Issuu on Google+

(Página 8)

q

Carol Duarte mostra a beleza da mulher em um instigante ensaio do fotógrafo Lennysson Cunha.

Justiça acaba com a farra dos

13 vereadores

O

presidente da Câmara, Joaquim Rufino, entrou com um pedido na Justiça Eleitoral para aumentar o número de vereadores de nove para treze. Segundo o vereador Genesco Neto, que é contrário ao aumento, isso não passou de uma manobra para mudar a regra do jogo nos últimos minutos do 2º tempo. A Justiça Eleitoral entendeu que era irregular e decidiu por não permitir o aumento das vagas, eliminando, assim, a possibilidade de mais gastos com o dinheiro público. (Página 9)

POLÍCIA

(Página 5)

Oito são presos em operação policial na “Rua do Meio”

Suspeitos usaram bebê e esconderam droga em calcinha para se livrarem da polícia.

q

Garota popular

PERSONALIDADE POPULAR

(Página 6)

pADRE JOÃO Mesmo debilitado em uma cadeira de rodas, o Padre João mostra a sua capacidade de ser feliz e ainda levar a felicidade às pessoas.

Quem será o

Circula em Lagoa Santa e Vespasiano

Ano I - Nº 01 - 7 de Julho de 2012

novo prefeito

de Lagoa Santa? (Página 3)

Breno Salomão

Doutor Fernando

Doutor Ricardo


P Á G I N A

2

7 DE JULHO DE 2012

OPINIÃO

Agnaldo Francisco

Você acha necessário aumentar de nove para treze vereadores na Câmara Municipal de Lagoa Santa?

são

Júnia Mata Machado

Visão

Várzea

“Esse aumento só trará aumento nos gastos. E esse gasto, que já é muito grande, poderia ser investido em saúde, educação entre outras necessidades do município.”

Ana Luíza

Franciele Martins

Jardim Ipê

Sobradinho

“Eu considero que não é o número de vereadores que melhora a qualidade dos serviços prestados à comunidade.”

o nome “O Popular”, o jornal quer oferecer realmenu Com te uma oportunidade para que o povo participe e tenha o

mesmo direito e espaço na mídia impressa em Lagoa Santa.

A

Silas de Oliveira

q

q Priscila

Aeronautas

“É mais do que notório que as intenções de aumento não são para atender interesses da população, ou no mínimo, teriam pedido opinião do povo.”

Promissão “Sou contra esse aumento de cadeiras na Câmara, pois só trará mais gastos. Dinheiro que poderia ser investido na saúde da cidade, por exemplo, que está escassa.”

“Eu aprovo, pois talvez assim eles consigam fazer alguma coisa ou muito mais do que foi feito até agora.”

q

q

rede de fofocas é ainda pior que as rede sociais na internet. Nem tínhamos ainda lançado o jornal e já chegavam a nossos ouvidos várias insinuações sobre “O Popular” e os seus donos. “Ah, esse jornal é de algum político”, ou “quem tá bancando esse jornal?”, ou ainda “jornal em época de política é só para fazer política, depois acaba”. Entendemos que jornal em interior é realmente difícil de ser feito, principalmente pela maioria ser ligado a algum grupo político, ou trabalhando para ele. Então, é normal que pensem isso. Mas, para surpresa, esse novo jornal não tem ligação política com ninguém, a não ser com a informação e com o povo, não é à toa que se chama “O Popular”. Quem são os donos? Três pessoas que já têm uma vasta experiência no jornalismo em Lagoa Santa e fora, todos eles já trabalharam nos principais jornais da cidade e, nem de perto, podem ser chamados de aventureiros ou “picaretas”, pois o profissionalismo e a informação está no sangue de cada um. Com a união de três profissionais, logicamente o custo final do jornal é menor, apesar de ainda ser muito caro. Temos a certeza que verbas públicas não será o forte do nosso jornal por sermos independentes, por isso temos que contar com o apoio do empresariado que quer ver notícias como verdadeiramente são, sem maquiagem ou oficialismo e com o apoio do próprio povo que está ávido por uma imprensa que vai falar a verdade com ele e vai abrir espaço para que ele fale, denuncie, opine, elogie e que possa usar sempre como fonte de informação. Para mantermos a nossa independência, o projeto é que o povo participe também do apoio financeiro ao jornal. De que forma? Simples. Em mais algumas edições, em que cada um já estará conhecendo um pouco mais o jornal e a sua independência editorial, faremos uma campanha para que o povo adquira a edição semanal espontaneamente em pontos de venda e distribuição, por um preço simbólico. Quem não puder contribuir, não deixará de ler o jornal, pois todas as suas edições serão distribuídas também gratuitamente. Você é que decidirá se quer contribuir ou não. Essa é uma forma que vislumbramos para podermos continuar com um jornal independente de pressões oficiais e, temos certeza, de que é isso também que o povo quer: Um jornal livre e independente para levar a informação do jeito que ela é. É essa luta desses três profissionais, ter o compromisso apenas com a informação. E o povo pode ajudar.

q

q

Um novo jornal

“O que precisa melhorar é o desmpenho dos vereadores e não a quantidade dos mesmos. Com propostas qualitativas e não quantitativas”.

Utilidade Pública Telefones úteis Cemig - 116 Policia Militar – 190 Bombeiros - 193 Copasa - 3689-8474 Prefeitura Municipal 3688-1300 Câmara Municipal – 3689-9950 Hospital – 3681-4000 Procon - 3681-1221 Rodoviária – 3681-4992 Defensoria Pública – 3689-0897 Limpeza Urbana – 3688-1440

Previsão do tempo Sexta (06) a terça (10/07) Fonte: Climatempo

Expediente opopular@hotmail.com / comercialopopularmg@hotmail.com Praça Doutor Lund, 94 - sala 302 - Centro - Lagoa Santa/MG - 3681-1185 Editor: Iano Almeida (Mtb 3.063 MG) - Jornalista Responsável: Poliane Bosco (Mtb 14.409 MG) Repórter: Marley Borges - Fotógrafos: Lenysson Cunha e Marley Borges - Diagramação: Iano Almeida e Lenysson Cunha - Gerente Comercial: Sabrina Alcici (9759-0467) - 3681-1185


7 DE JULHO DE 2012

POLÍTIC A

P Á G I N A

3

q

A campanha política vai para as ruas Três candidatos a prefeito e mais de 150 candidatos a vereador colocam, a partir do dia 7 de julho, as suas campanhas nas ruas de Lagoa Santa, onde nem tudo é válido para conseguir votos. A partir de agora o eleitor tem que ficar atento e tentar escolher o candidato, tanto a prefeito quanto a vereador, que tenha um melhor projeto de governo e que possa realmente trabalhar em função da população e não em benefício próprio. Depende de cada eleitor os rumos que Lagoa Santa poderá tomar nos próximos quatro anos. O jornal “O Popular”, fez sete perguntas aos três candidatos a prefeito e está publicando todas as respostas na íntegra para que o cidadão de Lagoa Santa possa conhecer um pouco mais de cada candidato e tirar suas próprias conclusões na hora do voto.

Breno Salomão e o vice Reinaldo Pinto Coelho 1 - Quem é o candidato Breno Salomão?

Breno é filho de Ana Maria Salomão Gomes e Onofre Augusto Gomes, é casado com Ana Paula e pai de dois filhos, Gustavo (7 anos) e Felipe (5 anos). Breno é Engenheiro Civil, formado pela Escola de Engenharia Kennedy, atuou em grandes empresas e obras do ramo de engenharia, como na implantação do Alphaville Lagoa dos Ingleses em Nova Lima. Breno é empresário, no ramo de móveis, e proprietário da loja Criare localizada na Praça Dr. Lund. Breno foi Secretário de Obras de 2006 à 2008 e ajudou o Prefeito Rogério Avelar a implantar o maior Programa de Obras da história de Lagoa Santa. Em 2009, assumia as Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, quando juntamente com o prefeito Rogério Avelar implantou vários programas na área ambiental como a ampliação da coleta seletiva, que atingiu uma cobertura de 90% da cidade.Como Secretário de Planejamento Breno elaborou os projetos viários e o plano de crescimento do nosso município, preparando nossa cidade para os próximos 30 anos, vislumbrando um crescimento planejado, ordenado e sustentável.

2 - Quais os partidos apoiam a sua candidatura?

Uma ampla aliança composta por 17 partidos, PPS – PP – PSDB – PTB –DEM – PTN – PRP – PTC – PSL – PSDC – PSC – PHS – PMN – PDT – PC do B – PRB – PSD, demonstrando vigor político e coerência quanto as propostas para melhorar mais, nossa cidade.

3 - Qual o principal motivo o levou a colocar o seu nome como candidato a prefeito?

