Page 1

Temporada 2017 Sala SĂŁo Paulo


Concertos | Datas 1º Semestre 11 de março sábado | 21h

08 de abril sábado | 21h

10 de junho sábado | 21h

2º Semestre 02 de setembro sábado | 21h

07 de outubro sábado | 21h

11 de novembro sábado | 21h

09 de dezembro sábado | 21h

Sala São Paulo Praça Júlio Prestes, 16 São Paulo | SP Contato OSUSP Rua do Anfiteatro, 197 Favo 16 - Colmeia Cidade Universitária São Paulo | SP CEP 05508-060 Tel 11 3091 3000 sinfonica@usp.br www.usp.br/osusp

2


Orquestra Sinfônica da USP A OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP desempenha relevante papel na Extensão Universitária por meio de sua temporada de concertos na Sala São Paulo, apresentações em Unidades de Ensino e Institutos Especializados nos vários campi da capital e do interior e projetos educacionais. A USP apoia e se orgulha das atividades de sua Orquestra Sinfônica. É com alegria que divulgamos a temporada 2017 de concertos na Sala São Paulo. Prof. Dr. Marcelo de Andrade Roméro Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária

Fundada em 1975, a OSUSP teve como regentes titulares Camargo Guarnieri (1975-1993), Ronaldo Bologna (1993 a 2001), Carlos Moreno (2002 a 2008) e Lígia Amadio (2009 a 2011). Nestes 40 anos de existência, realizou excursão pela Alemanha, lançou oito CDs, organizou concursos de composição, participou de montagens de ópera e se apresentou com regentes e solistas de renome internacional como o tenor José Carreras, o violinista Schlomo Mintz e os pianistas Arnaldo Cohen, Yara Bernette, Roberto Szidon e Ingrid Haebler. Sua temporada anual consiste em apresentações regulares em diferentes salas de concerto e nos diversos campi da USP. Em 2006 recebeu o Prêmio Carlos Gomes de “Melhor Orquestra do Ano”. A OSUSP é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e tem como objetivos principais divulgar a música sinfônica e camerística, inovar em propostas educacionais e artísticas, estimular a formação de público e, sobretudo, promover a interação entre o saber produzido na Universidade e a sociedade.

3


Temporada 2017 A temporada de concertos 2017 da OSUSP na Sala São Paulo compreende sete apresentações. A abertura, em março, fica a cargo do maestro americano Kenneth Kiesler, com um expressivo repertório sinfônico, que inclui a Sinfonia nº 4 de Schumann. O inglês Kirk Trevor é o responsável pelo concerto de abril, que tem como destaque o Trio Kim, composto por irmãs coreanas, que executarão o Concerto Tríplice de Beethoven. Em junho a orquestra receberá o jovem maestro Marcelo Lehninger, que tem desenvolvido brilhante carreira internacional e terá como solista Sônia Goulart, sua mãe e uma das mais conceituadas pianistas brasileiras. Em setembro Fábio Mechetti, regente titular e diretor artístico da Filarmônica de Minas Gerais, terá como solista a pianista uzbeque Anna Malikova, que executará o Concerto nº2 de Saint-Säens. Em outubro a OSUSP será dirigida por Lígia Amadio, que foi titular da orquestra entre 2009 e 2011 e contará com o solo de um dos melhores clarinetista do país, Luis Eugênio Afonso “Montanha”, professor do Departamento de Música da ECA-USP. Em novembro será a vez do britânico Neil Thomson, com programa arrojado, que inclui o concerto para dois pianos de Poulenc, com Cristian Budu e Leonardo Hilsdorf, e uma Sinfonia de Berwald. Finalmente em dezembro, haverá o encontro de quatro dos mais importantes grupos musicais da Universidade: a OSUSP, a OCAM – Orquestra de Câmera da Universidade de São Paulo, o CORALUSP e o Coro de Câmera do Departamento de Música, regidos pelo maestro Gil Jardim. Todos compartilharão o palco com um repertório que celebra a música na Universidade de São Paulo, com obras do primeiro regente titular da orquestra, Camargo Guarnieri, do fundador de ambos conjuntos sinfônicos, maestro e professor Olivier Toni e do saudoso professor de composição do Departamento de Música da ECA-USP, Gilberto Mendes. Além dos concertos na Sala São Paulo, a OSUSP realizará apresentações no auditório do CDI – Centro de Difusão Internacional da USP, em Unidades de Ensino e Institutos Especializados da Cidade Universitária e de outros campi, assim como em teatros de São Paulo. Esperamos contar com a presença de todos nos concertos desta temporada.

