Page 1

redacao@oregionalpr.com.br

Circulação: Piên, Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Mandirituba, Quitandinha, Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Fazenda Rio Grande, Rio Negro, Pinhais e São Bento do Sul.

facebook.com/oregionalpr @o_regional

Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Edição 825 - Ano XVII

Lapa é a cidade mais paranaense da região

O Jornal da Região

Inscrições do Enem

seguem até dia 15 Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, que é a porta de entrada para muitas universidades do país. PÁGINA 5

Wenski coloca contas em dia O IBGE divulgou recentemente dados detalhados sobre os moradores das cidades brasileiras. Na região da Amsulep, a Lapa é o município que possui mais moradores nascidos no Paraná. Rio Negro é o que possui maior número de habitantes vindos de outros estados. PÁGINA 3

Fruet , Lula e Pelé se encontram em São Paulo

O pré-candidato a prefeito em Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), participou de um encontro com o ex-presidente Lula e o rei do futebol Pelé. Na pauta, a eleição municipal e a Copa do Mundo na capital. PÁGINA 9

Prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski (foto), afirma que prefeitura estabilizou as contas e já faz investimentos com recursos próprios. PÁGINA 4


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Drogas: sinal vermelho nas cidades da região

Jovens já podem se inscrever para concurso da rainha em Piên Estão abertas as inscrições para o concurso que vai escolher a rainha da Festa do Produtor Rural de Piên

Piên realiza neste ano sua 20ª Festa do Produtor Rural e dentro da programação acontece o baile de eleição da rainha do evento. As inscrições já estão abertas e podem participar jovens filhas de agricultores e que residam no município. Para fazer inscrição, as interessadas devem ir até a prefeitura e o prazo final é já na próxima quarta-feira, dia 6 de junho. Neste ano, haverá uma comissão especial de análise das jovens inscritas, no sentido de que o regulamento seja cumprido na totalidade. Três candidatas serão premiadas. Terceiro lugar com um kit de beleza, o segundo lugar com um aparelho smartphone e a vencedora com um aparelho tablet. O baile, que é coordenado pela Associação dos Universitários e Apae de Piên, acontecerá no dia 29 de julho com o grupo Minuano. Maiores informações no telefone 41 3632 1136.

Telefone/fax: 41 3632 1256

Rua Manaus, 500 Centro Piên Paraná - Cep 83860-000

Jornal Semanal de Piên e Região Insc. Municipal - 0308 / 2422

Editora J. O Regional Ltda CNPJ-01.276.217/0001-91 T. B. R. S. CNPJ-05.526.452/0001-25

Jornalista Responsável: Heros Fanini DRT/PR 05111 redacao@oregionalpr.com.br

www.oregionalpr.com.br

RAINHA E PRINCESAS eleitas na última edição da festa

2


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

26,6 mil moradores dos municípios da região vieram de outros estados

3

Lapa é a “mais paranaense” das cidades da região. No outro extremo está Rio Negro. Em relação à naturalidade por município, Fazenda Rio Grande é quem tem o menor percentual de população nascida na própria cidade

Dos mais de 254 mil moradores do suleste paranaense, 26,6 mil não nasceram no Paraná. Ou seja, 10% da população dos dez municípios da região da Amsulep veio de outros estados. Isto é o que mostra um levantamento feito com base em dados específicos divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em relação ao Censo 2010. Em termos percentuais, Rio Negro é o município da região que tem mais moradores não paranaenses, motivado principalmente por sua posição geográfica. 19,47% de sua população é nascida em outros estados. Já a Lapa é a cidade mais paranaense, já que apenas 4,15% dos moradores vieram de fora do Paraná.

O engenheiro agrônomo Nelson Mario Leonardi tem 57 anos e desde que nasceu vive na Lapa, exceto por um período de dez anos, quando saiu para estudar em Curitiba, onde cursou a faculdade. Porém, ele pretende morar em Santa Catarina depois que se aposentar; atualmente é professor na escola agrícola do município. “Vou pra lá. O modo de vida é mais tranquilo nas cidades catarinenses”, declara. Já o segurança Osni Thelmann fez o inverso do que pretende fazer Nelson. Osni veio de Santa Catarina, Rio Negrinho, e há cinco anos mora no Paraná, em Piên, por motivo de trabalho. “Arrumei emprego na cidade, vim para cá e aqui pretendo ficar”, conta o segurança, que inclu-

sive estabeleceu empresa do ramo no município. Piên, aliás, perdendo apenas para Rio

Negro, é o segundo da região com maior percentual de não paranaenses, são 18,56%.

Naturalidade em relação ao Paraná

Município Agudos do Sul CTenente Contenda Fazenda Lapa Mandirituba Piên Quitandinha Rio Negro Tijucas do Sul

População 8.270 7.125 15.891 81.675 44.932 22.220 11.236 17.089 31.274 14.537

Não naturais do estado 709 (8,57%) 663 (9,31%) 807 (5,08%) 10.329 (12,65%) 1.865 (4,15%) 1.802 (8,11%) 2.085 (18,56%) 845 (4,94%) 6.090 (19,47%) 1.433 (9,86%)

Naturais do próprio município

Quando o assunto é o maior percentual de moradores nascidos na própria cidade, a Lapa é a primeira com 37.259 (82,92%). Em Quitandinha são 12.865 (75,28%), em Agudos do Sul 5.955 (72%), em Mandirituba 15.220 (68,5%), em Rio Negro 21.173 (67,7%), em Contenda 10.390 (65,38%), em Tijucas do Sul 9.259 (63,69%), em Piên 6.794 (60,47%) e em Campo do Tenente 4.293 (60,25%). Da população de Fazenda Rio Grande, apenas 32.925 (40,31%) é natural do município.

OSNI ARRUMOU EMPREGO e está há cinco anos em Piên

Tijucas auxilia atividade pecuária Projeto foi reformulado e volta para atender agricultores que se dedicam à atividade

NELSON PRETENDE SE mudar para Santa Catarina

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tijucas do Sul vem avançando em projetos sociais para contribuir com a atividade agrícola e pecuária no município. Recentemente, a equipe administrativa elaborou o projeto “Animal saudável, pecuária rentável”, que foi aprovado pela câmara de vereadores e já vem beneficiando inúmeros produtores. O principal objetivo da proposta é prevenir e organizar o combate às enfermidades dos animais, destinando atendimento de criadores pecuaristas em regime de renda para custeio familiar. Outras finalidades da proposta contemplam a criação de parcerias e convênios com outras entidades para o controle de zoonoses e epizootias e ainda servem para otimizar a cadeia produtiva do leite e da carne.

Para ter acesso ao programa, os produtores devem estar inseridos no cadastro de produtor rural, devem preencher formulário específico da enfermidade a ser controlada em sua propriedade, estar em dias com os comprovantes de vacinas exigidas por lei e comprovar regularidade com a nota do produtor, dentre outras exigências. A secretaria já dispõe de um calendário para a distribuição de vacinas nas comunidades rurais. Para o prefeito Altair Gringo, o projeto vem de encontro com as necessidades do meio rural. “Este projeto contribui com a saúde pública. Sua reestruturação vem contribuir com os pequenos produtores que encontram dificuldade em informações e também na aquisição de vacinas para cuidar de seus animais”, comentou.


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Politicando Wenski garante que

4

redacao@oregionalpr.com.br

Piên

Moacir Gravi Gonçalves (Dem), que já foi vereador e viceprefeito em Piên, foi convidado pelo grupo da oposição para ser candidato a prefeito nas eleições de outubro próximo. A princípio, ficou surpreso com o convite, e pediu um prazo para definir. Até a próxima sexta-feira é aguardada uma resposta.

Toninho

O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) está reforçando junto a concessionária que administra o trecho Sul da BR 116 a necessidade de sinalização ampliada devido às obras de duplicação. Wandscheer destaca que o tráfego de veículos neste percurso cresce diariamente e o número de acidentes vem aumentando. “Não podemos descuidar do nosso bem maior que é a vida”, enfatizou.

Agudos do Sul I

O empresário e pré-candidato à prefeitura de Agudos do Sul, Daniel Hortz (PSC), esteve na última semana em Brasília, onde se reuniu com o deputado federal Ratinho Junior (PSC). O empresário pediu o apoio do deputado em projetos que beneficiem o município. Daniel vem buscando fortalecer as parcerias com lideranças políticas e diz que o grupo já vem trabalhando na elaboração das propostas do plano de governo.

Agudos do Sul II

Tramita na câmara de Agudos do Sul projeto que prevê a ampliação de espaço do legislativo. O documento que autoriza abertura de crédito no valor de 61 mil reais para a obra e para aquisição de móveis foi aprovado em primeiro turno na sessão da última terça-feira e deve voltar à pauta nas próximas semanas. Segundo o presidente da casa, José Amilton Bizzotto (PSDB), o espaço físico atual já se tornou insuficiente e são necessárias novas salas para atender a demanda de trabalhos.

Mandirituba

Silvio Galvan (PMDB), ex-vereador e servidor da Emater de Mandirituba, tem recebido incentivo do deputado estadual Anibelli Neto (PMDB) para pleitear candidatura majoritária no município. Ele relata que existe possibilidade do partido ter candidato próprio, como também de coligação com outras frentes que vão disputar a prefeitura. “Já conversei com o prefeito Machadinho e também com o Cartário. Mas não temos nada definido”, contou.

Campo do Tenente

O empresário e ex-vice-prefeito José Carlos Chacal (PPS), de Campo do Tenente, tem seu nome cogitado para voltar a disputa eleitoral no município. Muitos apostam que ele poderia fazer dobradinha com o atual vice-prefeito Jorginho Quege (PMDB).

Lapa I

O grupo de PSDB e Dem da Lapa decidiram disputar a prefeitura do município e apresentaram Vera Batista como candidata a prefeita. Agora o objetivo é trabalhar no fortalecimento da chapa e na apresentação de um nome para candidato a viceprefeito. O grupo considerou que não poderia ficar de fora da disputa já que conta com o apoio do governo estadual.

Lapa II

A esperada inauguração do Parque do Monge ainda não aconteceu. Mais uma vez, a data foi postergada. O vereador Célio Guimarães (PV) acompanha o processo de perto e considera que o resultado está muito distante do esperado e prometido. Além do longo prazo para reabertura do local, ele conta que muitas melhorias previstas não serão concretizadas.

Tijucas do Sul

O vereador Paulo Cesar Claudino (PPL), de Tijucas do Sul, cobrou nesta semana uma posição da CPI criada para investigar o suposto desvio de combustível ocorrido no ano passado. Segundo ele, é necessário que seja concluído o trabalho e se apresente na casa legislativa.

encerra mandato no azul Prefeito de Campo do Tenente afirma que gestão promoveu recuperação financeira e prefeitura está com contas em dia. Algumas obras já acontecem com recursos próprios

O município de Campo do Tenente é o menor da região da Amsulep em população e também o que menos arrecada. O orçamento anual da prefeitura fica na média de 1,3 milhão de reais mensais, recurso utilizado para saúde, educação, manutenção de estradas, pagamento do funcionalismo e outras inúmeras obrigações para manter o serviço público. Embora a receita seja limitada e longe do ideal, o prefeito Celso Wenski afirma que a atual administração conseguiu promover uma recuperação financeira

nas contas da prefeitura e colocar a casa em ordem. “Estamos com pagamentos em dia e disciplinamos os gastos em todos os setores. Controle e responsabilidade no orçamento”, relata. O diretor de finanças da prefeitura, Sérgio Luiz da Silveira, relata que antes de qualquer despesa é verificada a fonte de pagamento e se há disponibilidade do recurso. O planejamento das secretarias municipais também colabora neste processo. Além de projetar o encerramento de um mandato com as contas no azul, Celso Wenski comemora

investimentos realizados com o orçamento municipal e também as contrapartidas nas parcerias com os governos estadual e federal. Fabiane Garibaldi, secretária de gabinete, que contribuiu com o setor de projetos e planejamento no ano passado, relata que três ônibus e um veículo pequeno adquiridos recentemente foram pagos com dinheiro do município. A prefeitura também participa com recursos na compra de máquinas pesadas, construção do centro de eventos e de uma escola e na reforma realizada no hospital.

PREFEITO COMEMORA OS resultados obtidos

Exoneração de médico vira debate político em Mandirituba

Médico é pré-candidato à chapa majoritária e foi exonerado do serviço público. Prefeito elogia o profissional e diz que houve uma conversa entre ambos antes do afastamento

O médico Onildo Gelatti não atende mais nas unidades de saúde pública em Mandirituba. Ele foi exonerado na última semana e o assunto ganhou repercussão no meio político da cidade. Vereadores da oposição criticaram o executivo pela demissão e pediram a reintegração do médico ao serviço público. Já os vereadores da situação defenderam a decisão lem-

brando que Gellati é précandidato no município. Existe a informação na cidade de que o pré-candidato a prefeito Geraldo Cartário convidou o médico Onildo Gelatti para ser seu candidato a vice-prefeito e devido a esse encaminhamento a atual administração optou por liberar o profissional do serviço nas unidades de saúde. Geraldo Cartário é pro-

prietário de uma emissora de rádio que mantém programas críticos da atual administração de Mandirituba, o que tem tornado a relação entre as duas partes cada vez mais ásperas. O prefeito de Mandirituba, Machadinho, disse que considera normal os comentários e críticas da oposição. “Tenho uma consideração muito grande pelo doutor Onildo. O que aconteceu

foi que numa conversa há alguns dias ele confirmou ser pré-candidato. Depois conversamos novamente e ele manteve essa afirmação e achamos melhor ele se ausentar da equipe da prefeitura e cada um seguir sua intenção na disputa política. Passada a eleição e se eu for eleito, ele será convidado a retornar, é um excelente profissional e merece todo nosso respeito’’, comentou Machadinho.


