Page 1


02 | O PRESENTE

EDITORIAL

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

Situação delicada Todos os anos, principalmente no verão, perfeito para o mosquito se proliferar. voltamos a falar sobre este assunto: dengue. Se começar a surgir um grande número Parece algo tão insignificante, que a maioria de casos de dengue, não será à toa, e aí a das pessoas não se importa com o tema. Talsituação ficará crítica, porque muitas pesvez, por isso, mais uma vez, enfrentamos soas na região já foram infectadas uma vez uma situação delicada. pela doença e, ao contraí-la pela segunda A região vive um alto risco de epidemia vez, há grandes chances de ser hemorrágica, da doença. Os resultados do primeiro Leque pode levar rapidamente à morte. vantamento Rápido do Índice de Infestação Será que as pessoas começarão a se senside Aedes aegypti (LIRAa) de 2013 aprebilizar com a causa somente quando começar sentam dados alarmantes sobre a existência a morrer gente por causa da doença? de focos do mosquito nos municípios da reO combate à dengue é uma questão de gião. A média dos índices de seis cidades que saúde pública, sim, mas que não se resolve já concluíram o levantamento é de 8,42%, apenas com o esforço dos Poderes Públicos. enquanto o percentual preÉ preciso a contribuição conizado pelo Ministério maciça da comunidade O combate à dengue é uma da Saúde é de apenas 1%. para que os resultados poquestão de saúde pública, sim, Marechal Cândido Rondon sitivos apareçam. Ou seja, mas que não se resolve apenas detém o maior índice de dar um basta na dengue com o esforço dos Poderes infestação: 15%, possiveldepende mais de cada um Públicos. É preciso a mente o maior já registrade nós do que da prefeitura. contribuição maciça da do até hoje. Cada um precisa fazer comunidade para que os De uma forma geral, são resultados positivos apareçam. a sua parte. Não é necesnúmeros muito além do sário esperar um agente Ou seja, dar um basta na aceitável. O calor intenso e dengue depende mais de cada de endemias visitar a sua as frequentes chuvas, so- um de nós do que da prefeitura residência para dizer que mados ao período de férias isto ou aquilo precisa ser das pessoas, o que dificulta eliminado ou melhorado. que os agentes de endemias visitem as residênBasta destinar um pouco de atenção à cias, têm potencializado o problema. A falta causa e não deixar “espaço” para o mosde regularidade no recolhimento do lixo requito se reproduzir. gistrada no município rondonense justamente Tantas campanhas foram feitas, todo munneste período também é um agravante, sem do sabe os cuidados que precisa ter, mas falar do descaso de moradores, que descartam assumem uma postura de “tô nem aí”. O que tudo que é tipo de produto como lixo em locais mais é preciso fazer para que as pessoas se inadequados, o que acaba ficando exposto ao conscientizem? tempo e servindo de depósito de água: o local Já passou da hora de “acordarem”.

PROPOSTAS PARA UM BRASIL MELHOR Com extrema felicidade, em sua última edição, a revista Veja reuniu um time de grandes pensadores brasileiros de várias áreas, como Edmar Bacha, Armínio Fraga e Raul Velloso. A proposta foi destacar soluções objetivas para estimular o desenvolvimento nacional. O resultado foi consolidado em 11 propostas claras para acelerar o ritmo de crescimento da economia brasileira e, também, atender a questões sociais, através de medidas que atacam a ineficiência e a corrupção, por exemplo. Na área social, o uso eficiente dos investimentos sociais; direcionamento dos serviços públicos de previdência, saúde e educação a classes menos favorecidas; melhoria da qualidade do ensino através de autonomia dos diretores de escolas e adoção de regras únicas para os sistemas de saúde - público e privado - estão entre as propostas tão simples quanto geniais destacadas por esses eminentes especialistas de várias áreas. Na área econômica, duas propostas beneficiam diretamente os trabalhadores: a liberdade para que cada um decida como aplicar sua poupança, saindo da rigidez das regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e a livre negociação dos contratos de trabalho para os assalariados acima da faixa de isenção do Imposto de Renda, medida que também ampliaria a oferta de emprego. Ainda especificamente sobre a economia, uma das propostas vai ao encontro de uma das principais bandeiras da União Brasileira de Avicultura (Ubabef): aprimorar a infraestrutura brasileira. A solução destacada na reportagem de Veja determina que o investimento anual do governo em transporte não seja inferior a 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Gostaria de contribuir com uma 12ª proposta: estabelecer uma taxação única - e baixa -, como é prática nas maiores economias do mundo, para os impostos sobre os alimentos. Tal medida ampliaria a inclusão social, teria efeitos benéficos sobre a saúde dos brasileiros e aumentaria a disponibilidade de recursos do orçamento doméstico para outras despesas. * O autor é presidente-executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), ex-ministro da Agricultura francisco.turra@turra.com.br


SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

O PRESENTE |

03

BOM-SENSO NO LEGISLATIVO Arquivo/OP

A Câmara de Maripá conta com algumas particularidades nesta nova legislatura. Dos nove vereadores, somente dois foram reeleitos. Além disso, Rosângela Aparecida Jacoby (PMDB), que integra a composição de oposição, foi eleita para presidir a Casa de Leis. Ela disputou a eleição pela primeira vez em outubro, foi a mais votada e logo de cara já foi conduzida ao cargo máximo da mesa diretiva. “De maneira alguma o fato de eu ser oposição vai interferir no que diga respeito ao município. A partir do momento em que a gente vence uma eleição, deixa de representar um partido ou uma coligação e passa a representar o município. O que for para o benefício de Maripá será aprovado, pois essa será a prioridade”, enalteceu ontem (10) à reportagem do Jornal O Presente. Perguntada se os demais vereadores de oposição compartilham deste mesmo pensamento, Rosângela é enfática: “A princípio compartilham. Eu assumo o compromisso por mim, pois tenho a visão bem clara de que não é uma experiência muito agradável fazer oposição que traga prejuízo para o município”, opina.

Nova mudança à vista... Cerca de oito meses após a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovar a mudança no dia e horário de realização das sessões ordinárias, das segundas-feiras, às 18 horas, para as terçasfeiras, às 08h30, o assunto começa a ser discutido de novo na Casa. Ainda que de forma informal, vereadores estariam avaliando a possibilidade de propor nova alteração: em vez de terçafeira de manhã, retornar as sessões para as segundas-feiras, mas com início às 17 horas. Se a ideia for bem recebida, a expectativa é que o debate seja intensificado a partir de fevereiro.

Presidente da Câmara de Vereadores de Maripá, Rosângela Aparecida Jacoby: “Em momento algum isso (ser oposição ao prefeito) vai prejudicar os trabalhos no município”

ESTREIA NA CÂMARA De acordo com a dirigente da Casa de Leis, o fato de estar estreando na Câmara na condição de vereadora e logo assumindo a presidência aumenta a sua responsabilidade. “Por isso que não abro mão de aprender o que eu puder e como eu puder. A minha responsabilidade aumenta com a quantidade de votos que fiz e em trabalhar com a oposição”, salienta.

SESSÕES Os vereadores se reúnem para a primeira sessão ordinária no dia 19 de fevereiro. A eleição das comissões permanentes, no entanto, deve ocorrer bem antes disso: na próxima semana. “Na semana que vem também já deve ser realizada sessão extraordinária”, menciona.

Mudanças no Governo do Estado As especulações são grandes referentes às mudanças que o governador Beto Richa (PSDB) deve promover no primeiro escalão. O tucano precisa acomodar alguns partidos aliados. Este é o caso do PSD, que quer mais uma secretaria, além do Turismo. O PSC pode ser contemplado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu). O nome cotado para assumir o cargo é o deputado federal e excandidato a prefeito de Curitiba, Ratinho Junior. O exgovernador Orlando Pessuti (PMDB), por sua vez, pode assumir o comando da Secretaria de Agricultura ou a Sanepar. A medida aproximaria ainda mais o partido do governo estadual, já visando às eleições de 2014. Já Cássio Taniguchi deve sair da Secretaria de Planejamento, assim como Fernando Ghignone, que possivelmente deixa a presidência da Sanepar para dirigir a Copel.

ELEIÇÃO EM 1º DE FEVEREIRO O novo presidente do Senado será escolhido no dia 1º de fevereiro, em reunião preparatória marcada para as 10 horas. Em seguida, é provável que o presidente eleito convoque imediatamente uma nova reunião destinada à eleição dos demais membros da mesa diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes. Depois do ano legislativo aberto, o presidente do Senado poderá convocar uma sessão específica para a análise do Orçamento de 2013, que não foi votado no ano passado.

R$ 111 MIL NO LIXO A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou ontem (10), durante sessão extraordinária, o projeto de lei 001/2013, de autoria do Poder Executivo municipal, que dispõe de autorização para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 111 mil. Este recurso deverá ser aplicado em melhorias e ampliação do aterro sanitário. O que chama atenção é que a obra foi inaugurada há pouco mais de um ano e a

vida útil da primeira célula era estimada em cerca de dez anos. Durante o ato solene, o prefeito Moacir Froehlich já chamava atenção sobre o problema iminente. “Se as campanhas de conscientização não avançarem para um percentual maior da separação do lixo, que hoje é de 35% a 40%, com certeza esse volume de material reciclável, misturado com o lixo orgânico, vai acabar diminuindo a vida útil do aterro”, já previa, na ocasião. E pelo visto foi o que aconteceu...

Comentário do dia “Cada vez mais, o procurador-geral da República (Roberto Gurgel) prova que é muito seletivo. Com Demóstenes é uma postura; com Lula, outra”. O comentário é do deputado federal e secretário de comunicação do PT, André Vargas (PR).


04 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

Em certos momentos nada melhor que um gordo ou um careca para servir de ponto de referência.

HARTO VITECK

- Das Vias Curitibanas -

harto.viteck@gmail.com

Cotidianas...

Amenizando o estresse

“A construção da paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em fraternidade e responsabilidade”.

A atenção sempre dá bom frutos.

Zilda Arns Neumann

Se a pessoa tenta, o destino se esforça.

1934-2010 - médica pediatra e sanitarista catarino-paranaense. Em 1983, a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cria a Pastoral da Criança juntamente com Geraldo Majela Agnello (já foi bispo de Toledo), na época arcebispo de Londrina (CNBB).

Toda a dívida é bonita quando honesta e paga.

OS TRÊS JARDINS MAIS BONITOS DO MUNDO 2. Keukenhof Esse parque holandês reviliza com o Butchart Garden como jardim mais bonito do mundo. Falta-lhe para ser o primeiro em beleza a consideração dos especialistas. É maior em extensão que o jardim canadense. Ocupa uma área de 32 hectares, onde são cultivados juntos anualmente aproximadamente sete milhões de bulbos de jacintos, narcisos e tulipas, mescladas com outras plantas do continente europeu. Os jardins de Keukenhof somente podem ser visitados numa curtíssima temporada: de 22 de março a 22 de maio. Nos outros meses, o parque é preparado meticulosamente para a próxima temporada. Os quase mil canteiros que compõem o famoso jardim são periodicamente inovados. A cada nova estação os canteiros são redesenhados por um

designer exclusivo e sua preparação leva quase 12 meses. A cada ano um país é escolhido para inspirar a remontagem

o jardim inglês, em 1830, pelo arquiteto paisagista Jan David Zocher (1791-1870), a pedido do barão e da baronesa Van Pallandt para embelezar o entorno do

Keukenhof é um alumbramento de cores. É o maior jardim de tulipas do planeta e o mais fotografado

dos jardins. O Keukenhof é um mosaico de jardins e estilos diferentes. Ao total, são 12 os jardins temáticos. O primeiro a ser criado foi

castelo de Keukenhof, então de sua propriedade. O castelo foi construído a mando do rico comerciante e mercador Adraen Martensz Bloco,

PARTICIPANDO DA FELICIDADE DOS OUTROS

de Dalai Lama* “O verdadeiro valor da vida se manifesta em face da compaixão”. Dalai Lama (Tenzin Gyatso) ( 1935 - ... - religioso supremo do budismo tibetano) ---------------------------------------------------------Dalai Lama

“É lamentável considerar essencialmente como alimento a maior parte dos animais. Eles também são seres sensíveis de quem devemos cuidar. Assim como nós, são ligados à vida e amam o seu eu. O sofrimento que experimentam quando são pescados, conduzidos ao abatedouro, morto para satisfazer nossos hábitos e necessidades de carne, é evidente. Se pernsarmos em seu sofrimento, passaremos a rejeitar a ideia de nos nutrirmos deles. Se pudermos, se nossas condições de vida permitirem nos alimentarmos de outra maneira, se a nossa saúde for boa, se o meio ambiente for adequado, será preferível que nos tornemos vegetarianos. Pois não esqueçamos que o sofrimento dos animais sobre a Terra é incomensurável”.

da Companhia das Índias Orientais, na década de 1640, para servir de casa de campo, onde pudesse viver seus anos de aposentadoria. História - O que é hoje o parque Keukenhof é um pedaço de terra de uma vasta região que até o século 15 era um domínio de caça. Fazia parte do complexo feudal do Castelo de Teylingen, pertencente aos nobres Van Lynden. De 1401 até 1436 a propriedade passou para a baronesa Jacoba von Wittelsbach (1401-1436), filha do duque Guilherme II, da Bavieira e Straubing. A baronesa Jacoba cultivava em sua propriedade um enorme espaço, conhecido como Keukenhof, com ervas e verduras para abastecer a cozinha do seu castelo. O que em holandês significa jardim da cozinha. Isso explica a designação do atual grande parque florístico. Depois da morte da baronesa, a vasta extensão de terras passou pelas mãos de diversos

garden/plusgarden/conexãocultural)

Poesia Anotada

Cabeça de Coruja

POSSO VIVER MELHOR SEM MIM

Aconteça o que acontecer, você tem de ser seu melhor amigo.

Conserva-o assim, Senhor. Mesmo que ele me atrapalhe, mesmo que me obrigue a ceder no exato momento em que preciso ser duro e inflexível, conserva-o comigo. E se um de nós não voltar, Senhor, que seja eu - não ele. Posso viver melhor sem mim.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* IN: “Sábias Palavras do Dalai-Lama”, de Catherine Barry. RJ: Bertrand Brasil, 2002. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

nobres e afortunados holandeses. Nos séculos seguintes a área foi se reduzindo em consequência da implantação de cidades e vilas no local, até chegar ao atual tamanho de um pouco mais de 450 hectares. Surgimento do jardim - A iniciativa de criar o parque floral Keukenhof foi do prefeito da cidade de Lisse, em 1949, com o apoio dos produtores de flores locais. O objetivo do projeto era transformar a cidade de Lisse num grande atrativo turístico e, ao mesmo tempo, ser vitrine das novidades florais produzidas pelos floricultores holandeses. A ideia deu certo: hoje Keukenhof é visitado anualmente por cerca de um milhão de visitantes. Os canteiros do afamado parque, além de apresentar beleza aos turistas, devem inspirálos a recriarem as maravilhas florais vistas em seus próprios jardins. (minilua/wikipédia/keukenof-

Roberto Shinyashiki 1952 - ... - médico-psiquiatra paulista

ZUM SCHLUSS

“Não existe nada completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado consegue estar certo duas vezes ao dia”. ...............................................

Cecília Meirelles .................................................

1939-2003 - poeta curitibano

Do escritor Paulo Coelho, citado em “Pensador.Info” - acesso em 07.01.2013.


GERAL

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

O PRESENTE |

05

SALÁRIOS

Novo piso de professor de ensino básico será de R$ 1.567 Reajuste de 7,97% é um dos menores do piso, definido em lei nacional há cinco anos. No ano passado, aumento salarial foi de 22,22% Valter Campanato/Abr

O valor piso salarial nacional do magistério da educação básica terá reajuste de 7,97% em 2013. A informação foi divulgada ontem (10) pelo Ministério da Educação. Com o aumento, o valor passa de R$ 1.451 para R$ 1.567 e já será pago, por Estados e municípios em fevereiro. A composição do piso leva em conta o custo anual por estudante dos últimos dois anos, calculado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O reajuste do piso em 2013 não segue a tendência de aumento dos últimos dois anos, quando foi registrado 22%, em 2012, e 18%, em 2011. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o reajuste menor é por causa da desaceleração da economia e da queda na arrecadação de receitas. O Fundeb é um fundo contábil e composto por uma cesta de impostos e transferências estaduais e municipais, e sua vigência se estende até 2020. Por lei, pelo menos 60% dos recursos do Fundeb devem ser usados para pagamento do salário dos professores e gestores educacionais. “Não tem o mesmo impacto que a correção do ano passado, mas é

Desempenho de cotistas no Sisu é próximo da média Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva, ontem (10): “Não tem o mesmo impacto que a correção do ano passado, mas é um reajuste acima da inflação”

um reajuste acima da inflação. O problema é que nós partimos de um patamar muito baixo de salário, R$ 1.567, é pouco mais que dois salários-mínimos”, disse o ministro. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), 14 Estados da federação ainda não cumprem inte-

gralmente a lei do piso nacional do professor. Além da definição do mínimo a ser pago ao docente para uma jornada de 40 horas semanais, a lei assegura ainda que ao menos 33% dessa carga horária seja dedicada a atividades extraclasse, para o profissional atender os estudantes e preparar aulas.

A pontuação dos estudantes que se candidataram a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por meio das cotas é muito próxima da média dos demais estudantes inscritos até agora no portal. “O desempenho dos cotistas até este momento é muito próximo (da média geral)”, disse o ministro Aloizio Mercadante. De acordo com levantamento da pasta, a pontuação dos alunos cotistas -ou seja, que estudaram todo o Ensino Médio na rede pública de ensino - não é distante da nota alcançada pelos demais candidatos, seja em cursos disputados, seja em cursos de menor concorrência. A nota de corte do curso de medicina na Universidade Federal do Ceará para a ampla concorrência, por exemplo, era de 783 pontos até a quarta-feira (09) - essa é uma das graduações mais concorridas nesta edição. Entre os alunos que se declararam pretos, pardos ou indígenas e que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública, essa nota era de 763,86 - 2,44% menor do que a nota de corte da concorrência geral. Entre aqueles que também cursaram a rede pública no Ensino Médio, mas que não pertencem a essas raças, a pontuação era de 774,26. “Isso não pode levar nem as universidades nem o MEC a uma acomodação”, ponderou o ministro. Na avaliação de Mercadante, os novos bolsistas terão desempenho semelhante aos alunos da rede privada nos primeiros dois anos de implementação da lei, sancionada no ano passado.


GERAL

06 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

R$ 4.159

Teto dos benefícios do INSS é reajustado em 6,2% Previdência calcula que, com o INPC, os 9,2 milhões de benefícios acima do piso previdenciário representarão impacto líquido de R$ 9,2 bilhões para os cofres públicos O novo teto da Previdência Social para os benefícios com valor acima do salário-mínimo será de R$ 4.159, segundo informou ontem (10) o Ministério da Previdência. O valor é R$ 2 maior do que o anunciado na quarta-feira (09) por meio de portaria dos ministérios da Previdência e da Fazenda. Isso porque a portaria levou em conta o INPC de 6,15%, mas, conforme divulgou o Instituto Bra-

sileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice usado na correção fechou 2012 um pouco mais alto, em 6,2%. Por isso a diferença do cálculo. Hoje (11) os dois ministérios republicarão a portaria com os novos valores do índice de reajuste desses benefícios e a nova tabela de contribuição dos segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador. A Previdência calcula que,

com o INPC de 6,2%, os 9,2 milhões de benefícios acima do piso previdenciário representarão impacto líquido de R$ 9,2 bilhões para os cofres públicos. Já o novo salário-mínimo, de R$ 678, atinge 20 milhões de benefícios e representa impacto líquido de R$ 10,7 bilhões no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2013.

Senadores embolsam salário extra que criticaram Sete meses após votar por unanimidade pelo fim dos dois salários extras pagos ao ano pelo Congresso e criticar em discursos inflamados o benefício, a maior parte dos senadores aceitou embolsar o dinheiro. O benefício, que soma R$ 53,4 mil ao ano, ainda é pago porque a Câmara até hoje não votou sua extinção. Durante a votação no Senado em maio, 15 senadores se manifestaram contra os extras, mas em dezembro só três desses tomaram a iniciativa de não ficar com o dinheiro: Pedro Taques (PDT-MT), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Os demais ficaram com o 15º salário de R$ 26,7 mil - que, junto do 13º e com o subsídio normal de dezembro, elevou os contracheques do último mês do ano a R$ 80 mil brutos. A primeira parte é paga em fevereiro de cada ano.

DISCURSOS Em maio, Ivo Cassol (PP-RO), por exemplo, discursou: “Os parlamentares não necessitam mais desse subsídio, uma vez que a Casa custeia as despesas, tanto de transporte aéreo como a movimentação”. Ontem, disse: “Sou a favor do fim do benefício, mas não apenas para mim”. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que não devolveu o dinheiro, afirmou em maio que “em nome do PT, recomendo o voto ‘sim’, uma vez que, para o conjunto dos trabalhadores, não há algo dessa natureza”. Agora, afirma que vai doar o dinheiro para um projeto social. Também no mês de maio, Ricardo Ferraço (PSB-ES) afirmou que “não faz nenhum sentido nós, senadores, termos aquilo que popularmente se consagrou como 14º e 15º, distanciando-nos efetivamente da realidade da grande maioria dos trabalhadores brasileiros”. Passados sete meses e

com o dinheiro a mais já na conta, o senador disse, por meio da assessoria, que a Câmara ainda não aprovou o fim do pagamento; então vai avaliar o que fazer. Suplente da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), autora do projeto que extingue os salários a mais, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) também discursou contra os pagamentos em maio, mas terminou por receber o valor. A assessoria do Senado informou que ainda é possível devolver o pagamento. Dos 81 senadores, só 13 devolveram ao Senado o 15º salário. A aprovação da extinção do benefício, em maio, ocorreu em votação simbólica (quando não há contagem de votos). Na Câmara, o projeto que acaba com o 14º e o 15º salários ainda está em discussão. O relator, deputado Afonso Florence (PT-BA), concedeu parecer favorável, mas o texto ainda não foi votado.