Prof. Dr. Eduardo Monteiro Diretor da OSUSP

4


Programa dos Concertos 11 de Março | sábado, às 21h GIOACCHINO ROSSINI (1792-1868)

Abertura Il Turco in Italia (1814)

9 min

ALBERTO GINASTERA (1916-1983)

Variaciones Concertantes Op.23 (1953)

21 min

ROBERT SCHUMANN (1810-1856)

Sinfonia nº 4 em Ré Menor Op.120 (1841) I. II. III. IV.

29 min

Ziemlich langsam - Lebhaft Romanze: Ziemlich langsam Scherzo: Lebhaft Langsam - Lebhaft

Kenneth Kiesler |regência O maestro americano Kenneth Kiesler foi regente da Orquestra Sinfônica de Illinois, fundador da Orquestra de Câmara e do Coro Sinfônico do mesmo estado, Diretor Musical da Sinfônica de New Hampshire e da Orquestra de Santa Cecilia. Já regeu as Sinfônicas de Chicago, Nacional, Utah, Detroit, Nova Jersey, Flórida, Indianápolis, São Paulo, Jerusalém, Haifa, Osaka, Porto Rico, Daejeon, Pusan , Hang Zhou, Memphis, San Diego, dentre outras. Sua gravação de L’Orestie, de Milhaud, lançada pela Naxos em 2014, foi nomeada para um GRAMMY. Seus mentores incluem Carlo Maria Giulini, Fiora Contino, Júlio Herford, Erich Leinsdorf, John Nelson e James Wimer. Atualmente reside em Ann Arbor, onde lidera o programa de orquestra na Universidade de Michigan.

5

Programação sujeita a alterações


Programa dos Concertos 8 de Abril | sábado, às 21h DOMENICO CIMAROSA (1749-1801)

Abertura Il Matrimonio Segreto (1792)

6 min

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)

Concerto para Violino, Violoncelo, Piano e Orquestra em Dó Maior Op.56 (1804) I. Allegro II. Largo III. Rondo alla Polacca

RICHARD WAGNER (1813-1883)

Idílio de Siegfried WWV103 (1870)

18 min

AARON COPLAND (1900-1990)

Appalachian Spring Suite (1944)

Programação sujeita a alterações

6

23 min

33 min


Kirk Trevor | regência O maestro inglês Kirk Trevor, diretor da Orquestra Sinfônica de Knoxville (1985-2003), da Orquestra de Câmera de Indianapolis (desde 1988) e da Sinfônica de Missouri (desde 2000), já se apresentou com mais de quarenta orquestras em doze países. Trevor é um dos regentes que mais realizou gravações na última década, com mais de 50 títulos de música contemporânea americana com a Orquestra Sinfônica da Rádio Eslovaca e outros vinte para selos como EMI, Koch, Albany, Fatra, Cristal e Carlton Classics. É hoje um dos principais professores de regência no mundo. Sua formação se deu na Guildhall School of Music de Londres, graduando-se em regência e violoncelo.

Na-Young Kim | piano Tae-Hyun Kim | violino Ji-Yeon Kim | violoncelo O Kim Trio foi formado em 2000 pelas irmãs coreanas Nayoung Kim (piano), Taehyun Kim (violino) e Jiyeon Kim (violoncelo). Receberam orientação na Sun-Hwa e Ye-Won Arts School em Seul e prosseguiram os estudos em Viena, Hanover, Berlim, Oslo e Hamburgo. O Trio já realizou turnês pela Austrália, Áustria, Alemanha, Itália, Brasil, Noruega, Coréia e gravações para as rádios NDR, NRK, RBB e ABC. É vencedor de vários concursos e prêmios internacionais, como o Prêmio Felix Mendelssohn da Fundação “Preußischer Kulturbesitz” de Berlim.