Não coloquei meu nome como candidato a prefeito, recebi sim, um convite do ViceGovernador Alberto Pinto Coelho e do Prefeito Rogério Avelar para compor a chapa majoritária nas próximas eleições. Me sinto preparado para enfrentar este desafio, primeiro por ter formado uma das mais renomadas faculdade de engenharia de Minas Gerais e segundo por ter participado da administração do prefeito Rogério Avelar desde 2006. Em apenas seis anos a atual administração, da qual faço parte, revolucionou e transformou nossa cidade. Como Secretário de Obras (2006 a 2008) e Secretario de Planejamento e Meio Ambiente (2009 a 2012) pude contribuir com o projeto político do nosso prefeito, buscando sempre, melhorar a qualidade de vida de todos os moradores de Lagoa Santa.

4 - Como enxerga a atual situação de Lagoa Santa?

Lagoa Santa vive um bom momento. Nossa cidade se preparou desde 2006 para este momento, se consolidando como uma das cidades que mais crescem no estado de Minas Gerais. Ampliamos nossa unidades de saúde de apenas 8 em 2006 para 18 unidades cuidar em 2012; Reformamos e ampliamos todas as escolas municipais; Implantamos o projeto Nova Lagoa Santa que pavimentou cerca de 70% das vias públicas municipais; Viabilizamos a implantação do Programa Minha Casa Minha Vida em Lagoa Santa, assumindo contra partidas como a implantação da nova escola do Palmital e a nova unidade do cuidar Palmital; Implantamos as unidades do CRAS e do CREAS para apoiar as famílias mais humildes e em situação de vulnerabilidade social; Valorizamos nossos jovens com o mais audacioso programa de formação e capacitação profissional através da Parceria do CVT com o SENAC, SESI e SENAI; Implantamos diversos programa na área ambiental como a coleta seletiva, o eco óleo e o abrace o verde. Estamos conscientes que embora tenhamos feito muito nos últimos seis anos, muito temos a fazer para melhorar ainda mais nossa Lagoa Santa. Mas me sinto motivado e preparado para enfrentar este desafio.

5 - Na sua visão, qual o principal problema que a cidade enfrenta?

O principal problema de Lagoa Santa é não permitir que o crescimento de Lagoa Santa ocorra de forma desordenada, sem planejamento, sem compromisso com a melhoria da qualidade de vida de todos os moradores da nossa cidade. Temos que avançar na saúde, na segurança e na capacitação profissional. Temos que nos preocupar com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente, mas acima de tudo temos que trazer novas empresa para Lagoa Santa e criar mais empregos contribuindo para que nossa população, principalmente, nossos jovens, tenham mais oportunidades de trabalho e possam melhorar sua renda.

6 - Qual será a prioridade no seu governo, se eleito?

Nossa prioridade é dar continuidade ao trabalho do Prefeito Rogerio Avelar e avançar mais, trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores de nossa cidade, oferencendo e buscando melhorias em areas como Saude, Segurança Publica, Moradia, formação profisional, esportes, emprego, Educação e no Bem estar social.

7 - Que papel terá o vice na sua administração?

O papel do vice Reinaldo Pinto Coelho tem muito semelhança com a forma de trabalho proposta pelo Presidente Lula para a chapa Dilma Roussef e Michel Temer e pelo Senador Aecio Neves para a chapa Antônio Anastasia e Alberto Pinto Coelho. Tanto Lula como Aecio optaram por um nome mais tecnico, um gestor, um administrador eficiente testado nas administrações dos dois e para vice um nome mais politico, com tramite no governo estadual e federal, com acesso aos deputados e senadores, um nome mais acostumado com a burocracia do governo. Em Lagoa Santa nossa chapa guarda a mesma filosofia. Reinaldo Pinto Coelho será o responsavel pela articulação politica, ira buscar verbas para Lagoa Santa junto aos governos estadual e federal, estará em contado com os deputados e senadores buscando emendas parlamentares, alem disso será o responsavel pela interlocução com os representantes do legislativo municipal e ira trabalhar para que Lagoa Santa possa avançar nas politicas sociais e beneficiar todos os moradores de nossa cidade.

Doutor Ricardo e o vice doutor Rogério Tibúrcio Doutor Fernando e o vice Genesco Neto 1 - Quem é o candidato Doutor Fernando? Um médico, cirurgião geral, formado há 30 anos, que em 1991 passou a morar em Lagoa Santa com o objetivo de criar sua família em uma cidade bonita, de gente acolhedora e solidária. Fui convidado a trabalhar no setor de saúde publica e não passei um dia sem atender e operar um cliente nesta cidade. Entrei na politica para melhorar a assistência a saúde publica, garantindo e ampliando os direitos dos usuários do SUS. Fui Vereador por dois mandatos, candidato em 2008 e hoje tenho vontade e me sinto preparado para ser eleito Prefeito de Lagoa Santa. 2 - Quais os partidos apoiam a sua candidatura? Presido o Partido Socialista Brasileiro PSB e temos o qualificado e vibrante apoio do PMDB, do PT, do PV e do PSOL. 3 - Qual o principal motivo o levou a colocar o seu nome como candidato a prefeito? O amor e o respeito pelo povo de Lagoa Santa. 4 - Como enxerga a atual situação de Lagoa Santa? Uma cidade com uma administração que só olha para o próprio umbigo, um projeto pessoal de poder que centraliza as decisões e tiraniza aos que trabalham de cabeça erguida. Um governo de propaganda enganosa que privilegia sua corte de vassalos em detrimento da maioria de excluídos e mal servidos. Um fazedor de obras eleitoreiras, com métodos que só sabe oferecer pão e circo. 5 - Na sua visão, qual o principal problema que a cidade enfrenta? Saúde Pública. Falta de médicos nos PSF, nas Policlínicas e no Pronto Atendimento. Falta de investimento nas instalações e equipamentos. Falta de espírito público e de humanismo no acolhimento dos usuários do SUS. Má gestão dos recursos da saúde pública. 6 - Qual será a prioridade no seu governo, se eleito? Resgatar a cidadania. Abrir as portas da Prefeitura para ouvir o povo de Lagoa Santa. Respeitar e cumprir a Lei Orgânica do município. Criar um ambiente democrático com participação efetiva dos conselhos municipais. Ser transparente nas ações de governo e prestar conta do uso do dinheiro público. Sem perseguições, sem revanchismo. Governar para todos e com todos os que amam Lagoa Santa. 7 - Que papel terá o vice na sua administração? Permita-me nomeá-lo. Tenho a honra e o privilégio de ter Genesco Neto como meu companheiro. Nossa obra será construída a quatro mãos. Acrescenta ao governo o destemor próprio da juventude e a prudência, virtude cardeal que caracteriza a estirpe da família Aparecido de Oliveira. Seu papel será de protagonista, como bem o demonstra no exercício de seu mandato na Câmara Municipal.

1 - Quem é o candidato Doutor Ricardo? Sou uma pessoa que gosta de trabalhar, sincero e que tem compromisso. Nasci em Barbacena em 1953, resido em Lagoa Santa desde 1988, casado com Elizabeth, tenho três filhos. Técnico agrícola, professor por 13 anos, médico há 30 anos e militar da reserva da FAB. Empresário, administro todos os meus negócios diretamente, gosto de planejar e cobrar todas as ações e decisões a serem tomadas de forma honesta. Vivo intensamente o lado voluntário e fico feliz em poder ajudar as pessoas. Gosto de planejar, arquitetar e construir, sempre pensando no crescimento e desenvolvimento daquilo que me proponho a fazer. 2 - Quais os partidos apoiam a sua candidatura? PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), número 28. Estamos concorrendo com 14 candidatos para vereadores (9 homens e 5 mulheres); Prefeito e Vice-prefeito. 3 - Qual o principal motivo o levou a colocar o seu nome como candidato a prefeito? Tornar Lagoa Santa uma cidade participativa e planejada para o grande crescimento que se projeta para a região, obedecendo ao nosso meio ambiente, de maneira sustentável para o futuro de todos. Respeitar e ouvir as necessidades dos Lagoassantenses em todos os projetos a serem implantados, valorizando os nossos recursos humanos e melhorando as condições primordiais de vida como a saúde, educação, segurança, trabalho, habitação, infraestrutura viária e lazer, nunca esquecendo o lado da assistência social no amparo às crianças, idosos, presidiários e dependentes químicos. 4 - Como enxerga a atual situação de Lagoa Santa? Uma cidade que cresce de forma desordenada, sem planejamento, sem escutar os anseios de sua população e sem se preocupar com o meio ambiente e com as condições de vida futura. 5 - Na sua visão, qual o principal problema que a cidade enfrenta? São vários, saúde precária, segurança pouco presente, transporte público ineficiente, saneamento básico sem nenhum tipo de planejamento, entre outros. 6 - Qual será a prioridade no seu governo, se eleito? Estruturar a saúde publica do município no setor de atendimento ambulatorial, preventivo e emergencial (24 horas). Melhorar a qualidade de vida da população ao integrar saúde, educação, trabalho e segurança. 7 - Que papel terá o vice na sua administração? Doutor Rogério Tibúrcio, médico, colega de profissão, grande conhecedor da saúde pública do município, em muito participará para a renovação de Lagoa Santa, trazendo a sua experiência e seu lado humano para o atendimento da população. Iremos trabalhar em grupo, discutindo ideias e planejamentos. Um vice que o povo pode confiar como prefeito, pela sua capacidade e experiência.


