Page 1

ANO 03 | EDIÇÃO 05 | INVERNO 2018

PT / ES

AÑO 03 | EDIcIóN 05 | INVIERNO 2018

YOUTUBE Webséries e muita diversão no canal Vida Mais Feliz da Ortopé

Sonhos de inverno Moda, estilo, cores e calçados irresistíveis para as crianças na temporada!

Sueños de invierno ¡Moda, estilo, colores y calzados irresistibles para los niños en la temporada!

Webseries y mucha diversión en el canal vida más feliz de Ortopé

LETRA LED O TÊNIS QUE BRILHA E DÁ pRA EScREVER O QUE QUISER!

LETRA LED ¡El tEnis quE sE puEdE Escribir lo quE quisiEra!


2|

INVERNO 2018


carta ao leitor

caminhos convergentes

A Ortopé tem a missão constante de desenvolver melhorias e surpreender seus clientes com qualidade, beleza, conforto e design. Inovação tem sido a meta de muito investimento em pesquisa tecnológica e voltada à saúde e bem-estar dos nossos pequenos consumidores, resultando em lançamentos impactantes que conquistaram o mercado com os apelos de conforto, praticidade e, para brilhar os olhos da criançada, uma capacidade de trazer brincadeira e diversão para os calçados. O lançamento desta temporada é o tênis Ortopé LetraLED, que tem todos os atributos de conforto da Ortopé e conta, como diferencial, com uma fita de led em que é possível personalizar a mensagem em seis frases com até 250 caracteres cada frase, que incluem letras, símbolos e números. Essa inovação representa claramente os dois caminhos que a marca percorre ao pensar cada modelo. São eles SAÚDE e DIVERSÃO. Saúde é o foco quando priorizamos materiais que garantam conforto e proteção aos pés das crianças, a formas anatômicas, a leveza dos componentes, a flexibilidade incrível dos solados, palmilhas e cabedais. Já a diversão está presente em cada inovação que resulta em atrativos que encantam as crianças, os tênis com rodinhas, tecnologias, leds, troca de cabedal, borrachinhas colecionáveis, entre outros. Soma-se aos pilares Saúde e Diversão um terceiro fator fundamental que está presente em todos os produtos: a linguagem de moda. Com a pesquisa das tendências em cores, estampas e enfeites, a coleção entrega um visual moderno, contemporâneo, que representa os valores de atenção, acolhimento e cuidado que são tradicionais na Ortopé há mais de cinco décadas.

3|

VERÃO 2018

Carlos Haack

Gestor de Negócios

Caminos convergentes Ortopé tiene la misión de desarrollar productos con mejoras constantes y sorprender a sus clientes. La innovación ha sido la meta de mucha inversión en investigación tecnológica y orientada a la salud y bienestar de nuestros pequeños consumidores, resultando lanzamientos que conquistaron el mercado con confort, practicidad y ahora con el objetivo de hacer brillar los ojos de los niños, se suma la capacidad de conseguir juego y diversión en los calzados. El lanzamiento de esta temporada es el tenis Ortopé LetraLED, que tiene todos los atributos de confort de Ortopé y cuenta, como diferencial, con una cinta de led en la que es posible personalizar el mensaje en seis frases con hasta 250 caracteres cada frase. Esta innovación representa los dos caminos que la marca recorre al pensar cada modelo: SALUD y DIVERSIÓN. Priorizamos materiales que garanticen confort, protección a los pies de los niños. La diversión está presente en cada innovación que resulta en atractivos que encanta a los niños. Se suma a los pilares Salud y Diversión un tercer factor fundamental que está presente en todos los productos: el lenguaje de moda. Con la pesquisas de las tendencias en colores, estampas, adornos, la colección entrega un visual increíble, contemporáneo, que representa los valores de atención, acogida y cuidado que son tradicionales en Ortopé desde hace más de cinco décadas. Carlos Haack Gestor de Negócios

INVERNO 2018

|3


sumรกrio

47 26

Letra LED pegar

vai

VA A PEGAR

10

moda

Aconchego e suavidade na temporada COMODIDAD Y SUAVIDAD EN LA TEMPORADA

4|

INVERNO 2018

editorial

Um sonho de inverno UN SUEร‘O DE INVIERNO


70 novos olhos A viagem chega no círculo polar ártico

ANO 03 | EDIÇÃO 05 | INVERNO 2018

PT / ES

AÑO 03 | EDIcIóN 05 | INVIERNO 2018

NUEVOS OJOS

EL VIAJE LLEGA EN EL CIRCULO POLAR ARTICO

68

YOUTUBE Webséries e muita diversão no canal Vida Mais Feliz da Ortopé

Sonhos de inverno Moda, estilo, cores e calçados irresistíveis para as crianças na temporada!

Webseries y mucha diversión en el canal vida más feliz de Ortopé

LETRA LED O TÊNIS QUE BRILHA E DÁ pRA EScREVER O QUE QUISER!

Sueños de invierno ¡Moda, estilo, colores y calzados irresistibles para los niños en la temporada!

felicidade

LETRA LED ¡El tEnis quE sE puEdE Escribir lo quE quisiEra!

CAPA 01.indd 1

10/11/2017 21:04

CAPA Fotografia: Zé Roberto Muniz Produção: Júlio Rossi Beleza: Micheli Carvalho Modelos: José Arthur Joner e Lara Steffens Kunzler Projeto editorial: Nove Editora Edição: Cristina Pacheco Design: J. Roveda Jr. Direção criativa e pesquisa de moda: Júlio Rossi Fotos: Zé Roberto Muniz, divulgação e Shutterstock

Abrace essa causa

FELICIDAD

ABRAZA ESTA CAUSA

07 vitrine

Modelos que são a cara da temporada vitrina

ESTILOS QUE SON LA CARA DE LA TEMPORADA

20 diversão

Equipe Ortopé Gestor de Negócios: Carlos Haack Gerente de Marketing: Fábio Schmitz Analista de Marketing: Jaques Recart e Camila Hugenthobler Assistentes de Marketing: Andressa Melo, Thayne M. Pereira e Vladimir Mello Designer gráfico: Guilherme Alvim Gerente de Estilo e Produto: Galdino Castro Designers: Fernanda Feldmann, Elen Silva e Diego Voltz

diversión

Novidades, lançamentos, filmes, brinquedos NOVEDADES, LANZAMIENTOS, PELÍCULAS Y JUGUETES

42

turismo

Na rota dos contos de fadas

Quer receber a visita do nosso representante comecial? comercialortope@ortope.com.br Paquetá Calçados Ltda. Av. Sete de Setembro, 4411 | Centro, Sapiranga, RS CEP 93819-302 | Fone (51) 3599-8800 www.ortope.com.br

EN LA RUTA DE LOS CUENTOS DE HADAS INVERNO 2018

|5


eventos

Dia da felicidade 2017: ORTOPÉ LEVA KORVATUNTURI PARA O HOSPITAL DA CRIANÇA

Fotos: Pedro H. Tesch

No dia 09 de novembro de 2007, o Grupo Paquetá The Shoe Company adquiriu a já famosa marca de calçados infantis Ortopé e nomeou a data como O Dia da Felicidade, celebrando desde 2009 os aniversários da marca infantil no Grupo com ações sociais e beneficentes para crianças. Em 2017, no nono Dia da Felicidade, a Ortopé entrou no Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre/RS, com os artistas do espetáculo Korvatunturi para levar alegria e diversão às crianças atendidas no local e seus familiares presentes, um público de aproximadamente 500 pessoas. A ação contou com a presença de Lorena Reginato, menina de Jaú/SP que comoveu o Brasil ao criar no YouTube o canal “Careca TV” e contar sua história de superação do câncer no cérebro. Os personagens do Korvatunturi, espetáculo parceiro da Ortopé na causa “Vida Mais Feliz”, passaram pelos quartos para uma apresentação pocket às crianças internadas, com mensagens de felicidade, amor, entrega de carinho e presentes. “Com muito respeito e cuidado, a ideia foi superlotar o hospital de felicidade”, segundo o gerente de marketing da Ortopé, Fábio Schmitz. No saguão, foi montada uma arena, repleta de brinquedos infláveis, apresentações artísticas e muita diversão. A comemoração marcou os 10 anos que a marca está sob a gestão do grupo calçadista.

Meus prêmios Nick 2017

A Ortopé marcou presença importante na 18ª edição do evento Meus Prêmios Nick. A premiação aconteceu no dia 8 de novembro, às 20h, no Citybank Hall, em São Paulo, com transmissão no canal Nickelodeon no dia 11 de novembro. Com apresentação da atriz e cantora Larissa Manoela, a primeira menina a comandar o prêmio, a festa reconhece, com votação do público pela internet, os artistas destaques em categorias de música, cinema, televisão e internet. A Ortopé montou um estande especial e recebeu vários convidados e personalidades da internet, como os youtubers Kevin Vechiatto, Giulia Garcia, Vivian Castilho, Ana Julia Souza, Pedro Miranda, Luluca e Luara Fonseca. Os youtubers Luis Arthur e Gabi Teixeira, do canal da Ortopé, estiveram acompanhando o evento e gravaram um episódio especial diretamente de lá!