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Inscrições para o Enem vão até dia 15

5

Na região suleste paranaense, centenas de jovens devem participar do exame que avalia o ensino médio e serve como processo seletivo para universidades

Iniciou-se nesta semana o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012. O resultado serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior, além de avaliar o ensino médio. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. A inscrição pode ser feita pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep. gov.br, e o prazo vai até o

dia 15 de junho. A taxa de inscrição é de 35 reais; no ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho. Há isenção para quem vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição

sua situação. Alunos que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. O edital indica ainda que cabe ao candidato ve-

rificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Na região suleste paranaense, os alunos já se mobilizam para garantir participação do Enem, principalmente os concluintes do ensino médio que almejam vagas em universidades. Muitos colégios apoiam a participação e centenas de estudantes da região devem participar do exame.

ENEM ACONTECERÁ NOS dias 3 e 4 de novembro

Abatedouro em Quitandinha está em fase de conclusão Empresa que trabalha no abate de suínos está sendo construída no parque industrial. Cerca de 20 novos empregos serão gerados

Estão sendo finalizados os trabalhos de construção do abatedouro da Eloivana Comércio de Produtos Ali-

mentícios Ltda, empresa do município de Quitandinha que hoje comercializa produtos como salames e

embutidos defumados. De acordo com o proprietário Umberto Rossa, estão sendo realizados agora

ESTRUTURA DE 2.300M² está sendo finalizada e poderá abater até 300 suínos ao dia

os serviços de acabamento da nova estrutura, a qual está prevista para ser inaugurada já nos próximos dias.

O abatedouro chega para ampliar os serviços prestados no município e região. Para tanto, um prédio de 2.300m² foi construído, o qual possibilitará que a empresa preste os serviços terceirizados de abate e processamento da carcaça de até 300 suínos ao dia. “Hoje nossa região tem uma carência na prestação deste serviço e chegamos para atender essa demanda”, explicou Umberto Rossa. Segundo ele, com as novas instalações também será necessária a contratação de pelo menos 20 novos funcionários. Construído dentro de todas as normas estaduais e federais, como do Instituto Ambiental do Paraná, Vigilância Sanitária e demais

licenças, a nova estrutura conta com frigorífico, área para dieta hídrica, três poços de passagem, área de carga, administrativa, entre outros. Acompanhado do médico veterinário, André Rezende Cherubini, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gerson Rogoski, esteve no local visitando as instalações e destacou os investimentos feitos e a confiança dos empresários em investir no município. Atualmente apenas dois abatedouros atendem os criadores da região. O mais próximo é o de Campo Largo, que faz abate pelo Governo do Estado, enquanto o outro fica em Bocaiúva do Sul.


6

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Agricultores já apontam prejuízos com a produção de batata em Contenda Cultura foi a grande motivadora da economia do município nas décadas de 80 e 90. Hoje muitos produtores estão deixando a atividade ou migrando para outras alternativas

Plantar batata em Contenda já foi sinônimo de produtividade e lucratividade. Hoje há uma outra realidade. A safra da seca, por exemplo, está se tornando inviável segundo relata o agricultor Miguel Pedro Tulik, da comunidade de Campestre. “A saca está sendo vendida por 19 reais e

o preço mínimo para não dar prejuízo teria que ser 25 reais. Imaginamos que teremos ao final um prejuízo total de 17 mil reais”, conta Tulik. O gerente da Emater em Contenda, Hamilton Borges de Oliveira, relata que o solo do município já não consegue dar os mesmos resultados

dos anos anteriores. “Existe um desgaste e precisamos repensar essa atividade, sendo aconselhável migrar para outra cultura. Estamos próximos da capital e talvez a opção seja o

incentivo a cultura de produções com giro rápido, como por exemplo, a produção de hortifrutigranjeiros”, orienta. A família Boszcz, que reside na localidade de Poci-

nho, é um bom exemplo no município. Ex-plantadores de batata, eles atuam agora na produção de cogumelos e têm renda garantida. Hamilton Oliveira relata

Industrialização

A diversificação na agricultura é apontada como alternativa de renda no município. Algumas famílias já estão entrando neste mercado e avançando para a industrialização das suas produções. O desafio desse processo, incluindo a certificação, está sendo vencido e alguns produtos já estão ganhando as gôndolas dos mercados de Curitiba e região.

PRODUTORES DE BATATA em Campestre já contabilizam prejuízos da safra da seca

que há intenção da criação de uma cooperativa e ampliar a possibilidade de linhas de créditos para quem tenha interesse em atuar na diversificação da produção agrícola.


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012


8

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Na próxima semana, em virtude do feriado de Corpus Christi, O Regional vai circular em dia diferenciado. A edição será antecipada em dois dias. Portanto, o jornal circulará na quarta-feira, dia 6 de junho. O Santuário de Nossa Senhora das Graças, de Piên, realiza toda terça-feira, às 19 horas, missa e novena com benção da saúde. Toda a comunidade é convidada a participar das celebrações.

Em cada semana haverá também benção especial para públicos diferenciados. Na 1ª terça do mês é para agricultores, na 2ª terça para funcionários públicos, na 3ª terça para o comércio e na 4ª terça-feira para profissionais liberais e autônomos. Em comemoração ao Divino Espírito Santo, o bairro de Trigolândia, em Piên, irá promover no próximo dia 17, festa com a animação dos grupos Chiquito & Bordoneio e Sorriso Lindo. Ainda estão abertas as inscrições para os interessados em participar de curso de danças gaúchas em Piên. As aulas acontecerão aos sábados, com início no dia 9, no horário das 19h30 às 21 horas e das 21 às 22 horas, módulos básico a avançado, respectivamente. Serão dois meses de curso e as aulas terão como local o ginásio municipal de esportes de Piên. As inscrições podem ser feitas na Mundisoft. O telefone para contato é (41) 3632 1373. Estão abertas as inscrições para os cursos de jardineiro e informática básica e avançada, oferecidos pelo Senar/PR em parceria com a Associação Despertando Estrelas, de Trigolândia. Entre os dias 09 a 11 de julho haverá aulas do curso de jardineiro e de 09 a 20 de julho curso de informática básica e avançada. A idade mínima para se inscrever é de 16 anos. Os cursos são gratuitos e reconhecidos com certificado. Interessados devem ligar (41) 3632-1706. No próximo dia 09 de junho acontece a tradicional festa Junina na Capela Santo Antônio em Campina dos Maias - Piên. A festa reserva a gastronomia típica, com pipoca, quentão e muita diversão. Acontece neste domingo, no ginásio de esportes Cláudio de Oliveira Mendes, no bairro de Avencal, em Piên, mais uma rodada da 6ª Copinha Gazeta/FMD de futsal. Ao todo serão 15 jogos com início às 8h30. Envolvendo várias equipes da região. A equipe de atletismo DivisaSul Piên esteve participando no último domingo da 1ª etapa do Circuito Sesc de Santa Catarina de caminhada e corrida de rua, realizada em São Bento do Sul. Ao todo participaram 11 atletas de Piên, sendo 2 estreantes. O destaque ficou para Mário de Souza que encerrou a prova em 38min43seg, conquistando o 2º lugar no geral e o 1º na categoria M 35-39. Salatiel Malinovski e Beto Zanin também conquistaram pódios em suas categorias. A prova também contou com a presença do quitandinhense Azito Telles de Menezes, que conquistou a 9ª colocação no geral e a 1ª na categoria M 65-69, finalizando o percurso com o tempo de 40min58seg. Houve alteração nos horários de ônibus de segunda à sexta entre São Bento do Sul e Curitiba. De Curitiba a São Bento os horários são às 7, 11, 16 e 19 horas. E de São Bento a Curitiba os horários agora também são às 7, 11, 16 e 19 horas. Neste final de semana tem festa junina no bairro do Leão, em Agudos do Sul. O evento será realizado na escola da comunidade, a partir das 16 horas, no sábado. A comunidade de Tarumã, em Agudos do Sul, está se preparando para a festa do próximo dia 10. A expectativa é de que um grande público prestigie o evento que terá a animação do grupo Talagaço. A Astran está realizando neste ano a segunda edição do São Bento Desaquece, que tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar o meio ambiente. A saída do passeio será às 9 horas deste sábado, na Praça Getúlio Vargas.

Agudos do Sul está no “Família Paranaense” Prefeito Antonio da Luz assinou nesta semana o termo de adesão ao programa

Agudos do Sul, a partir desta semana, passa oficialmente a fazer parte do programa Família Paranaense. O projeto é do governo estadual e visa o atendimento às famílias reconhecidamente carentes. Em todo o estado, o programa deve atingir até 2014 cerca de 100 mil famílias. O prefeito Antonio da Luz esteve na última segunda-feira na Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em Curitiba, onde assinou o termo de adesão. Recentemente ele já havia assinado o protocolo de intenção.

Segundo o prefeito, Agudos seria incluído na segunda fase do programa, porém, agora foi contemplado já na primeira etapa. Um dos benefícios com a inclusão no programa deve acontecer já nos próximos dias. O município irá receber recursos de 37,5 mil reais para a compra de um veículo para a área social, além de computador e impressora. “O veículo deveremos destinar à Secretaria de Ação Social, enquanto que o Cras será beneficiado com outro carro através de emenda parlamentar”, explica o prefeito.

PREFEITO COMEMOROU A inclusão ainda na primeira fase

Invox Produções comemora 7 anos Empresa sediada na Lapa oferece gravações comerciais para clientes de toda a região

A Invox Produções, sediada na cidade da Lapa, comemora em 2012 sete anos de uma forte atuação no mercado local e regional. A empresa hoje possui um amplo mix de produtos como gravações de comerciais de rádio, jingles, sonorização de ambientes, vinhetas, programas de rádio, entre outros. Segundo Octavio Neto, sócio fundador da Invox, uma empresa de sucesso deve cuidar também da sua “marca sonora”. “Ela também faz parte do conceito de credibilidade que uma em-

presa deve prezar. Por isso investir nas soluções Invox é também investir no cuidado com a identidade sonora de uma empresa. Para manter esse padrão de qualidade, com soluções criativas e especializadas, atuamos com profissionais que têm mais de 20 anos de experiência neste segmento”, enfatiza. Os interessados nas soluções da Invox podem entrar em contato pelo telefone (41) 3622-8392 ou pelo e-mail invoxproducoes@ invoxproducoes.com.br. O site da empresa é o www. invoxproducoes.com.br.

ESTÚDIO DA EMPRESA está situado na cidade da Lapa


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Gustavo se reúne com Lula e Pelé

9

Encontro selou apoio do ex-presidente à candidatura de Gustavo Fruet em Curitiba. Durante a visita, presença ilustre do rei do futebol

O pré-candidato a prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet visitou na última semana o ex-presidente Lula. Durante o encontro, que aconteceu em São Paulo, na sede do Instituto Lula, os dois conversaram sobre a política nacional e as eleições de outubro próximo. Também participaram o ministro Paulo Bernardo e o deputado federal André Vargas. A conversa, que durou quase duas horas, teve ainda a presença de Pelé. Fruet traçou ao expresidente um panorama sobre o cenário político em Curitiba e falou ainda sobre os principais desafios para melhoria da qualidade de vida na cidade nos próximos anos. “A conversa foi muito franca. O presidente lembrou que o curitibano é um povo muito exigente e que é preciso dar muita consistência ao plano de governo. Ele também fez ótimas referências ao meu pai (Maurício Fruet) e disse que pretende ajudar na

construção deste projeto”, comenta Gustavo. O pré-candidato informou ainda que o PT está

sendo um grande parceiro. “Tenho participado de reuniões do PT e a receptividade tem sido muito boa”,

diz Fruet. Após a chegada de Pelé ao Instituto, a conversa seguiu para o campo esporti-

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

REUNIÃO DE GUSTAVO Fruet e Lula teve como assunto principal a eleição em Curitiba

vo e sobre a preparação para receber a Copa do Mundo de 2014. Pelé também conversou com Gustavo

Fruet sobre a parceria que ele mantém em Curitiba com o Hospital Pequeno Príncipe.


10

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Prefeitura vai iniciar construção da escola em Campina dos Maia

Comunidade vai ganhar maior investimento da sua história. Escola atenderá alunos da rede municipal de ensino de três localidades

A partir da próxima semana, os moradores de Campina dos Maia poderão acompanhar a mais importante obra construída pelo poder público no bairro. Uma escola com mil metros quadrados e investimento de 1 milhão de reais será erguida para atender os alunos da rede municipal de ensino. Depois de concluída, a escola atenderá os 110 alunos de jardim, pré-escolar e ensino fundamental primeiro ciclo de Campina dos Maia e de outras duas localidades, Picacinho e Boa Vista. A secretária municipal de Educação, Maristela

Stoeckly, relata que o processo licitatório já foi concluído, e do total de recurso, 316 mil reais serão do próprio município e o restante financiado junto ao governo do estado. O prazo de conclusão é de 240 dias e para o próximo ano a escola já estará pronta para receber os estudantes.

“Será uma escola moderna e com toda estrutura para garantir aos alunos a qualidade e comodidade necessária. Ao mesmo tempo que oferecerá aos professores e funcionários a melhor condição de trabalho possível”, destaca a secretária. A diretora Margareth

A escola

A nova unidade de ensino será composta de 6 salas de aula, banheiros, refeitório, biblioteca, sala de informática, almoxarifado, secretaria, sala de professores e direção. Além disso, a prefeitura pretende oferecer uma área de uso comum para atividades recreativas. Durante a obra, os alunos da escola Frei Demétrio serão transferidos para o período vespertino na escola Tiradentes.

