Page 1

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 12 de Julho de 2018

Edição nº 080 - Ano 50 - R$ 1,00 Ediç

www.jornalopioneiro.com.br

DENI

ITÁLIA UNITA

Lisia Dadalto Elias

Aproximadamente seis mil pessoas nas ruas de Guaraná no último final de semana

PÁG. 08

Edição de 08 páginas

PÁG.PÁG. 04 02 FOTO: Secom Linhares

LÁ & CÁ FOTO: Thalisson Bitti

•• A blogger Carla Zucoloto completou primavera nova. Pág. 05

Filé de tilápia é incluido na merenda dos alunos da rede municipal Pág. 03

FOTO: Divulgação Secom Linhares

•• Está sendo realizado nas escolas de Ensino Fundamental de Linhares Projeto de Leitura para alunos do 1º ao 5º ano. A proposta é promover dinâmicas e atividades literárias nos seus mais variados gêneros. A professora Jaqueline Aparecida Alves Duque, da EMEF Castelo Branco é a responsável pela iniciativa no turno matutino da escola e agrega ao seu trabalho, momentos de reflexão sobre temas sociais e cotidianos. Na última semana, a derrota da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo foi tema abordado.

Tribunal de Contas realiza audiências públicas sobre folha de pagamento e contas Pág. 07


2

QUINTA-FEIRA 12 DE JULHO DE 2018

GERAL

PANORAMA POLÍTICO

Essa coluna é publicada todas as quintas-feiras e domingos

PAULO CÉSAR DUTRA paulodutra2002@yahoo.com.br

Venda de etanol sobe •• O crescimento nas vendas de etanol e queda na produção de açúcar, dão números a segunda quinzena de junho. A moagem de cana-de-açúcar pelas unidades produtoras da região Centro-Sul alcançou 45,31 milhões de toneladas na 2ª metade de junho, contra 47,71 milhões de toneladas verificadas no mesmo período na safra 2017/2018.

Produção de Flores •• Diversificação da produção. Esse é o principal objetivo dos produtores de flores do sul do estado, que se reuniram em associação para fortalecer a atividade e trocar experiências. Representantes do grupo – a Associação de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Sul e Caparaó (Sulcaflor) – participaram da reunião da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES na última terça-feira (10).

Produção de Flores II •• Reconhecida como uma região voltada para a cafeicultura e para a pecuária, os agricultores da localidade buscam diversificação por meio da floricultura. Segundo o presidente da associação Marcos Emílio Louzada, já são 22 produtores associados de oito municípios da região: Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Ibitirama, Muniz Freire, Muqui e Vargem Alta.

Produção de Flores III •• Eles visam o mercado regional: 80% das flores comercializadas no Espírito Santo vêm de outros estados, ou seja, há mercado interno para a produção. “As flores vêm de São Paulo e chegam aqui depois de quase 15 dias de colhidas”, relatou o líder do grupo. Um dos pontos principais que levam os produtores a investirem nas flores é a adequação do plantio a espaços pequenos. A média de renda bruta gerada pelas flores é de R$ 230 mil por hectare ao ano.

Rose não pára •• A senadora Rose de Freitas (Podemos) vai estar nesta quinta-feira no bairro de São Pedro, em Vitória, se reunindo com moradores da reão. Ela não está antecipando o lançamento da sua candidatura, está fazendo o seu tradicional encontro com as comunidades para ouvi-las para depois atende-las, como sabiamente saber fazer.

do deputado Amaro Neto, que quer ser governador ou senador, ter deixado de pagar a gasolina em um posto do Sul do Estado. Os 29 carros usados pelos deputados estaduais e, portanto, financiados com o dinheiro público, agora terão que ser identificados pela ALES. A decisão é do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acatou uma representação feita pelo deputado estadual Sergio Majeski e pelo pré-candidato a deputado estadual e ex-secretário-geral da Transparência Capixaba, Edmar Camata, ambos do PSB.

Perguntar não ofende! Foi necessário outro poder interferir na pouca-vergonha da ALES para garantir transparência e para que a população tenha controle sobre esses veículos? Se são considerados bens públicos, só devem ser usados em serviço. A medida cautelar foi feita há cerca de um mês e a decisão saiu na última terça-feira (10). Desde 2015, a Assembleia Legislativa deixou de identificar os 29 veículos oficiais usados pelos deputados. A ALES tem dez dias para cumprir a determinação, se não recorrer... Como de costume.

Novos mediadores

Novos mediadores II

•• A Comarca de Linhares conclui amanhã, dia 13 de julho, o curso para formação de mediadores judiciais. Após essa fase teórica, os novos mediadores também vão participar da parte prática do curso, programada para os dias 30 e 31 de julho, e 01 de agosto. Depois de formados, eles irão se unir aos 77 mediadores cadastrados pelo Poder Judiciário e atuar na solução de conflitos de forma consensual, ou seja, vão facilitar o diálogo entre as partes, para que elas próprias construam a solução para o seu conflito.

•• Para a servidora do Juizado Especial Criminal de Linhares, Dayla Meneghel, uma das participantes da formação, o curso é muito importante para a cidade. “Linhares é um município com uma população muito grande e necessita desse tipo de capacitação para a solução dos inúmeros conflitos. Além disso, tenho uma expectativa muito boa do curso, tanto para minha carreira profissional, como para minha vida pessoal”, disse Dayla.

Competência •• Quando não houver indícios de que fotos com nudez trocadas entre um adulto e um adolescente foram compartilhadas pela internet ou visualizadas por outras pessoas além dos envolvidos, a competência para julgar os possíveis crimes é da Justiça Estadual. A decisão é do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Supremo Tribunal de Justiça-STJ.

Abalo psicológico •• O Banco do Brasil foi condenado a indenizar ex-estagiária que adquiriu síndrome do pânico em decorrência de assaltos ocorridos na agência em que trabalhava. Decisão é do Tribunal Regional do Trabalho -TRT da 14ª região, que considerou que, “à medida que traumas de infância podem desencadear transtorno do pânico”, não há nenhum empecilho para se reconhecer que as ocorrências traumáticas tenham causado o transtorno psíquico.

