Issuu on Google+

Fotos: Guilherme Toledo e Mariana Andrade

BÚZIOS SEXY BEACH

De 13 a 20 de março de 2014 • Edição 1185 • ANO XXXIV • www.operumo­lha­do.com.br

O MAIOR ­ AL JORN BÚZIOS UM JORNAL CEGO, SURDO E MUDO


O papel de cada um Por Sandro Peixoto Você, que está nesse momento lendo este texto, se fosse eleito prefeito da cidade, quem colocaria nas principais pastas do governo? Quem seria seu secretário de Saúde? De Educação, Finanças, Meio ambiente e assim por diante. A quem daria as Diretorias? Certamente você ficaria confuso e preocupado com tal responsabilidade. Sabemos que realmente é difícil montar um grupo competente, unido, determinado e, principalmente, que você confie plenamente. As vezes, não se pode confiar nem mesmo no vice-prefeito. Essa é uma das maiores dificuldades de um prefeito. Especialmente numa cidade com a sociedade ainda em construção, como a nossa. Um município rico de orçamento, mais ainda pobre intelectualmente. Onde grande parte da sociedade demonstra um primitivismo impressionante. Onde o ‘eu’ está acima de tudo. No fim, o prefeito tem que nomear centenas, mas confia apenas em dezenas. E é ai que a porca torce o rabo pois quem nomeia é responsável pelos atos dos nomeados. Confie ele ou não. O governo acaba dando certo ou errado por um detalhe atroz. Ganha o governo que erra menos e não aquele que acerta mais. Os escândalos, por menores que sejam, reverberam mais que qualquer acerto.

Ora, mas alguém pode dizer: o cara é prefeito porque quis. Se candidatou a agora é sim o responsável pelas nomeações e pelos atos de quem escolheu. Verdade. Quem desejou o poder que arque com suas responsabilidades. Mas o que se faz quando se tem no governo ( em todos os escalões) pessoas propensas a corrupção e do outro lado uma sociedade corrupta por natureza? Essa declaração pode parecer leviana, mas sem a corrupção o Brasil para. Nada anda, estaciona, pois as engrenagens da nação necessitam cotidianamente do óleo da corrupção. Precisa ser lubrificada, as mãos devem estar sempre molhadas para o bom andamento das coisas. Esse costume não é de hoje. É coisa de anos, e foi estabelecido com a própria história do País. A afirmação acima não pretende ser uma ofensa, muito menos uma sentença. É apenas uma constatação. Um estado que pode e deve ser mudado, mas que só muda se ambos os lados entenderem suas posições perante a realidade. Se corruptor e corrupto, juntos, chegarem a um basta! Mas como chegar a essa utopia com tanta grana a solta? Com tantos interesses, com tanta falta de caráter, de consciência? Alguém disse um dia que não é a Lei que diz o que é certo ou o que é errado e sim, a nossa consciência. Como anda sua consciência?

Editorial

Registro

 

 

 

  2

De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


Búzios reivindica Estudo de Capacidade de Carga Turística Por Gustavo Medeiros

TURISMO

A

Associação dos Hotéis de Búzios (AHB ), com o integral apoio do Governo Municipal e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindBúzios-SindSol) entregou documento nas mãos do Secretário Estadual do Ambiente, Índio da Costa, solicitando ao Governo do Estado, o Estudo da Capacidade de Carga do Município de Armação dos Búzios. Esse Estudo de Carga significa para o planejamento de turismo a tentativa de estudar o perfil do destino, afim de identificar qual o número de visitantes que a cidade comporta sem depreciar o seu patrimônio. É também uma ferramenta para o planejamento territorial do turismo em Búzios. Segundo o presidente da AHB, empresário Sérgio Rébora, “ o turismo sustentável tem como características norteadora a condição de seus atrativos turísticos serem ambientalmente adequado, economicamente viáveis e socialmente justos”: - Torna-se fundamental para a prática do turismo o estudo da capacidade de carga dos atrativos turísticos, ou seja, uma mensuração de qual é o limite suportável de impacto pode sofrer este recursos, - disse Rébora. De acordo com o documento, entregue durante a solenidade de lançamento do Programa de Despoluição da Lagoa de Geribá, no último sábado ( 7 ), o objetivo geral desse trabalho é “ analisar as práticas de turismo sustentável em Búzios, considerando o estudo da capacidade de carga dos seus atrativo turísticos. Pretende-se especificamente também, diz o documento, “ caracterizar os principais atrativos turísticos da região, identificar atores e estratégias de utilização dos atrativos turísticos do município, levantar as ações e políticas presentes e futuras do poder público municipal, estadual, federal e iniciativa privada... “. O vice-prefeito de Búzios e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Pesca, professor Carlos Alberto Muniz disse que o verão 2013/2014, revelou, com riqueza de detalhes, o caos que a cidade pode se transformar neste período, em especial, as praias lotadas, o trânsito caótico, a grande quantidade de lixo, o número excessivo de turistas oriundos dos cruzeiros marítimos, falta de espaço para estacionar veículos, etc: - Búzios já atingiu o insuportável. Há anos, o balneário sobrevive em seu limite máximo. Eu mesmo reparei com meus próprios olhos a quantidade de pessoas e veículos que a cidade recebe sem ter a devida estruturada. A Rua das Pedras se transforma na Rua

Representando a AHB, Thomaz Weber entregou documento ao Secretário Estadual do Ambiente, Índio da Costa

da Alfândega em período de natal. É como se você morasse em uma casa de quarto, sala, cozinha e banheiro e convidasse a torcida do Corinthians para sua festa de seu aniversário. Olha o caos anunciado. O número de turistas dos transatlânticos que desembarcam no centro chega quase à metade da população de Búzios – desabafa o Secretário, acrescentando que: “ a Praia da Ferradurinha, considerada uma das mais belas do mundo segundo o Conselho Mundial de Turismo, não suporta mais tanta gente e principalmente, equipamentos – barracas, cadeiras, pranchas de aluguel, enfim“. Por recomendação do próprio Secretário Estadual do Ambiente, Índio da Costa, a AHB vai agendar uma reunião com o Secretário Estadual de Turismo, Ronald Ázaro, para obter informações sobre recursos financeiros para este Estudo, através do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur. Nesta reunião, a Associação de Hotéis de Búzios será representada pelo seu diretor executivo, empresário Thomas Weber que apoia integralmente a iniciativa desse importante trabalho: - Búzios já passou do prazo para a realização desse importante Estudo. O nosso município necessita de um ordenamento no setor de turismo afim de mensurar qual o limite de fato que o município suporta. Se nada for feito neste sentido, o turismo de Búzios sofre grave ameaça -, prevê o empresário Thomas Weber.

De 13 a 20 de março de 2014 – O Perú Molhado

3


Lagoa de Geribá ficará livre do cocô Da redação

S

exta-feira (8) o secretário de meio ambiente do estado Índio da Costa (aquele que foi vice de José Serra) esteve em Búzios para o lançamento da obra de implantação da rede separadora de esgoto da Lagoa de Geribá. Estavam presentes o prefeito André Granado (PSC), vereadores Uriel (PSC), presidente da Prolagos Carlos Roma Jr, Vice Prefeito Muniz(PT). Depois, enquanto o prefeito André discursava, chegou os vereadores Lorram (solidariedade), Joice (PSDB) e Jeferson (PSC), que tímido foi quase que empurrado para cima do palanque. O deputado Janio Mendes (PDT) chegou quando Índio já estava falando e recebeu um abração do prefeito André. Uma tenda bonitona foi montada em frente ao estacionamento do Princesa e também contou com a presença de secretários e assessores. A plateia era formada por funcionários e simpatizantes da prefeitura, tinha bastante gente. Índio da Costa fez todos os vereadores presentes se comprometerem em votar lei que permitirá que a prefeitura use a grana do ICMS verde na revitalização e ampliação dos sistema de esgoto de Búzios. Prolagos e Prefeitura afirmaram que em três anos toda a cidade estará completamente coberta por rede de esgoto, Índio, porém, foi mais ponderado e disse que será em seis anos. Estavam sendo esperados o governador Sergio Cabral e o vice Pezão, mas eles não vieram não. Mas a obra em si, na Lagoa de Geribá, tem investimento de R$ 5,2 milhões nesta etapa, atendendo cerca de 800 famílias e de 3.200 moradores da cidade, através do recurso do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e da Lei estadual nº 6460/13. De fato a obra começou na última segunda (10), mas no mesmo dia ao fim dos discursos Índio subiu na retroescavadeira com o prefeito André no carona, deu um show de inabilidade em pilotar essa maquina, para simbolizar o inicio imediato das obras! Com exclusividade ao Perú Índio disse que a obra, que oficialmente está marcada para durar oito meses, durará um ano. É importante ressaltar que a obra também atende a uma antiga reivindicação da população, que terá com o novo sistema a blindagem da Lagoa de Geribá do lançamento de esgoto que ocorre na época de chuvas, beneficiando também a Praia de Manguinhos. Só na primeira fase se espera a recuperação da Lagoa de Geribá e da Praia de Manguinhos com a implantação de 5,8 quilômetros de rede separadora de esgoto no entorno da margem da Lagoa de Geribá e da instalação de duas estações elevatórias, com casas de bomba de esgoto, que irão transportar o resíduo até a Estação de Tratamento (ETE), em São José. Na festividade ficou prometido (e promessa é dívida) que nos próximos três anos, o convênio firmado entre a cidade de Búzios, o Governo do Estado do Rio e a Prolagos, trarão mais investimentos para a cidade, através de 45 quilômetros de novas redes separadoras de esgoto. Índio disse que é melhor prometer que ficará pronto em seis anos.

Índio da Costa, André Granado, Diego e o presidente da Prolagos Carlos Roma Jr. analisando o projeto

Uma classe política bem eclética esteve presente a inauguração das obras de revitalização da Lagoa de Geribá

deste processo deixará de ser lançado no Canal da Marina e será destinada ao Canal da Malhada. Com isso, a parceria estabelecida entre as três esferas irá trazer para Búzios um investimento total de R$ 42,7 milhões até 2016, que inclui ainda a implantação de outro sistema wetland na Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Esperança em Cabo Frio, influenciando diretamente na melhoria da qualidade da água do Rio Una. Caramba, se der certo será uma maravilha! O Perú tá no olho, quer dizer está de olho...

Segunda fase Essa segunda fase beneficiará 12 bairros da cidade, como: João Fernandes, Ossos, Forno, Vila Caranga, Tartaruga, Portal da Ferradura, Ferradura, Alto de Búzios, Geribá, Bosque de Geribá, Manguinhos e Baía Formosa. Além da nova rede exclusiva de coleta de esgoto, também será ampliada e aperfeiçoada a Estação de Tratamento de Esgoto de São José, que receberá o sistema wetland no pós-tratamento dos efluentes da ETE. Esse sistema utiliza plantas que absorvem nutrientes do esgoto tratado sem a utilização de produtos químicos, elevando a qualidade do tratamento ao nível terciário, o mais avançado em termos de tratamento de esgoto. Espera-se que o efluente que resulta

4

Bate papo rápido com Índio da Costa Vereador por três mandatos, deputado federal, secretário de administração, sub prefeito no Rio de Janeiro, e há apenas um mês secretário de Meio Ambiente do Estado, nosso amigo Índio falou com o Perú depois dar um “show” na retroescavadeira. Tá todo mundo dizendo que projeto da Orla Bardot é seu, é mesmo? O projeto da orla na verdade não é meu, é do meu pai. Sou advogado, minha carreira é pública. O escritório é do meu pai e do meu irmão (com Luiz Eduardo e Guto Índio da Costa), que é um designer e um arquiteto. Eles tem experiência internacional

nisso, em recuperação de áreas degradadas em cidades. O Rio Cidade, no Leblon, foi premiado no mundo inteiro e é deles. Será tudo de bom como a galera tá dizendo por ai? Não tenha dúvida que o projeto que eles estão desenvolvendo será o melhor para Búzios, sobretudo reflete a visão do prefeito de ter uma cidade de qualidade onde o buziano tenha prazer de viver nela. Então você acredita que Búzios tem de ser para o buziano? Sim, quem vive aqui é quem paga imposto e investe na cidade. Primeiramente para o cidadão e depois para o turista que realmente trás benefícios para Búzios, é pra isso que está sendo pensada essa orla e não para pessoas que veem a cidade e acabam atrapalhando o próprio buziano. O risco maior de uma cidade como Búzios é da invasão de pessoas que não a respeite. Quanto tempo vai levar para vermos á salvação da Lagoa de Geribá? Um ano!

