Issuu on Google+

ORIGINALLE ANO I - Edição 001 - MARÇO 2013

Magazine

VIAGEM Descubra os encantos de Mariana/MG

MODA BELEZA SAÚDE e BEM ESTAR

A apresentadora

Carol Minhoto tira o chapéu para JP seu primeiro filho GASTRONOMIA TV/CINEMA/TEATRO CULTURA LAZER

SOLIDARIEDADE APA - Associação Projeto da Amizade

RS 9,90

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

1


2

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

3


Você consegue imaginar a sensação de liberdade que a imagem ao lado transmite? É a sensação de dever cumprido, de desejos realizados, de felicidade infinita! Esta publicação foi gerada por 2 anos para que pudéssemos formatá-la com o que há de melhor no mundo publicitário e agora ela chega como um filho muito desejado. Nossa alegria em poder dividir com você essa conquista é inesplicável. Mas isso é só o começo de uma linda história que, temos certeza, contará com a sua ajuda para que essa seja uma revista Original, a sua ORIGINALLE MAGAZINE.

Editorial

Uma revista cheia de assuntos variados. Entre o time campeão que estará marcando presença com suas matérias estão CARLA CECARELLO (Psicóloga) falando sobre SEXO de uma maneira leve, atual e esclarecendo várias dúvidas sobre um tem que ainda é considerado tabu nas sociedades de todo o mundo; ALEX FIUZA com sua coluna intitulada OFICINA DA VIDA que dará uma visão de espiritualidade, amor pela vida e pelo ser humano, RODNEI SAELLI com ESPELHO MEU, dicas sobre beleza, moda e glamour; FABI NASCIMENTO em PÃO e CIRCO abordará o cotidiano; ADRIENNE SOUZA com as belezas do mundo em VIAGEM e TURISMO, ANA CAROLINA MARQUES, com coluna JOGANDO DE SALTO, comentarista esportivo, falará sobre muito esporte, e eu, IZILDA FÉLIX, em entrevistas com as mais diversas personalidades de TV, CULTURA, MÚSICA, POLÍTICA, MEIO AMBIENTE e SUSTENTABILIDADE, e principalmente, falando com o povo que faz desse país e desse mundo, a beleza e tem o poder de transfomá-lo com suas experiências.

Izilda

Izilda Félix, diretora de redação

Arte: Bruno Cemada

Atendimento ao cliente contato@originallemagazine.com.br (11) 4508-6535

Editora chefe e jornalista responsável: Izilda Félix MTB 64447

A Originalle Magazine é um publicação mensal.

Colaboradores: Carla Cecarello, Alex Fiuza, Rodnei Saelli, Ana Carolina Marques, Fabiana Nascimento, Adriene Sousa. Impressão e Acabamento: QUATROCOR Gráfica e Editora ORIGINALLE (11) 2422-6662 www.quatrocor.com.br

4

É permitida a reprodução das matérias e dos artigos, desde qu previamente autorizada por escrito pela Originalle Magazine e com créditos da fonte.

MAGAZINE ME MAGAZINE | MARÇO DE 2013ORIGINALLE 11.727.681/0001-00 Rua Augusta, 2690 - 3o. andar - Jardins


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

5


ORIGINALLE

Magazine

MARÇO 2013

48 Carol Minhoto

Alto Astral e uma gravidez feliz

4 EDITORIAL 8 Conheça a CROASONHO 12 PÃO E CIRCO - Fabi Nascimento 14 OFICINA DA VIDA - Alex Fiuza 16 JOGANDO DE SALTO Ana Carolina Marques

20 DESCOMPLICANDO O SEXO Carla Cecarello

22 ESPELHO MEU - Rodnei Saelli 24 VIAJAR É PRECISO Adrienne Souza

26 VIAGEM - Conheça a história de MARIANA, a primeira cidade de Minas Gerais

33 MODA 41 BELEZA 58 SAÚDE E BEM ESTAR -

Receitas de Sucos e Chás de Carol Minhoto

60 MÚSICA - Luciana Mello 64 TV - Novidades do programa “Saia Justa” - GNT

66 PROJETOS SOCIAIS - APA

Associação Projeto da Amizade

70 GASTRONOMIA 78 LIVROS 82 FEIRAS E EVENTOS 1o Semestre de 2013

6

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

7


8

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


Qual é o perfil das pessoas que procuram a CROASONHO como possíveis franqueados? São pessoas com o perfil dinâmico, com vontade de vencer, e trabalhar com um produto totalmente diferenciado e um ambiente acolhedor e cheio de surpresas positivas.

LINHA DE PRODUTOS TENTADORES CAI, LITERALMENTE, NA BOCA E NO GOSTO DOS BRASILEIROS. Em entrevista exclusiva para a Originalle Magazine, MARÇAL SALATINO DOS REIS, Gerente de Marketing da empresa, fala sobre o suceso da marca.

Quantas franquias CROASONHO existem hoje no Brasil? Atualmente são 32unidades.

Qual é a previsão de expansão da rede para os próximos anos? Em 2012 a Croasonho chegou a São Paulo, com vários projetos em execução, expandindo também para o Distrito Federal e Belo Horizonte. Em 2013, estaremos adentrando o Norte do Brasil, e em 2014 com a meta de 100 Unidades, iniciar o processo de internacionalização da Marca. Todos esses projetos, com muito planejamento e novas unidades fabris e centros de distribuição sendo iniEm junho de 2009, com a entrada de novos sócios, cializados para atender todos nossos franqueados a Croasonho Café foi remodelada e disseminou-se com rapidez e qualidade, como merece o Franquecom um modelo de negócio marcado pelo sucesso ado Croasonho. culminando no lançamento de sua loja modelo em Caxias do Sul.

F

undada em 1997, quando nasceu a recei ta do croasonho, a marca Croasonho Café potencializou-se no mercado gastronômico destacando sua receita incomparável. Vislumbrando difundir e expandir o negócio, em 2000 foi criado o sistema de Franchising, que inaugurou a primeira loja da rede na praia de Atlântida, no Rio Grande do Sul.

Com uma linha de produtos únicos e tentadores, criados a partir de um produto de massa leve e crocante produzido artesanalmente, a rede expandiuse rapidamente fazendo com que fosse agregada a marca dois novos sócios que assumiram a gestão administrativa do grupo criando, em 2010, a sede corporativa Croasonho Café Franchising, em Caxias do Sul. Já a primeira unidade fabril está localizada em Porto Alegre, fabrica com exclusividade o produto, é responsável pela produção de distribuição a todas as unidades e é gerenciada pelos fundadores da marca. Aplicando os melhores padrões de excelência em produtos, atendimento, ambiente de loja e colaboradores, tendo em vista a satisfação dos clientes e apreciadores, a Croasonho Café demonstra seu sucesso fundamentado na força de seus produtos através de premiações de destaque gastronômico.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

9


Qual é a estimativa de retorno que os franqueados podem esperar? De 24 a 28 meses, dependendo de região e trabalho efetivo do franqueado. Muitas lojas atingiram muito antes do esperado o retorno de seu investimento. O cardápio enche os olhos do público. Vocês atribuem o sucesso e a aceitação da marca pelo cardápio, pontos de localização e estrutura das lojas...ou um mix de tudo isso? Com certeza um mix de tudo. O ambiente acolhedor e diferenciado faz nosso cliente se sentir “nas nuvens”, o cardápio diferenciado, com produtos 100% artesanais e de qualidade sem igual enche os olhos e nosso sentido mais apurado para a boa degustação, e o ponto muito bem escolhido com o acompanhamento da franquia, só ajuda a trazer mais público para conhecer as maravilhas da Croasonho. Considerações finais da empresa. O nome é tentador, Croasonho, que sugere um mistério na degustação desse maravilhoso, diferenciado e bem elaborado produto, e que ganha apreciadores por todos os lugares onde se estabelece. Com um mix de produtos que variam do maravilhoso Croasonho, e contam também com uma linha de cafés, pratos executivos, Milk shakes, saladas, e uma carta de bebidas para os grande apreciadores de qualidade. Sem dúvida é um grande negócio para os investidores que almejam um negócio de qualidade, seriedade e inovação. Marçal Salatino dos Reis Gerente de Marketing e Performance Croasonho Café Franchising www.croasonho.com.br (54) 3021.2700 10

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

11


PÃO E CIRCO Por Fabi Nasccimento

Tempo Aliado!

T

FABI NASCIMENTO é Escritora, Atriz, Analista de Sistemas e Empreendedora fabi@originallemagazine.com.br

12

empo, tempo mano velho, falta um tanto ainda eu sei. Pra você correr macio. Popularmente dizemos: - Nossa, parece que o Natal foi ontem e já estamos nas vésperas do Carnaval. - Janeiro voa! - Aniversário de novo??? Bem, o que dizer do tempo? Temos o tempo como aliado. Andamos de mãos dados com o correr do tempo. Aliado por estarmos com corpos e mentes ocupados. Aliado por estarmos com corpos e mentes ocupados.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

Aliado porque nossa cabeça está cada vez melhor, com maior clareza de ideias e se posicionar se torna mais fácil com a experiência de vida. Aliado mesmo no envelhecimento que nos é cabido e do qual não escapamos ilesos. Administrar esse tempo. Torná-lo útil para nós mesmos. Intenso. Vivido. Vivo. Doce. Não somente face a face com o espelho!


Apenas cabelos nutridos mantêm a cor por mais tempo.

A cor fica, a sensação também.

Nova linha Dove Cor Duradoura.

