01-25-2013.pdf

Page 30

GERAL

30 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

QUATRO PONTES

Atendimento no posto de saúde será ampliado Horário deverá ser diariamente das 07 às 19 horas Arquivo/OP

A saúde em Quatro Pontes é considerada uma das melhores na região Oeste do Paraná, o que pode ser conferido pelos munícipes quando há necessidade de obter medicamentos de forma gratuita ou fazer consultas no Posto de Saúde local. O posto atende todos os dias aproximadamente 100 pessoas, sendo disponibilizado a elas medicamentos viabilizados pelo Estado e pelo município. As que necessitam de medicamentos considerados de alto custo recebem pelos governos estadual e federal e o município contribui também por meio de recursos próprios.

Segundo a farmacêutica Sandra Danieli Rohden Brandt, os itens de medicamentos do posto chegam a cerca de 200. O prefeito de Quatro Pontes, Paulo Cesar Feyh, disse que os investimentos na saúde exigidos por lei estão sendo feitos e que, além disso, atualmente estão sendo estruturadas melhorias que visam o bem estar e conforto do cidadão quatropontense. “O atendimento do Posto de Saúde será ampliado, aumentando suas oito horas diárias, ou seja, passará a ser das 07 horas às 19 horas”, adianta. A mudança demanda estrutura, razão pela qual o início de gover-

no é de análise de cada setor. “Estamos trabalhando para a renovação do convênio junto ao hospital de referência”, lembrou Paulo. O mandatário antecipou que já nos próximos meses o município fará a adesão ao programa de Gestão da Qualidade de Saúde, que é proveniente do Ministério da Saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que será implantado em Marechal Cândido Rondon, irá atender também emergências de Quatro Pontes. O prefeito Paulo se reuniu nesta semana com o prefeito de Marechal Rondon, Moacir Froehlich, ocasião em que conversaram sobre os benefícios que trará o Samu à população microrregional. Eles analisaram que será possível ampliar os mecanismos à disposição dos munícipes quanto aos cuidados com a saúde.

POPULAÇÃO O atendimento de saúde no município tem agradado a população. A moradora Geni Maders conta que sempre foi muito bem atendida, mas su-

Prefeito, Paulo Feyh: “Também estamos trabalhando para a renovação do convênio junto ao hospital de referência”

gere que haja mais facilidade quanto a internamentos. O secretário de Saúde informa que estão sendo firmadas parcerias com hospitais da região para atender prontamente as diversas situações emergenciais de saúde. Para o morador José Pitchi, a saúde quatro-pontense está boa e as melhorias previstas serão muito bem-vindas.

BOMBEIROS Outro ponto positivo

apontado por Paulo é a parceria estabelecida nesta quarta-feira (23) com o Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon. “Provavelmente todos os profissionais de saúde e da área civil participarão de treinamentos para socorro às vítimas de acidentes. Com tudo isso, estamos caminhando para uma gestão da saúde cada vez melhor”, finalizou o mandatário quatro-pontense.

Mutirão visa eliminar focos de mosquito em Palotina O município de Palotina está travando mais uma batalha para combater os focos de infestação do mosquito da dengue. Os altos índices de infestação do município apurados pelo Programa de Combate à Dengue estão fazendo com que diversas ações sejam desencade-

adas. Na última semana houve uma operação para recolher entulhos no distrito de São Camilo, onde a infestação estava muito acima do normal. Diante da constatação da alta infestação do mosquito em bairros da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, em conDivulgação

Agentes distribuem material informativo e orientam para combater o mosquito da dengue

junto com os agentes de endemias e com apoio de outras secretarias municipais, está realizando um mutirão para recolher materiais e assim reduzir a infestação na cidade. O mutirão iniciou ontem (24) e prossegue até sábado. Equipes estão percorrendo os bairros para orientar a população e eliminar criadouros do mosquito. Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras recolhe materiais que a população descartar. Segundo a secretária municipal de Saúde, Nissandra Karsten, a situação é preocupante e tudo está sendo feito para evitar uma epidemia da doença. “Mais uma vez pedimos a colaboração da população para que faça a sua parte. De nada adianta o serviço de saúde fazer orientações se as pessoas não eliminarem os criadouros do mosquito”, alerta a secretária.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.