Page 1

produção Jorge Rizek


02

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017


EDITORIAL

Entre e fique à vontade

Jorge Rizek Produtor cultural, cerimonialista e colunista social

EDITORIAL / ÍNDICE / EXPEDIENTE

Tatuí é considerada a Capital da Música, a Cidade dos Doces Caseiros e a Capital da Hospitalidade. A Cidade Ternura, como também é chamada, tem uma das vidas culturais e gastronômicas mais badaladas do interior paulista. O município oferece ampla variedade em entretenimento, lazer, bares e restaurantes. Preservando o estilo de cidade interiorana, boas opções concentram-se na área central, mas, também, espalham-se pelos bairros. Este guia, o primeiro do gênero lançado na cidade, tem a pretensão de concentrar boa parte dos estabelecimentos que fazem a fama local de servir bem. Além disso, traz a síntese dos pontos turísticos, explicações sobre costumes locais e informações úteis aos turistas. Um calendário de festas típicas completa a série informativa do guia, iniciativa do jornal O Progresso de Tatuí, com nossa parceria. Pode chegar. Fique à vontade.

ÍNDICE CIRCUITO DAS PRAÇAS .............29

CALENDÁRIO ..............................05

AVENTURA .................................33

HISTÓRIA ....................................13 Doces ABC ............................. 13 Capital da Música ................... 14 Cidade Ternura ........................ 15 Paulo Setúbal .......................... 17

CLASSIFICADOS .........................38 Bares & cafés ......................... 38 Hotéis .................................... 39 Restaurantes & cia. ............... 40 Diversão e arte ...................... 45 Locomoção ............................ 46

TURISTANDO ...............................18 SELO DE QUALIDADE ..................47

EXPEDIENTE

03

Foto da capa (divulgação): Doces ABC (abóbora, batata-doce e cidra), patrimônio gastronômico e cultural de Tatuí

O guia turístico e gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” é uma publicação da Empresa Jornalística O Progresso de Tatuí. . Redação: Praça Adelaide Guedes, 145 – centro Tatuí-SP – CEP: 18270-020 PABX: (15) 3251-3040 / 3251-4012 . E-mail geral: oprogresso@oprogressodetatui.com.br . Publicidade: publicidade@oprogressodetatui.com.br . Editor e jornalista responsável: IVAN CAMARGO GONÇALVES (MTB 25.104) . Reportagem: DEISE JULIANA DE OLIVEIRA VOIGT (MTB 30.803) . Revisão: ANA MARIA DE CAMARGO DEL FIOL . Diagramação e projeto gráfico: ERIVELTON DE MORAIS . Anúncios (arte-final): ALTAIR VIEIRA DE CAMARGO . Impressão: NG EDITORA JORNALÍSTICA LTDA. . Versão digital em: www.oprogressodetatui.com.br A reprodução total ou parcial do conteúdo desta publicação é expressamente proibida sem prévia autorização

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

EDITORIAL ..................................03


04

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017


Calendário cultural e turístico

Fábio Cabrera

FEVEREIRO/MARÇO

TATUIANICES

Já vem de longe a fama de Tatuí como cidade festeira. Algumas das festas são comprovadamente aprovadas: o Carnaval de rua, na década de 70, e o de salão, nos anos 80, lideram a lista das festas históricas. Mas, eventos religiosos também são destacados: a procissão de Corpus Christi – que culmina com a altruísta festa em benefício ao asilo - e a procissão de São Jorge são eventos importantes. E não pode faltar, na lista, a deliciosa Festa do Doce, que consagra a Cidade dos Doces Caseiros.

No final de fevereiro e início de março, são realizadas as festividades de Carnaval. Os desfiles de rua deram lugar, há tempos, a festas de blocos e folia concentrada em praças dos mais diferentes e distantes bairros. Os clubes locais – com destaque para a Associação Atlética XI de Agosto, Clube de Campo e Renascer da Terceira Idade – também organizam bailes e blocos, com atrações para todas as idades.

Atração à parte é o tradicional Cordão Folclórico – Cordão dos Bichos, formado por bichos feitos com a técnica da papietagem, que se utiliza de materiais recicláveis para a construção. Os primeiros bichos foram criados em 1928, por funcionários da extinta tecelagem São Martinho – Vicente de Almeida e Aladim Ponce. No Carnaval, o grupo se veste dos bichos para animar a folia e manter a tradição.

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Carnaval

05


TATUIANICES

ABRIL

06

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Festa de São Jorge O dia 23 de abril é dedicado a São Jorge, o santo guerreiro. Tatuí celebra São Jorge, anualmente, fazendo da festa uma das mais tradicionais da cidade – é, inclusive, citada no hino do município. A festa chegou ao auge na década de 70, sendo retomada com sucesso no final da década de 90. O evento conta com procissão que atrai centenas de

cavaleiros, logo no início da manhã, com concentração na avenida Cônego João Clímaco de Camargo (avenida das Mangueiras). Em seguida, há desfile pelo centro da cidade, liderado pelo andor de São Jorge, e festa durante todo o dia, onde há estrutura para shows e provas equestres. A festa é realizada no domingo antes do dia dedicado ao santo.

JUNHO

Festa de São João do Bemfica A festa junina é realizada ao longo de três dias (sexta, sábado e domingo), na primeira quinzena do mês de junho, na Praça da Matriz. O evento reúne quadrilhas formadas por crianças das escolas municipais. Há eleição de miss e mister caipirinha, além de barracas com atividades

típicas das festas caipiras, como pesca de brindes. Os quitutes juninos – que vão de doces e salgados a sopas – são atrações à parte. A festa junina leva o nome de um santo consagrado como sendo estritamente de Tatuí: o São João do Bemfica (capela que a cidade tem como seu marco de origem).


GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

07


08

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

TATUIANICES

JUNHO

Romaria ao Lar São Vicente de Paulo (Corpus Christi) O feriado de Corpus Christi é marcado em Tatuí pela “Festa da Caridade”, evento que se inicia nas primeiras horas da manhã, com celebração do mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – e procissão, missa e tapetes gigantes de serragem colorida, que começam na Praça da Matriz, percorrem 13 quarteirões da cidade e terminam com festa na rua Francisco Pereira de Almeida. No local, está localizado o Lar São Vicente de Paulo, abrigo de idosos que sedia a festa, organizada por voluntários. Mais de 50 mil pessoas participam do evento ao longo do dia, o qual conta com barracas para venda de comes e bebes, parque infantil, quermesse, bazar, brechó, leilão e shows musicais. Todo o dinheiro obtido com a festa, originada em 1929, é revertido à manutenção da entidade.


JULHO

TATUIANICES

Festa do Doce O evento reúne mais de 70 mil pessoas, soma a venda de mais de 40 toneladas de 200 tipos de doces. Em 2016, contou com 69 estandes. Além das barracas com os doces – todos produzidos na própria cidade -, apresenta o festival de música “Com Açúcar e Com Afeto”, realizado no palco do coreto da praça. A festa tem como padrinhos a atriz tatuiana Vera Holtz e o doceiro Lucas Corazza.

AGOSTO

Semana Paulo Setúbal Desde 1941, a partir de iniciativa promovida pelo jornal O Progresso, Tatuí organiza a Semana Paulo Setúbal. A série de eventos literários e musicais homenageia o escritor mais famoso do município. A semana – que, na verdade, dura cerca de dez dias – tem início sempre em 1º de agosto. Os eventos

são organizados em diferentes pontos da cidade, inclusive, no museu que leva o nome do escritor. Concursos literários – um deles, de abrangência nacional – e o desfile cívico em celebração ao aniversário do município, que integra a programação oficial do evento, são pontos altos da “semana”.

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

A festa que faz jus à fama de Capital dos Doces Caseiros é organizada na Praça da Matriz, em três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo), sempre na primeira quinzena do mês de julho. O inverno foi escolhido por conta das temperaturas mais amenas – que mantêm a forma dos doces e estimulam o consumo. A tradição de doces caseiros justificou a criação, no ano de 2013, da Festa do Doce.

