Issuu on Google+

o s s ave caderno

O Nacional

29 de novembro de 2012

12 DICAS PRA VOCÊ TIRAR

10

O Caderno Avesso e o Einsteen prepararam as melhores dicas pra você que vai prestar vestibular na UPF nesse findi. Abra e fique por dentro. Páginas 4 e 5

E mais...

Bem na fita, Na aula, Dicas de cinema e música, Agenda da Balada and...


Fotos: Divulgação/UPF

NA AULA Integrado UPF é primeiro lugar no Enem em Passo Fundo

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF, mantido pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), obteve novamente o melhor desempenho entre as escolas de Passo Fundo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira, dia 22/11, e destaca igualmente a escola na 11ª posição entre as privadas do estado e na 23ª colocação geral entre as gaúchas. Ao compartilhar a notícia com os colaboradores, o diretor Jonir Dalbosco, ressaltou o empenho e competência de alunos concluintes, professores, funcionários, equipe administrativa e pedagógica nos fazeres pedagógicos e nos saberes compartilhados. “Uma instituição de ensino concretiza sua finalidade ou missão quando desenvolve ações humanas e científicas que despertem em seus alunos a curiosidade, a criatividade, o espírito crítico e transformador, preparando-os para viver em sociedade com responsabilidade, compromisso ético e humano e respeito ao planeta”, enfatizou. Dalbosco lembrou alguns fatores que contribuíram para a conquista, tais como a qualificação dos professores, a infraestrutura moderna, o amplo espaço junto à natureza e o ambiente silencioso, apropriado para o aprendizado. “Entretanto, nada disso teria sentido se não contássemos com alunos querendo aprender, motivados para o aprendizado”, observou. Conforme o diretor, a escola desenvolve uma proposta pedagógica diferenciada com os concluintes do terceiro ano, tendo inclusive turmas reduzidas e simulados mais frequentes, visando à preparação aos concursos.

2

avesso caderno

29 de novembro de 2012 - O Nacional


bem na fita por Stéfany Koeche

A estudante de Estética e Cosmética Daiane Abegg investiu em um look confortável e despojado, numa combinação de cores simples e neutras. A saia é a peça-chave do verão, versátil ela cai bem em qualquer ocasião, podem mudar as estampas e os materiais de acordo com a estação, mas o modelon longo pode e deve ser usado o ano inteiro. Daiane combinou a saia estampada com uma básica branca, juntamente com um cinto sobreposto, o que deixa o look mais harmonioso. Ideal para o dia a dia a rasteirinha é um item indispensável. A estudante soube usar investindo num look caprichado, sem deixar de lado o conforto e estilo.

avesso caderno

O Nacional - 29 de novembro de 2012

Cinema ! Tá Rolando V

Papai Noel tatuado & outras histórias

Junto com dezembro e o espírito natalino, chega aos cinemas nesta sexta o filme A Origem dos Guardiões, onde figuras como Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Homem-Areia, Jack Frost e a Fada do Dente se unem para salvar as crianças do Bicho Papão e seu bando de Pesadelos. Produzida por Guillermo Del Toro, que costuma dar atmosferas bem interessantes aos seus filmes, a animação é baseada na série de livros Os Guardiões da Infância, do premiado escritor William Joyce, e traz criativas releituras de símbolos tradicionais, como uma Fada do Dente metade humana metade pássaro e um Papai Noel eslavo, caçador e cheio de tatuagens. Na versão original o longa conta com a participação de vozes como Chris Pine, Alec Baldwin, Jude Law e Hugh Jackman. Em Passo Fundo o filme estreia com cópia dublada. (Marina de Campos)

3


Capa

a pr s a 12 dic r a r i t você Quando chega o dia de fazer o temido vestibular sempre vem aquela insegurança, o friozinho na barriga e, muitas vezes, todo aquele esforço que você fez (ou não) o ano inteiro pra matar a pau na prova, vai por água abaixo. Pensando nisso o Caderno Avesso pegou umas dicas com os professores do Einsteen pra você fazer bonito no vestibular 2012. Leia e garanta a tua vaga na Universidade ano que vem. Ó!

