Page 1

UM EBOOK POWERED BY POWER2BLOSSOM ® É expressamente proibido copiar, reproduzir, alterar ou distribuir ® este ebook na sua totalidade ou parcialmente, sem prévio consentimento da Power2Blossom.

Técnicas De gestão de stress Um guia INICIAL para gerir melhor os momentos menos bons e aproveitar mais da vida


Conteúdos 1.

O que é o Stress?

2.

Em que momentos sente Stress?

3.

5 Técnicas de Gestão de Stress

3.1 Controlar os Pensamentos Negativos: o jogo interno

3.2 Expressar a sua Criatividade: expandir talentos

3.3 Treinar Posturas Poderosas 3.4 Distrair o cérebro a sentir-se feliz e entregar- se aos efeitos do lazer 3.5 Criar uma rede de pessoas em quem pode confiar e agradecer por isso 4.

Exercício

www.oquefaltafazer.com


CAPÍTULO UM

O QUE É O STRESS?

www.oquefaltafazer.com


INSERT IMAGES

O stress.

“ www.oquefaltafazer.com

O stress  deve  ser  uma  força  poderosa   de  mudança  e  não  um  obstáculo.” - Bill Phillips


o stress Neste ebook, pretendemos dar-lhe algumas pistas para melhorar a gestão do stress e despertar a sua atenção para alguns aspectos que, bem trabalhados, podem fazer muita diferença na forma como aumenta a qualidade do seu dia a dia: • O que é então o stress? Poderá pensar nisso como todas as situações que implicam que altere o seu comportamento padrão ou que sugiram uma mudança que sinta que não quer ou que ache que não se vai conseguir adaptar. Sabemos que há situações que não pode alterar por isso, e para estas, damos-lhes algumas ideias de técnicas que pode utilizar para que possa pelo menos minimizar os níveis de stress. Como regra geral, é importante que tente manter-se saudável física e emocionalmente. Sugerimos, por exemplo, registar-se neste programa gratuito, onde se abordam temas como nutrição, beleza, imagem, bem-estar físico, bem estar emocional, técnicas para melhorar a autoconfiança e usufruir melhor do dia a dia e muito mais, criados em conjunto com o JustAShowroom, e que são dicas preciosas para melhorar o seu dia a dia e fugir do stress. Registo aqui: http://eepurl.com/O4G2T

www.oquefaltafazer.com


CAPĂ?TULO DOIS

Identificar Momentos de stress www.oquefaltafazer.com


INSERT IMAGES

Que momentos  lhe  fazem  sen/r  stress?

“ www.oquefaltafazer.com

Dê ao  stress  asas  e  faça-­‐o  voar  para   bem  longe.” -­‐  Terri  Guillemets  


Identificar momentos de stress Preste atenção às situações em que sente stress. De que áreas vêm os momentos mais complicados? Vida profissional? Familiar? Momentos de exposição, como por exemplo se tiver que falar em público? Quando vai viajar? Quando tem de lidar com pessoas que não o respeitam ou quando os seus valores pessoais são postos em causa?

Lembre-se que o stress pode até ser causado por situações em que supostamente está num momento de lazer: como por exemplo uma subida a uma montanha russa; um almoço em casa de familiares com quem não tem uma boa relação ou o convite para uma sessão de Karaoke, quando não gosta nada de ser o centro das atenções. Há situações, como uma notícia traumática inesperada, para as quais as ferramentas que poderá possuir para lidar com o stress simplesmente parecem não ser de utilidade nenhuma. Nessas alturas, é normal que tenha de encará-las, mas acredite que ter uma vida equilibrada; onde já pratica técnicas de gestão de stress como o controlo da respiração ou manter uma boa condição física, trar-lhe-à mais condições para que essa situação traumática inesperada não lhe deixe marcas a longo prazo.

Sugerimos que registe, por exemplo durante um mês, os momentos que lhe causaram stress. Tudo o que conhecemos controlamos melhor. Se souber quais as situações que despoletam episódios de stress poderá filtrar melhor aquelas que pode evitar; as que pode tentar diminuir a intensidade e (para aquelas com que tem mesmo de lidar )poderá usar ferramentas e técnicas para tornar menos impactantes os seus efeitos.

www.oquefaltafazer.com


CAPÍTULO TRÊS

5 técnicas para lidar com o stress www.oquefaltafazer.com


INSERT IMAGES

O JOGO INTERNO: Para ter sucesso é necessário saber baixar o ‘volume’ dos pensamentos que atormentam a nossa mente, mas que 99% das vezes nunca se materializam.

