Page 1

DOMINGO 09 DE FEVEREIRO DE 2014

R$ 1,00

O PIONEIRO LINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 11 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas

jornalopioneiro.com.br

| DENI

| PANORAMA

| INFORME

O Festival Sabores do Espírito Santo, Etapa Linhares, será lançado quarta-feira, dia 12. Pág. 12

Pesquisadores descobriram que a lagoa mais profunda do Brasil está localizada em Linhares. Pág. 02

O Conselho Municipal da Assistência Social realizará a primeira Reunião Ordinária deste ano de 2014. Pág. 09

Policiais que darão plantão em balneários de Linhares não terão ajuda na alimentação

Linharense reclama ritmo lento na execução da obra do Tobogã Ontem á tarde nossa Redação recebeu reclamação, informando que “ás 17 horas de sexta-feira máquinas e

operários já haviam paralizado os serviços. Isso é um absurdo, porque a obra deveria ser executada com

mais agilidade, uma vez que aquela via facilita o trânsito para diversos bairros importantes da zona norte da

cidade como, por exemplo o Colina, Três Barras, Juparanã e outros. Pág. 03

Escola do Interlagos está em situação Polícia precária e pais querem providência retoma O ano letivo na Escola Municipal Antonio Fernandes, do bairro Interlagos, começou do mesmo jeito que foi encerrado no ano passado: com muitos problemas. São problemas que inviabilizam o aprendizado dos alunos e causa revolta nos professores e nos pais de alunos. Pág. 10

Em 2013 Campanha do Desarmamento recolheu 455 armas no Estado Pág. 07

atividades da Patrulha Escolar

Pág. 06

+ colunas

Não é de hoje que os policiais que prestam serviços no município e em muitas outras localidades, receberem por parte de comerciantes e até de órgãos públicos, no caso Prefeituras, uma alimentação no local onde prestam serviços. Pág. 04

Solucionado caso de homem que estava desaparecido desde 2011 Policiais civis da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares solucionaram quinta-feira, 06, o homicídio de Romário Martins que estava desaparecido desde o mês de maio de 2011. Os suspeitos do crime foram detidos na zona rural de Linhares. Também foram apreendidas arma de fogo e munições. Pág. 04

| Acontece pag. 05 | Norma pag. 05 | Sagração pag. 08


O PIONEIRO O

2 | GERAL DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

| PANORAMA Paulo Cesar Dutra paulodutra2002@yahoo.com.br

POLÍTICO

Carnaval 2014 Em Vitória, o desfile das escolas de samba acontece na quinta (20), sexta (21) e sábado (22) da semana anterior ao Carnaval oficial. A preparação do evento é feita pela Prefeitura de Vitória em parceira com a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses). Na pista do Sambão do Povo, situado no bairro Mário Cypreste, passam escolas da capital e de outros municípios da região metropolitana. Conheça o dia e as escolas que desfilam este ano: Quinta-feira (20) Chegou o Que Faltava, Tradição Serrana e Rosas de Ouro, além da convidada Chega Mais. Na sexta-feira (21), Barreiros, Andaraí, Imperatriz do Forte, São Torquato e Novo Império e no Sábado (22), Jucutuquara, Piedade, Boa Vista, Pega no Samba e Mocidade Unida da Glória (MUG). O primeiro desfile de blocos de Vitória ocorreu mais ou menos na década de 50. Os blocos, alguns anos depois, originariam as primeiras escolas de samba da região metropolitana.

Não é papai O deputado Federal Zeca Dirceu (PT) foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal – STF, das acusações de omissão de dados indispensáveis à propositura de ação civil e de boca de urna. “Não é papai, que foi condenado e preso”.

O bicho vai pegar Nos últimos dias, oficiais da briosa Polícia Militar têm reclamado que a legislação frouxa é a culpada pelo ''prende e solta''. O desabafo é inapropriado para o momento, porque pode ser usado para fins perigosos. O bicho vai pegar, e tudo leva a crer que voltaremos aos tempos do “Esquadrão da Morte”, onde a justiça era feita “a bala”.

Magno Malta O senador Magno Malta (PR) pretende disputar a Presidência da República. Existe alguma coisa nesta pretensão! Ele não tem nada a perder, pois tem pela frente mais quatro anos de Senado. Ou seja, vai apostar com o que é lucro!

REDAÇÃO Av. Governador Lindenberg, 609, Linhares - Centro - CEP:29.900-020 Telefone: (27) 3200-6767 redacao@jornalopioneiro.com.br opioneiro@jornalopioneiro.com.br www.facebook.com/opioneiro

Lagoas Pesquisadores descobriram que a lagoa mais profunda do Brasil está localizada em terras capixabas. A lagoa Palmas (foto), fica em Linhares e tem 50 metros de profundidade. A pesquisa foi realizada pelo Laboratório de Limnolo-

Risco demoníaco

Produção de cacau

O senador Ricardo Ferraço (PMDB) está querendo andar com as próprias pernas e se desvincular do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) para ser candidato a governador este ano. Ele não gosta de lembrar do “risco demoníaco” que sofreu em abril de 2010, que foi “obrigado” pelo Hartung a renunciar a candidatura de governador.

O deputado estadual Luiz Durão (PDT), participou de reunião, na última quarta-feira, no auditório da UAB/ FACELI, em Linhares, sobre a Instrução Normativa do IDAF nº 001/14, proferida pelo técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) Eduardo Chagas. Durante o encontro, produtores rurais puderam tirar dúvidas com o técnico do Idaf, além de debater o assunto.

Única derrota

Lagoas II Segundo o coordenador do estudo, Gilberto Barroso, a profundidade é um fator determinante para o desenvolvimento dos lagos. “Como são muito profundas, há camadas de água que não se misturam, o que gera falta de oxigênio no fundo da coluna de água, concentração de nutrientes

e microalgas”, destaca o professor. O projeto também revela dados sobre o suporte das lagoas a atividades de piscicultura, sobre o nível de produtividade natural desses ecossistemas, sobre a poluição e também gera informações para a avaliação de mudanças climáticas.

Lagoas III “É uma pesquisa que envolve várias dimensões. A qualidade do ambiente é razoável, mas o uso que se faz das lagoas inspira bastante cuidado”, enfatizou o pesquisador. De acordo com

Gilberto, devido à importância das lagoas para a região, a pesquisa tem vários desdobramentos, tanto do ponto de vista ecológico, como socioeconômico e cultural.

Lagoas IV O projeto também envolve outras quatro lagoas da região de Linhares, Colatina e Aracruz: Lagoa Juparanã, Lagoa Nova, Palminhas e Terra Alta, e a ideia é que mais cinco sejam incluídas no estudo. Ao todo, a região tem 165 km² de espelho d’água

no Baixo Rio Doce. O estudo foi realizado em parceria com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Associação dos Aquicultores de Linhares.

Lagoas V Tudo isto acima, acredito eu que tenha sido resultado da grande luta do médico Carlos Jaques, que tem feito uma campanha

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁVEL Deni Almeida da Conceição DIRETOR COMERCIAL Diego Pandolfi A. da Conceição EDITADO POR Editora O PIONEIRO Ltda ME

CIRCULAÇÃO O PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

gia e Planejamento Ambiental do Departamento de Oceanografia da Ufes. A equipe do projeto “Estudos Integrados no Sistema Lacustre do Baixo Rio Doce” estuda como as lagoas funcionam e a qualidade de suas águas.

