Issuu on Google+

DOMINGO 08 DE JUNHO DE 2014

R$ 1,00

O PIONEIRO LINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 45 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas

| DEN DENI An Lucia e Itamar Ana Ca Casagrande estarão no It Itaquerão, na próxima quinta-feira. Página 12

jornalopioneiro.com.br

| PANORAMA

| INFORME

O deputado federal Paulo Foletto (PSB) não tem gostado nadinha da a aliança PSDB-PSB. Pág. 02

Estão abertas as inscrições para Peregrinação ao Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. Pág. 09

Centenário da Memória do herói Caboclo Bernardo movimenta a Vila de Regência

Combate a dengue continua em Linhares Durante o ano em curso a Prefeitura de Linhares realiza diversas ações de combate à dengue. No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito Aedes aegipty, mosquito transmissor da dengue, está dentro das residências. Por esse motivo, a participação da população nesse processo é fundamental para o sucesso no combate a doença. Pág. 03

As festividades alusivas ao centenário da Memória de Caboclo Bernardo, iniciadas sábado, dia 31 de maio,

no centro de Linhares, com a entrega da réplica da Medalha Caboclo Bernardo, pela Marinha do Brasil, se-

congo no palco montado no centro da Vila.

rão encerradas hoje em Regência com cortejo de bandas de congo e entrega das premiações às bandas de

Pág. 03

"Paixão por Linhares e amor pelo Espírito Santo me levam a pensar na disputa por vaga na Câmara Federal"

| O PIONEIRO NOS BAIRROS Planalto Uma rede de drenagem por manilhamento e uma caixa coletora para a água da chuva estão sendo instaladas na parte final da Rua 37, no bairro Planalto. São 85 metros de rede com manilhas 0,80 (80 centímetros de diâmetro). No fim da rua, que tem um declínio, uma caixa coletora impedirá que em dias chuvosos a água invada as residências Pág. 10 Divulgação

Mais de 3 mil vagas em cursos técnicos serão abertos a partir de terça-feira Pág. 04

Pág. 07

+ colunas

Ministério Público investiga humilhações e violência durante parto O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) instaurou inquérito civil para apurar junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) supostas humilhações e realização de procedimentos não consentidos por uma gestante durante seu parto, ocorrido ou outubro de 2013 numa maternidade particular da Grande Vitória. Pág. 05

| Norma pag. 06 | Acontece pag. 06 | Sagração pag. 08


O PIONEIRO O

2 | GERAL DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

| PANORAMA Paulo Cesar Dutra paulodutra2002@yahoo.com.br

Ser ou não ser O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) é ou não é candidato ao governo do Estado? Cada momento surge uma informação. Há quem diga que ele vai ser é candidato a senador! Como ele sempre decide no último minuto, melhor é esperar um pouquinho mais.

POLÍTICO

João Bobo

Dilma em queda Nova pesquisa da Datafolha divulgada na última quinta-feira, mostra que a Presidente Dilma Rousseff (PT-MG) desceu três pontos percentuais desde a última sondagem, feita no

início de maio. Na altura, a presidente contava com 37% das intenções de voto passando agora para 34%. O senador Magno Malta (PR) apareceu com 2% das intenções.

Dilma em queda II Porto de Cuba O líder do PPS na Câmara Federal, Rubens Bueno (PR), apresentou à Mesa Diretora da Casa um requerimento para que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) esclareça valores pagos em empréstimo a fundo perdido – ou seja, sem nenhum ônus para o tomador – para projetos no exterior, como o porto de Mariel, em Cuba.

Porto de Cuba II O pedido, que será examinado pelo presidente Henrique Eduardo Alves, é baseado em reportagem do site Congresso em Foco que revelou que até US$ 107 milhões de dinheiro público foram usados para reduzir os juros pagos pelo governo cubano ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O dinheiro serviu para a construtora Odebrecht, já escolhida por Cuba, modernizar o terminal portuário.

Quem matou Belinelo A morte do diretor-geral do hospital Roberto Silvares, Valdenir José Belinelo, do município de São Mateus ocorrida no dia 21 de março de 2013, ainda é um mistério. A investigação do crime, que vai parar no período da Copa, segue em segredo de justiça, porque envolve gente importante no mundo político capixaba. Belinelo, de acordo com o delegado Danilo Bahiense, teria descoberto algumas irregularidades na área da saúde do hospital e estaria recebendo ameaças. Quem souber alguma coisa, por favor, envie para eu, no e-mail da coluna.

REDAÇÃO Av. Governador Lindenberg, 609, Linhares - Centro - CEP:29.900-020 Telefone: (27) 3200-6767 redacao@jornalopioneiro.com.br opioneiro@jornalopioneiro.com.br www.facebook.com/opioneiro

Os dois principais adversários da atual presidente também sofreram com descida de intenção. O senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB, passou de 20%, em maio, para 19% nesta última pesquisa. Já o ex-governador do Pernambuco e presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos,

turno com a Dilma. Menos ruim, pois até então, a Dilma estava se reelegendo no 1º turno.

Sigilo absoluto Um juiz de Direito de Manaus/ AM determinou que um processo que corre em segredo de Justiça fosse impresso e retirado do sistema eletrônico. Depois, trancou os autos em um cofre em seu gabinete, a

fim de garantir o sigilo absoluto da matéria. O objetivo foi alcançado e, agora, ninguém consegue acessar os documentos devido a "problema no segredo". Ou seja, o juiz não se lembra mais do segredo!

Capital político Pesquisa Datafolha revela que o presidente do Supremo Tribunal Federal - STF, Joaquim Barbosa, é a segunda personalidade mais influente da eleição, atrás

apenas de Lula. De acordo com o instituto, 26% dos eleitores afirmaram que "com certeza" votariam num candidato indicado por Joaquim Barbosa.

Caminhada Ecológica Neste domingo, 8 de junho, acontece a VI edição da Caminhada Ecológica de São Roque do Canaã. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrido na última quinta-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente além dos demais

eventos que preparou durante esta semana, organizou a caminhada para fechar “com chave de ouro” os eventos comemorativos da data. A caminhada terá início às 8h saindo da Igreja Matriz até o pátio da Igreja de São Pedro.

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁVEL Deni Almeida da Conceição

DIAGRAMAÇÃO Diego Pandolfi A. da Conceição GRÁFICO Renaldo dos Santos Alves

DIRETOR COMERCIAL Diego Pandolfi A. da Conceição EDITADO POR Editora O PIONEIRO Ltda ME

CIRCULAÇÃO O PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

desceu quatro pontos percentuais, passando de 11% para 7%. Mas o aumento da percentagem de eleitores indecisos, que em maio era de 8%, agora são 13% dos eleitores confusos. Além disso, subiu para 17% o número de eleitores que afirmaram votar nulo, branco ou nem sequer votar.

Dilma em queda III A disputa agora está entre Aécio Neves e Eduardo Campos para saber quem vai para o 2º

ASSINATURAS assinatura@jornalopioneiro.com.br

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Arlene Campos, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

No meu tempo de criança, costumava ganhar de presente, um bonequinho que a gente enchia de ar, e ficava dando tapa na cabeça dele, que nunca caía. Gostava de apanhar e sempre estava pronto para levar outro tapa. Este seria o nome mais correto para o ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT). Até agora ele não sabe o que será de fato nas próximas eleições. Leva tapa e mais tapas, mas sempre está de pé, para receber outro tapa. Ele deve estar tonto mesmo, de tanto tapa, pois não sabe de que lado fica...

