Issuu on Google+

O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

R$ 1,00

LINHARES-ES | DOMINGO, 03 DE FEVEREIRO DE 2013 |ANO XLV | Nº 10 | FUNDADO EM 25/12/1967 - EDIÇÃO DE 12 PÁGINAS

DENI

PANORAMA

TELEVISÃO

Há muito tempo um almoço no Estado não reunia tanta gente importante e cheio de mulheres bonitas e chiques. Páginas 12

O advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, foi escolhido o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil OAB. Página 02

Bárbara Paz é nome confirmado na próxima novela das 9, do Walcyr Carrasco. Página 06

Pacientes UTIN do Hospital Rio Doce será reaberta nesta segunda-feira A Diretora Administrativa do contarão Hospital Rio Doce, Neuza Aparecida de Moraes Dantas Bessa encamicom mais nhou, sexta-feira, dia 1° de fevereiofício ao Secretário de Estado Saúde, José Tadeu Marino, com medicamentos ro,dacópias para o Sub Secretário Geraldo Queiroz, Secretária Municipal de fornecidos Saúde, Fátima Fiorino Biancardi e à Superintendente Regional de pelo Estado Saúde de Colatina, Cibely Pandine Depois de passar por revisão, a lista dos medicamentos especializados comprados exclusivamente com recursos do Estado subiu de 31 para 45 itens. Agora, contando com os remédios que são custeados pelo Governo Federal, os capixabas terão acesso a 196 produtos, 14 a mais. Página 03

 NORMA Poção mágica

Giurizatto Almeida, informando que “após a reorganização da equipe médica, com novos profissionais no grupo, a UTIN – Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Rio Doce será reaberta a partir de segunda-feira, dia quatro de fevereiro de 2013, com quatro leitos nesta fase inicial”. A notícia vem de encontro aos anseios da população, notadamente às mães, que estavam se deslocando para outras cidades, quando tinham necessidade.

Carnaval de Conceição da Barra promete reviver as alegrias do passado Reviver as alegrias do Carnaval de Rua. Esse é o modelo do Carnaval de Conceição da Barra para este ano, com shows no palco e o trio elétrico circulando na Avenida da Folia, entre o Farol da Barra e a Arena de Eventos, numa extensão de 800 metros. Na Arena será livre a circulação de pessoas e o acesso será através de dois portais e cinco outros pontos.

Página 05

Chamada para escolha de professores em regime de designação temporária acontece nesta segunda-feira Na última quinta-fira a Secretaria Municipal de Educação divulgou o edital de convocação para a escolha de localização, em regime de designação temporária, para o exercício da função de regência de classe pedagógica no Ensino Fundamental e Educação Infantil. A escolha de localização será realizada nesta segunda-feira, dia 4, às 8 horas, no Pólo da UAB, localizado no bairro Novo Horizonte. Página 03

Página 07

Leão Alimentos e Bebidas promove terceira edição do “Estação Sustentável” nas praias de Pontal do Ipiranga e Guriri Vai começar a edição 2013 do “Estação Sustentável”, evento promovido pela Leão Alimentos e Bebidas – até en-

tão conhecida como SABB. As primeiras ações do projeto acontecerão nos dias 3 e 16 de fevereiro, entre 10h e 16h, nas

praias de Pontal do Ipiranga, em Linhares, e Guriri, em São Mateus. Página 04

Carnaval de Linhares promete muita animação e segurança do Pontal a Regência As bandas nacionais VoaDois, Gang do Samba e Praieiros comandam a programação de carnaval nas praias de Linhares, junto com as bandas locais que prometem não deixar ninguém parado. A Prefeitura de Linhares preparou uma programação repleta de atrações com diversos ritmos que vão do axé ao sertanejo. O policiamento no local foi reforçado com a presença de 40 policiais militares e 20 homens da Guarda Municipal, além de funcionários da Fiscalização, Meio Ambiente e Conselho Tutelar. Página 03


2

GERAL

DOMINGO O PIONEIRO 03 de fevereiro de 2013

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

PANORAMA

Artesanato indígena Foto: Paulo César Dutra Jr.

Paulo Cesar Dutra paulodutra2002@yahoo.com.br

Eleição da OAB O advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, 41 anos, foi escolhido o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil OAB, após uma disputa marcada por polêmicas e trocas de acusações. Ele ocupará o cargo pelos próximos três anos e foi secretário-geral na Ordem durante a presidência de Ophir Cavalcante, seu antecessor. Marcus derrotou Alberto de Paula Machado, vice-presidente da gestão que agora chega ao fim. Votaram 81 conselheiros federais da instituição, representantes das 27 unidades da federação. O presidente eleito recebeu 64 votos, contra 16 para Machado e apenas um voto em branco.

Ônibus Escolar Na manhã da última quintafeira, o governador Renato Casagrande entregou 144 ônibus urbanos escolares para atender 72 municípios capixabas. A ação do governo é um instrumento de democratização de oportunidades educacionais, que visa garantir acesso e permanência na escola dos alunos residentes em regiões sem vagas ou unidades de ensino.

Eleição O prazo para apresentação de candidaturas à presidência da Câmara Federal termina ás 22 horas neste domingo. Até o momento, quatro deputados lançaram suas candidaturas: Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Rose de Freitas (PMDB-ES), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (Psol-RJ). A eleição acontece às 10 horas de amanhã.

Luto Meu velho e bom companheiro Juca Gama nos deixou na madrugada da última quintafeira. Meus pêsames aos seus familiares.

Tolerância Zero O Contran publicou a resolução 432/13, estabelecendo diretrizes mais rígidas para o cumprimento da lei seca. Limite de álcool no teste do bafômetro foi reduzido de 0,1 para 0,05 miligramas por litro de ar. Soluços, sonolência, desordem nas vestes, ironia, dificuldade de equilíbrio ou fala alterada, dentre outros sinais, também poderão comprovar embriaguez. Se beber, não dirija!

Riscos O pesquisador da Incaper André Guarçonique foi entrevistado na TV Assembléia, falou sobre os riscos que a lama abrasiva pode causar ao meio ambiente e a alternativa de usá-la como adubo. A lama abrasiva é um resíduo originário do bloco de granito e representaprejuízo ao meio ambiente por conter alta concentração de cal e ferro. Segundo Guarçoni, o volume de lama abrasiva produzida diariamente é muito grande e isso pode ser considerado um perigo, pois, se armazenada em grande volume, pode contaminar o solo e comprometer a atividade agrícola de um produtor. Com o objetivo de eliminar esse problema, pesquisadores do Incaper desenvolveram pesquisa para utilizar a lama como fertilizante. A experiência foi realizada na fazenda do Incaper em Linhares, no norte do Estado. A entrevista vai ao ar às 13 horas de hoje, na TV Assembleia.

O rei Momo, a rainha e as princesas abriram o Carnaval de Vitória, no Sambão do Povo

Carnaval de Vitória O Carnaval de Vitória das Escolas de Samba começou na última quintafeira com o desfile da convidada, Chega Mais, que homenageou o cantor e compositor paulista Adoniram Barbosa e terminou na manhã de hoje, com a apresentação da Unidos de Jucutuquara que homenageou o centenário de do jornalista e cronista capixaba Rubem Braga.

Carnaval de Vitória II

A abertura do carnaval de Vitória foi com o Desfile das Escolas de Samba do grupo de acesso, no Sambão do Povo, a Chega Mais, Unidos de Barreiros, Chegou o que Faltava e Rosas de Ouro levaram muita animação nas apresentações. A Chega Mais, de Vitória, retornou ao desfile das escolas de samba com o samba-enredo reeditado, homenageando Adoniram Barbosa e seus sucessos. Com uma bateria vibrante, a escola movimentou as arquibancadas e contagiou a todos por onde passava. Depoisfoi a Unidos de Barreiros. O samba-enredo “Qual é a sua beleza? A minha é natural”, a escola destacou as belezas das montanhas, das praias e dos povos que viveram no Estado.Nem mesmo a chuva tirou a alegria dos componentes da escola Chegou o que Faltava, terceira a entrar na avenida. Chegou bela e harmoniosa este ano, após não desfilar em 2012. O desfile do Grupo de Acesso fechou com Rosas de Ouro, cantando o samba-enredo “Do Mármore ao Granito.