4

1-

A prova de Química da UPF nos últimos anos está criando um padrão, com uma qualidade das questões muito boa. Apesar de não solicitar questões que env o l v a m cálculos químicos, a prova está bastante ampla em conteúdos, pois em geral são questões que apresentam 4 a 5 itens para serem julgados. Uma tática para ganhar tempo é não ficar marcando passo em uma única alternativa (caso não saiba) resolva por eliminação, pois geralmente isto é possível. (Prof. Marcelo - Química)

2-

Galera, segue algumas dicas importantes sobre a Prova da UPF: funções orgânicas. É costumeiro a UPF pedir esse assunto, eles colocam um composto orgânico multifuncional e pedem quais as funções presentes. Outro fator importante: os radicais. Eles da mesma maneira colocam um composto e pedem seu radicais. Tomem cuidado, antes de marcar os radicais é fundamental achar a cadeia principal. Outra questão que aparece seguidamente é para determinar a força do ácido carboxílico. Lembre-se que um halogênio sempre aumenta a força de um ácido e quanto mais perto da função maior a força. Dentro isso quando maior o Ka e menor o pKa, mais forte é o ácido, outra quanto maior a cadeia carbônica mais fraco é o ácido. Importante lembrar semelhante dissolve semelhante, quanto maior a cadeia, menor a solubilidade e maior os pontos de fusão e ebulição. Deem uma olhada também em Modelos Atômico, principalmente o de Bohr e Tabela Periódica e Forças Intermoleculares para inorgânicos e orgânicos. No mais, muita tranquilidade, e lembre-se, você se preparou, agora é só colocar em prática. Boa prova a todos. (Prof. Enderson – Química)

3-

O vestibular da UPF está cada vez mais ligado nas questões do cotidiano, então uma boa dica são os assuntos ligados à Ecologia, principalmente no que diz respeito à poluição. Outros assuntos que devem ser relembrados são:  - Reino Animal - rever as verminoses mais importantes; - Fisiologia Humana – principais sistemas; -Biologia Celular e Genética – Funções das principais organelas celulares e Sistema ABO. (Prof Fábio- Biologia)

4-

Sendo professor de algumas áreas da Biologia no pré-vestibular Einsten, o nosso aluno que concorre a uma vaga no vestibular-UPF, já vem sendo instruído durante as aulas para alguns temas que poderão ser solicitados nessa prova, tais como: biologia celular (organelas citoplasmáticas, núcleo – DNA, cromossomos, ciclo celular, fluxo e expressão da informação genética), biotecnologias (transgênicos, genética forense, células-tronco), assim como heranças genéticas, bioquímica celular e fisiologia dos sistemas humanos. (Prof. Rafael - Biologia)

5-

A prova de biologia do vestibular da Universidade de Passo Fundo habitualmente  abrange todas as áreas da disciplina. Para o vestibular de verão 2013 merecem atenção na preparação as áreas que podem ser associadas aos distúrbios de saúde como, fisiologia e as doenças hormonais e carências. Zoologia e doenças parasitárias como helmintoses e protozooses. (Prof. Joubert - Biologia)

avesso caderno

29 de novembro de 2012 - O Nacional


a

10 6-

E aí, galera! A prova da UPF é caracterizada pela interpretação de textos. Para essa parte é necessária atenção redobrada, não só aos textos, mas também aos enunciados. O melhor a ser feito nessa hora é ler primeiro as questões (antes do texto): leia os enunciados e as alternativas. A parte de gramática deve ser analisada com calma, pois devido ao número reduzido, podemos encontrar numa questão até três conteúdos diferentes. A calma e a concentração são fundamentais para isso! (Profa Karine - Português)

