Issuu on Google+

O O Jornal

8 de Março, Dia da Mulher

Pág. 3

PÇÃ Guarulhos

www.opcaoguarulhos.com.br

26 de fevereiro a 8 de março de 2011

Ary Toledo

Jornal

O seu jornal EXPRESSO

Ano XI Nº 320

Débitos fiscais? Chegou a consolidação do Refis e não vai dar para pagar? Parcelamento judicial é a resposta a certa. Redução do débito em até 50% e 180 meses para pagar. Consulte-nos 2447-1010

Editor-Chefe: Wanderley Simone Figueiredo

Após 8 anos de jejum, carnaval de Guarulhos volta a brilhar e contagia população

ESPE CIAL

Pág. 3

Pág. 11 O humorista Ary Toledo se apresentará no Teatro Padre Bento, em Guarulhos Os ingressos já estão à venda na bilheteria do local.

Aline Duran

1 1 0 2 l a v a n r Ca

Fotos Marcio Lino / PMG

Pág. 8 O projeto Intervalo Musical apresenta neste mês a cantora Aline Duran. O show ao ar livre acontece nesta quarta-feira, dia 2, no calçadão da rua Dom Pedro II.


2011

Ponto & Vírgula

28 de FEVEREIRO a 8 de MARÇO

2

Wanderley Simone Figueiredo

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.

O médico Luiz Airton Saavedra de Paiva foi nomeado diretor do núcleo de Antropologia Forense do IML do Estado a convite do diretor daquela pasta, Roberto Souza Camargo. Sua posse ocorre no próximo dia 22.

Prá quem não se lembra O médico e professor de Antropologia forense Luiz Airton fez parte da equipe que examinou a ossada do carrasco nazista Mengele e o identificou.

E em Guarulhos... Além de seu trabalho no IML de Guarulhos e

O O Jornal

pçã

Guarulhos

como professor universitário, Luiz Airton foi o grande incentivador para que o ex-vereador Wanderley Figueiredo quando vereador fizesse o projeto criando o 1º. Laboratório de Antropologia Forense no município, dotando Guarulhos deste Laboratório Científico.

Quanto às condições do IML guarulhense Luiz Airton, sem dúvida, será o grande batalhador para que nossa cidade possa, em futuro próximo, ter um IML decente no atendimento às vitimas, aos familiares e, principalmente, aos funcionários que lá O Jornal Opção Guarulhos, devidamente registrado junto ao INPI está sediado à Av. Aniello Pratici, 361, Jd. Santa Francisca, Guarulhos, CEP 07013-000 Tel: (11) 2447-1010

opcaoguarulhos@uol.com.br www.opcaoguarulhos.com.br

Circulação: Guarulhos.Distribuição: gratuíta, porta-à-porta, assinantes e agências de publicidade. As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do Jornal e este não se responsabiliza pelos conceitos, artigos e afirmações feitas em entrevistas concedidas e publicadas. Representante em São Paulo: Novo Horizonte Publicidade, Rua Avanhadava, 133 - Bela Vista - SP - Tel.: 3256-1666 Tiragem: 50.000 exemplares semanais.

Ex-Seccional de Guarulhos assume DHPP Será empossado neste mês, como novo diretor do DHPP (homicídios), o ex-seccional Jorge Carlos Carrasco que até o mês de janeiro comandava a Polícia Civil por aqui. Sucesso ao novo diretor do DHPP.

Jonas Dias não sentará mais no banco de reservas Sim, com a posse de Alencar como Deputado Estadual, Jonas Dias do PT será titular do cargo e passa a ser primeiro suplente do partido, Rômulo Ornelas. Duro, está segurar o sorriso do futuro vereador Jonas.

Muro não, Paredes Porque alguns ainda acham que Almeida escolheu para seu gabinete, o simpático secretário Rafael Paredes. Porque com muito jeitinho, ele fala não quando tem que falar. Alguns já dizem que deveria ser muro e não paredes o nome do homem. É, pode ser.

“convidar” alguns membros do partido a ir para outras paragens. Enquanto isso, tem presidente de partido em Guarulhos que já perdeu o rumo (e faz tempo...) tentando tirar alguns caciques.

Para alguns, a reestruturação da Câmara foi a maneira de Soltur aparar algumas arestas. Porém, mal sabe ele que no PT as coisas não são por esse caminho. Afinal, tinha candidato que já estava passando o terno da posse na Assembléia, com musiqueta e tudo o mais e hoje está mais preocupado com sua reeleição a vereador.