P Á G I N A

4

7 DE JULHO DE 2012

G E R A L

Arquivo PMV

Deputado quer maior quantidade de táxis no Aeroporto de Confins

A

Vespasiano ganha UPA 24h q

400 pessoas poderão ser atendidas diariamente em praticamente todas as especialidades médicas.

N

o dia 21 de junho a Prefeitura de Vespasiano entregou para a população a Unidade de Pronto Atendimento Prefeito Luiz Issa. A UPA vai atender 24 horas por dia os usuários do Sistema Único de Saúde que apresentem quadro clinico agudo de qualquer natureza. A unidade de saúde terá capacidade para atender 400 pessoas diariamente e irá oferecer todas as especialidades médicas, garantindo assim, um atendimento completo e de alto nível para os cidadãos. A UPA 24 horas recebeu o nome Prefeito Luiz Issa como uma homenagem P L A N TÃ O - Pediatria - Clínica Médica - Odontologia - Cirurgia - Enfermagem - Central de Esterilização - Observação pediátrica e de adultos - Unidade de Terapia Intensiva (estabilização) - Classificação de Risco pelo Protoloco Manchester - Raio X - Laboratório de Análise Clínicas 24 horas - Plantão de Ortopedia 12 horas

ESPAÇO FÍSICO DA UPA - Sala de recepção e espera com capacidade para 65 pessoas (com sanitários para os usuários) - Sala de arquivo de prontuário médico - Sala para assistência social - Sala para radiologia - Sala para suturas - Sala de curativos contaminados - Sala para inaloterapia, com capacidade para 12 pacientes - Sala de gesso - Sala de medicação com capacidade para 8 pacientes - Área de apoio diagnóstico - Área para procedimentos - 2 consultórios de triagem classificatória de risco - 7 consultórios médicos - Consultório odontológico - Laboratório de patologia clínica

ao político e profissional respeitado foi, não só em Vespasiano, como em Minas Gerais. A representante da família do homenageado, Luzia Issa Fernandino, disse que este foi um momento impar, de celebrar a memória de alguém que fez muito por seu semelhante. O deputado federal Miguel Corrêa, presente na cerimônia, fortaleceu ainda mais a sua parceria com Vespasiano. “Aqui fui acolhido como um filho. O povo me recebeu de braços abertos e farei de tudo, onde quer que eu esteja, estarei sempre

junto de Vespasiano e do prefeito Carlos Murta. Buscando recursos para essa cidade e melhorando a cada dia a vida do cidadão”. Já o Secretário de Estado de Saúde, Antonio Jorge de Souza Marques, destacou a importância de recordar aqueles que muito fizeram no passado e o Secretário Nacional de Atenção a Saúde, Helvécio Magalhães, parabenizou o anfitrião da solenidade que, segundo ele, é o grande responsável (com apoio dos governos Estadual e Federal) pela obra. “É preciso reconhecer a ousadia, a coragem e a determinação do Prefeito de Vespasiano para entregar à população esta obra maravilhosa. Decididamente foi um orgulho apoiar essa iniciativa. Até setembro Vespasiano sediará uma UTI móvel e uma unidade básica do Samu metropolitano”, afirmou o secretário. A Prefeitura de Vespasiano alterou totalmente o projeto padrão para melhor atender os vespasianenses. Também adquiriu equipamentos com tecnologia de ponta, móveis de primeira qualidade e disponibilizou ar condicionado em todas as salas. Dispõe de 4 leitos de UTI e

ESPECIALIDADES MÉDICAS - Cardiologia - Otorrinolaringologia - Cirurgia Vascular - Neurologia - Dermatologia - Pneumologia - Infectologia - Angiologia - Pneumologia Sanitária - Dermatologia Sanitária - Cardiologia Pediátrica - Oftalmologia - Hebeatria - Psiquiatria - Assistência Social - Psicologia - Terapia Ocupacional - Fisioterapia - Fonoaudiologia

estrutura de atendimento odontológico de urgência para adultos e crianças. A UPA é organizada em relação ao trabalho do SAMU – que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente para o serviço de saúde adequado à situação. Além disso, foi revista e ampliada toda a assistência farmacêutica e propedêutica para fornecer à unidade a capacidade de diagnosticar e tratar rapidamente os seus pacientes: fármacos de urgências e todos os exames essenciais para esclarecimento diagnóstico no tempo ideal.

Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais reuniu para uma audiência pública no Plenarinho IV do Aeroporto de Confins para debater a situação do transporte de passageiros por táxi no terminal. O autor do requerimento para a reunião é o deputado João Vítor Xavier que explica que o aeroporto tem a necessidade de 1.500 táxis, mas atualmente opera com apenas 508 veículos credenciados. O parlamentar chama a atenção para os 6 mil táxis de Belo Horizonte e região metropolitana, inclusive os táxis de Lagoa Santa, que podem levar os passageiros ao aeroporto, porém não podem voltar carregados. “Com isso, a deficiência do serviço permanece e sustenta o trabalho de táxis clandestinos”, afirma. De acordo com o deputado, o debate sobre a deficiência do transporte por táxi no Aeroporto de Confins é de extrema importância porque Belo Horizonte receberá a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014. Ou seja, a demanda será muito maior. ALMG

Audiência Pública no Aeroporto

A

Infraero realizou uma audiência pública para debater sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) dos empreendimentos previstos para o aeroporto como: o Terminal de Passageiros II e seus anexos, o edifício garagem e sistema viário interno, o Terminal de Passageiros III, a ampliação do Terminal de Cargas e ampliação do reservatório de água potável. Além dos órgãos ambientais de Minas Gerais, da consultoria Praxis (responsável pela elaboração dos estudos ambientais) e do Governo do Estado, a reunião contou com a população de várias cidades do entorno do aeroporto que puderam entender mais sobre os projetos, criticar, sugerir e também apoiar a decisão relacionada ao licenciamento ambiental.


7 DE JULHO DE 2012

m acidente entre um carro e uma motocicleta deixou dois feridos na tarde de sábado (23) no bairro Novo Santos Dumont. De acordo com o registro da PM, o motoqueiro informou que seguia em direção ao bairro e ao passar num cruzamento foi fortemente atingido por um Escort. O motociclista e o garupa ficaram no chão, feridos, enquanto o motorista fugiu do local e guardou o veículo na garagem no mesmo bairro. Na residência, a PM conseguiu identificar o veículo batido e guardado, porém não tinha ninguém no local. As vítimas que tiveram pernas e braços quebrados, luxação nos quadris e escoriações foram socorridas e levadas ao hospital.

Dois assaltos em um

O

utra vítima de roubo foi a drogaria Farma Alves no bairro Várzea. O roubo aconteceu na noite de quinta-feira (21), quando, de acordo com informações da Policia Militar, um homem armado com um revólver calibre 38 entrou no estabelecimento e anunciou o assalto enquanto outro suspeito ficou do lado de fora para vigiar o local. Antes de fugir, os suspeitos abordaram outra vítima de quem levaram um celular e um relógio. Da farmácia roubaram um total de 500 reais em dinheiro, fugindo em seguida numa moto cinza. Militares rastrearam o local, mas nenhum suspeito foi encontrado.

homem é morto a tiros na porta de casa

N

a madrugada de domingo (24), um homem de 26 anos foi assassinado após ser baleado na porta de casa, no bairro Morro Alto em Vespasiano. O homem, que apresentava ferimentos na perna, foi socorrido com vida pela PM que recebeu denúncia de que um homem com apelido de “Lobão” estava fazendo vários disparos de arma de fogo na região de dentro do seu Fiat Siena prata. A vítima foi encaminhada ao Hospital Risoleta Tolentino Neves, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. Após o trabalho da perícia, o corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O suspeito indicado pelo denunciante não foi localizado e não se sabe o motivo do homicídio.

morto após sair para soltar pipa

U

m rapaz de 23 anos foi executado com tiros na cabeça na tarde de sexta (22) por uma dupla de motoqueiros, enquanto soltava pipa na porta de casa em Vespasiano. De acordo com informações da Policia Militar, ele foi atingido oito vezes, de acordo com a perícia e seis cápsulas e um cartucho intacto foram encontrados no chão, próximo à vítima. A vitima tinha passagem pela polícia. Nenhum suspeito foi encontrado.

de tráfico na “Rua do meio”, no centro Suspeita usa bebê para se proteger e outras foram presas com drogas na calcinha. Quatro menores estão entre os presos.