09


10

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Prefeitura de Tatuí

TATUIANICES

AGOSTO

Aniversário de Tatuí O dia 11 de agosto, feriado municipal, é dedicado ao aniversário da cidade. A data é marcada por um desfile cívico que reúne milhares de estudantes, voluntários e autoridades. A parada, que desde 2013 passou a ser temática, é realizada sempre com início às 9h, na rua 11 de Agosto, a principal do município.


DEZEMBRO

TATUIANICES

Dia de Nossa Senhora da Conceição O dia 8 de dezembro, feriado municipal, é dedicado à padroeira da cidade. O feriado religioso conta com uma série de atividades católicas que têm seu ápice na Praça da Matriz, endereço da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. O evento conta, também, com shows musicais e barracas de comes e bebes.

A praça Manoel Guedes (“Praça da Santa”) sedia em dezembro, o Natal Musical. São apresentações diárias, realizadas ao pé do “Pinheirão”, como é chamada a árvore que já foi a mais alta de São Paulo e, anualmente, é decorada para as celebrações natalinas. Desde 2013, a decoração passou a ser feita em toda a praça, e um casal de Papai e Mamãe Noel recebe crianças em busca do “pedido especial”, a “Vila de Natal”.

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Natal Musical

11


12

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017


Por que cidade dos doces caseiros? Doces ABC (A – abóbora / B – batata-doce / C – cidra)

Arquivo Pingo Doce

* A lei municipal 4.972, de 5/10/2015, declarou os doces ABC como patrimônio cultural e imaterial da gastronomia tatuiana. A lei foi aprovada após mobilização popular.

13

PRODUÇÃO Abóbora, batata-doce branca, batata-doce roxa e cidra são a matéria-prima principal dos doces ABC. Para produzi-los, são necessários dois dias, pelo menos. Depois de produzida a massa, os doces são pingados manualmente, um a um. A finalização é a secagem, em estufa, a cerca de 55º graus, em duas etapas. O diferencial do doce é o recheio, que deve ser, essencialmente, cremoso.

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Os doces ABC são patrimônio gastronômico de Tatuí*, internacionalmente reconhecida como a “Cidade dos Doces Caseiros”. Assim como acontece em outros municípios da região (caso de Itapetininga, com o tradicional bolinho de frango, e Bauru, com o sanduíche que leva o nome da cidade), Tatuí tem seu principal produto gastronômico turístico nos doces caseiros. No município, as três principais casas de doces produzem, em média, uma tonelada de doces ABC semanalmente. A produção é intensificada nos meses de junho (já que os doces são, tradicionalmente, consumidos em festas juninas) e em julho (quando é realizada a Festa do Doce). Os ABCs são produzidos em Tatuí desde 1952. Os doces, cujos nomes levam as iniciais dos produtos utilizados na produção - abóbora, batata-doce roxa ou branca e cidra -, passaram a ser reconhecidos quando a doceira Belarmina Campos Oliveira começou a prepará-los na própria casa. A partir daquele período, outras doceiras também se dedicaram à produção artesanal dos doces, pela boa aceitação. À época, a produção agrícola ainda sobrepunha-se aos setores industrial e comercial no município. A principal doceria da cidade foi fundada em 1967, tendo o doce ABC como carro-chefe. A partir daquele ano, as receitas caseiras da doceira Belarmina ganharam fama e se tornaram conhecidas nacionalmente. Atualmente, as docerias da cidade vendem para todo o Brasil e, inclusive, exportam para Europa, Japão e Estados Unidos.


14

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Por que Capital da Música?

Tatuí obteve o título de Capital Estadual da Música* em 2007, mas a tradição musical do município é conhecida desde a fundação. A fama se consolidou por meio do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, fundado em 11 de agosto de 1954, festejado como o maior da América Latina e que recebe alunos de todo o Brasil e de vários outros países. Antes mesmo de sediar a famosa escola, o município sempre contou com forte tradição nesse segmento artístico. Nas primeiras décadas do século 20, Tatuí passou por forte desenvolvimento econômico ligado às tecelagens. A cidade recebeu novos habitantes, de diversas partes do Estado, e toda a vida social, incluindo a musical, foi incrementada. Dessa época, destacam-se personalidades musicais como o violinista Otávio “Bimbo” de Azevedo e o violoncelista João Del Fiol, que fora seu aluno. Juntos, tocavam em orquestras de cinema mudo e integravam uma das mais apreciadas “jazz bands” da região, na década de 1920. Del Fiol também se apresentava em igrejas, dava aulas de violino e era afinador de piano, além de trabalhar como almoxarife da Escola Técnica estadual “Salles Gomes”. Personalidade lembrada na cidade, teve importância fundamental na fundação do Conservatório. Conta-se que, em 1950, o deputado Narciso Pieroni se entusiasmou com uma apresentação do conjunto de João Del Fiol, e este fez o político prometer a criação, em Tatuí, da primeira escola pública de música do Estado de São Paulo. Na mesma noite, um grupo de intelectuais redigiu o esboço do projeto, no bar do Hotel Del Fiol. A ideia era que ela seguisse os moldes do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e da Escola Nacional de Música, do Rio de Janeiro. A criação da escola foi proposta na Assembleia Legislativa, em dezembro de 1950, e sancionada pelo então governador Lucas Nogueira Garcez (1951-1955),emabrilde1951. * Lei estadual 12.544 oficializa Tatuí como a “Capital da Música do Estado de São Paulo”, em 30 de janeiro de 2007.


Por que Cidade Ternura? A fama de “Cidade Ternura”, codinome que está no hino oficial do município, surgiu em artigo publicado no jornal O Progresso de Tatuí, em 14 de outubro de 1934, assinado pelo jornalista Osmar Pimentel. Residindo em São Paulo, Pimentel era amigo do tatuiano Maurício Loureiro Gama (o primeiro jornalista a apresentar uma notícia na TV brasileira), o qual sempre enaltecia a terra natal ao colega. Foram tantos os comentários que, mesmo sem conhecer Tatuí, Pimentel acabou se “apaixonando” pela cidade. No artigo “Uma visão da Tatuí que não conheço”, ele relata um sonho e compara a cidade a uma noiva. No texto, descreve Tatuí, pela primeira vez, como “Cidade Ternura”: “Há certas

cidades que são como certas mulheres: uma promessa de felicidade... A Cidade Ternura me pareceu ser assim”. O título encheu o povo de orgulho, pois, afinal, a hospitalidade de Tatuí sempre fora um “atrativo” local. Em 10 de agosto de 1964, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei, de iniciativa do vereador Aido Luiz Lourenço, que estabeleceu como “Hino do Município de Tatuí” a música “Tatuí, Cidade Ternura” (nome original da composição de Ruth e Paulo Luz). O prefeito Paulo Ribeiro promulgou e sancionou a lei em 11 de agosto de 1964, publicamente, em solenidade no salão nobre da Escola Industrial “Salles Gomes”.

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

15


16

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017


Terra de Paulo Setúbal “Alma Cabocla”, “best-seller” na época, cuja edição de 3.000 exemplares esgotou-se em um mês. Entre 1925 e 1935, publicou vários romances históricos, como “A Marquesa de Santos”, “O Príncipe de Nassau” e “A Bandeira de Fernão Dias”. Foi colaborador do jornal “O Estado de S. Paulo” e deputado estadual (1928-1930), tendo renunciado ao mandato pelo agravamento da tuberculose. Foi casado com Francisca de Sousa Aranha (filha de Olavo Egídio de Sousa Aranha e Vicentina de Queiroz Aranha), com quem teve três filhos: Maria Vicentina, Teresinha e Olavo Egídio Setúbal. Publicou, nos anos seguintes, livros de contos, crônicas e memórias. Poeta vinculado à estética parnasiana, Paulo Setúbal tematizou, em seus versos, a vida dos camponeses, dos caboclos do interior de São Paulo. Pela escolha do tema, na época, foi chamado de “poeta regional”. Seu último livro foi “Confiteor”, dedicado ao professor Chico Pereira. Foi eleito em 6 de dezembro de 1934 para a Academia Brasileira de Letras, sucedendo a João Ribeiro, na cadeira 31, e sendo recebido, em 27 de julho de 1935, pelo acadêmico Alcântara Machado. A memória e a divulgação das obras de Paulo Setúbal são preservadas por meio da Semana Paulo Setúbal, realizada anualmente e que teve a origem com uma mobilização municipal, promovida por meio do jornal O Progresso, no ano de 1943. O evento reúne concertos, saraus e dois importantes certames literários: o Concurso Paulo Setúbal (voltado a alunos de escolas locais) e o Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias (de âmbito nacional).