7

Programação sujeita a alterações


Programa dos Concertos 10 de Junho | sábado, às 21 MAURICE RAVEL (1875-1937)

Pavane pour une infante défunte (1899)

7 min

FREDERIC CHOPIN (1810-1849)

Concerto para Piano nº 2 em Fá Menor Op.21 (1830) I. Maestoso II. Larghetto III. Allegro vivace

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)

Sinfonia nº 5 em Dó menor Op.67 (1808) I. II. III. IV.

Allegro con brio Andante con moto Scherzo: Allegro Allegro

Programação sujeita a alterações

8

34 min

32 min


Marcelo Lehninger | regência Marcelo Lehninger, um dos regentes brasileiros de maior destaque no momento, é diretor musical da Sinfônica de Grand Rapids. Foi assistente de James Levine na Sinfônica de Boston e de Kurt Masur nas Orquestras Nacional de França (durante residência no Musikverein), Gewandhaus de Leipzig e Filarmônica de Nova York. Já regeu as principais orquestras norte-americanas e brasileiras, assim como as Sinfônicas de Sydney, Melbourne, Toledo, Toronto, Winnipeg, Kitchener-Waterloo, Calgary, Lucerna, Deutsches Symphonie-Orchester; Filarmônicas da Eslovena e da Radio France; Orquestra de Câmara de Lausanne e Nacional de França. Além de piano e violino, estudou regência com Harold Farberman e composição com Laurence Wallach. Seus mentores incluem Kurt Masur, Leonard Slatkin e Roberto Tibiriçá. É filho da pianista Sônia Goulart e do violinista Erich Lehninger. Sonia Goulart | piano Considerada uma das mais prestigiadas pianistas brasileiras, Sônia Goulart é detentora de mais de trinta prêmios nacionais e internacionais, incluindo o 1o lugar no Concurso da Televisão de Frankfurt e prêmio no Concurso Busoni. Residiu na Europa por oito anos, quando se aperfeiçoou com Bruno Seidlhofer, Karl Engel e Stefan Askenase. Fez também cursos com Carlo Zecchi e Jacob Sak. Atuou com regentes como Rumpf, Conz, Bagnoli, Prohaska, Reichert, Sarmientos, Spierman, Aeschbacher, Blech e Gunzenhauser. Doutora em Música pela Escola Superior de Música e Teatro de Hannover, é Professora Titular da Escola de Música da UFRJ.

9

Programação sujeita a alterações


Programa dos Concertos 2 de Setembro | sábado, às 21h WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)

Serenata nº 9 em Ré Maior K.320 “Posthorn” (1779)

40 min

I. Adagio maestoso-Allegro con spirito II. Allegretto III. Andante grazioso IV. Allegro ma non troppo V. Andantino VI. Menuetto VII. Presto

CAMILLE SAINT-SAËNS (1835-1921)

Concerto nº 2 para Piano e Orquestra em Sol Menor Op.22 (1868) I. Andante sostenuto II. Allegro scherzando III. Presto

SERGE PROKOFIEV (1891-1953)

Sinfonia nº 1 Op.25 “Clássica” (1917) I. II. III. IV.

Allegro Larghetto Non troppo alegro Molto vivace

Programação sujeita a alterações

10

15 min

24 min


Fabio Mechetti | regência Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Minas de Gerais desde sua criação em 2008. Foi também Regente Titular das Orquestras Sinfônicas de Jacksonville, Syracuse, Spokane, da qual é Regente Emérito, e da Filarmônica da Malásia. Antes disso foi regente associado de Mstislav Rostropovich na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e Regente Residente da Orquestra Sinfônica de San Diego. Tem dirigido as mais importantes orquestras americanas e brasileiras. Já se apresentou no México, Espanha, Uruguai, Venezuela, Japão, Escócia, Nova Zelândia, Canadá, Dinamarca e Suécia.