N

a sexta-feira (29) uma operação da polícia militar na rua Virgilio Melo Franco, conhecida como “Rua do meio”, no Centro, terminou com a prisão de oito suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas, entre eles, quatro menores, além de grande apreensão de drogas, munição e balança de precisão. A operação começou no fim da tarde e após 40 minutos de vigília, os militares flagraram o momento em que o casal, supostos donos da boca, passaram a droga a um comprador. Abordado, o comprador foi pego com as pedras de crack escondidas na boca. A casa ainda estava com o portão aberto quando os militares avistaram o casal, ainda na porta com outras duas mulheres. Ao verem os policiais, elas tumultuaram o local para dar fuga ao dono da boca que usou o beco que dá acesso a outros barracões existentes no mesmo lote. Durante essa fuga ele dispensou um saco plástico contendo 12 pedras de crack e 25 pinos de cocaína encontrados pe-

A “Rua do Meio” é uma velha conhecida da polícia como ponto de tráfico los policiais. Uma vizinha também foi acusada de dar cobertura ao fugitivo. Sob a suspeita de que ele estivesse escondido numa das casas de cúmplices do tráfico na mesma rua, a polícia pediu reforço e cercou o quarteirão para buscas no local. Ao chegar numa das casas, quatro menores, sendo um de 14, um de 15 e outros dois de 17 anos, tentaram fugir, mas foram capturados. Com eles os policias encontraram uma bolsa

feminina contendo 122 pinos e quatro papelotes de cocaína, 103 pedras de crack, 26 buchas de maconha, além de uma balança de precisão, quatro munições calibre 40, uma 38, além de dinheiro e telefones. Ainda de acordo com a polícia todas as drogas estavam prontas para venda preparadas pela própria mulher do suposto traficante. A mulher afirmou aos militares que a maioria da droga já havia sido vendida

e além das apreendidas não havia mais. A PM afirmou também que na casa onde funciona a suposta boca de fumo havia várias crianças que convivem com a prática de crimes e uso constante de entorpecentes e armas, inclusive um recémnascido que foi usado por uma das suspeitas para se proteger da polícia. Os suspeitos envolvidos, inclusive os menores, foram encaminhados à delegacia. O principal suspeito não foi preso.

Vítimas são roubadas, Pânico nas lotéricas presas e amordaçadas

Em pouco mais de uma semana ladrões invadem as duas agências da cidade

q

U

Operação policial prende oito suspeitos

M. Borges

motorista fere motoqueiros e foge sem prestar socorro

POLÍCIA

5

q

RONDA

P Á G I N A

N

o Distrito Industrial, uma mulher que chegava para pagar funcionários e outras cinco pessoas foram vítimas de ladrões armados na tarde de sexta-feira (15). O assalto aconteceu quando a mulher chegava de carro na empresa e foi rendida por dois indivíduos, ambos armados, que renderam também outras cinco pessoas que estavam no local. Sob ameaças, as vítimas foram trancadas dentro de pequeno quarto e tiveram mãos e pernas amarradas e bocas amordaçadas. Entre objetos pessoais roubados como cartões de crédito, relógios importados, tênis de marca entre outros, os bandidos fugiram levando cerca de dois mil reais em dinheiro. Nenhum suspeito foi encontrado.

fingiram Tassaltorêsestarindivíduos armados e anunciou um a casa lotérica Talismã, no bairro Santos Dumont. Dois deles invadiram as cabines e em seguida fugiram levando 3 mil reais em dinheiro. Mesmo após rastrear o local nenhum suspeito foi encontrado. Dias depois, foi a vez da lotérica no Centro da cidade

sofrer com a mesma ação dos ladrões. Há suspeitas de que esses bandidos façam arte de alguma quadrilha especializada M. Borges neste tipo de roubo.


P Á G I N A

6

VARIEDADES

GASTRONOMIA

Personalidade

Vovó Ivone

Popular

Almôndegas com queijo à parmegiana

solidariedade

2 pães franceses amanhecidos e picados 1/2 xícara de leite 3 xícaras de carne moída 4 colheres de alho espremido 1/2 cebola ralada Quer participar deste 1 ovo quadro? Envie um email para 1 colher de farinha de trigo opopularmg@hotmail.com Sal a gosto ou ligue 3681-1185 2 xícaras de queijo mussarela em cubos 3 colheres (chá) de azeite 1 cubo de caldo de legumes 10 tomates picados 2 colheres de extrato de tomate 3 claras e farinha de rosca para empanar Óleo para fritar 200g de queijo mussarela ralado para polvilhar

Modo de preparo Umedeça o pão no leite e esprema, depois misture com a carne e 1 colher de alho, a cebola, o ovo a farinha e o sal e modele as almôndegas, depois recheie com a mussarela. Passe as almôndegas na clara e depois na farinha de rosca, frite em óleo e reserve. Aqueça o azeite e frite o alho restante junto do caldo de legumes e o tomate. Bata no liquidificador misture o extrato e o sal e despeje sobre as almôndegas. Distribua o queijo ralado e leve ao forno médio por 10 minutos.

HORÓSCOPO DA SEMANA

Touro 21/03 a 20/04 Lua e Marte sugere uma postura mais competitiva nas atividades de lazer. A princípio essa garra tende a lhe colocar em posição de destaque, mas cuidado com os excessos

Gêmeos 21/03 a 20/04 Postura tende ficar mais decidida e focada em suas necessidades pessoais, Lua e Marte lhe traz determinação para manter a casa em ordem. Cuide para que sua agressividade seja em favor das pessoas!

Câncer 21/03 a 20/04 Lua e Marte se associam em sua área comunicativa, sugerindo uma postura mais ativa em seus processos intelectuais. Esteja atento ao ritmo das pessoas, pois você pode intimidá-las com pontos de vista impositivos.

Leão 21/03 a 20/04 O encontro entre Lua e Marte, em sua área material, pode refletir em um maior controle dos seus bens materiais. A rigidez e a falta de generosidade tendem a comprometer.

Virgem 21/03 a 20/04 Doses de agressividade podem atrapalhar seus relacionamentos, já que suas atitudes tendem a invadir os limites do outro. Seja cuidadoso com as pessoas.

Zilú diz que casamento com Zezé Di Camargo é “aberto” A mulher do sertanejo Zezé Di Camargo, Zilú, disse para a revista “Caras” desta semana que eles vivem um “casamento aberto”. Morando atualmente sem o marido em Miami, ela ainda diz que amar é querer que o outro seja feliz e essa é a prioridade. Nas mídias já circula a foto da nova namorada de Zezé, que afirma que já namora o sertanejo há cinco anos.

exemplo de

Ingredientes

Lua e Marte lhe trará vigor e entusiasmo para conduzir suas atividades cotidianas. Tenha cuidado para não assumir uma postura obsessiva, pois nem tudo pode estar sob controle.

Padre João

FOFOCANDO

Um

C hef de co z inha popular

Áries 21/03 a 20/04

7 DE JULHO DE 2012

Libra 21/03 a 20/04 Lua e Marte evidenciam uma fase em que os problemas tendem a lhe abalar emocionalmente. A urgência em encontrar soluções pode lhe levar a atitudes precipitadas.

Escorpião 21/03 a 20/04 É preciso exercitar o convívio com pessoas de difícil relacionamento, sobretudo em seu círculo de amizades. Seu potencial de liderança está em alta, portanto conduza com o jogo de cintura e diplomacia.

Sagitário 21/03 a 20/04 O encontro entre Lua e Marte fortalece o trabalho em equipe. Convém ficar atento ao risco de disputas territoriais e medição de forças. Compartilhem também as vitórias!

Capricórnio 21/03 a 20/04

Cristiana Oliveira é a mais nova vovó do pedaço.

e fé Entre as personalidades populares de Lagoa Santa, Padre João é considerado uma das mais queridas. Quem não o conhece e o vê hoje, não imagina o quanto esse homem foi atuante na cidade. Padre João foi ordenado em Roma em 1965 e na década de 70 veio para Lagoa Santa. Logo a fama do padre, admirado pela simpatia, pelo carisma, por ajudar aos pobres e por ser tão prestativo, se alastrou e desde então realizou inúmeros casamentos, batizados e de tão popular chegou a se candidatar a vereador na cidade. Agora, aos 81 anos, Padre João encontra-se numa cadeiras de rodas, debilitado por um der-

rame que sofreu há quase dez anos e além de um salário de R$ 900 (que mal dá pra pagar funcionários que cuidam dele), vive de ajuda e doações de terceiros. É notória a felicidade com que ele recebe suas visitas e mesmo com muita dificuldade para falar, seus olhos parecem querer agradecer os que hoje lhe ajudam e aos que também foram ajudados por ele, o permitindo assim fazer parte da história de Lagoa Santa, onde ele considera sua cidade do coração. Quem quiser visitar ou conhecer mais o padre João Rua Barão do Rio Branco, em frente ao supermercado Zeca, no Centro.

ENTRETENIMENTO

Confirmado pela assessoria da atriz, ela disse que sua filha mais velha, Rafaella, de 29 anos, está esperando seu primeiro netinho. Sem grandes detalhes ela confirmou que a família está feliz com a notícia.

