Primeira Infancia em primeiro lugar

Page 77

75 PRIMEIRA INFÂNCIA EM PRIMEIRO LUGAR Experiências e Estratégias de Advocacy

4. A última parte é um glossário, com o título de Saiba Mais. Este capítulo reveste-se da maior importância na perspectiva da construção de cidadania e de fortalecimento da autonomia dos sujeitos e instituições. É fato, documentado em estudos e teses, que a produção de conhecimento acadêmico e as normativas legais e documentos orientadores distribuídos pelos órgãos responsáveis pela educação dificilmente chegam à ponta do sistema, ou seja, aos professores em sala de aula. Da mesma forma, há muito desconhecimento entre os funcionários e, mais ainda, entre as famílias que compõem a comunidade escolar. Um glossário que defina e exemplifique termos, instrumentos e documentos utilizados é fundamental para a construção de uma democracia e para o fortalecimento da consciência coletiva sobre o tema em pauta. O Saiba Mais vai um pouco além de um glossário ao indicar a responsabilidade editorial e a localização na rede virtual das indicações.

A TESTAGEM NA BAHIA Como visto até agora, há, claramente, no País um movimento crescente da sociedade civil organizada, desenvolvido pelos movimentos sociais e pelas instituições que atuam na educação, no sentido de participarem na elaboração e validação de documentos orientadores. O processo de elaboração dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foi mais uma experiência que contribuiu para um acervo cada vez mais significativo de materiais produzidos após amplo debate social e, consequentemente, com maior possibilidade de aderência e aceitação junto a seu público. Parte relevante desta estratégia de engajamento e participação refere-se à testagem desses materiais, visto que, desta forma, eles podem ser avaliados antes da publicação, sendo feitos ajustes necessários, bem como a coleta de dados iniciais de impacto e receptividade que, por sua vez, contribuem para a elaboração de estratégias de implantação. Assim como em outros estados, na Bahia o processo de testagem trouxe muitas contribuições para a versão final do documento. Narrar essa experiência é relevante no sentido de validar e consolidar estratégias desta natureza que trazem no seu bojo a valorização da participação ativa dos sujeitos envolvidos e apontam para uma diretriz metodológica que pressupõe a testagem in loco como elemento essencial na elaboração de instrumentais. Quatro foram as instituições que participaram da testagem, entre representantes da rede pública, particular (incluindo uma filantrópica não conveniada) e comunitária, em Salvador e região metropolitana. As diferentes realidades de cada instituição, considerando porte, estrutura, perfil dos profissionais e da clientela, permitiram uma análise diversificada na aplicação de um instrumento desta natureza.

1. Cartaz produzido na testagem 2. Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Misericórdia – filantrópica não conveniada 3. Escola Sonho da Criança - particular


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.