Anna Malikova | piano Anna Malikova nasceu no Uzbequistão, onde recebeu suas primeiras aulas de piano. Posteriormente estudou na Escola de Música Central e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, com Lev Naumov, graduando-se em 1991. Mais tarde, foi professora nesse mesmo Conservatório por muitos anos. Sua carreira teve início na antiga União Soviética. É detentora de prêmios em importantes concursos como Oslo, Varsóvia (Concurso Chopin) e Sydney, mas a partir do 1º lugar no Concurso ARD de Munique, obteve grande destaque no cenário internacional. Atualmente apresenta-se por toda a Europa, América do Sul e Oriente. Já lançou em CD importantes obras de Chopin, Schubert, Liszt, Shostakovich, Prokofiev, Soler e Scriabin. Como destaque, encontram-se os cinco concertos de SaintSaëns, com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Colônia e o Concerto nº 2 de Brahms com a Orquestra Filarmônica de Duisburg.

11

Programação sujeita a alterações


Programa dos Concertos 7 de Outubro | sábado, às 21h MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907-1993)

Abertura Concertante (1942)

12 min

AARON COPLAND (1900-1990)

Concerto para Clarinete e Orquestra de Cordas (1948) I. Slowly and expressively - Cadenza II. Rather fast

JOHANNES BRAHMS (1833-1897)

Sinfonia nº 1 em Dó Menor Op.68 (1877) I. II. III. IV.

Un poco sostenuto - Allegro Andante sostenuto Un poco allegretto e grazioso Adagio - Allegro non troppo, ma con brio

Programação sujeita a alterações

12

45 min

18 min


Ligia Amadio | regência Ligia Amadio volta à casa depois de ter sido regente titular da OSUSP de 2009 a 2011. Por seu desempenho na orquestra, ganhou o Prêmio Carlos Gomes de regência em 2012. É uma destacada regente brasileira, premiada no Concurso Internacional de Tóquio (1996) e no II Concurso Latino-Americano para Regentes de Orquestra, em Santiago (1998). Foi eleita Melhor Regente do Ano, em 2001, pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Esteve na Orquestra Sinfônica Nacional de 1996 a 2009. Nesse período, foi nomeada Cidadã Niteroiense em 2003. De 2000 a 2003, foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade de Cuyo. Também assumiu a direção artística da Orquestra Filarmônica de Mendoza (2010-2014), da Orquestra Filarmônica da Bogotá (2014) e regeu em 2016 a Orquestra Sinfônica de Santa Fe e Orquestra Filarmônica de Montevidéu. É Bacharel em Música pela USP e possui mestrado em Artes pela UNICAMP. Luis Afonso Montanha | clarinete e clarone Foi Primeiro Clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (1992 a 2014), integrou as Orquestras Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e Sinfônica de Campinas, dentre outras. Foi membro dos grupos: Camerata Aberta (Prêmios APCA 2010 e Bravo 2012), Opus Brasil Ensemble, Tetralogia e QuartaD. Integra o quinteto Sujeito a Guincho (Prêmio Eldorado de Música 1995 e Sharp 1997), o Duo Clarones e Quinteto Pierrot. Fez especialização em Clarinete/ Clarone no Conservatório de Rotterdam. É Doutor pela Unicamp e, desde 1992, professor do Departamento de Música da ECA-USP, do qual é o atual chefe. Atua como solista e camerista no Brasil, Europa e EUA, destacando-se estreias do repertório do Séc. XX e XXI para clarinete e clarone. Vencedor do Prêmio Eldorado de Música e do Prêmio Esso de Música (Holanda), dentre outros. É artista apoiado pela Selmer-Paris.

13

Programação sujeita a alterações


Programa dos Concertos 11 de Novembro | sábado, às 21h WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)

Sinfonia nº 32 em Sol Maior K.318 (1779)

9 min

I. Allegro spiritoso II. Andante III. Primo Tempo

FRANCIS POULENC (1899-1963)

Concerto para Dois Pianos e Orquestra em Ré Menor FP61 (1932)

20 min

I. Allegro ma non troppo II. Larghetto III. Allegro molto

FRANZ BERWALD (1796-1868)

Sinfonia nº 3 em Dó Maior “Singular” (1845)

29 min

I. Allegro fuocoso II. Adagio III. Presto

Neil Thomson | regência Neil Thomson é um dos mais respeitados e versáteis regentes britânicos de sua geração. Nascido em 1966, estudou com Norman Del Mar no Royal College of Music de Londres e mais tarde em Tanglewood com Leonard Bernstein e Kurt Sanderling. Regeu orquestras em todo o mundo, incluindo a Sinfônica e Filarmônica de Londres, a Philharmonia, Royal Scottish, Royal Liverpool, Royal Philharmonic, Sinfônicas da BBC, Israel, Porto, Omã, Aarhus, Filarmônica de Tóquio, Orquestra da WDR, Nacional da Lituânia, da Romena, OSESP, dentre outras. Desde 2014, é Diretor da Orquestra Filarmónica de Goiás. De 1992 a 2006 foi chefe do departamento de regência do Royal College of Music.