Sem pudores

R E C R E I O

Fofucho

Vejam só que rapazinho mais fofo é o Arthurzinho, de 1 aninho, do bairro Santos Dumont! Se depender da mãe coruja Janaína, já tem mais um atleticano na área.

Arraiá do Dona Naná

Aquário 21/03 a 20/04 O encontro entre Lua e Marte evidencia uma fase em que você deve buscar o fortalecimento pessoal, canalizando suas emoções para algo mais sólido. Sexualidade aflorada, mas convém não se deixar guiar exclusivamente por ela.

Lua e Marte se associam em oposição ao seu signo, trazendo-lhe dificuldades para conciliar desejos e atitudes. Estando atento a essa tendência, você pode contornar possíveis equívocos.

Curiosidades Sabe quem inventou a urna eletrônica? Ocorreu em 1989, na cidade de Brusque, Santa Catarina, por Carlos Prudêncio. Mas, só entrou na ativa em 1996 em teste, com a primeira votação em geral em 2000. A adaptação do computador foi feita com a ajuda do irmão, Roberto Prudêncio, dono de uma empresa de informática. O modelo do programa é o mesmo adotado hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que tornou o Brasil um dos países mais evoluídos no mundo em eleições.

Lua e Marte se associam positivamente em sua área espiritual conduzindo de forma mais determinada na defesa de suas ideias. Cuidado, pois isso pode lhe conduzir a uma postura ditatorial e agressiva.

Peixes 21/03 a 20/04

Marcelo Serrado voltará a interpretar o personagem Crô, um dos principais destaques da novela “Fina Estampa”, encerrada em março. Onde? “Ainda não posso dizer! Mas os fãs de Crô e do Marcelo ficam avisados que o personagem estará de volta em breve e terá vida longa”, afirmou o autor Aguinaldo Silva, em seu blog. Atualmente, Serrado interpreta o mulherengo Tonico Bastos em “Gabriela”.

A atriz global Bete Faria, 71 anos, deixou muita gente boquiaberta ao responder em entrevista, se já usou drogas e se é usuária de maconha. “Já experimentei tudo, menos heroína Maconha não considero droga, então não entra. Hoje temos drogas que são um desastre, como o crack e o óxi. Mas sou inteiramente a favor da liberação da maconha e da cocaína.Se eu responder a última pergunta, corro o risco de ter a polícia na minha porta”, respondeu à revista Quem.

Pequeno Príncipe Olha só quem chegou!Marco Antonio veio ao mundo no dia 28 de junho para alegrar a vida da família e deixar a mamãe Vaninha e o papai Vinício babando. Seja bem vindo principezinho!

Marcelo Serrado voltará a interpretar Crô

Piada popular Os caipirinhas da escolinha municipal da Vila Maria, Dona Naná, deram um show durante a apresentação da quadrilha no sábado (23). Na foto, as turminhas das professoras Gisele, Cirlane, Valéria, sob o comando da animada professora Kaká. Para os convidados, iguarias típicas como canjica, caldos, pastéis e muito mais.

Tempo de Prisão Dois presos políticos conversam na prisão. -Quantos anos você pegou? -Dez anos. -E o que você fez? -Nada não. Eu não fiz nada, absolutamente nada. -Impossível. Nada só dá quatro anos.


7 DE JULHO DE 2012

CULTURA

Toda semana tem “Só na Disciplina” q

P Á G I N A

“Os queridinhos do pagode e do samba de Lagoa Santa” de quinta-feira no Bar do Sagrado (Centro) e nas tardes de domingo, no Pier 44 (Jardim Ipê), para tocar o melhor do ritmo e alegrar a rapaziada. O grupo de quase dois anos caiu no gosto popular por causa da simpatia dos integrantes e do repertório que geralmente contém os sucessos que mais tocam nas paradas do rádio e da TV atualmente. Alem de agitar, as rodas também tem servido como ponto de encontro da galera de Lagoa Santa. “Isso era o que faltava aqui para reunir o pessoal que gosta de curtir e se divertir”, diz o empresário Alexandre Mayer. Além das apresentações semanais, o grupo ainda faz shows e eventos como casamento, formatura, aniversários, entre outros. Para contratar, o telefone é: 85389352.

L

agoa Santa ganhou ares de tradição do samba com o grupo Só na Disciplina, isso porque os queridinhos do pagode e do samba da cidade, Leleo, Bruno, Filipão, Rick e Ronaldinho se reúnem toda semana nas noites

Arte na latinha

7

VIDA CULTURAL

Espaço para Arte O

artista que está dando o que falar nesta semana é o renomado fotógrafo José Francisco. Além ser um dos fotógrafos do mundo eleito para participar de um concurso na França, ele inaugura este mês em seu atelier, JF Molduras, no Lundceia, o espaço da arte “Fluxos”. Em parceria com a artista plástica Vera Z, o espaço que faltava em Lagoa Santa servirá para que artistas da cidade e região exponham seus trabalhos como fotos, quadros e até esculturas, consagrando assim como um espaço cultural. As exposições ainda serão abertas ao público para visitação gratuita. Mais informações: 9945-4720.

Viva São João

Q

M

uem passou pela Praça Dr Lund recentemente já deve ter visto as obras de arte feitas pelo “artista de rua” Jonias. Nas mãos deste artista de Vitória (ES) latinhas de cervejas ou refrigerantes viram objetos de decoração como instrumentos musicais, panelinhas de pressão, motocicletas entre outros encantadores. De família de catadores, há dez anos Jonias faz do lixo sua arte e meio de sobrevivência e é assim que ele se diz realizado. “Para quem vive nas ruas sabe que a arte pode salvar jovens das drogas e do crime”, diz. Jonias tem dois sonhos. Além de um espaço para expor sua arte, o que ele mais gostaria é reencontrar um filho que ele não vê há muitos anos. Quer conhecer mais? Ele está de passagem em Lagoa Santa e diz que só vai partir após terminar uma réplica da Igreja Matriz. Quem quiser conferir passe lá, na praça Dr Lund e adquira uma peça.

ais uma vez, o grupo da Irmandade dos atores da Pandega reuniu a comunidade da Várzea para comemorar a dia de São João no dia 24. A tradicional comemoração teve distribuição de canjica e quentão feitos pela própria comunidade, além de atrações como roda de capoeiras e o boi-bumbá.

Agenda Popular T

Forró

odo domingo tem Forró no Luna Beach bar (Orla da Lagoa) comf o grupo Sangue Novo no projeto Mala e Cuia, a partir das 18 h. Entrada R$ 10. Tel. 88382687.

À

Roda de samba

s quintas-feiras, o Bar do Sagrado (Em frente à Florença Centro) trás “Roda de Samba do Sagrado” com a banda Só na Disciplina. R$ 10 masc. e após às 20:30 h R$ 5 fem.

O

empórium

cantor Léo Barroso (MPB) se apresenta toda quinta-feira no Empórium (Orla da Lagoa). Nesta sexta (6) música ao vivo com Wander Reis. Info.: 36811766

A

pier 44

os domingos, tem “EsparraSamba” no Top Samba Pier 44, Jardim Ipê. Neste domingo, lançamento da música “Hoje na balada”. Nome na lista, masc.20 e fem.10 até as 19h. Após masc.30 e fem.15. Reserva: 84032202 – Nicole

Todo sábado tem a feira de artesanato Lagoartessanta, agora em novo endereço. Rua João Pinheiro (Campo do Lagoa) no Centro de 9 às 16 hs.

Eventos

A

rraiá do Abrigo – Dia 7 de julho no Lar dos idosos

de Jesus, no bairro Várzea, show com Toninho Strada e Viviane Queiroz.

Cinema

Em cartaz esta semana no Cine 9 Sete, o filme A Era do Gelo 4: Quinta a domingo 18:45 e 21 h / classificação livre Local - Praça Mal. Floriano Peixoto – Tel.: 3681.4681 Valor do ingresso: R$10,00

Conexão Popular

som automotivo

N

este domingo (8) tem campeonato de som automotivo e rebaixados em São José da Lapa a partir das 10 h no Campo do Alvorada. Entrada Franca. Informações: 31-3714-4152

leonardo

O

cantor Leonardo se apresenta no Morro do Pilar no próximo dia 21 de julho num show de rodeio e muito forró

46ª Expo 7sete

E

ntre os dias 8 e 12 de agosto, acontece a 46ª Expo 7Sete em Sete Lagoas. Shows com Michel Teló, Fernando e Sorocaba, Paula Fernandes, Jorge e Mateus, Sorriso Maroto e muito mais. Informações: 3291-5010

Quer incluir seu evento, show, teatro, cinema, ou qualquer atração cultural? Envie dicas para o email: opopular@gmail.com.


P Á G I N A

8

7 DE JULHO DE 2012

SOCIEDADE

mais uma conquista da CJ Imóveis

R

esultado de muito esforço, dedicação e um trabalho em equipe de corretores trouxe, mais uma vez, a alegria para a empresa CJ Imóveis em conquistar mais uma grande vitória em vendas.