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Com forte ênfase cultural, Tatuí é representada nacionalmente por várias personalidades que atuam fortemente nesse setor. E quando o tema é literatura, seu principal expoente é Paulo de Oliveira Leite Setúbal, advogado, escritor e jornalista, nascido em 1º de janeiro de 1893 e falecido em 4 de maio de 1937. Setúbal viveu a infância em Tatuí e inseriu a cidade em algumas de suas principais obras – “Confiteor” e “Alma Cabocla”. Como aluno de Chico Pereira, cita o professor e benemérito como incentivador importante de sua formação. Formado em direito (1914, São Pa u l o ) , Setúbal publicou, em 1920, o primeiro livro de poesias, denominad o

17


PONTOS TURÍSTICOS

18

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

TURISTANDO

Biblioteca Municipal ‘Brigadeiro Jordão’ Localizada no prédio do Centro Cultural Municipal, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” conta com rico acervo literário, além de sistema de internet compartilhado com o Acessa SP. Local: Praça Martinho Guedes, 12 F: (15) 3259- 5647

Capela de São João do Bemfica Marco inicial de Tatuí, teve a missa de inauguração realizada em 11 de agosto de 1926. O nome São João do “BemFica” veio da expressão “São João bem fica aqui. E não lá!”, uma vez que os habitantes de Araçoiaba da Serra queriam que a imagem do santo fosse levada para suas terras. Local: estrada municipal Moisés Martins / sentido distrito de Americana. Telefone: (15) 3259-4135 Visitação: mediante consulta prévia


PONTOS TURÍSTICOS

TURISTANDO

Inicialmente, uma pequena capela particular, onde aconteciam as tradicionais festas do Divino, era utilizada por escravos alforriados. Atualmente, a charmosa capela recebe celebrações religiosas frequentemente. Uma das mais importantes é a Procissão de Pentecostes. Local: rua 15 de Novembro 930 (próximo ao Mercado Municipal) Telefone: (15) 32514088

Capela do Divino

local abriga eventos produzidos por equipes independentes. Local: rua São Bento, 415 Telefone: (15) 3205-8444 Mais: conservatoriodetatui.org.br Visitação: a programação do teatro é aberta a qualquer interessado, conforme calendário de eventos. Visita às salas de aulas e eventos para grupos devem ser agendadas previamente.

19

Considerado um dos maiores conservatórios da América Latina, a instituição se destaca no cenário nacional e internacional por sua alta qualidade de ensino em música, luteria e artes cênicas. A escola sedia o teatro “Procópio Ferreira”, equipamento que recebe centenas de apresentações culturais gratuitas ou a preços simbólicos. Além das atrações dos grupos da casa, o

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e teatro “Procópio Ferreira”


TURISTANDO

PONTOS TURÍSTICOS

20

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Estação ferroviária Inaugurada em 11 de julho de 1888, está sob administração de empresa privada. A visitação externa ainda é possível. Local: avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo.


PONTOS TURÍSTICOS

TURISTANDO

Fábrica Santa Adélia Banco do Brasil e Coop - Cooperativa de Consumo. As fachadas de ambos os prédios foram preservadas. Os imóveis são acessados diariamente por centenas de pessoas. Local: acesso pelas ruas Cel. Lúcio Seabra, Juvenal de Campos, Santa Cruz e 7 de Abril.

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Fundada em 3 de novembro de 1890, inicialmente como Campos & Irmãos, de propriedade de Alcebiades e Juvenal de Campos. Depois, foi chamada de fábrica de fiação e tecidos Santa Cruz. O conjunto de prédios foi tombado pelo Condephaat em 2007 e teve sua maior parte restaurada pelo

21


TURISTANDO

PONTOS TURÍSTICOS

22

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Fábrica São Martinho A Companhia de Fiação e Tecelagem São Martinho foi inaugurada em 1881, por Manoel Guedes Pinto de Mello. A indústria era destaque nacional na fabricação de tecidos, cobertores e toalhas. O conjunto de fábrica, casarão e casas de operários foi tombado pelo Condephaat em 2007. O complexo de 10 mil metros quadrados é composto por fábrica, casarão de morada dos

antigos proprietários (pertencente a um empresário atualmente), 25 casas para moradia dos operários, armazém e farmácia, além de quadra e área livre. Local: acessos pelas ruas Cel. Aureliano de Camargo, José Bonifácio, Nhô Nhô da Botica, São Martinho, 13 de Maio, Capitão Lisboa, Cônego Demétrio, Joaquim Camargo Barros e Humaitá. Fechado para visitação.


PONTOS TURÍSTICOS

TURISTANDO

Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição de arte sacra. No dia 4 de dezembro de 1927, aconteceu a inauguração do relógio da Matriz. Tombado por decreto municipal em junho de 2007, o imóvel é uma das principais relíquias vivas da história de Tatuí. Local: rua José Bonifácio - Praça da Matriz Telefone: (15) 3251-4090 Visitação gratuita

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Com porte e estilo de catedral, o prédio é um patrimônio histórico que preserva detalhes arquitetônicos do século 19. Sua primeira pedra foi colocada em 9 de agosto de 1884. Outros detalhes que chamam a atenção são os afrescos existentes em seu interior, que impressionam pela beleza e o estado de conservação, presentes também no acervo

23

Mercado Municipal ‘Nilzo Vanni’ Mercado de secos e molhados construído em 1914, em prédio preservado. Local: rua Sete de Abril - Largo do Mercado - centro Telefone: (15) 3251-4305


24

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017


PONTOS TURÍSTICOS

TURISTANDO

Museu Histórico “Paulo Setúbal” prédio foi construído em 1920 e, no passado, serviu como cadeia pública e fórum do município. Mais recentemente, vem abrigando exposições de arte contemporânea. Local: praça Manoel Guedes, 98 Telefone: (15) 3251-6586 Horário de funcionamento: terça a sexta, das 8h30 às 18h; sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h Visitação gratuita

Represa de Americana (hidroelétrica) Antiga Usina Hidroelétrica Santa Adélia. A usina pertencia à Fábrica de Tecidos Santa Adélia, da Campos & Irmãos, e foi concluída nos anos de 1930. Local: estrada municipal Moisés Martins - distrito de Americana.

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

O acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí é composto por objetos que pertenceram ao seu patrono, além de peças do cotidiano dos tropeiros, de arte sacra, fotos de pracinhas, objetos da Revolução Constitucionalista de 1932, entre outros. Destacam-se o fardão e o discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, entre poesias e trechos de livros, do escritor tatuiano Paulo Setúbal. O

25


Prefeitura de Tatuí

TURISTANDO

PONTOS TURÍSTICOS

26

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca” Parque municipal com atrações naturais e espaços voltados à educação, lazer, entretenimento e contemplação da natureza, dispondo de uma área aproximada de 253 mil metros e um grande lago. O parque ainda oferece área para práticas esportivas, com dois campos de futebol, duas caixas de areia

(uma de vôlei e outra de futebol), além das piscinas de água corrente que ficam abertas durante o verão. Local: estrada do Turvo, s/nº, bairro dos Fragas Dias e horários de visitação: Aos finais de semana (sábados e domingos), das 9h às 17h, entrada gratuita.