Carnaval de Vitória III

Nos desfiles na sexta-feira, a primeira escola a se apresentar foi a Tradição Serrana cujo samba enredo foi “Os sonhos dos imigrantes viraram realidade. A Tradição na passarela canta a tarantela”. A intenção foi resgatar na avenida a história da imigração italiana no Estado. Depois foi a vez da Novo Império com o tema “O Fim do mundo”, enredo que foi dividido em duas partes: a primeira trata das tragédias que podem causar o fim do mundo, como furacões e tsunamis; já a segunda aborda o assunto com boas doses de irreverência, abordando os constantes erros de previsões. A terceira apresentação foi da Andaraí que cantou na avenida “Andaraí canta em verso e prosa! 100 anos do Rio Branco, áureos tempos de lutas e glórias” A quarta escola a se apresentar na sexta-feira foi a Pega no Samba com o enredo “Em terra de bamba, samba quem tem raiz. O Pega canta a gigante amigos da Gurigica” Encerrando o primeiro dia de desfile do grupo especial a São Torquato cantou na pista “Onde está o ouro? Pegue o mapa da mina e encontre o seu tesouro”.

Carnaval de Vitória IV

Ontem, o terceiro dia de desfiles das escolas, a Unido da Piedade foi para o Sambão do Povo, cantar “Anauê, Anauê... Guanambi, Amanajé nas terras abençoadas do Espírito Santo!”A escola retratou uma história de amor, envolvendo duas tribos indígenas inimigas que viviam em território capixaba antes da colonização. A segunda escola a desfilar foi a Imperatriz do Forte, com o tema “Parque Moscoso:100 anos de história no coração da cidade”. A Independente de Boa Vista foi a terceira a pisar na avenida com o enredo “Diáspora Africana - O grito de liberdade de uma raça”. A Mocidade Unida da Glória-MUG com o tema “OuiVoilále France! Mocidade singra os mares de Dunkerque. Mercibeacoup!” foi a quarta escolar a entrar na avenida. E para encerrar o desfile das escolas foi a Unidos de Jucutuquara com o enredo “A centenária noite do sabiá da crônica: entre pássaros, palavras, chiquitas e baianas” para homenagear o centenário de Rubem Braga. Carnaval de Vitória IV Na próxima edição vamos divulgar o resultado dos desfiles das escolas de Samba de Vitória.

Peças produzidas por jovens do Projeto Ma’enduara em oficinas de artesanato, fotografia e filmagem serão expostas na aldeia Comboios, em Aracruz (ES), este mês. O projeto é uma iniciativa da Fibria e do Instituto Votorantim para colaborar com a interação entre os alunos indígenas e não indígenas da escola de Ensino Médio de Vila do Riacho. Durante as oficinas foram resgatados costumes e conhecimentos como a coleta e o tratamento de cipó e de sementes para a confecção de peças. A nova cabana da aldeia, construída pelos jovens do projeto e colaboradores da comunidade com o apoio da Fibria, sediará a exposição.

Você sabia... ...que a Fibria realiza monitoramento do boto-cinza (Sotaliaguianensis) no estuário do Rio Caravelas (BA)? A iniciativa começou com a abertura do canal de acesso ao Terminal de Caravelas para a implantação do transporte de madeira por barcaças. Os botos-cinza se alimentam de peixes e lulas e, ocasionalmente, de crustáceos. São ótimos nadadores, atingindo velocidades de até 60 quilômetros por hora e saltando até 5 metros acima da água. A empresa também monitora os meios biótico (banco camaroneiro, corais, peixes) e físico (turbidez da água e profundidade do canal, entre outros aspectos) para garantir a conservação do ambiente e a segurança da navegação.

Ficha limpa O presidente do Supremo Tribunal de Justiça – STJ, o ministro Joaquim Barbosa enviou ofício às Cortes do país cobrando a aplicação da ficha limpa no Judiciário. Apenas três dos mais de 90 tribunais cumpriram integralmente determinações do CNJ de prestar informações sobre a existência de servidores fichas sujas. Barbosa concedeu prazo de até 30 dias para que os tribunais se adequem às regras e prestem informações.

O PIONEIRO REDAÇÃO Av. Governador Lindenberg, 609, Linhares - Centro - CEP:29.900-020 Telefone: (27) 3200-6767 redacao@jornalopioneiro.com.br opioneiro@jornalopioneiro.com.br www.facebook.com/opioneiro

CIRCULAÇÃO O PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁVEL Deni Almeida da Conceição

DIRETOR COMERCIAL Diego Pandolfi Almeida da Conceição

EDITADO POR Editora O PIONEIRO Ltda ME

DIAGRAMAÇÃO Diego Pandolfi A. da Conceição GRÁFICO Renaldo dos Santos Alves COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Flávio Ricco, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Arlene Campos, Monsenhor Jonas Abid. ASSINATURAS assinatura@jornalopioneiro.com.br

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado www.facebook.com/opioneiro www.twitter.com/jornalopioneiro Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

FILIADO À

ABRAJORI Associação Brasileira dos Jornais do Interior

CNJI Cadastro Nacional de Jornais do Interior Periodicidade verificada em Brasília


GERAL

DOMINGO 03 de fevereiro de 2013

O PIONEIRO

3

Carnaval de Linhares promete muita Pacientes contarão com animação e segurança do Pontal a Regência mais medicamentos Bandas nacionais e locais prometem animar os foliões durante o carnaval nas praias Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação

As bandas nacionais VoaDois, Gang do Samba e Praieiros comandam a programação de carnaval nas praias de Linhares, junto com as bandas locais que prometem não deixar ninguém parado. A Prefeitura de Linhares preparou uma programação repleta de atrações com diversos ritmos que vão do axé ao sertanejo. O secretário de Turismo, José Carlo Fiorot garantiu que as bandas e os blocos carnavalescos do município vão agitar a galera na 1° e na 2° Avenida do Pontal durante o feriado. E para curtir com segurança, o Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS), de Linhares, distribuirá no Pontal do Ipiranga preservativo masculino e feminino e gel lubrificante na tenda montada na praça do balneário das 10h às 19 horas. Segundo a diretora do NAPS, Wânia Britto, o objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre os riscos e promo-

ver a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Para garantir mais segurança aos foliões em Pontal do Ipiranga, a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública vai instalar seis câmeras de videomonitoramento no mais movimentado balneário de Linhares. Duas delas ficarão nas guaritas e as outras quatro estarão espalhadas em pontos estratégicos da praia. “São câmeras do modelo Speed Dome, com capacidade para ampliar uma imagem em até 70 vezes sem perder a qualidade. Elas fazem uma varredura em 360º e são capazes de registrar em detalhes qualquer atividade suspeita. As câmeras serão monitoradas pela própria Guarda Municipal em uma estrutura montada no próprio balneário”, explicou o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro. O policiamento no local foi

reforçado com a presença de 40 policiais militares e 20 homens da Guarda Municipal, além de funcionários da Fiscalização, Meio Ambiente e Conselho Tutelar. Ainda de acordo com Washington Monteiro, o som alto, tanto residencial quanto veicular, está proibido no balneário, sendo liberado apenas na orla em direção à Segunda Avenida. “Qualquer outra manifestação de som alto fora desse local está proibida. Quem se sentir incomodado com algum barulho alto poderá ligar para a Polícia Militar, pelo telefone 190. A PM fará contato com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, que estarão equipados com um decibelímetro, capaz de registrar o nível sonoro no local. Comprovada a irregularidade, a polícia está autorizada a tomar as medidas necessárias, como apreender o veículo, por exemplo”, finalizou o secretário.

PROGRAMAÇÃO Pontal do Ipiranga Sexta-feira 08/02 17h - Palminha da Mão 19h - Aeróbica 23h - DK1 Show 01h - Carlinhos Rocha Sábado 09/02 16h - Morena Jamba 18h - Aeróbica 19h - Os Fanfarras 21h - Fernanda Pádua 23h - VoaDois 01h - Gabriel Gava 01h - VoaDois Domingo 10/09 18h - Aeróbica 19h - Os Fanfarras 23h - Pedro Mendes e Manoel 01h - Gang do Samba Segunda - feira 11/02 16h - João Vitor Vinícius 18h - Aeróbica 19h - Os Fanfarras

23h - Praieros 01h - Via Marte Terça - feira 12/02 16h - Morena Jamba 18h - Aeróbica 19h - Os Fanfarras 23h - Metrópollis 01h - Banda Tropical Regência Sexta-feira 08/02 16h - Trio Fubica e Banda 21h - Trio Fubica e Banda 00h - Fernanda Pádua Sábado 09/02 16h - Trio Fubica e Banda 21h - Trio Fubica e Banda 00h - Trio Potiguá Domingo 10/02 16h - Trio Fubica e Banda 21h - Trio Fubica e Banda 00h - Macucos Segunda-feira 11/02 16h - Trio Fubica e Banda