Dilma sanciona lei que isenta tributos para Jogos do Rio A presidenta Dilma Rousseff sancionou com três vetos a lei que concede isenção de tributos federais para a realização, no Brasil, dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos Jogos Paraolímpicos de 2016. A sanção foi publicada ontem (10) no Diário Oficial da União. Entre os vetos está o artigo 28 que permitia a revisão do

recolhimento de tributos federais decorrentes de fatos ocorridos no ano passado. Na avaliação do governo, o texto cria uma “espécie de revisão de pagamento de tributos federais sem a ocorrência de recolhimento irregular”. Essa Lei 12.780, de conversão da Medida Provisória 584, sancionada com vetos por Dil-

ma, concede incentivos fiscais às empresas envolvidas na prestação de serviços, obras e produtos da Olimpíada e da Paralimpíada de 2016, que serão realizadas na capital carioca. Inicialmente, o texto da lei foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado, antes de ser agora sancionado.

Transparência inteligente Uma das razões apresentadas por petistas de alto coturno em defesa do ex-presidente Lula, acusado por Marcos Valério de ser não apenas bem informado, mas partícipe do mensalão, tendo recebido recursos do próprio publicitário que operava o esquema para cobrir despesas pessoais, é “a falta de credibilidade do acusador, condenado pela Justiça”. Ora, pelo mesmo raciocínio, nem José Dirceu, nem José Genoino poderiam receber a obsequiosa condescendência da cúpula partidária, de vez que também foram condenados por participação no grotesco episódio. Para um partido que em pouco tempo enfrentará nova eleição presidencial (2014 está aí!) e precisará contar com o apoio de seu maior líder, com seu prestígio intacto, para reeleger Dilma, ou, em outra hipótese, trazê-lo de volta, o melhor a fazer era esclarecer tudo agora. Uma dúvida como essa será um prato cheio para a oposição, que, embora hoje esteja de joelhos, à medida em que a eleição se aproximar, certamente se reerguerá. Especialmente se os problemas hoje vividos pelo governo no trato com os Estados e municípios, que podem ser ainda mais prejudicados com as dramáticas reduções do Fundo de Participação dos Municípios, em função das isenções do IPI, necessárias para evitar o caos industrial, e a cessação do Fundo dos Estados (FPE), em função da falta de votação de novo modelo de distribuição pelo Congresso (o último repasse pelo modelo atual julgado inconstitucional pelo Supremo, ocorreu ontem), se aprofundarem. Outros problemas como a crise energética e as trapalhadas do Ministério da Fazenda nas contas públicas podem causar estragos na imagem do atual governo. Como pelo jeito a presidente não aceita mudar nada, o desgaste vai ser inevitável. Valeria, pois, esclarecer o assunto Marcos Valério x Lula, a fim de preservá-lo para o futuro.

Dois pesos e... A decisão da submissa Justiça venezuelana, com apoio das Forças Armadas, aceitando como normal a prorrogação da posse do presidente reeleito Hugo Chávez (embora afastado e sem notícias reais sobre seu estado de saúde), ferindo a Constituição do país, é interpretada como um golpe. Resta agora saber o que pensa a nossa estranha diplomacia, que já antecipara apoio à medida. Posição bem diferente da adotada em relação à queda de Fernando Lugo, no Paraguai, nosso parceiro na geração de energia elétrica.

Planejamento... O ineficiente planejamento de Curitiba, antes uma referência, está transformando a “canaleta do expresso” na Avenida Sete de Setembro, no Batel, num inferno para os moradores da região. Uma inoportuna implantação do “azulão” (em fim de

mandato), ônibus criado pela administração anterior e que, para servir como lembrança de um período, mudou de cor (os ônibus da linha Capão Raso-Santa Cândida são vermelhos); incompleta (morre na praça do Japão) e inacabada, só tem gerado problemas.

... falho Inoportuno, por já existir o projeto da mesma administração de implantação do (meio) metrô que iria até o centro, embaixo da mesma canaleta que seria desativada com a implantação do novo modal. Incompetente por criar um problema desnecessário que está irritando os moradores das imediações da praça do Japão, a ser prejudicada para dar lugar ao contorno do “azulão”. Menos mal que a atual administração está atenta ao assunto, segundo informações da ainda claudicante estrutura de comunicação do novo prefeito.

Em choque Os problemas gerados agora são pela abertura de uma das alas da canaleta para volta do expresso normal - o “vermelhão” (obra inacabada, cheia de brita moída, o que causa enormes nuvens de poeira). No outro lado da via, postes que com o alargamento para o dito “azulão” ficaram no meio da pista, impedindo sua utilização total. Além da escuridão provocada em duas quadras pelo desligamento das lâmpadas de tais postes. Por sinal, com pouco tempo de uso, enferrujados. Um monumento ao desperdício!


SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

GERAL

O PRESENTE |

07

PREFEITO E VICE

Justiça determina novas eleições em 13 municípios Pleitos marcados até o momento estão agendados para os meses de fevereiro e março deste ano Já está definida a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito em quatro cidades de Santa Catarina, três do Rio Grande do Sul, duas do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais e uma do Espírito Santo e da Bahia. Os pleitos marcados até o momento estão agendados para os meses de fevereiro e março deste ano. As novas eleições nessas cidades são determinadas pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que editam resolução acerca do tema e comunicam a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nestes casos a anulação

do pleito ocorreu pelo fato de o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos na última eleição ter tido o seu registro de candidatura indeferido em última instância. Assim, os votos recebidos pelo mais votado foram anulados pela Justiça Eleitoral, ficando o candidato impedido de ser diplomado e empossado no cargo. Também é possível a anulação do pleito quando é constatada a prática, no processo eleitoral, de fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda vedado por lei. Enquanto não se realiza-

rem novas eleições nesses municípios, a função de prefeito é exercida pelo presidente da Câmara Municipal. O calendário das novas eleições é o seguinte: Guarapari-ES: (03/02/2013), Erechim-RS: (03/03/2013), Eugênio de Castro-RS: (03/03/ 2013), Novo Hamburgo-RS: (03/03/2013), Sidrolândia-MS: (03/03/2013), Camamu-BA: (03/03/2013), Balneário Rincão-SC: (03/03/2013), Campo Erê-SC: (03/03/2013), Criciúma-SC: (03/03/2013), Tangará-SC: (03/03/2013), Bonito-MS: (03/03/2013), São João do Paraíso-MG: (07/04/ 2013) e Biquinhas-MG: (07/ 04/2013).

Inadimplência do consumidor sobe 15% em 2012, diz Serasa O Indicador de Inadimplência do Consumidor da Serasa Experian avançou 15% no acumulado de 2012 na comparação com 2011. Em comparação com o mês de dezembro de 2011, o aumento foi de 14 2%. Já em relação ao mês de novembro, a inadimplência registrou queda de 1,5%, informou a Serasa ontem (10). Os economistas da Serasa atribuíram a alta no índice no ano passado ao endividamento do consumidor que, de acordo com a nota oficial emitida pela instituição, é crescente desde 2010. A nota afirma, citando dados do Banco Central, que, de janeiro a outubro

do ano passado, 22,1% da renda estava comprometida com dívidas. “O que dificultou o pagamento em dia dos compromissos financeiros assumidos”, diz o comunicado. A nota ressalta, porém que no segundo semestre do ano iniciouse um “ciclo de quedas” no volume mensal dos índices de inadimplência, com exceção de outubro, decido ao Dia da Criança. Ainda de acordo com a nota, o desemprego em baixa e a expansão da renda ajudaram a atenuar o crescimento da inadimplência. “Cabe ainda lembrar que o desemprego baixo e a expansão da renda foram ate-

nuantes de uma inadimplência que poderia ter sido maior”, diz. A queda verificada em dezembro foi a sexta baixa mensal entre as últimas sete leituras do indicador - a exceção foi outubro, que registrou alta de 5%. Dentre os fatores que influenciaram o aumento de 15% verificada em 2012 ante 2011 estão as dívidas não bancárias (12%) - junto a cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica -, as dívidas bancárias (8,2%) e os protestos (1,6%). Houve retrocesso nas dívidas com cheques, que caíram 8,3% ao longo do ano.

Produção de motos recua 20,9% em 2012, aponta Abraciclo Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), divulgado ontem (10), aponta que foram produzidos 1,69 milhão de motocicletas no Brasil em 2012, queda de 20,9% ante 2011, quando foram fabricados 2,137 milhões de veículos. Em dezembro, devido às férias coletivas das indústrias do setor, a produção foi de 66.226 motocicletas, declínio de 52% sobre novembro e de 34,9% frente a um ano antes. De acordo com a Abraciclo, as vendas no atacado - das fábricas às concessionárias - caíram 20,5% em 2012 sobre 2011, de 2,044 milhões para 1,625 milhão de unidades. Entre novembro e dezembro a queda foi de 18%, 103.312 motocicletas. Em relação a dezembro de 2011, a redução nas vendas foi de 9,2% no mês passado. Segundo o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, 2012 foi marcado por uma “forte crise”, principalmente por conta da restrição de crédito para financiamento dos veículos. “Porém, com

base nas vendas do segundo semestre, que apresentou uma média diária acima de 6,2 mil unidades, esperamos uma estabilidade neste início de ano e um modesto crescimento de 3 7% na produção, para 2013, chegando a cerca de 1,75 milhão de motocicletas. As vendas no atacado devem ter um incremento de 2 4%, ficando em torno de 1,665 milhão de unidades”, informou Fermanian, em nota. Apesar da crise, os destaques positivos do setor ficaram para exportação e para produção e venda de motocicletas maiores, com motores acima de 500 cilindradas. As exportações de motocicletas cresceram 43,4% em 2012, na comparação com o ano anterior, para 105.187 unidades. Os emplacamentos de motos acima de 500 cilindradas aumentaram 6% e atingiram 48.990 veículos. A produção evoluiu 7,2%, para 43.999 unidades. No entanto, as motocicletas do segmento representaram apenas 2,7% do total comercializado. O segmento de 51 cilindradas até 150 cilindradas domina o setor, com 85% de participação.

Presidenta veta flexibilização do uso das carteiras de habilitação A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente um projeto de lei (PL) que modificava as sanções para quem for flagrado dirigindo um veículo diferente da categoria para a qual está habilitado. O PL 6.070/2005 alterava o Código de Trânsito Brasileiro e proibia o recolhimento da carteira de habilitação nos casos em que o condutor dirige ou entrega a direção a alguém que não está habilitado para a categoria do veí-

culo em uso. Na justificativa para o veto, a presidenta argumentou que a mudança “opta pelo afrouxamento das regras de trânsito vigentes, em contrariedade ao interesse público”, segundo texto publicado ontem (10) no Diário Oficial da União. O Código de Trânsito Brasileiro prevê cinco categorias para carteira de habilitação: A, para condução de motocicletas; B, para automóveis;

C, para veículos de carga com mais de 3,5 mil quilos, como caminhões; D, para transporte de mais de oito passageiros, como ônibus e vans; e E, para conduzir veículos das categorias B, C ou D que tenham unidade acoplada ou reboque de mais de seis mil quilos.

PORTE DE ARMA A presidenta também vetou integralmente o PL 87/ 2011 que previa o porte de arma, mesmo fora de serviço,

a agentes e guardas prisionais, a integrantes das escoltas de presos e às guardas portuárias. O veto foi publicado no Diário Oficial da União de ontem. Na explicação do veto, dirigida ao presidente do Senado, José Sarney, a presidenta Dilma informa que foram ouvidos o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que se manifestaram contra o projeto. As duas

áreas alegaram que, se sancionado, o projeto implicaria maior quantidade de armas de fogo em circulação, “na contramão da política nacional de combate à violência e em afronta ao Estatuto do Desarmamento”. Na justificativa para o veto, foi ressaltada também “a existência da possibilidade de se requerer a autorização de porte para defesa pessoal, conforme a necessidade individual de cada agente”.


ESTADO

08 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

GESTÃO PÚBLICA

Objetivos do Milênio passam a ser indicador municipal Prefeituras devem vincular os ODM ao Plano Plurianual. Iniciativa do Tribunal de Contas do Estado busca contribuir para o desenvolvimento local Fotos: Arquivo/OP

A partir deste ano as prefeituras do Paraná devem vincular em seus planos plurianuais às ações voltadas ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), que incluiu no Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SIM-AM) os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) como um dos indicadores. “Estamos colaborando com o controle da gestão pública em oito pontos fundamentais de direitos humanos e sociais”, destaca o presidente do TCE, Fernando Augusto Mello Guimarães. Ele explica que a inclusão dos ODM no SIM-AM vai permitir que a sociedade acompanhe a aplicação dos recursos municipais em ini-

ciativas que contribuam para o alcance dos ODM. O Sistema, que recebe e analisa informações da gestão pública municipal, determina que as prefeituras vinculem ações para o alcance dos ODM ao Plano Plurianual. “Cada programa que consta no PPA das prefeituras precisa descrever para qual ODM contribui”, diz o analista de controle da Diretoria de Contas Municipais do TCE, Edilton Soares Rodrigues. “Esta ação do TCE é muito importante porque incentiva os prefeitos a colocarem em prática ações que contribuam para o alcance dos ODM e para o desenvolvimento local”, destaca o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo. O Sistema Fiep, por meio do Sesi,

Presidente da Fiep, Edson Campagnolo: “Esta ação do TCE é muito importante porque incentiva os prefeitos a colocarem em prática ações que contribuam para o alcance dos ODM e para o desenvolvimento local”

articula desde 2006 o Movimento Nós Podemos Paraná, que mobiliza ações em todo o Estado para o alcance dos ODM, reunindo representantes dos três setores da sociedade para debater os

Presidente do TCE, Fernando Augusto Mello Guimarães: “Estamos colaborando com o controle da gestão pública em oito pontos fundamentais de direitos humanos e sociais”

indicadores municipais e propor ações que envolvam toda a comunidade. Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU. Na ocasião, líderes de 189

países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. São oito objetivos que abrangem áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.


ESTADO

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

O PRESENTE |

09

FOZ DO IGUAÇU

Parque Nacional do Iguaçu completa 74 anos Previsão é de que ainda este ano local receba novas bilheterias, lojas de presentes e uma rampa de embarque e desembarque mais moderna Marcos Labanca/Gazeta do Povo

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, completou 74 anos ontem (10). Para celebrar o aniversário, a partir das 20 horas de, parque teve várias atrações abertas ao público. A primeira delas foi a inauguração do auditório multimídia do local, com capacidade para 200 lugares. Depois disso, a placa do título de Nova Maravilha da Natureza - conquistada pelas Cataratas no início do ano passado - foi descerrada por autoridades ligadas ao parque. Para encerrar as celebrações, houve o tradicional “parabéns” e o corte de um bolo de dez quilos. Além disso, o Projeto Fenda, do músico Sérgio Copetti, cantou canções em homenagem ao parque e à cidade de Foz do Iguaçu. A banda “O Quarteto” também ani-

mou o público com um repertório de Música Popular Brasileira.

MELHORIAS Fora a inauguração do auditório, outras reformas estão sendo feitas para garantir qualidade aos visitantes do local. A previsão é de que ainda este ano o parque receba novas bilheterias, lojas de presentes e uma rampa de embarque e desembarque mais moderna. Conforme a assessoria de imprensa do parque, as melhorias do espaço fazem parte do contrato de concessão feito pelo governo federal com a concessionária Cataratas do Iguaçu S.A.

VAZÃO Ontem, a vazão de água esteve praticamente o dobro do normal nas Cataratas do Iguaçu. Por volta das

Conhecido mundialmente por causa das Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu aproximadamente 1,5 milhões de visitantes em 2012, registrando um número recorde de turistas

14h30, 3,5 milhões de litros de água jorravam a cada segundo, de acordo com informações da assessoria de imprensa do local.

VISITANTES Em 2012, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu aproximadamente 1,5 milhões de visitantes, registrando um número

recorde de turistas. O número superou em 10% a quantidade de visitantes de 2011, quando cerca de 1,3 milhões de pessoas passaram pelo parque.


POLÍTICA

10 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

GOVERNO DE NOVA SANTA ROSA

Rodrigo cobrará cumprimento de metas dos 100 primeiros dias Prefeito diz que permanência dos secretários depende do cumprimento dessas metas

Zeca Dirceu

(@zeca_dirceu)

Deputado federal do PT Onda alarmista sobre risco de apagão é estúpida, política e oportunista http://bit.ly/UYrFzg

Revista Época (@RevistaEpoca) Piso dos professores do ensino básico será de R$ 1.567 neste ano http://glo.bo/RItLDw

Marcos Elieser

O prefeito de Nova Santa Rosa, Rodrigo Fernandes, disse que vai cobrar o cumprimento das metas dos 100 primeiros dias de governo dos secretários e suas equipes. Ele explica que esses objetivos foram definidos por toda a equipe de trabalho, sendo que a permanência dos secretários depende do cumprimento dessas metas. “Conversávamos, na época, com cada um dos secretários que eles deveriam transferir isso para suas equipes, explicando que a permanência deles está associada aos resultados e ao rigoroso cumprimento das metas, ou seja, cada secretário nesses 100 primeiros dias de governo deverá alcançar as metas elencadas pela equipe de administração”, salienta.

MARCO HISTÓRICO De acordo com Fernandes, as metas para os 100 primeiros dias de governo orientam cada pasta e cada secretário, e isso faz com que a prefeitura alcance resultados eficientes para a população, mas o descumprimento delas abrirá precedente para a troca dos titulares e diretores das pastas. “É claro que possíveis imprevistos serão considerados no processo de análise, mas o descumprimento do que foi acordado abrirá caminho, sem dúvida alguma, para a substituição, tanto dos secretários, indiferente da pasta, como de sua equipe, os diretores de

BandNews FM Curitiba (@BandNewsFMCtba) Polícia Rodoviária Estadual vai ganhar 118 novos bafômetros http://wp.me/p2gEb0-8up

Miriam Leitão

(@MiriamLeitaoCom)

Jornalista Inflação: em 2012, alimentos subiram 9,86%. Despesas pessoais, mais de 10%. Marcos Elieser

Ministério da Saúde (@InstitucionalMS) A partir de segunda-feira (14), 225 planos de saúde de 28 operadoras ficarão proibidos de serem comercializados no país.

Fábio Campana

(@fabiocampana)

Jornalista Maringá: Verri e mais 14 da gestão do PT são condenados. Prefeito Rodrigo Fernandes: “Qualquer mudança que seja necessária deve ser realizada o mais rapidamente possível, até porque a população não pode ficar à mercê de ações governamentais que não sejam eficientes”

departamento. Contudo, o que podemos afirmar, com certeza, que esse é um marco histórico para Nova Santa Rosa e dessa forma estamos cumprindo o compromisso assumido com nossa comunidade de uma gestão com transparência, eficiência, austeridade e com muito diálogo; e essa é a marca da nossa gestão, que se pauta por profissionalismo para atender o cidadão”, enfatiza.

RESPONSABILIDADE O prefeito reitera que a substituição de secretários ou diretores somente ocorrerá quando do não alcance das metas estabelecidas e afirma que nenhum secretário ou diretor está na “corda bam-

ba”, mas enfatiza que todos sabem do compromisso assumido com a comunidade ainda no período eleitoral. “É uma orientação do prefeito e do vice-prefeito (Ademar Bloch) que todos devem ter a responsabilidade de prestar um serviço público eficiente para a população de Nova Santa Rosa. Qualquer mudança que seja necessária deve ser realizada o mais rapidamente possível, até porque a população não pode ficar à mercê de ações governamentais que não sejam eficientes. Portanto, a substituição de secretários ou diretores vai ocorrer já nos primeiros momentos, caso não ocorra o alcance das metas estabelecidas”, finaliza.

SporTV

(@SporTV)

Internautas escolhem Tite como o melhor treinador de clubes do Brasil http://glo.bo/XQphho

Valor Econômico

(@valor_economico)

China fecha 2012 com superávit comercial 48% maior e prevê crescimento http://www.valor.com.br/u/2964612

Revista Veja (@Veja) Filha de William e Kate receberá título de princesa http://goo.gl/5V0qf

G1 (@g1) Inmetro divulga ranking de consumo de carros de 2013 http://glo.bo/ZvIhxo Inadimplência do consumidor cresceu 15% em 2012, aponta Serasa http://glo.bo/WRTiqZ

Cristovam Buarque

(@Sen_Cristovam)

Senador do PDT-DF Quando STF age no Brasil, dizem que interpretou a Constituição. Quando Supremo na Venezuela age, dizem que manobrou.

