Page 1

42 | FESTAS DE S. JOÃO E DA CIDADE - ENTRONCAMENTO

18 Junho 2009 | O MIRANTE

Jorge Custódio é o primeiro director do Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento Criado em 1991 pela Assembleia da República só tem uma secção concretizada e aberta ao público Se alguém quiser comparar o andamento do museu ao de um comboio, terá que recuar aos primórdios do caminho-deferro.

O

historiador e museólogo Jorge Custódio vai tomar posse oficialmente no dia 24 de Junho como primeiro director do Museu Nacional Ferroviário, sedeado no Entroncamento. O especialista em arqueologia industrial já se encontra em funções desde o início deste mês e foi contratado pela Fundação Museu Nacional Ferroviário para uma comissão de serviço de três anos. Jorge Custódio, natural de Santarém onde coordenou a candidatura da cidade

a património mundial na década de 90, é quadro superior do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR). De entre as várias funções e cargos que desempenhou, destaca-se no currículo a direcção do Convento de Cristo, em Tomar, entre 2002 e 2007. Trabalhou na génese do Museu dos Lanifícios na Covilhã, do Museu da Fábrica de Rolhas de Cortiça do Inglês em Silves, coordenou a montagem do Museu do Cimento de Maceira-Liz e o projecto do Museu do Tempo em Santarém, instalado na Torre das Cabaças. Contactado por O MIRANTE, Jorge Custódio considerou o desafio aliciante e informou que apresentará o seu plano de actividades durante a cerimónia de tomada de posse

.

foto O MIRANTE

DIRECTOR. Historiador e museólogo, Jorge Custódio, toma posse oficialmente a 24 de Junho


FESTAS DE S. JOÃO E DA CIDADE - ENTRONCAMENTO | 43

O MIRANTE | 18 Junho 2009

Lá vai a apitar… A Lei 59/91, que criou o Museu Nacional Ferroviário, Engenheiro Armando Ginestal Machado, no Entroncamento, foi aprovada por unanimidade na Assembleia da República no dia 20 de Julho e publicada no Diário da República de 13 de Agosto do mesmo ano. Teve origem numa proposta do deputado do já extinto Partido Renovador Democrático, Hermínio Martinho. Só cinco anos mais tarde, em 1996 seria criada pelo Governo uma Comissão Executiva Instaladora a que presidiu António Pinto Pires. A 25 de Novembro de 2004, o Conselho de Ministros aprovou a Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado. A Fundação teve como entidades fundadoras a Câmara Municipal do Entroncamento, CP, REFER e Governo, tendo aderido à mesma quatro empresas Efacec, Siemens, Edifer e Somague. No dia 7 de Novembro de 2006, através de um protocolo, a CP cedeu à Fundação Museu Nacional Ferroviário, a gestão de quatro dos seus dez núcleos museológicos. Santarém, Bragança, Lousado e Macinhata do Vouga. Na altura foi anunciado que a seu tempo seriam entregues os restantes. Em Junho de 2008, foi inaugurada a Rotunda das Locomotivas, um espaço museológico que resultou da reconstrução de um antigo edifício do mesmo género demolido por implosão a seguir ao 25 de Abril de 1974. Nessa altura, foi apresentado publicamente o plano director Museu Nacional Ferroviário, pelo seu autor, o arquitecto João Luís Carrilho da Graça.

Seis noites de folia popular na cidade do Entroncamento Festas de S. João de 19 a 24 de Junho no Espaço Multiusos

MÚSICA. Os Blasted Mechanism são aprimeira banda a actuar nas festas da cidade do Entroncamento

Blasted Mechanism, Rita Guerra, João Pedro Pais, Angélico e João Portugal têm os nomes escritos a letras maiores no cartaz mas as tasquinhas, as marchas e o concurso de música moderna com duas bandas da casa, são bons chamarizes.

O

s Blasted Mechanism são a primeira atracção das Festas de S. João e da Cidade do Entroncamento, de 19 a 24 de Junho, que decorrem no Espaço Multiusos. O concerto está marcado para as dez da noite, a hora dos grandes concertos. No dia do encerramento, dia de S. João, o palco pertence a João Pedro Pais. As festas do Entroncamento são um tempo de espaço e convívio.

Para além da música há as habituais tasquinhas, uma feira de artesanato, um espaço aventura, um espaço para crianças designado Magia das Cores e até um espaço militar. A câmara municipal aproveita para mostrar o trabalho desenvolvido e a desenvolver no stand “Rumo Certo” e nos stands Cultura e Social. A cantora Rita Guerra actua sábado. No dia seguinte decorre a final do concurso de Música Moderna (ver caixa). Domingo há ainda música brasileira com o grupo “Brasil com Ritmo”. Segunda-feira canta João Portugal e na terça é a vez de Angélico. Longe do bulício do Recinto Multiusos, na tranquilidade da Barragem do Bonito, vão realizarse dois concursos de pesca. O do Núcleo Sportinguista, no sábado, e o do Clube Amador de Pesca, no domingo. Os dois têm início marcado para as 09h00.

Final do Concurso de Música Moderna com duas bandas da terra Domingo à noite, dia 21, após o espectáculo de Rita Guerra no palco principal, três bandas disputam a final do 5º Concurso Nacional de Música Moderna. “Bar”, “90 Degrees” e “Valter e os...” vão mostrar o que valem depois de terem vencido as eliminatórias em que participaram.

“90 Degrees” e “Valter e os...” são dois grupos do Entroncamento. Os “Bar” vêm de Lisboa. Quem tenha curiosidade em conhecer o estilo de cada uma delas, basta pesquisar as respectivas páginas em www. myspace.com.

Longe do bulício do Recinto Multiusos, na tranquilidade da Barragem do Bonito, vão realizar-se dois concursos de pesca O Entroncamento deve o seu nome ao facto de ali terem entroncado duas linhas de comboio. A Linha do Norte, que liga Lisboa ao Porto e a Linha da Beira Baixa, que vai até à Guarda e permite a ligação a Espanha. Tornou-se uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Vila Nova da Barquinha em 24 de Agosto de 1926 e foi elevada a concelho em 24 de Novembro de 1945. Passou à condição de cidade em 20 de Junho de 1991

.

Fanfarra, marchas e danças de salão No primeiro dia das Festas da Cidade, a partir das 18h00, a Fanfarra do Grupo 84 da Associação Escuteiros de Portugal, anima a abertura da Feira de Artesanato. As marchas populares do Centro de Convívio da Terceira Idade e do grupo de crianças do Trendirivir desfilam domingo, a partir das 21h30. No dia seguinte, pela mesma hora decorre um espectáculo de danças de salão com os elementos da Academia Cultural e Recreativa de Dança do Entroncamento.


FESTAS DE S. JOÃO E DA CIDADE - ENTRONCAMENTO  

FESTAS DE S. JOÃO E DA CIDADE - ENTRONCAMENTO

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you