Page 21

Dois Vizinhos

Domingo, 9.6.2013 JORNAL DE BELTRÃO

7A

ENSINO SUPERIOR

Engenharia ambiental da UTFPR é qualificada com nota 4 pelo MEC

Voleibol As finais do Campeonato Municipal de Voleibol acontecem hoje no Jirauzão. Os jogos começam às 9 horas e seguem durante todo o dia. O evento homenageia a professora Sidiana Mafissoni.

A nota foi celebrada pelos professores e pela coordenação do curso. Agora, o objetivo é ficar entre os cinco melhores do Brasil. Por Alexandre Bággio A primeira turma do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR de Dois Vizinhos se forma em novembro, entretanto, os acadêmicos já tem muito que comemorar. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) avaliou o curso com nota 4 (entre 1 e 5), conceito bastante comemorado no campus. A entidade, inclusive, está muito bem avaliada pelo MEC: Horticultura com nota 5, Zootecnia com nota 4 (2º melhor do Brasil) e a expectativa de excelentes avaliações para Agronomia e Biologia. "A gente esperava ser bem avaliado devido a nossa infraestrutura, nosso corpo docente, projeto de curso, que é muito forte e o aluno tem oportunidade de cursar diversas disciplinas em todas as áreas da engenharia florestal. A avaliação veio a confirmar esse fato. Sabemos que, para o curso ter nota cinco, teria que ser tudo perfeito. Agora, sabemos o que precisamos melhorar, mas no geral, a avaliação foi muito bem recebida", conta Maurício Romero Gorenstein, coordenador do curso de Engenharia Ambiental. O diretor de graduação Marcelo Montagner também comemorou a avaliação do MEC. "Na última semana recebemos essa notícia e ficamos muito satisfeitos. Queremos transformar a UTFPR de Dois Vizinhos em um campus de excelência nas ciências agrárias", completa. Uma comissão já foi montada para avaliar os problemas apontados pelo MEC e já se pensa em mudança na grade curricular. "Um grupos de professores vai fazer algumas alterações no projeto do curso. Vamos mexer na matriz, na carga a horária de disciplinas e dar maior integração das disciplinas. O trabalho vai ser exaustivo, pois vamos ter que conversar muito com os acadêmicos, com a comunidade externa, com empresas e outros cursos, mas vamos se adequar na medida do possível", comenta o professor. A meta é audaciosa: ficar entre os cinco melhores cursos de engenharia florestal do Brasil.

Futebol O Dois Vizinhos Esporte Clube vai até Sulina onde enfrenta o Itapejara d'Oeste. O jogo é válido pela semifinal da Taça

A ótima estrutura da UTFPR de Dois Vizinhos ajudou para o curso conquistar a nota 4 na avaliação do Ministério da Educação.

Iguaçu de Futebol. Na outra semifinal se enfrentam Coronel Vivida e Chopinzinho. Festa do Padroeiro O dia é voltado para a criançada na Festa do Padroeiro Santo Antônio de Pádua. Hoje, além da quermesse, acontece a apresentação da Turma da Alegria. A trezena chega a sua 10ª noite e a celebração ficará por conta do Padre Geraldo. O tema é Pela fé, os discípulos anunciaram, sem temor, a alegria da Ressurreição. Festa do Padroeiro (2) Na segunda-feira, 10, além da quermesse será servida sopa na Festa do Padroeiro. Na 11ª noite da trezena a celebração será feita pelo Padre Vanderlei, com o tema: Pela fé, eu e minha família serviremos ao Senhor.

Suplente Nilton de Almeida, o Tega, assume vaga na câmara

Nilton assumiu no lugar de Carlinhos Turatto, que se afastou por probelmas de saúde.

Maurício Romero Gorenstein quer o curso entre os melhores do Brasil. Carga horária extremamente prática Um dos diferenciais do curso de engenharia florestal da UTFPR é que o aluno passa mais tempo em aulas práticas do que em aulas teóricas. "Eles tem muitas aulas de laboratório, de campo, visitas técnicas. Outro diferencial é que os alunos têm muita oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão. Desde o começo do curso eles já participam. Vários professores tem projetos para a área e a oferta de bolsas de iniciação científica, bolsas do programa de educação tutorial é muito grande", completa. O curso, na sua totalidade, exige que o aluno participe de 4.440 horas. Em cada semestre, 44 novos acadêmicos de todas as regiões do Brasil ingressam nos bancos esco-

Estudante representa a Unisep em Jornada de Fisioterapia A acadêmica Francielli Nalin, como apresentadora, e Diagna Vanzeto, participante da pesquisa, do 3° período do curso de Fisioterapia da Unisep, teve o trabalho intitulado: “Equoterapia no comportamento corporal em pacientes com estresse emocional por violência sexual”, aprovado para apresentação sob a forma oral na 27ª Jornada de Fisioterapia do Brasil (Jopef), que aconteceu no período de 30 de Maio a 2 de junho, em Curitiba Paraná. Este trabalho teve como objetivo apresentar o tratamento fisioterapêutico através da aplicação de um protocolo em Equotera-

