Page 1

INFORMATIVO - 13º Grupamento de Bombeiros

São José do Rio Preto, abril, maio e junho de 2013

ÃO

ES

P

Edição nº 10

AL

I EC

ED

AINDA NESTA EDIÇÃO

Campanha do Agasalho Vacinação

Contra Gripe A

Promovidos Abril e Maio


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

ENTREGA DE VIATURAS 13º GB Recebe 03 Novas Unidades de Resgate São José do Rio Preto

página 02

Hoje, as ocorrências de resgate no Estado de São Paulo representam aproximadamente 60% dos atendimentos operacionais do Corpo de Bombeiros, e têm aumentado ano a ano, exigindo assim cada vez mais treinamento e capacitação dos PMs como também a aquisição de novas viaturas e equipamentos mais modernos.

As

novas Unidades de Resgate que atenderão toda a cidade de São José do Rio Preto e Novo Horizonte foram adquiridas pelo Estado no valor de R$ 135.000,00 cada uma, totalizando um investimento de R$ 270.000,00. Para a população que é a razão da existência desse serviço significa uma grande vitória, pois uma em cada dez pessoas em nosso Estado já foi socorrida por uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.

Novo Horizonte


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

Prova de Natação Equipada

página 03

O Grupamento marcou presença na XXVIII Prova de Natação Equipada do 11º GB, realizada em Jacareí , no dia 11 de abril. O evento tem como objetivo estimular a prática de atividades aquáticas e proporcionar o desenvolvimento e aprimoramento técnico profissional dos integrantes do Corpo de Bombeiros. Dezessete bombeiros de Rio Preto e região participaram da competição, completando com sucesso o percurso de 3.500 metros. A equipe foi representada pelos seguintes bombeiros: Capitão Ferrari, Tenente Brito, Tenente Sutti, Sgt Kitamura, Sgt Cassucci, Sgt Edgard, Sgt Marlei, Sgt Burin, Cb Cleto, Cb Vendramini, Sd Bocchi, Sd Lourenço, Sd Melo, Sd Wellington, Sd Marcelo Carvalho e Sd Rodrigues. Após a prova, os competidores foram saudados com um maravilhoso churrasco, no qual tiveram a oportunidade de se confraternizar com bombeiros de diversas regiões, trocando experiências e revendo velhos amigos. Parabéns aos atletas que mais uma vez representaram de forma brilhante o 13° GB.


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

PREVENÇÃO

página 04

As Festas Juninas e o Perigo dos Fogos de Artifícios O Setor de Assuntos Civis do 13º Grupamento de Bombeiros informa e orienta a toda a comunidade que os acidentes com fogos de artifício aumentam sensivelmente por ocasião das festividades juninas. Todos os anos, infelizmente, por falta de cuidados simples e essenciais, muitos adultos, crianças e adolescentes acabam sofrendo graves ferimentos como queimaduras, amputações traumáticas, lesões na face, mãos e em outras partes do corpo, que irão marcar o resto de suas vidas. Lembramos que os fogos de artifício são classificados como explosivos, exigindo cuidados no seu manuseio, pois se caracterizam pela grande liberação de energia e deslocamento de ar, podendo desta forma resultar em graves acidentes. O Corpo de Bombeiros não aconselha a utilização de fogos de artifício, independente do tipo de comemoração, principalmente pelas crianças. Porém, como algumas pessoas irão utilizá-los, reforçamos alguns cuidados primordiais que deverão ser adotados.

Os principais cuidados com as crianças: Os fogos devem ser manipulados sempre por adultos. As crianças jamais devem carregar “bombinhas” no bolso e nunca devem acendê-las próximas ao rosto. Também devem ser evitadas aquelas brincadeiras de estourar as “bombinhas” nas mãos e mesmo aquelas brincadeiras de colocar as “bombinhas” em latas para vê-las subir com a explosão, pois tais brincadeiras normalmente resultam em acidentes graves.