6|

INVERNO 2018


Vitrine

Aqueça seu inverno!

Aposte nos modelos incríveis da Ortopé para meninos e meninas e garanta uma temporada de estilo, moda e conforto.

¡Caliente su invierno! Apueste en los modelos increíbles de Ortopé para niños y niñas y garantice una temporada de estilo, moda y confort.

Abotinado clássico e moderno, com toque sofisticado na estampa do forro. Abotinado clásico y

moderno, con un toque sofisticado en la estampa del forro.

Extrema praticidade e conforto neste casual abotinado com mistura de couro e nylon – fechamentos em velcro completam a proposta.

A casualidade das propostas dos meninos equilibra com sucesso as tendências de moda com o espírito aconchegante da estação. 22600017

Extrema practicidad y confort en ese casual abotinado con mezcla de cuero y nylon - cierres en velcro completan la propuesta.

La casualidad de las propuestas de los niños equilibra con éxito las tendencias de moda con el espíritu acogedor de la estación.

22630009

O brilho vai aquecer este inverno nos pés das meninas! O glitter é destaque em diversas cores e as superfícies metalizadas em couro trazem uma delicadeza sem perder o glamour.

O tricô especial no tênis traz um conforto incrível, além do visual surpreendente. Detalhes bordados na malha dão um estilo high tech que combina com a proposta esportiva do modelo. El truco especial en el tenis trae una comodidad increíble, además del visual sorprendente. Detalles bordados en la malla dan un estilo high tech que combina con la propuesta deportiva del modelo.

¡El brillo va a calentar este invierno en los pies de las muchachas! El brillo se destaca en diversos colores y las superficies metalizadas en cuero traen una delicadeza sin perder el glamour.

Bota de cano alto é sucesso: com biqueira em verniz, tem ainda mais atitude.

Muchas tendencias convergen en este modelo: el barniz, el tono rosa millenial que es éxito, el solado robusto y ultra moderno. Sin hablar de la tira lateral, que es de led.

22640003

Bota de caña alta es éxito: con puntera en barniz, tiene aún más actitud.

2140056

Muitas tendências convergem neste modelo: o verniz, o tom rosa millenial que é sucesso, o solado robusto e ultra moderno. Sem falar na tira lateral, que é de led.

22330004

INVERNO 2018

|7


Proporcionar liberdade para a criança brincar é proteger o desenvolvimento das novas gerações. A missão da Ortopé é encorajar e estimular a brincadeira pura e livre. “Vamos brincar de que hoje?” é a pergunta central da campanha institucional da Ortopé durante toda a vigência desse ano. Muitas nuances estão contidas nessa singela proposta. O estímulo a uma atividade saudável. O convite à diversão. O diálogo aberto e positivo. E a ideia de que essa pergunta virá todo dia, toda hora, com frequência, volume e alegria. Dentro de um questionamento tão natural e fluente no cotidiano infantil. Brincar é mais que uma diversão e um passatempo. A essência livre de brincar é algo fundamental para a evolução dos seres humanos. O

professor de psicologia Peter Grey, do Boston College e palestrante do circuito TED, defende que é brincando que as crianças adquirem estrutura física, emocional, intelectual e social. “Se os adultos promoverem oportunidades de auto-aprendizado para as crianças, socialização e brincadeira, elas terão um aprendizado significativo”, comenta. Ou seja, estimular a brincadeira livre é fundamental, com embasamento científico, e para a Ortopé, só comprova algo que já está no DNA da marca há mais de 50 anos.

PEÇAS MILENARES O elemento que dá o tom da campanha é o brinquedo do Tangram, um jogo milenar surgido na China, composto por sete peças, e que juntas formam um quadrado perfeito. Mas, além do quadrado, o desafio é usar todas as peças para criar diversas imagens e figuras: um gato, uma casa, um pássaro, um barco, até onde a imaginação quiser. O resgate do tangram como brincadeira para a infância valoriza justamente a singeleza da essência da criatividade, da liberdade, de inventar possibilidades.

8|

INVERNO 2018

“O DESAFIO É USAR TODAS AS PEÇAS PARA CRIAR DIVERSAS IMAGENS E FIGURAS”


A ORTOPÉ A Ortopé já ultrapassou os 50 anos de vida e, em sua existência, conquistou um lugar no coração da infância brasileira. Crianças de hoje e de ontem tem uma relação afetiva com a marca, tanto que o jingle, inesquecível, “Ortopé, Ortopé, tão bonitinho”, faz parte do imaginário coletivo da cultura brasileira. A Ortopé faz parte do Grupo Paquetá, que mantém o compromisso de modernizar a marca e preservar os valores, traduzindo-os em produtos de qualidade, com alta tecnologia, conectados com as principais tendências internacionais da moda infantil e valorizando a vida, contribuindo para a saúde e o bem-estar das crianças. A causa “Vida Mais Feliz. Vida Mais Ortopé”, resgata os valores da marca nesta alegria de ser criança, levando todos a curtirem momentos simples e os mais felizes de suas vidas.

GRUPO PAQUETÁ THE SHOE COMPANY Fundado em 20 de junho de 1945 na cidade de Sapiranga/RS, o Grupo Paquetá The Shoe Company atua em diversos segmentos de negócios, divididos em: indústria de calçados, varejo de calçados, marcas próprias e empreendimentos imobiliários. O seu portfólio é composto pelas marcas Paquetá, Gaston, Paquetá Esportes, Esposende, Dumond, Capodarte e Ortopé.

INVERNO 2018

|9


atração natural O cenário rústico natural destaca ainda mais os atributos de design de cada modelo. Detalhes arrojados ou delicados compõem o universo sofisticado do outonoinverno 2018 dedicado aos pequenos.

Atracción natural: el paisaje rústico natural destaca aún más los atributos de diseño de cada modelo. Detalles arrojados o delicados componen el universo sofisticado del otoño-invierno 2018 dedicado a los pequeños.

2118105

10 |

INVERNO 2018


296205

2119083

INVERNO 2018

| 11


2105047

22390025

22600023

12 |

INVERNO 2018


22410020

2171122

INVERNO 2018

| 13


22410031

22600018

22600016

14 |

INVERNO 2018


2140055

2119086

INVERNO 2018

| 15


Ro c

ka hu

la

Jellycat

Grevi

TRENDS

Il Gufo

22600026 Oilily

Catimini

Paixão nos detalhes 22610001

Audio P

ro

O bordado revela minúcias e belezas nos seus detalhes, assim como as franjas e apliques de fitas e trançados. Toques de carinho e suavidade nos modelos da temporada. Pasión en los detalles: el bordado revela belleza en sus detalles, al igual que las franjas y aplicaciones de cintas y trenzas. Tonos de cariño y suavidad en los modelos de la temporada.

Petit by Sophie Schnoor

Mon

22610002

nali

sa

Stella McCartney

Djeco

296201 16 |

INVERNO 2018


Delicadeza máxima

22410033

O trabalho bordado no cabedal traz personalidade e aspecto artesanal ao modelo mary jane. O desenho floral e os geométricos garantem feminilidade e delicadeza à peça. Delicadeza máxima: el trabajo bordado en la capellada trae personalidad y aspecto artesanal al modelo mary jane. El diseño floral y geométrico dotan de feminidad y delicadeza a la pieza.

INVERNO 2018

| 17


TRENDS

Puro aconchego

22600022

O inverno traz a combinação de materiais incríveis com o forro de malha tricotada na botinha. No tricô, o trabalho tramado revela um padrão xadrez que dá ainda mais charme ao modelo. Pura comodidad: el invierno trae la combinación de materiales increíbles como el forro con tejido de punto en la botita. En el tejido, el tramado revela un patrón de ajedrez que le da mas encanto al modelo.

18 |

INVERNO 2018


Petit by Sofie Schnoor

Sonia Rykiel Enfant

David Charles

2119082

DERHY KIDS

Beautiful black Iglo + Indi

22610008

Preto é cor de criança sim! E elas ficam mega charmosas combinando o preto com superfícies especiais, como o verniz ou o glitter.

Oilily

Pe t

Cindysign

it

No

rd

Encantador negro ¡Ahora el negro también lo usan los niños! Este color resulta más encantador con superficies especiales como charol o glitter.