Veículos Termina hoje, ao meiodia, o Feirão Auto Fácil de veículos novos e seminovos. Organizado pelo Grupo Meimberg, o evento disponibiliza quase 300 modelos de carros no pátio da Suvel.

pia, realizado com duas pacientes mulheres, de 18 e 21 anos de idade, que sofreram violência sexual em casa quando eram crianças, entre 6 e 7 anos de idade. O mesmo será publicado nos anais do 15° Fórum Internacional de Saúde e Qualidade de Vida. O professor Alysson Fernando Briel também apresentou um trabalho neste evento, o artigo com o tema: “Análise comparativa de terapia combinada – manthus na redução de adiposidade localizada na região trocantérica de mulheres”, estudo de caso, o qual será publicado na Revista Científica Jopef, vol. 15, ano 10 - 2013 - http:// www.revistajopef.com.br.

lares. Outro diferencial é que 90% dos professores tem doutorado. Mercado de trabalho Com a boa formação, a expectativa é que os alunos formados na UTFPR consigam ingressar facilmente no mercado de trabalho. "Alguns já estão fazendo estágio em empresas. Existe uma demanda grande da área florestal. No Brasil, ela está em expansão, principalmente, na área de produção de papel, celulose e carvão. Nossa região tem base na agricultura familiar e aqui eles tem uma demanda muito grande para trabalhar na área ambiental, no manejo florestal com foco na pequena propriedade. Muitos alunos estão seguindo carreira acadêmica também", aponta o professor.

Da assessoria - O suplente de vereador Nilton de Almeida (PSD), o Tega, assumiu na última terçafeira, 4, a vaga do vereador Carlinhos Turatto (PP) em Dois Vizinhos. Carlinhos se afastou do Legisltivo por motivos de saúde. Nilton fez 422 votos na última eleição e ficou na primeira suplência da coligação de oposição. Em sua primeira sessão, Nilton solicitou inumeras informações através de requerimentos que foram discutidos no plenário. Ele ainda indicaou ao prefeito para disponibilizar um veículo (com motorista) para atender aos alunos da APADV (Associação de Proteção dos Autistas de Dois Vizinhos) e também um terreno para que a instituição possa construir sua sede própria e atender com mais qualidade os alunos que nela frequentam.

Voleibol: Hoje tem as finais do Troféu Sediana Mafissoni

Seminários ouvem propostas para Congresso de Móveis do PR Da assessorias - Amanhã tem início a série de seminários que visam identificar as potencialidades dos polos moveleiros do Paraná e debater temas específicos de cada região. Os três primeiros seminários acontecem nesta semana nas cidades de Rio Negro (dia 10), Pato Branco (dia 11) e Francisco Beltrão (dia 12). Em julho, outros municípios receberão o evento. Cada encontro vai reunir empresários, estudantes e representantes de entidades vinculadas ao setor moveleiro. Os seminários são uma preparação para o 4º Congresso Moveleiro, que acontece em setembro e é considerado um dos mais

importantes eventos do setor. A promoção é da Federação das Indústrias do Paraná - Fiep, por meio do Conselho Setorial da Indústria Moveleira, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outras unidades do Sistema Fiep, como Sesi e Senai Inovação. O Congresso Moveleiro tem por objetivo impulsionar o crescimento econômico, utilizando a competitividade como componente estratégico para o desenvolvimento industrial. O tema deste ano é "A competitividade é o futuro da indústria moveleira paranaense". De acordo com Constantino Bezeruska, consultor do Conselho Setorial Moveleiro.

O voleibol feminino de Dois Vizinhos ficou com o título nos Jogos abertos dos Municípios do Sudoeste. JdeB - Depois de pausa para participação nos Jogos Abertos dos Municípios do Sudoeste do Paraná, onde Dois Vizinhos ficou com o título no voleibol feminino, o foco volta a ser o campeonato municipal de 2013. Os jogos finais serão realizados todos no domingo, no Jirauzão. Pela manhã, nas semifinais femininas, às 9 horas, tem Bocchi x Bianco. Às 10 horas, se enfrentam Unisep x Leonardo. No período da tarde, a partir das 14 horas, se enfrentam Precisa x Verdurão e às 15 horas Only x UTFPR na categoria masculina. A final das mulheres está prevista para as 16 horas de domingo e, na sequência, acontece a disputa pelo título dos homens com início previsto para as 17 horas. Neste ano, o campeonato, organizado pelo professor Osmar Bach Júnior, faz uma homenagem a Sediana Mafissoni, uma das melhores atletas de voleibol da história de Dois Vizinhos que faleceu vítima de um câncer. Sediana também era formada em educação física e se destacava com seus trabalhos na área.

JornaldeBeltrão-5069_9-6-13.pdf  
JornaldeBeltrão-5069_9-6-13.pdf  

JornaldeBeltrão-5069_9-6-13.pdf

Advertisement