Page 1

O PIONEIRO

TERÇA-FEIRA, 09 de Outubro bro de 2018

PONTO A PONTO NTO A simpática Julia Gaburro Magalhães es PÁG. 08

Edição nº 118 - Ano 50 - R$ 1,00

www.jornalopioneiro.com.br

Edição de 08 páginas

GASTRONOMIA Aprenda com fazer um Levain, fermento natural que consiste basicamente de massa obtida pela mistura de farinha e água PÁG. 05

Eleito no primeiro turno Casagrande disse que foi uma eleição difícil FOTO: Hélio Filho

FOTO: Fred Loureiro/Secom-ES

•• Eleito com mais de hum milhão de votos no primeiro turno, Renato Casagrande, do PSB, disse que foi “uma eleição difícil, onde o vento da renovação chegou com muita força”. Casagrande frisou que se prepara para assumir o cargo em janeiro de 2019, e que ja começa pensar nos próximos dias. Pág. 04

Resultado geral das eleições 2018 no Espírito Santo Pág. 03 Balanço das ocorrências policiais nas eleições 2018 no Espírito Santo Foram registradas 50 ocorrências policiais, envolvendo delitos relacionados à eleição, pelo Centro Integrado de Comando e Controle, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp),no Espírito Santo. Em Linhares foram somente 04 registros. No Polivalente (foto) a votação transcorreu tranquilamente Pág. 02

Espírito Santo tem 5.284 novas vagas e chega a 874.157 empregos formais em 2017 •• Serviços, Comércio e Administração Pública foram os setores com maior número de postos de trabalho preenchidos. Pág. 07

MEIO DIGITAL •• Conheça 17 aplicativos que vão ajudar nas suas vendas ainda em 2018. Pág. 06


2

TERÇA-FEIRA 09 DE OUTUBRO DE 2018

GERAL

PANORAMA POLÍTICO

Essa coluna é publicada todas as quintas-feiras e domingos

PAULO CÉSAR DUTRA paulodutra2002@yahoo.com.br

Antecipei esse resultado desastroso para Magno e Ricardo •• Ninguém acreditava nas eleições do delegado de Polícia Civil, Fabiano Contarato (Rede) e do instrutor de Segurança, Marcos do Val (PPS) e muito menos que os senadores, Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB), fossem derrotados nas urnas pelos iniciantes em política. No dia 27 de setembro a previ essa situação, em artigo publicado aqui nesta coluna, com o título “Contarato e Marcos do Val nos retrovisores do Ricardo e Magno” No texto fui bem claro revelando que “o eleitorado capixaba está querendo extinguir de uma vez, só nesta eleição, a maioria das “raposas” da política, principalmente, aquelas de famílias grandes. Quan-

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

do saíram as primeiras pesquisas, ninguém teve dúvida de que os senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB) já estavam reeleitos para mais 8 anos no Senado Federal. Mas na última pesquisa, as coisas mudaram e surpreenderam os maiores “bruxos” do marketing.” “Dois candidatos ao Senado, Fabiano Contarato (Rede) e Marcos do Val (PPS) apareceram nos retrovisores do Ricardo e do Magno ameaçando as reeleições dos dois senadores. Ricardo está mais assustado, porque o Contarato já ligou a seta para ultrapassá-lo e se o motor tucano falhar, vai ficar para trás. Magno, cujo motor perde for-

ça, teme a aproximação do Marcos do Val que vem no vácuo do Contarato e a ultrapassagem pode ser dupla”. E foi! Ontem, o resultado confirmou o que escrevi: Confira os números de votos para o Senado no ES: Votaram 2.753.585 eleitores para as duas vagas do Senado: 1º Fabiano Contarato (REDE) ficou com 31.08% das intenções somando um total de 1.083.167 votos. Em 2º ficou Marcos do Val (PPS ) com 23.99% – 835.847 votos; 3º Magno Malta (PR) com 17.09% – 595.483 votos; e em 4º Ricardo Ferraço (PSDB) 13.43% – 467.916 votos. Foi uma decepção para quem investiu em Magno e no Ricardo.

Três vices do PH de fora

Amaro Neto é federal

•• Os ex-vice-governadores Lelo Coimbra (MDB) e Ricardo Ferraço (PSDB) e o vice-governador César Colnago (PSDB) do governador Paulo Hartung (MDB) ‘dançaram’ feio nesta eleição. Uma derrota triplicada para o governador na mesma eleição.

•• O deputado estadual Amaro Neto (PRB), que teve que engolir cobras e lagartos, traições e mais traições, mostrou mais uma vez, que é bom de voto, com trabalho próprio, e teve a maior votação para deputado federal sendo eleito com 181.803 votos. Em sua estreia, nas eleições de 2014, quando concorreu a deputado estadual, teve a maior votação com 55,4 mil votos. Além de Amaro os capixabas elegeram Felipe Rigoni (PSB), Da Vitoria (PPS) e Dra. Soraya Manato (PSL), Lauriete (PR). E reelegeram Sergio Vidigal (PDT), Paulo Foletto (PSB), Helder Salomão (PT), Evair de Melo (PP) e Norma Auyb (DEM).

Casagrande no 2º mandato •• O ex-governador José Renato Casagrande (PSB) foi eleito pela segunda vez para o governo do Espírito Santo. Como não foi lá essas coisas no seu primeiro mandato, tem aquela frase, que ‘cachorro picado por cobra, tem medo de lingüiça’, por isso a perspectiva dos seus aliados é de que desta vez barre pessoas estranhas no PSB, para não ter problemas na sua administração. Renato Casagrande (PSB) ficou com 55,49% das intenções dos eleitores, comando um total de 1.072.224 de votos. Venceu e bem no 1º turno.

Grobo é Haddad no 2º turno •• A Rede ‘Grobo’ já deu as caras no Bom Dia Brasil, mostrando de que lado está no segundo turno das eleições para Presidente da República. A jornalista Miriam Leitão deixou claro isso em seu comentário político ontem no Bom Dia Brasil, a parcialidade que caracteriza seus comentários, onde afirmou que o PT sempre respeitou as instituições democráticas, inclusive ignorando a censura que o PT tentou impor aos meios de comunicação. E ainda chamou a performasse do Bolsonaro como tsuname político. Usa de seu cargo para tentar iludir e enganar o povo Brasileiro, e formar opinião. Isto é uma vergonha.

Grobo é Haddad no 2º turno II •• Para o PT, seus atos se equiparam a uma peça teatral onde deve ser representado um papel com a finalidade de enganar e iludir o povo, sem qualquer compromisso com o que fala. As palavras são apenas ferramentas para atingir um objetivo que é se apossar do poder, implantar um programa de perpetuação deste poder com aparelhamento do Estado e saque do patrimônio público. Agora a peça em cartaz é ‘sou partido de centro voltado para a família’. Essa Rede “Grobo’, não muda para manter a Fundação Roberto Marinho!!!

Grobo é Haddad no 2º turno III •• Como o PT nunca venceu eleição presidencial no Espírito Santo, acredito que se o pleito presidencial dependesse apenas dos votos registrados no Estado, não haveria segundo turno. Mais de 54,7% dos capixabas que foram às urnas escolheram Jair Bolsonaro (PSL).

ALES renova 50% •• O resultado da eleição mostra que 50% das cadeiras da Assembléia Legislativa do Espírito Santo - ALES serão renovadas na próxima legislatura. O PSL, de Jair Bolsonaro elegeu quatro deputados estaduais, sendo dois militares – Capitão Assumção e Coronel Alexandre Quintino. Os outros dois novos deputados pelo partido são o delegado Danilo Bahiense e Tourino Marques.

ALES renova 50% II •• A segunda maior bancada a partir de fevereiro de 2019 será a do PSDB. Os tucanos elegeram Vandinho Leite, Marcos Mansur e Emílio Mameri, seguidos por PSB, PRP, PV, MDB e PRB, que elegeram dois deputados cada. O PSB, do governador eleito Renato Casagrande, fez o deputado estadual campeão de votos, Sergio Majeski que foi reeleito com 47.015 votos. A sigla também reelegeu Bruno Lamas.

ALES renova 50% III •• Pelo PRP foi eleito o também delegado Lorenzo Pazolini e reeleito Dary Pagung. Enquanto a sigla Verde elegeu Luciano Machado e Marcos Garcia e o PRB reelegeu Erick Musso e Hudson Leal. Pelo MDB os vencedores foram Doutor Hercules e José Esmeraldo, que foram reeleitos. Os demais eleitos na Ales são: Renzo Vasconcelos (PP), Theodorico Ferraço (DEM), Enivaldo Dos Anjos (PSD), Euclério Sampaio (DC), Janete (PMN), Fabrício Gandini (PPS), Marcelo Santos (PDT), Iriny Lopes (PT), Dr.rafael Favatto (PATRI), Carlos Von (AVANTE) e Adilson Espindula (PTB).