Guarulhos

Soltur vai para outro partido Dizem que até o mês de abril o atual presidente da Câmara Eduardo Soltur (atualmente no PV) está de malas prontas para ir para outro partido, onde pretende se candidatar a vice na chapa de Almeida. Para isso, está conversando com os petistas mais no “pé de ouvido” para sentir a oposição a seu nome em uma eventual composição. Resta saber que partido? Afinal, é difícil saber, porque ninguém consegue mais falar com o moço.

Anuncie no Jornal Opção Guarulhos! 2447-1010

Não perca! Assista ao Programa Expressão TV pela TV Guarulhos, um talk-show ágil, inteligente e dinâmico comandado pelo jornalista Wanderley Figueiredo

Toda mulher deve ser amada No dia-a-dia conquistada No ser mãe endeusada Na cama desejada Na boca beijada Na alegria multiplicada No lar compartilhada No seu dia festejada Na tristeza consolada Na queda levantada Na luta encorajada No trabalho motivada No aniversário presenteada Na alma massageada Na beleza admirada Na dificuldade ajudada No cangote bem cheirada Na vida abençoada No mundo inteiro respeitada E sempre que possível... abraçada.

União dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Guarulhos Fundada em 09/07/85, até a conquista da verdadeira justiça social Sede Rua: Silvestre Vasconcelos de Calmon, 517 Vila Moreira- Cep07020-001- Guarulhos - SP PABX: (11) 2087-7788 Fone: (11) 2440-0365/2443-4563/2409-5463 (FAX)

Restruturação nos partidos Enquanto vários presidentes de partidos de nossa cidade estão esquentando a cabeça para reestruturá-los para as próximas eleições, Paulo Carvalho do PR vai comendo pelas beiradas, como se fala em Minas. PC comenta nos bastidores que esta montando a reestruturação e vai

A restruturação foi a chave da porta de entrada

Homenagem ao Dia da Mulher

Dia da Mulher

trabalham sem as mínimas condições de higiene.

Convite A União dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Guarulhos na pessoa do seu Presidente Trajano Barros Cavalcante e sua Diretoria convida VOCÊ MULHER, neste dia 16 de Março de 2011 às 14:00 horas para comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER na Sede da Rua Silvestre Vasconcelos Calmon, n°517, vila Moreira, Guarulhos, SP, venha participar conosco, será uma tarde muito agradável com palestras e confraternização. Desde já agradecemos a sua presença, Atenciosamente Trajano Barros Cavalcante Presidente


2011

Carnaval 2011

28 de FEVEREIRO a 8 de MARÇO

3

Vai-Quem-Fica leva título de campeã em Guarulhos pela 8ª vez Com um samba-enredo sobre a evolução do transporte, uma das mais antigas escolas de samba da cidade a Vai-Quem-Fica, do Jardim Bela Vista, foi a grande campeã do Carnaval 2011. Este é o 8º título da escola de samba no grupo especial. Isso sem falar nos títulos acumulados no grupo de acesso e como bloco. Apesar da chuva que teimou em castigar a cidade durante o Carnaval, os desfiles das escolas e blocos carnavalescos, que aconte-ceram no domingo e na segunda-feira, dias 6 e 7, na avenida Joaquina de Jesus (Taboão), reuniram quase 50 mil pessoas. A apuração das notas dos desfiles também foi

concorrida e contou com cerca de 500 pessoas, no Pátio de Eventos do Adamastor Centro. A apuração foi marcada pelo batuque animado das torcidas organizadas que acompanharam ponto a ponto à disputa. A campeã Vai-Quem-Fica atingiu 177,25 pontos e ficou à frente da Imperatriz do Morro e do Parque Cecap, que pontu-aram 171,75 e 162,50, respectivamente. No grupo intermediário, a grande vencedora foi a Unidos do Paraventi, com 173 pontos, seguida pelo Império do Samba, com 155 pontos. As duas agremiações tiveram garantido seu lugar no grupo especial em 2012, pois conseguiram a pontuação mínima exi-

gida. Já a Mocidade de Guarulhos e a Unidos do Jardim São João foram rebaixadas e farão parte do grupo de acesso no próximo ano. No segmento blocos, o troféu foi para a Associação Acadêmicos Santa Beatriz, com 97 pontos, o segundo lugar ficou para o bloco carnavalesco Três Rosas pelos seus 94 pontos.

A campeã Vai-Quem-Fica atingiu 177,25 pontos e ficou à frente da Imperatriz do Morro e do Parque Cecap


2011

Dia da Mulher

28 de FEVEREIRO a 8 de MARÇO grande número de mulheres. O Bolsa-Auxílio ao Desempregado, inaugurado

Luta por políticas públicas de gênero é tema de palestra ticas discriminatórias nas relações de trabalho urbano e rural, bem como no âmbito das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias. A atividade faz parte das atrações do 11º Mês Especial de Gênero, organizado pela Coordenadoria da Mulher em parceria com diversas secretarias da

administração pública municipal. O tema deste ano é “Violência contra a Mulher – Melhor Prevenir... do que Chorar! Pela Autonomia Financeira da Mulher”. O evento foi uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8. A programação completa pode ser conferida no site

4

em 2001, já atendeu mais de 10 mil pessoas”, ressaltou Maria Helena.