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

ASSINATURAS assinatura@jornalopioneiro.com.br

invejável pela recuperação das lagoas de Linhares. “Daí a César, o que é de César”. Parabéns, Carlos Jaques, pela sua luta.

DIAGRAMAÇÃO Diego Pandolfi A. da Conceição GRÁFICO Renaldo dos Santos Alves COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Arlene Campos, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) colocou no You Tube um documentário sobre sua trajetória política. Omite só uma informação da sua única derrota política, para o ex-governador José Ignácio Ferreira (sem partido) na Convenção do PSDB em 1998. Como não existe nenhuma chance de haver outra disputa entre os dois, fica a marca.

Precatórios Os precatórios devem voltar à pauta do Supremo Tribunal Federal - STF. O ministro Roberto Barroso havia pedido vista durante a modulação dos efeitos da decisão na qual o Supremo declarou a inconstitucionalidade parcial da EC 62/09. Agora, o ministro devolveu os autos. É só pautar. Com a caneta, o presidente do STF, Joaquim Barbosa.

Produção de cacau II A reunião contou com a participação de diversos produtores e ainda com a presença do secretário de Agricultura de Linhares, José Roberto Macedo Fontes, do presidente do Comitê da Associação dos Cacauicultores (Acal), Maurício Buffon, do gerente regional de Linhares da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura (Ceplac), Eupídio Francisco Neto, e do presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antônio Roberti. Foi um bate papo bem descontraído e muito proveitoso.

Precatórios II

Produção de cacau III

As administrações públicas estão se deliciando com o imbróglio dos precatórios sub judice, a exemplo da Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES que empurra os servidores com a barriga. Nesta hora é bom lembrar a máxima machadiana: "As pequenas dívidas são aborrecedoras como as moscas. As grandes, logicamente, deveriam ser terríveis como os leões, e são mansíssimas."

“Posso garantir que o IDAF, muito bem conduzido pelo seu diretor-presidente Davi Diniz, hoje é um órgão parceiro do agricultor, de fácil acesso e conta com excelentes técnicos em seus quadros, sempre a disposição do agricultor para contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado”, disse Durão.

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado www.facebook.com/opioneiro www.twitter.com/jornalopioneiro Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

FILIADO À

ABRAJORI Associação Brasileira dos Jornais do Interior

CNJI Cadastro Nacional de Jornais do Interior Periodicidade verificada em Brasília


O PIONEIRO O

GERAL |

3

DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

Mais de 17 mil servidores Linharense do Estado serão capactados reclama ritmo A Escola de Serviços Públicos do Espírito Santo (Esesp), capacitou mais de 17 mil servidores estaduais e municipais em 2013. Entre os meses de fevereiro e dezembro do ano passado, 17.671 servidores participaram de capacitações organizadas pela Escola A Esesp oferece mais de 60 cursos, que compõem 13 eixos de atuação. Este ano, a Escola reforçou o quadro de cursos e vai ofertar novas opções, como “Liderança na Gestão Democrática”, “Política e Gestão de Pessoas”, “Redação Oficial”, “Estratégias de Comunicação Intra e Inter Organizacional”, “Mídia Training”, “Gestão Pública nas Redes Sociais”, “Princípios e Métodos da Gestão Ambiental”, “Escritórios e Projetos” e “Oratória”. Estes cursos compõem o novo eixo de atuação, “Comunicação Organizacional”, criado pela coordenação da escola, com o objetivo de aperfeiçoar e dinamizar a grade dos cursos oferecidos para a qualificação dos servidores. Além dos cursos de qualificação, a Esesp também realizou várias palestras para incentivar a troca de experiências com assuntos relevantes no âmbito das políticas públicas governamentais. Em 2013 foram realizadas as palestras “O Líder Coach”, “Os Desafios e o Perfil do Servidor Público”, “Impactos das Redes Sociais na Gestão Pública”, e também os semi-

nários de “Inteligência na Gestão Pública Municipal”, “Mais com Menos” e

lento na execução da obra do Tobogã

“Comunicação – Relacionamento com Imprensa e Mídia Training”.

| Programação de Cursos No mês de fevereiro, a Esesp oferecerá 456 vagas, divididas em 13 turmas de 12 cursos diferentes. O curso “Qualidade para Excelência no Atendimento Público”, para servidores públicos estaduais, terá início no dia 10 fevereiro com carga horária de 20 horas. A Esesp oferecerá também os cursos “Elaboração de Termo de Referência”, “Fiscalização dos Contratos Públicos”, “Gestão de Convênios”, “Princípios e Aplicação do Direito Administrativo”, “Gerenciamento de Contratos na Administração Pública”, “Liderança Estratégica”, “Noções de Organização Pública”, “Redação Final” e “Gestão Escolar”. Além disso, a Escola oferecerá cursos de informática

básica de Windows, Word e Microsoft Excel básico. Os cursos disponíveis para o mês de fevereiro contemplam os eixos de “Eficiência e Eficácia das Contas e dos Contratos Públicos”, ”Compras e Contratos Públicos”, “Dimensão Jurídico”, “Desenvolvimento de Pessoas”, “Conhecimento em Rede”, “Governança Pública – Controle Social, Transparência e Ética” e “Comunicação Organizacional”. Para participar de um dos cursos que serão realizados pela Esesp no próximo mês, o servidor deve procurar o RH do órgão onde atua para realizar a sua inscrição ou realizar o pedido por meio da Ficha de Inscrição disponível no site da Esesp – www.esesp.es.gov.br.

A máquina estava parada ontem e não havia ninguém trabalhando

A obra de drenagem e pavimentação que vem sendo realizada na Avenida José Tech (Tobogã) prossegue em ritmo lento, e isso tem causado reclamações de quem usa diariamente aquela via de acesso mais fácil a vários bairros da zona norte da cidade. Ontem à tarde nossa Redação recebeu reclamação, informando que “ás 17 horas de sexta-feira máquinas e operários já haviam paralizado os serviços. Isso é um absurdo, porque a obra deveria ser executada com mais agilidade, uma vez que aquela via facilita o

trânsito para diversos bairros importantes da zona norte da cidade como, por exemplo o Colina, Três Barras, Juparanã e outro. Estão executando a obra em ritmo muito lento. Hoje mesmo (sábado) está tudo parado. Desse jeito não dá!”, disse o reclamante. Vale ressaltar que a obra vem sendo executada pela Just Construtora Ltda e está orçada em hum milhão, trezentos e sessenta e nove mil, duzentos e trinta e quatro reais e setenta e dois centavos, conforme consta na placa da Secretaria Municipal de Obras (foto abaixo).