Lanvin

Egmont Toys 22410028

211169 INVERNO 2018

| 19


diversão

Roupa que cresce Já imaginou uma roupa que cresce com a criança? Essa proposta está sendo desenvolvida pela marca Peti Pli, do designer Ryan Mario Yasin, formado em engenharia e que usou seus conhecimentos em aeronáutica para criar uma espécie de plissado tecnológico que faz com que a roupa estique quando puxada, aumentando de tamanho conforme a criança cresce. O material, que pode ser lavado na máquina, é muito leve, à prova d’água e de vento, e segundo Yasin, cada peça de roupa veste a criança dos seis aos 36 meses. Nesse período, algumas crianças chegam a passar por seis numerações de roupas. A ideia do designer é, além de oferecer um produto mais durável para as crianças, também reduzir o descarte gerado pela indústria do vestuário.

Para crianças tecnológicas

O universo tecnológico inegavelmente está ao alcance das crianças e isso faz com que elas tenham oportunidades de aprendizado que podem ser positivas para seu desenvolvimento. Pensando nisso, a Mattel, através da sua marca Fisher-Price, lança a linha tecnológica Think & Learn, começando pelo brinquedo CodiPeia, uma cento-

20 |

INVERNO 2018

peia interativa. Ela tem como principal objetivo fazer com que os pequeninos desenvolvam seu pensamento lógico e tomem gosto pela programação, uma vez que incentiva as crianças a experimentarem como elas se movimentam, colaborando no desenvolvimento de soluções, planejamento, sequenciamento, raciocínio, memória e pensamento crítico. A centopeia tem peças com comandos variados que, ao serem encaixadas em ordens diferentes, codificam a direção que o brinquedo irá se movimentar para contornar obstáculos. Assim, as crianças podem “programar” o funcionamento do robô através dos encaixes entre as oito peças disponíveis na cabeça, que tem um motor elétrico e rodinhas para puxar o corpo. Para completar, existe também o aplicativo da CodiPeia, disponível para iOS e Android, rico em efeitos sonoros e animações, com jogos e labirintos que ganham novas fases conforme a criança avança nas etapas. Idade recomendada: a partir dos 3 anos


Aladim em carne e osso Galinha baby Se a Galinha Pintadinha já era sucesso, agora ela chega em uma nova temporada no Netflix com nova cara. É a Galinha Pintadinha Mini, que tem em agosto ganhou novos episódios de animação com uma roupagem mais moderna e mais fofa. Cada capítulo tem doze minutos de histórias divertidas, músicas e mantém o apelo educativo para as crianças em idade pré-escolar. Em novembro estreiam mais 13 episódios com novas aventuras de Popó, Galo Carijó, Pintinho Amarelinho, Borboletinha e Fona Baratinha!

A Disney anunciou para 2018 o lançamento do live action de Aladim, grande sucesso de animação de 1992 e que agora ganha nova versão com atores e a direção de Guy Ritchie. As gravações acontecem em Londres e uma das estrelas é Will Smith, que interpretará o Gênio da Lâmpada. Além de Smith, ator indicado duas vezes ao Oscar, o longa conta com Naomi Scott (como Princesa Jasmine), o egípcio Mena Massoud (como Aladim) e Marwan Kensari (que será o vilão Jafar).

Brincar de comer O artista plástico japonês Tary, que se chama @nobu_tary nas redes sociais, criou uma série batizada de Lego Foods, em que cria comidas feitas de pecinhas de Lego. Sushis, pizzas, frutas, ovos, bifes e até fatias de torta ganham forma com a montagem criativa de Tary. O legal é usar as peças para estimular a criatividade na elaboração de formas diferentes das que vêm previamente explicadas nos manuais das caixas – e se ajudar a aguçar a curiosidade das crianças por alimentos variados e saudáveis, melhor ainda. Ah, vale o alerta de que as peças jamais – jamais – devem ser levadas à boca, e que o ideal é que peças menores sejam sempre manuseadas na companhia dos adultos.

INVERNO 2018

| 21


Kenzo

The Bonnie Mob

TRENDS

Stella McCartney

Skmei

22600020

Flexibilidade e conforto Adid

A lycra confere aos calçados um ajuste perfeito no pé, com um calce preciso e muito confortável, seja no cabedal ou no forro.

22410022

as

22410037

a Sta r Nov

Michael Kors

Jellycat

PENNY BOARDS

Flexibilidad y confort: la lycra confi ere a los calzados un ajuste perfecto en el pie, con un calce preciso y muy cómodo, ya sea en el cuero o en el forro.

22600025

Armani baby 22 |

INVERNO 2018


Prático e perfeito

22390020

O slip on para meninos garante conforto e praticidade, ao mesmo tempo que a combinação de tons como azul, branco e ocre oferece estilo para todos os momentos. Práctico y perfecto: El slip on para niños garantiza comodidad y practicidad, al mismo tiempo que la combinación de tonos como azul, blanco y ocre ofrece estilo para todos los momentos.

INVERNO 2018

| 23


TRENDS

Army moderno

22630008

O modelo consagrado e clássico do tênis casual fica mais que moderno com o detalhe do camuflado repaginado na lateral. Army moderno: el modelo consagrado clásico de tenis casual se vuelve más que moderno con el detalle del camuflado que se repite en el lateral.

24 |

INVERNO 2018


Burberry

s

ey kid

cCartn

Vilac

Wodibow

Stella McCartney kids

Fendi

2105050

High tech Da cobertura dos paraquedas para as roupas e calçados do dia a dia, o nylon tem um acabamento resistente, leve e ultra moderno.

205269

fsen

High Tech: materiales de tecnología y calidad para nuestros pequeños. El nylon tiene un acabado resistente, ligero y ultra moderno.

Ban

g&

Olu

Pepe Jeans

Hersch

el Supp

Guess

ly Co

22630009

M Stella

22390024 INVERNO 2018

| 25


2140051


Sonho de inverno 2105044

Sonhar, fantasiar, idealizar... A mágica de brincar permite ir onde não é possível, ser personagem de um sonho, a figura de uma história, de um conto inventado. É ter liberdade sem limites. É pura diversão para descobrir o mundo, para criar tantos outros... Sueños de invierno Soñar, fantasear, idealizar… La magia de jugar permite ir donde no es posible, ser personaje de un sueño, la figura de una historia, de un cuento inventado. Es tener libertad sin límites. Es pura diversión para descubrir el mundo, para crear tantos otros ...


22630012


22390019

2119077

2171125

INVERNO 2018

| 29


22610008

30 |

INVERNO 2018


22630013

22390024

INVERNO 2018

| 31


22600017

2140053


2118103

22630008


2118104

34 |

INVERNO 2018


2118102

2140050

INVERNO 2018

| 35


22600021

2118101

36 |

INVERNO 2018


22380013

223271

223269

INVERNO 2018

| 37


22600025 2139009


2119082

22610001


22630011

40 |

INVERNO 2018

FOTOS: Zé Roberto Muniz / PRODUÇÃO DE MODA: Júlio Rossi / PRODUÇÃO EXECUTIVA: Cristina Pacheco LOCAÇÃO: Hotel Casa da Montanha (Gramado, RS) / BEAUTY: Micheli Carvalho / MODELOS: José Arthur Joner, Lara Steffens Kunzler, Bruna Martins do Amaral, Alexandre Ritter Spier / FASHION FILM: Catraca


223277 22380016

2119084

2119081


turismo

Viagem pelos contos de fadas Muito antes da Disney fazer suas versões das histórias de príncipes e princesas – e com isso construir cenários perfeitos para serem visitados – já existiam lugares originais que inspiraram os contos de fadas. Na Alemanha, existe uma rota que percorre várias dessas histórias. Há pouco mais de duzentos anos, os Irmãos Jacob e Wilhelm Grimm puseram-se a coletar histórias, contos e folclores que eram passados boca-a-boca entre gerações na Alemanha. Professores e grandes estudiosos do idioma alemão, publicaram livros com dezenas de contos que deram origem a muitas das histórias de príncipes e princesas que conhecemos hoje. Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e tantos outros contos de fadas fazem agora parte de uma Rota dos Contos de Fada organizada pelo turismo alemão para percorrer os locais que inspiraram tantas aventuras. Hanau é a primeira cidade desse roteiro (que faz o sentido Sul-Norte), terra natal dos Grimm. Anualmente, entre maio e julho (verão europeu) acontece, nos jardins do Philippsruhe Castle, um dos festivais de teatro mais importantes da Alemanha, todo dedicado à obra dos escritores. A história dos irmãos segue pelo mapa, passando por Steinau, onde passaram a infância – a antiga casa da família virou um museu – e Marburg, onde eles frequentaram a universidade e hoje, existem diversas pinturas e esculturas alusivas aos contos, como João e Maria, Cinderela e os Sete Anões. Schwalmstadt é a próxima parada e sua floresta inspirou o conto da Chapeuzinho Vermelho. A indumentária da personagem, inclusive, era a vestimenta típica das mulheres solteiras da região, e no Museu de Ziegenhain várias capinhas como a de Chapeuzinho estão em exposição.