De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


Marquinho Mendes já começou a campanha em Búzios e conta com apoio de peso: Dr. André e Jânio

De 13 a 20 de março de 2014 – O Perú Molhado

5


As famílias da Rasa agradecem Por Muchacho Bicho Doido

satisfeitos com o atendimento.

O Dr. Eusinio Lavigne Gesteira Filho é endocrinologista e metabolista, também clínico geral e médico de família. Se formou em Itaperuna, onde fez especializações e depois deu continuidade a elas em São Paulo. Eusinio é concursado e muito preparado, há um ano a comunidade da Rasa pode contar com ele no atendimento do Unidade de Médico de Família de lá e há seis meses atende como endocrinologista na Policlínica.

Muitas pessoas reclamam da falta de remédios, em especial os para hipertensão, isso já foi resolvido? No inicio estávamos com dificuldades em relação aos medicamentos mesmo, mas agora temos um posto totalmente estabelecido, com sala de vacina, duas salas médicas, salas de curativos, e já temos disponível no Posto de Saúde toda a medicação hipertensiva, mas caso venha a faltar, também há na Policlínica.

Está gostando de morar e trabalhar em Búzios? Gosto muito de trabalhar em Búzios, em especial na Rasa, e agora na Policlínica mesmo sendo há pouco tempo, estou feliz. Ser tão bem acolhido em uma cidade há pouco tempo não é tão comum. Gosto muito de Búzios. Como está sendo trabalhar na Rasa? As pessoas na Rasa são bem exigentes, em qualidade de atendimento principalmente, mas no momento os vejo mais

E o atendimento de urgência a noite? Sob o aspecto dos médicos de atendimento de urgência da Rasa não tenho como falar, porque minha função é com o Módulo Médico da Família. Não sou socorrista. Mas posso dizer que sobre a falta destes profissionais acredito que é questão de tempo, já que foram chamados todos os concursados e em breve terá médicos em todos os lugares da cidade. Médicos interessados em exercer a sua função.

O repórter Muchacho preocupado com a saúde da Rasa sabatinou os doutores Eusinio e André

Fábio Ortopedista é o novo secretário de saúde

A saúde vai ficar tinindo

R

ecolhi algumas perguntas feitas pelos meus vizinhos da Rasa e as fiz ao prefeito André Granado com o intuito de colaborar com a minha comunidade. Confiram:

Os moradores da Rasa, meus vizinhos, reclamam muito da falta de remédio no P.U. Por que isso acontece? Posto de Urgência (PU), não tem que ter remédio. A população precisa ser informada de como funciona o sistema de saúde público. Posto de urgência é para você ser atendido para tratar de uma dor que começou de repente, um acidente, uma emergência mesmo. Não é lugar para ir buscar remédio. Às vezes a pessoa está com uma coceira há uma semana e quer ser atendido rápido no P.U e assim tira o lugar de uma pessoa acidentada e baleada. É feito uma triagem e quem estiver com mais urgência é atendido primeiro. Há também reclamações de que a ambulância demora e que falta médicos, o senhor pode explicar? A Rasa, quando a gente a assumiu, não tinha ambulância e as pessoas eram transportadas no carro que fosse possível para o Hospital. Colocamos uma ambulância grande, com estrutura de UTI, só para atender a Rasa. Estamos com uma deficiência no final de semana durante o dia, mas com a chegada dos médicos concursados isso acaba. É verdade que haverá um novo investimento em saúde na Rasa, uma nova unidade de atendimento? Será uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), que é o médico de família, a medicina preventiva que é o alicerce da medicina preventiva de Cuba. Isso é um resgate da saúde, porque a saúde foi ficando muito especializada e aquele médico de cabeceira, que conhecia a família toda foi se desfigurando. Quando na verdade mais de 90% de demandas podem ser resolvidas pelo médico de família. O médi-

6

co de família colhe preventivo, atende criança, faz pré-natal. Ele é preparado para tudo isso. Só quando foge muito a sua função é que se encaminha a um especialista. E isso será ampliado na Rasa com a unificação do Posto do Cruzeiro com o da Vila Verde (que é menor). E agora a população terá acesso a uma unidade maior e com mais estrutura, será um centro de saúde e ficará pronto esse ano. E o local onde hoje é o posto da Vila Verde, pretendemos reformar e ampliar para fazermos uma policlínica na Rasa. Assim que abrir essa UBS nova, vai transferir o médico da Vila Verde e cruzeiro para lá, será um centro de saúde. Vamos reformar a unidade da Vila Verde e fazer uma policlínica na Rasa para que o povo não tenha de se deslocar para Manguinhos. Terá todas as especialidades que tem maior procura como ginecologista, ortopedista... tudo na Rasa. Outra reclamação que a população faz muito é da falta de oftalmologista, há uma previsão para atender a essa demanda? Então vou dar a notícia de que Búzios terá um centro oftalmológico para atendermos os nossos casos, inclusive cirurgias, aqui na cidade. Mas é importante informar que tem oftalmologista em Búzios, as cirurgias que estão sendo feitas em Niterói faremos aqui. Será consulta na Policlínica e cirurgia no Hospital. O centro cirúrgico do nosso hospital tem três salas, mas quando assumi só uma estava funcionando, logo de imediato colocamos duas para funcionar e em breve a terceira estará funcionando. É importante dizer a população que estamos atendendo o acúmulo de quatro anos do governo anterior que se somam aos de hoje e isso leva tempo. Até novembro estávamos operando pacientes que estavam esperando desde 2012. Eu fui eleito justamente porquê a população queria agilidade na saúde, então não posso cometer os mesmos erros que o antecessor, por isso eu digo que a saúde está melho-

Nova UBS inaugura ainda este ano na Rasa

rando e irá melhorar ainda mais. Outras novidades? Vamos inaugurar postos médicos em São José e José Gonçalves. O hospital vai ter reforma e mais duas vans vão chegar para levar pacientes para ao Rio.

De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


QUE BOM TE VER VIVA H Por Alessandra de Souza Araujo

avia recebido o convite a, no dia 8 de março do corrente ano, participar da comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Casa Legislativa de Búzios. Lá chegando, muito a refletir. E muito a recordar das aulas de Direito de Família às quais assisti quando jovem na Faculdade da UERJ. O respeito à Mulher, antes mesmo de uma menção bíblica, é ordem da Natureza. Sem a mulher não há como gerar vida, princípio de tudo. As aulas retrataram a situação da mulher na sociedade brasileira ao longo do tempo. Em 1916 o Código Civil considerou desonesta a mulher que se casava não sendo virgem. Até 1932 a mulher era impedida até mesmo de votar. Apenas em 1962 as leis permitiram a mulher exercer profissão sem autorização do marido, bem como a desobrigaram de adotar o sobrenome do esposo, passando a ser opção do casal. Apenas em 1977 admitiu-se o divórcio no Brasil, pois até então havia previsão apenas do chamado desquite, que permitia uma separação, mas proibia que a mulher (e o homem também) casasse de novo. Imaginemos (ou recordemos) como isso acontecia, na época de uma sociedade notoriamente “machista”. Não encontrei outro vocábulo mais preciso que reunisse com tanta propriedade o estado de prevalência da vontade e opinião masculinas em detrimento das qualidades das mulheres. E foi com a Constituição de 1988 que se previu a igualdade entre homens e mulheres. O novo Código Civil, de 2002, contemplou o princípio da autoridade conjunta: homem e mulher encabeçam a família. A Lei Maria da Penha, editada em 2006, considerou expressamente como violência contra a mulher não somente a agressão física, mas também a psicológica (art. 7º da Lei nº 11.340). E de todo esse histórico de conquistas legislativas, cabe, com licença, elogiar a atuação da jurisprudência (ou seja, entendimentos dos tribunais, expressos nas decisões tomadas em processos judiciais, nos casos concretos, presididos por magistrados) contra diversas formas de discriminação. O Poder Judiciário, antes mesmo da lei, expurgou diferenças entre os sexos e reconheceu indistintamente direitos a, por exemplo, filhos até então ditos “adulterinos” (ou seja, havidos fora do casamento), bem como, mais recentemente, direitos iguais nas relações homoafetivas. O fiel magistrado exige de si sensibilidade social. Como mulher, consigno que juízes homens vêm exercendo com louvor a função de julgar causas de família sem o acima mencionado “machismo”, assim como juízas mulheres vêm recebendo reconhecimento pela população. O Poder Judiciário, em regra, não discrimina. Ao contrário. Equilibra, equipara, iguala. Isso com o dever da responsabilidade. O juiz decide se a guarda de um filho ficará com a mãe ou com o pai, ou com outro parente, ou com um candidato a adoção, ou se ficará até mesmo em um abrigo público. É o juiz quem decide com quem ficará um imóvel que serviu de moradia de uma família durante anos. Com tanta responsabilidade e, consequentemente, pouca margem de erro, nós magistrados precisamos, dentre outros elementos essenciais, de arte. Sem ela, arte, talvez não sobreviveríamos. A verdadeira arte traz beleza e cultura. A arte faz uma higiene mental, permitindo-nos melhor refletir, melhor analisar e julgar adequadamente, com razoabilidade e ponderação. E em um momento da arte ouvimos um chamado de contemplação ao corpo e alma femininos: no filme “Que bom te ver viva”, lançado em 1989, protagonizado pela atriz Irene Ravache, são insertos depoimentos verídicos de mulheres extorturadas na ditadura. Ouvir de uma mulher os detalhes da tortura que sofreu sensibiliza qualquer um. E com isso, ao se homenagear uma mulher, está-se valorizando a liberdade e, automaticamente, todo

ser humano. Respeitar as diferenças e não discriminar é uma forma de ser livre. E, se me permitem, um agradecimento: obrigada, Padre Zito, por na Igreja Santa Rita de nossa cidade, encerrar a vigília zero hora do dia 8 de março com um breve discurso re-

De 13 a 20 de março de 2014 – O Perú Molhado

conhecendo a relevância da mulher, o qual testemunhei. Parabenizemos a convivência harmônica, sem violência, seja contra uma mulher, seja contra um homem, sem distinção odiosa, sem discriminação, sem preconceitos. Liberdade, que bom te ver viva.