21h - Trio Fubica e Banda 00h - Comichão Terça-feira 12/02 16h - Trio Fubica e Banda 21h - Trio Fubica e Banda 00h - Di Bandeja Povoação Sexta-feira 08/02 21h -Ú Breack 00h - Cuba Libre Sábado 09/02 21h - Quebra e Samba 00h - Palminha da Mão Domingo 10/02 21h - Jean Ferreira 00h - Thiro Bamba Segunda-feira 11/02 21h - Os Maderaz 00h - Pedro Mendes e Manoel Terça-feira 12/02 21h - Swing Bom 00h - É Tchuko

fornecidos pelo Estado Depois de passar por revisão, a lista dos medicamentos especializados comprados exclusivamente com recursos do Estado subiu de 31 para 45 itens. Agora, contando com os remédios que são custeados pelo Governo Federal, os capixabas terão acesso a 196 produtos, 14 a mais. A Portaria que prevê as mudanças foi publicada no Diário Oficial do último dia 25, traz a lista completa e ficará disponível para consulta pública no site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) http:// www.saude.es.gov.br -, no ícone ‘Farmácia Cidadã’. A gerente do setor de Assistência Farmacêutica do Estado, Maria José Sartório, informa que, a lista conta com alguns remédios já adquiridos pelo Estado anteriormente, mas que agora foram padronizados, como, por exemplo, os utilizados no tratamento de fibrose cística e o Palivizumabe, usado na prevenção de infecções respiratórias graves em crianças prematuras, diminuindo a necessidade de internação. A portaria incluiu também as fórmulas nutricionais já padronizadas, a fim de organizar a lista e facilitar o acesso a informação aos usuários e profissionais de saúde. A nova relação em vigor tem como destaque três medicamentos. Um deles é o tartarato de tolterodina 4mg, indicado

para incontinência urinária. Os outros dois são o acetato de icatibanto e o ácido tranexâmico, indicados para tratar uma doença genética rara: o angioedema hereditário. Maria José Sartório ressalta que, por ano, a Sesa gasta mais de R$ 100 milhões para fornecer esses medicamentos do componente especializado, diferentes daqueles disponibilizados pelos municípios, que são para atenção básica. Ela destaca que a revisão periódica segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem o objetivo de atualizar a relação dos itens fornecidos, considerando a eficácia e segurança dos produtos, avanços da indústria farmacêutica e necessidades da população. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo da Comissão Estadual de Farmacologia e Terapêutica (CEFT), formada por médicos e farmacêuticos, e que contou com a colaboração de algumas sociedades de especialidades médicas. Encontrados nas nove Farmácias Cidadãs Estaduais, esses remédios especializados são indicados para pacientes que sofrem de doenças crônicas, que exigem tratamento prolongado e de alto custo como Mal de Alzheimer, hipertensão pulmonar, hepatites B e C, entre outras. O índice de abastecimento é alto, gira em torno dos 98%.

ABANDONO DE EMPREGO Clínica Dentária Rio Doce Ltda, localizada na Av. Governador Jones dos Santos Neves, 879, Linhares-ES, portadora do CNPJ: 12.602.449.0001/09, solicita o comparecimento de sua funcionária Eronilza Pereira Campos, portadora da CTPS 7611441 serie 0030 BA, no prazo de 48 horas, sob pena de não o fazendo, ser enquadrado no Artigo 482 letra I da CLT. Linhares, 03 de fevereiro de 2013


4

GERAL

DOMINGO O PIONEIRO 03 de fevereiro de 2013

Leão Alimentos e Bebidas promove terceira edição do “Estação Sustentável” nas praias de Pontal do Ipiranga e Guriri Primeiras ações do projeto acontecem neste domingo, 3 de fevereiro de 2013 Vai começar a edição 2013 do “Estação Sustentável”, evento promovido pela Leão Alimentos e Bebidas – até então conhecida como SABB. As primeiras ações do projeto acontecerão nos dias 3 e 16 de fevereiro, entre 10h e 16h, nas praias de Pontal do Ipiranga, em Linhares, e Guriri, em São Mateus, buscando sensibilizar, de forma lúdica e divertida, os visitantes do litoral norte do Espírito Santo em prol de uma conduta mais responsável e cidadã com o meio ambiente, além do estímulo à qualidade de vida. Entre as atrações, destaque para o apoio do projeto na 6ª Corrida de Verão em Pontal do Ipiranga; a distribuição de sacos coletores de lixo, brindes e produtos; a presença da equipe do Projeto CRIAR com uma oficina de educação ambiental focada na disposição responsável do “lixo” residencial, e ainda a manutenção da tenda de massoterapia, proporcionando um momento de relaxamento como forma de fomento a práticas que ajudam a melhorar a qualidade de vida. No dia 3 de fevereiro, no Pontal do Ipiranga, será realizada a sexta edição da Corrida de Verão, dessa vez, com o apoio inédito do projeto “Estação Sustentável” com o objetivo de estimular as pessoas a prática do exercício físico com foco na melhoria da qualidade de vida. Cui-

dando do bem-estar dos participantes, a Leão garantirá a distribuição de produtos para a hidratação dos atletas durante a corrida e no ponto de chegada, que também contará com lanches. Já a mobilização para a coleta de resíduos nos balneário acontecerá nos dois dias e locais do “Estação Sustentável 2013”. Sucesso nas edições anteriores, a iniciativa promete agitar mais uma vez adultos e crianças, que serão recompensadas com produtos da Leão. Vale lembrar que, em 2011 e 2012, cerca de 3 mil pessoas participaram ativamente da ação recolhendo um total de 4 toneladas de resíduos. “Além ajudarem na limpeza e preservação dos balneários, a população conta ainda com o apoio do Projeto CRIAR para assumirem uma conduta mais responsável com os resíduos gerados, em especial na segregação destes e destinação à reciclagem”, conta Mauro Ribeiro, Diretor de Relações Institucionais da Leão. O evento contará ainda com a importante presença do Projeto Tamar, ONG que apresentará ao público informações sobre seus projetos e auxiliará no trabalho de educação ambiental. E a disseminação do conhecimento irá além das praias de São Mateus e Linhares com o lançamento – em breve – de um site especial, que será um canal de mobilização

continua da região para o estimulo a ações de cuidado com o meio ambiente e qualidade de vida. O “Estação Sustentável” é um projeto da Leão Alimentos e Bebidas, desenvolvido em parceria com as rádios Gazeta e Litoral, que conta com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos de Linhares, as Secretarias de Meio Ambiente de Linhares e São Mateus e do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de ambas as cidades. LEÃO ALIMENTOS E BEBIDAS Empresa formada pela Coca-Cola Brasil e seus fabricantes regionais, a Leão Alimentos e Bebidas – até então conhecida como SABB – é responsável pela gestão de toda a linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no país. A Leão atua nos segmentos de néctares, sucos, bebidas mistas, energéticos, isotônicos, achocolatados e chás secos, solúveis e prontos para beber, respondendo pela fabricação de produtos das linhas Del Valle Mais, Del Valle Kapo, Del Valle Frut, Del Valle para o Mc Donald’s, Laranja Caseira, Burn, Powerade, I9, Matte Leão, Chá Leão, Leão Ice Tea, Chimarrão Pampas e Guaraná Power. A Leão Alimentos e Bebidas conta atualmente com cerca de 2,7 mil funcionários e seis unidades fabris próprias, localizadas nas cidades de Linhares, no Espírito Santo, Americana, em São Paulo; Fazenda Rio Grande e Fernandes Pinheiro, no Paraná, e no Rio de Janeiro, capital. Além das fábricas para a produção de bebidas, o grupo também responde pelas atividades da TROP Frutas do Brasil S/A, também sediada em Linhares, integrando toda a cadeia produtiva de sucos por meio desta unidade que possui capacidade para processar até 72 mil toneladas de frutas – o equivalente a produção média de 36 mil toneladas de polpa – por ano. A Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela primeira fábrica do Brasil a receber a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental): a unidade de Fazenda Rio Grande, no Paraná, que produz a linha de chás solúveis e para infusão da Matte Leão. Cedida pela organização não governamental U.S. Green Building Council, a certificação é um reconhecimento de que a fábrica atingiu à rígida meta normatizada pelo conselho no que diz respeito a padrões sustentáveis de construção civil. Vale ressaltar que as unidades da Leão Alimentos e Bebidas localizadas em Fernandes Pinheiro, também no Paraná, e Linhares, no Espírito Santo, estão a caminho de conquistar a certificação LEED.