PREFEITO GILBERTO DRANKA visitou o local onde será construída a nova escola JUÍZO DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA – FORO REGIONAL DE FAZENDA RIO GRANDE – ESTADO PARANÁ Rua Inglaterra, nº. 545, bairro Nações, fone 3627-1710, CEP: 83.820-000 EDITAL DE CITAÇÃO DE INTERESSADOS AUSENTES, INCERTOS OU DESCONHECIDOS, DAQUELE EM CUJO NOME PORVENTURA ESTEJA TRANSCRITA NA AREA USUCAPIENDA, COM O PRAZO DE TRINTA (30) DIAS. A Doutora Patrícia de Almeida Gomes Bergonse – Juíza de Direito da Vara Cível da Comarca de Fazenda Rio Grande, na forma da Lei, etc... FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecido tiverem que por este Juízo e Cartório se processam ao autos nº 1571/2011 de Usucapião, em que é requerente LUNELE DE FÁTIMA ALVES DE LIMA

, tendo por objeto o seguinte imóvel: “ Uma área rural de terras, medindo 10.316,37 m², situada na localidade rural denominada de Barco, Município de Mandirituba/PR, Comarca de Fazenda Rio Grande/PR”, ficam pelo presente edital citados os INTERESSADOS AUSENTE, INCERTOS OU DESCONHECIDOS, DAQUELE EM CUJO NOME PORVENTURA ESTEJA TRANSCRITA A ÁREA USUCAPIENDA, da presente ação, o prazo de contestação é de quinze (15) dias, contados da publicação do presente edital. Advertidos de que se não forem contestados, presumir-se-ão aceitos mesmo como verdadeiros os fatos articulados pelo autor. (art. 285 do Código de Processo Cível). Fazenda Rio Grande aos vinte (20) dias do mês de julho (07) do ano de dois mil e onze (2011). E eu Aleteia R. Santos – E. Juramentada, o subscrevi. Autorizado pelo MM Juiz de direito Desta Comarca

Muziol, que hoje responde pelas duas escolas da comunidade, Tiradentes e Frei Demétrio, destaca que será um novo momento na vida do bairro. “Uma das nossas escolas tem mais de 60 anos e essa obra vai representar o que tanto a população está aguardando”, completa. O prefeito Gilberto Dranka

Veículos Peugeot Vende-se Peugeot, ano 2008, único dono, 36 mil km, completo, exceto ar condicionado. Valor R$ 21.000,00. Fone (41) 3632 2089 ou 9962 7419. Gol Vendo Gol CL 1.6 álcool ano 87 em bom estado no valor de R$ 5.000,00. Interessados fone (41) 91889269. Veículos Vende-se F-100, ano 81, valor R$ 10.500,00. Fusca, ano 79, R$ 2.800,00. Fiesta, ano 98, valor R$ 8.500,00. Honda Strada, ano 2001, valor R$ 3.800,00. Fone (41) 8847 8818. Gol Vende-se Gol, ano 2001, 1.8, G3, sportline, direção hidráulica, valor de R$ 15.000,00. E um Gol G4, ano 2007, 1.6, valor de R$ 24.000,00. Interessados ligar para o telefone (41) 8818 0942 ou 9663 2607. Moto Vendo moto XRE 300, dourada, com ABS, ano 2011, nova, com apenas 2 mil km. Fone (41) 9232 4728. Vende-se ou troca F-4000 Vende-se ou troca uma F-4000, ano 77 no valor de R$ 25.000,00. Tratar pelo fone 8883 0403 falar com Nelson. Vende-se Corsa Sedan, ano 99, modelo 2000, bordô, IPVA quitado, 4 portas, ar quente, alarme, película, em bom estado. Tratar pelo telefone (41) 9974 4293. Corcel 1 Vendo Corcel 1 R$ 3.500,00. Tratar pelo telefone 41 9974 4296.

Diversos Novilha Vende-se novilha raça Gerci x Holandesa no valor de R$ 800,00. Tratar pelo telefone (41) 9188 9269. Bebê conforto Vende-se um bebê conforto e uma banheira com trocador na cor rosa, valor R$ 200,00 tratar pelo telefone (41) 3632 1106 ou 9901 9398. Esquadrias de ferro Janelas, portas, pantográficas. grades, grades de proteção, portas de aço, alambrados. Rua Lima, 75, próximo poço da Sanepar, Queimados, Agudos. (41) 8837 5434 ou 8837 1649.

declara que os investimentos em Piên começam a se concretizar em várias regiões do município, demonstrando que existe a intenção de levar o melhor atendimento possível para toda população. Ele enfatiza que a educação precisa estar em primeiro plano, pois representa o futuro da sociedade. “Melhoramos a

Vende-se Implementos para estufa modelo L.L (Secagem de Fumo), painel eletrônico, ventilador, porta e grelha para fornalha, funil, caixa prensa, bandeja de isopor para produção de mudas, barra de ferro para armação de canteiros, grades e cantoneiras para estaleiros, cultivador, disco, e outros implementos. Todos os equipamentos em boa conservação. Interessados ligar para (47)3632 9532 ou (47) 3632 9416. GPS Vende-se GPS atualizado, novo. Valor R$ 320,00. Interessados entrar em contato pelo fone (41) 9968 6027. Frutaria Vende-se frutaria em Agudos. Fone (41) 3624 1414 ou 8866 2408, com Mari. Roçadas Faço serviço de roçadas em Piên e região. Tratar pelo telefone (41) 9804 3256 ou 3632 1717. Mudas eucalipto e pinus Vende-se mudas de Eucalipto Benthamii, Dunnii, Grandis e Pinus Taeda, em Agudos. (41) 3624 2010. Motosserra e roçadeira Conserto motosserras e roçadeiras, em Agudos do Sul. Contatar através do telefone (41) 9183 4327. Macarrão Caseiro Faça sua encomenda de macarrão caseiro, em Piên. Contato (41) 3632 1462 ou (41) 9905 8212, com Tica. Salgados Aceita-se encomenda de salgados, falar com Mirtes. (41) 9223 6165 ou 3632 2064. Carnes assadas Encomende carnes assadas para sábados e domingos. No Supermercado Mercasul. Telefone 41 3624 1362. WJN Pinturas e limpezas em geral. Telefone (41) 3632 1537. J.A. Lavação A J.A. lavação sob a gerência de Laranjinha. Agende seus serviços. Fone (41) 9622 5404. Vidraçaria Chaves Vidros e colocação. Agudos do Sul. Telefone (41) 8861 3794. Salgadinhos e bolos Faça sua encomenda de salgadinhos, bolos, cuques e pães caseiros (forno a lenha). Em Piên. Levamos até sua casa! Informações pelo telefone(41) 9634 5763.

remuneração dos professores, distribuímos kit escolar e uniformes, reformamos e ampliamos escolas e agora vamos iniciar essa grande obra em Campina dos Maia. Isso demonstra que estamos trabalhando com dedicação e oferecendo para nossa população grandes conquistas e benefícios”, relatou.

Imóveis Chácara Vendo chácara com área de meio alqueire em Agudos do Sul, em excelente localização. Valor R$ 55 mil. Fone (41) 8809 4834. Chácara Vendo chácara com área de meio alqueire com uma casa de alvenaria com 60m²,nova, em Quatro Pinheiros Mandirituba, com água, luz, em excelente localização apenas 1 km da BR 116.Valor R$ 25.000,00. Tratar pelo telefone (41)8809 4834. Vende ou troco casa Vendo ou troco casa em Trigolândia, casa de alvenaria com 10 peças e 103 m², número 55. Rua Itália próxima a Rua do Recanto do Piazito, preço a combinar pelo contato (41) 92448071. Terrenos para chácara Vendem-se terrenos para chácara em Mandirituba, com água para tanque, rio, em excelente localização. Valor R$ 30 mil. Fones 9914 7879 ou 3626 1792. Vende-se Terreno 800m² com 2 casas, uma 36 m² em alvenaria e outra 48m² mista, em Trigolândia, valor R$ 50 mil. F4000 ano 87, valor R$ 35 mil. Fone (41) 3632 1089. Terreno Vende-se terreno em Gramados, Piên, medindo 2,5 alqueires de terra de planta e 2,5 alqueires de eucalipto pronto para corte. R$ 250 mil. Telefone para contato(41) 9670 9715 com Carlos Malinovski. Casa Vende-se casa de madeira com terreno 600m², em Cachoeirinha próximo a fábrica de casquinha. Preço 25 mil. Interessados ligar para o telefone (41) 8866 6898. Terreno Vende-se ótimo terreno para fazer uma chácara, localizado em Poço Frio, a 5 km de Piên, medindo 36.300m, com nascente de água, pinheiros, pés de ervas mate e tanque. Ótima localização, ao lado de Ferragens Weiss, com infra estrutura de água, luz e telefone. Informações (47) 3644 9596, (47) 9996 6628, com Aline.

SENAI RIO NEGRO SELECIONA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO(A) I - CÓD. 3062

Local de trabalho: Mandirituba Desejável cursando ensino superior em Administração Experiência em atendimento, rotinas administrativas preferencialmente na área escolar CNH B, disponibilidade para viagens Encaminhar currículo para marcello.olsen@sesipr.org.br, até às 18h do dia 6/6/2012, ou entregar na Unidade do SESI/SENAI Rio Negro, endereço: Rua Severo de Almeida, 954, Bairro Bom Jesus - Rio Negro/PR


11

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Mandirituba recebe emenda de 300 mil Um caminhão caçamba e um trator agrícola fazem parte da aquisição realizada através de emendas parlamentares

A prefeitura de Mandirituba recebeu ontem um novo caminhão para auxiliar no programa “Preparo e correção de solo” da Secretaria de Agricultura. O novo

veículo é trucado e apoiará o associativismo já instalado na maioria das comunidades rurais, o que possibilitará ao agricultor familiar a mecanização dos processos de pro-

Agradecimento

dução, aliada ao uso correto dos recursos, buscando o aumento da sua produtividade e renda. O novo caminhão caçamba custou R$ 221.270,00 e foi adquirido através de emenda parlamentar do ex-deputado

No dia 10 de maio tive meu veículo tomado de assalto quando saía para o trabalho, na cidade de Joinville/SC. Fui colocado no banco de trás e mantido refém durante horas, sendo mais tarde amarrado em um matagal. Lutei durante algum tempo para me livrar das amarras. Sem saber onde estava, comecei a vagar pela estrada em busca de socorro, (pois os ladrões haviam levado também o celular), até chegar a residência do Sr. João Anselmo Bizzotto, em Agudos do Sul/Pr. Após pedir ajuda, fiquei mais aliviado, pois fui muito bem atendido, apesar de nunca terem me visto, foram extremamente prestativos. Na sequência fui levado até a residência o Sr. José Hamilton Bizzotto, irmão do Sr. João, pois na casa do Sr. João não havia sinal de celular. Quero agradecer do fundo do meu coração a estas pessoas, pois, depois da violência por mim sofrida, percebi que ainda existem pessoas boas neste mundo. Muito obrigado família Bizzotto, fiquem com Deus. Edson Luiz Riffel - Joinville

Ganhadores da rifa da festa Poço Frio

1º Maria Margarida Domingos – Avencal - Prêmio: Moto Fan 125 “okm” 2º Alessandra Schulze – SBS – Prêmio: R$ 1.000,00 3º Patricia Augustin – Piên - Prêmio: R$ 500,00 4º lma S Libel – Gramados – Prêmio: uma tv 14 5º Alberto Gruber – Poço frio - Prêmio: uma lavadora de roupas 6º Ane Karoline Schreiner – Poço Frio Prêmio: uma tv 14 7º Josnei da Cruz – Mosquito - Prêmio: uma serra mármore 8º Antonio Prado – Quitandinha - Prêmio: uma bicicleta 9º Keila Raquel Mendes – Piên - Prêmio R$ 200,00 10º Eliane Algustin – Lageado - Prêmio: Um fogão 11º Olivio dos Santos – Prêmio: uma bicicleta 12º Nelson dos Santos – Prêmio: uma cama de solteiro 13º Raquel Ap. Ribeiro – SBS - Prêmio: um aparelho de DVD 14º Hilda Baumel – Bituva- Prêmio: uma bicicleta 15º Edson Grosskopf – Lageado - Prêmio: um aparelho de DVD 16º Adilson Knopek – Campo Novo - Prêmio: um liquidificador 17º Valeria Eckel – Mafra um – Prêmio: edredom 18º Fabianae Sufflez – Fragosos – Prêmio: um liquidificador 19º Evaldo Vaz – Gramados – Prêmio: uma sanduicheira 20º Terezinha Schuvaz – SBS – Prêmio: R$ 50,00 21º Evaldo Vaz – Gramados - Prêmio: um ferro elétrico 22º Anesia Pires- Piên – Prêmio: R$ 50,00 23º Vitor de Goes – Lageados das Mortes – Prêmio: uma bicicleta

EQUIPE ADMINISTRATIVA RECEBEU o novo veículo adquirido nesta semana

federal Cássio Taniguchi, do apoio do deputado federal Leopoldo Meyer e da contrapartida da prefeitura. O prefeito Machadinho ressaltou o seu comprometimento com os agricultores do município, em proporcionar

melhores condições para produção. “Os equipamentos serão colocados à disposição de todas as comunidades, para atender os produtores rurais, possibilitando o aumento de renda e fixação do agricultor e sua família no meio rural”,

completou. O novo caminhão aguarda agora apenas a vistoria que será realizada no prazo máximo de 15 dias. A emenda parlamentar ainda contempla um trator agrícola no valor de R$ 78.330,00 que deve chegar nos próximos dias.


12

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Variedades

Equipe pienense que está em Roma, no 7º Encontro Mundial das Famílias.

Parabéns para Jessica, que comemorou mais um ano de vida nesta semana. Que Deus te ilumine sempre. De sua irmã Tais, familiares e amigos.

As fotos publicadas neste espaço são enviadas por terceiros e de total responsabilidade dos remetentes.

Rakely... Ao lado do papai amado e perto da mamãe querida, hoje estou comemorando meu 4º ano de vida. Votos de felicidades de seus avós.

Quem está de aniversário hoje é o Edilson. Recebe os parabéns e votos de paz e saúde de seu filho, esposa e familiares.

Beatriz Aparecida... Já tens 15 anos, o tempo passou tão depressa. Quando nasceu a alegria foi tão grande, era um sonho que se tornava realidade, que alegria ver agora completar 15 anos, você é uma dádiva de Deus. Parabéns de seus pais Vanderlei e Maria Joceli.

