Dissertação versão Mônica Loiola

Page 163

162

aspectos uma vez que verbalizaram que a inclusão depende de todos, mas reconhecem o papel fundamental do professor nesse processo, desde que com formação especializada. As falas são esclarecedoras.

[...] ó depende, depende, de, de, de não depende só de uma pessoa. Depende de todos, né? De todos que faz parte, aqui do da que compõe aqui o quadro de funcionários: diretor, coordenador, secretaria de educação, principalmente, né? Adequar o espaço pra que a gente venha acolher essas crianças. Depende de nós. Dos professores que se especializar, se profissionalizar como se ... né? Como aprender, como lidar, como fluir essa criança, sem que ela se sinta rejeitada, menosprezada e diferenciada, né? Um curso preparatório para todos os professores. (pausa) a inclusão depende... depende também do né o local pra receber essas crianças. (pausa) Depende... do professor, como ele vai trabalhar na sala. [...] a inclusão depende de... (pausa grande) da gente se unir (pausa grande) ter um bom preparo ( gente quem precisa se unir? Perguntei) educação... professores... pais... e... às vezes... a escola... descobre... antes do pai... descobrir a escola o professor percebe... antes do pai que ele precisa de... um cuidado melhor do que outra criança. [...] ah que tem que ta preparada o o local que vai acolher essa criança né, é os profissionais também tem que tá preparado, é... é (risos) saber né como lidar porque no caso de de ter um cadeirante né que uma a criança com... surdez né tinha um outro também que não não enxergava o outro é porque a gente não entendia ele eu não sei nem como falar porque não não fiquei muito tempo com ele mas é uma situação assim que a gente não entende né e e precisa da formação da boa formação e também o local eu acho importante adequada para o deficiente.

As professoras cursistas apresentam, pelas falas, a compreensão de que é preciso cuidar de, pelo menos, dois aspectos cruciais para promover a inclusão: o espaço e a formação do professor. Aspectos relevantes e que foram muito discutidos nas formações. Encaram a falta de acessibilidade como um complicador, o que é legítimo, mesmo porque as

instituições visitadas não

possuem estrutura física adequada. Fato que muito incomoda e preocupa as cursistas porque é realidade vivida nas instituições, e muitas delas possuem acessos bem difíceis, e a locomoção pelos diferentes espaços na própria instituição não está adequada para criança alguma. Atrelada à melhoria dos espaços, encaram a formação docente como meio para amenizar as angústias surgidas frente à convivência com crianças com deficiência, porque acreditam que o saber é uma via eficiente para melhorar a relação professor/criança. Esse saber,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.