÃO ÁUREA

18


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Rua Pedro Beni, 486 | Centro | Estiva Gerbi | SP | CEP 13857-000 T. 19 3868 3000 | F. 19 3868 3070 | SIG 0800 119 361

Os papéis de carta devem ser impressos em papel offset 90g/m² com o tamanho de 210 x 297 mm, no sistema de 3 cores (Pantone).

PAPELARIA PAPEL DE CARTA

www.guacu.com.br

Arquivos de arte-final do papel de carta, podem ser encontrados no CD ou solicitados à equipe da ODBO. 19


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

PAPELARIA ENVELOPE OFÍCIO 1

Modelo 363 x 260 mm

Rua Pedro Beni, 486 | Centro | Estiva Gerbi | SP | CEP 13857-000 | T. 19 3868 3000 | F. 19 3868 3070 | SIG 0800 119 361

Os papéis de carta devem ser impressos em papel offset 90g/m² com o tamanho de 363 x 260 mm, no sistema de 3 cores (Pantone).

www.guacu.com.br

Arquivos de arte-final do papel de carta, podem ser encontrados no CD ou solicitados à equipe da ODBO. 20


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

PAPELARIA ENVELOPE OFÍCIO 2

Modelo 250 x 185 mm

Rua Pedro Beni, 486 | Centro | Estiva Gerbi | SP | CEP 13857-000 | T. 19 3868 3000 | F. 19 3868 3070 | SIG 0800 119 361

Os papéis de carta devem ser impressos em papel offset 90g/m² com o tamanho de 250 x 185 mm, no sistema de 3 cores (Pantone).

www.guacu.com.br

Arquivos de arte-final do papel de carta, podem ser encontrados no CD ou solicitados à equipe da ODBO. 21


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

PAPELARIA NOTA FISCAL

uaรงu embalagens

22


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

UNIFORME CAMISETA ESCRITÓRIO

WWW.GUACU.COM.BR

WWW.GUACU.COM.BR

Camiseta polo escritório. Modelo masculino e feminino. 23


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

UNIFORME CAMISA E CAMISETA

WWW.GUACU.COM.BR

Camisa social escrit贸rio modelo masculino. Camiseta comum gola careca modelo masculino e feminino. 24


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

UNIFORME CAMISA FÁBRICA

BRIGADA DE INCÊNDIO

Camisão gola italiana modelo masculino e feminino. 25


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

UNIFORME JAQUETA ESCRITÓRIO

Jaqueta escritório modelo masculino. 26


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

UNIFORME CAMISA SOCIAL PORTARIA

Camisa social laranja com o logotipo bordado na versรฃo negativa branca. Gravata na cor chumbo e calรงa social na cor preta. 27


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

A fim de garantir à marca um destaque visual, foi elaborado o símbolo que será usado como elemento gráfico. Esse padrão deve ser usado junto com a marca em

ELEMENTO DE GRAFISMO

situações onde ela tem um tamanho reduzido, assegurando assim destaque no elemento principal que compõe o logotipo. 28


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVO

FROTA DE CARROS

uaçu embalagens www.guacuembalagens.com.br

uaçu embalagens

www.guacuembalagens.com.br

A frota é um eficiente meio de comunicação e, portanto, deve seguir o padrão aqui estabelecido para assegurar e reforçar a identidade visual. Optamos por um padrão visual discreto, assegurando para a marca destaque e seriedade. Os elementos aqui apresentados podem sofrer pequenas

alterações dependendo do modelo e do uso específico para o veículo. Casos não contidos nesse manual devem ser estudados separadamente.

29


Manual Guaçu embalagens  

MAnual da marca, branding