42 |

INVERNO 2018


O Schloss Friedrichstein, a 12 quilômetros de Bad Wildungende, é tido como o local que originou a lenda da Branca de Neve, inspirada na história da princesa Margarethe von Waldeck, que teria sido envenenada. Na região, pode-se visitar uma antiga mina de cobre e um museu de mineração, referências aos famosos sete anões.

N

Um pouco mais ao norte, Kassel foi a cidade em que os irmãos Grimm viveram por 30 anos e é tida como a Capital da Rota Alemã dos Contos de Fadas. O Museu dos Irmãos Grimm, localizado em um castelo do século 18, que expõe a edição original de um dos volumes dos contos com anotações manuscritas pelos autores, além de salas dedicadas aos personagens.

Seguindo o percurso, chega-se a Sababurg, onde um castelo de 1334 seria a residência original da Bela Adormecida, na floresta de Reinhardswald. O local hoje é um hotel temático aberto à visitação e que oferece jantares em que os anfitriões são a própria Bela Adormecida e seu querido príncipe.

Hamelin é a próxima parada, a cidade que conta a história do flautista que livrou o povoado dos ratos e, sem receber o pagamento acordado, raptou as crianças da cidade hipnotizadas pelo som da flauta. Ratinhos gravados no calçamento das ruas indicam os principais pontos turísticos de Hamelin, entre eles a casa do flautista. Entre maio e setembro, a praça central ganha a apresentação do musical Rats, uma paródia local de Cats.

Apenas cinco quilômetros dali fica Trendelburg, lar da torre que inspirou a história de Rapunzel e suas famosas tranças compridas. O castelo com a torre hoje é um hotel boutique em que aos finais de semana, atores contam um pouco da história da região.

O conto dos animais – um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha – que resolvem ser artistas (aqui, a história virou Os Saltimbancos) é a uma das principais atrações de Bremen. A cidade, hoje uma metrópole, tem a estátua dos Músicos de Bremen como cartão postal e referência à famosa história em diversos pontos da cidade.

A Rota dos Contos de Fadas da Alemanha vai de Hanau, local de nascimento dos Grimms, até o Mar do Norte, em Bremen, e marca os locais biográficos assim como locais e paisagens nas quais as histórias podem ser rastreadas, criando um fabuloso itinerário de viagem. Em muitos lugares, isso pode levar a surpresas e encontros inesquecíveis de diversos conto de fadas e figuras lendárias. INVERNO 2018

| 43


INOVAÇÃO

INNOVACIÓN

DA CABEÇA AOS PÉS

DE LA CABEZA A LOS PIES

DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA ORTOPÉ SAEM AS INOVAÇÕES E CRIAÇÕES QUE GARANTEM UMA EXPERIÊNCIA DE CALCE REPLETA DE ATRIBUTOS TECNOLÓGICOS, PARA GARANTIR CONFORTO, SAÚDE E BEM-ESTAR ÀS CRIANÇAS.

DE LOS LABORATORIOS DE INVESTIGACIÓN Y DESARROLLO DE ORTOPÉ SALEN INNOVACIONES Y CREACIONES QUE GARANTIZAN UNA EXPERIENCIA DE CALZADO REPLETA DE ATRIBUTOS TECNOLÓGICOS, PARA GARANTIZAR CONFORT, SALUD Y BIENESTAR A LOS NIÑOS.

A Ortopé tem o compromisso de oferecer calçados leves, anatômicos, macios e flexíveis. A inteligência do setor de desenvolvimento trabalha com pesquisas constantes voltadas às tecnologias que garantam conforto no calce e proteção aos pés das crianças. Palmilhas, solas, contrafortes, forros: cada componente e cada parte integrante dos calçados é analisada e estudada para que resulte na melhor combinação entre design e conforto. Com foco na anatomia e fisiologia dos pés e na funcionalidade do produto, modernas tecnologias são criadas e aplicadas em cada par que chega ao consumidor.

A Ortopé tem o compromisso de oferecer calçados leves, anatômicos, macios e flexíveis. A inteligência do setor de desenvolvimento trabalha com pesquisas constantes voltadas às tecnologias que garantam conforto no calce e proteção aos pés das crianças. Palmilhas, solas, contrafortes, forros: cada componente e cada parte integrante dos calçados é analisada e estudada para que resulte na melhor combinação entre design e conforto. Com foco na anatomia e fisiologia dos pés e na funcionalidade do produto, modernas tecnologias são criadas e aplicadas em cada par que chega ao consumidor.

296202

Três itens de conforto são os diferenciais da linha Ortopé Comfort: -Espuma no contraforte -Palmilha com arco plantar diferenciado e com espuma -Sola antiderrapante leve e com linhas de flexão Tres ítems de confort son los diferenciales de la línea Ortopé Comfort: -Espuma en el contrafuerte. -Plantilla con arco plantar diferenciado y con espuma. -Suela antideslizante liviana y con líneas de flexión.

205265

A Legítima Palmilha Anatômica acompanha a história da Ortopé, pioneira em trazer este diferencial de tecnologia de conforto em seus produtos. Esta palmilha tem matéria-prima nobre que garante melhor transpiração, resistência e elasticidade. O item, fundamental para o desenvolvimento dos pés das crianças, auxilia a correção da postura e favorece a formação do arco plantar, o que tem relação direta com o equilíbrio dos bonitinhos. La legítima plantilla anatómica acompaña la historia de Ortopé, pionera en traer este diferencial de tecnología de confort para sus productos. Esta plantilla tiene una materia prima noble que garantiza mejor transpiración, resistencia y elasticidad. Es el ítem, fundamental para el desarrollo de los pies de los niños, auxiliar en la corrección de la postura y favorece la formación del arco plantar, que tiene relación directa con el equilibrio de los niños. 44 |

INVERNO 2018


22410031

O sistema Ortoflex, original da Ortopé, evoluiu em conforto, absorção de impactos e manutenção dos pés secos. A palmilha tem a tecnologia FLEXGEL Comfort, exclusiva da marca, que torna a peça ainda mais confortável e flexível. Distribuindo o peso de maneira inteligente, a tecnologia estabelece um pisar mais saudável e equilibrado. Os sistemas de ventilação com dutos permitem a transpiração dos pezinhos, deixando-os sempre arejados e secos. Anatômica, a Ortoflex é uma palmilha forrada em couro, resistente e com elasticidade natural. El sistema Ortoflex, original de Ortopé, evolucionó en confort, absorción de impactos y preservar los pies secos. La plantilla tiene tecnología Flexgel Comfort, exclusiva de la marca, que convierte la pieza aún más confortable y flexible. Distribuyendo el peso de manera inteligente, la tecnología establece un pisar más saludable y equilibrado. Los sistemas de ventilación con ductos, permiten la transpiración de los piecitos, dejándoos siempre ventilados y secos. Anatómica, la Ortoflex es una plantilla forrada en cuero, resistente y con elasticidad natural.

22640003

A espuma de alta densidade está presente nos calçados com a palmilha Gravidade Zero, uma das inovações da Ortopé. A peça se ajusta aos pés infantis e oferece conforto extra com muita maciez, com tratamento especial que mantém a pele livre de fungos e bactérias. La espuma de alta densidad está presente en los calzados con la plantilla Gravidade Zero, una de las innovaciones de Ortopé. La pieza se ajusta a los pies infantiles y ofrece confort extra, con mucha suavidad, con tratamiento especial que mantiene la piel libre de hongos y bacterias.

22380014

A tecnologia Feet Free é referência em conforto Ortopé e traz diversos benefícios para os pezinhos. Tem um sistema de transpiração que permite que o suor saia do sapato, mas não deixa a água entrar, garantindo pés sempre secos e arejados. A umidade é liberada gradualmente, fazendo com que os pés permaneçam quentes no inverno e frescos no verão. A palmilha é removível, tem forma anatômica e também conta com um desenho indicativo para demonstrar quando está na hora de trocar a numeração do calçado! A Ortopé Feet Free é a tecnologia especial pros momentos de descobertas e primeiros passos do bebê. La tecnología Feet Free es referencia en confort Ortopé y trae diversos beneficios para los pies. Tiene un sistema de transpiración que permite que el sudor salga del zapato, pero no deja el agua entrar, garantizando pies siempre secos y ventilados. La humedad es liberada gradualmente, haciendo que los pies permanezcan calientes en el invierno y frescos en el verano. La plantilla es removible, tiene forma anatómica y también tiene un diseño indicativo para mostrar cuando es en la hora de cambiar la talla del calzado. La Ortopé Feet Free es la tecnología especial para los momentos de descubrimiento y primeros pasos del bebe.