Irritação para votar •• Os eleitores capixabas demonstraram muita irritação ao se dirigirem aos locais de votação e ficarem mais perdidos que cachorro que cai do carro de mudança. Apesar dos esforços dos mesários e dos fiscais do Tribunal Regional Eleitoral as pessoas demoravam muito para encontrar o local da votação e depois enfrentavam filas enormes. No 2º turno provavelmente por ser um voto só, não haverá irritações. Uma sugestão é melhorar as placas de sinalizações para informar os eleitores os locais de votações.

Bolsonaro x Haddad •• Os candidatos a presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) foram eleitos para disputarem o 2º turno das eleições este ano. Ao todo, treze candidatos disputaram a Presidência da República. Além de Bolsonaro e Haddad, concorreram também Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), José Maria Eymael (DC), Cabo Daciolo (Patriota), João Goulart Filho (PPL) e Vera Lucia (PSTU).

Balanço das ocorrências policiais nas eleições 2018 no Espírito Santo •• Foram registradas 50 ocorrências policiais, envolvendo delitos relacionados à eleição, pelo Centro Integrado de Comando e Controle, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), no período da zero hora às 18h de domingo (7), no Espírito Santo. Nessas situações, a Polícia Militar conduziu os envolvidos para as devidas providências da Polícia Civil e da Polícia Federal, que tiveram o papel de polícia judiciária nessas ocorrências. Vale ressaltar que a eleição seguiu sem maiores intercorrências, conforme destacou o secretário de Estado da Se-

gurança Pública, Nylton Rodrigues. Foram mais de 6 mil agentes da segurança pública, entre policiais civis e militares e bombeiros, empregados no esquema que manteve a ordem no Espírito Santo. No segundo turno da eleição presidencial, o Centro Integrado de Comando e Controle, que contou com o trabalho de subsecretários da Sesp, policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, policiais rodoviários federais, militares do Exército, representantes das guardas municipais, entre outros servidores, volta a ser estabelecido no dia 28 de outubro.

Categorias de ocorrências policiais registradas nas eleições no Espírito Santo 43 casos de boca de urna • 2 casos de violação de sigilo • 1 caso de compra de voto • 1 caso de transporte irregular de eleitor • 1 caso de propaganda irregular • 1 caso de falsidade ideológica

• 1 incidente de queda de energia Total: 50

Detenções • 62 pessoas foram conduzidas para a Polícia Civil e para a Polícia Federal (dessas, uma foi presa em flagrante)

Ocorrências por município • Vila Velha - 11 (11 de boca de urna) • Serra - 6 (6 de boca de urna) • Aracruz - 6 (5 de boca de urna e 1 de falsidade ideológica) • Cariacica - 4 (4 de boca de urna) • Vitória - 4 (4 de boca de urna) • Linhares - 4 (2 de boca de urna, 1 de violação de sigilo e 1 de propaganda irregular) • Guaçuí - 2 (2 de boca de urna) • Nova Venécia - 2 (1 de boca de urna e 1 de corrupção eleitoral) • São Gabriel da Palha - 1 (1 de boca de urna) • Pinheiros - 1 (1 de boca de urna)

• Colatina - 1 (1 de boca de urna) • Santa Teresa - 1 (1 de boca de urna) • Cachoeiro de Itapemirim - 1 (1 de boca de urna) • São Mateus - 1 (1 de boca de urna) • Conceição da Barra - 1 (1 de incidente de falta de energia) • João Neiva - 1 (1 de boca de urna) • Iconha - 1 (1 de transporte irregular de eleitor) • Guarapari - 1 (1 de boca de urna) • Pedro Canário - 1 (1 de violação de sigilo)

Casos diferentes registrados pela polícia Filmagem de voto (Linhares) •• A Polícia Militar, durante patrulhamento em um ponto de votação no bairro Santa Cruz, em Linhares, na manhã de domingo (7), apreendeu um tablet contendo um vídeo no qual o eleitor realizou a filmagem de seu próprio voto. Assim que os mesários perceberam a realização da filmagem, eles impediram o restante da ação. Quando o vídeo foi apresentado aos policiais militares, mostrando a suspeita do ato delituoso, o eleitor, de 39 anos, foi encaminhado para a 16ª Delegacia Regional de Linhares,

para que fossem tomadas as providências judiciais. Ele assinou termo circunstanciado e foi liberado. Vereador detido sob suspeita de realizar boca de urna (Guaçuí) •• Um vereador do município de Guaçuí foi detido sob suspeita de realizar boca de urna em frente a uma escola do município. A Justiça alertou a Polícia Militar sobre a suposta prática e o vereador foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Ele foi ouvido, assinou um termo circunstanciado e foi liberado.

Fonte: Centro Integrado de Controle e Comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública

Jornal O PIONEIRO REDAÇÃO Av. Governador Lindenberg, 609 Linhares - Centro - CEP:29.900-020 Telefone: (27) 3200-6767 redacao@jornalopioneiro.com.br opioneiro@jornalopioneiro.com.br www.jornalopioneiro.com.br CIRCULAÇÃO O PIONEIRO circula todas as terças-feira, quintas-feiras e aos domingos

www.jornalopioneiro.com.br

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁVEL Deni Almeida da Conceição

DIAGRAMAÇÃO Diego Pandolfi A. da Conceição

DIRETOR COMERCIAL Diego Pandolfi A. da Conceição

www.facebook.com/opioneiro www.twitter.com/jornalopioneiro

EDITADO POR Editora O PIONEIRO Ltda ME ASSINATURAS assinatura@jornalopioneiro.com.br

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

COLABORADORES Alexandre Araujo, Manoel Ribeiro, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas

FILIADO À

ABRAJORI Associação Brasileira dos Jornais do Interior

CNJI

Cadastro Nacional de Jornais do Interior Periodicidade verificada em Brasília


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

TERÇA-FEIRA 09 DE OUTUBRO DE 2018

ELEIÇÕES 2018

3

Resultado geral das eleições 2018 no Espírito Santo Votação - Deputado Estadual

Votação - Deputado Federal

•• As eleições realizadas domingo passado, dia 7 de outubro, no Espírito Santo transcorreram com tranquilidade no primeiro turno, elegendo governador para os próximos quatro anos , de 2019 a 2022, o candidato do PSB Renato Casagrande. Ele teve 1.072,224 votos, correspondendo a 55,49 % dos votos válidos, contra 525,973 votos do candidato Carlos Manato, do PSL, segundo colocado. Algumas surpresas, no entanto, foram registradas com relação aos candidatos ao Senado Federal; os senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB) não conseguiram reeleição, enquanto os candidatos Fabiano Contarato (REDE) e Marcos do Val, novatos na política, foram eleitos. Quanto aos candidatos à Câmara Federal, também se registraram surpresas, com nomes de candidatos conhecidos e com atuação no presente, como o vice-governador Cesar Colnago (PSDB), os atuais deputados Lelo Coimbra (MDB) e Marcus Vicente (PP) não conseguiram sucesso nas urnas. Linhares vai contar com deputado, o jovem FELIPE RIGONI, segundo mais votado, conquistando 84.405 votos. Para a Assembleia Legislativa Linhares conseguiu eleger apenas um candidato, também novato na politica. Trata-se do empresário Marcos Garcia (PV).