Extinção da punibilidade - 70 anos •• Réu com 70 anos completados após sentença condenatória não consegue extinção da punibilidade. A 5ª turma do TRF da 3ª região (São Paulo-Capital) manteve decisão que negou o benefício. Os desembargadores entenderam que, conforme precedentes dos tribunais superiores, a redução do prazo prescricional previsto no artigo 115 do CP é aplicável ao agente maior de 70 anos na data da sentença ou acórdão condenatório, e não na data em que o título executivo penal condenatório se tornou imutável.

A estratégia do PT •• De pronto, urge lembrar que a recorrente e sempre anunciada estratégia do PT é a de utilizar todos os meios possíveis para alcançar a meta eleitoral: elevar seu candidato presidencial ao 2º turno, fazer uma grande bancada de deputados Federais e estaduais, livrar-se da enrascada que queima atores políticos e, acima de tudo, passar para outros protagonistas a culpa pelos graves entraves que impedem a caminhada do país rumo ao crescimento. O PT foi o responsável pelo buraco gigantesco em que está afundado o país. Usando artifícios e mistificação, tenta transferir essa carga pesada para os ombros do atual governo.

Paulo Kramer: PT usa Lula como “um defunto dentro de uma armadura” Cristiano Carlos

Pouca-Vergonha política da ALES •• A Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES tem sido uma vergonha nos últimos anos no que se diz transparência. Decisão do TCE obriga a identificação de carros usados pelos deputados estaduais. Vergonhosamente os carros alugados pela Casa de Leis sequer possuem placas de identificação especial, dando a entender que os usuários deles estão desviando os veículos para outras coisas. Tanto é que a deputada Janete Sá corre o risco de ficar inelegível por ter sido flagrada em um posto de Vitória bebendo cerveja com os assessores. Pior ainda, foi o carro

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

Prisão dentro de domicílio •• O crime de tráfico de entorpecentes na modalidade de guarda é do tipo permanente, cuja consumação se prolonga no tempo; como consequência, é permitida a realização da prisão em flagrante no interior da residência onde está o entorpecente, inclusive no período noturno, independentemente de mandado judicial. A decisão é da ministra Laurita Vaz.

Empréstimo exagerado •• Instituição financeira é condenada a indenizar cliente por ter oferecido modalidade de empréstimo mais onerosa. De acordo com o juiz de Direito Rogério de Assis, da 21ª vara Cível de Curitiba/PR, o banco abusou do poder com o único fim de vincular o autor a prestações com taxas de juros extremamente altas, se comparadas com o consignado.

SDS •• A menos de três meses das eleições, a pergunta recorrente continua sem resposta: quem vai para o 2º turno? Os horizontes estão fechados. Será que há alguma semelhança com o pleito de 1989? Cerca de 20 candidatos, os protagonistas do centro dispersos e dois candidatos das margens ganhando passaporte para o segundo tempo do jogo: Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, as interrogações se multiplicam. SDS - Só Deus sabe.

Jus sperneandi •• Direito de espernear. Mais que isso: esperneando o PT chama a atenção. Essa é uma razoável explicação para a “favrética” decisão do juiz plantonista do TRF-4, desembargador Rogério Favreto (donde pinço o neologismo), que autorizava a libertação do ex-presidente Lula. Só faltou Sua Excelência expressar de público sua condição de “petista de carteirinha”. Foi assessor do petismo por muito tempo. O fato abriu polêmica nessa friagem que toma conta do Sul e do Sudeste nesses dias de reversão de expectativas com o desempenho de nossa seleção na Copa do Mundo na Rússia.

•• Reza a lenda que o herói espanhol do século XI, Rodrigo Diaz de Vivar, o El Cid Campeador, liderou uma batalha contra inimigos quando já estava morto. Sim, El Cid havia falecido e a notícia de sua morte animou seus inimigos que decidiram invadir seu castelo. Como forma de animar as tropas e impulsioná-las à vitória, a esposa de El Cid decidiu colocar o corpo do marido em um cavalo. Protegido por uma armadura, e em posição de honra, o morto liderou as tropas cristãs contra os mouros islâmicos. Essa lenda nada tem a ver com nossas origens ou história, mas serviu para o analista de riscos políticos, Paulo Kramer, exemplificar a forma como o Partido dos Trabalhadores, o PT, vem administrando a imagem do ex-presidente Lula junto ao eleitorado do país. “Estão querendo “elcidinizar” o presidiário Lula da Silva, mostrando que ele tem capacidade. Insistindo em colocar como opção nas pesquisas um sujeito que nós temos certeza absoluta que não concorrerá”, disse. No último domingo (8), o desembargador plantonista do TRF4, Rogério Favreto, mandou libertar Lula da prisão. O despacho foi o estopim para uma batalha jurídica que se arrastou durante todo o dia. Favreto, Sérgio Moro, juiz responsável pelo caso de Lula na primeira instância, e o desembargador relator do caso Triplex do Guarujá no TRF4, Gebran Neto, usaram a caneta como arma e ora soltavam Lula, ora mantinham o ex-presidente na cadeia. O cessar fogo veio do presidente do TRF4, desembargador Thompson Flores, que pôs fim à batalha e determinou a continuidade da prisão de Lula. No entanto, o embate jurídico mostrou a audácia de um desembargador plantonista que, mesmo não podendo despachar em um processo julgado