7


Parece, mas não é Por Sandro Peixoto

O presidente uruguaio José Mujica parece ser um homem moderno, mas não o é. É sim, um homem modesto de pensamento limitado, mas que tem o que muito líder político não têm: o sentido comum, que é o mais comum dos sentidos. Querido por muitos por seu estilo austero de vida (o presidente mora numa casa simples com telhados de amianto) Mujica é tido por moderno por ter sido o presidente que, à frente do Uruguai, legalizou o casamento gay, o aborto e a liberação do plantio, venda e uso de maconha. O presidente afirmou outro dia em entrevista a TV Folha que é contra o uso de drogas. Que jamais fumou maconha e que a única adição que acredita é a do amor. Ou seja, Mujica não é nem nunca foi a favor da liberação da maconha. Ao regulamentar a Lei que libera o plantio, venda e uso da marijuana, ele quis tirar a violência da droga. Se é verdade que a maconha (como qualquer droga) faz mal apenas para quem a usa, a violência, por sua vez, afeta toda à sociedade. Sem os traficantes, sem a corrupção policial e judicial, com a droga virando uma mercadoria de venda normal, o Uruguai pretende reduzir a violência que não é nem um terço da nossa, mas que espanta para os padrões históricos do País.Ao criar um mercado legal para a maconha, o presidente tenta reduzir a violência. Apenas isso. Se é verdade que liberou a maconha, também é verdade que deseja antes de sair do poder, proibir a venda de bebidas alcoólicas nos tradicionais ‘happy hours’ uruguaios, quando as bebidas são vendidas mais baratas. O Uruguai sempre foi um País de pensamento moderno. Graças ao alto nível educacional de seu povo, reconheceu há muito tempo a prostituição como uma profissão. Agora com o casamento gay, a legalização do aborto e da maconha o Uruguai se transformou num dos países mais modernos do mundo, quando falamos de direitos humanos. A sociedade uruguaia é moderna, mas seu presidente não. E como o Uruguai necessita neste momento de globalização de um líder moderno! A um presidente não basta ser bonzinho, pobrezinho, ou austero. Tudo isso contado é verdade, mas para um País que praticamente ficou para trás perante a evolução das últimas décadas (e por isso mesmo viu sua juventude migrar) ter um presidente com visão moderna do mundo é de suma importância. Mujica por mais simpático que seja, por mais que lembre nosso avô, não tem a altura política ideal para levar o Uruguai para seu devido lugar. Falta-lhe uma visão mais liberal da economia, por exemplo. Pepe Mujica, como o presidente é carinhosamente chamado, deseja eleger como sucessor o ex-presidente (20052010) Tabaré Vázquez, que tampouco pode ser considerado um político moderno, pois é de tendência socialista. 8

Mujica não entende de política. Que bom! Por Victor Viana Pepe Mujica é um político incomum, mas pouco posso falar dele nesse sentido, porque não conheço a fundo a situação geral do Uruguai em sua estrutura política e até econômica. Tudo que eu falasse sobre isso cairia para repetições de textos de terceiros publicados em jornais, revistas, sites e blogs de todo tipo. Por isso prefiro falar do que talvez seja esse tal “senso comum” do qual Mujica se refere, já que as medidas tomadas por ele vão além das questões ditas políticas e caem na esfera do humanismo, porque tratam de temas que existem e fazem parte das discussões mundiais há séculos. Não há nada de moderno em Mujica? Sim, realmente não há. Ele mesmo afirmou isso em sua última entrevista ao ser questionado sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo: “O casamento homossexual, por favor,

é mais velho que o mundo. Tivemos Julio Cesar, Alexandre, O Grande, por favor. Dizer que é moderno, por favor, é mais antigo do que nós todos. É um dado de realidade objetiva, existe. Para nós, não legalizar seria torturar as pessoas inutilmente”. É isso que me encanta em Mujica, ele apenas está tendo a coragem de reconhecer a realidade. Assim se dá com a liberação da maconha, do aborto e o reconhecimento legal das profissionais do sexo. Dentro dos códigos morais, religiosos e ideológicos, cada indivíduo pode considerar que maconha é ruim, que prostituição é pecado, mas não se pode fingir que são realidades e que elas precisam ser reconhecidas, porque se assim não for, permitimos que existam sempre pessoas no Poder se aproveitando dessa “ilegalidade” para lucrar, e muito, além de ter sempre formas, através do aparato

do Estado, de dominar e impor como no caso da liberação da maconha e descriminalização de outras drogas, “queremos tirar o mercado do narcotráfico, queremos tirar-lhes o motivo econômico, queremos que o narcotráfico tenha um competidor forte e não seja o monopolista do mercado. Ao mesmo tempo, tentamos incitar as pessoas a atuarem do ponto de vista médico”, disse. Mesmo que a figura de Mujica se levante ao mundo mais como um líder de grandes causas eu discordo que seu pensamento político seja assim tão confuso e consequentemente ineficaz, me parece apenas mais social e com visão de longo prazo, mas posso estar enganado, prefiro assumir isso que dar Ctrt C e Ctrt V. Eu também poderia falar muito mais sobre o que penso de Pepe Mujica, mas o espaço que o Marcelo (Lartigue) me deu foi menor que os dos meus colegas.

De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


Por Janir Júnior

U

m senhor com bochechas robustas e rosadas, olhos apertados, cabelos grisalhos, bigode, roupas simples e cara de avô bonachão se transformou em queridinho da política internacional. José Alberto Mujica Cordano, ou simplesmente Pepe Mujica, 78 anos, é o presidente do Uruguai que está na moda depois de, em 2013, legalizar o aborto, o casamento gay e a maconha. A atual aprovação popular de Mujica é maior do que a do ano em que foi eleito (2009). Mas a imagem do homem simples por vezes é confrontada com a faceta de gestor e a complicada relação com a base governista. Falar no ex-guerrilheiro Mujica, além dos temas da erva e afins, é lembrar também que o presidente recebe 12.500 dólares por mês, mas doa 90% do salário para ONG’s e pessoas carentes. Seu carro é um fusca modelo 87. Mora em uma pequena fazenda, com casa humilde de 45 metros quadrados, sem seguranças, nos arredores de Montevidéu. E tem um vira-lata perneta. Essas informações constam em todo e qualquer perfil do presida, da revista Piauí à Wikipedia. E Mujica é fã de Lula. Antes de um encontro entre os dois, em fevereiro, para debater a situação atual da América do Sul e o papel da União de Nações SulAmericanas (Unasul), o presidente uruguaio disse: “Sempre pensei que Lula deveria ter muito que ver com o processo de integração da Unasul, porque era a figura mais indicada. Contudo, ele sempre pensou que, por ser brasileiro, se atribuiria ao Brasil uma visão dominadora”. Li um artigo no qual o renomado cientista político Daniel Buquet, da Universidade da República do Uruguai, desvenda o fenômeno Mujica. “A razão pela qual ele é admirado no mundo é a mesma que o levou a ser eleito presidente pelos uruguaios, a imagem de homem simples, que funcionava muito quando ele era legislador, mas que ficou abalada quando surgiu a imagem do Mujica gestor”, afirma Buquet. Buquet aponta um contraste, que é a falta de coesão interna. Entre outros pontos, o cientista político cita a péssima relação com Danilo Astori, que é vice-presidente. “Mujica tem mais problemas com as outras facções da Frente Ampla do que com a oposição, isso gera uma sensação estranha, de um político que não consegue impor sua liderança”, analisa. No ano passado, o discurso do presidente uruguaio na Assembleia Geral das Nações Unidas, com tom humanitário, favorável à ciência e condenando as guerras como solução dos problemas políticos, foi o ponto alto e virou febre no Twitter, batendo Barack Obama nas redes sociais. O rosto de Mujica estampado em almofadas é sucesso de vendas em Punta del Leste. E ficou famosa no Uruguai mais uma história de Pepe. O presida saiu para comprar uma tampa de privada. Na volta para casa, andando sozinho, ele foi visto pelos jogadores do Huracán del Paso de la Arena, time local, que o chamaram para comer um churrasco. E, com a tampa de privada debaixo do braço, Mujica foi beliscar um filé e trocar um dedo de prosa. Mujica diz que nunca fumou maconha, gosta mesmo é de tabaco e admite que deve ser pior do que a erva. Acredita que legalizar o jererê é a principal arma para combater o narcotráfico. Mas garante que não vai existir o turismo da maconha no Uruguai. Sobre seu jeito simples, Pepe disse, em entrevista ao jornal O Globo: “Eu não sou nada, sou apenas um camponês com senso comum”. É comum todo político ser alvo de questionamentos, mas, como ser humano, Pepe é quase unanimidade. Dios te salve, Mujica.

Dios te salve,

Mujica!

Sua vida mais fácil?

Búzios tem MAIS

Av. José Bento Ribeiro Dantas, 3178, Loja 4 - Manguinhos - Armação dos Búzios/RJ Tel.: (22) 2623-3734

buzios@cartoriomais.com.br www.cartoriomais.com.br/buzios

De 13 a 20 de mar��o de 2014 – O Perú Molhado

9


1ª Búzios Sexy Beach A

conteceu em Búzios no último final de semana a 1ª Búzios Sexy Beach, tendo a frente a DJ Help e que contou com a presença dos DJs Mahara Belgrano, Alok e Doozie. “A ideia de fazer uma festa como essa sempre me per-

10

seguiu ao longo dos anos. Uma festa intimista em um lugar super bacana. Ai surgiu o Adrian que me falou de uns amigos e juntos fizemos uma festa com muita música legal e em um lugar maravilhoso, a mansão do Francis na Ferradura. Não tinha esse negócio de tocar

música boa e depois parar, era música boa direto! A produção foi 100% do Thiago e da Sol . Uma festa muito feliz onde todo mundo se conhecia e não houve uma confusão, só alegria e divertimento” - DJ Help. Haverá outra como essa na Semana Santa!

De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


De 13 a 20 de março de 2014 – O Perú Molhado

11


Notas • Notas • Notas • Notas • Notas • Notas • Notas • Notas

Francella, Mario Jose e quem é o outro?

Noruegueses animaram o carnaval de Cabo Frio

O Cartório Único de Armação dos Búzios realizou na última semana a primeira união civil homoafetiva de Búzios. A Instituição ainda afirmou que será o primeiro de muitos, pois a procura por informações está sendo grande. Informalmente Búzios já tem muitos casais homossexuais, e desses muitos irão querer formalizar sua situação. Apesar dos reaças o mundo anda pra frente e Búzios também. Em seu primeiro ano de papado, que será comemorado na próxima quinta-feira (13), o argentino Jorge Mario Bergoglio foi responsável por várias mudanças dentro e fora da Igreja. Mas para os comerciantes italianos, a principal “graça” alcançada por Francisco nesse período foi a de reanimar um mercado que estava cambaleante: o da venda de produtos religiosos com a imagem do papa. Sob o comando do Rapper local Tody Macflay e o DJ italiano Partyzan Sound, a Oficina de Crepes vira palco de apresentações do mais puro RAP, com MCs da cidade e Região.Os intervalos fica por conta do DJ Partyzan e seu misto de reggae e dancehall. O evento vem com a proposta de abrir portas para os novos talentos da música urbana, e ao mesmo tempo mostrar a cultura musical dos Sound Systems. Uma alternativa de espaço alternativo, para quem está com os ouvidos saturados do “bate estaca” de nossas noites de sábado. E a entrada é franca! Neste Sábado teremos: BATALHA DE MCs BRAVA 317, FRANKLIN MALDONADO e LEANDRO BOCA. Local: OFICINA DE CREPES (atrás do Mc Donald’s) à partir das 23h.

quinta-feira, dia 13 de março, para combater obras irregulares no bairro da Rasa, a Secretaria de Planejamento de Búzios, notificou várias obras no local que estavam sem licença de construção. Entre elas, uma das melhores residências que chamou atenção da fiscalização por não possuir nenhum tipo de licença e por estar praticamente concluída, com piscina, pé direito duplo, apresentando alto padrão de construção, foi a do Vereador e Presidente da Câmara, Leandro Pereira, e a do seu irmão, Wagner Pereira. A obra não possui licença de construção emitida pela Prefeitura de Búzios. Estranha essa situação, um vereador deveria criar e fiscalizar as leis? Todos estão sujeitos às sanções previstas em lei. Ou não? Mario do Michou é o mais novo cidadão brasileiro. Será que ele quer substituir a Dilma? Ou André? Corre o boato em Cabo Frio que o nosso prefeito Alair Corrêa vai concorrer a Governador. Será???

Lígia Andrade Avelar Lima, ganhou o concurso fake de fantasias do O Perú Molhado. Ficou tão feliz que colocou seu prêmio, o São Perú, padroeiro dos bêbados e fudidos, sobre sua bancada no Salão Espaço dos Fios, um do melhores de Búzios. A foto era para ter sápido na edição passada. Coisas desse Perú.

A equipe de Alessandra Cruz (a Turma do Arroz: Sylvana Graça, Lucinha Camargo e Emília) convida para comemorar o dia da mulher atual no dia 26 de março, um jantar dançante no Buda Beach. Entrada e jantar gratuitos. Exclusivo para mulheres. Convites com a Turma do Arroz (981461215). Garanta o seu! A turma do Perú vai curtir o fim de semana no Rio com um city tour pe-

la cidade. Marcelo resolveu agradar sua equipe pelos esforços com a festa de 33 anos do jornal. Ganhamos o passeio da Venturinni. Obrigado, André!!! Cinthia da Quentinha está processando vários integrantes da secretaria de esportes anterior e atual por não pagaram a conta do almoço dos jogadores de futebol da equipe de futebol de Búzios.