SAÚDE

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção à aids para o carnaval O público-alvo é a população sexualmente ativa. A ideia é reforçar o uso do preservativo como medida de prevenção O Ministério da Saúde lançou quinta-feira (31) a campanha de prevenção às DST/aids para o carnaval deste ano. Com o tema “A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, a campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na cerimônia de lançamento, na quadra de esportes do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Além da apresentação da campanha, foram homenageados os trabalhos desenvolvidos por 18 agentes de prevenção, nas comunidades do Rio. Essas ações fazem parte do Projeto Aids e Comunidades, uma parceria entre a ONG “Centro de Promoção da Saúde” (Cedaps) e o Ministério da Saúde. As atividades do projeto se alinham à campanha de carnaval deste ano, cujo público-alvo é a população sexualmente ativa. Durante a cerimônia, o secretário destacou a importância da campanha para conscientizar a população na adoção das medidas de prevenção. “Os jovens de hoje não viram tantas personalidades morrerem de aids nos G R U P O

anos 80”, observou Barbosa. Ele lembrou que a doença ainda mata 12 mil pessoas por ano, no Brasil. Segundo o secretário, campanha é de fundamental importância para intensificar a prevenção à DST/aids. Ele chamou a atenção para pesquisas divulgadas, nos últimos anos, que mostram uma queda no uso da camisinha de 58% para 49%, todas as faixas etárias, nas relações com parceiros casuais. O Ministério enviou aos estados e municípios brasileiros mais de 68,6 milhões de unidades de preservativos para serem distribuídos no período do carnaval. “Queremos reforçar que o uso da camisinha deve ser um hábito e pode até melhorar a relação. É preciso desconstruir o imaginário popular de que fazer sexo sem o preservativo é melhor”, destacou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco. A campanha também terá anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps (balões). Foram produzidos três jingles para serem veiculados nas rádios – um em ritmo de axé, cantado por Carlinhos Brown, outro de samba e outro de frevo.

L I N H A R E S

D E

A A

(ALCOÓLICOS ANÔNIMOS)

Se o seu caso é beber O problema é seu. Se seu caso é parar de beber, O problema é nosso. REUNIÕES ÀS: Segundas, Terças, Quintas, Sábados às 19h 30min Av. Augusto Calmon - Centro - Caixa Postal 208 - Prédio Maçonaria - Mercado Municipal - CEP: 29.900-060 Linhares - Espírito Santo


GERAL

DOMINGO 03 de fevereiro de 2013

ACONTECE

Essa coluna é publicada todos os domingos

lissuabad@terra.com.br

Ana Maria Padilha, que morou em Vitória, curtiu a banda de Ipanema da janela de seu apê, no Rio de Janeiro. Bota animação nisso.

Saibam que a insulina, uma substância importada para uso nos diabéticos, passará a ser produzida no Brasil e assim, seu custo deverá baixar. ----Como era de se esperar, o preço da gasolina subiu e como o preço da tarifa elétrica caiu, não haverá o aumento na taxa de inflação. E assim, vamos nós.

A boate Kiss que pegou fogo em Santa Maria, Rio Grande do Sul é mais uma prova da ineficiência da fiscalização no Brasil. O “jeitinho brasileiro” é um absurdo, mas é o que mais vejo por aqui. Sonia Monteiro regressou de Orlando onde passou alguns dias curtindo os parques da Disney, acompanhando um grupo. A amiga e pintora, Lunici Cury, agora moradora de Marataízes, está num belo condomínio com linda vista e aproveitando para pintar novas telas em óleo. O brasileiro é assim: só fecha a porta depois de roubado. Após a tragédia que aconteceu na cidade de Santa Maria, as boates e casas de shows estão sendo fiscalizadas em todo o Brasil. É bom lembrar que é melhor prevenir do que remediar.

Lohara Cabral e Karla Oliveira Abad amigas de fé

Pedro, filho de Fernanda e Verimar Altoé, aniversariou ontem recebendo amigos na bela festa preparada pelos seus pais, em apê na Mata da Praia. ----Netos são anjos que chegam em nossas vidas para nos fazer sorrir e nos tornar novamente mães.

Marcela Pagani em close especial para a coluna

----Um grupo formado por Maria de Fátima Sá ,Liz Amâncio Pereira, Liliane Schroth, Mariza Lima, e Patricia Abad se preparam para assistir aoshow de Elton John em Belo Horizonte, quando março chegar. ----Eduarda Buaiz com Claudio Rezende e o filho Felipe passarão o carnaval em Orlando, onde comemorarão o aniversário de Américo Buaiz Filho. ----Bruno e Cristiane Tommasi com os filhos e Juliana e André Nahas com Pedro, estão curtindo as férias em Vail, Estados Unidos e de lá, Bruno e Cristiane seguirão para Orlando. ----E realmente a quem pertencia a boate Kiss? Enquanto isso, comenta-se que os laranjas continuam presos.

5

Norma Astréa N. Grünewald Poção mágica

Estive no Sambão do Povo aplaudindo as escolas que desfilaram dando maior brilho ao carnaval capixaba e gostei do que vi.

Tereza Bedran, circulando em tarde de moda

O PIONEIRO

Marcos Cristovão estará em breve inaugurando seu salão de beleza na rua Joaquim Lírio. O projeto arquitetônico foi realizado por Larissa Cabral e está um luxo. A amiga Terezina Stange completará 60 anos no dia 26 de fevereiro e, é claro que irei abraçá-la. A grande comemoração está marcada para o dia 23 em sua casa na Ilha do Frade. Rodrigo, filho da aniversariante, comandará o evento. Na França, 620 policiais foram assassinados nos últimos 40 anos e enquanto isso, aqui no Brasil, a estimativa é que até 31 de dezembro sejam assassinados 250. Estamos vivendo uma guerra sem precedentes e pouca coisa é feita pelos governantes.

O fato de eu trabalhar à noite não me permite assistir a novelas, mas, nas férias, eu acabo vendoas e me informando com quem estiver por perto: “Quem é esse aí? Por que ele fez isso? E essa aí, quem é ela? O que ela é dele? O que ele faz? Por que ele disse isso?” Ninguém consegue prestar atenção de tanto que eu encho o saco. Nessas oportunidades, eu fico reparando umas atrizes que devem estar tomando elixir da juventude: Natália do Valle (57), Christiane Torloni (51), Cláudia Ohana (46)... As danadas estão bonitonas! Já reparou como a Arlete Salles (Copélia do “Toma lá da Cá”?) está enxuta para quem tem 66 anos? As férias servem, também, para gente ter tempo de olharse no espelho. Confesso que não ando nada satisfeita com o que vejo: rugas, papada, celulites, varizes.... Bem que eu gostaria que alguém me receitasse uma poção mágica, algo que, uma vez ingerido ou espalhado, me remoçasse uns dez anos. Claro que não serve me indicar coisas como: “lambrecar a cara com cocô de galinha preta”, porque isso eu não vou fazer! Constatei que esse desejo de rejuvenescimento não é apenas meu, conforme você perceberá no relato de uma conversa que testemunhei, recentemente, entre dois queridos amigos: ele professor de Farmacologia, ela de Língua Portuguesa. “Eu te aconselhei a ingerir suco de uva e não groselha!”,disse ele. “Mas eu comprei groselha sabor de uva!”, retrucou ela! Galhofeiramente, ele continuou a gozação: “E existe isso? Groselha sabor de uva? Foi para fazer economia, pobre? Assim não dá! Depois fica com essa pele cansada aí e não sabe a razão. Outra coisa, você está comendo o catchup que eu te recomendei?” Sorrindo ela respondeu:

“Claro, a cada pizza que compramos lá em casa, eu junto os sachezinhos e ingiro um a cada dia.” Ele continuou investigando: “E a cenoura e o limão, você está ingerindo?” A cada pergunta ela balançava a cabeça afirmativamente, fazendo “cara de paisagem”. Por fim, ele não se agüentou e disse: “Eu te dei a receita da poção da juventude: uva, cenoura, limão e catchup. Olha só a minha pele. Eu ingiro isso toda manhã. Acho que você está me enganando. Não estou vendo nenhuma melhora em sua cútis (Eh, palavrinha antiga!).” Fazendo uma cara marota, ela olhou bem para ele e falou: “Eu sei que cenoura é rica em vitamina A, que o limão é fonte de vitamina C e que os flavonóides da uva são capazes de evitar a oxidação do mau colesterol (LDL), mas há um ingrediente nesta receita sua que eu não consigo entender. O que é que catchup, uma coisa cheia de conservantes, está fazendo nela?” “Simples, querida!”, disse ele, “o conservante não conserva o catchup? Por que ele não iria conservar você?”. Minha amiga retrucou, morrendo de rir (e eu também): “Quem disse que eu quero ficar conservada? Eu quero é remoçar”. Sabe o que o danado falou? “Milagre não é especialidade de farmacêutico, mas se você ingerir minha poção mágica (cenoura crua + suco de uva + limão), tem grande chance de remoçar. O máximo que pode acontecer é a sua pele ficar amarelada por causa da cenoura... É pegar ou largar!” Fiquei pensando com meus botões... Será que, por baixo das maquiagens, a Natália do Valle, a Christiane Torloni, a Cláudia Ohana e a Arlete Salles são amarelinhas? Não importa! Eu acho que, logo, logo, eu vou virar um canarinho!


