Op1107

Page 11

pública: 25 de julho de 2013 11

freguesias

Carlos Pinto candidata-se a Vale S. Martinho pelo PS O Partido Socialista apresentou Carlos Pinto como candidato à Junta de Freguesia de Vale S. Martinho, numa cerimónia que contou com as presenças do líder da Concelhia famalicense, Nuno Sá, e do candidato à Câmara Municipal, Custódio Oliveira. Carlos Pinto começou por apresentar os motivos que o levaram a aceitar este desafio, apontando “o amor e apego à freguesia” e “a vontade e o desejo de fazer melhor pela sua população, nomeadamente, ao nível do apoio aos idosos que têm sido esquecidos”. Um outro fator que motiva a sua candidatura é a “dramática situação social que se vive ao nível do desemprego sendo urgente estar ao lado das pessoas e resolver os seus problemas”, afirmou. Carlos Pinto promete estar ao lado das pessoas O candidato referiu ainda que pretende fazer mais ao nível da educação e das infraestruturas, prometendo, se for eleito, ser “um presidente de todos e para todos, trabalhando lado a lado com uma equipa competente e altruísta que pretende mudar o rumo e fazer melhor por Vale S. Martinho”. Custódio Oliveira, candidato à Câmara Municipal de Famalicão pelo PS, começou por relatar aos presentes a sua história de vida, dizendo estar preparado para o cargo. Prometeu uma Câmara “aberta, mais próxima, mais presente, proactiva e descentralizada”. Custódio Oliveira deixou ainda bem claro que “esta é a hora de fazer ruturas para fazer bem, para fazer melhor”.

Xavier Oliveira visitou Bairro Social Francisco Simões O candidato da coligação PSD/CDS-PP à junta de freguesia de Joane, Xavier Oliveira, acompanhado por elementos dos partidos da coligação e do mandatário da candidatu ra, Domingos Melo, visitou o Bairro Social Francisco Simões em mais uma ação de reconhecimento da freguesia. Xavier Oliveira contactou com vários moradores e visitou vários espaços e habitações. “Esta visita permitiu-me conhecer ainda melhor os problemas com que os moradores se confrontam e ouvir as suas opiniões sobre o modo e a forma de intervir naquele espaço”, referiu o candidato. Durante a visita e em conversa com os moradores estes apresentaram algumas queixas relativamente às condições do bairro e à falta de atenção e investimento da Junta de Freguesia. Dirigindo-se a eles, Xavier Oliveira referiu que “é necessário renovar o Bairro”, comprometendo-se, caso seja eleito, a promover um estudo técnico para o arranjo das habitações e espaços exteriores, para a avançar com as intervenções de forma faseada. No final da visita, o candidato referiu que “o contacto direto e frontal com as pessoas é fundamental, porque o mais importante são as pessoas e é ao serviço delas que colocarei a Junta de Freguesia”.

Exposição sobre Narciso Ferreira chega a S. Mateus A exposição itinerante “História, Património, Identidade e Memória” está patente no Parque Desportivo de Oliveira S. Mateus até ao dia 30 de setembro. Esta mostra, produzida em 2012, no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Narciso Ferreira, é uma iniciativa conjunta da Fundação Narciso Ferreira e da Câmara Municipal de Famalicão. A exposição é constituída por um conjunto de imagens da época que retratam a vida e obra de Narciso Ferreira, grande industrial e benemérito da sociedade famalicense do século XIX. Depois da Fábrica Sampaio Ferreira e do Parque da Devesa, esta exposição está agora disponível ao público nos espaços verdes do Parque Desportivo de Oliveira S. Mateus.