Nos próximos dias 18 e 19, terça e quarta-feira respectivamente, acontece na Pousada dos Tangarás, em Geribá, Curso de Motivação e Atendimento ao Cliente promovido pelo SindBúzios-SindSol. As aulas vão acontecer em dois horários, manhã e tarde. Este curso será ministrado pelo jornalista e publicitário Renato Bassos. Durante fiscalização de rotina na

12

De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


Notas • Notas • Notas • Notas • Notas • Notas • Notas • Notas

Por amor à arte, Caverna cortou a cabeleira que cultiva desde a infância para contracenar com Cauã

Os amigos do Dr. Marcelo

As mulheres, da esquerda para a direita: a psicóloga Márcia, Eugenia, Victoria com sua mãe Patrícia (da Blue Marlin), Peu com sua sobrinha-neta Mariana, Alessandra com sua mãe e irmã, Márcia, Ana Villas, Roseana Chaves, Daniela Villas e Suzana

A equipe do Sushiman com o aniversariante Cesar no colo de sua mãe Alessandra, o cunhado flamenguista doente Gerson Nunes e seus familiares

O aniversariante César com os pais, a irmã e os avós

Alessandra com sua filha Mariana; o padrinho Márcio Pacheco, juiz de Vara de Família da Capital, com sua esposa Ane

Nani e Ernesto no Buda Beach Búzios indo pro Buda Beach Maraú

Dê a César o que é de César! Sábado passado, César Villas comemorou seu primeiro ano de vida e os amigos dos seus pais e familiares participaram de uma festa anumadíssima com com muito sushi e brigadeiro. O Perú parabeniza também o pequeno César. Na noite anterior houve uma prévia com uma gostosa paella feita pelo chef Ric do Barceloneta que contou até com a presença do padre Zito.

Porto da Barra

Reservas: 2623-3731

De 13 a 20 de março de 2014 – O Perú Molhado

13


Prolagos distribui relatório anual sobre qualidade da água fornecida à população Com o objetivo de atestar a eficiência do tratamento da água distribuída pela Prolagos para os municípios de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, a Concessionária está distribuindo, neste mês de março, o Relatório Anual de Qualidade da Água. O folheto acompanha a conta de consumo mensal de água e está disponível para consulta nas lojas de atendimento e no site da empresa www.prolagos.com. br. O relatório traz uma série de informações sobre as Estações de Tratamento de Água (ETAS) Juturnaíba e Tamoios, além de fotos, explicações sobre o processo de tratamento da água e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como avaliação da cor da água, turbidez, pH, índice de cloro, entre outros dados.

Além de cumprir o Decreto Federal 5.440/2005, que determina a divulgação mensal dos resultados dos principais parâmetros analisados, a distribuição do Relatório Anual de Qualidade da Água é uma maneira de atestar, junto ao consumidor, a qualidade da água distribuída pela Prolagos. A concessionária cumpre uma rotina mensal de controle da qualidade que inclui a realização de mais de quatro mil

análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento. As análises são efetuadas no laboratório da Prolagos e são acompanhadas e controladas por um laboratório terceirizado credenciado pelo INEA e autorizado pelo Inmetro. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública e à Agência Reguladora (Agenersa). Além disso, mensalmente, os resultados dos principais parâmetros analisados também são informados na conta de água. O Ministério da Saúde publicou, em dezembro de 2011, a nova Portaria 2.914/2011, com novos parâmetros utilizados nas análises devidamente realizadas pela Prolagos em 2013. Conheça mais sobre a qualidade da água da Prolagos Abaixo os significados de cada parâmetro analisado, impressos na parte externa da fatura. Coliformes Totais: comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água; Escherichia coli: está relacionada às doenças transmitidas pela água; Bactérias Heterotróficas: comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água; Turbidez: parâmetro que mostra a transparência da água; Cloro Residual Livre: garante a ausência de coliformes fecais; pH: Indica se a água tratada está próxima dos valores neutros, evitando irritações nos olhos e corrosão nas tubulações. A Prolagos indica ainda que para garantir a qualidade da água distribuída pela concessionária, é importante fazer a limpeza de caixas d’água e cisternas a cada seis meses.

Búzios retoma as participações em feiras internacionais A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, inicia nesse mês de março, os trabalhos de promoção do Destino Búzios, através das feiras nacionais e internacionais de turismo. Em parceria com a Turisrio e a EMBRATUR, o balneário está presente nas feiras Cruise Shipping, em Miami (EUA), que acontece nos dias 10 a 13 de março, e na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL, em Lisboa (Portugal), dos dias 12 a 16 de março. Representando o Prefeito de Búzios, Dr. André Granado, o Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, o Secretário-Adjunto de Turismo, Anderson Akel e o Coordenador de Eventos, Alex Cruz, estão realizando a divulgação do Destino Búzios na Cruise Shipping, que é considerada a mais importante feira do nicho de mercado de cruzeiros. De acordo com José Márcio, a feira reúne os principais formadores de destinos e políticas governamentais, além de ser uma excelente oportunidade de divulgar os atrativos turísticos do balneário: - Através destes contatos, podemos fomentar o turismo náutico de qualidade em Búzios. Além disso, a cidade possui condições especiais que o credenciam como destino turístico internacional. Temos praias para-

14

disíacas, que unem a simplicidade de uma vila de pescadores a uma requintada estrutura turística que atende as exigências dos diferentes mercados emissores – avaliou o Secretário de Turismo. De Miami, a comitiva de Búzios seguirá para Lisboa, onde encontrará o Coordenador de Feiras, Leopoldo Volk, para marcar presença na BTL. Durante o evento será divulgada informações sobre a cidade, suas belezas naturais, a rede hoteleira charmosa e a gastronomia saborosa. Nas duas ocasiões, o balneário terá uma mesa de negócios no estande da EMBRATUR, com o objetivo de estreitar as relações e os principais emissores, estimulando americanos e europeus a visitarem Búzios.

Nota da Redação: Não tínhamos falado que o nosso melhor mercado era o interior do Brasil? Por que estamos gastando com viagens e divulgação em feiras como essa de Lisboa (uma feira caduca que já perdeu o valor)? A Europa passando por uma seria crise financeira e com isso evitando viajar e os brasileiros do interior do Brasil viajando para as praias do sul e do nordeste. Búzios parece que gosta de dar tiro na água.

Rio das Ostras pode ganhar Mercado Municipal de Peixes Rio das Ostras vem cumprindo o compromisso de resgatar o valor da pesca na cidade. Em reunião nesta segunda, dia 10, o prefeito Sabino, o presidente da Câmara Municipal, Alzenir Pereira Mello, pescadores e comerciantes do setor discutiram a criação do Mercado Municipal de Peixes, a ser instalado na Boca da Barra. A proposta é centralizar a comercialização do pescado num só espaço, que também se transformaria em atração turística. Ao espaço serão agregados outros serviços relacionados à pesca. Para dar início à elaboração do projeto, foram sugeridas visitas a mercados de peixe implantados com sucesso em cidades brasileiras. O grupo levará a proposta inicial a outros empresários do setor e trabalhadores da pesca para buscar novas sugestões e voltará a se reunir com o prefeito Sabino para detalhar um projeto para as instalações.https://mail.google.com/mail/u/0/ images/cleardot.gif Nota da Redação: O Perú já dizia, depois Chiquinho da educação copiou o Perú, que se poderia construir um grande e belo mercado de peixes no local onde hoje é o Colégio João de Oliveira Botas, que é de frente para o mar e em um local onde moradores, turistas, veranistas e compradores de outros lugares podem chegar com muita facilidade. É claro que o colégio seria recolocado em um local adequado em algum dos terrenos públicos (ou desapropriados) nas proximidades. O fato de ser um colégio estadual não impediria o projeto, se poderia fazer um convênio demonstrando através de um projeto bem feito que seria possível realizar uma revolução como esta.

O Pantanal é logo alí!

Amores, como lamento não ter estado com vocês para comemoração dessa data tão significativa: nosso amado PERÚ chegou a idade de JESUS CRISTO!!! Tenho certeza que iremos comemorar muitos outros aniversários....mas, pelo menos minha ausência, se deu por uma causa muito justa. Tendo convivido por tantos anos com “pseudo” humanos que agem como verdadeiras ANTAS (nada contra as legitimas), resolvi dar uma fugidinha e me internar com

animais genuinos, selvagens e, melhor que isso, no habitat natural de cada um. Descobri que, embora pareçam agressivos e hostis, são dóceis, educadinhos e ate recebem os visitantes com mto carinho....diferentemente de mtos seres humanos. Portanto....recomendo: venham ao PANTANAL!!! Beijo pro PAPAI MARCELO!!!! Feliz aniversário pro MEU AMADO PERU!!!! Saudações Pantaneiras!!!! Mônica Uriarte

De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


“Estão deixando ruir a Catedral de Deus que é Búzios” O

arquiteto Hélio Peregrino, que fez alguns dos mais belos projetos arquitetônicos da cidade, entre eles o Pórtico de Búzios, está em Angra dos Reis trabalhando junto ao renomado Dr. Olimpio Faissol. O projeto pioneiro inaugurará a Universidade do Mar onde serão desenvolvidos projetos como o que desenvolverá Coquille Saint-Jacques e também ostras que produzem pérolas pelos pescadores locais. “ Estou fazendo em Angra o que em Búzios não funciona. Búzios é uma Catedral de Deus e seus moradores a deixam desabar. Esse projeto de produção de crustáceos que estamos desenvolvendo em Angra é a saída para esse país morto de fome, Búzios poderia estar a frente disso, mas não está. A ignorância em Búzios é tamanha que roubaram a alma de pescadores antigos e os transformaram em tristes guardas municipais. É insano a capacidade humana de destruição. Porque estão fazendo isso aqui em Angra, assim como estão fazendo em Pipa, onde as pessoas estão como toureiros tendo de “tourear” carros de tão cheio que está a Rua das Pedras deles. Mas Búzios não é difícil de resolver, se todos se juntassem seria fácil, mas a forma como tratamos o meio ambiente é um reflexo do que temos dentro de nós. Ir a Búzios se tornou cansativo, não sei como vocês que moram ai não se cansam, da mesma lengalenga de que ‘o dólar subiu? o dólar baixou?’ ou ‘tá vazio, tá cheio’, que saco! São anos e anos e Búzios deteriorando como uma catedral em ruínas. Sempre esse mesmo grupinho de comerciantes querendo o dinheiro só pra si, teve o verão e eles conseguiram botar uma grana no bolso e já está bom. Vejam essa loucura desses navios em que Búzios é transformada em um banheiro público, um monte de gente desce pra fazer xixi e cocô na cidade e compra uma meia dúzia de coisas na cidade. A sociedade buziana tem é de cobrar que esses comerciantes que tanto já ganharam com a cidade passem a investir de verdade em Búzios. Esse projeto das ostras há anos atrás eu levei as pessoas ai, mas nada foi feito porque não interessa a ninguém que a população saia da miséria, querem é ter sempre seus escravos”, desabafou Peregrino por telefone.