INVERNO 2018

| 45


novidade

A PALAVRA É

CURTIÇÃO! O ORTOPÉ LETRALED TEM UM INCRÍVEL PAINEL NO TÊNIS ONDE AS CRIANÇAS PODEM ESCREVER ATÉ SEIS FRASES DE 250 CARACTERES CADA. Inovação tem sido a marca dos lançamentos da Ortopé. Desde 2015, quando a área de desenvolvimento de produtos iniciou o projeto de "produtos diferenciados", com inovações no calçado infantil voltadas à customização e interatividade, a demanda pelos produtos da marca aumentaram em média mais de 10% ao ano e as vendas não param de crescer. Segundo Fabio Schmitz, gerente de marketing da Ortopé, a marca entendeu o desejo das crianças quando querem calçados. "Em um período de pouco mais de dois anos, provavelmente os mais difíceis da economia brasileira, estas linhas devem responder pelas vendas de 2 milhões de pares da Ortopé”, conta ele.

EL ORTOPÉ LETRALED TIENE UN INCREÍBLE PANEL EN EL TENIS DONDE LOS NIÑOS PUEDEN ESCRIBIR HASTA SEIS FRASES DE 250 CARACTERES CADA UNA. Innovación es el gran atributo de los lanzamientos de Ortopé. Desde 2015, cuando el área de desarrollo de productos empezó el proyecto de “productos diferenciados”, con innovaciones en los calzados infantiles orientados a la personalización e interactividad, la demanda por productos de la marca crecieron en media más de 10% al año y las ventas no paran de crecer. Según Fabio Schmitz, gerente de marketing de Ortopé, la marca entendió el deseo de los niños cuando quieren calzados. “En un periodo de poco más de 2 años, probablemente los más difíciles de la economía brasileña, estas líneas deben corresponder por las ventas de 2 millones de pares de Ortopé“, afirma él.

FRASES E PALAVRAS CUSTOMIZÁVEIS FRASES Y PALABRAS PERSONALIZABLES

6 FRASES COM ATÉ 250 CARACTERES CADA 6 FRASES CON HASTA 250 CARACTERES CADA


A novidade agora é o Ortopé LetraLED, uma inovação que soma-se aos recentes sucessos da marca no mercado nacional de calçados infantis – Estica e Puxa, a versão Estica e Puxa com Rodinha, Estica e Puxa com Rodinha e Luzinha e Ortopé ZipMax. No Ortopé LetraLED, para escrever as frases com letras e símbolos a criança não precisa conectar com qualquer computador. Basta pressionar os botões na lateral externa de cada pé dos tênis. O Ortopé LetraLED acompanha um cabo com saída dupla USB para recarregar as baterias dos dois pés ao mesmo tempo. Confeccionados com materiais de alta performance e super leves, na fábrica da Ortopé em Ipirá na Bahia, os tênis LetraLED tem sete opções de cores para meninos e meninas, na faixa dos cinco aos 12 anos, nas numerações que vão do 28 ao 36. Apostando em design, tecnologia e inovação, o lançamento deve ser a nova moda entre a garotada!

Acesse e conheça mais do produto: www.ortope.com.br/letra-led La novedad ahora es el Ortopé Letra Led, una innovación que acrecienta los recientes sucesos de la marca en el mercado nacional de calzados infantiles – TirayEstica, la versión TirayEstica con ruedas, Ruedas con luces y Ortopé Zip Max. En el Ortopé Letra Led, para escribir las frases con letras y símbolo el niño no necesita conectar con cualquier ordenador. Basta presionar los botones en el lateral externo de cada pie del tenis. El Ortopé Letra Led presenta un puerto con salida doble USB para recargar las baterías de los dos pies al mismo tiempo. Fabricados con materiales de alta performance y súper levianos en la fábrica de Ortopé en Ipirá en Bahia, los tenis Letra Led tienen siete opciones de colores para niños y niñas, en el rango de los 5 a los 12 años, con tallas que van del 28 al 36. Apostando en el diseño, tecnología y innovación… ¡su lanzamiento es la nueva moda entre los niños !

Conozca más del producto: www.ortope.com.br/letra-led

¡EL TENIS PARA ESCRIBIR LO QUE DESEAS!

O LETRALED POSSUI QUATRO BOTÕES PARA EDIÇÃO DA FRASE NO PRÓPRIO TÊNIS E AINDA BATERIA RECARREGÁVEL VIA USB. EL LETRA LED TIENE CUATRO BOTONES PARA EDICIÓN DE LA FRASE EN EL PROPIO TENIS Y UNA BATERIA RECARGABLE VIA USB INVERNO 2018

| 47


conforto

CONFORT COM MUCHO ESTILO. Ortopé lança linhas que priorizam o conforto com tecnologias e atributos específicos para os pezinhos das crianças.

Ortopé lanza líneas que priorizan el confort con tecnologías y atributos específicos para los piecitos de los niños.

Há 50 anos inovando no mercado de calçados infantis, a Ortopé confirma sua vocação de marca pioneira em atributos de conforto. Através da utilização de tecnologias testadas e comprovadas, como a palmilha Ortoflex, a Anatômica, Ortopé Comfort e a Gravidade Zero, por exemplo, é oferecido às crianças um calce que ajusta ao pé, protege e dá liberdade de movimentos com saúde e segurança. Três linhas ganham destaque por seu foco no conforto das crianças. A Balerine Comfort, Sport Comfort e Sport Baby priorizam este quesito desde a concepção dos modelos, passando pela escolha dos materiais e componentes até os acabamentos.

Con 50 años innovando en el mercado de calzados infantiles, Ortopé confirma su vocación de marca pionera en atributos de confort. A través de la utilización de las tecnologías testadas y comprobadas como la plantilla Ortoflex, la Anatómica, Ortopé Comfort y la Gravidade Zero, por ejemplo, ofreciendo a los niños un zapato que se ajusta al pie, protege y da libertad de movimovi mientos con salud y seguridad. Tres líneas se destacan por su enfoque en el confort de los niños. La Ballerine Comfort, Sport Comfort y Sport Baby priorizan este atributo desde la concepciconcepci ón de los modelos, pasando por la elección de los materiales y componentes hasta el acabado.

Palmilha Gravidade Zero cabedais em materiais muito macios e flexíveis. Plantilla Gravidade Zero capellada en materiales muy macíos y flexibles.

22610009

A linha Balerine Comfort é composta por sapatilhas e modelos casuais pensados para as meninas, com atributos de conforto e linguagem de moda. 22610006

Sola expandida

macia e leve.

Suela extendida suave y liviana. 48 |

INVERNO 2018

La línea Ballerine Comfort está compuesta por zapatillas y modelos casuales pensados para niñas, con atributos de confort y moda.

Numeração 28 ao 36 Talla 28 al 36


É a única linha completa da marca que

utiliza sola em EVA. Es la única línea completa de la marca que utiliza suela con EV EVA. A. Sport Comfort é uma linha de tênis esportivos, para meninas e meninos, com design muito moderno e toda a tecnologia de conforto da Ortopé. Sport Comfort es una línea de tenis deportivos, para niños y niñas, con diseños muy modernos y todas las tecnologías de confort de Ortopé.

22640003

22640004

Numeração 28 ao 36

Solado super flexível

e ultra macio.

Talla 28 al 36

Suela súper flexible y ultra suave.

Design atualizado

e moderno. Diseño actualizado y moderno.

22650004

Para os bebês e crianças menores, a linha Sport Baby traz todos os atributos de conforto e tecnologia em modelos de tênis esportivos com extrema leveza e maciez.

Numeração 16 ao 24

22650004

Para los bebés y niños menores, la línea Sport Baby trae todos los atributos de confort y tecnología en modelos de tenis deportivos extremadamente livianos y suaves.

Talla 16 al 24

A palmilha Gravidade Zero, presente nestas linhas de conforto da Ortopé, é composta de espuma de alta densidade e se ajusta com perfeição aos pés infantis. Seu propósito é oferecer conforto extremamente macio, com o diferencial do tratamento especial antifungos e antibactérias. La plantilla Gravidade Zero presente en estas líneas de confort de Ortopé, está compuesta de espuma de alta densidad y se ajusta perfectamente a los pies infantiles. Su propósito es ofrecer confort confort extremandamente suave, con el diferencial del tratamiento especial anti hongos y anti bacterias.