por dois colegiados, o do próprio TRF4 e do Supremo Tribunal Federal, encarou as altas cortes da Justiça para libertar Lula. Paulo Kramer explica que a manobra do desembargador Favreto foi uma tentativa frustrada de viabilizar a candidatura de Lula e de fortalecer o PT na corrida ao Planalto. “É uma tentativa de manter à tona a sua, quer dizer, do Lula e do partido, estratégia de sobrevivência. Eu acho que não deu certo. Essa decisão que acabou sendo tomada pelo presidente do TRF4, desembargador Thompson Flores, ela só serviu para, se alguém ainda tinha dúvida, mostrar para todo mundo que Lula não tem condições de concorrer e não concorrerá”, explicou. Enquanto o PT insiste na candidatura de Lula, os partidos adversários estão participando de debates e percorrendo o país em busca de alianças. Para Paulo Kramer, a estratégia petista de manter Lula como candidato à presidência pode levar o partido a uma derrota histórica nas eleições. “Se insistir nisso, ele estará fadado a uma crescente irrelevância no panorama político brasileiro. O PT perdeu 60% da sua força municipal nas eleições de 2016. Em quase 40 anos de existência, eles só conseguiram formar uma liderança que é Lula, que está preso. Insistindo nisso, eu acho que eles vão marchando, em marcha batida, rumo à irrelevância”, ressaltou. O desembargador Rogério Favreto, que tentou soltar Lula, fez parte da equipe do ex-presidente e trabalhou como sub-chefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, com os ex-ministros José Dirceu e Dilma Rousseff. Além disso, Favreto foi chefe da assessoria jurídica do Ministério do Desenvolvimento Social quando Patrus Ananias, do PT, era o ministro, e ainda passou pela Secretaria de Relações Institucionais e pelo Ministério da Justiça durante o governo Lula. #Eleições2018

Jornal O PIONEIRO REDAÇÃO Av. Governador Lindenberg, 609 Linhares - Centro - CEP:29.900-020 Telefone: (27) 3200-6767 redacao@jornalopioneiro.com.br opioneiro@jornalopioneiro.com.br www.jornalopioneiro.com.br CIRCULAÇÃO O PIONEIRO circula todas as terças-feiras, quintas-feiras e aos domingos

www.jornalopioneiro.com.br

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁVEL Deni Almeida da Conceição

DIAGRAMAÇÃO Diego Pandolfi A. da Conceição

DIRETOR COMERCIAL Diego Pandolfi A. da Conceição

www.facebook.com/opioneiro www.twitter.com/jornalopioneiro

EDITADO POR Editora O PIONEIRO Ltda ME ASSINATURAS assinatura@jornalopioneiro.com.br

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

COLABORADORES Alexandre Araujo, Monsenhor Jonas Abid, Flávio Ricco, Paulo Cesar Dutra.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas

FILIADO À

ABRAJORI Associação Brasileira dos Jornais do Interior

CNJI

Cadastro Nacional de Jornais do Interior Periodicidade verificada em Brasília


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

QUINTA-FEIRA 12 DE JULHO DE 2018

GERAL

3

Educação municipal inclui filé de tilápia na merenda dos alunos da rede municipal

•• Um dos municípios referência na criação de tilápias em cativeiro no Espírito Santo, Linhares iniciou uma nova fase para fortalecer a qualidade da merenda escolar e fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar. É a inserção do filé de ti-

lápia no cardápio das 109 escolas da rede municipal entre Centros de Educação Infantis Municipais (Ceims) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A novidade é proveniente da iniciativa da secretaria municipal de Educação com o apoio da se-

cretaria municipal de Agricultura. O filé de tilápia é adquirido na Associação dos Piscicultores do Guaxe (Apigua). São 16 toneladas do pescado que serão adquiridas até o final deste ano. O incremento para a alimentação escolar dos mais de 24 mil alunos matriculados nas escolas da rede municipal, que nunca havia sido utilizado como alternativa para compor os cardápios da merenda das escolas, é um diferencial de inovação, visando a alimentação saudável que favorece o desenvolvimento do aluno em sala de aula e promove a formação de bons hábitos alimentares. “A proposta visa atender as recomendações para o emprego de novos hábitos de alimentação, variada e saudável, estimulando o crescimento e o desenvolvimento dos alunos, e contribuindo para seu rendimento escolar”, afirma a secretária de educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

O peixe é servido em duas versões do prato típico capixaba, a moqueca: uma com arroz e pirão e a outra com arroz e purê de aipim. Jussara Gonçalves, uma das nutricionistas do Centro de Distribuição do (DAE), aprovou a qualidade e o sabor do pescado preparado para a merenda escolar. “O peixe é um alimento rico em proteínas, ácidos graxos, ômegas 3 e 6, além de outros nutrientes. Além disso, é uma carne leve, de fácil digestão e que acrescenta qualidade à merenda escolar. Está sendo preparado com muito carinho e foi incluído duas vezes por mês na dieta das crianças”, comentou. O peixe foi inserido na merenda escolar após passar pelo Teste de Aceitabilidade dos estudantes, que é uma determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visa garantir a alimentação escolar dos estudantes da educação básica ma-

triculados em escolas públicas. “O teste é uma determinação do PNAE com o objetivo de evitar o desperdício da merenda escolar e observar a aceitação do cardápio sugerido. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios rejeitados”, explica a Diretora de Alimentação e Nutrição Escolar da Prefeitura, Sandra de Carli Favalessa. O prefeito Guerino Zanon salientou a importancia da inclusão do filé de tilápia na merenda escolar das unidades de ensino. “Tornar o peixe, parte da merenda escolar traz, além do benefício cultural, resgate e valorização dos costumes regionais de nossa população, favorecendo maior riqueza nutricional a essas crianças, e em contrapartida é um incentivo de extrema importância aos produtores e à agricultura familiar do município”, avalia.

