Page 65

Referências

ANEXOS Textos construídos durante a Oficina:

ARROYO, M.G. Ofício de Mestre. Ed. Vozes, 2004. BRASIL (1994). Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educacionais especiais.

TODA VEZ QUE EU DOU UM PASSO O MUNDO SAI DO LUGAR. ANALFABETISMO E INCLUSÃO

BRASIL, Constituição Federal do Brasil, 1988. _______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, 2000.

Esses dois temas polêmicos tão abordados na atualidade fazem despertar a questão do agir.

BUENO, J. G. S. A Inclusão de Alunos Deficientes nas Classes Comuns do Ensino Regular. São Paulo, (2001).

Cobra-se da sociedade para acabar com a exclusão. Mas para que algo aconteça temos que colocar nossos planos em ações: mobilização da sociedade e do setor público, privado e outros órgãos que possibilitem oportunidade para que as pessoas possam exercer sua cidadania.

CARVALHO, M. Alfabetizar e Letrar. Petrópolis: COLL, César. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2004. DIMENSTEIN, G. O Cidadão de Papel- Ed. Ática, 2002.

Aprender a ler e escrever é um direito de todos e portanto a escola deve oferecer condições adequadas para que o aluno possa desenvolver suas atividades, respeitando sua identidade.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

Portanto, é necessário quer haja: formação continuada para os professores. Orientação para os familiares aceitarem as deficiências, comprometimento das pessoas envolvidas no processo da aprendizagem, conhecendo o aluno, socializando e motivando, tornando o ambiente agradável, mas respeitando os limites e potencialidades de cada um.

_________. Pedagogia de Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 GENTILI, P. Reinventar Escola Pública: política educacional para um novo Brasil. Petrópolis: Editora Vozes. GONZÁLES, J. A. T. Educação e Diversidade. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2002. KUPSTAS, M. e Colaboradoras. Educação em Debate. São Paulo: Ed. Moderna, 1998. MITTLER, P. Educação Inclusiva Porto Alegre: Artmed, 2003.

ANDREIA DE MENECH DANIELE MARIA BARBOSA JOSIEANE APARECIDA DE PAULA LEONORA CASSIANO MARLA VIVIANE RICHTER MARIA APARECIDA DAS DORES NILZA APARECIDA LOURENTINO

Caderno Temático da Diversidade e Alfabetização

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Ed. Contexto, 2003.

108

109

Profile for Orlando Ferretti

Caderno Temático - Diversidade  

Texto pubicado no caderno Temático da Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Caderno Temático - Diversidade  

Texto pubicado no caderno Temático da Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Advertisement