INVERNO 2018

| 49


ESPORTE MANIA


22650004

2178047

22640003


22640001

22730002

2178045


22600021


22640004


22640002

217804


2178050

22650003

22730001


22610009


MSGM

combina com meninas

Z Archimede

ref. 2150043

Gap

2140054

Huckle Bones

Piccola Ludo

Karl Lagerfel Kids

2171128 22480002

Tons como preto, branco e dourado ganham a companhia do vermelho para completar a proposta.

Neutro e quente Neutro y abrigado

Stella McCartney

22480007

Tonos como negro, blanco y dorado ganan compaĂąia del rojo para completar la propuesta.

22600024

296202

58 |

INVERNO 2018


Molo

H&M

2119084

Trestelle

22610001

Levi’s

22480004

O rosa millenial é esse tom clarinho, repousante e fofo, forte na tendência e fácil de combinar.

millenial rose

El rosa millenial es este tono más claro, fuerte en la tendencia y facil de combinar.

The Animals Observatory

Fendi

2118105

2171127

Lili Gaufrette

INVERNO 2018

| 59


combina com meninos

Puma

Ikks

Ido Junior

Molo 22630012

Couche Tot

The Bonnie Mob

Tonalidades frias como azul e cinza sรฃo combinadas com acessรณrios e roupas com texturas e estampas.

DIVERTIDAMENTE

Tonos frios como azul y gris son combinadas con accesorios y ropas con texturas y estampas.

Soft Gallery

2139009

22390021

60 |

INVERNO 2018

2118100


Tartine et Chocolat

Petit by Sophie Schnoor Kenzo Kids

Paul Smith Junior

Tommy Hilfiger 22630011

Estilo garantido com calçados de tons neutros, calce perfeito e roupas cheias de personalidade.

menino esperto NiĂąo inteligente

205269

I Dig Denim

Estilo garantizado con calzados de tonos neutros, ajuste perfecto y ropas llenas de personalidad.

22630009

22390022

INVERNO 2018

| 61


Stella McCartney

Molo

Herschel Supply Co

combina com ESPORTIVO

Koolabah 22480006

22640003

22640002

O cabedal elevado garante aos tênis um conforto e segurança para todos os momentos de brincadeira!

winter fun

22640005

62 |

INVERNO 2018

No Added Sugar

La capellada alta garantiza a los tenis un confort y seguridad para todos los momentos de juegos !

22650004


Parajumpers

Molo

Kenzo

Polo

Urban Junk

22340009

Moncler Baby

22640001

Para liberar a energia dos meninos, precisa ter o tênis certo e roupas confortáveis e cheias de estilo.

energia e estilo Energía y estilo

2178042

Adidas Performance

Para liberar la energía de los niños, necesita tener el tenis correcto y ropas confortables y llenas de estilo.

22730005

INVERNO 2018

| 63


tendência

Mãe rainha, filha princesinha Os diferenciais de conforto que já são conhecidos das crianças vão conquistar as mães, já que os modelos utilizam diversas tecnologias que priorizam o bem-estar dos pés. Nas linhas Fofura e New Secret é aplicada a tecnologia Ortopé Comfort. Na linha DNA, é usada a palmilha Ortoflex e as características de solado expandido leve e flexível. No modelo da linha Ballerine Comfort é utilizada a palmilha Gravidade Zero, espuma no contraforte e solado expandido, leve e flexível. As botas, tanto baby boot como o modelo da linha montaria, têm solados flexíveis e antiderrapantes.

Mães e filhas se divertem juntas com looks combinando Linha Baby Boot (18-27) modelo 2119085 + Linha Montaria (28-38) modelo 2140053

Linha Fofura (18-27) modelo 2171128 + Linha New Secret (28-38) modelo 296198 Linha DNA (18-27) modelo 22410033 + linha Ballerine Comfort (28-38) modelo 22610001

Claro que a Ortopé participa desse momento. Para mães que querem usar a moda da cabeça aos pés, a Ortopé tem sete modelos na coleção inverno 2018 que seguem a tendência de mães e filhas combinando, com grade estendida até a numeração 38. 64 |

INVERNO 2018

Linha DNA (18-27) modelo 22410035 + linha New secret (28-38) modelo 296206

Dolce & Gabbana winter 2016 Foto reprodução | Blog da Mariah Foto reprodução

A atriz Camila Pitanga já saiu com roupa idêntica à sua filha Antônia. A americana Katie Holmes e a filha Suri também. Ticiane Pinheiro com frequência aparece vestida de parzinho com a filha Rafaella Justus. A blogueira Mariah Bernardes, do Blog da Mariah, combinou sua roupa com a da filha Maria Antônia no aniversário de um aninho da menina. A tendência “tal mãe, tal filha” já conquistou até as passarelas mais chiques do circuito internacional, com a belíssima coleção em homenagem às mães apresentada por Dolce & Gabbana.


Muita fofura!

BABY

42 22 41 00

Na palmilha Ortoflex, sistemas de ventilação com dutos facilitam a transpiração dos pezinhos, para que fiquem arejados e secos. Os calçados são em couro, garantindo maciez com resistência e elasticidade natural.

41

22410046

Sport Baby Sola em EVA macia e leve com canais de flexão

A linha conta com a palmilha Ortoflex, desenvolvimento original da Ortopé, que proporciona absorção de impactos na planta do pé, com a tecnologia exclusiva Flexgel Comfort, tornando a peça ainda mais macia e flexível.

47

22 41 00

00 41 22

¡Mucha ternura! Inspirada en las mascota que todo niño ama, Ortopé lanza la línea “Bichitos”, con los atributos tecnológicos de confort y bienestar de la marca, para atender a los bonitos y linditas en sus primeros pasos.

004 4 2241

Inspirada nos mascotes que toda criança ama, Ortopé lança a linha “Bichinhos”, com os atributos tecnológicos de conforto e bem-estar da marca, para atender os bonitinhos e bonitinhas em seus primeiros passos.

La línea cuenta con la plantilla Ortoflex, el desarrollo original de Ortopé, que proporciona absorción de impactos en la planta del pie, con la exclusiva tecnología Flexgel Comfort, haciéndola aún más suave y flexible.

43 100 224

En la plantilla Ortoflex, sistemas de ventilación con conductos facilitan la transpiración de los pechos, para que queden ventilados y secos. Los calzados son de cuero, garantizando suavidad con resistencia y elasticidad natural.

22410045

Proteção e carinho

Suela en EVA macía y suave con canales de flexión

Para os bebês que ainda engatinham ou estão ensaiando seus primeiros passos, chegou Ortopé Baby Ortopé Baby reúne as linhas voltadas aos bebês e crianças pequenas, na fase de engatinhar. As necessidades especiais nessa etapa (proteção, flexibilidade, conforto) são alvo de muita atenção pela equipe de desenvolvimento. Ortopé Baby vai do tamanho 16 ao 24 e compreende as linhas Sport Baby, Primeiros Passos e Carinhoso.

22650002

223272

Ortopé reunió las líneas volteadas a los bebés y niños pequeños, en fase de gatear. Las necesidades especiales en esta etapa (protección, flexibilidad, confort) san objeto de mucha atención por el equipo de desarrollo. Los calzados van de la talla 16 al 24 y compreenden las líneas Sport Baby, Primeros Pasos y Carinhoso.

223276

223268

Carinhoso Solado antiderrapante e cabedal de calce prático se ajusta ao pé, com conforto e segurança.

22380013 Suela antideslizante y capellada de calce prático que ajustáse perfectamente al pie, proporciona confort y seguridad.

22380016

Primeiros Passos Tecnologia Feet Free, com sistema de transpiração que garante pés secos e arejados. A palmilha anatômica removível indica quando está na hora de trocar a numeração do calçado. Tecnología Feet Free, con sistema de transpiración que garante pies secos y ventilados. La plantilla anatómica removible indica cuando está en la hora de cambiar la talla del calzado. INVERNO 2018

| 65


youtube

A Ortopé chega no YouTube com o Canal Vida Mais Feliz, com webséries e muita diversão para conquistar audiência e ser referência na produção de conteúdo de qualidade para crianças

A Ortopé estreou nova fase no seu canal Vida Mais Feliz e inaugurou uma nova etapa da comunicação com seu público. Quando se fala de YouTube, especialmente em relação à audiência de faixa etária até os 18 anos, refere-se a uma aderência maciça de jovens conectados em seus computadores ou dispositivos móveis assistindo um volume sensacional de vídeos produzidos para a plataforma (veja mais sobre o YouTube no box). E de forma multitarefas, 89% deste público diz que navega na internet e consome conteúdo do YouTube inclusive enquanto assiste televisão. No canal da Ortopé, o destaque fica por conta da produção de duas webséries exclusivas para o formato. Em “Vamos Brincar”, são abordados temas lúdicos, desafios, jogos, brincadeiras e tutoriais, entre outras pautas, em conteúdo elaborado para crianças dos 8 aos 11 anos. Os apresentadores Laura Roehe e Arthur Lima se divertem com as atividades e participam de todas as brincadeiras.