Farinha pouca O deputado federal Paulo Foletto (PSB) não tem gostado nadinha da a aliança PSDB-PSB. Se for consolidada, o ex-prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (PSDB) será candidato a deputado federal! , Foletto e Balestrassi têm base eleitoral em Colatina e região. Ou seja e terão que dividir votos por lá. Balestrassi tem apoio incondicional do prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski (PT). “Farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Briga familiar O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo - ALES, Theodorico Ferraço (DEM), está em pé-de-guerra com o filho, o senador Ricardo Ferraço (PMDB). Ele tenta convencer o filho a ficar do seu lado na eleição deste ano, com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), mas Ricardo não aceita. Trauma de 2010!

Arranjada homenagem Durante a sessão solene em comemoração aos 60 anos da Ufes, na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, que reuniu ex-alunos, ex-reitores e professores, uma estranha homenagem ocorreu, apenas para dar visibilidade ao homenageado, porque ele nunca fez nada pela universidade. O que me chamou atenção foi o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) ser homenageado. Das duas, uma. Foi “puxasaquismo” ou “incoerência”.

Arranjada homenagem II Tudo leva a crer que são os mesmos organizadores, que, em 1994, nas comemorações dos 40 anos da UFES, fizeram uma reportagem com o ex-deputado federal e ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Veloso Lucas (PSDB), falando sobre a universidade e se esqueceram (ou foram omissos) de citar o nome do ex-senador Dirceu Cardoso, que se quer teve direito a uma reportagem. Foi ele (Dirceu Cardoso) o responsável, sozinho, pela criação da Ufes. Em Muqui, em 1998, quando visitei o ex-senador Dirceu Cardoso, ele me confessou a sua mágoa.

Mandatos simbólicos Os deputados estaduais aprovaram, na sessão ordinária da última quarta-feira, o Projeto de Decreto Legislativo 2/2014 que declara nulos os atos que cassaram os mandatos de quatro parlamentares do Espírito Santo durante regimes de exceção, como no período da ditadura militar (1964-1985). De iniciativa do deputado Claudio Vereza (PT), o projeto devolve, simbolicamente, os mandatos dos deputados estaduais Helsio Pinheiro Cordeiro, Dailson Laranja e José Ignácio Ferreira, cassados em 1969, e de Benjamim Carvalho de Campos, cassado em 1948.

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado www.facebook.com/opioneiro www.twitter.com/jornalopioneiro Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Arranjada homenagem III A universidade foi criada no dia 5 de maio de 1954 como instituição estadual, por meio da Lei 806, aprovada pela ALES e sancionada pelo então governador Jones dos Santos Neves. Esse processo teve apoio decisivo do ex-deputado federal Dirceu Cardoso, que hoje dá nome ao plenário da ALES.

FILIADO À

ABRAJORI Associação Brasileira dos Jornais do Interior

CNJI Cadastro Nacional de Jornais do Interior Periodicidade verificada em Brasília


O PIONEIRO O

CIDADE |

3

DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

Autoridades são condecoradas com Combate a dengue continua em Linhares medalha Caboclo Bernardo em Regência Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegipty estão dentro das residências

Durante o ano em curso a Prefeitura de Linhares realiza diversas ações de combate à dengue. Entre elas estão as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate ás endemias; aplicação de inseticida por meio de nebulizador portátil motorizado, para eliminação de mosquitos nas áreas com notificação dos casos suspeitos; vistoria e tratamentos dos focos em pontos estratégicos (borracharias, floriculturas, cemitério, entre outros); além de realização de diversas atividades de educação em saúde, com orientações sobre como evitar a doença. No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito Aedes aegipty, mosquito transmissor da dengue, está dentro das residências. Por esse motivo, a participação da população nesse processo é fundamental para o sucesso no combate a doença. Medidas simples como cui-

dar diariamente das casas e quintais, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, fazendo a limpeza das calhas, mantendo as caixas-d'água tapadas, protegendo os pneus da chuva e retirando os pratinhos com água das plantas, entre outras ações, podem evitar uma epidemia da doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Arykerne de Mello Tonini, o combate ao vetor não pode parar. "A prevenção ainda é a melhor arma no combate à dengue e o envolvimento da população nas ações de combate é fundamental, não somente nos períodos mais críticos, mas durante todo o ano". Em casos de dor de cabeça, principalmente na região dos olhos, febre alta, vômito e dores nas articulações, o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Todas elas estão prontas para detectar e tratar a doença.

COMUNICADO VIMÓVEL INDÚSTRIA DE MÓVEIS LTDA ME torna público que Requereu do IEMA, através do Processo nº 32646739, Renovação da Licença de Operação para a atividade de Fabricação de móveis de madeira, na localidade da Avenida Martin Afonso de Souza, 2844, Interlagos II, no Município de Linhares-ES. Linhares-ES, 08 de junho de 2014

Quinta-feira, 03, a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou em Regência Augusta uma solenidade em homenagem ao centenário de memória do heroi Caboclo Bernardo, quando foram entregues pelo prefeito Nozinho Correa, réplicas da medalha recebida pelo Caboclo Bernardo em seu ato de bravura, ao salvar 128 marinheiros do naufrágio, ocorrido na madrugada de 7 de setembro de 1887, do navio Imperial Marinheiro. Foram homenageados na opor tunidade o governador Renato Casagrande, o vice-presidente da Ales, Luiz Durão e o Capitão de Mar e Guerra do Espírito Santo, Comandante Jayme Tavares Alves Filho. "Para a Marinha é uma honra viver esta história. Desde o ato heroico do Caboclo Bernardo a instituição se sente muita grata, porque sua coragem contribuiu para que a Marinha do Brasil pudesse manter a sua mis-

são", destacou o comandante. O prefeito Nozinho Correa destacou a impor tância do linharense reviver a história deste herói. "É sonho, sor te e amor. Temos de ter orgulho e cuidar com zelo desta medalha, pois ela simboliza a nossa tradição", argumentou. O governador Renato Casagrande enalteceu as comemorações. "A festa ao Caboclo Bernardo é uma opor tunidade de lembrar de pessoas valentes, que na hora da dificuldade estendem a mão a quem precisa. Estamos carentes de exemplos como esse", disse Casagrande. Líder comunitário de Regência, Fábio Gama reconhece a impor tancia da solenidade. "Nosso sonho é fazer com que a sociedade realmente perceba o valor desse herói. Que o Espírito Santo, o Brasil e todo o mundo possam conhecer a nossa história. E a presença das autoridades é fundamental

para alavancar essa impor tância", comemorou Gama. Uma das idealizadoras do maior encontro estadual de bandas de congo, realizado durante a festa do Caboclo Bernardo, dona Maria Bárbara Garuzzi Pelissari, a nossa Tia Mariquinha, compôs a mesa durante cerimônia, representando a comunidade local. "Há muitos anos par ticipo dessa festa e sempre fico muito feliz. Não podemos deixar morrer nossa tradição", declarou, emocionada. Ainda durante a solenidade, foram entregues 17 medalhas "Caboclo Bernado", concedidas pela Ales a personalidades e entidades da sociedade civil organizada que tiveram destaque no campo dos valores sociais. Outras 22 pessoas foram homenageadas com placas, entre elas Dona Inah da Silva Lourenço, moradora de Regência há 71 anos. Ao lado dela, a neta Geessica Lourenço, 20 anos.