Protege e mantém a cor saudável e vibrante por 4 semanas1. Seu programa único de 4 semanas é o primeiro tratamento2que proporciona a nutrição necessária entre uma colocação e outra. 1 Usando a linha Dove Cor Duradoura comparado com shampoo sem ingredientes condicionantes. 2 de Dove.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

13


oficina da vidaPor Alex Fiuza

ALEX FIUZA se especializou em Radio e TV, tendo formação acadêmica como Radialista alexfiuza@originallemagazine.com.br

Q

uantas vezes nos deparamos com a seguinte pergunta? Porque comigo? Será que eu mereço? Então, vamos lá nesta coluna darei dicas a vocês de como lidar com certas 14

situações em sua vida. Desde que me conheço por gente, surgem situações e situações em minha vida, que às vezes faço as perguntas acima, e isso não é só comigo não, mas com todo mundo, pois estamos numa roda vida de acontecimentos que nem sempre ou em na maioria das vezes não condiz com o que estamos vivendo. Mas diante de todos os obstáculos da minha vida pude confirmar que sempre quando há alguma dificuldade não podemos nos tornar suscetíveis a energias negativas, tais como, fazer as duas perguntinhas: Porque comigo? Será que eu mereço? Precisamos sim, afirmar:

Sairei desta!!! Sou forte!!! Com equilíbrio, saberá abrir outras portas e solucionar os problemas evidentes. Acredito muito no poder da energia como um todo, no poder enigmático de transformar as coisas, começando pelo nosso sistema solar, que tem uma intensa força gravitacional exercida pelo astro, o SOL, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta e assim fazendo com que os outros planetas fiquem ao seu redor. Isso não é o máximo!!!! Voltando para a nossa vida cotidiana, o que eu digo é que se acordarmos com mau humor, reclamando

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

da vida, tenha certeza que o seu dia não será um dia bom e nem produtivo. Agora se acordar e ao abrir a janela do seu quarto e olhar para o astro Sol e dar um belo sorriso e agradecer a Deus por mais um dia de vida, tornará a sua situação atual mais fácil e plena para ser resolvida. Aprenda a praticar a força interna, a força do seu pensamento, do seu EU. Pense positivo sempre, mesmo diante das dificuldades que por mais que seja difícil no final sempre terá um grande aprendizado certamente invalorável!!!


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

15


jogando de salto Por Ana Carolina Marques

C

om menos de 500 dias para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil, a preocupação com estádios, transporte e tudo o mais que envolve este grande evento, já começa a assombrar a vida dos brasileiros. Dos 12 estádios que sediarão os jogos do Mundial, apenas 2 foram entregues na data FIFA, em Dezembro de 2012. E destes dois, apenas o Castelão, em Fortaleza – CE está realmente pronto. O Mineirão, apesar de ter sido entregue no prazo, não havia sido testado até então. A prova dos 9 foi no dia 3 de Fevereiro, num confronto entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro de 2013. Se dentro de campo teve um jogo bonito, com vitória do Cruzeiro, nos bastidores a situação foi totalmente diferente. Com muitas reclamações por parte dos torcedores, com relação ao fornecimento de água - que não aconteceu –, às péssimas condições em que o estádio foi encontrado, portas de banheiros quebradas, lixo e resto de material de construção por

16

todo lado, lanchonetes fechadas, dificuldades

Foto: Lancenet

no acesso ao estacionamento, que segundo a administração do estádio seria aberto duas horas antes do jogo, que também não aconteceu como o prometido. Minutos antes do jogo ainda havia muito trânsito e confusão para estacionar. E não parou por ai, as reclamações não foram só por parte dos torcedores, a imprensa também foi prejudicada, não havia indicação

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


para onde deviam se deslocar e se pediam informação, não a conseguiam. Reclamações também com relação ao alagamento que aconteceu um dia antes do jogo. Numa forte chuva, o Mineirão ficou completamente alagado, a área das arquibancadas ficou tomada pela água. O campo só não foi totalmente prejudicado por conta do sistema de drenagem. Com toda essa confusão, a empresa administradora do Mineirão, além de prestar esclarecimentos a todos, também terá de desembolsar o equivalente a R$ 1 milhão de reais. Os outros estádios, embora em estágio avançado na construção, ainda estão bem atrasados. Isso porque seis dos doze estádios precisam estar prontos até Junho, quando ocorrerá a Copa das Confederações. A Arena Fonte Nova, de Salvador, já tem 90% de suas obras concluídas, a previsão de inauguração é dia 28 de fevereiro. Já o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, está com 87% das obras concluídas e a previsão é para Abril. Outro que também tem data de inauguração prevista para Fevereiro, a Arena Pernambuco, em Recife, tem apenas 83% das obras concluídas, será que estará pronto na data? O Maracanã com todas as complicações com a construção e com a greve dos operários, está previsto para ser inaugurado em Maio, e a porcentagem de conclusão das obras é de 80%. A Arena Corinthians, em São Paulo, está com 60% das obras concluídas e a previsão, sem atrasos, é para Dezembro de 2013. Isso se as obras não forem interrompidas. Segundo informações do site UOL, o Corinthians foi multado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em R$ 35.771, 00 pelo não cumprimento do TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental), assinado em 2003, onde o Corinthians se comprometia a plantar 3.200 mudas de árvores nativas, no bairro de Itaquera, como forma de compensação ambiental pela corte de 31 árvores, no terreno onde hoje está sendo construída a Arena. O clube paulista ainda pode recorrer a essa decisão. Outra informação do site é que o estádio terá apenas 92% de suas obras concluídas em Dezembro, e os outros 8%, serão finalizados apenas depois do Mundial. O Estádio Beira-Rio, que está sendo reformado, está com 55% das obras concluídas, e a previsão de inauguração é para o fim do ano. Arena Pantanal, em Cuiabá, com previsão de entrega para Julho deste ano, tem também 55% das obras concluídas.

Foto: Lancenet

Com relação aos outros estádios com datas de inauguração mais próximas, este me parece ser o estádio mais atrasado. Outro estádio que também tem 55% por cento das obras concluídas é a Arena da Baixada, em Curitiba, e a previsão é para Dezembro. Os estádios mais atrasados são a Arena da Amazônia, que tem apenas 51% das obras finalizadas, com previsão para Dezembro, e a Arena das Dunas, em Natal, com apenas 50%, a previsão é para Dezembro mesmo com todos os atrasos. Além disso, outras seis obras que foram prometidas para a Copa de 2014 não vão ocorrer. Todas elas seriam para melhorar o transporte. Mas nenhuma será concluída até o Mundial e algumas nem acontecerão. A dúvida que fica é se o Brasil será mesmo capaz de sediar um evento tão grande como esse. E o que acontecerá com a maioria dos estádios depois que a Copa acabar. Seriam esses outros “elefantes brancos”, como se tornaram os da África do Sul? Só o que podemos fazer é aguardar e cobrar. Cobrar pela conservação e preservação dos estádios e também por outras atitudes por parte do governo para que a Copa Do Mundo de Futebol de 2014 não seja um verdadeiro fiasco.

ANA CAROLIN MARQUES é formada em Produção Audiovisual e uma aficcionada por esportes, é frequentadora assídua dos estádios de futebol e ginásios poliesportivos, assim como programas esportivos no rádio. carolmarques@originallemagazine.com.br

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

17


18

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

19


Perfil

descomplicando o sexo CARLA CECARELLO é uma de nossas colunistas e dará seu brilho todos os meses, falando sobre SEXO de uma maneira leve e como o título diz, DESCOMPLICADA. Saiba mais sobre seu trabalho

20

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


Dinãmica, apaixonada pelo que faz, Carla Cecarello tem muito pra contar.

P

sicóloga formada pela Universidade São Marcos em 1990, logo se especializou em Sexualidade Humana pelo Instituto H. Ellis em 1991. Pós-graduada Latusenso em psicodiagnóstico pela Universidade São Marcos. Em 2003 tornou se mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina. Em 1998, fundou a ABS – Associação Brasileira de Sexualidade, que tem por objetivo a realização de pesquisas e trabalhos científicos, ao qual é presidente até hoje. Através da ABS, surgiu o Projeto AmbSex, ambulatório de Sexualidade, que presta serviços a população em geral no que diz respeito as dificuldades sexuais. Carla Cecarello é fundadora e coordenadora deste Projeto.

sobre Sexo” da TV Gazeta, estréia • Quadro: “Sexo na ponta da Língua”, no programa 2 em 1, da rádio Transamérica FM • Editora do Blog “Falando Naquilo”; www.falandonaquilo.com.br • Colunista da Revista Femme; • Colunista da Revista Gloss; • Colunista da Revista CityPenha; • Colunista do Jornal Extra – RJ; • Apresentadora do Programa de TV “Sexo falado com Carla Cecarello”, que foi ao ar pela Rede TV! em 2005; • Apresentadora do Programa de TV “Aprendendo sobre Sexo”, exibido pelo SBT em 2006 – 2007;

Participou como co-autora nas obras: • título: “Disfunção Sexual” autor: Cláudio Telöken e outros editora: Revinter capítulo: “Disfunção Erétil e a Terapia Sexual” • título: “Impotência Sexual – Uma Abordagem Multidisciplinar” autor: José Mário Reis e Oswaldo do M. Rodrigues Jr. editora: próprios autores capítulo: “ Variações na Terapia Sexual” Devido a sua formação, qualidade e aper feiçoamento profissional, acumuladas ao longo de 20 anos de carreira, é consulto ra de várias empresas como: Laborató rios Pfizer, Bayer, Johnson & Johnson, SanofiAventis, dentre outros.

• Mensalmente participa do Chat do Portal Terra;

Ela tem um histórico rico na área de Comunicação: • Apresentadora do Programa de TV “Falando

Contatos: www.carlacecarello.com.br assessoria@carlacecarello.com.br

• Fundadora e idealizadora do Projeto AmbSex – Ambulatório de Sexualidade; • www.projetoambsex.com.br • Convidada para entrevistas em diversas rádios como: Mundial AM, Jovem Pan FM, Bandeirantes, Record; • Escreve diversos artigos para revistas de circulação nacional, como: Claudia, Maire Claire, Ana Maria, 7 Dias, Elle, dentre outras, além de jornais populares e segmentados; e agora para a ORIGINALLE MAGAZINE.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

21


Perfil

espelho meu Com Rodnei Saelli

22

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


RODNEI SAELLI – Maquiador e Hair Stylist – Saiba um pouco sobre esse Mago do Mundo da Beleza e sobre sua coluna ESPELHO MEU.

R

odnei Saelli,33 anos, hair stylist e ma quiador – começou como autodidata, puro instinto. A profissão começou como um hobby,mais precisamente como ele costuma dizer: Paixão! Sempre adorou o glamour de uma mulher bem penteada e maquiada. Ele define o que sente: – O MUNDO DA BELEZA ME ENCANTA. Na minha profissão é interessante ter o privilégio de muitas vezes mostrar para minhas clientes uma imagem e beleza que nem elas mesmas acreditavam possuir! Começou trabalhar aos 16 anos e profissionalmente aos 18 anos. Saiu de um bairro humilde, onde o futuro era limitado por conta da violência, tráfico de drogas, assassinatos e muito preconceito por sua “condição sexual”; porém, com todos esses obstáculos, começou a trilhar seu caminho sempre almejando sucesso e principalmente, realização profissional. Nessa jornada,aprendeu e aprende todos os dias à respeitar o ser humano “mulher”, que batalha, corre atrás e literalmente faz e acontece!