Portal R7.com (@portalR7) Timão conclui venda de Martínez ao Boca e segue com 10% do atleta. Coroado Rei da América, Neymar endeusa Lionel Messi http://r7.com/NxCK #R7

Estadão

(@Estadao)

Empresa japonesa cria maquiagem que sai apenas com água morna: http://migre.me/cKfZT Ricardo Teixeira receberá da Fifa uma aposentadoria de R$ 60 mil por ano: http://migre.me/cKepw

Jornal O Globo (@JornalOGlobo) Criado cubo de gelo que avisa quando se está prestes a ficar bêbado. http://migre.me/cKh8Z

O Jornal O Presente também está no Twitter. Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)


SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

POLÍTICA

O PRESENTE |

11

TERRA ROXA

Prefeito declara moratória por até seis meses Segundo Ivan Reis da Silva, Poder Executivo está com quase R$ 2 milhões de dívidas empenhadas e sem dinheiro em caixa Foto Terra Roxa

O prefeito de Terra Roxa, Ivan Reis da Silva (PP), e o vice-prefeito, Altair Donizete de Padua (PTB), assumiram o paço municipal no último dia 02 com uma desagradável surpresa: todos os telefones da prefeitura e dos órgãos da municipalidade estavam cortados por falta de pagamento. Mas não foi só isso. De acordo com o mandatário, outro problema enfrentado neste início de gestão é referente à dívida empenhada da prefeitura, que não foi paga e tampouco foi deixado recurso em caixa para liquidá-la. “Isso infringe a Lei de Responsabilidade Fiscal”, analisa. “Isso é ruim para o prefeito que passou, mas também é muito ruim para nós, que assumimos uma prefeitura sem dinheiro em caixa e com quase R$ 2 milhões em dívidas empenhadas”, afirmou, em entrevista à reportagem do Jornal O Presente nesta semana. Devido a isso, uma das primeiras ações do novo prefeito foi declarar moratória. Ele explica que a medida foi necessária para não parar a máquina pública. “Não sabemos as razões que levaram a dívida a se acumular desse jeito, mas precisamos investir na saúde, que é fundamental e essencial para a nossa população, além dos demais setores. Há muitos veículos e maquinários que precisam de manutenção. Há necessidade de recuperar essa frota, tendo em vista que a safra está quase começando e o agricultor precisa de boas estradas. Então sabemos que com a arrecadação do município, hoje, não seria possível fazer sobrar por mês um volume grande de dinheiro. Se nos comprometêssemos com o paga-

mento da dívide e importante da antiga do exparceiro político prefeito, iríae companheiro. mos engessar a “É uma pessoa administração de visão e que e não poderíatem nos ajudamos fazer do bastante na nada”, detalha. tomada de toConforme das as decisões, Ivan, a moratócomo na formaria não foi deção da equipe e clarada por na própria admi“vontade”, mas nistração, para por necessidaque juntos posde, o que permisamos resolver te dar um fôleos problemas go para que a existentes. Sanova equipe bemos das difipossa adminisculdades, mas trar o município. estamos muito “Não vamos neempenhados e a gar o pagamennossa vontade é to, pois esta não maior do que os é a nossa intenproblemas. Por ção. Vamos conisso, tenho cerversar com toteza de que vados. Decidimos mos trabalhar que até um deunidos nos quaterminado vatro anos e que a lor quitaremos população ficará as dívidas, que satisfeita ao final envolvem mais do nosso manPrefeito de Terra Roxa, Ivan Reis da Silva: “Há credores que têm de 30 fornecedato”, salienta. para receber valores maiores e precisamos renegociar a dívida” dores. Mas há APL MODA BEBÊ fazer um trabalho sério e comcredores que têm para receber prometido com aquilo que é de valores maiores e precisamos Terra Roxa se destaca no ceinteresse da comunidade, busrenegociar para que haja condinário nacional por ter constituícando fazer uma administração ção de pagar sem prejudicar a do de forma bem-sucedida o Armais transparente possível. Nós administração”, ressalta. ranjo Produtivo Local (APL) contamos com a maioria, mas Moda Bebê. De acordo com o CÂMARA DE tenho certeza que mesmo o veprefeito, trata-se de uma imporreador de oposição não deixará VEREADORES tante iniciativa e que trouxe sigde votar projetos que são de innificativos retornos para a ecoSegundo o prefeito de Terra teresse do município”, expõe. nomia local, como é o caso da Roxa, a relação do Executivo com geração de renda e empregos, o Legislativo não deve apresenVICE-PREFEITO bem como de arrecadação para tar nenhum problema. Ele conta Questionado sobre a particio município. “Sabemos que um com a maioria na composição da pação do vice-prefeito Altair na dos desafios das empresas que Casa de Leis. “A princípio não gestão, o chefe do Executivo integram o APL Moda Bebê e que tenho nenhuma preocupação, enaltece que se trata de um granfalta em Terra Roxa é a mão de porque estamos pré-dispostos a

obra, principalmente a qualificada. Para isso, é preciso que pessoas de outras cidades venham para o nosso município. Contudo, é necessário melhorar a infraestrutura local, especialmente na área habitacional. Já estamos viabilizando junto ao Governo do Estado e com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) o início, provavelmente em fevereiro, da construção de 85 casas, em que o valor da prestação é baixo. Esperamos também dar início, em fevereiro ou março, à construção de outras 30 casas a custo zero. Isso vai garantir a fixação de mais pessoas de fora em Terra Roxa, pois atualmente, além de não ter residência disponível para locação, o valor do aluguel não é baixo. Também conversamos com a Cohapar nesta semana para viabilizar a construção de outras 45 unidades”, relata.

DEMAIS PROJETOS Além da preocupação na área habitacional, a prefeitura conta com outros projetos que devem ter início nos próximos meses. Ivan menciona, dentre alguns deles, a construção de uma pista de caminhada na Avenida Leonor de Held; edificação de uma quadra de esportes e reforma do ginásio de esportes; repasse, por parte do governo estadual, de cinco ônibus zero quilômetro ao município, para atender o transporte escolar; aquisição de 1.050 jogos de carteiras e cadeiras para melhorar a condição de ensino, bem como a compra de computadores e ventiladores para escolas. O prefeito lembra ainda a necessidade de melhorar a malha viária da cidade e as estradas rurais.


GERAL

12 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

GUAÍRA

Ruralistas discutem hoje ocupação de áreas por indígenas Também existe preocupação com a reivindicação de que uma área de 100 mil hectares de Guaíra a Foz do Iguaçu seja transformada em reserva Rio Paranazão

Está marcada para as 09 horas de hoje (11), nas dependências do Sindicato Rural de Guaíra, reunião entre autoridades e lideranças do município, representantes dos sindicatos rurais de Guaíra, Terra Roxa e Palotina, bem como de cooperativas da região, com o objetivo de discutir ações para conter o problema da invasão de áreas agricultáveis por indígenas. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Silvanir Rosset, também existe preocupação com a reivindicação indígena de que uma área de 100 mil hectares localizada de Guaíra a Foz do Iguaçu seja transformada em reserva indígena, o que representaria destituir os produtores de cerca de 10% das áreas agricultáveis da região. “A questão indígena está atormentando o produtor rural devido às invasões. Queremos discutir que rumos vamos tomar, estabelecer metas”, declara. Conforme ele, a intenção é, posteriormente, acionar deputados federais para auxiliarem na questão política. “Ainda não há nada definido sobre a realização de algum movimento, mas queremos discutir a situação e, posteriormente, levar informações aos produtores rurais em um futuro encontro, para que saibam o que está se passando, que ponto está atingindo”, justifica.

DESCASO A preocupação, segundo Rosset, é com o descaso que estaria havendo no governo em relação ao cumprimento da Constituição Federal. “Os cidadãos brasileiros precisam ter todos os deveres em dia para serem reconhecidos como brasileiros, enquanto os grupos de indígenas vêm do Paraguai para tomar terras aqui no Brasil”, lamenta. Ele relata que recentemente sete mil produtores foram desapropriados no Mato Grosso e em Iguatemi (MS) também está em estudo ocorrer algo semelhante. “Esse problema tem deixado os produtores em situação de insegurança jurídica. O caso é gravíssimo”, aponta Rosset. “Depois de 1,5 mil anos temos que continuar discutindo assuntos de quilombolas e índios que já deveriam estar solucionados”, reclama. Diante disso, os ruralistas pretendem se organizar para fazer valer os direitos dos agricultores. “Infelizmente temos que largar de trabalhar para nos preocuparmos com essa situação”, frisa.

Presidente do Sindicato Rural, Silvanir Rosset: “Esse problema tem deixado os produtores em situação de insegurança jurídica. O caso é gravíssimo”


SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

GERAL

O PRESENTE |

13

SECRETARIA DE AGRICULTURA

Gauer define abertura de silos como prioridade Outro trabalho já encaminhado pelo secretário é a revisão de convênios e contratos através das parcerias. Objetivo é ampliar e melhorar o serviço Jadir Zimmermann

O novo secretário de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Cândido Rondon, Hilário Gauer, definiu o atendimento aos agricultores na abertura e limpeza de silos como prioridade no início dos trabalhos frente à pasta. Conforme o secretário, a questão dos silos exige prioridade porque agora é o período em que é feita a silagem pelos produtores rurais e muitos precisam do apoio para garantir a estocagem do produto. Outro trabalho já encaminhado por Gauer é a revisão de convênios e contratos através das parcerias que existem entre a Secretaria da Agricultura e diversas entidades. O objetivo é ampliar e melhorar o serviço. O secretário observa que há vários funcionários da pasta em gozo de férias, um direito do servidor. Porém, a previsão, diz ele, é de que

Atendimento na saúde deve ser normalizado nos próximos dias em Itaipulândia

Secretário de Agricultura e Política Ambiental, Hilário Gauer: “A previsão é de que dentro de 15 a 20 dias todos os serviços da Secretaria sejam retomados”

dentro de 15 a 20 dias todos os serviços da Secretaria sejam retomados. Enquanto isso, Gauer determinou a realização de uma completa revisão no maquinário da secretaria, visando

Divulgação

garantir, em seguida, o atendimento rápido aos pleitos feitos pelos agricultores nas mais diversas áreas. Neste sentido também está sendo feito um levantamento das maiores necessidades do produtor rural.

Prefeito formaliza contrapartida para asfalto em Novo Sarandi Em nove dias do novo governo, os moradores do distrito de Novo Sarandi já receberam o prefeito Beto Lunitti por duas vezes. Na última quarta-feira (09) o mandatário se reuniu com a comunidade na Associação Atlética Alto do Sol para anunciar a execução de mais um quilômetro de pavimentação asfáltica no trecho que liga Novo Sarandi a São Miguel, confirmando seu com-

promisso de continuar com o programa de asfaltamento que iniciou no município há mais de 20 anos. “Neste momento viemos até vocês para garantir a contrapartida necessária para que as obras se iniciem”, declararam Beto e o vice-prefeito Adelar Holsbach (Pelanka), na oportunidade. O prefeito informou que a obra foi viabilizada por meio de recurso federal e munici-

pal. O recurso federal veio por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Alfredo Kaefer no valor de R$ 97,5 mil e município dará contrapartida de R$ 70.048. A Construtora Construmaq, de Toledo foi a vencedora da licitação e realizará a pavimentação. “A obra iniciará ainda no mês de janeiro. Temos o compromisso com Novo Sarandi e estamos aqui para reafirmar isso”, enfatizou Beto. Fabio Ulsenheimer

Na última quarta-feira (09) o prefeito Beto Lunitti e o vice Adelar Pelanka se reuniram com a comunidade para anunciar a execução de mais um quilômetro de pavimentação asfáltica no trecho que liga Novo Sarandi a São Miguel

Secretário de Saúde, vice-prefeito Juares Jose Bassani: “Apesar de estarmos em um período de ajustes, temos um compromisso com a nossa população, que é o de oferecer serviços de saúde de qualidade e dignidade. E isso nossa equipe está empenhada em proporcionar aos munícipes”

Desde o primeiro dia de Vigilância Sanitária com as trabalho, a Secretaria de costumeiras visitas e Saúde de Itaipulândia tem ações”, aponta. procurado atender às neBassani diz que a Secrecessidades dos munícipes, taria de Saúde está focada principalmente nos Postos também em solucionar oude Saúde da Família (PSFs) tro problema: a oferta de e setores de emergência. A medicamentos à população. afirmação é do titular da “Está sendo feito o possível pasta, vice-prefeito Juares para que a demanda seja Jose Bassani. Segundo ele, atendida e nos próximos as atividades estão em ple- dias processo licitatório será no andamento no postos de realizado para aquisição de saúde e no Hosmedicamenpital e Maternitos”, informa. dade Itaipulân- “Nos próximos O secretário dia. “Estão sende Saúde expõe do realizados aldias processo ainda que, seguns levantaguindo exigênmentos e estalicitatório será cias legais e por mos estudando se tratar de realizado para convênios fedeas necessidades primordiais e a rais, o Centro aquisição de partir do próxide Referência de mo mês o atenSomedicamentos” Assistência dimento na área cial está em atida saúde deverá vidade atenestar totalmendendo os prote normalizado”, comenta, gramas básicos e a Secretaacrescentando que os enca- ria está empenhada para que minhamentos, cirurgias, nos próximos dias tudo esprocedimentos e exames es- teja normalizado. “Apesar pecíficos serão normaliza- de estarmos em um período dos a partir de fevereiro. de ajustes, temos um comBassani menciona que promisso com a nossa poum dos aspectos que preo- pulação, que é o de oferecer cupa no setor de saúde é o serviços de saúde de qualicombate à dengue. “Ape- dade e dignidade. E isso sar de estar com equipe re- nossa equipe está empenhaduzida, os trabalhos estão da em proporcionar aos musendo desenvolvidos pela nícipes”, conclui Bassani.


GERAL

14 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

NOVIDADE

Prefeitura repassa organização do Carnaval à Acisa Entidade já planeja mudanças na festa, dentre elas a realização do evento a céu aberto no balneário. Programação acontece de 08 a 11 de fevereiro O Presente

Considerado um dos mais tradicionais carnavais da região, a festa de Santa Helena contará com importantes novidades neste ano. A principal delas é que a organização foi repassada pela prefeitura à Associação Comercial (Acisa), que pela primeira vez ficará responsável pela promoção do evento, que acontece de 08 a 11 de fevereiro. Segundo o presidente da entidade, Leoveraldo de Oliveira, o prefeito Jucerlei Sotoriva procurou a Acisa para propor que ela organizasse o evento. “Como Associação Comercial, estamos envolvidos diretamente com a classe empresarial, que é beneficiada com o turismo. O objetivo do even-

to é justamente fomentar este setor. Queremos resgatar o Carnaval em Santa Helena, fazendo com que a comunidade participe da festa, ao mesmo tempo em que queremos atrair pessoas de outras cidades para que conheçam o município e aproveitem a estrutura no nosso balneário. Queremos tornar o Carnaval um evento divertido e um bom negócio para a classe empresarial”, destaca.

NOVIDADES À frente da organização, a Acisa já planeja uma importante novidade. A festa deixa de ser realizada no pavilhão, que é um local fechado, para ser promovida na rua do balneá-

rio, a céu aberto, com as laterais fechadas para permitir o acesso somente de pessoas que adquirirem o ingresso. “A opção por promover o evento a céu aberto objetiva tornar o Carnaval mais agradável, tendo em vista que o verão é quente na região. A ideia é buscar um micromodelo de um Carnaval que dá certo, como é o caso da Bahia, que é de rua e é muito famoso”, explica Leoveraldo. A Associação Comercial também pretende iniciar a programação logo à tarde, em vez de deixar as atrações somente para a noite. “No sábado (dia 09) haverá DJ tocando à tarde e no domingo (dia 10) encontro de som automotivo. Ou seja, são ações para potenci-

alizar a festa”, analisa. Também haverá a venda, a partir da próxima semana, dos camarotes. Quem deseja mais informações sobre os espaços e sobre a venda de ingressos pode entrar em contato com a Acisa, pelo telefone (45) 3268-1497.

BLOCOS Por outro lado, o dirigente da entidade expõe que as novidades para os blocos serão oficializadas após os grupos repassarem a lista dos membros, o que estava previsto para ocorrer ainda ontem (10). “A partir disso vamos avaliar quantos integrantes os blocos têm e quais serão os benefícios. É muito importante que estes grupos participem, pois eles que fazem a diferença no Carnaval”, aponta Leoveraldo, segundo o qual, em torno de 15 blocos já manifestaram interesse em participar da festa. No caso do grupo ser de outro município, para ter acesso ao benefício que deve ser defini-

Presidente da Associação Comercial de Santa Helena, Leoveraldo de Oliveira: “Sabemos que é importante fomentar eventos no município e o turismo atrai investimento e renda para Santa Helena”

do pela Acisa a recomendação é entrar em contato com a entidade o mais breve possível. “Seria muito interessante contar com a participação de blocos de municípios da região”, assegura.

NOVOS MOLDES De acordo com Leoveraldo, trata-se de um novo molde de Carna-

val e muito diferente daquilo que vinha sendo promovido em Santa Helena. Por isso, a expectativa é que reúna um grande número de pessoas. “A estrutura que o balneário contém contempla este tipo de Carnaval, a céu aberto e na rua”, cita. “Tenho certeza que esse modelo de evento será um sucesso”, garante.

Atividades do Verão Paraná iniciam hoje na Praça Willy Barth Começam hoje (11), na Praça Willy Barth, em Marechal Cândido Rondon, as atividades do projeto “Verão Paraná”, que será desenvolvido nos meses de janeiro e fevereiro em toda região. Trata-se de um evento da Secretaria de Estado do Esporte, Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros em parceria com as prefeituras. No município rondonense, no primeiro final de semana do projeto, as atividades se-

rão concentradas na Praça Willy Barth, e se estendem até domingo (13). Ao todo, serão cinco finais de semana com atividades recreativas, desportivas, culturais e avaliações físicas. Conforme a equipe da Secretaria de Esportes de Marechal Cândido Rondon, a programação deste final de semana na Praça Willy Barth inicia às 15 horas de hoje, seguindo até as 19 horas. Amanhã (12), as atividades serão retomadas às 10 horas, seguindo até as 19 horas. Da mesma forma no domin-

go, o projeto será desenvolvido das 10 às 19 horas. Os organizadores explicam que haverá programação para todas as idades. Serão atividades recreativas, gincanas, atividades desportivas, torneios relâmpagos, cama elástica, pinturas, oficina de judô, oficina de futevôlei, atividades de palco, entre outras. Toda a comunidade pode participar, bastando se deslocar até a Praça Willy Barth durante o final de semana.


GERAL

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

O PRESENTE |

15

GUAÍRA

Prefeitura inicia estudo para reativar aeroporto Empresa especializada deve ser contratada. Administração acredita que haverá necessidade de reforma completa no local, considerado estratégico para a Plataforma Logística Fotos: Divulgação

O secretário de Planejamento de Guaíra, Josemar Ganho, vistoriou, na quarta-feira (09), as condições do Aeroporto Municipal, interditado desde o dia 1º de fevereiro de 2011. Josemar, que estava acompanhado pelo secretário de Administração, João Fernando Grecillo, e pelo diretor de Administração, Adriano Cesar Richter, conferiu todos os itens relatados pelo engenheiro da Agência Nacional de Aviação

Civil (Anac), responsável pela interdição do espaço. De acordo com o secretário, o prefeito Fabian Vendruscolo solicitou um parecer técnico para que as providências sejam tomadas no sentido de liberar o aeroporto, tido como uma das prioridades da gestão. “Conferimos os tópicos e realmente os problemas apontados são inegáveis. Os investimentos terão que ser consideráveis, mas valerá a pena. O prefeito e a equipe administrati-

Os secretários Josemar Ganho (Planejamento) e João Fernando Grecillo (Administração) e o diretor de Administração, Adriano Cesar Richter, em vistoria ao aeroporto

Entre os problemas identificados estão falhas de segurança, ausência de saídas de emergência, sinalização inadequada e fissuras nas pistas

va entendem que o aeroporto é estratégico para a Plataforma Logística e não pode ser negligenciado da maneira que foi. Sem contar que mesmo hoje o movimento do aeroporto seria suficiente, talvez, para custear as despesas do dia a dia”, comentou Josemar. Entre os problemas identificados estão falhas de segurança, ausência de saídas de emergência, sinalização inadequada,

fissuras nas pistas, ausência de sistema de comunicação e inexistência de profissionais treinados para operar e garantir a segurança do aeroporto. “Vamos iniciar um estudo com o objetivo de contratar uma empresa especializada. Muito provavelmente teremos que fazer uma completa reforma estrutural”, completou o secretário de Administração.


AGRONEGÓCIO

16 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

C.VALE

Novidades serão apresentadas no Dia de Campo de Verão Evento acontece na próxima semana, de terça (15) a quinta-feira (17) Arquivo/OP

Lei de baixa emissão de carbono já está em vigor no Paraná

Dia de Campo C.Vale será aberto na terça-feira (15)

Manejo das ervas daninhas e nematoides no sistema de produção e precisão para as altas produtividades serão alguns dos principais temas do Dia de Campo sobre Culturas de Verão da C.Vale. O evento, previsto para a semana que vem, de terça (15) a quinta-feira (17), também tratará de manejo e produção comercial de peixes, evolução tecnológica da avicultura e verticalização da propriedade rural. Conforme o coordenador geral do evento, Enoir Pelizzaro, pelo quinto ano seguido, os visitantes poderão acompanhar o julgamento das bezerras e novilhas leiteiras, além de palestra técnica. Criadores de suínos e de frangos também receberão orientações sobre manejo das atividades. As empresas de sementes e agroquímicos vão mostrar produtos e serviços

em seus stands, a partir das 08 horas, todos os dias. “Técnicos e especialistas convidados pelas empresas farão palestras aos produtores. Universidades e instituições de pesquisa vão apresentar os últimos avanços tecnológicos envolvendo culturas de verão. O Dia de Campo abrange todos os segmentos em que a C.Vale trabalha. É um evento imperdível, pois novas tecnologias são apresentadas aos produtores”, afirma Pellizzaro. Para o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, o Dia de Campo permite que os produtores se atualizem em relação aos avanços desenvolvidos pelas empresas ligadas ao agronegócio. “As novas tecnologias que serão apresentadas serão muito úteis no momento de decidir o que será implantado em sua propriedade”, destaca Lang. Durante os três dias do

evento, os produtores também poderão conferir novidades dos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Empresas do setor vão mostrar seus produtos em apresentações estáticas e dinâmicas. As integrantes dos núcleos femininos participarão do evento com exposição e comercialização de produtos, além de palestras sobre plantas medicinais.

NÚMEROS O Dia de Campo C.Vale contará com 202 parcelas demonstrativas e atuação de 104 empresas parceiras. Os produtores poderão conhecer mais sobre 27 cultivares de soja, 75 híbridos de milho, 19 cultivares de mandioca e 18 espécies forrageiras. Além disso, apresentam trabalhos e resultados de pesquisas três instituições de pesquisas e três de ensino.

Sul e Centro-Oeste produzirão 78% da safra de grãos 2012/13 A produção de grãos na região Centro-Oeste deverá bater recorde na atual temporada, somando 71,6 milhões de toneladas - o que representa 0,6% a mais que o obtido em 2011/12. Com perspectiva de crescimento também no Sul do país, as duas regiões, juntas, responderão por 78% da safra de grãos 2012/13. A maior alta percentual, no entanto, será da região Nordeste, 21% superior ao produzido entre 2011/12. Em seguida - recuperando-se das perdas da temporada an-

terior, aparece o Sul, com 19%, e o Nordeste (5%). O Centro-Oeste, apesar de não apresentar aumento tão expressivo (0,6%), deve registrar a quinta safra consecutiva de elevação produtiva se for desconsiderada a colheita 2008/09, são 23 anos seguidos de crescimento. O Mato Grosso permanecerá como o maior estado produtor, com total de 41 milhões de toneladas de grãos. Em seguida, aparece o Paraná, com 35,4 milhões de toneladas, e o Rio Grande do Sul (27,5 mi-

lhões de toneladas). Os dados são do levantamento da safra atual divulgado em janeiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A previsão de colheita de 180,41 milhões de toneladas em todo o Brasil, além de ser a maior da história, em parte é resultado do acesso ao crédito pelo produtor rural cada vez mais facilitado, de acordo com secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller.