Coordenadoria da Mulher realiza palestras sobre autonomia financeira e violência de gênero

Fotos: Márcio Lino/PMG

A luta das mulheres por políticas públicas de gênero e a autonomia financeira feminina conquistada ao longo dos séculos serão temas da palestra ministrada pela advogada Diana Ostam Romanini, no próximo dia 17, na Casa

Clara Maria II, Pimentas. A advogada abordará também outros temas como violência doméstica, Lei Maria da Penha e o projeto de lei 6.653/2009, que cria mecanismos para garantir a igualdade entre mulheres e homens, para coibir práFotos: Márcio Lino/PMG

www.guarulhos.sp.gov.br. A Secretaria do Trabalho, por meio do Programa Bolsa-Auxílio ao Desempregado, participou nesta quarta-feira (16) de evento do 11° Mês Especial de Gênero de Guarulhos, na Câmara Municipal de Guarulhos, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do poder legislativo. No evento que contou coma a presença da secretária do Trabalho, Maria Helena Gonçalves, e de várias autoridades, bolsistas do programa deram seus depoimentos. Maria Helena Gonçalves lembrou que a Secretaria do Trabalho oferece diversos programas e cursos de qualificação, e que em todos eles a presença da mulher é sempre predominante. “É importante a presença das bolsistas do programa em evento que promove e incentiva a autonomia financeira da mulher, mostrando que, apesar de muitas conquistas, a mulher recebe tratamento desigual na sociedade. Os programas da Secretaria do Trabalho atendem um

Foto: Sidnei Barros/PMG

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8, a Coordenadoria da Mulher, em parceria com diversas secretarias da administração pública municipal, realizará no mês de março atividades do 11º Mês Especial de Gênero. O tema deste ano é “Violência contra a Mulher – Melhor Prevenir... do que Chorar! Pela Autonomia Financeira da Mulher”. No dia 17 (reportagem ao lado) haverá várias palestras sobre autonomia financeira e violência de gênero. A partir das 9 até as14 horas, a ASBRAD (Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude) ministrará palestras sobre violência doméstica, em sua própria sede, na avenida Emílio Ribas, 642, Vila Paulista. Às 10 horas acontece na Casa da Mulher Claria Maria V, rua das Margaridas, s/nº, Recreio São Jorge, a roda de conversa Autonomia Financeira – Rompendo o Ciclo de Violência. Conversando sobre Violência Doméstica é o tema da atividade que pretende esclarecer dúvidas e dar orientações sobre este mal que atinge centenas de mulheres no Brasil, acontece no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), no Pimentas, que fica na estrada Capão Bonito, 64 – Conjunto Habitacional Marcos Freire. Confira a programação completa no site www.guarulhos.sp.gov.br


2011

Meio Ambiente

28 de FEVEREIRO a 8 de MARÇO

Programa Ilhas Verdes nas escolas promove plantio de árvores Guarulhos ficará mais arborizada. O Programa Ilhas Verdes (PIV) nas Escolas promoverá o plantio de 30 árvores nativas em Área de Preservação Permanente (APP), no próximo dia 17, a partir das 8h30. A ação contará com a parceria do Colégio Fênix, que levará alunos do ensino médio mais uma vez para plantarem ipês, araçás, uvaias e cerejeiras às margens do córrego da avenida Transguarulhense. Em fevereiro, eles já haviam plantado outras 30 árvores e até o fim de março estão previstas mais duas ações no dia 24, e na terçafeira, dia 29. Mais de 3 mil

palestras na própria escola e, em seguida, auxiliados por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, plantam as árvores em locais degradados.

5

Almeida recebe superintendente da Infraero

A ação contará com a parceria do Colégio Fênix

árvores foram plantadas nos primeiros meses de 2011. O Programa Ilhas Verdes nas Escolas realiza palestras, ensina os alunos a plantarem árvores nativas

próximo à escola, com o objetivo de aumentar a conscientização ambiental. Os estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares assistem às

As escolas interessadas em participar do programa podem solicitar uma visita gratuita da Secretaria de Meio Ambiente e incluir a palestra e o plantio no currículo dos alunos como atividades complementares. Para participar, basta entrar em contato com a Divisão de Arborização Urbana e Florestas pelos telefones 2475-9858 e 2475-9883.