ESPELHO MEU: uma coluna que mostrará que toda mulher pode manter-se DIVA não apenas em momentos especiais, mas todos os dias, afinal todas merecem estar nessa condição. Ele finaliza dizendo: - Será um prazer imenso compartilhar com todas as pessoas, o fascinante mundo da beleza em sua mais sublime plenitude! Contatos com Rodnei Saelli: http://www.facebook.com/rodnei.elias email: rodneisaelli@originallemagazine.com.br 11 96224-4854 11 98185-7882

Em suas palavras: - Para mim o mais importante é aquele sorriso que vejo nas minhas clientes com a finalização de uma transformação; isso para não tem preço, afinal vejo diariamente o quanto é valido tanto esforço, luta e batalha. No decorrer das edições da revista e na página do Facebook da Originalle Magazine, Rodnei Saelli apresentará essa magia do Universo feminino: produtos cosméticos, dicas para manter os cabelos saudáveis, a pele bonita, acessórios que se adequam em termos de custo, à qualquer bolso, sapatos…enfim realmente um Mágico Universo. ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

23


Perfil

VIAJAR É PRECISO! Com Adrienne Souza

24

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ADRIENNE SOUZA – ela é poetisa por natureza, escreve com a alma e traduz sentimentos em seus textos com muita originalidade. Conheça a mulher que fala com categoria sobre VIAGEM e TURISMO O sucesso é a capacidade de enfrentar o fracasso, sem perder o entusiasmo!

A

ssim é Adrienne Souza: alegre, caris mática, batalhadora. Moradora da cidade de Mata de São João BA, mostra a beleza do local que é um paraíso na terra. Mata de São João – Praia do Forte, é um dos destinos turísticos para quem realmente quer se refugiar dos agitos.

Aqui você encontra tranquilidade, conforto e diversas atrações culturais que foram passadas de outras gerações, como a capoeira,

samba de roda e maculelê. Na Bahia pode se ver de tudo, principalmente os encontros da cultura indígena, africana, européia e dos caboclos que por aqui passaram tempos atrás deixando uma herança belíssima. ARTESANATO O artesanato local é baseado no trançado de palhas de coqueiro para confecções de bolsas,chapéus e outros acessórios. Além disso, são feitas esculturas em madeira ou barro e acessórios femininos diversos. GASTRONOMIA Além das delícias baianas que oferecemos como o acarajé, abará, moquecas, frutos do mar, o lugar também oferece iguarias da cultura francesa, japonesa, italiana, espanhola, argentina dentre outras. MANIFESTAÇÕES CULTURAIS O município de Mata de São João (Praia do Forte), mantém as tradições do animado samba de roda, capoeira e maculelê. Adrienne Souza adrienne@originallemagazine.com.br

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

25


Viagem Conheça um pouco da História de MARIANA A primeira cidade de Minas Gerais

26

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


Mariana - MG ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

27


Viagem

P

rimeira vila, primeira capital, sede do pri meiro bispado e primeira cidade a ser pro- etada em Minas Gerais. A história de Ma- riana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada também pelo pioneirismo de uma região que há três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia. Em 16 de julho de 1696, bandeirantes paulistas liderados por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça encontraram ouro em um rio batizado de Ribeirão Nossa Senhora do Carmo. Às suas margens nasceu o arraial de Nossa Senhora do Carmo, que logo assumiria uma função estratégica no jogo de poder determinado pelo ouro. O local se transformou em um dos principais fornecedores deste minério para Portugal e, pouco tempo depois, tornou-se a primeira vila criada na então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Lá foi estabelecida também a primeira capital. Em 1711, por ordem do rei lusitano D. João V, a região foi elevada à cidade e nomeada Mariana – uma homenagem à rainha Maria Ana D’Austria, sua esposa. Transformando-se no centro religioso do Estado, nesta mesma época a cidade passou a ser sede do primeiro bispado mineiro. Para isso, foi 28

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

enviado, do Maranhão, o bispo D. Frei Manoel da Cruz. Sua trajetória realizada por terra durou um ano e dois meses e foi considerada um feito bastante representativo no Brasil Colônia. Um projeto urbanístico se fez necessário, sendo elaborado pelo engenheiro militar José Fernandes Pinto de Alpoim. Ruas em linha reta e praças retangulares são características da primeira cidade planejada de Minas e uma das primeiras do Brasil. Além de guardar relíquias e casarios coloniais que contam parte da história do país, em Mariana nasceram personagens representativos da cultura brasileira. Entre eles estão o poeta e inconfidente Cláudio Manuel da Costa, o pintor sacro Manuel da Costa Ataíde e Frei Santa Rita Durão, autor do poema “Caramuru”. Pioneira em comunicação, nas suas terras foi instalada a primeira agência dos Correios no Estado, em 1730. Na época conhecida como “Correio Ambulante”, ela estabelecia a comunicação entre Rio de Janeiro, São Paulo e a capital mineira Em 1945, Mariana recebe do presidente Getúlio Vargas o título de Monumento Nacional por seu “significativo patrimônio histórico, religioso e cultural” e ativa participação na vida cívica e política do país, contribuindo na Independência, no


Acima: Passeio de trem Maria Fumaça e a Câmara Legislativa

Império e na República, para a formação da nacionalidade brasileira. Todo ano, em 16 de julho, Dia de Minas, o Governo do Estado de Minas Gerais instala-se na cidade, realizando cerimônia alusiva na Praça Minas Gerais que, pela harmonia e beleza plástica de seus monumentos, é um expressivo conjunto urbano da Minas colonial. A extração do minério de ferro é a principal atividade industrial do município, forte geradora de empregos e receita pública. Seus distritos desenvolvem atividades agropecuárias e apresentam artesanato variado, expressando a diversidade cultural de Minas Gerais. casas do período colonial

Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Mariana Pc Juscelino Kubitschek, s/n - Mariana - MG (31) 3557-9000 http://www.mariana.mg.gov.br/

Igreja São Francisco de Assis

Ouro, fé, arte e pioneirismo marcam os três séculos da histórica Mariana ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

29


30

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

31


32 ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013 dudalinafeminina.com.br


MODA

NOTÍCIAS

Samuel Cirnansck inverno 2013

Foi divulgado o line-up da edição de verão 2013/14 do São Paulo Fashion Week, que desta vez volta a acontecer no espaço da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Concebida e curada por Humberto e Fernando Campana, esta edição consolida a mudança do calendário de moda brasileiro.

Tufi Duek Cavalera

Veja abaixo a programação completa:

20 de março, quarta-feira FH por Fause Haten Fernanda Yamamoto João Pimenta Água de Coco por Liana Thomaz Neon

18 de março, segunda-feira Animale Cori

Triton

19 de março, terça-feira Adriana Degreas Acquastudio por Esther Bauman Ronaldo Fraga Forum Ellus

21 de março, quinta-feira Alexandre Herchcovitch Amapô Juliana Jabour Osklen Samuel Cirnansck Colcci 22 de março, sexta-feira Uma Raquel Davidowicz Têca por Helo Rocha R. Rosner Lino Villaventura

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

33


Moda Figurino de Rihanna é da Givenchy Ricardo Tisci assina looks da nova turnê Diamonds

Fotos: Divulgação

Givenchy é a grife que veste Rihanna em sua nova turnê mundial, Diamonds Ricardo Tisci foi o responsável por assinar dois looks do show, que trazem um pouco das referências da coleção de inverno 2014. Os trajes misturam técnicas de alta-costura com uma pegada esportiva e elementos do streetwear.

Uma das criações consiste em uma capa preta de comprimento longo, com babados na barra. Há também uma espécie de parka, usado com sutiã e minishort de cetim de seda, com botas bordadas que vão acima do joelho.

Juliana Wecki juliana.wecki@usefashion.com

34

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


Tampas de perfume viram anéis

Look Estampa na alfaiataria

Designer português Luis Teixeira aposta no ecodesign

Fotos: Reprodução

Sustentabilidade virou moda, literalmente. O designer português Luis Teixeira, conhecido por seu trabalho de reaproveitamento de materiais, trouxe mais uma alternativa ecológica, agora para os vidros de perfumes. Ele aproveitou as tampas dos frascos e as transformou em anéis. Seguindo a tendência máxi para os acessórios, elas foram colocadas no lugar das pedras, criando uma diversidade de cores e formatos. Os adornos foram aplicados com imãs, possibilitando a troca das peças. A coleção conta com 360 itens.

Uma proposta de descontração para looks sociais. Na imagem, o manequim da loja Saks combinou calça de alfaiataria com camisa de estampa colorida. Ainda, cinto trançado e chapéu metalizado foram usados na produção.

Fernanda Maciel fernanda.maciel@usefashion.com

Ana Backes ana.backes@usefashion.com

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

35


Moda Nova coleção Santa Lolla para C&A Bolsas, calçados e acessórios estão entre os lançamentos

A C&A repete a parceria com a Santa Lolla e lança mais uma coleção de calçados, bolsas e cintos com a grife. Como na linha de estreia, as peças são releituras dos best-sellers da marca. Na gama de calçados, há 43 modelos entre rasteiras,

sapatilhas, sandália plataforma, sandália de salto, scarpin, slipper, ankle boots e botas de cano curto. O mix de bolsas contém 24 modelos, nos formatos clutch, satchel, cross e shopper em tecido de camurça, cobra

O conceito “Tal Mãe, Tal Filha” traz seis novos modelos para as crianças, sendo uma bota, um slipper de pelo de onça e sapatilhas com deta-

36

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

metalizada e pelo de onça com muitas tachas e spikes. Há ainda 16 propostas de cintos, que variam entre skinnys, médios e largos com tachas, placa de metal, pedras e correntes.

lhes de spikes e caveirinhas. A partir de 12 de março, a coleção estará disponível em 115 lojas selecionadas da rede no Brasil.


Camisetas ganham ilustrações de artista plástica Folclore, mitologia e histórias em quadrinho são as inspirações

Carla Barth e a marca paulistana de camisetas Wonder fizeram uma parceria e lançam uma linha especial de camisetas. A artista plástica gaúcha buscou no folclore, na mitologia e nas histórias em quadrinhos a inspiração para desenvolver as ilustrações das T-shirts.

