Onda Jovem #1

Page 73

3

LUZES SOBRE O CAMPO

DIVULGAÇÃO

Até o ano 2000, a produção acadêmica sobre a juventude rural era rara. De lá para cá, o quadro mudou: dos 51 trabalhos divulgados entre 1990 e 2004, 86% foram publicados nos últimos cinco anos. Os dados constam do inventário feito pelo setor de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), sob a coordenação do professor Nilson Weisheimer, da Universidade de Santa Cruz do Sul (RS). Os resultados devem ser apresentados em um seminário nacional sobre o assunto, ainda neste semestre, no Rio de Janeiro. Entre os temas estudados, os mais freqüentes são a atuação do jovem no sistema de agricultura familiar e sua inserção no trabalho agrícola. Weisheimer está produzindo ainda um catálogo de referências bibliográficas sobre a juventude rural, para ser acessado na internet. Contribuições podem ser enviadas ao NEAD (www.nead.org.br). Também recentemente foi criado o Grupo Temático de Juventude Rural do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). O grupo, com representantes de diferentes entidades, deve discutir políticas para o segmento.

4

ESPAÇO PARA NOVOS TALENTOS

73

Uma das propostas de Onda Jovem é abrir espaço para a produção de novos fotógrafos e ilustradores. Desta edição participam, entre outros, estudantes como Levi Silva, 14 anos, que fotografou Carlos Jordaki para a reportagem Propostas de Futuro (pág. 8). Ele é um dos alunos do Projeto Olho Mágico (www.fotosite.com.br/olho_magico), do fotógrafo Davilym Dourado, que tem apoio do Fotosite e da Escola de Fotografia Riguardari. Já o carioca Anderson Oliveira, 22 anos, fotografou Luiz Júlio Pereira, para a mesma matéria, a convite da agência Imagens do Povo, um projeto do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro (imagensdopovo@observatoriodefavelas.org.br), que também promove cursos. A agência mantém um banco de imagens de temática social, aberto aos participantes dos cursos. Estudante de Design Gráfico, o paulistano Marcelo Pitel já vem atuando em sua área. A ilustração para a reportagem A Idade da Razão (pág. 60) é “um estudo da criação em linguagem digital”, diz Pitel, que aponta, entre suas influências, os brasileiros J. Carlos (1884-1950) e o contemporâneo Cássio Loredano.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.