O prefeito Sebastião Almeida recebeu no último dia 2, a visita do superintendente regional da Infraero em São Paulo, Willer Larry Furtado, e do superintendente do aeroporto de Cumbica, Antonio Montano. A reunião foi realizada no Paço Municipal e também contou com a presença do coordenador de Assuntos Aeroportuários da Prefeitura, Miguel Choueri.


2011

Bairros

28 de FEVEREIRO a 8 de MARÇO

Guarulhos quer mais recursos para desenvolver o turismo

A concentração nos dias do desfile será a partir das 19 horas na Tenda do Programa DST-Aids, próximo da Praça Oito. Neste ano o sambaenredo do Bloco da Prevenção traz no seu refrão a alegria e a irreverência da conscientização sobre o uso de preservativos e os cuidados com o próprio corpo. “Que bafafá é esse levantando a multidão. Tá que tá bombando. É Carnaval na prevenção! Vem se juntar a bateria .., diz trecho do samba criado especialmente para a folia. “Guarulhos construindo o

6

Foto: José Luiz / PMG

futuro: Carnaval é curtição e prevenção. Saúde sim. Aids não! ” é a mensagem que o Programa Municipal de DST-Aids pretende levar aos foliões.

Inscrições também podem - ser feitas na sede da Coordenadoria da Juventude ou pelo telefone 24085604. Não haverá inscrição na data do evento.

Praça da Vila São Jorge ganha revitalização Para atrair cada vez mais investimentos para o setor, o município elabora o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável Estabelecer metas para definir ações, prioridades e auxiliar nas decisões para implementar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) em Guarulhos é o objetivo da Unidade de Coordenação de Projetos (UCP), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Entre as suas atribuições, a UCP atua para que o município seja contemplado com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), que visa promover de maneira sustentável a atividade turística, de modo a gerar novos postos de trabalho e reduzir a desigualdade social. Como desdobramento desse trabalho, três oficinas para elaboração do PDITS foram promovidas, com a participação de

representantes da administração municipal e da sociedade civil, que integram o trade turístico guarulhense. Para concluir a formatação do plano, falta ainda a realização de mais uma oficina e de uma audiência pública. Para a coordenadora-geral da UCP, a turismóloga Roberta Santos, o PDITS representa o primeiro passo no processo de promover ações concretas voltadas ao turismo local. “O objetivo maior da Prefeitura em desenvolver o setor é melhorar a qualidade de vida da população. Com o plano, iremos credenciar o município para aumentar os recursos provenientes da atividade turística, atraindo cada vez mais investimentos para o setor”, afirma. Serviço: a UCP fica na avenida Emílio Ribas, 1.120 – Gopoúva. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Telefone: 2475-7928.

Bloco da Prevenção 2011 terá participação da Juventude no desfile do Taboão A Coordenadoria da Juventude em parceria com o Programa Municipal de DST-Aids da Secretaria de

Saúde participa neste ano do tradicional Bloco da Prevenção, que irá acontecer nos dias 6 e 7 de março no Desfile das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de

Guarulhos, na avenida Joaquina de Jesus, no Taboão. Para participar do Bloco, o jovem deve se inscrever no Portal de Eventos da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br)

Foto: Márcio Lino/PMG

A praça Pedro Chebatt, localizada próximo à rua Tabajara, na Vila São Jorge está passando por revitalização. Entre as ações, a Secretaria de Meio Ambiente realiza a recuperação dos bancos, paisagismo, readequação do piso, pintura da quadra de esportes e a instalação de um parque infantil. Flores brancas, azuis, amarelas e lilás vão enfeitar os jardins da praça. Ao lado do parque infantil será instalada uma área de estar com três mesas e quatro banquetas cada. O parque

Flores brancas, azuis, amarelas e lilás vão enfeitar os jardins... terá balanças, gangorras e escorregadores. A empresa Tecnisa, responsável pela construção de um empreendimento imobiliário ao lado da praça, assinou na Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos um Termo de Compromisso Ambiental, que prevê a doação dos brinquedos do parque,

pintura da quadra de esportes, e compra das mudas de plantas que serão utilizadas no trabalho de paisagismo. A pequena arquibancada e as mesas de pinguepongue que estavam deterioradas foram removidas, a pedido da população, para ampliar a visibilidade e aumentar a segurança do local. Em 2010, a Secretaria de Meio Ambiente realizou mais de 90 ações, tais como conservação de canteiros e rotatórias, implantação de praças e manutenções qualificadas.