Sob o comando da estilista Camila Cutolo (ex Maria Garcia), a Wonder trabalha com o conceito de roupas confortáveis e elegantes. A coleção estará à venda nas lojas Alcaçuz.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

37


Moda

Acetinado e floral p Confira as tendências que se destac

A última semana de moda da temporada de desfiles internacionais terminou em Paris na quarta-feira, 6, reforçando que o inverno 2014 não passará despercebido. Entre as tendências apresentadas, tecidos acetinados e floral foram os

38

hits do evento. Acetinado A sofisticação parisiense é notada pelos tecidos nobres de superfície acetinada, escolhidos para modelar de vestidos esvoçantes a conjuntos mais

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

sequinhos e retos. A cartela de cores é variada e contempla desde os tons mais escuros até os vibrantes. Algumas marcas, como Carven e Andrew GN, ainda apostaram nas texturas com esse material.


ara o inverno 2014 aram na Semana de Moda de Paris

Floral É inverno, mas as flores estão lá nos vestidos e casacos volumosos. A proposta é ousar na estampa, na cor e no contraste dessa mistura. Veja que não há um padrão:

Fotos: © firstVIEW

cada marca explora a ideia de um jeito diferente. Vale fundo preto ou claro, desenhos miúdos ou em tamanho máxi e até os florais feitos no tricô, como na Sonia Rykiel.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

39


40

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


beleza-

PELE

CABELO

MAQUIAGEM

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

41


Beleza pele

1 Lancôme tem uma linha de cremes inspirada na medicina tradicional chinesa. A linha chama-se “Énergie de Vie“. Os cremes contêm três extratos de raízes típicas da China que reequilibram o fluxo de energia dentro das células da pele. Não são pegajosos e aderem facilmente à pele, Preço sugerido em dólar US$ 65,00/ cada. 2 Hidratnte Fluído para o rosto - efeito de frescor e bem estar para a pele, R$ 275,00. 3 Rejuvenescedor instantâneo para os olhos, R$ 378,00.

1

www.lancome.com.br

2

3

42

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


1 Máscara + Make-up Remover – Olay: Loção removedora de maquiagem e serve para todos os tipos de pele, R$ 23,39. 2 Kit com 3 produtos de limpeza CLINIQUE (sabonete, tônico e exfoliante), R$ 151,95. 3 UV Perfect – L’Oreal: Hidratante com FPS 30, R$ 48,89. 4 Natura Faces Anti acne: 5 produtos incluindo um sabonete, tônico, esfoliante (nº 16), hidratante para o dia e para à noite. Compre com uma revendedora, preços à partir de R$ 23,00. 5 Natura Fotoequilíbrio: Protetor solar. Compre com uma revendedora, preço à partir de R$ 39,80. 6 Deep Clean Tonico Energizing - Neutrogena: Tônico 2 em 1, R$ 16,81. 7 Oil-Free Eye Makeup Remover: Demaquilante Bifásico para os Olhos., R$ 46,62. 8 Minesol – RÓC: Protetor Solar, R$ 49,99. 9 Effaclar Eau Demaquilante – La Roche Posay, R4 77,00. 10 Facial Diário – Sundown: Bloqueador Solar e hidrata também, à partir de R$ 30,00. 11 Baby Shampoo Neutro – Johnson&Johnson: Serve para lavar o rosto, à partir de R$ 8,29. 12 Effaclar Eau Demaquilante La Roche Posay 200ml, R$ 71,91. 13 Tônico Suave Revitalizante – Nivea: Tônico, à partir de R$ 21,90. 14 Demaquilante de Olhos – AVON: Demaquilante para área dos olhos. Compre com uma revendedora da Avon, à partir de R$ 8,90. 15 Gel de Limpeza Renew – AVON: Funciona como um sabonete em gel. Compre com uma revendedora da Avon, preço estimado em R$ 13,00. 16 Natura Faces Anti acne Esfoliante. Compre com uma revendedora Natura, R$ 20,00. 17 Nivea Creme Hidratante, à partir de R$ 17,00.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

43


Beleza

cabelo

44

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

Cabelos pra arrasar!


1. Shampoo: Proporciona limpeza hidratante pós-sol. Sua fórmula possui alto teor de agentes quelantes que retiram o excesso de sal e cloro R$ 15,87 2. Máscara: Proporciona hidratação intensiva pós-sol.Combina as propriedades reconstrutoras dos aminoácidos vegetais ao elevado poder de hidratação da polpa tropical (uma mistura exclusiva de óleos e manteigas naturais). A sinergia destes ativos, recupera os danos causados pelo mar, vento e piscina. Resultado: cabelos naturalmente macios e saudáveis, R$ 14,43. 3. Condicionador: Proporciona condicionamento nutritivo pós-sol. 4. Finalizador: Tratamento diário sem enxágue que oferece proteção intensiva para o verão, R$ 15,87. 5. Cristal Líquido: possui fórmula elaborada com antifrizz e filtro solar,que forma uma barreira protetora e nutritiva sobre os fios, mantendo-os seguros quanto aos agentes do mar, vento e piscina. Silicones especiais para proteção e manutenção da hidratação. Filtro solar para proteger a cor e a estrutura dos fios. Ação antifrizz, R$ 20,29. 6. Spray Iluminador: Para deixar os fios domados durante a praia ou piscina, use o SPRAY ILUMINADOR BIO EXTRATUS VERÃO, proteção rápida e prática que mantém os fios disciplinados e totalmente protegidos do sol, R$ 9,62. 7. Hidratante Pós-Sol. Deve e pode ser aplicado nos fios secos ou molhados e deve ser reaplicado durante o tempo de exposição para garantir a proteção total dos seus cabelos. R4, 16,83 www.bioextrarus.com.br SAC Bio Extratus: (31) 3855-3002 Pela primeira vez o colágeno, já conhecido por suas propriedades hidratantes e modeladoras sobre a pele, foi incorporado a uma linha de produtos para o cabelo. A fórmula de Elseve Hydra -Max à base de Colágeno penetra no cacho para atrair e reter a hidratação como um imã por 24h. Ideal para cabelos cacheados a crespos que ficam ressecados e perdem sua forma ao longo do dia. 1. ELSEVE HYDRA-MAX COLÁGENO SHAMPOO, R$ 9,26.

2. ELSEVE HYDRA-MAX COLÁGENO CONDICIONADOR, R$ 15,99. 3. ELSEVE HYDRA-MAX COLÁGENO CREME DE TRATAMENTO, R$ 12,99. 4. ELSEVE HYDRA-MAX COLÁGENO CREME PARA PENTEAR, R$ 8,50. 5. ELSEVE HYDRA-MAX COLÁGENO AMPOLA MÁGICA, R$ 7,99. 6. ELSEVE HYDRA-MAX COLÁGENO LEITE UMIFICADOR DE CACHOS, R$ 10,42. Hidratação profunda - A linha contém Vitamina E, Omega 9 e Queratina, hidratando profundamente as áreas danificadas e selando as cutículas. Liso e Sedoso - Com combinação de Pró Vitamina B5, Lisina e Queratina, a linha proporciona um liso perfeito, alinhando os fios e reduzindo o frizz. Cachos Perfeitos - Combina Pró Vitamina B5, Queratina e Elastina, proporcionando uma definição perfeita dos cachos, controlando os fios rebeldes e cuidando das áreas mais danificadas. Reconstrução e Força - Reduz a quebra em até 99%, desde o primeiro uso por conter uma exclusiva fórmula com Vitamina B6, Colágeno e Queratina. Cor Radiante - Fórmula que possui Vitamina E, chá verde e Queratina, garantindo a proteção da cor por até 40 lavagens. 1. Shampoo – R$ 14,99 (750ml) e R$ 11,49 (400ml) 2. Condicionador – R$ 16,99 (750ml) e R$ 12,99 (400ml) 3. Creme para pentear – R$ 12,49 (300ml) 4. Creme de tratamento – R$ 16,99 (1l) 5. Conheça as cinco linhas da TRESemmé®

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

45


Beleza

maquiagem

46

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


1

4

3

5

6

2

7

8 1 Pó Compacto Bronzeador Super Natural Sun - Maybelline, R$ 24,00. 2 Pó compacto AVON COLOR TREND, R$ 13,00. 3 Batom M.A.C. Diva, R$ 79,00. 4 Batom AVON Vinho Impact, R$ 19,00. 5 Batom Contém 1g Color Effect, R$ 39,00. 6 Batom Natura Matte Vinho 50, R$ 34,90. 7 Make B. Mastercils 3D Máscara Volume - Cílios até 11 vezes mais volumosos, R$ 52,99. 8 Sombra Marrakesh Sunset da Artdeco, R$ 104,00.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

47


Carol Capa

Minhoto

Ela é determinada, focda em tudo o que realiza, tem um astral excelente, mas diz o que pensa sem medo. Conheça a vida dessa mulher que é pura energia! IZILDA FÉLIX FOTOS: ROBERTO TATEYAMA

48

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

49


Capa Carol Minhoto

N

uma quarta feira de Cinzas, essa beldade dade de vida e saúde, de uma maneira espontânea; chamada CAROL MINHOTO nos deu um pois é uma realidade que vivo há muitos anos. show de simpatia, charme, disposição, bom O programa estreou no dia 04/10/2010. humor e inteligência, mostrando que não é à toa que apresenta o Programa VOCÊ BONITA na TV GADiga pra nós como é apresentar um programa que ZETA, diariamente das 12h30 às 13h30. fala sobre Saúde e Beleza? Entrando em seu nono mês de gravidez ela foi sem Há mais ou menos 10 ou 11 anos eu levo, de uma dúvida neste dia, uma estrela, mas que brilha pormaneira muito disciplinada esse lado saudávl e de que tem luz própria, talento e simpatia inigualáveis. qualidade de vida. Tenho um equilibrio alimentar, Formada em Rádio e TV, a apresentadora já fez cuido disso com carinho. parte do programa de vendas BEST SHOP TV e Não como frituras em hipótese alguma, doces rararecebeu o convite para comandar com maestria o mente e acredito que na gravidez deva ter comido VOCÊ BONITA, onde dá dicas de Beleza, Saúde e umas 3 vezes apenas, mas sempre divido com o maBem Estar e pratica tudo o que fala. rido; ele pede e eu dou um pedaciAdepta aos esportes e à Alimennho (fala sorrindo). Carne vermelha tação Saudável, teve uma gravidez eu voltei a comer na gravidez por “Há quase 11 tranquila e feliz. causa do bebê, mas não comia anAo lado do também simpático, anos eu levo tes; carboidrato só integral e tenho o Oswaldo Yazbek Júnior com quem é maior cuidado para não consumí-lo uma vida casada e juntos, aguardam a chegaà noite. Pratico atividade física todos saudável de da de JP, primeiro filho do casal. Ela os dias (antes da gravidez eu corria nos revela um pouco de sua vida e maneira muito engravidei e treinava sem saber que do seu dia a dia. ser mãe). disciplinada ia Do dia para a noite passei da corrida para ter quali- para a caminhada. LUZES, CÂMERA... CAROL MINHOTO EM AÇÃO! dade de vida” Durante a gravidez continuo os exercícios com um personal, 2 vezes por semana e caminho todos os dias. Como se deu início a sua carreira na Eu contei tudo isso para mostrar que TV? VOCÊ BONITA vem de encontro com meus valores, minha vida em todos os sentidos. Comecei em 2006 no Best Shop TV que era um proO que eu falo no programa é exatamente o que eu grama de vendas na TV GAZETA. Eu havia acabado vivo, nunca direi sobre uma receita que tenha ingrede me formar na FAAP em Rádio e TV; fiz o teste fui dientes mais engordativos ou que não seja light. No escolhida par ser uma das apresentadoras deste proque eu não acredito eu não falo. Converso sempre grama que estava estreando. O programa ficou no ar com a produção do programa e gosto de ver as receipor 4 anos e quando encerrou, cada apresentador foi tas, evitamos ingredientes e receitas engordativas, direcionado à um novo programa na TV Gazeta. porque acreditamos que o telespectador pode assisFoi muito bom porque eles nos deram a oportunitir o programa e mudar seu estilo de vida, tanto para dade de realizarmos outros trabalhos e como meu emagrecer que é o objetivo de muita gente, como perfil era de uma pessoa que levava uma vida saupara se sentir melhor, ter mais pique, mais saúde. dável, com prática de atividades físicas, montaram o Por esse motivo só mostramos receitas saudáveis. programa VOCÊ BONITA dentro do meu perfil para que eu pudesse abordar assuntos ligados à quali50

