Page 73

CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS Márcio José Celeri 1 Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti2

Qualquer discriminação é imoral, e lutar contra ela é um dever. (Paulo Freire)

As profundas alterações estruturais - políticas e econômicas - pelas quais passou o mundo entre as décadas de 1960/90, conhecida como Globalização, se por um lado contribuíram para o grande avanço tecnológico atualmente verificado e para os indiscutíveis ganhos por ele possibilitados, por outro, produziram efeitos danosos principalmente às camadas sociais populares. A reestruturação produtiva decorrente do processo de Globalização, juntamente com a adoção

1

Márcio José Celeri. Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Universidade Estadual Paulista, IGCE/UNESP campus de Rio Claro, SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular -, pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação e Pós-Modernidade – Universidade Estadual Paulista – GEPE/UNESP, campus de Presidente Prudente-SP.

2

Maria P. de Fátima Rotta Furlanetti possui graduação em Pedagogia, mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Caderno Temático da Diversidade e Alfabetização

Nota-se uma tendência mundial, nestes últimos anos, em aproveitar cada vez mais os produtos jogados no lixo para fabricação de novos objetos, através dos processos de reciclagem, o que representa economia de matéria-prima e de energia, fornecidas pela natureza. Diante desse cenário, inúmeras pessoas que se viram descartadas da sociedade, desempregados por não acompanharem os avanços tecnológicos e por falta de um estudo ou qualificação, encontraram nos lixões uma forma de “continuar vivendo”. Nesse contexto, este artigo visa demonstrar como o Programa Paraná Alfabetizado contribui com a superação dessa realidade, descrevendo o percurso do Curso de Formação em Alfabetização de Jovens, Adultos, Idosos e Diversidade, junto ao segmento Catador de Materiais Recicláveis. Através de atividades expositivas alicerçadas com o diálogo entre os alfabetizadores, elucidou-se sobre a realidade deste segmento no Estado do Paraná, corroborando a importância da alfabetização exercida de acordo com sua realidade, pois se concluiu que, para esses catadores, o significado de inserção na sociedade é contundente, significativo e está atrelado às práticas educativas.

121

Profile for Orlando Ferretti

Caderno Temático - Diversidade  

Texto pubicado no caderno Temático da Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Caderno Temático - Diversidade  

Texto pubicado no caderno Temático da Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Advertisement