2011

Esportes

28 de FEVEREIRO a 8 de MARÇO

Guarulhos faz três campeões no Paulista de Tae Kwon Do Participaram do campeonato 470 atletas de 32 agremiações da Grande São Paulo e da Baixada Santista. Os vencedores de cada categoria de um total de 6 etapas estarão automaticamente classificados para o Campeonato Brasi-

leiro, em abril, no Recife. A próxima etapa marcada para o próximo dia 20 de março será em Guarulhos, no ginásio da Ponte Grande. “Se continuarmos no mesmo ritmo, acredito que podemos conseguir classifi-

7

cação para o Brasileiro”, diz o treinador da equipe, professor Antonio Maciel Gomes. Além das disputas, a competição na Praia Grande contou com a apresentação do grupo Brazilian Demonstration Team, que fez simulações de lutas e impressionou os presentes com golpes capazes de quebrar madeira e tijolos.

CEU Presidente Dutra recebe mais de 3 mil inscrições para cursos Foto: Edson Queiroz / PMG

Três atletas guarulhenses foram campeões na 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Tae kwon do realizada no domingo (dia 27 do mês passado), na Praia Grande, litoral sul de

São Paulo. Na categoria feminina adulto, Celina dos Santos (faixa vermelha – até 57 kg) e Adriana do Carmo (ponta preta – até 67 kg) conquistaram o ouro, assim como o faixa preta

Welber Cassimano, no adulto masculino até 80 kg. Na categoria master até 68 kg, Guarulhos ficou com o quarto lugar conquistado pelo faixa preta José Ivanilson.

Inaugurado no final do mês passado, o CEU Guarulhos Presidente Dutra recebeu 3.132 inscrições para os diversos cursos oferecidos nas áreas de Educação, Cultura, Esporte e Lazer até o último dia 22. Hidroginástica e dança, por enquanto, foram os mais procurados. A pré-inscrição que começou no dia 23/2 poderá ser feita até a próxima sextafeira (3/3) das 14 às 20 horas, diretamente no CEU.

O sorteio das vagas acontecerá durante o mês de março nas seguintes datas: dia 14: artes plásticas, fuxicos e histórias, violão, contos para vestibular, arte de contar histórias; dia 15: ginástica, hidroginástica; dia 16: danças, teatro; dia 17: ginástica acrobática, Toque de Letra (futsal, vôlei, basquete e handebol p/ crianças de 6 a 11 anos, adolescentes e adultos). As aulas começam em breve.


2011

Cultura

28 de FEVEREIRO a 8 de MARÇO

Intervalo Musical apresenta Aline Duran O projeto Intervalo Musical apresenta neste mês a cantora Aline Duran. O show ao ar livre acontece nesta quarta-feira, dia 2, às 12 horas, no calçadão da rua Dom Pedro II, no cen-tro da cidade. A artista iniciou sua carreira musical em 2003, participando de diversos shows e eventos importantes como o “Grito Cultural” em suas duas edições, além de festivais de música como o “Humaitá Pra Peixe”, no

Rio de Janeiro, “Gas Festival”, entre outros. Em 2007, começou a ganhar espaço na cena musical da Argentina, através do festival “Dynamic Reggae Soundclash”, onde foi representante do Brasil. Em 2009, paralelamente aos shows de lançamento de “Novo Dia”, realizou uma turnê pelo Brasil com Don Carlos e Apple Gabriel, dois grandes nomes da música jamaicana. “Novo Dia” (Deckdisc) –

Prefeitura nos Bairros leva serviços e cultura ao Presidente Dutra O público que compareceu à inauguração da segunda unidade do Centro de Educação Unificado (CEU) da cidade – o CEU Presidente Dutra teve a oportunidade de conhecer de perto não apenas um novo espaço de educação,

débitos (IPTU, ISS e taxas) e emissão de carteira de trabalho. No local, a comunidade também pôde cuidar da saúde, com vacinação infantil, medição de glicemia e da pressão arterial. Também foram oferecidos serviços como

cultura, lazer e esporte, mas também de ter acesso a vários serviços da 7ª edição do programa Prefeitura nos Bairros, que só neste fim de semana contou com cerca de 15 mil atendimentos. Só a Central de Atendimento ao Cidadão – Fácil disponibilizou inúmeros serviços ligados a iluminação pública, linhas de ônibus, coleta de lixo e limpeza pública, entre outros. Entre os serviços oferecidos estavam levantamento e parcelamento de

corte de cabelo, lan house e orientações diversas. As fortes chuvas que castigaram a cidade no

último domingo (27) não intimidaram as mais de 10 mil pessoas que prestigiaram os shows do Fundo de Quintal, do cantor Belo e dos grupos Nuwance e Na Hora H, na Praça Orobó (Jardim Presidente Dutra). As exibições contaram com

um disco autoral que contou com a participação de músicos consagrados como Bi Ribeiro, João Fera, DJ Marcelinho da Lua, Black Alien, entre outros. Atualmente se prepara para lançar um segundo trabalho solo, já tem seu primeiro single “Sorrir pra mim”, produzido por Alberto B. Vaz, que trabalhou com Jon Secada, Dionne Warwick, Dianne Reeves, Diana Krall, Vanessa da Mata, entre outros.