Número 1010 4044 2323 1350 1212 1717 2500 4040 2222 1143 5555 1145 7777 1000 2200 4080 6565 1313 1777 4567 1111 7000 9090 2020 4000 1700 4022 2333 3133 1140 1778 1770 4333 2345 4011 3177 4026 1733 5400 2300 1112 4322 4343 4550 1210 4433 4480 1377 2322 1319 1017 7007 4023 1077 4001 3640 1200 1344 1356 1711 1012 1221 2551 1333 1070 1080 1320 1133 1040 1515 1400 1818 3030 3000 1410 1555 1919 1414 1899 5050 1888 1800 3003 1870 1810 3010 3066

Candidato AMARO NETO FELIPE RIGONI DA VITORIA HELDER SALOMÃO SERGIO VIDIGAL DRA. SORAYA MANATO NORMA AYUB FOLETTO LAURIETE EVAIR DE MELO NEUCIMAR FRAGA MARCUS VICENTE DR. JORGE SILVA RODNEY MIRANDA GILSINHO LOPES TED CONTI GIVALDO JOÃO COSER MARCOS GUERRA CÉSAR COLNAGO CABO MAX CARRETA SANDRO LOCUTOR REGINALDO ALMEIDA EDMAR CAMATA DOUTOR PINHEIRO NATHAN MEDEIROS LENISE CORONEL FORESTI JONAS NOGUEIRA HANS DETTMANN JUNIOR ADRIANA BÔAS FABIANO ELLER LUIZ PAULO MÁRCIA LAMAS ELY BLUNCK DEDÉ DI JESUS RAFAEL MONTEIRO VASCO ALVES (VASQUINHO) LEONIL FAYDA BELO DR. BEZERRA CORONEL MARCHEZI DR. IZAIAS JUNIOR DOUTOR BETO CHARLES DA AUTO ESCOLA NIVALDO CAMINHONEIRO ZÉ IZIDORO MARIA HELENA CACIQUE TONINHO GUARANI DANTAS EBENEZER ALEXANDRE COLA DILEUZA DÉLIO PARRINI IGLESIAS FERNANDA PEREIRA MIGUEL DA POLICLÍNICA LEONARDO DEPTULSKI FORTALEZA LUARA GRECCO ADELINA DINIZ OSMANDO PORTELLA DRº CAETANO SABADINE JOSINETE BAIANO VERDUREIRO CARLA XAVIER DANIEL COSTA CATARINA DOS SANTOS MARIA APARECIDA DE MELLO LELO COIMBRA DR GUSTAVO PEIXOTO GUTO LORENZONI JOSÉ ANTONIO VERVLOET AMARAL DR. RICARDO SMARZARO DEMUNER CORONEL RISPERI LEDIR PORTO SERJÃO MAGALHÃES GUSTAVO DE BIASE BRUNA GATI SERGIO PESSOTTI MAURO PERUCHI PROFESSOR JADIR LUCAS EDILAMARA RANGEL WEMERSON PROFESSOR NOTA 10 DOUTORA RAQUEL CAPITÃO MAGNO

Partido/Coligação PRB - PR / PRB / PSL PSB - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PPS - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PT PDT - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PSL - PR / PRB / PSL DEM - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PSB - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PR - PR / PRB / PSL PP - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PSD - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PP - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B SOLIDARIEDADE - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PRB - PR / PRB / PSL PR - PR / PRB / PSL PSB - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PC do B - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PT PSL - PR / PRB / PSL PSDB - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PP - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B AVANTE - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PROS - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PSC - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PSB - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PSL - PR / PRB / PSL PSB - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PPS - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PHS - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PP - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PSL - PR / PRB / PSL PSL - PR / PRB / PSL PV - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PPS - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PSB - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PHS - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PSB - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PSL - PR / PRB / PSL PPL - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PPS - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PP - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PV - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PV - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PSDB - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PDT - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PRP - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PRP - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PT PPS - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PT

Votação 181.813 84.405 74.787 73.384 73.030 57.741 57.156 55.957 51.983 48.412 53.787 44.283 43.390 42.829 42.644 42.580 39.222 37.836 36.706 34.187 29.786 27.884 27.840 26.085 24.283 22.915 17.961 17.616 17.441 16.782 14.635 11.152 10.947 10.042 9.781 8.115 7.546 7.499 7.391 6.254 5.544 4.782 4.643 3.943 3.724 3.656 3.226 3.073 2.544 2.327

% Válidos 9,41% 4,37% 3,87% 3,80% 3,78% 2,99% 2,96% 2,89% 2,69% 2,50% 2,78% 2,29% 2,24% 2,22% 2,21% 2,20% 2,03% 1,96% 1,90% 1,77% 1,54% 1,44% 1,44% 1,35% 1,26% 1,19% 0,93% 0,91% 0,90% 0,87% 0,76% 0,58% 0,57% 0,52% 0,51% 0,42% 0,39% 0,39% 0,38% 0,32% 0,29% 0,25% 0,24% 0,20% 0,19% 0,19% 0,17% 0,16% 0,13% 0,12%

Número

Candidato

Partido/Coligação

Votação

% Válidos

40456

SERGIO MAJESKI

PSB - PSB / DC

47.015

2,41%

44444

DELEGADO LORENZO PAZOLINI

PRP - PRP / PC do B

43.293

2,22%

11011

RENZO VASCONCELOS

PP - PP / PROS

42.907

2,20%

17777

DELEGADO DANILO BAHIENSE

PSL - PR / PRB / PSL

36.064

1,85%

15100

DOUTOR HÉRCULES

MDB

30.718

1,58%

10300

HUDSON LEAL

PRB - PR / PRB / PSL

30.632

1,57%

25100

THEODORICO FERRAÇO

DEM - PDT / DEM / PPL / PSD

30.576

1,57%

17190

CAPITÃO ASSUMÇÃO

PSL - PR / PRB / PSL

27.744

1,42%

55555

ENIVALDO DOS ANJOS

PSD - PDT / DEM / PPL / PSD

24.202

1,24%

17800

CORONEL ALEXANDRE QUINTINO

PSL - PR / PRB / PSL

23.330

1,20%

17017

TORINO MARQUES

PSL - PR / PRB / PSL

22.085

1,13%

27444

EUCLÉRIO SAMPAIO

DC - PSB / DC

21.662

1,11%

10190

ERICK MUSSO

PRB - PR / PRB / PSL

21.188

1,09%

33800

JANETE

PMN - PODE / PRTB / PMN / PATRI / REDE

20.488

1,05%

23123

FABRÍCIO GANDINI

PPS - PPS / AVANTE / PTC

20.170

1,03%

15222

JOSÉ ESMERALDO

MDB

19.835

1,02%

45678

VANDINHO LEITE

PSDB - PSDB / PSC

19.799

1,02%

12123

MARCELO SANTOS

PDT - PDT / DEM / PPL / PSD

19.595

1,01%

13133

IRINY LOPES

PT

18.349

0,94%

90333

RAQUEL LESSA

PROS - PP / PROS

18.053

0,93%

51555

DR.RAFAEL FAVATTO

PATRI - PODE / PRTB / PMN / PATRI / REDE

17.624

0,90%

40011

BRUNO LAMAS

PSB - PSB / DC

16.979

0,87%

43043

LUCIANO MACHADO

PV - PV / SOLIDARIEDADE / PHS

15.222

0,78%

70333

CARLOS VON

AVANTE - PPS / AVANTE / PTC

14.699

0,75%

44569

DARY PAGUNG

PRP - PRP / PC do B

14.463

0,74%

45500

PR MARCOS MANSUR

PSDB - PSDB / PSC

13.736

0,70%

43000

MARCOS GARCIA

PV - PV / SOLIDARIEDADE / PHS

13.442

0,69%

18123

ALEXANDRE XAMBINHO

REDE - PODE / PRTB / PMN / PATRI / REDE

12.095

0,62%

14123

ADILSON ESPINDULA

PTB - PTB / PMB

11.635

0,60%

45000

DR. EMILIO MAMERI

PSDB - PSDB / PSC

11.489

0,59%

10123

DEVANIR FERREIRA

PRB - PR / PRB / PSL

19.195

0,98%

15015

ANDRÉ GARCIA

MDB

18.586

0,95%

12345

LUIZ DURÃO

PDT - PDT / DEM / PPL / PSD

17.820

0,91%

13690

NUNES

PT

17.526

0,90%

15500

LUZIA TOLEDO

MDB

17.312

0,89%

13333

PADRE HONÓRIO

PT

16.221

0,83%

15555

LUCAS SCARAMUSSA

MDB

15.925

0,82%

15000

ARNALDINHO BORGO

MDB

15.364

0,79%

40100

FREITAS

PSB - PSB / DC

15.320

0,79%

12012

SUELI VIDIGAL

PDT - PDT / DEM / PPL / PSD

14.631

0,75%

PRB - PR / PRB / PSL AVANTE - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PSB - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PRB - PR / PRB / PSL PSB - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PTC - PSB / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPL PDT - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PT PT PSL - PR / PRB / PSL PRB - PR / PRB / PSL PDT - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE DEM - PDT / DEM / PSD / PSDB / PRP / SOLIDARIEDADE PT PRB - PR / PRB / PSL PRB - PR / PRB / PSL PT PP - PP / PROS / PPS / PHS / PC do B PRB - PR / PRB / PSL

2.141 2.095 2.035 2.001 1.883 1.868 1.769 1.766 1.729 1.599 1.584 1.550 1.434 1.344 1.272 1.260 1.180 1.119 1.026

0,11% 0,11% 0,11% 0,10% 0,10% 0,10% 0,09% 0,09% 0,09% 0,08% 0,08% 0,08% 0,07% 0,07% 0,07% 0,07% 0,06% 0,06% 0,05%