Magno Malta diz que não se separa religião e política •• Embora seja citado recorrentemente como vice ideal pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), é no Senado Federal que o senador Magno Malta (PR-ES) diz querer continuar, mas não com poucos aliados. Em uma cruzada de apoio a diversos pré-candidatos pelo País, ele trabalha para que, a partir do próximo ano, seja mais numerosa a bancada “cristã” na Câmara Alta, que atue em defesa “da vida” e “da família”, para, segundo o senador, contrapor-se à “bandalheira que fizeram esses ‘esquerdopatas’ ao longo de 14 anos”. Ao Diário do Nordeste, Malta defendeu que não é possível separar política e religião e frisou que, mesmo se sentindo “honrado” com as investidas de Bolsonaro, é candidato à reeleição. Evangélico, o senador dis-

se que pré-candidatos de diferentes religiões devem “esquecer questões doutrinárias” em nome de uma união por “causas” em comum. A meta é eleger um senador com tal perfil por Estado. “Se nós somos um país cristão, e entendemos que todos os valores de uma sociedade começam com a família, então, numa eleição de dois (senadores), se não aproveitarmos esse momento que é tão propício... Nós temos condições de fazer isso. Eu tenho dado o meu esforço”, afirmou o senador, em entrevista após o evento de lançamento da pré-candidatura do empresário Luís Eduardo Girão (PROS) ao Senado, na Assembleia Legislativa, na última segunda-feira (9). Segundo ele, não é possível separar religião e política, porque “não se separa um homem

de suas convicções”. “O (ministro Dias) Toffoli (do STF) soltou o José Dirceu por quê? Porque ele foi para dentro do Supremo com as convicções dele. E esse juiz que soltou o Lula? Ele foi para lá com as convicções ideológicas dele. Nunca se separou delas. Por que eu preciso me separar da minha confissão de fé? Eu sou movido a isso”. Magno Malta acredita que as igrejas terão mais importância nesta campanha, uma vez que líderes religiosos, conforme sustenta, devem dar “consciência” aos fieis ao mostrar que o Brasil foi, nas palavras dele, “vilipendiado” e “assaltado” nos governos do PT, que teriam feito “uma bandalheira contra os nosso valores”. “É muito importante nesse momento, em que os valores de família foram duramente atacados durante 14 anos, que os

pastores, sim, que os padres, sim, que qualquer líder religioso que tem as pessoas consigo sejam muito mais importantes do que foram nesse processo”. Para o senador do PR, o risco de abuso de poder religioso no pleito, que vem sendo dis-

cutido em debates sobre Direito Eleitoral, é uma “invenção”. Ele rejeita, porém, a prática de campanha no interior de templos. “O lugar do culto é do culto, eles têm que parar com essa história de colocar candidato sentado no altar”, afirmou.

Importância •• Sobre a chapa de Bolsonaro, Magno Malta disse estar “muito honrado” em ser considerado para disputar o cargo de vice-presidente, mas acredita que será mais “importante” no Senado. Como vice, ele afirma que não teria “microfone na mão”, nem poderia “assinar nada”. “Por que o vice de Bolsonaro é essa insistência que a imprensa nacional quer? Tem alguma coisa por trás disso. É o cara botar o pescoço de fora e

começar a ser escrachado antes da hora? O que tenho perguntado é o seguinte: será que para a sociedade, para as famílias, a minha luta em defesa das crianças, será que vale a pena eu ficar calado?”, questionou. “Digo para ele: você é presidente sem mim, com qualquer outro vice. Tenho que avaliar é a minha importância, e, na minha cabeça, sou importante é no Senado”, concluiu. Fonte: Diário do Nordeste


4

QUINTA-FEIRA 12 DE JULHO DE 2018

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

TELEVISÃO Flávio Ricco

Essa coluna é publicada todas as terças, quintas e domingos

Colaboração: José Carlos Nery

Globo quer Taís Araújo, Leandra Leal e Débora Cinema Falabella em nova minissérie A mesma atenção dada às novelas em seus vários horários, o Grupo Globo passou a dispensar a outras vertentes da sua Teledramaturgia, todas sob o guarda-chuva de Silvio de Abreu e, mais recentemente, com a colaboração direta de Glória Perez no núcleo de séries. E, no que diz respeito a elas, são vários os projetos em estudo, entre eles, como mais próximo, “Gaya”, nome ainda provisório de um trabalho escrito por Estela Renner e Marcos Nisti, que terá direção de Carlos Manga Junior.

Crédito Serendipity inc

Quase lá Faltando duas semanas para o enceramento das gravações, “Deus Salve o Rei”, nos seus últimos capítulos, receberá mais uma participação especial. Trabalho que será feito por um ator, ainda não definido pela produção.

Os maiores detalhes ainda não são divulgados, mas os nomes de Débora Falabella, Leandra Leal e Taís Araújo já aparecem como os mais cotados para liderar seu elenco. Toda a ação se desenvolve a partir de uma ONG, “Gaya”, que tem três mulheres na sua condução. No mais, segredo em cima. E não será nenhuma surpresa, também, se esta produção começar pelo novo serviço de streaming, o GloboFlix, para só depois ganhar espaço na TV aberta.

C´est fini A Globo realiza na próxima segunda-feira, às 20h, o lançamento da próxima novela das sete, “O Tempo Não Para”. O evento vai acontecer no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Então é isso. Mas domingo tem mais. Tchau!

Bate – Rebate • Bira, do Sexteto do Jô, é o convidado do “The Noite”, do Danilo Gentili, nesta quinta,... • Durante a gravação ele se emocionou várias vezes, ao falar sobre a parceria com o “Jô”... • Parceria que começou nos estúdios, tempos do “Onze e Meia”. • Começaram, na terça-feira, as gravações da nova temporada do “Masterchef Profissionais”, na Band. • Os jornalistas Marcelo Zanini e Ivy Leão serão os apresentadores do 51º Prêmio de Comunicação da CNBB (Conferência

Nacional dos Bispos do Brasil)... • A cerimônia vai acontecer no dia 20, no teatro da TV Aparecida, com exibição no dia 25. • Band ainda não tem uma decisão de como ficará o seu domingo, já a partir deste próximo... • Por enquanto não existe uma posição oficial sobre nada... • Mas uma indefinição que não deve demorar muito tempo... • O mais tardar, deve sair até o final da tarde de hoje.

•• Entra em cartaz, dia 19, a comédia policial “Uma quase dupla”. O elenco reúne Cauã Reymond, Priscila Steinman, Tatá Werneck, entre outros. Direção de Marcus Baldini.