Inscrições para Pontão de Cultura já começaram A Secretaria de Cultura de Guarulhos estará com inscrições abertas o dia 18 de março para entidades interessadas em participar do processo seletivo para implantação de um Pontão de Cultura na cidade. A iniciativa faz parte de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura (MinC). Podem participar da seleção qualquer pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, sediada na cidade há pelo menos três anos, com registro no CNPJ, com finalidade cultural há, no mínimo, dois anos. Instituições que queiram participar do processo de seleção para Pontão de Cultura deverão entregar o projeto em volume único, encadernado e numerado, na sede da Secretaria de Cultura (avenida Monteiro Lobato, 734, 1º andar, Macedo), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas (exceto feriados). Não serão aceitos, em hipótese alguma, projetos encaminhados pelo correio ou através de endereço eletrônico, ainda que postados e enviados dentro do prazo de inscrição. Confira toda a documentação necessária

8

e condições de participação pelo site www.guarulhos.sp.gov.br, em Edital de Seleção Para Pontão de Cultura.

Pontão O Pontão de Cultura deverá funcionar como instrumento de intercâmbio, articulação e difusão de projetos já existentes nas comunidades locais, desenvolvendo ações continuadas nas áreas de cultura brasileira e suas diversas linguagens e formas, no âmbito municipal e/ou regional. O Pontão deverá também ser responsável pela gestão e formação cultural da nova rede de Pontos de Cultura de Guarulhos, que já está em formação. Além de formar e capacitar agentes de cultura, o Pontão deve criar mecanismos de distribuição, comerci-alização e difusão de produtos culturais e organizar teias e fóruns municipais e/ou regionais, festivais e workshops, entre outras ações, promovendo a troca de experiências e a articulação entre os diversos Pontos de Cultura da cidade.

As fortes chuvas que castigaram a cidade não intimidaram as mais de 10 mil pessoas presentes apoio da Band FM 96,1. Outras 10 mil pessoas também marcaram presença nas apresentações musicais de grupos da cidade, no sábado (26).


2011

Economia & Direito

28 de FEVEREIRO a 8 de MARÇO

9

Decio Eduardo de Freitas Chaves Jr.

Inflação pelo IGP-M desacelera para 0,59% na 2ª prévia do mês Índice calculado pela FGV é utilizado para reajustar maioria dos contratos de aluguel no País A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) desacelerou no início do mês, devido a menores variações de todos os seus três componentes. O indicador subiu 0,59% na segunda prévia de março, ante alta de 0,88% em igual período de fevereiro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) aumentou 0,68%, contra 1,07% antes. O IPA agrícola avançou 1,26% na segunda prévia deste mês, comparado a

2,27% na de fevereiro. O IPA industrial teve alta de 0,46% agora, comparado a 0,64% antes. As maiores quedas individuais de preços no atacado foram de soja em grão, suínos, farelo de soja, bobinas a quente de aço ao carbono e telefones celulares. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,45% nesta leitura, ante variação positiva de 0,54%. Os custos de Educação, leitura e recreação diminuíram a alta para 0,05% contra 1,68%. A elevação de de Transportes foi para 0,96%, após 1,56% na

segunda leitura de fevereiro, enquanto a de Despesas diversas diminuiu de 1,49% para 0,42%. Os principais recuos de preços no varejo foram de alcatra, contrafilé, passagem aérea, açúcar refinado e alho.

Receita começa a intimar suspeitos de sonegar impostos A Receita Federal começará a partir da segunda quinzena de março a intimar cerca de 8 mil contribuintes pessoas físicas, sob suspeita de grandes lucros e pouco imposto pago. Eles são acusados de fraude pelo Fisco, que estima um potencial de R$ 430 mil em tributos e multas devidas individualmente, ou cerca de R$ 3,44 bilhões. O coordenador-geral de Fiscalização da Receita, Antonio Zomer, calcula ainda que mais R$ 3 bilhões podem ser arreca-dados, considerando que ele prevê apartar cerca de 500 mil contribuintes para a malha fina. “Há um po-tencial tributário em torno de R$ 6 mil para cada um que cai na malha”, expli-cou. Segundo ele, cerca de 30% dos que caem na malha tentaram algum tipo

de fraude tributária. Aproveitando o período de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, que vai até o fim de abril, a Receita busca alertar, tanto o grande contribuinte que busca sonegar,

deliberadamente, como aqueles que tentam pequenas deduções para aumentar a restituição do imposto. Fiquee atento aos fazer sua declaração de IR, o leão está à solta!

