Page 1

(Foto: Ana Löhr)

o s s e av o n r e d a c

O Nacional

21 de junho de 2012

Arraiá do Avesso sô!

O Cardenu Avesso preparô as miór dica pra ucêis curti nu bem bão as festa junina que tão acontecendo pur aí! Uai sô! Óia a coooobra! Página 6

Nós vamos invadir ! a i pra sua legal dos O Break Avesso é a parada mais a passada colégios de Passo Fundo. Seman er saber a invasão da vez foi no Cecy! Qu . o que rolou por lá? Abra e veja Páginas 4 e 5

e+

Vai Trabalhá Moleque, Rapidinhas Musicais, Notícias Quentinhas, Game Up e...


Cientistas desenvolvem aparelho para escalada no estilo Homem-Aranha

Peter Parker precisou de uma aranha radiativa. Cientistas deixaram a ficção de lado e desenvolveram um equipamento capaz de transformar qualquer mortal em um Homem-Aranha, sem a ajuda da picada de um aracnídeo. O equipamento usa o vácuo para fazer com que homens possam escalar paredes sem necessidade de cordas. O alto poder de sucção é a garantia de segurança e aderência a quaisquer superfícies, dizem os criadores da engenhoca. O equipamento foi desenvolvido em um laboratório da Força Aérea dos EUA na Utah State University. As forças militares americanas devem usar o aparelho em missões especiais.

Homem sem pernas chega ao cume do Kilimanjaro

Evangélico cria refrigerante divino

Moisés Magalhães gravou um vídeo onde afirma que Deus lhe pediu que produzisse o Leão de Judá Cola para substituir no Brasil e no mundo a Coca-Cola, a “bebida do diabo”. “A Coca-Cola, escrita ao contrário, significa ‘Alô, diabo’”, diz o empresário, que é seguidor da Igreja Universal. Recentemente, pastores reclamaram contra um vídeo da Red Bull que faz uma brincadeira com Jesus, no episódio em que ele anda sobre as águas. “Coca-Cola é água suja do inferno” afirma Moisés.

O canadense Spencer West perdeu as pernas aos cinco anos em decorrência de um problema genético. Mas nada que o impedisse de chegar ao cume do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com 5.895 metros de altura - o ponto mais alto da África. Durante o feito incrível, Spencer arrecadou 500 mil dólares para obras de caridade. É, qual é a sua desculpa agora?

Novo trailer de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Batman — O Cavaleiro das Trevas Ressurge teve mais um vídeo divulgado, desta vez dando mais destaque ao vilão Bane, interpretado por Tom Hardy. O clipe foi divulgado com exclusividade pela Nokia nesta terça. A trama se passa oito anos depois do último longa e mostra o terrorista Bane aterrorizando a população e esgotando as forças da polícia de Gotham. Isso faz com que Batman retorne de seu exílio. O filme encerra a elogiada trilogia do diretor Christopher Nolan à frente do Homem-Morcego. A estreia no Brasil será dia 27 de julho de 2012.

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DO CADERNO AVESSO

O.R. Games (Bella Città), Trópico, Chilli Beans, Ramires Revisteira, Posto Moron, Mad Ness (General Netto), CI, Anglo Americano, Imed, Anhanguera, Doctor Pré-Vestibular, Garra, Yázigi. Escolas: Conceição, EENAV, Fagundes dos Reis, IE, Notre Dame, Protásio Alves, Bom Conselho, Gama, Menino Deus, Tiradentes, Cecy Leite Costa, Wolmar Salton, Alberto Pasqualini, Cardeal Arcoverde, Daniel Dipp, Guarcy Barroso, Cohab Secchi, Padre José Anchieta, Bela Vista. UPF: UPFTV, FAC, FEAR, Odontologia, Centro de Convivência, Direito, Biologia, Integrado UPF.

Diretor Presidente: Múcio de Castro Filho Diretor Executivo: Múcio de Castro Neto Múcio de Castro

1915

1981

MC- Rede Passo Fundo de Jornalismo Ltda Rua Silva Jardim, 325 A - Bairro Annes CEP 99010-240 – Caixa postal 651 Fone: (54) 3045-8300 - Passo Fundo RS www.onacional.com.br

2

Editora Chefe: Zulmara Colussi

avesso caderno

Conteúdo: Pablo Lauxen Diagramação: Pablo Tavares

Sucursal em Porto Alegre: GRUPO DE DIÁRIOS - Rua Garibaldi, 659, conj. 102 – Porto Alegre-RS. Representante para Brasília: CENTRAL COMUNICAÇÃO. Representante para São Paulo e Rio de Janeiro: TRÁFEGO PUBLICIDADE E MARKETING LTDA Avenida treze de maio, sala 428 - Rio de Janeiro – RJ.