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


VOCÊ BONITA

É TOTALMENTE VOLTADO PARA SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, BEM ESTAR, NUTRIÇÃO, TERAPIAS ALTERNATIVAS, ATIVIDADE FÍSICA E BELEZA, COM MAQUIAGEM, CABELO QUE SÃO TRUQUES PARA MULHERES E HOMENS TAMBÉM PORQUE O PROGRAMA TEM UM PÚBLICO GRANDE E VARIADO.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

51


Capa Carol Minhoto Você é uma pessoa antenada nas redes sociais e possui um site. Acredita que nesse aspecto pode alavancar ainda mais a sua carreira e consegue responder todas as mensagens que seus público te envia, querendo saber e ficar mais perto da Carol do dia a dia? Eu adoro as redes sociais e tenho tudo: Facebook, Instagram que nomomento é a minha paixão porque foto é “bom demais” e posso compartilhar minha gravidez com as pessoas que me seguem; posto muitas fotos da barriga. O meu site surgiu exatamente por esse motivo: muita gente me escrevia dizendo que gostavam das roupas e acessórios que eu usava no programa e apesar de ser uma pessoa muito básica e discreta quanto ao vestuário eu resolvi colocar no site algumas dicas de moda porque gosto desse assunto, alimentação; inclusive com receitas para fazer em casa. Se eu viajo, meciono para onde fui; pois assim as pessoas que tem curiosodade de conhecer um pouco da minha vida pessoal, do meu maido, da minha casa, enfim, do meu dia a dia, vejam um pouco da Carol. Não tenho problemas com isso e acho que sou uma pessoa igual às outras e mostrando que fui para determinado restaurante ou viajei para algum lugar é mostrar que é uma escolha de outrsa pessoas que só tem uma profissão diferente que a minha, mas que na essência somos iguais. É uma troca e sinto que esses fãs que me escrevem são queridos e carinhosíssimos; carinho esse que não tem preço. “Acredito que se eu os encontrasse e conversassemos, teríamos os mesmos assuntos e interesses.” O intuito do site é justamente responder ao meu público e eu mesma respondo com o maior prazer pelo Twitter. Para quem deseja me seguir no Twitter deixo aqui para vocês: @carol_minhoto. Adoro pedir opinião, inclusive sobre assuntos polêmicos. Recebo críticas sem problemas e acho que elas precisam existir para melhorarmos e sempre digo: - CRÍTICA CONSTRUTIVA. Não gosta da Carol não assista o programa, não me siga nas redes sociais, não envie mensagem, mas se achar que a Carol Minhoto está fazendo alguma coisa no programa que poderia ser melhorado, então envia sua mensagem que eu te repondo com o maior prazer.. 52

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

Já recebi no ar um recado de um garoto (recebo os recados no ar pelo Twitter) e este dizia que eu era chata e etc...Não li a mensagem dele no ar, mas falei para ele: - Eu não gosto de pessoas grosseiras e mal educadas; escreve um recadinho bonitinho com uma crítica construtiva; porém, se você não gosta de mim, muda de canal porque você não é obrigado a me assistir (risos durante a entrevista e apoio geral da equipe com aplausos). Como consegue conciliar a vida de esposa, apresentadora e futura mãe? Está sendo ótimo mas as coisas estão se apertando. O tempo está diminuindo mas era o que queria e planejava. O Oswaldo e eu namoramos por 6 anos; ficamos noivos por 1 ano e meio e vamos completar 5 anos de casados, então podemos dizer que era um planejamento de vida do casal. “Estamos vivendo tudo isso com muita alegria.” Eu desejava ser uma grávida e curti cada minuto desa gravidez e agora que está chegando ao fim, vou sentir saudades desse período porque fui uma grávida feliz. Sempre ia para a frente do espelho, notava a barriga crescendo e me sentia feliz. Eu brinco que eu me sinto um hipopótamo, mas um hipopótamo muito feliz porque vejo que muitas mulhres querem ser mães mas não querem passar pela gravidez. NOTA: Apesar de Carol dizer que se sente enorme, ela engordou apenas 8 quilos e está com uma forma física invejável. Tudo mudou muito e as adaptações na casa e no casamento; na infraestrutura como um todo se faz necessário para a chegada do bebê e sabemos que quando ele estiver conosco tudo mudará para melhor porque teremos a companhia do filho que desejávamos desde o nosso namoro. Poderia nos falar o nome escolhido para o bebê? Ele se chamará JOÃO PAULO, mais conhecido como JP. Já gostávamos do nome antes de casarmos e se fosse um menina se chamaria Maria Eduarda.


Vamos lá! Esse é um assunto que eu adoro e falo com muito carinho.

O que aprendi com a minha médica é que quando a pessoa já pratica atividade física e engravida, o seu corpo está habituado à prática, por isso continuar, desde que seu médico libere para alguns desses exercícios. Práticas que elevam os batimentos cardíacos não podem ser feitas, como por exemplo a corrida, a bicicleta ou uma natação muito pesada

ou o impacto de uma corrida que também tem esse agravante nesse período. Quando a pessoa não pratica nenhuma atividade física, os médicos aconselham não fazer nenhum exercício de imediato porque poderá moveimentar alguma coisa no corpo, principalmente no início da gestação; pois há um pouco de risco até 12 semanas e poderá não fazer bem ao bebê. O ideal é começar atividades físcas antes de engravidar, mas se a gestante foi pega de surpresa, o melhor é começar cuidando da alimentação e que seja bem equilibrada. Meu nutrólogo, Dr. Roberto Navarro, cita que mu-

lheres grávidas só devem aumentar no máximo a injestão de 300 calorias diárias. É muito pouco (risos). Dá pra acrescentar um paozinho integral com uma fatia de peito de peru e outra de queijo branco e para complementar, um suquinho. É isso...quem aumentar mais que 300 calorias diárias irá engordar e não é o peso da mãe que engorda o bebê e sim os alimentos nutritivos, principalmente proteínas. Engordar muito não fará com que o bebê se desenvolva na barriga da mãe. Não adianta dizer: - Engordei e meu bebê nascerá gordinho .Na maioria das vezes a criança nasce magrinha e a gordura fica toda para a mãe.

Você sempre foi adepta de uma alimentação saudável e incentiva a prática de atividadades físicas. Como você se mantém em forma atualmente na gestação?

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

53


Capa Carol Minhoto A dica é procurar um nutricionista ou nutrólogo para que seja indicada uma reeducação alimentar. “Não exagerar é o melhor conselho.” Doces por exemplo: achar que o bebê está com vontade de comer doces é um mito. O doce não faz bem nem quando a pesssoa não é gestante e se for, poderá desenvolver diabetes gstacional. Regule a ingestão de doces e coma 1 vez por semana. Preste atenção nos carboidratos e escolha o integral. Não coma carboidratos á noite para não se sentir estufada e não adiciona nada de bom para o bebê. Coma muita proteína grelhada e evite frituras. Caminhada é um exercício gostoso. Ela mantém o sistema circulatório em dia e dá muita disposição. Eu corria antes da gravidez e agora caminho todos os dias. Voltarei a correr após a gravidez, junto com o JP. Levarei o carrinho e vamos para a corrida (mais risos). Eu tenho uma personal que me acompanha, a Vivian, e tem alguns exercícios que não interferem no abdomem como exercícios para o bumbum: Bebês não estão no bumbum então pode fazer, mas com orientação de um profissional ao lado, medindo a frequência cardíaca. Exercícios como Pilates ou ioga para grávidas mais tranquilas. Como eu sou muito agitada, gosto de um pesinho e exercícos com bola. O que você pode dizer para as grávidaz que não querem deixar de se cuidar e estão preocupadas com a beleza; pois nessa fase, algumas se sentem feias? O vestuário para gestantes melhorou muito. A loja qu tem me acompanhado e me veste durante a gravidez para o programa se chama ZAZOU. É uma loja com roupas muito bacanas e modelagem que desenha o corpo. Sou adepta de calças básicas, blusinhas justas; não sou muito de vestidos (uso bem pouco). Meu estilo é jeans, calça de alfaiataria, terninho. Hoje podemos encontrar peças bonitas em lojas de gestantes. Muitas vezes as grávidas não encontram peças bonitas, mesmo em lojas especializadas porque estão acima do peso. Voltamos a questão anterior que é cuidar da alimentação e regular o peso. Tudo isso valerá à pena porque será uma gravidez 54