O PIONEIRO O

4 | GERAL DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

Homenagens marcam a Festa do Caboclo Bernardo em Regência O herói linharense Caboclo Bernardo, que foi consagrado pela Princesa Isabel após salvar 128 náufragos no ano de 1887, foi homenageado em solenidade que reuniu mais de 300 pessoas na Vila de Regência, em Linhares. O deputado Luiz Durão (PDT), vice-presidente da Assembleia Legislativa, foi o proponente da solenidade, que contou com a presença do governador Renato Casagrande. No evento, que aconteceu quinta-feira, 05, no Ginásio de Esportes Eupídio Ângelo de Macedo, também foram assinados os convênio para restauração do Farol de Regência e para viabilizar o Encontro de Bandas de Congo em comemoração aos festejos do Caboclo Bernardo. Durão se emocionou ao falar sobre o Caboclo e seu papel na história e cultura capixabas. Ele ressaltou os feitos que marcaram o município de Linhares. "Sua história é motivo de orgulho para o linharense e merece sempre ser lembrada e comemorada", disse. O governador Renato Casagrande frisou a importância da data. “A festa do Caboclo é uma chance que temos de lembrar e homenagear as pessoas guerreiras, que arriscam suas vidas quando há necessidade, como os bombeiros e os policiais. A sociedade precisa de boas referências, de exemplos. Por isso precisamos comemorar esta data todos os anos”, disse o governador. Estiveram presentes os prefeitos de Linhares, Nozinho Correia, de Sooretama, Esmael Loureiro, e de Rio Bananal, Edmilson Eliziário, além do Capitão-de-Mar-e-Guerra da Marinha, Comandante Jayme Tavares Alves Filho, da coordenadora do

Projeto Tamar, Cecília Batistoti, da implantadora do congo em Regência, dona Mariquinha, do Secretário de Estado de Cultura, Maurício

Silva, do secretário de Cultura de Linhares, Roberto Cordeiro e do deputado estadual Atayde Armani, e de outras autoridades.

| Homenagens Na ocasião as bandas de congo São Benedito e Santa Catarina, de Regência, fizeram uma apresentação caracterizando a cultura local. Em seguida foram entregues dezoito medalhas e dez diplomas alusivos a Caboclo Ber-

nardo e sua bravura, além de seis placas de homenagem a colônias, associações e instituições que contribuem para o desenvolvimento de Regência. Todas as mulheres homenageadas receberam um buquê de flores.

Mais de 3 mil vagas em cursos técnicos serão abertos a partir de terça-feira Em mais uma ação do Governo para dar oportunidades aos jovens e qualificar a mão de obra do mercado capixaba, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou na sextafeira, 06, a abertura de 3.081 vagas em cursos técnicos nas escolas da rede estadual de ensino A divulgação foi feita pelo secretário Klinger Barbosa Alves, em coletiva de imprensa, destacando que, a partir dessa nova oferta, os 78 municípios do Estado passam a ser contemplados com cursos técnicos em alguma das modalidades disponibilizadas pela Sedu. A novidade nesse edital é Rio Novo do Sul, que pela primeira vez será beneficiado. “Nesse processo estaremos com oferta em 27 municípios, mas conseguimos chegar, assim como nos solicitou o governador Renato Casagrande, a todas as cidades do Estado com algum tipo de curso técnico. A demanda por formação técnica é cada vez maior e estamos nos empenhando para garantir o atendimento”, destacou o secretário estadual da Educação. As vagas são destinadas a alunos que estão terminando o ensino médio ou candidatos que já concluíram essa etapa de estudos. O edital será publicado na segunda-feira (09), no Diário Oficial, e as inscrições começam na terça-feira (10), a partir das 10 horas, por meio do site da Sedu, no endereço www.educacao.es.gov.br. O processo seletivo vai levar em consideração as pontuações do resultado final das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ano letivo de 2013 ou ao último ano cursado pelo candidato. Ao todo serão 23 cursos dife-

rentes para atender a demanda. “Os cursos são definidos de acordo com a afinidade e necessidade do mercado de trabalho do município. O esforço do Governo do Estado para oferecer cursos técnicos contribui não só para a ascensão profissional do indivíduo, mas também para o desenvolvimento da economia do Espírito Santo”, observou Klinger Barbosa Alves. Na relação de cursos, há três novidades na rede estadual: Massoterapia (São Mateus), Cuidados de Idosos (Nova Venécia) e Qualidade (Cachoeiro de Itapemirim). A primeira turma do curso de Massoterapia será na Escola Américo Silvares, uma das unidades de ensino dos aglomerados do Estado Presente. O curso, segundo Klinger Barbosa Alves, foi uma solicitação da própria comunidade e é a primeira vez que a escola terá um curso técnico. A aluna Lucélia Ramos, da Educação de Jovens e Adultos, está ansiosa para tentar uma das vagas. “Eu precisei parar de estudar para ajudar minha família. Agora, com 31 anos, estou terminando o Ensino Médio. A oportunidade de fazer o curso de Massoterapia veio na hora certa. Tenho certeza que o curso vai ajudar não só a mim, mas a muitas pessoas da comunidade, que também estão à procura de qualificação profissional”, disse Lucélia.

| Cursos subsequentes COMUNICADO A EMPRESA MANOEL FREITAS LIMA-H. LANCH. CARRETA ME SITUADA NA AV. ZAUDINO CEOLIN, S/N, PONTAL DO IPIRANGA, INSCRITA NO CNPJ 36.008.324/0001-13 VEM, POR MEIO DESTE, COMUNICAR A FUNCIONARIA DANIELE VALERIA BALDUINA DA SILVA CTPS Nº 2627291/00040-ES QUE NO DIA 09/06/2014 ÀS 06:00hs, DEVERÁ VOLTAR AS SUAS ATIVIDADES LABORAIS. Linhares-ES, 08 de junho de 2014

É uma modalidade de ensino destinada para quem já tenha concluído ou que esteja cursando o último ano do Ensino Médio, Educação Profissional Integrada ao Ensino

Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública de ensino. De 2011 até o primeiro semestre de 2014 já foram ofertadas 40.784 vagas em 72 municípios do Estado.

| Estado Presente Programa do Governo do Estado para levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as

secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.


O PIONEIRO O

GERAL |

5

DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

Ministério Público investiga humilhações e violência durante parto Procuradoria abriu inquérito para apurar o fato junto ao Conselho Regional de Medicina O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) instaurou inquérito civil para apurar junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) supostas humilhações e realização de procedimentos não consentidos por uma gestante durante seu parto, ocorrido ou outubro de 2013 numa maternidade particular da Grande Vitória. Segundo a denunciante, ela deu entrada no hospital já em trabalho de parto. Na ocasião, ela informou ao médico que gostaria do acompanhamento do marido e solicitou que não houvesse intervenções medicamentosas, episiotomia e nem indução ao parto. No entanto, segundo ela, todas as solicitações lhe foram negadas. Além disso, ela alega ter sofrido agressão verbal por parte da equipe de enfermeiras que a atendeu. Para preservar a integri-

dade da denunciante, o inquérito tramitará sob sigilo. O MPF/ES vai solicitar ao CRM a adoção de medidas preventivas e punitivas ca-

bíveis em relação ao problema. Além disso, atuará, em âmbito coletivo, a fim de evitar que tal situação continue ocorrendo.

| Danos A violência obstétrica implica em agressões físicas ou emocionais por parte de profissionais de saúde durante o atendimento às parturientes, nas redes pública e privada. A ausência de informação e o consentimento da paciente acerca dos procedimentos realizados acaba levando à adoção de práticas invasivas que, embora desnecessárias em muitos casos, são rotineiras em várias maternidades. Dentre elas está o corte na região da vagina para facilitar a saída do bebê, prática chamada episiotomia. Apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinar critérios e cautela para a adoção do procedimento, a maioria dos médicos brasileiros defendem a episiotomia e a realizam de maneira indiscriminada. São comuns também os relatos de xingamentos e hu-

milhações praticados por parte dos profissionais de saúde ao proferirem frases como "se você não parar de gritar, eu não vou mais te atender", "na hora de fazer não gritou" e outras do gênero. Além disso, é sabido que ocorrem casos de mulheres não serem hidratadas ou alimentadas durante o trabalho de parto, nem receberem qualquer assistência para o alívio das dores. São obrigadas a permanecerem deitadas, sem liberdade para se movimentar e encontrar a posição mais confortável para parir, situação que amplia o desconforto advindo das contrações. Em relação ao contato entre mãe e bebê, na maioria das vezes a criança é separada da mãe assim que nasce, prejudicando o início da amamentação e o contato direto durante a primeira hora após o nascimento.