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,37%, comparado à elevação anterior de 0,42%.

Antecipar restituição do IR deve ser última escolha É tempo de declarar Imposto de Renda e sobram ofertas dos bancos para que os contribuintes antecipem sua restituição. A possibilidade de conseguir dinheiro rápido sem ter que esperar os lotes da Receita Federal pode ser atrativa inicialmente, mas, segundo especialistas, é preciso analisar com calma a situação e recorrer à alternativa somente em casos urgentes. Empolgado com a vantagem aparente de obter recursos com garantia “certa” de pagamento, o contribuinte pode ter sua

vida financeira comprometida. Para Jorge Lobão, consultor do Cenofisco, o essencial é que a declaração de IR seja feita corretamente para não haver surpresas futuras. “Antes de querer antecipar os recursos, o contribuinte deve estar seguro das as informações declaradas à Receita, além de guardar os comprovantes e não ter dúvidas do valor de sua restituição”, afirma o consultor. “Somente desta maneira poderá adquirir um crédito que não comprometa sua renda futura.”


2011

Agenda

28 de FEVEREIRO a 8 de MARÇO

1ª Mostra de Vídeo de Guarulhos trará documentários e curtas-metragens

A 1ª Mostra de Vídeo de Guarulhos que terá início no próximo dia 11, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato deverá ser um grande sucesso e superar as expectativas. Para dar continuidade à proposta no dia 18, e no sábado, dia 19, a Secretaria de Cultura promoverá mais uma série de exibições. A entrada será gratuita. O coordenador da mostra André Okuma está otimista quanto a qualidade dos trabalhos que serão apresentados e pelo debate dos produtores. “Os debates devem mostrar que existe envolvimento e articulação do pessoal que

produz vídeo na cidade e que Guarulhos tem um grande potencial para isso. A iniciativa já demonstra que sobram talento e vontade para que a cidade daqui a algum tempo se torne uma referência nesse tipo de material”, salienta. Na sexta-feira (18), a partir das 18h30, haverá apresentação de Elza e Seu Filho Tico. O único gênero de ficção que será exibido neste dia, o filme de médiametragem tem duração de 48 minutos. Os demais serão curtas-metragens no segmento documentário, que variam de 5 a 13 minutos, são eles: Quinta Maravilha, Sonho Equili-

brista, Relação Entre Pais e Filhos, Mas Por Que Ponte Alta? + Making off, Anos Dourados, Bonsuces-so, A Voz da Comunidade e Hotel Elite. No sábado (19), a partir das 19 horas, será feita uma leitura dramática dos roteiros produzidos durante a Oficina de História do Cinema, ministrada pela arte-educadora Francine Barbosa. A leitura será coordenada por Ricardo Guarel e Eliana Sotero. Em seguida, haverá um debate sobre construção e produção de roteiro. Após o debate, será exibido o filme convidado A História de Lia. O

premiado curta-metragem faz parte de um projeto maior chamado “Tatúrula Sinfonia do Medo” que é constituído por sete histórias independentes que possuem como elemento de ligação a criatura do título: “Tatúrula”. Lia é uma adolescente que vive num lar doentio e violento. Para fugir das frequentes tensões do dia a dia, ela se envolve com um grupo de jovens marginais e acaba por se entregar às drogas. Serviço: A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, Centro. Mais informações pelo telefone: 2087-4171.

10

Mostras fotográficas relembram o Carnaval na cidade

Mostras fotográficas sobre o Carnaval de Guarulhos podem ser conferidas pelo público em diferentes espaços da cidade. No Centro Permanente a mostra “Relembrando os Carnavais”; no Adamastor Centro, “Carnaval em Guarulhos; e na Biblioteca Monteiro Lobato, “Flashes de História”. Todas têm entrada gratuita e classificação livre. “Relembrando os Carnavais” faz parte do acervo fotográfico da Secretaria de Cultura e retrata um pouco da história da festa na cidade nas décadas de 70 e 80. O público poderá conferir as imagens no Centro Permanente de Exposição de Arte “Professor José Ismael” (praça Cícero Miranda, s/nº, Lagos dos Patos, Vila Galvão) até o dia 27 de março. A exposição “Carnaval em Guarulhos – 2010”, que acontece no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo), conta com cerca de 50 fotografias que reproduzem desfiles, shows e apresentações da mais tradicional banda da cidade – a Banda Lira, além de registros fotográficos e adereços do Carnaval 2010, ano que marcou os 450 anos da cidade e a volta do Carnaval de Rua em Guarulhos. A exposição estará aberta à visitação até o dia 2 de abril, diariamente, das 9 às 22 horas. Também até o dia 2 de abril, o público poderá conferir a exposição “Flashes da História: Carnaval em Guarulhos”, que acontece na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A mostra apresenta imagens feitas em 2003 e 2004 pelos repórteres fotográficos Edson Queiroz, J.B. Maciel, Silvio Siqueira, Richard Alberto e Sidnei Barros.