Algumas curiosidades

youtube

É o maior portal de vídeos do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários – isso dá quase 1/3 dos usuários da internet. Essas pessoas somadas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo diariamente. 66 |

O Brasil é o

INVERNO 2018

o

Já na websérie “Qual é a Vibe”, Luís Arthur Seidel e Gabi Teixeira trazem um estilo de bate papo, quase um vlog, que são vídeos em que as pessoas falam de coisas do dia a dia, curiosidades, memes e fatos da atualidade. Para a Ortopé, contar com youtubers à frente do seu canal é uma estratégia alinhada com os gostos e hábitos da audiência jovem. Segundo o portal Think With Google, por serem percebidos como “gente como a gente”, os youtubers impactam o público de uma maneira profunda, autêntica e pessoal. Essa característica desempenha um papel decisivo na comunicação da marca com seu público.

Sobre o YouTube Site fundado em 2005 por três americanos pioneiros do PayPal, famoso site de gerenciamento e transferência de pagamentos. Usando o slogan “Broadcast Yourself”, algo como “transmita você mesmo”, o site permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Logo no ano seguinte ao seu lançamento, o YouTube foi comprado pelo gigante Google e sua expansão avassaladora o coloca hoje como uma das principais formas de entretenimento da nova geração de nativos digitais. Sem fronteiras ou limites, canais pessoais, com produção de conteúdo consistente, transformaram pessoas “comuns” em celebridades, surgindo a função de youtuber – hoje tão pop stars quanto os atores de novela de alguns anos atrás. A pesquisa “Os novos influenciadores”, feita pela revista Meio e Mensagem, apontou que dentre as dez personalidades mais influentes na vida dos jovens brasileiros, cinco são youtubers.


websérie

Quem são nossos YouTubers

websérie

Arthur Lima: Mora em Sapucaia do Sul/RS, tem 10 anos e cursa o 4º ano do ensino fundamental. Ama cantar, tocar contrabaixo e violão, além de atuar e dançar nas apresentações de teatro musical. Em 2017, Arthur participou do programa The Voice Kids. Laura Roehe: Mora em Montenegro/RS, tem 12 anos e está no 7º ano do ensino fundamental. Ela gosta de música pop, e na escola a matéria predileta é ciências, a que menos gosta é matemática. Adora o aplicativo Musically e está sempre antenada nas últimas tendências da internet.

Algumas curiosidades: Em dispositivos móveis, a média de tempo de visualização de vídeos é superior a uma hora por dia. O YouTube atinge mais pessoas de 18 a 49 anos que a TV a cabo. Crianças, de zero (sim, bebês) a 12 anos formam uma audiência que chega a 52 bilhões de views. Sobre o conteúdo: 46% da audiência acredita que os vídeos devem ser relevantes e 30% espera conteúdo autêntico. Sobre hábitos de consumo: 65% dos consumidores de conteúdo de moda pretende comprar algo. Dados do relatório YouTube Insights 2017

Luis Arthur Seidel: Mora em Guaíba/RS, tem 13 anos e está no 8º ano do ensino fundamental. Em 2017 foi semifinalista do programa The Voice Kids. Seus principais ídolos e referências musicais são Michael Jackson, Ed Sheeran, Bruno Mars, Duca Leindecker e Tiago Iorc.

Algumas curiosidades

Gabi Teixeira: Mora em Porto Alegre/RS, tem 14 anos e está no 9º ano do ensino fundamental. Ela adora ouvir música pop, principalmente em É o maior inglês, e acredita que é muito importante estudar portal de vídeos e conhecer pessoas e lugares diferentes.

do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários – isso dá quase 1/3 dos usuários da internet.

Essas pessoas somadas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo diariamente. O Brasil é o 2 país no mundo em consumo no portal, com 98 milhões de usuários mensais o

Em dispositivos móveis, a média de tempo de visualização de vídeos é superior a uma hora por dia. O YouTube atinge mais pessoas

INVERNO 2018

| 67


vida mais feliz

Ortopé e o espetáculo Korvatunturi estão engajados na causa da felicidade, que defende que FAZER O BEM É SER MUITO MAIS FELIZ. Novos parceiros são bem-vindos nessa jornada: venha praticar o bem e disseminar a felicidade também!

A missão da felicidade é uma causa nobre e com as melhores repercussões possíveis. Em uma verdadeira corrente do bem, quem realiza boas ações, semeia exemplos de amor e aplica sua energia para atividades que geram impacto positivo está colocando em prática a causa de que “Fazer o bem é ser muito mais feliz”. Pois aquele que faz o bem experimenta o resultado de suas ações nos outros e em si mesmo. Motivados pela sinergia de suas crenças e valores, as marcas Ortopé e Korvatunturi (o espetáculo sobre fazer o bem, em cartaz permanente em Gramado/RS) estão unidas nessa causa. Mas, que não é só delas. Muitas outras marcas, empresas e pessoas podem juntar-se a esse movimento da felicidade e das boas ações. Juntas, terão ainda mais força e mais possibilidades de impactar mais gente, promover mais sorrisos, iluminar mais vidas e inspirar mais pessoas.

68 |

INVERNO 2018

Fotos: Pedro H. Tesch

Você sabia? O Dia da Felicidade é uma das principais ações da causa Vida Mais Feliz. Ele é comemorado em 9 de novembro, data que há dez anos o Grupo Paquetá adquiriu a marca Ortopé e passou a abraçar com mais ênfase as causas em prol das crianças. A cada edição, são realizadas ações especiais que levam mais felicidade e alegria, como por exemplo em 2016, com a cerimônia do Lava Pés com a ONG Samaritan’s Feet e em 2017, com a apresentação do Korvatunturi para 500 pacientes e familiares do Hospital da Criança Santo Antônio, de Porto Alegre.

Fotos: Daniel M. Viero

O manifesto de fazer o bem explica um pouco desse impulso em registrar, em cada atitude, a cada dia, uma impressão positiva, provocar um olhar mais feliz, uma troca de afetos sincera. A motivação é um mundo melhor, e ele depende de cada um de nós.


E, se neste exato momento, alguém lhe pedisse para definir o que é felicidade para você? Qual seria a sua resposta?

Para saber mais A causa Vida Mais Feliz tem um site com muitas informações e fotos, com todas as edições do Dia da Felicidade. Conheça mais sobre a causa, quem são os parceiros e também saiba como se engajar nesse projeto!

www.vidamaisfeliz.com.br

Nós, da causa VIDA MAIS FELIZ, acreditamos que fazer o bem é sinônimo de felicidade. Somos formados por um grupo de pessoas e empresas dispostas a compartilhar a alegria e estendê-la aos quatro cantos do Brasil. Somos movidos por sorrisos sinceros e pelo brilho no olhar de cada pessoa que impactamos. Nossa maior recompensa é saber que de alguma forma, ainda que singela, transformamos realidades e fazemos a diferença na vida de alguém. Encontramos a nossa satisfação ao ver pessoas sendo contagiadas pela felicidade em ajudar e em ser ajudado. Nossa missão é plantar a semente do bem nos corações dispostos a cultivá-la, na intensão de deixar para nossas crianças um mundo com mais esperança e amor. Cada simples gesto faz a diferença. Juntese a nós e ajude a construir uma VIDA MAIS FELIZ para todos, inclusive para você.

INVERNO 2018

| 69


NOVOS OLHOS

Diário de bordo:

dois anos na estrada!

Guto e Jane, com os filhos Caio e Sofia, seguem sua jornada de carro que começou em 2015 e pretende rodar 180 mil quilômetros em cinco anos. Agora, chegaram ao Alasca e viajam rumo ao sul dos Estados Unidos. Na aventura, apoiada pela Ortopé e acompanhada aqui pela revista, eles desbravam novos caminhos, exploram territórios e belezas e aprendem todos os dias.