hora após o parto. Os casos de violência contra as parturientes também afrontam a atenção humanizada à gravidez, preconizada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) pela chamada “Rede Cegonha”. Além de fiscalizar as entidades de saúde que estão desrespeitando os direitos das mulheres, o MPF pretende divulgar a ocorrência das práticas indevidas durante o trabalho de parto, bem como os direitos das parturientes. Denúncias sobre casos

de violência obstétrica podem ser feitas pela internet, na página da Sala de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal: http://cidadao.mpf. mp.br/. O Ministério Público Federal esclarece que as denúncias são essenciais para identificar os estabelecimentos que estão adotando práticas abusivas, mas reparações individuais devem ser buscadas por meio de advogado particular ou da Defensoria Pública.

| Boas práticas Os problemas relatados vão de encontro às boas práticas recomendadas pela OMS, como o respeito ao direito da mulher à privacidade no local do parto, o apoio emocional pelos profissionais de saúde, a adoção de métodos não invasivos e não farmacológicos de alívio da dor, a liberdade de posição e movimento durante o trabalho de parto, o contato cutâneo precoce entre mãe e filho e o incentivo ao início da amamentação na primeira

Portabilidade de crédito é direito do consumidor O consumidor que contratou um empréstimo pessoal ou consignado, financiamento imobiliário ou de veículo, dentre outras operações de crédito, deve saber que pode migrar a sua dívida para outra instituição bancária, caso a oferta de crédito seja mais vantajosa. Essa operação, chamada ‘portabilidade de crédito’, proporciona liberdade para o consumidor pesquisar no mercado melhores condições de pagamento e juros mais baixos, possibilitando a transferência da dívida para outra instituição bancária. O diretor jurídico do Procon Estadual, Igor Britto, informa que o banco de origem não pode negar ou dificultar a migração. “O consumidor tem a liberdade de fazer as pesquisas e escolher a instituição que melhor atender às suas necessidades. É uma tendência que estamos vivendo nos serviços essenciais. Existe hoje a portabilidade dos planos de saúde, nos serviços de telefonia e nas instituições financeiras”, diz. Para realizar a portabilidade, o consumidor deve pedir ao banco onde está vinculada a sua dívida informações detalhadas sobre a sua operação de crédito como: número do contrato; saldo devedor atualizado; demonstrativo da evolução do saldo devedor; modalidade; taxa de juros anual, nominal e efetiva; prazo total e remanescente; sistema de pagamento; valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos, e data do último vencimento da operação. Essas informações devem ser fornecidas no prazo de um dia útil. De posse dessas informações, o consumidor vai procurar outra instituição bancária para onde deseja migrar a sua dívida e solicitar a portabilidade. Com as novas regras do Banco Central que entraram em vigor no mês de maio, o procedimento se tornou totalmente eletrônico garantindo mais segurança no procedimento. “A partir de agora

não existe intermediários para realizar a transação. As instituições financeiras vão se comunicar por meio eletrônico padronizado, controlado e fiscalizado pelo Banco Central e realizar a portabilidade”, explica o diretor. Antes de migrar a dívida é importante atenção na hora da negociação. O parcelamento e o valor da dívida não podem ser aumentados. A portabilidade de crédito só pode acontecer em condições mais favoráveis para o consumidor. Para conhecer a soma dos encargos e despesas incidentes nas operações de crédito que pretende contratar, é fundamental que seja solicitada à instituição bancária o Custo Efetivo Total (CET) que envolve a operação. O CET refere-se ao detalhamento da composição dos custos nas operações de crédito em valores e em percentuais. Essa medida é necessária para possibilitar ao consumidor ter ciência dos custos envolvidos em todos os tipos de operações de créditos. Ainda de acordo com a nova resolução do Banco Central do Brasil, as instituições financeiras devem divulgar a seus clientes as informações necessárias para o exercício do direito à portabilidade, bem como os procedimentos para sua solicitação, em local e formato visíveis ao público tanto nas agências, quanto nos sites. Os consumidores que tiverem dificuldade em realizar a portabilidade de crédito devem denunciar o fato ao Banco Central e aos Procons. As reclamações podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br); pessoalmente na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 09 às 17 horas, de segunda a sexta-feira; ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados até as 13 horas. As dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone 151.


O PIONEIRO O

6 | OPINIÃO DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

| NORMA ASTRÉA

| ACONTECE Lissu Madeira Abad d@terra.com.br lissuabad@terra.com.br

Esta coluna é publicada todos os domingos

Norma Astréa N. Grünewald normaastrea@gmail.com Esta coluna é publicada todos os domingos

Destaques

Bebê fujão

Quem comemorará nova idade nesse mês são as amigas Sonia Abelha e Tereza Bedran. Quem circulou pela Florida foi Mary Helal de Paula, curtindo filhas e netas. Em agosto ela embarcará comigo para a Turquia. Olga Julia e Cesar Schwab serão os anfitriões de agosto, quando receberão convidados para o casamento da filha Flavia. Será uma grande festa da qual darei detalhes. A boutique Regina Pagani está com bela vitrine. A grife Desigual tem feito aquele sucesso entre as suas clientes. Nas bodas de diamante do casal Ilza e Jonice Tristão, o neto Rafael deu um show de dança e foi muito aplaudido.

onhece gente mal humorada, que vive ruminando, vê defeito em tudo e em todos e, se você deixar, vai ficar enchendo o seu saco? Eu também, mas quero distância desse tipo, que, no fundo e no raso, é um “chato de galocha”. Prefiro as pessoas que não fazem dramas, que “pegam limões e fazem limonadas”, que têm um riso fácil, e que acordam agradecendo a Deus pela oportunidade de viver mais um dia, só para transformá-lo em uma festa. Enquanto esses últimos são como a “cigarra” da fábula, os primeiros me lembram das “formigas” enfadonhas.

C Lohara ara e Ivan Cabral comemorando morando aniversario de casamento

A segurança na Praia do Canto não existe. A loja Richards foi assaltada e a Acquamare, em um mês, por três vezes recebeu a visita do alheio. Com a proximidade da copa do mundo um número extra de policiais surgiu na cidade mas, depois, o que será de nós? Com a palavra o Secretário de Segurança.

sim os flanelinhas tomam o seu rumo.

E a reforma tributária? Vai sair ou ficará engavetada por mais algum tempo?

Os assaltos a ônibus aumentam assustadoramente. Não seria oportuno um policiamento mais agressivo por parte das empresas ou da Secretaria de Segurança?

PMV precisamos urgentemente de parquímetro, pois só as-

Sou contra o número de carroças que circulam nos bairros de Vitoria. Sabe Deus como são tratados os pobres animais. Em Nova Iorque, estão proibidas as charretes que circulavam com turistas, ao redor do Central Park.

Paraty Estou em Paraty, uma bela cidade, animada e cheia de pousadas lindas e bons restaurantes. Nosso grupo é bastante alegre e o passeio acontece num ambiente de amizade que é o lema do Skal. Saibam que no período colonial brasileiro a cidade de Paraty foi a sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. Daí, sua importância.