55000

ESMAEL ALMEIDA

PSD - PDT / DEM / PPL / PSD

14.146

0,73%

40640

GEDSON MERIZIO

PSB - PSB / DC

13.570

0,70%

36036

ELIANA DADALTO

PTC - PPS / AVANTE / PTC

13.568

0,70%

40644

ALEXANDRE BASTOS

PSB - PSB / DC

13.282

0,68%

44190

MADUREIRA

PRP - PRP / PC do B

13.222

0,68%

11456

JAMIR MALINI

PP - PP / PROS

11.961

0,61%

15123

DALTON PERIM

MDB

11.761

0,60%

55369

ADEMAR DEVENS

PSD - PDT / DEM / PPL / PSD

11.494

0,59%

65333

SIEGMUND BERGER

PC do B - PRP / PC do B

10.740

0,55%

19777

EDINHO LIMA

PODE - PODE / PRTB / PMN / PATRI / REDE

10.486

0,54%

77077

CLAUDETE DO MATEUSÃO

SOLIDARIEDADE - PV / SOLIDARIEDADE / PHS

10.311

0,53%

14555

WENDEL LIMA

PTB - PTB / PMB

10.284

0,53%

77007

DR. COUTINHO

SOLIDARIEDADE - PV / SOLIDARIEDADE / PHS

10.232

0,52%

14141

MARCO VIVACQUA

PTB - PTB / PMB

10.132

0,52%

23190

JOEL DA COSTA

PPS - PPS / AVANTE / PTC

9.984

0,51%

31180

CARLINHOS LYRIO

PHS - PV / SOLIDARIEDADE / PHS

9.293

0,48%

10100

CLÁUDIA LEMOS

PRB - PR / PRB / PSL

9.157

0,47%

43900

CESAR LUCAS

PV - PV / SOLIDARIEDADE / PHS

9.006

0,46%

45612

NEUZINHA DE OLIVEIRA

PSDB - PSDB / PSC

8.735

0,45%

11444

DR. HELCIO

PP - PP / PROS

8.713

0,45%

18000

MARCOS BRUNO

REDE - PODE / PRTB / PMN / PATRI / REDE

8.696

0,45%

43123

DOUTOR LOUZADA

PV - PV / SOLIDARIEDADE / PHS

8.507

0,44%

40400

PROFESSOR JÚNIOR BOLA

PSB - PSB / DC

8.502

0,44%

20200

WANDERSON MARINHO

PSC - PSDB / PSC

8.345

0,43%

17077

LUCIANO MERLO

PSL - PR / PRB / PSL

8.338

0,43%

10910

DR. OTTO

PRB - PR / PRB / PSL

8.269

0,42%

77888

MARCELO FIRMINO

SOLIDARIEDADE - PV / SOLIDARIEDADE / PHS

8.110

0,42%

20100

SERGIO CAMILO

PSC - PSDB / PSC

7.937

0,41%

70123

SD. OLMIR CASTIGLIONI

AVANTE - PPS / AVANTE / PTC

7.909

0,41%

45600

ILMA SIQUEIRA

PSDB - PSDB / PSC

7.557

0,39%

19333

JAIMINHO PONTO BELO

PODE - PODE / PRTB / PMN / PATRI / REDE

7.256

0,37%

45123

MAX DA MATA

PSDB - PSDB / PSC

7.252

0,37%

40123

ANTONIO DA EMATER

PSB - PSB / DC

7.247

0,37%

27777

ANADELSO PEREIRA

DC - PSB / DC

7.193

0,37%

18100

ALCANTARO

REDE - PODE / PRTB / PMN / PATRI / REDE

7.099

0,36%

35789

GILSON GOMES FILHO

PMB - PTB / PMB

7.096

0,36%

13123

CARLOS CASTEGLIONE

PT

7.087

0,36%

45555

SANDRA FREITAS

PSDB - PSDB / PSC

7.041

0,36%

20888

WELLINGTON CALLEGARI

PSC - PSDB / PSC

6.955

0,36%

70222

LUCIANO PEREIRA

AVANTE - PPS / AVANTE / PTC

6.940

0,36%

14100

JOAO PAULO NALI

PTB - PTB / PMB

6.716

0,34%

28200

CELSO ANDREON

PRTB - PODE / PRTB / PMN / PATRI / REDE

6.706

0,34%

10333

OSVALDO MATURANO

PRB - PR / PRB / PSL

6.671

0,34% 0,34%

MDB - PATRI / PMN / REDE / PODE / MDB PTB - PTB / PMB REDE - PATRI / PMN / REDE / PODE / MDB NOVO NOVO PTB - PTB / PMB MDB - PATRI / PMN / REDE / PODE / MDB PODE - PATRI / PMN / REDE / PODE / MDB PTB - PTB / PMB REDE - PATRI / PMN / REDE / PODE / MDB PSOL - PSOL / PCB REDE - PATRI / PMN / REDE / PODE / MDB REDE - PATRI / PMN / REDE / PODE / MDB NOVO REDE - PATRI / PMN / REDE / PODE / MDB REDE - PATRI / PMN / REDE / PODE / MDB NOVO NOVO

Número - Candidato 40 - RENATO CASAGRANDE

Número 181 234

Candidato FABIANO CONTARATO MARCOS DO VAL

17 - MANATO

525.973 142.654

Partido - Coligação: PT

19 - ROSE DE FREITAS

456

MAGNO MALTA RICARDO FERRAÇO

1.072.224

Partido - Coligação: PSL - PR / PRB / PSL

13 - JACKELINE ROCHA 13

222

Votos

Partido - Coligação: PSB - PSB / PHS / PROS / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPS / PSDB / DEM / PDT / PP / PC do B / PPL / DC / SOLIDARIEDADE / PRP / PSD

105.754

9.559 7.804 7.251 6.416 5.913 5.551 5.347 5.255 5.236 4.027 3.733 3.551 2.738 2.575

2,73% 1,94% 1,22% 0,64% 0,49% 0,40% 0,38% 0,33% 0,31% 0,29% 0,28% 0,27% 0,27% 0,21% 0,19% 0,18% 0,14% 0,13%

Votação - Senado

Veja o resultado geral das eleições no Espirito Santo. Votação - Governo do Estado do Espírito Santo

52.765 37.409 23.598 12.291

Partido/Coligação

Votação

REDE - PRTB / REDE / PODE / MDB / PMN / PATRI

1.117.036

PPS - PSB / PHS / PROS / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPS / PSDB / DEM / PDT / PP / PC do B / PPL / DC / SOLIDARIEDADE / PRP / PSD

863.359

PR - PR / PRB / PSL

611.284

PSDB - PSB / PHS / PROS / PV / PSC / AVANTE / PTC / PPS / PSDB / DEM / PDT / PP / PC do B / PPL / DC / SOLIDARIEDADE / PRP / PSD