Por Guto Oliveira No último dia 20 de setembro completamos 2 anos de aventura. Andamos mais de 70.000 quilômetros pelas três Américas onde conhecemos as belezas da Patagônia chegando até Ushuaia, o extremo sul das Américas, exploramos a Cordilheira dos Andes, as culturas quase intocadas da Bolívia, os vulcões do Equador, cruzamos o Mar do Caribe de veleiro, testemunhamos a natureza exuberante da Costa Rica, nos encantamos com a ilha de Ometepe na Nicarágua, exploramos selvas, rios maravilhosos, cavernas e as ruínas de Tikal na Guatemala, montanhas de El Salvador, praias na Riviera Maya e da Baja Califórnia no México, incríveis parques nacionais dos Estados Unidos e Canadá e chegamos ao extremo norte das Américas, no emblemático Alasca. Nossa viagem pelas Américas foi planejada de tal forma que não pegássemos temperaturas extremas perto dos polos nem na América Central. O desafio seria chegar até o Alasca durante o verão e descer até a Flórida antes que o rigoroso inverno nos pegasse pelo caminho. Lembre-se que viajamos em um pequeno carro com uma barraca de teto e que nossa cozinha fica no porta malas, um estilo de viagem bastante simplificado e exposto as intempéries. Sentimos o gostinho do Alasca assim que entramos na província canadense de Yukon. Infindáveis florestas de pinheiros, lagos, montanhas e glaciares nos acompanharam por todo belíssimo trajeto. Yukon é terra dos temidos ursos Grizzlies, predadores que correm mais rápido, nadam mais rápido, e sobem em árvores mais rapidamente que nós humanos. Esse fator nos preocupava bastante, pois fazemos muitos acampamentos selvagens. 70 |

INVERNO 2018

Sobre o projeto

do caNovos Olhos é o projeto de vida Oliveira, o sal de brasileiros Luís Gustavo de o com os fiGuto, e Janete Mar tins, a Jane. Junt já completalhos Caio, 10 anos, e Sofia, 7, eles todo o conde ram dois anos rodando países a vai levar tinente americano. A viagem aind rer os cinco mais três anos e planeja percor de um Toyocontinentes do planeta, a bordo mais de 100 ta Bandeirante 1993, totalizando e ser acompaíses visitados. A aventura pod solhos. panhada em facebook.com/novo


Cruzar a fronteira do Alasca foi um grande momento em nossa aventura, em que refletimos sobre tudo o que passamos até aqui. O primeiro destino foi a cidade de Fairbanks, onde trocaríamos estadia por trabalho em um camping e descansaríamos depois de muitos e muitos dias na estrada. Em seguida, conhecemos o Denali National

Chegou o momento de nosso primeiro acampamento selvagem no extremo norte. Saímos da highway e seguimos até um lago onde encontramos um jovem casal que havia parado para comer. Cada um deles carregava na cintura spray de pimenta antiurso. Como o único spray que tínhamos mal dava conta de manter os mosquitos longe de nossa pele, resolvemos voltar para a estrada e tentar comprar o bendito spray. O problema é que estávamos em uma estrada sem estrutura nenhuma. Encontramos um acampamento de lenhadores e paramos para ver se eles poderiam nos vender um spray. A atendente, vendo nosso pavor,

Park, famoso por abrigar a maior montanha da América do Norte, o monte Denali. Decidimos ir ainda mais longe, até Dead Horse, a cidade mais ao norte que se pode chegar por terra, percorrendo ainda 600 km da temida Dalton Highway e cruzando o círculo polar ártico.

decidiu nos explicar tudo sobre os ursos e enfim, nos ofereceu um apartamento para passarmos a noite com quarto, cozinha e banho quente, sem custo algum! Saímos de lá no dia seguinte sem spray mas com muito mais conhecimento sobre o animal. Tudo o que interessa aos ursos é comida, eles não querem problemas, então deveríamos ter bastante cuidado com a forma como guardávamos nossa comida. Recebemos de um patrocinador sacolas antiodor que serviram muito bem e colocamos nelas toda a nossa comida e tudo o que tivesse cheiro forte, tipo pasta de dente, flúor e temperos.

Saímos com um grupo de viajantes brasileiros rumo a Dead Horse, mas devido a problemas mecânicos eles retornaram a Fairbanks. Seguimos sozinhos pela Dalton, estrada famosa pelo intenso trânsito de caminhões, falta de estrutura de socorro e por suas terríveis condições. Depois de dois dias, chegamos sãos e salvos em Dead Horse. Acampamos próximo a um rio e tentamos dormir com o sol da meia noite - tínhamos praticamente 24 horas de sol. Em nosso retorno socorremos o Hiro, um ciclista japonês que está pedalando todas as Américas. Ele levou 9 dias pedalando de Fairbanks até Dead

Horse e estava tentando uma carona para voltar. Amarramos sua bicicleta atrás do urso, nos apertamos dentro do carro e conseguimos levá-lo em segurança de volta a Fairbanks. Nossa despedida foi muito especial: com dificuldade em falar inglês, Hiro nos explicou que era professor no Japão e que via como os pais tratavam seus filhos. Em meio a lágrimas, nos disse que a maneira como tratávamos os nossos filhos o deixou muito feliz. Estamos na estrada rumo a Flórida, de onde embarcaremos nosso carro para a Europa e seguiremos nossa aventura pelos cinco continentes.

INVERNO 2018

| 71


fábrica mais feliz

“Aperte o cinto e solte a imaginação”. É com este aviso que os visitantes entram no Mundo Mais Feliz Ortopé, uma jornada em que descobrem o cuidado, o carinho e a magia que fazem os sapatinhos da Ortopé serem amados por crianças e adultos de todo o mundo. A visita à fábrica da Ortopé é um projeto que aproxima as pessoas do universo da criação dos produtos da marca, passa pela fabricação até o acabamento e embalagem, mostrando os processos minuciosos e dedicados que envolvem essa linda tarefa. Ao longo da visita, os convidados são brindados com um passaporte que irá acompanhar e registrar todo o passeio pelas chamadas “estações”, como se fosse uma jornada de trem. Em cada uma das estações, o visitante conhece as pessoas, os processos e as tecnologias que estão por trás de cada sapatinho produzido pela Ortopé.

Segundo Fábio Schmitz, gerente de marketing da Ortopé, “o objetivo deste projeto é proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecerem os bastidores da fábrica mais feliz. Através da visita, eles conhecem todos os processos fabris, e principalmente, as pessoas que colocam todo seu carinho, amor e dedicação para fabricarem produtos de qualidade e que proporcionam bem estar e felicidade a quem os usa.” Mas não é apenas produtos que são mostrados na visita. A missão também é uma parte fundamental. “Incentivamos na visita que a felicidade só é verdadeira quando é compartilhada”, explica Fábio, “assim distribuímos estímulos à causa Vida Mais Feliz, onde incentivamos a todos a fazerem o bem por ajudarem o seu próximo todos os dias.”

O roteiro da viagem começa na estação da Controladoria e Gestão, setor estratégico onde são tomadas grandes decisões da Ortopé. Em seguida, é a visita ao Desenvolvimento de Produto, onde os sapatinhos começam a ganhar vida, com as pesquisas de mercado e tendências, além dos desenhos de todos os modelos. Depois de desenhado, é hora de modelar, o que acontece na estação da Modelagem, em que os sapatos saem

do papel e ganham forma, peça por peça. Com o sapato criado, vem a estação de Custos, Cadastro e Compras, que define o desenvolvimento dos materiais aplicados em cada modelo e equaciona o valor que cada par chegará ao ponto de venda. Chega a vez da produção entrar no roteiro, e a estação de partida é o Corte e Almoxarifado, que irá recortar o couro. Em Serigrafia e Frequência os detalhes defini-

CONTROLADORIA E GESTÃO INVERNO 2018 7272 | | INVERNO 2018

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

MODELAGEM

CUSTOS, CADASTRO E COMPRAS

CORTE E ALMOXARIFADO


dos no setor de Desenvolvimento de Produto serão aplicados. O quebra-cabeça começa a ser montado na estação da Costura, já que feitos os recortes e aplicados os detalhes, está na hora do calçado ganhar forma. Na estação da Montagem é colocada a última peça: a sola. E na Revisão, cada sapatinho é analisado cuidadosamente para verificar costura e acabamentos. Já no Comercial é feito o suporte e atendimento referente ao pós-venda com clientes e representantes Ortopé. E

SERIGRAFIA E FREQUÊNCIA/LASER

COSTURA

por fim, a comunicação bonitinha e mais feliz da Ortopé nasce na estação do Marketing. A primeira edição da viagem ao Mundo Mais Feliz Ortopé aconteceu com pequenos e muito interessados visitantes, filhos de colaboradores e diretores. O projeto segue com edições para representantes e especialmente lojistas, para que vejam de perto a magia dos sapatinhos Ortopé acontecendo dentro da fábrica mais feliz.

MONTAGEM E REVISÃO

COMERCIAL

MARKETING INVERNO 2018

| 73


74 |

INVERNO 2018


INVERNO 2018

| 75


websérie

episódios quinzenais sextas-feiras, às 20h com

luis arthur gabi teixeira

websérie

episódios quinzenais sábados, às 11h com

arthur lima laura roehe

@ortope ortope 76 |

INVERNO 2018

ortope.com.br

Revista Ortopé | 5ed  

Coleção Outono Inverno 2018

Revista Ortopé | 5ed  

Coleção Outono Inverno 2018

Advertisement