Grupo de amigas curtindo Paraty

Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade de Paraty foi projetada levando-se em conta o fluxo das marés e hoje, muitas de suas ruas, são inundadas periodicamente pela maré. Aqui as ruas são pitorescas e as belas casas, tombadas pelo Patrimônio histórico. Estamos todos encantados com essa pequena cidade histórica costeada por montanhas cobertas pela Mata Atlântica. Uma preciosidade. Infelizmente, neste final de semana que estamos curtindo tudo de belo que Paraty oferece ao turista, não houve nenhum evento importante como festival de música sacra, festival de cachaça, etc. o que leva a aumentar em muito, o número de habitantes por m².

Vania Madeira, Arlete Nunes e Sylvia Nemer em tarde de confraternização

Amanhã retornaremos a Vitória, e eu, começarei então a reunir meus passageiros que irão a Nova Iorque em outubro, pois quero embarcar para a Turquia com o grupo de Nova Iorque já fechado. Os interessados devem entrar em contato comigo. Até mais!

Se me perguntarem se é melhor ser uma ou outra, responderei como Aristóteles: “o caminho da felicidade é o meio termo”. Em outras palavras, nem tanto “cigarra”, nem tanto “formiga”, equilibrar as qualidade de ambas é o melhor. Ocorre que eu tenho um sangue doce para “formigas” enjoadas, daquelas que a gente tem de fazer um esforço enorme para não mandar picar um ferro. Por sorte, porém, tenho facilidade para atrair “cigarras” e acho que é porque eu, também, sou uma delas. Então, quando a gente se encontra é pura festa: língua solta, riso frouxo, violão e cantorias. Entre as “cigarras” de que mais gosto está um amigo, que além de ser um hábil tocador de violão, é dono de uma voz melodiosíssima. Sua presença e participação em nossas festas é indispensável, pois junto com ele chega a alegria. Então, entre uma cervejinha e outra, um torresminho e uma cachacinha, ele toca e a gente canta, performaticamente, “Não se vá” de Jane e Herondy, “Maria Chiquinha” de Sandy e Júnior, ou simplesmente ele nos encanta tocando e cantando “Meu Reino Encantado”, “Fio de Cabelo”, “Blusa Vermelha”, “Boate Azul” e muitas outras. Dia desses ele nos deu um susto: teve um peripaque... parecia que iria dar uma morridinha, mas graças a Deus

isso não aconteceu, e ele está firmão entre nós. Descrevendo-me o seu quadro, disse que tudo começara com um inchaço enorme de barriga, uma sensação de paralisação dos intestinos.... Reconheci os sintomas que tenho, quando minha diverticulose ataca. Para quem não sabe, essa danada é a mãe da “diverticulite”, a doença que “levou” o ex. presidente Tancredo Neves sem dar a ele o mínimo gostinho de nos governar. Prosseguindo, contou-me que após dois dias na UTI os medicamentos que lhe administraram começaram a fazer efeito, e ele teve muito desejo de ir ao banheiro. Constatou, contudo, que sua cama hospitalar tinha grades, que ele estava só de camisolinha, com soro no braço esquerdo e sonda urinária. Chamou uma enfermeira e manifestou seu desejo, mas a sonsa disse-lhe que ele poderia “despejar a encomenda” no fraldão mesmo. O quê? Fraldão? Além de estar no bercinho ele estava de fraldão? Foi demais para o seu coração! Sentou-se na cama, arrancou a sonda, segurou o suporte do soro com a mão esquerda e com a direita tentou tirar uma grade da cama. Como não conseguiu seu intento, passou as pernas por cima da mesma e uma vez no chão, rumou com soro e tudo para o vaso sanitário e por lá ficou umas duas horas “entregando a mensagem”. Melhorou tanto que teve alta no dia seguinte à tarde. Antes de deixar o recinto, entretanto, quis saber por que fora visitado por diversas enfermeiras diferentes naquela manhã. Descobriu que todas elas queriam conhecer o “bebê fujão”, flagrado pelas câmeras de segurança da UTI. Só então ele olhou para cima e descobriu duas delas. Imaginou a cena que protagonizara e os risos que certamente causara, mas não se chateou. Deixou a UTI, cantando a marchinha de carnaval: “Mamãe eu quero, mamãe eu quero...!”


O PIONEIRO O

ENTREVISTA |

7

DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

"Paixão por Linhares e amor pelo Espírito Santo me levam a pensar na disputa por vaga na Câmara Federal" Ele iniciou o curso primário na Escola Bartouvi Bartouvino Costa, no centro de Linhare o ensino fundamental fez Linhares, no Colégio Co Salesiano, em Vitória e cursou a Escola Técnica Federal do Espírito Santo, também em Vitória; o Curso de Medicina na Universidade Federal de Coimbra, em Portugal, mas concluiu na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitoria – EMESCAM e é hoje um dos mais conceituados médicos Ginecologistas e Obstetras de Linhares. Estamos falando de Dr. Carlos Almeida Filho, casado com Sônia (mais conhecida por Soninha), pai de Thayla, que é Odontologa, e Karlos Phelippe que também é médico. Carlos Almeida, que foi vereador por três mandatos e tem um folha extensa de projetos aprovados que hoje beneficiam a comunidade, como o calçamento de ruas e a Praça do Distrito de Desengano, diz que a paixão por Linhares e o amor pelo Espírito Santo são os motivos principais de ter colocado seu nome à disposição do partido como pré-candidato a Deputado Federal nas eleições deste ano. Este é o perfil do nosso entrevistado de hoje, que colocou seu nome à disposição do PDT, partido ao qual está filiado. Porque o senhor pretende ser candidato a Deputado Federal? Carlos Almeida – Pretendo me candidatar a Deputado Federal para trazer melhorias para o nosso Estado, principalmente para atender as demandas do Norte e o Noroeste do Espírito Santo. Isso porque, em Brasília poderei ajudar nossa região que não tem uma voz no Congresso Nacional que procure defender, como deveria, os anseios de nossas comunidades em vários segmentos, tais como saúde, educação, segurança, entre outros. Quando vereador, o que o senhor fez de mais importante para o

"

município? Carlos Almeida – Além de fiscalizar o Executivo, como é a função de um edil, apresentei projetos que se transformaram em Leis que fortalecem os mais necessitados que é, sem sombra de dúvida, uma de nossas características. E como pré-candidato, se passar na convenção do meu partido, o PDT, para ser candidato a Deputado Federal, farei o mesmo que fiz como vereador, e destaco aqui os projetos mais importantes realizados: calçamento de ruas do bairro Aviso e asfaltamento, com iluminação, da Avenida Filogônio Peixoto; abertura da Farmácia Cidadã; praça

Linhares tem muitas empresas chegando. O que falta é um Gerente de Negócios na PML para dar visibilidade e atrair empresas."