7-

As questões de História são bastantes imprevisíveis devido ao número reduzido de questões da prova. Nos últimos vestibulares ocorreu a distribuição uniforme entre História Geral e História do Brasil. A pedida para História Geral é a seguinte: ficar tranquilo em relação à Antiguidade Oriental e revisar Roma de leve. As comparações entre a Alta Idade Média e Baixa Idade Média também estão valendo. Como a última prova priorizou política em Idade Moderna, vale uma atenção ao Mercantilismo e às suas transformações em direção às Revoluções Industriais. Em século XX o Entre-Guerras (1928-1939) e o mundo árabe também estão valendo. Aquele abraço! (Prof. Maldonado- História)

Capa Pra Ler ouvindo

Beatles -

Twist And Shout

ternativa, as características da escola literária abordada. (Prof Douglas- Literatura)

10-

Para a prova de física do vestibular da UPF, que em termos de conteúdo é muito bem abrangente, é de grande importância lembrar que as questões, geralmente envolvendo noções de movimento, força e energia, são referentes a situações do cotidiano, onde a lógica e a compreensão do fenômeno são mais importantes que o formulismo. Tranquilidade a todos e boa prova. (Prof Monstro e Prof Sadi - Física)

11-

Na prova de matemática que tem sido uma das mais difíceis da UPF convém dar uma revisada em logaritmos (definição e propriedades), funções de 1º e 2º grau, função inversa, sem se esquecer das progressões aritméticas e geométricas: termo geral, soma dos termos e propriedades.Além da velha e boa Geometria: analítica, plana e

8-

A UPF trata de assuntos atuais em seus Vestibulares. Tem foco em assuntos ambientais, Geografia do Brasil, características do relevo e suas implicações, dados atuais sobre população e urbanização além de assuntos regionais como a situação urbana de Passo Fundo e a distribuição da população no Município. Cuide sempre as relações e abandone qualquer decoreba, pois Geografia é feita para entender. Observe bem gráficos e mapas que com certeza irão aparecer. Impactos ambientais, Rio +20, abalos sísmicos além de assuntos relacionados as variações climáticas que ocorrem no Brasil e a participação da economia brasileira diante do mercado mundial. (Prof Julio- Geografia)

9-

Na prosa, observe sempre o período histórico e social no qual a obra está inserida. Na poesia, domine a conotação, compreenda os sentimentos. Em ambas, aplique, a cada al-

avesso caderno

O Nacional - 29 de novembro de 2012

espacial. (prof Celso, prof Luis Geraldo e prof Ribas - Matemática)

12 -

A prova de redação da Universidade de Passo Fundo caracteriza-se por trabalhar assuntos atuais – em especial, retirados da revista Veja e Zero Hora. Ou seja, em relação ao assunto não haverá problemas. Mas, cuidado com a delimitação do tema proposto, pois a partir daí você será avaliado. Lembre-se de que todo o tema tem passado político, econômico, social, cultural. Assim, organize uma bela trajetória histórica. Exemplifique, esse recurso traz concretude às ideias. (A exemplo,...). Não use recursos do tipo “concluindo”, “em suma”, “por fim” em sua conclusão. Com certeza, a ideia será conclusiva, o que torna desnecessário o uso desse mecanismo. E por último, discuta o tema, ou seja, aborde-o revelando os vários lados da discussão. (Profa. Maria Cristina – Redação)

5


Música

Tá Rolando! V Mundo Cão

Pois é. Para quem esperava ansiosamente os shows da cantora Fiona Apple em terra brasilis vai ter de esperar um pouco mais. A moça cancelou a turnê pela América do Sul em virtude da saúde de sua cadela de estimação, Janet. “Não poderei ir para América do Sul, não agora (...) Não posso deixá-la, por favor, entendam. Se eu viajar novamente, acho que ela vai morrer e não terei a honra de cantar para ela quando ela for dormir”, escreveu a cantora em sua página no Facebook. Ela se apresentaria em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. A produtora dos shows ficou de divulgar novas datas “em breve”. Pelo menos a Norah Jones vai tocar por aqui em mês que vem, assim espero. (Pablo Tavares)

6

top tweets @BrianeTeixeira: tem tanta preguiça no meu sangue que o mosquito que me picou tá ali dormindo.