A regra geral é a de que as pessoas sigam as instruções descritas na embalagem. Os fogos devem ser manipulados sempre por adultos. IMPORTANTE!   

Comprar fogos de artifício somente em lojas autorizadas. Evitar estabelecimentos clandestinos. Ler atentamente os rótulos de instrução. Daí a necessidade destes produtos sempre serem comprados embalados, na caixa e não de forma avulsa. Não soltar fogos de artifícios em baixo de postes, árvores, redes elétricas e em hipótese alguma, em direção a edifícios urbanos. Soltar os fogos ou foguetes obedecendo sempre uma distância de segurança em relação a outras pessoas, aproximadamente em um raio de 50 metros. Em caso de rojões, nunca manter contato direto com a mão. Sempre usar uma haste para alongá-los ou fixá-los em uma base no chão.

Os adultos devem observar sempre a direção para onde o “rojão” será disparado, evitando choque com obstáculos, principalmente se forem combustíveis. Também deve se evitar soltar fogos em locais de concentração pública e sempre manter os espectadores ( crianças e adultos ) a uma distância segura. Outro detalhe importante a ser lembrado é que fogos de artifício não combinam com bebidas alcoólicas. Outro cuidado é não soltar os fogos quando estiver fumando. Lembrem-se que é melhor você sorrir e comemorar de forma saudável as festividades do que, por consequência do uso de fogos de artifício, parar em um hospital e perder a festa.


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

ACONTECE NO 13º GB...

página 05

Funiciativa do in a m u é ulo Agasalho de São Pa o o d d a a t h s n E a A Camp dade do Secretae Solidarie parceiros todas as d l ia c o S ivil. O do ciedade c ndo como o e s t , a P S e E s S io s de - FUS empresár om posto , c o o d a d t n s a E r o orias de está colab a Unidade. Faça v m é b m a gasaos PB d 13º GB t Doe um a em todos . o a ã iv ç t a ia d a ic c arre desta in m parte cê també ção! a um cora ç e u q a e lho

º GB 3 1 do 1ª ede ão da s a aç on end coorden r r o oc a está 13 sob o i a 0 de m te de 2 6 0 a a o di de Resg e d s De curso ra. o 1º M Lidia P Ten

Já com eç Do “D aram os tre esafio i Bomb namentos p d o f or eiro ara te Em 20 para conseg s 2013”. A e a competiçã qu ui o 1 “indiv 2, o 13º G r uma boa c ipe do 13G idual” B o B locaçã está tr con com o Deseja einanSd PM seguiu o 5 o. mos b º LUG Bindel oa sor AR na a, te aos nossos com o temp c o de 2 ategoria amigo '25''34 s! .

ACONTECEU ...

Campanha de Vacinação contra a Gripe A imunizou o efetivo operacional e administrativo da Unidade de São José do Rio Preto.


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

COMEMORAÇÕES

página 06

Bombeiro do Mês Bombeiro do mês de Maio Bombeiro do mês de Junho

O 1º Sgt PM JOÃO ALBERTO MONTOZO é responsável pela administração logística e patrimonial do PB Olímpia, além de ser vistoriante da área técnica, e apesar destas várias funções sempre as exerceu com excelência. A primeira etapa da reforma do quartel de Olímpia foi concluída graças aos esforços deste profissional, sendo disponibilizada uma academia de musculação de primeira linha com aparelhos novos e muito funcionais proporcionando ao efetivo uma melhor qualidade de vida e uma possibilidade de rendimento no trabalho muito superior, O 1º Sgt PM em tela é alvo de elogios por parte do público externo, bem como por seus companheiros e amigos de caserna. Profissional educado mostra-se sempre disponível para o trabalho, inteligente, zeloso e bem relacionado com todos. Por isso é digno de ser conclamado Policial Militar do mês, pelo reconhecimento de seu trabalho, concitando-o a continuar com dedicação em busca de seus ideais.