Santuário Nossa Senhora de Fátima Localizada no bairro de Santuário de Fátima, a igreja foi construída pelo casal Salvador e Benedita Nunes, que vivenciou

um milagre atribuído a Nossa Senhora de Fátima: a cura de uma filha, Lia. A partir disso, Salvador trabalhou para comprar um terreno e cumprir a

promessa de construir uma igreja e trazer para Tatuí a imagem de Nossa Senhora de Fátima. A imagem veio de Portugal, medindo 1,10 m de altura e feita de cedro brasileiro. A imagem chegou ao santuário em 16 de outubro de 1960. Em fevereiro do ano seguinte, foi colocada a pedra fundamental da igreja. Atualmente, o local é ponto de peregrinação e turismo religioso. Conta com a “Sala dos Milagres”, em memória à madre Querubina. Local: rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto bairro Santuário. Telefone: (15) 3305-8980 Visitação gratuita.

Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tatuí (Estação Experimental) Estação meteorológica e de pesquisa agrícola. Conta com a maior coleção de bambus da América Latina. Local: rod. Mário Batista Mori, km 10 (estrada Tatuí – Cesário Lange) Telefones: (15) 3251-6922 / 3251-4230 Visitação restrita a agendamento prévio.


Circuito das Praças

(Concha Acústica) Antigamente, era conhecida como “Largo da Beneficência” e servia como praça central da cidade (antes da inauguração da Praça da Matriz). Tornou-se conhecida como Concha Acústica a partir da administração do prefeito Paulo Assumpção Ribeiro, sob a qual ganhou um palco para apresentações artísticas. Acesso via rua Capitão Lisboa.

(Praça do Junqueira) Uma praça aconchegante, com ambiente familiar e repleta de árvores e arbustos. Localiza-se no início do bairro Junqueira. Acesso via rua do Cruzeiro.

27

Praça Cesário Mota

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Praça Antônio Prado

CIRCUITO DAS PRAÇAS

A cidade de Tatuí é uma das poucas a possuir um circuito de praças centrais interligadas. Ele se inicia logo na entrada da cidade (com a praça Antonio Prado) e termina com a conhecida avenida das Mangueiras. Alguns dos principais atrativos turísticos da cidade estão concentrados no trecho de cerca de três quilômetros.


28

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017


CIRCUITO DAS PRAÇAS

Praça da Matriz GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

A centenária praça central da cidade conta com os monumentos de João Del Fiol e Bimbo Azevedo, grandes personalidades da música tatuiana, além de um coreto central onde são realizadas apresentações artísticas. Acesso via ruas 11 de Agosto, José Bonifácio, Cel. Aureliano de Camargo e Prudente de Moraes.

29


30

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

CIRCUITO DAS PRAÇAS

Inaugurada em 1910, traz, em destaque, o símbolo do Natal em Tatuí: um pinheiro que já foi considerado um dos mais altos do mundo. É conhecida, também, por “Jardim da Santa”, em razão de sediar escultura em pedra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Tatuí. Acesso via ruas Santa Cruz, José Bonifácio e Juvenal de Campos.

Praça Martinho Guedes (Praça da Santa)

Praça Olívio Junqueira A praça está localizada entre os Poderes Executivo e Legislativo, com o chafariz nomeado “Professor Nacif Farah” em seu centro. Acesso via avenida Cônego João Clímaco, ruas do Cruzeiro, José Bonifácio e Capitão Lisboa


CIRCUITO DAS PRAÇAS

Avenida Cônego João Clímaco Conhecida como “avenida das Mangueiras” por contar com mangueiras centenárias, abriga espaço para caminhadas e outros esportes. Acesso via ruas do Cruzeiro, José Bonifácio e Capitão Lisboa.

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

(Avenida das Mangueiras)

31


CIRCUITO DAS PRAÇAS

Praça Paulo Setúbal

32

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

(Praça do Barão) A praça está em frente a duas importantes unidades de ensino centenárias: a Escola Municipal “João Florêncio” e a Escola Estadual “Barão de Suruí”. Antes de receber o nome do escritor, imortalizado com o fardão da Academia Brasileira de Letras, a praça recebia o nome de João Pessoa. Mas, com a morte prematura de Setúbal em 1937, houve uma comoção popular para que o Escolas centenárias – O prédio da escola municipal “João Florêncio” serviu como enfermaria das tropas que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932. O prédio foi inaugurado em 27 de novembro de 1895 e tem projeto de Manuel Sabater. Foi tombado pelo Condephaat (Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo em 2002). O prédio da atual Escola Estadual de Ensino Integral “Barão de Suruí” foi inaugurado em abril de 1931. Para construí-lo, a cidade se mobilizou em uma cotização. Acesso via ruas 13 de Fevereiro, Maneco Pereira, José Bonifácio e Cel. Aureliano de Camargo.

espaço público mais imponente e importante da época ganhasse o nome dele. Na praça, também estão instalados o monumento em memória aos Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, o busto do patrono Paulo Setúbal, os monumentos a Alberto Seabra e a Nacif Farah, além da histórica Rosa dos Ventos, inscrita em pedra-portuguesa no centro do espaço.


Aeroclube de Tatuí

AVENTURA

Aeroclube de Tatuí Fundado em 1934, destina-se à prática e ao ensino das atividades ligadas ao voo, em especial o voo em planadores. É um dos maiores aeroclubes de voo à vela do país em número de aeronaves e pilotos formados. Com agendamento prévio, é possível

participar de voos (pagos). Cursos de formação são abertos frequentemente. Local: avenida dos Aeronautas, s/n. Telefone: (15) 3251-4368 (terça a domingo, das 9h às 18h). Mais: aeroclubedetatui.com.br

Fazenda Maria a quem quer conhecer o meio rural e suas características. Também oferece turismo rural, cursos diversos e aulas. Local: limite dos municípios de Tatuí-Cerquilho Telefones: (15) 3284-3215 / (11) 7890-4346 Mais: fazendamaria.com.br

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Empresa familiar focada no cultivo de “qualidade”, realizado por métodos sustentáveis e manejo orgânico. Também atende a chefs de cozinha e ao segmento decorativo, com produção de micro “leaves”, flores comestíveis e ervas aromáticas. Oferece a “Rota dos Balões”, voltada

33


GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

100 95 75

34

25 5 0

Sítio do Carroção - Anúncio sexta-feira, 15 de julho de 2016 15:22:56


Sítio do Carroção:

Divulgação Sítio do Carroção

35

Trópico de Capricórnio. Para marcar esse acontecimento, tive a ideia de produzir a simulação da queda de um desses fragmentos, com tudo o que fosse necessário, para que esse fato se tornasse incrivelmente real”, lembra o idealizador Luís Gonzaga Rocha Leite. “Com essa ideia que caiu do céu, o Sítio do Carroção, que até essa data oferecia apenas lazer, reposicionou-se para oferecer inúmeros roteiros interativos, que, hoje, abrangem as mais diversas áreas do conhecimento humano”, acrescenta Rocha Leite. Atualmente, o Sítio do Carroção oferece diversas outras atrações, todas buscando unir a aventura ao surpreendente. Para tanto, inspira-se tanto na história real quanto na ficção de Mark Twain, Júlio Verne, Monteiro Lobato, Lewis Carroll, Spielberg e outros. Entre vários prêmios e certificações nacionais e internacionais, o Sítio do Carroção foi eleito, pelo Discovery Channel, o melhor em seu gênero na América Latina. Local: rodovia SP-129, km 43,2. Telefone: (15) 3305-2000. Mais: carrocao.com

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Fundado há 37 anos, o Sítio do Carroção é conhecido por ser o único resort pedagógico do país – não raramente, citado como o “lugar mais incrível do mundo”, por publicações especializadas. O resort promove atividades pedagógicas ao longo de todo o ano, além de acampamentos de férias no inverno, verão e Carnaval, quando recebe crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 16 anos, de todo o Brasil e do exterior. Com amplo cardápio de atrações e inúmeras possibilidades, o Sítio do Carroção oferece infraestrutura completa para alunos, com suas escolas ou em comemoração de formatura, acampantes em férias ou em feriados, empresas em treinamento ou reuniões de confraternização, aniversariantes, famílias, clubes e associações. O resort, que já funcionava como acampamento escolar, ganhou personalidade em julho de 1979, quando o assunto debatido pela imprensa mundial era a queda do laboratório espacial Skylab. “Cientistas previam que ele se fragmentaria ao entrar na atmosfera e, provavelmente, seus destroços cairiam ao longo da linha do