Projeto Pomar em Ilha Grande Sediado em Angra dos Reis, o projeto POMAR é coordenado pelo Instituto de Eco desenvolvimento da Baía da Ilha Grande (IED-BIG) e tem como objetivo gerar renda, fomentar o cooperativismo na área da aquicultura e definir linhas de cultivo de espécies em fazendas marinhas, preservando a pesca artesanal e agregando valor à cadeia produtiva com o fortalecimento de aplicação de novas tecnologias de cultivo. As fazendas marinhas são voltadas para a criação de espécies nativas de moluscos como ostras, mariscos e, principalmente, coquilles SaintJacques, uma iguaria de alto valor

comercial. Para dar suporte tecnológico à atividade, a Petrobras construiu o Laboratório de Larvicultura de moluscos, que permite a reprodução controlada de sementes (filhotes) e a realização de pesquisas para aumento da produtividade. Como resultado, a fauna marinha e sua biota estão sendo preservadas pela gestão dos próprios criadores, que têm sua renda elevada com o cultivo de novas espécies. A espécie Nodipecten nodosus , bivalve, é o maior pectinídeo com ocorrência natural em águas brasileiras. Possui conchas grandes e pesadas, ornamentadas com costelas radiais e nódulos. Normalmente habitam fundos rochosos com pedras soltas, em geral a profundidades acima de dez metros e águas frias. É capaz de “nadar” por meio de jatos de água provocados pelo abrir e fechar das valvas. Alimentase filtrando o plâncton da água que “bombeia” para o interior da concha. Como filtradores de suspensão, são também indicadores de poluição, pois retêm o material orgânico e inorgânico da água do mar. Do animal são aproveitados o músculo adutor e as gônadas para fins gastronômicos e a concha para artesanato. Sua carne é rica em glicogênio e proteína. No Rio de Janeiro, o nome mais difundido é coquille Saint-Jacques, mas também é chamado de vieira, vieirade-mergulho ou ainda leque-do-mar. O potencial ecológico do coquille SaintJacques é fundamental para a preservação da Baía da Ilha Grande e pode servir de modelo para implantação de pólos de maricultura em toda a costa brasileira. Só no ano passado foram colhidas 18 mil dúzias de coquilles Saint Jacques das fazendas marinhas instaladas na Baía da Ilha Grande. Ao todo, são 28 fazendas de maricultura plantadas em diversos pontos da baía. Nelas, além do coquilles, se cultivam ostras e mexilhão. A produção do coquilles é a maior, já que o animal se adaptou muito bem às águas da Ilha Grande. Mas a produção de ostras e de mexilhão, apesar de ser considerada menor, por não estarem em seu habitat natural, também gera rendas extras para os pescadores e ilhéus A produção do produto, que leva de 8 meses a 2 anos para estar pronto para a comercialização, dependendo da qualidade da semente, deverá aumentar no próximo ano, com a implantação de mais fazendas marinhas. Em Araçatiba, no mês de outubro, acontece o Festival do Mexilhão que aumenta a renda dos pescadores. No ano passado foram consumidas mais de duas toneladas. A meta da Prefeitura é tornar o maricultor auto suficiente, para que ele gere seus recursos e invista no seu negócio. A categoria, além de sua associação de maricultores, ganhou mais um reforço com a criação de sua cooperativa, que já começou a trabalhar comercializando o produto dos maricultores. Ostras, mexilhão e o coquilles, estão sendo vendidos num espaço do Shopping da Marina Verolme, em Jacuecanga.

De 13 a 20 de março de 2014 – O Perú Molhado

Helio Pellegrino, que criou o slogan do Perú “um jornal cego, surdo e mudo”

“Búzios é super viável para um projeto como esse, além de ser uma cidade fantástica. Já tentamos desenvolver projetos ai, inclusive temos projetos em Arraial do Cabo, e toda a Região dos Lagos é boa para o desenvolvimento de criação de ostras. O projeto que desenvolvemos aqui poderia muito bem ser desenvolvido em Búzios.” José Luiz Zaganelli

SEUS PROBLEMAS NÃO PRECISAM VIRAR UMA NOVELA. EXIJA. RECLAME. DENUNCIE. CONTE COM O ALÔ ALERJ.

15


Racismo é crime! Polícia

Por Muchacho Bicho Doido

N

a última segunda (10), por volta das 9h, a Polícia Militar foi chamada a Rua B, próximo ao Búzios Vela Clube, em Manguinhos, para atender a uma denúncia de racismo. Um operário, Carlos Henrique, da firma terceirizada Rio Orla, que trabalhava na pavimentação da via, teria sido agredido verbalmente por um morador. Xingamentos como “macaco”, segundo testemunhas, teriam sido usados pelo morador contra o trabalhador. O acusado ainda teria cuspido no rosto de Carlos Henrique. “Ele começou agredindo um colega de trabalho. Chamou de babaca e fez xingamentos de baixo calão. Eu disse a ele que parasse de gritar porquê não éramos surdos, que a gente estava trabalhando para melhor atender ele. Foi ai que ele passou a me agredir chegando a me chamar de macaco e outros xingamentos sempre no diminutivo. Depois passou a fazer isso em outras línguas e cuspiu na minha cara”, disse Carlos Henrique. Vitor, responsável pela obra, contou ao Perú que tudo começou porque pediram ao morador passagem para a retroescavadeira e ele teria dito que não sairia porque o seu carro era novo e em seguida teria saído do veiculo gritando, “chamou o rapaz de macaco, merda e outras coisas mais que não entendi, porque ele falou em inglês. Desceu do carro já alterado”, contou. Uma vizinha, que preferiu não se identificar, informou que o acusado é mesmo estrangeiro e que mora na rua a pouco tempo, e que não mantém um bom relacionamento com os vizinhos, sendo considerado grosseiro e desrespeitoso, “esse homem é muito bravo e parte para cima dos mais fracos. Ele cresce em quem ele percebe que não terá como se defender dele. É um mau vizinho. Deixa o cachorro solto agredindo as pessoas, a gente vai reclamar e ele é grosso”, disse e completou as informações sobre o caso de acusação de racismo: “Ouvi gritos e o morador, meu vizinho, estava agredindo o rapaz que trabalha na obra. Tenho reclamações da obra mas não dos operários, eles são educados e sabem chegar, respeitar nosso espaço e a gente o deles. Ele saiu de lá e cuspiu no rosto do rapaz. Ninguém acreditou que ele fosse sair para cima do cara, mas saiu”. Policiais militares estiveram no local e tentaram por diversas vezes e maneiras fazer contato com o morador que teria agredido o operário mas ele não saia de dentro de casa. Os PMs solicitaram a presença da Polícia Civil para que o intimasse a depor sobre o fato. Mais tarde a intimação foi deixada na casa do acusado que ainda não havia sido encontrado. Na 127ª DP (Búzios) fomos informados que a vítima já prestou queixa e que a polícia irá ouvir as testemunhas para em seguida intimar o acusado a comparecer á delegacia.

Guarda Municipal esfaqueia mulher em Búzios O Guarda Municipal Alessandro Abreu Pereira, de 39 anos, está preso, acusado de esfaquear na barriga a sua companheira, Jaqueline Salgado, 46 anos. O GM foi encontrado após o crime nas proximidades da casa que dividia com a vítima em Geribá. Jaqueline está hospitalizada e seu estado de saúde é grave. Abreu estaria afastado da Guarda Municipal de Armação dos Búzios por ser dependente químico. No entanto os agentes da 127ªDP(Búzios) disseram não poderem afirmar que o acusado estava sob influência de drogas, mas que realmente demonstrava uma alteração comportamental incomum. As razões que levaram ao crime podem ter motivação passional.

16

Um caso de racismo foi denunciado esta semana em uma obra em Búzios. Deu até polícia!

Preso assassino de moradora do Alto da Rasa O crime correu em 2013 e foi solucionado há algumas semanas. Nesse mês foi solucionado, pela equipe do delegado Dr. Marcelo Cunha, um crime ocorrido em dezembro de 2012. Após um dia da retomada do caso pela 127ªDP (Búzios) o assassino da moradora do Alto da Rasa, identificada somente como Cintia, foi preso. Paulo Afonso, que mantinha uma ligação de intimidade com a vítima, confessou aos policiais na delegacia de Búzios ter sido o assassino de Cintia, e que a teria agredido com chutes. A pericia mostra que após longo tempo de agressão na região da cabeça ela teve um forte hemorragia e faleceu asfixiada com o próprio sangue. Em 2012 Afonso não havia sido incriminado e saiu de Búzios por cerca de um ano, havia retornado a pouco a cidade antes de ser preso.

Finalmente encontraram o assassino da moradora Cintia do Alto da Rasa. Paulo Afonso confessou o crime

Relembre o caso Segundo informações policiais a vítima promovia “festas” (em 2012) com bebidas e drogas em sua residência no Alto da Rasa onde Afonso, a principio amigo de seu marido, participava. Uma noite, após virem de um forró na Maria Joaquina, Afonso, Cintia e mais um homem foram até a casa dela onde consumiram mais drogas, o outro homem se ausentou da casa antes que se iniciasse a discussão que levou a agressão que teria motivado a morte de Cintia.

De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


A CPI do B.O. foi liberada!

N

a última quarta-feira (12) a O Juiz da 2ª vara civil da comarca de Armação dos Búzios, Marcelo Villas, decidiu como improcedente o pedido de anulação da CPI do Boletim Oficial que investiga irregularidades na publicação oficial do município, onde, segundo palavras da comissão a frente da CPI, “o Boletim Oficial foi usado como instrumento para fraudar licitações”. Na audiência do dia 6 as testemunhas, Marcos Martiniano, Alberto Jordão e Renato de Jesus, não compareceram e uma nova audiência foi marcada para o dia 12, no entanto o vereador Uriel entrou com ação judicial pedindo a anulação da CPI por entender que a mesma apresentava irregularidades em sua formatação o que levou a justiça a suspender a CPI por 72h para estudo do caso. Com a liberação do dia 12, a CPI prossegue. O que muda nas futuras audiências é que por determinação judicial as testemunhas convocadas pela comissão terão de ser ouvidas unicamente em sala reservada e não mais no plenário como nas audiências anteriores. Trecho da sentença: ...”JULGO IMPROCEDENTE A DEMANDA, conforme a fundamentação supra. Ante ao poder geral de cautela, o Juízo determina que as testemunhas convocadas pela aludida comissão sejam ouvidas unicamente em sala própria de funcionamento desta, devendo ser observado o que dispõe o artigo 48, § 1°, alínea ´c´, da Lei Orgânica deste Município, a exemplo do que já dispusera quando da notificação judicial de testemunhas a requerimento da Procuradoria do órgão legislativo, distribuída em apenso, na qual fora determinada que as testemunhas fossem instadas a comparecerem em sala de Comissões. Medida esta que deverá perdurar durante o prazo de tramitação e conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito. Devendo também ser observado nas convocações das testemunhas que não se tratam de intimações criminais, mas sim de intimações para depoimento em Comissão Parlamentar de Inquérito, para tanto, a Comissão Temporária e a Procuradoria, a exemplo do que não fizeram na notificação judicial em apenso, deverá se abster de incluir considerações indevidas e que possam vir a ser reputadas como injuriosas. Oficie-se, assim, a Presidência da Casa Legislativa, na pessoa do Vereador Leandro Pereira, cientificando-o desta sentença, que importa no prosseguimento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito, que poderão ser prorrogados pelo prazo de cinco dias, se assim desejarem os membros da Comissão Temporária respectiva. Oficiando-o também para cientificá-lo, bem como cientificando o Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Vereador Felipe do Nascimento Lopes, acerca da medida cautelar ora deferida, para o seu devido cumprimento, sob a pena da caracterização do crime de desobediência. Extraiam-se cópias dos documentos trazidos pela Procuradoria da Câmara de Vereadores de Armação dos Búzios para a Tutela Coletiva do Ministério Público de Cabo Frio, com escopo de que aquele órgão, se assim entender, instaure inquérito civil público para a devida apuração dos fatos que ora são também apurados pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Vereadores de Armação dos Búzios. Oficie-se, ad cautelam, a 127ª Delegacia de Polícia para que instaure inquérito policial para apuração de eventuais crimes previstos na Lei 8.666/1993. Junte-se aos autos documento de filiação partidária do atual Prefeito extraída do Tribunal Superior Eleitoral. Sem custas por isenção legal”.

Perdidos no Rio de Janeiro. Gugu e Felipe, os homens do B.O.

Mirinho de novo na mira do Tribunal de Contas

Mirinho vai prestar conta com a Justiça novamente O Ministério Público Estadual encaminhou a 127ªDP (Búzios) cópia de uma apuração do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de uma contratação feita pelo governo Mirinho Braga em 2009 para que a delegacia apurasse eventual crime licitatório contra a administração pública. Trata-se de um convenio para a contração de mão obra para a Unidade de Médico da Família que atenderia a solicitação da Associação de Produtores Rurais da Fazendinha. O delegado da 127ª DP já teria ouvido os envolvidos na contração do convênio e encaminhará os depoimentos de volta ao Ministério Público para diante desse conjunto de elementos verificar se houve ou não alguma ilegalidade.