O PIONEIRO O

4 | POLÍCIA DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

Policiais que darão plantão em balneários de Linhares não terão ajuda na alimentação Não é de hoje que os policiais que prestam serviços no município e em muitas outras localidades, receberem por parte de comerciantes e até de órgãos públicos, no caso Prefeituras, uma alimentação no local onde prestam serviços

O Pontal do Ipiranga recebeu um bom número de visitantes no último final de semana

 Carlos Madureira Até pouco tempo atrás, esta prática vinha acontecendo no município, mas a partir de agora e seguindo determinação de órgãos fiscalizadores dos gastos públicos, esta alternativa está descartada. Segundo informações, os policiais que estarão em serviços nos balneários do município terão a alimentação fornecida pela prefeitura suspensa. Ainda de acordo com a fonte, o trabalho dos PMS serão dificultados pois muitos são de outros municípios. Mesmo assim, faz parte dos vencimentos dos militares, ajuda para alimentação, integrando o soldo de cada um que presta serviços ao Estado. Em entrevista o secretario de Segurança e Cidadania de Linhares, Washington Antonio Monteiro, a uma emissora de rádio local, alegou que está seguindo orientação da procuradoria do município, pois não é dever do município e sim do estado. Mas há alguns questionamentos em relação a entrevista do secretário alegando que a programação nos balneários são de organização

da Prefeitura e não do estado. Polemicas a parte o Tenente Pacanhã, do 12º Batalhão da PM, informou que devido ao aumento de turistas no Pontal do Ipiranga, já neste final de semana a PM irá reforça a segurança no balneário com o GAO, Policia de Trânsito e soldados recém-formados. Esta operação policial começou sexta-feira, 07, e se encerrar neste domingo à noite. Já o secretário Washington, afirmou que a alimentação sempre foi fornecida pela Prefeitura, que como cortesia entendia a necessidade dos policiais militares. “Porém, fomos orientados pelo COAF e pela Procuradoria que trata de uma ilegalidade, considerando que os policiais militares são servidores do estado e não do município e desta forma tivemos que acatar a recomendação”, justificou o secretário, acrescentando que a informação já foi passada oficialmente ao comandante do 12º. Batalhão da PM. “Sabemos do transtorno causado e estamos solidários aos Policiais Militares e buscando alguma alternativa para superarmos este problema”, encerrou.

Solucionado caso de homem que estava desaparecido desde 2011 Policiais civis da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares solucionaram quinta-feira, 06, o homicídio de Romário Martins que estava desaparecido desde o mês de maio de 2011. Os suspeitos do crime foram detidos na zona rural de Linhares. Também foram apreendidas arma de fogo e munições O titular da DCCV de Linhares, delegado Fabrício Lucindo informou que V.P.M., 59 anos, e D.B.M., 35 anos, foram presos na localidade de Patrimônio do Quinze, próximo de onde o corpo foi encontrado. Durante o depoimento, eles confessaram o homicídio e informaram que mataram a vítima a pauladas, após uma confusão de bar. “Eles disseram ainda que no momento que cometeram o crime, a vítima estava com o seu filho, de apenas quatro anos, que acompanhou tudo”, contou o titular. De acordo com o responsável pela operação, as investigações foram iniciadas na mesma época do desaparecimento, mas não foi possível localizar a vítima. “Desconfiamos de que ele teria sido assassinado. Desde então realizamos várias

diligências com intuito de encontrar Romário, obtendo êxito após termos localizado e prendido dois suspeitos do crime. Chegamos à autoria do crime e a localização do corpo, por meio de informações passadas pela comunidade”, ressaltou Fabrício Lucindo. As investigações revelaram que o patrão de D. , identificado como E.G.T., 71 anos, também teve participação na morte de Romário. Ele foi detido na localidade de Lagoa do Meio, também na zona rural de Linhares. O delegado explicou que, no dia seguinte ao crime, E. determinou que seu funcionário e o comparsa amarrassem o corpo de Romário e o arrastassem com um cavalo até uma mata localizada há 1500 metros da sede da propriedade, onde deveriam enterrá-lo. “Durante

as buscas realizadas na casa do patrão, os policiais apreenderam um revólver calibre 32, municiado. Por isso, ele foi detido por posse ilegal de arma de fogo e ocultação de cadáver, apesar de ter negado sua participação no homicídio. Os outros dois suspeitos responderão por homicídio e ocultação”, disse o delegado. O responsável pela prisão disse que, após o crime, o filho da vítima ficou com D. que cuidou da criança em sua casa e depois o entregou para uma pessoa que conhecia a mãe do menino, no município de Rio Bananal. Os ossos da vítima foram encaminhados ao Serviço Médico Legal (SML) de Linhares. Os três suspeitos foram conduzidos à Penitenciária Regional de Linhares (PRL), onde ficarão à disposição da justiça.

Jovem rouba taxi em Sooretama Ele foi encontrado amarrado dentro do porta malas do veículo abandonado em Bebedouro Na noite de quarta, 05, em Bebedouro, um pedreiro de 23 anos foi detido sob suspeita de ter roubado um taxi (Fiat Uno, placa GXI2633) no município de Sooretama e de manter o condutor do referido veículo no porta malas, amarrado. Após o roubo, o jovem se deslocou até o posto de combustível Nacional, localizado em Jacupemba, distrito de Aracruz, onde

realizou um assalto e fugiu novamente com o veículo, sendo posteriormente abandonado nas proximidades de Bebedouro. Neste local foi encontrado o carro juntamente com o taxista de 40 anos, ainda amarrado, às margens da BR 101. Após buscas na região, o suspeito foi localizado e detido. Destaca-se que além do pedreiro, outro indivíduo participou dos assaltos,

porém, não foi localizado. Com o detido, foram encontrados uma mochila com uma arma de pressão Beeman P17; um aparelho de celular; um relógio; R$840,00 em espécie; três camisas, dois óculos de sol; uma chave de automóvel e um cinto de couro. O jovem detido e o material apreendido foram encaminhados à delegacia local para as providências legais.

Tentativa de homicídio no Aviso Vítima foi alvejada por três disparos mas sobreviveu Por volta de uma hora da madrugada de sexta-feira deu entrada no Hospital Geral de Linhares (HGL), um jovem de 20 anos, vítima de tentativa de homicídio por arma de fogo. Segundo o

que os policiais que atenderam a ocorrência apuraram, o jovem foi alvejado por três disparos, sendo atingido nos braços direito e esquerdo e na perna direita. O atentado ocorreu no beco

atrás da antiga Junal, no bairro Aviso, em Linhares. Após o crime, o acusado identificado por populares como Frank, tomou rumo ignorado, não sendo conhecido o seu paradeiro.


O PIONEIRO O

GERAL |

5

DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

| ACONTECE Lissu Madeira Abad lissuabad@terra.com.br

Esta coluna é publicada todos os domingos

| NORMA ASTRÉA Norma Astréa N. Grünewald normaastrea@gmail.com Esta coluna é publicada todos os domingos

70 Anos Este ano o Colégio Sagrado Coração de Maria comemorará 70 anos. Eu, como ex-aluna, estarei presente nas festividades.

Gilda e Omar Carneiro da Cunha estão nas Bahamas, curtindo sol e alegria. Fatima Mazzei aniversariou e recebeu muitas homenagens de seu grupo de amigas, merecidamente. No final do mês ela viajará comigo para o Panamá e Miami.

Casal amigo Andre Alves de Paula, empresário pernambucano da construção civil com sua esposa Maria Candida, grandes amigos Encontrei Vitória com notícias de vários assaltos e roubos na Praia do Canto. Nossa polícia anda inoperante ou o número

de marginais aumentou assustadoramente? Só no mês de janeiro foram apreendidas 80 armas de fogo.

A amiga Anna Maria Braga Castelo Leite, curte hoje a Praia do Pipa, com José Braga. Eles sabem das coisas. Margarida Daher Carneiro já regressou de Conceição da Barra para estar presente no primeiro dia de aula de sua escola São Domingos, que é reconhecidamente excelente. Ontem aconteceu a grande festa de Bartira Almeida no Buffet Lounge que recebeu decoração especial para a noite. Presenças de A a Z de nossa sociedade. Tatiana Ammar tem uma cantina e um restaurante no Colégio Sagrado. A comida é gostosa e não é exclusiva para os alunos. Estive lá. Daniela Madeira foi presença no almoço do dia 4, com a filha Sofia.

