Issuu on Google+

otícias doZé No O mandato do deputado estadual Zé Raimundo em ação Ano 01

-

nº 001

-

julho / 2011

JORNAL SEMESTRAL DO MANDATO DO DEPUTADO ESTADUAL ZÉ RAIMUNDO

Carrego comigo o sonho de milhares de eleitores

A gente mais forte na Bahia


02

julho / 2011

O mandato em defesa da região

Diplomação

Com o deputado Waldenor Pereira na cerimônia de posse

O deputado José Raimundo Fontes tomou posse no dia 2 de fevereiro do cargo de Deputado Estadual, disposto a atuar na Assembleia Legislativa da Bahia em defesa dos interesses e aspirações das regiões Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Chapada Diamantina e Extremo Sul. As ações do mandato são norteadas pelo ideal de acumular mais forças políticas e estabelecer parcerias e compromissos com a sociedade para a proposição de uma agenda que busque aprofundar as reformas capazes de viabilizar a reorganização do estado brasileiro, instituir um novo sistema político e ampliar os mecanismos de participação e controle social em todos os poderes

instituídos. O deputado entende que o estado, enquanto organização política e detentor de múltiplos poderes, deve ser o agente operante e eficaz na regulação da vida social, promovendo e intensificando os instrumentos do desenvolvimento econômico e do combate às desigualdades sociais e regionais. “Urge que se acelere a distribuição de renda e riqueza entre as camadas pobres e excluídas material e culturalmente da vida nacional plena. É irrenunciável, porque possível, a utopia de construção de um Brasil e uma Bahia onde, em cada rincão, em cada município, possam milhares de homens e mulheres ter condições de vida dignas e de ser mais felizes”, defende.

Nessa perspectiva, Zé Raimundo coloca o seu mandato como uma ferramenta de ação política e social voltada para a transformação do presente, vislumbrando um amanhã melhor para as gerações futuras. Ele está comprometido com a consolidação de um modelo socioeconômico, já iniciado nos governos Lula-Wagner, que promova sempre mais a inclusão e a justiça social em todo o Estado, que também interiorize os investimentos e ações das políticas públicas para as regiões e municípios mais necessitados. Além disso, coloca o mandato como instrumento de organização partidária, de aproximação com os municípios e de defesa das demandas regionais

Fique INFORMADO Estamos lançando o jornal Notícias do Zé para prestar contas das principais ações, encaminhamentos e articulações do mandato. Acompanhe o deputado Zé Raimundo também pelo site e através do nosso boletim eletrônico com o mesmo título do impresso.

Com o secretário das Relações Institucionais, Cézar Lisboa

Com o governador Jaques Wagner

www.zeraimundo.com.br

NA VICE-LIDERANÇA

DESTAQUE NA RELATORIA DO PROJETO DOS CARTÓRIOS

Foto Posse com esposa Nete e filhos e vereador No Plenário Alexandre

Expediente Jornal semestral do mandato do deputado estadual Zé Raimundo. Edição e texto: Joana D`Arck - DRT-Ba 1280 darcksantos@gmail.com

Revisão: Débora Silveira - DRT-Ba 3228 deboraccsilveira@hotmail.com

Programação Visual e Diagramação: Orlando Sant`Ana osafnet@hotmail.com (77)8115-0965 Impressão e Fotolito: Gráfica Brasil (77)3424-7000 Gabinete Salvador: Av. Luiz Viana Filho, s/n C.A.B. - Gabinete 108 Salvador - Bahia CEP: 41.746-900 Tel.: (71) 3115-7140 Fax: (71)3115-7357 Escritório Regional: Av. Artur Seixas, 111 - Candeias Vitória da Conquista - Bahia CEP: 45.028-065 Tel.:(77)3421-1333

Já no primeiro semestre, o deputado Zé Raimundo se destaca na Assembleia Legislativa da Bahia, assumindo a relatoria do importante Projeto de Lei enviado pelo Tribunal de Justiça (TJ), que trata da privatização dos cartórios extrajudiciais no estado e que tramita no legislativo desde 2009, por apresentar pontos polêmicos que entravaram a votação. A preocupação de Zé Raimundo, desde o início, era a de encontrar alternativas que respondam aos anseios da sociedade de melhorar os serviços prestados pelos cartórios e que resguardem os direitos dos servidores. Por isso, procurou ouvir os envolvidos (TJ, Sindicato dos Serventuários, titulares dos cartórios e juristas) e acabou capitaneando a comissão extraordinária, criada para estudar e apresentar solução para o impasse. Para

isso, foi ver de perto como funcionam os cartórios privatizados de outros estados, começando por Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. Membro titular da Comissão de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia e Serviço Público, Zé Raimundo apoia o Governo Jaques Wagner na luta pela melhoria da qualidade do ensino estadual e a expansão do ensino superior público, gratuito e federal, iniciada pelo Governo Lula e tocado, agora, pelo Governo Dilma Roussef. Além disso, o deputado é suplente nas comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Constituição e Justiça. As comissões são colegiados por onde tramitam os Projetos de Lei antes da apreciação dos mesmos em plenário.

www.zeraimundo.com.br

Já na estreia na Assembleia Legislativa, Zé Raimundo assumiu uma das Vicelideranças da bancada do PT. O vice-líder responde pela bancada na ausência do líder em plenário e participa das decisões conjuntas na bancada do partido e na bancada da maioria sobre atuação política, votação de projetos e estratégia em plenário.


julho / 2011

Vitória da Conquista

03

AÇÕES DO MANDATO Recuperação de estradas

Apoio reconhecido por acadêmicos Na solenidade de posse do novo diretor do Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA/Vitória da Conquista, Orlando Sílvio Caires Neves, e de sua vice-diretora, Patrícia da Silva Pires, com a presença da reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, os membros da direção acadêmica presentes ressaltaram o papel dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira (federal), à época da implantação da unidade conquistense, o Campus Anísio Teixeira. Zé Raimundo celebrou convênios com a universidade, doando a área onde se instalou o Campus, cedendo as instalações da Escola de Saúde da Família para o funcionamento dos primeiros cursos e colocando serviços de saúde à disposição para as aulas práticas. Agora, ele vê com satisfação o resultado do esforço de todos que lutaram por essa causa: "Nesses quatro anos, foram significativos os avanços do campus Anísio Teixeira, com a construção de módulos de salas de aulas e laboratórios, já concluídos, e em fase de conclusão, o módulo administrativo”.