Parabéns para os gêmeos Yasmin e Augusto, de Tijucas do Sul, que completam amanhã seus primeiros aninhos. Desejos de muitas felicidades e sucesso! De seus tios Nane e Márcio e familiares.

Rafaela... Amor, nesse dia tão especial eu quero te desejar muitas felicidades. Te amo muito! De seu namorado Paulo.

Parabéns para a colaboradora da câmara de vereadores de Contenda, Ana Alzira, que no último dia 29 completou mais um ano de vida. São os votos de toda a equipe do legislativo.

Felicidades para Lucas, que no último dia 23 completou 16 anos. Nesta data tão significativa, venho desejar que cada segundo da tua vida signifique um ano e que cada ano signifique uma eternidade de amor. Feliz Aniversário! De seus pais José e Nelza.

Equipes de atletismo da DivisaSul de Piên e da Atricor, juntamente com o quitandinhense Azito Teles de Menezes, após corrida disputada no último domingo em São Bento do Sul.

Horóscopo Áries - Procure preservar a autonomia no trabalho, mas sem se impor aos outros. Touro - Foco em seu trabalho. Se precisar de ajuda, conte com a colaboração de colegas. Gêmeos - Trabalhe em grupo: será muito mais divertido e produtivo atuar em equipe. Câncer - Lembre-se de separar sua vida profissional da pessoal. Cuidado com as despesas! Leão - Para ter melhores oportunidades profissionais, deverá buscar aperfeiçoamento. Virgem - Revise suas finanças e verá se suas despesas estão de acordo com o planejado. Libra - Hoje, será o centro das atenções. É um bom dia para expor seus pensamentos. Escorpião - No trabalho, é um bom dia para formar alianças. Em casa evite fazer julgamentos. Sagitário - Encontre soluções para os problemas que vêm se instalando ao longo da semana. Capricórnio - Organize melhor a sua rotina para conseguir dar conta dos compromissos. Aquário - Cuidado com sua ansiedade! O clima é de harmonia total com o pessoal de casa. Peixes - No campo profissional, troque ideias com as pessoas mais experientes.


13

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Dia do Desafio movimentou população Cidades da região da Amsulep conseguiram mobilizar boa parte dos seus moradores em atividades físicas

Foi realizado na última quarta-feira mais um Dia do Desafio. Todas as cidades da região suleste paranaense realizaram atividades relacionadas à data. O evento envolve diversos países do mundo e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, combatendo a inatividade. Para estimular a participação, é organizado um desafio entre cidades, na qual vence aquela que mobilizar um maior percentual de sua população em atividades físicas neste dia. Na região, por exemplo, em Campo

do Tenente, foram promovidas ações com grupos de alongamento e danças em frente à prefeitura em todas as unidades escolares, bem como nas empresas, além de partidas de futsal e voleibol no ginásio municipal de esportes. Em Mandirituba, uma área de esporte e lazer foi montada na praça principal da cidade. Com o grupo da melhor idade foi promovida outra atividade no mesmo dia – o 1º Encontro Sertanejo – Resgatando as Raízes, com apresentações de duplas e danças, no Teatro

Municipal. As atividades na região foram coordenadas pelo Sesc Paraná. Segundo a

entidade, Agudos do Sul mobilizou mais de 60% da população, Campo do Tenente mais de 49%, Conten-

da mais de 30%, Fazenda Rio Grande mais de 40%, Lapa mais de 70%, Mandirituba mais de 38%, Piên

Abertas inscrições para novos cursos Em uma parceria com o Senai, a prefeitura de Piên oferece duas novas capacitações

Novas oportunidades de aprendizado e qualificação profissional estão sendo oferecidas em Piên através da parceria da prefeitura com o Senai. No próximo dia 2 de julho terão início as aulas do curso de auxiliar administrativo, já na sede do Camu. Estão abertas as inscrições do Pronatec para alunos do 2º e 3º anos do

Ensino Médio e do EJA, com idade mínima 16 anos. Serão duas turmas no curso de operador de computador, nos turnos matutino e vespertino, e 1 turma no curso de auxiliar administrativo no turno matutino, com início para o dia 24 de julho. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação.

PRÁTICA DE ATIVIDADES físicas envolveu também alunos em todas as cidades da região

mais de 50%, Quitandinha mais de 60%, Rio Negro mais de 45% e Tijucas do Sul mais de 60%.


14

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Prefeitura Municipal de Mandirituba

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 005/2012. (Concurso Público) O Senhor ANTONIO MACIEL MACHADO, Prefeito Municipal de Mandirituba, no uso de suas atribuições legais, diante do resultado homologado do Concurso Público nº. 001/2009, em conformidade com a legislação vigente: R E S O L V E: Art. 1º - Convocar os candidatos aprovados por ordem de classificação para agendar junto ao Departamento de Recursos Humanos a realização do exame pré-admissional a partir das 09h00 do dia 28 de maio a 12 de junho de 2012, pelo telefone (41) 3626-1122 ramal 207. COD. 01 CLASSIFICAÇÃO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS INSC - NOME 0025 74º AMILTON ANTUNES CORREA 0536 75º MARLI PEREIRA DE LIMA 0590 76º MARIA DA LUZ MULLER 0105 77º JOSÉ TEODORO GONÇALVES 0045 78º MARIA LUCIA DOS SANTOS 0345 79º ROSILENE SILVEIRA DE LIMA COD. 03 CLASSIFICAÇÃO MOTORISTA UTILITÁRIO INSC NOME 0370 4º FRANCISCO FABIANO FERREIRA Art. 2º - Para os candidatos acima relacionados, serão exigidos os seguintes exames: 1 Raios-X de Tórax AP e Perfil; 09 - Triglicerídios: 2 Eletrocardiograma; 10 - Creatinina 3 Exame Oftalmológico; 11 – Transaminase Oxalacética 4 Exame Audiométrico; 12 – Transaminase Pirúvica 5 Hemograma; 13 – Bilirrubinas (total, direta e indireta) 6 Glicemia de Jejum; 14 – Acido Úrico: 7 PCR; 15 – Exame de Urina Parcial 8 Colesterol Total; 16 – Parasitológico de Fezes Art. 3º - A presente convocação para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais procede-se pela vacância de funcionários do Quadro de Pessoal Efetivo e para o cargo de Motorista Utilitário procede-se pela suficiência financeira explicitada pelo estudo de impacto financeiro apenso ao processo do Concurso. Art. 5º - O exame admissional será realizado em duas etapas distintas: na

primeira, os candidatos receberão a requisição dos exames anteriormente elencados. Na segunda etapa, de posse dos resultados dos exames, os candidatos realizarão o exame admissional perante a Junta Médica oficial. Parágrafo único: Os candidatos deverão realizar os exames solicitados e a entrega da documentação exigida no prazo máximo de trinta (30) dias a contar da Publicação deste Edital. Art. 6º - Decorrido esse prazo, os candidatos que não realizarem os exames admissionais e não entregarem os documentos exigidos serão desclassificados. Art. 7º - Os casos omissos serão decididos pelo Departamento de RH e pela Procuradoria Geral. Prefeitura de Mandirituba, 28 de maio de 2012. ANTONIO MACIEL MACHADO - Prefeito Municipal PREGÃO PRESENCIAL 94 /2012 OBJETO:Aquisição de farinha de trigo ,conforme anexo l DATA DA ABERTURA :21/06/2012 ás 9h:00 LOCAL DE ABERTURA: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Mandirituba. Mandirituba(PR) 30 de maio de 2012 PREGÃO PRESENCIAL 95 /2012 OBJETO:Aquisição de materiais para grades aradoras ,conforme anexo l DATA DA ABERTURA :14/06/2012 ás 9h:00 LOCAL DE ABERTURA: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Mandirituba. Mandirituba(PR) 30 de maio de 2012 PREGÃO PRESENCIAL96 /2012 OBJETO:Aquisição de jaquetas para uniforme escolar, conforme anexo l DATA DA ABERTURA :14/06/2012 ás 10h:00 LOCAL DE ABERTURA: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Mandirituba. Mandirituba(PR) 30 de maio de 2012 PREGÃO PRESENCIAL97 /2012 OBJETO:aquisição de material para raio X, conforme anexo l DATA DA ABERTURA :14/06/2012 ás 14h:00 LOCAL DE ABERTURA: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Mandirituba. Mandirituba(PR) 30 de maio de 2012 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Poderão ser obtidas na Divisão de Licitações, no endereço à Praça Bom Jesus 44 – Centro - Mandirituba/PR, no horário das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 ou pelo fone: (041) 3626-1122 Ramal 224. O Edital detalhado estará à disposição dos interessados, no site http://www.mandirituba. pr.gov.br/licitacoes ou solicitar pelo email: licitações@mandirituba.pr.gov.br

Prefeitura Municipal de Campo do Tenente MUNICÍPIO DE CAMPO DO TENENTE – PUBLICAÇÃO DE EXTRATO DE CONTRATO – ANO 2012. Nº. CONTRATO 69/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

70/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

71/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

72/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

73/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

74/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

75/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

76/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

77/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

78/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

79/2012

Processo de Dispensa nº. 6/2012.

PROCESSO DE LICITAÇÃO

OBJETO - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural. - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural. - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural. - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural. - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural. - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural. - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural. - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural. - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural. - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural. - Aquisição de gêneros alimentícios Empreendedor Familiar rural.

CONTRATADA

DATA ASSINATURA 28/05/2012

VIGENCIA 31/12/2012

R$ 3.312,00

Nestor Weber

28/05/2012

31/12/2012

R$ 1.569,80

da Agricultura Familiar e do

Joanita Ferreira

28/05/2012

31/12/2012

R$ 8.175,00

da Agricultura Familiar e do

Luiz Fernando da Silva

28/05/2012

31/12/2012

R$ 1.483,00

da Agricultura Familiar e do

Ildacir Ferreira Suota

28/05/2012

31/12/2012

R$ 3.015,00

da Agricultura Familiar e do

Jane Batista

28/05/2012

31/12/2012

R$ 1.278,00

da Agricultura Familiar e do

Adalberto Soares Vieira

28/05/2012

31/12/2012

R$ 3.076,00

da Agricultura Familiar e do

Edvaldo da Cruz

28/05/2012

31/12/2012

R$ 6.717,00

da Agricultura Familiar e do

Gilmar Oliveira da Cruz

28/05/2012

31/12/2012

R$ 1.972,00

da Agricultura Familiar e do

José Caia Neto

28/05/2012

31/12/2012

R$ 8.411,00

da Agricultura Familiar e do

Sebastiana Bernadete R.França

28/05/2012

31/12/2012

R$ 5.080,00

da Agricultura Familiar e do

Aércio Caia

da Agricultura Familiar e do

VALOR TOTAL

RELAÇÃO DE VENCEDORES – MUNICIPIO DE CAMPO DO TENENTE – ANO 2012 Nº. PROCESSO LICITAÇÃO Pregão Presencial nº. 42/2012

Pregão Eletrônico 33/2012

DATA LICITAÇÃO 25/05/2012

27/04/2012

OBJETO Registro de preços de produtos alimentícios para futura e eventual aquisição pelos Departamentos Municipais.

Registro de preços de medicamentos.

VENCEDOR/CNPJ - Assis Supermercado do Campo Ltda – CNPJ: 11.649.475/0001-20 - Integra Comercial Ltda – CNPJ: 10.212.388/0001-48 - P.A.S. Programa de Alimentação Social – Industria Comercio Ltda – CNPJ: 08.903.201/0001-00 - Cerealista Torre Alta Ltda – CNPJ: 04.538.615/0001-27

VALOR TOTAL DA LICITAÇÃO R$ 74.425,69

R$ 21.811,00

- Marcofarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda CNPJ/MF sob o nº 06.935.554/0001-67

R$ 8.073,00

Prefeitura Municipal de Campo do Tenente EDITAL Nº 004/2012 – RESULTADO FINAL DOS CANDIDATOS APROVADOS DO TESTE SELETIVO SIMPLIFICADO RELAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS CANDIDATOS APROVADOS NO TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO POR PRAZO DETERMINADO DE PROFESSOR CONFORME EDITAL 001/2012 O Prefeito Municipal de Campo do Tenente, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, resolve TORNAR PÚBLICO o Edital do Resultado Final dos Candidatos Aprovados no Teste Seletivo para Contratação por prazo determinado de Professor em conformidade com o Edital 001/2012. N° DE INSCRIÇÃO

1° 2° 3° 4° 5° 6° 7° 8° 9°

004 001 007 003 005 009 008 002 006

NOME DO CANDIDATO CLEIDE KOMARCHEUSKI ROSENI OLIVEIRA DOS SANTOS RAFAELE APARECIDA CASAGRANDE DE LIMA MARISE SCHREINER DOS SANTOS NILCEIA PORTELA CLEUNICE BENEDITA DOS SANTOS DENISE VALÉRIO LUCIANE LOPATA ROSECLEIA PORTELA

PONTUAÇÃO 40.0 PONTOS 32.0 PONTOS 30.0 PONTOS 29.0 PONTOS 25.72 PONTOS 25.08 PONTOS 20.0 PONTOS 20.0 PONTOS 20.0 PONTOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO DO TENENTE, 30 DE MAIO DE 2012. ________________________________ CELSO WENSKI Prefeito Municipal

R$ 21.479,15

- Centermedi Comércio de Produtos Hospitalares Ltda CNPJ/MF sob o nº 03.652.030/0001-70 - Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda - CNPJ/MF sob o nº 44.734.671/0001-51

-MGF Distribuidora de Medicamentos Ltda- CNPJ/MF sob o nº 08.418.869/0001-62

CLASSIFICAÇÃO

R$ 3.696,60 R$ 20.600,91

___ _____________________________ JOSIANE DE OLIVEIRA ROSA CORRÊA Presidente da Comissão Especial de Teste Seletivo Simplificado n°001/2012

