O Sesimbrense - Edição 1159 - Fevereiro 2012

Page 1

ANO LXXXVI • N.º 1159 de 29 de Fevereiro de 2012 • 1,00 € • Taxa Paga • Bonfim • Setúbal - Portugal (Autorizado a circular em invólucro de plástico Aut. DE00752012GSCLS/SNC)

Carnaval quente em tempo frio

© João Augusto Aldeia

Sesimbra festejou o Carnaval com as habituais e diversificadas manifestações de cégadas, cavalhadas, bailes e desfiles de rua. Embora com alguma diminuição de visitantes, nenhuma destas manifestações perdeu o habitual brilho: as ruas de Sesimbra encheram-se, quer para os grandes desfiles de escolas de samba e blocos, nas tardes de Domingo e Terça-Feira, quer para a informal animação de rua durante as noites, com grupos de mascarados a circular entre os locais de dança e convívio. Mas não foi só em Sesimbra que se viram pexitos a desfilar: figuras habituais no Bota no Rego, Ana Filipa Alves e Pedro Canana, “trocaram” este ano o Carnaval sesimbrense pelo do Rio de Janeiro, e com tanta felicidade que foram desfilar na Escola vencedora de 2012: a Unidos da Tijuca. A propósito desta aventura na cidade maravilhosa, entrevistámos Ana Filipa Alves. Páginas 4 e 5

Edifícios com História

Aprovada a Mata de Sesimbra (Norte)

O Plano de Pormenor da Mata de Sesimbra (Zona Norte) foi aprovado por maioria, com abstenção do PS e voto contra do BE, numa sessão muito acalorada e onde o nome do principal investidor, Jasem Albaker, foi muio citado.

Acordo do Meco: carta do Raio de Luz usada contra Amadeu Penim O Ministério Público decidiu arquivar o processo de investigações relativo ao denominado Acordo do Meco, por não ter encontrado provas de corrupção. Pormenores das investigações revelam que foi uma simples carta do Centro de Estudos Raio de Luz, pedindo um donativo à empresa Pelicano, que permitiu que Amadeu Penim tivesse sido constituído arguído, conduzindo ao absurdo envolvimento do antigo presidente da Câmara de Sesimbra com outros casos de suspeitas de muito maior gravidade. Página 11

Sesimbrenses espalhados pelo Mundo Dando início a uma série de reportagens sobre esta realidade, entrevistámos dois sesimbrenses que estão actualmente em Angola: Silvestre Carambola, a trabalhar no sector da electricidade e tele-

comunicações, em Luanda, e António Robalo, a desempenhar as funções de mestre de pesca na cidade do Namibe (antiga Moçâmedes).

Edifício Perneco O edifício da rua Amélia Frade, construído com grande dificuldade pela família Perneco, nos anos 20 do século passado, acabaria por acolher a Igreja Evangélica, durante seis décadas. A modesta construção ainda hoje mantém vestígios da sua atribulada edificação. Página 8

© João Augusto Aldeia

Política Local

São numerosos os sesimbrenses que se encontram espalhados pelo mundo, desempenhando as mais diversas profissões, mas sempre mantendo uma estreita ligação com a sua terra natal.

Cor e diversidade

Página 13

Enviada Palinhos naufragou no Espichel

© Miguel Lourenço

A enviada Palinhos afundou-se junto ao Espichel, na madrugada do passado dia 2 de Fevereiro, depois de

ter começado a meter água quando transportava peixe para terra. Vinha a tentar chegar ao porto de Sesimbra,

acompanhada pela traineira Beatriz Paulo, que ajudou ao salvamento da tripulação. Página 10

Já se iniciaram as obras na marginal poente, rua D. Dinis e Largo Infante D. Henrique (Torrinha). Comparticipadas pelos fundos comunitários, estas obras visam sobretudo a requalificação de Sesimbra como destino turístico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.