“ www.oquefaltafazer.com

Valorizar os  pensamentos  nega?vos  é   maior  forma  de  obstrução  ao   sucesso.” -­‐  Charles  F.  Glassman    


1) Controlo dos pensamentos negativos O Jogo interno Quanto tempo do seu dia investe em criar cenários mentais, maioritariamente negativos, sobre as várias situações e problemas com que tem de lidar?

E agora pergunto, de todos esses cenários e hipóteses que cria (onde inclui teorias sobre a forma como o seu interlocutor lhe vai responder ou como a situação se vai desenrolar ou o mal que isto lhe vai correr ou a forma como a sua vida vai ficar desgraçada para sempre) … de tudo isto quantas vezes é que as coisas acontecem como delineou?

Então, não acha que está na altura de tentar contrariar esse padrão e começar a usar a sua mente a seu favor?

Se continuar a deixar-se aprisionar pelos seus pensamentos, que se materializam em medos e ansiedades, vai perder muitas das oportunidades que a vida tem para lhe oferecer; provavelmente vai fazer juízos de valor errados sobre pessoas e situações e acaba por ter um dia a dia com muito mais probabilidades de ter episódios de stress.

Quando pensa de forma negativa sistematicamente acaba por afectar os seus talentos e as suas potencialidades.

É normal que seja ponderado, mas deixe sempre lugar a experimentar, a entregar-se preparado, sobretudo a desfrutar do que a vida tem para lhe oferecer.

www.oquefaltafazer.com


INSERT IMAGES

Expresse a  sua  visão  do  mundo!

“ www.oquefaltafazer.com

Não se  sinta  sa?sfeito  com  histórias   contadas  pelos  outros;  crie  os  seus   próprios  mitos.” -­‐  Rumi


2) Expresse a sua criatividade Expanda os seus talentos Como estão os seus dotes criativos? Há quanto tempo não expressa esse seu lado? Mudar os móveis lá em casa? Reciclar um artigo de decoração? Pintar? Escrever? Cozinhar? Arranjar um electrodoméstico avariado? Conhecer-se é conhecer os seus talentos e expressar-se é ir deixando a sua marca, a sua visão do mundo. Isso torna-a mais forte e faz com que a vida se torne mais colorida. Nesse processo, estará também a activar novas zonas do seu cérebro que são mais intuitivas do que lógicas. Pense nisso e comece a criar.

**Veja o exemplo da marca CloseThings: Catarina Cordeiro personaliza e cria peças de vestuário trendy, dando mais cor aos seus visuais. E como o lazer é importante, porque não saber mais sobre as suas festas de estilo, parece-nos uma excelente solução para juntar amigas e relaxar. - Uma forma colorida; criativa e inteligente de estar na moda.

www.oquefaltafazer.com


São precisos 7 segundos para o seu interlocutor formular uma primeira impressão sobre si. Treine para que a sua imagem esteja de acordo com a visão de si que quer passar ao mundo.

“ www.oquefaltafazer.com

Finja até  ser  real  para  si.”


3) Treine posturas poderosas Já pensou até que ponto a sua imagem, a sua postura, o seu discurso traduzem a imagem que quer passar ao mundo? A forma como comunica com os seus gestos, postura, maneira de falar são determinantes para a forma como as outras pessoas o vêem. Porque falamos em linguagem corporal e posturas poderosas? Porque se se sentir confiante e seguro com a sua imagem diminuirá as situações de stress relacionadas com momentos de exposição pública e que pedem a sua assertividade. Ser auto-confiante e mais seguro é diminuir o volume aos seus medos e ansiedades, significando assim menos stress. Abaixo deixamos o link para uma Palestra TED sobre o poder da linguagem corporal. Pode activar as legendas em português. Se aplicar alguns destes conceitos, vai (sem dúvida) ter resultados na sua vida pessoal e profissional extremamente positivos. É importante que veja como muito do que se fala é possível a qualquer pessoa, desde que treine… treine até a postura já fazer parte de si. http://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_shapes_who_you_are

www.oquefaltafazer.com


Entregue-se a usufruir da vida e de momentos de lazer. Já sabe que algumas das melhores coisas da vida são gratuitas, é só uma questão de planificar para que aconteçam. Espreite este site e esteja sempre ligado ao melhor da vida: www.blossomfestivalmag.com