6

DOMINGO O PIONEIRO 03 de fevereiro de 2013

ENTRETENIMENTO

TELEVISÃO

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

Bate - Rebate

Flávio Ricco Colaboração: José Carlos Nery

Chegando Lucas Cotrim (foto), 18 anos, é a novidade nas gravações de “Balacobaco”. Suas primeiras cenas irão ao ar dia 15 de fevereiro. Ele vai se envolver com Taís, Letícia Medina, sobrinha da protagonista Isabel, Juliana Silveira. O ator, apesar da pouca idade, já participou de “Alta Estação”, “Amor e Intrigas”, “Poder Paralelo” e “Rebelde”, todas na Record.

Rede TV! faz outra aposta perigosa e inconsequente A Rede TV!, de todas, é a que mais precisa de dinheiro. Dinheiro em televisão só entra através de produtos com qualidade. Não existe outra maneira e os grandes anunciantes são bastante cuidadosos com isso. Jamais permitem associar as suas marcas a programas de qualidade duvidosa. E aí se pergunta: o que poderá significar em dinheiro os lançamentos de um policial e do João Kleber na faixa da manhã? Será que fizeram essa conta? A disputa na faixa matutina se intensificou nos últimos tempos. A Globo, que já tinha a Ana Maria, veio com o “Bem Estar” e o “Encontro”, da Fátima Bernardes, praticamente dividindo com o “Hoje em Dia”, da Record, as atenções do público adulto no horário. O SBT, sem ter porque mudar, apenas manteve a sua programação de desenhos. Os investimentos nesta faixa são bem proporcionais ao número de ligados. Tanto o programa policial quanto João Kleber, para se dar bem neste horário, terão que forçosamente tirar de alguém, no que diz respeito a índices de audiência. Isto, sem dúvida alguma, mesmo sendo difícil, até pode acontecer. Duvida-se, no entanto, que esta mesma transferência se torne possível no campo comercial.

Ainda não - 1 “Caminho das Índias”, escrita por Glória Perez, além da grande audiência e de um prêmio Emmy, também chamou atenção, no seu período de exibição, por transformar em bordões algumas expressões dos seus personagens. Razão do seu sucesso junto ao público.

Ainda não - 2 Cada um é cada um, mas em “Caminho das Índias” era normal ouvir nas ruas ou em diferentes locais, as pessoas falando “Are baba”, “tike”, “Atchá”, mesmo sem saber o significado. Um efeito da novela. É algo que ainda falta a “Salve Jorge”. Tem lá as suas expressões, mas nenhuma caiu na boca do povo. Pelo menos até agora.

Preparem seus corações O SBT vai mexer na sua programação, mas, por enquanto, está tudo meio naquela do “não conta pra ninguém”. Já existe um estudo completo a respeito desta nova grade, cuja implantação passa a depender da aprovação do dono. Isto, em termos de tempo, significa que só após o carnaval. Nada a respeito Circularam rumores sobre o desejo do SBT em resgatar o “Circo Eletrônico”, pelo menos o título, e criar um novo progra-

Como pode? Determinadas senhoras e senhoritas, à disposição de interessados para presenças em eventos, se anunciam como “affair” do jogador Neymar. E, se servem disso para elevar o valor do cachê. O craque, com toda certeza, não sabe nem a metade da missa. Desperdício Regina Volpato renovou recentemente o seu contrato com a Rede TV! e, agora, com o fim do “Se Liga Brasil”, ficará no aguardo de um novo projeto. Uma pena encostarem uma profissional de valor desta maneira. De qualquer forma, sabe-se que o Bem Simples, da Fox, já manifestou em fazer alguma coisa com ela, se possível, um programa diário. Boas recomendações O menino Donato Veríssimo, confirmado na nova versão de “Chiquititas”, no SBT, foi uma das atrações do primeiro “Ídolos Kids”. A área musical da Record não tem dúvidas de que a concorrente fez um ótimo negócio em contratá-lo, afirmando que ele canta muito bem e tem pique.

ma, com chances de ter Rafinha Bastos no seu comando. A direção da emissora não confirma. Boa química Estão todos muito bem impressionados com os desempenhos de Grazi Massafera e Henri Casteli nas cenas gravadas de “Flor do Caribe”. Os dois estão muito bem. Dentro da Globo já se comenta que a gravidez só trouxe benefícios a Grazi. Está mais bonita e se saindo muito bem no trabalho.

• Outro detalhe observado, em relação ao elenco de “Chiquititas”, dá a entender que o SBT sabe separar bem as coisas. • Não houve qualquer tentativa de bloqueio ao jovem Emílio Eric Surita, filho do número 1 do “Pânico na Band”, Emílio Surita. • Como se sabe, o dono do SBT, Silvio Santos, moveu uma ação contra o programa na Justiça, que impede os humoristas de chegar perto dele, entre outras coisas. • Rebatendo as últimas notícias sobre a sua novela, Walcyr Carrasco falou... • E disse: “Há noticias de que minha novela ainda não está escalada. É engano. Está escalada sim!” • A partir de hoje, a Globo News estará disponível na Net em alta definição no canal 540. • Carol Minhoto, apresentadora do “Você Bonita”, da TV Gazeta, de São Paulo, sairá de licença-maternidade a partir de março. • Por enquanto, o nome mais cotado para cobrir a licença da Carol é o da Marisy Idalino, que hoje substitui a Regiane Tápias no “Revista da Cidade”. • Os comentários da Rachel Sheherazade, ao que parece, passaram a incomodar alguns setores do próprio jornalismo do SBT. • Alguns, inclusive, até torcem para que ela diga alguma coisa que desagrade ao dono Silvio Santos. Intriguinha interna que não leva a coisa nenhuma.

C´est fini

Aparências Bárbara Paz é nome confirmado na próxima novela das 9, do Walcyr Carrasco, substituta de “Salve Jorge”. Num dos principais papéis, ela vai viver a personagem, Edith, casada com Felix, tipo do Mateus Solano - vilão da trama. Ambiciosa, dona de uma butique de roupas, surpreende ao manter um casamento de aparências, após descobrir, através de redes sociais, que o marido é gay.

No meio da semana, em uma reunião em São Paulo, transformada em videoconferência, Walther Negrão apresentou a sua nova novela, “Flor do Caribe”, para representantes de todas as emissoras da Rede Globo. A beleza do material captado até aqui foi algo que impressionou a todos. Então é isso. Mas quinta tem mais. Tchau!


GERAL

DOMINGO 03 de fevereiro de 2013

Carnaval de Conceição da Barra promete reviver as alegrias do passado Foto: Divulgação

Reviver as alegrias do Carnaval de Rua. Esse é o modelo do Carnaval de Conceição da Barra para este ano, com shows no palco e o trio elétrico circulando na Avenida da Folia, entre o Farol da Barra e a Arena de Eventos, numa extensão de 800 metros. Na Arena será livre a circulação de pessoas e o acesso será através de dois portais e cinco outros pontos: próximo ao Caranguejão, nas ruas laterais que dão acesso ao Ginásio de Esportes e à Escola Municipal Mário Vello Silvares, na rua do Fórum e na Avenida Beira Mar, perto da Pousada da Zezé. Os vendedores ambulantes, devidamente cadastrados e autorizados, atuarão na área central, na rua de lazer lateral ao Caranguejão, e em frente às casas que estão sendo demolidas. Seguindo a configuração já em uso, as barracas que servem comida estarão separadas daquelas que comercializam bebidas. Será mantida a delimitação em torno da área das casas que estão sendo demolidas, nas proximidades do palco, por uma questão de segurança e ao longo das cercas que protegem a restinga com o

Calçadão da Avenida Beira Mar

objetivo de preservá-la. O restante das cercas será retirado, sem comprometer, entretanto, o grande diferencial representado pela segurança oferecida às cerca de 70 mil pessoas que já passaram por ali desde o réveillon. Com essa configuração a Prefeitura reassume a operacionalização dos eventos do Verão e Carnaval, encerrando, desta forma, a parceria público-privada firmada com uma empresa, de Vitória. Entre os benefícios do modelo para o município, destacam-se a economia de cerca de 850 mil reais de recursos públicos, qualidade dos even-

tos e divulgação da imagem de Conceição da Barra. O prefeito Jorginho Donati considera que a experiência foi proveitosa sob o ponto de vista financeiro para o município, além de permitir que a administração municipal acumulasse experiências para a formulação de futuras parcerias público-privadas, que poderão ser colocadas em prática ao longo do ano, com a realização de eventos importantes, capazes de atrair visitantes e movimentar a economia municipal. O novo modelo, entrou em vigor 6ª feira, 01, com show, palco e trio, contratados pelo Município.