O Subtenente PM CLAUDENOR DA SILVA SÁ por estar exercendo a função de Responsável pelo Expediente do PB Jales de maneira ímpar sempre com o intuito de melhorar a convivência entre os componentes do quartel e atuando exaustivamente nas tratativas da montagem de uma viatura Autotanque junto a Prefeitura de Jales, além de negociações para melhorar o repasse mensal de verba para o bom andamento do serviço. O Subten PM em tela exerce, ainda outras funções como a de Fiscal Operacional de Área onde deparando com grande número de ocorrências ao mesmo tempo, gerenciando todas de forma brilhante demonstrando com isso sua liderança. Profissional na função de comandante, respeitado e respeitador, atencioso, disposto a colaborar com todos, tratando com atenção e camaradagem, mas sendo enérgico nas horas que são necessárias, o que pode ser observado na harmoniosa convivência dos seus subordinados. Seu desempenho como comandante é visto de forma positiva junto a seus superiores, fato esse que o faz merecedor deste reconhecimento.


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

COMEMORAÇÕES

página 07

ANIVERSARIANTES MÊS JUNHO Graduação

Nome

Dia

1º Sgt PM

IASSER ARAFAT ABDEL HAMID

1

Sd PM

VALDEMAR VIVALDO BARBOSA

4

Cb PM

MAURIDIO LUCAS DOS SANTOS

7

2º Sgt PM

VALDECIR GEROMELLO

7

1º Sgt PM

JOSE LUIZ BORGES

8

Dia

ANIVERSARIANTES MÊS MAIO Graduação

Nome

Cb PM

ALESSANDRO DOMINGUES ROVANI

8

Sd PM

MARCELO FLORA

2

Sd PM

CELSO GARCIA

9

Sd PM

RODRIGO ROCHA DE OLIVEIRA

3

3º Sgt PM

CARLOS ALBERTO GOMES

10

Sd PM

HUMBERTO MARCCHIORI SANCHEZ

3

Sd PM

MAICO PEREIRA LIMA

10

Sd PM

PAULO SERGIO DA SILVA

4

BM

JÚLIO CESAR DE OLIVEIRA

11

Sd PM

EDUARDO VALERIO FALCHI GRIZIO

5

Cb PM

RICARDO RIBEIRO PEDROSO

12

Cb PM

DIRCEU FERRAZ VIANA JUNIOR

6

Sd PM

RICARDO PRADO

12

Sd PM

VITOR ANDRE ESTEVES

6

Sd PM

BENEDITO ANTONIO RAIMUNDO

12

ADRIANO ANTONIO DE FARIA

13

Sd PM

CLAITON JEAN DE SOUZA

7

Sd PM

Cb PM

CLETO FABRICIO TAVARES DA SILVA

8

1º Sgt PM

ANTONIO APARECIDO CARDENAS

13

1º Ten

JOSE LUCIANO VAL

8

Cb PM

MARCELO KAWAGUTI ISIKAWA

13

Cb PM

ANTONIO MARCOS ZEQUINI

9

2º Sgt PM

JOSE MARCELO DO CARMO

14

Sd PM

EVERTON LUIS BUENO COMPARETTI

9

Sd PM

EVANDRO AUGUSTO DA CRUZ

14

CASSIO KOITSI HASHIZUME DA LUZ

15

Sd PM

ALEXANDRE DE OLIVEIRA VAZ

10

1º Ten PM

Cb PM

LUIZ ANTONIO DA SILVA

11

Sd PM

EDUARDO HENRIQUE BERTONHA

15

Sd PM

MARCIO ROGERIO CAIVANO

12

Sd PM

SILVIO MARTINS

15

Sd PM

GLEISON LUCAS DA SILVA

