A estrutura e a infraestrutura do sistema sucroenergético - OpAA51

Page 22

entidades

planejamento estratégico das

organizações e associações

O Brasil terá um agronegócio cada vez mais forte, quanto mais tempo e força dedicarmos a planejar nossos setores, olharmos o longo prazo e modernizarmos nossas associações. "

Marcos Fava Neves Professor Titular da FEA/USP-RP e Professor visitante da Purdue University, EUA

O convite para esta reflexão da Revista Opiniões vem em boa hora. Quando proposto o tema pelo editor, pensei em que assunto abordar dentro de “estrutura e infraestrutura”, tema desta edição. Veio a ideia de falar em estrutura e infraestrutura de gestão coletiva (associações e organizações), pois elas são importantes para entregar eficiência para qualquer setor no agronegócio. Evoluindo no assunto, veio a sugestão de se convidar três organizações coletivas do setor de cana para também escreverem: a Socicana, a Orplana, e a Canaoeste, que passaram por planejamentos estratégicos sob nossa liderança, em 2013, 2014 e 2015, e, frutos até da implementação desses planos, apresentam executivos contratados em sua gestão. É de fundamental importância se planejarem adequadamente as cadeias produtivas integradas do agronegócio brasileiro. Esse planejamento passa por associações modernas, eficientes e bem geridas que cumpram sua missão de defender os interesses econômicos, ambientais e sociais dos produtores. Empresas podem ser eficientes, porém, se não estiverem integradas a uma cadeia produtiva que tenha um mínimo de coordenação, de organização, seu resultado é comprometido na soma final de valores gerados na cadeia.

22

Da mesma forma, empresas – produtores rurais, por exemplo – que não tenham associações e outras formas de organizações coletivas fortes têm maior dificuldade de atingir seus objetivos comuns. Importantes mudanças vêm ocorrendo, e ainda mais intensamente no agronegócio, nos últimos cinco anos. Por um lado, existe enorme demanda de alimentos, fruto de fatores como crescimento da população, desenvolvimento econômico de nações populosas, distribuição de renda e urbanização. Por outro lado, o aumento da demanda de biocombustíveis, por todo o mundo, também pressiona a demanda de grãos, terras e outros recursos do agronegócio. Diversas cadeias agroindustriais não estavam preparadas para esse crescimento, e podemos dizer que a cana também é uma cadeia produtiva típica para explicar falta de planejamento. Ou cresce muito rápido, ou deixa de crescer, e, com isso, ineficiências vão machucando sua capacidade competitiva, sua rentabilidade, traduzindo na principal doença do setor: o elevado endividamento. Associações fortes e modernas têm papel importante em ajudar no planejamento e evitar repetir erros. Temos que repensar a capacidade de articulação e de planejamento do setor de cana, de suas associações, olhando o curto, o médio e o longo prazo. São muitos os motivadores para o pensamento de sistemas agroindustriais produtivos integrados (cadeias produtivas) e de associações setoriais: o trabalho coletivo; a integração e eficiência na cadeia produtiva; a busca conjunta por resultados; ;


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.