De 13 a 20 de março de 2014 – O Perú Molhado

Delegado Marcelo Cunha da 127ª DP investiga o caso

17


Cinema Cine Bardot - ELA VAI. Pais: França. De: Emmanuelle Bercot. Com: Catherine Deneuve, Nemo Schiffman, Camille Dalmais. Dias: SEXTA 21:00 / SÁBADO 21:30 / DOMINGO 19:00. TRAPAÇA. Pais: EUA. De: David O. Russell. Com: Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams. Dias: SÁBADO 19:00 / DOMINGO 21:00. Ingresso: INTEIRA R$ 22,00, MEIA R$ 11,00. Informações: Tel.: (22) 2623-1298

Artes Plásticas Abigail V. Schlemm – Pinturas. Rua das Pedras. Vilmar Madruga – Atelier com exposição permanente da obra do artista. Porto da Barra. Tel.: 2623-7452 Anauê Mosaicos e Esculturas – Rua das Pedras, 266 – loja 04. Telefone: 2623-2225 Atelier Decor-Resina – Peças exclusivas em materiais nobres misturados com resina cristal. Rua Vila das Aroeiras, no 180. Tel.: (21) 9729-3795 Lula Moraes – Rua A - Lote 3 - Alto de Búzios. Tel: 2623-5744. Atelier Flory Menezes - Rua das Pedras 168 lj 8 Búzios (2623-0264 - 9994-7831). www.florymenezesescultura.com. O Perú recomenda a Mostra da pintora e escultora Ana Clara Martins até fim de julho. Eduardo Sardi - Retratos artísticos, pinturas a óleo e pátinas - Vila Caranga, 32 - Telefone: 2623-4072 - 9223-0457 Julián Juaréz - artista plástico - Tel: 2633-7037 / 92096364. julian23artistaplastico@hotmail.com. Rua Nicolau Antônio Estevão, 68 • Alto da Boa Vista • Rasa. Sérgio Joppert - Pinturas e Desenhos. Rua Zaíras Street. Nº. 09 Baia Formosa - Lote 09. Quadra 05. sergiojoppert@hotmail.com. (21) 9559-0014 Eduardo Pieretti Atelier - Rua da creche Barbara Writh, Parque das Acácias. Tel: (22) 2623-6179 Atelier Maremato do André Cira - Tel 22 26291351 acira@wanadoo.fr Artista plástica Argina Seixas. Endereço: Centro Hípico de Búzios - Marina Porto. Horário de funcionamento: 10:00 às 18:00. Telefone contato: (22) 8843-6604 Ana Colombo - Na Galerida da Vimolagos

Comidas & Shows Barceloneta - Todas as terças festival de tortillas espanholas. No sábado tem feijoada. Reservas tel.: 2623-0035 Buda Beach - Todas as quintas Show de Samba a partir das 21h. Rodizio de massas e pizzas. Orla Bardot. Reservas 2623-6307. O Perú recomenda! Crêperie Chez Michou - Deliciosas crepes e exóticos drinks. 14 monitores para assistir os mais novos DVD´s e todos os eventos esportivos. Programação musical com Dj´s. Venha a comemorar seu aniversário no point mais badalado de Rua das Pedras. Aberto todos os dias do meio dia ao ultimo cliente. Tel. (22) 2623-2169 – www.chezmichou. com.br – Rua das Pedras, 90. Centro.

Leia o Perú

na internet

operumolhado.com.br

Pátio Havana - De frente para o mar, gastronomia contemporânea. Programação de shows ao vivo, quintas feiras Salsa para bailar e domingos roda de samba. Aberto todos os dias a partir das 18h e até o último cliente (exceto terças feiras). Reservas: (22) 2623-2169 – Ramal 6 – www.patiohavana.com.br - Rua das Pedras, 101. Centro. Estância Don Juan - As melhores carnes de importação com a melhor seleção de vinhos, no restaurante mais aconchegante de Búzios. Shows de tango são apresentados todas as terças feiras. Aberto todos os dias do meio dia até o ultimo cliente. Reservas: (22) 2623-2169 – Ramal 5 – www. estanciadonjuan.com.br – Rua das Pedras, 178. Centro.

18

Galeria Abigail Vasthi

Rua das Pedras, 151 Tel.: 2623-2261 De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


“O catamarã vai sair pro mar...” Da redação

O

catamarã que adernou na semana passada em Búzios está atracado no Canal da Marina, ás margens da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, para averiguação policial. Nossa equipe de reportagem, que é enorme, flagrou pessoas me-

xendo na embarcação desde domingo (9) como se pode verificar em fotos. Estivemos com o delegado Marcelo Cunha da 127ª DP que informou que um perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (Icce) esteve no local ás 14h do dia 11 (terça) e que mesmo que pessoas tenham realizado modificações ou mesmo concertos no último domingo não atrapalhará a pericia porque já foi realizada uma visto-

ria da Capitania dos Portos posterior a mudança da embarcação do local do acidente para o canal. No entanto o laudo da Capitania dos Portos ainda não foi publicado. O que está sendo apurado pela Capitania será dirigido ao Tribunal Marítimo, que é um tribunal administrativo (integra a própria Marinha, não faz parte do Judiciário), que tem competência para aplicar penalidades.

“Todos nós ficamos consternados com o que aconteceu, até porque isso nunca havia acontecido antes em Búzios. Mas também todos nós queremos que os fatos sejam apurados com rigor, tanto por parte dos associados que também se beneficiam de uma estrutura organizada, quanto os usuários que podem contar com mais segurança” Bárbara Baez O Catamarã da Tour Shop está encalhado no Canal da Marina. A perícia já esteve no local

“O mercado náutico está saturado” B

árbara Baez é advogada da Associação em Búzios dos Barcos de Turismo (ABBAT) e falou ao Perú em nome da entidade em uma breve, porém, esclarecedora entrevista. O catamarã da empresa Tour Shop que adernou na semana passada é associado da ABBAT? O Cesar (proprietário da empresa) tem uma embarcação diferente dos outros associados, ele tem uma embarcação de fibra, os outros são escunas de madeira, mas é associado sim. Porque entendemos que a todos que participam do setor náutico a Associação tem de estar de braços abertos. Quem é responsável por fiscalizar e, no caso especifico deste adernamento, investigar e possivelmente punir? Todos os incidentes que ocorrem no mar são de competência da Marinha e estamos aguardando um posicionamento oficial da Capitania dos Portos. Mas o que posso garantir é que nós temos um condigo de ética que cria normas de conduta no proceder com o turista, em relação a tripulação. São normas rigorosas que o associado se submete a elas e isso gera uma padronização dos serviços.Temos fiscalização, fazemos reuniões periódicas, e quem descumpre essas regras pode sofre penalidades. As notícias negativas se espalham com muita velocidade nas redes sociais mas basta uma visita ao píer em um dia comum que se pode verificar que a Capitania dos Portos é presença constante mesmo. Eles vão ali quase que diariamente e há os fiscais da Secretaria de Turismo e de Ordem Pública. A possibilidade de você sair com um barco acima do número permitido é remota. Como acontece a fiscalização? Os próprios associados se fiscalizam. E os barcos de turismo não associados? As empresas que entram na cidade sem estarem na Associação não são obrigadas a seguirem nosso rí-

gido código de ética, afinal ninguém é obrigado a se associar, porém elas acabam fugindo do que nós que estamos no mercado há muito tempo praticamos como padrão de atuação. Com isso acabam desenvolvendo uma concorrência desleal conosco. É isso que tentamos ver com a Prefeitura e Secretaria de Turismo, que abracem a nossa causa, mas é sempre um dialogo muito difícil. É verdade que há escunas que não respeitam a grade oficial de dias e horários estão sendo beneficiadas pela prefeitura? Nós também temos essa informação. Existe o decreto 182, que rege o nosso setor, se não me engano de 2010 e ainda está ainda em vigor e no inicio do governo do André (Granado) houve uma proposta de mudança desse decreto, incluindo algumas escunas estranhas ao mercado até então. Essas empresas não atuavam em Búzios, chegaram para alta temporada, e sabemos que houve o favorecimento de alguns funcionários públicos para que essas escunas entrassem no mercado da cidade. Tentaram invalidar a grade horária e entendemos que isso é um direito adquirido. E há mercado para mais escunas em Búzios? O mercado está saturado, tanto que o passeio hoje é vendido abaixo do preço, é muita concorrência. É fundamental que Búzios faça um Plano Diretor Comercial para que saiba qual a saturação do mercado em determinadas áreas, por exemplo, Búzios tem farmácias demais em alguns lugares e nenhuma em outros. Assim também na atividade náutica tem muitas empresas explorando o mesmo objeto, e que sabemos que não tem tanta capacidade para isso, acaba sendo predatório. E o que a Associação acha do novo projeto em que, a partir de agendamento, barcos de pesca façam passeios turísticos? Barco de passeio é uma coisa e barco de pesca é outra. O barco que transporta turista tem de obedecer

De 13 a 20 de março de 2014 – O Perú Molhado

Bárbara Baez

a uma serie de normas rigorosas. A norma para as traineiras é outra totalmente diferente e as traineiras, que também fazem passeios turísticos, não são fiscalizadas com o mesmo rigor que as escunas, nem pela capitania, nem pela prefeitura. Sabemos que há uma Associação das Traineiras mas é uma coisa bem questionável. Nossa última pergunta está relacionada a uma informação de que o catamarã que aderno foi modificado em sua estrutura, procede? Temos essa informação, mas se isso foi determinante para o ocorrido só o laudo da Capitania dos Porto poderá dizer.

19


Os efeitos das alterações em função dos jogos olímpicos no Brasil Por Ernesto Galiotto

Q

uem sobrevoa o Rio de Janeiro, como nós fazemos há anos, tem a oportunidade de assistir de cima as alterações na Barra da Tijuca e seu entorno. Fica claro que a região praticamente se transformou em um canteiro de obra. Os órgãos responsáveis apresentam as justificativas aos prejudicados que, entre tantos, está o Clube Aeronáutico Céu e o autódromo onde foram disputados vários campeonatos de F1. Vemos o início de uma grande terraplanagem, conforme o registro fotográfico do dia 11/03/2014, que, em breve, tomará o lugar dos aviões e dos carros de corrida. Será que é louvável todas essas alterações, tomadas no peito, tirando das mãos dos desportistas que há anos desenvolvem grandes atividades do esporte nacional e internacional? Estão aí incluídos os proprietários das pequenas aeronaves que curtiam um lazer com a família, principalmente os finais de semana. A realização das olimpíadas de 2016 no Brasil é uma incógnita. Primeiro que socialmente ainda deixamos muito a desejar. Além disso, nos últimos tempos o Rio de janeiro tem dado uma nova demonstração de total insegurança e, no fato mais recente, a cidade ficou atolada no lixo, fedendo. As raias onde serão realizadas as competições de canoagem e velas estão totalmente poluídas, sobrando plásticos e resto de lixos. Alguns atletas estão se vacinando para não contrair diversas doenças infecto-contagiosas. Uma vergonha e irresponsabilidade. O meio ambiente só é tratado no discurso! Os principais canais que ficam entre os pólos de competições estão tomados pela poluição e mau cheiro. Estou me referindo a Jacarepaguá e Barra da Tijuca. Sobram promessas e discursos furados que todos nos Brasileiros conhecemos muito bem. Os jogos pan-americanos que tivemos no Rio de Janeiro, tão alardeado, não trouxeram quase nenhum benefício ou legado que o povo esperava. Sabe o que sobrou? Elefantes brancos, como ginásios abandonados e o estádio do Engenhão construído nas coxas sem a segurança necessária. Isso poderia ter causado uma das maiores tragédias da historia mundial se não estivesse à intervenção de terceiros, particulares e privados, de fazer uma análise técnica e assim perceber os defeitos e riscos do estádio. Interditado, os prejuízos novamente serão arcados pelo povo brasileiro. A bem da verdade, o sonho acabou se transformando num pesadelo para todos nós. Estamos correndo um sério risco que, após o encerramento dos jogos no Rio de Janeiro, sobrem apenas o resultado positivo para poucos e grandes prejuízos para tantos. Obviamente não somos contra os jogos olímpicos e nem

20

Obras super faturadas e mal feitas mostram o quanto estamos preparados para pagar o maior mico na Copa e nas Olimpiadas

Galiotto e o capitão Mena

Promoções Café duplo c/ leite e pão francês na chapa c/ manteiga extra R$5,00 Suco de laranja, café duplo c/ leite e misto quente R$ 12,00 Majestuoso sanduiche de milanesa no pão ciabatta R$ 12,00 Aberto das 7h ás 20h. Rua Cesar Augusto São Luis 165, Centro. Tel.: 2623-0974

a copa do mundo desse ano de 2014, mas a nossa preocupação é a maneira com que tudo isso está sendo conduzido e preparado, com os gastos de bilhões e bilhões. Certamente alguns maus aplicados ou superfaturados, como já é praxe em nosso país, e certamente estes dois grandes eventos não serão suficientes para cobrir os prejuízos.

