Issuu on Google+


Passe livre para universitários Universitários dos programas do Governo Federal de cotas ou Programa Universidade para Todos (ProUni) foram beneficiados com o passe livre. Decreto da Prefeitura do Rio também ampliou a gratuidade nos ônibus do município para alunos do ensino fundamental e ensino médio da rede pública.

MOBILIDADE Durante sua gestão como secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Osorio foi responsável pela implantação do novo sistema viário e de mobilidade urbana na cidade para viabilizar as obras de revitaização da Zona Portuária e implantação de nova estrutura viária no Centro, além da expansão do sistema BRT e BRS. Conheça aqui como seu trabalho ficará para sempre marcado no coração da nossa cidade.

BRT Transcarioca O novo corredor de 39 km de extensão liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, passa por 27 bairros, conta com 47 estações e é o primeiro sistema de alta capacidade no sentido transversal da cidade. Com a inauguração do BRT Transcarioca, os passageiros têm redução do tempo de viagem em 60% do trajeto, permitindo também a integração aos outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da via.

ros e reduzindo o tempo de viagem de 220 mil passageiros. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, o corredor passa a ter 58 estações, incluindo os três terminais: Alvorada, Santa Cruz e Campo Grande.

Ônibus com ar-condicionado Visando melhorar o conforto e o bem-estar dos usuários, os novos coletivos comprados para a renovação da frota deverão entrar em circulação nas ruas do Rio de Janeiro equipados, obrigatoriamente, com arcondicionado, sem acréscimo de tarifa.

Futuro sobre trilhos O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que circulará no Centro e na Região Portuária, já é uma realidade para o Rio e não há nada parecido no País. Com previsão de inauguração em 2016, o projeto prevê seis linhas com 42 pontos, distribuídas por 28 km de vias. O bonde moderno será integrado ao metrô, trens metropolitanos, barcas, BRTs, rede de ônibus convencionais, Teleférico da Providência e ao Aeroporto Santos Dumont. Cada composição poderá transportar aproximadamente 400 passageiros e o intervalo entre os VLTs poderá ser reduzido a até três minutos, conforme a linha e horário do dia.

Corredores BRS Já são 37,9 km de faixas preferenciais de ônibus implantadas no Centro e nas zonas Norte e Sul que reduzem em 20% o tempo de viagem dos usuários. Os corredores

BRT Transoeste

BRS aumentam o conforto e a eficiência

Primeiro BRT da cidade, o corredor Tran-

transporte público. Os próximos corredores

soeste liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz.

que serão implantados serão BRS Botafogo

São 54 km de vias integrando nove bair-

– Humaitá e BRS Humaitá – Botafogo.

do sistema, reorganizando o trânsito e o


Reforço da sinalização viária

Cartão especial de estacionamento para deficientes físicos

Para viabilizar uma renovação urbana desta magnitude, outra preocupação foi o re-

O novo cartão de estacionamento para de-

forço da sinalização viária e o aumento do

ficientes físicos com dificuldade de loco-

número de agentes públicos atuando para

moção passa a ser aceito em todo o Bra-

orientar pedestres e motoristas. Também

sil e tem mais vantagens que o anterior. O

foi feita a implantação de placas e painéis

novo cartão não está mais vinculado a uma

eletrônicos para orientar motoristas e pe-

única placa de carro e passa a ter validade

destres durante as mudanças no trânsito.

de cinco anos, podendo ser revalidado.

Novas regras para os táxis

Operação Vaga para Todos

A atualização do Código Disciplinar de Táxi,

Realizada em diferentes shoppings da ci-

que data de 1970, permite maior controle

dade com o objetivo de fiscalizar o uso

e fiscalização do sistema, além de renova-

correto dos estacionamentos destinados a

ção da frota e do aumento da segurança

pessoas com deficiência que apresentam

dos usuários. Entre as principais mudanças

dificuldade de locomoção.

se destacam a modernização dos veículos,

Alterações no transporte escolar

maior qualificação dos taxistas, determinação de carga horária de trabalho, implantação de sistema GPS e atualização dos va-

Com o objetivo de garantir um transporte escolar melhor e mais eficiente, a Secretaria

lores das multas, entre outras.

Municipal de Transportes atualizou o Código Disciplinar que rege a categoria.

Reestruturação das linhas de ônibus Para a nova configuração viária foi necessário fazer a redistribuição das frotas de modo a interferir o mínimo possível na rotina dos cidadãos. Por isso, o sistema de linhas de ônibus que acessam o Centro foi reestruturado, adequando à oferta e demanda de passageiros.



Cartilha mobilidade (1)