O PIONEIRO

7

Chamada para escolha de professores em regime de designação temporária acontece nesta segunda-feira Na última quinta-fira a Secretaria Municipal de Educação divulgou o edital de convocação para a escolha de localização, em regime de designação temporária, para o exercício da função de regência de classe pedagógica no Ensino Fundamental e Educação Infantil. A escolha de localização será realizada nesta segunda-feira, dia 4, às 8 horas, no Pólo da UAB, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva 155, bairro Novo Horizonte e é destinada aos candidatos que foram aprovados no processo seletivo número 10/2012 para as vagas de Pedagogo, Língua Portuguesa, História, Geografia, Educação Religiosa, Educação Física, Matemática, Ciências, Língua Inglesa, Artes, Educação Especial e Educação Infantil/ Ensino Fundamental (anos iniciais). A escolha de vagas respeitará a seguinte ordem. Os primeiros a es-

colherem serão os pedagogos TPE2, seguido dos professores MaE-2 Anos Finais (disciplinas diversas) e em seguida os professores MaE-1 e MaE-2 - Educação Infantil/Ensino Fundamental Anos Iniciais. O candidato deverá, no ato da escolha, apresentar o documento de identificação pessoal com foto (original) e declaração atestando a compatibilidade de horários (formulário será entregue no ato da escolha), no caso de acumulação legal de cargos públicos. Quem não comparecer, chegar após a sua chamada, que não se manifestar ou recusar a vaga ofertada será reclassificado automaticamente, sendo reposicionado no final da listagem. O edital completo e a lista dos candidatos aprovados no processo de seleção podem ser conferidos na página principal do site da prefeitura, no link “Concurso Público”.

Crea e Bombeiros vão atuar juntos em vistorias no Estado Em reunião que aconteceu sexta-feira, 01, o Crea-ES (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do ES) firmou parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado para que as vistorias em espaços e eventos que recebam grandes aglomerações de participantes sejam realizadas em conjunto. “O objetivo principal é oferecer maior segurança à sociedade com a realização de fiscalizações

preventivas. Shows, estádios de esportes e igrejas, por exemplo, precisam de cumprir itens como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e normas da ABNT, que indica o nome e registro de profissional responsável e que fornece aval sobre estruturas e instalações adequadas quanto à iluminação, segurança em geral”, explicou o presidente do Crea-ES, Helder Carnielli.


8

GERAL

DOMINGO O PIONEIRO 03 de fevereiro de 2013

SAGRAÇÃO LITERÁRIA Antonio Bezerra Neto bezerrapoesia@gmail.com

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

MÔNICA CAETANO GONÇALVES mcaetanogoncalves@gmail.com

Leonor ou Dagmar?

Anoitecer Azul

Rio Piranga - Ponte Nova - Fotografia Sérgio Mourão

Anoitecer Azul, Hopper, 1936

Não gostaria, mas começo estas linhas reproduzindo uma frase de um pintor que me foge da memória: a vida é um alvoroço, daí os esquecimentos; a frase é meditativa; ei-la: “A arte é uma batalha contra o enfeitiçamento da nossa inteligência por meio de todo tipo de linguagem”. Wittgenstein, um dos mais interessantes filósofos do século 20, dizia que toda mitologia está depositada em nossa linguagem. Luiz Natal, Vaninho, Tony Di Pio, Márcio Rosa, Marjore, Luana Dadalto, Picasso, Edward Hoppe, Portinari, Di Cavalcanti, Procópio, enfim, todos os artistas carregam a altissonante herança mitológica que vai proporcionar, em última instância, o processo criativo. E fica uma suposição que cabe nestas linhas: nada é verdadeiro numa pintura, exceto as cores. Falo isso para proporcionar certa dialética, injunção filosófica que parece esquecida; gente, não há possibilidades de entendimento das coisas sem os acenos da dialética, e falo da dialética no sentido mais simples do termo. Bem, repito Joaquim Nabuco ao dizer que “a ilusão do artista é um dos mais finos estratagemas

da Criação”. Nabuco era uma das poucas vozes inteligentes numa República que nascia com virulentos vícios autoritários e que iludia a população com pseudoideias progressistas. Tínhamos uma república cubista (é só verificar nossa bandeira) e uma atroz ideia positivista de mundo. Na verdade, uma República dos Bestializados, na expressão irônica e feliz do historiador José Murilo de Carvalho, talvez nosso maior nome nos estudos republicanos. Ah, mas quero também falar da exposição que acontece na Galeria Le Grand Palais, de Paris. Vi parte da exposição no excepcional programa Starte, da Globo News. Um sonho de programa, bálsamo para escapar dos canais ditos abertos. A exposição de Hopper é fulminante, imagine para os felizardos que estão em condições de vê-la em Paris. Fui apresentado ao pintor norteamericano na década de 1980 nas dependências da Livraria Travessa, na Rua do Ouvidor. A descoberta ocorreu quando manuseava uma coleção de artistas da editora Taschen, famosa pelo apuro estético de suas publicações.

Num golpe de extravagância, comprei o livro e dali em diante passei a ser um habitué do mundo realista de Hopper. A alma norte-americana da primeira metade do século 20 passa necessariamente por esse estupendo pintor, inovador, propagador de luzes e condutor de uma solidão sempre elegante. Ele tinha uma linhagem literária. No quadro Soir Bleu (Anoitecer Azul), título de um poema de Arthur Rimbaud, poeta que o pintor recitava de cor, Hopper está ali na sua França, assentado à mesa com artistas entre aristocratas e uma figura modesta de boina. Ao fundo, presunçosa, sobrepujando a cena, uma prostituta. Sua Paris é feita de gente de todos os tipos, espécie de grito da modernidade; nada de sitiar os desvalidos, excluídos. O tempo o trouxe para a América com um lembrete: “Não desejamos que a França lace nossa Pátria”. Depois de um bom tempo, Hopper era essencialmente um pintor voltado para sua terra, vivendo em plenitude o estilo American way of life (estilo americano de vida).

Era pouco mais do que uma menina quando aprendi assim: Depois de escolhidas e limpas as goiabas mais madurinhas, nativas no pomar do sítio, iam para o tacho de cobre fumegando no fogão a lenha, com açúcar que fosse o bastante. As colheres de pau, esculpidas por meu pai, tinham cabos enormes, para que não nos queimássemos enquanto o doce fervente espirrava. E como espirra! O segredo é misturar o tempo todo e saber que quando as borbulhas param de espirrar, já é ponto de doce de colher. Depois, um pote com água fria por perto para se apurar a consistência desejada. Interessante é saber que um dos doces brasileiros mais antigos e populares, nasceu para aplacar o desejo dos portugueses por doce de marmelo e que aqui nas Gerais encontrou seu par perfeito, passando a ser conhecido como Romeu e Julieta. Que nos perdoem os goiabeiros de todos os cantos, mas a goiabada mineira, de Ponte Nova, foi escolhida como a melhor do país e a de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, goiabada de cortar, é celebrada com festa e ganhou até selo de Patrimônio Imaterial. Podem até dizer que é bairrismo, mas por ser Carnaval, lembrei-me que esse doce sabor ganhou inclusive uma marchinha, que retrata os hábitos de nossa gente simples como poucas: Rancho da Goiabada, composta pelo mineiríssimo João Bosco, também de Ponte Nova. A bem da verdade, uma parceria com o carioca Aldir Blanc, com quem compôs mais de uma centena de canções, além de outras tantas com Vinícius de Morais, muitas delas com interpretações belíssimas de Elis Regina. Deixo aqui um trechinho, para adoçar nossas lembranças de outros carnavais: Os bóias-frias quando tomam umas biritas/ Espantando a tristeza/ Sonham , com bife à cavalo, batata frita/ E a sobremesa/ É goiabada cascão, com muito queijo, depois café/ Cigarro e o beijo de uma mulata chamada/ Leonor, ou Dagmar. Mônica Caetano Gonçalves Psicóloga, poeta e cronista residente em Belo Horizonte