Foi publicado no Diário Oficial de 26 de dezembro do ano passado, e já está em vigor, a lei nº 17.441, de autoria do deputado Elton Welter, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento de agricultura com baixa emissão de carbono no Estado do Paraná. O projeto do parlamentar estabelece a prática da agricultura no Paraná através de práticas agrícolas que contribuam para a redução da emissão de carbono no processo de produção de alimentos e matérias-primas no meio rural através de incentivos a processos tecnológicos que neutralizem ou minimizem os efeitos dos gases de efeito estufa no campo e reduzam os impactos do aquecimento global. Segundo Welter, entre as iniciativas a serem adotadas está o incentivo ao plantio direto na palha, com dispensa do revolvimento do solo por meio de semeadura direta na palha da cultura anterior, além de recuperação de áreas degradadas para a produção de alimentos, fibras, carne e florestas e a integração entre lavoura, pecuária e floresta, alternando a exploração dos solos com o uso para a pastagem, com agricultura e floresta em uma mesma área. A lei prevê ainda o plantio de florestas comerciais, proporcionando renda futura para o produtor, a fixação biológica de nitrogênio, por meio do desenvolvimento de microorganismos que captem o nitrogênio existente no ar e o transformem em matéria orgânica para as culturas e

o tratamento de resíduos animais, com vistas ao aproveitamento de dejetos de suínos e de outros animais para a produção de energia e de composto orgânico. Welter explica que o mapeamento de áreas degradadas irá definir estratégias de intervenção com tecnologias sustentáveis, assistência técnica, crédito rural facilitado e a implantação de projetos demonstrativos em parceria com órgãos públicos e privados.

CRÉDITOS Com o tratamento de resíduos animais, de florestamento e de reflorestamento haverá uma orientação para que os projetos possibilitem a geração de créditos com a redução certificada de emissões. Os produtores rurais serão beneficiados de diversas formas, entre elas obtendo assistência técnica e extensão rural, ações de capacitação, pesquisa agropecuária, apoio aos mercados institucionais, fomento e mecanização. O parlamentar conclui explicando que “todas as ações de capacitação incluirão técnicos e agentes do setor agropecuário em treinamentos como seminários de sensibilização e cursos sobre as iniciativas expostas na lei. Teremos ainda a participação constante dos órgãos executivos e de fomento atuando em conjunto com as universidades e agentes de financiamento federais para incentivar e permitir a prática exposta na lei. É bom para o meio ambiente e é bom para o cidadão”. Divulgação

Deputado estadual Elton Welter: “É bom para o meio ambiente e é bom para o cidadão”


VARIEDADES

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

O PRESENTE |

17

Mande sua sugestão, crítica ou piada para carina@opresente.com.br

○ ○

SALVE JORGE

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Charlô não se conforma de ter perdido a corrida para Otávio. Analú ameaça contar para a avó sobre a armação de Kiko. Roberta aconselha Felipe a conversar com Juliana. Nando vai ao sítio levar mantimentos para Juliana. Isadora recebe suas malas de volta e é rude com Ulisses. Analú conta que Kiko dopou o cavalo de Otávio. Juliana acusa Nando de ter revelado seu caso com Fábio para Manoela. Otávio se vangloria por ter conseguido enganar Charlô. Nando se declara para Juliana e a beija.

GUERRA DOS SEXOS

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Albertinho expulsa Elias e Olavo do campo de futebol. Diva desmaia durante a encenação da peça, e Luciano a ajuda. Edgar fica furioso ao saber que Laranjeiras atacou Laura. Celinha fica indignada com Alice ao perceber que a sobrinha gosta da ideia de ser cortejada por Gustavo. Edgar agride Laranjeiras. Sandra fica irritada com Praxedes, diante da recusa do pai de agir contra Laranjeiras. Edgar tenta convencer Bonifácio a abrir o capital da fábrica. Carlota conta a Constância que Gisele a procurou.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Gil fica intrigado com a cena que testemunhou. Ju ajuda Lia a escolher sua roupa para o casamento de Isabela e Leandro. Valentina decide deixar o hostel. Gil fala para Ju que acredita que Dinho se envolveu com a argentina. Clô implica com a decoração do Misturama para o casamento. Cezar dispensa Britney e acredita ter resolvido seu problema com ela. Dinho encontra Lia e elogia o figurino da namorada. Ana pede para ir ao casamento com Bruno e Ju. Marcela tenta acalmar Isabela, que está ansiosa.

SEXTA-FEIRA (11)

LADO A LADO

MALHAÇÃO

*

Russo acompanha Lucimar à casa de Helô e intimida Morena e Jéssica. Morena pensa em entregar o bilhete de Waleska. Lívia fala para Wanda que precisa tirar Helô de seu caminho. Barros e Jô suspeitam que Pescoço esteja envolvido no sumiço da filha de Delzuite. Théo vê Morena entrar em uma boate e fica abalado. Rosângela grava uma conversa de Waleska sobre Morena e Jéssica. Morena pensa em contar tudo para Lucimar e afastá-la de Russo.

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela.

GRANDE COMO A TIA A tia vira-se para a Mariazinha e pergunta: - O que você vai fazer quando for grandona como a titia? - Um regime!

HEMATOMA Joãozinho chega à sala de aula com um enorme galo na cabeça. A professora pergunta: - O que aconteceu, Joãozinho? - Atiraram ervilhas em mim, professora! - Mas como as ervilhas, tão pequeninas, conseguiram fazer um estrago tão grande? - Elas ainda estavam enlatadas!

DOIS LITROS DE LEITE Dois litros de leite estavam conversando, um vira para o outro e diz: - Bom dia! E o outro continua calado. - Bom dia! - fala novamente. E o outro permanece calado. - Não vai falar comigo hoje? Ele responde: - Não. Hoje eu estou azedo!

OCUPADO PARA NOTÍCIAS A mulher telefona para o marido: - Querido, tenho uma notícia boa e uma má! - Lamento, mas estou no meio de uma reunião supertensa, me diz só a boa! - O airbag do seu carro está funcionando direitinho!

JOGANDO PEDRAS - Ele me jogou uma primeiro - explicou Carlinhos, quando sua mãe o repreendeu por ter jogado uma pedra noutro menino. - Por que você não veio dizer-me, em vez de jogar outra nele? - De quê adiantaria? - replicou Carlinhos. - A senhora não conseguiria acertá-lo mesmo!

SORVETE DE LIMÃO Ingredientes: 240 ml de leite condensado 200 ml de iogurte natural integral

120 ml de suco de limão 1 colher (sobremesa) de raspas de limão

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador por cinco minutos sem parar. Leve ao freezer em forminhas ou copinhos, coloque um palito para sorvete e espere congelar.

ÁRIES: Acontecimentos em direção a mudanças positivas em sua vida profissional e imagem devem ocorrer. Amor e doçura farão parte deste dia. TOURO: Seu coração amacia em direção ao amor. Fortes mudanças na direção de seus projetos futuros de médio e longo prazo. Amor em alta. GÊMEOS: Mudanças em suas emoções a partir de uma pequena crise de consciência. Melhora significativa nas finanças. CÂNCER: Seus relacionamentos são mobilizados de maneira aberta e positiva. Coração e braços abertos podem beneficiar oportunidades para que um novo amor apareça. LEÃO: Seu dia a dia de trabalho melhora bastante. Um projeto iniciado há algumas semanas pode mostrar os resultados esperados. Melhora significativa de seu humor. VIRGEM: Emoções e sentimentos mais pesados que estavam com você durante os últimos dias se amenizam. Momento para uma conversa significativa com seu amor. LIBRA: Sua vida doméstica e os relacionamentos em família em alta. Um mal entendido pode ser esclarecido, pois seu coração está mais aberto e você mais compreensivo. ESCORPIÃO: Aumenta a sua capacidade de comunicação. Suas palavras estarão mais amorosas e acalentadoras. Ótimo momento para sair com amigos ou viajar. SAGITÁRIO: Suas finanças ou questões relacionadas a elas são mobilizadas. Um contrato pode ser firmado no dia de hoje. Ótimo momento para novos investimentos. CAPRICÓRNIO: O momento é ótimo para estar com os seus ou olhar para a possibilidade de um novo relacionamento ou amor. Finanças em alta. AQUÁRIO: Aproveite este momento para fazer um bom planejamento em direção ao seu sucesso e à abertura para novas oportunidades em sua vida como um todo. PEIXES: Um trabalho em equipe que tem sido executado ganha em novas ideias e sinestesia. Ótimo para estar entre amigos mais íntimos.


18 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

LORENA KUNZLER lorena@opresente.com.br

Arquivo pessoal

O casal Cleci e Wilmar Güttges. Ele recebe “parabéns a você” hoje (11) pela estreia de idade nova. Felicidades

O Presente

SESC: 65 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS NO PARANÁ Para comemorar os 65 anos de fundação no Paraná, o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizou atividades ontem (10). O lançamento do novo site da entidade foi uma delas. O portal segue a inovação das novas marcas do Sesc e do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR lançadas em 2012, e traz o conceito de transformação de forma interativa e moderna. Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia e Informação do Sesc PR e pelo Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, o novo site apresenta as áreas de atuação da entidade: Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Turismo, Saúde e Ação Social - cada uma representada por uma cor, facilitando a identificação visual. O site (http://www.sescpr.com.br) ainda apresenta informações e fotos sobre a maioria dos projetos executados pelo Sesc PR. O Sesc faz parte da história e da vida dos paranaenses desde 10 de janeiro de 1948, quando tudo começou no encontro da Rua Cruz Machado e a Rua do Rosário, no primeiro andar do antigo Edifício Prosdócimo. Foi lá que a Delegacia Estadual do Sesc no Paraná foi instalada em três salas, como fruto da iniciativa privada para promover o bem-estar social.

PONTO DE ENCONTRO O Parque das Águas, em Pato Bragado, é um novo local de turismo, lazer e encontro para a população local. A obra, que pretende ficar na história do município, projeta as belezas do local no cenário regional. Com uma estrutura de cerca de 50 mil metros quadrados, pautada por um belo lago, pista de caminhada, paisagismo, estacionamento, entre outras novidades que estão em fase de finalização.

Edson Wamms, o vereador mais votado da legislatura 2013-2016 em Santa Helena, e Sabrina Perondi

Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia Dia

11: 11: 11: 11: 11: 11: 11: 11:

Gelson Uecker Gladis Fava Lenir Sartori Marcelo Becker Maria Mercedes Pletsch Marlene Puhl Rodrigo Walker Wilmar Güttges


SOCIAL

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

O PRESENTE |

Leila Fotografias/ Foto Rondon

FACULDADES DA INDÚSTRIA Estão abertas as inscrições para os cursos de graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura ofertados pelas Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Há cursos do Senai e da Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), ofertados na Capital, em Telêmaco Borba, Londrina, Cascavel, Toledo e São José dos Pinhais. As inscrições para o vestibular agendado vão até o dia 24 de janeiro. Mais informações sobre inscrições e edital no site www.faculdadesdaindustria.com.br. O Presente

Marilsa Martins e Elenito Leandro, que trocam o “sim” amanhã (12) em Palotina. Eles foram fotografados por Leila e Foto Rondon

ATENÇÃO DOADORES

Vereador de Quatro Pontes, Cesar Seidel, com a esposa Cristine no dia de sua posse

19

Está faltando sangue tipo A no Hemocentro de Cascavel. Por conta do período de férias, o estoque de sangue foi prejudicado e o hemocentro está precisando urgente de doadores. Para doar é necessário ter de 16 a 67 anos. Os menores de 18 precisam ir acompanhados dos pais. Também é preciso pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e levar a carteira de identidade. O local funciona das 08 às 18 horas. O telefone é (45) 3226-4549.


POLICIAL

20 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

SÃO PEDRO DO IGUAÇU

Vice-prefeito é suspeito de participação em homicídio Valdir Ribeiro está foragido. Crime aconteceu em Ampére, em dezembro de 2012 Reprodução

Valdir Ribeiro, vice-prefeito de São Pedro do Iguaçu (município da microrregião de Toledo), está sendo procurado pela Justiça. Informações extraoficiais dão conta de que a prisão temporária dele teria sido solicitada na semana passada e, desde então, ele não foi mais localizado. O vice-prefeito é suspeito de ter envolvimento na morte de Jhonatas Reginaldo Basílio Silva, 20 anos, ocorrida em 10 de dezembro do ano passado, em Ampére, na região Sudoeste do Paraná. Maiores detalhes sobre o assunto não estão sendo divulgados, pois, conforme o Ministério Público de Ampére, o caso está sob segredo de Justiça. Inicialmente, o caso foi tratado tendo motivação passional. Porém, outras linhas

Valdir Ribeiro, vice-prefeito de São Pedro do Iguaçu, está sendo procurado pela Justiça

de investigação também estão em andamento. O crime aconteceu por volta das 18 horas. A vítima estava em uma residência na Rua Souza Naves, no Bairro São Francisco, na companhia de

Odair José Panizon, 28 anos, e de outras duas pessoas. Em dado momento, um veículo Fox preto ocupado por duas pessoas teria chegado à residência. Uma delas teria saído do carro e começado a disparar, matando Jhonatas na hora e ferindo Odair, que sobreviveu. As outras duas pessoas que estavam na residência conseguiram fugir. O nome do vice-prefeito Valdir Ribeiro teria começado a surgir como suspeito de envolvimento no crime ao longo das investigações. Contudo, não foi possível apurar que tipo de participação ele é suspeito de ter no caso. Segundo informações repassadas pela Polícia Civil de Ampére, ainda não há a confirmação da identidade da pessoa que teria feito os disparos que atingiram as vítimas.

MOTOCICLISTA FICA FERIDA O Presente

A jovem Cleide Klaus, de 21 anos, ficou ferida após um acidente na manhã de ontem (10), na rotatória existente no cruzamento das avenidas Rio Grande do Sul e Írio Jacob Welp, em Marechal Cândido Rondon. Ela conduzia a motocicleta Honda Biz placa AQM-9808, de Marechal Cândido Rondon, que colidiu contra o veículo Amarok, placas ANP-3938, de Toledo. Cleide fraturou a clavícula. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para a Unidade de Saúde 24 Horas. O condutor da Amarok nada sofreu.

PRE flagra poucos motoristas dirigindo alcoolizados na região Cristiano Viteck/OP

Desde o final de 2012, a legislação de trânsito está mais rigorosa em razão de mudanças na chamada “Lei Seca”, a qual visa punir motoristas flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. Além do uso de etilômetro, conhecidos popularmente como bafômetro, as autoridades policiais passaram a dispor de outros meios para comprovar se uma pessoa está dirigindo alcoolizada ou não, como vídeos, relatos e depoimento de testemunhas. Da mesma forma, a nova Lei

Seca aumentou a punição administrativa para quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool. De R$ 957,70, a multa subiu para R$ 1.915,40, valor este que dobra, caso o motorista for novamente flagrado cometendo a irregularidade dentro de um período de 12 meses. Para aumentar o poder de fiscalização, o governo estadual está providenciando a compra de 118 novos bafômetros para a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Esta será a maior aquisição de bafômeArquivo/OP

Sargento Elias Maria dos Santos, comandante da PRE rondonense: “existem motoristas que utilizam desvios por estradas rurais para fugir da fiscalização”

tros da história da Polícia Rodoviária. O investimento do governo estadual será no valor máximo de R$ 934.952,94, sendo que o preço de cada aparelho é de R$ 7.923,33. A previsão é que eles comecem a ser repassados para os 57 postos da PRE em todo o Paraná a partir de abril. Segundo o sargento Elias Maria dos Santos, comandante do posto da PRE em Marechal Cândido Rondon, tão logo a unidade receba o equipamento, as operações com bafômetro serão intensificadas. Cada unidade da PRE, esclarece o oficial, tem autonomia para realizar esse tipo de operação, independente de autorização do comando estadual. Atualmente, o posto rondonense conta com um bafômetro.

RAROS Segundo Elias, na área de atuação da PRE de Marechal Rondon são raros os motoristas que se recusam a fazer o teste de alcoolemia. “Também está constatado que a grande maioria dos motoristas não faz uso de bebida antes de dirigir”, afirma o policial. Exemplo

Grande maioria dos motoristas fiscalizados pela PRE na região não faz ingestão de bebidas alcoólicas

disso é que nas operações de fim de ano, praticamente nenhum condutor de veículo foi flagrado dirigindo alcoolizado pela PRE rondonense. O comandante acredita que a mudança na Lei Seca possa ter conscientizado ainda mais os motoristas. Por outro lado, ele reconhece que na região existem muitos desvios dos postos da Polícia Rodoviária, tanto Estadual como Federal, que são utilizados por motoristas que ingerem bebida alcoólica e assumem o risco de dirigir. “São usadas, principalmente, estradas rurais para desviar os

postos das polícias rodoviárias”, relata o sargento. Neste caso, os condutores podem estar fugindo de um flagrante, contudo colocam em risco a própria vida e a de terceiros ao dirigirem sob efeito de álcool. A PRE de Marechal Rondon também é responsável pelo patrulhamento e fiscalização de 1.230 quilômetros de rodovias que cruzam por Nova Santa Rosa, Maripá, Bragantina, Toledo, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras e parte de Santa Helena.


POLICIAL

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

O PRESENTE |

21

PALOTINA

Aumento da criminalidade coloca comunidade em alerta Fotos: Vanildo Cardoso

Assaltos, furtos e arrombamentos estão se tornando cada vez mais frequentes

O

aumento do número de arrombamentos, assaltos e atos de vandalismo registrados em Palotina estão mobilizando a comunidade com o objetivo de garantir mais segurança. Preocupados com as ações cada vez mais frequentes de marginais, lideranças do município e autoridades pretendem trabalhar de forma conjunta para buscar, se não a solução definitiva, pelo menos uma redução na criminalidade. Um dos casos que mais intrigam a comunidade são os assaltos à mão armada praticados por quadrilhas especializadas no roubo de veículos, especialmente caminhonetes. Nos últimos 30 dias foram cinco crimes desse tipo cometidos em Palotina. O mais recente aconteceu por volta das 08 horas de ontem (10), quando um casal de Nova Aurora, que estava em viagem, foi assaltado e feito de refém. As vítimas foram abordadas próximas a uma lanchonete na Avenida Independência, onde pararam para tomar café da manhã. Quando desembarcavam da Amarok, placas ATW-6017, de Nova Aurora, os marginais agiram. Uma testemunha avisou a polícia de Palotina, que acionou as autoridades de toda a região. O veículo acabou sendo localizado pela Polícia Militar em Guaíra. Um dos suspeitos de participar do assalto e mais duas pessoas, que estavam na casa onde a Amarok foi encontrada, acabaram presos. As vítimas foram libertadas sem ferimentos.

CÂMERAS Roubos à mão armada de veículos são apenas um dos problemas enfrentados pela comunidade palotinense. Segundo o sargento Afonso, da Polícia Militar (PM), essas ações, provavelmente, são praticadas por “quadrilhas especializadas que contam com pessoas que residem na região de fronteira ou no Paraguai”. De acordo com o policial, a PM tem feito o trabalho que lhe compete, realizando abordagens de suspeitos, patrulhamento e atendendo aos chamados da comunidade. Contudo, segundo ele, o número reduzido de soldados e viaturas, a exemplo do que acontece em outras cidades, não permite que seja realizado um trabalho mais amplo. Uma das medidas tomadas para tentar coibir ou fazer a prevenção de crimes foi a instalação recente de câmeras de segurança em três pontos estratégicos da cidade. Conforme o sargento, o sistema está em fase experimental, mas já está se mostrando uma ferramenta que pode ser muito útil para combater os criminosos. Tanto é verdade que existe a previsão de que mais câmeras de segurança sejam instaladas na cidade. O monitoramente do sistema é feito durante 24 horas por dia, diretamente na sede da Polícia Militar.

FURTOS Sobre os furtos e arrombamentos, que passaram a acontecer com muita frequência em Palotina, o sargento Afonso enfatiza que eles são cometidos, em sua grande maioria, por menores. O objetivo de muitos deles, pro-

Trabalho da Polícia Militar poderia ser ampliado com mais viaturas e soldados

policiais do município e vai procurar vavelmente, é praticar delitos para as autoridades estaduais, principaltrocar os objetos de furto por drogas. mente da Secretaria de Segurança, A preocupação com arrombamenpara que Palotina receba mais investos é tão grande que, nesta semana, timentos no setor. Da mesma forma, empresários se reuniram com o preo mandatário pretende envolver ainfeito Jucenir Stentzler para debater o da mais a sociedade organizada no assunto. Albertinho Dondoni, presiplanejamento e na busca de alternadente da Associação Comercial e Emtivas para diminuir a criminalidade presarial (Acipa), destaca que a entina cidade. Ele confirmou que serão dade conta com um Conselho Conaprofundados os projetos voltados à sultivo de Segurança, formado por segurança, como é o caso da instalalideranças de diversos setores, que ção de câmeras de segurança. tem como objetivo discutir os proPor outro lado, o prefeito fala soblemas e ajudar a buscar soluções. bre uma das Uma das propropostas que postas sugeridas é Uma das medidas têm sido avena criação, pela PM, tadas, que é o toda Patrulha do Cotomadas para tentar que de recolher mércio. Trata-se coibir ou fazer a com o objetivo de colocar uma viprevenção de crimes foi de evitar que atura para dar menores permaatenção constante a instalação recente de neçam nas ruas ao patrulhamento câmeras de segurança no período da na área central da em três pontos noite. “Realmencidade e garantir estratégicos da cidade te isso foi cogitamais segurança às do, até porque no empresas que prepassado ele já foi cisam fazer o implantado no município. Para aquetransporte de valores maiores. Oula situação era uma decisão correta e tra iniciativa do Conselho foi ir até resolveu um problema que nós vivíaFoz do Iguaçu conhecer o modelo de mos. Mas, no momento não está sendo segurança daquela cidade, que poscogitado o toque de recolher. Nós tesui um amplo sistema de monitoramos várias alternativas e primeiro mento por câmeras e conta com um vamos aplicá-las. Se, com as alternatrabalho exemplar da Guarda Munitivas cabíveis, não conseguirmos encipal. Inclusive, os empresários sucontrar soluções, então aí, sim, podegerem ao prefeito a criação da Guarmos avaliar essa possibilidade”, afirda Municipal em Palotina. ma Stentzler. Além disso, relata o presidente da Porém, ele acredita que para efeAcipa, foram promovidas ações de tivamente ser melhorada a seguranconscientização aos empresários e ça é preciso investir mais nos servidemais cidadãos, inclusive com veiços de inteligência. “Isso é fundaculação de informativos nos veículos mental e vamos trabalhar em cima de comunicação, a respeito de cuidadisso”, garante. dos que as pessoas e empresas podem tomar para evitar serem alvos da ação de marginais.