480.122

% Válidos 31,15% 24,08%

17555

MARQUINHOS ASSAD

PSL - PR / PRB / PSL

6.652

17,05%

55100

DR. LUIZ

PSD - PDT / DEM / PPL / PSD

6.648

0,34%

13,39%

20800

GUERINO BALESTRASSI

PSC - PSDB / PSC

6.643

0,34%

20020

PROFESSOR KEYDSON QUARESMA

PSC - PSDB / PSC

6.629

0,34%

20555

PASTOR AILTON RODRIGUES

PSC - PSDB / PSC

6.526

0,33%

23222

RICARDO CHIABAI

PPS - PPS / AVANTE / PTC

6.311

0,32%

45900

ANSELMO TOZI

PSDB - PSDB / PSC

6.125

0,31%

11123

PASTOR PAULO CESAR

PP - PP / PROS

6.068

0,31%

20000

PASTOR DELANDI MACEDO

PSC - PSDB / PSC

6.065

0,31%

177

SUBTENENTE ASSIS

PSL - PR / PRB / PSL

247.165

6,89%

131

CÉLIA TAVARES

PT

164.845

4,60%

65102

CIRILO DA RADIO

PC do B - PRP / PC do B

6.009

0,31%

300

ULISSES PINCELLI

NOVO

37.119

1,04%

43456

MAURINHO ROSSONI

PV - PV / SOLIDARIEDADE / PHS

5.861

0,30%

77777

WANDERLEI THOMAS

SOLIDARIEDADE - PV / SOLIDARIEDADE / PHS

5.847

0,30%

500

LIU KATRINE

PSOL - PSOL / PCB

24.496

0,68%

11000

MITTER

PP - PP / PROS

5.825

0,30%

144

HELDER CARNIELLI

PTB - PTB / PMB

22.844

0,64%

10500

ALLAN FERREIRA

PRB - PR / PRB / PSL

5.650

0,29%

18018

PROFESSOR ROBERTO CARLOS

REDE - PODE / PRTB / PMN / PATRI / REDE

5.569

0,29%

17556

GILVAN

PSL - PR / PRB / PSL

5.395

0,28%

11223

ROSSINI TONHO DOS COUROS

PP - PP / PROS

5.294

0,27%

Partido - Coligação: PODE - PRTB / REDE / PODE / MDB / PMN / PATRI

14 - PROFESSOR ARIDELMO TEIXEIRA 62.821 Partido - Coligação: PTB - PTB / PMB

50 - ANDRE MOREIRA Partido - Coligação: PSOL - PSOL / PCB

22.875

355

ROGERIO BERNARDO

PMB - PTB / PMB

9.531

0,27%

211

MAURO RIBEIRO

PCB - PSOL / PCB

8.287

0,23%


4

TERÇA-FEIRA 09 DE OUTUBRO DE 2018

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

ELEIÇÕES 2018

Renato Casagrande é eleito Casagrande diz que governador do Espírito Santo foi uma eleição dificil O candidato, Renato Casagrande (PSB), foi eleito governador do Espírito Santo, domingo (07). Ao todo, Casagrande recebeu 1.072.224 votos, o que representa 55,49% do total de votos válidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. O resultado comprova o que as principais pesquisas eleitorais mostravam desde o início da campanha: o anseio dos capixabas pelo retorno de Casagrande e a vitória em primeiro turno. Foto: Hélio Filho

•• Casagrande agradeceu ao apoio dos eleitores, que confiaram em suas propostas e que tornaram possível a vitória nas urnas. “Recebo esse resultado com muita humildade e alegria. Agradeço de todo o coração pela confiança que os capixabas depositaram em mim. Manterei o meu compromisso de diálogo com toda a sociedade, para que juntos possamos fazer este Estado voltar a crescer”, enfatizou . Antes de definir sua candidatura ao governo, Casagrande visitou, nos dois últimos anos, as 78 câmaras municipais capixabas e

conversou com lideranças políticas, religiosas, dentre outras. Sensibilizado com o apelo dos capixabas, que ficaram abandonados após sua gestão, Casagrande decidiu enfrentar mais uma disputa, ofertando a chance da população voltar a sonhar e acompanhar o desenvolvimento de grandes projetos que vão trazer mais dinamismo ao Estado. No período de pré-campanha, Casagrande participou de encontros, denominados “Conversa de Futuro”, por meio das quais recebeu importantes demandas regionais, que contribuíram

para a formulação do seu plano de governo, e que será implementado a partir de 2019. Já durante o período de campanha deste ano, acompanhando pela vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB), Casagrande voltou a percorrer os municípios capixabas, com a Caravana do 40, onde detalhou aos eleitores suas principais propostas de governabilidade. “Agradeço a todos os capixabas que sempre me receberam muito bem, em nossas caminhadas. Neste período, visitamos comércios, eventos, conversamos com a população. Conheço de perto a realidade do povo capixaba e vou trabalhar para o desenvolvimento do Estado com muita ética, diálogo e responsabilidade”, afirmou. Esta é a segunda vez que Casagrande assumirá o comando do Palácio Anchieta, sede do Executivo capixaba. Ele já governou o Espírito Santo entre os anos de 2011 e 2014.

TELEVISÃO

•• Eleito com mais de hum milhão de votos no primeiro turno das eleições realizadas domingo passado, dia 7 de outubro, Renato Casagrande, do PSB, disse que foi “uma eleição difícil, onde o vento da renovação chegou com muita força”. Casagrande frisou que se prepara para assumir o cargo em janeiro de 2019, e que ja começa pensar nos próximos dias. O governador eleito disse que, com relação a segurança quer entre outros providências, reimplantar o Programa Estado Presente como modelo de gestão da Política de Segurança Pública, e aprimorar as estratégias e ações de controle e prevenção

a violência, com atenção especial para os crimes letais intencionais. Na educação propõe promover concurso público para aumentar o engajamento do docente para a melhoria da qualidade do ensino na Rede Estadual. Para a saúde sua proposta é consolidar o conceito de redes de atenção regionalizadas é implantar serviços de média complexidade, regionalmente distribuidas, além de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população. Seu Plano de Governo visa, ainda, implantar o Programa Saúde da Pessoa Idosa; capacitar os operadores de saúde visando os programas de prevenção e Saúde da Familia, etc.

Os pares

C´est fini Crédito Victor Pollak/Globo

Flávio Ricco Colaboração: José Carlos Nery

SBT terá Ivete e Teló no Teleton com a bênção da Globo SBT e Globo estão num momento de paz... É um lá e cá que não para mais. Maísa Silva, dia desses, devidamente autorizada, deu entrevista ao Bial. Larissa Manoela, também e nas mesmas condições, foi divulgar o filme “Fala Sério, Mãe”, com a Ingrid Guimarães no mesmo programa.

Um vai e vem que nada lembra o passado, quando não se permitia a ninguém passar nem na porta da outra. Agora, sem qualquer risco e com a carinhosa reciprocidade que passou a existir, já se pode confirmar a presença de Ivete Sangalo no Teleton. A Globo liberou e ela vai participar na noite de sexta.

Não bastasse a Ivete, além de outros já prometidos, a Globo também liberou Michel Teló para o Teleton. Falta só definir o horário. Quanto a ele, salvo qualquer erro de cálculo, há cinco anos isso não acontecia. Tá vendo? Nada como dia após o outro.

Bate – Rebate • A Rede TV! programou para dia 15 debate para presidente; o SBT, 17, e a Record, 21.

• Não há nada nesse sentido, garante a RBS, que é afiliada à Rede Globo.

• Vladimir Brichta gravou ontem uma externa, no Rio, retomando o personagem Remy de “Segundo Sol”.

• Bruna Spínola, que esteve em “Orgulho e Paixão” na Globo, será a irmã de Mônica (Alice Braga) no longa “Eduardo e Mônica”, realizado em Brasília...

• Em tempo de fake news, todo cuidado é pouco... • O Grupo RBS descartou a possibilidade de venda das suas empresas gaúchas...

• O filme é inspirado na letra de Renato Russo, e tem ainda Gabriel Leone como Eduardo. Nos cinemas em 2019.

• “Popstar”, “Domingão” e “Fantástico” foram os destaques de audiência da Globo, em São Paulo, no domingo de eleições. • A Fox já pode colocar ponto final na série “The Walking Dead”... • Que vem se arrastando há algum tempo. •De férias no “Hoje em Dia”, Renata Alves estica para o México.

Em “Segundo Sol”, reta final da novela, não há mais segredos em relação ao desfecho dos personagens de Letícia Colin e Chay Suede, Rosa e Ícaro, sempre com enorme torcida nas redes sociais. Já em relação a Valentim(Danilo Mesquita), tudo indica que ele fechará com Renatinha(Gabriela Moreyra). Nessas últimas semanas, Rosa vai figurar como se fosse uma heroína, ajudando a todos e se colocando contra as vilãs da história.

O “Entre Aspas”, apresentado por Mônica Waldvogel na Globo News, a partir desta quarta-feira, à 0h30, entrará no ar com novo cenário. Entre outras mudanças, uma mesa triangular que colocará os entrevistados frente a frente, promovendo o “olho no olho”, para aquecer a discussão. O cenário terá também madeira, e as marcas do canal e do programa serão inseridas através de uma estrutura transparente. Então é isso. Mas quinta-feira tem mais. Tchau!


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

CULINÁRIA

GASTRONOMIA com CHEF ARIELA BRASIL

Essa coluna é publicada todas as terças

arielabrasil@jornalopioneiro.com.br

COMO FAZER UM LEVAIN (FERMENTO NATURAL CLÁSSICO) E SEU PÃO DE FERMENTAÇÃO NATURAL mos a origem das mesmas. Fazendo seu próprio fermento natural, em qualquer parte do mundo em que você esteja, os micro-organismos serão sempre os do local. Desta forma você sempre saberá em quais condições foram criados e mantidos

Fatos: O Levain é um fermento natural e consiste basicamente de uma massa obtida pela mistura de farinha e água. A utilização do fermento natural embora se dê em casos específicos (visto que agrega um sabor ácido) pode ser feita em qualquer tipo de pão. Um dos motivos pelos quais os melhores padeiros do mundo fazem uso do levain é o fato de, os micro-organismos usados na fermentação serem originados dentro da própria cozinha Um fermento industrializado tem leveduras produzidas artificialmente em sua composição, e desconhece-

Um pão feito com levain (não importa qual tipo) é nutricionalmente mais interessante que um pão feito com fermento biológico comum. O gosto do pão feito com levain costuma ser bastante peculiar, mais ácido e muito mais aromático. Se conserva por algumas boas semanas (muito mais que o feito com fermento comum), pois a acidez fornecida pela levedura inibe a retrogradação do amido (fenômeno espontâneo do amido que nessas condições retoma sua estrutura inicial, favorecendo a troca de água entre o pão e o ambiente externo).