Filiado à

avesso caderno

21 de junho de 2012 - O Nacional


GAMEUP!

por Matheus Henrique Silva

A febre dos FirstPerson Shooters Ao checarmos a lista dos games mais jogados, há anos temos Call of Duty com a liderança, e outros jogos de tiro em primeira pessoa (First-Person Shooters) logo em baixo. Por que isso? Por que somos tão atraídos por estes jogos em que atiramos o tempo todo, e explodimos coisas sem parar? “Pois isso é divertido!”, você deve ter respondido. Devo dizer que concordo plenamente, e pessoalmente, passo horas em frente ao meu Xbox 360 jogando Halo e Battlefield. A febre começou com o famosíssimo Counter-Strike, um mod de Half-Life que fez mais sucesso que o esperado, e até hoje é jogado com uma grande quantidade de jogadores, e antes mesmo de CS, já tínhamos jogos de sucesso do gênero, como Doom e Quake. A partir daí, tudo evoluiu e se tornou o que é hoje, com jogos mais realistas do que poderíamos imaginar na época. Mas o tamanho fanatismo por este tipo de jogo é às vezes algo que limita um pouco o gamer que não gosta apenas de focar em um gênero. Se vocês observarem, uma gigantesca porcentagem dos jogos que fazem

avesso

sucesso hoje em dia são jogos de tiro em primeira pessoa. Halo, Call of Duty, Battlefield, Medal of Honor, Resistance, Killzone… E os que não são em primeira pessoa, também tem algo relacionado com o conceito “atire em tudo que se mover”, como Gears of War. Não estou dizendo que estes jogos não possuem qualidade, pois todos, sem exceção, são jogos fantásticos. Mas estamos em uma era em que poucos são os games que conseguem se destacar entre os mais jogados sem terem armas e explosões em seu roteiro. Um dos poucos jogos que consegue fazer isso é Minecraft. Já devo ter mencionado vários jogos nesta coluna que tem um conceito diferente, e que em minha honesta opinião, mereciam mais reconhecimento entre os jogadores. Batman: Arkham City e Portal estão entre esta lista de jogos esplêndidos que não tem um público gigantesco como Call of Duty tem, por exemplo. Outro motivo para “reclamar” sobre esta febre é que os jogos estão ficando cada vez mais fáceis, e as campanhas single-player

caderno

O Nacional - 21 de junho de 2012

estão ficando cada vez menos criativas e mais superficiais. É sempre o seguinte: “vá do ponto A até o ponto B, onde você encontrará o sujeito X e o escolte até o ponto C, no meio tempo, mate todo mundo que cruzar seu caminho.”. E isso é praticamente um resumo das campanhas de todos os jogos de tiro em primeira pessoa que estão saindo, principalmente os mais genéricos, que são produzidos em uma tentativa desesperada de gerar lucro, pois os desenvolvedores acham que qualquer jogo em que o protagonista tenha uma arma irá fazer sucesso. O desafio é algo que está em demanda nos jogos da atualidade. Alguns games deste tipo tem um diferencial, que é o famoso termo “elementos de RPG”, e acredite, isso realmente melhora o game. Borderlands é um jogo que não consegui jogar por muito tempo, mas o game recebeu notas incríveis e um feedback excelente da maioria das pessoas que o jogaram e exploraram o mundo de Pandora. Já o game Fallout é um RPG de verdade, só que também tem a temática que envolve armas e explosões, afinal, você está em um mundo pós-apocalíptico. Mas em geral,

temos que admitir que os jogos de tiro em primeira pessoa estão totalmente saturados. É um estilo que não surpreende mais como antigamente. E se você, assim como eu, concorda que os jogos atuais precisam de um desafio a mais, sugiro que jogue Dark Souls. Dificuldade garantida, e quem sabe, um joystick voando na parede. Temos pela frente vários games, que apesar de terem armas e tudo mais, parecem ser jogos que marcarão e fecharão esta geração com chave de ouro. Watch Dogs foi anunciado, Tomb Raider está chegando, e é só uma questão de tempo até pormos nossas mãos em Halo 4. Aliás, podem até esperar previews destes games nas próximas semanas aqui na Game Up. Contato: Que tal me mandar perguntas, sugestões, críticas, ou até mesmo xingamentos e palavrões? Você pode entrar em contato comigo no meu Twitter, que é @Matheus360, ou no meu e-mail: seph360@hotmail.com. Feedback sempre é bem vindo! Gamers, unite!