AVENTURA

único resort pedagógico do Brasil


36

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017


Sítio Santa Rosa AVENTURA mês de abril, quando é celebrando o Dia do Índio, crianças têm a oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura dos índios, interagindo com representantes de diversas etnias. O projeto é realizado desde 2004 e já envolveu intercâmbio com famílias da etnia xavante e umutina (Mato Grosso) e pataxós (Bahia). O projeto prevê visita aos tipos de casas dos índios, bate-papo sobre os diversos artesanatos indígenas, pintura facial, danças, músicas, zarabatana, entre outras atividades. No Sítio Santa Rosa, as refeições são à vontade, respeitando o gosto de cada criança. Os pães, bolos, geleias e queijos são de fabricação própria; verduras e legumes são plantados sem a utilização de agrotóxico; e o toque especial fica por conta do fogão a lenha. São oferecidas de três a seis refeições, conforme o pacote de visitação. Local: estrada municipal do Queimador – bairro Água Branca Telefone: 15 99705-6883 Mais: sitiosantarosa.com.br

37

Quim Quevedo O acampamento atende a crianças e adolescentes, de 4 a 15 anos e oferece recreação pedagógica e ecológica. É possível reservar a infraestrutura do espaço para eventos

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Acampamento educativo que desenvolve turismo rural e pedagógico, envolvendo projetos de intercâmbio cultural indígena, educação ambiental e folclore. Durante o ano todo, realiza passeios para crianças de quatro a dez anos de idade, da educação infantil até os cinco anos do ensino fundamental I (exceto durante as temporadas de férias, quando podem participar crianças de 6 a 14 anos). Entre maio e junho, acontece o projeto pedagógico “Educação Ambiental” para alunos do fundamental I. O projeto possibilita ao aluno ampliar “a consciência ecológica, a formação de valores e atitudes em relação ao meio ambiente”. Por meio de uma programação de atividades educativas, com um biólogo, há palestras, minhocultura, alimentos orgânicos, jogos e reciclagem. São experiências de aprendizagem que integram aluno e meio ambiente, contextualizando na prática tudo que ele vê nos livros. Outra iniciativa já tradicional é o intercâmbio cultural com índios. Durante o

privados. Local: estrada municipal Antonio Lopes, s/n – Jardim América. Telefone: (15) 3251-2940 Mais: solarquimquevedo.com.br


CLASSIFICADOS GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

38

ALAMBIQUES Alambique Artesanal Pinga dos Ramos Fazenda São João – Jd. Bela Vista . Cachaças, melados, açúcar mascavo, cachaças doces, gelatinas e outros. F: (15) 3251-5345

BARES & BALADA A Fábrica Pub Av. Cônego João Clímaco, 35. F: (15) 3251-4150 Bangalô Bar e Cozinha Rua Júlia de Melo Machado, 475. F: (15) 3205-2263 Bar do Paulinho – Coffee & Chopp Rua São Bento, 700. F: (15) 3251-6105 Bar do Tony Caranguejo Rua 7 de Maio, 6 (praça Cesário Mota). F: (15) 3259-3914 Beco do Chopp Trav. dos Pracinhas, 15. F: (15) 3251-2252 Boiteko Espetinho Rua Santa Cruz, 637. F: (15) 3251-3565 Cachaçaria Água Doce Rua 11 de Agosto, 2997. F: (15) 3022-2800 Café do Posto Rua 11 de Agosto, 2.570. F: (15) 3305-3037 Capitão XV Rua 15 de Novembro, 231 . F: (15) 3251-1865 Choperia XV Rua São Bento, 282. F: (15) 3251-3138 Dama de Ferro – Rock Bar Rua do Cruzeiro, 795 . F: (15) 3259.6956 Empório Elli Rua do Cruzeiro, 118. F: (15) 3251-3535 Estação Gourmet Rua Cel. Aureliano de Camargo, 705. F: (15) 3251-6610

Finess Praça Cesário Mota, 140 . F: (15) 3251-9633 Kabana’s Bar Av. Cientista José de Barros Magaldi, 235 O Caipirão Rua do Cruzeiro, 127. F: (15) 3251-0094 Pimenta e Salsa Rua Rotary Club, 491. F: (15) 3251-5670 Sans Café Rua do Cruzeiro, 240. F: (15) 3251-6406 Snooker Bar 149 Av. Salles Gomes, 149 V8 Beer Rua 11 de Agosto, 653 Lanchonete Capitão 63 Rua Quintino Bocaiúva, 502, Santa Cruz. F. (15) 99663-5897.

CAFÉS & PADARIAS Armazém do Café R. Cel. Lúcio Seabra, 480 . F: (15) 3205-1048 Brasil Cacau Praça da Matriz, 77. Café Vienês Rua Capitão Lisboa, 955. F: (15) 3251-3659 Cafeteria Del Fante Praça Paulo Setúbal, 22 – Galeria Del Fante. F: (15) 3259-7301 Casa de Pães Rosário II Av. Donato Flores, 783. F: (15) 99768-3970 Coffee & Break Cafeteria Rua CoronelLúcio Seabra, 480. F: (15) 3205-1048 Neto’s Café Av. Coronel Firmo Vieira, 981. F: (15) 99718-6366 Ópera Mix (Café) Rua 13 de Fevereiro, 240. F: (15) 3305-3000 . operamix.com.br Padaria 7 de Setembro Rua 7 de Setembro, 590 - Dr. Laurindo. F:(15) 3259-6060

Padaria Humaitá Rua Humaitá, 841 F: (15) 3251-3781 Padaria Quinze Rua 13 de Maio, 569. F: (15) 3251-3800 Padaria Rosa Praça Antonio Prado, 5. F: (15) 3205-1826 Padaria XI de Agosto Rua 11 de Agosto, 1.784. F: (15) 3251-9300 Santa Hora Café Rua 15 de Novembro, 273 . F: (15) 99803-5191

EMPÓRIOS Empório Tatuhy Rua do Cruzeiro, 118 . F: (15) 3251-3535 Santo Onofre Beer Store Rua do Cruzeiro, 867 B. F: (15) 3259-3667 Emporium das Carnes Rua Maneco Pereira, 66 . F: (15) 3259-4719

LANCHONETES & PASTEIS Banca de Frutas Avenida Av. Salles Gomes, 59. F: (15) 3259-5530 Barriga Cheia Rua 11 de Agosto, 84. F: (15) 3259-6688 Beijo Frio Rua 11 de Agosto, 483. F: (15) 3205-1537 Big Lu - Batatas Recheadas & Pizzas Rua Heleonildes M. de Menezes, 235 Bru-Léo Rua Chiquinha Rodrigues, 381. F: (15) 3259-5889 Café Pastel Soares Rua Cônego Demétrio, 271. F: (15) 3259-4184


SUCOS E FRUTAS AVENIDA Lanche natural, salgados e sucos naturais, açaí na tigela, salada de frutas e pão de mel. Atendimento: no verão, de segunda a sábado, das 6h às 22h, e no domingo, das 6h às 13h; no inverno, de segunda a sábado, das 6h às 20h, e no domingo, das 6h às 13h; feriados, das 6h às 13h. Avenida Salles Gomes, 59. Fone: (15) 3259-5530. E-mail: fernandorosa244@gmail.com

Tambelli Rua Maneco Pereira, 166. F: (15) 3251-2210 Tatuí Lanchonete Rua 11 de Agosto, 353. F: (15) 3251-5537 Tribo do Açaí Rua do Cruzeiro, 314. F: (15) 3251-4209 /rua São Bento, 545. F: (15) 99757-2111 VÓ GRAZIELLA Prato feito, marmitex, hambúrguer ar tesanal, porções e tábuas. Atendimento: segunda, das 8h às 15h; terça a sábado, das 8h às 23h30; e domingo, das 18h às 23h30. Rua Chiquinha Rodrigues, 239. Telefones: (15) 98174-6317 / 99778-2607. Aceita cartões de crédito.