Programação sujeita a alterações

14


Leonardo Hilsdorf | piano Um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, Leonardo Hilsdorf vem se apresentando com sucesso no Brasil, Estados Unidos e Europa. Suas performances têm sido aclamadas como “fenomenal” (Fuldaer Zaetung, Alemanha) e “encantadora e magistral” (L’Independent, França). Foi vencedor de vários concursos internacionais. Em 2014, a renomada revista francesa Pianiste publicou seu CD de recital solo realizado na Salle Cortot de Paris. Já se apresentou com a Orquestra da Radio France, Royal de Wallonie, OSB e em recitais no Concertgebouw de Amsterdã, Flagey e Bozar em Bruxelas, Maison de la Radio em Paris, BeethovenHaus de Bonn e no Festival de Ravinia nos EUA. Teve como professores Eduardo Monteiro na USP, Wha Kyung Byun e Russell Sherman no New England Conservatory de Boston, Guigla Katsarava na École Normale de Paris, Caludio Martinez Mehner na Escola de Música de Colônia, na Alemanha e Maria João Pires na Capela Musical Rainha Elisabeth da Bélgica. Cristian Budu | piano “Um pianista impactantemente original, com uma maturidade e visão musical de dar inveja em colegas com dobro de sua idade” (Gramophone, 2016). Brasileiro de origem romena, Cristian Budu desponta como uma referência da música clássica no Brasil, por suas conquistas históricas e sua rica e peculiar personalidade artística. Tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concurso Internacional Clara Haskil na Suíça, considerado um dos mais importantes do mundo. Já se apresentou em Festivais na Europa e Estados Unidos e em salas como Jordan Hall, Liederhalle, Ateneu de Bucareste, Sala São Paulo, e à frente de orquestras como OSESP (2015, 2016, 2017), OSB, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Ermil Nichifor, Sinfônica de Lucerne, de Jerusalém, da Rádio de Stuttgart, do Paraná, Petrobrás Sinfônica, Filarmônica de Montevideo, de Minas Gerais, dentre outras. Em 2016, seu CD pelo selo Claves ganhou o “Editor’s Choice” da revista inglesa Gramophone e o “5-Diapasons” da revista francesa Diapason. Formado na USP na classe de Eduardo Monteiro, estudou com Wha-Kyung Byun no New England Conservatory de Boston.

15

Programação sujeita a alterações


Programa dos Concertos 9 de Dezembro | sábado, às 21h CAMARGO GUARNIERI (1907-1993)

Sinfonia nº 2 “Uirapuru” (1945) I. Enérgico II. Terno III. Festivo

30 min

OLIVIER TONI (1926)

Anunciação

6 min

GILBERTO MENDES (1922)

Alegres Trópicos. Um baile na Mata Atlântica (2006) 19 min

Orquestra de Câmara da ECA USP – OCAM CORALUSP Coro de Câmara do Departamento de Música da ECA-USP Gil Jardim | regência Gil Jardim iniciou seus estudos no Conservatório Musical de Santa Cecília. É docente do Departamento de Música da ECA-USP e, desde 2001, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (OCAM). Foi chefe deste Departamento entre 2006 e 2009, quando criou os Festivais Percussivo USP 2008, Ex Toto Corde (com Slomo Mintz), Festival Internacional de Violão Leo Brouwer e colaborou para a realização do 1º Simpósio Internacional Villa-Lobos (2009). Possui graduação (1983), mestrado (1992), doutorado (2002) e Livre-Docência (2005) pela Universidade de São Paulo. É autor do livro “O Estilo Antropofágico de Heitor Villa-Lobos” e teve seu CD “Villa-Lobos em Paris” agraciado com o “Diapason d’Or” e com o “Prime de Cultura” da revista Bravo (2006). Em 2008, realizou turnê nos EUA, com a Philarmonia Brasileira e o saxofonista Branford Marsalis. Em 2010 gravou o DVD Língua Mãe, com Naná Vasconcelos e a Sinfonia Monumental de Hamilton de Holanda. Em 2013 realizou turnê europeia com a Orchestra Haydn di Bolzano e Trento e em 2014 dirigiu a Indianápolis Chamber Orchestra e a Orquestra Sinfónica Nacional Juvenil do Peru.