Volta às aulas As primas Alice, Amanda e Laura Madeira no primeiro dia de aula no colégio

No Rio de Janeiro O Bistrô Lapa é um local animado no Rio de Janeiro, onde se come uma deliciosa carne seca com aipim e se ouve nas sextas, um samba raiz bem animado. A loja DK Bijoux está com uma super coleção de brincos enormes, na rua Santa Clara, 33 em Copacabana. A moda esta neste point. Encontrei o Rio de Janeiro sujo, calçadas de pedras por-

tuguesas esburacadas enfim, uma desorganização total onde a única coisa organizada é o crime. O Horse’s Neck Bar localizado em frente ao forte de Copacabana é um excelente point com vista para o mar. Fica no hotel Sofitel e oferece uma degustação de vinhos brancos e tintos, espumantes, acompanhados de uma seleção de queijos, patês e torradinhas. Vale a visita.

Elias Adriano, professor de dança de salão, está feliz com o número crescente de alunos particulares. Ele dá aulas também, em residências. Silvinha e Silvio Oliveira que moram em Mantova, passaram um mês no Brasil e já retornaram a Itália. Agora só no próximo verão estarei com estes queridos amigos. Dilma vende as riquezas do Brasil gastando quase 2 bilhões em um porto em Cuba, além de fraudes nas loterias, venda do pré-sal, mensalão e quase falência da Petrobrás. Espera-se grande quebra-quebra na ocasião da Copa do Mundo no Brasil. São os revoltados com a falta de hospitais e escolas que já prometem um fuzuê.

Polaridade sexual Desde 08 de março de 1910, o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher, numa homenagem a cerca de 130 operárias têxteis, que, em 1857, “viraram churrasquinho” dentro de uma fábrica nova iorquina, onde trabalhavam. As pobrezinhas entraram em greve, reivindicando a redução da carga horária de trabalho, imagine, de 16 para 10 horas por dia. É mole? Sabe o que os pestes dos patrões fizeram? Trancaram as portas da fábrica e riscaram o fósforo. Tomara que eles ainda estejam fervendo no caldeirão do inferno! Quarenta e seis anos depois, em 1903, já esquecidinhas da “fogueira”, algumas profissionais liberais criaram a Women's Trade Union League, nos EUA. Tratava-se de uma associação que incentivava e ajudava as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Em 1908, relembrando as operárias que morreram em 1857, mais de 14 mil mulheres resolveram marchar pelas ruas de Nova Iorque, exigindo o direito de votar. Mundo afora, as mulheres passaram a escrever obras fundamentais para avançarmos: "O Segundo sexo" (1949), da francesa Simone de Beauvoir, "A Mística feminina" (1963), da americana Betty Friedan e "A mulher eunuco" ( 1971) da australiana Germaine Greer. Aqui no Brasil, a escritora e ativista Rose Marie Muraro, embora fosse quase cega, “botou pra quebrar” e publicou 26 livros todos enaltecendo a mulher. Isso numa época em que a sexualidade era um tabu. Na música, Chiquinha Gonzaga pouco “se lixou” para quem achava que, por ser mulher, ela não tinha o direito de compor marchinhas de carnaval, e, ainda por cima, dispensou o maridão, causando bochichos e preconceitos por parte sociedade da época. Na década de 60, no auge da ditadura militar, Leila Diniz, se rebelou contra o sistema político e social, falou um monte de palavrão, posou grávida e nua na praia, e não esteve nem aí para a opinião alheia. Pena que morreu muito jovem! É claro que muita coisa mudou desde que todas essas mulheres resolveram nos fazer reconhecidas como seres de direitos. Hoje, a maioria de nós só não estuda se não quiser, só não trabalha se não precisar, já não suporta pedir dinheiro ao marido, e não aceita, absolutamente, ser capacho de ninguém.

Porém, ainda brincam conosco fazendo piadas como o dicionário que associa a fala ao pensamento feminino. Ele é o seguinte: Sim = Não! Não = Sim! Talvez = Não! Sinto muito = Vai ser como eu quero! Nós queremos = EU quero! Faça como quiser = Você vai pagar muito caro por isso! Precisamos conversar = Quero me queixar de você! Vá em frente = Não quero que você vá! Não estou chateada = Lógico que eu estou chateada! Seja romântico, apague as luzes! = Estou me sentindo gorda! Esta cozinha é meio desajeitada = Quero uma casa nova! Quero cortinas novas = E carpete, móveis e máquina de lavar, também! Ouvi um barulho = Você não pode dormir antes de mim! O quanto você me ama? = Eu fiz algo de que você não vai gostar! Estarei pronta em um minuto = Tire os sapatos, escolha um canal de TV e relaxe! Estou gorda? = Diga que eu estou bonita! Você precisa aprender a se comunicar = Apenas concorde comigo! Não estou gritando! = Sim, estou gritando porque é importante! Não é uma beleza? Somos mais ou menos assim mesmo, mas não gostamos de que ninguém saiba disso. Brincadeiras à parte, apesar de todos os nossos avanços, muitas mulheres ainda são violentadas ou espancadas por psicopatas, que, provavelmente, foram educados por doidas. Quer um exemplo de maluquice? Mulheres que ensinam a seus filhos que “homens não choram”, que eles não podem ser sensíveis, que eles têm o direito de “coçar aquilo”, enquanto a gente se rasga de trabalhar... Loucas porque estão contribuindo para que outras mulheres padeçam nas mãos de quem não as respeita. Vejo a questão de polaridade entre os sexos como uma grande besteira. Homens e mulheres são diferentes sim, mas, no fundo e no raso, tudo o que cada um quer é beijar na boca e ser feliz.


O PIONEIRO O

6 | GERAL DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

Em 2013 Campanha do Desarmamento recolheu 455 armas no Estado Mais de 450 armas de fogo foram recolhidas em 2013 no Espírito Santo, durante a Campanha Nacional do Desarmamento. A campanha é uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O número é 62,5% maior que em 2012, quando 280 armas foram entregues pela população capixaba de forma voluntária Em 2013, a campanha foi intensificada no mês de novembro com a visita de um posto itinerante em municípios do interior capixaba. Na ocasião, o número de entrega mais que dobrou comparado com os demais meses do ano. A população de Guaçuí, Conceição do Castelo, Santa Maria de Jetibá, Ecoporanga, Pinheiros e Conceição da Barra puderam realizar a entrega voluntária de armas no posto itinerante montado pela Sesp. “Criamos uma estrutura móvel para nos aproximar de locais onde as pessoas que tinham arma em casa ficavam com temor de se deslocar para entregar o armamento de forma voluntária. O posto itinerante facilitou muito essa aproximação com a população do interior, onde a entrega ficava mais prejudicada por não contar com postos de coleta. Para este ano, vamos intensificar essa ação em vários municípios e já montamos um cronograma para isso”, afirma Fronzio Calheira Mota, subsecretário

de Estado de Integração Institucional da Sesp. O município de Castelo contará com o posto itinerante ainda este mês. Até o