INTELIGÊNCIA Presidente da Acipa, Albertinho Dondoni: “A situação chegou a um momento crítico”

Prefeito Jucenir Stentzler: “No momento não está sendo cogitado o toque de recolher”

Segundo o prefeito Jucenir Stentzler, o governo municipal vai continuar o diálogo com as forças


O

gramado cortado, a porta aberta, o guarda na guarita. Ao que tudo indica a Indústria de Biscoitos Faville, de Marechal Cândido Rondon, não encerrou oficialmente as atividades, ao contrário dos boatos que correm. Depois de ser comunicada e até mesmo indagada por muitos, ontem (10), sobre a possibilidade de fechamento definitivo da fábrica, a reportagem de O Presente viuse na obrigação de buscar a informação junto à empresa, visando atender a essa demanda dos leitores. A primeira tentativa - um contato telefônico - levava a uma pista fajuta: a ligação sequer era completada, si-

nal que poderia ser interpretado como “empresa fora de funcionamento”. Ligações para alguns celulares também foram realizadas, porém sem êxito de atendimento. Nada melhor do que ir a campo conferir os fatos. A principal percepção inicial era a da ausência do amplo movimento de caminhões no estacionamento da empresa, onde a meses atrás muitos deles aguardavam para fazer o carregamento de biscoitos e waffer para serem distribuídos por todo o país. Orgulho rondonense. Aquele vazio das vagas trouxe à memória a cobertura jornalística de eventos internos em que vendedores de todo o país comemo-

ravam os resultados financeiros em conjunto com a direção, a qual chegou a realizar o sorteio de um carro zero quilômetro entre os

colaboradores do setor. A mente ainda resgatou ocasiões repetidas em que representantes de entidades do município compareciam

com caminhonetes para serem carregadas com donativos arrecadados entre os colaboradores e a indústria. Puf! A nuvem se foi.

Cenário Pelo menos sete a oito veículos de passeio estavam no pátio. Algumas bicicletas e motos. Reforço na conclusão prévia: não fechou. O guarda na guarita recepciona e logo informa da falta de comunicação interna devido a um problema da central telefônica, depois reforçado pela representante que atende à imprensa. Os portões são abertos. A paralisação nas atividades de produção é evidente e inegável. Além de vários desligamentos de colaboradores registrados após a greve de julho do ano passado, há férias coletivas. Alguns funcionários, no entanto, revezamse nos setores administrativos. As vendas de produtos existentes nos estoques continuam, afirma a atendente, lembrando que

produtos da marca ainda são encontrados nos supermercados do município. Ela entra em contato com gestores da empresa a fim de saber se há novidades que possam ser tornadas públicas. Após espera, solicitam eles que sejam aguardados alguns dias para verificar se irão se concretizar acontecimentos que possam definir o futuro da indústria. Veredicto: informações estratégicas não são divulgáveis, pois podem atrapalhar eventuais negociações. A porta-voz solicita que não sejam evidenciadas informações incorretas tais quais percorrem as bocas soltas. Garante, ela, que definições poderão ocorrer na próxima semana, quando a imprensa será convocada para a oficialização dos #fatos.


SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

GERAL

O PRESENTE |

23

PORTAL RONDONENSE

Obras de recuperação da BR-163 chegam ao trevo Condutores devem reduzir a velocidade e redobrar as atenções

Fotos: Carina Ribeiro/OP

Nesta semana, as obras de recuperação e restauração da BR-163 alcançaram o trevo existente entre a rodovia e a Avenida Rio Grande do Sul, na altura do portal de Marechal Cândido Rondon. No local, os funcionários do Departamento Nacional de Infr aestrutura de Transportes (Dnit) realizavam, ontem (10), o serviço de tapa-buracos, que deverá melhorar as condições de tráfego na via. A exemplo de outros trechos, o local já se encontrava expressivamente deteriorado, tendo em vista que existe intensa movimentação de veículos, especialmente os de carga. Grande parte deles transita na direção do Mato Grosso do Sul em sentido a Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os trabalhadores do Dnit alertam para que os condutores

Operários realizam tapa-buracos no trevo urbano da BR-163, próximo ao portal rondonense

que precisarem passar pelo local nesta semana reduzam a velocidade e redobrem as atenções, já que existe circulação de operários e veículos pesados necessários para a execução da obra. O local dos trabalhos foi sinalizado com o uso de cones,

Em alguns momentos são formadas filas de veículos no trevo de Marechal Rondon/Toledo/Guaíra

os quais auxiliam na direção que os veículos devem transitar. Conforme a superintendência estadual do Departamento, o projeto da recuperação que está sendo realizada prevê durabilidade de pelo menos 15 anos para os reparos feitos.


ESPORTES

24 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

Programa Segundo Tempo reinicia atividades dia 21 Interessados em participar podem procurar a Secretaria de Assistência Social ou os núcleos de atendimentos com os professores. Inscrição é gratuita Divulgação

Com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte educacional com qualidade, São Miguel do Iguaçu, a partir de uma parceria com o Ministério do Esporte, implantou em 2012 no município o programa Segundo Tempo, que visa à inclusão social de crianças e adolescentes, em situação de risco social, em diversas atividades esportivas no contraturno escolar. Segundo a coordenadora do programa, Marisa Cerutti de Andrade, são atendidos cerca de 400 são-miguelenses, entre seis e 17 anos, em quatro núcleos onde o projeto é oferecido: Centro Esportivo Valter Marcon e nos ginásios de esportes dos bairros Sagrado Coração de Jesus, Santa Catarina e Floresta. Nestes locais são desenvolvidas diversas atividades esportivas, culturais e ambientais, além do reforço alimentar e do repasse de uniforme personalizado. Os alunos-atletas participam de aulas de vôlei, basquete, handebol, futsal, xadrez, ginástica rítmica, capoeira, artesanato, além do trabalho de preservação ao meio ambiente, reciclagem de lixo e reflorestamento. Durante o ano são realizadas diversas ações, levando em consideração as datas comemorativas no município,

dentre elas o batizado da capoeira, apresentações na Semana Nacional da Consciência Negra, plantio de árvores, palestras de conscientização da importância de manter o planeta verde, Campeonatos Internúcleos e o Festival de Talentos. “Oferecer este programa em São Miguel é de suma importância, pois nós temos muitas crianças ociosas, principalmente nas classes menos favorecidas, e o programa vem de encontro para preencher este tempo livre com atividades esportivas, além de despertar a conscientização para cuidar do lugar onde vivemos, para assim termos um planeta mais verde”, declara a coordenadora. “O município só tem a ganhar com este projeto e vamos procurar trabalhar juntos para desenvolver cada vez melhor o programa”, emenda a secretária de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra. Ao todo, 13 profissionais, entre a coordenação do programa, coordenadores de núcleo e monitores esportivos estão à frente do programa para atender o públicoalvo. O programa tem duração de 18 meses e as ações podem ter continuidade com a reimplantação do projeto. “Já estamos vendo para que o

Coordenadora do programa Segundo Tempo, Marisa Cerutti de Andrade, com coordenadores de núcleo e monitores esportivos: Alexandre, Luis Sérgio, Eduardo, Anderson, Jaqueline, Priscila, Giovani (em pé), Tatiana, Chirle, Francielle, Vera e Cristiana

Segundo Tempo continue a ser realizado em São Miguel do Iguaçu”, pontua. Os interessados em participar podem procurar o escritório do Segundo Tempo na Secretaria de Assistência Social ou os núcleos de atendimentos com os professores. A inscrição é gratuita.

INÍCIO DAS ATIVIDADES Para marcar o início das atividades deste ano, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Ministério do

Esporte, promove, entre os dias 21 e 25, o Recreio nas Férias. Trata-se de um projeto que pretende oferecer às crianças e adolescentes opções de esporte e lazer que preencham o tempo livre de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva, através de atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais, sociais e turísticas. “Após a realização deste evento, os professores começam efetivamente o atendimento normal nos quatros núcleos onde o projeto é rea-

lizado”, informa Marisa. O lançamento oficial acontece segunda-feira (21), a partir das 14 horas, com atividades de impacto, no Centro Esportivo Valter Marcon. O evento será oferecido das 14 às 18 horas, no Centro Esportivo Valter Marcon e no Ginásio de Esportes Joelson Marcelino. Nos cinco dias de atividades os participantes participarão de passeios, oficinas de artesanatos e capoeira, além de sessões de cinema no Centro Cultural Avelino Vieira.

TCW ganha reforço de quatro jogadores do Uruguai O Toledo Colônia Work (TCW) anunciou oficialmente ontem (10) os últimos reforços que vão integrar a equipe toledana para a disputa do Campeonato Paranaense de

Futebol 2013. Os jogadores vieram do futebol uruguaio através de uma parceria entre um representante do Uruguai e o clube de Toledo. O presidente Irno Picini informa que

todos foram contratados para disputar o campeonato estadual e dependem apenas da parte burocrática para estarem liberados para atuar. O atacante Marcelo FerDivulgação

Integram a equipe toledana o atacante Marcelo Fernández, meia Bruno Suarez, volante Rodrigo Mieles, e o zagueiro Luiz Casaña

nández, de 24 anos, vem do Renterias; o meia Bruno Suarez, de 20 anos, do Defensor; o volante Rodrigo Mieles, de 23 anos, do Central Espanhol; e o zagueiro Luiz Casaña, de 24 anos, do Plaza Colônia. Esta será a primeira experiência do quarteto uruguaio no futebol brasileiro, mas eles esperam uma rápida adaptação ao estilo de jogo, “mais rápido e mais técnico”, na visão dos jogadores. O pensamento do grupo é ir melhorando sempre e aproveitar a oportunidade dada pelo Porco para aparecer no cenário nacional.

PRÉ-TEMPORADA Na reta final de preparação para o Campeonato Pa-

rananense, o TCW recebeu na quarta-feira (09) a equipe Naviraeinse para um jogotreino no Estádio Municipal 14 de Novembro, em Toledo. Os donos da casa aproveitaram as chances criadas e marcaram de pênalti dois gols, e seguraram este placar até o apito final. No primeiro amistoso entre as equipes, no Mato Grosso Sul, Naviraeinse marcou 2 a 1 sobre os toledanos. No domingo (13), o TCW realiza o último jogo-treino, diante do Coritiba, em Foz do Iguaçu, onde o Coxa realiza sua pré-temporada. A estreia no Campeonato Paranaense será no dia 20, contra o Londrina, às 17 horas, no Estádio do Café.


ESPORTES

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

O PRESENTE |

25

JOÃO AMADEU SALLA (RUSSO)

“Queremos abranger os quatro cantos da nossa cidade” Secretário de Entre Rios do Oeste afirma que começa a ser escrita uma nova história no esporte do município. População pode vislumbrar um novo horizonte para os esportistas , garante O Presente

A Secretaria de Esportes de Entre Rios do Oeste inicia o ano com novos projetos para a área esportiva do município, entre eles a reativação da Escolinha de Canoagem. Nos últimos anos, o resgate da prática dos esportes náuticos no município era uma das reivindicações da comunidade e dos atletas entrerrienses. De acordo com o secretário da pasta, João Amadeu Salla (Russo), começa a ser escrita uma nova história no esporte e a população pode vislumbrar um novo horizonte para os esportistas de Entre Rios. “Queremos abranger os quatro cantos da nossa cidade e para isso vamos batalhar para que possamos organizar um campeonato para todas as modalidades que tenham praticantes no município, desta forma todos os atletas poderão ser atendidos”, destaca Russo. Dentre as competições que estão previstas para acontecer no município durante o ano estão os campeonatos de verão (futebol de campo e futebol sete), campeonatos de

inverno (futsal, handebol e vôlei), além de torneios de bocha, bolão, gincanas e passeio ciclístico. Conforme o secretário, ainda está sendo estudada a realização de campeonatos de tênis de quadra, tênis de mesa, canastra e demais modalidades de mesa. A pasta também realizará, em parceria com as linhas Golondrina e Boa Esperança, os campeonatos de futebol suíço, já tradicional no município.

PROJETOS SOCIAIS A expectativa é implantar também os projetos “Segundo Tempo”, que vai abranger as modalidades de basquete, tênis de quadra e atletismo para crianças e adolescentes entre seis e 17 anos; e “Navegar”, que tem caráter socioeducativo e é dirigido ao público infantojuvenil da rede pública e privada de ensino. Através deste programa serão oferecidas aulas de remo, vela e canoagem. Além disso, o projeto visa estimular o cuidado com a saúde do próprio corpo, aprimorar a habilidade motora e de raciocínio, promover o

espírito de equipe, capacidade de liderança e tomada de decisões e valores de preservação ambiental. Ambos os programas aguardam posicionamento do Governo do Estado para que sejam implantados em Entre Rios. As escolinhas de futsal, handebol e futebol de campo continuarão com o cronograma de atividades; também será criada uma Escolinha de Iniciação Desportiva para crianças de três a cinco anos, na qual serão desenvolvidos vários esportes. “Nosso objetivo é oferecer, além da prática, o conhecimento amplo de cada esporte através de um treinamento global, para que depois possamos direcioná-las para as modalidades propriamente ditas”, ressalta Russo, lembrando que são através das categorias de base que são descobertos os futuros talentos, com os quais serão criadas as equipes de rendimento que representarão o município nas competições oficiais do Estado, no Troféu Difusora e nos Jogos Colegiais, este último organizado em parce-

Secretaria de Esportes inicia atividades em Nova Santa Rosa O prefeito de Nova Santa Rosa, Rodrigo Fernandes, conversou com a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Vera Lúcia Lorenzatto, e com a diretora do Departamento de Esporte, Elisângela Kramer, que apresentaram um levanta-

mento preliminar da situação do Esporte no município, desde a estrutura organizacional, os profissionais e a atuação de cada um, bem como a infraestrutura, com destaque para o ginásio, que estaria precisando de atenção especial. “O Esporte de Nova Santa

Rosa e todos os nossos atletas podem ter certeza que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para oferecer uma estrutura de qualidade, com profissionais qualificados e material adequado à prática esportiva”, salienta o prefeito. Marcos Elieser

Prefeito de Nova Santa Rosa, Rodrigo Fernandes, com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Vera Lorenzatto (dir.), e a diretora de departamento, Elisângela Kramer

Secretário de Esportes de Entre Rios do Oeste, João Amadeu Salla (Russo): “Vamos procurar melhorar e dar sequência às competições que já existiam, além de criar novos eventos”

ria com a Colégio Estadual Professor Ildo José Fritzen. As escolinhas também terão núcleos no interior de Entre Rios. Segundo o secretário, esta é uma reivindicação da população. “Vamos fazer um levantamento para ver o que é necessário para suprir esta carência no município”, informa. Outra novidade será a criação de um calendário esportivo oficial dos campeonatos realizados durante o ano, para que as competições sejam promovidas na mesma época. “Vamos procurar melhorar e dar sequência às competições que já existiam, além de criar novos eventos”, menciona Russo. Segundo ele, a equipe de profissionais que vai compor a

secretaria está quase formada. “Já temos professores de futsal, canoagem e handebol. Falta definir ainda os treinadores de vôlei e futebol”, declara.

ATIVIDADES ESPORTIVAS Neste mês já começam as competições esportivas. Na segunda-feira (14), inicia o Campeonato Municipal de Futsal. E as atividades esportivas, recreativas e culturais do projeto Verão Paraná 2013 iniciam no próximo dia 25, quando será realizado o Torneio de Futebol de Areia. Entre os dias 1º e 03 de fevereiro acontece o Torneio de Handebol e Vôlei de Areia; e nos dias 08 a 10 de fevereiro, o Campeonato de Canoagem Maratona.


ESPORTES

26 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

PRÉ-LIBERTADORES

Prestes a viajar, Grêmio ainda espera por Souza Além do volante, reforços também podem encontrar delegação em Quito, se houver tempo Divulgação

No domingo (13) o grupo do Grêmio viaja para Quito, onde disputa a primeira partida válida pela Copa Libertadores, no próximo dia 23, contra a LDU. Há a probabilidade de Souza ainda não estar integrado ao elenco, já que o clube negocia a sua compra com o Porto. Por isso, a direção gaúcha criou um planejamento e uma logística alternativa para o jogador e possíveis reforços que cheguem nos próximos dias. “Expectativa era que o Souza se apresentasse o quanto antes, mas dependemos de outras partes. Trabalhamos para ser viável. Vai levar um tempo ainda”, disse o diretor executivo Rui Costa. A intenção é contar com o volante diante da LDU. O plano arquitetado é de que se o jogador puder viajar logo no início do período de preparação em Quito, onde o tricolor irá se adequar à altitude de 2,8 mil metros, o atleta, seja ele Souza ou algum reforço contratado, vai para a Capital equatoriana. Quanto mais

Souza, que atualmente está no Porto, é a principal negociação em andamento no Grêmio

próximo do jogo, as chances de isso acontecer mínguam. “A viagem depende do tempo que eles chegam. Se 24 horas antes do jogo, não vamos colocar o jogador para ir. Se eventualmente conseguirmos finalizar um negócio um pouco antes da viagem, um ou outro dia depois, aí ele se integra”, exemplificou Costa. Souza é a principal negociação em andamento. O Grêmio ainda comenta sobre o chileno Vargas, mas a tendên-

Internacional espera fechar com Caio ainda nesta semana O destino do atacante Caio, do Botafogo, deve ser mesmo o Internacional. O jogador será vendido a um grupo de investidores e faltam apenas alguns detalhes para ele ser repassado até o fim desta semana ao colorado. O “talismã”, como ficou conhecido, já havia comunicado à diretoria do glorioso que não tinha intenção de jogar no clube em 2013. Então, ficou livre para definir o futuro. Após receber proposta da Coreia do Sul, Caio preferiu esperar um contato para continuar no Brasil, onde se destacou no ano passado, quan-

Botafogo anuncia oficialmente contratação do zagueiro Bolívar

do jogou o Campeonato Brasileiro pelo Figueirense. O diretor executivo do Internacional, Newton Drummond, confirmou a negociação, mas preferiu adotar uma linha cautelosa quanto ao acerto: “O Caio interessa, mas temos que ver as coisas de maneira correta, é assim que trabalhamos no Internacional. Mas, precisamos fechar o grupo para o resto do ano logo”, comenta. Se fechar com o clube gaúcho, Caio encontrará Vitor Júnior, com quem não jogou no Botafogo, mas que também teve passagem pelo alvinegro carioca em 2012.

cia é que o jogador acerte com o São Paulo, por vontade de seus familiares. A transferência para o mercado brasileiro é a tendência mais forte.

O zagueiro Bolívar foi anunciado oficialmente ontem (10) como novo reforço do Botafogo. O clube divulgou a informação por meio de uma nota em seu site oficial. A apresentação do defensor, que assinou contrato por uma temporada, acontecerá hoje (11), ao meio-dia. Bolívar, de 32 anos, já estava no alvinegro desde segunda-feira (07). Vindo do Internacional, clube que defendeu por quase dez anos,

o experiente zagueiro coleciona importantes títulos na carreira, como a Libertadores da América - conquistada duas vezes - e uma Copa Sul-Americana. No Botafogo, Bolívar irá reencontrar um velho conhecido dos tempos de Colorado. O meia Andrezinho, também no plantel alvinegro, defendeu o Internacional entre 2008 e 2011, tendo sido companheiro do zagueiro nesse período em Porto Alegre.

Bisping acusa Belfort de falsidade e dispara: “Ele é um trapaceiro” A oito dias do UFC São Paulo, quinto evento da organização de MMA no Brasil, no próximo dia 19, o clima esquentou para os protagonistas do card principal. O inglês Michael Bisping se irritou com uma declaração de Vitor Belfort, que o teria chamado de “hooligan”, e não aceitou pedidos de desculpas do brasileiro via mensagens de texto. “O que me fez perder o respeito pelo Vitor foi que, após ele me xingar pelas costas, ele me mandou uma mensagem de texto falando que não quis dizer aquilo e ainda colocou ‘LOL’ (gíria de internet que significa risada) e carinhas felizes no texto. Pelo menos assuma o que disse a respeito de mim, você é um homem crescido. Não somos amigos, não somos namorados de escola, então enfie suas mensagens de texto no c...”, disparou Bisping, para depois

Djalma Vassão/Gazeta Press

Michael Bisping disse que foi provocado e quer “dar show” contra Vitor Belfort

tomar a ofensiva. O lutador foi além: “Eu estava sendo respeitoso, e ele me chamando de hooligan, enquanto todas as suas grandes vitórias no UFC vieram após golpear pessoas ilegalmente na nuca. Ele é um trapaceiro”, acrescentou. Bisping e Belfort vão se enfrentar pela divisão dos pe-

sos médios e o vencedor deve ganhar um title shot contra o campeão da categoria, o brasileiro Anderson Silva. Sem nunca ter lutado antes pelo cinturão, Bisping mostrou confiança de que poderá superar Vitor e depois tomar o título de Anderson, que reina na divisão até 84 kg desde 2006 e nunca perdeu uma luta no UFC.

Publicações estrangeiras colocam Lugano mais próximo do Cruzeiro O zagueiro Lugano voltou à pauta do Cruzeiro, segundo publicações estrangeiras. Na Europa, os sites “Euro Sport” e “Calcio Mercato” dão conta de que o defensor uruguaio pode desembarcar em Belo Horizon-

te nos próximos dias. A diretoria celeste, por ora, não confirma a informação. Contudo, não descarta a contratação em caso de uma “boa oportunidade”. O brasileiro Leonardo, dirigente do Paris Saint-Germain

(FRA), clube que detém os direitos do atleta, estaria conduzindo as negociações com a cúpula estrelada, segundo as matérias dos dois veículos de comunicação europeus. Apesar das notícias vindas

do França de que o jogador tem vontade de retornar ao futebol sul-americano, o estafe do jogador garante que ele pretende permanecer na Europa neste momento. O Málaga (ESP) demonstrou interesse em sua con-

tratação, mas ainda não houve acordo. No PSG, Lugano não é aproveitado pelo técnico Carlo Ancelotti. Desta forma, a expectativa é que ele seja negociado pelo clube parisiense nos próximos dias.