EDITAL Nº 005/2012- HOMOLOGAÇÃO DO GABARITO OFICIAL, DA CLASSIFICAÇÃO DOS APROVADOS NA PROVA OBJETIVA E CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS PARA O CURSO INTRODUTÓRIO DE FORMAÇÃO INICIAL HOMOLOGAÇÃO DO GABARITO OFICIAL E RELAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DOS APROVADOS NA PROVA OBJETIVA (1ª ETAPA) E CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS PARA O CURSO INTRODUTÓRIO DE FORMAÇÃO INICIAL (2ª ETAPA) DO TESTE SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO POR PRAZO DETERMINADO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE CONFORME EDITAL 002/2012 O Prefeito Municipal de Campo do Tenente, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, resolve TORNAR PÚBLICO:

R$ 9.622,00

R$ 30.850,20

Prefeitura Municipal de Campo do Tenente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 004/2012 CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL Nº 001/2011 CELSO WENSKI, Prefeito Municipal de Campo do Tenente, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e considerando a Homologação do Resultado Final do Concurso Público Municipal, através do Edital nº 007/2011, pelo presente CONVOCA OS CANDIDATOS APROVADOS, por ordem de classificação, relacionados no Anexo I deste edital, para no prazo máximo de 15 (quinze) dias, a contar da data de publicação deste Edital, a comparecerem na Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, munido de documentos conforme Anexo II, no horário das 9h às 11h, no endereço sito à Av. Miguel Komarchewski, 900, centro. Os candidatos que não atenderem à convocação no prazo estabelecido perderão os direitos decorrentes de sua classificação. Convocados: Classificação Nome Função 9º Thiago José Barbosa Auxiliar Administrativo 10º Marcelo Paisani Klapouch Auxiliar Administrativo Campo do Tenente, em 24 de maio 2012. CELSO WENSKI - Prefeito Municipal AVISO DE LICITAÇÕES Modalidade: Pregão nº 48/2012 - Presencial Objeto: Registro de preços de materiais de construção. Abertura: 18/06/2012, às 09h00min. Endereço: Rua Jorge Alves de Barros, 145, Centro, em Campo do Tenente/Pr, na Divisão de Licitações e Contratos. Campo do Tenente, em 01 de junho de 2012. Dilma de Lima - Pregoeira Modalidade: Pregão nº 49/2012 - Presencial Objeto: Registro de preços de materiais de limpeza, higiene e descartáveis. Abertura: 18/06/2012, às 14h00min. Endereço: Rua Jorge Alves de Barros, 145, Centro, em Campo do Tenente/Pr, na Divisão de Licitações e Contratos. Campo do Tenente, em 01 de junho de 2012. Dilma de Lima - Pregoeira Modalidade: Pregão nº 50/2012 – Presencial Objeto: Contratação da prestação dos serviços de um médico clínico geral para o Programa Estratégia da Saúde da Família III, com carga horária de 40 (quarenta) horas semanais. Abertura: 20/06/2012, às 09h00min, na Divisão de Licitações e Contratos, à Rua Jorge Alves de Barros, nº 145, Centro, em Campo do Tenente/Pr. Campo do Tenente, em 01 de junho de 2012. Josiane Kaiss – Pregoeira Modalidade: Pregão nº 51/2012 - Presencial Objeto: Registro de preços para futura e eventual contratação dos serviços de limpeza, conservação e manutenção das vias rurais e urbanas, logradouros públicos, passeios, áreas verdes, escolas, creches, postos de saúde e demais departamentos do município. Abertura: 21/06/2012, às 09h00min. Endereço: Rua Jorge Alves de Barros, 145, Centro, em Campo do Tenente/Pr, na Divisão de Licitações e Contratos. Campo do Tenente, em 01 de junho de 2012. Dilma de Lima - Pregoeira Modalidade: Leilão nº 3/2012 Objeto: alienação de bens inservíveis, conforme descrições do edital. Abertura: 20/06/2012, às 14h00min, no pátio da Prefeitura Municipal de Campo do Tenente/Pr, Av. Miguel Komarchewski, 900. Centro. Campo do Tenente, 01 de junho de 2012. Arildo José da Silva - Presidente da Comissão Permanente de Licitação Informações Complementares: na Divisão de Licitações e Contratos, Rua Jorge Alves de Barros, 145, Centro, em Campo do Tenente/Pr, telefone 41-3628-1795 e poderão ser consultados e retirados no site http://www.campodotenente.pr.gov.br

JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE RIO NEGRO ESTADO DO PARANÁ VARA CÍVEL E ANEXOS FÓRUM – PRAÇA CEL. BUARQUE, 148 – CEP 83880 000 EDITAL DE CITAÇÃO – PRAZO 30 DIAS CITANDOS - RÉUS AUSENTES, INCERTOS e DESCONHECIDOS, FRANCISCO PENKAL e JOANA PENKAL, em cujo nome encontra-se o registro nº 12.116, o qual originou o imóvel usucapiendo, e dos confrontantes EVA POTZEK, ETELVINO BRAS DA SILVA, MARCOS ANTONIO, VILAS BOAS, FRANCISCO DE ASSIS FIGURA, ISABEL APARECIDA GOMES FIGURA, JOAQUIM NEREU DE ANDRADE LEMOS, MARIA JOSÉ DE ARAUJO LEMOS, ROSA KAIS, PEDRO DO VALE GOGOLA e NAIR KAIS GOGOLA, bem como os respectivos conjuntos ou os acessórios, se for o caso. AÇÃO de Usucapião nº 00007163-39.2012.8.16.0146. OBJETIVO: Para contestar a ação, querendo, no prazo de 15 dias, a contar do termino do prazo de publicação do edital. REQUERENTES: NIVALDO RAMALHO DE OLIVEIRA e MARCIA CRISTINA FORNACIARI RAMALHO DE OLIVEIRA. IMÓVEIS: 1) Imóvel rural, com a área total de 10.890,00m2, situado no lugar denominado “Brancos” Quitandinha – PR; 2) Imóvel rural, com a área total de 25.887,46m2, situado no lugar denominado “Brancos”, Quitandinha-PR ADVERTENCIA: Não contestando presumirse-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor. Rio Negro, 17 de Maio de 2012. Eu Sandra Mara Schlichting Fragoso, Empregada e juramentada – Portaria 13/96, o fiz digitar e, subscrevi assinado pelo Escrivão, por autorização do MM. Juiz de direito. Ato realizado conforme art. 7° da portaria nº 06/2009. – CARLOS SCHLICHTING - ESCRIVÃO DO CÍVEL

I- HOMOLOGAÇÃO DO GABARITO OFICIAL CARGO CARGO

1 12 23 34 45 56 67 78 89 9 10 10 11 11 12 12 13 13 14 14 15 15 16 16 17 17 18 18 19 19 20 20

AGENTE COMUNITARIO AGENTE COMUNITARIO DEDE SAÚDE-ACS SAÚDE-ACS

LINGUA PORTUGUESA LINGUA PORTUGUESA

MATEMÁTICA MATEMÁTICA

B BA AB BD DD DD DA AB BE E A A C C B B A A D D D D B B A A C C B B D D

CARGO CARGO

21 2122 2223 2324 2425 2526 2627 2728 2829 29 30 30 31 31 32 32 33 33 34 34 35 35 36 36 37 37 38 38 39 39 40 40

AGENTE AGENTE COMUNITARIO DEDE COMUNITARIO SAÚDE-ACS SAÚDE-ACS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

D D E EA AB BD DB BB BA AD D B B A A C C C C A A C C B B E E D D C C D D

II- CLASSIFICAÇÃO DOS APROVADOS NA PROVA OBJETIVA (1ª Etapa) CLASSIF. INSCR. NOME CLASSIF. NOTA NOTA N° N° INSCR. NOME 1° 1° 77.077.0 002002 SIMONE DEDE FÁTIMA GONÇALVES SIMONE FÁTIMA GONÇALVES 2° 2° 72.072.0 009009 VALDINEIA COLAÇO VALDINEIA COLAÇO 3° 3° 67.067.0 010010 SALETE DEMBISKI SALETE DEMBISKI 4° 4° 61.061.0 004004 ELIZIANE ROSMARA DEDE LIMA ELIZIANE ROSMARA LIMA 5° 5° 59.059.0 005005 DANIELE DEDE MEDEIROS DANIELE MEDEIROS 6° 6° 57.057.0 007007 JUCENIR DEDE LIMA JUCENIR LIMA 7° 7° 57.057.0 001001 SANDRA DODO ROCIO THEMOTEO SANDRA ROCIO THEMOTEO 8° 8° 55.055.0 008008 LAIS CAVALHEIRO LAIS CAVALHEIRO 9° 9° 54.054.0 003003 JANETE APARECIDA VENTURA JANETE APARECIDA VENTURA

RGRG 8.343.061-3 8.343.061-3 9.678.611-5 9.678.611-5 6.036.463-0 6.036.463-0 10.381.325-5 10.381.325-5 9.508.947-0 9.508.947-0 8.206.093-6 8.206.093-6 4.936.090-8 4.936.090-8 9.965.859-2 9.965.859-2 4.876.085-6 4.876.085-6

CARGO CARGO ACSPEDRO AMALIO RIBAS ACSPEDRO AMALIO RIBAS ACSPEDRO AMALIO RIBAS ACSPEDRO AMALIO RIBAS ACSSERRINHA ACS- SERRINHA ACS-SERRINHA ACS-SERRINHA ACS-SERRINHA ACS-SERRINHA ACSPEDRO AMALIO RIBAS ACSPEDRO AMALIO RIBAS ACSPEDRO AMALIO RIBAS ACSPEDRO AMALIO RIBAS ACSPEDRO AMALIO RIBAS ACS- PEDRO AMALIO RIBAS ACSPEDRO AMALIO RIBAS ACSPEDRO AMALIO RIBAS

III- TODOS OS CANDIDATOS APROVADOS NA PROVA OBJETIVA (1ª ETAPA) ESTÃO AUTOMATICAMENTE MATRICULADOS E CONVOCADOS PARA O CURSO INTRODUTÓRIO DE FORMAÇÃO INICIAL (2ª ETAPA) COM INICIO DIA 11 DE JUNHO E TÉRMINO EM 15 DE JUNHO DE 2012 NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR GUNTHER URBAN, SITO A RUA JORGE ALVES DE BARROS, 181- CENTRO CAMPO DO TENENTE – PR DAS 8 HORAS ÀS 12 HORAS E DAS 13 HORAS ÀS 17 HORAS. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO DO TENENTE, 30 DE MAIO DE 2012. ________________________________ CELSO WENSKI Prefeito Municipal

______________________________________ JOSIANE DE OLIVEIRA ROSA CORRÊA Presidente da Comissão Especial de Teste Seletivo Simplificado n°002/2012


15

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Informativo Câmara Municipal de Quitandinha

14ª Sessão ordinária - 24 de maio de 2012 Ordem do dia O projeto de lei nº14, de autoria do executivo, que altera redação da lei n°884, de 14 de dezembro de 2011, foi discutido pelos vereadores. Proposições: N°35/2012 (José Vosniaki Ribeiro) Solicita a instalação de coberturas em pontos de ônibus, verificando-se em todo o município os lugares onde tal cobertura inexiste. N°36/2012 (Pedro Gilson Ribas) Solicita a denominação de uma rua na localidade de Ferreiras, sendo sugerida pela comunidade a denominação de Josefa Maia de Siqueira. N°37/2012 (Osmar Barros Ribas) Solicita o patrolamento e ensaibramento da estrada principal de Campestre do Matoso. Palavra livre: O vereador Adão pediu que seja encaminhado ofício para a Sanepar sobre a falta de água em determinada região do centro da cidade. Alisson disse que em um recente evento, também houve falta de água. Disse ainda que provavelmente seja justificada a questão das obras de saneamento básico que estão sendo realizadas no Centro de Quitandinha. Nas suas palavras o vereador Marcos Aurélio disse que o prefeito Valfrido está de parabéns pelo apoio à associação dos apicultores, estando presente sempre em reuniões. José Vosniaki disse que a empresa Autopista Planalto Sul, fez um excelente trabalho na rodovia, mas faltou um guarderreio numa banca e pediu apoio para resolverem o problema. Alisson retomou a palavra e disse que esteve junto com o engenheiro da concessionária, citou os vários acidentes ocorridos nos últimos dias, enfatizando a necessidade de conversar e questionar sempre a segurança da rodovia. Lembrou do acesso à cidade que é tão questionado pela população. Falou sobre a iluminação de acesso ao Pangaré e citou ainda outras conquistas. Enfatizou a necessidade da constante melhoria para não deixar que a rodovia vá se acabando.