Polícia retoma atividades da Patrulha Escolar em Linhares Com a volta às aulas, os militares iniciaram as visitas preventivas nas escolas das redes estadual e municipal, visando reforçar a segurança no ambiente escolar Divulgação

mês de junho, a expectativa é visitar os municípios de Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Aracruz, Linhares e Serra.

| Apreensões no ES Em 2013, ações desenvolvidas pelas polícias Civil e Militar possibilitaram a apreensão de 4.254 armas de fogo no Espírito Santo. O índice é 12% maior que em

2012, quando 3.789 armas foram apreendidas durante abordagens de rotina, operações policiais, investigações e denúncias atendidas pela Central Disque-Denúncia 181.

| Como entregar Qualquer pessoa pode fazer a entrega voluntária de armas sem que haja punição. A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150,00 a R$ 450,00, conforme a arma de fogo, que é liberado para saque 24 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem deseja entregar o armamento não é identificado. Para realizar o transporte legal da arma é preciso retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma no site da Polícia Federal. Ela também

deve estar descarregada e embalada. Com o relançamento da Campanha do Desarmamento, 53 postos de coleta de armas estão à disposição da população em todo o Estado em unidades das polícias Militar, Civil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (http://www. entreguesuaarma.gov.br/desarmamento).

A Patrulha Escolar tem como objetivo principal a prevenção aos crimes e atos infracionais. A união da Polícia Militar com a comunidade escolar busca reduzir a violência e a criminalidade nos estabelecimentos de ensino e nas proximidades. O policiamento nas escolas é realizado diariamente por policiais militares capacitados que, conhecendo a realidade da comunidade escolar, buscam alternativas de combate à ação de criminosos no ambiente estudantil e no entorno. Os militares também atuam com palestras e orientações com foco na prevenção ao uso de drogas, no fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável,

feliz e principalmente mais segura. Composta pelo comandante da guarnição Sargento José Carlos de Souza Araújo e pelo patrulheiro Cabo Marcelo Machado Pereira, a Patrulha Escolar do 12° BPM atua de forma preventiva regularmente nas unidades de ensino, buscando a criação de referências positivas para os alunos, além de buscar a aproximação do policial militar com a comunidade escolar. A Patrulha Escolar foi criada no segundo semestre de 2010 e é uma ação desenvolvida em conjunto, pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Polícia Militar.


O PIONEIRO O

GERAL |

7

DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

Centro Olímpico seleciona Queda de 10% nos transplantes de novos atletas para as órgãos no Estado equipes de handebol Nos dias 12 e 13 de fevereiro, serão realizadas seletivas técnicas para jovens atletas que desejam ingressar nas equipes de handebol do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES). A ação ocorrerá no Ginásio Jayme Navarro de Carvalho em diversos horários, de acordo com a idade do atleta

O Espírito Santo fechou 2013 com uma queda de 10% nos transplantes de órgãos quando comparado com 2012. A redução se deve ao baixo número de notificações feitas pelos hospitais, sobretudo no segundo semestre do ano passado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) espera reverter esse quadro com ações que já começaram neste verão Divulgação

Os interessados devem ter idade entre 11 e 17 anos e preencher a ficha que está disponível no site do COES (www.coes.es.gov. br) ou da Sesport (www. sesport.es.gov.br) e enviar para o email: coordenacao. te c n i c a @ c o e s. e s. g ov. b r até a próxima terça-feira (11). Os atletas selecionados para as 12 vagas ofertadas terão a oportunidade de receber o treinamento de Emerson Erlacher e Eduardo Palaoro, técnico e auxiliar técnico de handebol do COES e, ainda, farão parte de uma equipe campeã e internacionalmente prestigiada. Os novos integrantes do Centro atuarão com os jogadores do Colégio Castro Alves/ COES, donos de medalhas importantes, como o ouro do infantil nos Jogos Sul-Americanos Escolares em 2013. Além do contato com atletas de alto rendimento, os selecionados terão à sua disposição: técnicos, auxiliar técnico, preparador físico, médico, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, massoterapeuta e enfermeira. O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, afirma que esta é uma importante oportunidade para aqueles

que desejam se destacar no esporte. "Os selecionados farão parte da turma do nosso Centro Olímpico e terão um excelente treinamento, que, juntamente

com o esforço a dedicação do atleta, renderá muitas medalhas para o nosso Estado em futuras competições nacionais e internacionais”, frisa. Divulgação

Os selecionados terão à sua disposição: técnicos, auxiliar técnico, preparador físico, médico, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, massoterapeuta e enfermeira

| Sobre o COES Centro Olímpico do Espírito Santo (COES) é uma unidade da Rede Nacional de Treinamento do Ministério do Esporte, que visa capacitar talentos e jovens atletas nas modalidades olímpicas, desde a base até o alto rendimento. A estrutura que está sendo construída em Vitória (ES), uma parceria entre o ME e o Governo do Estado, abriga trabalhos em sete modalidades esportivas: boxe, ginástica rítmica, handebol,

judô, natação, taekwondo e vôlei de praia, além de ser local de treinos para seleções brasileiras de base. Em 2014, as modalidades badminton e ginástica artística também passam a fazer parte do Centro, completando nove modalidades. Atualmente, cerca de 350 atletas estão vinculados ao COES e, até 2016, a previsão é que 610 atletas façam parte do projeto, sendo 420 da escola de base e 190 do alto rendimento.

Desde janeiro, a equipe da Central de Captação de Órgão da Sesa (CNCDO) promove a campanha de verão nas praias capixabas para sensibilizar a população sobre a importância da doação. O objetivo é derrubar mitos sobre esse assunto por meio de informações. A coordenadora da CNCDO, Rosemery Erlacher, afirma que durante as ações nota-se que o tema ainda é pouco conhecido. “Nas nossas conversas com a população percebemos ainda muitas dúvidas, principalmente sobre morte encefálica. Então, estamos fazendo esse trabalho para informar e sensibilizar porque não há transplante sem doador”, ex-

plica. Ontem a tenda da CNCDO esteve na Praia de Camburi (perto do quiosque 6), em Vitória. Neste domingo, a ação é no início da Praia da Costa, às 8 horas. Quem comparecer poderá tirar dúvidas com os técnicos e também ganhar brindes como bonés, bolas e squeezers.

| Capacitação De modo geral, houve uma redução nos transplantes de órgãos em todo o Brasil no ano passado, fato que acabou se refletindo no Espírito Santo também. E, além de campanhas, o Estado está trabalhando na capacitação de profissionais envolvidos no processo de doção e transplante. Neste mês, cinco profissionais capixabas farão um treinamento oferecido pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) no Hospital Albert Einstein (SP), referência na área. Um dos focos da capacitação será aprimorar

a atuação de enfermeiros que fazem a abordagem familiar. “Esse profissional é de extrema importância porque além de ter a função de manter o potencial doador e fazer busca ativa, ele é o responsável por conversar com a família num momento difícil com a missão de sensibilizar sobre a doação de órgãos”, ressalta Rosemery. Durante esse período, são realizadas aulas teóricas e práticas, com o uso de atores, para simular com mais realidade uma situação de doador potencial.


