Page 6

06

FREGUESIAS

opiniãopública: 8 de agosto de 2019

Falecimentos António Pereira da Cruz, no dia 16 de julho, com 76 anos, casado com Maria Palmira da Costa Pereira, de Santiago de Bougado (Trofa).

Lúcia Fernandes Pinto, no dia 6 de agosto, com 84 anos, solteira, de Nine.

Adriano Andrade dos Santos, no dia 22 de julho, com 66 anos, casado com Laura da Cunha e Silva Santos, de Esmeriz.

Agência Funerária Arnoso - José Daniel Pereira Arnoso Santa Eulália - Telf. 91 724 67 03

Manuel Augusto Moreira Gonçalves, no dia 21 de julho, com 44 anos, casado com Lurdes Manuela de Sá Carvalho, de Ribeirão.

Joaquim Carvalho de Faria, no dia 3 de agosto, com 62 anos, casado com Rosa Maria da Silva Fernandes Faria, de Landim.

António da Silva Pereira, no dia 25 de julho, com 54 anos, solteiro, de Santiago de Bougado (Trofa). Amávia Sá Pereira, no dia 26 de julho, com 86 anos, viúva de Augusto da Silva Carvalho, de Calendário. Cândido Pinto de Matos, no dia 28 de julho, com 80 anos, casado com Maria Celeste da Silva Pereira, de Ribeirão. Olívia de Jesus Maia, no dia 4 de agosto, com 101 anos, viúva de Manuel da Silva Reis, de Santiago de Bougado (Trofa). Funerária Ribeirense Paiva & Irmão Lda Ribeirão – Telf. 252 491 433

Maria Aurora Alves da Costa e Silva Abreu, no dia 30 de julho, com 69 anos, viúva de Joaquim de Abreu, de Pedome.

Alexandrina Maria Marques de Carvalho, no dia 4 agosto, com 59 anos, casada com Júlio Sampaio de Carvalho, de Delães. Elisa Silva Dias, no dia 6 de agosto, com 89 anos, viúva de David da Costa Fernandes, de Avidos. António Mendes Sousa Santos, no dia 6 de agosto, com 82 anos, casado com Rosa Costa Pontes Gomes, de S. Martinho do Campo (Santo Tirso). Agência Funerária da Lagoa Lagoa – Telf. 252 321 594

Maria de Jesus Pereira do Couto, no dia 4 de agosto, com 82 anos, solteira, de Oliveira S. Mateus.

Joana Marques de Freitas, no dia 31 de julho, com 82 anos, viúva de Agostinho Pereira, de Pevidém (Guimarães).

Joana Pereira da Cunha, no dia 3 de agosto, com 93 anos, viúva de José Machado, de Moreira de Cónegos (Guimarães).

Agência Funerária S. Jorge Pevidém– Tel.: 253 533 396

Agência Funerária Carneiro & Gomes Oliveira S. Mateus – Telm. 91 755 32 05

Adelaide Rosa Pontes, no dia 1 de agosto, com 91 anos, viúva de Narciso Pereira da Costa Oliveira, de Brufe.

Carlos Oliveira da Costa Rocha, no dia 6 de agosto, com 79 anos, de Airão S. João (Guimarães).

Agência Funerária do Calendário Calendário – Tel.: 252 377 207

Agência Funerária da Portela Portela (Sta Marinha)– Tel.: 252 911 495

Projeto do adro foi apresentado no Dia da Freguesia

Vale S. Martinho ganha nova envolvente à igreja A comunidade de Vale S. Martinho assinalou, no passado sábado, o Dia da Freguesia e a sessão solene comemorativa ficou marcada pelo anúncio e apresentação do projeto de requalificação da zona envolvente da igreja. Trata-se de “um novo espaço de bem-estar para a comunidade, um novo palco que vem dar uma nova centralidade a Vale S. Martinho”, disse o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, no decorrer da cerimónia. A proposta apresentada reúne um conjunto de infraestruturas e acessibilidades que permitem tanto a requalificação do espaço envolvente da igreja, como a sua ligação com os espaços exteriores do Centro Paroquial, através da criação de uma nova via paralela à Avenida Padre José Ferreira Correia e de um parque de estacionamento, com aproximadamente 40 lugares, conseguindo assim uma harmonização e ligação do espaço público daquele local.