Informativo Câmara Municipal de Contenda 17ª Sessão ordinária – 29/05/2012 Ordem do dia - Apresentação do projeto de emenda a lei orgânica nº02/2012 de autoria dos vereadores Claudio, Gilmar, Ataul e João. Este dá nova redação ao artigo 9º do ato das disposições transitórias da lei orgânica municipal, adequando o número de vereadores de Contenda. Em segunda discussão e votação também esteve o projeto de lei nº 10/2012 do poder executivo. Este requer autorização para efetuar abertura de crédito adicional suplementar, fontes de recursos no valor de R$ 184.789,76. Em seguida, houve a primeira discussão do projeto nº 20/2012 também do executivo municipal que requer autorização para abertura de crédito adicional especial para criar atividade no valor de R$ 101.120,00. Ao final da ordem do dia, os vereadores discutiram pela primeira vez o projeto nº 26/2012 que dá autorização para efetuar abertura de crédito adicional especial para a construção de uma unidade básica de saúde no valor de R$ 502.274,87. Indicação Newton dos Santos, Gilmar Carpejani, Ataul Franco de Carvalho e João Fernades Ribeiro apresentaram ao final da sessão a indicação de nº25/2012, que pede a colocação de cobertura no pátio da Escola Rural Municipal Nossa Senhora das Graças, na localidade de Catanduvas. Próxima sessão Será realizada no próximo dia 05 de junho, às 20 horas. CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL AGUDOS DO SUL - PARANÁ RESOLUÇÃO CMAS Nº 05 DE 21 DE MAIO DE 2012 Dispõe sobre a aprovação do PMAS – Plano Municipal de Assistência Social/2012. O Conselho Municipal da Assistência Social, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Municipal nº 508 de 07/04/2010 e pelo Decreto Municipal nº 36 de 14/04/2010 e com base nas Deliberações tomadas na Plenária Extraordinária do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS de 21 de Maio de 2012. RESOLVE: Art. 1º - Aprovar o Plano Municipal de Assistência Social (SETP) para o exercício 2012. Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor nessa data, revogadas as disposições em contrario. Agudos do Sul, 21 de Maio de 2012. Mario Daltro Londero da Silva - Presidente do CMAS

Prefeitura Municipal de Agudos do Sul DECRETO Nº. 091/2012 De 25 de maio de 2012 Designa Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal para processar e julgar licitação convocada pela Câmara Municipal. O Prefeito do Município de Agudos do Sul, Estado do Paraná, no uso das suas atribuições, tendo em vista a solicitação do Presidente da Câmara Municipal constante do seu Ofício 60/2012, de 18 de maio de 2012, DECRETA: Art. 1º. A Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal, instituída pela Portaria 001/2012, de 02 de janeiro de 2012, fica designada, em caráter especial, sem prejuízo do exercício das suas funções, para processar e julgar a licitação convocada pela Câmara Municipal de Agudos do Sul através do Edital de Tomada de Preços nº 01/2012, destinado à contratação de empreitada global para realizar obra de reforma das suas atuais instalações físicas. Art. 2º - Este decreto entra em vigor a partir da data de sua publicação. Art. 3º - Ficam revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Agudos do Sul, Estado do Paraná, em 25 de maio de 2012. Antonio Gonçalves da Luz - Prefeito Municipal DECRETO Nº 092/2012 O PREFEITO MUNICIPAL DE AGUDOS DO SUL, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais: RESOLVE Art. 1º Exonerar, A PEDIDO, o Servidor FRANCISCO ELIAS GONÇALVES, portador da Carteira de Identidade RG n° 8.990.727-6/PR, do cargo em provimento de comissão de CHEFE DA DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO E CADASTRO, matrícula sob n° 2226. Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeito, a partir do dia trinta e um do mês de maio do ano de dois mil e doze, revogadas as disposições em contrário. Cumpra-se e registre-se. Agudos do Sul, em 30 de maio de 2012. ANTONIO GONÇALVES DA LUZ - PREFEITO MUNICIPAL

Informativo Câmara Municipal de Piên

Sessão 29/05/2012 Com a ausência justificada do presidente do poder legislativo pienense, Arlindo Machado, foi realizada mais uma sessão ordinária, que foi presidida pelo vice-presidente Édi John. Palavra livre A vereadora Sônia Schier comentou que participou juntamente com Joanício Machado e Élio Taborda do fórum Paraná onde foram debatidos relevantes assuntos, como em relação aos serviços dos correios, o qual está sendo desenvolvido no município. Também falou que irá solicitar a cópia da licitação do terminal rodoviário, destacando agora a nova lei de direito a informação. Eduardo Pires Ferreira disse que acompanhou os produtores de tabaco na venda do produto a Souza Cruz de Rio Negro, destacando que o produto ainda é a principal fonte de renda. Leonides Ritzmann solicitou ao departamento rodoviário que seja realizado melhorias nas estradas secundárias na localidade de Boa Vista. Ao final, vice-presidente Édi John, encerrou a sessão e marcou a próxima para o dia 5 de junho, às 17 horas. Audiência pública O contador Ricardo Casagrande, esteve presente na reunião para apresentar os números do 1º quadrimestre de 2012, dos poderes legislativo e executivo.

Acesse: www.cmpien.pr.gov.br

Informativo Câmara Municipal de Tijucas do Sul

15ª Sessão ordinária - 28/05/2012 Indicações: Nº46/2012 (Pedro Garcia) Pede a recuperação urgente da ponte sobre o Rio Taboado na estrada Frei Erico de Melo na comunidade de Campina. Nº47/2012 (Paulo) Indica que analise a possibilidade de se instalar um mural para as publicações oficiais do município. Mesmo que haja o Diário Oficial Eletrônico, é fato que uma determinada parcela da população, principalmente as pessoas mais simples e idosas não possuem meios nem conhecimentos de utilizar um computador. Nº48/2012 (Heitor) Requer a colocação de placas de sinalização de lombadas na localidade de Campo Alto e também patrolamento e ensaibramento na estrada que dá acesso a Chalana. Indica também a troca de uma lâmpada na rua Sebastião Farias atrás do ginásio de esportes e também na rua João Boniecki, próximo também ao ginásio de esportes. Ordem do dia Apresentação e votação do projeto de lei nº11/2012 do poder legislativo que estabelece os subsídios dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais para a legislatura de 2013/2016. Apresentação do parecer desfavorável em conjunto das comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento ao projeto nº12/2012 do poder executivo que altera a tabela do anexo I da lei nº74, de 30 de maio de 2006. Segunda discussão do projeto nº03/2012 que estabelece a lei da Ficha Limpa Municipal, disciplina as nomeações para cargos em Comissão no Âmbito dos órgãos do poder executivo e legislativo do município de Tijucas do Sul e dá outras providências. Palavra livre Cesar Boniecki falou da importância de aprovar o projeto que estabelece a Lei da Ficha Limpa Municipal, pois são cargos de grande importância para a legislatura. Paulo solicitou que o presidente solicite ao executivo um relatório informando a câmara sobre o processo da CPI dos combustíveis. Falou que esteve no fórum eleitoral e que foi informado que o município possui 11.208 eleitores. Clodomir disse que a prefeitura e Assomec fizeram uma reunião e realmente a concessão com a Empresa Campo Alto e o município já está vencida. Disse que irá ter mais reuniões sobre este assunto e também haverá uma licitação. Heitor fez uma indicação verbal, onde solicitou sinalização de lombadas e melhorias na estrada de Campo Alto. Joane falou sobre os projetos discutidos e aprovados e também sobre a importância da união dos poderes municipais para resolver o problema dos valores das passagens de ônibus. O vice-prefeito Helio de Oliveira, presente na sessão falou que seria interessante o município ter apoio de algum deputado na questão da concessão da empresa Campo Alto. Falou que talvez a única coisa a se fazer seja pressão política. Comentou sobre o projeto que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias, colocando-se a disposição de todos os vereadores. O presidente, comentou ao final da sessão, sobre os projetos discutidos e aprovados. Sobre a empresa Campo Alto, disse que vê duas saídas. A primeira seria uma audiência pública e a segunda uma reunião com o executivo e legislativo junto com a empresa. Comentou sobre o retorno na BR 376 e disse que a câmara entrou em contato com a empresa OHL e a mesma retirou a tela que estava atrapalhando a visão dos motoristas. Convocou a todos para a audiência publica que será realizada na próxima quinta-feira às 17 horas.

JUÍZO DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA – FORO REGIONAL DE FAZENDA RIO GRANDE – ESTADO DO PARANÁ Rua Inglaterra, n° 545, bairro Nações, fone 3627-2281, CEP: 83.823-900 EDITAL DE CITAÇÃO DOS INTERESSADOS, AUSENTES, INCERTOS OU DESCONHECIDOS, DAQUELE EM CUJO NOME PORVENTURA ESTEJA TRANSCRITA A AREA USUCAPIENDA, COM O PRAZO DE TRINTA (30) DIAS. A Doutor Murilo Gasparini Moreno – Juíz de Direito da Vara Cível da Comarca da Fazenda Rio Grande, na forma da Lei, etc... FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem que por este Juízo e Cartório se processam os autos n° 5870/2011 de usucapião, em que é requerente Jander Klechovicz de Morais, tendo por objeto o seguinte imóvel: “Lote urbano localizado na rua da Liberdade, a 56,50 metros da esquina com lado para a rua João Barbosa Mendes, Mandirituba / PR”, ficam pelo presente edital citados os INTERESSADOS AUSENTES, INCERTOS OU DESCONHECIDO, DAQUELE EM CUJO NOME PORVENTURA ESTEJA TRANSCRITAA ÁREA USUCAPIENDA, da presente ação o prazo de contestação é de quinze (15) dias, contados de publicação do presente edital. Advertidos de que se não forem contestados, presumir-se-ão aceitos mesmo como verdadeiros os fatos articulados pelo autor. (art. 285 do código de Processo Cível). Fazenda Rio Grande aos vinte e três (23) dias do mês de fevereiro (02) do ano de dois mil e onze (2011). E eu Eliane R. B. Carstens, Bel. Escrivã, o subscrevi. Autorizado pelo MM Juiz de Direito Desta comarca Portaria 20/2009

Informativo Câmara Municipal de Agudos do Sul

Sessão 29/05/2012 Indicações – Larissa realizou três solicitações. Na de nº 25/2012, é solicitada a troca de lâmpadas queimadas de iluminação pública em Lagoa dos Souzas. Já na de nº 26/2012, é pretendida a realização de sinalização de trânsito, com pinturas nas faixas das ruas centrais. E na de nº 28/2012, é requerida a elaboração de um documento para que os servidores tenham o direito de transferir sem custos os valores referentes aos seus vencimentos mensais. Já Renato Woiciekoski, pediu através da indicação nº 27/2012, a limpeza do terreno próximo a igreja do Pavãozinho. Pedido de informação Eugênio pediu no documento nº 04/2012, informações sobre os serviços solicitados nas indicações de nº 15 e 17/2012. Projetos de lei Foram apresentados três projetos de lei. No de nº 015/2012, autoriza o executivo a realizar reposições nos vencimentos dos servidores públicos. Já no de nº 17/2012, denomina a quadra de esportes da localidade de Queimados. E no de nº 018/2012, dispõe sobre autorização para efetuar abertura de crédito adicional especial. Também foram aprovados em 1º turno outros três projetos. O de nº 03/2012, autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 61.665,81, para aquisição de bens e ampliação da câmara. No de nº 013/2012, dispõe sobre autorização para efetuar abertura de crédito especial para utilização de superávit de fontes financeiras de exercícios anteriores. E no de nº 016/2012, pede a abertura de crédito adicional especial por excesso de arrecadação. Também foram aprovados em 2º turno outros dois projetos. No de nº 01/2012, denomina Rua Travessa Antonio Arlindo França. E no de nº 02/2012, denomina Rua Cláudio Costa. Tribuna Fez uso da tribuna a representante da APMF do Colégio Estadual Rui Barbosa, Ilvana, que solicitou aos vereadores contribuição para festa junina. Também utilizaram a tribuna componentes da Pastoral do Dízimo e a Diretora da Apae, Marlene, que na ocasião convidou a todos para participar do Lotopé. Deixou também o convite para festival da quadrilha dos alunos especiais que acontecerá no próximo dia 28. Palavra livre Odair comentou que os servidores receberão apenas um reajuste de 4,88% pelo atraso no envio do projeto de lei por parte do executivo. Alcídio pediu ao setor rodoviário para que sejam realizados consertos no centro da cidade. Leonides solicitou ao presidente respostas quanto a rua que deveria ser alargada em Buraco do Bugre. Larissa comentou sua abstenção do voto no projeto que trata da ampliação da câmara. Agradeceu a aprovação das suas indicações e parabenizou o sindicato dos servidores pelas reivindicações realizadas. Renato Woiciekoski agradeceu a aprovação de sua solicitação e as explicações da Pastoral do Dízimo. Renato Ribeiro agradeceu a presença da diretora da Apae e lembrou que está em andamento a solicitação de um ônibus para entidade. Ressaltou que é a favor da ampliação da câmara, afinal a mesma é necessária. Bizzotto destacou a falta de espaço físico na câmara e a necessidade das ampliações. Ao final, encerrou a sessão e marcou a próxima para o dia 5, às 19 horas.