3


no cecy!

no O Break Avesso chegou com tudo Colégio Cecy Leite Costa, justo na rou semana em que o colégio comemo nhã seus 47 anos de existência. A ma começou úmida e fria, mas não demorou muito pro sol bater e a função começar. nos Aproveitando o calorzinho, os alu tiveram o bate-papo Einsteen, re que foi ao ar livre, com Alexand a Matos que deu um toque na galer sobre redes sociais e como isso pode interferir na vida pessoal e o, profissional deles. E foi ali mesm ou. no pátio do colégio que o som rol A banda General Bonimores tocou alta sonzeira e a galera não parou disso por um minuto sequer. No meio tudo, muitos brindes, open bar de he Pepsi, slackline da Trópico, bolic no kinect da O.R Games e tem do mais. Todo mundo que participou ar Break, está com chances de ganh s uma bolsa de estudos integral na a Faculdades Anglo Americano e um s viagem na faixa pro Chile pra trê pessoas. Confira aqui um pouco do que rolou por lá. E fique de olho bem aberto, julho é logo ali, e o Break o. Avesso volta em mais uma invasã ntra A cobertura completa você enco e em no site onacional.com.br/Break nossas redes sociais.

4

avesso caderno

21 de junho de 2012 - O Nacional


(Fotos: Ana Lรถhr)

avesso caderno

O Nacional - 21 de junho de 2012

5


iPad que se cuide! Microsoft lança Surface, sua própria linha de tablets com Windows 8

Tem vaga para Auxiliar de RH na CDL emprego, liga lá! 3311 6096. Olha essa: Vaga de estágio para Farmácia. Passa na CIEE que a oportunidade te espera lá. Quem estiver procurando um emprego de Auxiliar Administrativo, passa na CDL. Se liga você que faz Administração! Tem 17 vagas te esperando na CIEE. Pra quem cursa Educação Física e tá precisando estágio, tem seis vagas na CIEE.

Em um evento cercado de mistérios, a Microsoft anunciou nesta segunda-feira (18) o Surface, sua própria linha de PCs-tablet com Windows 8 e hardware assinado pela companhia. Ainda sem preço e data de lançamento, os dois modelos apresentados possuem tela sensível ao toque de 10,6 polegadas, tecnologia contra arranhões Gorilla Glass e apenas 9,3 milímetros de espessura. Um dos grandes diferenciais da linha Surface é o fato de eles terem o seu próprio suporte integrado ao chassi, o que chamaram de Kickstand. Mas vários outros acessórios e demonstrações encantaram os olhos dos presentes. O primeiro, o Microsoft Surface Touch Cover, é uma espécie de SmartCover, e assim como o iPad, ela é conectada magneticamente ao Sur-

face. O Touch Cover tem apenas 3 milímetros de espessura e serve, ao mesmo tempo, como teclado e capa protetora, trazendo um teclado QWERT completo e funcional com um touchpad com suporte a múltiplos toques. Segundo a Microsoft, o modelo Surface RT será lançado junto com o Windows 8, previsto para ser apresentado em outubro (ainda não há confirmação oficial da empresa). Já a versão Pro chegará ao mercado apenas três meses depois, possivelmente em janeiro. A empresa não revelou seus preços, mas disse que a informação será divulgada próximo do lançamento. Analistas especulam que o preço seja compatível com as ofertas atuais de tablets (no Brasil, entre R$ 1.200 e 2.000) e ultrabooks Intel (cerca de R$ 3.800).

Galera que cursa Turismo: Corre na CIEE, há uma vaga te esperando lá. Tão precisando de Recepcionista, a CDL emprego te direciona pra vaga. O pessoal que cursa Publicidade e Propaganda pode mostrar seu talento, tem vaga na CIEE. Quem tá precisando de trampo, corre na CDL, tem vaga pra Atendente. Pessoal do Design Gráfico! Liguem no CIEE 3313 5256 pra garantir a vaga. Tem uma vaga pra Contabilista lá na CDL, chega lá. No CIEE em estágio pra galera que cursa Letras. Na CDL empregos tem uma vaga na área de Vendas, carteira assinada e tudo mais, corre lá. Ei você aí que faz Magistério! Tem 10 vagas na CIEE, cola lá pra garantir a tua vaga.

