Page 1

Oporto Toastmasters Club Newsletter EDIÇÃO 02 | DEZEMBRO 2012

Nesta edição: Perfis de Membros | P.2 Resumos das Sessões | P.3 & P.4 Agenda | P.5

Distinguished Toastmaster!

Quentes e Boas! Em tempo de castanhas, o pregão popular aplica-se como uma luva às sessões do Oporto Toastmasters Club deste bimestre, tal foi a qualidade das mesmas e o ambiente caloroso em que se desenrolaram. Para os mais distraídos, a Newsletter do Oporto Toastmasters Club vai na sua segunda edição. Nesta, os membros mais assíduos poderão recordar com satisfação os pontos altos das sessões em que estiveram presentes. Já os menos assíduos poderão ter um vislumbre do que andam a perder… e penitenciarem-se pelo seu absentismo. Humor à parte, todos os associados (e são cada vez mais!) e demais interessados poderão também consultar o calendário das futuras sessões, do qual se destacam as sessões especiais em Inglês e a sessão especialíssima de Natal, com surpresas à mistura... Notícias sobre concursos, entrevistas e eventos, também se encontram à distância de um virar da folha. Por isso, saboreiem os conteúdos… como se de castanhas se tratassem. Brindes e até fevereiro! Catarina Cardão, João Pedro Príncipe, Pedro Martins e Sara Magalhães

No passado dia 19 de Novembro, a sessão do Oporto Toastmasters Club contou com a edificante presença do Division L Governor (cargo mais elevado na hierarquia Toastmaster em Portugal), Luís Caetano, que procedeu à entrega da belíssima placa de Distinguished Toastmaster (DTM) ao nosso membro Rui Henriques. O título de DTM é o mais elevado reconhecimento na estrutura dos Toastmasters International, sendo atribuído apenas aos membros que atinjam tanto o Advanced Communication Gold como o Advanced Leader Silver. Candidatos a DTM também devem ter registo de 40 apresentações públicas. Apenas 0,5% dos 4 milhões de membros passados e atuais dos Toastmasters International alcançaram o título de DTM. O percurso para se atingir este nível permite aprendizagens e crescimento pessoal inigualáveis. Parabéns Rui!


[PERFIS] Afonso Liberal Fernandes & Luísa Claro Nesta segunda edição, estreamos um novo espaço na nossa Newsletter: Breves apresentações de perfis de membros que, por algum motivo, merecem este destaque. O Oporto Toastmasters Club (OTC) tem

Luísa faz jus ao cargo de Vice President of

vindo a crescer a olhos vistos! Para nossa

Education, recebendo calorosamente quem

grande alegria e orgulho, o número de

de novo chega. Ela aplica a sua energia

inscrições tem vindo a aumentar a passos

impressionante tanto como oradora, como

largos.

avaliadora atenta, ou ainda no papel de organizadora e garantia de que toda a gente

Os convidados ouvem falar do OTC, por amigos ou pela Internet, ficam curiosos,

tira o máximo proveito do seu desempenho nas sessões.

ganham coragem e aparecem numa das nossas sessões semanais. E… é neste

Outra das pessoas que não fica aquém desta

momento que a magia começa! Por vezes

descrição é o Afonso Fernandes. Entrou no

mais tímidos, outras vezes com muita ânsia

OTC também em Janeiro 2012, e desde esse

de se fazerem ao caminho, há espaço para

dia as suas ações têm influenciado o destino

todo o tipo de ritmos, todo o tipo de

do clube.

personalidades, todo o tipo de motivações. De modos tranquilos e afáveis, o Afonso Nesta edição, vamos falar-vos de duas

começou o seu percurso com passos

pessoas que se têm empenhado de corpo e

seguros. Com o desenrolar do tempo,

alma. De facto, apesar de estarem no OTC

desvendou-se como um avaliador objetivo,

há menos de um ano, são já responsáveis

motivador e assertivo, dando o seu melhor

por dinamizar muitas das nossas sessões, e

para ajudar no crescimento dos “fellow

graças a eles muitas pessoas têm sido muito

toastmasters” em cada sessão!