Programação sujeita a alterações

16


Informações | Ingressos e Assinaturas Ingresso Avulso

Assinatura Anual 7 concertos

Balcão Mezanino......................... Camarote Mezanino..................... Platéia Central............................. Platéia Elevada............................ Camarote Superior....................... Balcão Superior........................... Coro............................................

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

70,00 55,00 45,00 40,00 25,00 20,00 30,00

Balcão Mezanino......................... R$ 455,00 Camarote Mezanino..................... R$ 350,00 Plateia Central............................. R$ 280,00 Plateia Elevada............................ R$ 245,00 Camarote Superior....................... R$ 140,00 Balcão Superior........................... R$ 105,00 Coro...................................... Não disponível

Assinatura 1º semestre

Assinatura 2º semestre

3 concertos Balcão Mezanino.................... R$ 202,50 Camarote Mezanino................ R$ 157,50 Plateia Central........................ R$ 127,50 Plateia Elevada....................... R$ 112,50 Camarote Superior.................. R$ 67,50 Balcão Superior....................... R$ 52,50 Coro................................. Não disponível

4 concertos Balcão Mezanino......................... R$ 268,00 Camarote Mezanino..................... R$ 208,00 Plateia Central............................. R$ 168,00 Plateia Elevada............................ R$ 148,00 Camarote Superior....................... R$ 88,00 Balcão Superior............................ R$ 68,00 Coro...................................... Não disponível

Período de renovação de assinaturas 13 a 24 de fevereiro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h Presencialmente em Rua do Anfiteatro, 197 - Favo 16 - Colmeia - Cidade Universitária São Paulo/SP | CEP: 05508-060 ou através do e-mail sinfonica.finan@usp.br. A partir de 25 de fevereiro, aquisição de assinaturas e compra de ingressos avulsos pelo site http://www.ingressorapido.com.br/ ou através do e-mail sinfonica.finan@usp.br. Funcionários da USP, aposentados, estudantes e docentes têm direito ao desconto de 50%, mediante apresentação de documento comprobatório. Os descontos não são cumulativos. Classificação etária recomendada: a partir de 7 anos.

17


Mapa de Assentos

18


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

CONSELHO DELIBERATIVO DA OSUSP

REITOR Prof. Dr. Marco Antonio Zago

Prof. Dr. Marcelo de Andrade Prof. Dr. Eduardo Henrique Soares Monteiro Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch Prof. Dr. Mario Ramos Francisco Junior Prof. Dr. Luis Antonio Eugênio Afonso Prof. Dr. Vinicius Pedrazzi Sr. Renato Kimachi Sr. Alexandre Xavier da Cunha Sr. Adriano de Castro Meyer Sr. Eric Alexander Klug Sr. Paulo Roberto Ferraz von Zuben Prof. Dr. Silvio Soares Macedo

VICE-REITOR Prof. Dr. Vahan Agopyan PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes PRÓ-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior PRÓ-REITOR DE PESQUISA Prof. Dr. José Eduardo Krieger PRÓ-REITORA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Prof. Dr. Marcelo de Andrade Roméro PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ-REITORA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Prof. Dr. Marcelo de Andrade Roméro PRÓ-REITORA ADJUNTA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Profa. Dra. Ana Cristina Limongi-França ASSESSORES TÉCNICOS DE GABINETE Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho Profa. Dra. Karin Regina Marins ASSISTENTE TÉCNICO DO GABINETE Cecilio de Souza CHEFE DA DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Michel Sitnik