Resumo da ópera: Ficaremos sempre de olho e torcendo para que com o passar dos anos, nós brasileiros, tenhamos corrigido os nossos erros, principalmente aqueles que administram. E confiando, desconfiando, que as valas e canais negros sejam despoluídos e os manguezais preservados e replantados.

Experiência? Temos como comprovar!

Con­se­lho edi­to­rial Bri­git­te Bar­dot, Clau­dio Kuck, Ivald Gra­na­to, Jo­ mar Pe­rei­ra da Sil­va, Fi­no Quin­ta­ni­lha, Re­na­ta Des­ champs, Ota­vi­nho, Umberto e Clau­dio Mo­dia­no, Er­nes­to Za­bo­tinsky, Tra­ja­no Ri­bei­ro, Re­na­to Pa­co­te, Jor­ge Te­des­co, Clau­dio Co­hen, Lau­ritz Lach­man, Gui­lher­me Araú­jo, Pe­dro Pau­lo Bul­cão, Pau­lo Ma­ ria­ni, Al­ber­to Fan­ti­ni, Ma­rie Anick e Jac­ques Mer­ cier, Ara­guacy da Sil­va Mel­lo, Luis Ed­mun­do Cos­ta Lei­te, Mar­cos Pau­lo, Elie Sha­ye­vitz, Jo­nas Suas­su­na, Gló­ria Ma­ria, Ruy Castro, Heloisa Seixas, Márcio Fortes, Luiz Fernando Pedroso, Lula Vieira, Antônio Pedro Figueira de Melo, Eduardo Modiano, Ancelmo Góis, Etevaldo Dias, Joaquim Ferreira, Thomas Sastre, Adriana Salituro, Armando Ehrenfreund, Mário Pombo, Nelson Bellotti e José Leão Portinari.

Di­re­tor Mar­ce­lo Lar­ti­gue Editor Adjunto Janir Hollanda Jor­na­lis­ta res­pon­sá­vel Alessandra Cruz (reg. prof. 27662/RJ)

* Instalações Elétricas e Hidráulicas * Telefonia, Áudio e Vídeo * Aquecedores e Geradores * Aprovação na Ampla * Subestação abrigada * Instalações de Incêndio * Central de Gás * Entrada de Luz * Manutenção * Reformas, Consultoria e Gerenciamento

Editor de fotografia Photoshop Re­pór­ter Victor Viana Sandro Peixoto Mônica Casarin Alessandra Cruz Denis Kuck Gustavo Garcia

Agende uma visita

Fun­da­do­res Ma­rio Hen­ri­ques e Pe­dro Luis Lar­ti­gue Ge­rên­cia de Ven­das Tráfego Publicidade & Marketing Ltda. (21) 2532-1329 (21) 9100-7612 Me­ce­nas Umberto Mo­dia­no Im­pres­são Gráfica DMC

Diagramação Caroline Moreira

Diretor de Distribuição Muchacho Bicho Doido

Diretora Comercial Alessandra Cruz

Depto. Jurídico Dr. Ulisses Tito da Costa

O Pe­rú Mo­lha­do / Edi­to­ra Mi­ramar CNPJ: 02.886.214/0001-32

Miguel Pereira - (22) 2623-3250 / (22) 9-9738-7571 / 7839-2018 pereiramiguelbz@gmail.com Rogério Amaral - (22) 9-9865-2470 / rioamaral@gmail.com

Rua Alfredo Silva, 226, casa 4 Cep 28 950-000 – Brava - Ar­ma­ção de Bú­zios –  RJ Celular/redação: (22) 8128-3781 / 2623-1422 Comercial: (22) 7814-2441 E-mail: operu­mo­lha­do@globo.com operumolhado@gmail.com Si­te: www.operu­mo­lha­do.com.br

De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


Quem roubou minhas pedras? O embaixador Sergio Nogueira Lopes reclamou na redação do Perú que nas obras realizadas no bairro da Ferradura em frente a sua residência a construtora terceirizada “Rio Orla” ao colocar novos meios fios de concreto teria levado os meios fios de pedra colocados por ele há alguns anos. “foi eu que comprei essas pedras e fiz o meio fio da minha calçada. Está boa a obra de pavimentação da rua mas as pedras são minhas”, disse Sergio Nogueira ao Perú. O secretário de obras, Genilson Drummond, afirmou que ao saber do ocorrido entrou imediatamente em contato com a empresa responsável pela obra que informou que as pedras foram levadas para o depósito municipal por acreditarem se tratar de um bem público, visto que ninguém se opôs no momento da retirada, e que fará a devolução das pedras nesta sexta (14).

O embaixador Sérgio Nogueira Lopes quer saber quem roubou suas pedras. Genilson disse que vai devolver pedra por pedra

Av. J. B. Ribeiro Dantas, 815 - Salas 7 e 8 - Portal da Ferradura (22) 2623-6393 / (22) 9235-2464 - semis-Búzios@uol.com.br De 13 a 20 de março de 2014 – O Perú Molhado

21


REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dr. ALBERT DANAN – Tabelião e Oficial Titular

OFÍCIO ÚNICO DA COMARCA DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ SERVIÇO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Av. Jose Bento Ribeiro Dantas, nº 2.000, Manguinhos Armação dos Búzios/RJ - CEP: 28950-000 Telefax: (22) 2623-6093 adm@cartoriobuzios.com.br

2º) Geribá –Cláudio Rafael Imóveis : Casa c/ 04 quartos ,salão, cozinha americana, banheiros, varanda, piscina, sauna , 01 banheiro externo, churrasqueira, vaga , 100 metros da Praia de Geribá. VALOR: R$ 1.400.000,00 3º) Marina - Cláudio Rafael Imóveis : Lote plano, medindo 20,00 m² de frente por 50,00 de lateral, totalizando 1.000m2, Pronto para Construir! VALOR: R$ 250.000,00 4º) Geribá: Cláudio Rafael Imóveis: Lote com pequeno aclive, medindo 700 m², totalmente regularizado, lindas residências nas laterais, próxima a Praia de Geribá! VALOR: R$ 550.000,00 5º) Geribá - Cláudio Rafael Imóveis : Lote parcialmente murado, com uma metragem 600 m², próxima a Praia de Geribá, Rua calçada, luz, água, telefone. Comprar e Construir! VALOR R$ 295.000,00 6º)Brava - Cláudio Rafael Imóveis : Terreno de esquina medindo 2.200 m² podendo alcançar uma boa vista no segundo piso para as praias do Centro, Rua calçada, telefone, água e luz a 300 metros da Rua das Pedras! VALOR: R$ 700.000,00 7º)Marina - Cláudio Rafael Imóveis: Canal secundário lote medindo 1.070 m², Pronto para Construir! VALOR: R$ 650.000,00 8º)Ferradura - Cláudio Rafael Imóveis: Lote totalmente regularizado, Vista Para o Mar! Medindo 2.543 m², Rua calçada, água, luz, telefone e esgoto, IPTU: Ok, RGI: OK! VALOR: R$ 850.000,00 9º)Marina- Cláudio Rafael Imóveis : Lote plano, medindo 20,00 m² de frente por 40,00 de lateral, totalizando 800,00m2, Pronto para Construir! VALOR: R$ 200.000,00 Tel: (22) 2623-7540 / (22) 9223-2678 (22) 8129-1331/ (22) 9883-7867 Nextel: (22) 7836-1109 / ID:10*13911 Site:claudiorafaelimoveis.com.br Skype: Claudio Rafael Imóveis

www.claudiorafaelimoveis.com.br

22

2. Linda casa em bairro com alta valorização, José Gonçalves, em rua pavimentada e próxima ao comércio com 2 quartos, sala e cozinha americana 2 banheiros garagem para 3 carros. Valor R$ 250.000,00 3. Ótimo apartamento com quarto, sala, banheiro e cozinha americana localizado no Condomínio Buzios Loading próximo a igreja Católica em Manguinhos - Búzios - RJ, Primeira locação valor: R$ 250.000,00 4. Vendo lote com 400 m², situado no final da rua 22, Vila Verde - Cabo Frio. Valor à vista R$ 25.000,00 ou R$ 10.000,00 de entrada e R$ 500,00 mensais. 5. Excelente imóvel situado em Geribá a 400 mts da praia. Com 5 quartos, piscina, churrasqueira e garagem para 8 carros. No valor de R$ 850.000,00. 6. Linda casa em condomínio de frente para a praia de Manguinhos situada na Baia Formosa, com total segurança e área de lazer com 3 quartos sendo 2 suítes. Valor R$ 2.200.000,00) 7. LANÇAMENTO! Rasa residencial clube. Apartamento 3 quartos sendo 2 suítes de frente para a praia. A partir de 280.500,00 código imóvel 034 8. Bela casa localizada no Condomínio Dom Diogo - Praia Rasa, com total segurança, piscina, sauna e quadra de vôlei, contendo 3 quartos todos com vista para o mar. Valor R$ 550.000,00. Também esta disponível para locação anual R$ 2.500,00 + a taxa de condomínio

?

Imobiliária de Búzios - Vende - Casas: Manguinhos.Oportunidade! Condomínio. 3 suítes, cozinha, copa, sala com extensão para um deck. Portas e janelas em Blindex. Teto em madeiramento Angelim. Área de serviço. Pequeno jardim, chuveiro externo, churrasqueira... Garagem para 2 carros. Condomínio com ótima área de lazer, total segurança e tranqüilidade! Pertinho do comércio e no meio da península de Búzios. Valor: R$495.000,00. Cód. 961. Na segunda quadra de Geribá. Composta por 6 quartos, sendo 2 suítes. Ampla sala, copa, lavabo, cozinha, varandão, churrasqueira coberta, jardim, garagem para dois carros... A passos da praia de Geribá, bem no meio. Estilo charmoso, tradicional buziano. Valor: R$750.000,00. Cód. 929. Imobiliária de Búzios - Vende - Terrenos: Alto de Búzios. Terreno com 1.168m², três lados murado e linda VISTA ao Mar e Centro de Búzios. Um dos últimos lotes possíveis de construir no Alto de Búzios! Bairro residencial de alto padrão, entre o Centro de Buzios e Geribá. Valor: R$430.000,00. Cód. 846. Centro. Terreno de 1000m². Todo murado! Arborizado e já com laudo de topografia. Água da prolagos na porta. Ideal para quem quer ficar pertinho do Centro e fazer tudo a pé. Vai andando para a Rua das Pedras e Orla Bardot. Valor: R$470.000,00. Cód.1008. Imobiliária de Búzios - Vende - Pousada na Tartaruga: Pousada com 12 quartos. Todos com vista para a mata atlântica! Quartos do andar superior com varanda, amplos e aconchegantes. Piscina com desenho árabe, jardim com gazebo e muito verde para contemplar. Espaço para café-da-manhã, bar, lavanderia e estacionamento. Terreno de 2.078m². Valor: R$1.800.000,00. Cód. 989. Temos amplo cadastro de pousadas e guest-houses. Consulte-nos!