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

feliz e encontrará roupas que valorizem a barriga. Calças jeans para gestantes tem uma lycra para ajuste da barriga e são excelentes peças no vesturário. Beleza - Maquiagem não há nenhum problemas em usá-la; pois os produtos que estão no mercado, são bem desenvolvidos, mas use sempre a sua prórpia maquiagem, sem compaartilhamentos para não ter problemas com alergia. Tive muita acne no começo da gravidez e eram epinhas para todos os lados. Cabelos - Por incrível que pareça, meu cabelo tem cor natural e quando eu me exponho ao sol ele clareia. Não sou adepta de cortar os cabelos porque o corpo ja sofrerá mudanças e querer marcar a gravidez com um corte de cabelo radical pode trazer arrependimentos futuros. Vejo muitas gestantes que tingem os cabelos, mas não poderiam porque a tintura contém componentes que podem ir direto para a corrente sanguínea. Se quiser usar um produto na gestação, o aconselhável é que leve a composição química para seu médico analisar e saber se poderá ser usado ou não. Consultar um dermatologista que manipule uma fórmula para usar na pele ou cabelo que não causará danos para a mãe e para o bebê. Esmaltes podem sempre! Por isso vamos fazer as unhas e deixar as mãos lindas. Você tem que ser feliz usando os acessórios que gosta; fazer um penteado com seu estilo. Uso de salto alto - Cautela, mas use se for em uma festa. O único perigo é com quedas e por isso vá devagar e só use se for necessário por causa do peso. Denagem linfática - Eu fiz desde que completei 12 semanas. A drenagem relaxa e ajuda a dormir bem. Gravidez incha e essa prática ajuda eliminar os líquidos. Você é uma pessoa de alto astral. Grávidas sempre reclamam de picos de humor. Isso aconteceu com você também? A maior parte do tempo estou sempre sorrindo, mas aconteceu comigo, com certeza e o principal prejudicado foi o marido (Oswaldo Yazbek Jr. - executivo). Quando batia aquela raiva de uma coisa que eu não sabia o que era, ele acabava escutando e sempre paciente. Isso faz parte dos hormônios que se alteram na gestação. Tive muita oscilação de astral, umas briguinhas básicas de casal que são naturais e


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

55


Capa Carol Minhoto acontecem com todo mundo. A ansiedade é muito grande e em determinados momentos, quando a gente explode, nunca é para o lado positivo e do bom humor. Pensamentos de que ainda podem estar faltando coisas para comprar para o bebê; será que vai dar tempo? Tudo isso passou pela minha cabeça. Como já estou no final, me sinto um pouco mais tranquila porque o quarto está pronto e outras coisinhas, mas quando penso no parto já me bate a ansiedade. Sou ligada no 220 volts e prefiro evitar pensar. Minhas amigas também já falaram dessa mudança de humor que é natural.

BONITA e estarei no ar até o dia 1o de Março ao vivo. Depois ficarei dois meses de licença, mas em Maio retornarei para o programa. Quem me substiruirá será a MARISE, uma profissional muito competente e um ser humano incrível. Ela dará continuidade ao nosso trabalho e quando eu voltar vamos matar as saudades!

Você já relatou a sensação de estar estar grávida. Conte para nós como será a Carol “mãe”? Desde a descoberta da gravidez, só contei para o público na TV, depois que se passaram as 12 semanas, mas para a superintendência da emissora e para a equie do programa eu contei de imediato. Foi uma choradeira só; um momento muito lindo. Quando se passaram as 12 semanas eu só conseguia imaginar até o quinto mês e pensava só em fazer o enxoval o que coincidiu com o Reveillon. Agora minha cabeça só consegue enxergar até o parto. Não consigo imaginar o que vem à seguir. Só consigo me ver na poltrona do quanrto do JP, amamentando-o. Fecho os olhos e imagino um pouquinho do rostinho dele porque vimos na imagem de ultrassonografia 4D que permite ver detalhes mais nítidos. Mas confesso que é uma das coisas que mais penso agora; a ficha só vai cair quando chegarmos em casa como nosso filhinho no colo e dizer: - E AGORA? Eu e o Oswaldo comentamos isso todos os dias. Sei que seerei uma mãe mega, ultra cuidadosa e apaixonada; disso eu não tenho dúvidas. Planejamos o momentos certo para a gravidez acontecer, pensando na carreira de executivo do meu marido Oswaldo e na minha própria carreira profissional para que fosse algo positivo para o casal. Ela finaliza essa pergunta dizendo: EU VOU SER UMA MÃEZONA! E solta uma risada contagiante.

A NATUREZA é muito sábia e quem vive a sua gestação com alegria, conseguirá viver a maternidade com sabedoria.

Deixo aqui meu convite para que assintam o VOCÊ

Assessor de Comunicação OM: ALEX FIUZA

56

Considerações finais. A CAROL é a mesma sempre, disso nunca duvidem. Para você que deseja ser mãe, planeje a hora certa e curta a sua gravidez porque ela passa muito rápido.

Acredito em DEUS; sou católica e seguidora de Nossa Senhora de Fátima. A hora certa sempre acontece. Deixa nas mãos de Deus! Você pensa que acabou? Calma. A Carol vai dar umas receitas de sucos maravilhosos que você vai amar. Agradecimentos: Nutrólogo - Dr. ROBERTO NAVARRO Loja ZAZOU - (11) 3846-6511 Cabelo: RODNEI SAELLI - (11) 9 8185-7882 Personal trainner: VIVIAN Drenagem linfática: SPA ZAHRA www.zahra.com.br - (11) 5096-0610 Jóias: MISS JÓIAS Fotógrafo: ROBERTO TATEYAMA (11) 2691-7082

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

57


Saúde e Bem Estar

58

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


Dicas de Carol Minhoto Sucos e Chás auxiliando na saúde Saúde e muita disposição! Chá para combater o mau hálito e gastrite: Ingredientes: • Zedoaria • Hortelã • Anis estrelado • Camomila • Espinheira santa • Água 1 litro Um punhado de casa erva em 1 litro de água, tomar 1 xícara de chá 5 vezes por dia.

Suco desintoxitante para anemia: Ingredientes: • 3 talos de couve • 4 folhas de beterraba com talo • ½ folha de couve • 1 limão • 1 kiwi • 1 copo de água de coco • Adoçante a gosto Bater juntos, coar e tomar 1 copo 2 vezes por dia.

Chá que auxilia no processo de combate à depressão: Ingredientes: • Hipérico • Alecrim • Verbena • Camomila • Água 1 litro Um punhado e cada erva em 1 litro de água. Tomar 1 xícara de chá 5 vezes por dia.

Chá que acaba com Ansiedade e insônia • Kawa Kawa • Tilia • Melissa • Valeriana • Água Um punhado e cada erva em 1 litro de água. Tomar 1 xícara de chá 5 vezes por dia.

Obs. Os chás que foram descritos acima, não podem serem consumidos por gestantes.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

59


Música

Aqui está 6o Solo, o sexto e mais recente trabalho fonográfico de Luciana Mello. Um salto natural de leveza, de atitude, de maturidade rumo a uma brasilidade mais intensa. Por conseguinte, a uma universalidade mais atuante (selos ingleses, holandeses e franceses vão amar esse trabalho!). Asas abertas prontas para voar! Palavras de IVAN LINS 60

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


Por Izilda Félix Fotos: Daniel Segin

E

m entrevista exclusiva para a Originalle Ma gazine, Luciana Mello fala sobre o 6o Solo, seu mais recente trabalho e novos projetos. Cantando e encantando a platéia que lotou o SESC BOM RETIRO, Luciana Mello mostrou porque é uma das cantoras mais queridas do Brasil e tem uma maturidade e brasilidade, como disse seu querido amigo e cantor, Ivan Lins. A plátéia não se conteve e foi até próximo ao palco para prestigiar a cantora, numa demonstração de carinho e felicidade de estar perto de seu ídolo. Com participação especial de Pedro Mariano, o show foi

uma viagem na musicalidade, descontração e simpatia dessa maravilhosa artista. Dentro de uma família de músicos, quando começou seu interesse na carreira musical? Desde criança, por volta dos 5 ou 6 anos. Gravei minha 1a música com meu pai, Jair Rodrigues, por ele sentir que eu queria e tinha esse dom musical. Você costuma dar sugestões na carreira de sua família e eles também te dão algum conselho? Ninguém se mete no trabalho de ninguém. A gente se ajuda bastante, nos damos muita força. O Jair Oliveira, meu irmão, é meu produtor musical de

muitos anos e produziu quase todos os meus discos; só não produziu o 6o Solo, que foi produzido pelo meu outro irmão, Otávio de Morais. Quando o Jair de Oliveira faz os discos dele, vem e me mostra e a gente curte bastante, mas cada um tem sua área. Ele está produzindo agora o novo trabalho do meu pai, Jair Rodrigues, e irá produzir o meu próximo trabalho também. Neste 6o Solo tem alguma música que é considerada como carro chefe do disco? Não tem um carro chefe. Tem uma música que tocou bastante pelo Brasil todo que se chama Tchau e agora está tocando bastante a música Recado.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

61


Música - Luciana Mello Você demonstra ter muito cuidado com tudo o que se refere à música e escolhe pessoalmente o que deseja fazer. Pode nos contar novidades sobre o seu DVD? Ainda não posso falar nada porque estamos gravando agora; escolhendo e fazendo a pré seleção para este DVD. Certamente terão novidades que as pessoas gostarão de ouvir e de cantar e será feito, realmente, com muito carinho e com participação de grandes profissionais.

Como recebeu o convite para a vigam que fará para a Europa, onde participará do Ano do Brasil em Portugal no dia 16/02/2013? Pois é...chegou no escritório o convite. Creio que tenha sido através de Edital para essa participação no ANO DO BRASIL EM PORTUGAL. Meu irmão, Jair de Oliveira, também tocará neste evento na semana seguinte (21/02). Estamos muito honrados porque iremos tocar lá fora e é gratificante; um grande prazer levar a música para os brasileiros que moram lá fora e também levar um pouco do Brasil para o mundo. Deste modo as pes62

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

soas saberão que nossa música não parou nos anos 70 e que o Brasil faz muita coisa boa e tem muitos artistas bons tocando.

Muitas pessoas já leram reportagens em que você demostrava a vontade de ter filhos e agora você realizou este sonho. Como é a mãe LUCIANA MELLO? É a melhor profissão e a melhor coisa que eu fiz na minha vida, que foi ter a minha filha! Amo ser mãe e se eu pudesse teria uns 4 filhos porque gosto muito. É uma coisa que dá muito prazer. Estar com minha família, junto da minha filha que é minha INSPIRAÇÃO; POR ELA EU RESPIRO E TUDO O QUE FAÇO É POR ELA!

Luciana Mellho atendendo aos fãs, tirou muitas fotos após o Show no Sesc Bom Retiro.


