Issuu on Google+

Maio 2012


AGENDA

Maio

Maio é o mês da Acorelle na Organii. Por essa razão, nas nossas lojas, teremos conjuntos especiais Acorelle e todos os produtos da marca terão 10% de desconto (não acumulável com outras promoções).

1 a 8 Maio

Semana do Perfume nas lojas Organii com 10% de descontos nas fragrâncias das marcas Florascent e Acorelle.

18 Maio (Porto)

O primeiro dia internacional do fascínio das plantas "Fascination of Plants Day” organizado pela European Plant Science Organisation (EPSO), será baseada numa série de eventos em espaços públicos, onde o papel determinante das plantas será o lema do dia. No Porto, este evento terá lugar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e a Organii não poderia deixar de estar presente nesta grande festa.

18 Maio (Lx Factory)

Nesse mesmo dia em Lisboa, teremos mais um Open Day na LX Factory com o tema “Mudança”. Mais uma vez a Organii prepara uma nova surpresa propõe uma mudança mais saudável e ecológica no Lounge Mádara: a troca de um dos seus cosméticos convencionais por um desconto em produtos Mádara. Aproveite!

23 a 26 Maio

O Centro Nacional de Cultura (CNC) programou mais um ano do evento Festa na Baixa, ao longo de quatro dias, diversas actividades decorrem um pouco por toda a cidade, privilegiando a Baixa do Porto. A Organii Porto é mais uma vez parceira promovendo todos os dias diferentes promoções. No dia 26, teremos ainda mini-faciais, por prévia marcação através do telefone 220925020, na loja ou através do email organiiporto@organii.pt.


NOVIDADES Acabou de chegar...

a nova marca de velas Munio Candela. Inspirada na medicina antiga Letã, com ervas e ingredientes únicos, a Munio Candela desenvolveu uma colecção ímpar, elegante e natural. Feitas à mão por mestres treinados, têm como matéria prima base a cera de soja, não tóxica e biodegradável, à qual se associam plantas e óleos essenciais para construção de aromas suaves. São ainda incorporados materiais reciclados, tais como frascos e garrafas cortadas, na linha Villa da Munio Candela, e todas as embalagens são feitas de papelão e materiais recicláveis crus. Além das diversas velas com aromas cativantes, podemos encontrar produtos originais como as saquetas para banho de imersão ou os discos para perfumar gavetas ou usar em queimadores. Vai conseguir resistir à novidade mais perfumada da Organii?

Porquê cera de Soja? • • • • • • •

É natural e melhor para o ambiente interior. Queima sem toxinas, agentes cancerígenos ou fuligem. Dura até 50% mais do que as velas tradicionais. Cruelty-free, não contém produtos de origem animal. Não contém materiais geneticamente modificados. Biodegradável e proveniente de recursos renováveis. Limpa-se facilmente com sabão e água quente, podendo usar-se os recipientes para novos usos.


ACORELLE pioneira em fragrâncias bio

Águas frescas premiadas pela Victoire de la Beauté 2010 -2011

A magia da aromaterapia por Liliana Dinis

Maio é o mês da Acorelle na Organii. Procurámos ao longo desta newsletter atravessar as várias linhas da marca, procurando ressaltar o seu carácter inovador nas várias áreas a que se dedica.


A ideia da Acorelle, nascida em 2005 no coração da Gasconha, foi desenvolver produtos inspirados na natureza, com a sabedoria ancestral francesa e biológicos, ao serviço da beleza, utilizando matérias-primas locais ou de comércio justo, como por exemplo o açúcar de cana do Paraguai. A filosofia da Acorelle assenta na aromaterapia, um ramo da fitoterapia que consiste no uso de óleos essenciais (aromas de plantas) para tratamento, explorando eficazmente o efeito que os aromas das plantas são capazes de provocar em nós.

