Page 1

Com o apoio da C창mara Municipal de Lisboa


Com o apoio da C창mara Municipal de Lisboa


O Projeto “Agressão, Não!”  O projeto, “Agressão, Não!”, contra a Violência Doméstica entre Casais Homossexuais, em atuação no concelho de Lisboa, surge na sequência de uma candidatura submetida pela Obra Gay Associação | Opus Gay à Câmara Municipal de Lisboa.

 O projeto pretende dar apoio e assistência, aos níveis psicológico, social, jurídico e sociológico à comunidade LGBT de Lisboa.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa


Conceito de Violência Doméstica  Considera-se violência doméstica “qualquer ato, conduta ou omissão que sirva para infligir, reiteradamente e com intensidade, sofrimentos físicos, sexuais, mentais ou económicos, de modo direto ou indireto (por meio de ameaças, enganos, coação ou qualquer outro meio) a qualquer pessoa que habite no mesmo agregado doméstico privado (crianças, jovens, mulheres adultas, homens adultos ou idosos – a viver em alojamento comum) ou que, não habitando no mesmo agregado doméstico privado que o agente da violência, seja cônjuge ou companheiro marital ou ex-cônjuge ou excompanheiro marital”. (Machado e Gonçalves, 2003)  O conceito de violência doméstica entre casais homossexuais, incluindo o namoro, aplica-se a qualquer pessoa, vitima das ações anteriormente descritas, no contexto de uma relação conjugal entre pessoas do mesmo sexo.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa


A razão para a criação deste projeto  A especificidade da violência doméstica entre casais homossexuais relativamente a pedidos de ajuda, em especial o receio de serem discriminados por terceiros (família, amigos, autoridades, colegas, etc.) e o facto de muitos não terem assumido para si mesmos a sua própria homossexualidade, faz com que se torne urgente a criação de um serviço especializado de intervenção sobre a problemática em questão.  É neste sentido, que o projeto “Agressão, Não!”, procura ser um ponto de partida para a criação de mecanismos de apoio mais eficazes e adequados à população em foco, quer no concelho de Lisboa, quer em Portugal no geral. Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa


Atividades do Projeto

Com o apoio da C창mara Municipal de Lisboa


1 – Ações de informação, sensibilização e prevenção da violência doméstica  Elaboração e divulgação de materiais informativos sobre prevenção, identificação e deteção de casos de violência doméstica entre a população homossexual da cidade de Lisboa. (cartazes, folhetos, artigos, etc.)

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa


2 – Trabalho de Investigação Sociológica  Construção, aplicação e análise de um questionário sobre violência doméstica entre casais homossexuais, a uma amostra de 250 homossexuais, vítimas e não vítimas, residentes no concelho de Lisboa.  Pretende-se determinar: 1. Tipos de violência doméstica (física, psicológica e sexual). 2. Locais onde ocorre. 3. Reações das vítimas. 4. Causas da violência doméstica (perceção das vítimas). 5. Estado emocional das vítimas. 6. Perceção sobre a violência doméstica entre casais homossexuais (vítimas e não vítimas). Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa


Com o apoio da C창mara Municipal de Lisboa


 A aplicação deste questionário e a posterior análise deste fenómeno permitir-nos-á obter um conhecimento mais profundo sobre esta realidade e assim criar mecanismos de apoio específicos adequados às características da população inquirida.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa


3 – Sessões de prevenção e intervenção      

Orientação sexual. Desenvolvimento de competências relacionais. Terapia de casal Terapia sexual Comportamentos de risco Prevenção no abuso do consumo/dependência de álcool e drogas.  Consultadoria de direitos e obrigações.  Encaminhamento para serviços especializados mediante a problemática inerente. Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa


Equipa técnica multidisciplinar, composta por: • 1 Coordenador • 1 Psicólogo Clínico • 1 Socióloga

• 1 Psicoterapeuta • 1 Assistente Social • 1 Advogado

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa


Contactos • •

agressaonao@opusgay.org denuncia@opusgay.org

96 157 14 97

http://agressaonao.wordpress.com

Agressão, Não!, contra a Violência Doméstica entre Casais Homossexuais

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa

Agressão, Não! | Stop Violence!  

Agressão, Não! | Projeto contra a Violência Doméstica entre Casais Homossexuais residentes no concelho de Lisboa

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you