Prefeitura Municipal de Quitandinha PREGÃO N° 46/2012-PMQ SISTEMA PRESENCIAL Objeto: Contratação de empresa para ministrar aulas de canto e musica para evento Natal Luz. Data da entrega das propostas: 15 de junho de 2012, às 09:30hs. Data de abertura das propostas: 15 de junho de 2012, às 09:30 horas. Informações e integra do edital: Prefeitura Municipal de Quitandinha, Rua Jose de Sá Ribas, 238, Fone 41-36231231, Fax 41-36232118, licitação@ quitandinha.pr.gov.br. Quitandinha, 28 de maio de 2012. Valfrido Eduardo Prado - Prefeito Municipal MUNICÍPIO DE QUITANDINHA ESTADO DO PARANÁ EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 47/2012-PMQ.  O Município de Quitandinha, Estado do Paraná, torna público que às 14:00 horas do dia 15 de junho de 2012, na Rua Jose de Sá Ribas, 238, Quitandinha Paraná, realizará licitação na modalidade Pregão Presencial, do tipo menor preço, por lote, para aquisição de EQUIPAMENTO RODOVIÁRIO de acordo com especificações do edital. O prazo de fornecimento será de 30 dias LOTE 01

OBJETO CAMINHÃO CAÇAMBA BASCULANTE TRAÇADO (6X4)

QUANTIDADE

VALOR TOTAL

PRAZO (DIAS)

01

R$ 557.238,00

60

Informações e esclarecimentos relativos ao edital, modelos e anexos poderão ser solicitados junto ao Pregoeiro na Prefeitura Municipal em Quitandinha, Paraná, Brasil - Telefone : (041) - Fax: (041) 36231231 - Email licitação@quitandinha.pr.gov.br. A Pasta Técnica, com o inteiro teor do Edital e seus respectivos modelos, adendos e anexos, poderá ser examinada no seguinte endereço Rua Jose de Sá Ribas, 238, das 09:00h às 14:00 horas. Quitandinha, de 29 de maio de 2012. Luiz Carlos Lechinoski PREGOEIRO

EDITAL PREGÃO N° 48/2012-PMQ SISTEMA ELETRONICO – WWW.CAIXA.GOV.BR Objeto: Aquisição de uniformes e camisetas. Data da entrega das propostas: 18 de junho de 2012, às 09:30hs. Data de abertura das propostas: 18 de junho de 2012, às 09:30 horas. Informações e integra do edital: Prefeitura Municipal de Quitandinha, Rua Jose de Sá Ribas, 238, Fone 41-36231231, Fax 41-36232118, licitação@quitandinha.pr.gov.br. Quitandinha, 31 de maio de 2012. Valfrido Eduardo Prado - Prefeito Municipal PREGÃO N° 49/2012-PMQ SISTEMA PRESENCIAL Objeto: Aquisição de calcário calcitico. Data da entrega das propostas: 18 de junho de 2012, às 14:00 horas. Data de abertura das propostas: 18 de junho de 2012, às 14:00 horas. Informações e integra do edital: Prefeitura Municipal de Quitandinha, Rua Jose de Sá Ribas, 238, Fone 41-36231231, Fax 41-36232118, licitação@quitandinha.pr.gov.br. Quitandinha, 31 de maio de 2012. Valfrido Eduardo Prado - Prefeito Municipal


16

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Produtores de leite da Amsulep participam de curso de capacitação Capacitação dá continuidade na proposta de criação da Usina Regional de Leite em Mandirituba

O município de Mandirituba sediou esta semana um curso de manejo de gado leiteiro, oferecido aos produtores dos municípios da região da Amsulep. Participaram do evento produtores dos municípios de Tijucas do Sul, Agudos do Sul e Mandirituba. Os assuntos abordados envolveram manejo de bezerros, manejo reprodutivo, manejo de vacas em lactação,

alimentação, manejo de ordenha, mineralização, entre outros relacionados ao tema. Segundo os organizadores, o objetivo do curso foi capacitar os produtores dos municípios envolvidos para que possam produzir leite em maior quantidade e com qualidade de forma sustentável. Para o secretário de Agricultura do município de Mandirituba, Marcos Dalla Costa, a ini-

ciativa faz parte de uma estratégia que busca o desenvolvimento da pecuária leiteira a nível regional, capacitando um maior número de produtores de leite em médio prazo para viabilizar a implantação do Projeto da Usina Regional de Leite em Mandirituba. Segundo Dalla Costa, o projeto da Usina está em fase final de elaboração, e após essa fase o projeto será entregue para

a secretaria de Agricultura de Abastecimento - SEAB para análise. “Na sequência o Governo do Estado, com o apoio dos municípios envolvidos, buscarão recursos financeiros nas esferas estadual e federal para implantação deste importante projeto de desenvolvimento regional que, sem dúvida, irá alavancar a economia dos municípios participantes”, finalizou.

PRODUTORES DE LEITE estiveram em curso realizado nesta semana em Mandirituba

Quitandinha capacita funcionários da área da saúde Capacitação foi iniciada na última segunda-feira e segue até hoje no Clube Recreativo

A prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretária de Saúde, iniciou na última semana o Programa Estadual da Atenção Primária à Saúde de Qualidade, que acontece em todo o Paraná. Conhecido por APSUS, o programa teve início na segunda e segue até hoje no Clube Recreativo. Essa é a segunda etapa da capa-

citação, que é direcionada para todos os funcionários da Secretaria de Saúde. Este programa consiste em organizar os processos de trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde para melhor atender as gestantes durante o acompanhamento do pré-natal, bem como as crianças, especialmente no seu primeiro ano de vida.

De acordo com o secretário de Saúde de Quitandinha, Daniel Andrade, com esta capacitação todos assumem a responsabilidade pela redução da mortalidade materna e infantil, além do município estar atuando dentro do Programa Estadual Mãe Paranaense. Segundo o secretário, a oficina vem para capacitar,

ampliar e sensibilizar os servidores quanto à importância do atendimento dos pacientes nos diversos pontos de atenção à saúde e na humanização durante a prestação deste serviço. “Desenvolvemos um trabalho em equipe, sempre procurando debater as ideias onde a população seja a maior beneficiada”, justificou Daniel.

SERVIDORES PARTICIPARAM DO programa de capacitação


17

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Reunião na Souza Cruz defende o preço do fumo Deputado estadual Anibelli Neto defende uma maior atenção na classificação do produto visando melhorar a rentabilidade dos agricultores. Encontro em Rio Negro tratou do assunto

Acompanhado dos prefeitos de Piên e Quitandinha, Gilberto Dranka e Neco Prado, respectivamente, o deputado estadual Anibelli Neto agendou uma reunião com a gerência da empresa Souza Cruz em Rio Negro. O encontro teve como objetivo debater o processo de classificação das lavouras de fumo para que exista uma prática justa e não

prejudicial ao agricultor. As empresas fumageiras têm sido bastante criticadas na hora do recebimento e classificação das safras de tabaco. Os agricultores sentem-se penalizados com a avaliação abaixo da média. “Eles reclamam que a classificação fica sempre para baixo e isso implica diretamente na receita obtida. Estamos

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE MANDIRITUBA-PR - SINDIMAN

Edital de Convocação de Assembléia Geral Extraordinária O presidente do Sindiman, com base nas suas atribuições legais e estatutárias, consoante com o artigo 5º incisos XVI, XVII e XX e artigo 8º inciso IV e V da Constituição Federal, convoca todos os integrantes da categoria dos servidores públicos municipais de Mandirituba, associados ou não, para participarem de uma assembléia geral extraordinária a ser realizada no dia 05 de junho de 2012, nas dependências do Teatro Municipal,sito à Rua da liberdade, 353 – Centro, Mandirituba - Pr às 18:30h em primeira convocação e uma hora após com qualquer número dos presentes, para deliberarem em escrutínio secreto sobre a seguinte ordem do dia: a) Com base no Princípio da liberdade de associação os presentes irão deliberar sobre o valor da mensalidade associativa; b) Deliberar sobre o desconto em folha, se autorizado e a forma de recolhimento. c) Autorização para a diretoria elaborar o plano de aplicação dos recursos arrecadados; d) Outros assuntos de interesse da classe. Mandirituba, 28 de maio de 2012. Celso Antunes Filho – presidente.

buscando um entendimento para que isso não aconteça”, relatou Anibelli. A empresa Souza Cruz é uma das mais tradicionais na cultura do fumo na região e mantém sede em Rio Negro.

ENCONTRO NA SOUZA Cruz avaliou formato da classificação das safras

Prefeitura Municipal de Agudos do Sul TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº. 13/2012 PROCESSO DE COMPRA Nº. 35/2012 Fica dispensada a licitação, na forma do art. 24, II da lei 8.666/93 e suas alterações posteriores, a contratação abaixo especificada:

Nº Nº PROCESSO ADITIVO CONTRATO LICITAÇÃO 1º

485/2011

C. CONVITE

OBJETO: AQUISIÇÃO DE TROFÉIS E MEDALHAS PARA FINALISTAS DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE CAMPO CONTRATADA: FANEL SPORT COMERCIO DE ARTIGOS ESPORTIVOS LTDA CNPJ: 76.700.657/0001-23 VALOR: R$ 1.524,52 (HUM MIL, QUINHENTOS E VINTE E QUATRO REAIS E CINQUENTA E DOIS CENTAVOS). Agudos do Sul, 29 de Maio de 2012. PREFEITURA MUNICIPAL DE AGUDOS DO SUL Antônio Gonçalves da Luz – Prefeito Municipal

EXTRATOS DE ADITIVOS DE CONTRATOS VALOR NOVA OBJETO DO ADITIVO VIGÊNCIA ACRESCIDO ACRESCIMO Nº DE FRETES

INALTERADA

R$ 15.926,75

CONTRATADO  

ANTÔNIO GONÇALVES DA LUZ - Prefeito Municipal

Nº Nº PROCESSO ADITIVO CONTRATO LICITAÇÃO 2º

464/2011

PP 06/2011

EXTRATOS DE ADITIVOS DE CONTRATOS VALOR NOVA OBJETO DO ADITIVO VIGÊNCIA ACRESCIDO ACRESCIMO QUILOMETRAGEM DA LINHA - TABOÃO

INALTERADA

R$ 9.599,66

ANTÔNIO GONÇALVES DA LUZ - Prefeito Municipal

CONTRATADO  


18

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Prefeitura de Agudos conclui calçada Rua José Bencz, no centro de Agudos do Sul, ganhou também plantio de grama nas laterais

Em Agudos do Sul, a Secretaria Municipal de Obras esteve concluindo nesta semana trabalhos nas laterais da rua José Bencz, no centro da cidade. Uma empresa vem realizando a pavimentação da via, porém, o projeto não contem-

pla calçadas. Desta forma, a própria prefeitura, através da referida secretaria, executou serviços neste sentido, embelezando o local e promovendo a segurança dos pedestres. O secretário municipal de Obras, Brauli Gonçalves

da Luz, explica que foram plantados 1,5 mil metros quadrados de grama, além da construção de calçadas em alguns trechos, onde a largura permitia a execução. Segundo Brauli, a calçada foi feita com a colocação de blocos de concreto.

Pinhais avança em obras e serviços à população

Município é a décima maior economia do Paraná e foi apontado recentemente como o segundo melhor em gestão fiscal

A expansão de serviços à população, alinhada ao montante de investimentos em infraestrutura, tem feito da cidade de Pinhais uma referência em desenvolvimento na Região Metropolitana de Curitiba – RMC. O município possui a décima maior economia do estado e a terceira da RMC. Recentemente, foi apontado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan como o município com a segunda melhor colocação do Paraná e a 18ª do Brasil em gestão fiscal. Estes índices destacam a gestão do prefeito Luizão Goulart e revelam que a cidade é bem vista pelos moradores e por empreendedores que vêm de fora e veem o município como boa oportunidade para investir. Para o prefeito, a atual realidade do município faz aumentar as responsabilidades. “Conseguimos atingir muitas metas em termos de desenvolvimento. Primeiramente, expandimos as obras por toda a cidade, procurando executar cada ação através de um amplo planejamento”, destacou. O prefeito conta que uma

CALÇADAS FORAM IMPLANTADAS pela própria prefeitura na rua José Bencz

Uninter de Quitandinha forma alunos no MBA

Polo educacional apresentou recentemente os novos formandos

PREFEITO LUIZÃO TEM acompanhado as obras

das metas foi de solucionar problemas antigos que vinham atingindo vários bairros. “Combater as enchentes, por exemplo, foi encarado como uma prioridade desde o início da nossa gestão. Por isso, em vários pontos da cidade realizamos grandes obras de drenagem, tivemos que inovar no sistema de manilhamento. Em paralelo, iniciamos a dragagem dos rios que cortam a cidade. Este ano, após a última forte chu-

va, já conseguimos constatar uma mudança significativa”, completou. A implantação do Bosque Municipal, da Guarda Municipal e reabertura do Hospital e Maternidade Municipal também foram ações de destaque na cidade, assim como o Centro de Convivência do Idoso, os Centros de Referência de Assistência Social e o Centro de Formação dos Profissionais da Educação, que oferecem serviços pertinentes à comunidade.

O pólo do grupo educacional Uninter em Quitandinha vem apresentando importantes conquistas no decorrer da sua atuação no município. Neste último mês, mais uma boa notícia na unidade, em especial para os estudantes Cleunice Carvalho Glenski, Josenir dos Santos Pereira e Josiane Kusdra de Moura. Eles concluíram o curso de MBA em Administração, sendo a primeira turma do pólo Quitandinha da Uninter a receber essa graduação. O curso trabalhou conhecimentos e habilidades específicas da gestão empresarial, visando o alcance de sustentabilidade e competitividade por meio de ações efetivas

no planejamento, gerenciamento e controle das diversas dimensões do trabalho. Para Amir Lemos, gestor do polo Uninter na cidade, a primeira turma abre o

caminho para que novos estudantes busquem qualificação neste nível e estejam cada vez mais preparados para os desafios na atividade profissional.

ALUNOS FORAM OS primeiros a concluir o curso


19

O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Creche da Campina recebe ampliação Trabalhos realizados pela prefeitura de Quitandinha estão em fase de conclusão

Visando beneficiar as famílias que residem no bairro da Campina, a prefeitura de Quitandinha está finalizando os trabalhos de ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Esperança do Amanhã. No início deste ano, o prefeito Neco Prado autorizou a execução da ampliação no prédio onde funcionava até então o Colégio Estadual Francisco Lechinoski, já que este passou a utilizar a infraestrutura do antigo Colégio Estadual

Eleutério Fernandes de Andrade, no centro. Com a implantação desta nova unidade de ensino infantil na Campina, várias famílias estão sendo beneficiadas. No total, são 110 crianças entre seis meses e cinco anos matriculadas na instituição. De acordo com a diretora do CMEI, Eliete Felipaki, a creche vem sendo um referencial da comunidade. “Ampliamos nosso horário de atendimento de 17 para até às 18 horas, visando atender melhor ainda as mães que

trabalham e que não conseguiam chegar a tempo do trabalho para buscarem seus filhos”, justificou. O prefeito Neco Prado acompanha de perto as melhorias. “Conversamos com o secretário de Educação, Emerson Mitsui Karazawa, e observamos a necessidade destas famílias em terem um local de educação infantil. Diante disto, criamos então o CMEI, que também atende moradores das localidades da Anta Magra, Pavão e Parque Industrial”, explicou.

Além do CMEI, a estrutura ainda abriga o posto de atendimento da agência

dos Correios. “O posto foi reestruturado e a comunidade voltou a usar o local. Agora

ficou mais perto para retirar as correspondências”, concluiu Eliete Felipaki.