O dia foi de comemoração em Vale S. martinho

Com este arranjo urbanístico, explicou Paulo Cunha, “vamos dar uma imagem de conjunto e valorizar estas duas unidades – Igreja e Centro Paroquial - que queremos que sejam os elementos fortes deste projeto”. O autarca lembrou que este projeto é ainda “um esboço” e que a Câmara Municipal está disponível para ouvir sugestões e outras propostas para que o resultado final seja o ideal para a comunidade de Vale S. Martinho. O presidente da Junta,

Manuel Oliveira, lembrou que esta intervenção estava no topo das prioridades do seu executivo e agradeceu o apoio da autarquia, sem o qual a concretização desta intervenção não seria possível. A sessão solene do Dia da Freguesia ficou ainda marcada pela homenagem a vários cidadãos, nomeadamente aos bombeiros voluntários naturais da freguesia, e pela homenagem póstuma a Augusto Correia da Silva, presidente da Assembleia de Freguesia.

Junta de Vermoim promove ações de formação profissional No passado dia 31 de julho, foram entregues Certificados de Formação Profissional, na Junta de Freguesia de Vermoim, aos formandos que frequentaram o curso de “Folha de Cálculo – funcionalidades avançadas”. O evento contou com a presença dos formandos; do presidente da Junta de Vermoim, Manuel Carvalho; do administrador da GTI, António Oliveira, e do formador Carlos Santos. Este curso, resultante da parceria entre a Junta e a GTI, é o primeiro e marca o início de um projeto pioneiro no concelho de Famalicão, que visa proporcionar formação profis- através do programa PO ISE/Portugal 2020. Dada a recetividade, estão agendadas sional a todos os trabalhadores que pretendam aumentar as suas competências, novas ações a iniciar nos meses de setembro de forma gratuita, pois são 100% financiados e outubro na autarquia de Vermoim.

Novais inicia construção do centro paroquial A paróquia de S. Simão de Novais vai avançar com a construção de um centro paroquial. A bênção da primeira pedra está marcada para o próximo dia 1 de setembro), pelas 18h00, na Igreja Paroquial. Após a celebração da eucaristia, haverá um jantar convívio na Academia de Culinária Aesacademy, em Ruivães, sendo que as inscrições devem ser efetuadas até 18 de agosto, através dos seguintes contactos: 916900139, 252931189, 919947329 ou 910160815.

Festival Calça-Ferros é este fim de semana Plutónio, Mc Zuka e Supa Squad são alguns dos nomes que, este fim de semana, vão subir ao palco principal do festival CalçaFerros, que se realiza de 9 a 11 de agosto no parque de lazer Calça-Ferros, em Pedome, com as margens do Rio Ave como pano de fundo. Plutónio sobe ao palco no primeiro dia do festival, sexta-feira, assim como os Last Chance e Rosamate. A sua sonoridade equilibra-se entre o Rap, o RnB e o Afro-Trap. No segundo dia, sábado, o Calça-Ferros recebe a sonoridade de Cálculo, do brasileiro MC Zuka e Supa Squad. O último dia do festival é dedicado às

famílias, com os habituais espaços de exposição de artesanato e de associações. Não faltará também animação para os mais novos, bem como atividades educativas sobre a temática do meio ambiente. Apesar de ser já a 4ª edição, esta será a primeira vez que a organização do festival será da responsabilidade do Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros, com os apoios da Câmara de Famalicão e da Junta de Freguesia de Pedome. O bilhete diário custa 5 euros, enquanto o passe geral para 9 e 10 de agosto tem um custo de 8 euros. No dia da família, a 11 de agosto, o festival tem entrada livre.

Profile for Editave Multimédia

Opinião Pública - 1422  

Edição 1422 de 8 de Agosto de 2019 do Semanário Regional Opinião Pública.

Opinião Pública - 1422  

Edição 1422 de 8 de Agosto de 2019 do Semanário Regional Opinião Pública.