Complicou um pouco O “SBT Brasil” observou um bom crescimento de audiência, após o lançamento de “As Aventuras de Poliana” e por servir como espera da novela. Uma alavanca que agora deixa de existir, após as mudanças feitas pelo SBT no seu começo de noite. O jornal já observa queda de 3 pontos na Grande SP.

Oitava Festa Itália Unita foi sucesso grande em Guaraná

•• Aproximadamente seis mil pessoas tomaram conta das ruas de Guaraná no último final de semana, durante os três dias de

festa da 8ª Itália Unitta. Grupos de amigos e famílias se divertiram entre shows, apresentações culturais, barracas de comidas

típicas e a tradicional Carretela. Ponto alto da festa, que este ano levou o público numa viagem pelas heranças italianas, contando histórias da imigração através de 20 alegorias que percorreram por cerca de um quilômetro e meio. Segundo a organização do evento, uma das novidades foi o baile de máscaras, retratado em um dos carros temáticos. Com trajes da época e personagens marcantes, o carro alegórico procurou mostrou um pouco do baile que acontecia na romântica Veneza. O evento foi uma realização do Centro de Cultura Italiana de Aracruz, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTUR).

Parece que não aprende Mudanças repentinas na grade, levadas mais pela emoção, sem qualquer fundamento ou estudo, nunca deram certo no SBT, como em lugar nenhum. Além de destruir todo um trabalho feito, tem ainda a questão do hábito. Isso é histórico. “Poliana”, como consequência, também passa a correr o risco de cair.

Perito fala sobre prevenção a fraudes no comércio em Rio Bananal, Linhares e Aracruz •• Para quem atua no comércio, as fraudes são um grande empecilho para o desenvolvimento dos negócios, por conta dos prejuízos que geram aos lojistas e comerciantes. O uso de cédulas falsas ainda é um dos principais golpes aplicados pelos criminosos, segundo o perito Hildebrando Magno Rebello. Ele é o convidado para dar uma série de palestras promovidas pelo Sicoob Leste Capixaba, entre os próximos dias 17 e 19, em Rio Bananal, Linhares e Aracruz. Na oportunidade, associados e convidados vão participar dos encontros para se atualizarem sobre as formas de prevenção desse tipo de crime que impede a geração

de mais resultados pelas empresas.

Atenção redobrada Segundo Rebello, que há 26 anos ministra cursos sobre esta temática, os canais digitais também têm atraído os malfeitores que buscam se beneficiar por meio do aproveitamento da boa fé de outras pessoas. “As perdas por fraude normalmente são irrecuperáveis, ao contrário das perdas por inadimplência, que podem ser buscadas. Por isso, o comerciante precisa ter cautela redobrada na hora de realizar a venda por meio dos canais digitais”.


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

QUINTA-FEIRA 12 DE JULHO DE 2018

SOCIEDADE

5

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”

LÁ & CÁ

>> Thich Nhat Hanh

ALEXANDRE ARAÚJO laeca@jornalopioneiro.com.br

LINDA E FELIZ

Essa coluna é publicada todas as quintas

Foto: Thalisson Bitti

Feijoada Solidária

Oficina de Pizza

A terceira edição da feijoada solidária promovida pelas “Amigas da Maternidade” em prol da maternidade SUS do Hospital Rio Doce acontece no próximo dia 18 de agosto, às 11h, na AABB, bairro Colina, com muita música ao vivo e claro, feijoada da boa.

Para celebrar o Dia da Pizza, comemorado na última terça, o Shopping Pátiomix promove uma oficina culinária gratuita para crianças aprenderem a fazer a delícia. Erá nos dias 14 e 15 para crianças de 0 a 10 anos, a partir das 15 horas, na Praça de Alimentação.

Feijoada Solidária 2 A entrada custa R$ 70,00 e dá direito a uma camisa do evento. Os ingressos estão sendo vendidos no hospital Rio Doce e na loja Rita Salezzi. Toda a renda é revertida para as ações das “Amigas da Maternidade”.

Férias Internacionais As amigas Jussara Carvalho de Oliveira e Sandra Favales-

LINDA E FELIZ 2

sa afivelaram as malas e partiram para Miami para curtir merecidos dias de descanso. Retornam na próxima semana já para o batente.

Almoço em Família A linda Cacá Cipriano ao lado do maridão, o gente boa Pablo Pedroni, da filha Maria e da mãe Regina Cipriano almoçavam bem no clima família no Restaurante João de Barro. São queridos de Lá&Cá. Foto: divulgação

Chá Beneficente •• A blogger Carla Zucoloto completou primavera nova e recebeu familiares e amigos numa festa super caprichada e colorida no bairro Lagoa do Meio

Nova Doceria É linda de viver a arquitetura do novo empreendimento da querida Maria Fernanda Belizário: uma doceria super charmosa onde será possível – é claro! – degustar as delícias feitas por ela. Quem assina o projeto é a arquiteta Gabriela Massucatti.

Novo Empreendimento A chef – e linda de morrer! – Ariela Brasil amplia os negócios da família no setor de gastronomia. Abre nos próximos dias o Manjar Ateliê Café, ali no Marilda Brasil Restaurante, no bairro Conceição, com delícias que só ela sabe preparar.

Delícias da Lola Na tarde da última terça quem

estava degustando as delícias de Tia Lola, no centro de Linhares, era a querida Dona Ana Agrizzi. Levou um pão caseiro para tomar café com a família.

Condolências Lá&Cá presta condolências aos familiares dos empresários Valdomiro Agrizzi e Antônio Casagrande. Os dois deixaram um legado incontestável para o comércio do Município, com visão empreendedora.

Feijoadinha Famosa Uma delícia – e muito elogiada – a feijoada que agora é servida aos sábados. A proprietária Adriana Babinski inclui também no cardápio de fim de semana a dobradinha e a bacalhoada. Vale a pena a degustação!

