OMU_44

Page 14

mos tecnológicos, de produtividade e durabilidade”. De qualquer maneira, a exemplo das compras de máquinas e quaisquer outros equipamentos novos, que exigem pesquisa de preço e condições de pagamento, a compra de máquinas usadas implica no investimento de um bom capital e o fechamento do negócio requer atenção e planejamento.

Alberto Mawakdiye Jornalista

Pedro Dêgelo

gerente de vendas de seminovos da empresa. As máquinas importadas também começam a participar do mercado de usados. A Athena, de Joinville (SC), é especializada nesse nicho. “Uma máquina usada de alta tecnologia adquirida no exterior pode custar 40% a menos do que uma máquina nacional nova”, diz Hélio Rosa Jr., diretor técnico da Athena. “São ainda um pouco mais caras do que algumas máquinas novas chinesas, mas são incomparáveis com essas em ter-

Rua Piratininga é referência do mercado Localizada em São Paulo, a rua Piratininga é o principal ponto de venda de máquinas usadas do Brasil. Existem ali cerca de 150 lojas ou fábricas/revendedoras. Nos anos 1940, a rua dedicava-se à venda de sucata automotiva e começou a desenvolver a sua vocação atual nos anos 1960. “Atendemos até empresas

14 O Mundo da Usinagem

que precisam de máquinas muito específicas”, diz Carlos Alberto Pereira, assistente comercial da R. Martins, que existe há quase 30 anos. “Entre esperar que alguma indústria desenvolva a máquina, o que sempre é demorado, e vir procurar um equipamento parecido na Piratininga, o empresário não costuma hesitar”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.