Coligação apresentou candidato à Junta

Manuel Ribeiro quer ser o rosto da mudança em Castelões Manuel Ribeiro protagoniza a candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Castelões pela coligação “Mais Ação, Mais Famalicão”. O candidato quer fazer parte da solução para os problemas da freguesia e aceitou entrar na corrida eleitoral para “romper com o passado” e “devolver à comunidade a esperança, a alegria e o prazer de viver em Castelões”. Manuel Ribeiro, 49 anos, operário têxtil, quer concretizar um projeto “válido e credível”, apoiado por uma equipa “experiente e motivada”, que apresenta como principais compromissos a conclusão das redes de água e saneamento básico, a melhoria da rede viária e a promoção do desporto e da cultura. “O que foi feito nos últimos quatro anos em matéria de desporto e cultura?”, questionou no discurso de apresentação pública da sua candidatura, insistindo na necessidade de a freguesia encontrar o caminho do progresso e assumindo-se como a “opção certa” para protagonizar a “mudança necessária” em Castelões. Manuel Ribeiro garantiu ainda que estará permanentemente atento às situações de alarme social para que consiga dar uma resposta pronta às necessidades da população. Prometeu “dedicação, empenho e muito trabalho” em prol da freguesia e agradeceu aos presentes a manifestação pública de apoio. Por seu lado, o candidato da coligação à Câmara de Famalicão referiu-se a Manuel Ribeiro como o “melhor futuro presidente da Junta de Freguesia de Castelões”. Paulo Cunha subscreveu todas as propostas apresentadas por Manuel Ribeiro e mostrou-se con-

Paulo Cunha acompanhado de Manuel Ribeiro

victo de que, caso a coligação vença as eleições, a freguesia “irá dar um passo no sentido do desenvolvimento” e “passará a ser notada pelas melhores razões”. No atual contexto de emergência social, Paulo Cunha reafirmou que a sua candidatura está “centrada nos interesses de Famalicão” e que as propostas concretas que defende para o concelho “fazem face às maiores dificuldades dos famalicenses”. O candidato renovou o apelo à mobilização dos presentes em torno do projeto autárquico que lidera, incentivando-os a transmitir as suas ideias. “Todos estão convocados para este desafio. Vem aí um tempo exigente que não dispensa ninguém”, disse.

PS apresentou candidato à União de Freguesias de Mouquim, Jesufrei e Lemenhe

Filipe Martins manifestou vontade de fazer melhor O Partido Socialista apresentou Filipe Martins como candidato a presidente da União de Freguesias de Mouquim, Jesufrei e Lemenhe, numa sessão que contou com as presenças do líder da concelhia famalicense, Nuno Sá, e do candidato à Câmara Municipal, Custódio Oliveira. O candidato à União de Freguesias de Mouquim, Lemenhe e Jesufrei iniciou o discurso dizendo que era com muito orgulho que apresentava a sua candidatura, que

disse estar “aberta a todos, a diferentes pensamentos e origens partidárias”, acrescentando que não aceitou este desafio “pela ambição de poder ou por uma matemática manhosa de contagem antecipada de votos”, mas sim “pela vontade de fazer melhor e por gosto autárquico” que foi adquirindo como secretário da Junta nestes últimos quatro anos. O candidato prometeu valorizar a proximidade com a população desta união de fre-

Filipe Martins é o atual secretário da Junta de Lemenhe

guesias, com especial enfoque aos idosos, aos mais carenciados, às coletividades e movimentos paroquiais, prometendo “somente o concretizável”. Filipe Martins terminou o discurso dizendo que gostava que a população visse esta candidatura como “uma equipa que está disposta a fazer mais e melhor por estas freguesias que têm sido esquecidas ao longo destes anos”. Custódio Oliveira, candidato à Câmara de Famalicão pelo PS, começou por relatar aos presentes a sua história de vida, dizendo estar preparado para o cargo de presidente da Câmara pela sua “longa experiencia autárquica e como estudioso da matéria nos últimos 10 anos”. Depois, afirmou que, se for eleito, “os famalicenses terão uma Câmara aberta, mais próxima, mais presente, proactiva económica e socialmente e descentralizada”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.