de lazer e calçamento de ruas do distrito de Desengano; alteração do horário do comércio em beneficio dos trabalhadores de Linhares; colocação de orelhões nas localidades de Bagueira e Chapadão das Palminhas; sinalização e nomes de ruas e avenidas do município de Linhares; Escolinha de computação para crianças filhas de famílias de menor poder aquisitivo; e construção de quadras de esporte, campo de futebol e posto de saúde para vários bairros. Caso se confirme sua candidatura a deputado federal na Convenção do seu partido, além de Linhares, aonde o senhor pretende buscar votos? Carlos Almeida – O Espírito Santo tem 78 municípios e estarei buscando os amigos que tenho em todo Estado. Nossa missão como Médico nos proporciona fazer o bem às pessoas que residem em vários municípios e que são por nós atendi-

das com dignidade sempre. Como o senhor vê a política nos dias atuais aqui em Linhares? Carlos Almeida – Como em outros municípios do Estado, a política é sempre a mesma, o que muda são os atores. Há que se olhar sempre para os anseios da população, que exige evolução em todos os segmentos. E a nível de Estado? Carlos Almeida – Antes só havia o nome de Renato Casagrande como candidato a reeleição, com a entrada do ex-governador Paulo Hartung o xadrex mudou as peças. Como o senhor vê a economia de Linhares? Carlos Almeida – Dias negros virão, o município que não fizer o dever de casa agora vai passar um período ruim nos próximos anos, pois perdemos o Fundap, perdemos as distribuições das verbas federais, e os royalties estão perdendo para uma liminar, na hora em que

essa liminar cair poderá ser o caos. Comenta-se que o empresariado está com receio de investir atualmente em Linhares. O senhor acredita nisso? Carlos Almeida – Não acredito, pois Linhares tem investimento em todo município. Linhares tem muitas empresas chegando. O que falta é um Gerente de Negócios na PML para dar visibilidade e atrair empresas. A chegada de dois portos, a implantação de diversas empresas geradoras de energia através do uso de gás e de outros produtos abundantes no município como o vento e outros. O que o senhor mais falaria? Carlos Almeida – Resta-me dizer que coloquei meu nome à disposição do PDT, que é o meu partido, por ter paixão por Linhares, amor pelo Espírito Santo e por eu ser sempre uma pessoa amiga de todos, que tem como lema de vida dignidade e amor à saúde.

"

Há que se olhar sempre para os anseios da população, que exige evolução em todos os segmentos"


O PIONEIRO O

8 | GERAL DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

| SAGRAÇÃO LITERÁRIA Orientação sobre Antonio Bezerra Neto bezerrapoesia@gmail.com Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Mestre Procópio: um serafim entre nós Publicado Pub b originalmente no dia 09 de dezembro de 2012

"

Ali estava a mítica emblemática de um homem que se fez artista pelo ardor da evocação."

| Cristo, Procópio, foto Hugo Rizzo

erta ocasião – isso já dista mais de duas décadas –, tomei alguns tragos com um senhor de seus 60 anos, baixo, falante e de muitos ardis nordestinos. Os assuntos não se esgotavam: Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Amilcar de Castro, Recife, o escultor do Barroco Mineiro, Aleijadinho, cantorias, aboios, marinha mercante e outros tantas conversas, sempre tocadas pelos muitos tragos que rompiam as noites de inverno brando. Na verdade, estava diante de um artista simples, valente, original que se queixava de uma particularidade bastante difícil de confessar: a dependência da bebida alcoólica. Isso o arrasava, colocava-o no chão, numa espécie de sarjeta que o angustiava de forma desvairada.

C

Pela boca da madrugada, saímos do boteco. Deixávamos parte de nossas economias e a certeza da ressaca de partir o corpo. O tempo me fez abstêmio e com isso vieram os bons confetes da vida; contudo, adoro recordar esses pretéritos como sinal vivo da minha plena humanidade, dos meus percalços e do limo que me ajudou na construção de uma poética que passa por “bons

sobressaltos”. Depois de tantos preâmbulos, revelo o nome do boêmio que me fazia companhia no boteco: Manoel Procópio da Silva, ou simplesmente “Procópio”, escultor que fez carreira longa pelas terras de Linhares. A lembrança de Procópio me veio depois de uma tarde na Biblioteca Municipal de Linhares que está linda e devidamente munida de excepcionais títulos adquiridos nesses últimos quatro anos. Embriagado pelos títulos, terminei revendo uma autobiografia escrita. Ali estava a mítica emblemática de um homem que se fez artista pelo ardor da evocação. O prefaciador Wesllen Reis é pungente: “Reconhecido cidadão linharense, ele é simples e absolutamente ’Procópio’! Um homem do qual o sopro divino admiravelmente sentenciou sua vida para a arte... e esse fez desta, inclusive a de viver!” Ótima palavras, exímio Wesllen, sinal de inteligência por estas planícies que outrora sustentou o “boom” do cacau. Procópio era arteiro. Em certa ocasião, no Mercado Municipal, ele me disse que esculpiu uma Última Ceia, com carinho extremado, composta de treze discípu-

los e emendou: “O décimo terceiro sou eu... Ahhhhh”. O famoso Mestre Athayde, do Barroco Mineiro, já no século 19, gostava dessas pilhérias. Dizem os especialistas que as pinturas do forro da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, estão permeadas de representações dos muitos parentes do Mestre, especialmente de sua esposa, mulata que ilustrou seus muitos desejos. Mestre Procópio era pura magia por estas terras, espécie de orgulho tênue que ajudava a dignificar nossa identidade, memória e querência. Sentado na Praça Nestor Gomes, já pressentindo seu fim, disse-me ele com voz quase inaudível: “Antonio, quando for ao Rio, dê um beijo nas paredes do Museu Nacional de Belas Artes, ali no coração da Avenida Rio Branco”. Para a estupefação de muitos, cumpri o pedido por esses dias; fiquei em paz e dei um urro em silêncio. A vida é um bom atrevimento. O resto é conversa fiada plantada pelas equinas. Procópio foi um dos poucos querubins que habitou esta cidade abraçada e protegida por Nossa Senhora da Conceição.

cuidados com energia elétrica nas comemorações da Copa do Mundo Faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo, os torcedores começam a transformar o visual das ruas e residências com as cores da seleção brasileira. Para que as comemorações ocorram de forma segura, a distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta para algumas ações preventivas em relação à rede elétrica, seja na utilização de enfeites, bandeirolas ou fogos de artifício. Os cuidados com a segurança começam com os preparativos para a festa. Na hora de fixar ornamentações como bandeirinhas, faixas e outros adereços, vale lembrar que não é permitida a utilização dos postes da EDP. As instalações da rede elétrica constituem patrimônio da distribuidora e não podem ser utilizadas para fixação de decorações. A regra se aplica a equipamentos como transformadores, estruturas e meios de transmissão de energia, en-

tre os quais cabos e demais componentes da rede, podem ser que estes estejam energizados. Também cabe ressaltar que em nenhuma ocasião é permitido realizar ligações clandestinas. Fazer “gatos”, além de ser crime, aumenta o risco de acidentes. Os responsáveis pelo local da festa devem procurar a concessionária e solicitar ligações provisórias, que serão realizadas por equipes técnicas altamente capacitadas. Também existe alerta sobre os riscos de soltar fogos de artifício. Todo artefato deve ser manuseado cuidadosamente e longe da rede de distribuição para que não haja nenhum risco à segurança das pessoas. Em caso de qualquer anomalia na rede elétrica, a distribuidora recomenda aos consumidores que entrem em contato com a Central de Atendimento ao Cliente por meio do 0800 721 0707, que funciona 24 horas. A ligação é gratuita.

| Plantões técnicos diferenciados A EDP traçou um plano de inteligência operacional para o período da Copa do Mundo que inclui a distribuição dos grupos de plantão em regiões estratégicas, com o objetivo de diminuir o tempo de deslocamento dos profissionais e assegurar mais agilidade ao trabalho em campo.

Com um efetivo maior em dias de jogos da seleção brasileira para atendimentos de emergência, a empresa contará com colaboradores em escala especial, entre os quais técnicos, engenheiros e eletricistas, e efetuará o posicionamento estratégico de veículos operacionais e de grande porte.


O PIONEIRO O

OPINIÃO |

9

DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

| LUCIANO PIRES

| INFORME

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista.