O PIONEIRO O

8 | OPINIÃO DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

| MONICA CAETANO

| SAGRAÇÃO LITERÁRIA

Mônica Caetano Gonçalves mcaetanogoncalves@gmail.com

Antonio Bezerra Neto bezerrapoesia@gmail.com

Monica é Psicológa, poeta e cronista residente em Belo Horizonte Esta coluna é publicada todos os domingos

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Fernando Gabeira, sinos e reminiscências

Há uma razão

Divulgação

| Mãos desenhando-se – M.C. Escher

longo exílio de Fernando Gabeira lhe fez bem. Voltou da Escandinávia refinadíssimo politicamente (já defendendo bandeiras ambientais) e altamente cordial, como se não tivesse perdido seus umbigos mineiros. E o melhor: talhado como intelectual seguro, requintadíssimo e antissectário diante de alguns partidos que conservavam no Brasil caminhos stalinistas. É bom vê-lo, já com mais de 70 anos, trilhando caminhos impregnados de humanismo e com brilhos de rejuvenescimento. Vejo-o na GloboNews soberanamente apresentando um curioso e elegante programa sobre os sinos de São João del-Rei, cidade que guarda muito das tradições religiosas das Minas Gerais, notadamente aquelas advindas da tradição colonial. Gabeira conduz o programa com uma informalidade que chega a criar um estilo cheio de pessoalidade; sua proximidade com os sinos e sineiros é de uma beleza diferenciada. “Os sinos estão em mim, amo-os”, é o que diz um dos sineiros entrevistados. Fico embriagado com o sotaque que surge do atavismo das Minas Gerais, estado emblemático da Federação. E me vem algo dito por Autran Dourado, escritor muito acarinhado pelo pro-

O

fessor Cidinei De Carli Favalessa: “Escrevo para entender a loucura humana em geral e a loucura particular que é Minas Gerais.” Há momento em minha vida que me imagino sendo salvo por Minas; falo em tom de metáfora, talvez desejando abraçar as camadas surreais do mundo das Gerais. Um velho pároco certa ocasião me disse que o Toque dos Sinos em Minas Gerais, ou Linguagem dos Sinos, é uma tradição católica praticada especialmente na cidade de São João del-Rei, conhecida como “a terra onde os sinos falam”. Os estudos mostram que, nas cidades analisadas, os toques são religiosos e têm finalidade social ou de defesa civil. Os repiques foram criados pelos sineiros durante o “tempo colonial” e transmitidos oralmente. Os mais conhecidos são Ângelus, exéquias, cinzas, finados, passos, treva, toque da ressurreição, Te Deum, incêndio, agonia, fúnebres, festivos, de parto, posse de irmandade, de almas, de missas, Natal, ano-novo, das chagas ou morte do Senhor. Digo sem medo: a grande obrigação de Minas é espalhar e manter suas tradições. Gabeira capta do entrevistado o inusitado. A linguagem dos sinos segue um conjunto de regras litúrgicas, mas deixa certa liber-

dade para a intervenção do sineiro. No filme Andrei Rublev (URSS, 1966) a vida de Andrei Rublev, o grande pintor de ícones da Rússia do século XV, um período de intensa agitação e também de diversas dificuldades pelas quais passavam o povo russo. Na época, o país sofria com a indigência, o rigor da igreja ortodoxa e também com as invasões tártaras. Nesse cenário caótico, estão inseridos os diversos episódios da vida de Andrei, que, mais tarde, abandonaria seu trabalho como pintor, para se dedicar a Deus. Uma das cenas mais curiosas é a colocação de um enorme sino numa bela Igreja Ortodoxa. A cidade festeja por dias! O imaginário dos sinos está presente em todo mundo dito cristão, além de permear bastante o budismo; mas em Minas, particularmente em São João, o sineiro tem de ter o perfume das horas e dispor de um bom ouvido. Em Ouro Preto, ouvi de Dona Lilli, proprietária do Pouso Chico Rei, que a poeta norte-americana Elizabeth Bishop assustava-se com os sinos. É explicável: ela era filha da Reforma. Uma verdade curativa e curiosa: cada sino tem um nome, uma história, um som.

odos ouvimos ou lemos em algum lugar que a vida é um livro com páginas em branco a ser escrito. O quê e o porquê são as questões centrais e individuais. Seria um diário de bordo? Não,os dias corriqueiros e as rotinas cotidianas se condensam em um único capítulo, bem parecido com os “procedimentos operacionais padrão”, isso ou ISO a que estão obrigadas as empresas segundo as normas de qualidade. Os melhores capítulos serão aqueles que passam em lampejos em nossas memórias como estrelas cadentes ou - menos poeticamente – como mini flashbacks. É nesta linha que seguimos, os que nos atrevemos a escrever mais do que o próprio livro da vida – livros e páginas impressas a serem lidas por outros, muitos ou alguns, seja como meio de transmitir informação, conhecimento ou entretenimento e acima de tudo assegurar o registro histórico e cultural, o dito “zeitgeist” da língua germânica, a melhor síntese linguística para o espírito de um dado mo-

T

mento em determinado tempo e lugar. Exatamente aí estão os cronistas, dedicados ao estilo literário ainda sem reconhecimento unânime. Crônica vem de Cronos, deus do tempo na antiguidade clássica, Saturno para os gregos. Ao cronista cabe escrever inclusive sobre mitologia, mas especialmente sobre assuntos do tempo, este efêmero e etéreo que ultrapassa a tudo e todos. Assim, presume-se que a crônica acabe passando, como as notícias no dia seguinte. Entre as grandes exceções, cito somente dois, Drummond e Braga, mestres nos ensinamentos deSchopenhauer: “É preciso ser econômico com o tempo, a dedicação e a paciência do leitor, de modo a receber dele o crédito de considerar o que foi escrito digno de uma leitura atenta e capaz de recompensar o esforço empregado nela. É sempre melhor deixar de lado algo bom do que incluir algo insignificante”. A elesuma adaptação dos versos de Rimbaud: “Mudem nossa sorte, livrem-nos das pestes, a começar pelo tempo”.


O PIONEIRO O

OPINIÃO |

9

DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

| LUCIANO PIRES

| INFORME

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista.

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Redação O PIONEIRO redacao@jornalopioneiro.com.br

Esta coluna é publicada todos os domingos

Avenida Rufino de Carvalho

Sobre erros e concertos

Café & Gestão Redação

Trecho do asfalto da Avenida Rufino de Carvalho, localizada no Centro de Linhares, próximo a um ponto de ônibus e estabelecimentos comerciais recebeu reparos

Febre Aftosa O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) concluiu, no inicio da semana que passou, o relatório que apresenta o resultado da última campanha de vacinação contra febre aftosa, realizada em novembro em todo o Estado. A imunização atingiu cerca 2,2 milhões bovinos e bubalinos (búfalos), o que representa 98,94% do rebanho capixaba.

O número de propriedades rurais com registro de vacinação teve um aumento considerável. Durante a primeira etapa da campanha, em maio (quando são vacinados os animais com até 2 anos de idade), 30.282 propriedades (92,87%) foram registradas. Na última etapa, em novembro, esse número subiu para 31.012, o que corresponde a 96,11% de adesão.

Assistência Social Na próxima terça-feira, 11, ás 17 horas, o Conselho Municipal da Assistência Social de Linhares realizará a primeira Reunião Ordinária deste ano de 2014. O encontro será na Casa dos Conselhos, no Centro. A reunião será voltada para a comu-

nidade em geral, gestores públicos, representantes da sociedade civil e governamental, que terão a oportunidade de avaliar, fiscalizar, propor e deliberar ações que visem aperfeiçoar e consolidar a Política Municipal de Assistência Social.