ESPORTES

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

O PRESENTE |

27

EM EVENTO FECHADO

Alexandre Pato será apresentado hoje no Timão Atacante foi aprovado ontem (10) nos exames médicos feitos no CT do clube Reprodução

O Corinthians confirmou que o atacante Alexandre Pato será apresentado oficialmente hoje (11), às 12h30, no CT Joaquim Grava, como novo jogador do time. Segundo o site oficial do clube, o jogador foi aprovado nos exames médicos que realizou ontem (10) em São Paulo. Após chegar em São Paulo, ainda na manhã de quinta-feira, Pato se apresentou ao clube e fez os exames médicos e testes físicos. Em seguida, ele foi a um laboratório de análises clínicas. De acordo com o Corinthians, o jogador foi submetido a uma biópsia muscular e exame de sangue. A apresentação de Pato será em evento fechado, exclusivo à imprensa. Não será permitida a entrada de torcedores no CT. A hipótese de tornar a apresentação um evento aberto foi descartada

Atacante Lucas Dantas é o primeiro reforço do Atlético-PR

Ontem (10) o atleta fez exames clínicos e testes físicos: expectativa inicial é que ele entre em campo no próximo dia 30

pela diretoria. O zagueiro Gil também fez ontem exames médicos, mas não será apresentado hoje. Inicialmente, a expectativa da comissão técnica do Timão é contar com Pato na quarta rodada do Campeo-

nato Paulista, dia 30, no Pacaembu, contra o Mogi Mirim. Ele assinou contrato por quatro temporadas. O Corinthians vai pagar ao Milan cerca de R$ 40,5 milhões pelo jogador. O valor será parcelado em quatro anos.

Técnico confirma Lucas como titular em estreia oficial pelo PSG Reuters

Em entrevista realizada ontem (10), o técnico Carlo Ancelotti confirmou que Lucas será titular do Paris SaintGermain no duelo de hoje (11), diante do Ajaccio pelo Campeonato Francês. A estreia do brasileiro já estava confirmada, mas havia dúvida sobre a titularidade. Ao ser perguntado sobre um eventual problema de comunicação entre Lucas e os demais companheiros, Ancelotti negou que haja essa possibilidade, ressaltando que o brasileiro já fala um “pouquinho” de francês. Ancelotti também destacou que, mesmo com os momentos ruins na temporada, a equipe sempre se manteve unida. “Realmente, tivemos momentos difíceis até aqui, mas o importante é que o ambiente entre os jogadores sempre esteve lá em cima, muito bom”, destaca. Lucas já esteve em campo pelo PSG durante a intertemporada realizada em Doha, no Catar. O brasileiro atuou durante 45 minutos em um amistoso contra o Lekhiwya e não balançou as redes na goleada por 5 a 1. Mesmo com a atuação discreta, o atleta ganhou elogios do treinador. Após ter estreado com a camisa do PSG em amistoso, agora Lucas entra para valer no gramado

O Atlético anunciou ontem (10) o primeiro reforço para as competições deste ano. O atacante Lucas Dantas, 23 anos, a princípio chega para a equipe sub-23, que começará a disputa do Campeonato Paranaense. O nome do jogador apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com contrato curto, somente até 30 de abril de 2013. A tendência é

de que ocorra uma renovação caso o atleta agrade a comissão técnica. Nas duas últimas temporadas o jogador defendeu o Botafogo de Ribeiro Preto (SP), de onde saiu em outubro. Na última Copa Paulista ele fez dois gols. Além da equipe do interior paulista, Lucas Dantas já jogou no Legião FC (DF), no Brasiliense (DF), no Dom Pedro (DF) e no Itabaiana (SE).

Raikkonen descarta tecnologia e diz: “Não aprendo nada no simulador” Tecnologia sofisticada que auxilia os pilotos em um período no qual os testes são escassos na Fórmula 1, o simulador não agrada ao finlandês Kimi Raikkonen. Em entrevista à publicação suíça Speed Week, o piloto da Lotus explica que “simplesmente” acha que não pode aprender “nada” no simulador. A Lotus recentemente desenvolveu um novo simulador em sua fábrica. Ao que parece, no entanto, apenas o francês

Romain Grosjean usará a novidade. Raikkonen, por sua vez, argumenta que aprende sobre um novo circuito “rapidamente” quando está na pista, “sem um simulador”, e por isso indica abrir mão da tecnologia. O finlandês, 33 anos, permaneceu duas temporadas afastado da Fórmula 1, enquanto participava do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Ele foi campeão da elite do automobilismo em 2007, pela Ferrari.

Surpreso com boatos, Rhodolfo diz que fica no São Paulo As costumeiras especulações europeias que envolvem o nome de jogadores brasileiros pegaram o zagueiro Rhodolfo de surpresa. Apontado por diversos jornais italianos como provável reforço da Juventus, o defensor são-paulino disse que não chegou a ouvir nenhuma oferta oficial nas férias. Ao reiterar sua vontade de permanecer na equipe, o atleta garantiu que tentará se firmar como titular para colocar mais um quadro de campeão da Libertadores nas paredes do clube. “Nas férias a gente lê alguma coisa e todo mundo tava me ven-

dendo e me colocando no banco sem a pré-temporada ter começado”, sorriu o atleta. “A minha meta aqui é chegar ao título da Libertadores. Eu não quero sair daqui para ser campeão. O São Paulo tem tradição e eu quero colocar mais um quadro de campeão aqui”, emendou. Rhodolfo foi escolhido por Ney Franco para ser o companheiro do pentacampeão Lúcio neste início de temporada. O treinador procurou não fazer qualquer tipo de improvisação no setor e optou pela dupla que mais lhe passou confiança para enfrentar o Bolívar na pré-Libertadores.

Com contrato de produtividade, Santos confia em acerto com Assunção O Santos demonstra confiança em um rápido acerto com o volante Marcos Assunção, de 36 anos. O jogador estuda a proposta do Peixe, que oferece contrato de produtividade e salário de cerca

de R$ 200 mil, menos do que ele recebia no Palmeiras. Sem vínculo, Assunção precisaria acertar apenas salários e luvas com o clube de Vila Belmiro, que defendeu no fim da década de 1990. Odílio Ro-

drigues, presidente do Santos em exercício (Luis Alvaro Ribeiro está em licença médica), conduz as negociações, mas evita dar detalhes das tratativas. “Estamos conversando, vamos ver o que evolui nos pró-

ximos dias”, afirmou. Questionado se o Santos tem pressa para definir a transferência, Odílio confirmou que a intenção é “fechar” o elenco para 2013 o quanto antes. Por parte do jogador, o cli-

ma é de ansiedade. Livre para negociar depois de não ter o contrato renovado com o Palmeiras, ele se empolgou ao saber que interessa ao técnico Muricy Ramalho e à equipe alvinegra.


ESPORTES

28 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

PARANAENSE

Reforços farão do Coritiba um time menos previsível Com Alex, Botinelli e Julio César, Marquinhos Santos crê que equipe será menos pragmática do que foi em 2012 Walter Alves/Gazeta do Povo

O técnico Marquinhos Santos assumiu o Coritiba na metade final do Brasileirão de 2012 e, apesar do pouco tempo de trabalho, conseguiu livrar o time do risco do rebaixamento e alterar, até certa medida, a forma de jogar. Como resultado, obteve 54,2% de aproveitamento, bastante acima ao do antecessor Marcelo Oliveira, que conseguiu 33,3% dos pontos disputados. Mesmo com a melhora da equipe, o treinador já avisou no começo dessa temporada que pretende mudar o estilo de jogo dos comandados. Isso porque, desde a chegada de Marcelo Oliveira em 2011, o Alviverde parece sempre jogar da mesma forma. Fato que Marquinhos Santos quer mudar de vez em 2013. “O Coritiba já estava se transformando numa equipe muito pragmática, com um sistema já determinado. E isso, até certo ponto, nos prejudicou no Brasileiro. Por isso, conversei com a diretoria no término do campeonato para abrir o nosso leque de opções e assim trabalhar com variações

Marcos Sorato confirma saída da Seleção de futsal

Alex, a principal peça com a qual o técnico Marquinhos Santos conta para o Coritiba ser menos previsível em 2013

táticas”, comentou. O leque de opções aumentou principalmente no meio campo e no ataque. Além de Alex, confirmado no ano passado, chegaram o atacante Julio César e o meia Bottinelli - este ainda não confirmado oficialmente pelo clube. Jogadores que o treinador aprovou. “Com as contratações que vieram, pontuais, temos agora mais opções para desenvolver o nosso trabalho tático”, seguiu. A respeito de Bottinelli, Marquinhos o classificou como um “jogador interes-

sante” e que poderá ser bastante útil. “Ele atua tanto como meia de transição, que com posse de boa chega à frente, mas sem a bola ocupa o espaço muito bem defensivamente”, descreveu. O certo é que não tem espaço para todos os jogadores dos setores de meio de campo e de ataque. Na transição, tem Alex, Lincoln e Bottinelli. Correndo por fora, aparecem Robinho e Thiago Primão. No ataque, o principal duelo é entre Rafinha e Julio César, sendo que Deivid é o centroavante titular.

Após renovar, Barcos avisa torcida: “2013 é nosso, estamos juntos” Depois de prorrogar seu contrato com o Palmeiras até 31 de dezembro de 2016, Hernán Barcos se manifestou em vídeo publicado nas suas redes sociais virtuais. Em mensagem endereçada aos torcedores, o atacante repetiu o bordão que vem adotando desde o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, em 18 de novembro. “Torcedores, feliz ano novo para vocês. Que tenham um 2013 com muita saúde. Estamos em uma etapa nova, treinando da melhor forma para os torneios. Esperamos que dê tudo certo. Como falei, 2013 é nosso. Continuaremos conversando. Estamos juntos”, disse o argentino no vídeo. Em seu Twitter oficial, o camisa 9 escreveu “Assinei

contrato pessoal! Estamos juntos”. No Facebook, o jogador garantiu alegria pelo sucesso nas negociações de sua renovação. “Pessoal, estou feliz por ficar aqui e eu já assinei contrato! Estamos juntos, 2013 é nosso”, frisou. Apesar de Hernán Barcos ter prorrogado seu vínculo, que antes ia até o começo de 2015, e ter recebido um aumento salarial, seu irmão e empresário, David Barcos, não garante sua permanência no segundo semestre - o agente é contrário à ideia de ver o centroavante disputando a Série B do Brasileiro porque diminui suas chances de estar na seleção argentina e, consequentemente, na Copa do Mundo de 2014. Barcos chegou ao Verdão

em janeiro após o pagamento de cerca de R$ 7 milhões à LDU, do Equador. Por seu desempenho, o atacante, que tentava se naturalizar equatoriano para ser convocado, estreou pela seleção argentina e terminou o ano com 28 gols, um a mais em relação ao que prometeu quando foi apresentado. Em meio à briga contra o descenso, colocou em dúvida sua permanência no clube, mas o presidente Arnaldo Tirone cedeu a todos os seus pedidos para renovar mesmo após a Fiorentina, da Itália, demonstrar interesse em seu futebol. Desde o fim de novembro, como o time já rebaixado, Barcos sempre discursou que seu desejo era ficar “por amor”.

Mesmo sem ter sua saída do comando da Seleção Brasileira de futsal oficializada, o técnico Marcos Sorato confirmou que não vai seguir no cargo, depois de quatro anos exercendo a função. Campeão da Copa do Mundo de futsal da Fifa, disputada na Tailândia no último mês de novembro, Sorato deu entrevista na qual anunciou seu desligamento, motivado pelas demissões do supervisor de Seleções da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Reinaldo Simões, e do massoterapeuta Maurício Leandro. “Foi um privilégio poder defender o meu país em um esporte que a gente ama que é o futsal. São oito anos, quase 300 jogos, em várias seleções, tanto como auxiliar técnico e treinador. Apenas cinco derrotas. Fico feliz por ter contribuído para o esporte, que tem que estar por cima das pessoas, é o mais importante”, disse Sorato. O treinador, que também comandou a Seleção Brasileira feminina na conquista do Mundial de futsal, disputado

em Oliveira de Azeméis (Portugal), frisou que a decisão de sair do cargo de técnico do Brasil foi tomada juntamente com seu colega Reinaldo Simões, profissional de administração esportiva no futsal desde 1983. “Está entrando uma nova diretoria, que optou por não continuar com o Reinaldo e com o Maurício. A gente entende isso, mas eles têm que entender que somos uma equipe de trabalho e decidimos não prosseguir. Com o Reinaldo, estou junto há oito anos e decidimos sair juntos”, ressaltou Sorato. A comissão técnica com Simões, Leandro e Sorato ganhou três títulos mundiais no feminino e dois no masculino. Na última Copa do Mundo de futsal da Fifa, o Brasil sagrou-se heptacampeão, depois de bater a Espanha na final de virada por 3 a 2. A saída de Marcos Sorato ainda não foi oficializada pela CBFS, mas a entidade que comanda o futsal brasileiro deve rescindir o contrato do treinador no dia 24 de janeiro.


29

O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

Arquivo pessoal Carina Ribeiro/OP

Cerli e Lino Weber durante a solenidade de diplomação dela como vereadora de Mercedes

FINANCIAMENTOS Maria Mercedes Pletsch, que aniversaria hoje (11). Ela recebe os parabéns dos familiares e amigos

FUMAÇA TRANSFORMADA

O Paraná lidera a adesão ao Plano de Agricultura de Baixo Carbono (AB). No Plano Safra 2012/13, foram liberados financiamentos no valor de R$ 174,9 milhões, correspondestes a 572 contratos estabelecidos com produtores paranaenses. Outros 220 contratos, que somam R$ 65,4 milhões, estão em avaliação nos bancos.

Arquivo pessoal

Cientistas transformam poluição em combustível. Nova tecnologia promete resolver dois problemas: gerar energia e limpar o ar ao mesmo tempo. Estudiosos da empresa inglesa Air Fuel Syntesis descobriram um processo químico em que o ar atmosférico é combinado com soda cáustica (hidróxido de sódio), numa reação que gera CO2 puro. Depois, aplica-se corrente elétrica para quebrar o CO2, que é decomposto em carbono e oxigênio. O carbono é misturado com hidrogênio e isso, após mais algumas reações, forma os chamados hidrocarbonetos - entre eles, gasolina.

A produção de madeira proveniente da silvicultura cresce no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor passou de 33% para 77% do mercado em uma década. Setores como o de celulose, papel e papelão, siderurgia e móveis estão procurando plantar as árvores que viabilizarão a sua própria produção, reduzindo significativamente os impactos ambientais e contribuindo para uma economia sustentável.

BONS RESULTADOS

REVOLUÇÃO ENERGÉTICA O Brasil é um dos países mais atraentes para investir em renováveis. Um ranking da consultoria Ernst & Young lista os melhores países para investimentos em energia eólica, solar, geotérmica e de biomassa. O Brasil ocupa o 10º lugar, enquanto China, Alemanha e Estados Unidos são os melhores colocados.

FLORESTAS PLANTADAS

Parabéns Rafael Cirilo Anderle pela formatura em Filosofia e por ser calouro de Direito na Unioeste em 2013. Homenagem dos familiares e amigos, que estão felizes por suas conquistas

A riqueza gerada pela soja ao país deve crescer 52% em 2013. Pelas projeções da Companhia Nacional e Abastecimento (Conab), a safra em 2012/13 deve alcançar 82,6 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 24,5% sobre a safra anterior. A expectativa para o próximo ano é que esse resultado chegue a R$ 104,3 bilhões de toneladas do grão.


GERAL

30 | O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

OESTE DO PARANÁ

Apreensão de mercadorias na fronteira tem queda de 26% Em 2012, foram tirados de circulação o equivalente a US$ 105,4 milhões - cerca de R$ 214 milhões em produtos e veículos usados no transporte ilegal do contrabando Receita Federal

Em 2012, as apreensões de mercadorias contrabandeadas do Paraguai na região de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, tiveram uma redução de 26% em comparação ao ano anterior. De acordo com o balanço divulgado ontem (10) pela delegacia da Receita Federal (RF) na fronteira, de janeiro a dezembro foram tirados de circulação o equivalente a US$ 105,4 milhões - cerca de R$ 214 milhões - em produtos e veículos usados no transporte ilegal do contrabando. Os valores são resultado do trabalho de repressão e fiscalização realizado pelos vários órgãos municipais, estaduais e federais que atuam na região de fronteira desde Foz do Iguaçu até Guaíra. Entre os itens recolhidos à delegacia da RF, destaque para os 3.466 veículos - desde automóveis de passeio, até caminhões, motocicletas e barcos - avaliados em US$ 39 milhões, para os eletrônicos (US$ 20,4 milhões) e para os cigarros (quase US$ 14 milhões). Segundo o auditor fiscal

Ivair Hoffmann, o principal motivo para a queda nas apreensões está na valorização do dólar do ano passado. “Enquanto em 2011, o dólar variava na casa de R$ 1,70, em 2012 passou de R$ 2, lembrando que em Ciudad del Este se pratica o dólar paralelo, mais alto que o oficial. Isso afasta alguns compradores e, quem vem, muitas vezes acaba comprando menos”, comentou ao lembrar que as operações e o trabalho de repressão foram contínuos durante o ano. O encarecimento dos produtos provocado pelo dólar mais alto é comprovado pela diminuição da apreensão de itens mais caros como eletrônicos (-44%), perfumes (-41%) e equipamentos de informática (-34%). Além das mercadorias contrabandeadas, os fiscais interceptaram ainda 2,7 toneladas de maconha, 53 quilos de cocaína, 186 quilos de crack, 3.308 fracos de lança-perfume, 3.577 comprimidos de ecstasy, 31 armas e 3.707 munições de diversos calibres.

Leilões da Conab fecham negócios de mais de R$ 700 milhões em 2012 A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) movimentou em 2012 mais de R$ 700 milhões na comercialização, por meio de leilão eletrônico, de produtos como arroz, café, feijão, milho, sisal e trigo. Foram ofertados 1 milhão e 526 mil toneladas e vendidos um total de 1 milhão e 275 mil toneladas de produtos. O balanço é da Superintendência de Operações Comercias da Companhia, responsável pela execução dos leilões. Na modalidade Aquisições do Governo Federal (AGF), para a formação de estoques reguladores da Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM), foram adquiridos 303 milhões de toneladas de produtos, com um gasto aproximado de R$ 176,3 milhões. As aquisições são realizadas quando o preço de mercado está abaixo do preço mínimo estabelecido para a safra vigente, desde que haja repasse pelo Tesouro Nacional dos recursos necessários. Já as vendas têm como objetivo regular os preços e abastecer segmentos consumidores em períodos de escassez de produtos, por meio de escoamento de uma

área de maior oferta. Nas operações com subvenção, a Companhia fechou o ano com o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) negociando 1,6 milhão de toneladas de produtos, dentre os quais laranja, sisal, trigo e uva, para uma oferta de cerca de 2,6 milhões de toneladas. Já a modalidade Venda de Produtos Agropecuários dos Estoques Públicos com subvenção (VEP) encerrou o ano com cerca de 230 mil toneladas de milho negociadas, para uma oferta de mais de 640 mil toneladas. Já o Prêmio Equalizador pago ao Produtor Rural (Pepro) negociou 112 mil toneladas de produtos que incluíram também laranja e trigo, de uma oferta de cerca de 270 mil toneladas. E a Recompra de Contrato de Opção de Vendas para o produto arroz em casca fechou 2012 com cerca 188 mil toneladas arrematadas de um total de 300 mil ofertadas. A modalidade é de um seguro de preços que dá ao produtor rural, ou a sua cooperativa, o direito de vender seu produto para o governo numa data futura e por um valor fixado.

Vista do depósito da Receita Federal para mercadorias apreendidas

Metade da comida do mundo vai parar no lixo, diz relatório Um relatório de uma organização britânica indica que até metade de toda a comida produzida a cada ano no mundo, cerca de dois bilhões de toneladas, vão parar no lixo. O documento, intitulado “Global Food; Waste not, Want not” (“Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira”, em tradução livre), diz que o desperdício está ocorrendo devido a uma série de motivos, entre eles as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos. Outro problema é a preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos. O estudo diz que até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na GrãBretanha sequer são colhidos por causa de sua aparência. O desperdício de alimentos também implica em desperdício de recursos usados para a produção deles, como água, áreas para agricultura e energia, alertou o relatório publicado pela Institution of Mechanical Engineers, uma organização que representa engenheiros mecânicos e reúne cem mil membros no Reino Unido.

OFERTAS NOS SUPERMERCADOS A ONU prevê que até 2075 a população mundial chegue a 9,5 bilhões de pessoas, um acréscimo de três bilhões em relação à população atual, o que reforça a necessidade de se adotar uma estratégia para combater o desperdício de alimentos e, assim, tentar evitar o aumento da fome no mundo. De acordo com o relatório, o equivalente a entre 30% e 50% dos alimentos produzidos no mundo por ano, ou seja, entre 1,2 bilhão e dois bilhões de toneladas, nunca são ingeridos. Além disso, nos Estados Unidos e na Europa, metade da comida que é comprada acaba sendo jogada fora. Tim Fox, diretor de Energia e Meio Ambien-

te da Institution of Mechanical Engineers, disse que o desperdício é “assombroso”. “Isto é comida que poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial além de aqueles que atualmente passam fome”, diz, acrescentando: “As razões desta situação variam das técnicas insatisfatórias de engenharia e agricultura à infraestrutura inadequada de transporte e armazenamento, passando pela exigência feita pelos supermercados de que os produtos sejam visualmente perfeitos e pelas promoções de ‘compre um, leve outro grátis’, que incentivam os consumidores a levar para casa mais do que precisam”.