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Redação O PIONEIRO redacao@jornalopioneiro.com.br

Esta coluna é publicada todos os domingos

Restauração do Farol

A Manabi Logística S. A. foi homenageada na última quinta-feira, dia 05, em sessão solene da Assembleia Legislativa do Espírito Santo em comemoração ao Centenário de Caboclo Bernardo, que vem sendo festejado em Regência, com encerramento hoje. O gerente geral

Divulgação

de Pré-Operação do Porto Norte Capixaba, Romeu Rodrigues, recebeu do deputado estadual Luiz Durão,Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, uma placa alusiva reconhecendo a contribuição da Manabi nos projetos sociais no município de Linhares

Parceria Na sexta-feira (05), o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, recebeu representantes da diretoria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) para assinatura de um termo de cooperação técnica. A iniciativa permitirá mais agilidade na oferta de cursos de qualificação para profissionais com nível médio e superior de ensino. A partir dessa parceria, a Sesa contará com mais uma opção para a promoção de cursos para seus servidores. Caso haja demanda por capacitação, a Esesp

poderá ser acionada. Devido à sua natureza de atuação, o órgão reúne mais instrumentos legais para esse fim, minimizando os entraves burocráticos ao mesmo tempo em que torna esse processo mais rápido. O secretário José Tadeu Marino destacou que essa iniciativa ajudará a valorizar o trabalho do servidor da saúde. “A parceria vai permitir contemplar esse profissional que saiu da faculdade e prepará-lo para o mercado. Nós temos servidores altamente qualificados que precisam de estímulo”, ressaltou.

Na sexta-feira, 06, foi comemorado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Com a proximidade do período mais frio do ano e a realização da Copa do Mundo no Brasil aumenta a preocupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em chamar a atenção da população para adotar medidas de prevenção desse tipo de acidente, que atinge principalmente crianças na faixa de 06 anos de idade (55% dos casos). Segundo o cirurgião plástico da Sesa, Ricardo Baptista, em quase sua totalidade os casos que ocorrem poderiam ser evitados com medidas preventivas. Ele observa que, em média, de cada dez casos que chegam ao Hospital Estadual Infantil de Vitória – referência pediátrica nesse tipo de atendimento – oito ocorrem dentro de casa. A cozinha é o local de maior risco. Os dados apontam que 55% das crianças se queimam com líquido quente (mingau, leite, gordura); 25% com álcool líquido e outros 20% com fogos de artifício, corrente elétrica, entre outros.

Peregrinação Já estão abertas as inscrições para Peregrinação ao Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. A caminhada chega à sua terceira edição no dia 20 de julho. Organizada pelo Movimento dos Cursilhos de Cristandade – MCC, esta caminhada tem como objetivo o fortalecimento da fé através da oração. Serão 18 km de oração e lindas paisagens. A concentração está marcada para às 5h, na frente da Igreja Matriz São João Batista em Aracruz. Desse ponto os peregrinos farão o seguinte

percurso: Goiabas/Santa Maria/ Lombardi/ encerrando no Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, com Santa Missa. Interessados em participar da Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Saúde podem se inscrever: • Ibiraçu, no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde e na Paroquia São Marcos; •Guaraná, na Paróquia Coração Eucarístico • Aracruz, na Paróquia São João Batista e na Paróquia Santa Terezinha • Coqueiral, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Ecobike em Conceição da Barra Neste domingo, dia 08, Conceição da Barra sedia a 14ª Edição do Ecobike, tradicional evento do ciclismo capixaba, sempre realizado na programação da semana dedicada à preservação do Meio Ambiente, tendo como objetivo principal o despertar da consciência ecológica aliada à prática esportiva. O Ecobike consiste num passeio ciclístico pelas trilhas que ligam a Sede do Município à Vila de Itaúnas, num percurso de 16 Km. Crianças com idade superior a 10 anos podem participar, desde que estejam

acompanhadas por um responsável. Menores, com idade de 14 a 17 anos, podem participar sem o acompanhamento dos responsáveis, mas precisam da assinatura dos pais na ficha de inscrição. Além de um passeio inesquecível pelas trilhas barrenses, os participantes contarão com a segurança de uma estrutura especializada, composta por ambulância e carro de apoio, além da distribuição de água e frutas para a reposição das energias. No final do passeio haverá também o sorteio de uma bicicleta.

A guerra interminável

Queimaduras

Movimentos Culturais A praça principal de Domingos Martins será palco de vários movimentos culturais e de comemorações durante todo o mês de junho e início de julho. Além das atrações da Vila Caipira, montada no local, será realizada também a 7ª Semana Cultural do município. Entre as atrações estão shows, apresentações artísticas, circo, cinema, teatro e recital. A programação da Semana Cultural começa neste domingo (08) e segue até o domingo da semana seguinte (15), quando serão realizadas diversas atividades, paralelamente à programação da Vila Caipira, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, na sede do município. Para começar, já na abertura, neste domingo, 08, o espaço recebe apresentações com contação de história e recital. Na sequência, atividades circenses animam quem passar por lá. Para finalizar as atrações da tenda neste dia, ocorre a apresentação teatral ”Se fosse você”, do diretor José Celso Cavaliéri.

m 2013, conforme o Sistema de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, tivemos no Brasil 56.337 assassinatos, chegando à taxa de 29 mortos para cada 100 mil brasileiros. A Organização Mundial da Saúde considera aceitável no máximo 10 mortes a cada 100 mil habitantes. A França tem 1,1, Portugal tem 1,2, Estados Unidos tem 4,2 e a Noruega tem 0,6, só para efeito de comparação.

E

Nós temos 29. Nunca antes na história deste país. E é necessário olhar nossos números com desconfiança, pois existem suspeitas de que seriam maquiados pelos governos estaduais de diversas formas. Eles podem ser consideravelmente maiores. Conforme relatório da ONU, na América Latina e Caribe que têm população estimada em 600 milhões de pessoas, são assassinadas 100 mil pessoas por ano. O Brasil, com pouco menos de um terço dos 600 mil habitantes, responde por mais da metade dos assassinatos. Observação óbvia, mas necessária: é assim que se mede a violência, mortes a cada 100 mil habitantes. Desse modo é possível comparar um estado com 30 milhões de habitantes com outro com 2 milhões. E os números estão aí: enquanto Santa Catarina tem 12,8 mortos por 100 mil, São Paulo tem 15,1, Rio de Janeiro tem 28,3, Bahia tem 41,9, Pará tem 41,7, Ceará tem 44,6 e Alagoas, o campeão, tem 63,3! E esse aumento se dá num cenário em que, ao menos em teoria, milhões saíram da pobreza para a classe média. E quando se faz uma comparação da violência por estados, ela explode no nordeste, região do Brasil que

mais evoluiu em termos econômicos. Cai a pobreza e a violência sobe. E agora? Bem, agora vou mexer num vespeiro. Os dois estados brasileiros com índices mais baixos são Santa Catarina com 12,8 e São Paulo com 15,1. O que acontece nesses estados que não acontece nos outros? Qualquer explicação rápida e óbvia, como melhoria dos índices econômicos ou campanhas de desarmamento não serve, pois isso aconteceu em todo o país. Será porque São Paulo é o estado que mais prende? Segundo o Anuário de Segurança Pública, São Paulo tem 633,1 presos por 100 mil habitantes com mais de 18 anos. No Rio, com quase duas vezes mais mortos por 100 mil que São Paulo, a taxa é de 281,5 presos. A Bahia, que tem três vezes mais mortos por 100 mil que São Paulo, prende 134,6 por 100 mil. Essa discussão dá pano pra manga. Em 1980 a taxa era de 11,7 para cada 100 mil. O Governo de Fernando Henrique entregou em 2002 o índice de 28,5; o governo do PT começou com 28,9 em 2003 e bateu o recorde de 29 homicídios para cada 100 mil em 2013. O descontrole da violência é obra todos os governos brasileiros desde a redemocratização, nenhum, repito, nenhum governo, seja do PMDB, PRN, PSDB ou PT, seja de esquerda ou “neoliberal”, seja progressista ou conservador, seja de direita ou de esquerda conseguiu ganhar essa guerra interminável. E se esse assunto não é prioritário, não sei o que pode ser. Boa Copa.