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

63


TV

Por Izilda Félix Fotos: Roberto Tateyama

O novo elenco do “Saia Justa” voltará ao ar no canal GNT dia 06 de março, se reuniu no dia 20/02/2013 para uma coletiva de imprensa com jornalistas em um novo cenário do programa. A apresentadora Astrid Fontenelle comandará o programa ao lado das atrizes Mônica Martelli e Maria Ribeiro, e da jornalista Bárbara Gancia. 64

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

Novo Estúdio


E

‘Não teremos censura sobre nenhum assunto’, diz Astrid sobre novo ‘Saia Justa’

m meio à tantos jornalistas, estáva mos nós da Originalle Magazine, curiosos para saber das novidades do novo formato do programa e de suas novas protagonistas. Eis que entram no estúdio repaginado, Astrid Fontenelle e suas companheiras de sófa, como foi dito na coletiva; Mônica Martelli, Bárbara Gancia e Maria Ribeiro. Sorridentes e bem humoradas elas confessaram que também estavam apreensivas com a coletiva de impressa, mas que o bom humor é o que levaria o bate papo e também será uma constante do grupo no programa que será exibido pelo canal GNT, todas as quartas-feiras às 21h30. Daniela Mignani, diretora do GNT, começou a coletiva explicando sobre o novo cenário projetado por Daniela Thomas e Felipe Tassara e terá uma plateia, permitindo que o programa receba convidados. O “Saia Justa” continua sob a direção de Nilton Travesso e o roteiro passa a ser assinado por Nina Lemos e Fred Coelho, que chegam à equipe para planejar novos quadros. Daniela explica:- Apostamos neste quarteto por serem mulheres com experiências de vida completamente diferentes. Um grupo forte e bem humorado.

Daniela, diretora do programa complementa a resposta de Astrid, dizendo: Como cada vez mais a interação com o público vem crescendo, pensamos na Astrid porque ela tem ess facilidade de integração com o público. Foram dias de brainstorm e nesse jogo de xadrez nós chegamos na Mônica por ser atriz, autora e ter uma peça teatral de sucesso que fala sobre o Universo Feminino. Ela tem um traço de bom humor que nós gostaríamos de ver sentada neste sofá. A Bárbara é uma conhecida jornalista por suas opiniões contundentes e a Maria por ser uma menina com formação extremamente sólida, atriz, mãe e entendemos que ela tem muito à passar para o público.

A Originalle magazine teve o privilégio de fazer a primeira pergunta ao grupo que segue abaixo: OM: Com relação a essa diversidade de cabeças e até mesmo, profissões, como foi escolhido esse grupo? Astrid começa a coletiva com bom humor e diz que certmente foram escolhidas pelo canal GNT e todos começam a rir. Trabalho neste sentido, à serviço do inusitado. Sempre trabalhei com público e gosto de saber o que essas pessoas tão diversas tem a dizer.

Receita para polêmicas que surgirem no programa? Não temos...só conversando para ver. Exposição da vida pessoal? Astrid diz que experiência pessoal não é exposição se ajudar o telespectador com assuntos parecidos. Maria complementa que a espontaneidade nos protege e ainda mais se for com o coração. ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

65


Projetos Sociais

66

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


SOLIDARIEDADE APA - Associação Projeto da Amizade

A

APA - Associação Projeto da Amizade foi criada em 1998, por um grupo de amigos voluntários, que tinha como meta levar oportunidades para pessoas menos favorecidas, chamando inclusive a atenção da mídia, como por exemplo, no ano passado ganhando a votação popular da Globomóvel – Rádio Globo, com o melhor projeto inovador das comunidades, porem somente em 2008 a APA teve sua documentação oficializada. O Projeto já teve muitas oficinas com atividades esportivas e culturais, voltadas para jovens, crianças, adultos e idosos, como: Karatê, Jiu Jitsu, Judô, Condicionamento para a melhor idade, Capoeira, Jazz, Ballet, Teatro, Música e Dança Contemporânea. Porém com o voluntariado, algumas oficinas eram desfeitas pela ausência desses professores, e através de uma emenda parlamentar junto a SEME que passou a profissionalizar a entidade. O Projeto da Amizade teve convênios com o Projeto Arquimedes, da Secretaria Estadual de Cultura, com oficineiros de Teatro e está preparado para receber recursos públicos e privados e reverter em melhorias para a comunidade.

1.

Objetivos a Serem Atingi dos pelas Oficinas:

O PROJETO DA AMIZADE tem como objetivo geral incentivar e ampliar as oportunidades que visam o estímulo à sadia qualidade de vida, proporcionando condições para o desenvolvimento de atividades esportivas e culturais a crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas na melhor idade em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O PROJETO DA AMIZADE tem como objetivos específicos: • Incentivar a prática de atividades esportivas e culturais para crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas em terceira idade. • Proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento das atividades; • Incentivar o desenvolvimento de uma consciência quanto ao seu próprio corpo; • Que os beneficiados sejam capazes de conviver em grupo, partilhando decisões e emoções, respeitando seu próprio espaço e o do outro, viORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

67


Projetos Sociais - APA venciando o verdadeiro espírito da solidariedade.

Carandiru; Zona norte de São Paulo;

• Que os beneficiados adquiram conhecimento e reflitam quanto aos valores éticos e morais, bem como o seu papel perante a sociedade.

• Que se sejam oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social;

• Melhorem o seu desempenho e saúde física.

• Que se encontrem devidamente

• Melhorem o seu desempenho e saúde mental.

2.

Público-Alvo:

O PROJETO DA AMIZADE atinge crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas em terceira idade, todos residentes na COMUNIDADE LOCAL, que são selecionados observando-se os seguintes critérios: • Crianças e adolescentes que tenham idade entre 07 (sete) a 18 (dezoito) anos; • Jovens e adultos com idade entre 18 a 59 anos. • Pessoas em terceira idade com mais de 60 anos; • Que sejam oriundas de famílias que residam no Complexo Cingapura – 68

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

matriculadas em escolas públicas, cursando o ensino básico ou médio (crianças e adolescentes). Tais condições serão aferidas através do preenchimento de Ficha de Inscrição, bem como da análise dos boletins escolares e demonstrativos de renda que forem apresentados quando da matrícula no presente projeto.


Este projeto, como outros, precisa do apoio da Comunidade e de Empresários que queiram abraçar a causa! Péle- Proprietário da APG - Academia de Ginástica - fisiculturista renomado, com város títulos mundias, apóia o projeto, dando aulas e cedendo o espaço em sua academia para a APA.

Presidente: HENRIQUE DINIZ Gerente de Negócios e Assessor: ALEXANDRE BAPTISTA PIRES Contato com o Projeto da Amizade Tel. (11) 7780-7424 Agradecimentos: • VEREADOR JUSCELINO GADELHA que luta pela causa da APA, conseguindo apoio financeiro, junto aos órgãos públicos e com empresários da região. • APG - Academia Paulista de Ginástica - Rua Freire Bastos, 04 - Jaçanã • Shopping CENTER NORTE

Apoio: ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

69


Gastronomia

70

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


A

culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos.Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeitede-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes. A alimentação diária, feita em três refeições, envolve o consumo de café-com-leite, pão, frutas, bolos e doces, no café da manhã, feijão com arroz no almoço, refeição básica do brasileiro, aos quais são somados, por vezes, o macarrão, a carne, a salada e a batata e, no jantar, sopas e também as várias comidas regionais. As bebidas destiladas foram trazidas pelos portugueses ou, como a cachaça, fabricadas na terra. O vinho é também muito consumido, por vezes somado à água e açúcar, na conhecida sangria. A cerveja por sua vez começou a ser consumida em fins do século XVIII e é hoje uma das bebidas alcoólicas mais comuns.

nização, o que dá uma variedade enorme de ingredientes e sabores. Esta diversidade está diretamente ligada a origem da população que habita cada estado. Por exemplo, a culinária da região de Salvador e Recôncavo baiano é amplamente influenciada pelos sabores africanos, mas também pelos portugueses e indígenas. Os hábitos alimentares variam de região para região de acordo com a história, tanto que é normal desconhecerem-se os quitutes de outras regiões. Assim, no litoral do Nordeste há grande influência africana na culinária, com destaque para o acarajé, vatapá e molho de pimenta; no Norte há uma maior influência indígena, no uso da mandioca e de peixes; no Sudeste há pratos diversos como o feijão tropeiro e angu ligados aos bandeirantes , em Minas Gerais, e a pizza em São Paulo, influência dos imigrantes; e no Sul do país há forte influência da culinária italiana, em pratos como a polenta e também da culinária alemã. O churrasco é típico do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul. Mostraremos aqui, receitas de alguns Estados desse Brasil imenso para que você possa decidir o que preparar para o próximo evento em sua casa!

Portanto, com uma variação tão grande de temperos, aromas e sabores, a gastronomia brasileira é bem aceita por estrangeiros que visitam nosso país. No Brasil, as comidas regionais são muito variadas de Estado para Estado, justamente por sua grande extensão e sua coloORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

71


Moqueca Capixaba Espírito Santo

Ingredientes Tintura de Urucum: 5 colheres (sopa) de sementes de urucum 2 xícaras de óleo. Moqueca: 2 dentes de alho amassados Sal a gosto 3 colhere (sopa) de suco de limão 1 kg de postas de peixe (robalo ou badejo) 1 cebola grande picada 4 tomates grandes sem pele e sementes, picados 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada 2 colheres (sopa) de coentro picado 4 tomates grandes sem pele e sementes, picados 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Modo de Preparo Tintura de Urucum: Coloque as sementes de urucum e o óleo em uma panela. 72

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

Leve ao fogo alto e deixe aquecer até o óleo ficar bem vermelho. Tire do fogo, deixe esfriar, coe e reserve. Moqueca: Misture alho amassado, sal, suco de limão e tempere as postas de peixe. Unte uma panela de barro com 1 colher (sopa) de azeite, coloque as postas de peixe na panela, uma ao lado da outra, sem sobrepor. Cubra com cebola, tomate, cebolinha, coentro, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e 3 colheres (sopa) da tintura de urucum preparada. Leve a panela ao fogo alto, deixe começar a ferver. Verifique o tempero, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe, sem virar as postas. Sacuda a panela de vez em quando para o peixe não grudar no fundo, por cerca de 20 minutos ou até as postas ficarem macias. Tire do fogo e sirva na própria panela.