“ www.oquefaltafazer.com

Por cada  minuto  que  passa  zangado,   perde  60  segundos  de  felicidade.” -­‐  Ralph  Waldo  Emerson


4) TREINE O CÉREBRO A SENTIR-SE FELIZ e entregar-se aos efeitos positivos do lazer Sabia que sorrir pode alterar o seu estado de humor e consequentemente baixar o nível de stress? … mesmo que não sinta ‘vontade de rir’ faça este exercício: Coloque uma caneta na boca e sorria… mantenha-a durante algum tempo e começará a sentir-se com melhor disposição. Pode achar que será pela figura ridícula que acha que vai fazer… mas não faça julgamentos e experimente. Esta é uma forma de ‘enganar’ o seu cérebro e vários estudos indicam que se sorrir durante momentos numa situação de stress o seu corpo vai diminuir a resposta ao mesmo, ou seja, independentemente de estar ou não feliz o seu corpo não activa os sintomas de stress tão fortemente. Experimente e tire as suas conclusões. Por outro lado, arranjar tempo na sua agenda para dedicar-se a momentos de lazer é uma forma de distrair-se do que lhe causa stress, isso permite ao seu corpo recuperar e recarregar baterias. Ver um filme, passear em família, fazer exercício físico, um jantar entre amigos, ler ou expressar a sua criatividade. Beber uma confortável chávena de chá, ouvir música, fazer jardinagem, entre muitas outras opções, qualquer uma das que lhe faça sentir-se bem e desligar os seus pensamentos do que está a correr menos bem. Quando se distrai, expande o seu espaço mental a novos inputs e muitas vezes pode até acontecer que lhe venha ao pensamento uma nova forma de ver a questão que lhe está a provocar stress; pode encontrar uma solução inesperada ou até concluir que afinal não é assim um caso tão importante.

www.oquefaltafazer.com


INSERT IMAGES

QUEM SÃO AS AS SUAS PESSOAS? As parcerias na vida e nos negócios são a chave do sucesso.

Uma tribo  é  um  grupo  de  pessoas  ligadas  umas  às   outras,  ligadas  a  um  líder  e  ligadas  a  uma  ideia.   Durante  milhões  de  anos,  os  humanos  fizeram   parte  de  tribos.  Para  ser  uma  tribo,  um  grupo   precisa  apenas  de  duas  coisas:  um  interesse   par?lhado  e  uma  forma  comum  de  comunicar.” -­‐  Seth  Godin

www.oquefaltafazer.com


5) CRIE UMA REDE DE PESSOAS EM QUEM PODE CONFIAR e dê graças por isso É muito desgastante estar rodeado de pessoas que sente que não o compreendem, que não partilham a sua visão do mundo e que não apreciam as mesmas coisas a que dá valor. Se se rodear da sua tribo, ou seja, de pessoas que se identifiquem com a forma como vê o mundo, sentir-se-á muito mais motivado a atingir os seus objectivos. Um ambiente em que há partilha de valores é o melhor chão para semear e colher bons resultados. Pense nas pessoas com quem convive. Sente-se energizado ao seu lado? Aprenda com o tempo a dizer que não a solicitações que não lhe vão trazer retorno e defenda-se de tudo o que lhe pode causar danos emocionais. Há pessoas e relações que são tóxicas, a única solução é afastar-se delas, o melhor que consiga. Costuma pensar nas coisas boas que tem na sua vida? Pense nas várias áreas da sua vida: - Que pessoas a fazem sorrir? - Que lugares são o seu refúgio? Que sonhos já realizou? - A quantas pessoas ajuda a terem vidas melhores? Sabe o que é amar e ser amada? Então, afinal a sua lista de gratidão até tem várias entradas, certo? Agradeça as coisas boas e vai ver que as más perdem força!

www.oquefaltafazer.com


EXERCÍCIO

Liste as actividades diárias que lhe provocam stress e reflita em que medida lhe trazem ou não retorno positivo.

Que conclusões retira deste exercício?

Está aqui para viver a sua vida, preencha-a com o máximo de boas memórias e vai ver como tudo se torna mais simples.

www.oquefaltafazer.com


Oquefaltafazer.com é  o  blog  pessoal   de  Luísa  Vasconcelos Powered  by  Power2Blossom

Diga olá; partilhe as suas ideias comigo: info@oquefaltafazer.com

www.oquefaltafazer.com

Ebook - Técnicas de Gestão de Stress  

Um Ebook que tem como objectivo ajudar a simplificar a sua vida tornando-a mais calma e diminuindo os níveis de stress diários.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you