@kiiiane: Que tipo de pessoa tem quase 18 anos e ainda morre de medo de tomar vacina???? Eu.

@andersonmcansi: deve ser engraçado pegar um taxi e depois de um tempo em silencio dizer para o taxista: “eu sou seu filho”.

@iserhard: Pros chatos que ficam com essa papo de fim do mundo: calendário maia não tinha no bissexto, 2012 deles já passou faz tempo.

@_Ramilaa: tira foto com o boné do cone crew , mas vai do show do “ os fagundes” .

Envie seu recadinho via twitter pro @ CadernoAvesso, que semana que vem ele pode rolar #aqui no #impresso o/ Valeu?

avesso caderno

29 de novembro de 2012 - O Nacional


AGENDADNEGAGENDA DNEGAGeND

AGENDA Formatura Terceirão Garra

A turma do Terceirão realiza baile de formatura no Gran Palazzo. Keep calm because the world ends after ;) Convites com os formandos

OS Pistolero

A banda Os Pistolero faz show de rock no Velvet Bar. Discotecagem por conta do Dj Markinhos Muller. Ingressos: Fem R$15|Masc R$20 Listas e Reservas: (54) 3045-1714

Willian Celuppi

O Dj Willian Celuppi faz o som da noite no Raja Bistrô. Também na presença dos Dj’s Alex Carlotto e Junior Doro. Couvert Artístico: Fem R$6|Masc R$8 Informações: (54) 9916-0435

White Party

Samuka e Banda se apresenta no Lounge do Moinho. No 2nd Floor os Dj’s Daniel Carvalho, André Sarate e Marcos Deon. Ingressos: Fem R$20|R$30 Masc Mesas e Camarotes: (54) 3601-2004

1º Mega Evento Universitário do Norte do Estado

TEATRO O Bilhete SEX

30 SEX

30 SEX

30

Mateus Chaves e Edinara Rebonato fazem um duo acústico com sucessos da MPB no Raja Bistrô. Couvert Artístico:Fem R$8|Masc R$10 Informações: (54) 9916-0435

avesso caderno

O Nacional - 29 de novembro de 2012

EXPOSIÇÃO

SÁB

01

SÁB

01

Festa no Gran Palazzo com César Oliveira e Rogério Melo, Tchê Barbaridade, Tchê Sarandeio, Djavan e Darlan. Pista Eletrônica com os Djs Felipe Stedile, Jeff, Fabriel Carminati e Vinny Z. Ingressos: Pista R$20, Vip Open Bar R$50, Mezanino Open Bar R$80. Informações: (54) 9628-6494

Nova Bossa

Inspirados no conto de Tchekov – O Bilhete Premiado – Mara Carvalho e Edimar Rezendo dão vida à Pedro Paulo e Rosiméri. O casal está junto há cerca de sete anos quando se depara com a oportunidade de ganhar um prêmio na loteria e passam, então, a sonhar com uma vida livre de trabalho e recheada de viagens e compras. Os devaneios são o gatilho para o surgimento de aflições que permeiam o palco durante os 60 minutos de peça. O teatro é uma criação do grupo Timbre de Galo, tem a direção de Gudes Betho e será apresentado, no SESC, nos dias 1 e 2/12 às 21h.

SÁB

01

Mahavidyas

Mahavidyas são deusas que representam o universo feminino. Ao todo, são dez – o terrível e o doce, de uma ponta a outra. Apesar de dez, a contradição das deusas é guiada por um único coração. Parvati, a consorte de Shiva – deusa da destruição e da renovação – é quem guia o caminho. Essa sentença inspirou Vagner Cunha a criar uma peça de Ballet com o mesmo nome. No CD de Cunha, estão as ilustrações de Fábio Zimbres. Reformuladas e ampliadas, as ilustrações viraram uma exposição - movimentos da peça de Vagner e da divindade das Mahavidyas são expostas pelas ilustrações de Zimbres. A exposição pode ser visitada até dia 30 na Sala de Exposições do SESC.