Alunos visitam autor de livro

110 CRIANÇAS ESTÃO matriculadas no CMEI da Campina neste ano

Praça de pedágio de Rio Negro foi assaltada

Assaltantes renderam funcionários e explodiram cofre existente no local

Alunos da Escola Municipal Marciano de Carvalho, das turmas do 3º ano A e B, professoras Edite Buba e Leniza Hollerweger, visitaram na última terça-feira a Biblioteca Pública Municipal de Piên, onde realizaram entrevista com o bibliotecário e autor Eber Godoi. Ele falou sobre a elaboração do livro Contos de Piên, de sua autoria. A atividade dos alunos fez parte do projeto Ler e Pensar.

A onda de roubos por explosão chegou agora também às concessionários de rodovia. Nesta semana, foi explodido cofre na praça de pedágio da Autopista Planalto Sul em Rio Negro. O caso ocorreu na madrugada de segunda-feira, às 4h20, quando um grupo de sete assaltantes encapuzados e armados renderam cinco funcionários da praça e mais cinco da base operacional.

Segundo informações da concessionária, os assaltantes colocaram os funcionários em uma viatura de resgate e explodiram o cofre que fica junto à praça de pedágio. A Autopista informa que a quantia de dinheiro roubado é pequena, já que o malote com a arrecadação é recolhido diariamente por uma empresa de transporte de valores.


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Hoje tem mais três finais em Tijucas

20

Competição realizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte será finalizada na noite de hoje

Após definir 3 campeões na noite de ontem – categorias sub-13, 15 e veterano, serão realizadas hoje mais 3 finais

do 6º campeonato Semuce de futsal de Tijucas do Sul. Todos os jogos da competição estão sendo disputados no ginásio

de esportes da Lagoa. As partidas de hoje à noite iniciam às 19h20, com a decisão do sub-11 entre os

times do Juventus e Escola Agudos B. Às 20 horas, entram em quadra as equipes do Constelação e do CFR, os

finalistas do sub-17. E às 21 horas, Vila Infernal I e DT Serralheria definem quem será o campeão do livre.

Assim como durante toda a competição, a expectativa é de que um grande público prestigie as finais.

Seis gols por jogo no veterano em Campo do Tenente Foi realizada no último sábado, em Campo do Tenente, a segunda rodada do campeonato municipal de futsal veterano – Taça Nailor Ribas.

As equipes do Mini Mercado Cristo Rei, Olímpia B e Lageado saíram vencedoras e somaram mais três pontos na busca pela classificação.

Na primeira partida, o Olímpia A foi derrotado por 5 X 0 pelo Mini Mercado Cristo Rei. Na sequência, foi realizado um amistoso entre os times

TIME DO UNIÃO não realizou uma boa partida e foi derrotado pelo Olímpia B

do Projeto Esportes. Logo após, a equipe veterana do União foi goleada por 9 X 1 pelo Olímpia B. E encerrando a rodada, vitória do Lageado por 9 X 4 sobre o Retiro.

A próxima rodada será realizada amanhã, no ginásio de esportes Alberto Wenski. Às 20 horas, jogam Lageado e União. Às 21 horas, haverá novo amistoso entre as equipes

do Projeto Esportes. Às 21h30, novamente pelo veterano, a partida será entre Mini Mercado Cristo Rei e Retiro. E às 22h30, é a vez de Olímpia A e Olímpia B.

EQUIPES DO PROJETO Esportes fizeram um amistoso entre os jogos do veterano


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Domingo começa a série B em Piên

21

Competição, que terá a participação de nove equipes, realizará duas partidas neste final de semana no campo da Famossul

A bola vai rolar. Será iniciado neste domingo em Piên, o campeonato municipal de futebol série B. A competição, que será pro-

movida pelo Departamento Municipal de Esportes, terá ao todo nove times divididos em duas chaves. No grupo A, foram sor-

teados os times do Juventos, São Cristóvão, Baixadão, Arizona e Verona. Já no conjunto B, estão Juventude, Cruzeiro, União Guarani e

Municipal de futebol suíço retornará no dia 17

Foram realizadas no último domingo, em Campo do Tenente, as disputas da terceira rodada do campeonato municipal de futebol suíço. Os jogos, que aconteceram na localidade de Rio Vermelho, contaram com alto número de gols marcados. O time Barbosa Associados foi derrotado por 7 X 2 pelo Rio Vermelho B. Logo após, vitória do Karpinski Materiais de Construção por 6 X 2 sobre o Frank Compensados. Na sequência, o Lageado venceu por 5 X 0 o América. O Olímpia A ganhou por 6 X 2 da Elétrica Mori. O Supermercados Negrelli perdeu por 4 X

Campo Novo. Nesta fase, sairão classificados os dois melhores de cada chave para as semifinais.

A rodada inicial será realizada neste domingo, no campo da Famossul, no bairro de Ponte Alta. Às 13h30,

fazem a partida de estreia Juventos e Baixadão. E às 15h30, entram em campo São Cristóvão e Arizona.

Colégio Estadual da Lagoa na fase Macro dos Jep’s

2 para o Olímpia B. E o Bloco Indústria Cerâmica somou mais três pontos com o resultado positivo por 4 X 3 sobre o Rio Vermelho A. A próxima rodada será realizada no dia 17 de junho. Segundo a organização, devido às festas do Rio Vermelho e do Divino, não serão realizados jogos, devido as partidas atraírem em torno de 150 atletas e comissão técnica, passando pelo evento o dia todo entorno de 400 a 600 pessoas, esse volume de pessoas certamente atrapalhará o andamento das festas e os organizadores decidiram de paralisar as rodadas nesses dias.

Acontece entre os próximos dias 6 e 10 de junho, em Campo Largo, a fase Macro dos Jep’s. Na competição, o município de Tijucas do Sul estará representado nas modalidades de xadrez e tênis de mesa através do Colégio Estadual da Lagoa. Após conquistar 10 medalhas na fase regional, os tijuquenses vão com moral para mais este compromisso. A direção da instituição de ensino agradece e parabeniza os alunos e professores pela dedicação.

Chuva adia a final da 6ª Copa Verona no Quicé OLÍMPIA A DERROTOU a equipe do Elétrica Mori na rodada do último final de semana

As fortes chuvas da última sexta-feira resultaram em campo alagado e sem condições para a prática segura do futebol. Pensando nisso, a organização da 6ª Copa Verona de futebol suíço adiou a final entre Arizona e Campo Novo que estava marcada para ser realizada no último sábado.

As partidas foram remarcadas para o próximo dia 7, sem alterações nos horários que estavam previstos anteriormente. Às 14h30, jogam Transportadora Machado e São Cristóvão, na disputa do terceiro lugar. E às 15h30, entram em campo os finalistas Arizona e Campo Novo.


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Agudos definiu os semifinalistas

22

Principal competição esportiva do município encerrou no último domingo a fase de classificação

Tarumã e Queimados; e Leão e Agudos City. Estes serão os confrontos das semifinais do campeonato municipal de futebol série A de Agudos do Sul. No último domingo, foi finalizada a fase de classificação com resulta-

dos surpreendentes e reclamação de possível entrega. Na primeira partida, o Tarumã, que marcou com Ander, empatou em 1 X 1 com o Queimados, que anotou com Cleverson. Na sequência, o atual campeão

Leão, que fez com Willian (3), ficou no empate em 3 X 3 com o União Independente, que foi às redes com Dudu (2) e Murilo. Marcos foi autor do gol da Colônia Nova que se despediu da competição com a der-

rota por 5 X 1 para o Agudos City, que marcou com Alan, Jaques, Levi, Marquinhos e Sidnei. E encerrando a rodada, o Pavãozinho ganhou por 5 X 4 da Taquara Lisa. Para os vencedores fizeram Genézio (2), Maicon, Ezequiel

e Oscar, diminuindo Valter, Aldecir, Aldair e Djair. Com os classificados definidos, a fase eliminatória será iniciada neste domingo, no estádio Alfredo Caetano dos Santos. Às 14 horas, se enfrentam Leão e

Agudos City. E às 16 horas, entram em campo Tarumã e Queimados. Nesta fase, os confrontos acontecerão em partidas de ida e volta, sendo que os últimos jogos das semifinais a princípio estão marcados para o dia 10.

Turvo é destaque da segundona Foram disputados no último domingo, em Quitandinha, os jogos válidos pela segunda rodada da primeira fase do campeonato municipal de futebol série B. Com direito a goleada, a equipe do Turvo estreou garantindo os três pontos. Com gols de Pedro (2) e Flavinei, o Salso derrotou por 3 X 1 o Unidos do Sul, que descontou com Sandro. Na sequência, o Colúmbia, que marcou com Vilerson (2) e Alexandro, venceu por 3 X 1 o TLC, que diminuiu

com Raibson. E encerrando a rodada, o Turvo goleou por 6 X 1 o Doce Grande. Para os vitoriosos marcaram Arielto (3), José (2) e Genilson (contra), descontando Ernani. A terceira rodada será realizada neste domingo, no estádio Francisco Lechinoski. Às 10 horas, jogarão os times do Pangaré e do Júnior. Às 13h30, se enfrentam Canários e Colúmbia. E às 15h30, entram em campo as equipes do Moreiras e do Turvo.

Foto:JP

TURVO ESTREOU COM vitória por goleada na segunda divisão do municipal de futebol de Quitandinha


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Hoje tem final do veterano em Piên

23

As equipes do Hotel Santo Antonio/Auto Posto Nóbile e Supermercado Marilice decidem hoje quem será o campeão do futsal veterano

Vai pintar o campeão. Será realizada na noite de hoje, no ginásio de esportes Cláudio de Oliveira Mendes, no bairro de Avencal, em Piên, a final do campeonato municipal de futsal veterano. Em duas partidas

equilibradas disputadas na última terça-feira, as equipes do Hotel Santo Antonio e Supermercado Marilice levaram a melhor e permanecem vivas na briga pelo título. No primeiro confron-

to, entraram em quadra as equipes do Hotel Santo Antonio e da Vila Fanny. Em um jogo disputado, o atual campeão Vila Fanny, que marcou com Júnior (2) e Édi John (2), foi derrotado por 6 X 4. Para os vencedo-

res anotaram Livanildo (3), Ademir (2) e Marquinhos. Na disputa da segunda vaga, jogaram Supermercado Marilice e Juventos. Com direito a gol nos minutos finais, o Marilice venceu por 6 X 5. Os tentos dos fi-

nalistas foram marcados por Elton (2), Adilon, Valentim, Jaime e Ike, diminuindo Ailton (3), Dioma e Nizinho para o Juventos. A promoção será finalizada nesta sexta-feira. Às 19 horas, Juventos e

Vila Fanny fazem a disputa da terceira colocação. E às 20 horas, entram em quadra os finalistas Hotel Santo Antonio e Marilice. A expectativa é de que um expressivo público prestigie os jogos finais.

Clube Atlético Trigolândia fatura o título do feminino

De virada. Assim foi decidido o campeonato municipal de futsal feminino de Piên. A competição, que foi promovida pelo Departamento Municipal de Esportes, contou com a participação de quatro equipes. Na última segunda-feira, foram disputadas as semifinais. Na primeira partida, o União Pienense, que anotou com Amanda (2), Geisla, Bru-

na e Maria Jaqueline, venceu por 5 X 1 o Real Paraná/Hotel Santo Antonio, que descontou com Djanaine. Logo após, o Unisul foi goleado por 8 X 0 pelo Clube Atlético Trigolândia. Os gols da partida foram marcados por Deisy (4), Peca (3) e Karina. Na noite de ontem, aconteceram as partidas finais no ginásio de esportes Cláudio de Oliveira Mendes. Na dis-

puta do terceiro lugar, o Real Paraná, que fez com Andressa (8), Bruna (2) e Jaqueline (2), não tomou conhecimento da equipe da Unisul e goleou por 12 X 0. Já na grande final, o Clube Atlético Trigolândia assegurou o título com a vitória por 5 X 2 sobre o União Pienense. Para as vitoriosas marcaram Peca (2), Deivi (2) e Karina, diminuindo Amanda e Josiane.

Barcelona campeão no Tarumã

CLUBE ATLÉTICO TRIGOLÂNDIA virou o placar e conquistou o título

Mais cinco jogos no infantil

Foi finalizado no último domingo, na localidade de Tarumã, em Agudos do Sul, o torneio beneficente de futebol suíço a Jair Lisboa. A competição que contou com a presença de 15 times, consagrou a equipe do Barcelona como campeã, após vencer por 4 X 1 o CSKA na final. Na terceira colocação ficou o Palmitos e em quarto o Hotel Santo Antonio. O troféu beberrão foi para o Real Paraná. A organização agradece ao Supermercado Marilice, a Lanchonete do Dioma e a Bebidas Trigolândia, que contribuíram para a realização do evento.

Vem sendo realizado em Piên, o campeonato municipal de futsal mamadeira, pré-mirim, mirim e infantil. Até o momento já foram disputadas nesta fase de classificação 5 rodadas de um total de 12. No último sábado, os jogos aconteceram no ginásio de esportes Antonio Batista Sobrinho, em Trigolândia. Pelo pré-mirim, foram realizadas duas partidas. A Contabilidade Philippi perdeu por 3 X 2 para o Ade. Logo após, vitória do 2D Carimbos & Impressos por 6 X 4 sobre o Sênior Seguros. Na sequência, mais um jogo pelo mirim encerrou a rodada. O time do Ade empatou em 2 X 2 com o 2D

Carimbos & Impressos. A próxima rodada acontecerá neste sábado, no ginásio de esportes Cláudio de Oliveira Mendes, no bairro de Avencal. Às 16h30, entram em quadra as equipes da categoria da mamadeira da Unisul B e da Unisul A. Às 17 horas, pelo prémirim, jogam 2D Carimbos & Impressos e Baixadinha. Às 17h40, no mirim, o CFC Marcon enfrentará o Hotel Santo Antonio. Na sequência, duas partidas pelo infantil encerram os confrontos. Às 18h30, jogarão Pinturas Arco Íris e Forte Farma Piên. E às 19h20, é a vez de Criattiva Decor e Passo a Passo Calçados.


O REGIONAL - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

ed. 825  

Jornal O Regional é um semanário com circulação na Região AMSULEP do Paraná

Advertisement