13

Sd PM

RENATO ANDRÉ PICOLO

16

Sd PM

ROGERIO DE SOUZA MONTEIRO

14

SdPM

THIAGO DANIEL LIMA ROSA

16

Sd PM

WELLINGTON DELBER DE MORAES

16

1º Sgt PM

AYRES CASSEMIRO BARBOSA DE TOLEDO

17

Sd PM

WAGNER JUNIO GRIPE MARTINS

17

3º Sgt PM

REINALDO MARQUES DE OLIVEIRA NETO

18

Sd PM

VITOR RODRIGO SILVA SOUTO

18

Cb PM

PIETRO RAMAZZINI ANTUNES MATTA

18

1º Ten

PAULO DE OLIVEIRA E SOUZA JUNIOR

21

3º Sgt PM

MAURÍCIO EDUARDO VALÉRIO

22

Cb PM

JUNIOR CESAR DE AZEVEDO

23

Sd PM

JOAO SAMPAIO CHEREGATI

22

Sd PM

IGOR CESAR PECORARIO

23

Sd PM

PAULO CESAR FERRAREZI

23

2º Sgt PM

DEUCLIDES MONTEIRO JUNIOR

24

Cb PM

EVANDRO ALVES

24

Sd PM

ANGELO ANTONIO MUNIZ

25

Sd PM

JOSE ANTONIO CAUN CUSTODIO

24

1º Sgt PM

JOAO JURANDIR BARROSO

25

Subten PM ADEMIR GOMES DE MORAES

26

3º Sgt PM

WELINGTON NILIO

25

Sd PM

JONAS VITOR MARQUES

27

Cb PM

PAULO CESAR RISATTO

26

Cap PM

JOSE LUIZ FERRARI FERREIRA

28

Sd PM

JULIANO EDUARDO SCABIN

26

2º Sgt PM

MARIO LUCIO ELIAS

28

Sd PM

ANTONIO MARCOS PIVATO

27

Sd PM

MARCELO MASTROIANI GARDELIN

28

Sd Temp PM

ADRIANA DOS ANJOS GERALDO

28

Cb PM

JEFFERSON RICARDO PINAR HUMAGAI

30

Sd PM

RENAN EMANUEL MARTINS RIBEIRO

29

1º Ten

FERNANDO MANCANO

30

Sd PM

LUCIANO GIROTI BIAJOLI

30


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

OCORRÊNCIA DE DESTAQUE

página 08

TENTATIVA DE SUICÍDIO 2º SGB — PB Catanduva / Junho ratava-se de Tentativa de Suicídio, em que a vítima apresentava problemas pessoais e ameaçava saltar de uma ponte de aproximadamente quatro (04) metros de altura, dentro do Rio São Domingos. Com a chegada das guarnições, o comandante da VO13204 Cb PM Prado iniciou o diálogo para convencer a mesma a desistir de seu intento. No decorrer da conversação, o Sd PM Alexandre desceu por uma escada nas margens do rio e preparou-se para resgatar a vítima caso fosse necessário, deixando a guarnição pronta para o atendimento. Apesar dos esforços das guarnições na tentativa de persuadir a vítima a não executar sua intenção, a mesma, totalmente descontrolada, veio a saltar da ponte, sendo imediatamente socorrida, estabilizada, imobilizada e resgatada pelos policiais que estavam dentro do Rio. Em virtude da queda a vítima fraturou membro inferior direito. Após o salvamento a paciente foi conduzida ao Hospital Padre Albino, permanecendo aos cuidados da equipe médica de plantão. A população que acompanhou o desenrolar da ocorrência aplaudiu a guarnição em reconhecimento a ação executada.