2011

Entretenimento

28 de FEVEREIRO a 8 de MARÇO

11

Ary Toledo se apresentará no Teatro Padre Bento no dia 19 O humorista Ary Toledo se apresentará no Teatro Padre Bento no sábado, dia 19, às 20 horas. Os ingressos, que custam R$ 50 (inteira), R$ 40 (compra antecipada) e R$ 25 (meia), já estão à venda na bilheteria do local, das 15 às 19 horas. Classificação: 18 anos. Considerado um dos grandes humoristas brasileiros ao lado de José Vasconcelos, Costinha, Agildo Ribeiro, Chico Anysio e Jô Soares, entre outros, Ary Toledo volta a Guarulhos para mais uma apresentação. No palco, o comediante faz tiradas divertidas sobre diversos assuntos. É um show que diverte – e muito – a plateia. Se-

gundo o humorista é um produto testado e aprovado pelo controle de qualidade. O show está dividido em quadros sobre política, sogra, crianças e raças, mas suas piadas de português são as que mais dão resultado. Vindo de uma

turnê bem-sucedida pelo Japão, Ary Toledo define seu humor como o “açúcar da vida”, mas lembra que há muito adoçante por aí. Serviço: O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Tranqüilidade.

Espetáculo mostra a beleza da cultura indiana no Teatro Padre Bento O Teatro Padre Bento abrirá suas portas no dia 20, às 19 horas, para o espetáculo de dança “Arpana: uma oferenda aos deuses”. No palco, a bailarina exibe toda a magia e beleza do repertório tradicional do estilo clássico Odissi. A indicação é livre. A distribuição dos ingressos começa meia hora antes da apresentação, mediante um quilo de alimento nãoperecível. Arpana é uma palavra em sânscrito que significa o ato de entrega em devoção ou reverência. A performance celebra a harmonia dos ciclos do universo e reverencia aos deuses, trazendo ao público a riqueza presente na cultura indiana. Direção e concepção: Sonia Galvão. O projeto, que conta também com um workshop, foi realizado com o apoio do Programa de Ação

Cultural (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura. O workshop de dança indiana acontece também no domingo (20), das 14 às 16 horas. Os interessados em participar não precisam ter experiência na área, mas é necessário fazer inscrição antecipadamente. A indicação é de 14 anos e são oferecidas 30 vagas. No workshop de danças clássicas indianas é explorado o ritmo e a melodia, movimentos e torções do tronco, o gestual simbólico das mãos e as expressões faciais. A percussão dos pés batendo no chão, apoios do calcanhar, flexões do corpo e códigos de movimento em harmonia são a tônica dessa dança milenar. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 22295043 e 2409-1524 ou pessoalmente no Teatro Padre Bento (rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranqüilidade).

Arpana é uma palavra em sânscrito que significa o ato de entrega em devoção ou reverência. A performance celebra a harmonia do universo

Lenisa Freire Rabello Presidente AGAM I e II

Marlene da Silva Pinhatar CRC: 1SP134346/O-1

Maria Isabel Pardos Lastire Tesoureira

NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇOES FINANCEIRAS EM 31 DEDEZEMBRO DE 2010 E DE 2009: 1 – OBJETIVOS SOCIAIS A AGAM é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico promover direitos elementares da cidadania das crianças e adolescentes, assim como melhorar a qualidade de vida,atraves de diversos projetos e da ariticulaçao da sociedade, especialmente da iniciativa privada. 2 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS As demonstrações financeiras foram elaboradas em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil. 3. APLICAÇOES FINANCEIRAS Estão representadas por aplicações em Fundos de Renda fixa a curto Prazo. 4. IMPOSTOS E ENCAGOS SOCIAIS A RECOLHER Os valores de INSS, FGTS e Pis a recolher, referem-se à folha de salarios do mês de dezembro de 2010, os quais tem o vencimento em janeiro 2011. 5. DESPESAS COM PESSOAL Desde 2004,houve a distribuição das despesas com pessoal para as contas de parcerias dos projetos, as quais foram transferidas para as Despesas de atividade, onde houve um aumento signficativo em funçao desta mudança. 6. DESPESAS ADMINISTRATIVAS E OPERACIONAIS Assim como as despesas com pessoal, estas contas também foram rateadas e incorporadas nas despesas com atividades.

Atas, balanços e editais: faça suas publicações no Jornal Opção Guarulhos. É muito fácil! Ligue 2447-1010



Edição 320