6

avesso caderno

21 de junho de 2012 - O Nacional


Arraiá do Avesso sô!

Festa junina é bão dimais sô. E o pessoar do Cardeno Avesso preparô uma reportage especiau pra ocê curti e aproveitá o mior dessa festa linda di duê sô! Óia a cobra!

-É mintiraaa.

iu? De onde surg era uma festa pagã para coiram no período pré-gregoriano,

As festas juninas surg que dominava as boas colheitas numa época em memorar a fertilidade da terra e o, data que se junh de 24 em o a principio era o solstício de verão. A comemoraçã ” em homenaconhecidas como festa “joanina comemora o dia de São João. Eram gem ao santo. quando chem a festa junina para o Brasil, e Foram os portugueses que trouxera franceses e , eses ugu port s urai cult s de elemento gou aqui tinham forte influência res que no nob dança marcada, típico das danças chineses. Dos franceses veio a ar fogos. E solt de ição dos chineses veio a trad Brasil deu origem a quadrilha. Já as culturas do uran mist se m fora passar do tempo esses elementos culturais com o imigrantes europeus espalhados indígenas, afro-brasileiras e dos por todo o país. i não tiveram dificuldade para se Os negros e índios que viviam aqu com as festas deles. As festas adaptar, já que era muito parecida todo Brasil, mas foi no nordeste juninas foram se espalhando por e na cultura. As comemorações que se enraizou e se tornou fort duram por volta de um mês. São nordestinas são bem acirradas e eleger o melhor grupo de quarealizados vários concursos para símbolos que se tornaram aram drilha. As festas juninas ganh mês mais frio começaram a referência, por ser realizada num oas se aquecessem ao seu acender fogueiras para que as pess que entraram “na roda”, iras redor. Além de muitas brincade mento na roça. como o correio elegante e o casa deliciosas receitas e brincacom e rida colo to Uma festa mui colorido das quadrilhas nordeiras super divertidas. Além do menos animadas da região não iras destinas e das festas caip adoras: bolos de milho, de sul, as comidas dessas são tent e muitas outras guloseimas. amendoim, pé- de moleque, entr

, de onde vem? Com faz? Pé de moleque iu com os árabes,

O pé de moleque surg à penínque o descobriu em suas viagens ia. A Méd e sula itálica, isso na Alta Idad stu“mi as o and mor partir daí foi-se apri Brano e equ mol de pé r vira de ras”. Antes lmente sil o doce tão consumido principa outem a aind e nas festas juninas, teve que gat” “no é ugal Port tros nomes, em os esderivou do francês “nougat”, para é cos ano itali panhóis “turrón” e para os ”. rone nhecido como “tor cana de açúcar por volta do século XVI, quando a No Brasil, o pé de moleque surgiu Martin Afonso por ida itania de São Vicente, traz começou a ser cultivada na Cap moleque. É a de pé do l ona naci il até a capital de Souza. Hoje nós temos no Bras Brasil, o pé de Minas Gerais. No Sul e Sudeste do cidade de Piranguinho, no sul de e e nordeste é nort ões caipira e açoriana. Nas regi moleque está ligado às culturas nas. juni as fest as as como são conhecid muito consumido nas quadrilhas, calçamento ao ia rênc refe a , eiro Prim do nome. Tem duas hipóteses para a origem ty e Ouro Para o com algumas cidades históricas de pedras irregulares presente em ruas que das ras utei quit s o nome foi dado pela Preto. A segunda hipótese é de que serem não Para a. ecad mol da e part de furtos por “pé vendiam o doce e que eram alvo m, isse ped , as vendedoras diziam à eles que mais importunadas pelos meninos de moleque!”. fazer o seu? do doce que tal ir pra cozinha e Agora que você conhece a história Aí vai uma dica fácil e rápida: 1/2 kg de açúcar 1/2 kg de amendoim cru 2 colheres de sopa de margarina em pó 2 colheres de sopa de chocolate do ensa 1lata de leite cond ela e leve ao os o leite condensado em uma pan Misture todos os ingredientes, men r ima que endo sempre sem deixar fogo baixo até caramelizar, mex , num tabuo leite condensado mexendo bem ente dam rapi que Tire do fogo e colo ribua em colheradas. leiro untado com margarina, dist

avesso caderno

O Nacional - 21 de junho de 2012

Enfeite

Chega de bandeirinhas de jornal, deixe a sua festa junina mais colorida, com enormes pompons feitos de copinhos de brigadeiro. Basta fixar o fundo das formas em uma bola de isopor com alfinetes. Trabalhe com duas formas de cada vez para dar um efeito bem psicodélico. Depois de tudo pronto, grude um fio de lã nas bolas com cola quente e pendure-as. Feito!