Exposição de Orquídeas O orquidófilo com mais de 20 anos de experiência no estudo sobre orquídeas, Luiz Carlos Valentini, é presença confirmada na 1ª Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia, que acontecerá de 14 a 16 de março. O evento é aberto ao público e será realizado no Orchidário Villaggio d’Italia, no km 96 da BR 262, em

Pedra Azul, Domingos Martins. O cultivo de orquídeas será tema da palestra do orquidófilo no dia 15 de março, às 16h, e no dia 16, às 11h. “Na ocasião, vamos discutir a influência do ar, da água e da luz no cultivo das orquídeas. Serão dicas interessantes para os amantes da flor e orquidófilos”, pontua Valentini.

Em campo Engana-se quem pensa que o ex-prefeito Guerino Zanon (PMDB) está ausente da política. Ele está bem ativo visitando e sendo visitado por seu eleitorado, porque será candidato a deputado

estadual nas eleições de outubro próximo. Guerino faz visitas diárias aos bairros e, de casa em casa vai cumprimentado seus eleitores que se sentem prestigiados com sua presença.

Com o objetivo de promover capacitação e propiciar debates sobre temas atuais, para que profissionais da Administração e outras áreas desempenhem suas atividades com competência é o objetivo do “Café & Gestão”, evento gratuito do Instituto de Administração do Espírito Santo (IAES), cuja 1ª edição de 2014 já tem data marcada para acontecer: 13 de fevereiro, às 08h, na sede do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES)-ES, em Vitória. O tema será “Estratégia para a Competitividade”, com a mestre em Sistemas Integrados de Gestão e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ingrid Paola Stoeckicht.

Nova Venécia Está autorizado o início das obras de pavimentação da estrada que liga Gameleira ao Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, em Nova Venécia. A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi realizada na quinta-feira (06), na Praça do Imigrante, ao lado da prefeitura da cidade. O investimento será feito pelo Programa ‘Caminhos do Campo’ para pavimentar os mais de 4,5 quilômetros do trecho. Os recursos para realizar a pavimentação superam a marca dos R$ 3 milhões e foram feitos por meio da Secretaria de Estado da Agricultura.

Cadastro de reserva O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) vai promover concurso público para o preenchimento de 40 vagas e cadastro de reserva. A previsão é que o processo seletivo seja realizado no primeiro semestre deste ano. A oferta é de 15 vagas para cargo de analista de tecnologia da informação (15), sendo que 12 para a área de Sistemas de Informação e 03 para a função de Suporte, Redes e Telecomunicações. Há também vagas para analista organizacional – área Administrativa (04), contador (01), advogado (02). A remuneração inicial varia de R$ 1.008,28 a R$ 4.885,67, para uma carga horária de 40 horas semanais. Os novos funcionários terão como benefícios assistência médica, vale alimentação e/ou refeição e reembolso creche.

m meus 20 anos de palestras, em duas oportunidades separadas por mais de uma década, cometi um erro daqueles de arrasar o palestrante. Uma foi no ano passado. Fui contratado para mediar um debate num evento de uma grande empresa de serviços brasileira, promovido para os corretores da empresa, tendo na plateia cerca de 40 pessoas. Eu deveria abrir e conduzir um bate papo entre um diretorzão e um dos mais experientes corretores do mercado. Fiz a tarefa de casa, me preparei, me concentrei, tudo certinho. E então abri o evento com toda a simpatia, perspicácia e humor... e percebi que a plateia fez cara de espanto. O pessoal da organização com cara de super espanto. Ninguém disse nada e continuei a conduzir a conversa, mas havia algo de ruim no ar. Minhas intervenções eram recebidas de maneira fria. Só fui saber o que havia ocorrido quando o evento terminou e a representante da empresa veio falar comigo.

E

Eu havia aberto o evento mais ou menos assim: “Bom dia a todos, é uma satisfação estar reunido com vocês aqui na...” e disse o nome do maior e mais odiado concorrente da empresa. E nem percebi. Continuei normalmente, não me referi mais ao nome do concorrente e jamais me toquei do que havia dito. Por isso o clima ruim. A cada vez que eu fazia uma intervenção ficava todo mundo esperando pra ver se eu ia repetir a besteira e ser assassinado pelo diretor ali no palco. Quando me disseram o que acontecera, não acreditei. Foi um ato falho, provavelmente provocado pela minha familiaridade com o concorrente, de quem eu era cliente. Mas não havia o que fazer, o evento tinha terminado, todos dispersado. Pedi desculpas, mas não adiantava. Era recolher os cacos e cair fora. Depois mandei uma carta me desculpando, mas só o diretorzão respondeu, educadamente dizendo que não havia problemas, que o evento correu bem. Mas seguramente sou “persona non grata” naquela empresa.

Este ano cometi outra besteira. Comecei o ano com o pé no acelerador no Facebook, com a intenção de triplicar o número de curtidores, obter alto engajamento e transformar minha página num veículo forte de distribuição de conteúdo. Para isso precisei acelerar o número de posts e ampliar o alcance. Mais posts, mais assuntos, menos tempo para checar e checar outra vez. O resultado foi a publicação de um post sobre a tabela de correção do imposto de renda com um erro grosseiro, primário, idiota. Quando fui avisado, a mancada já havia sido compartilhada 64 vezes. Corri arrumar, refiz o post, expliquei o erro, pedi desculpas. Não havia mais o que fazer. Não adiantava correr atrás. O erro na internet vaza por qualquer buraco. Bem, e aí? O que fazer? Como suportar a sensação do “fiz papel de idiota”? Não sei como você faz, mas eu começo com um velho dito sobre o fracasso: mais importante que o fracasso é o que você fará com ele. Eu faço assim: assumo a besteira imediatamente, desfaço o malfeito, conto pra tudo mundo, peço desculpas e toco em frente. O segredo está no “imediatamente” e no “pra todo mundo”. Na hora. Plá-plum! Sem dar voltas, sem mimimi, sem enfeitar o pavão. Reação imediata! E de forma a que as pessoas recebam a explicação de mim mesmo, não de um intermediário que dará o viés que quiser. Infelizmente no evento da empresa de serviços só me contaram da besteira depois de terminado, ou eu teria transformado o limão em limonada. Na hora. Então é assim: fiz a besteira, reconheço, peço desculpas e sigo em frente. E depois passo um período terrível me cobrando, refletindo sobre o erro para não cometê-lo outra vez. Errar é humano. Aprender com ele é divino. Ah, sim, é “consertos”, idiota.


O PIONEIRO O

10 | GERAL DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

| O PIONEIRO NOS BAIRROS | PAVAZINE Redação O PIONEIRO redacao@jornalopioneiro.com.br

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos Esta coluna é publicada todos os domingos

McLivro Feliz

Interlagos

Escola do Interlagos está em situação precária e pais querem providência O ano letivo na Escola Municipal Antonio Fernandes, do bairro Interlagos, começou do mesmo jeito que foi encerrado no ano passado: com muitos problemas. Isso é o que se pode ver nas fotos abaixo. São paredes mofadas, paredes com reboco deteriorado, paredes sujas, cadeiras quebradas, corredores sufocantes e muito relaxamento que inviabilizam o aprendizado dos alunos e causa revolta nos professores e nos pais de alunos

McDonalds vai distribuir 10 milhões de livros na América Latina em 2014.