OPINIÃO

DOMINGO 03 de fevereiro de 2013

INFORME

O PIONEIRO

9

LUCIANO PIRES Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

redacao@jornalopioneiro.com.br

Foto: Divulgação

Novo diretor

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) foi reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O parlamentar encabeçou uma chapa única para a composição da Mesa Diretora para o biênio 2013/2014, que foi referendada, por unanimidade, pelos demais parlamentares presentes, em sessão preparatória, ocorrida na sexta-feira, 1, no Plenário Dirceu Cardoso. A vice-presidência será ocupada pelo deputado Luiz Durão (PDT). O deputado Glauber Coelho (PR) ocupará a 2ª vice-presidência. Foi eleita 1ª secretária a deputada Solange Lube (PMDB); 2º secretário o deputado Roberto Carlos (PT); 3º secretário o deputado Sandro Locutor (PV); e 4ª secretária a deputada Janete de Sá (PMN)

ES Digital O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em função das ações que estão em desenvolvimento no Espírito Santo, propôs a realização de uma reunião em Brasília, entre a equipe técnica do ministério, a Telebrás, a RNP e os gestores do Governo do Espírito Santo que atuam no Programa ES Digital. O governador Renato Casagrande destacou a importância de proporcionar acesso aos serviços online a toda população e destacou os benefícios que o acesso à Internet pode gerar. “É um meio de garantir mais informação, acesso a informações e permitir que o produtor rural, por exemplo, programe melhor suas atividades”, declarou o governador.

Farmácia Popular O programa Farmácia Popular garante medicamento gratuito ou com desconto para todo cidadão brasileiro. Basta apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica 66 com validade indicada para cada tipo de medicamento. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto por um por médico que atende em hospitais ou clínicas privadas. De acordo com levantamento feito em agosto, 53% das receitas apresentadas para a retirada de medicamentos nas farmácias vêm do serviço de saúde privado e 47% do público. Em 2012, 13,8 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa. Desse total, 80% dos pacientes tiveram acesso gratuito aos medicamentos para hipertensão, diabetes e asma. Pela Portaria 2928/2011, que regulamenta a dispensação de medicamentos no SUS, documentos do serviço privado também são aceitos. Desde então, todo tipo de prescrição é aceita no Programa Farmácia Popular, permitindo maior interação entre os serviços de saúde.

Praça Saudável A oitava unidade do Projeto Praça Saudável foi inaugurada quinta-feira, 31. O novo espaço, localizado no Distrito de Timbuí, em Fundão, conta com equipamentos de ginástica novos, aparelhos adaptados para pessoas com deficiência, além de um espaço para crianças e profissionais à disposição para atender à comunidade. A entrega da praça foi feita pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite. Além de Fundão, Domingos Martins, São Domingos do Norte, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Itaguaçu, Itarana e Piúma já contam com unidades em funcionamento. Cada exemplar do projeto representa um investimento de R$ 62.449,90.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), tem um novo diretor-presidente. O administrador Davi Diniz de Carvalho, especialista em Políticas Públicas, assume a função que estava sendo exercida interinamente pelo diretor-técnico do Instituto, José Luiz Demoner de Almeida. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (31), no Diário Oficial do Estado e com isso o município de Linhares, que estava no páreo, ficou mais uma vez de lado.

Capacitação Na última quarta-feira, dia 30, foi feita uma capacitação com os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pedro Canário. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que compõe o Conselho, contribuiu com o debate sobre políticas públicas para o município. De acordo com o extensionista do Incaper, Luís Carlos Sacramento, foram apresentadas as principais políticas públicas contidas no programa da Secretaria de Estado da Agricultura - Seag, o Vida no Campo.

Em Santa Cruz Ao som de sanfoneiros e relembrando as atividades com as quais trabalharam na vida, cerca de 30 agricultores familiares da terceira idade, da localidade de Irupi, distrito de Santa de Cruz, participaram de uma oficina sobre artesanato e culinária de café organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Centro de Referência de Assistêncial Social (CRAS), na última terçafeira, dia 29. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) contribuiu com uma dinâmica de reflexão sobre a importância da cultura do café na vida das famílias do município.

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Luciano Pires escreve todos os domingos

Amadores e amadores

Eu estava trabalhando neste texto quando aconteceu a tragédia de Santa Maria. Acho que esta reflexão ganha mais importância ainda. E lá vou eu palestrar mais uma vez para uma grande empresa, mais de mil pessoas na platéia. Chego ao maravilhoso teatro com três horas de antecedência para não dar margem a erros e vou direto testar o equipamento. Começo a ficar preocupado quando vejo a quantidade de gente da “equipe técnica”. Garotos e garotas, felicíssimos com seus intercomunicadores. A cada pergunta, um “isso é com o fulano”, “isso é com a fulana”... e chama no rádio. Tenho que esperar o teste da orquestra, que atrasou. O tempo passando, e nada. Quando me chamam, pedem desculpas, mas só o som poderá ser testado, pois estão com um problema no projetor etc e tal. Falta pouco mais de uma hora para o início do evento. Faço o que é possível e, sem testar a imagem, me retiro para o camarim onde fico sozinho, lendo, num estado zen, me preparando para arrasar. Começa o evento, eu ouvindo o som abafado, e a coisa vai atrasando. Quarenta minutos de atraso e soltam a turma para o café. Eu entro depois do café. Uma menina esbaforida vem me chamar, estão precisando de mim no palco. Vou correndo. O computador não compartilha a imagem com o telão. Eu arrumo. A imagem está distorcida. Eu mexo nas configurações e nada muda, é claro que o problema é no projetor. E então ele vem... O técnico. Amador. Um garoto com seus 27 anos de idade. Eu olho de longe e o vejo chegando até meu laptop com dedos de ogro. Frio no estômago. E lá vai ele, mexer nas configurações como eu havia feito. Não adiantou eu dizer que já havia feito, ele faz de novo. E não resolve. Chamo o chefe dele. Amador. Mostro o problema, dou

a dica do que pode ser e então vejo a expressão de “numsei”. Vou reduzindo o ritmo e volume da fala aos poucos, diante da expressão que deixava claro que nem o técnico, nem o chefe do técnico sabiam como arrumar a encrenca. Eram amadores. E o café terminando. Não há tempo de fazer mais nada. Meu “estado zen” foi pro saco. Resultado: a palestra no evento milionário, com iluminação milionária, cenário milionário e equipe milionária, tem uma projeção de merda. Eu sou um amador em tudo o que faço. Palestro como um amador, escrevo como um amador, produzo meus vídeos como um amador. Mas amador não no sentido pejorativo e sim no de que amo o que faço. Faço com amor. Com paixão. E quem ama uma coisa, quer saber mais sobre ela, se aperfeiçoar, aprender, melhorar. Até virar amador profissional... É impressionante a quantidade de amadores que encontro que, de posse de ferramentas ou métodos, se acham capazes de cumprir qualquer tarefa. Não é assim. Ferramentas e métodos nas mãos de quem não sabe o que fazer com eles são mais que inúteis. São perigosos. E vira-emexe me pego discutindo com o amador, o sabe tudo, sobre um problema que já enfrentei antes. Mas sabe como é, não sou o técnico... Quando o amador é consciente de sua ignorância e tem a humildade de ouvir as sugestões de alguém que pode, veja bem, eu disse pode, dar alguma luz, é possível transformar um problema em aprendizado. Mas quando o amador não tem consciência – e às vezes se orgulha! - de sua estupidez, só existe conflito. E de quando em quando uma tragédia. O Brasil é a República dos Amadores. Daqueles.


10 O PIONEIRO

GERAL

DOMINGO 03 de fevereiro de 2013

O PIONEIRO NOS BAIRROS

PAVAZINE "Restabeleçam a justiça em seus tribunais" (Amós 5.15 - NBV)

PONTAL DO IPIRANGA

Além do agito, o programa de DST/ AIDS do NAPS vai orientar os foliões e distribuir preservativos Uma equipe do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS), da secretaria Municipal de Saúde, esta neste final de semana, no balneário do Pontal do Ipiranga levando informação e medidas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. Uma tenda do programa foi montada na praça do balneário e funcionará das 10h às 19 horas. Além das orientações, estão sendo distribuídos panfletos informativos, preservativo masculino e feminino e gel lubrificante. A pessoa que tiver interesse de realizar o teste Anti-HIV e ainda outros exames que detectam doenças sexualmente transmissíveis deve procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento do NAPS, que fica localizado na Avenida João Felipe Calmon, 1115, no Centro. A equipe do programa também vai estar no balneário durante todo o período de carnaval.