Audiência com o secretário da Infraestrutura, Otto Alencar

O mandato apresentou Indicações ao governador Jaques Wagner, através da Secretaria de Infraestrutura, para a recuperação de estradas da região, dentre as quais a BA-634, trecho que liga o município de Ribeirão do Largo a Itambé. Reforçando pessoalmente junto ao secretário da Infraestrutura, Otto Alencar (também vice-governador), Zé Raimundo solicitou, com a prefeita Chica do PT, a recuperação da BA-161, trecho que liga o município de Carinhanha/Agrovila 15 à BR-349. Ele solicitou também a recuperação da BA-263, trecho que liga o município de Palmas de Monte Alto a Sebastião Laranjeira; BA-262, trecho que liga os municípios de Maetinga a Presidente Jânio Quadros; BA- 160, trecho que liga o município de Iuiú a BR- 030; e a pavimentação da BA-640, trecho que liga os municípios de Bom Jesus da Serra a Mirante.

Celular para distritos Diante da expansão populacional de vários distritos dos municípios da região, Zé Raimundo está solicitando a inclusão no plano de expansão de telefonia móvel, implementado pelo governo do estado, para as seguintes localidades: Ibitira (Rio do Antônio), Taiá (Firmino Alves), Vila do Café e Vila Bahia (Encruzilhada), Tauápe (Licínio de Almeida) e Lagoa Grande e Quaraçu (Cândido Sales).

Melhorias para hospital Audiência com o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla

Acompanhando as universidades estaduais

Zé Raimundo e o deputado Waldenor Pereira (federal), o presidente da Câmara de Vereadores conquistense, Fernando Jacaré, e o vereador Alexandre Pereira, solicitaram do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, ações para melhoria das unidades e serviços de saúde do município de Vitória da Conquista, especialmente a urgência e a emergência do Hospital Geral de Base.

Água e esgotamento Acompanhado do vereador Fernando Jacaré, Zé Raimundo também visitou o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira, para apresentar demandas e solicitar informações sobre o andamento do programa de esgotamento sanitário e sobre medidas para agilizar ações da empresa na oferta de água para vários povoados do município de Vitória da Conquista e região Sudoeste. Além disso, solicitaram informações sobre estudos relacionados aos recursos hídricos da região.

Zé Raimundo participou de reuniões e defendeu em plenário uma saída negociada para a greve das universidades estaduais, que durou de abril até junho. Esteve com os representantes na Liderança do Governo e na audiência pública realizada no dia 23 de março pela Comissão de Educação, quando votou pela aprovação de documento encaminhado ao governo do estado, solicitando o atendimento à reivindicação dos docentes em relação ao acordo coletivo que possibilita ganhos reais de salários para a categoria até o final da vigência do acordo, em 2014. Professor universitário licenciado, Zé Raimundo realizou diversas reuniões com dirigentes do Governo Wagner (Educação, Administração, Relações Institucionais e Fazenda), defendendo uma saída para a crise.

SAC em Guanambi Zé Raimundo reforçou a solicitação feita ao governo do estado para implantação de uma Unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), em Guanambi, para que a população regional possa ter acesso mais fácil às carteiras de identidade e profissional, CPF e outros documentos.

Adutora do Algodão

Governador autoriza a execução da obra em Ganambi

www.zeraimundo.com.br

O deputado parabenizou o governo do estado por assumir a execução da obra de construção da Adutora do Algodão, através da Embasa. “Trata- se de uma obra extraordinária, que vai resolver o problema de abastecimento de água na região de Guanambi, que engloba 226 mil habitantes, destacou. A obra avaliada em R$ 75 milhões vai beneficiar as sedes municipais de: Malhada, Iuiú, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Matina e Guanambi, além de distritos da região.


Correndo Trecho Enquanto nos dias úteis se dedica às atividades parlamentares no plenário e nas comissões da Assembleia Legislativa, nos finais de semana, Zé Raimundo dá continuidade às atividades do mandato visitando os municípios, articulando com a sua base eleitoral ações que visam o fortalecimento partidário e dos movimentos sociais, debatendo e levando informações das iniciativas do governo, prestando contas e acolhendo novas demandas. No primeiro semestre, visitou mais de 20 municípios e vai continuar correndo trecho.

Carinhanha

Salvador

Condeúba

São Domingos - Conquista

Eunápolis

Encruzilhada

Guanambi

Itambé

Ibiassucê

Mortugaba

Iuiú

Riacho de Santana

Porto Seguro

Caculé

Sebastião Laranjeiras

Brumado

Poções

Caetité

Cotefav - Barra do Choça

Cordeiros

Urbis VI - Conquista

Ribeirão do Largo

Nova Canaã

Candiba

Ibitira - Rio do Antônio

Planalto

Caraíbas

Malhada

Anagé

Veja e acompanhe as ações do mandato:

www.zeraimundo.com.br


Notícias do Zé