Praça de Alimentação Praça Martinho Guedes Box 1 – Izabel Sucos e Salgados Box 2 - Bochecha Lanches Box 3 - Oriental Foods e Delivery Box 4 - Max Lanches Box 5 - Tapioca da Preta Box 6 - Zé do Lanche Box 7 - Lanches Pernil Box 8 - The Chicken Box 9 - Trulia Lanches Box 10 - Nice Lanches Box 11 - Deli Box Box 12 - João e Quitéria Lanches Box 14 - Sidneia Pizzas Cone Box 15 - Ki Gostoso Lanches Box 16 - Rosalina Batata Roast Box 17 - Gaúcho Lanches Box 18 - Point Brown Lanches

HOTÉIS Cortese Hotel Rua Cônego Demétrio, 185. F: (15) 3205-1552

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

/ 99740-8282 / 99730-8282 Lanchonete 400 Antônio Carlos Rua São Bento, 615. (15) 32591363 Lanchonete Tarsila Rua 7 de Maio, 577. F: (15) 3305-1212 Leão de Judá Travessa dos Pracinhas, 27 Mais que Batata Travessa dos Pracinhas, 35 Maker Rua Prudente de Moraes, 395. F: (15) 3305-5158 Marisa Lanches Rua São Bento, 457. F: (15) 3251-8698 Oba Lanches Av. Coronel Firmo Vieira Camargo, 1.015. F: (15) 3251-1281 Pastelaria TriLegal Rua Floresta, 5. F: (15) 32513104 Ponto Esfiha Rua 11 de Agosto, 1.750. F: (15) 3305-1168 Route Burger Rua Chiquinha Rodrigues, 774. F: (15) 3305-5818 Skina Rua Maneco Pereira, 270 Subway Rua São Bento, 507. F: (15) 3259-4333

CLASSIFICADOS

Café Pastel Soares III Rua Coronel Aureliano de Camargo, 496 Carriel Rua Farm. Francisco Miranda Nogueira, 157 – Jd. Wanderley. F: (15) 3205-2753 Casa de Sucos Rua 15 de Novembro, 421 Casa do Pão de Queijo Av. Pompeo Reali (posto Comendador) Casa do Pastel Rua Coronel Lúcio Seabra, 544. F: (15) 3305-5239 Casa dos Sucos Rua 7 de Abril, 287. F: (15) 3305-4072 Conveniência AM PM Rod. Antonio R. Schincariol, 506, km 113 F: (15) 3251-4852 Conveniência Estação- BR Mania Rua Chiquinha Rodrigues, 21 Coxinha Real Rua Capitão Lisboa, 879. F: (15) 3259-3990 Coxinha Real Rua 11 de Agosto, 431 Coxinha Real Rua 15 de Novembro, 499 Deh Batatas & Cia Rua 15 de Novembro, 2581, bairro São Judas, próximo à Sabesp. F.: (15) 3251-6747 / 99725-5277 / 98129-2285. Estação do Hambúrguer Av. Firmo Vieira de Camargo, 950. F: (15) 3305-4848 Federal Fast-Food Rua 11 de Agosto, 381. F: (15) 3251-4200 Habib’s Av. Pompeo Reali, 630 João Bauru Lanches Rua Onze de Agosto, 365 João Lanches e Marmitex F: (15) 3251-7135 / 996075939 Lanchonete 11 Rua Prof. Joaquim Teixeira, 423, Jd Junqueira. F: (15) 3251-8282

39


CLASSIFICADOS GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

40

Hotel Bela Vista Rua Vice-Prefeito Nelson Fiúza, 361 . F: (15) 3251-7632 Hotel Central Rua Coronel Lúcio Seabra, 502A. F: (15) 3251-6410 Hotel Del Fiol Praça da Matriz, 26. F: (15) 3251-3355. Site: hoteldelfiol. com.br Hotel Planalto Rua Vice-Prefeito Nelson Fiúza, 1.100. F: (15) 3305-7235 Hotel Pousada Gramado Rua Vidal Manoel Cleto, 341. F: (15) 3251-2216 Hotel Pousada Prudente Rua Prudente de Moraes, 470. F: (15) 3251-9286 Hotel Tatuí Rua 13 de Maio, 472. F: (15) 3251-0252 Pousada Paraty II Rua 11 de Agosto, 369. F: (15) 3251-3519

GASTRONOMIA ÁRABE Kibão Sahten Rua 15 de Novembro, 671. F: (15) 3305-1417

BISTRÔ Ópera Mix Rua 13 de Fevereiro, 240. F: (15) 3305-3000. Site: operamix. com.br

COMIDA CAIPIRA Bisteca do Caipirinha Rua do Cruzeiro, 954. (15) 3259-1557 Restaurante Pirata Caipira Rod. Mário Batista Mori, km 33. F: (15) 99614-1518 / 99757-1498

CARNES / CHURRASCARIA Churrascaria Garoto Rod. Antônio Romano Schincariol (SP-127). F: (15) 3205-1853 Mate Amargo Rod. Antonio Romano Schincariol, Km 113, 506. F: (15) 3251-8240 O Costelão Rua Padre Manoel da Nóbrega, 55. F: (15) 3251-2719 O Tropeiro de Tatuí Rua Brasília de Camargo Barros, 400. F: (15) 3259-5143 Santa Rosa Praça Antonio Prado, 19. F: (15) 3259-0440


GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

41

ESPECIALIDADE VARIADA / A LA CARTE Doca’s Rua 11 de Agosto, 87. F: (15) 3251-2208 Quintal Rua 15 de Novembro, 2.329. F: (15) 3259-0696 O Filé Rua José Bonifácio, 400. F: (15) 3205-2933

CLASSIFICADOS

ESPECIALIDADE VARIADA / SELF & SERVICE Anísio Rua Cônego Demétrio, 208. F: (15) 3259-7809 Anísio I Rua José Bonifácio, 186. F: (15) 3251-1258 Anísio II Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 641. F: (15) 3251-8068 Camilo Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 531. F: (15) 3259-2298 Carriel Rua Tomás Machado Jr., 15 Jd. Wanderley. F: (15) 3205-2079 DeMartini Rua José Bonifácio, 676. F: (15) 3305-3680 Hortelã Centro Gastronômico Avenida São Carlos, 173. F: (15) 3305-3111 Pirata Rua Coronel Lúcio Seabra, 429. F: (15) 3205 2605 Limão Rosa Rua Capitão Lisboa, 1.143. F: (15) 3259-5504 Paladar – Anísio III Rua São Bento, 746. F: (15) 3259-1876 Marcelo’s Restaurante Rua 13 de Fevereiro, 537. F: (15) 3259-2891 Pimenta e Salsa Rua Rotary Club, 491. F: (15) 3251-5670 Tempero Manero Rua 13 de Maio, 891. F: (15) 3305-7097 Tropical Rua Santa Cruz, 1.016. F: (15) 3251-3153 Restaurante Mantovani Rua Joaquim de Campos Vieira, 80. F: (15) 3251-8972


CLASSIFICADOS GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

42

ESPECIALIDADE VARIADA / DELIVERY Parmegianas Grand Chef Rotisserie Rua 7 de Setembro, 349. F: (15) 3205-2241 Frangu’s Rua 15 de Novembro, 690. F: (15) 3251-8291 / 3251-1976

ITALIANO Massas & Cia. Rua José Bonifácio, 881. F: (15) 3251-3861 Trattoria Della Nonna Rua 13 de Fevereiro, 565. F: (15) 3305-3328 . trattoriadellanonna.com.br Trattoria e Pizzaria Graziano Praça Cesário Mota, 103. F: (15) 3259-3000. Site: graziano. com.br