PARCEIRO DA COLUNA LÁ & CÁ

Hoje tem a 14ª. edição do Chá Beneficente do Departamento Feminino 8 de Março, da Loja Maçônica Fraternidade Universal Número 8. O evento será no salão da própria Loja e os ingressos custam R$ 45. Terá música ao vivo e sorteio de brindes.

Happy Hour Michele com Welington Fereguetti, Vera com Antonio Faustini e Thati com Telmo Fiorotti bateram ponto no lançamento do happy hours ás quintas, ali no Laguna Center.

15 Anos Será neste fim de semana o aniversário de 15 anos de Júlia Donatelli Moro. Ela vai receber familiares e amigos nos salões do Conceição Hall, no bairro Colina. Felicidades mil da coluna!

Niver no Zapra A dentista Sônia Autullo celebrou idade nova no último fim de semana e reuniu as amigas para um delicioso café da tarde, no centro de Linhares. Por lá, Ana Paraíso Dalvi, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli e Maria Janete Zanon.

•• Larice Gobeti está feliz da vida: acaba de inaugurar na terrinha a LaVitta, um novo conceito em saladeria e comida saudável


6

QUINTA-FEIRA 12 DE JULHO DE 2018

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

OPINIÃO Essa coluna é publicada todas as quintas-feiras e domingos

Daniel Zacher

INFORME

redacao@jornalopioneiro.com.br

Paulo Hartung desiste

Manejo de lixo

••Na reunião que teve segunda-feira, 9, com sua equipe de secretários, o governador Paulo Hartung anunciou que não será candidato a reeleição, não deu detalhes de sua decisão e não disse quem vai apoiar. Mas durante uma coletiva realizada no Palácio Anchieta na manhã de terça-feira, dia 10, Hartung disse que o Estado está bem organizado. “O Brasil está uma bagunça e o Espírito Santo está absolutamente organizado, não só nas contas mas no desenvolvimento de políticas públicas na área social, como a Escola Viva, Pacto Pela Aprendizagem, Jovens de Futuro, Ocupação Social, a Rede Cuidar, o Reflorestar, Programa de Barragens”, disse. Mesmo com essas alegações, comenta-se nos bastidores que o que na verdade pesou foram as pesquisas, que as colocam em grande desvantagens com relação ao seu principal adversário, Renato Casagrande, e a participação e apoio da senadora Rose de Freitas, que estão juntos (Casagrande e Rose) para derrotá-lo.

Paulo Hartung desiste II •• Não resta a menor dúvida que Hartung faz um bom trabalho quando o assunto diz respeito às contas públicas, mas peca feio quando o olhar do eleitor se dirige para o que ele não fez. Em quase todos os municípios não se vê obras do Governo do Estado na atual gestão de Hartung. Em Linhares, por exemplo, município que ele gosta de visitar em função

de sua notável aproximação com o prefeito Guerino Zanon – que também organiza as contas públicas e ainda consegue mostrar algum trabalho – tem pouca coisa feita pelo Governo do Estado ao longo desses quase quatro anos de mandato. Essa situação reflete na decisão do eleitor na hora de votar e aparece nas pesquisas que o enfraquecem politicamente.

Safra de grãos do Brasil •• A estimativa da safra de grãos do Brasil, a segunda maior da história, deve ser de 228,5 milhões de toneladas, com uma redução de 3,9% ou 9,2 milhões de toneladas a menos que a da safra passada, quando chegou a 237,7 milhões de t. Por sua vez, a expectativa para a área é de 61,6 milhões de hectares, a maior já registrada. Os números são do 10º levantamento divulgado terça-feira, 10, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em comparação com o

último levantamento, realizado no mês passado, a produção diminuiu 1,2 milhão de toneladas. O resultado da queda se deve aos impactos climáticos que refletiram numa nova estimativa de produtividade para o milho segunda safra. Mesmo com um menor desempenho neste índice, o cereal terá uma produção total de 82,9 milhões de toneladas, sendo grande parte desse volume devido à colheita da segunda safra, algo próximo a 56 milhões de toneladas.

Presidente kenedy •• Faltam poucos dias para encerrar o prazo de inscrições para o concurso público da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Kennedy (ES), realizado pelo IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo. Com 44 vagas para cargos de professor e salários que vão de R$ 2.184,83 até R$ 3.495,72, ao todo

É engenheiro, diretor geral da Tryber Tecnologia e chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas

são 12 categorias abrangendo as seguintes áreas de conhecimento: infantil, fundamental, pedagogo, artes, ciências, educação física, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática. As inscrições estarão abertas até o dia 16 de julho, com prova prevista para o dia 19 de agosto e taxa de inscrição de R$ 73.

•• De acordo com o Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic 2017), que acaba de ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade das 5.570 cidades brasileiras não tem atualmente um plano integrado para o manejo do lixo. A informação é grave, por ter um plano de resíduos sólidos é indispensável para que prefeituras recebam recursos, financiamentos e incentivos da União para a área. O plano deve conter, por exemplo, obrigatoriedades que incluem metas de redução de rejeitos via reciclagem e reutilização, regras para o transporte, limpeza urbana, gerenciamento do lixo e diagnósticos regulares. Segundo o estudo, Paraná (83,1%) e Mato Grosso (86,1%) são os estados com os maiores índices de cidades com planos de resíduos sólidos. Na outra ponta, com os menores índices, aparecem Bahia (22,1%) e Piauí (17,4%).

Programa de Meirelles •• O programa econômico do pré-candidato à presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles, pretende criar um incentivo fiscal para levar o Programa Universidade para Todos (Prouni) até creches, permitindo assim que crianças pobres estudem em instituições particulares. A ideia é oferecer renúncia fiscal para as escolas, parte financiada pelo governo federal e parte pelos governos municipal, inversamente proporcional à renda per capita familiar e ao nível educacional dos pais. Segundo o coordenador econômico de Henrique Meirelles, José Márcio Camargo, a educação infantil é uma das prioridades do plano de governo do pré-candidato do MDB. “Queremos dar uma ênfase especial para a educação infantil. Até hoje o governo da muita prioridade para o ensino superior. Nossa avaliação é que o processo educacional começa até mesmo antes de a criança nascer. O ser humano atinge o auge da capacidade de aprender com 6, 7 anos. Se perde esse começo, perde também uma parte importante do crescimento”, afirma Camargo.