bem recebidas e… ficado connosco. Mas não só! Os seus discursos refletem o Uma delas é a Luísa Claro. Iniciou o seu

seu empenho, que de uma forma entusiasta

percurso nos Toastmasters em Janeiro 2012,

têm vindo a enumerar etapas superadas,

e desde então nunca mais parou! O seu

umas atrás das outras…! A confiança que

primeiro discurso foi um mês depois, o

transmite enquanto discursa é equilibrada

primeiro de 6 discursos preparados e

pela dinâmica que transfere às palavras.

inesquecíveis!

A

expressividade

e

naturalidade com que se exprime, fascina e prende,

deixando-nos

a

aguardar

ansiosamente pelo seguinte.

Muito mais se poderia dizer sobre estes e

seu tantos outros elementos que têm feito contributo estende-se também à do OTC o que ele é atualmente: um organização da logística de cada sessão, sucesso! À Luísa, ao Afonso, e a todos os garantindo que tudo está no devido lugar, elementos não nomeados mas presentes, Ainda

como

Sergeant-at-arms,

o

imediato arregaçou as mangas e lançou as

que todas as condições estão asseguradas um grande obrigado! Trabalharemos para para o decorrer de mais uma desenvolta sermos, juntos, exemplo e inspiração.

mãos ao trabalho, auxiliando na organização

reunião.

Com uma visão ambiciosa e estimulante, de

das reuniões e da atribuição de tarefas. O

Para os novos membros: aqui fica a prova

seu contributo foi precioso e reconhecido!

O Afonso e a Luísa são dois bons exemplos viva de que vale a pena investir nos de muita dedicação ao clube Toastmasters, Toastmasters: é uma verdadeira relação

Com um jeito muito humano e prático, a

de crença que é possível crescermos juntos!

simbiótica! P.2


8 de outubro de 2012

15 de outubro de 2012

Concurso Discursos de Humor e de Improviso!

Our second English Session!

Uma sessão repleta de humor e com mostras da vincada capacidade de improviso dos membros Toastmasters, onde foram apurados os vencedores que passariam pelo Concurso de Área (L4) no dia 13 de Outubro, e de onde, por sua vez, sairíam os representantes para a Final Nacional que teve lugar no dia 20 na Católica Lisbon. Estivemos representados na Final Nacional por: José Tiago Magalhães e Luís Marrana nos discursos de humor; e Eduardo Espinheira e Sara Magalhães nos discursos de improviso.

Resumos das Sessões! 22 de outubro de 2012 Dia do 88º aniversário do Toastmasters International! Nesta sessão fomos brindados com dois icebreakers: ficámos a conhecer a Mariana, que entre o karaté, o step, a patinagem, a bricolage, a Bimby e o teatro, vai arranjando um tempinho para se dedicar à Psicologia Clínica, e a Lea, que com uma pontinha de Learning Moment explanou a sua paixão pela alimentação saudável e até mesmo biológica, que inevitavelmente a levou a seguir a área da Nutrição.

A 148ª sessão do OTC, pôs à prova, pela segunda vez, os dotes de fluência na língua inglesa dos que se aventuraram a ficar... sem respiração! Desde as curiosidades históricas a que os Sergeant-at-arms já nos habituaram e que o Tiago Veloso tão bem nos explicou -, passando por uma verdadeira aula de inglês (dada pelo proficiente Rui Henriques), e terminando com uma apresentação sobre a importância da voz dada pela Inês Vicente do Voz e Nós! Depois da sessão aberta pelo Tiago, o Luís Marrana conduziu as hostes, com a naturalidade habitual de quem se sente confortável no palco. As funções foram apresentadas, e o João Pedro Princípe desafiou-nos a usar (e abusar) da palavra "breathtaking". Tanto, que o Nuno Faria ficou "out of breath"! O Frederico Pinho, estreante em Table Topic Master, foi mestre no papel que desempenhou. Motivou 5 voluntários a participar, e desafiou-os com temas que pediam (muita) imaginação...!