“a filosofia da Acorelle assenta na aromaterapia, um ramo da fitoterapia que consiste no uso de óleos essenciais (aromas de plantas) para tratamento”

Segredo Acorelle: Pulverize a água sobre a sua roupa ou a casa para criar um ambiente agradável. Best sellers Porto e Lisboa: Água fresca de Rosa e Orquídea

A Acorelle utiliza uma base de álcool de trigo biológico e centáurea azul para respeitar as peles mais delicadas, à qual associa óleos biológicos essenciais. Estes óleos são criteriosamente seleccionados para compor as 3 linhas sensoriais: energizante, apaziguante e de equilíbrio às quais pertencem as águas perfumadas, os leites corporais ou os óleos essenciais puros. Cada fragrância foi concebida seguindo a clássica estrutura de pirâmide com notas de topo, de coração e de base. Cada aroma tem profundidade e complexidade criando fragrâncias únicas. A água fresca Lotus Bambou é uma das A sua qualidade é reconhecida minhas favoritas, com notas de pelos consumidores: topo explosivas salpicadas de limão, bergamota, e menta combiUm grupo de 60 pessoas submeteram-se nadas astutamente com flor de a um teste cego desenvolvido pela Victoilaranjeira e violeta e um misterioso re de Beauté, escolhendo entre várias frafundo de cedro e patchouli, é um grâncias as águas frescas da Acorelle. aroma ideal para quem procura um perfume fresco e relaxante.


Os óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios activos de acordo com suas composições. Dependendo da planta, o óleo essencial tem características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em cremes, águas, óleos ou puros, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, a pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc. É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento ancestral usado até aos dias de hoje.

Sabia que… Os óleos essenciais melhoraram a saúde das mulheres? Em 2010, um estudo científico avaliou a aromaterapia relativamente à saúde da mulher (Período pré menstrual, infecções vaginais, cistite, infertilidade, etc.) As conclusões mostram que os óleos essenciais podem causar diversas melhorias e a adição de uma terapia complementar, tais como a massagem ou a acupunctura, pode melhorar ainda mais a eficácia da aromaterapia. Por exemplo o óleo essencial de alfazema diluído num óleo vegetal e aplicado 3 a 4 vezes por semana melhora significativamente os sintomas da menopausa. Os óleos essenciais podem ser utilizados por via interna, externa ou aérea. Para a utilização via interna, como os óleos essenciais são irritantes para as mucosas, geralmente, são misturados com um pouco de óleo vegetal, mel, ou iogurte (que não se dissolvem em água). Já para a via externa, o óleo pode ser difundido para o interior do corpo através da pele, misturado com óleo de massagem ou creme. Por fim na via aérea, o óleo libertado para o ar é absorvido através das vias respiratórias, existindo vários modos de difusão. Embora sejam designados de óleos, estas substâncias não contêm gorduras: uma gota depositada num papel evapora sem deixar vestígios ao contrário de um óleo vegetal. O reino vegetal apresenta centenas de milhares de espécies e 4.000 delas produzem óleos aromáticos, mas apenas Sabia que… algumas centenas produzem em quantidade suficiente para que possamos A extracção de óleos essenciais é extraí-los. Na Acorelle, a extracção é naextremamente dispendiosa, especialtural e é efectuada de acordo com dois mente devido à grande quantidade processos: de matéria-prima necessária. É ne1) Pressão a frio para cascas de citricessário cerca de 35 kg de plantas, nos, como a laranja ou o limão. 2) Desem média, para obter 1 litro de óleo tilação a vapor, um processo inventado essencial. E é ainda superior, no no século XI e amplamente usado hoje. caso de certas plantas como as Existe ainda um outro processo, a rosas. São precisas as pétalas de 30 extracção com solventes químicos, flores para produzir apenas uma incluindo dióxido de carbono utilizado gota deste óleo. Eis a razão para os vulgarmente na perfumaria convencional preços elevados de óleos essenciais e que não é utilizado pela Acorelle, uma reais. vez que recorrem ao uso de várias substâncias químicas nocivas.