Novas tecnologias chegam ao campo É

grande a evolução tecnológica do mercado agrícola ao longo dos últimos anos, sobretudo nas áreas de eletrificação, conectividade e comunicação à distância. Uma das principais tendências no setor é o avanço dos motores elétricos nos diversos sistemas de acionamento de máquinas e implementos, em substituição aos mecânicos ou eletro-hidráulicos. O foco da eletrificação é elevar a precisão e a flexibilidade dos sistemas, bem como viabilizar novas funcionalidades, que não são possíveis de atingir com os sistemas tradicionais, como fazer ajustes mais rápidos de acordo com as variáveis ambientais, receber alertas de erro e monitorar operações por telemetria, entre diversos outros recursos. Outra tendência é o avanço de máquinas totalmente conectadas. Exemplo disso é um caminhão ou trator de transbordo canavieiro, que acompanha em piloto automático uma colhedora de cana. Além de operar em velocidade e posição adequadas para o descarregamento, o veículo não trafega sobre as raízes, que sobram dentro e fora da terra, evitando impactos sobre a produtividade do próximo ciclo. Coração de todo negócio, a conectividade proporciona grandes benefícios para uma fazenda. Com novas tecnologias que dão acesso em tempo real a informações da frota em operação no campo, os produtores rurais podem tomar decisões com maior assertividade, como identificar o momento ideal para iniciar uma colheita ou semeadura, por exemplo.

Atualmente o agricultor deseja conectar todos os meios produtivos de uma fazenda com foco numa gestão mais apurada dos negócios, que possibilite aumentar a produtividade e ampliar a confiabilidade da frota. Em época de safra, evitar paradas não programadas significa impedir grandes prejuízos ao agronegócio. Um dos principais desafios para o pleno aproveitamento dessas e outras tecnologias é melhorar a infraestrutura no Brasil, sobretudo em telecomunicações extensivas ao campo. Atualmente a infraestrutura já representa um obstáculo para a utilização de tecnologias embarcadas disponíveis em máquinas, inovações que poderiam trazer resultados fantásticos para a economia. Hoje o agronegócio é o carro-chefe da economia brasileira, uma vez que assegura boa parcela do PIB. Portanto, é fundamental buscar rotas para o pleno aproveitamento desse grande ativo brasileiro, a indústria de máquinas agrícolas, que projeta o Brasil não somente como importante parque de máquinas, mas também como desenvolvedor de máquinas para a agricultura tropical. Esses e outros assuntos serão debatidos durante o 10º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que reunirá lideranças de fabricantes, montadoras, entidades e consultorias. Quem tiver interesse pelo assunto está convidado para o encontro, que será realizado dia 30 de agosto, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre.


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

QUINTA-FEIRA 12 DE JULHO DE 2018

GERAL

Tribunal de Contas realiza audiências públicas sobre folha de pagamento e contas •• A partir de fevereiro de 2019, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) receberá mensalmente, via sistema CidadES, a despesa com folha de pagamento das administrações municipais e estadual. Para adiantar informações aos seus jurisdicionados e às empresas de tecnologia da informação sobre o novo módulo que será implantado, a Corte de Contas realizará Audiência Pública na próxima terça-feira (17), a partir das 9h30. “Também nesta data, à partir das 13h, será realizada outra Audiência Pública na

qual serão apresentadas as alterações previstas nas Prestações de Contas Mensais e os desdobramentos do acordo de cooperação técnica entre o TCE-ES e o Tesouro Nacional para geração da matriz de saldos contábeis, ambos a serem implantados a partir de 2019”, adiantou o secretário-adjunto de Controle Externo, Eduardo Givago. Com o novo módulo de folha de pagamento, a Corte receberá informações relativas à remuneração dos servidores públicos ativos e o pagamento dos benefícios aos inativos e pensionistas; e militares da

ativa, da reserva ou reformados. A obrigação da remessa terá início em 15 de fevereiro de 2019, com informações relativas à folha de pagamento de janeiro de 2019. O objetivo das audiências é adiantar as novidades do CidadES e manter os servidores atualizados para garantir a qualidade da informação que chega para o Tribunal. Os interessados em participar deverão requerer sua inscrição até esta sexta-feira (13), por meio do endereço http://escola.tce.es.gov.br, com a indicação do órgão ou empresa que representam.

Férias escolares cuidados com os lanches em casa •• O recesso escolar do meio do ano é sempre muito esperado pelas crianças, que aproveitam o período para descansar e recarregar as energias para o próximo semestre acadêmico. Apesar de ser uma época de mais tranquilidade, os pais não devem descuidar da alimentação das crianças, dando continuidade às opções saudáveis de lanches nos tradicionais horários de intervalos dos colégios. Para a professora do curso de Nutrição da Faculdade Pitágoras de Linhares, Laila Cavatti, os alimentos industrializados ultraprocessados devem ser evitados sempre. “Estes alimentos são comprovada-

mente pobres em vitaminas, ferro, fibras e apresentam maiores quantidades de açúcar e gorduras, contexto que aumenta o risco de doenças do coração, diabetes e diversos tipos de câncer”. Para a especialista esses alimentos devem ser evitados ao máximo principalmente para as crianças, que ainda estão no processo de formular as suas escolhas. “Apesar de possuírem um sabor agradável devido as substâncias acrescentadas, eles possuem grande quantidade de calorias por volume, aumentando o quadro de obesidade, principalmente a infantil, que vem aumentando a cada dia”.