O PIONEIRO O

10 | GERAL DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

| O PIONEIRO NOS BAIRROS | PAVAZINE Redação O PIONEIRO redacao@jornalopioneiro.com.br

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos Esta coluna é publicada todos os domingos

Fora de área

Planalto Moradores da parte final da Rua 37, no bairro Planalto, estão recebendo uma importante obra. Uma rede de drenagem por manilhamento e uma caixa coletora para a água da chuva estão sendo instaladas no local. São 85 metros de rede com manilhas 0,80 (80 centímetros de diâmetro). No fim da rua, que tem um declínio, uma caixa coletora impedirá que em dias chuvosos a água invada as residências. "As chuvas deixaram os buracos na rua ainda maiores. Minha casa fica bem do lado da vala e estávamos com muito medo. Agora o problema será resolvido

de vez", afirma a moradora Devaniça de Jesus, de 43 anos. "Esperávamos por isso há um bom tempo. O buraco na rua era perigoso e poderia se tornar ainda maior se não fosse feito

esse manilhamento. Estamos mais tranquilos", explica o também morador Carlos Coelho, de 44 anos. Os trabalhos na Rua 37 devem terminar no fim da próxima semana.

Em sentença, juiz afirmou que país virou as costas para educação e culpa novelas e reality-shows

Amigos de papel Crianças com câncer no Distrito Federal usam a literatura para enfrentar o tratamento.

1.001 utilidades Estudo comprova que leitura modifica a estrutura do cérebro.

O estudo foi realizado pela Emory ory University, nos Estados Unidos.

Segunda fase das obras da Getulio Vargas são iniciadas Através do Departamento de Trânsito, vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, a Prefeitura de Linhares realiza obras para melhorar o trânsito na Avenida Getúlio Vargas, que é uma das mais movimentadas da região central da cidade. Depois de retirado quatro rotatórias nos cruzamentos da via com as avenidas Vitória, Rui Barbosa, Augusto Calmon e Comendador Rafael, os trabalhos entram na fase 2, quando os canteiros centrais são adequados ao novo plano de mobilidade do local.

Aluno processa professor por celular retirado em sala de aula e perde.

Latidos & miados Pessoas que preferem gatos a cachorros são mais ntes. inteligentes.

Estudo foi feito pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Carroll em Waukesha, Wisconsin, nos Estados Unidos.

#great Alguns canteiros estão sendo alongados e outros encurtados. A Prefeitura garante que logo depois do fim desse estágio, começa a sinalização horizontal da via com implantação de tachões e pintura

de faixas e setas indicando o sentido das vias. Ainda é necessário ter atenção no local, principalmente em horário de pico. As secretarias de Obras e de Cidadania e Segurança Pública trabalham em parceria nesse projeto.

TURMA DO JIRIMECO por TIAGO PIROLA / FLÁVIO POUBEL Publicada todos os domingos

Ser bilíngue aumenta a inteligência, diz estudo. Essas são as conclusões de um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Pesquisadores liderados pelo professor Thomas Bak, do Centre for Cognitive Ageing and Cognitive Epidemiology, compararam testes de inteligência de 262 pessoas.

Eike fortuna 8 hábitos que vão lhe ajudar a ser rico com um pequeno salário 1. Inverta seu pensamento; 2. Olhe para onde você quer chegar; 3. Crie seus próprios truques mentais; ”; 4. Viva como um rico “anônimo”; oria 5. Providencie sua aposentadoria agora; o e 6. Saiba quanto está entrando quanto está indo embora; 7. Livre-se das dívidas; 8. Aumente seus ganhos.

A vocês, eu deixo o sono. O sonho, não. Esse, eu mesmo carrego. Paulo Leminski


O PIONEIRO O DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

INDICADOR PROFISSIONAL | 11


O PIONEIRO O

12 | SOCIEDADE DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2014

| DENI Deni Almeida da Conceição denialmeida@jornalopioneiro.com.br Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

"

O vinho

Bom dia, Joel Giuberti

Novo presidente O Sindimol já tem novo presidente, eleito na ultima terça-feira, 3, para ocupar o lugar de Almir José Gaburro. Trata-se de Alvino Pessotti Sandis, da Moverama, que assume o man-

dato de três anos, no dia 1º de julho próximo, e um mês após, ou seja, de 04 a 07 de agosto estará comandando a 3ª ES Movel Show, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Peperazzi

Curtição Ivete e o Promotor de Justiça Emmanuel de Souza Gagno aproveitaram uma folguinha no final de maio para curtir Santiago (Chile) e Mendonza (Argentina) degustando bons vinhos. Beleza pura.

Curtas I Ana Lucia e o empresário Itamar Casagrande estarão no Itaquerão, em são Paulo, na próxima quinta-feira, para assistir a abertura da Copa do Mundo. A Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, de Guaraná, município de Aracruz, inicia nesta segunda-feira, 9, a novena que antecede a festa em louvor ao seu padroeiro, celebrada no dia de Corpus Christi.

A novena termina na próxima terça-feira, 16 de junho. Na quarta-feira, às 17h, tem inicio a confecção dos tapetes pelas ruas de Guaraná, com a participação das Comunidades. Finalmente alguns pontos de Vitoria estão nas cores da Seleção Brasileira, entre os quais a Ponte da Passagem, o relógio da Praça Oito, no centro, as torres de Jesus de Nazaré, e ruas na Praia do Canto. Peperazzi

Casal Osmar Oliveira ao lado de sua Tania

A França produz mais vinhos finos do que qualquer outro país do mundo. Somente este fato já eleva alguns vinhos franceses a uma condição de real importância. Vem desse país o conceito de terroir, expressão singular que define as condições do vinhedo como solo, clima, umidade, altitude. Climática e geograficamente, pode-se dizer que a França é dividida em três partes: ao norte, regiões como Champagne e Borgonha têm um clima continental, com invernos rigorosos, frios e chuvas frequentes. Ao sul, o clima é mediterrâneo e na Costa Atlântica, as regiões de Bordeaux e do oeste do Loire tem um clima marítimo. Apesar do prestígio mundial de vários vinhos brancos franceses, cerca de 2/3 da produção de vinho do país são tintos.

Divulgação

Um partido de pobres nunca ganharia uma eleição, porque os pobres não têm nada para prometer. Quem faz promessas são os ricos, ou, mais exatamente, é o poder." (José Saramago)

Niver Juliana Barbosa e seus 20 anos, com o namorado Pedro Melo

Privilégio Leitor da coluna, por e-mail reclama do “privilégio que tem um supermercado no centro de Linhares, que usa as vagas de estacionamento de veículos de

passeio com seus caminhões, carregando e descarregando mercadorias o dia todo, sem que ninguém tome providência...”. Está registrado.

Curtas II Hoje é o último dia para curtir o Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Tereza que começou sexta-feira. Vale a pena um almoço por lá. Outra opção para quem gosta de circular aproveitando a folga de domingo é Regência Augusta, que encerra hoje, com Cortejo das bandas e entrega de premiações, as comemorações do Centenário da Memória do Caboclo Bernardo.

A queda nas vendas de veículos no mês de maio foi da ordem de 7,21% se comparado com o mesmo período do ano passado. Esse dado foi divulgado na última quinta-feira. O Clube dos Legais, coordenador pelo jornalista Hélio Dórea, já agendou o próximo encontro. Será dia 30, no Restaurante do Piu Dalla, no Day By Day.


O PIONEIRO 08 DE JUNHO DE 2014