Page 3

Segunda-feira, 20 de Maio de 2013

regiões

O Primeiro de Janeiro | 3

Câmara de Penacova substitui Ministério da Justiça sem verbas para obra

250 mil euros investidos no novo tribunal Residentes de Lisboa

Estacionamento pago passa para duas zonas

Os residentes na cidade de Lisboa vão poder estacionar na zona onde moram e numa outra contígua, a partir de sexta feira, mediante a solicitação de novo dístico, que custa 12 euros. O pedido de extensão para duas zonas de estacionamento pode ser feito no momento da renovação do dístico, anunciou a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL). A alteração deve-se a dois motivos: a dificuldade em estacionar na zona por haver mais dísticos de residentes do que lugares disponíveis e divisões de zonas na mesma rua.

Governo dos Açores

Campanha para economia do mar sustentável

Passeios de barco e pedestres, exposições, concursos de pesca recreativa e regatas de vela ligeira são iniciativas de uma campanha que arranca, hoje, nos Açores, para divulgar as formas da utilização económica do mar açoriano numa perspetiva sustentável. Denominada «Açores entre Mares», a campanha é promovida pelo Governo açoriano, através da secretaria dos Recursos Naturais, e já tem agendadas 86 atividades nas nove ilhas do arquipélago, hoje, Dia Europeu do Mar, e 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos.

DR

Câmara de Penacova assume responsabilidade das obras, depois de Ministério da Justiça ter comunicado que “não tinha dinheiro”. A Câmara Municipal de Penacova está a recuperar uma antiga escola para acolher o tribunal local, investindo 250 mil euros no projeto. O presidente da autarquia, Humberto Oliveira, eleito pelo PS, explicou, ontem, que a Câmara de Penacova assumiu a responsabilidade de realizar as obras, depois de o Ministério da Justiça ter comunicado que “não tinha dinheiro” para requalificar e ampliar o bloco nascente da escola Maria Máxima. No Tribunal Judicial de Penacova, que serve também o concelho de Vila Nova de Poiares, trabalham três magistrados (dois juízes e um representante do Ministério Público) e sete funcionários. A extinção da Comarca de Penacova chegou a estar prevista numa das propostas do Governo de alteração do mapa judiciário, mas acabará por se manter, segundo a última versão do documento. Iniciadas há três meses, as obras vão custar 250 mil euros, mais IVA, ao município, que prevê a sua conclusão em agosto. “A

Penacova. Tribunal local vai ficar numa antiga escola do concelho que vai ser requalificada pela Câmara Municipal

Três violentos acidentes

Quatro feridos graves de madrugada

Quatro pessoas ficaram gravemente feridas ontem de madrugada em três acidentes ocorridos em Vila Verde (Braga), Amarante (Porto) e Monte Trigo (Évora). Um dos acidentes, um atropelamento, ocorreu cerca das 00h15 na região de Vila Verde, em Soutelo (Braga), na Rua Ponte do Bico, quando um veículo ligeiro de passageiros embateu numa pessoa, pondo-se

inauguração deverá ser em setembro, na reabertura do ano judicial”, disse Humberto Oliveira, que vai candidatar-se a um segundo mandato na Câmara, nas próximas eleições autárquicas. Admitindo que a autarquia “está a prejudicar outros investimentos da sua responsabilidade”, ao avançar com a recuperação da antiga escola, o presidente da Câmara realçou que se trata de “uma obra estratégica” para o concelho. “A construção do Palácio da Justiça era uma ‘novela’ que já vinha de 1995”, recordou. O acolhimento do tribunal nas novas instalações, propriedade do município, será objeto de um protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal e o Ministério da Justiça. Quanto a encargos para a Administração Central, ainda “não há nada definido”. No entanto, “seria de elementar justiça” o MJ assumir o pagamento de uma renda, preconizou Humberto Oliveira. Em 2008, o Governo socialista de José Sócrates e a Câmara Municipal, então presidida por Maurício Marques, do PSD, assinaram um protocolo para a construção do novo equipamento público. No ano passado, o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, chegou a manifestar a disponibilidade do seu município para acolher provisoriamente aquele serviço público, cuja comarca abrange os dois concelhos. de seguida em fuga, causando um ferido grave que foi transportado para o Hospital de Braga. À mesma hora, uma colisão entre dois automóveis no IP2, em Monte Trigo (Évora), causou outros dois feridos graves, que foram de imediato transportados para o hospital Espírito Santo de Évora. Mais tarde, pelas 06h15, um automóvel despistou-se em Amarante, em Ariz, provocando igualmente um ferido grave que foi encaminhando para o Hospital de S. João, no Porto. Os acidentes estão a ser investigados pela GNR.

20-05-2013  

20-05-2013

20-05-2013  

20-05-2013