JAPONÊS Sensey Sushi & Bar Rua Santa Cruz, 86. F: (15) 3305-5663 Taro Sushi Tatuí Rua do Cruzeiro, 706. F: (15) 3305-5842 Temak’s Bar e Temakeria Avenida Salles Gomes, 198. F: (15) 3251-1145 Temakeria Sushimy Rua 7 de Setembro, 103. F: (15) 3251-3167 ORIENTAL Kampai Rua 15 de Novembro, 1.173. F: (15) 3259-0864 Sushi Ya Rua 13 de Fevereiro, 703. F: (15) 3251-7716 Tai Chi Chuan Rua 13 de Fevereiro, 537 . F: (15) 3251-7374

PIZZARIAS Alegro I Rua 11 de Agosto, 1.250. F: (15) 3251-7494 Alegro II Rua 11 de Agosto, 677. F: (15) 3251-7263 Bella Massa Rua Vicente Valleti, 167. F: (15) 3205-2578 Bella Roma Rua Marechal Floriano Peixoto, 526. F: (15) 3259-0606


GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

43

SORVETERIAS Brunata Sorvetes Rua Chiquinha Rodrigues, 231. F: (15) 3251-1714 Brunata Sorvetes II Rua São Bento, 501 Brunata Sorvetes III Rua 15 de Novembro, 404 Chiquinho Sorvetes Rua José Bonifácio, 713. F: (15) 3259-4376 Gabriela Rua Prudente de Moraes, 140 Japaleta Paleteria Rua 15 de Novembro, 200. F: (15) 99721-3377 Mântova Sorveteria e Doceria Avenida São Carlos, 785. F: (15) 3205-1942 Palácio do Sorvete Praça da Matriz, 99. F: (15) 3251-2252 Palácio do Sorvete II Parque Ayrton Senna- Dr. Laurindo Prudente Sorveteria Rua Prudente de Moraes, 974. (15) 3251-7276 Sabore Sorvetes F: (15) 99841-1907 Sorveteria Dona Mel 2 Avenida Cônego João Clímaco, 49

CLASSIFICADOS

Florenzza Rua 15 de Novembro, 619. F: (15) 3251-0040 Pizzaria Dom Bueno Rua Celso Patrício 445, Jardim Wanderley, F. (15) 3251-3272 / 99129-2679. Pizzaria Delivery Gordinho II Rua 11 de Agosto, 2.264. F: (15) 3251-8581 Hermelino’s Rua Prudente de Moraes, 1.262. F: (15) 3259-0909 Itália Rua Chiquinha Rodrigues, 750. F: (15) 3251-2626 La Toscana Rua Farmacêutico Afonso Avallone, 200. F: (15) 3251 3700 Pizzaiollos Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 977. F: (15) 3251-3433 Spázzio do Zé Avenida Salles Gomes, 44. F: (15) 3251-6758 Trattoria e Pizzaria Graziano Praça Cesário Mota, 103. F: (15) 3259-3000 graziano. com.br


CLASSIFICADOS

DOCERIAS Alfajor F: (15) 99708-6806 Ana Banana Cone Trufado F: (15) 98103-9351 / 996042133 Andreia Bolos F: (15) 3259-5673 / 998133839 ANNA LU BELISCÕES Beliscões de doce de leite, goiabada, chocolate. Atendimento de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h, pelo telefone (15) 996393162. Facebook: Anna Lu Beliscões. E-mail: annalubeliscoes@ gmail.com

44

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

As Gêmeas - Doces e Bolos F: (15) 3259-2743 / 996261023 ATELIÊ DAS FESTAS Kit festa, decoração, locação de móveis provençais, tencionados, doces finos, cupcakes, bem-casados, doces personalizados, bolos de pasta americana. R. Pedro Domingues Menck, 260 Fones WhatsApp: (15) 997082294 e 99738-9970. Ateliê Um Doce de Doce F: (15) 98123-5584 Atelier Anna Botelho Confeitaria e Doces Finos F: (15) 99612-5758 Avenida Doces Caseiros Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 665. F: (15) 32516223 BRIGADEIROTECA Brigadeiro gourmet (+ de 30 sabores): belga, belga branco, leitinho, Nutella, Ovomaltine, Prestígio, churros, limão, maracujá, palha italiana, Negresco, amarula, vinho do porto, café, gengibre, napolitano, nozes, canela, bicho de pé, cenoura, cerejas etc. Rua Capitão Lisboa, 892, loja D. Fone: 99109-4436. Facebook Brigadeiroteca. BRINCANDO COM CHOCOLATE Salgadinhos para festas. Carolinas recheadas, bombas, bolo pizza, trufas e cones.

Atendimento das 8h às 18h. Rua Antonio Emílio de Oliveira, 198. Fone: (15) 9 9 8 0 4 - 0 0 3 7 . Fa c e b o o k . com/brincando com chocolate. E-mail: tati-dpaula@ hotmail.com Cá... Brito Chocolates e Doces F: (15) 3259-0021 / 99619-1165 Cacau Show Rua Prudente de Moraes, 233. F: (15) 3305-4418 Cantinho Doce F: (15) 99792-7075 / 991659750 Casa de Bolos Rua 11 de Agosto, 50. F: (15) 3251-5682. Site: casadebolos. com.br Casa do Chocolate F: (15) 3205-2662 / 997781958 / 99639-0272 Choco Queen F: (15) 99603-9885 Chocolucia F: (15) 3259-3360 / 997990746 Chocoretto Avenida Zilah de Aquino, 885. F: (15) 3251-4876 / 99605-6380 Chocorey F: (15) 99722-303 Chocoshow F: (15) 3251-5949 / 997157842 Clara & Cia. Travessa Monsenhor Magaldi, 320. F. (15) 3251-4459 / 98117-1889 . Site: claraecia. com.br Claudia Rauscher Avenida Firmo Vieira de Camargo, 171. F: (15) 3251-8520. Confeitaria Elaine F: (15) 3259-7383 / 996170873 Delícias de Milho F: (15) 3251-7378 / 997244334 Disalle Bolos & Cia. F: (15) 3451-0549 / 997220672 Doce Artesanal Caresia Rua 7 de Maio, 773. F. (15) 3259-5505 / 99717-0157 Doce Emoção F: (15) 99855-5211 / 997943920 Doce Nota Rua 11 de Agosto, 3.045 (galeria da Coop) Doce Sabor Rua Professor Francisco Pereira de Almeida, 65. F: (15) 32597462

Doceria & Confeitaria Dois Amores F: (15) 99696-1712 / 981532626 Doceria Pingo Doce Rua Ângelo Poles, 900. F: (15) 3251-4127 / 99128-8056 Doces Caseiros Avenida São Carlos, 90. F: (15) 3305-7790 Doces Caseiros Estrela D’Alva Rua Stélio Machado Loureiro, 195. F.: 3251-5030 / 997947111 Doces Caseiros Lurdinha F: (15) 99652-0946 Doces Celina F: (15) 3305-6642 / 997632363 Doces Confeitos Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 493. F: (15) 33054854 / 99117-7881 Doceteria Doces e Sorvetes Rua 11 de Agosto, 3.045. F: (15) 99808-8083 Dona Nadir Produtos de Milho-Verde F: (15) 3251-2769 / 997922655 Dubiel Cupcakes & Cia F: 3205-3011 / 99699-1190 / 99855-0988 . Empório Dona Vita Praça Manoel Guedes, 94 . F: (15) 99833-2323 / 99139-0313 Enrolado e Granulado Brigadeiro Gourmet F: (15) 3251-4288 / (11) 998005588. Site: enroladoegranulado. com.br Juju’s Maçã do Amor F: (15) 99841-5499 KÁTIA BOLOS CASEIROS Pudim de quatro sabores, tortas, docinhos para festas e bolos confeitados. Atendimento de segunda a domingo, das 8h às 20h30. Rua Dr. Alber to Seabra, 28. Fones: (15) 3251-7212 (WhatsApp) 99738-3005. E-mail: katiaboloscaseiros@outlook.com. Dolci F: (15) 99105-2981 Maria do Carmo Doces F: (15) 3259-4178 Massaria Alves Rua Joaquim Camargo Barros, 21. F: (15) 99745-9016 Merceli Bolos Doces e Salgados F: (15) 99759-3019 / 99661-9456.