A inevitável parcialidade dos julgamentos foi-nos apresentada pelo João Pedro, depois de argumentar o seu ponto de vista sobre a masculinidade dos jogadores de râguebi, a isenção dos adeptos de futebol ou mesmo sobre o futuro do Einstein se fosse fã de piercings faciais. Terminámos os discursos preparados com uma viagem guiada pelo Afonso ao tempo dos nossos 5 anos de idade, onde o nosso imaginário foi estimulado, com cavalos saltitantes, bispos falantes e uma torre chamada Luísa. Aprendemos a posicionar peças num tabuleiro de xadrez, mas ficámos sem saber a diferença entre uma égua e um cavalo. Entrando na área do improviso, o Ricardo, o Luís e o Alcides foram estimulados a dissertar sobre as coisas simples e positivas da vida.

29 de outubro de 2012 Receita para uma sessão Toastmaster no OTC! Encontre 2 ou três Jumbos de boa qualidade. Separe os ceboleiros dos cagaréus e acrescente ovos-moles. Adicione três fortes princípios, três momentos estruturantes e três objetivos cumpridos. Junte um ou vários pontos coloridos e prepare uma moldura dourada. Deixe repousar durante alguns minutos. Depois, de preferência de improviso, faça equipas, desafie pessoas, dê-lhes objectos impensáveis e deixe-os contar histórias improváveis. Misture tudo, retire o que ficou de mais apetitoso e o que abriu o apetite para a próxima. Respeite os tempos de preparação e de cozedura. Tenha cuidado com repetições, ou palavras desnecessárias. Para a decoração junte lágrimas de gargalhadas. Se preferir, pode ainda separar o complemento temporal do sujeito.

P.3

Para a semana teremos outra receita tão ou mais apetitosa!


5 de novembro de 2012 Learning Moment de homenagem ao Luís Marrana! Luís Marrana escolheu como palavra do dia - lobrigar - para ver a custo, enxergar - o que se notava já ser uma grande noite de discursos. Assistimos ao icebreaker do Luís Maia, uma apresentação da literatura para todos os gostos pela Catarina Cardão e ainda um convite a remarmos com o remo da Esperança e outro da Ação, pela Sofia Andrade. A Lea Caniço, como Table Topics Master, convidou os voluntários para o improviso a falarem sobre os direitos atropelados e muitas vezes lobrigados pelos que nos são mais próximos. No final, o Nuno Faria fez uma ímpar homenagem ao grande Luís Marrana num jeito de Learning Moment.

12 de novembro de 2012

19 de novembro de 2012

26 de novembro de 2012

Our third English Session!

Uma sessão repleta (de gente e de momentos memoráveis)!

Energia para dar e vender!

‘I can see many happy faces’, abriu o Luís Marrana. ‘Enjoy as much as possible’, disse o Luís, preparando os presentes para uma sessão que se antevia repleta de momentos excepcionais: alguns preparados meticulosamente, outros por desafio lançado a escassas horas antes do início da sessão, e ainda os que foram gerados no improviso do momento. Todos nos proporcionaram intervenções de excelência. A palavra do dia – cosy, pois a sessão decorreu em inglês – foi lançada pelo Rui Henriques. E que bem estivemos, naquela noite fria de Outono, aconchegados e em boa companhia, na Sala 6 da Porto Business School. Nos discursos preparados, o Daniel Fonseca ofereceu-nos um discurso inesperado, apresentando-se de um modo completamente diferente. O Eduardo Fernandes apresentou-se como um homem de muitos nomes e o Afonso Fernandes confidenciou-nos que, recentemente, subestimou alguém. Já a Sara Magalhães revelou-se excelente CEO.