QUEDA EM POÇO 2º SGB — BB Novo Horizonte / Maio ratou-se de pessoa que caiu no fundo de um poço que seria desativado, a vítima estava descendo com uma corda, a qual se rompeu, ocasionando a queda desta de uma altura de aproximadamente 12 (doze) metros. No local, a guarnição após análise da situação, efetuou a armação do equipamento necessário para o resgate e salvamento da vítima, equipando um dos integrantes com EPI e EPR. O bombeiro acessou a vítima constatando que a mesma estava consciente e orientada, porém, se queixava de fortes dores na região craniana, bem como, nos membros inferiores, superiores e no tórax. Diante deste quadro, foi realizada a estabilização/ imobilização e efetuado o salvamento da vítima, sendo de imediato conduzida à Santa Casa de Novo Horizonte, onde permaneceu aos cuidados da equipe médica de plantão. Toda a ocorrência foi acompanhada pela mídia local e teve repercussão regional.

CARRO CAI NO CÓRREGO RIO PRETO

1º SGB — PB Boa Vista e PB Vila União / Abril o dia 01 de março, por volta das 14h15min, a guarnição do Comando de Área, juntamente com as equipes das viaturas AS-211, UR455, MOB-07, MOB-08 e AT-63, foram solicitadas para atender uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima. Informações colhidas no local afirmaram que o condutor do veículo perdeu o controle e caiu na ribanceira do córrego Rio Preto. Sob o comando do Oficial de Área, as equipes iniciaram as ações de busca e salvamento da vítima. A vítima sofreu contusões na cabeça, nos membros superiores e inferiores, fato que obrigou a equipe a estabilizá-la na prancha, bem como, içá-la com o auxílio da maca-cesto. Posteriormente, a vítima foi transportada ao Hospital pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

PROMOÇÕES

página 09

Momento de Promoção é sempre uma ocasião para grandes comemorações. No 13º GB, 18 (dezoito) Bombeiros foram promovidos, 15 (quinze) praças no mês de abril e 3 (três) oficiais no mês de maio. O Comandante e praças da Unidade congratulam e reconhecem os méritos dos distintos Policiais Militares. OFICIAIS Maj PM Cleber Cochito

1º Ten PM Diego Moraes Silva Machado 1º Ten PM Gustavo Domingos S. da Silva

PRAÇAS

Subten PM Armando Fernandes D Almeida Neto Subten PM Washington Alves de Andrade Subten PM Edson Obvioslo Subten PM Antonio Santoro

1º Sgt PM Ayres Cassemiro Barbosa de Toledo 1º Sgt PM Antonio Carlos de Paula 1º Sgt PM Haroldo Fioramonte Filho 1º Sgt PM Vanderlei Manoel Costa 1º Sgt PM Jorge Luiz Obrigon

2º Sgt PM Antonio Cesar Tauber 2º Sgt PM Eneas Ananias Junior 2º Sgt PM Luciano Burin 2º Sgt PM Adilson Gonçalves Coelho 2º Sgt PM Maurício Frediani da Silva

Cb PM Rubens Gomes Junior


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13ยบ Grupamento de Bombeiros

1ยบ Encontro dos Veteranos do Corpo de Bombeiros pรกgina 10

Interessados favor entrar em contato com o Setor de Assuntos Civis (B5). *Contato: (17) 3211-8870 ou 13gbb5@policiamilitar.sp.gov.br


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

ESPAÇO PRONTIDÃO

página 11

“Ao Estado nós bombeiros daremos momentos de paz...” Para isso, treinar é preciso!

Flagrante de treinamento de Resgate com integrantes da Prontidão Azul

EXPEDIENTE / REDAÇÃO EXPEDIENTE DIRETOR: Tenente Cel PM PAULO CESAR BERTO SUBDIRETOR: Major PM RICARDO GARCIA SALEM SUPERVISÃO: 1º Tenente PM ORIVAL SANTANA JÚNIOR REVISÃO ORTOGRÁFICA: 1º Tenente PM ADEMIR ANTONIO MINANI

REDAÇÃO / ORGANIZAÇÃO 1º Tenente PM ORIVAL SANTANA JÚNIOR 3º Sgt PM JANDER JOSÉ ALVES Cb PM FABIANO BERNARDES DO NASCIMENTO Sd PM PAULO CRISTIANO DA SILVA

Bomberito de junho  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you