7


SDeHtuUdoFumFpoLuco.E

Teaser de “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” lançado na web O Hobbit: Uma Jornada Inesperada já tem seu primeiro clipe. Foi lançado na internet uma cena em que Gandalf entrega a Bilbo uma faca comum, que posteriormente será transformada na espada Ferroada: O primeiro longa da nova trilogia de Peter Jackson (diretor de O Senhor dos Anéis) estreia em 14 de dezembro. O Hobbit – A Desolação de Smaug, o segundo filme, chega um ano depois, em 13 de dezembro de 2013. A parte final, O Hobbit – Lá e de Volta Outra Vez estreia em 18 de julho de 2014.

Fantasma no Elevador

O velho quadro da pegadinha, onipresente nas atrações dominicais, colocou o Programa Silvio Santos na mira de sites internacionais. A sequência em que uma menina-fantasma assusta pessoas dentro de um elevador, durante uma queda de energia, exibida neste domingo, virou assunto no tabloide britânico The Sun e no site americano Gawker. Os veículos consideraram a piada muito assustadora e questionaram os limites do formato conhecido como “câmera escondida”. As vítimas da piada chegam a um prédio comercial onde vão fazer uma entrevista de emprego. Ao entrarem no elevador, as luzes começam a piscar até apagarem totalmente. No escuro, uma menina descabelada e com uma boneca na mão é vista quando as luzes voltam. Gritos e caretas são as reações mais comuns até a segunda escuridão, quando a menina-fantasma desaparece.

avesso caderno

nóS

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO

O.R. Games (Bella Città), Trópico, Chilli Beans, Ramires Revisteira, Posto Moron, Mad Ness (General Netto), CI, Anglo Americano, Imed, Anhanguera, Einsteen, Garra, Yázigi. Escolas: Conceição, EENAV, Fagundes dos Reis, IE, Notre Dame, Protásio Alves, Bom Conselho, Gama, Menino Deus, Tiradentes, Cecy Leite Costa, Wolmar Salton, Alberto Pasqualini, Cardeal Arcoverde, Daniel Dipp, Guarcy Barroso, Cohab Secchi, Padre José Anchieta, Bela Vista. UPF: UPFTV, FAC, FEAR, Odontologia, Centro de Convivência, Direito, Biologia, Integrado UPF.

Diretor Presidente: Múcio de Castro Filho Diretor Executivo: Múcio de Castro Neto Editora Chefe: Zulmara Colussi Múcio de Castro

1915

1981

MC- Rede Passo Fundo de Jornalismo Ltda Rua Silva Jardim, 325 A - Bairro Annes CEP 99010-240 – Caixa postal 651 Fone: (54) 3045-8300 - Passo Fundo RS www.onacional.com.br

Sucursal em Porto Alegre: GRUPO DE DIÁRIOS - Rua Garibaldi, 659, conj. 102 – Porto Alegre-RS. Representante para Brasília: CENTRAL COMUNICAÇÃO. Representante para São Paulo e Rio de Janeiro: TRÁFEGO PUBLICIDADE E MARKETING LTDA Avenida treze de maio, sala 428 - Rio de Janeiro – RJ.

Filiado à

No vestibular eu...

Tava de boa.

Desejei que o Google sentasse perto de mim

Marco todas C e boa sorte!

Não trouxe a prova pra casa.

PABLO SHUBBY

Stéfany Koeche

MARINA DE CAMPOS

PABLO TAVARES

Coordenador

Estagiária

avesso

Conteúdo

Arte, conteúdo e vida loka

caderno

foi fechado ao som de... cadernoavesso.com.br

Lado B, Lado A, d’O Rappa

/CadernoAvessoON

@cadernoavesso


Caderno Avesso 29-11-12