O Levain

Em uma tigela de vidro ou porcelana, misture bem os 3 ingredientes, cubra com papel toalha, amarre com barbante ou elastico e coloque o fermento em um local calmo e escuro (não precisa ser escuridão total, só que seja um local que não bata luz do sol). Dia 2 • 50 ml de água filtrada e fervida (fria) • 25 g de farinha de trigo branca • 25 g de farinha de trigo integral Abra e verifique se o seu fermento esta com alguma atividade. Isto é, se tem algumas bolhas na sua superfície. Se não tiver, espere mais um dia. Se tiver, misture bem com uma colher. Descarte METADE do seu fermento. SIM, jogue fora mesmo. Você precisa alimentá-lo e deixá-lo mais forte a cada dia. Então descartar um pouco fará parte do dia-a-dia do seu fermento. Depois, misture a água e as farinhas ao seu fermento, e volte o fermento para o canto dele até o dia seguinte. Dia 3 • 50 ml de água filtrada e fervida (fria) • 25 g de farinha de trigo branca • 25 g de farinha de trigo integral No terceiro dia, normalmente ele esta um pouco mais elástico e com algumas bolhas. Misture bem com uma colher, descarte metade do fermento e alimente com a água e as farinhas. Misture bem e deixe descansar.

** A água não pode ter nenhum vestígio de cloro. Cloro mata o seu fermento e as bactérias.

Na primeira tentativa de criar o Fermento Natural, eu usei água mineral, achando que estas seriam as melhores. A água mineral é cheia de sódio e minerais. O Fermento Natural não gosta muito disso. Então na segunda tentativa comecei a usar água filtrada e fervida. SIM! Assim eu consegui uma água sem cloro, sem minerais e sem sódio. O “Monstro” não deu certo justamente por conta da água. O processo todo leva mais ou menos uma semana até que você possa fazer o seu primeiro Pão com Fermentação Natural. Como Fazer Fermento Natural – Levain Dia 1 • 50 ml de água filtrada e fervida (fria) • 25 g de farinha de trigo branca • 25 g de farinha de trigo integral

Dia 4 • 50 ml de água filtrada e fervida (fria) • 25 g de farinha de trigo branca • 25 g de farinha de trigo integral Surpreenda-se com a atividade deste quarto dia. Ele deve estar com muitas, muitas bolhinhas pequeninas e um pouco mais liquido. Misture bem, descarte metade do fermento e alimente com a água e as farinhas. Cubra e leve novamente para o seu lugar na cozinha. Dia 5 • 50 ml de água filtrada e fervida (fria) • 25 g de farinha de trigo branca

TERÇA-FEIRA 09 DE OUTUBRO DE 2018

• 25 g de farinha de trigo integral No quinto dia, o seu fermento deve continuar com bastante fermentação e começa a ter um cheiro levemente azedo. Cheiro de fermento de pão mesmo. Você irá repetir o processo de misturar, descartar metade e alimentar o seu fermento. Cubra com o papel toalha e volte ele para o local de costume. Dia 6 • 50 ml de água filtrada e fervida (fria) • 25 g de farinha de trigo branca • 25 g de farinha de trigo integral No sexto dia o seu fermento estará quase pronto, mas ainda precisará de mais um pouco de carinho. Aqui ele já terá um cheiro ainda mais presente e muitas, muitas bolhas. Repita o processo. Misture bem, descarte metade, alimente com a água e as farinhas, cubra e deixe ele descansar por mais 24h. Dia 7 • 200 ml de água • 300 g de farinha de trigo (pode misturar um pouco de branca com integral ou usar só a branca) • 100 g de fermento O sétimo dia é o dia que você já vai começar a pensar no seu pão (que já pode ser feito no dia seguinte). Seu fermento deve ter uma textura elástica, e um cheiro azedo gostoso, cheiro de pão e bolhas maiores. Agora você irá pegar somente 100 g do fermento e o restante irá descartar. Misturar com a água e a farinha. Cobrir (desta vez pode usar papel filme) e voltar para o local de costume. No dia seguinte você já poderá fazer o seu pão. Dia 8 – O Primeiro Pão com Fermentação Natural • 200 g de fermento • 400 ml de água • 400 g de farinha branca • 200 g de farinha integral • 1 pitada de sal

Hoje já é o dia de fazer o seu pão. Então você irá pegar o seu fermento, misturar bem. Separar 200 g para o pão e guardar a diferença na geladeira em um pote de vidro bem fechado. Misture o fermento, as farinhas e a água. A massa é uma massa mole e que não precisa sovar. Porém você consegue formar uma bola com ele. Caso esteja muito mole coloque mais farinha. Deixe ele descansar por 30 minutos e misture o sal. Coloque a massa em uma tigela untada com um pouco de óleo ou azeite, cubra com papel filme e deixe levedar por 6h. Transfira o pão para uma assadeira, faça um corte na parte de cima com uma faca bem afiada. E leve para o forno preaque-

5

cido por 45 minutos ou até que ele esteja dourado do jeito que você gosta. Retire o pão do forno e espere esfriar um pouco antes de cortar. Próximos Pães – Alimentação do Fermento Natural Sempre que você for fazer um pão, no dia anterior você deve alimentar o seu fermento. Para isto você retira ele da geladeira, pega a quantidade que for usar para alimentar e descarta o restante.

• 150 g de fermento • 150 ml de água filtrada e fervida (fria) • 150 g de farinha de trigo • 1 colher de sobremesa de mel Você retira o seu Fermento Natural da geladeira, pega os 150 g que irá usar e descarta a diferença. Misture este fermento com a água, a farinha e o mel. Cubra com papel filme e deixe levedar por pelo menos 8h antes de fazer o seu pão. Depois deste tempo de descanso, misture o fermento já ativado com uma colher e separe a quantidade que irá utilizar para fazer o seu pão. O restante você guarda novamente num vidro dentro da geladeira. Tente alimentar o seu fermento toda semana ou no máximo a cada duas semanas. Caso você não vá fazer o pão não tem problema, mas alimente-o mesmo assim. Outras Informações Você vai perceber que o fermento começa a crescer e toda vez você vai acabar descartando uma parte dele. Caso você queira pode doar ao invés de descartar, para algum amigo que queira fazer pães com Fermento Natural, mas não quer começar o processo desde o princípio. É só explicar para ele direitinho com ele faz para alimentar e começar a produzir seus pães. Pelo que tenho estudado, você pode fazer qualquer receita de pão com este fermento. É só utilizar 150 g de Fermento Natural a cada de 15 g de fermento biológico que a receita pede. E lembrar que o Fermento Natural leva 6h para levedar, o biológico leva 2h. Festival: O 21º Festival Capixaba de Frutos do Mar será em Iriri de 11 a 14 de Outubro.


6

TERÇA-FEIRA 09 DE OUTUBRO DE 2018

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

OPINIÃO Essa coluna é publicada todas as quintas-feiras e domingos

Meio Digital

INFORME

redacao@jornalopioneiro.com.br

Essa coluna é publicada todas as terças-feiras

Manoel Ribeiro é Consultor em Marketing Digital e Especialista em Vendas Online

Menso sujeira

•• Com 52 anos, o empresário Marcos Garcia, do PV, carioca de nascimento, foi o único candidato a deputado estadual eleito para representar o município de Linhares nas eleições realizadas domingo, dia 7. Ele conquistou 13.442 votos e estará na Assembléia Legislativa na próxima legislatura

Professor condenado •• O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) obteve a condenação do professor Otoniel Silva Bertossi por ter tentado comprar, em 2015, o gabarito do concurso público da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A Justiça fixou a pena em dois anos e quatro meses de reclusão em regime aberto, que foi convertida em prestação de serviços à comunidade, mais multa de R$ 510 e prestação pecuniária no valor de R$ 4,3 mil. Os valores deverão ser atualizados monetariamente na data de cum-

primento da sentença. Otoniel, usando um e-mail em nome de Jorcilino Souza, por duas vezes entrou em contato com servidores da Ufes na tentativa de obter, mediante o pagamento de R$ 15 mil, o gabarito do concurso para o cargo de assistente administrativo. Na primeira oportunidade, em 15 de janeiro de 2015, o e-mail foi endereçado à presidente da Comissão Especial Coordenadora do Concurso. Já em 19 de março de 2015, a mensagem foi para enviada diretamente para a Comissão Coordenadora.