A professora da Faculdade Pitágoras de Linhares lista cinco sugestões de lanches rápidos e de fácil preparação para as crianças, para a época das férias: 1) Salada de frutas variadas com granola e mel 2) Água de coco e sucos de frutas naturais sem adição de açúcares 3) Cookies integrais, biscoitos de polvilho sem gordura hidrogenada (leia os ingredientes no rótulo) 4) Milho verde cozido 5) Sanduichinhos naturais com pão integral, frango ou atum desfiado e legumes coloridos (beterraba ralada, cenoura ralada, tomate picado, abobrinha verde ralada, etc.)

7

CANTINHO DA REFLEXÃO CA Monsenhor Jonas Abid www.cancaonova.com.br

Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II

O que é de Deus acontece U

ma das características da Fundação João Paulo II/ Canção Nova é essa: ela não para! Não é que nós queiramos, Deus nos impulsiona. A principal obra da Fundação João Paulo II/Canção Nova, que não é a única, mas é o exponente, são os meios de comunicação. A vontade de Deus é que ela cresça mais e mais! A Fundação João Paulo II, mesmo sem ter meios, foi fazendo. E as coisas estão aí! Nós tínhamos recebido de Dom Antonio, que era nosso bispo na época, a “Evangelii Nuntiandi”, um documento da Igreja. E ele me mostrou o número 45, que falava de uma evangelização de jovens, que, apaixonados por Cristo, resolviam dar a Ele as suas vidas. E até hoje isso acontece! Mas a primeira arrancada não foi fácil. Aqueles primeiros jovens foram heróis, pois eles não viam nada. Nós não tínhamos nada, e eles se

aventuraram nesta linda jornada de dar a sua vida a Deus. Graças a Deus, hoje nós temos um púlpito maravilhoso, moderno, eficaz, que são os meios de comunicação, e não podemos desprezá-los. Somos uma companhia de pesca, que começou com um programa na Rádio Mantiqueira de Cruzeiro (SP), às 6h da tarde. E no dia de Pentecostes, no ano de 1980, nós inauguramos a nossa rádio. Dom João Hipólito de Moraes estava conosco e foi uma alegria a Rádio Canção Nova no ar. E olha que beleza a TV Canção Nova hoje, não só por aqui, mas no Brasil inteiro, e pela internet, para o mundo todo. Porque ouvimos o que Deus nos falou e fizemos o que Ele nos mandou fazer, as coisas estão aí. E você, família Canção Nova, ajuda a fazer com que a mensagem do Evangelho chegue a milhões de pessoas!


8

QUINTA-FEIRA 12 DE JULHO DE 2018

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

SOCIEDADE “

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.”

DENI

Bom dia, Luiz Marcos Boldi Nali

>>Fernando Pessoa

DENI ALMEIDA DA CONCEIÇÃO

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

denialmeida@jornalopioneiro.com.br Fotos: Divulgação

•• Maria Lucia e Adauto Corrêa Zunti comemoraram 50 anos de Linhares no último sábado, dia 7

Eleição no CRM-ES •• Segunda-feira, 9, recebi a visita dos médicos Ruy Lora Filho (Gastroenterologista), e Celso Murad (Pediatra) que estão divulgando, no interior, entre colegas médicos, é claro, a Chapa 2, de oposição a atual para presidência do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo. A eleição vai acontecer no dia 7 de agosto. As proposta incluem Interdição ética em favor da segurança do médico; Curso de formação de Ética Médica; Democracia e transparência na escolha de Delegados Regionais; Julgamentos mais técnicos, equilibrados e coerentes; Valorização e defesa do Médico; Criação de Comissão de Bem-estar Ocupacional do Médico; Câmaras Técnicas Proativas; Programa de Educação Continuada baseado em problemas; Criação do anuário da Saúde Pública do ES; Novo Regimento Interno do CRM-ES. Aqui em Linhares eles tiveram apoio de muitos colegas, entre os quais Fernando Pandolfi, que se dispôs a visitar com eles outros médicos.

Curtas I •• Alvinho Garcia Durão almoçou domingo num restaurante do bairro Conceição, em Linhares, ao lado da filha, ....... •• As inscrições para o 8º Encontro da Pastoral Universitária da Diocese de Colatina, que vai acontecer nos dias 4 e 5 de agosto, no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), que fica em Ibiraçu, estão abertas. “A alegria do Evangelho na universidade: caminhos de diálogo na construção de uma cultura de valores” é o tema do evento, que deve reunir professores e universitários das diversas escolas localizadas na Diocese de Colatina.

•• A Rainha e as Princesas da bela festa Itália Unita Aracruz, realizada em Guaraná

Curtas II •• A Lasa, que está em plena fase de moagem de safra de cana, e toda mecanizada, deve registrar 68 milhões de litros de álcool no final da moagem, um pequeno aumento se comparado com a safra do ano passado. A propósito, quando utilizava mão de obra humana – de 600 a 800 empregados - grande parte dessa mão de obra vinha do Nordeste, e o comércio linharense batia palmas, porque esse pessoal comprava muito eletrodoméstico e comida com o dinheiro que aqui recebia. No final da safra a Lasa até fretava condução especial para levar o material que eles compravam. Hoje o comércio reclama. •• A aniversariante do próximo sabado, 14, é nossa querida amiga Delma Belizário Brandão, mulher do médico Carlos Brandão.Abraço da coluna. •• Todos os detalhes do casamento de Arisio Filho e Livia Moura, que aconteceu sábado, no Soido, em Domingos Martins, estarei publicando na coluna de domingo.

•• Esse brotão é Lísia Dadalto Elias, filha de Elizabeth e José Carlos Elias

Arraiá da Pestalozzi •• A diretoria da Associação Pestalozzi de Linhares programou para esta sexta-feira, 13, em sua sede, no bairro Colina, o Arraiá da Pestalozzi, com muitas brincadeiras, pescaria para a criançada, comidinhas e bebidas típicas. Compareça porque a causa é justa.

O PIONEIRO 12 DE JULHO DE 2018  

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 12 de julho de 2018

O PIONEIRO 12 DE JULHO DE 2018  

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 12 de julho de 2018

Advertisement