45

PESQUEIROS Santuário Ellun Via Vicente Manoel de Oliveira, 1.305 - bairro Santuário Ternura Pesca e Lazer Rua 11 de Agosto, 2.780. F: (15) 3259-7490 Três Marias Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127), km 106. F: (15) 3205-1188

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Oliveira Produtos Artesanais F: (15) 99724-0060 Padaria e Confeitaria Quinze Rua 13 de Maio, 569. F: (15) 3251-3800 Paula Ananda Brigadeiro Gourmet F: (15) 99753-2705 / 997092126 Rancho Maricota F: (15) 3259-3009 / 981288620 Receitas do Sítio F: (15) 99834-6006 Sabores Ivone F: (15) 99846-7311 Sandra Doces F: (15) 3305-1397 / 981629414 Simone Chocolates F: (15) 3259-3234 / 997417798 Sodiê Doces Rua José Bonifácio, 703. F: (15) 3259-1223 Sorveteria e Doceria da Vanilda Rua Professora Maria de Lourdes A. Sinisgalli, 280. F: (15) 3259-6036 / 996656618 . Toca da Formiga Rua 11 de Agosto, 341-B. F: (15) 3205-2192 Vanilda Doces F: (15) 3259-1269 / 997141422

CLASSIFICADOS

N E G DOCES CONFEITEIRAS Decoração, salgados, bolos de festa. Bolo de pote, bolo bombom, alfajor, donuts e brigadeiros recheados. Atendimento das 8h às 22h, pelos telefones (15) 32594200 / 15 99722-6188 / 15 99702-3695. Rua Professora Adelina Ribeiro, 47. E-mail: neilabarrosbuffet@hotmail. com


CLASSIFICADOS GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

46

HÍPICAS Centro Hípico de Tatuí Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto, 156. Site: www.hipicacentaurus. com.br

AGÊNCIAS DE VIAGENS Antuérpia Turismo Rua Capitão Lisboa, 684. F: (15) 3251-5483 CVC Tatuí Rua Coronel Aureliano de Camargo, 487. F: (15) 32593999 Foco Viagens & Turismo Rua 13 de Fevereiro, 570. F: (15) 3259-0808 Imagine Intercâmbio Praça do Barão, 50. F: (15) 3305-5315 Manto Azul Turismo Rodoviária de Tatuí, box 15. F: (15) 3251-9613 Tatuítur Viagens Turismo Rua 13 de Maio, 771. F: (15) 3205-8484 Trip Tour Rua Marrey Marques de Oliveira, 21. F: (15) 3205-1172 ANTIGUIDADE Caçadores de Relíquias do Brasil Praça São Martinho, 11.

ARTESANATO Feira de Artesanato Praça da Matriz Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h

CASAS NOTURNAS Pantanal Country Club Rua Laurindo Marques, 395. F: (15) 99787-5003 Tape Club Rua Vice-Prefeito Nelson Fiúza, 1.300. F: (15) 3259-1552

CINEMA Cine Santa Helena Praça da Bandeira, 14 . F: (15) 3305-1008

ENTRETENIMENTO Grando Sports Rua Rio de Janeiro, 520 - vila Santa Luzia. F: (15) 33051003 Milennium Boliche Rua 11 de Agosto, 1.855. F: (15) 3305-5374 Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho” Bairro Inocoop. F: (15) 32514844 Paintball Ellun Via Vicente Manoel de Oliveira, 1.305 - bairro Santuário

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS Centro Cultural Municipal Praça Mar tinho Guedes, 12. F: (15) 3251-4135. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h. E-mail: turismo@tatui.sp.gov.br Museu Histórico “Paulo Setúbal”. Praça Manoel Guedes, 98. F:(15) 3251-6586. Horário de

funcionamento: terça a sexta, das 8h30 às 18h; sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h. E-mail: mhpstatui@ gmail.com

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA Defesa Civil – 199 Delegacia de Polícia – (15) 3251-4402 Policia Rodoviária - (15) 3251-4600 Polícia Militar – 190 / (15) 3251-1499 Guarda Civil Municipal – 199/ (15) 3251-2849 Bombeiros – 193 Pronto-socorro – (15) 32518722 / (15) 3305-3996 Santa Casa – (15) 3305-8200 Ambulância – 192

LOCOMOÇÃO Estação Rodoviária – (15) 3259-0899 Ponto de Táxi (Praça da Matriz) – (15) 3251-4270 / 3251-4298 Ponto de Táxi (Rua Maneco Pereira) – (15) 3251-4196 Ponto de Táxi (Mercado Municipal) – (15) 3251-4115

LOCADORA DE CARROS Localiza Rua 11 de Agosto, 2635. F: (15) 3259-5858 CLUBES DE LAZER & SERVIÇOS Associação Atlética XI de Agosto Rua Professor Oracy Gomes, 598. F: (15) 3251-4933 Associação Renascer Tatuiense - 3ª Idade Rua Senador Laurindo Dias Minhoto, 280. F: (15) 32052966 Clube de Campo de Tatuí Rua 11 de Agosto, 3.092. F: (15) 3251-4080 Lions Club de Tatuí Rua 7 de Setembro, 735. F: (15) 3305-4785 Rotary Club de Tatuí Rua Santa Terezinha, 71. F: (15) 3251-2945 SESI Avenida São Carlos, 900. F: (15) 3251-7033


Qualidade certificada uma comissão do Comtur. Podem solicitar o selo agências de turismo, meios de hospedagem, restaurantes, bares e similares, atrativos turísticos e demais prestadores de serviço turístico. O regulamento e a ficha de requisição estão disponíveis no site oficial da Prefeitura: tatui.sp.gov.br. Além da requisição oficial, é necessário estar com todas as licenças de funcionamento vigentes perante a Prefeitura e demais órgãos públicos fiscalizadores. Os empreendimentos que têm a certificação do Selo de Qualidade Turística podem ter auxílio do Comtur e do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico para o fomento de suas atividades, podendo ser divulgados em materiais institucionais do município, em jornais, sites, e outros.

ESTABELECIMENTOS CERTIFICADOS ATÉ AGOSTO/2016 Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Doceria Pingo Doce, Trattoria e Pizzaria Graziano, Sesi (Serviço Social da Indústria), Hotel Del Fiol, Conservatório de Tatuí e Teatro “Procópio Ferreira”, Casa Cortese Design Hotel, Restaurante do Anísio, Restaurante Hortelã, Restaurante Tai Chi Chuan, Alambique Artesanal Pinga dos Ramos, Centro Hípico de Tatuí, Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, Sitio do Carroção, Sitio Santa Rosa, O Costelão, Bisteca do Caipirinha, Marisa Lanches, Docas, Pastelaria Tambelli, Spazio do Zé, Hotel Bela Vista, Hotel Planalto, Estrela Dalva, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Opera Mix, Café Pastel Soares, Doceria Clara & Cia., Bar e Lanchonete Capitão XV, Hermelinos Pizzaria, Route Burger Gourmet, Armazém do Café, Água Doce Cachaçaria, Restaurante Taro Sushi, Subway, Palácio do Sorvete, Padaria Humaitá e Padaria XV.

GUIA TURÍSTICO E GASTRONÔMICO TATUÍ CIDADE TERNURA 2016 / 2017

Desde o início do ano de 2016, por meio de iniciativa do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), a qualidade em atendimento e serviços de estabelecimentos comerciais, culturais e de entretenimento do município é certificada. O Selo de Qualidade Turística de Tatuí certifica estabelecimentos “comprometidos com a excelência e qualidade dos serviços”. O selo é uma certificação gratuita, criada e desenvolvida pelo Comtur, com apoio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo e do São Paulo Convention & Visitors Bureau, que busca incentivar a melhoria da qualidade do atendimento turístico, transformando esse esforço em um diferencial competitivo. Os selos são oferecidos a empresas que atendam pré-requisitos exigidos e verificados por

47


Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura  

Publicação dividida em cinco categorias, nas quais são listadas os pontos turísticos locais; bares, cafés e restaurantes; hospedagens; festa...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you