ÁGUA O relatório alertou que atualmente 550 bilhões de metros cúbicos de água estão sendo desperdiçados na produção de alimentos que vão para o lixo. E o problema pode se agravar. Segundo a Institution of Mechanical Engineers, o consumo de água no mundo chegará a até 13 trilhões de metros cúbicos por ano em 2050 devido ao crescimento da demanda para produção de alimentos. Isso representa até 3,5 vezes o total de água consumido atualmente pela humanidade e gera o temor de mais escassez do recurso no futuro. O alto consumo de carne tem grande influência nesse aumento de demanda, visto que a produção de carne exige mais água do que a produção de alimentos vegetais. “À medida que água, terra e energia passam a ser mais disputados devido à demanda da humanidade, os engenheiros têm um papel crucial a desempenhar no sentido de prevenir a perda e o desperdício de alimentos, desenvolvendo formas mais eficientes de produção, transporte e armazenamento”, declarou Fox.


GERAL/EDITAIS

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

Edição 3504 - O PRESENTE |

31

APOIO DO ESTADO

Municípios têm orientação para elaboração de projetos Uma das formas de ajuda do governo será iniciada neste semestre com a implantação de um programa que utiliza professores e estudantes universitários na capacitação técnica das administrações municipais Arquivo/OP

A elaboração e apresentação Secretaria Especial de Relações de projetos, de acordo com as com a Comunidade (Serc) fornormas definidas pelos govermalizou neste ano convênios nos federal e estadual, podem com as universidades estadugarantir aos municípios obras e ais de Londrina, Cascavel, Ponrecurso, inclusive a fundo perdita Grossa e Maringá. do. Para isso, o Governo do ParaO secretário especial de Rená oferta às prefeituras asseslações com a Comunidade, René soria técnica e manuais orienPereira da Costa, lembra tamtando o passo a passo na elabobém que muitos recursos não ração de projetos para áreas chegam às comunidades carencomo saúde, pavimentação viátes por falta de bons projetos. ria e construção de escolas. “As universidades detêm o coO apoio do Estado no fortalenhecimento. É um novo modelo cimento da gestão pública nos de gestão que busca na compemunicípios paranaenses, em estência de professores e servidopecial os menores, foi um dos res a possibilidade de elaboraprincipais assuntos discutidos ção dos projetos para as prefeipela equipe de governo no enturas”, afirmou. contro com 344 prefeitas e prefeiOBRAS PÚBLICAS tos eleitos (gestão 2013-2016), em Para os próximos dois anos, a novembro em Foz do Iguaçu. “SaSecretaria do Debemos das dificulsenvolvimento Urdades que as prePara os próximos bano, por meio do feituras enfrentam dois anos, a Paranacidade, vai para elaborar os Secretaria do contar com R$ 1,1 projetos. Fazemos bilhão para financium governo muniDesenvolvimento ar obras de infracipalista que dará Urbano, por meio estrutura nos mutodo apoio aos mudo Paranacidade, nicípios paranaennicípios paranaenvai contar com ses. Para acessar ses”, disse o goverR$ 1,1 bilhão para essas linhas de crénador Beto Richa. financiar obras de dito, é necessário Uma das formas infraestrutura nos que a administraque o governo ajumunicípios ção municipal apredará os municípios paranaenses sente projeto seserá iniciada neste guindo critérios lesemestre com a imgais, arquitetônicos, ambientais, plantação de um programa que financeiros e de engenharia esutiliza professores e estudantes tabelecidos por regulamento. universitários na capacitação técNeste mês, o Paranacidade nica das administrações municilançou um manual explicando as pais. O objetivo é auxiliar no deetapas legais e os projetos elegísenvolvimento de projetos que veis para os municípios. A cartipossam trazer recursos financeilha será distribuída para todas as ros para as cidades. Os alunos prefeituras do Estado. Por interserão de áreas como Engenhamédio dos escritórios regionais ria, Arquitetura e Saúde. do Paranacidade, os municípios Pelo contrato, os acadêmipodem obter orientações sobre cos irão receber bolsas de estucomo elaborar corretamente os dos para percorrer os municípiprojetos e também quais as deos paranaenses menos desenmais documentações e procedivolvidos e que necessitem de mentos necessários para conseajuda nas políticas públicas. A

guir a aprovação de um pedido de financiamento. “Percebemos que muitas prefeituras não possuem equipe técnica qualificada para elaborar esses projetos, a maioria terceiriza e nem sempre esses profissionais estão atento a todas as normas exigidas. Por isso, muitos municípios têm dificuldade de aprovar os financiamentos”, explicou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. Ele comentou que a secretaria estuda implantar também uma parceria com as universidades estaduais para capacitar os profissionais das áreas de engenharia e arquitetura e eles possam auxiliar os municípios e assim reduzir os erros nos projetos apresentados pelos municípios. Os documentos e as normas do projeto variam da modalidade de investimento que a administração municipal optar. Entre os projetos financiáveis estão escolas, postos de saúde, rede de esgoto, unidades habitacionais, centros de lazer, redes de captação e tratamento de água, terminal de ônibus, pavimentação, recape asfáltico, gestão de resíduos sólidos, preservação de área ambiental, entre outros. Outra modalidade de projeto financiável é o aperfeiçoamento e profissionalização da gestão municipal. Através da apresentação de projeto, justificando o investimento, a prefeitura poderá obter recursos para melhorar a estrutura operacional, a gestão tributária e de planejamento, além de capacitar servidores. Nos últimos dois anos, a Sedu/Paranacidade liberou R$ 500 milhões em recursos financeiros aos municípios, a meta para os dois próximos anos é duplicar esse valor. “Estamos fazendo um apelo a todos os prefeitos que irão assumir no início do ano para que se apressem. Nós estamos

Secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri: “Percebemos que muitas prefeituras não possuem equipe técnica qualificada para elaborar esses projetos, a maioria terceiriza e nem sempre esses profissionais estão atento a todas as normas exigidas”

trabalhando para duplicar os valores disponíveis aos municípios, mas precisamos que sejam ágeis na eleição de suas prioridades, na confecção dos projetos e iniciem logo os procedimentos para pleitear financiamentos”, orientou o secretário. Ele afirma que a qualidade, o projeto e a necessidade do município podem garantir o repasse de recursos s fundo perdido.

SAÚDE Na área de saúde pública, em 2013, o governo estadual vai ofertar aos municípios recursos para construção e ampliação de 150 Unidades Básicas de Saúde. Os valores repassados irão variar de R$ 200 mil a R$ 500 mil. “Os prefeitos precisam saber que o governo tem recursos disponíveis para dar suporte ao sistema de saúde municipal. É preciso interesse dos administradores”, disse Isaías Cantoia, diretor de apoio à Descentralização da Sesa. Para pleitear as obras, os prefeitos precisam apresentar à Secretaria da Saúde (Sesa) projeto de engenharia que atenda alguns

requisitos mínimos, como metragem adequada, acessibilidade, consultórios adequados, sala exclusiva para vacinas, entre outras exigências. Em 2011 e 2012, foram garantidas obras de 140 unidades de saúde. Mesmo assim, muitas prefeituras deixaram de receber os investimentos por não apresentarem projetos nas normas e prazos definidos. Para isso, a secretaria põe à disposição uma equipe nas regionais para orientar os administradores municipais. “Muitas prefeituras apresentam projetos sem legalizar o terreno, em desacordo com a legislação sanitária e com estrutura inferior ao recomendado para o conforto do usuário. Esses são os erros mais comuns dos projetos apresentados na Saúde”, explica Cantoia. No mês de março de 2013, a Saúde organizará em Curitiba um evento para orientar os secretários municipais de saúde das exigências do Estado e da União para o repasse de recursos, além de debater questões de legislação e sistemas operacionais do setor.

SUMULA DE PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

SUMULA DE EMISSÃO DE LICENÇA PRÉVIA

A Pessoa física abaixo torna público que requereu junto ao IAP, Licença Instalação para o empreendimento a seguir especificado: Empresa: Valoir Sloboda Toigo. Atividade: suinocultura terminação Endereço: lr 296 gl 11 matricula 2.738. Municipio: Santa Helena – PR

A Pessoa física abaixo torna público que recebeu do IAP, Licença Prévia para o empreendimento a seguir especificado: Empresa: Valoir Sloboda Toigo. Atividade: suinocultura terminação Endereço: lr 296 gl 11 matricula 2.738. Municipio: Santa Helena – PR Validade: 11/12/2014

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA PREVIA

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA PREVIA

Maucir Miliorini torna publico que requereu do IAP, Licença Previa para empreendimento de Suinocultura modalidade UPL na linha Sanga Guilherme no município de Mercedes - PR.

Rudi E. Gibbert tornam publico que requereram do IAP , Licença Previa para empreendimento de Suinocultura a ser instalado na linha São Jose do Guaçu no município de Mal. Cdo Rondon - PR.


32 | O PRESENTE - Edição 3504

EDITAIS

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013


SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

APARTAMENTO, vendo em Curitiba, ao lado Shoping Estação, c/ 1 suíte, 2 quartos c/ armários, cozinha c/ móveis, lavand., dependências p/ empregada, c/ 1 garagem, R$ 1.500,00. Tr. (45) 3254-1336. APARTAMENTO, vendo, c/ 1 suíte, 3 quartos, mobiliado, garagem p/ 3 carros, no Ed. Di Cavalcante, na R. Men de Sá esq. c/ Ceará, R$ 220.000,00, aceito troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390. AVIÁRIOS, vendo, 2, seminovos, 130m de comprimento cada, c/ 50 mil frangos, 3.5 alq. de terra, em Margarida, valor a combinar. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390. CASA, vendo, 114 m², de alvenaria, c/ 3 quartos, sala, 2 cozinhas, garagem p/ 2 carros, edícula 10 m², terreno de 360 m², R$ 130.000,00, pode ser financiada. Tr. (45) 32544814 ou 9931-9908 com Localiza Negócios Imobiliários, Creci J-4743. CASA, vendo, 117 m², 1 suíte, 2 quartos, sala, cozinha, lavand., bwc, churrasq., garagem, no Lot. Roda D' Água, R$ 210.000,00, pode ser financiada. Tr. (45) 9979-1080 com Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis acesse www.certoimoveis.com. CASA, vendo, 150 m², 3 quartos, sala, cozinha, bwc, área na frente e nos fundos, + 1 casa nos fundos, c/ 2 quartos, sala, cozinha, bwc, 2 lavand., garagem p/ 2 carros, + uma peça anexa, terreno todo murado, valor a combinar. Tr. (45) 32841048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imóveis. Creci 17.145. CASA, vendo, no conj. hab. Cipreste, R$ 69.000,00. Tr a t a r ( 4 5 ) 9 9 11 - 8 8 7 6 com Armelindo.

Temperatura: 26º/17º

Classificados na internet: www.opresente.com.br

CASA, vendo, 48.30 m², c/ 2 quartos, sala, cozinha, bwc, terreno 231 m², no Conj. Habitacional São Lucas, R$ 65.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imóveis. Creci 17.145. CASA, vendo, 52 m², nova, c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha, bwc, no Lot. Porto Seguro, R$ 82.000,00, pode ser financiada pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Tr. (45) 9979-1080 com Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis acesse www.certoimoveis.com. CASA , vendo, 57 m², nova, c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha, bwc, lavanderia, Lot. São Francisco, R$ 86.000,00, pode ser financiada pelo programa Minha Casa Minha Vida. Tr. (45) 9979-1080 com Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis acesse www.certoimoveis.com. CASA, vendo, 70 m², alvenaria, c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha, bwc, lavand., churrasq., terreno c/ espaço p/ construir + 2 aptos, na Rua Pernambuco, nº 2260, próx. à Unioeste, em MCR, valor a combinar, pode ser financiada. Tr. (45) 32841048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imóveis. Creci 17.145. CASA, vendo, alvenaria, ao lado do mercado novo da Copagril, R$ 260.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 32541718 com Imobiliária Bier. Creci 2390. CASA, vendo, de alvenaria, no centro, valor a combinar, aceito casa de menor valor. Tr. (45) 9978-6422. CASA, vendo, de alvenaria, seminova, c/ laje, 1 suíte + 2 quartos, terreno 15x50, na R. Amir Dalla Vechia, nº 663, 3 quadras do Peixe Frito, R$ 250.000,00, pode ser financiada. Tr. (45) 99725013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, no conj. hab. Cipreste, R$ 69.000,00. Tr a ta r (45) 9911-8876 com Armelindo. CASA, vendo, terreno de 384 m², contruções de 155,39 m², c/ piscina e área de festas, no Lot. Natacha, R$ 280.000,00. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. CASA, vendo, usada, 99 m², c/ laje, 3 quartos, sala, cozinha, bwc, área de serviço, garagem, churrasq., portão eletrônico, toda murada, terreno de 12x32,75 m², no Lot. Barcelona, R$ 170.000,00, aceito terreno como parte do pgto, pode ser financiada. Tr. (45) 9962-0082 ou 32841048 com Antonio Corretor de Imóveis. Creci 17.145. CASAS, vendo, 2 geminadas, 2 quartos, sala, cozinha, bwc, varanda, c/ laje, projeto Minha Casa Minha Vida, valor a combinar. Tr. (45) 9910-6543. CASAS, vendo, novas, a partir de R$ 84.000,00, podem ser financiadas. Tr. (45) 3284-1048 ou 99620082 com Antonio Corretor de Imóveis. Creci 17.145. CHÁCARA, vendo, 28.000 m², Vila Nova Toledo, no asfalto, 100 m. do perímetro urbano, c/ casa e diversas benfeitorias, R$ 170.000,00. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. CHÁCARA, vendo, 108.000 m², ou vendo parte de 60.000 m², c/ benfeitorias, em Quatro Pontes, valor a combinar. Tr. (45) 3254-1345 ou 84059418 (Tim), Creci 6630-F. CHÁCARA, vendo, 92.000 m², sem benfeitorias, água corrente, 6 km de Rondon, R$ 150.000,00. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, 30.000 m², c/ casa mista, bosque, água corrente, e açudes p/ piscicultura, na Linha Ajuricaba, a 6 km da cidade, R$ 150.000,00. Tratar (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. CHÁCARA, vendo, 33.900 m², sem benfeitorias, próx. da cidade, saída p/ Curvado, Linha Gaúcha, 1.800 m. do asfalto, R$ 135.000,00. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. CHÁCARA, vendo, 42.000 m², terra plana, c/ rio p/ lazer, bem localizada, 150 m. do asfalto, 3,5 km de M.C.R., R$ 170.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908, www.localizanegocios.com.br com Localiza Negócios Imobiliários, Creci J-4743.

PRECISANDO DE CAPITAL DE GIRO? TRANSFORME SEU IMÓVEL EM DINHEIRO, SEM SE DESFAZERDELE! LIGUE: CREDCERTO (45) 3254-5050 / (45) 9999-4847

RUA 7 DE SETEMBRO, 615

CHÁCARA, vendo, plana, c/ casa, chiqueiro p/ 150 suínos, leiteria p/ 15 vacas, açude, rio, á 10 km de M.C.R., R$ 150.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Localiza Negócios Imobiliários, Creci J-4743. CHÁCARA, vendo, próx. ao centro de MCR, açude, poço art., R$ 700.000,00, aceito casa como parte do pgto. Tr. (45) 9924-6339, Creci 21.288. FAZENDA, vendo, 187 alq., área p/ plantio de lavoura, região produtiva do PR, a 6 km da cidade, sendo 3 km de asfalto, 850 sacas de soja por alq., 3 anos p/ pagar sendo: entrada + 2 vezes. Tr. (45) 9912-7007 com Armando.

CASAS, vendo, 2 de alvenaria, no mesmo terreno, próx. ao novo mercado da Copagril, Bairro União, R$ 110.000,00. Tr. (45) 99725013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390.

Temperatura: 25º/17º

Temperatura: 26º/18º

Temperatura: 26º/17º

Temperatura: 26º/18º

Temperatura: 26º/18º

O PRESENTE | GRANJA, vendo, 30.000 m², c/ 2 aviários p/ 24.000 frangos cada, 2 casas de alvenaria, e demais benfeitorias, R$ 530.000,00, 50% entrada + 2 anos e assume a dívida, estuda-se troca como parte do pgto. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. MINI MERCADO, vendo, c/ toda instalação, balcões, refrigeradores, congeladores e padaria, c/ faturamento mensal acima de R$ 50.000,00, R$ 160.000,00, aceito casa, carro ou chácara. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (Tim), Creci 6630-F. PRÉDIO, vendo, 900 m², com sala comercial, 2 pisos, terreno de 114 m de comprimento, e 32 m de largura, na Av. Rio Grande do Sul, R$ 1.900.000,00, aceita-se troca em Curitiba ou Praia (está locado por R$ 4.500,00). Tr. (45) 99725013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390. SÍTIO, vendo, 5 alq., planta 4,5 alq., sem benfeitorias, á 10 km de M.C.R., R$ 200.000,00. Tr. (45) 32544814 ou 9931-9908 com Localiza Negócios Imobiliários, Creci J-4743. SÍTIO,vendo ou troco, 80.000 m², no asfalto, próx. a Iguiporã, valor a combinar, aceito casa ou terrenos. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908, www.localizanegocios.com.br com Localiza Negócios Imobiliários, Creci J-4743. SOBRADO, vendo, novo, c/ 2 quartos, 1 suíte, gesso, área de festa, ar, cozinha planejada, próx. ao clube Aliança, valor a combinar. Tratar (45) 3254-2074 ou 9134-0593.

33

SUINOCULTURA, vendo, 25.453 m², chiqueiros p/ 700 suínos engorda, c/ casa de madeira e demais benfeitorias, R$ 2 5 0 . 0 0 0 , 0 0 . Tr. ( 4 5 ) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. SUINOCULTURA, vendo, 30.000 m², chiqueiro p/ 300 matrizes, 2 casas de alvenaria e demais benfeitorias, R$ 320.000,00. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. SUINOCULTURA, vendo, Crechário, chiqueiro p/ 2000 leitões, terraplanagem pronta, e um todo automatizado, integração pela BRF (Sadia), área total da propriedade de 3 alq., c/ casa e poço artesiano valor a combinar. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. TERRA, vende-se, 12 alq., em esquina Boa Vista, Três Passos, sem benfeitoria, R$ 450.000,00. Tr. (45) 99725013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390. TERRA, vendo, 10 alq., próximo a Bela Vista, Iguiporã, com benfeitorias, R$ 490.000,00, entrada e prazo a combinar. Tr. (45) 9924-6339 Creci 21.288. TERRA, vendo, 1.5 alq., c/ 2 casas de alvenaria, estrebaria p/ 20 vacas, 1.500 m do trevo de Nova Santa Rosa, R$ 260.000,00, aceito troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390. TERRA, vendo, 10 alq. mecanizados, com benfeitorias, em Quatro Pontes, R$ 130.000,00 o alq., 50 % entrada, restante na safra em 30/03/2013. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (Tim), Creci 6630-F.


CLASSIFICADOS

34 | O PRESENTE TERRA, vendo, 11 alq, c/ benfeitorias, água corrente, em Novo Sarandi, valor a combinar. Tr. (45) 32541345 ou 8405-9418 (Tim), Creci 6630-F. T E R R A , v e n d o , 11 , 5 alq., toda em plantio, topografia plana, 2.000 sacas de soja o alq. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. TERRA, vendo, 260 hectares, com barracão e moradia, toda plana e em pasto, 190 km de Unaí, MG, 300 km de Brasília, R$ 1.500.000,00, aceito 70% em imóvel na região. Tr. ( 4 5 ) 9 9 7 2 - 5 0 1 3 o u 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390. TERRA, vendo, 3 alq. de 1ª em lavoura, próx. a Maripá, prazo e pagamento a combinar. Tr. (45) 9924-6339 ou 8810-5512, Creci 21.288. TERRA, vendo, 3 alq., metade em plantio, restante em lâmina de água p/ contruções de açudes, casa de alvenaria, localizada entre Novo Sarandi e Dois Irmãos, asfalto passa na frente da propriedade, valor a combinar. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. TERRA, vendo, 3,5 alq., granja p/ 650 suínos, leiteria, 2 silos p/ grão úmidos, 2 silos p/ silagem, barracão 14x12 de madeira seminova, em Novo Três Passos, R$ 450.000,00, aceito casa como parte do pgto. Tr. (45) 32544814 ou 9931-9908 com Localiza Negócios Imobiliários, Creci J-4743. TERRA, vendo, 3.8 alq., planta 2.8, restante potreiro e reserva, sem benfeitorias, água corrente, 6 km de MCR, R$ 180.000,00, aceito carro ou imóvel como parte de pgto. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. TERRA, vendo, 4 alq., c/ 3.5 de plantio, sem benfeitorias, 1.200 m do asfalto, próx. ao frigorífico Copagril, linha Ajuricaba, R$ 350.000,00. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br.

TERRA, vendo, 4.5 alq., primeira chácara atrás da Sperafico, próx. ao Portal de MCR, sem benfeitorias, R$ 300.000,00. Tr. (45) 99725013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 12.60x40.20, no Lot. Nova América, R$ 47.000,00, aceito carro. Tr. (45) 32841048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRA, vendo, 5 alq., 3 mecanizados, 6.000 pés de eucalipo plantados, benfeitorias, açude, em Mercedes, R$ 220.000,00, aceita casa em M.C.R. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (Tim), Creci 6630-F.

TERRENO, vendo, 12x25 (300 m²), todo murado, c/ água e luz no lot. Paraíso, R$ 55.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Localiza Negócios Imobiliários, Creci J-4743.

