Page 18

CULTURA

18

Fernando Pessoa em Abrantes Na Galeria Municipal de Arte, Fernando Pessoa é o convidado principal. O Sr. Fernando Pessoa sentado na brasileira, logo à entrada, dá uma nota de humor e de criatividade plástica. Foi logo vendida. A Mensagem, do Sr. Pessoa, é uma espécie de ovo de Colombo. Foi logo comprada também. Ao longo da exposição, em desenho ou como escultura em pasta de papel, podemos apreciar a imaginação criadora e a alegria de viver do Atelier Construtor de Sonhos do Rinoceronte. E os preços, para objectos de arte, são tentadores. Mas o melhor são mesmo os desenhos e as esculturas.

O centro histórico de Abrantes em livro

Ana a Cardoso é a autora e a Câmara Municipal editou Centro Histórico de Abrantes – Património Edificado. Trata-se de uma bonita obra, cuidada, mas sobretudo que vale como estudo e documento. E como viagem de descoberta do que só está à vista de quem sabe ler. E Ana Cardoso ajuda a ler. «O presente estudo constituirá uma reflexão, com enfoque em História da Arte, sobre o espaço e o

património edificado edificado que qu compõe o Centro Histórico de Abrantes», diz a autora. O património só é verdadeiro pai quando os filhos se reconhecem nele. Esta obra de Ana Cardoso é um importante contributo para a redescoberta das potencialidades dum Centro Histórico ainda subaproveitado. E chama-nos a atenção para a própria autora, Ana Cardoso, uma revelação, de quem muito há a esperar.

SARDOAL

Santos Lopes expõe escultura e pintura O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, tem patente até 21 de Novembro, uma mostra de escultura e pintura de Santos Lopes. Com uma linguagem própria, o artista apresenta-nos peças em bronze de pequena a média dimensão, além de pintura em que a terceira dimensão começa e emergir. Natural de Abrantes (Alvega) e residente durante muitos anos no Brasil, perto de S. Paulo, Santos Lopes regressou há algum tempo às origens e tem vindo a divulgar o seu trabalho nesta zona e um pouco por todo o país e mesmo em Espanha, onde é muito bem acolhido em Cáceres.

ja

OUTUBRO2009

edição Outubro 2009  
edição Outubro 2009  

Jornal de Abrantes

Advertisement