A rede de fast foods vai dar livros infantis na compra do McLanche Feliz. A campanha, que acontece em toda a América Latina, promete distribuir 10 milhões de exemplares em 2014

Receita do bem Seis minutos de leitura diária são mais eficientes do que ouvir música ou caminhar para combater o estresse.

Divulgação/Arquivo

Ler ... • ajuda a dormir melhor • reduz stress • te deixa mais bonito (tá, atraente) • encoraja a busca por conquistas • aprimora sua empatia • Livros de auto-ajuda são importantes aliados no combate à depressão • amplia seu vocabulário • te torna mais rico culturalmente e menos preconceituoso • é tão terapêutico quanto música e cinema • um romance melhora atividade cerebral por dias • previne Alzheimer e Demência • Leitores são mais inteligentes e têm melhor memória • faz com que você escreva melhor • traz de fato o mente sã em corpo são • te faz um ser humano mais humano

Micro-romances em 140 caracteres "Confundiu Ego com Lego e agora encaixava pedacinhos de sua consciência em múltiplas combinações de personalidade" (Eddiemasses).

Por causa dessa situação, a Diretora do estabelecimento, professora Maria Aparecida convidou, quarta-feira, 5, o vereador Estefano Silote, aliado do prefeito Nozinho Correa na Câmara Municipal, e alguns pais de alunos, para ver de perto como está aquele estabelecimento de ensino. Silote, ao lado do também vereador Milton Colega Filho foi ver a situação de perto e lá constataram que realmente a situação é precária. Na oportunidade o vereador informou á Diretora que fez requerimento para reforma do prédio há mais de um ano, e esperava que a escola tivesse

condição de receber os alunos neste ano de 2014, o que não acontece. Após a visita, o vereador postou em seu facebook o seguinte: “Boa tarde. Ontem, a convite da Diretora da “Escola Antonio Fernandes”, senhora Maria Aparecida e de alguns pais de alunos, e acompanhado pelo vereador Milton Colega, fomos constatar a situação em que se encontra aquela instituição de ensino. As salas estão em péssimas condições de abrigar alunos e educadores, duas delas com infiltração e danos nas estruturas físicas, além de corredores no 2º piso apertados causando

risco na evacuação (sic) em caso de incêndio, e também salas improvisadas em espaços sem nenhum conforto para atender educandos e educadores. Lembro que já fiz o requerimento, que foi encaminhado para o órgão competente”, disse o vereador. Alguns pais de alunos também se pronunciaram após a visita que fizeram com os vereadores e exigem uma providencia imediata, “porque desse jeito não tem como nossos filhos se concentrarem no aprendizado. Isso é um absurdo e queremos uma providencia imediata”, segundo disse um pai de aluno.

Escritores, jornalistas, blogueiros foram convidados a escreverem um romance em até 140 caracteres, excetuando título e com temática livre. Embora não seja reconhecido como um gênero literário — sendo associado às tendências de vanguarda e ao minimalismo — as micronarrativas ganharam um considerável número de adeptos nas duas últimas décadas.

Encanto felino Gato: o animal ideal do século XXI Sagrado no Egito Antigo e perseguido na Idade Média, o gato deve assumir o posto de bicho mais popular do mundo neste século.

Revolução está no nome de Deus "É preciso agitar. Jesus era mais para Black Bloc" (Padre Julio Lancellotti, coordenador da Pastoral da População de Rua em SP)

Batidão Com 10 milhões de fãs, funk é hino de identidade para jovens brasileiros da periferia. Segundo estudo do Data Popular, instituto especializado em pesquisas de opinião nos estratos emergentes do país, a “comunidade funk” hoje congrega 10 milhões de brasileiros com mais de 16 anos, a maioria das classes C e D. É um público fiel: 77% deles escutam funk todos os dias e 50% vão a um baile funk pelo menos uma vez por mês

"Quem tem um 'porquê' enfrenta qualquer 'como'" Victor Frankl


O PIONEIRO O DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

INDICADOR PROFISSIONAL | 11


O PIONEIRO O

12 | SOCIEDADE DOMINGO, 09 DE FEVEREIRO DE 2014

| DENI Deni Almeida da Conceição denialmeida@jornalopioneiro.com.br Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos Divulgação

A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito” (Isaac Newton)

Bom dia, Domingos Savio Rigoni

Loteamentos te na zona norte, deve fazer os preços caírem. A observação é de um experiente empresário.

Festival Sabores

Volta às aulas

O Festival Sabores do Espírito Santo – Região do Verde e das Águas, Etapa Linhares, que estará acontecendo no período de 12 a 27, será lançado quarta-feira, ás 20 horas,no Restaurante Companhia do Peixe, na Linha Verde, bairro Lagoa do Meio. Não foi divulgado o número de bares e restaurantes que estarão participando do Festival

Com o início das aulas, as famílias ficam no vai e vem dos finais de semana às praias do nosso litoral. E isso vai durar até o carnaval, que este ano acontece dia quatro de março.

Edna e Pedro Sérgio Venturini com Mary e Carlos Junior Helmer circularam por

Horário de Verão Atenção, fique ligado por que o Horário de Verão termina domingo que vem, dia 16.

Pontal do Ipiranga domingo passado. Foram ver de perto o que a chuva fez por lá, em dezembro último. Márcia Motta Peroba é a nova presidente da Afemol – Associação Feminina do Sindimol, e tem planos audaciosos para movimentar aquela entidade.

Divulgação

Palestra

Nasceu Liz a primeira filha de Joana Schimidt e Milton Paraíso

Chamego Raquel e Fabrício Carraretto Barreto em dia de festa

Curtas II Sabricia Belizario Dutra é a aniversariante deste domingo. Claro e evidente que vai comemorar ao lado do marido, Ubiratan Moraes Dutra e dos filhos Rodrigo e Raissa.

Férias

Curtas Sabricia e Ubiratan Moraes Dutra comemoram como podem a aprovação de Rodrigo, o filho mais velho, na Escola Oficial da Marinha Mercante, no Rio de Janeiro. Desejamos sucesso.

A Expotur – 10º Salão de Turismo e 5º Salão de Artesanato do Espírito Santo acontecerá dias 4, 5 e 6 de abril, na Praça do Papa, em Vitória. Divulgação

A quantidade de loteamentos que vem surgindo nas diversas regiões de Linhares, notadamen-

Expotur

Crimes de Lavagem de Dinheiro, é o titulo da palestra que a CDL promove na próxima terça-feira, dia 11, ás 16 horas, no Teatro da Faculdade Pitagóras, tendo como palestrante João Alfredo de Souza Ramos, formado em Contabilidade e Direito, sócio-gerente da SR Auditores e Consultores, e membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Milena com a filha Raissa passaram férias em Trancoso, no Sul da Bahia, curtindo aquela tranquilidade toda

A diretoria da Adel – Associação para o Desenvolvimento de Linhares estará visitando a empresa Brametal, em Rio Quartel, segunda-feira, dia 17, onde será recebida pelo gerente da empresa, Al-

exandre Schmidt. Nesta segunda-feira, dia 10, o prefeito Nozinho Correa participa da Aula Inaugural 2014 da Facelli, às 19 horas, no bairro Novo Horizonte. O vice-governador Givaldo Vieira assume hoje o Governo do Estado e fica no cargo até o dia 17, quando o governador Renato Casagrande retorna de sua viagem.

O PIONEIRO 09 DE FEVEREIRO DE 2014  

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 09 de fevereiro de 2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you