ACORELLE Adeus alergias e desconforto... por Cátia Curica

É nas formulações inovadoras e eficazes que se baseia o sucesso da marca porque não é fácil de forma natural e biológica apresentar ceras depilatórias, produtos inibidores do crescimento dos pêlos, nem produtos para ajudar a não ter pêlos encravados. Estas ceras são agora uma alternativa para peles mais sensíveis e susceptíveis de irritações, como a minha, que sempre fizeram reacção alérgica às ceras convencionais. Hoje consigo fazer todo o meu tratamento piloso, sem alergias, vermelhidão e desconforto! Faço a depilação uma vez por mês (rectificando em casa o rosto ao fim de 15 dias) e uso o creme inibidor do crescimento do pêlo, pelo menos durante os primeiros 10 dias, faço esfoliação uma a duas vezes por semana e logo a seguir aplico a loção para pêlos encravados (nas pernas e virilhas que são as duas únicas zonas onde sinto maior necessidade) e se precisar vou fazendo esta loção até os pêlos estarem libertos. A linha inibidora do crescimento do pêlo é sem dúvida uma das formulações que mais me impressiona na Acorelle, existe na forma de desodorizante, de creme para o corpo e de creme para o rosto. Contém um complexo patenteado que tem como forte ingrediente inibidor do crescimento do pêlo a trufa negra (Tuber Melanosporum) à qual se juntam enzimas proteolíticas que ajudam os componentes activos a penetrarem na pele e antioxidantes do óleo de jojoba e do extracto de chá verde. Podemos usar diariamente já que repara e hidrata a pele, mas o seu uso é potenciado após a depilação ou após o barbear. A minha primeira experiência foi com o desodorizante e tive uma agradável surpresa ao perceber que os meus pêlos estavam a crescer mais lentamente e mais fininhos.


A linha inibidora do crescimento do pêlo tem 3 acções garantidas:

1 - Permite um crescimento significativamente mais lento do pêlo 2 - Reduz visivelmente a densidade pilosa (número de pêlos por poro, grossura do pêlo e comprimento piloso) 3 - Age sobre a qualidade da pele tornando-a mais macia, nutrida e hidratada

Composição e propriedades:

Extracto de trufa negra – forte poder de inibir o crescimento do pêlo Enzimas proteolíticas – favorecem a penetração dos ingredientes activos Aloé vera – hidrata, repara a pele e amacia Água floral de rosa – purifica a pele, amacia e fecha os poros Óleo de jojoba – nutre a pele e fornece antioxidantes Extracto de chá verde – estabiliza a formulação, favorece a penetração dos ingredientes activos e grande fonte de antioxidantes

Resultados científicos comprovados após 2 depilações (testados in vivo): A gama apresentou uma redução da densidade pilosa de 82% após 56 dias de aplicação. Apresentou uma redução de densidade pilosa de 52% após 56 dias de aplicação.

Sabia que… • A origem do nome trufa vem do latim tuber, que significa inchado ou nódulo, tornou-se tufer com o tempo e depois derivou nas diversas variações europeias: truffe em francês, trufa em espanhol e português ou truffle em inglês. • A trufa negra é um fungo (nome cientifico que engloba todos os cogumelos que conhecemos) endémico de solos calcários, típicos do sul da europa. Tem um ciclo de vida simbiótico com carvalhos e avelaneiras, sendo esta relação benéfica para ambas as espécies e indicadora de um ecossistema saudável. São nestas árvores que o fungo acaba o seu ciclo de vida produzindo uma espécie de fruta que são as chamadas trufas. • Ainda não se conseguem obter trufas de estufa, sendo sempre colhidas no campo a partir do final do Outono, sendo uma produção europeia quase exclusiva. A região de Perigord, em França, é considerada a melhor e é nesta região que existe o maior mercado de trufas do mundo – em Richerenches, Vaucluse . A trufa é um fungo subterrâneo e por isso difícil de colher, pelo que se recorre à ajuda de porcos e cães para descobrirem as trufas.

Trufa negra (Tuber melanosporum)


ACORELLE Bebé por Cátia Curica

A Acorelle tem ainda uma pequena linha de bebé, constituída por 4 produtos apenas, todos eles hipoalergénicos e testados dermatologicamente: um gel de limpeza, uma água de limpeza, um óleo e um bálsamo de primeiros dentes. A fragrância da linha é 100% natural com notas de flor de laranjeira e amêndoas doces. O favorito do Benjamim é o bálsamo para os primeiros dentes. Ele tem 6 meses e meio e nenhum dentinho, mas desde há um mês que anda muito aflito. Todos os dias massajo a gengiva dele com o bálsamo, várias vezes ao dia, e o alívio é imediato. Costuma estar pior à noite e nesta altura coloco o bálsamo no panda roedor que ele esfrega freneticamente na gengiva. É enriquecido com água termal e com extractos de camomila e de alteia para apaziguar o desconforto associado ao aparecimento dos primeiros dentes. E ao contrário da maioria dos que existem no mercado não contém açúcar, álcool, nem derivados do leite. É muito fácil e prático de usar, basta aplicar uma noz de gel no nosso dedo limpo e massajar a gengiva do bebé, ou simplesmente aplicar na chupeta. O alívio é imediato e pode repetir-se a aplicação o número de vezes que acharmos necessário.