Agenda

E o rastapé vai rolar em um mon te de escolas de PF, se liga na prog ramação, para não perder a festanç a. - O Integrado UPF vai soltar balõ es e arrastar o pé no dia 21 em dois horários, das 15h às 17h e a noite das 19h às 21h. Aberto para todo mun do que quiser participar da festança . O arraiá é no prédio D-20. - No EENAV a festança será no dia 22, começa a partir das 16h e vai até às 20h. O arraiá será na escola. Aberto para todos. - O colégio Bom Conselho faz seu arraiá no dia 23, sábado, a part ir das 13h e vai até as 17h30. Aberto para todos. - No Conceição o arraiá será no giná sio do colégio e a festança está divi dida em duas datas: Dia 28 é a vez da galerinha da edu cação infantil e fundamental a festa começa às 14h e vai até as 17h50. E no dia 29 será a vez dos alunos do ensino fundamental e médio, começa às 17h e vai até 20h. - O rastapé do IE é dia 29 a partir das 18h. Na escola. Aberto apenas para os alunos. - No dia 30, na úrtima chance de fazer uma festa junina em junh o, o Colégio Garra faz a sua festança na Chácara do Garra. Aberto pra todos, desde o peão até o capataz da faze nda. Tem ainda as festas “julinas” - O arraiá do Alberto Pasqualini será no dia 07 de julho, a part ir das 13h30. Aberto para todo mundo participar. - O Colégio Tiradentes se enfeita e faz fogueira a partir das 13h30, no dia 13 e quem quiser participar da festança, é só se achegar e se juntar porque o rastapé é aberto para todo s. - O Arco Verde está preparando seu arraiá para o dia 14 e a fest ança começa cedo, a partir das 13h30 e vai até às 17h30, aberto para todo s.

7


RAPIDINHAS

MUSICAIS

The Beach Boys lança clipe

A banda The Beach Boys divulgou o clipe de ”That’s Why God Made the Radio“, primeiro single de seu novo álbum, lançado no início de junho. Aaron Brown e Ben Chappell, famosos por dirigirem os clipes do disco mais recente do Arctic Monkeys, ficaram responsáveis pela direção do vídeo. Sobre o trabalho, Brown declarou: “É um monte de jovens de diferentes épocas que foram influenciados pela música, como os rebeldes dos anos 50, os motociclistas dos 60 e os surfistas hippies dos anos 70. Depois todos eles vão à essa festa e, quando abrem a porta da garagem, o The Beach Boys está lá.”

Duo Dascatorze faz abertura da 2ª Mostra de Teatro do Sesc Garota acorda de coma ao ouvir Adele

Uma garota de sete anos acordou do coma depois que sua mãe cantou “Rolling In The Deep“, single da cantora Adele, para ela. Charlotte Neve, de Trawden, Inglaterra, estava em coma por uma semana por causa de uma hemorragia cerebral. Sua mãe explicou: “Eu subi em sua cama de hospital para dar-lhe um abraço – ela estava ligada a máquinas e sem resposta alguma – e a música da Adele começou a tocar no rádio. Eu comecei a cantar pra ela por que ela ama essa música e nós costumávamos cantá-la juntas.” Charlotte já recuperou parcialmente sua visão e agora precisa reaprender a falar e a andar.

O Duo Dascatorze, projeto instrumental dos professores Jonathas Ferreira e Augusto Dossa, fará a recepção dos convidados durante a abertura da 2ª Mostra de Teatro do SESC, nesta quinta-feira. A apresentação rola no hall de entrada do teatro do Sesc, entre as 19h e 20h. O duo executará releituras de clássicos da música popular brasileira para violão e bandolim. Estão no repertório do projeto, que existe desde 2010, músicas de Chico Buarque, Almir Sater, Djavan, entre outros.

Caderno Avesso 21-06-12  

Caderno Avesso do dia 21-06-12. Festa junina, break e mais.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you