Professor condenado II •• No primeiro e-mail, Otoniel apresentou sua proposta. “Eu vou fazer o concurso da Ufes para o cargo de assistente administrativo e gostaria de ver se existe alguma possibilidade de conseguir o gabarito dessa prova, estou disposto a dar uma boa gratificação para quem conseguir isso pra mim e aceito proposta de negociação também. Preciso muito de passar num concurso, estou estudando, mas a concorrência tá difícil, por isso estou disposto a negociar valores altos para conseguir me efetivar e tranquilizar minha vida, principalmente quando se trata de um cargo federal como esse. Não sou um

picareta, estou apenas tentando uma coisa que quero, se não tiver possibilidades, tudo bem, isso acaba aqui, mas pode confiar em mim sem nenhuma restrição. Conversas comigo só por e-mail, nada por telefone. Se existir alguma possibilidade de prosseguir nessa conversa, vamos avançando”, diz o e-mail. Já na segunda mensagem, ele explicitamente oferece dinheiro em troca do gabarito. “Estou querendo comprar o gabarito da prova de assistente administrativo que será aplicada no dia 29 de março de 2015. Estou disposto a pagar um valor significativo, minha proposta inicial é de R$ 15 mil”, reforça.

•• Após a recomendação do Ministério Público Eleitoral (MPE) para coibir o derrame de santinhos de candidatos neste domingo de eleições (07/10), as ruas e locais de votação de vários municípios capixabas ficaram menos sujas que os pleitos anteriores. O resultado positivo é fruto do Pacto de Cooperação Cidade Limpa, coordenado pelo Centro Operacional Eleitoral (Cael) do MPES, que estabelecia também a entrega voluntária do material gráfico excedente na véspera da votação. Agora, todo o material de campanha excedente será doado para entidades sociais. “Foram realizadas diversas reuniões por todo o Estado para garantir uma eleição limpa. Acreditamos que o diálogo preventivo realizado pelos órgãos de fiscalização foi determinante para a mudança de postura, mas a restrição aos gastos de campanha também influenciou nesse sentido”, afirmou o dirigente do Cael, o promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal. O número do processo para consulta é 0002455-50.2015.4.02.5001.

Dia das crianças & vacinas •• O Dia das Crianças está chegando e pensamos em falar dos perigos do movimento antivacina. No Brasil, o movimento vem ganhando adeptos e colocando um alerta para a saúde infantil. Números divulgados em julho deste ano pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, mostram que a vacinação de crianças chegou ao menor nível em 16 anos. Em 2017, todas as vacinas indicadas para crianças com menos de um ano ficaram abaixo da meta (que é imunizar 95% das crianças dessa idade). Com isso, doenças como o sarampo, erradicado em 2016, voltou a ter novos casos, tendo alcançado o número de 1935 confirmados em 2018.

Da Senadora Rose de Freitas •• Na hora que compareceu domingo para votar: “Estou otimista, pois o povo é soberano. É por isso que eu brigo e quero preservar todos os aspectos da questão democrática. Acredito no segundo turno com minha presença. Vamos aguardar. O povo

é soberano”, reforçou. Depois do resultado: “Quem tomou conhecimento da nossa candidatura ao Governo, expressou claramente a vontade de que eu continue como senadora. Não pude me afastar do Congresso e tenho certeza que um conjunto de fatores

prejudicou sobremaneira a nossa candidatura. Portanto, a minha trincheira de luta pelo povo capixaba continua no Senado Federal, nestes tempos desafiadores do Brasil. Prevaleceu o que importa na democracia: a vontade soberana do eleitor”.

Conheça 17 Aplicativos que vão ajudar nas suas vendas ainda em 2018 No momento atual da nossa economia com o consumo em baixa e os custos em alta, esta cada vez mais difícil melhorar o faturamento e a lucratividade dos negócios. Usar aInternet como umaferramenta de negócios é fundamental para todos os tipos de Empresas, e se a sua Empresa ainda não está utilizando, uma é certa os seus concorrentesestão. Os consumidores estão sempre em movimento, seja indo para o trabalho ou as compras, por isso estar em contato direto e em tempo real

com eles é de suma importância. Comercialize seus Produtos ou Serviços de forma concreta com seus consumidores ou possíveis clientes através de ferramentas online e que estejam na palma da sua mão e também das deles. Essa estratégia vai alavancar as suas Vendas. Pensando nisso, separamos 21 aplicativos de Vendas para o seu celular que além de comodidade podem se tornar uma necessidade para um aumento de faturamentopara os seus negócios.

1) Slack • Workspace, gratuito; Standard, US$ 6,67/ mês/usuário; Plus, US$ 12,50/mês/usuário • iOS | Android Mantenha contato com seus colegas (ou clientes) com este útil aplicativo de chat.

Tire uma foto de um documento e obtenha um documento digitalizado em PDF ou JPG de boa qualidade.

2) LinkedIn • Gratuito • iOS | Android Não entre em uma reunião sem olhar primeiro o perfil da pessoa no LinkedIn. Com o app para dispositivos móveis, você não tem desculpa. 3) 30/30 • Gratuito • iOS | Android Sua lista de tarefas parece muito menos assustadora quando dividida em partes de 30 minutos. Insira suas tarefas no 30/30, aloque o tempo necessário para cada uma delas e dê um chega pra lá na procrastinação. 4) Profit Story • US$ 1,99 • iOS Quer saber quanto será a margem em um negócio proposto? Calcule isso junto com uma série de outras métricas baseadas em lucro com o Profit Story. 5) vTie • Gratuito • iOS Se você vai de terno ao escritório de um cliente, provavelmente usará gravata. Mas... hã... como é que se dá um nó na gravata mesmo? Com instruções visuais passo a passo, o vTie vem ao seu auxílio. A propósito, este app não é apenas para os homens: mulheres ficam muito bem de gravata também. 6) CamCard • Team, US$ 5/mês/usuário; Business, US$ 12/mês/usuário • iOS | Android Os vendedores pegam um monte de cartões de visita. Mas e se os esquecerem no hotel? Dezenas de prospects perdidos numa tacada só. O CamCard digitaliza os cartões com uma foto simples e salva automaticamente as informações nos contatos do seu telefone. 7) Keynote • Gratuito • iOS Você não precisa mais pegar o laptop para trabalhar na sua apresentação de vendas. Baixe o Keynote e libere seu talento criativo. 8) Close theSale • US$ 99 • iOS | Android Vamos nos precaver. Talvez o seu comprador esteja quase pronto para assinar e precise apenas de um empurrãozinho final. O Grant Cardone é um extraordinário app para vendedores, com dicas de vídeo para fechamento em praticamente qualquer situação. 9) DocScan • Gratuito • iOS | Android

10) Dropbox • Standard, US$ 12,50/mês/usuário a partir de 3 usuários; Advanced, US$ 20/mês/usuário a partir de 3 usuários; preço da versão para empresas disponível mediante solicitação • iOS | Android Precisa enviar ou receber um arquivo grande e está sem um laptop à disposição? Entre no app para dispositivos móveis do Dropbox. Nunca mais veja a mensagem de erro “este arquivo é muito grande para ser enviado” no seu telefone novamente. 11) Dragon • Versão de avaliação gratuita; US$ 15/mês; US$ 150/ano; preço para empresas disponível mediante solicitação • iOS | Android Não gosta de escrever notas? O Dragon converte memorandos de voz em texto automaticamente. Idem para mensagens de texto e e-mails. 12) QuickVoice • Gratuito • iOS | Android Grave a reunião, a sessão da conferência ou a palestra de abertura para não esquecer o que foi dito e exatamente como foi dito posteriormente. 13) Mind Tools • Gratuito • iOS | Android Desenvolva suas habilidades de negócios com miniartigos sobre liderança, tomada de decisões e comunicação, entre outros. 14) Pocket • Pocket, gratuito; Pocket Premium, US$ 44,99/ano • iOS | Android Se você não tiver tempo para ler na hora e quiser marcar um artigo para mais tarde, guarde-o no Pocket e pegue quando tiver uma oportunidade. 15) Pulse Auto Dealer • Gratuito • iOS | Android Alcance seus clientes 24/7 com este app. Uma vez baixado, ele automatizará e personalizará a comunicação com seus prospects, aprofundando os relacionamentos e promovendo novas vendas. 16) AutoPoint Driver Connect • Preço disponível mediante solicitação • iOS | Android Outro aplicativo para criar relacionamentos cliente-revendedor; conta com funcionalidade exclusiva e intuitiva, personalização para concessionária e layout simplificado. 17) Time Buddy • Gratuito • iOS | Android Este app facilita o agendamento de reuniões em qualquer fuso horário. Toque para agendar reuniões e ele atualizará automaticamente os fusos horários dos participantes. Além disso, ele se sobrepõe ao Google Agenda para facilitar ainda mais o uso.

