O praticante - Revista / Publicação Desportiva - Edição 46

Page 81

Nutrição desportiva | Saúde

5)

Não se exercite em jejum. Não só é perigoso para a saúde (i.e. os níveis de açúcar no sangue poderão diminuir demasiado, causando hipoglicemia), como quaisquer benefícios advindos de uma utilização aumentada de ácidos gordos (gordura) durante o esforço têm sido desmistificados por investigações recentes. Um desses estudos (Paoli A et al, 2011) demonstrou que a realização de exercício em jejum provoca uma diminuição no metabolismo que se prolonga até 12 horas após o exercício, em comparação ao exercício realizado após um pequeno-almoço leve. A isto acrescenta o facto de que treinar “de estômago vazio” diminui a motivação para treinar. Consequentemente, o volume e intensidade do treino provavelmente diminuem. Vale muito mais treinar bem nutrido(a), com qualidade e motivação!

Quando estamos na presença dos nossos pares, tendemos a estar mais motivados e a ultrapassar mais facilmente os nossos limites. Outra solução é a realização de desportos de equipa ou aulas de grupo.

7)

Pense em resultados obtidos e mantidos a médio/longo prazo. Defina os seus objectivos com clareza e sensatez (aconselhe-se com um profissional acreditado) e depois vá ao trabalho, pois não existem atalhos! Desejando-lhe a melhor performance de sempre, Diogo Ferreira | Dietista Tel.: 961 249 167 diogoferreira.dietpt@gmail.com

6) Convide amigos e/ou familiares para se juntarem a si. O Praticante

81

Março | Abril 2012


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.