TERRA, vendo, 5 alq., planta 3 alq., restante p/ pasto, c/ 1 casa de alvenaria 160 m², 1 casa de alvenaria 64 m², barracão pré-moldado, c/ canzil p/ 94 vacas, sala de ordenha, próx. a M.C.R., R$ 550.000,00. Tr. (45) 32544814 ou 9931-9908 com Localiza Negócios Imobiliários, Creci J-4743. TERRA, vendo, 60 alq., planta 50% da área, restante p/ pasto, c/ 3 moradias, 2 poços artesianos, no Arroio Fundo, 4 km do centro, R$ 2.200.000,00, aceito troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390. TERRA, vendo, 7 alq., interior de Vila Nova, c/ casa mista e demais benfeitorias, água encanada, oferece condições p/ intalações de granja, valor a combinar. Tr. (45) 9985-1793. TERRENO COMERCIAL, vendo, 25x63 m. (1575 m²), na Av. Rio Grande do Sul, Parque Ecológico, R$ 830.000,00. Tr. (45) 9134-9782. TERRENO COMERCIAL, vendo, próximo à Reveral, com benfeitorias, valor e prazo a combinar. Tr. (45) 9924-6339 ou 8810-5512 Creci 21.288. TERRENO, vendo, 10x50 (500 m²), c/ 2 casas de madeira, ótima localização, R. José Bonifácio, próx. à Copagril, 1 quadra da Av. Maripá, R$ 125.000,00. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. TERRENO, vendo, 12.5x35 (437,50), ótima localização, 1 quadra da Unioeste, R$ 125.000,00. Tr. (45) 99219844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 12x33,60, no Lot. Wollstein, valor a combinar. Tr. (45) 9973-3566 com Mairus. TERRENO, vendo, 12x40, no Lot. Prieznitz, próx. a veterinária do Ari, valor a combinar. Tr. (45) 99149921 com Edi. TERRENO, vendo, 12x42 (504 m²), no Lot. Imperial, doc. ok, R$ 65.000,00. Tr. (45) 9944-7004. TERRENO, vendo, 13x26, de frente p/ sol da manhã, murado três lados, c/ padrão de luz, doc. ok, no Lot. Augusto I, R$ 50.000,00, aceito carro ou camionete. Tr. (45) 9944-7004. TERRENO, vendo, 390 m² (13x30), no Lot. Floresta, próx. ao Bairro Frankfurt, valor a combinar. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imóveis. Creci 17.145. TERRENO, vendo, 400 m² (20x20), no Cond. Res. Espelho das Águas, próx. ao Sesc, R$ 72.000,00, sem troca. Tr. (45) 8805-8484. TERRENO, vendo, 416 m², c/ escritura, no asfalto, lot. Barcelona, casa de madeira nos fundos, R$ 47.000,00, aceito carro de menor valor. Tr. (45) 99964169 ou 9970-7226.

SALA COMERCIAL, ofereço p/ alugar, na área central de MCR, valor a combinar. Tr. (45) 99970123 com Gilson.

APARTAMENTO NOVO, ofereço p/ alugar, c/ 2 quartos + dependências, gás encanado, interfone, garagem, portão eletrônico, próx. a praça Willy Barth, R$ 650,00 + R$ 60,00 cond. Tr. (45) 3254-0328 ou 99780142 com Alexandra. APARTAMENTO PEQUENO, ofereço p/ alugar, c/ 2 quartos, demais dep., garagem, portão elet., interfone, internet (5 megas) e parabólica coletivas, churrasq. e lavand. individual, janelas c/ venez., Av. Irio Welp, 2474, MCR, R$ 550,00, incluso água, internet e condomínio. Tr. (45) 9923-8068. APARTAMENO, ofereço p/ alugar, c/ 2 quartos, sala, cozinha, lavand., garagem, no bairro Higienópolis. R$ 310,00 mensais. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Localiza Negócios Imobiliários, Creci J-4743. APARTAMENTO, ofereço p/ alugar, c/ 2 quartos, sala, cozinha, lavand., churrasq., garagem, internet e parabólica coletivas, na Rua Deonato Schwab, n° 1157, Jd. Universitário, valor a combinar. Tr. (45) 9978-5714. CASA E APARTAMENTO, ofereço p/ alugar, valor a combinar. Tr. (45) 84041596 com Eloi. CASA, ofereço p/ alugar, em frente ao posto Copagril, R$ 500,00. Tr. (45) 9965-4520 ou 3254-3146 com Vanice. QUARTO, ofereço p/ alugar, p/ moças, opção com café, almoço e janta, no centro da cidade, valor a combinar. Tr. (45) 8826-8275.

TERRENO, vendo, próx. ao clube dos Arais, em Pato Bragado, valor a combinar. Tr. (45) 9986-2292.

QUARTOS MOBILIADOS, ofereço p/ alugar, próx. à Unioeste, em MCR, valor a combinar. Tr. (45) 91068688 ou 9913-1604.

TERRENO, vendo, próx. ao Eron Domingues, R$ 18.000.00 entrada + parcelas de R$ 240,00. Tr. (45) 9947-3402.

QUITINETE, ofereço p/ alugar, c/ 3 peças, nos fundos, bairro Frankfurt II, R$ 300,00. Tr. (45) 3284-2544 ou 9952-8720.

TERRENOS, vendo, 5 juntos, 437,5 m² cada, total 2.187,5 m², ótima localização, próx. ao centro, R$ 553.000,00 à vista. Tr. (45) 9921-9844 Creci J-4743, www.localizanegocios.com.br. TERRENOS, vendo, vários, no Lot. São Francisco, valor a combinar, parcelas de 40 a 50 meses c/ entrada de R$ 5.000,00. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo van den Boon. Creci-F 11955-J.

SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013

QUITINETE, ofereço p/ alugar, preferencialmente p/ homem, c/ internet, próx. à Rodoviária, valor a combinar. Tr. (45) 9937-1770 com Lorena. QUITINETES, ofereço p/ alugar, c/ quarto, cozinha, lavand., no centro, sem garagem, valor a combinar. Tr. (45) 3254-1336. SALA COMERCIAL, ofereço p/ alugar, em frente ao posto Copagril, valor a combinar. Tr. (45) 9965-4520 ou 3254-3146 com Vanice.

SALA COMERCIAL, ofereço p/ alugar, na Rua Minas Gerais, centro, valor a combinar. Tr. (45) 3254-1336.

ASTRA SEDAN, vendo, ano 2003, completo, rodas 15, pneus e doc. ok, revisado, R$ 19.500,00. Tr. (45) 9974-9004 ou 8421-8505 com Enevaldo. CAMINHÃO 13130, vendo, Truk, Wolks, ano 1986, freio a ar, freio estacionário, balão, reduzido, Hid., roda raiada, turbo, R$ 31.000,00. Tr. (45) 9983-8779. CAMINHÃO SCANIA 112 HS, vendo ou troco, ano 88, valor a combinar, aceito casa na troca. Tr. (45) 32542860 ou 8826-4182. CARRETA SCANIA, vendo, ano 86, 112 h, trucado, carroceria Randon ano 94, em ótimo estado, valor a combinar. Tr. (45) 99142567 com Jeferson. CELTA, vendo, ano 2002, alarme, roda de liga leve, R$ 13.800,00. Tr. (45) 98136450 com Fernando. CORSA GL, vendo, ano 95, vermelho, valor a combinar. Tr. (45) 9936-5937.

NEGÓCIOS ENTRE PARTICULARES FINANCIAMENTOS DE VEÍCULOS A PARTIR DO ANO DE 1970

CREDCERTO (45) 3254-5050 / 9999-4847

RUA 7 DE SETEMBRO, 615

CORSA SEDAN, vendo, ano 2000, prata, básico, mp3, pneus novos, R$ 10.600,00, aceito moto até R$ 4.000,00. Tr. (45) 9915-4791. CORSA WIND 1.0, vendo, ano 1999, verde, rodas aro 14, em ótimo estado, R$ 11.900,00, aceito moto. Tr. (45) 9909-8313. CORSA, vendo, ano 97/ 97, MPFI, impecável, valor a combinar. Tratar (45) 9940-7271. CORSA, vendo, ano 99, 4 portas, R$ 11.000,00. Tr. (45) 9947-3402. F-1000, vendo, ano 1987, turbinada, caixa grande, valor a combinar. Tr. (45) 3254-1579 com Avadí. F-1000, vendo, ano 95, prata, motor MWM novo, metálico, lata feita, 4 pneus novos, valor a combinar. Tr. (45) 3254-7076 ou 99931855 (Tim) com Ruben.

F-2000, vendo, ano 81, motor turb. MWM feito neste mês, baú 2008, Faquini, 4 pneus novos, revisada, valor a combinar. Tr. (45) 3254-7076 ou 9993-1855 (Tim) com Ruben.

F-250 XLT-L, vendo, ano 2005/05, prata, pneus novos, motor MWM, 6 cc., valor a combinar. Tratar (45) 9136-7700. F-250, vendo, ano 2003/ 04, preta, cabine dupla, Tropicampo, diesel, revisada, dvd, com três telas, R$ 80.000,00. Tr. (45) 9931-3399. F-75 WILLIS, vendo, ano 1979, motor 6 cilindros, carroceria, mecânica excelente, R$ 3.500,00. Tr. (45) 9972-6467 com Valerio. FIESTA 1.0, vendo, ano 2003/04, azul metalico, modelo novo, completo, em ótimo estado, R$ 17.000,00, aceito Biz c/ partida. Tr. (45) 9994-0990. FOCUS GLX 1.6, vendo, ano 2004/04, prata, câmbio manual, motor 8 v., sensor de marcha a ré, rodas em liga-leve, dvd 7” , manual e chave cópia, completo, “ valor a combinar. Tr. (45) 9912-7007 com Armando. FUSCA, vendo, ano 1980, branco, mecânica e motor novos, em bom estado de conservação, valor a combinar. Tr. (45) 8806-9935. GOL 1.6, vendo, ano 94, verde, R$ 6.500,00, não aceito troca. Tr. (45) 8803-6500. GOL PLUS 1.0, vendo, ano 2001, prata metálica, completo, c/ 4 portas, arcond., dh, travamento central, rodas liga leve, toca cd, mp3, vidros elétricos, valor a combinar. Tr. (45) 99722543 com Sergio. GOLF 1.6 MI, vendo, ano 2001/01, prata, pneus bons, couro, engate, completo, “carro sem detalhe, todo original mesmo, ““ valor a combinar. Tr. (45) 9912-7007 com Armando. HYUNDAI IX 35 2.0, vendo, ano 2011, prata, completo, couro, único dono, impecável,garantia até 2016, revisado, R$ 67.000,00, não aceito troca. Tr. (45) 9915-3930.


SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013 I 30 , vendo, ano 201, completo, c/ câmbio automático, teto solar, couro, 24.000 km, valor a combinar. Tr. (45) 8811-4592 com Evandro. KA, vendo, ano 2002/03, prata, ar, alarme, travas elétricas, som, rodas esportivas, em ótimo estado, valor a combinar. Tr. (45) 88177524 com Cristiane. KADETT GM 1.8, vendo ou troco, ano 1993, preto, à álcool, trava elétrica, rodas, pneus em bom estado, valor a combinar, aceito moto. Tr. (45) 9935-6494. MERIVA MAXX, vendo, ano 2006/06, cinza gráfite, banco em couro, completa, R$ 26.000,00. Tr. (45) 99975180 com Paulo. MONTANA 1.8, vendo, ano 2004/04, branca, flex, roda 17, som, bateria de gel, toda revisada, completa, impecável, R$ 23.500,00. Tr. (45) 99255818 com Eduardo. MONTANA LS 1.4, vendo, ano 2011/12, prata, air bag, abs, ar, dh, capota marítima, R$ 31.000,00. Tr. (45) 9930-8685. PALIO FIRE, vendo, ano 2010/10, valor a combinar. Tr. (45) 9926-1600. PALIO KENDER, vendo ou troco, ano 97, completo, 4 portas, R$ 12.000,00, aceito Biz. Tr. (45) 99964169 ou 9970-7226. PASSAT 1.6, vendo, ano 1979/80, cinza metálico, pneus seminovos, super conservado, valor a combinar. Tr. (45) 9912-7007 com Armando. PASSAT, vendo, ano 1984, superconservado, a álccol, 3º dono, aro 14, som, alarme, nota fiscal, manual, valor a combinar. Tr. (45) 8427-9723. PEUGEOT 206 1.6, vendo, ano 2002/03, preto, 4 portas, valor a combinar. Tr. (45) 9972-3281 com Djenifer. PICASSO EXCLUSIVE, vendo, ano 2006/06, top de linha, valor a combinar. Tr. (45) 9911-9596. PICK UP STRADA, vendo, ano 2001, completa, R$ 14.500,00. Tr. (45) 91073865 com Scharles.

S10 EXECUTIVE, vendo, ano 2009, preta, diesel, 4x4, valor a combinar, não aceito troca. Tr. (45) 99798521 ou 3281-7025. SANDERO 1.6, vendo, ano 2009, prata, valor a combinar. Tr. (45) 8803-6500. SANDERO PRIVILEGE1.6, vendo, ano 2009, preto, completo, valor a combinar. Tr. (45) 91340593 ou 3254-2074. SANTANA GLS, vendo, ano 91, completo, 4 portas, rodas esportivas, aro 15, muito bem conservado, valor a combinar, aceito troca. Tr. (45) 9989-0805. UNO MILLE IE, vendo, ano 96, branco, Fiat, c/ 2 portas, pneus novos, som, alarme, placa A, chave reserva, manual do proprietário, todo original, valor a combinar, aceito moto Honda Biz ou CG. Tr. (45) 9971-1550. VECTRA 2.2, vendo, ano 2000, branca, 8 v., completo + ar digital, 2 º dono, super conservado, R$ 19.900,00, aceito moto. Tr. (45) 9909-8313. VECTRA ELEGANCE, vendo, ano 2007, automático, completo, R$ 32.000,00. Tr. (45) 91073865 com Scharles. VECTRA ELITE GM, vendo ou troco, ano 2005, automáitco, step sem uso, couro, top de linha, valor a combinar, troco por Fusion, ou carro de maior valor. Tr. (45) 9972-5812. VERONA, vendo, ano 91, completo, em ótimo estado, trio elétrico, ar, pneus novos, motor novo, R$ 6.990,00. Tr. (45) 99232200 com Jailson.

CLASSIFICADOS BROS NXR 150, vendo, ano 2010, flex, em ótimo estado, R$ 2.500,00 + parcelas. Tr. (45) 9997-8440 com Rafael. CG 125 FAN, vendo, ano 2006/07, preta, em ótimo estado, valor a combinar. Tratar (45) 8418-4536 com Paulo. CG 150 ES, vendo ou troco, ano 2008, azul, aceito moto até R$ 3.000,00. Tratar (45) 9946-4037 com Jeferson. CG 150 ESD, vendo, ano 2008, pneus novos, trava de segurança, alarme, impecável, R$ 4.200,00. Tr. (45) 99789563 com Mauro. CG 150 KS, vendo, ano 2005, Honda, vermelha, revisada, pneus novos, R$ 3.190,00, aceito propostas. Tr. (45) 3284-1494 com Edvaldo. CG 150 TITAN ES, vendo, ano 2008/09, cinza, trava de rodas, revisada, em bom estado, R$ 5.000,00. Tratar (45) 8802-0672 com Junior. CG 150, vendo, ano 2006/06, único dono, rodas esportivas, 2 pneus novos, muito bem conservada, motor novo na garantia, valor a combinar, aceito Biz, pago a diferença à vista. Tr. (45) 9986-5434.

NXR BROS 150 ESD, vendo, ano 2008, único dono, c/ alarme, R$ 5.900,00. Tr. (45) 99542942 com Marcos. SUNDOW, vendo, ano 2008/09, moto p/ trilha, 200 cc, R$ 2.700,00. Tr. (45) 9807-1109 ou 9807-1129 com Juliano.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2008/08, prata, c/ partida elétrica, 15.000 km, R$ 4.600,00 à vista. Tr. (45) 9963-3645 ou 8806-6901, ligar entre 8:00h e 12:00h.

TITAN KS, vendo, ano 2004/04, preta, única dona, bem conservada, c/ acessórios, doc. ok, valor da tabela Fipe. Tr. (45) 9134-2939 (tim).

BIZ ES, vendo, ano 2004/ 04, partida elétrica, raios cromados, muito bem conservada, R$ 2.900,00, aceito proposta. Tr. (45) 9989-0805.

YBR 125 ED, vendo, ano 2006/06, preparada p/ som de rua, valor a combinar. Tr. (45) 3254-2074 com Jeferson.

BIZ KS, vendo, ano 2008, prata, R$ 3.900,00. Tr. (45) 9923-8048 com Luciano. BIZ, vendo, ano 2007, preta,partida elétrica, freios a disco, roda de liga leve, revisada, R$ 4.300,00. Tratar (45) 9961-2575.

FILHOTE, vendo, Micro Toy, c/ 50 dias, macho, valor a combinar. Tr. (45) 9928-8574 ou 9901-3414.

BATEDEIRA, vendo, industrial, R$ 300,00. Tr. (45) 9996-4169 ou 9970-7226.

FILHOTES, vendo, de Basset Cofap, 5, pretos, R$ 80,00. Tr. (45) 9127-9533 ou 9953-9583 com Miro.

CAMA ELÁSTICA, ofereço p/ alugar, R$ 70,00. Tr. (45) 3254-1637 ou 99185371 com Marcio ou Soely. CAMAS, vendo, 2, tubular, R$ 60,00 cada. Tr. (45) 9957-4005 ou 8829-2486. CONSÓRCIO CONTEMPLADO, vendo, de automóvel, crédito: R$ 28.800,00, entrada R$ 7.300,00, assume 43 parcelas de R$ 770,00, Tr. (45) 9999-4847 ou 32545050 com CredCerto.

ACORDEON , vendo, usado, Todeschini, super 8, preta, em excelente estado de conservação, valor a combinar. Tr. (45) 8826-6282 (Tim) ou 32541300 com Aluisio.

FILHOTES, vendo, de Pinscher, nº 1, (bem pequenos), fêmeas, valor a combinar. Tr. (45) 9950-5433. FILHOTES, vendo, de Poodle, valor a combinar. Tratar (45) 9945-1937 com Luiz. KIT TURBO, vendo, c/ carburador 2.E, escape t u r b i n a , m a s t e r p o w e r, carter, relógios, em ótimo e s ta d o , R $ 8 5 0 , 0 0 . Tr. (45) 9829-3262.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO, vendo, de imóvel, crédito R$ 92.800,00, entrada R$ 20.500,00, assume R$ 76 parcelas de 1.473,54 Tr. (45) 9999-4847 ou 32545050 com CredCerto.

LANCHONETE/PIZZARIA, vendo, completa ou só o ponto, 100 m da Unioeste, boa clientela, motivo mudança, valor a combinar. Tr. (45) 99516317 com Fernando.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO, v e n d e - s e , d e imóvel, crédito: R$ 46.200,00, entrada: R$ 8.900,00, parcelas: 88x 6 4 9 , 9 2 , Tr. ( 4 5 ) 9 9 6 2 11 7 4 D a n i e l a o u 3 2 5 4 5000 com Certo Imóveis.

LOJA DE CALÇADOS, vende-se, localizada no centro de MCR, totalmente montada, clientela formada, possui estoque atualizado, com varios modelos, cores e marcas, inclusive acessórios, valor a combinar. Tr. (45) 9977-5184.

CONTRATA-SE casal p/ trabalhar em granja de aviários, à 1,5 km de Nova Santa Rosa, Tr. (45) 9993-4887.

LOJA DE CONFECÇÕES, vendo, no centro da cidade, 8 anos em MCR, excelente clientela, valor a combinar, aceito carro ou terreno. Tr. (45) 9987-1490 com Marcos. LOJA, vendo, de pedrarias, bolsas e acessórios, valor a combinar. Tr. (45) 9911-9820 com Jucelene.

DIVISÓRIAS, vendo, c/ 10,5 m. de comp., c/ 2 portas, e um armário expositor com a caixa, valor a combinar. Tr. (45) 9810-8393. FILHOTE, vendo, Chow Chow, c/ 20 dias, valor a c o m b i n a r. Tr a t a r ( 4 5 ) 9967-3072 ou 32831112 com Jair.

35

OFERTA DE TRABALHO p/ mecânico de caminhões, exige-se ter experiência, interessados, Tr. (45) 3254-2907 ou na mecânica Kruger, Av. Maripá, n° 1855, em MCR. PRECISA-SE de manicure, pedicure e auxiliar de cabelereiro, interessadas, Tr. (45) 3254-0925 ou 9961-4065. PRECISO de funcionário, com experiência, p/ cuidar de vacas leiteiras, em M.C.R., Tr. (45) 9987-2526. PROCURA-SE professor de inglês, preferível: formação Letras - Inglês/ experiência internacional. Interessados levar seu currículo à Escola Wizard de Idiomas. Rua Dom João VI 634, Tr. (45) 3254-2324. VENDO, máquinas de sorvete Italiano, Milk Shake e equipamentos p/ sorveteria, valor a combinar. Tr. (45) 9937-9486.

PLATAFORMA, vendo, de milho, 8 l., 50 cm, marca John Deere, ano 2001, em ótimo estado, R$ 35.000,00. Tr. (45) 99120006 ou 9931-1713 com Gil. TRATOR VALMET 65, vendo, em bom estado de conservação, R$ 12.000,00, preço de ocasião. Tr. (45) 8835-0542 ou 9929-0983.

MESA, vendo, c/ 6 cadeiras, R$ 310,00. Tr. (45) 9957-4005 ou 8829-2486. OFERTA DE EMPREGO p/ pessoa do sexo feminino, salário fixo, comissão por produção, função: controle de proução e embalagem, exige-se experiência na área interessadas, Tr. (45) 3254-7056 ou 9968-0944.

PARA ASSINANTES

2,00 12/01/2013 R$

Este cartão é válido somente para a edição do dia Marcar com X:

Compro Vendo

Troco

Preciso para alugar Ofereço para alugar

Produto: ---------------------------------------------- Marca: --------------------------------Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ---------------------------------Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ---------------------------------Endereço: -------------------------------------------- Cidade: -------------------------------Remetente: ------------------------------------------ Fone: ---------------------------------Assinatura do responsável: ----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informações incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presente entre 08 e 12 horas do dia 11/01/2013.

Recorte na linha pontilhada

S10 EXECUTIVE, vendo, ano 2009, prata, 4 portas, flex, 36.000 km, original, valor a combinar. Tr. (45) 3254-7076 ou 9993-1855 (Tim) com Ruben.

ASSADEIRA, vendo, de frango, c/ espeto, R$ 300,00. Tr. (45) 9996-4169 ou 9970-7226.

CG TITAN 150 EX MIX, vendo, ano 2010, completa, R$ 6.200,00. Tr. (45) 9107-3865 com Scharles.

BIZ ES, vendo, ano 2012, usada, R$ 5.350,00. Tr. (45) 9155-0917 Jair. POLO SEDAN, vendo, ano 2008, completo, valor a combinar. Tr. (45) 9111-9853.

O PRESENTE |


01-11-2013.pdf  

01-11-2013.pdf

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you