Encontro de mulheres

SABRINA ALCICI sabrinadkalcici@yahoo.com.br

Um aninho de Lunard

D

ia 24 de junho foi um dia de muita alegria para o pequeno Lunard Abreu. Seus pais, os comerciantes Neide e Marciano, prepararam uma grande festa para comemorar o primeiro aniversário do primogênito. Mais de 500 pessoas prestigiaram e puderam deliciar com as diversas guloseimas.

Q

uinta-feira é dia sagrado para um encontro que já acontece há mais de dois anos. Desta vez foi no Emporium Lagoa, onde as amigas se reuniram e colocaram o papo em dia em uma descontração total.

De cima para baixo - Mariana, Sabrina, Samira, Viviane, Lutiane, Valdênia, Melina, Juliana, Fernanda, Bárbara, Débora e Telma

Garota popular

carol duarte Para estrear o Garota Popular, ninguém menos do que Carol Duarte, uma das gatas mais populares de Lagoa Santa. Prova disso são os mais de 4 mil amigos que a bela tem no facebook entre centenas de admiradores pelo corpo escultural. Dona de uma beleza estonteante, a morena mostra que não tem papas na língua e avisa: “Mulheres morram de inveja, pois esse corpinho é todinho natural! O peito não é de silicone, o bumbum foi Deus que me deu e o cabelo e até as unhas... São de verdade”! Conheça mais sobre Carol Duarte Minha idade: 25 Naturalidade: Belo Horizonte Moro: No Santos Dumont Signo: Aquário No momento estou...Feliz com as últimas mudanças da minha vida. O que mais gosto no meu corpo: Meu bum bum, é claro. O que eu aprecio em um homem: Sinceridade Uma mulher bonita: Rafaelinha do Bozor Um homem bonito: Meu irmão Minha Qualidade: Carinhosa Meu defeito: Muito crítica O que faço para manter a forma: Apesar de ser viciada em açaí eu malho muito. Minha balada preferida: Forró Meu perfume: Paco rabanne, black xs Um filme: Lagoa Azul Uma música: Status e Fama (Mc Barriga) Melhore roupa para dormir: Pijama Ainda quero conhecer: África Não saio de casa sem: Minhas havaianas Meus Sonhos: Ganhar na loteria (pena que nunca jogo) Produção: Ronald Richard 3681-4448 Fotos: Lenysson Cunha

38 anos de união

R

oberto e Irany completaram 38 anos de casados no dia 29 de junho. Ela diz que o segredo para a felicidade no casamento é confiança mútua e muita paciência. No bairro Ovídeo Guerra, o casal é muito popular e muito querido por todos.


7 DE JULHO DE 2012

CIDADE

13 vereadores pra quê?

q

Justiça Eleitoral decide acabar com a pretensão de alguns vereadores em aumentar o número de vagas de nove para treze. Para alguns, daria mais representatividade ao cidadão, para outros, aumentaria apenas as despesas, já que treze gastam mais do que nove.

Rufino: “O aumento do número de vereadores aumenta a representatividade da população”

U

ma tentativa através de ofício de última hora do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Rufino e alguns vereadores, não foi o suficiente para aumentar o número de vagas de nove para treze para a próxima legislatura 2013 a 2016. A juiza eleitoral Sandra Sallete da Silva, em seu despacho no último dia 27 de junho definiu que o número de cadeiras deve continuar com nove com o seguinte texto: “... declaro inconstitucional a Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 003/2011, bem como a resolução 002/2008 da Câmara dos Vereadores de Lagoa Santa e, consequentemente, diante do silêncio sobre o número de vagas para o pleito a ser realizado no dia 07/10/2012, impõe-se a observância do número de cadeiras da legislatura anterior, ou seja, 9 (nove) vagas no Poder Legislativo Municipal na próxima legislatura.”

Genesco: “Não existe a necessidade de aumentar o número de vereadores e sim a qualidade do serviço”

A resolução 002/2008 foi assinada pelo então presidente da Câmara João Agostinho de Souza e fixava em 13 o número de cadeiras apenas para o mandato de 2009 a 2012. Já a emenda à Lei Orgânica Municipal nº 003/2011 foi assinada pelo então presidente da Câmara, Joaquim Rufino, e propunha que o número de vereadores deveria ser definido através de uma nova resolução, que não foi votada até hoje, prevalecendo, assim, o número de vereadores que existia anteriormente. Segundo o vereador Genesco Neto, que man-

dou um ofício ao Cartório Eleitoral dizendo que o número de vagas para a legislatura 2013/2016 seria de nove, a tentativa em mudar o número de vagas para a Câmara Municipal não passou de uma manobra para mudar uma emenda à Lei Orgânica que nem tinha sido aprovada. “Eles querem mudar as regras do jogo nos minutos finais do segundo tempo”, relata Genesco. Conforme o vereador, não existe a necessidade de aumentar o número de vereadores e sim a qualidade do serviço prestado e isso se consegue, segundo ele, dan-

Os vereadores estão divididos quanto à necessidade de aumentar o número de cadeiras

do melhores condições de trabalho. Já o presidente da Câmara Joaquim Rufino, em declaração ao jornal Lagoa News, disse que é a favor da democracia e da participação popular, por isso é a favor que o povo eleja mais representantes para a Câmara Municipal. Segundo ele, aumentar o número de cadeiras não implica no aumento de despesas, porém aumenta sobremaneira a representatividade da população. A verba destinada para a Câmara em municípios com até 100.000 habitantes, que é o caso de Lagoa Santa, é de 7% de toda a receita. Em muitos municípios brasileiros, a Câmara economiza para que sobre verba que é devolvida aos cofres da Prefeitura no final do ano, verba essa que pode ser aplicada em obras para a população. Se uma cidade tem nove vereadores, a sobra poderá ser muito maior do que com treze, uma questão matemática.

P Á G I N A

9

o povo não é besta ianoalmeida.opopularmg@gmail.com

Iano Almeida A Pinto Alves “tá bonitinha”, mas ordinária

A

rua Pinto Alves (que não é rua, é estrada), há muito tempo, tem sido uma inesgotável fonte de reclamações vindas de vários setores ao longo da via. Sempre tratada com todo o descaso e desleixo pelo Departamento de Estradas e Rodagens – DER, transformou-se em palco de muitos acidentes, principalmente com pedestres e ciclistas que nunca tiveram vez para transitar com segurança por ela. Sempre abarrotada de veículos, antes era apenas nos finais de semana, hoje, não tem horário em que não esteja com o trânsito engarrafado, nos finais de semana então...Deus me livre. 2012 é um ano eleitoral, por isso é bom demais para obras públicas de impacto, isto é, obras que geram votos. No português claro: obras “engana trouxa”. Um asfaltozinho aqui, um meio fio pintadinho de branco acolá, uma grama e árvores colocadas no canteiro pra dizer que cuida do meio ambiente, tudo pra maquiar a sujeira de tanto tempo sem obras. A rua Pinto Alves (que não é rua, é estrada), ao meu olhar, é uma dessas obras eleitoreiras. Para quem não sabe, ela foi prometida em agosto de 2009 pelo então secretário adjunto da Setop, Antônio Fleury, que estava em comitiva com o atual vice-governador Alberto Pinto Coelho, o secretário de Governo, Danilo de Castro, o prefeito Rogério Avelar, o vice Juninho, o atual candidato a prefeito, Breno Salomão, o antigo pré-candidato André Aparecido, e eu, claro, cobrindo o evento para o jornal Lagoa Santa Notícias, todos debaixo de um ponto de ônibus em frente à Construvence, na própria rua Pinto Alves (que não é rua, é estrada). Em dado momento, o secretário Antônio Fleury faz uma ligação pelo celular e em poucos minutos volta com a notícia: “As obras na Pinto Alves foram aprovadas pelo PROMG, o início está previsto para março de 2010”. Que rapidez. Euforia geral, só faltaram os fogos de artifício (político adora). Março de 2010, março de 2011 e março de 2012. Ufa! Demorou, mas chegou. Exatamente próximo às eleições! Sinceramente, com a demora, achei que a obra seria bem diferente dessa que estão fazendo. Pelo menos deveria ter um planejamento adequado para o pedestre e, principalmente, para o ciclista que agora está correndo mais risco ainda, a não ser que ande pelas calçadas. Uai, estrada tem calçadas? Não seria acostamento? E o mais importante, uma obra que deveria, pelo menos, amenizar o brutal engarrafamento que acontece em todo o seu percurso. Pelo perigo que a via oferece e pela demora, o projeto deveria ser inovador, com pista para ciclista, sinalização para passagem de pedestre, principalmente no centro do bairro Vila Maria e pontos críticos ao longo da rua (ou estrada, sei lá). Ficaria bem mais barato do que colocar meio-fio e calçada em toda a sua extensão. Isto sem contar que se acontecer qualquer problema com um veículo na pista, ele não terá pra onde sair e o congestionamento, com certeza, será bem mais aterrorizante do que os que existem hoje. Aliás, já está acontecendo isso e ainda nem acabaram as obras, conforme flagrou a repórter Marley Borges. Quando anunciaram a revitalização ou “duplicação” da rua Pinto Alves há três anos, eu pensei que iria resolver os problemas de tráfego no local, mas pelo visto eu estava enganado, o que estou vendo é uma obra feita a toque de caixa, maquiada erradamente para ser entregue antes das eleições e que não trará nenhum tipo de benefício para o grande fluxo de veículos que circulam por lá. É uma obra que está ficando bonitinha, mas, indiscutivelmente, ordinária.