Porque é que o Bálsamo primeiros dentes é tão especial: O Extracto de camomila bio: rico em flavonóides, apazigua e acalma.

É uma planta originária da europa meridional e oriental, tem dois grandes usos medicinais: distúrbios gastrointestinais associados a irritabilidade e ansiedade, quer em adultos quer em crianças e uso externo em hemorroidas, mastites, úlceras, inflamações da pele ou das mucosas.

Extracto de alteia bio: acalma e combate

as irritações da boca. É uma planta proveniente das estepes asiáticas que se aclimatou facilmente na europa. As principais afecções que a alteia tradicionalmente melhora são tosse seca, bronquite, inflamação das vias aéreas e boca, abcessos, aftas, gengivites, dores de dentes, acne e inflamações na pele.

Stevia: edulcorante natural, oferece um sabor ligeiramente doce muito apreciado

pelas crianças. Stevia rebaudiana é uma planta pequena oriunda da américa latina e sul dos EUA muito conhecida e apreciada pelas suas folhas doces. É tradicionalmente utilizada como adoçante na américa do sul e hoje em dia um pouco por todo o lado, mas especialmente nos EUA e no Japão. Apesar de ser 30 vezes mais doce que o açúcar branco, praticamente não contém calorias e tem a propriedade de suprimir o crescimento das bactérias na boca, ao contrário do açúcar branco que fomenta o seu crescimento.

Composto por 44% de Água Termal de Castéra-Verduzan «fonte Grande Fontaine»: apazigua as irritações da boca.

Esta água termal está a ser estudada na Universidade dentária de Toulouse pelas suas propriedades buco-dentárias. É uma água que consegue equilibrar o ecossistema bucal, restabelecer um pH próximo da neutralidade (eliminando a acidez), regular as glândulas salivares e ajuda a gengiva em casos de inflamação e afecções genéricas da boca (implantes, abcessos, gengivites). Estas águas minerais sulfuradas são ricas em sais minerais e oligoelementos e têm acção cicatrizante, anti-inflamatória e remineralizante. Estão, por isso, terapeuticamente indicadas para afecções buco-linguais e parodontopatias, problemas do sistema digestivo, desordens metabólicas e problemas de pele.


NOS BASTIDORES Foi no dia 1 de Abril, e não, não foi mentira! Estivemos no MERCADO BIOLÓGICO no Mercado Ferreira Borges a convite do Hard Club, que procura através desta iniciativa aproximar o consumo de produtos biológicos de todos, divulgando hábitos mais saudáveis e menos poluentes. O evento que fez regressar este Monumento Histórico da Cidade do Porto às suas funções originais, contou com a presença de mais de 20 participantes e teve mais de 2 mil visitantes, o que faz com que o Hard Club pondere a transformação deste evento numa actividade mensal, no primeiro domingo de cada mês. Nós não faltámos e encontrámos muitas caras conhecidas da nossa loja. Vários clientes e amigos passaram este dia connosco e ajudaram-nos a divulgar a importância de conceitos como comércio justo, ecologia e sustentabilidade; obrigatoriamente presentes quando falamos de cosmética biológica certificada.

No início deste mês a ORGANII recebeu a visita da Katherine Durcan, formadora internacional da VOYA. Foram dois dias intensivos de treino e aperfeiçoamento, onde podemos aprender com a vasta experiência da Katherine não só nos vários spas que trabalham a marca na Irlanda, como um pouco por todo o mundo. Tivemos ainda algumas agradáveis surpresas que chegarão até vós ao longo deste ano: novos produtos de tratamentos Voya, em especial um novo tratamento para o contorno dos olhos, com alga laminaria digitata, com efeito drenante e de lifting imediato, uma VOYAge revigorante bem ao estilo da marca Irlandesa.


www.organii.pt www.facebook.com/organii.pt


Newsletter Organii Maio 2012