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DIRETOR Prof. Dr. Eduardo Monteiro ASSISTENTE TÉCNICA DE DIREÇÃO Mariana Shinohara COPISTA E ARQUIVISTA MUSICAL Adriano de Castro Meyer TÉCNICOS PARA ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS Adail Fernandes Ana Clara Fonseca Renata Martins Sayegh AUXILIAR DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS Fábio Barbosa dos Santos INSPETOR Fábio Barbosa

ESTAGIÁRIOS Klinsman Franca Santana

CHEFE DA DIVISÃO ACADÊMICA Marina Santos de Carvalho

BOLSISTAS Carolina Paes de Barros Dayane Moraes Thainá Rocha da Silva

VIOLINOS II Nelson Rios | Chefe de Naipe Mayra Lima | Assistente Patrícia Casadei Ana Lúcia Danilovic Madoka Ikeya João Antônio Nogueira VIOLAS Estela Ortiz | Chefe de Naipe Gabriel Marin | Assistente Newton Carneiro Daniel Pires Everton de Souza Denise Fukuda VIOLONCELOS Julio Ortiz | Chefe de Naipe Sergio Freitas | Assistente Iberê Siqueira Vana Bock Eduardo Bello CONTRABAIXOS Alexandre Miranda | Chefe de Naipe Clovis Camargo | Assistente FLAUTAS Renato Kimachi Paula Vastano Manso

CLARINETAS Tiago Garcia Eduardo Stéfano Napolitano FAGOTES José Eduardo Flores Mariana Bergsten

LIVRETO TEMPORADA 2017 ARTE E PROJETO GRÁFICO Rafael Jun Abe

VIOLINOS I Cláudio Micheletti | Spalla Simplício Soares | Concertino Ricardo Takahashi Alexandre Cunha Karen Hanai Pedro Juliano Delarole Daniel Moreira

OBOÉS Matheus Minczuk Gizele Guimarães Sales Cardoso

MONTADORA Marcela Fernandes

CHEFE DA DIVISÃO DE AÇÃO CULTURAL Margarete Ramos

CHEFE DA DIVISÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Valdir Previde

MÚSICOS EFETIVOS

TROMPETES Luciano Melo Amarildo Nascimento TROMBONES Carlos Tadeu Émerson Teixeira TÍMPANOS Leopoldo Prado

Créditos das imagens: Anna Malikova - Site Oficial: www.malikova.com. Acesso em jan. 2017 Cristian Budu - Site Oficial: www.cristianbudu.com/photos. Acesso em jan. 2017 Fabio Machetti - Divulgação. culturafm.cmais.com.br/arquivo-vivo/ orquestra-filarmonica-de-minas-gerais-e-fabio-mechetti. Acesso jan. 2017 Gil Jardim - Site Oficial da OCAM. www.ocam.usp.br/maestro-giljardim/ Acesso jan. 2017 Kenneth Kiersler - Site Oficial: www.kennethkiesler.com/photos Acesso jan. 2017 Kim Trio - Site Oficial: kimtrio.com/ Acesso jan. 2017 Kirk Trevor - Missouri Simphony Society: mosymphonysociety.org/ kirk-trevor/ [cortesia de Roman Ferstl: http://www.naxos.com/person/ Kirk_Trevor/31667.html] Acesso jan. 2017

Leonardo Hilsdorf - Site Oficial: www.leonardohilsdorf.com/contact Acesso jan. 2017 Ligia Amadio - Site Oficial: ligiaamadio.net/a/photos/ Acesso jan. 2017 Luis Antonio Eugênio - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens. Fonte: Jornal da USP - jornal.usp.br/cultura/professores-do-departamentode-musica-promovem-concerto-aberto/ Acesso jan. 2017 Marcelo Lehninger - Foto: Michael Lutch. Fonte: http://www. marcelolehninger.com/photos-high-resolution.php Acesso jan. 2017 Neil Thomson - http://www.artematriz.com.br/index. php?option=com_jartists&view=artist&id=92:neil-thomson&lang=en Acesso jan. 2017 Sonia Goulart - http://www.jb.com.br/sol-maior/noticias/2013/01/29/ conversando-com-a-pianista-sonia-goulart/ Acesso jan. 2017

19


Realização

Apoio

OSUSP - Temporada 2017  

Livreto com informações sobre a temporada de concertos na Sala São Paulo.

Advertisement