Flagrante da repórter Marley Borges da dificuldade de ciclistas, pedestres e veículo estragado na nova Pinto Alves


P Á G I N A

1 0

CIDADE

canal aberto

7 DE JULHO DE 2012

O pedestre não tem vez na Pinto Alves q

Sem sinalização eletrônica e faixas exclusivas, o pedestre espera bastante tempo para atravessar uma das ruas mais movimentadas da cidade

Que vergonha!

D

á pra imaginar que alguém tenha coragem de recolher lixos domésticos, botar no carro e após andar alguns quilômetros, chegar a alguma área verde e desovar todo esse resíduo ali, em beira de estrada? Essa é a absurda prática de muitos moradores da cidade como em locais próximo ao “Barraginha”, no entorno da Vila Maria, Jardim Imperial, Vila

A

Rica entre muitos outros bairros, deixando a cidade cada vez mais suja e vergonhosa. A prática ainda é considerada crime contra o meio-ambiente e pode gerar multa. A coleta do lixo não é o problema, já que nesses bairros o serviço é realizado três vezes por semana, além do serviço de coleta seletiva oferecido pela Ascamare. Seria então falta de educação mesmo?

Marcha contra as drogas

Semana Estadual de Prevenção às Drogas é promovida anualmente, sempre entre os dias 19 e 26 de junho, data de comemoração oficial da ONU. E foi na manhã de terça-feira (26) que diversas escolas públicas, representantes de empresas que apoiam o combate às drogas, políticos, sociedade civis e ativistas sociais realizaram uma marcha simbólica para mobilizar e sensibilizar a população para a prevenção do uso abusivo de drogas. O evento

ainda contou com a participação da banda de música da Aeronáutica e da Fanfarra do bairro Aeronautas que também se apresentaram na concentração na Praça Dr. Lund. As iniciativas foram realizadas em parceria com outras secretarias estaduais, como as secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Saúde (SES), além de conselhos municipais de políticas sobre drogas e entidades da sociedade civil. A programação completa do evento no estado pode ser lida em www.omid.mg.gov.br.

Curva na reta

Q

ue vias da cidade estão sendo revitalizadas, todos estão vendo. Mas uma marcação “bizarra” num trecho da Acadêmico, no Centro, chama a atenção de qualquer um que passa no local, tanto pela estranheza na divisão da pista quanto pelos perigos que agora ela oferece aos motoristas e pedestres. O fato é que um lado da via foi

totalmente estreitado e o motorista agora se vê obrigado a invadir a contramão para desviar dos veículos estacionados nesta meia pista. De acordo com alguns moradores, os responsáveis pela marcação explicaram que o alargamento de uma das pistas foi para não atrapalhar a parada de ônibus em um dos pontos do trecho. Que ficou estranho e um tanto quanto perigoso, isso ficou.

Q

uem projetou a revitalização da rua Pinto Alves esqueceu de um pequeno detalhe: Na rua também trafega pedestres e eles têm que atravessar a via e nada foi programado para dar segurança na travessia como sinais, faixas para pedestres, entre outros recursos que facilitam e inibe acidentes. De acordo com moradores do bairro, a quantidade de veículos, mesmo em dia de semana, já é muito grande. Em finais de semana ou feriado, o fluxo de carros se multiplica por ser a Pinto Alves a única opção de acesso à Serra do Cipó, deixando centenas de pedestres prejudicados. Isto porque segundo moradores, eles chegam a esperar mais de dez minutos para conseguir, em meio aos carros, fazer uma simples travessia. “Eu já cheguei a perder o ônibus para o meu trabalho duas vezes por não conseguir atravessar. E se eu

perco o ônibus, outro só daí a uma hora”, reclama o morador Jacinto Gabiru. Dona Idalina, de 76 anos, é outra moradora que diz que o pedestre não tem vez

na Pinto Alves. “Geralmente compro tudo até sexta-feira, já que em finais de semana não consigo atravessar, uma vez quase fui atropelada”, diz a idosa.

Ainda tem tempo de arrumar o projeto e fazer com que os pedestres tenham segurança e vez no trânsito de uma das ruas mais movimentadas da cidade.


7 DE JULHO DE 2012

Empregos AÇOUGUEIRO 01 vaga Salário: R$ 850,00 + benefícios Requisitos: experiência mínima de 90 dias, idade acima de 20 anos, ensino médio completo ANALISTA DE QUALIDADE 01 vaga Salário: a combinar + benefícios. Requisitos: experiência na área administrativa, desejável conhecimento em implantação e manutenção da qualidade, desejável curso de auditor de qualidade, desejável nível superior ou técnico em administração ou áreas afins. AUXILIAR DE ELETRICISTA 04 vagas Salário: R$ 783,55 + benefícios. Requisitos: experiência mínima de 6 meses, ensino fundamental completo. AUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELETROMECÂNICA 01 vaga Salário: a combinar + benefícios. Requisitos: manuseio de instrumentos de medição, leitura e interpretação em desenhos de estruturas mecânicas. Curso técnico em mecânica. AUXILIAR DE BOMBEIRO HIDRAULICO 04 vagas Salário: R$ 783,55 + benefícios. Requisitos: experiência mínima de 6 meses, ensino fundamental. AUXILIAR DE PRODUÇÃO 01 vaga Salário: R$ 640,00 + benefícios. Requisitos: Ensino médio completo. Não é necessário experiência. BOMBEIRO HIDRAULICO

04 vagas Salário: R$ 1.037,34 + benefícios Requisitos: experiência mínima de 6 meses, ensino médio. CALDEIREIRO 01 vaga Salário: R$ 1400,00 a R$ 1.800,00 + benefícios. Requisitos: experiência comprovada em carteira, ensino médio completo e curso profissionalizante. COZINHEIRO (A) 02 vagas Salário: a combinar. CONSULTOR TÉCNICO 02 vagas Salário: R$ 2.000,00 + benefícios. Requisitos: Ensino médio técnico em mecânica ou eletrônica. Conhecimento em programas 3D e habilitação categoria B ou D. ELETRICISTA 04 vagas Salário: R 1.037,34 + benefícios Requisitos: experiência mínima de 6 meses como eletricista montador, ensino médio, curso de NR10. ENCARREGADO DE ARMAÇÃO

01 vaga Salário: R$ 2.200,00 A R$ 3.000,00 Requisitos: domínio em leitura e interpretação de desenhos técnicos, perfil de liderança, ensino médio, experiência mínima comprovada de 2 anos como encarregado de armação. ENCARREGADO DE PRODUÇÃO 01 vaga Salário: R$ 2.200,00 A R$ 2.800,00 Requisitos: domínio em leitura e interpretação de desenhos técnicos, formação

P Á G I N A

CL ASSIFIC ADOS técnica em edificações ou ensino médio, experiência comprovada em obras civis, desejável ter trabalhado em indústria. ENCARREGADO DE OBRAS 01 vaga Salário: a combinar Requisitos: domínio em leitura e interpretação de desenho técnico civil, disponibilidade para viagem até 30 dias fora do estado. MAÇARIQUEIRO 01 vaga Salário: a combinar. Requisitos: experiência em atividades de corte em chapas metálicas, utilizando instrumentos de medição, traçagem, maçarico de corte e pantógrafo de acordo com o projeto a ser executado, mínimo de 6 meses de experiência comprovada. MOTORISTA 01 vaga Salário: Entre R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 Requisitos: Experiência mínima de 1 ano em transporte de carga, habilitação C ou D, escolaridade nível fundamental. OPERADOR DE TELEMARKETING 30 vagas Salário: R$ 622,00 + benefícios. Requisitos: idade a partir de 17 anos, cursando o 2º ano do ensino médio ou ensino médio concluído, informática básica. PIZZAIOLO 01 vaga Salário: a combinar. Requisitos: Experiência mínima de 6 meses. PORTEIRO 03 vagas Salário: R$ 872,27 + benefícios Requisitos: Experiência

mínima de 6 meses, ensino médio completo, disponibilidade para trabalhar 12x36 PROFESSOR DE INGLÊS/ ESPANHOL 01 vaga Salário: R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00 Requisitos: Superior em Letras ou cursando. SOLDADOR 01 vaga Salário: R$ 1.400,00 a R$ 1.800,00 + benefícios. Requisitos: comprovação de experiência em carteira, ensino médio completo e curso profissionalizante. SOLDADOR MIG 01 vaga Salário: a combinar + benefícios Requisitos: Comprovação de 6 meses de experiência. SERVENTE DE PEDREIRO 02 vagas Salário: R$ 677 60 + benefícios. Requisitos: Experiência mínima de 6 meses. TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES 01 vaga Salário: a combinar Requisitos: conhecimento em leitura e interpretação de desenhos técnicos, experiência em treinamentos técnicos e capacitação, curso técnico em edificações. TOPÓGRAFO 01 vaga Salário: a combinar Requisitos: conhecimento em planialtimetria e agrimensura, experiência na realização de conferências de locações, alinhamentos, níveis, esquadros e prumo em obras com teodolito ou estação total em obras, ensino médio técnico. TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