Essa coluna é publicada todos os domingos

Essa coluna é publicada todos os domingos

redacao@jornalopioneiro.com.br

Equipe do Projeto Consciência Ambiental entra em ação vai distribuir sacolas plásticas para a coleta de lixo individual, panfletos com informações sobre a importância da preservação do meio ambiente Foto: Divulgação

O nosso general é outro "As igrejas ajudaram a preparar o clima político que levou ao golpe militar de 1964" (Anivaldo Padilha, pesquisador metodista) Caso sério Estudo da Oklahoma State University (EUA) comprovou o que muitos suspeitavam: uma aliança na mão esquerda é o melhor afrodisíaco para mulheres solteiras.

Salve, (são) Jorge Atual campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa, o Corinthians é o sétimo time de futebol mais odiado do mundo. O ranking saiu no site 'Pasión Libertadores'.

Bara bará bere berê Candidato evangélico disse que vai proibir shows de rock e cinema se for eleito presidente do Equador. Tudo o que cala fala mais "Nada dessas lições de moralismo de beato. Tragédia não é para moralizar, é para chorar" (Gutierres Fernandes Siqueira, em Santa Maria e o pecado da moralização).

Durante todo o dia, uma equipe vai percorrer o litoral

Para minimizar os impactos dos dejetos deixados pelos veranistas à natureza, a Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, em parceria com a Leão Alimentos e Bebidas e o Projeto Criare, realiza neste domingo, 3, no Pontal do Ipiranga, uma ação sustentável de conscientização ambiental. O Projeto Consciência Ambiental acontece das 9h às 17h e tem como objetivo levar informações aos turistas e moradores da região sobre a importância da coleta seletiva. Durante todo o dia, uma equipe vai percorrer o litoral distribuindo sacolas plásticas para a coleta de lixo individual e panfletos com informações

sobre a importância da coleta seletiva para a preservação do meio ambiente. Uma tenda de apoio foi montada próxima à praia onde uma equipe especializada está de plantão para tirar as dúvidas dos banhistas. Também foram instalados coletores seletivos e containers para a coleta das sacolas. “A importância deste projeto é levar informações sobre a correta destinação do lixo, conscientizando a população sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, minimizando os impactos na natureza”, disse o secretário do Meio Ambiente, Walter Maia.

Com vivências "Como cristão, aprendi a conviver com quem tem ideias diferentes das minhas. Só não acredito em impor o que a gente pensa ou agredir quem vive de forma diversa" (Walcyr Carrasco, em A nova onda conservadora).

Torcida O nome de Manoel de Barros consta em uma lista interna da União Brasileira dos Escritores como um dos possíveis indicados para a Academia Sueca para concorrer ao prêmio Nobel de Literatura de 2013.

Mãos à obra Em plena era digital, jovens do mundo todo recorrem à Academia de Artes Visuais de Leipzig (Alemanha) (foto) para estudar a produção artesanal de livros. Batismo de compaixão A renda líquida obtida em 2012 pelas 100 pessoas mais ricas do mundo, 240 bilhões de dólares, poderia acabar 4 vezes com a pobreza extrema no planeta. A afirmação aparece no relatório da ONG britânica Oxfam.

Pelo vale escuro "Como ignorância escolhe seus amantes independentemente da religião (ao contrário do que muita gente preconceituosa pensa), ateus e evangélicos beligerantes aproveitam o momento triste para se digladiar" (Sérgio Pavarini).

Ponto e vírgula "A morte é uma sacanagem, sou contra" (Luis Fernando Verissimo, em entrevista depois de 24 dias de internação). Pra pensar "Não tente segurar a mão de Deus; deixe que ele segure a sua. Deixe que ele cuide do 'segurar' enquanto você se concentra no 'confiar'" (H. William Webb-Peploe).


INDICADOR PROFISSIONAL

DOMINGO 03 de fevereiro de 2013

O PIONEIRO

11

OPORTUNIDADE DE EMPREGO Contrata-se funcionário com experiência em Corel Draw, Page Maker e Photoshop. Tratar na Redação do Jornal O PIONEIRO. Av. Governador Lindenberg, 609, Centro - Linhares


12 O PIONEIRO

SOCIEDADE

DOMINGO 03 de fevereiro de 2013

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

DENI Deni Almeida da Conceição denialmeida@jornalopioneiro.com.br

Almoço de homenagem Há muito tempo um almoço no Estado não reunia tanta gente importante e cheio de mulheres bonitas e chiques, como o que aconteceu sábado retrasado, na Casa de Verão da Revista Portfólio, na Aldeia da Praia, em Guarapari, em homenagem ao jornalista Hélio Dorea – que estava ao lado da sua Regina, é claro - ao completar 57 anos de colunismo, um record que certamente será registrado no Guinness Book, graças a iniciativa de Luiz Alberto Barcellos e Giovanni Albino, proprietários da revis-

ta. Aliàs, foi Luiz Alberto o primeiro a se pronunciar no encontro, seguido de Marcos Guerra, presidente da Findes, e do empresario Maely Coelho, aquele praçao de sempre. No comando do menu esteve a chef de cuisine Rose “importada” da Bahia especialmente para dar o toque de finesse no cardápio, com um bobo de camarão e outros quatro pratos que receberam os elogios merecidos. O vinho, Português de boa safra, e o champanhe, geladinho, animaram os convidados.

Em destaque, ainda, no ambiente, o estande da joalheria “Ricardo Vieira” cujo proprietário lá estava, assessorado por Beth Caetano. Em seguida foram sorteados diversos brindes ofertas da Magia do Mar, Kasa Décor, Joalheria Ricardo Vieira, Quality Aeroporto, RB, Sonotica e Max Blindagem. Estavam lá alguns dos principais empresários do Estado, entre os quais, Camilo Cola e sua noiva Maria Luiza, Marília e Otacílio Coser, Fernando Camargo e Fátima, Marcos Guerra e Giane, Aylmer Chippe

e Luiza, Renan Chieppe e Monica, e mais, Vera Miled e Letícia Pernambuco, Ângela e Emilio Mameri, Geisiane e Valdecir Torezani, Verônica e Henrique Vieira, Edilene e Neviton Vieira, Helia e Marcelo Lima, Glauce e Irineu Vasconcellos, Maria Vélida e Irajá Rezende Andrade, Manon e Manoel Rodrigues, Penha e Maely Colho, Lucas Izoton, João Dalmacio Castelo Miguel, Sonia e João Luiz Tovar, Maria Vitória e Aloísio Faria de Souza e por ai afora. Um encontro do mais alto nível.

Em época de polemicas no setor de Limpeza na área da saúde, o Administrador Hospitalar Capixaba Mauro Quintão, membro efetivo da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, foi reconhecido profissional de “Notório saber”, quando o assunto é Higienização Hospitalar 3D. Esse método que já funciona com sucesso aqui no estado em um Hospital de Linhares, foi destaque por esses dias nos maiores portais de saúde do mundo e nas revistas cientificas especializadas, dissertando sobre o tema. O sistema gestor maximiza o resultado e reduz o custo operacional final. Em tempo: Quintão é freqüentador assíduo do restaurante Chapa do Japa, de Linhares, que pertencente a Ana Lacourt e Marcus Arreguy.

Fotos: Divulgação

Marcos Guerra, presidente da Findes com os organizadores do encontro Giovanni Albino e Luiz Alberto Barcelos

Hélio Dórea e sua Regina com Camilo Cola e Maria Luzia Borges e Glauce Vasconcellos

A artista plástica Patrícia Krug abre a mostra “Carinhos D’alma – A Arte como Terapia”, marcada para o próximo dia 07, no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Autodidata e portadora há mais de cinco anos de duas doenças crônicas (esclerodermia e espondiloartrose) que não têm cura, Patrícia aprendeu a utilizar a arte como forma de amenizar suas dores. O resultado são pinturas em acrílicas sobre tela, marcadas pelo colorido intenso e delicadeza nos traços. Thereza Stang vai receber um grupo de amigos no próximo dia 23, em sua residência, na Ilha do Frade, em Vitória, para festejar aniversário. Confirmamos presença.

Fatima Camargo, Sonia Tovar, Vera Milled e Letícia Pernambuco

Marcos Guerra, Aylmer Chieppe, Emílio Mameli e Aloysio Faria de Souza

Por iniciativa de sua assessoria de imprensa e com o objetivo de apresentar temas de interesse para o aprimoramento da cobertura da imprensa naquele órgão, o Tribunal de Contas do Espírito Santo realiza o II Workshop para Jornalistas, dia 15, às 9 horas no Plenário daquela instituição.

“Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.” (Albert Einstein) Bom dia, Ronaldo José de Souza


03 DE FEVEREIRO DE 2013