Leia este artigo completo em nosso Site www.mlmidiadigital.com.br/blog


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

Dia Mundial da Obesidade

As seis principais dúvidas sobre o balão intragástrico Tratamento promove emagrecimento de até 20% do peso em seis meses •• A obesidade é uma doença que vem se agravando no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de pessoas obesas triplicou desde 1975. Não à toa, o Brasil é a segunda nação que mais procurou por métodos para emagrecimento no Google em 2018, segundo o próprio buscador. Uma das sugestões oferecidas

pelo buscador é o balão intragástrico, método apontado como capaz de proporcionar ao paciente um emagrecimento de até 20% do seu peso em seis meses. Este procedimento consiste na colocação de um balão por meio de endoscopia, realizada em ambiente hospitalar e com o paciente sedado. O balão é introduzido por via oral e possui um volume entre

400 ml a 700 ml, preenchido com soro fisiológico e azul de metileno. Todo o procedimento dura cerca de 20 minutos. O membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Dr. Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, esclarece alguns mitos e verdades sobre o balão intragástrico.

O paciente permanece o restante da vida com o balão intragástrico? •• Não. O paciente pode ficar entre 6-12 meses com o balão, na dependência do modelo empregado. Durante esse período,

ele deve seguir acompanhamento com equipe multidisciplinar, que inclui: médicos clínicos, nutricionistas, psicó-

logos e preparadores físicos para que seus hábitos alimentares e comportamentais sejam alterados.

Qualquer pessoa acima do peso pode realizar esse método? •• Não. É necessário ser maior de idade e ter um Índice de Mas-

sa Corporal (IMC) maior que 27. O ideal é que seja avaliado cada

caso individualmente, contrabalançando benefícios e riscos.

Há algum outro benefício além do emagrecimento? •• Sim. Por proporcionar o emagrecimento, o balão intragástrico também pode auxiliar indiretamente na prevenção de cânce-

res associados ao excesso de peso, como esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rins, ovário, endométrio e tireoide. Concomitante-

mente à mudança de hábitos de vida e perda de peso, há melhora nos níveis de diabetes, colesterol e pressão arterial.

É possível que esse procedimento traga efeitos colaterais? •• Sim. Por ser um corpo estranho, o organismo pode apresentar sintomas como

enjoos, dores abdominais e até vômitos nas primeiras 72 horas. As ocorrências podem

ser tratadas com medicações efetivas que melhoram o quadro do paciente.

O paciente sofre algum tipo de corte ou precisa de curativos? •• Não. O balão intragástrico é introduzido através da endosco-

pia. Ele permanece sedado durante todo o processo, que dura

cerca de 20-30minutos, e não sofre nenhum corte na região.

Após o uso do balão, o paciente seguirá magro? •• Dependerá se o mesmo compreendeu a necessidade de manter as mudanças de

hábitos e vícios. Após a retirada do balão, até 75% dos pacientes reganham peso.

Aqueles que adquiriram hábitos saudáveis, respondem de forma positiva.

TERÇA-FEIRA 09 DE OUTUBRO DE 2018

7

Espírito Santo tem 5.284 novas vagas e chega a 874.157 empregos formais em 2017 Serviços, Comércio e Administração Pública foram os setores com maior número de postos de trabalho preenchidos •• O Espírito Santo teve crescimento do estoque de empregos formais e chegou a 874.157 vínculos em 2017, aponta a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho. Foram 5.284 novas vagas, o que representa um aumento de 0,61%, em comparação com 2016. Os setores com mais postos de trabalho foram o de Serviços, que fechou o ano com 313.096 vínculos; Comércio, com 188.789 empregos; e Administração Pública (174.518). A Rais é a base de dados mais

completa sobre empregadores e trabalhadores formais no Brasil. O documento é um dos mais importantes para as estatísticas brasileiras porque traz informações sobre todos os empreendimentos formais do país, desde aqueles sem nenhum funcionário até empresas com milhares de empregados. A partir dos dados da Rais é obtido o perfil das empresas e dos trabalhadores brasileiros, que serve para a elaboração de políticas públicas de emprego do governo e para o pagamento de benefícios.

Desempenho Nacional •• O número de empregos formais no Brasil cresceu em 2017 e alcançou 46.281.590 vínculos. Isso representa aumento de 0,5% em relação a 2016 – foram 221.392 postos de trabalho a mais. A remuneração média do

brasileiro teve alta de 2,1% em 2017, chegando a R$ 2.973,23. O salário das mulheres cresceu mais do que dos homens, passando para R$ 2.708,71 (elevação de 2,6%). O salário médio masculino cresceu 1,8%, alcançando média de R$ 3.181,87.

Pessoas com deficiência •• O Brasil teve crescimento no estoque de empregos formais para pessoas com deficiência. Foram 22.818 novos postos de trabalho para este grupo, um saldo positivo de 5,5%. Houve aumento para trabalhadores com os cinco tipos de deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e múltipla) e também para reabilitados.

A maior alta foi registrada para deficientes visuais, com crescimento de 16,3%, em relação a 2016 (+8.697 novas vagas). Trabalhadores com deficiência intelectual (mental) tiveram 2.493 empregos a mais (+7,3%). Pessoas com deficiência múltipla obtiveram 370 novos postos de emprego formal – alta de 5,1%.

EDITAL DE EXTRAVIO JODAVI PIRES DE MOURA, portador do CPF: 034.735.697-47, proprietário da FAZENDA DEUS PROVERA, localizada Córrego Boa s/n, interior de Linhares, ES, comunica o extravio da Folha 001 do Bloco de Nota Fiscal de Produtor Mod. 4 Nº. Linhares-ES, 09 de outubro de 2018


TERÇA-FEIRA 09 DE OUTUBRO DE 2018

8

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

SOCIEDADE

PONTO a PONTO Sandra Mara

Fotos: Instagram

•• Quinta-feira, próxima, dia 11 de outubro, é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. O Mijistério da Saúde diz que mais da metade da população brasileira está acima do peso. •• O segundo turno da eleição para Presidente da República será no próximo dia 28. Até lá, haja coração. Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo.

Casa Cor •• A CASACOR Espírito Santo começa dia 10 no tradicional Clube Álvares Cabral, na zona litorânea de Vitória. Desde 1996 a mostra reúne o melhor do design de interiores, decoração e da arquitetura no estado e a Leroy Merlin está na edição capixaba por ser parceira nacional de sustentabilidade do evento. Ontem foi realizado o coquetel de abertura, no Clube Alvares Cabral.

•• O 1º Fórum para discutir a síndrome de Down em Vitória será nos dias 19 e 20 deste mês. •• Carla Zucoloto em uma campanha elogiavel: "Sou doador de orgãos"

MODA •• Verão chegando – O verão se aproxima cada vez mais e o calor começa a dar as caras mesmo neste início de primavera. Por isso, é indispensável estar a par das tendências para se preparar para os dias mais quentes do ano. Principalmente aqui no Brasil, país tropical onde as temperaturas costumam ser bem altas, é necessário escolher peças ideais para não sofrer com o calor e ainda assim por em prática nossas aptidões fashionistas. •• Brasil Fashion- O Brazil Fashion Forum, que surgiu de um sonho e veio para consolidar um novo conceito no mercado da moda e contribuir para que Miami seja uma parada obrigatória no calendário anual da todos os fashionistas do mundo, recentemente fez uma parceria muito importante. A empresária e diretora criativa Flávia Marchesini é a primeira brasileira a fechar parceria com o recém aberto , o Instituto Marangoni Miami. Esse centro educativo surgiu como uma nova base para estudantes locais e de outros países que buscam aprimorar suas técnicas e sua criatividade aprendendo com os melhores professores de moda do mundo.

•• Muita gente não esperava mas o jovem e inteligente Felipe Rigoni foi o segundo mais votado no Espírito Santo para ocupar uma cadeira na Câmara Federal. Orgulho para todos os linharenses. •• Sábado, 13, é dia de Ensaio de Verão na Ilha de Guriri, em São Mateus, com a banda Harmonia do Samba

•• A simpática Julia Gaburro Magalhães, que segue os passos dos pais na Odontologia, votou domingo num colégio do bairrro Colina ao lado dos pais, Celiete e Geraldo de Assis Magalhaes.

O PIONEIRO 09 DE OUTUBRO DE 2018  

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 09 de outubro de 2018

O PIONEIRO 09 DE OUTUBRO DE 2018  

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 09 de outubro de 2018

Advertisement