01 vaga

Salário: R$ 1.037,34 + benefícios. Requisitos: Curso técnico de Eletrotécnica. Os interessados devem entregar currículo no Banco de Empregos: Rua Tristão Mariano 145 Bairro Várzea (Ao Lado da Delegacia de Polícia Civil). E-mail: bancodeempregos@ lagoasanta.mg.gov.br ATENÇÃO: CURRÍCULOS CADASTRADOS NO BANCO DE EMPREGOS TERÃO A VALIDADE DE QUATRO MESES. APÓS ESTE PERIODO É NECESSÁRIO REALIZAR A REVALIDAÇÃO. Mais informações: Banco de Empregos da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa (31) 3688 – 1495

Imóveis lote de 1.160 m² comercial. Localização: av. rodoviária à 800 m da câmara municipal. 9258-0243 apto com 02 qts,sala ampla, banho social com bancada em granito e parede com detalhes em pastilha., cozinha com bancada em granito 9255-5810 apto 03 qts: apartir de 117 m², prédio com elevador -02 e 03 vagas.aptos tipo e cobertura. 9258-0243 casa com 03 qts sendo uma suite sala para 02 ambientes, acab.em porcelanato, pre disposição de aquecimento solar, janelas em blindex, portão-vaga para 03 carros 9158-0014 casa com 03 qts, sendo uma suite, sala, cozinha, anexo inferior c área livre , banho e quarto, acabamento.piso em cerâmica, paisagismo e terreno tudo

murado 9255-5810 casa com 04 qts, sendo uma suite master e duas semi suites . para fins comerciais ou residencial 9255-5810 apartamentos 02 e 03 quartos -localização: há 1200 m do centro da cidade 9278-9460 apto 04 qts no centro de lagoa santa. 9255-7800 casa com 03 pavimentos.casa de luxo , fino acabamento estilo moderno. condi.pontal da liberdade 9258-0243 condomínio de casas : localização jardim ype. 9255-7800 CASA com 03 qts, sendo uma suite ampla, banho social, lavabo, sala para dois ambientes com pe direito duplo, cozinha, area de lazer e garagem para 02 vagas cobertas. terreno todo gramado 9278-9460 casa 03 qts, sendo uma suite master com hidro massagem - área central da cidade .fino acabamento. 9255-5810 casa 04 qts em condomínio. condados da lagoa -luxo, tranquilidade e segurança total.otima valorização-9255-5810 exc.casa de 02 pavimentos com 04 quartos, sendo uma suite -otima localização ,bairro joá 9255-5810 casa 03 qts, exc casa com padrão de acabamento de alta qualidade próximo a camara municipal e ao forum. bairro lundcéia 9255-5810 oportunidade: lotes de 1.000 m² em condomínio fechado na serra do cipo. financiamento próprio em

60 meses. 9759-0467 casa com 03 qts:sendo uma suite master e 02 semi suites, sala de jantas, de estar e cozinha. área de lazer e quintal amplo.garagem coberta com 02 vagas 9236-2500 exc.casa com 02 pavimentos ,acabamento com piso e revestimento d paredes com porcelanato rustico. maravilhosa vista para lagoa -9236-2500 residencial liberdade no centro de Lagoa Santa01quarto com suite, sala para 02 ambientes, cozinha e varanda. 05 pavimentos 02 elevadores. lançamento. financiamento próprio. 9137-0702 oportunidade ! linda casa .nova em estilo moderno com vista total para lagoa central.área externa com área de peteca ,piscina com cascata, sauna e ducha.espaço gourmet completo. 9137-0702 green ville -cond.de casas com 03 qts, uma suite e duas vagas.playground projeto paisagístico e estacionamento para visitantes -9137-3702 Lote comercial VENDO LOTE COMERCIAL – 720 m²- COM 24 M² DE FRENTE – 36895006 Investidores Flats da rede BRISTOL rentabilidade garantida, ótimas condições, excelente localização 9139-3866 Sala de 27 m² em frente ao Hospital excelente localização fino acabamento só 145.000,00 9139-3866 Lote comercial 280 m² na conde dolabela zc3 18 m de frente só R$ 106.000,00 9105-9131 Lote condômino fechado

1000 m² excelente localização plano por apenas R$ 210.000,00 9105 -9131 Ipad Rodrigo Abreu ALUGO loja em frente ao hospital 34 m² r$ 1.600,00. 9105-9131 Alugo Área de 5.000 m² com galpão de 500 m² na Av. Pinto Alves zoneamento zc4. 9139-3866

Veículos Vendo strada ano 2007, seminova. Cor prata cabine simples motor 1.4 flex, 68000 km rodado. Quilometragem: 68000, Combustível: Flex Câmbio: Manual/R$ 20.500 Moto de mulher super conservada completa. Somente Venda, Não faço troca. Contato: 8837-7316 tratar com Eula Fiat 147 - compro Fiat 147 que esteja em bom estado. 9362-3196

Diversos Vendo kit multimídia completo para Santafé.

Tratar 9335-3399 MAQUINA FOTOGRAFICA

vendo maquina Canon T3 praticamente nova! Ótima condição de pagamento, até 4x no cartao. 8693-2213 TV 29 Polegadas

vendo tv semp toshiba 29 polegadas 300,00. praticamente nova!!! 9111-2811

opopularmg@hotmail.com / comercialopopularmg@hotmail.com

3 1

3 6 8 1 - 1 1 8 5

1 1


P Á G I N A

1 2

ESPORTES

Atletas do Nilo Maurício é ouro no JELS e traz várias medalhas no JEMG

7 DE JULHO DE 2012

Domingo tem a próxima etapa do Run4Life

Os alunos da Escola Estadual Nilo Mauricio Trindade Figueiredo participaram no mês passado da segunda etapa do JEMG (Jogos Estudantis de Minas Gerais) e fizeram bonito. Os atletas trouxeram a medalha de ouro na categoria vôlei masculino, medalha de prata na categoria basquete masculino e bronze no handball feminino. Com isso os atletas disputarão a terceira etapa do vôlei masculino. Em abril, os atletas representantes nos Jogos Estudantis de Lagoa Santa (JELS) em Vespasiano, trouxeram nada menos que cinco medalhas de ouro nas categorias: basquete, vôlei e handbol masculino; handbol e futsal feminino, enchendo a escola de orgulho. A diretora Clézia e os professores estão orgulhosos de seus alunos e esperam mais conquistas!Parabéns as equipes!

Neste domingo (8) acontece a próxima etapa do Run4Life (antigo Circuito das Águas) na orla da Lagoa. Esta próxima etapa é válida pelo Campeonato Mineiro de Corrida de Rua e a seletiva para Volta Internacional da Pampulha e São Silvestre. Atletas e amadores poderão participar da competição e quem cumprir o desafio de cruzar a linha de chegada, receberá independente do resultado, uma medalha de participação. Os melhores colocados recebem prêmios em dinheiro ou produtos. São dois percursos para a competição, um de 6,4 km (uma volta na lagoa), outro de 12,8 km (duas voltas na lagoa), além de caminhada, com duas

Divulgação

Divulgação

Maior evento esportivo da cidade reúne atletas e amadores de todas as idades

horas para completar a prova. Cada competidor pode escolher o trajeto compatível com seu ritmo e condicionamento físico. Podem participar crianças, adultos e portadores de necessidades especiais. As inscrições ainda podem ser feitas,

Lagoa Santa acaba de receber a primeira pista profissional de skate. Agora os amantes deste esporte radical poderão praticá-lo com segurança, em pista profissional, assistidos

por quem entende d o assunto. A pista “Radical Dac” foi inaugurada no fim de junho com apresentações de grandes profissionais do skate, sob a direção dos também skatis-

tas, Danilo Eduardo e Cristiano Vilas que garantem incentivar bastante a modalidade na cidade. A pista “Radical Dac” funciona diariamente durante toda a semana inclusive à noite, na rua Maria Costa Viana,132, no Centro, no antigo Quintal Mágico.

Lenysson Cunha

Novidade Radical

no mesmo local de retirada do kit, no sábado, dia 07/07, das 10h às 14h na Academia Running, na orla da lagoa.

Local: Av. Getúlio Vargas, 6150 – Orla da Lagoa principal (em frente ao Maracujá) Largada: 8h Retirada do chip: 6h30 às 7h30 no próprio local.


Jornal O popular 01