Dia 19 de Novembro, pela hora do costume, uma sala quente e acolhedora estava recheada com mais de 40 pessoas (12 convidados, entre os quais 5 membros de outros Clubes (TecMaia, MindBusiness e CLUTA) e ainda as ilustres presenças do Director da Porto Business School e do Division L Governor dos Toastmasters)! A sessão n.º 153 do Oporto Toastmasters Club foi palco de mais uma abertura em grande, com uma simulação exímia do 1000º golo do Pelé e ainda uma pequena confissão da Mónica Lewinsky pelo meio,. O Paulo Sérgio falou-nos um pouco do seu percurso (nomeadamente o percurso da sua identidade nominal). O Zé Tiago apresentou-nos algumas das melhores relíquias de humor no futebol português. O Rui Henriques completou o seu Competent Communicator Manual não pela primeira, nem pela segunda, mas pela terceira vez! Recebeu ainda, claro está, o título de DTM (ver capa).

A 154ª sessão do OTC foi aberta pelo Tiago Veloso com o entusiasmo e energia a que ele já nos tem habituado como sergeant-at-arms, fazendo referência ao aniversário de eventos tão diversos como a realização do primeiro xenotransplante, os programas universais de vacinação, e o nascimento de Hillary Clinton. Depois da abertura formal da sessão, foi altura de o 1st Toastmaster Carlos Costa fazer uma breve explicação sobre o funcionamento da sessão, direccionada para os convidados presentes. Os discursos preparados foram inaugurados pela Ana Isabel, que nos falou dos 5 princípios fundamentais para uma vida saudável. Seguiu-se um belíssimo poema de Malangatana com uma descrição prévia, tão ou mais poética, pelo Pedro Martins, vindo a culminar no último discurso, bastante interactivo, onde o Nuno Faria encarnou o Presidente do Boavista Futebol Clube.

P.4


Desenvolvimento Pessoal e Profissional O Oporto Toastmasters Club, tal como milhares de clubes congéneres espalhados pelo mundo, tem como missão fornecer um ambiente de suporte mútuo e aprendizagem positiva, de modo a que cada membro tenha a oportunidade de desenvolver competências de comunicação e liderança: o que por sua vez permite desenvolver a autoconfiança e o crescimento pessoal.

Agenda 3 de dezembro

Em cada sessão semanal, de hora e meia, praticam-se discursos preparados - com diferentes objetivos, consoante o nível de progressão do orador - e discursos de improviso. Paralelamente, assumem-se diferentes papéis ao nível da organização e condução da própria sessão. Finalmente, e sempre num ambiente construtivo e de mútua aprendizagem, exploram-se os pontos fortes e aspetos a desenvolver de cada orador.

O CLUTA (Clube Toastmasters de Aveiro) visita o OTC.

4 de dezembro Comemoração da 100ª sessão do Braga Toastmasters Club.

10 de dezembro Sessão em inglês.

17 de dezembro Grande jantar de Natal no restaurante Chien qui fume, pelas 20h30.

19 de dezembro O OTC visita o CLUTA (Clube Toastmasters de Aveiro).

7 de janeiro (2013)

OportoToastmastersClub Dezembro 2012

Retoma das sessões no Novo Ano.

14 de janeiro (2013) Sessão em inglês.

Grupo de Corrida Sejam ávidos ou impávidos desportistas, sejam velozes ou vagarosos, vigorosos ou delicados, estão todos convidados a juntarem-se a nós para a nossa corrida semanal! Todas as Quartas-Feiras partimos da Praia dos Ingleses às 19h30 rumo ao Lais de Guia, onde invertemos o processo e rumamos ao final do mesmo local de onde partimos. Apareçam!

Participem na Vossa Newsletter! Por forma a enriquecermos cada vez mais a Newsletter, convidamo-vos todos a contactarem-nos com ideias, sugestões ou simples comentários! Falem connosco!

Todas as Segundas às 20h45 .: Porto Business School :. contacto: oportotoastmastersclub@gmail.com [www.facebook.com/oportotoastmasters] P.5

OTC Newsletter #2 | Dezembro 2012  

A segunda edição da Newsletter do Oporto Toastmasters Club!

Advertisement