Caldo de Piranha Centro Oeste, Mato Grosso do Sul

Ingredientes 2 kg de piranha 3 dentes de alho amassados 3 colheres (sopa) de suco de limão 1 colher (sopa) de vinagre Sal e pimenta a gosto 1/2 xícara de óleo 2 colheres (sopa) de óleo 2 tomates grandes sem pele e sementes, picados 1 pimentão vermelho grande, cortado em tiras 1 cebola média picada 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada 2 colheres (sopa) de coentro picado. Modo de preparo: Limpe, remova as escamas, corte as piranhas em pedaços grandes, coloque em uma tigela, tempere com alho, suco de limão, vinagre, sal, pimenta e dei-

xe descansar por cerca de 2 horas. Em uma panela grande, coloque a 1/2 xícara de óleo, aqueça em fogo alto, acrescente as piranhas, refogue por alguns minutos, encha a panela com água fervente até a metade, tampe, cozinhe por cerca de 30 minutos ou até as piranhas ficarem macias, tire do fogo, coe o caldo e reserve. Elimine cuidadosamente todas as espinhas das piranhas. No liquidificador, coloque a carne de piranha, o caldo coado, bata até obter uma mistura cremosa e reserve. Coloque as 2 colheres de óleo em uma panela, aqueça em fogo alto, junte tomates, pimentão, cebola, refogue até ficarem bem macios, acrescente o caldo de piranha, cebolinha, coentro, misture e deixe ficar bem quente. Tire do fogo, coloque em um prato de servir e leve imediatamente à mesa, acompanhado de molho de

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

73


Acarajé Bahia

Ingredientes Deixe de molho de um dia para o outro em bastante água: 2 xícaras cheias de feijão marcassa (ou fradinho) 1 colher de chá de sal 1 dente de alho socado

Misture as duas partes da massa e ponha de lado para descansar pelo menos meia hora. Bata um pouco a massa.

Escorra bem o feijão guardado a água para uso futuro. Embrulhe o feijão num pano de prato e esfregue vigorosamente para remover as peles. Cate bem e retire todas as peles.

Bastante óleo - fervendo - onde se juntou 2 colheres de sopa de azeite de dendê. Retire os bolinhos com a escumadeira quando estiverem fritos e dourados. Deixe escorrer em papel absorvente e mantenha-os quentes no forno.

Coloque metade do feijão no copo do liquidificador e junte: 1 xícara do liquido reservado 2 dentes de alho picados 1 1/2 colher de chá de sal 1 colher de chá de molho forte de pimenta (opcional) 1/2 colher de chá de pimenta do reino 1 colher de chá de pó fermento

Vá colocando as colheradas da massa em:

Para servir o acarajé parta cada um ao meio sem separar as partes. Coloque molho forte de pimenta dentro, camarões cozidos, tempero, caruru e vatapá. O truque do acarajé é ficar sempre batendo a massa enquanto os outros estão fritando (a massa começa a ficar aguada quando estacionada).

Modo de Preparo Bata bem o feijão ate formar uma massa homogênea. Repita este passo com o restante do feijão juntando uma xícara do liquido reservado, mas omitindo os temperos.

74

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


Bolo de Rolo Pernambuco Ingredientes Massa: 1 1/4 xícara de manteiga 1 1/3 xícara de açúcar 7 gemas 2 xícaras de farinha de trigo 7 claras Recheio: 1/2 xícara de leite 1/2 colher (chá) de essência de baunilha 2 gemas 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de manteiga 1 1/2 xícara de castanha de caju sem sal, moídas. Modo de preparo: Massa Coloque açúcar, manteiga na tigela da batedeira, bata até obter uma mistura bem cremosa e fofa, junte as gemas, farinha de trigo, continue batendo até a mistura ficar bem homogênea e reserve. Bata as claras em neve, acrescente o creme de gemas e misture delicadamente, sem bater. Coloque uma fina camada da massa na assadeira preparada, leve à grade superior do forno e asse sem deixar secar. Enquanto a primeira massa está assando, prepare outra

assadeira da mesma maneira e coloque uma segunda fina camada de massa. Sobre uma superfície de trabalho, abra um pano de prato e polvilhe com açúcar. Assim que a primeira massa ficar assada, tire do forno e coloque a segunda. Imediatamente, desenforme a primeira massa no pano polvilhado e cubra com uma fina camada de recheio; com a ajuda do pano, enrole a massa sobre o recheio como se fosse um rocambole, formando um rolo. Procedendo sempre da mesma maneira, asse as massas sucessivamente, desenforme, recheie e enrole sobre o rolo já formado até finaliza Recheio: Unte uma assadeira de 25 x 40 cm com manteiga, forre com papel manteiga e unte também o papel. Coloque uma assadeira com água na grade inferior do forno. Ferva o leite com baunilha em uma panela em fogo alto e reserve. Na tigela da batedeira, coloque gemas, açúcar, manteiga, bata até obter uma mistura esbranquiçada e fofa. Acrescente ao leite fervido, leve ao fogo alto e cozinhe, mexendo sempre, até obter um creme bem espesso. Tire do fogo, junte as castanhas e reserve.

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

75


Pastel de Bacalhau Sudeste - São Paulo

Ingredientes Recheio: ½ xícara (chá) de azeite 2 quilos de bacalhau demolhado, limpo e desfiado 100 gramas de azeitonas verdes sem caroço sal, cominho e pimenta-malagueta a gosto 1 maço de salsa picado 2 ovos cozidos picados 2 cebolas picadas Massa: 5 xícara (chá) de farinha de trigopeneirada 1 e ¼ xícara (chá) de água 5 colher (sopa) de aguardente ½ colher (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de sal Pam fritar: óleo

76

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

Como preparar Recheio: Refogar o bacalhau no azeite com a cebola e a salsa. Temperar com sal, cominho e a pimenta sem sementes picada. Deixar apurar por dez minutos e colocar a azeitona picada e os ovos. Misturar, retirar do fogo e reservar. Massa: Numa tigela grande, misturar a farinha, o sal, o açúcar e a aguardente. Amassar bem com as mãos e vá acrescentando lentamente a água até obter uma massa maleável. Abrir a massa sobre uma superfície enfarinhada com um rolo de macarrão até que fique bem fina. Cortar do tamanho e do formato desejados. Rechear com o refogado de bacalhau e fechar as bordas, apertando-as bem. Fritar em óleo quente, escorrer sobre papel-toalha e servir


Feijão Tropeiro Mineiro Minas Gerais

Ingredientes 300g de feijão carioquinha cozido ao ponto 1 cebola grande picadinha 2 pimentas dedo-de-moça 1 colher (sobremesa) de tempero caseiro de alho Carne de porco a gosto (linguiças variadas, carne seca, bacon, torresmo, etc) 5 folhas pequenas de couve manteiga 1 copo (requeijão) de farinha de mandioca torrada 5 ovos Sal a gosto Como preparar Para cozinhar o feijão é importante que fique atento para o ponto. Não pode cozinhar muito porque ele desmancha e nem pouco, porque pode ficar duro. epois de cozido coloque o que vai usar na receita em uma pe-

neira e jogue água fria por cima para parar de cozinhar. Em uma panela, refogue a cebola e o alho com a carne de porco que você escolher. (dica: linguiça calabresa e paio também são opções) Cozinhar na água para tirar a gordura antes. Depois de refogar tudo, acrescente a couve bem picadinha e misture até ela ficar bem refogada. Com o fogo baixo acrescente o feijão aos poucos e misture delicadamente. Acrescente a farinha de mandioca aos poucos e misture só o suficiente, para não ficar muito feio. *Enquanto isso, frite os ovos batidos separadamente em uma frigideira. Não misture muito para os pedaços ficarem maiores. * Acrescente os ovos e misture novamente. Dica: Coloque o torresmo por cima para que não fique mole. ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

77


Livros O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick:Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. | + no Submarino | + na Saraiva |

Filhos do Fim do Mundo, de Fábio M. Barreto: É meia-noite quando a humanidade é surpreendida pela notícia: todas as crianças nascidas nos últimos 12 meses morreram misteriosamente. Descobrem também que plantas e filhotes também morreram. Um repórter responsável por cobrir os eventos preparativos para o fim do mundo, deixa sua esposa grávida em casa, partindo para uma perigosa missão investigativa, em que terá de enfrentar grandes desafios para proteger aqueles que ama. |+ no Submarino |

O Lorde Supremo, de Trudi Canavam: Na cidade de Imardin, onde aqueles que têm magia têm poder, uma jovem garota de rua, adotada pelo Clã dos Magos, se encontra no centro de uma terrível trama que pode destruir o mundo todo. Sonea aprendeu muito no Clã, e os outros aprendizes agora a tratam com um respeito relutante. | + na Saraiva |

78

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


A Dama da Internet, de Ricardo Amaral: No mundo virtual, Luisa assume a identidade da “dama da internet” e se envolve com vários homens, em situações de risco, descobertas sexuais e muito prazer. Festas exclusivas, obscenidades secretas do high society são os cenários de um jogo quente de vingança, segredos e extrema sensualidade. E o que parecia uma simples provocação ao marido traidor, transforma-se em uma prática prazerosa e envolvente.| + no Submarino |

ANÔNIMA INTIMIDADE, de Michel Temer. O vice-presidente da República Michel Temer lançou uma coletânea de 120 poemas sobre emoções e histórias pessoais. |+ na Livraria Cultura |

No Limiar do Desejo, de Eve Berlin: Depois de ser rejeitada por um ex-namorado, Kara Crawford encontra em uma antiga paixão o homem capaz de realizar suas mais obscuras fantasias sexuais. Seu antigo colega de escola, Dante de Matteo, tem nas fantasias de Kara uma combinação perfeita para a sua. O que eles não esperavam é que essa relação durasse mais de uma noite. Tudo muda quando Dante é contratado pelo escritório de Kara e eles passam a ter que lidar diariamente com o medo e o incrível desejo.| + no Submarino | ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

79


A OM também está presente em Angola

80

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

81


FEIRAS E EVENTOS DO 1o E INÍCIO DO 2o SEMESTRE DE 2013

82

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

83


84

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

85


Serigrafia SIGN FutureTEXTIL Local: Expo Center Norte – São Paulo – SP Dias: 10 a 13 de Julho de 2013 Horário: das 13h às 20h (sábado das 11h às 18h) 86

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


MEGA ARTESANAL 2013 - A maior feira de artesanato da América Latina está ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE- São 2013 Paulo 87 chegando - de 02 a 07 de julho no Centro de Exposições Imigrantes (dia 02 exclusivo para lojistas)


88

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013

89


90

ORIGINALLE MAGAZINE | MARÇO DE 2013


Originalle Magazine - Março de 2013