Hernán Barbosa

www.imobiliariadebuzios.com.br imobiliariadebuzios@gmail.com (22) 2623-1867 / (22) 9914-4098 Av. José Bento Ribeiro Dantas, 2591. Manguinhos, Búzios - RJ. Creci: 21019

FRANCISCO GONÇALVES PEREIRA e VERA LÚCIA HENRIQUE; Brasileiros, Divorciados. Ele, Aposentado, filho de: Nagib Pereira e Gliceria Gonçalves Pereira, residente neste Município RJ. Ela, Doméstica, filha de Tereza Henrique, residente neste Município RJ. Processo nº 2437/14. . LUIS OTÁVIO DA COSTA BENTO e ALESSANDRA SANTOS DA SILVA; Brasileiros, Solteiros. Ele, Pedreiro, filho de Jamilton de Souza Bento e Jaci Palmira da Costa, residente neste Municipio-RJ. Ela, Pedagoga, filha de Francisco Antonio da Silva e Geisa dos Santos, residente neste Município - RJ. Processo nº 2438/14. ANTÔNIO MARTINS GUSMÃO e ODILENE OTACIANA NASCIMENTO; Brasileiros, Solteiros. Ele, Zelador, filho de Lourdes Martins, residente neste Municipio-RJ. Ela, Doméstica, filha Augusto José do Nascimento e Otaciana Isabel do Nascimento, residente neste Município - RJ. Processo nº 2439/14. Quem souber de algum impedimento, acuse-me. Eu, Thamires Oliveira da Costa, Escrevente, a extraí. Búzios, 13 de março de 2014. Albert Danan – Tabelião Titular

operumolhado.com.br

1º) Ossos- Cláudio Rafael Imóveis : Lote com vista panorâmica para o Praia dos Ossos, com infraestrutura, Rua calçada, água, luz e telefone! VALOR: R$ 700.000,00

QUANTO VALE SEU IMÓVEL AVALIAMOS CONSULTE-NOS

PROCLAMAS DE CASAMENTOS

Neste Ofício estão afixados no local de costume, após a apresentação dos documentos exigidos pela Lei, os seguintes Editais de Proclamas de Casamento:

Leia o Perú na internet

CASAS X LOTES

1. Casa em final de construção localizada no Condomínio Jardim do Lago na Baia Formosa - Búzios RJ, por apenas R$ 750.000,00

De 13 a 20 março de 2014 – O Perú Molhado


Classificados d' O Perú

1 Imóveis

Compra e Venda

2 Imóveis

1 - IMÓVEIS Compra e Venda CONDOMÍNIO “OCEANIC RESIDENCIAL” - OBRA PRONTA - SOMENTE 4 CASAS - JUNTO “CENTRO HIPICO DE BÚZIOS” - 5 QUARTOS - ÁREA PRIVATIVA - VISTA DESLUMBRANTE – ULTIMAS 2 UNIDADES - Tel. 222623-2056 – 9-9986-1646 -www. banbuimoveis.com.br - CRECI J 1.753 Alto de Búzios : magnífico lote 1.156m² - deslumbrante vista Ferradura – excelente topografia – R$ 450.000 - Tel. 22-2623-2056 9-9986-1646 -www.banbuimoveis. com.br - CRECI J 1.753 --Golf Club : Lote 1.000m² - excelente topografia – lindo visual – R$ 270.000 - Tel. 22-2623-2056 9-9986-1646 -www.banbuimoveis. com.br - CRECI J 1.753 Enseada do Albatroz : casa 200m² - terreno c/ 1.750m² - magnífica vista / mar – R$ 650.000 - Tel. 222623-2056 – 9-9986-1646 -www. banbuimoveis.com.br - CRECI J 1.753 Sitio do Campinho : 3 lotes de 1.500m² - 1.750m² e 1.950m² – R$ 230.000,00 cada - Tel. 222623-2056 – 9-9986-1646 – www. banbuimoveis.com.br – CRECI J 1.753 Cond. Kailua – Casa 4 suítes – reformada – clube c/ excelente área de lazer – R$ 580.000 - Tel. 222623-2056 – 9-9986-1646 -www. banbuimoveis.com.br - CRECI J 1.753 Marina Porto Búzios : excepcional lote – 2ª quadra 818m² - murado – com cisterna - vista mar – R$ 280.000 - Tel. 22-2623-2056 9-9986-1646 -www.banbuimoveis. com.br - CRECI J 1.753

Aluguel

& 3 Negócios Empregos

-www.banbuimoveis.com.br CRECI J 1.753 Centro Hípico de Búzios : lote 2.988m² - R$ 300.000 - Tel. 222623-2056 – 9-9986-1646 -www. banbuimoveis.com.br - CRECI J 1.753 Cond. Camurupim: casa 5 quartos (3 suítes) piscina, sauna, porteira fechada – R$ 1.500.000 - Tel. 222623-2056 - 9-9986-1646 -www. banbuimoveis.com.br - CRECI J 1.753 Geribá : casa cond. 2 quartos (suíte) - mobiliada - perto praia - R$ 400.000 - Tel. 22-2623-2056 – 9-9986-1646 -www.banbuimoveis. com.br - CRECI J 1.753 Balneário da Raza : casa c/ 27m frente/mar – lote c/ 1.300m² - 5 suítes – piscina- R$ 850.000 Tel. 22-2623-2056 – 9-9986-1646 -www.banbuimoveis.com.br CRECI J 1.753 João Fernandes / Ossos : 2 lotes – 2.200m² e 2.700m² - frente rua principal – vendem-se junto ou separado. Tel. 22-2623-2056 – 9-9986-1646 -www.banbuimoveis. com.br - CRECI J 1.753 Forno : lote 1.000m² - plano - perto /praia – R$ 250.000 - Tel. 222623-2056 – 9-9986-1646 -www. banbuimoveis.com.br - CRECI J 1.753 Raza : lotes / 1000m² - à 100 metros / mar – vista deslumbrante - R$ 220.000 -Tel. 22-2623-2056 – 9-9986-1646 – www.banbuimoveis.com.br – CRECI J 1.753 Geribá : casa cond. perto / praia – 5 suítes – decorada – R$ 900.000 –Tel. 22-2623-2056 – 9-99861646 – www.banbuimoveis.com. br – CRECI J 1.753

Centro : Casa cond. - suíte + quarto - mobiliada - completa excelente estado - R$ 380.000 Tel. 22-2623-2056 - 9-9986-1646 -www.banbuimoveis.com.br CRECI J 1.753

Acabamento de primeira qualidade. Condomínio com ambiente wifi, saunas, piscinas, churrasqueira, salão e quadra de tênis de saibro. CELSO TERRA IMÓVEIS. Estrada da Usina Velha, n° 350, Centro, (22)2623-2467,www.celsoterra.com.br, CRECI-RJ1485

Marina / “Le Corsaire” : duplex - 2 suítes - frente/canal - R$ 380.000Tel. 22-2623-2056 – 9-9986-1646

João Fernandes: Espetacular! Residência com 4 suítes, sala de estar, sala de jantar, cozinha, área

4 Veículos

de serviço, atelier, apartamento para hóspedes, varandão,, vagas para dois automóveis, linda vista. CELSO TERRA IMÓVEIS. Estrada da Usina Velha, n° 350, Centro, (22)2623-2467,www.celsoterra.com.br, CRECI-RJ148 Geribá: Lindinha! Residência próxima á praia. Piscina, sala de estar e jantar, cozinha americana, suíte para hóspedes, área de serviço. CELSO TERRA IMÓVEIS. Estrada da Usina Velha, n° 350, Centro, (22)2623-2467,www.celsoterra.com.br, CRECI-RJ148 Enseada do Albatroz: Sensacional residência, sobre o mar! Vista indescritível! Hall de entrada, 2 salões, sala de jantar, bar, 4 suítes com vista, sendo 1 master com terraço privativo e escritório. Jardim com grande piscina e linda vista, com saída privativa para a praia. Grande cozinha, completa, área de serviço, casa de caseiro e garagem. CELSO TERRA IMÓVEIS. Estrada da Usina Velha, n° 350, Centro, (22)2623-2467,www.celsoterra.com.br, CRECI-RJ148 Praia Baía Formosa: Pertinho da praia! Terreno de 900m2. Sala, varanda, dois dormitórios, banheiro social completo, cozinha, área de serviço com banheiro. Depósito com varanda. CELSO TERRA IMÓVEIS . Estrada da Usina Velha, n° 350, Centro, (22)26232467,www.celsoterra.com.br, CRECI-RJ148 Brava: Um sonho! DESLUMBRANTE!! Residência com piso em tábuas corridas, 400m2 de área construída, hall, lavabo, sala de estar com vista, sala de jantar, grande deck com piscina, grande cozinha com armários e ilha central, 1 suíte grande com 2 banheiros e closet, 2 suítes com linda vista e armários. Casa de caseiro conjugada com vista, lavanderia, 3 reservatórios de 10.000 l, distribuição de água por gravidade. SKY, parabólica e placas solares e boiler de 500mil litros. CELSO TERRA IMÓVEIS . Estrada da Usina Velha, n° 350, Centro, (22)2623-2467,www.celsoterra. com.br, CRECI-RJ148 Manguinhos: Jardim com vagas para vários automóveis. 2 suítes,

5 Casa & Bazar

cozinha gourmet, varanda interna com deck, sala de estar e jantar, varandão, jardim interno, lavabo, 1 suíte no pavimento superior com varanda e vista para o lago. Lindo condomínio com quadra polivalente, piscina, sauna, jardins e um grande lago. CELSO TERRA IMÓVEIS . Estrada da Usina Velha, n° 350, Centro, (22)26232467,www.celsoterra.com.br, CRECI-RJ148 Geribá: Grande gramado, piscina, churrasqueira, grande varanda, salão de estar e jantar, cozinha americana, área de serviço, quarto de serviço, lavabo, 2 suítes com saída para o jardim, mezanino, 1 suíte grande com grande banheiro e closet. Casa para hósédes com sala de estar e jantar, cozinha aberta, 1 suíte com armário (PODE SER CASA DE CASEIRO). CELSO TERRA IMÓVEIS . Estrada da Usina Velha, n° 350, Centro, (22)2623-2467,www.celsoterra.com.br, CRECI-RJ148 Terreno plano em Araras - Vale das Videiras, 5.100 m², em condomínio fechado, ao lado da estrada asfaltada Petrópolis-Paty do Alferes. Cercado, riacho aos fundos, luz e água instalados, lago artificial e cascata já construido, arborizado. R$ 135.000,00. Alexandre, fones (22) 99947 5398 ou (22) 992018153.

Anuncie:

(22) 2623-1422

Procuro trabalho como caseiro, com grande experiência, um casal. Telefone: (22) 99810-5122 / 99907-9629

ANUNCIE AQUI! 2623-1422

A Pousada Maravista está sob nova direção! Estamos com vagas abertas para restaurante, cozinha, manutenção/serviços gerais e governança. Deixe seu currículo na recepção ou mande para emprego. buzios@gmail.com Alugo - Ferradurinha. Linda casa c/4 suítes lindamente decorada, 1ª locação, salão c/ tv led, ar cond. split e tv led em todas as suítes, cozinha toda equipada,2 churrasqueiras , piscina, garagem p/vários carros, p/ período de Maio à Dezembro de 2014. Motivo viagem. Tratar: (22) 2623-0956 ou (22) 99908-1042

Centro de Búzios a três quadras da Rua das Pedras. Aluga se apto por temporada, mobiliado/decorado. Sala, 1 quarto + 1 suíte, móveis demolição, cozinha grande e equipada c/área de serviço. Ocupação máxima: 6 pessoas. Tratar: Márcia 21-99999-0327.

Vendo terreno na Rasa com escritura, 211 m², próximo ao ponto da van, valor R$ 30.000,00. Tel: (22) 998152744 Vendo casa em Manguinhos Parque das Acácias, na Rua das Flores de Maio próximo a lagoa de Geribá, Salão, lavabo, 6 quartos, sendo (5 suítes), cozinha, banheiro de empregada, garagem coberta para 2 carros, jardim e quintal pergulado. Tratar com o proprietário Cel.: (22) 9-9227-4002 Vendo casa. Búzios original. Frente ao mar, Praia dos Ossos. 6 dormitórios e 5 banheiros. mtgeurts@ hotmail.com

2 - ALUGUEL Alugo casa anual Condomínio das Garças, 3 quartos (suíte), R$ 2.000,00 + taxas. Tratar: 26237334 / (22) 9916-2390 Aluga-se casa por 6 meses no canto esquerdo de Geribá. Construção nova com 220 m² de área, bem mobiliada e ampla com 3 quartos e 3 banheiros. Vaga para 2 carros. Contato: Sylvia. (21) 9 8847-5456. (21) 3164-1077. syazeredo@hotmail.com João Fernandes - Alugo excelente casa anual, 1 suíte e 2 semi-suíte, varandas, clara, arejada e bem mobiliada, com ar condicionado salas e suíte, em condomínio com piscinas, valor R$ 3.500,00 / mês. Tratar: (31) 99943711 (Vivo)

3 - NEGÓCIOS E EMPREGOS

De 13 a 20 de março de 2014 – O Perú Molhado

allanvaq@hotmail.com Tels.: (22) 2623-0321 (22) 9 9222-3314 | id: 958*26413 Estrada da Usina Velha, nº 444 GR. 7 - Centro - Búzios

23



1185